quinta-feira, 17 de julho de 2008

IPHAN TOMBA CONJUNTO DO FORTE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de tombar o Centro histórico de Fortaleza. Segundo a delegada interina do órgão no Ceará, Olga Paiva, o tombamento compreende todo o conjunto do forte de Nossa Senhora da Assunção, no quartel da 10ª Região Militar.

6 comentários:

José Sales disse...

Parabéns à Drª Olga Paiva, por mais esta vitória do IPHAN. Só falta agora as autoridades de nossa cidade abrirem um pouco mais os olhos e descobrirem que o conjunto da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, atigo Forte Schonnerborg é o lugar ideal para instaldação do Museu da Cidade de Fortaleza. Cidade turística sem história, não emplaca, em nenhum lugar do mundo.

José Sales disse...

Aproveitando o ensejo, seguem aqui mesu protestos pela decisão errada de colocar o Pavilhão de Feiras na Av. Washington Soares. Erro e dos grandes. Primeiro: não existem tantas feiras por aqui e sim convenções e eventos. Segundo: a localização é extremamente infeliz, assim como a decisão. Todos os estudos realizados, inclusive de consultores internacionais mostram o contrário. Sinceramente, meus pesames. E a Srª Prefeita de Fortaleza, a pessoa mais ausente desta cidade não consegue colocar nenhuma opinião quanto a isto.

José Sales disse...

Parabéns também aos Professores José Liberal de Castro, que orientou a instrução de tombamento e, Romeu Duarte, que iniciou o processo.

José Sales disse...

Por falar nisso, porque a Drª Olga Paiva não é nomeada Superintendente Regional da 4ª SR. Competencia de sobra ela tem. Será que vão "tirar um coelho de dentro da cartola" e colocar alguém de paraquedas no cargo.

Anônimo disse...

Vamos apostar se o IPHAN vai saber cuidar melhor do forte do que os "milicos".

Anônimo disse...

Não há motivo algum para transformar o forte em museu seja lá do que for.Isto é idéia de intelectual que não tem o que fazer. O edifício continua a ser a sede da região militar e se mantem preservado graças ao seu uso.