terça-feira, 12 de maio de 2009

CASO BATTISTI - ITALIANO DIZ QUE PREFERE MORRER A VOLTAR PARA A ITÁLIA

"O ex-militante italiano de extrema esquerda Cesare Battisti, detido no Brasil, declarou à rede de TV franco-alemã Arte que prefere se matar caso tenha que voltar para seu país. Ele aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal sobre um pedido de extradição da Itália.
"Não voltarei para a Itália, não chegarei vivo à Itália, tenho medo demais de chegar à Itália. Se há uma coisa que ainda é possível escolher, é o momento de sua própria morte", disse.
Condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos, Battisti recebeu status de refugiado político do ministro Tarso Genro (Justiça). O italiano é ex-militante de do PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). Ele nega que tenha cometido os assassinatos.
"Não acho que vou deixar que outros escolham minha morte, pela injustiça do governo italiano", disse o ex-militante. A concessão do refúgio gerou mal-estar diplomático entre Brasil e Itália.
Em parecer enviado ao STF na semana passada, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que antes tinha se manifestado pela extradição, considerou legítimo o refúgio de Battisti.

(Folha Online)

DETALHE - A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, é uma das testemunhas no processo que envolve Cesar Battisti.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maria Luiza, gostaria de entender esse negócio de emancipação da humanidade e de crítica radical da Maria Luiza. Como é que ela combina estas coisas com a defesa de um assassino? E ainda ganha mídia positiva?