sábado, 8 de novembro de 2008

JOSÉ PIMENTEL ABRIRÁ CONFERÊNCIA INTERAMERICANA SOBRE SEGURIDADE SOCIAL


A proteção social das pequenas e médias empresas será o primeiro tema em debate na XXIV Assembléia Geral da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS), que terá início na próxima segunda-feira (10), em Salvador (BA). O ministro da Previdência Social, José Pimentel, está entre os debatedores do painel sobre o tema. Ele falará às 10h30min.
Pimentel, segundo sua assessoria, irá destacar a importância da inclusão previdenciária dos microempreendedores, ao lado do secretário de Estado de Trabalho da República Dominicana, Max Puig, e do diretor de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos.

OPERAÇÃO DO IBAMA APREENDE BARCOS IRREGULARES NO LITORAL CEARENSE

Fiscais do Ibama, que realizam a Operçaão Impacto Profundo no mar cearense e potigar, apreenderam três barcos em Camocim (Litoral Oeste do Ceará). Eles estavam irregular e os fiscais apreenderam ainda 600 quilos de lagosta e 27 mil metros de rede caçoeira, o que é proibido para a pesca. A Operação Impacto Profundo começou no dia 15 de outubro último e faz parte de um trabalho preventivo já de olho no período do defeso da lagosta, que sofreu mudança. Segundo o chefe da fiscalização do Ibama, Roufran Ribeiro, o defeso terá início agora a partir de 1º de dezembro e vai se encerrar no dia 30 de maio de 2009.

DETALHE - Toda a lagosta apreendida será doada para entidades filantrópicas de Fortaleza.

LULA CHAMA PAÍSES RICOS DE IRRESPONSÁVEIS


"Diante de ministros da área econômica e presidentes de bancos centrais de 18 países e da União Européia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou hoje (8) os países ricos de irresponsáveis, na abertura da reunião do G20, o grupo das maiores economias mundiais.
Lula disse que não é justo que o resto do mundo pague pelas inconseqüências dos mercados financeiros e foi categórico: quem deve tomar medidas para evitar maiores conseqüências da crise financeira global são as nações desenvolvidas. “É hora de uma ação coordenada. Mas o exemplo deve partir dos países ricos. É deles que se espera a adoção das principais medidas nesse sentido.” O presidente enfatizou que a crise nasceu nas economias avançadas, em conseqüência da “crença cega” na capacidade de auto-regulação dos mercados e pela falta de controle sobre as atividades dos agentes financeiros.
“Por muitos anos, especuladores tiveram lucros excessivos, investindo o dinheiro que não tinham em negócios mirabolantes. Todos estamos pagando por essa aventura”, afirmou.
Lula criticou a postura dos países ricos em vários momentos. “A desordem que se instaurou nas finanças mundiais, nos últimos anos, ameaça o funcionamento da economia real. O preço a pagar por essa irresponsabilidade se pode medir de várias formas. Para nós, o que importa é a ameaça de uma recessão generalizada e, na sua esteira, a perda de milhões e milhões de empregos, o aumento da pobreza e da exclusão.”
Em outro ponto do discurso, ele voltou a pedir que os ricos assumam as conseqüências de suas práticas de livre mercado. “As políticas de cada país não podem transferir riscos e custos a outros países. Cada país deve assumir suas responsabilidades”, ressaltou. Para Lula, cabe aos países ricos adotar medidas de liquidez para trazer liquidez aos mercados internacionais. “Os países desenvolvidos e instituições como o Fundo Monetário Internacional [FMI] devem adotar medidas para restaurar a liquidez nos mercados internacionais.” O diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, estava entre os ouvintes."

(Agência Brasil)

RONDA DO QUARTEIRÃO VIRA DESTAQUE NA TV MULTISHOW COMO BOA PROPOSTA DE SEGURANÇA



E o Programa Ronda do Quarteirão ganhou destaque nesta semana no programa Conexões Urbanas, do canal a cabo Multishow. Apareceu como uma boa proposta de polícia comunitária.

PRESIDENTE DO STF CRITICA MEGAOPERAÇÕES REALIZADAS PELA PF

"Indagado sobre a quebra de sigilo telefônico sem autorização judicial realizada pela Polícia Federal, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse que não tinha conhecimento sobre os detalhes do caso, mas afirmou que "não se combate ilegalidade cometendo ilegalidade". Mendes não fez comentários diretos sobre a conduta da Polícia Federal: "Não tenho elementos específicos sobre o assunto, então não posso emitir opinião". Porém afirmou que, "se houve (quebra de sigilo sem permissão judicial), certamente isso será censurado pelo próprio Judiciário". O magistrado também afirmou que é preciso combater a criminalidade e a ilegalidade dentro dos marcos da Constituição. "Não há transação entre ilegalidade maior e ilegalidade menor. Aqui não há transação possível", disse Mendes.
O presidente do STF voltou a criticar as megaoperações realizadas pela Polícia Federal nos últimos sete anos. "Foram feitas tantas operações, que foram objeto até de propaganda política. O que resultou disso? Quantos foram condenados? Quantos bens foram apreendidos ou recolhidos aos cofres públicos? Depois de sete anos de tantas operações, era uma pergunta para se fazer. No fundo, acabava ficando, na verdade, a propaganda pela propaganda", afirmou o magistrado. Mendes disse que a impunidade não pode ser enfrentada apenas com operações policiais. Segundo o magistrado, "o combate à impunidade só se faz caso ao fim se tenha uma decisão com trânsito em julgado [sem possibilidade de recurso]. Se fica apenas nas operações, os senhores vão ter pessoas amedrontadas, atemorizadas, um superpoder para a polícia, mas os senhores podem ter nenhum combate efetivo à impunidade".

(Folha de São Paulo)

TRÊS DETENTOS FOGEM DO IPPOO II

Três detentos conseguiram escapar do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira - II, que fica em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), na madrugada deste sábado, segundo informações do Ciops. O fato teria ocorrido por volta das 2h30min. De acordo com a polícia, os presos cavaram um túnel da cela para o pátio do presídio, conseguindo driblar a segurança pulando o muro com auxílio de uma corda feitas de lençóis. Os detentos devem ser identificados após recontagem que a direção do presídio realizará ainda nesta manhã.
A fuga ocorre no momento em que há uma paralisação de agentes penitenciários por melhores salários. Ontem à noite, a Justiça decretou a greve ilegal, atendendo a pedido da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e estipulando multa diária de R$ 5 mil por cadas dia parado.

IDENTIFICADOS (Atualização às 14h10min) - E após recontagem os três detentos que fugiram foram identificados: Jean Luis de Lima, Henrique Silva Souza e Paulo Roberto Pereira da Silva. Eles já estavam presos há mais de dois anos, segundo o diretor do Conselho do Sistema Penitenciártio (Cosipe), Bento Laurindo. Respondem por homicídio e assaltos entre outros crimes. Os presos conseguiram escalar uma muralha de cinco metros e meio e o curioso: o policial militar que deveria estar vigilante, estva ausente na hora. Ele foi conduzido para o Quartel da PM.

ERA OBAMA É DESTAQUE DAS REVISTAS NACIONAIS


Todas as revistas nacionais (Veja, IstoÉ,Cata Capital e Época) estão dando dois destaques: a Era Obama, o presidente eleito dos EUA, e o caso do delegado federal Protogénes, que passou a investigado como resultado do caso da prisão do banqueiro Daniel Dantas. Destacamos a Revista Época e sua cobertura sobre Obama:

Era Obama
A vida histórica, os sonhos de uma nação, a esperança global – e o cenário crítico que desafia o futuro presidente dos Estados Unidos. [...]Na noite de terça-feira, o senador Barack Hussein Obama, que tinha 7 anos de idade quando Martin Luther King Jr. foi assassinado, recebeu 52% dos votos e tornou-se o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Conseguiu 43% dos votos dos eleitores brancos – porcentagem idêntica ao melhor desempenho do ex-presidente Bill Clinton nessa faixa específica do eleitorado e ligeiramente superior à de todos os demais candidatos do Partido Democrata, fora Jimmy Carter. Obama ainda conquistou eleitores em Estados que sempre foram fortalezas republicanas, como a Virgínia, sede da República Confederada, aquela aliança de oligarcas escravistas que fez uma guerra civil para defender o cativeiro, no século XIX.
Sob inspiração de Obama, o Partido Democrata ganhou um novo governo estadual, consolidou a maioria no Senado – por 56 votos a 44, sem contar três Estados com apurações mais demoradas – e reforçou a vantagem da Casa de Representantes, que agora é de 257 deputados contra 178. Em 20 de janeiro de 2009, Barack Obama entrará na Casa Branca para governar o país mais poderoso do planeta, que possui a maior economia e alimenta a cultura mais influente. “Obama é a liderança de que os Estados Unidos precisam”, diz Daryl Clay, contador numa igreja evangélica de Washington. Nos últimos dez meses, ele dedicou suas horas livres à máquina de 5 millhões de voluntários que ajudaram a carregar a candidatura de Barack Obama até a vitória – e, na terça-feira à noite, levou a mulher para se manifestar em frente à Casa Branca.

MORRE MÃE DE DEPUTADO E VEREADOR DE FORTALEZA

Morreu no fim da noite desta sexta-feira, em Fortaleza, dona Juracy Girão Regadas (95). Vítima de insufiência respiratória, ela era a mãe do deputado estadual Lucílvio Girão e do vereador reeleito pela Capital cearense, Luciran Girão, além de mais dois filhos: Ana Lúcia e Lucian Girão. O velório ocorrerá a partir das 14 horas, com missa presente, na Funerária Ternutura. Em seguida, o corpo de dona Juracy será levado para Maranguape (Região Metropolitana), onde será sepultado.

OPERAÇÃO MARAMBAIA - IBAMA EMBARGA QUATRO EMPREENDIMENTOS EM GUARAMIRANGA

Quatro empreendimentos imobiliários em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, foram embargados e um notificado ontem porque estavam com licenças ambientais indevidas emitidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). As irregularidades foram constatadas ontem por equipe de policiais federais, acompanhada de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como parte da chamada Operação Marambaia que investiga atos de corrupção ativa e passiva, além de fraudes na liberação de licenças ambientais no Estado. Os embargos e a notificação foram lavrados pelos agentes do Ibama. "As penas podem tanto ser administrativas como penais, se for em Área de Preservação Ambiental (APA)", explica o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro. Se o imóvel estiver em construção, a obra é paralisada. Mas se o imóvel tiver sido concluído, o procedimento é solicitar judicialmente a demolição. "A multa em alguns casos pode variar de R$ 500,00 a R$ 1 milhão, dependendo da gravidade", explica Rolfran. Além de Guaramiranga, as investigações concentram-se na concessão para construção de imóveis residenciais em Aracati, Crateús, Fortaleza (Praia do Futuro), Caucaia (Cumbuco) e São Gonçalo do Amarante (Pecém). "Desde as 7 horas da manhã de hoje (ontem) que estamos dando continuidade à operação e materializamos o que já sabíamos: a Semace efetivamente emitiu licenças indevidas", disse ao O POVO, por telefone, o delegado da Polícia Federal, Cláudio Joventino. Foram embargados quatro empreendimentos e um foi notificado. Os representantes das construtoras serão chamados à PF para dar explicações das licenças obtidas. Joventino lembrou que a Operação Marambaia, cujas investigações começaram no ano passado, já resultou na prisão, último dia 29, da cúpula do meio ambiente do Estado: o superintendente da Semace, Herbert Rocha, a secretária do Meio Ambiente de Fortaleza (Semam), Daniela Valente; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Raimundo Bonfim Braga, o Kamundo, e o chefe do escritório do Ibama em Aracati, Antônio César Rebouças. Os dois últimos foram afastados dos cargos e os dois primeiros continuam nas funções."

(Jornal O POVO)

BNB PRORROGA REFIS RURAL

"O programa de renegociação das dívidas dos produtores rurais para com o Banco do Nordeste do Brasil sofre prorrogação de prazo. Agora esse acerto de contas vai até o próximo dia 14, segundo informa o superintendente do Pronaf/BNB, Luís Sérgio Farias. O banco quer abater uma dívida acumulada da ordem de R$ 11 bilhões e que envolve cerca de 500 mil pequenos, médios e grandes produtores rurais da região. Luís Sérgio diz que os interessados devem procurar as agências da Instituição para ter direito ao benefício que assegura isenção de multas, abatimento de juros e alongamento de prazos. Essa renegociação, no entanto, é só para produtores rurais que obtiveram empréstimo até dezembro de 2006."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MANTEGA PREVÊ RECESSÃO NOS EUA, EUROPA E JAPÃO


E nós... oh?

"O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China (o chamado Bric) defendeu nesta sexta-feira a reformulação do sistema financeiro internacional e o enfrentamento da crise financeira por meio de políticas anticíclicas."Consideramos a necessidade de que os países avançados tomem medidas adicionais para restabelecer o crédito e a confiança dos sistemas internacionais", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Os países do Bric se reuniram nesta tarde como parte da reunião do G-20 (grupo das 19 principais economias do mundo mais a União Européia), que está em São Paulo para preparar a cúpula que acontece em Washington no fim de semana seguinte."Parece-me inevitável que haja uma recessão nos Estados Unidos, nos países europeus e também no Japão. O importante é estancar esse processo, impedir que essa recessão seja muito profunda de modo a atingir menos os países emergentes", acrescentou Mantega."

(Folha Online)

PAPAI NOEL VEM AÍ!

O Papai Noel vai chegar a partir das 18 horas desta sábado no Shopping Benfica, em Fortaleza; Com direito a show de corais e várias atrações. Também desembarcará dai 18 próximo de helicóptero no estacionamento do Shopping Iguatemi. A direção desse pólo comercial programou um show piromusical (estouro de fogos de artifício de acordo com música natalina).

GOVERNO NÃO QUER REAJUSTAR APOSENTADOS COM MESMO PERCENTUAL DADO AO MÍNIMO

"Se depender da vontade do governo, a equiparação do reajuste das aposentadorias com o mesmo percentual concedido ao salário mínimo e o fim do chamado fator previdenciário, regras já aprovadas pelo Senado e que aguardam votação na Câmara, não farão parte da ceia de Natal dos aposentados. O principal argumento do Ministério da Previdência é que a aprovação desses dois projetos, bem como de outras 103 proposições que tratam do assunto no Congresso, levaria o governo a desembolsar o equivalente a um quarto (25%) do Produto Interno Bruto (PIB), descontada a inflação de cada ano, apenas com o pagamento de aposentadorias. Hoje esses benefícios equivalem a 7,2% das riquezas do país.
Além disso, o governo alega que a crise financeira, que resultou no já anunciado corte de R$ 8 bilhões na proposta orçamentária de 2009, reduziu ainda mais as chances de aprovação das duas propostas, capitaneadas pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e uma frente de outros 20 senadores.
"No orçamento não tem dinheiro. Esses dois projetos representam mais de R$ 18 bilhões a mais de despesa. Não sei de onde pode vir esse dinheiro", disse ao Congresso em Foco o relator da proposta orçamentária de 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS).
Com essa posição, o relator antecipou ao site o que dirá aos senadores da frente parlamentar em favor dos aposentados em reunião marcada para a próxima terça-feira (11). O encontro, que será na presidência do Senado, também contará com a presença do ministro da Previdência, José Pimentel."

(Congresso em Foco)

TSE DECIDE: CANDIDATO SÓ PERDE REGISTRO SE FOR MESMO CONDENADO

"É necessário o trânsito em julgado de sentença condenatória para impedir o registro de candidato". Com esse argumento, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fernando Gonçalves confirmou o registro de candidatura da prefeita eleita de São Francisco do Conde (BA), Rilza Valentin de Almeida Pena, do PT, que obteve 96,90% dos votos válidos no município, no primeiro turno das eleições de 2008. A coligação adversária "Liberdade São Francisco", formada por PSDB, PSL, PRTB, PTdoB, DEM e PPS, vem tentando, desde a primeira instância, anular o registro de Rilza, com a alegação de que a petista responde a diversos processos judiciais e administrativos - incluindo ação por improbidade administrava -, não possuindo, por isso, o requisito da moralidade necessário para se candidatar ao cargo de prefeito. Mas tanto o juiz eleitoral quanto o Tribunal Regional Eleitoral baiano mantiveram o registro da candidata, afirmando que não existe contra a candidata sentença condenatória definitiva."

* Do site do TSE, leia mais aqui.

VAMOS NÓS - Pronto. Agora ficou aberta a porteira.

AVIÃO F-5 DA FORÇA AÉREA DÁ SUSTO EM MORADORES DE ARACATI

Alvoroço no meio da tarde desta sexta-feira em Aracati (Litoral Leste do Ceará).
Um grande estrondo, ouvido tanto na sede como no Interior, levou desespero e pânico à população.
"Um terremoto?", indagavam alguns.
"Pode ter certeza que é um tsunami e as águas do mar vão invadir a cidade", diziam outros.
E o povo foi para o meio da rua esperar pelo pior. Havia gente até falando que a ponte sobre o rio Jaguaribe havia desabado.
Meia hora depois, veio a explicaçao: um F-5 em treinamento naquela Região rompeu a barreira do som, provocando enorme barulho.
Ufa!


BOM LEMBRAR - Trata-se da Operação Cruzeiro do Sul, que faz uma simulação de guerra dentro de um exercício militar aéreo que ocorre no Ceará, Rio Grande do Norte,Paraíba e Pernambuco.

(Colaborou T. Siqueira - Aracati)

E AS MOTOCICLETAS DE APOIO AO RONDA DO QUARTEIRÃO VOLTAM ÀS RUAS

A partir da próxima segunda-feira, as motopatrulhas do Programa "Ronda do Quarteirão" vão reforçar as ações de policiamento ostensivo e preventivo nas ruas de Fortaleza. Mais 20 áreas terão o benefício. As áreas foram escolhidas por meio de requisitos como densidade demográfica e demanda de ocorrências policiais, informou nesta sexta-feira a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Uma dupla de policiais militares irá atuar no reforço do policiamento comunitário realizado pelas viaturas do "Programa Ronda do Quarteirão" em cada bairro. A nova modalidade de atuação policial resultará na utilização mais eficaz das motocicletas, que possuem capacidade para trafegar em alta rotação.

VAMOS NÓS - Já era hora mesmo desse reforço, pois fazia tempo que essas motocicletas haviam sumido das ruas por causa de problema na burocracia chamada manutenção.

VICE-GOVERNADOR LANÇA LIVRO SOBRE FORMAÇÃO SOCIAL DO CEARÁ

O vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro, lançará, às 19 horas desta sexta-feira, no auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará, o livro "Notas sobre a Formação Social do Ceará". Editado pela Fundação Ana Lima, é resultado da tese de doutorado, na Universidade Federal de Pernambuco, em que o vice-governador, que é professor de História da UFC, analisa o processo de formação da sociedade cearense, a partir do acesso ou não à terra como proprietário. Nesta perspectiva, o historiador conclui que um dos elementos marcantes desta questão é a concentração da propriedade fundiária e o surgimento de uma camada de grandes proprietários de terra e outra de despossuídos. Ao mesmo tempo, Pinheiro faz uma reflexão sobre o papel do Estado na articulação dos interesses destes proprietários e na política de controle dos pobres-livres, que representavam naquele período 75% da população.

GARIBALDI PROMIETE LICENÇA-MATERNIDADE PARA SERVIDORAS DO SENADO


O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), garantiu à senadora Patrícia Saboya (PDT) que editará, na próxima segunda-feira (10), ato da Mesa Diretora regulamentando a licença-maternidade de seis meses para as servidoras da Casa. Patrícia conversou com Garibaldi e defendeu a instituição imediata do benefício para as funcionárias do Senado.
“Com essa medida, o Senado dá mais uma demonstração de que o tema é relevante, entrando em sintonia com o que prevê a lei da licença-maternidade de seis meses, cuja origem foi esta Casa”, disse a senadora, autora da lei 11.770/08, que estabelece o benefício ampliado em caráter facultativo para as trabalhadoras da iniciativa privada e de forma autorizativa para as servidoras públicas federais.
Ela está em Fortaleza para compromisso social.

INFLAÇÃO DE OUTUBRO COM GOSTO AMARGO DA ALTA DO DÓLAR

"A alta do dólar já foi sentida no resultado da inflação de outubro medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que subiu a 0,45%, após quatro meses de desaceleração, e ameaça o teto da meta estipulada pelo BC (Banco Central), de 6,5% no ano. Apesar de não ter sido decisiva, a valorização cambial fez com que alimentos como o arroz e o feijão fizessem trajetória inversa a commodities cotadas no mercado internacional. De acordo com a coordenadora de Índice de Preços do IPCA, Eulina dos Santos, é possível que os efeitos do dólar sejam ampliados nos próximos meses. "Há indícios de certa pressão do dólar em alguns produtos como o arroz e o feijão, que vêm apresentando menor oferta e requerem importação para complementar a oferta. Mas não se pode afirmar que toda a alta da inflação seja em função do dólar", afirmou.
A taxa acumulada de 6,41% em 12 meses é a maior desde os 6,57% constatados em julho de 2005, e está cada vez mais próxima do teto da meta fixada pelo BC. Eulina dos Santos chamou a atenção também para alta de 1,27% entre os produtos de vestuário. Segundo ela, pode ter havido também influência do câmbio, já que muitos produtos são importados, principalmente da China."


(Folha Online)

SENADORES REAGEM CONTRA GOVERNADORES QUE QUESTIONAM PISO DOS DOCENTES



"A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), classificou nesta sexta-feira (7) "de uma afronta, apoiada em um movimento político", a decisão de cinco governadores de encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação para que seja declarada a inconstitucionalidade da lei que fixa o valor do piso salarial dos professores de todo o país em R$ 950,00. O projeto sobre o piso, que uniu as iniciativas do Poder Executivo e do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado por unanimidade pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor até 2010.
- É necessário que a população saiba osnomes e os partidos políticos dos governadores que assinaram a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a implantação do piso salarial para os professores. São eles: a governadora Yeda Crusius (RS), do PSDB, que encabeça a lista; Cid Gomes (CE); do PSB; André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR); e Luiz Henrique (SC), todos do PMDB - listou a senadora.
Ideli Salvatti acusou também outros cinco governadores que, "apesar de não terem tido a coragem de assinar a Adin, ficaram insuflando os seus colegas a entrar na Justiça contra os professores". De acordo com Ideli, são eles: José Roberto Arruda (DF), do DEM; Aécio Neves (MG), José Serra (SP) e Anchieta Júnior (RR), todos do PSDB, além de Marcelo Miranda (TO), do PMDB.
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) pediu o impeachment (impedimento) de todos os governadores que assinaram ou apoiaram a ação no Supremo contra os professores, classificada por ele de "cruel e indecente". O senador Augusto Botelho (PT-RR) também condenou a ação, enquanto Cristovam Buarque (PDT-DF) estranhou que os governadores tenham se manifestado contrários ao piso somente após as últimas eleições municipais."

(Agência Senado)

DETALHE - Bem feito. È preciso reação. Os professores merecem respeito.

CHICO ANÍSIO EM DOSE DUPLA EM FORTALEZA


O humorista Chico Anísio, tendo ao lado seu filho, André Lucas, fará shows em Fortaleza nos dias 14 e 15 deste mês, no Theatro José de Alencar. A partir das 21 horas.
O espetáculo tem um nome sugestivo: "De Pai para filho".
Nessa foto aí em cima eis o repórter tirando uma senhora casquinha desse cearense maravilhoso.

DEU O POVO NA FINAL DO PRÊMIO ESSO MAIS MA VEZ

E o Jornal O POVO está, mais uma vez, na final do Prêmio ESSO de Jornalismo. Dessa vez, em duas categorias: ESSO Regional e Criação Grática.

No Regional, foi classifcado com o Caderno "Desertos e Chuvas", coordenado pela jornalista Fátima Sudário e tocado pelos talentosos Demitri Túlio, Rafael Luís, Cláudio Ribeiro e Luiz Henrique Campos; e na Criação Gráfica, chegou à final com Olimpíadas de Pequim.

O anúncio dos grandes vencedores ocorrerá no dia 9 de dezembro, no Rio.

PORQUE TURISMO VIVE DE PARCERIAS

Até o próximo dia 15 deste mês, a Open Point Viagens e Turismo estará com dois helicópteros estacionados na frente da loja, no Shopping Salinas, para os clientes e amigos que quiserem conhecer as aeronaves. A inicitiva consolida a parceria com a Nordeste Táxi Aereo, que escolheu a Open Point como agência exclusiva da empresa. Cada visitante receberá sua foto na aeronave impressa, e concorrerá a três vôos panorâmicos. O sorteio ocorrerá no dia 17.
Há ainda um detalhe para os apreciadores de vôos: um dos helicópteros em exposição é quase que "uma relíquia", já que foi o primeiro modelo fabricado em série pela Indústria Americana Bell e só três unidades semelhantes continuam voando pelo Brasil.

OPERAÇÃO DESMONTE AFASTA PREFEITO, VICE E SECRETÁRIOS DE IBARETAMA

Depois do afastasmento da prefeita de São Luís do Curu, Marinez Rodrigues, agora é a vez do prefeito de Ibaretama (Sertão Central), Raimundo Viana de Queiroz. Conseqüência do trabalho da Operaçaõ Desmonte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Púlico Estadual. Além do prefeito, foram afastados também o vice-prefeito e mais quatro secretários, sendo que dois deles são filhos do prefeito.
São várias as denúncias contra Raimundo Queiroz, principalente o pagamento de obras sem processo licitatóro.

MORRE DOM COUTINHO, BISPO EMÉRITO DE FORTALEZA E O MAIS VELHO DO PAÍS

Morreu nesta sexta-feira, de parada cardíaca, Dom José Bezerra Coutinho (98), o conhecido "Dom Coutinho", que era bispo emérito de Fortaleza e diretor pedagógico do Colégio Academos. Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, ele era o bispo mais velho do Brasil e nasceu em Capistrano (Maciço de Baturité).
Segundo a família, o velório ocorrerá a partir desta tarde, na capela de São José, próximo ao Hospital Geral de Fortaleza (Bairro Papicu).
Já o sepultamento será nesta manhã de sábado, na cripta da Catedral Metropolitana.

* Sobre Dom Coutinho, saiba mais aqui.

OPERAÇÃO LOTUS - POLÍCIA CIVIL DARÁ MAIS DETALHES EM COLETIVA

A Superintendência da Polícia Civil do Ceará vai apresentar, a partir das 10 horas, durante cvoletiva em sua sede (Centro, mais detalhes sobre a Operação Lotus, que desencadeou, nesta semana, com a Polícai Rodoviária Federal. A Operação desmantelou um esquema de clonagem de veículos e falsificação de carteiras de habilitação que operava dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), resultando na prisão de 24 pessoas entre funcionários do órgão (11), despachantes e donos de auto-escola.
A Polícia Civil estima que as fraudes tenham beneficiando cinco mil pessoas em três anos de atuação da quadrilha.

AJE COMEMORA 15 ANOS LEMBRANDO DEMÓCRITO DUMMAR


A Associação Jovens Empresários (AJE) ganhará sessão na Assembléia Legislativa em comemoração aos seus 15 anos de fundação. A partir das 15 horas desta sexta-feira, com homenagem a personalidades que contribuiram com o crescimento e amadurecimento da entidade. A sessão atende a um pedido dos deputados Artur Bruno (PT) e Tomaz Filho (PSDB).
Entre os homenageados, Demócrito Dummar (in memorian) que, por cerca de 40 anos atuou no O POVO.
Demócrito foi um dos maiores incentivadores da criação e do trabalho da AJE.

NORDESTE ENTRE REGIÕES DE MAIOR VIOLÊNCIA URBANA O PAÍS

"A violência urbana ainda aparece como grande inimiga das mulheres e ocupa o 3º lugar das causas de morte do sexo feminino em idade fértil no País. Em três regiões, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, esse tipo de violência é a principal causa de morte entre as mulheres férteis, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas o tipo de violência mais grave varia de acordo com a cor da pele das brasileiras. Segundo o relatório do ministério, divulgado ontem, com dados de 2005, o acidente de transporte representa o maior risco para mulheres brancas (7,1 mortes para cada 100 mil entre 10 e 49 anos). Já para as negras e pardas, os homicídios são a 2ª causa e apresentam um risco 3 vezes maior em comparação às brancas. A maior incidência de negros nas estatísticas de homicídios é repetida independentemente do sexo. Na Paraíba, por exemplo, os assassinatos de negros superam em 9 vezes os de brancos. "Não podemos falar em redução das causas de mortes violentas, que ainda são significativas", afirma o diretor do
Departamento de Análises de Situação de Saúde (Dasis), vinculado ao Ministério da Saúde, Otaliba Libânio. "

(Jornal da Tarde)

NOVO CÔNSUL DOS EUA VISITA CID GOMES


O novo Cônsul dos Estados Unidos no Recife, Christopher DelCorso, será reebido em audiência, a partir das 16 horas desta sexta-feira, no Palácio Iracema, pelo governador Cid Gomes.

Será uma visita de cortesia, já que ele assumiu o cargo em setembro último. Para Cid, que fala fluentemente o inglês, eis uma boa oportunidade de reforçar parcerias e até conversar com o cônsul sobre a vitória histórica de Barack Obama para presidente dos EUA. Não é mesmo?

* Sobre o novo Cônsul, leia aqui.

JOVEM ASSASSINADO EM PRAÇA PÚBLICA E HOMEM TEM CABEÇA DECEPADA POR CABO DE AÇO

A Polícia Civil de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) faz buscas para chegar ao autor do assassinato de Damião Jean de Lira (18). Damião foi assassinado no fim da noite dessa quinta-feira, na praça da matriz da cidade. Segundo populares, ele bebia com outro rapaz, quando os dois se desentenderam e trocaram socos. Esmurrado por Damião, o rapaz se ausentou e, minutos depois, de arma em punho, retornou à praça e disparou três tiros contra o jovem que morreu no local. A Delegacia Regional de Juazeiro do Norte abriu inquérito para apurar o caso.
E no boletim do Comando de Policiamento do Interior (CPI) um outro caso que envolve fatalidade e negligência. Pablo Rodrigues de Menezes teve a cabeça decepada por um cabo de aço que caiu de um caminhão, quando trafegava em sua motocicleta numa estrada do município de Paraipaba (Litoral Oeste). Ao cruzar com o caminhão, foi atingido pelo cabo de aço que se soltou de um carregamento. A Polícia não tem informações sobre o caminhão.

EQUIPE DE OBAMA TERÁ SECRETÁRIO DE DEFESA DO GOVERNO BUSH

O secretário de Defesa dos EUA, Robert M. Gates, deve continuar no cargo sob a Presidência de Barack Obama, que assume no dia 20 de janeiro. Nesta quinta-feira, Rahm Emanuel aceitou o convite para assumir a chefia de gabinete. Outros cotados para a liderança do Pentágono são os senadores republicanos Chuck Hagel, de Nebraska, e Richard G. Lugar, de Indiana. Eles também poderiam ser convidados para a Secretaria de Estado. O senador Jack Reed, de Rhode Island, é mais um cotado para o cargo. O senador democrata por Massachusetts John F. Kerry concorreu nas primárias do partido e passou a fazer forte lobby para ocupar a Secretaria de Estado, segundo assessores do Congresso citados pelo "New York Times". Atualmente, o posto é de Condoleezza Rice. Richard C. Holbrooke, ex-embaixador dos EUA na ONU, também tem mostrado vontade de assumir a secretaria."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

FUNASA REÚNE PREFEITOS ELEITOS E REELEITOS EM FORTALEZA

O presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Danilo Forte, reunirá, a partir das 8 horas desta sexta-feira, no auditório do Sebrae, em Fortaleza, todos os prefeitos eleitos e reeleitos do Ceará.
O objetivo, segundo Danilo, que desembarcou ontem à noite na Capital cearense, é apresentar todos os programas da Funasa voltados para as prefeituras. O principal deles é o Programa de Aceleração do Crescimento na área do saneamento básico.

CASTELÃO VAI GANHAR NOVOS PLACARES ELETRÔNICOS

O secretário do Esporte do Ceará, Ferrúcio Feitosa, vai apresentar, durante entrevista coletiva a partir das 14 horas desta sexta-feira, os dois novos placares eletrônicos do Estádio Castelão. Segundo Ferúcio, os placares serão instalados num prazo de 60 dias por empresa gaúcha que ganhou a concorrência.
A apresentação ocorrerá no auditório do Castelão, ocasião em que vão estar presentes a crônica esportiva, dirigentes do futebol cearense e membros da federação cearense de futebol.

OPERAÇÃO SATIAGRAHA - PF QUEBROU SIGILO TELEFÔNICO DE JORNALISTAS SEM AUTORIZAÇÃO

"Ao investigar o vazamento da Operação Satiagraha, a PF quebrou, sem autorização judicial, o sigilo de aparelhos de jornalistas e outras pessoas no dia do início da ação. A revelação é da reportagem de Lilian Christofoletti publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
A PF queria descobrir se o delegado Protógenes Queiroz, que liderou a Satiagraha, ou algum dos seus subordinados avisou os repórteres da TV Globo sobre a operação.
Quando a Satiagraha foi deflagrada, na madrugada de 8 de julho, foram feitas buscas e apreensões contra 17 pessoas, entre elas o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito Celso Pitta. Em quatro lugares havia equipes da TV Globo.
Questionada ontem sobre o fato, a Nextel emitiu uma nota lacônica: "A Nextel informa que, neste e em outros casos, tem seguido estritamente as determinações judiciais a ela requeridas". A assessoria da TV Globo informou que não "se manifesta em questões sub judice".

(Folha Online)

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz global Cláudia Ohana, a caminhoneira da novela global das oito, posando nua pela segunda vez para a Playboy. O ensaio dela sai neste mês e foi todinho feito no sertão do Ceará.

GOVERNO E SETOR PRIVADO OFERECEM WORSHOP SOBRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Uma oportunidade de atualização para gestores e executivos das empresas cearenses públicas ou privadas de Tecnologia da Informação: vai ocorrer na próxima segunda-feira, o workshop Continuidade de Negócios e Alta Disponibilidade, com o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - Etice e a parceria da HP e da Microsoft.
Promovido pela Chip & Cia, o workshop terá início às 8 horas e se estenderão até o meio-dia, no Hotel Oásis Atlântico.

SERVIÇO

- Hotel Oásis Atlântico - Avenida Beira Mar, 2500, Meireles)
- Inscrição gratuitas e terminam nesta sexta-feira pelo e-mail eventos.ce@chipcia.com.br

APROVADO USO DE VIDEOCONFERÊNCIA EM INTERROGATÓRIO EM CASOS EXCEPCIONAIS


"A polêmica em torno do uso de videoconferência nos interrogatórios de presos no Brasil está perto de chegar ao fim. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta semana, uma proposta que permite o interrogatório de presos por meio de videoconferência. Trata-se de um substitutivo do senador Tasso Jereissati (PSDB) ao projeto de lei do senador Aloísio Mercadante (PT-SP). O texto prevê que o interrogatório do preso por meio de videoconferência ocorrerá “apenas em situações excepcionais e quando o juiz permitir, motivado por questões como segurança pública e dificuldade do réu para comparecer em juízo”. Tasso reiterou que o procedimento seria uma exceção e não uma regra. Ele reconheceu que a matéria “tem despertado polêmicas no meio jurídico”, mas argumentou ser uma iniciativa essencial para suprir lacunas na legislação."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

APROVADO NOVO PCCS DOS MÉDICOS ESTADUAIS

"O novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Médicos do Estado foi aprovado ontem por unanimidade na Assembléia Legislativa. Pela nova regulamentação, o salário-base dos médicos incorpora as gratificações e as remunerações iniciais, que eram em torno de R$ 600, passando a R$ 2.296. "Existia a cobrança pela incorporação das gratificações, que passam a ser incluídas na aposentadoria", explicou o líder do Governo, Nelson Martins (PT). Aclamada pelos deputados, inclusive da oposição, a matéria relativa ao PCCS dos médicos foi votada em regime de urgência - o que significa que foi lida, tramitada e votada em uma mesma manhã. De acordo com Nelson, não se trata de aumento salarial para os 1.851 médicos que integram o quadro efetivo de servidores estaduais. Porém, a medida gerará um impacto de 80% na folha de pagamento dos servidores da Saúde, até 2010, sendo 50% deste impacto somente este ano. O gasto com pessoal na Secretaria da Saúde gira em torno de R$ 288 milhões por ano. "

(Jornal O POVO)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CIRO NOGUEIRA AVISA: CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA É IRREVERSÍVEL


O deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI) definiu, nesta sexta-feira, em Fortaleza sua candidatura à presidência da Câmara como "irreversível". Ele afirmou, no entanto, que só lançará oficialmente seu nome na disputa em dezembro próximo para "não atrapalhar o andamento da casa".
Ciro disse não ter medo de bater chapa com o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), que quer presidir a Câmara com base em acordo firmado com o PT em 2007, na eleição do atual presidente Arlindo Chinaglia (PT), de que os petistas apoiariam um candidato do PMDB em 2009. Assegurou também não aceitar contraprtidas políticas para sair de cena.
"Acho que é quase impossível desistir. Acho que é irreversível", reiterou Nogueira, garantindo ter o apoio não somente do segmento da Casa apontado como baixo clero. Não entrou em detalhes e cortou a conversa, já que veio para a Capital cearense para assistir ao sepultamento do deputado federal Mussa Demes (DEM-PI), que morreu ontem à noite vítima de câncer no pulmão. Mussa foi sepultado nesta tarde no Cemitério Parque da Paz.
Ciro foi recepcionado no Aeroporto Internacional Pinto Martins por seu tio, o ex-deputado federal Etevaldo Nogueira.
ATUALIZAÇÃO - (19h34min) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o deputado ACM Neto (DEM-BA) tmabém compareceram ao sepultamento do corpo de Mussa Demes. Eles devem permanecer em Fortaleza para o casamento da filha do senador Tasso Jereissati, Carla, que ocorrerá neste sábado.

CID GOMES VISITA FÁBRICAS DE JOINVILLE E EXPÕE MENU ESTADUAL DE INCENTIVOS FISCAIS

O governador Cid Gomes encontra-se, nesta quinta-feira, em Joinville (SC) mantendo contatos com um grupo dessa cidade catarinense interessado em investir no Ceará. Cid foi conhecer o parque industrial desse gurpo e de outros da área de malharia e apresentar o menu dos incentivos fiscais, segundo assessores.
Com o governador, está o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra.
Ele só retorna à Capital cearense nesta sexta-feira.

BRASIL GEROU MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS FORMAIS EM 2007, SEGUNDO MINISTRO

"Levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, aponta que o Brasil gerou 2,452 milhões de vagas formais em 2007. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O crescimento foi de 6,98% sobre o ano anterior, maior taxa desde que esse tipo de coleta de dados se iniciou, em 1985. Foi a primeira vez, segundo o ministério, que a geração de postos formais superou 2 milhões. O ministro chamou atenção para o fato de que a expansão do emprego, de quase 7%, foi superior ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), de 5,4%. Na avaliação de Lupi, isso é um sinal de que "a empregabilidade no Brasil está muito forte". O país encerrou o ano passado com um total de 37,6 milhões de empregos formais. A previsão do ministro é encerrar 2008 com mais de 40 milhões de postos de trabalho registrados. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam que foram geradas nos nove primeiros meses deste ano 2,087 milhões de vagas. "

(Folha Online)

ACORDO FECHADO - FEIRANTES DA PRAÇA PEDRO II PERMANECERÃO NO LOCAL ATÉ 31 D DEZEMBRO

Um acordo foi fechado nesta quinta-feira entre o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Fortaleza e os feirantes da Praça Pedro II (Centro). A informação foi dada pela chefe do Distrito de Meio Ambiente e Controle Urbano da Regional II, Mércia Albuquerque, durante entrevista ao programa Tarde do POVO, apresentado por Narcélio Limaverde na Rádio O POVO/CBN.
Pelo acordo, os feirantes permanecerão comercializando no local até 31 de dezembro próximo, o que valerá também para os feirantes da rua José Avelino (Centro).
Mércia adiantou que o horário da comercialização será o mesmo: das 22 horas até 7 horas. Ela adiantou que durante esse período o município estudará um local alternativo e eem condições de acomodar esse grupo "que passará à condição assim de permissionários". Ela não deu maiores detalhes sobre os estudos e quais alternativas já em avaliação para essa situação, mas garantiu que "os feirantes da Praça Dom Pedro II e da João Avelino podem ficar tranqüilos que terão um fim de ano paz e um Natal para vender seus produtos".
Entre opções para acomodar o pessoal da Praça Pedro II estava um trecho da ruas João Avelino, o que acabou não atendendo às expectativas dos envolvidos.

ORÇAMENTO DO PAC SERÁ REAVALIADO, DIZ DILMA

"A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou hoje (6) que o orçamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) passará por uma reavaliação. Segundo ela, a revisão é necessária porque o volume de recursos do programa já ultrapassou o previsto inicialmente."O PAC foi previsto para ter R$ 504 bilhões de investimentos. Nós iremos fazer uma reavaliação porque hoje, sem sombra de dúvida, ele já tem um volume um pouco maior, seja porque novas obras foram incluídas, seja porque, por exemplo, só o trem de alta velocidade custará R$ 18 bilhões", explicou.
De acordo com a ministra, outro motivo para o novo cálculo é que ao longo do tempo os projetos sofrem variações de valores. Ela afirmou ainda que o PAC cria um ambiente favorável para que o Brasil mantenha o ciclo de crescimento econômico."Ele [o programa] constrói um ambiente para o país crescer e permite que se sustente esse nível de desenvolvimento. Na verdade, o PAC assegura a manutenção desse ciclo de crescimento econômico, principalmente porque há essa decisão do governo de o PAC não ter cortes", ressaltou Dilma.A ministra fez as declarações durante exposição na reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), no Palácio do Planalto."

(Folha Online)

OPERAÇÃO DESMONTE AFASTA PREFEITA DE SÃO LUÍS DO CURU

A Operação Desmonte que o Tribunal de Contas dos Municípios e o Ministério Público iniciaram recentemente com objetivo de evitar o desmantelamento das máquinas municipais a serem recebidas por novos prefeitos, já afastou o primeiro gestor nesta quinta-feira.
A juíza da Comarca de São Luís do Curu, Ana Cláudia Gomes de Melo, acatou uma ação civil público por improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público, através dos promotores de justiça Nestor Cabral e Eloilson Augusto, baseado em investigações do TCM, e determinou o afastamento por 45 dias da prefeita de São Luís do Curu, Marinez Rodrigues. Ela teve sua administração investigada por força tarefa desses órgãos.

Foram detectadas várias irregularidades na gestão, de acordo com técnicos do TCM. Dentre elas, foram constatadas: pagamento de despesas sem o prévio procedimento legal (empenho e liquidação); emissão de cheque do Município de São Luis do Curu no valor de R$ 116 mil em favor de terceiro, que não é credor; existência de cheques assinados em branco (sem data e sem valores especificados) pelos secretários e tesoureira, em poder da prefeita; emissão de cheques sem fundo; obras inacabadas, com medições falsas e inexistentes, pagas indevidamente; cadastro de equipes médicas inexistentes e inadimplência de servidores públicos, inclusive médicos.

O DIREITO DE SONHAR E FAZER POESIA

Quatro portadores de transtornos mentais que estão conseguindo superar dificuldades por meio de um tratamento onde a convivência com a família é o melhor remédio, vão lançar um livro às 18 horas desta quinta-feira, no auditório do Conselho Regional de Medicina. O livro reúne poesias e contos dos "escritores" Mozart Oliviera Queiroz, Pedro Ernesto, Oduvaldo Limeira e Suely Silva (in memorian) que são atendidos dentro de um projeto desenvolvido pelo Instituto Doutor Wandick Ponte.
A aposta no convívio familiar, com acompanhamento médico fora do ambiente hospitalar, tem sido o segredo do tratamento, de acordo com especialistas. Mozart, Ernesto e Durval moram com a família, resolvem pequenas pendências e se tornam conscientes de seus problemas mentais, assumindo a condição de cidadãos. Essa experiência, inclusive, é um dos temas abordados no VI Fórum de Estudo Social de Inovação Técnico-Científica do Campo da Saude Mental, que ocorre nesta quinta-feira desde o começo da manhã.

DETALHE - Familiares desses cidadãos fazem questão de difundir essa nova experiência.

OPERAÇÃO MARAMBAIA: LÚCIO ALCÂNTARA QUESTIONA POSTURA DE CID E LUIZIANNE


O ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do PR, questiona em seu Blog, nesta quinta-feira, a postura do governador Cid Gomes (PSB) e da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que mantiveram nos cargos de titular da Semace, Herbert Rocha, e titular da Seman, Daniela Valente, depois de envolvidos na Operação Marambaia, da Polícia Federal. Confira:

"Os dirigentes de órgãos ambientais no Ceará, presos pela polícia federal no curso da operação marambaia, receberam tratamento de seus superiores. A presunção de inocência, que em princípio deve ser respeitada até a decisão da justiça, não é incompatível com o afastamento dos acusados enquanto durem as investigações.
O governo federal afastou os funcionários sob sua jurisdição das chefias que ocupavam até que se esclareça o caso. Prefeita e Governador optaram por manter seus representantes à testa das repartições de meio ambiente das respectivas esferas. Eles não estariam moralmente impedidos de continuar no comando desses órgãos enquanto estiverem sendo averiguados?"

UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


Quer um exemplo de superação? Eis uma foto que recebemos via e-mail de amigos que, como nós, apostam no otimismo e na força de viver. Trata-se de um cão que, sem as patas dianteiras, aprendeu a caminhar sem medo de enfrentar dificuldades.

MANTEGA ANUNCIARÁ MAIS 10 DIAS DE PRAZO PARA EMPRESA PAGAR TRIBUTOS

"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai anunciar nesta quinta-feira a postergação por cerca de 10 dias, em média, no prazo de pagamento de tributos federais para empresas. A decisão foi tomada ontem à noite por Mantega em reunião com a Receita Federal. A previsão é que Mantega faça o anúncio na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, hoje, e que a Receita detalhe as medidas no decorrer do dia. A idéia é permitir, por exemplo, que as empresas que pagam o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no dia 20 de cada mês possam fazê-lo no dia 30, e assim ter mais capital de giro ao longo do mês.
Também estão no pacote a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e as contribuições previdenciárias. Além disso, Mantega quer propor a ampliação do prazo de pagamento do Simples, mas como o tributo tem parte estadual, precisa de aval dos governadores. Ao permitir que as empresas fiquem por mais tempo com dinheiro em caixa, há um alívio para as despesas típicas do dia-a-dia das companhias. Havia resistência dentro da Receita e em setores do governo, mas Lula e o ministro da Fazenda têm ouvido queixas das empresas sobre a dificuldade de obter crédito para capital de giro. O pedido foi feito pelo presidente da CNI (Confederação Nacional Indústria), Armando Monteiro Neto, em função da crise, que afeta o setor de crédito no Brasil."

(Folha Online)

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, MP E SSPDS PRENDEM QUADRILHA QUE ATUAVA NO DETRAN

A Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará realizam desde as 4 horas da madrugada desta quinta-feira a Operação Lotus. Na operação, cujo objetivo é desmantelar uma quadrilha que falsificava carteira de habilitação, atuava na clonagem de veículos e emitia carteira de habilitaão para pessoas inabilitadas como deficientes visuais, foram cumpridos 24 mandados de prisão temporária e 31 de busca e apreensão, incluíndo documentação do Detran.
Quinze pessoas já foram presas e se encontram na sede da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116. Entre elas, funcionários do Detran, despachantes e donos de auto-escola. A Operação Lotus, que ainda prossegue nesta manhã, mobilizou 15 policiais rodoviários federais, 11 delegados da Polícia Civil e promotores de justiça. Há policiais de oito Estados e do Distrito Federal. As investigações começaram em 2007, mas foram intensificadas nos últimos quatro meses. Envolvidos são acusados de crimes como falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e formação de quadrilha.
Às 14h30min, haverá entrevista coletiva na sede da Polícia Rodoviária Federal para divulgação de todos os detalhes da ação.

HIP, HIP...CIRO GOMES ESTÁ MAIS VELHO


Foto - João Bathista

Eis nota da coluna da jornalista Sônia Pinheiro, do O POVO, registrando que Ciro Gomes (PSB) amanheceu, nesta quinta-feira, bem mais velho.

"E, na vida real, sem qualquer traço da vilã Flora que dá vida - com louvor - em A Favorita, Patrícia Pillar compõe par hiper charmoso com o deputado federal Ciro Gomes que, hoje, sopra 51 velinhas, ladeado por ela e os filhos (dele), no RJ."

MORRE DEPUTADO FEDERAL MUSSA DEMES, EX-SECRETÁRIO DA FAZENDA DO CEARÁ

Será sepultado às 16 horas desta quinta-feira, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do deputado federal Mussa Demes (DEM-PI), que mora em Fortaleza. Ele morreu ontem à noite vítima de câncer no pulmão e estava em seu sexto mandato. O velório ocorre na Funerária Eternus, na rua Padre Vaklevino.
Mussa Demes foi secretário da Fazenda do Governo Manuel de Castro e chegou a ocupar o cargo de superintendente da Receita Federal - Terceira Região Fiscal. Foi relator da Comissão de Reforma Tributária por várias vezes e se dizia indignado com o descaso que o governo federal fazia do assunto.

REELEIÇÃO - CCJ DO SENADO APROVA EMENDA OBRIGANDO LICENÇA DE CHEFES DE EXECUTIVO

"A CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) do Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional que torna obrigatória a licença de chefes de Executivo (Presidente da República, governadores e prefeitos) que queiram disputar a reeleição.O texto ainda tem de passar pelo plenário Senado para depois ser encaminhado à Câmara.A proposta, que altera o artigo 14 da Constituição, é de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). O relator na CCJ foi o senador tucano Arthur Virgílio (AM)."

(Folha de São Paulo)

WALDEMAR CARACAS, TORCEDOR Nº 1 DO FERROVIÁRIO, COMPLEARÁ 101 ANOS DE VIDA


"Waldemar Caracas, fundador do time do Ferroviário, ganhará domingo festa de aniversário, a partir das 10 horas, no quiosque do Raimundo dos Queijos (por trás da Agência dos Correios - Centro).
Ele completará 101 anos entre abraços de amigos, gente da imprensa e intelectuais.

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

SOBRE WALDEMAR CARACAS

É cearense natural de Pacoti, nascido em 9 de novembro de 1907. Veio para Fortaleza ainda criança estudar em escola publica e aos 14 anos de idade já começou a trabalhar na antiga RVC (Rede de Viação Cearense), ficando lá até se aposentar. Ali, ocupou o cargo de secretário durante três administrações. Na política chegou a ser vereador de Fortaleza e subprefeito de Parangaba na gestão do Prefeito Manoel Cordeiro Neto. É o único vereador vivo da legislatura que teve início no ano de 1936. Foi cassado em 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas, na tão recém-instaurada ditadura varguista. Posteriormente, em 1947, ajudou a fundar o PSB no estado do Ceará.
No esporte, foi o primeiro comentarista esportivo cearense, pela Ceará Rádio Clube, e na Federação Cearense de Desportos ocupou vários cargos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil e do Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro. Ajudou a fundar o Ferroviário Atlético Clube em 9 de maio de 1933, tendo sido o técnico do time em 1945, ano que o clube conquistou o seu primeiro título estadual.

PREFEITO ELEITO DE JUAZEIRO DO NORTE VAI REDUZIR SECRETARIAS

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana (PT), vai divulgar no dia 29 de dezembro próximo todo o seu secretariado. Informou, nesta madrugada de quinta-feira, a jornalista Fátima Bandeira, que integra a equipe de transição formada por oito membros, sendo quatro da atual gestão e quatro inidicados por Santana. Fátima Bandeira, que embarcou para São Paulo onde, neste fim de semana, haverá encontro do diretório nacional petista para avaliar as eleições, adiantou que o atual número de secretários, 15, deve sofrer redução.
"Virá um enxugamento", disse a jornalista, que integra o conselho fiscal da cúpula nacional do PT. No encontro da legenda vão estar ainda o presidente regional Ilário Marques, a deputada estadual Raquel Marques e parlamentares federais, além de ocupantes de cargos no diretório estadual como é o caso de Reudson de Sousa que foi candidato a presidente estadual da sigla pelo Movimento PT. Reudson também embarcou nesta madrugada.

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE OBAMA CONTA COM EX-ASSESSORES DE BILL CLINTON

"O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, mal comemorou sua vitória histórica --ele é não apenas o 44º presidente do país como também o primeiro negro a alcançar o cargo -- e já convocou diversos profissionais da sua campanha para trabalhar na equipe de transição do governo. Obama também já convidou o deputado democrata Rahm Emanuel para assumir a chefia de gabinete, na Casa Branca. Emanuel foi um dos principais assessores do último presidente democrata, Bill Clinton (1993-2001), no governo dele.
Em comunicado enviado por e-mail no final da tarde desta quarta-feira, Obama anunciou a criação da equipe de transição e determinou que ela fará "análises detalhadas de transições anteriores, relatórios de medidas adotadas na campanha; estudos de agências do governo federal"; e estabelecimento das "questões prioritárias" da nova administração.
Os líderes da equipe de transição são John Podesta, ex-chefe de gabinete de Clinton; Pete Rouse, que trabalha como negociador em Washington há 30 anos; e Valerie Bowman Jarrett, negociadora e amiga pessoal de Obama e da mulher dele, Michelle.
Entre os integrantes da equipe de transição que trabalharam na campanha de Obama estão Dan Pfeiffer, um dos porta-vozes da campanha; Stephanie Cutter, estrategista democrata e assessora de Michelle na corrida presidencial; Jim Messina, chefe de equipe da campanha; e Melody Barnes, também porta-voz da campanha. Na equipe estão ainda Chris Lu, diretor legislativo de Obama no Senado; Cassandra Butts, ex-colega de Obama em Harvard; Patrick Gaspard, assessor político experiente; Christine Varney, especialista em internet que trabalhava para a Câmara Federal de Comércio; Lisa Brown, assessora de Al Gore na Vice-presidência; Phil Schiliro, advogado e assessor dos democratas no Congresso por dez anos; e Michael Strautmanis, ex-conselheiro de Obama.
Com a aproximação de pessoas que trabalharam nos anos Clinton, Obama potencializa a sua intenção de evitar os erros do antecessor, que após vencer a Presidência, em 1992, apontou os principais colaboradores do governo só cinco dias antes da posse, sem tempo para que os titulares pudessem se colocar em dia sobre as prioridades de suas pastas."

(Folha Online)

COMISSÃO DO ORÇAMENTO ELEVA VALOR DE EMENDAS INDIVIDUAIS PARA R$ 2 MILHÕES

"Deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento aumentaram ontem em R$ 2 milhões o valor das emendas individuais, mas fracassaram ao tentar ressuscitar as emendas de bancada genéricas para obras, chamadas de "rachadinhas".Através de um destaque ao relatório preliminar do relator-geral do Orçamento 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), foi aprovado por unanimidade o reajuste de 25%, fazendo saltar de R$ 8 milhões para R$ 10 milhões o valor das emendas individuais, como a Folha havia revelado.O impacto na proposta orçamentária será de cerca de R$ 1,2 bilhão, mas Delcídio avisou os congressistas que não vai criar despesas adicionais. "Só vejo uma saída: reduzir nas emendas coletivas", disse o relator.Além de reajustar o valor das emendas individuais, deputados e senadores tentaram modificar um item da resolução que acabou com os projetos genéricos de parlamentares. Assinado por coordenadores de bancada de 14 Estados, ofício encaminhado ao presidente da Comissão de Orçamento, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), e ao Comitê de Admissibilidade de Emendas pedia a possibilidade de uma nova interpretação da resolução que acabou com as "rachadinhas".As regras atuais determinam especificação detalhada da ação e município, impedindo assim a divisão de verba entre congressistas."

(Folha de São Paulo)

JUSTIÇA ELEITTORAL - LUIZIANNE GASTOU OITO VEZES MAIS EM CAMPANHA DO QUE MORONI

"A Justiça Eleitoral notificará 373 candidatos não-eleitos em Fortaleza que deixaram de prestar contas até a última terça-feira, último dia do prazo para entrega dos documentos. "Alguns estão se antecipando (à notificação) e estou recebendo (as prestações)", explicou ontem o juiz da 3ª Zona Eleitoral e coordenador das prestações de contas, Francisco Bezerra Cavalcante. Segundo ele, todos os eleitos já prestaram contas à Justiça. Dos nove candidatos à Prefeitura de Fortaleza, sete entregaram no Fórum Eleitoral documentos com os valores empregados na campanha. Luizianne Lins (PT), reeleita no primeiro turno, gastou oito vezes mais do que o segundo colocado, Moroni Torgan (DEM). A petista declarou R$ 4.712.991,47 em gastos, enquanto ele apresentou a cifra de R$ 587.576,64. Adahil Barreto (PR) e Renato Roseno (PSol) também prestaram contas. O primeiro declarou R$ 50.758,17 em gastos e o segundo, R$ 39.961,75. Roseno gastou menos do que o seu correligionário João Alfredo, vereador mais votado em Fortaleza. Alfredo declarou R$ 47.577,97 em gastos. O valor sobe quando comparado ao segundo colocado na corrida por uma cadeira na Câmara Municipal, Walter Cavalcante (PHS), que declarou ter gasto R$ 116.956,85. Aguiar Júnior (PTC) informou que gastou R$ 68.911 na campanha. As contas do Pastor Neto Nunes (PSC) e de José Calos Vasconcelos (PCB) estavam, na noite de ontem, passando por uma análise prévia do juiz e por isso não foram informadas. Patrícia Saboya (PDT) e Sérgio Braga (PPS) não haviam entregue os gastos de campanha até às 18h20min de ontem. Apesar de o prazo ter terminado na terça-feira, ainda ontem havia candidatos não-eleitos entregando documentos. Segundo Francisco Bezerra Cavalcante, os candidatos estão sendo notificados para que prestem contas em 72 horas."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

SECA DEIXA 423 MUNICÍPIOS DO NE EM ESTADO DE EMERGÊNCIA. CEARÁ É O MAIS ATINGIDO

"A seca já fez com que 423 municípios decretassem situação de emergência no Nordeste. Sete Estados da região foram atingidos pelo fenômeno. O Ceará possui o maior número de cidades em situação emergencial: 138. Em seguida vem a Bahia, com 122. O governo cearense distribuiu cerca de 300 toneladas de alimentos nos municípios atingidos pela estiagem. No semi-árido baiano houve perda total da lavoura de milho. Em Itabuna, uma das dez maiores cidades do Estado, há racionamento de água em alguns bairros. O governo e as prefeituras das cidades envolvidas pela seca têm distribuído água em carros-pipa para minimizar os efeitos da estiagem. No Piauí, 59 cidades estão em situação de emergência. Cerca de 60 carros-pipa foram contratados pelo governo do Estado. Em torno de 28 mil cestas básicas devem ser encaminhadas às regiões mais atingidas. O número de municípios com decreto emergencial em razão da seca em Pernambuco é de 38. Destes, 27 estão no sertão e 11 no agreste do Estado.
O coordenador da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado), major Ivan Ramos, disse que em algumas regiões não chove há mais de sete meses, mas que se trata de uma situação típica no semi-árido. Na Paraíba, 41 municípios, estão em situação de emergência. Em Alagoas o número chega a 17, e em Sergipe, oito.
O Ministério da Integração Nacional liberou, anteontem, R$ 15 milhões para a Operação Pipa. O valor é destinado à continuidade do programa de distribuição de água por intermédio de carros-pipa em municípios atingidos pela seca. Com a verba, 250 municípios nos Estados da BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE, TO e MG serão atendidos. Neste ano o o governo federal reconheceu 364 decretos de situação de emergência em razão da seca."

(Folha Online)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ GUERRA ENTRE GANGUES DO CONJUNTO SÃO MIGUEL

"O Ministério Público do Estado do Ceará, através da procuradora-geral de Justiça Socorro França, e do secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Antônio Iran Coelho Sírio, realizará nesta quinta-feira, às 8h30min, uma audiência pública com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, e demais representantes dos órgãos de segurança pública. O encontro tem por finalidade debater e buscar uma solução definitiva para o conflito social e a violência urbana em Fortaleza, notadamente no Conjunto São Miguel. A audiência será realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio.
De acordo com o promotor de Justiça, Iran Coelho Sírio, serão postas em discussão propostas para a implantação de políticas públicas sociais e não apenas a iniciativa da repressão ao tráfico de drogas, apesar deste ser um dos principais causadores de vítimas, sendo a maioria delas jovens. “O Estado precisa ocupar os espaços públicos e instalar equipamentos que melhorem a qualidade de vida daquela comunidade”, ressaltou o promotor, ao sugerir a construção de creches, escolas, postos de saúde e atividades esportivas e culturais de inclusão social.
Até o mês de setembro deste ano, notícias dos jornais davam conta de que já havia 17 homicídios de jovens naquele bairro em razão da chamada “guerra entre traficantes” a qual vem sendo travada, há meses, na comunidade do Conjunto São Miguel, em Messejana."

(Site do MPE)

EM SESSÃO PELOS 20 ANOS DA CONSTITUIÇÃO, COBRANÇAS POR REFORMAS

"Em sessão solene com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Congresso Nacional comemorou, nesta quarta-feira (5), a passagem dos 20 anos de promulgação da Constituição, ocorrida no dia 5 de outubro de 1988. Na presidência da sessão, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, defendeu em seu pronunciamento a aprovação de reformas como a política e a do Judiciário.
A homenagem aos 20 anos da Carta constitucional contou a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas. Garibaldi teve a seu lado, na Mesa, além de Lula, o vice-presidente da República, José Alencar; os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes; e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; além do 2º vice-presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira, e do 1º secretário daquela Casa, Osmar Serraglio.
Ao falar logo depois de Lula, Garibaldi Alves defendeu ainda mudanças no instituto das medidas provisórias e dirigiu-se ao presidente do Supremo, Gilmar Mendes, para lamentar que essa Corte, às vezes, age como se tivesse a função de legislar. O presidente da República, em seu pronunciamento, afirmou que a Constituição não é perfeita porque os homens e os políticos não são perfeitos."

(Agência Senado)

DETALHE - O deputado federal Mauro Benevides (PMDB), que foi vice-presidente da Assembléai Nacional Constituinte, ganhou mimos de Lula durante o ato. Também esteve nesse evento o ex-deputado federal Antônio dos Santos, que representou na série de homenagens feitas aos constituintes, o sogro falecido, Hildo Furtado Leite.

CAIXA LUCRA R$ 722 MILHÕES NO TERCEIRO TRIMESTRE DO ANO

"A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido de R$ 722,5 milhões no terceiro trimestre do ano (julho a setembro), com redução de 56,73% em comparação ao trimestre anterior (abril a junho), mas no acumulado do ano a instituição contabiliza lucro de R$ 3,265 bilhões, o que equivale a expansão de 90% sobre o resultado de igual período do ano anterior.
Os números foram divulgados hoje (5) pela presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho. Segundo ela, “o bom desempenho foi influenciado pelo crescimento das operações de crédito e pelo maior controle das despesas administrativas”. Maria Fernanda disse que o saldo das operações de crédito cresceu 33% no ano, com receita de R$ 7,8 bilhões, enquanto as despesas cresceram apenas R$ 94 milhões sobre igual período de 2007.
Do lucro líquido acumulado, a Caixa transferiu R$ 1,5 bilhão para a União, de acordo com o vice-presidente de Finanças, Márcio Percival. Somado aos R$ 2,9 bilhões de repasses das loterias, tributos e encargos recolhidos, a Caixa destinou ao Tesouro Nacional R$ 4,4 bilhões no ano.
Os ativos totais da Caixa registraram saldo de R$ 276,1 bilhões, com evolução de 15,3% na comparação de igual período entre 2008 e 2007, enquanto o patrimônio líquido atingiu R$ 12,2 bilhões, com crescimento de 16,8%, e os ativos administrados pela instituição totalizaram R$ 609,9 bilhões, acrescentou o vice-presidente de Controle e Risco, Marcos Vasconcelos.
As maiores somas dos ativos administrados se referem a R$ 212,2 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 70,2 bilhões em fundos de investimento. Vasconcelos também destacou os saldos de R$ 157,4 bilhões em depósitos (+19,6%) e de R$ 88,5 bilhões em cadernetas de poupança (+24,2%)."

(Agência Brasil)

TUDO PRONTO PARA O NATAL DE LUZ DE FORTALEZA


Pio Rodrigues e o programa da festa.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza vai reunir a imprensa no próximo dia 14, durante café da manhã, para apresentar todo o programa do Natal de Luz 2008. Entre os destaques, a disribuição de 150 mil mudas de árvores típicas do Estado, coral infantil no Centro, chegada do Papai Noel e uma série de eventos paralelos.


À frente do programa, Pio Rodrigues, diretor da CDL, que promete muitas surpresas. Ele, no entanto, diz que só revela quando do encontro com a imprensa no qual estará também o presidente da entidade, Honório Pinheiro.


(Foto - Paulo Moska)

CADEIA PÚBLICA DE MARACANAÚ REGISTRA PRINCÍPIO DE MOTIM

Um princípio de motim foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira na cadeia pública de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). Cerca de 80 presos mantiveram como reféns 29 familiares que ali foram para a visita semanal. A revolta se deu durante a saída dos visitantes. Eles protestaram contra o péssimo tratamento dispensando pela equipe de vistoria a seus familiares, exigiram melhor alimentação e também reivindicaram a presença de mais defensores públicos para verificar processos.
O diretor da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), Bento Laurindo, esteve no local e conversou com os líderes do movimento. Ele prometeu entrar em contato com a Defensoria Pública Geral do Estado nesta quinta-feira para ver como reforçar o quadro de defensores. Garantiu ainda que a qualidade da alimentação será conferida e que vai conversar com os agentes para averiguar se há desrespeito para com familiares.
Não houve confronto policial e os presos não estavam armados. Tudo durou cerca de duas horas.
O fato ocorreu no mesmo dia em que o 15º detento foi assassinado no Instituto Penal Paulo Sarasate ,em Aquiraz, conforme post divulgado neste Blog.

LULA MANDA FAX PARABENIZANDO OBAMA

O presidente Lula enviou nesta quarta-feira um fax felicitando o democrata Barack Obama por sua vitória nas eleições à Presidência dos Estados Unidos. No texto, Lula elogia o democrata e diz que a eleição de Obama marcará um novo momento nas relações entre Brasil e Estados Unidos.
Leia a íntegra do texto:

"Em nome do povo brasileiro e no meu próprio, felicito-o por sua eleição para presidente dos Estados Unidos da América. Sua vitória representa um momento de superação histórica para os Estados Unidos, que provam mais uma vez a capacidade transformadora de sua democracia e de sua sociedade. Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo. Sua escolha pelo povo norte-americano se dá em momento particularmente favorável das relações Brasil - Estados Unidos. Ocorre, também, em conjuntura de desafios complexos para a ordem internacional intensificados pela gravidade da crise financeira que afeta diretamente milhões de pessoas em todo o mundo. Estou certo de que, sob a liderança de Vossa Excelência, os Estados Unidos responderão a esses desafios inspirados pela ’intensa urgência do agora’ demandada por Martin Luther King. Estou seguro, ademais, de que os Estados Unidos e o Brasil continuarão a melhorar nosso excelente relacionamento, que é guiado por respeito mútuo, por laços históricos e por valores e objetivos comuns.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil."

BRUNO E LOPES LAMENTAM POSTURA DE CID GOMES QUE QUESTIONA O PISO DOS PROFESSORES

O deputado estadual Artur Bruno (PT) avisou que a direção estadual do PT vai se reunir na próxima segunda-feira para discutir a questão do piso nacional de R$ 950,00 para os professores. Devem participar as bancadas estadual e federal do partido e representantes de entidades de classe. Bruno, que tem defendido o piso dos professores, criticou, na semana passada o Governo do Estado do Ceará que, em conjunto com mais cinco estados, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), questionando a lei que do piso. O líder do Governo, Nelson Martins (PT), negou que possa haver algum desentimento da administração estadual com os petistas, pois garantiu que Cid Gomes (PSB) não é contra o piso dos professores, mas questiona a parte que dedica um terço da carga horária dos professores a trabalhos fora de classe.

(Blog de Política do O POVO)

DETALHE - Quem também está contra esse questionamento do governador é o deputado federal Chico Lopes (PCdoB). Para ele, uma luta histórica da categoria que não pode ser atropelada dessa forma por nenhuma autoridade. Se o problema for dinheiro, Lopes tem solução: trabalhar pela criação de um fundo que garnte aos Estados bancar esse benfício.

REITOR ACERTA INSTALAÇÃO DE NOVOS CURSOS EM SOBRAL EM ÁREA DE FÁBRICA TOMBADA

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, encontra-se na Zona Norte do Estado. Ali, até sexta-feira, ele participa de encontro com professores e servidores do Campus de Sobral.
Jesualdo trata principalmente da implantação de seis novos cursos que a Instituição oferecerá a partir de 2009 naquela unidade. Os cursos funcionarão em terreno próximo à fábrica de algodão tombada pelo Iphan.

DETALHE - O reitor não encontrou nenhum tipo de problema em se tratando de questionamento por integrar os cursos a um espaço tombado.

FIDEL ELOGIA BARACK OBAMA


"O líder cubano Fidel Castro, elogia, em nota divulgada nesta quarta-feira do seu leito em hospital de Havana, o presidente eleito dos EUA. "Obama é considerado o melhor orador político dos Estados Unidos nas últimas décadas. Seu compatriota Toni Morrison, Prêmio Nobel de Literatura em 1993, [...] o classifica como o futuro presidente e poeta da nação", disse o ex-presidente..."
Ele diz que Obama tem idéias bem articuladas e não vacila ao afirmar que a população republicana ou democrata acima de tudo é americana. Cidadãos, que segundo Obama, são os mais produtivos do mundo.
O líder Cubano afirma ainda que o democrata é corajoso, que já correu e ainda correrá riscos, em um país onde um extremista tem permissão de comprar uma arma sofisticada em qualquer esquina, como acontecia na primeira metade do século XVIII na costa oeste do território.
Ao final da nota, Fidel afirma que as preocupações com os problemas do mundo não "ocupam um lugar importante na mente de John McCain que, como piloto de guerra, descarregou toneladas de bombas sobre a cidade de Hanói, no Vietnã, sem qualquer peso na consciência".

(Este Blog com agências internacionais)

HOMENS SE PASSAM POR PACIENTE E TENTAM ASSALTAR POSTO DO BB EM HOSPITAL

Uma tentativa de assalto ao posto de atendimento do Banco do Brasil, que funciona nas dependências do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, em Fortaleza, foi registrada no fim da manhã desta quarta-feira. O fato ocorreu quando os vigilantes abasteciam o posto. Eles foram abordados por três individuos armados que se passavam por pacientes. Houve troca de tiros e na fuga um dos indivíduos foi baleado. O veículo usado acabou abandonado no bairro Granja Portugal. Equipes da Polícia e o helicoptero do Ciopaer fizeram cerco na área do município de Caucaia para onde o grupo emprendeu fuga . Havia informações de que o grupo era formado por cinco homens, pois dois estariam dando cobertura à ação. Três deles foram presos: Tarcisio William de Andrade, Francisco Cristiano Lima e José Valter da Rocha. A Delegacia de Roubos e Furtos abriu inquérito.

VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA JÁ RECEBEU LISTA DA PARENTADA


O secretário-geral da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Ceará, Gony Arruda (PSDB) , deu entrevista coletiva nesta manhã de quarta-feira. Na ocasião, ele informou ja ter recebido quase todas as informações acerca de possíveis casos de nepotismo no Poder. Os dados estão sendo repassados a pedido da presidência da Casa e atendendo a uma determinação do Supremo Tribunal Federal, pelos diretores e coordenadores dos organismos do legislativo estadual e pelos gabinetes dos parlamentares.
Gony informou que, de posse dos dados integralmente, a mesa diretora da Assembléia Legislativa fará reunião na próxima semana para avaliar todo o material e adotar as providências devidas. "Nós queremos avalair tudo e tomar providências com a participação do presidente Domingos Filho (PMDB). Ele está ausente do Ceará no momento, pois participa de encontro de presidentes de legislativos estaduais em Belém (PA). No retorno dele, apreciaremos tudo", acentuou Gony.
Ele não quis confirmar se há muitos casos de nepotismo, reiterando que tudo será apreciado pelo conjunto dos membros da mesa diretora.

PRESIDENTE LULA CONSIDERA EXTRAORDINÁRIA A VITÓRIA DE OBAMA

"O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira esperar que a vitória de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos fortaleça as relações do país norte-americano com a América Latina, com a América do Sul, com o Brasil e a África. Lula também considerou o resultado um "feito extraordinário na história dos Estados Unidos". "Obama é uma pessoa que tem demonstrado competência política. Espero que ele tenha uma relação mais forte com a América Latina, com a América do Sul, com o Brasil e com a África", avaliou. "Espero também que tenha a possibilidade de fazer finalmente um acordo de paz no Oriente Médio", acrescentou Lula.O presidente brasileiro também acredita que a vitória do democrata poderá favorecer o desbloqueio das relações comerciais dos EUA com Cuba. "Não existe nenhuma explicação na história da humanidade para que este bloqueio continue acontecendo", destacou.Lula afirmou ainda que o resultado das eleições de ontem representa, sobretudo, o reconhecimento do significado da democracia. "Quem duvidava que um negro poderia ser eleito presidente agora sabe que pode porque isso acontece em um regime democrático e permite que a sociedade se manifeste", disse."

(Agência Brasil)

VAI PASSANDO O CARRINHO DO PÃO!


Fortaleza, que está entre as cinco maiores capitais do País, é daquelas que guarda alguns contrastes até curiosos. Além do povo, que é hospitaleiro, gente criativa para negócios.
Eis aí o famoso "Carrinho do Pão", que circula por vários bairros vendendo pão de todo tipo e pra todos os gostos no precinho conduzindo numa Belina a la padaria móvel.
A clientela, que é fiel, garante assim o pão nosso de cada dia desse criativo empreendedor.
(Foto - Paulo Moska)

LULA RECLAMA: IMPRENSA SÓ DESTACA COISA RUIM

"Durante a inauguração da segunda casa de força da usina hidrelétrica da Tucuruí, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação da imprensa que, em sua opinião, destacam as coisas ruins em detrimento das boas. “Ou será que a nossa cabeça está condicionada a pensar que o bom é obrigação fazer e só o mal tem que mostrar”, afirmou.
Como exemplo, citou sua primeira visita à usina, em 2004. Na ocasião, Lula comeu um bombom de cupuaçu e jogou o papel entre a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e o então governador do Pará, Simão Jatene. No dia seguinte, os jornais destacaram o papel jogado no chão.
“Não teria importância em lugar nenhum do mundo, mas no Brasil o preconceito estava demonstrado naquele papel de bala. Porque se quisessem mostrar uma coisa dessas, era só mostrar o que muitos governantes faziam muito mais sujo que um papel de bala e que não era mostrado em nenhum momento”.
Em declarações anteriores, Lula destacou a importância da imprensa, afirmando que sem ela não teria chegado à Presidência. Entretanto, constantemente critica “excessos” e “inverdades”.

(Site Comunique-se)

MAIS UM DETENTO É ASSASSINADO NO IPPS


Mais um preso é encontrado morto no Instituto Penal Paulo Sarasate, situado em Aquiraz (RegiãoMetropolitana de Fortaleza. Dessa vez foi Raimundo Nonato de Castro. O corpo foi encontrado no Pavilhão 7 do IPPS por volta de 1h30min da madrugada desta quarta-feira. Segundo primeiros levantamentos, o detento teria sido assassinado com pelo menos 30 perfurações feitas com cossoco (faca artesanal).
A Delegacia Regional de Aquiraz abriu inquérito para apurar o caso.
Segundo estatísticas, esse seria o 15º preso assassinado nesse presídio.

TRONO DO JUDICIÁRIO CEARENSE SOB DISPUTA

X

"A escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará será no dia 18 de dezembro e tem dois candidatos na disputa. Os desembargadores Rômulo Moreira de Deus, atual diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, e Ernani Barreira concorrem à sucessão do desembargador Fernando Ximenes."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

FILHA DE MARTIN LUTHER KING COMEMORA VITÓRIA DE BARACK OBAMA

Bernice King, a filha do líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos Martin Luther King Jr. (1929-1968), celebrou nesta quarta-feira a eleição de Barack Obama como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e afirmou que seu pai "estaria orgulhoso".
O líder ativista dos direitos civis dos EUA Luther King foi baleado e morto na varanda do segundo andar do motel Lorraine, em Memphis, no Tennessee, quando tinha 39 anos.
"Eu sei que meu pai estaria orgulhoso dos Estados Unidos por isto", disse Bernice King em entrevista a rede de TV americana CNN, pouco depois do anúncio da vitória do democrata Barack Obama.
"Isto significa que o trabalho pelo qual meu pai e minha mãe se sacrificaram não foi em vão. (...) Fiquei muito nervosa esta noite e chorei à espera do anúncio", afirmou de Atlanta, Geórgia, a filha do mártir da luta pelos direitos civis, assassinado há 40 anos."


(Folha Online)

OBAMA PROMETE MUDANÇAS


"Em frente a uma multidão em Chicago, o presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a evocar o espírito de mudança, tão presente na sua campanha. "A mudança está chegando aos Estados Unidos", bradou.Trazendo uma mensagem cheia de esperança, porém sem nenhuma idéia concreta do que realmente irá fazer na Casa Branca, Obama disse que "os Estados Unidos são o lugar onde tudo é possível". Milhares de pessoas se reúnem para ouvir o 1º discurso de Obama como presidente eleito"O sonho permanece vivo. Hoje é o dia da resposta para as suas dúvidas. Vocês colocaram as mãos no arco da história e escolheram a esperança de um novo dia", declarou. Obama elogiou os membros de sua campanha e afirmou ter feito "a melhor campanha da história com a melhor equipe". O presidente eleito também agradeceu sua família, seu companheiro de chapa, Joe Biden, e todos aqueles que votaram e o apoiaram. Emocionado, Obama lembrou sua avó, que morreu um dia antes de sua vitória nas urnas. "Ela está olhando por nós".
O democrata também elogiou o patriotismo e a luta de seu adversário, o republicano John McCain, e prometeu que irão trabalhar juntos pelo bem do país. A crise não foi esquecida no discurso da vitória. Obama disse que Wall Street não pode ser bem sucedida quando as outras ruas (streets, em inglês) estiverem mal. Os "inimigos" dos EUA também foram citados pelo presidente. "Aqueles que querem derrubar o mundo, nós vamos derrubar vocês", ameaçou.Sob gritos de "yes, we can" (sim, podemos - o slogan da campanha), Obama falou que não sabe se conseguirá fazer todo o necessário em um ano ou um mandato, mas prometeu fazer tudo o que for preciso.Outra promessa feita foi a de reunificar os Estados Unidos, divididos, segundo Obama, por questões de partido, cor, raça, gênero, entre outras. "Vou usar a humildade e determinação para curar as divisões que seguram o progresso. Como Lincoln disse para uma nação ainda mais dividida: não somos inimigos, mas amigos" No fim, talvez traçando um paralelo com Joe, o encanador, personagem usado exaustivamente pela campanha republicana com uma representação do americano comum, Obama lembrou a história de Ann Nixon Cooper, 106 anos. Essa senhora negra votou em Atlanta pelo candidato democrata. "Ela veio de uma geração depois da escravidão. Ela não podia votar por ser mulher e pela cor de sua pele. Penso em tudo o que ela viu nesse país e vejo que sim, nós podemos. Ela sabe como os EUA podem mudar."


(Folha Online)

LUIZIANNE PROMETE FAZER UM GOVERNO DE ESQUERDA E ADMITE POUCA MUDANÇA NA EQUIPE


"Tendo ao lado uma lata de Coca-Cola Zero e um copo com gelo, a prefeita Luizianne Lins (PT) assinava os primeiros documentos do dia. A secretária indicava qual a linha que ela deveria assinar. "Tira uma cópia", pediu a prefeita, ainda com cabelos molhados, por volta das 11h30min de ontem. Era o primeiro dia de trabalho depois que ela se concedeu folga após a campanha municipal da qual saiu vitoriosa no 1º turno. Com aparência de quem estava descansada, Luizianne concedeu entrevista exclusiva ao O POVO. Mostrou uma televisão instalada na parede, em frente a uma mesa de reunião, o que ela chamou de "sala de situação". O sistema vai permitir Luizianne acompanhar em tempo real a execução dos programas da Prefeitura.

O POVO - Há uma grande expectativa sobre quando a senhora vai começar a discutir o secretariado. A senhora estava falando do histórico político da cidade, que era comandada pelo PMDB e que agora é aliado. Qual o espaço que o PMDB deve ter dentro desse novo secretariado?
Luizianne Lins - Não pretendo discutir a formação do secretariado a partir da soma partidária que nos favoreceu eleitoralmente. Claro que as pessoas que colaboraram, que ajudaram... Vamos ter de ter a capacidade para saber quais os melhores quadros para governar Fortaleza, do jeito que fizemos no governo passado. Este é um governo de esquerda. É só apontar qual é o meu secretário que é de direita. Qual o meu secretário que é de direita ou que foi de direta durante todo o governo? Quem? Na verdade, pretendo continuar com um governo de esquerda, aprofundando as questões políticas de esquerda na cidade. Existem nomes no PMDB que são extremamente sérios.

OP - E que a senhora considera que sejam de esquerda?

Luizianne - Não, mas que não vão mudar o rumo do governo.

OP - Mesmo não sendo de esquerda?

Luizianne - Ele pode conduzir uma política de esquerda. Eu posso dizer para você, por exemplo, João Melo. João Melo foi um secretário da época do Juraci (Magalhães, ex-prefeito de Fortaleza pelo PMDB) que se destacou em relação a todos. Extremamente correto, sério. O próprio (Antônio) Cambraia (PMDB), que foi prefeito de Fortaleza. Na época, não me lembro de ter nada que desabonasse a conduta do Cambraia. Eu me lembro que eu era funcionária pública (servidora da Emlurb) e era um prefeito que foi querido. Existem nomes com que podemos contar. Quem está apostando, como vi artigos e ouvi gente, que esse vai ser um governo picotado... Como ouvi um suposto cientista político avaliando que o governo vai ser de centro-direita, achei aquilo um absurdo, achei uma miopia política, uma falta de visão. As pessoas parecem que estão vendo a menos de cinco metros de si mesmas. Quem está apostando que não será um governo de esquerda, será não só um governo de esquerda como vai aprofundar todas as teses políticas dentro das condições materiais da esquerda. O que não conseguimos fazer no primeiro governo, porque era coisa demais para organizar e nem todo mundo segura a onda... Tem gente que não segura a onda porque quer dar conta da realidade material, faz política querendo governar a Lua. Tem gente que faz a campanha eleitoral para tentar administrar a Lua, prefeito da Lua. O (Karl) Marx dizia que a gente não muda as coisas de acordo com a nossa vontade, o nosso desejo. Até porque as coisas não são do jeito que a gente quer. Marx dizia que a mudança social tem de levar em conta os fatores sociais e históricos e materiais do mundo que a gente vive e do momento que a gente está. O que eu posso lhe assegurar é que vou passar esses dois últimos meses debruçada sobre cada secretaria, sobre todos os avanços de cada secretaria, sobre a dinâmica, como foi o relacionamento dos secretários com as equipes. No primeiro governo, a minha tarefa foi muito correr atrás de dinheiro para a cidade que estava quebrada, buscar financiamento internacional pra os grandes projetos que estão em curso. Isso foi a minha tarefa no primeiro governo, era fazer tarefa de articulação política e conseguir dinheiro para o governo. Nesse segundo governo vou privilegiar a gestão. Vou acompanhar de perto pari passu o trabalho de cada secretaria. Agora a gente tem as condições materiais para que a gente realize, execute as grandes obras. Vou fazer parte mais institucionalmente da cidade, conversar com os setores, com os empresários, que eu não me detive muito porque não tinha tempo, não tinha condições. Não podia conversar demais e um monte de coisas para fazer. Fui dez anos parlamentar, mas tem nada parecido e que chegue nem perto do Executivo.

OP - Nessa primeira gestão, havia várias críticas de que a máquina não andava. Aliados chegaram a chamar secretários de inaptos. Na primeira entrevista após eleita, a senhora disse que agora "zera tudo", que esperava que os atuais secretários colocassem seus cargos à disposição para que pudesse fazer à vontade as mudanças necessárias. A senhora já tem hoje as pastas que a senhora pretende fazer mudanças?

Luizianne - A primeira coisa que quero fazer é uma correção. Vi artigos de jornalistas históricas na cidade, pessoas com larga experiência, mas com análise superficial, o que para mim foi decepcionante. Quando se disse naquele momento que zera tudo, era querendo dizer que era natural que, terminado um governo - as pessoas entendam, não quero ter nenhum tipo de constrangimento, foi apenas uma sinalização -, que todos os cargos estão sujeitos a serem mudados porque estamos entrando em uma nova fase. Não quer dizer que vamos mudar todos os secretários, nada disso. Diante das perguntas sistemáticas: "Quem é que vai?", "quem é que volta?", "vai tirar gente?" Quando eu disse: "Zera tudo a partir de dezembro" é porque é uma nova fase do governo. É o mesmo governo, mas é uma nova fase.

OP - Hoje a senhora não tem essa lista ainda de onde deve haver mudanças?

Luizianne - Não, porque não acho que a máquina foi inapta, não acho que os secretários foram incompetentes. Tanto não acho que fomos reeleitos no 1º turno. Acho que povo viu isso e compreendeu. Isso não pode ser um governo tão desastrado como alguns setores ficam querendo insinuar. É um governo que teve uma pauta social forte, mas não foi um governo que não deu resposta. Deu respostas sim nos setores em que resolvemos dar respostas. Isso aqui, olha ali (mostra uma televisão instalada na parede, em frente a uma grande mesa de reunião), vai ser instalada uma sala de situação. Vou controlar todas as secretarias, ali vai entrar tudo, programa por programa e o que foi executado. Estamos preparando esse monitoramento. É ali na minha mesinha para eu ver tudo, para ver o resultados. Isso é o que eu vou fazer.

(Jornal O POVO)

BUSH PARABENIZA OBAMA PELA VITÓRIA


"O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta quarta-feira para aquele que será seu substituto a partir de janeiro, o democrata Barack Obama, a quem parabenizou por sua vitória nas eleições desta terça-feira, informou a Casa Branca.
Até o momento, Obama tem 333 votos no colégio eleitoral, correspondentes a 23 estados. Já o seu adversário republicano, John McCain, saiu-se vitorioso em 18 estados, o que lhe garante até agora 146 votos no colégio eleitoral.
O já presidente eleito obteve, segundo cálculos e projeções de emissoras de TV, 51% de votos populares, contra 48% de seu rival. Nenhum democrata chegava à Casa Branca com número superior a 50% desde o mandato de Jimmy Carter (1977-1981).
Segundo explicou a porta-voz presidencial, Dana Perino, Bush convidou Obama a visitar a Casa Branca com sua família muito em breve. "O senhor está a ponto de embarcar em uma das grandes viagens dessa vida. Parabéns e aproveite", recomendou o já presidente em fim de mandato ao seu sucessor.
Pouco antes, o candidato republicano, John McCain, também tinha ligado para Obama para reconhecer a derrota no pleito e felicitá-lo."


(Portal Terra)