sábado, 30 de agosto de 2008

PREÇO DO JANTAR-ADESÃO PRÓ-LUIZIANNE CAUSOU INDIGESTÃO EM MUITOS MILITANTES


Luizianne fala para convidados do jantar-adesão.

Militantes petistas continuam reclamando do preço salgadíssimo cobrado por um prato no jantar-adesão de sexta-feira à noite, num dos setores do La Maison Dunas, em favor da campanha pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins.
Não lotou como a organização esperava, pois o convite custava R$ 500,00.
Por que tão caro? Pra ajudar a campanha, que estaria passando por alguns apertos financeiros, segundo um petista do alto clero informou para este Blog.
Pois é, o padrão da campanha de Luizianne não lembra nem de pertinho aquela candidata que arrecadava alguma coisa através das surradas rifas.

(Foto - Rubens Venâncio)

ABIN VAI ABRIR SINDICÂNCIA PARA APURAR FESTIVAL DE GRAMPOS DENUNCIADO PELA VEJA

A Agência Brasileira de Informação (Abin) divulgou, neste sábado, nota para a imprensa informando que vai abrir sindicância para apurar denúncia feita pela revista Veja sobre festival de grampos em telefones de autoridades de todo tipo e poder. Nem o presidente do STF, Gilmar Mendes, escapou. Eis a nota:

NOTA Á IMPRENSA

Em face de matéria veiculada pela Revista Veja, Edição nº 2076, a Direção Geral da Agência Brasileira de Inteligência informa que tomará as seguintes providências:

1. determinar à Corregedoria-Geral do órgão a abertura de sindicância destinada a apurar o possível envolvimento de servidores da Agência nos fatos noticiados;

2. enviar ofício ao Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República solicitando o acionamento da Procuradoria-Geral da República e do Ministério da Justiça, com vistas à adoção das medidas
investigatórias cabíveis para o esclarecimento dos fatos em toda sua extensão.

A direção-geral da Abin reitera a confiança no corpo funcional da instituição e espera que os fatos apresentados na reportagem sejam definitivamente esclarecidos."

Assessoria de Comunicaçao Social."


DETALHE - Como é que fica o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, que, recentemente, na CPI dos Grampos, disse que o órgão não bisbilhotava ninguém.

LULA PARTICIPA DE CARREATA PRÓ-MARTA


Pela primeira vez Lula em ato de campanha nestas eleições.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou por volta das 12 horas deste sábado uma carreata em carro aberto pelas ruas de São Miguel Paulista (zona leste) com a candidata petista à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. O roteiro passa pela rua São Gonçalo dos Rios das Pedras, em São Miguel (zona leste) e termina na estação de trem Jardim Helena, onde haverá um comício. Essa é primeira participação direta do presidente na campanha eleitoral paulistana e faz parte da estratégia petista de colar a imagem de Lula à da candidata petista para atrair votos para a candidatura de Marta, ancorada na boa avaliação do governo federal. A carreata começou com bastante atraso, já que Lula chegou 1h40 após o horário marcado.
Além de Marta Suplicy, também acompanha o presidente o candidato a vice na coligação que apóia a petista, Aldo Rebelo (PC do B). O carro, cercado de militantes, é escoltado por seguranças que fazem cordão de isolamento em volta. Logo atrás, acompanham o cortejo em outro carro aberto o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina e os senadores petistas Aloisio Mercadante e Eduardo Suplicy."


(Folha Online)

AVIÃO DO CANTOR WALDONYS CAI NA BARRA DO CAUÍPE. ELE ESCAPA SEM PROBLEMAS

O cantor Waldonys passou por um enorme susto nesta tarde de sábado. Como faz sempre que pode nos fins de semana, quando está de folga, resolveu sobrevoar a Região Metropolitana em seu monomotor. Na altura de Caucaia, a aeronave apresentou problemas. Waldonys, que tem como hobby pilotar, manobrou e conseguiu aliviar o impacto na área da Barra do Cauípe. Houve apenas danos com a aeronave, segundo informações do Centro Intgrado e Operações Policiais (Ciops). O artista saiu com hematomas numa das mãos.

(ATUALIZAÇÃO - 18h42min, com TV Verdes Mares)- "Foi uma situação muito crítica, muito delicada mas, graças a Deus, deu tudo certo", afirmou Waldonys, no fim desta tarde, em casa, após ter se submetido a exames de rotina após escapar de acidente com o monomotor. Ele disse que a aeronave registrou problemas logo aos 15 minutos de vôo. "Foi então que eu iniciei os procedimentos de emergência. Desviei das barracas e vi que a Barra do Cauipe era o único local pra jogar a aeronave", disse, mostrando a mão esquerda com curativo.

SECRETÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO PT DEFENDE LUIZIANNE CONTRA FARPAS DE CIRO


Diassis Martins e Luizianne Lins.

Este Blog recbeu, neste sábado, carta do secretário de Direitos Humanos do PT no Ceará, advogado Diassis Martins, repudiando críticas de Ciro Gomes contra a gestão Luizianne Lins. Aliás, tirando o ex-presidente do Imparh, Acrísio Sena, o advogado Diassis Martins é um dos poucos petistas que têm coragem de meter a cara e defender a prefeita. Confira:

Caro Eliomar,

O Ciro Gomes é reconhecidamente um homem muito inteligente, mas às vezes a emoção toma conta de seu raciocínio e ele perde o equilíbrio, atacando de forma grosseira e injusta a administração da prefeita Luizianne, como aconteceu na entrevista da TV Jangadeiro há alguns meses. Naquela ocasião, ele chegou a dizer que Fortaleza é um "puteiro a céu aberto" e agora classificando a gestão Luizianne de "fuleiragem".
Ora, meu caro Eliomar, não se pode desclassificar uma administração que implantou o orçamento participativo democratizando a realização das obras, que entregou 700 novas salas de aula, que propiciou passe-livre nos ônibus para 2.500 pessoas com deficiência, que mantém 96 creches em funcionamento com 5 refeições diárias, que reformou 83 dos 89 postos de saúde, que incorporou 750 novos ônibus na frota sem aumentar a passagem, que beneficiou mais de 50 mil pessoas com projetos de habitação e que são reconhecidos em Fortaleza e até em Brasília pela forma como são conduzidos pela Habitafor.
O Ciro, como foi dito acima, quando se emociona, acaba se desequilibrando emocionalmente e vira um guia atrevido e um cego que não quer ver. Mas ainda temos a certeza de que ele se reencontrará conosco muito em breve.

Diassis Martins
Secretário de Direitos Humanos do PT-CE.

PATRÍCIA LAMENTA: OBRAS DE LUIZIANNE, SÓ NA TELEVISÃO


Patrícia ontem à noite durante comício do Parque Santo Amaro.

A candidta do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, participou na manhã deste sábado, na praça do Conjunto Palmeiras, do Fórum da Juventude, que contou com a presença do presidente nacional da Juventude do PDT, o gaúcho Luizinho Martins. A candidata pedetista ouviu queixas de abandono do segmento, por parte do poder público, como ainda sobre a falta de perspectiva de futuro, diante da má qualidade do ensino público e do descaso para com a capacitação profissional de jovens. Em seguida, Patrícia participou de evento na Praça do Ferreira, onde recebeu das mãos de Luizinho Martins um documento com as principais diretrizes do partido para a política da juventude.
“Fortaleza possui 730 mil jovens. Quase a metade está desmotivada para conseguir emprego, diante de uma política atrasada que culpa o próprio jovem pela acomodação e violência social. Desde que fui primeira-dama de Fortaleza que luto pela juventude. Quero apresentar o melhor projeto para a juventude, que quer apenas uma cidade que entenda e que enxergue o jovem”, comentou Patrícia, em um palanque improvisado.
A candidata também chamou atenção para as obras que só existe na televisão. “É mentira quando a prefeita diz que tem um hospital (da Mulher), mostra até imagens sem esclarecer à população que aquilo é somente uma simulação. Eu mesmo fui conferir e só há terra. Eleição é algo que acontece de 2 em 2 anos, mas a palavra e a dignidade devem ser para sempre. A prefeita plantou uma semente no coração das pessoas, quando candidata em 2004. Eu mesmo cuidei dessa semente em meu coração quando a apoiei. Mas o discurso de rompimento com o antigo modelo virou um modelo de curral, um governo de mentiras e atraso. Cargos são negociados em troca de acomodação de partidos políticos. Há perseguição e censura. Profissionais da saúde são perseguidos pela prefeita. Sou proibida de contar a minha história. Mas o povo não esquece o que já fiz por Fortaleza, como primeira-dama e vereadora," desabafou a postulkante.

(Foto - André Lima)

CANTOR PUNK ANTI-REGIME ESCAPA DA CADEIA EM CUBA

"O cantor Gorki Águila, 39, da banda de punk-rock cubana Pornô para Ricardo, foi absolvido ontem da acusação de "periculosidade social pré-delitiva" e acabou multado por "desordem pública". Preso na segunda-feira, ele poderia ter sido condenado a quatro anos de prisão, mas saiu do tribunal após pagar 600 pesos cubanos (US$ 28) por tocar em alto volume durante um ensaio, segundo relatou seu pai. As músicas da banda criticam o governo, inclusive Fidel e Raúl Castro. Os CDs do grupo são proibidos na ilha, mas circulam clandestinamente. "Estou orgulhoso das pessoas que me apoiaram, e sinto ainda mais ódio desta tirania", disse Gorki."


(Reuters)

VOZ FRAUDADA DE LULA PODE LEVAR O PPS A EXPULSAR O CANDIDATO ROMEU ALDIGUERI

A direção nacional do PPS quer expulsar o candidato a prefeito de Granja, Romeu Aldigueri, que usou humorista imitando Lula para conseguir votos. Romeu Aldigueri foi convocado pela cúpula partidária e esteve em Brasília na última quinta-feira, mas não tratou do caso. Eis a nota oficial do PPS:


A Comissão Executiva do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista vem a público prestar os necessários esclarecimentos sobre o lamentável fato divulgado pela mídia nacional, nesta semana, envolvendo um candidato do PPS na disputa da prefeitura de Granja, no interior do Ceará.
Ao sabermos que nosso filiado, Romeu Aldigheri, foi denunciado como responsável por uma montagem de propaganda eleitoral, na qual era utilizada a voz de uma pessoa que imitava o presidente Lula, manifestando-lhe seu apoio como se fosse o seu candidato.
Solicitou-se, de imediato, informações e providências a esse respeito da nossa Comissão Estadual Provisória no Ceará. Foi dado, então, um prazo de 48 horas, para que o candidato esclarecesse efetivamente o que ocorrera ou estaria ocorrendo, e apresentasse provas documentais de que estaria sendo vítima de uma ação desonesta dos seus adversários – como ele alegava aos dirigentes estaduais.
Diante da ausência de qualquer explicação por parte do referido candidato, dentro do prazo para esclarecimentos preliminares, a Executiva Nacional sente-se compelida a solicitar à Comissão de Ética Nacional que abra processo para esclarecer os fatos e estabelecer as medidas cabíveis para resguardar a disciplina partidária.
No entendimento dessa Executiva, se restar provado a veracidade dessas acusações, não haverá mais condição do Sr. Romeu Aldigheri permanecer entre nossos filiados, pois a tentativa de ludibriar os eleitores fere os mais elementares princípios que norteiam a atividade pública do Partido Popular Socialista.


Brasília 29 de agosto de 2008

Roberto Freire
Presidente Nacional

REVISTA VEJA DENUNCIA FESTIVAL DE GRAMPOS TELEFÔNICOS. TASSO JEREISSATI ENTRE OS ALVOS


Com uma reportagem intitulada "A Abin gravou o ministro", a revista Veja desnuda osubmundo dos grampos telefônicos que não pouparam quase ninguém. Do presidente do STF a um conjunto de parlamentares, entre os quais o senador cearense Tasso Jereissati. No epicentro dessa manobra, estaria Paulo Lacerda, o diretor da Agência Brasileria de Informação (Abin). Confira trecho da matéria:

"Há três semanas, VEJA publicou reportagem revelando que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, foi espionado por agentes a serviço da Agência Brasileira de Inteligência. O diretor da Abin, Paulo Lacerda, foi ao Congresso e negou com veemência a possibilidade de seus comandados estarem envolvidos em atividades clandestinas. Sabe-se, agora, que os arapongas federais não só bisbilhotaram o gabinete do ministro como grampearam todos os seus telefones no STF. VEJA teve acesso a um conjunto de informações e documentos que não deixam dúvida sobre a ação criminosa da agência. O principal deles é um diálogo telefônico de pouco mais de dois minutos entre o ministro Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), gravado no fim da tarde do dia 15 de julho passado. A conversa, reproduzida na página anterior, não tem nenhuma relevância temática, mas é a prova cabal de que espiões do governo, ao invadir a privacidade de um magistrado da mais alta corte de Justiça do país e, por conseqüência, a de um senador da República, não só estão afrontando a lei como promovem um perigoso desafio à democracia.

O diálogo entre o senador e o ministro foi repassado à revista por um servidor da própria Abin sob a condição de se manter anônimo. O relato do araponga é estarrecedor. Segundo ele, a escuta clandestina feita contra o ministro Gilmar Mendes, longe de ser uma ação isolada, é quase uma rotina em Brasília. Os alvos, como são chamadas as vítimas de espionagem no jargão dos arapongas, quase sempre ocupam postos importantes. Somente neste ano, de acordo com o funcionário, apenas em seu setor de trabalho já passaram interceptações telefônicas de conversas do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e de mais dois ministros que despacham no Palácio do Planalto – Dilma Rousseff, da Casa Civil, e José Múcio, das Relações Institucionais. No Congresso, a lista é ainda maior. Segundo o araponga, foram grampeados os telefones do presidente do Senado, Garibaldi Alves, do PMDB, e dos senadores Arthur Virgílio, Alvaro Dias e Tasso Jereissati, todos do PSDB, e também do petista Tião Viana. Esse último, conforme o araponga, foi alvo da interceptação mais recente, que teve o objetivo "de acompanhar como ele está articulando sua candidatura à presidência do Senado". No STF, além de Gilmar Mendes, o ministro Marco Aurélio Mello também teve os telefones grampeados.

As gravações ilegais feitas pela Abin servem de base para a elaboração de relatórios que têm o presidente da República como destinatário final. Isso não quer dizer que Lula necessariamente tenha conhecimento de que seus principais assessores estejam grampeados ou que avalize a operação. Os agentes produzem as informações a partir do que ouvem, mas sem identificar a origem. Por serem ilegais, depois de filtradas, as gravações são destruídas. A do ministro Gilmar Mendes foi preservada porque, ao contrário das demais, ela foi produzida durante uma parceria feita entre a Abin e a Polícia Federal na operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, no início de julho. Os investigadores desconfiavam de uma suposta influência do banqueiro no STF e decidiram vigiar o presidente da corte. Gilmar Mendes já havia sido informado de que alguns comentários que ele fez com assessores no interior do gabinete tinham chegado ao conhecimento de outras pessoas – uma evidência de que suas conversas estavam sendo ouvidas. Desconfiado, solicitou à segurança do tribunal que providenciasse uma varredura.
Os técnicos constataram a presença de sinais característicos de escutas ambientais, provavelmente de aparelhos instalados do lado de fora da corte. Não era só isso. O presidente do STF também tinha os telefonemas de seu gabinete gravados ininterruptamente. A Abin recebia e analisava, por dia, mais de duas dezenas de ligações do ministro. Foi para provar o que dizia que o funcionário mostrou uma delas."

CIRO DESCONHECE PSB E DIZ QUE LUIZIANNE USA DE STALINISMO AO CENSURAR FOTOS



Para ele, proibir imagens é uma "violência".


"E não adiantaram as ameaças do presidente do PSB de Fortaleza. Ontem, em visita ao Rio Grande do Sul, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) voltou a criticar a prefeita e candidata à reeleição Luizianne Lins (PT). O ex-marido da candidata Patrícia Saboya (PDT) considerou "uma violência" as iniciativas da coligação da atual prefeita, que obteve vitória na Justiça para impedir que Patrícia Saboya (PDT) exiba imagens dele e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na propaganda eleitoral. "Isso é uma censura e não é da Justiça, mas do PT de Fortaleza". O deputado lembra que Patrícia foi vice-líder do governo Lula no Senado para questionar se "é ou não é legítimo que ela possa dizer isso ao povo de Fortaleza?" Destacou, ainda, que a candidata está impedida de mostrar, por exemplo, uma foto de seu casamento com ele próprio, algo que não é da política, mas da biografia real dela.

"Podemos (com isso) chegar ao stalinismo, que apagava retrato de pessoas", comparou, para destacar que "não é isso que a lei diz. O que a lei diz, com clareza, é que não se pode fazer depoimentos, não imagens. É uma situação 'george-orwelliana'", disse, em referência ao escritor inglês George Orwell (1903-1950), autor de "1984'', livro que descreve um fictício Estado totalitário. O partido de Ciro, o PSB, está na coligação que apóia Luizianne. Mas, desde que Patrícia se lançou candidata, o deputado anunciou que faria campanha para a pedetista. No fim de junho, na convenção que homologou a candidatura da senadora, Ciro afirmou que havia pedido autorização à direção nacional do PSB para apoiar a pedetista. Mas nesta semana, o parlamentar - em vídeo no blog de seu filho, Ciro Saboya Ferreira Gomes, na Internet - chamou a petista de "coronelzim de saia" e a administração municipal de "fuleragem". A mudança de tom teve reação. Na quinta-feira, na Câmara Municipal, o presidente municipal do PSB, Rogério Pinheiro (PSB), admitiu levar o caso de Ciro ao conselho de ética da legenda. A ameaça não surtiu efeito."

(Do O POVO, com agências de notícias)

* Clique e veja críticas de Ciro que ainda repercutem aqui.

PRESIDENTE DO BNB ADMITE DISPUTAR O SENADO


"Há um movimento dentro do Partido dos Trabalhadores prometendo que, na escolha de candidato do partido à vaga de senador em 2010, o jogo deverá ser bem animado e fora de qualquer hipótese de cartas marcadas. O nome do presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, entrou num páreo onde já articula de olho na disputa o presidente regional da legenda, Ilário Marques. Fala-se também que a prefeita Luizianne Lins, caso conquiste a reeleição, não se finja de morta em 2010, embora ela venha negando constantemente essa possibilidade. Perguntado se aceitaria postular o Senado, Roberto Smith não vacilou: "Por que não? Estamos à disposição". Smith é petista histórico e tem seu trabalho à frente do BNB reconhecido publicamente pelo presidente Lula. Em várias ocasiões."

*Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

IBOPE - MARTA CONTINUA LIDERANDO EM SÃO PAULO

"Em nova pesquisa Datafolha publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), que já está disponível nas bancas, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo com 39%, contra 24% de Alckmin (PSDB) e 16% de Kassab (DEM).
As mudanças em relação à última pesquisa são tênues e trazem um leve favorecimento ao atual prefeito. Marta oscilou negativamente dois pontos, enquanto Kassab variou dois pontos para cima. Considerando que a margem de erro é de três pontos percentuais para menos ou mais, o cenário é estável.
O maior beneficiado foi o atual prefeito, Gilberto Kassab. O índice de rejeição ao ex-prefeito teve queda de seis pontos percentuais (de 32% para 26%), enquanto o aumento da aprovação à sua administração bateu novo recorde e subiu de 40% para 44%.
Entre o eleitorado de menor renda (inferior a dois salários-mínimos), Kassab teve aumento de quatro pontos (passou de 9% para 13%), enquanto Marta e Alckmin registraram quedas (de 54% para 49% e de 19% para 15%, respectivamente)."


(Folha Online)

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

COLUNISTA DIOGO MAINARDI, DA VEJA, É CONDENADO POR CRIMES DE INJÚRIA E DIFAMAÇÃO


"O colunista da Veja Diogo Mainardi foi condenado pela 13ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) pelos crimes de difamação e injúria. A ação foi movida pelo jornalista Paulo Henrique Amorim devido à coluna intitulada “A voz do PT”. Em primeira instância, Mainardi foi absolvido das acusações, mas Amorim apelou e a decisão foi revertida.
“Avaliar Paulo Henrique Amorim como ‘um qualquer’, sem demonstrar, ou comprovar suas ilações é horroroso, maquiavélico e criminoso. (...) Ele passou, e muito, da linha normal de aceitação de um jornalismo agressivo”, diz o parecer do Procurador de Justiça Carlos Eduardo de Athayde Buono que foi acolhido pelo TJ-SP.
A pena é de três meses e 15 dias de detenção, que pode ser revertida em multa de três salários mínimos, e pagamento de 11 dias-multa. De acordo com o advogado que defende Mainardi, Alexandre Fidalgo, a decisão do TJ-SP é “uma violação à liberdade constitucional de opinião”. Ele afirma que o dolo não ficou caracterizado e que o julgamento vai de encontro às provas produzidas. Diogo Mainardi não quis comentar a condenação, limitando-se a dizer que irá recorrer. Paulo Henrique Amorim também foi procurado e informa que sua opinião sobre o caso está publicada em seu blog.
Na coluna publicada em 06/09/06, Mainardi afirma que os R$ 80 mil gastos pelo iG para manter a página de Amorim seriam oriundos de fundos de pensão de empresas públicas. Diz também que o jornalista está na fase descendente de sua carreira.
Pelo mesma coluna, Mainardi foi condenado em 06/08, junto com a Abril, a pagar indenização de R$ 207.500,00 a Paulo Henrique Amorim. A decisão foi da 5ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP."

(Site Comunique-se)

EX-SUBSECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE BOGOTÁ VEM PARTICIPAR DA CAMPANHA DE MORONI


O sociólogo Hugo Acero Velásquez, ex-subsecretário da Segurança de Bogotá (Colômbia), em três administrações seguidas - de 1995 a 2003, coordenando um programa de redução da violência, está em Fortaleza. Aqui, participará, no próximo domingo, do ato de inauguração do Comitê da Juventude da Coligação Nós Vamos Fazer (Avenida Bezerra de Menezes, 2113). Acero deverá dar entrevista coletiva para a imprensa às 11 horas de domingo, no Comitê.
Acero, atuando quase uma década pela segurança pública de Bogotá, a quarta cidade mais populosa e uma das cidades mais violentas da América Latina, teve uma ação considerada "inovadora". Ele reduziu as estatísticas de homicídios, chacinas e seqüestros na capital colombiana em 80%. Por essa razão Acero tornou-se uma referência mundial no assunto e atualmente é Consultor das Nações Unidas. Ele atendeu a um convite de Moroni e veio participar da campanha do postulante do DEM.

* Quem é Hugo Acero aqui.

DCE DA UFC ESTÁ DIVIDIDO COM RELAÇÃO AO PLEITO DE FORTALEZA

Recentemente um grupo de estudantes do DCE da UFC manifestou publicamente ápoio à reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Nesta sexta-feira, este Blog recebeu nota de um grupo de alunos ligados à entidade protestando e assegurando que a questão do apoio à prefeita não é algo fechado. Confira a nota:

Nota de Esclarecimento

Vimos, por meio desta, esclarecer a participação de algumas pessoas da nossa entidade apoiando a candidatura da atual prefeita. Afirmamos que não estamos apoiando e nem apoiaremos nenhuma candidatura! Nem prefeito nem vereador. O DCE é uma Entidade que representa os Estudantes e cabe a cada gestão zelar por sua conduta. Não fizemos consulta a base para tomarmos posicionamentos. Respeitamos a opinião e o apoio de cada estudante, a qualquer candidato que seja.
Nosso maior interesse é trabalhar em prol dos estudantes e fortalecer a cada dia nossa UFC, sem interesses alheios. (sobretudo os partidários)
Nós temos obrigação de esclarecer os acontecimentos, principalmente os que sempre aparecem em ano eleitoral. Não concordamos que representantes legitimamente eleitos para gestores de uma Entidade utilizem-na como meio de promoção e validação positiva de posicionamentos político-eleitorais particulares.
Respeitamos a opinião pessoal, filiação partidária, ideologia, e total direito de exercê-las livremente, desde que não se usufrua da confiança depositada. Democracia com responsabilidade! Acreditamos que dentro do DCE cada diretor está livre para decidir, enquanto cidadãos; apoiarem e trabalharem nas candidaturas que acreditarem ser a ideal.
Repudiamos a atitude de membros da gestão ligados ao PT ou qualquer outro partido político que assumem para si o trabalho árduo de outros Diretores, visando claramente a auto-promoção e/ou relativa às suas agremiações partidárias. Consideramos que quem se posiciona em nome do DCE sem consulta prévia, pelo menos, à diretoria, tampouco presta os devidos esclarecimentos aos estudantes e colegas de gestão não sabe nem merece representá-los politicamente.

Diretoria do DCE-UFC Fortaleza:
Edianny Lima
Robson Torres Bandeira
Nayara cunha Asano
Tobias Magalhães dos Reis
Dmitri Antoniewsky Gadelha
Carlos Diego Furtado
Hernique Barnábe
Clayton Cardoso JR.
Isaac Medeiros
Bethânia Gomes Frutuoso
Nara Alice Bezerra
Adriano Cavalcante
Roberto de Castro

PHOTOSHOP, PHOTOSHOP MEU...

Em campanha eleitoral vale tudo, dizem os marqueteiros. Até mesmo investir no quadro "transformação do visual" para ficar, digamos, mais sedutor e atraente para o eleitorado. Eis os três candidatos a prefeito de Fortaleza que, nas pesquisas, disputam o trono municipal. Quem ficou mais bonito (a)?




* Por ordem
Luizianne Lins (PT)
Moroni Torgan (DEM)
Patrícia Saboya (PDT)

* Colaboração: Antino Silva e Diego Lage.

LULA ASSINA REAJUSTE PARA 300 MIL SERVIDORES E REVOGA A MP DO MINISTÉRIO DA PESCA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no final desta manhã (29) as duas medidas provisórias que concedem o reajuste aos cerca de 300 mil servidores do Executivo. Uma terceira medida provisória assinada pelo presidente concede crédito para o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 15 bilhões, e revoga a medida provisória que transforma a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em Ministério da Pesca. As informações são do Palácio do Planalto.
De acordo com dados divulgados pela Casa Civil, a norma vai contemplar 350 mil servidores de 54 careiras. O reajuste é retroativo a 1º de julho.
Ontem (28), o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou que o governo irá enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com pedido de urgência para criar o Ministério da Pesca.
As medidas serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União ainda hoje. A Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê que reajustes salariais devem ser propostos até o dia 31 de agosto."

(Folha Online)

TASSO INTEGRA COMISSÃO QUE ACOMPANHARÁ OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO


O senador Tasso Jereissati (PSDB) foi indicado para integrar, como suplente, a comissão temporária externa do Senado Federal que acompanhará as obras de transposição do Rio São Francisco, e que será presidida pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB).A vice-presidência ficou com o senador Gim Argello (PTB-DF) e, a relatoria, com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
Na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 9 de setembro, deverá ser apresentada uma metodologia de trabalho a ser discutida e aprovada antes de começarem as visitas aos locais onde as obras já estão encaminhadas. A comissão é composta ainda, na condição de titular, pelo senador José Maranhão (PMDB-PB); e, na condição de suplentes, por Efraim Morais (DEM-PB), Almeida Lima (PMDB-SE) e João Vicente Claudino (PTB-PI).
A transposição de parte das águas do Rio São Francisco tem por objetivo beneficiar áreas carentes de recursos hídricos no Nordeste.
No caso do Ceará, quando governador, Tasso construiu o açude Castanhão e implementou um projeto de interligação de bacias (Canal da Integração) que vem tendo continuidade na gestão atual.

(Este Blog com Agência Senado)

O SHOPPING DA SOLIDARIEDADE

O Shopping Aldeota apoiará neste sábado duas campanhas: a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, que terá posto funcionando das 10 horas às 17 horas no piso L4, e o Mc Dia Feliz, que ocorrerá em todas as lojas do McDonalds em país. No Mc Donald’s do Shopping Aldeota, além de adquirir o Big Mac, o cliente poderá também aproveitar shows musicais e de dança a partir das 17 horas. As atrações serão realizadas pelos voluntários da Associação Peter Pan, que ganhará com a venda desse sanduíche injeção financeira para tocar a construção do Centro Pediátrico do Hospital Infantil Albet Sabin, em Fortaleza.

GOVERNADORA DO ALASKA SERÁ VICE DE JOHN McCAIN


"A governadora do Alasca, Sarah Palin, é a escolhida do republicano John McCain para ser sua companheira de chapa na corrida presidencial dos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 29, pela emissora de televisão CNBC, citando um estrategista não identificado do Partido Republicano."

(Agência Estado)

GOVERNADOR INICIARÁ DISTRIBUIÇÃO DE 3,5 MILHÕES DE LIVROS PARA BIBLIOTECAS DO CEARÁ


O governador Cid Gomes (PSB) vai deflagrar, a partir de setembro, projeto da Secretaria da Cultura do Estado que distribuirá, ao longo da gestão, 3,5 milhões de livros para 192 bibliotecas do Estado espalhadas nos 184 municípios. A Biblioteca Pública Menezes Pimentel, que fica na avenida Leste-Oeste, em Fortaleza, será a primeira da fila.
Segundo o secretário estadual da Cultura, Auto Filho, receberá 100 mil livros, no que deverá ter seu acervo elevado para perto de 200 ml publicações.

DETALHE - O governador Cid Gomes visitou a Biblioteca Pública Menezes Pimentel nessa quinta-feira, ocasião em que encontrou um equipamento bem diferente de um passado não tão recente. Cada pavimento ganhou um bebedouro, o ar-condicionado e o elevador voltaram a funcionar e as torneiras dos banheiros voltaram a ter água.
Que o doutor Cid vá àquele local todos os meses, torcemos.

PESQUISA APONTA CORREIOS COMO INSTITUIÇÃO MAIS CONFIÁVEL

"Os Correios foram eleitos pela sétima vez consecutiva a instituição mais confiável do Brasil na pesquisa Marcas de Confiança 2008, realizada pela revista Seleções do Reader’s Digest, com respaldo técnico do Ibope Solution. A empresa obteve 86% dos votos na categoria Instituições/Organizações, superando o Real (70%) e as Forças Armadas (64%).
O objetivo da pesquisa é avaliar a confiança dos brasileiros em marcas, instituições e profissões. A sétima edição foi realizada via internet com monitoramento do IBOPE, em junho de 2008, e levou em consideração uma amostra de 1,5 mil questionários.
Para o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, a credibilidade conquistada pela empresa vem dos investimentos na capacitação profissional, da introdução de tecnologia de ponta no tratamento das correspondências e das encomendas e, principalmente, do respeito que é dedicado ao cliente. “O reconhecimento da eficiência dos serviços dos Correios é motivo de orgulho não só para os empregados da empresa, mas para todos os brasileiros”, afirmou.
A entrega do prêmio será no dia 2 de setembro, às 20h, em São Paulo, com transmissão pela internet, no site www.selecoes.com.br.

CREDIBILIDADE - Os Correios também ficaram em primeiro lugar em respeitabilidade entre as empresas de correios do mundo e em segundo lugar no ramo de logística, de acordo com o ranking divulgado em junho pela revista norte-americana Forbes."

(Assessoria de Imprensa da ECT - Brasília)

PIB DOS EUA CRESCE 3,3%

"A economia norte-americana cresceu mais que o esperado no segundo trimestre, devido a uma queda nas importações, associada ao aumento das exportações e dos gastos de consumidores. O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos, teve expansão de 3,3% na taxa anualizada, após ter crescido 0,9% no primeiro trimestre, divulgou há pouco o Departamento do Comércio. A primeira prévia apresentada em julho mostrava um crescimento de 1,9%. Economistas estavam esperando uma revisão para cima para um avanço de 2,7%. O PIB dos Estados Unidos, no câmbio atual, subiu 4,6% e totalizou US$ 14,312 trilhões.
O deflator do PIB, que mede os preços e é atrelado ao relatório, aumentou 1,2% no segundo trimestre. Já o índice de consumo e gastos pessoais, conhecido pela sigla PCE, acelerou de 0,9%, no primeiro trimestre, para 1,7%, na taxa anualizada."

(AFP)

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE MARANGUAPE REGISTRA UM ROMBO DE R$ 16 MILHÕES

O deputado Roberto Cláudio (PHS) revelou, nesta semana, na Assembléia Legislativa, que a prefeitura de Maranguape submeteu, pela sétima vez, ao legislativo municipal um projeto de lei que visa o reparcelamento de uma dívida financeira da prefeitura com o Instituto de Previdência do Município de Maranguape (IPMM). Na avaliação do parlamentar, a atitude da atual administração demonstra que os seis reparcelamentos anteriores, e as respectivas leis que os autorizavam, de nada serviram. “Os projetos anteriores transformam-se em letra morta. Não foram honrados. No plano prático, não há eficiência deste instrumento”, criticou o parlamentar. Segundo ele, os reparcelamentos - que inicialmente somavam dívidas de aproximadamente R$ 1 milhão em 2007 - progrediram para R$ 16 milhões. Roberto Cláudio afirmou que se o fato continuar acontecendo, o IPMM sofrerá prejuízos, que podem, inclusive, resultar na sua extinção.
Em pronunciamento posterior, o deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou que o município “tem condições de assumir a dívida”. De acordo com ele, o prefeito daquele município, Eduardo Gurgel, ao enviar à Câmara Municipal uma mensagem para parcelar os R$ 16 milhões de dívida em 240 parcelas, o prazo máximo concedido, pretende quitar dívida que existe desde a criação do IPMM, em 1990."

(Site da Assembléia Legislativa)

PRIMEIRA DAMA DO CEARÁ LEVARÁ COMITIVA DO ARTESANATO PARA OS EUA


Eis a primeira dama (C), ao lado de amigas em evento social.

"A primeira-dama do Ceará, Maria Célia, afivela malas para, com um grupo de profissionais do artesanato, tomar a rota dos EUA. Durante o feriado do 7 de Setembro, ela, tendo ao lado a secretária do Desenvolvimento Social do Estado, Fátima Catunda, vai inaugurar ali uma exposição permanente do melhor do artesanato cearense no condado de Frederick, em Maryland."

DETALHE - Bom lembrar que as viagens do pessoal do governo andaram causando muita, muita polêmica. Como a última do governador Cid Gomes para a Europa, quando levou a sogra de caroneira. Aliás, no que deu mesmo esse caso? O Tribunal de Contas do Estado, por exemplo, aprecia tudo, mas, até agora, não divulgou parecer.

O PIB, O EMBAIXADOR E OS NEGÓCIOS DA CHINA

O PIB do segundo trimestre deste ano no Ceará ficou em 6,4% e foi considerado o melhor dos últimos três anos pelo governo. Para o presidente da ederação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macêdo, foi "pouco".
Mas ele diz que, com a vinda dos grandes projetos, o PIB deverá avançar significativamente.
E por falar em investimentos, o embaixador da China no Brasil, Chen Duquing, está visitando Fortaleza. Já foi recebido em audiência pelo governador Cid Gomes e mantém contato com o empresariado.
Aliás, nas últimas horas, o que mais se escuta neste Ceará é que os chineses estão descobrindo esta terra, prometendo mundos e fundos em termos de grana prata para investir e até difundindo interesse em explorar minério cearense.
Tudo isso nos lembra o Grupo Yamacon que, no passado (Governo Ciro Gomes), era a coqueluche da geração de empregos no Estado, no que acabou frustrando esa expectativa e deixando o mercado na saudade.

COLÍRIO DO BLOG


Em meio a certa baixaria da campanha eleitoral, que tal essa belezura? Eis a atriz Carol Castro, que faz personagem na novela global Beleza Pura.

BNB LEVARÁ CREDIAMIGO PARA FAVELAS DO RIO

"O Banco do Nordeste do Brasil deverá fechar este semestre com cerca de 400 mil clientes no seu programa CrediAmigo, segundo o presidente da Instituição, Roberto Smith. Por conta do sucesso da iniciativa que fomenta o microcrédito, o banco expandirá atividades desse programa para outras regiões do País. Roberto Smith anuncia que mês que vem, ao lado do presidente Lula, lançará o CrediAmigo no Rio de Janeiro. "O governador Sérgio Cabral se interessou pelo nosso programa e quer levar o microcrédito para as favelas cariocas", observou. Ele confirma o que esta Vertical divulgou no primeiro semestre deste ano: a Rocinha, a maior favela do País, será a primeira a ser atendida com o programa."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

ACREDITE SE QUISER - PSB DE FORTALEZA DIZ QUE PODE PUNIR CIRO POR CRITICAR LUIZIANNE


Rogerio Pinheiro foi secretário da prefeita.

"O presidente do diretório municipal do PSB, vereador Rogério Pinheiro, criticou ontem, na Câmara de Fortaleza, a postura do deputado federal, Ciro Gomes (PSB), como opositor da prefeita Luizianne Lins (PT). De acordo com o parlamentar, existe um ´mal-estar´, razão pela qual está sendo estudado um procedimento no Conselho de Ética da agremiação com a perspectiva de que Ciro seja desligado do partido. Pinheiro considera a atitude do deputado como ´infidelidade partidária´. Segundo ele, a postura do parlamentar não é a mesma da sigla, ´embora ele não fale em nome do partido, mas ele faz parte do PSB, e isso acaba respingando nos demais partidários. Por isso mesmo, estamos estudando internamente, um processo junto ao nosso Conselho de Ética, para um possível desligamento dele. Ainda não existe nada certo, até porque queremos estender essa discussão para todas as instâncias da legenda´, disse.
Para o vereador, desde que o deputado se filiou ao partido, sua posição ´nunca´ foi de um militante partidário. ´O Ciro tem como característica, a ação individual, não sabe compartilhar em nível de coletividade. Formalmente, ele é filiado ao partido, mas na prática política, não. Ele nem sequer sabe onde fica a sede do PSB´."

(Diário do Nordeste)

VAMOS NÓS - Duvido que essa acúpula do PSB local tenha coragem de adotar algum tipo de medida extremada contra Ciro Gomes. Eles sabem muito bem que Ciro tem o pescoço grosso.

FILME SOBRE BEZERRA DE MENEZES COM ESTRÉIA NACIONAL NESTA SEXTA-FEIRA



"Depois de gerar expectativas em todo o país, o filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” estréia em Fortaleza amanhã (29) nos cinemas do Shopping Iguatemi e do North Shopping. Além de Fortaleza, o filme deve ser lançado em mais 43 cidades do Brasil, selando a expectativa em torno do longa cearense, que levou dois anos e meio para ficar pronto. O roteiro de Andréa Bardawill, referenciado no trabalho de pesquisa biográfica de Luciano Klein, contempla a trajetória do humanista Bezerra de Menezes, que exerceu na medicina e na política alguns princípios como a bondade, a caridade e a ética.
O filme é uma realização da ONG Estação da Luz e traz na produção a equipe da Trio Filmes. Com um orçamento de aproximadamente R$ 2 milhões, a direção é dos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel e conta com a distribuição da Fox Filmes. No elenco de “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”, atores de renome nacional, como Carlos Vereza, Lúcio Mauro e Caio Blat, misturam-se a um casting de atores cearenses em um cenário familiar. O filme teve locações em cidades como Fortaleza, Guaramiranga e Maranguape, além de Recife e Rio de Janeiro. Figurino, cenário e maquiagem foram trabalhados e o resultado é uma fiel reconstituição da época em que viveu Bezerra de Menezes. O “Médico dos Pobres” nasceu em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje, município de Jaguaretama, no interior do Ceará, e faleceu em abril de 1900, no Rio de Janeiro."



(Assessoria da ONG Estação da Luz)

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

FLASH DO ELIOMAR - OS IMITADORES DE LULA



Você sabia que há mais alguns se beneficiando da ação de imitadores de Lula nesta campanha eleitoral? Descubra você mesmo.

CRIVELA PROIBIDO DE USAR IMAGEM DE LULA EM SUA PROPAGANDA DE TV

E não é só a candidata Patrícia Saboya, candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza que pode dizer estar sendo "perseguida" por usar imagem de Lula em sua propaganda eleitoral de TV. Nesta quinta-feira, no Rio, o juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa, da 8ª Zona Eleitoral, proibiu que o candidato a prefeito do Rio,Marcelo Crivella (PRB/PR/PSDC/PRTB), tilize imagens do presidente Lula - com áudio e vídeo - nos seus programas eleitorais. A informação é de Ancelmo Góis, colunista do jornal "O Globo", em seu blog.

COMISSÃO DO SENADO APROVA COTA PARA NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

"A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou parecer favorável a projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que promove a inclusão de afro-brasileiros no mercado de trabalho. O texto reserva para esse segmento da população 46% das vagas em empresas com mais de 200 empregados e 20% dos cargos em comissão do grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) da Administração Pública. As informações são da Agência Senado. A proposta ainda será examinada agora pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em decisão terminativa, ou seja, não deve passar pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara. O preenchimento dos cargos em comissão deverá ter a meta de 20% aumentada gradativamente, até que sejam ocupados por afro-brasileiros na mesma proporção que essas pessoas ocupam na população brasileira.
Emenda apresentada pelo relator, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), determina o prazo de cinco anos após a promulgação da lei para que as empresas com mais de 200 empregados tenham 46% de afro-brasileiros em seus quadros. O senador explicou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% da população brasileira é composta por negros."

(Portal G1)

FORTALEZA RECEBE PADRE REGINALDO MANZOTTI, A NOVA SENSAÇÃO DOS CATÓLICOS


O religioso foi cercado por fieís ainda no aeroporto.

Já está em Fortaleza o padre e cantor Reginaldo Manzotti, a nova sensação dos católicos. Conhecido no Sul do País como um pregador da libertação e da cura, ele será a principal atração do I Evangelizar, evento organizado peal FM Dom Bosco, que ocorrerá a partir das 16 horas do próximo sábado, no aterro da Praia de Iracema.
O padre desembarcou no fim desta tarde e fez cara de assustado. Cerca de 100 fiéis, segundo a Infraero, o receberam no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Manzotti ganhou abraços, posou para fotografias e fez questão de cumprimentar alguns portadores de necessidades especiais. Disse estar feliz pela "grande recepção", acentuando que "todo carinho prestado a um sacerdote, chega a Jesus Cristo".
O religioso, de 38 anos e com quazse dois metros de altura, ainda arrancou suspiros de algumas moçoilas católicas. Outras não dispensaram: "Lindo!"
Ao deixar o aeroporto, Manzotti, em visita ao Nordeste pela primeira vez - ele é de Curitiba (PR), fez um giro pela cidade, acompanhado do padre Orsenir Nuvens, diretor da FM Dom Bosco, e de membros da organização do I Evangelizar.
Nesta sexta-feira, fará outro giro: dará entrevista a emissoras de rádio e TV.

(Foto - Paulo Moska)

GOVERNADOR HOMENAGEARÁ ATLETA MÁRCIO ARAÚJO

O governador Cid Gomes receberá às 13 horas desta sexta-feira, no Palácio Iracema, o atleta cearense Márcio Araújo. Márcio, ao lado de Fábio Luiz, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim.
Que dizer: Márcio vai ganhar outra medalha.

BAIRROS DE FORTALEZA E MARACANAÚ COM POUCA ÁGUA NESTE SÁBADO

Através de nota enviada para este Blog, a assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), informa que executará neste sábado, dia 30, uma manutenção na Estação de Tratamento de Água do Gavião Velho "de forma a garantir a continuidade e a qualidade no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza". Para realizar o serviço, será necessária uma redução em 25% da vazão de água, no horário de 7 às 17 horas, acarretando uma baixa de pressão na rede. Essa mudança, conforme a empresa, poderá provocar desabastecimento durante o dia em Fortaleza e em Maracanaú. Em Fortaleza, mais precisamente nos seguintes bairros:

- Pici
- Floresta
- Bom Jardim, Conjunto Ceará
- Parque Araxá
- Siqueira

PRESIDENTE DO STF DEFENDE REAJUSTE NOS SALÁRIOS DAS TOGAS VIPS


"O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, defendeu nesta quinta-feira o reajuste nos salários dos ministros da Corte dos atuais R$ 24.500 para R$ 25.725. Mendes disse que os vencimentos dos ministros estão "longe de ser excessivos" se comparados com os salários pagos no próprio Poder Judiciário. "Na verdade há reclamação de que isto é insuficiente, claro que nós temos que fazer a relação com aquilo que a sociedade tem condições de pagar. Nós somos servidores do Estado, da sociedade. Se os senhores olharem o grau de responsabilidade que envolve, os senhores vão perceber que essa remuneração está longe de ser uma remuneração excessiva", afirmou aos jornalistas. Mendes disse que, se comparados com o salário mínimo (R$ 415), os vencimentos dos ministros parecem elevados. Mas diante dos salários pagos aos juízes em início de carreira, o ministro considera justo o aumento."

(Folha Online)

CEARÁ NA LISTA DOS DESMATAMENTOS QUE FAVORECEM CARVOARIAS ILEGAIS

Até amanhã, os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio de 50 homens das Polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Militar (PM), destruirão carvoarias ilegais localizadas em fazendas de quatro municípios do Sertão de Pernambuco. Na operação, iniciada na quarta-feira, já foram destruídas 79 carvoarias numa ação denominada Operação Vesúvio e que teve o comando do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Três caminhões com cerca de mil sacos de carvão em cada um, provenientes de desmatamento ilegal da caatinga, foram apreendidos.
Ccerca de 200 fornos que existem em Serra Talhada, Custódia, Ibimirim e Salgueiro deverão ser desativados. Na primeira fase, foram destruídos os fornos existentes na Fazenda Carnaúbas, em Serra Talhada, de propriedade da família Pereira de Menezes. Um funcionário que estava no local acabou sendo detido pelos agentes federais.
Carlos Minc lembrou que pelo menos 10 milhões de hectares do Nordeste já foram desmatados, especialmente nos Estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.


(Este Blog com o Jornal do Commercio)

E BROTA DONA ROSA NA CAMPANHA DE MORONI


Moroni e sua mulher, Rosa, que até fez discurso.

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo DEM, Moroni Torgan, não está sozinho nos vários comícios que vem realizando na periferia da Capital cearense. Nesta semana, dona Rosa Torgan, sua mulher, estreou discursando durante ato no Pio XII. Dona Rosa, que não gosta muito de apareceer, encarou o público e lançou uma mensagem de "esperança" para as comunidades, através do "belo plano de governo do Moroni". Falou da importância dos valores da família e até alfinetou a administração petista: "Nosso povo está carente de atenção e de serviços básicos".

(Foto - Jarbas Oliveira)

JURISTA PAULO BONAVIDES É HOMENAGEADO

O jurista Paulo Bonavides ganhará homenagem, nesta noite de quinta-feira, em Natal, quando da abertura do Congresso sobre Direito Constitucional. O encontro marcará os 50 anos de publicação do livro "Do Estado liberal ao Estado social", de Bonavides, adotado em todas as faculdades de direito do País.
Paulo Bonavides já seguiu neste começo de tarde para a Capital potiguar. No evento, ele também dará palestra sobre o cenário político atual do Brasil.

LULA CONFIRMA PRESENÇA NA SOLENIDADE DE POSSE DE CÉSAR ASFOR À FRENTE DO STJ


"O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou ao presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, que virá à cerimônia da posse no Tribunal, marcada para o dia 3 de setembro, às 15 horas. O ministro Cesar Rocha levou pessoalmente o convite ao presidente, no Palácio do Planalto.
A solenidade de posse da nova direção do STJ contará com a presença de ministros de Estado, ministros de tribunais superiores, governadores e magistrados da Justiça Federal, do Trabalho e das Justiças estaduais. Uma de suas metas para a gestão no biênio 2008/2010 é formular uma agenda conjunta de atuação para que juízes, advogados e entidades de classe busquem apoio no Congresso Nacional para aprovação dos projetos necessários à melhor prestação de serviços da Justiça.
Eleito no dia 5 de agosto, o ministro Cesar Rocha será o décimo-terceiro presidente do STJ desde sua criação, em abril de 1989. O ministro Ari Pargendler tomará posse na vice-presidência. Eles assumem também a presidência e vice-presidência do Conselho da Justiça Federal."

(Site do STJ)

DETALHE - O governador Cid Gomes (PSB), a prefeita Luizianne Lins (PT), os senadores Tasso Jereissati (PSDB), Patrícia Saboya (PDT) e Inácio Arruda (PCdoB), o presidente da Assembléia Legislativa, Domiongso Fijho (com grupo de parlamentares), a bancads federal e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fernando Ximenes com grupo de desembargadores conferirão a solenidade. O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) também agenda presença, bem como o ex-prefeito Juraci Magalhães (PR).

PETISTA ENTRA EM CENA E REBATE FARPAS DE CIRO GOMES CONTRA LUIZIANNE


E, finalmente, apareceu alguém bem próximo da prefeita e candidata à reeleição Luizianne Lins para reabter críticas feitas pelo deputado federal Ciro Gomes à gestão petista. Acrísio Sena, historiador e membro do diretório estadual do partido, considerou grosseiros os termos usados pelo ex-governador do Ceará. Ciro disse que a gestão Luizianne é "fuleiragem". Confira a carta de Acrísio:

"O destempero e os termos

Não é de hoje que o deputado federal Ciro Gomes (do PSB, da base aliada da prefeita Luizianne Lins) usa de termos "grosseiros" para tentar desqualificar os que pensam diferente da sua "inteligência". Marketing ou destempero, o certo é que o ex-governador usa procedimentos de causar inveja a qualquer briga de botequim. Até por respeito ao debate das idéias e à trajetória de vida das pessoas , nós do PT não fazemos política desta forma. Temos uma história de luta pela democracia que ninguém pode apagar.

Denominar de "fuleiragem" a gestão petista da prefeita Luizianne Lins é um desrespeito a milhares de pessoas que acreditam no nosso projeto. A sua crítica vazia de conteúdo, desmerece os ouvintes e só acrescenta algo a história do próprio agressor.

A denominação "coronel de saia" de cunho machista usado para (des)elqualificar a pessoa da prefeita Luizianne Lins, que tem uma longa trajetória de luta pela democracia, remete a procedimentos autoritários, mais comuns aos aliados atuais da candidatura defendida pelo ex-governador.

Nós, do PT, só podemos creditar os tais "argumentos sólidos" do ex-governador ao momento desfavorável da eleição. Paciência, senhor deputado federal, a eleição não se ganha com grito.

Acrísio Sena
Membro do Diretório Estadual do PT.


* Clique e acesse o que Ciro Gomes disse aqui.

MINISTRO DA JUSTIÇA VIRÁ PARTICIPAR DE ATOS PRÓ-REELEIÇÃO DE LUIZIANNE LINS


Mais um ministro do Governo Lula dará força à campanha pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Depois de Nicéia Freire, a secretária especial de Políticas Públicas de Mulheres, e de Patrus Ananias, titular do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, agora é a vez de Tarso Genro (Justiça).
Nesta sexta-feira, ele participará de encontro na sede do comitê da candidata situado no bairro Aldeota (Praça Portugal), a partir das 18 horas. Em seguida, no La Maison Dunas, participará de um jantar-adesão pró-Luizianne, ocasião em que lançará livro de sua autoria.
Tarso é um dos ministros que, segundo assessores da prefeita, mais tem colaborado com a administração. Ele, por exemplo, acelerou a entrada de Fortaleza no Plano Nacional de Segurança Pública, no que liberou recursos para projetos da Guarda Municipal.

(Com informações da Coluna Vertical, do O POVO)

BNB E FIEC PARTICIPAM DA REUNIÃO DO CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL DE LULA

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Robeto Smith, participa nesta quinta-feira, em Brasília, da reunião do Conselhol Nacional de Desenvolvimento Econõmico e Social. O presidente lula coordenará os trabalhos. No encontro, avaliações sobre as ações do governo ao longo deste ano e algumas projeções.
Além de Robeto Smith, vai conferir essa reunião também o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Robeto Macedo, que continua reclamando da política de juros do governo federal. Para ele, juros altos desestimulam produção e crescimento.
Já Robeto Smith deverá expor resultados do banco no primeiro semestre e, principalmente, o desempenho do programa CrediAmigo. Ele disse que em matéria de volume de liberações, esse programa já realizou tudo o que foi cumprido durante todo 2007.

PETROBRAS ESTUDA POSSIBILIDADE DO PRÉ-SAL NO CEARÁ

"Que a costa do Ceará guarda mais riquezas do que as explorações apontam, a Petrobras já sabe. Por isso, decidiu investir, de 2009 a 2012, R$ 147 milhões na perfuração de cinco poços em águas profundas - a cerca de 1.900 metros de profundidade. O que a Petrobras ainda não sabe, mas já está realizando estudos para descobrir, é a existência de uma camada pré-sal por aqui, a exemplo da que foi encontrada no Sul e no Sudeste. A certeza ainda não existe, mas a possibilidade de haver uma reserva de grande porte e a perspectiva de perfuração por parte da empresa são, de fato, reais.
"Pode ter pré-sal no Ceará e no Rio Grande do Norte, que foram os últimos pontos de separação entre o continente sul-americano e o africano. E não só há possibilidade de existência de pré-sal aí (no Ceará), como a Petrobras tem a perspectiva de perfurar. Eu só não sei quando porque não sei qual a prioridade (da empresa)", afirma o diretor de Comunicação da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

FLASH DO ELIOMAR - NEPOTISMO NÃO EXISTE

ORÇAMENTO 2009 PREVÊ MÍNIMO DE R$ 464,72

"A proposta de Orçamento para 2009 prevê aumento do salário mínimo para R$ 464,72. Os números foram divulgados pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A inflação oficial encerrará o próximo ano em 4,5%, centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa projeção de inflação é mais baixa que os 6,4% previstos para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2008. A proposta de Orçamento leva ainda em consideração um crescimento de 4,5% da economia, desempenho inferior aos 5% de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), projetados para 2008. A previsão é de taxa média de câmbio de R$ 1,71 por dólar. Os juros básicos, segundo a proposta, deverão encerrar 2009 em 13,5% ao ano. Essa taxa é inferior aos 14,07% projetados para o fim de 2008. O projeto de lei orçamentária, entregue ao Senado, estabelece recursos de R$ 119,1 bilhões em investimentos em 2009, R$ 23,3 bilhões a mais que os R$ 95,8 bilhões disponíveis em 2008."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.

ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS E A NOITE DOS IMORTAIS

O presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA-CE), Gladson Mota, presidente da Associação Brasileira de Advogados, regional do Ceará, tomará posse nesta quarta-feira como membro da Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceará (AMLECE). Ele ocupará a cadeira que tem como patrono o jurista José Martins Rodrigues. A solenidade terá início a partir das 19 horas, na sede da Academia (Rua do Rosário, 01 - Centro).
A AMLECE é uma associação literária e cultural fundada em junho de 2006, composta atualmente por 24 membros, que se reúnem no terceiro sábado de cada mês, na Casa de Juvenal Galeno. Além de Gladson Mota, tomarão posse na solenidade os acadêmicos Jaildon Correia Barbosa, Lucineudo Machado Irineu, Paulo Roberto Campos de Oliveira, Seridião Correia Montenegro e Tarcísio Mendes de Araújo.
Gladson Mota preside a ABA-CE, associação civil sem fins lucrativos voltada ao apoio e à prestação de serviços aos advogados.

CÂMARA VOTARÁ PROJETO FIXANDO SALÁRIO DE MINISTRO DO STF EM R$ 25.725


"A Câmara deve colocar em votação no plenário, nas próximas semanas, o projeto que reajusta os salários dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) dos atuais R$ 24.500 para R$ 25.725. Como a remuneração dos ministros define o teto do funcionalismo público federal, se o aumento for aprovado pelos parlamentares pode trazer impactos aos cofres públicos devido ao "efeito cascata" --uma vez que os salários dos ministros do STF correspondem ao teto salarial do serviço público. Parlamentares do governo e da oposição são favoráveis ao aumento, mas negam que o objetivo do Congresso seja discutir a isonomia (equiparação) salarial nos três Poderes. A Folha Online apurou que, nos bastidores, alguns parlamentares cogitam trazer a discussão sobre a isonomia à tona após a aprovação do reajuste nos salários dos ministros do Supremo. Desta forma, as remunerações dos parlamentares e presidente da República seriam no mesmo valor que as dos ministros do Supremo.
"A isonomia é constitucional. É uma decisão tomada em 1988 que aos poucos deve ser implementada", disse o vice-líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR)."

(Folha Online)

CANTORA GRETCHEN ESTÁ DE BUM...(OPS!)... DE VICE NOVO

Essa vem de Pernambuco. A candidata do PPS à Prefeitura de Itamaracá, Gretchen, já conta com um novo vice a partir de hoje. Pela manhã, numa reunião com o presidente do PV, João Braga, ficou decidido que a pós-comunista terá ao seu lado Gustavo Calheiros. O vice de Gretchen é presidente do setor hoteleiro do Litoral Norte e é visto pela candidata como uma pessoa “querida e amável”. Bem ao contrário da sua ex-vice, Anne Tavares, com quem não vinha se entendendo desde que o PPS se coligou com o PV no município. As duas não se bicavam e a verde acabou renunciando ao posto de vice."


(Blog da Folha de Pernambuco)

PIMENTEL APELA POR CELERIDADE NA VOTAÇÃO DO "SIMPLES NACIONAL"

"O ministro da Previdência Social, José Pimentel, saiu otimista de reunião mantida, nesta quarta-feira, em Brasília, com o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho. Pimentel tratou do projeto de lei do Simples Nacional que cria a figura do microempreendedor individual e apelou por celeridade na votação. Garibaldi prometeu conversar com os líderes dos partidos e, se houver acordo, assegurou: o projeto entrará na pauta de votação. A expectativa é de que a partir de 1º de setembro a Previdência já possa conceder a aposentadoria por idade com base nas novas regras.
Para o ministro, a aprovação da lei é fundamental, uma vez que aumentará a inclusão previdenciária de trabalhadores que atuam em pequenos negócios, como pipoqueiros, borracheiros, doceiros, camelôs e manicuras que têm renda anual de até R$36 mil.
Com Pimentel, estiveram no encontro líderes governamentais e membros da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional.
Outro tema também abordado na reunião referiu-se à alteração do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), permitindo que a Previdência utilize os dados do cadastro para efeito de concessão automática do benefício."

(Assessoria do MPAS)

SECRETÁRIO ANUNCIA VÔO FORTALEZA-ATLANTA


Henrique Sérgio (Setfor), Bisrmack Maia e Luiz Teixeira (Delta)

E o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, anunciou nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva no Palácio Iracema, o início das operações da Delta Air Lines em Fortaleza. O vôo ligando os Estados Unidos (EUA) ao Ceará partirá de Atlanta a partir do dia 21 de dezembro. Ao do de Bismarck, estavam o secretário do Turismo de Fortaleza (Setfor), Henrique Sérgio, e o presidente da Delta Air Lines no Brasil, Luiz Teixeira. A rota Atlanta/Fortaleza contará com quatro vôos semanais, saindo da capital da Geórgia às terças, quintas, sextas de domingos no horário de 21h15min, com chegada prevista em Fortaleza às 10h45min. Já a linha Fortaleza/Atlanta acontecerá as segundas, quartas, sextas e sábados às 11h45min com chegada às 18h40min.

SERVIÇO

* EQUIPAMENTO - Avião 757 - ER, com capacidade para 170 lugares, sendo 15 na classe executiva e 155 na econômica.


* PREÇO DO BILHETE - Atlanta – Fortaleza US$ 599. Já o deslocamento para Atlanta está sendo ainda sem definição de valor na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

DETALHE - A entrevista contaria com a presença do governador Cid Gomes (PSB) que, segundo a assessoria de imprensa, mas ele teve que resolver um problema de última hora.

(Foto - Divulgação)

CIC PROMOVERÁ DEBATE COM "PREFEITURÁVEIS"

Os candidatos Patrícia Saboya (PDT), Aguiar Júnior (PTC) e Gastão Bittencourt (PPS) serão os primeiros candidatos à prefeitura de Fortaleza que apresentarão, na próxima quarta-feira (3), as suas propostas de governo no programa “Ciclo de Propostas – A Fortaleza que queremos”. A realização é do Centro Industrial do Ceará (CIC) e ocorrerá a partir das 18 horas (com duração de duas horas), no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
De acordo comn a organização, o debate será dividido em três eventos, sendo que após esse embate ocorrerão os outros nos dias 10 e 17 de setembro, com a participação, a cada dia, de três candidatos, selecionados por sorteio.

DIA 10
Adahil Barreto (PR), Carlos Vasconcelos (PCB) e Moroni Torgan (DEM).

DIA 17
Luizianne Lins (PT), Pastor Neto (PSC) e Renato Roseno (PSOL).

A FESTA DOS 30 ANOS DA TV CIDADE NA ASSEMBLÉIA


A TV Cidade de Fortaleza, que completa 30 anos de fundação, ganhou sessão solene na Assembléia Legisaltiva. O presidente do Grupo Cidade de Comunicação, Miguel Dias, ao lado da família, de parlamentares e convidados especiais, anunciou para breve a emissora entrando na era da tv digital e mais um estúdio bem maior do que o atual.
Isso é bom para o mercado.

CORPO DE BOMBEIROS DO CEARÁ RECEBE R$ 600 MIL PARA AÇÕES DE MODERNIZAÇÃO


O Corpo de Bombeiros do Ceará vai receber R$ 600 mil. A verba é resultado de emendas ao Orçamento Geral da União de 2008 de autoria do senador Inácio Arruda e do deputado federal Chico Lopes, ambos do PCdoB. Cada um desses parlamentares reservou R$ 300 mil de sua cota de emendas para a Corporação.
Os recursos já estão à disposição no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública, organismo ligado ao Ministério da Justiça.
As emendas visam fortalecer o Corpo de Bombeiros, mais precisamente no item modernização da estrutura física da Corporação, informa o deputado federal Chico Lopes.

CONSELHO DO FGTS LIBERA R$ 6 BI EM TÍTULOS PARA BNDES

O Conselho Curador do FGTS aprovou, nesta quarta-feira, a liberação de R$ 6 bilhões em títulos CVS, papéis lastreados em resíduos de financiamentos habitacionais da década de 80, que estavam em seu patrimônio. Esses títulos serão vendidos para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) via Caixa Econômica Federal, que é o banco operador dos recursos do FGTS.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que preside o conselho, informou que essa operação será boa para o FGTS, pois o fundo será credor do BNDES e, por outro lado, o BNDES poderá utilizar esses títulos em financiamentos para o setor produtivo. "Ao invés desse dinheiro (referentes aos títulos) ficar parado, fazemos ele girar", afirmou o ministro, ao deixar a sala da reunião."

(Agência Estado)

PLIMPLIM - CAMPANHA CRIANÇA ESPERANÇA VIRA ESTUDO DE CASO


Capa do livro

Será lançado na próxima sexta-feira, às 18h30min, no Museu de Arte da UFC, o livro A Midiatização do Social, da jornalista Ana Ângela Farias. A publicação debate o uso que a televisão faz das questões sociais e enfoca principalmente a campanha Criança Esperança, da Rede Globo. Foi resultado da tese de doutorado dessa jornalista cearense.
O evento é uma realização do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Editora e-papers e Livraria Lua Nova. O professor Wellington de Oliveira Jr (UFC) apresentará a autora.

MORRE BANQUEIRO OLAVO SETUBAL


"Morreu por volta das 7h desta quarta-feira, em São Paulo, o presidente do conselho administrativo do banco Itaú, Olavo Egydio Setubal (85), segundo informações do hospital Sírio Libanês, onde ele estava internado. Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1945, Setubal também foi prefeito da cidade de São Paulo entre 1975 e 1979.
O fundador do Itaú exerceu o cargo de ministro de Relações Exteriores, entre 1985 e 1986, e foi membro do Conselho Monetário Nacional (CMN), entre 1974 e 1975.
Depois de uma tentativa frustrada de concorrer ao governo do Estado onde nasceu em 1986, o banqueiro deixou a vida pública para se dedicar integralmente a uma das maiores instituições financeiras do País."

(JB Online)

UMA HOMENAGEM A DOM HÉLDER CÂMARA


Uma concelebração eucarística marcará, nesta quarta-feira, às 18 horas, na Igreja de Santo Afonso, em Fortaleza, no bairro Parquelândia, os nove anos da partida de Dom Helder Câmara. À frente, Dom edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte. Naquela igreja, mais precisamente na pracinha, há uma estátua de Dom Helder que, em vida, foi um defensor intransigente da liberdade e dos direitos humanos.
No Recife, haverá também missa em homenagem a Dom Hélder. O ato vai ocorrer na Igreja da Sé, Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife, sob a presidência de Dom Valdir Calheiros, Arcebispo Emerito de Volta Redonda. O governador Eduardo Campos confirmou presença.

REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO RECEBE LUIZIANNE LINS EM CLIMA DE BARRACAS

E a prefeita Luizianne Lins (PT), candidata à reeleição, participa, nesta manhã de quarta-feira, no auditório do Sebrae (Praia de Iracema), de reunião do Fórum Estadual do Turismo. Para esse organismo que reúne entidades da área do turismo e de serviços, Luizianne mostrará projetos e ouvirá sugestões.
Um fato, porém, deverá ganhar maiores espaços no debate: a polêmica em torno da retirada ou não das barracas das praias de Fortaleza.
A Associação dos Empresários da Praia do Futuro, que faz o movimento "Sou cearense, digo sim às barracas!", marca presença.
A Prefeitura, segundo esses empresários, na necessidade de retirar as barracas, o que está previsto no Plnao Diretor, com base no Projeto Orla.

DETALHE - A prefeita Luizianne Lins acab de assegurar que quer requalifiação da Praia do futuro e que não há bipótese de retirada de barracas do local. Assegurou também que o Plano Diretor não trata do assunto.

LUIZIANNE FAZ BALANÇO DA GESTÃO NO PIRAMBU



Eis a prefeita Luizianne Lins (PT), que postula reeleição, em clima de comício, ontem à noite, no Pirambu, área da periferia de Fortaleza. Em seu discurso, balanço sobre obras e a pregação de que procurou cuidar das pessoas nos últimos três anos e meio de gestão.
Deputados federais como Chico Lopes (PCdoB) e Eudes Xavier (PT) e parlamentares estaduais como Nelson Martins (PT), líder do governo Cid Gomes, e Lula Morais (PCdoB) participaram do ato.

(Foto - Rubens Venâncio)

EPA! GASOLINA BRASILEIRA É A MAIS CARA DO MUNDO

"Apesar do aditivo de álcool, da alardeada auto-suficiência em petróleo e dos aumentos a conta-gotas da Petrobras, a gasolina brasileira está no patamar mais caro do mundo, revela levantamento da consultoria Airinc, especializada em pesquisa de preços globais. A pesquisa compara preços em dólar ao redor do mundo tendo como medida o galão americano do combustível (3,8 litros). Brasil e Japão, grande importador de petróleo, ocupam a mesma faixa de preço por galão, de US$ 6 a U$ 6,99. O combustível no país só não é mais caro do que em alguns países europeus e em mais cinco de outros continentes. Nos EUA, onde as recentes altas no preço do galão são alvo de protestos e tema crucial nas eleições presidenciais, o produto está três faixas de preço abaixo.
No fim de julho, quando o levantamento foi feito, o galão era vendido nos postos americanos por US$ 3,96 -mas já foi vendido a mais de US$ 4 durante várias semanas do ano. No vizinho de baixo, o México, o preço é de US$ 2,62. No de cima, o Canadá, é de US$ 5,23.
Nas Américas, aliás, Uruguai e Haiti são os únicos países com preço na mesma faixa da brasileira. A gasolina mais barata do mundo é vendida na Venezuela. Com produção própria e subsídios do governo, o consumidor paga US$ 0,12.
O preço da gasolina no Brasil é mais caro do que em muitos outros países por causa da carga tributária, explicam os especialistas."

(Folah Online)

EM ICAPUÍ, A GUERRA DAS PERUCAS


Eis as "Dedezetes" em ritmo de campanha.

Assessores da campanha do prefeito de Icapuí, Edilson Cirilo (PSDB), que tenta reeleição, esclarece para o Blog que o vídeo onde ele aparece com peruca colorida e vassoura na mão é uma característica das campanhas nesse município do Litoral Leste do Ceará. Nada de loucura ou coisa parecida, como alguns comentaram nesse espaço. Recebemos, inclusive, fotos de militantes de Dedé Teixeria, candidato petista em Icapuí, usando também perucas. Só que vermelhas.

CID GOMES FECHA CONVÊNIO COM JUSTIÇA PARA AMENIZAR PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS

"O governador Cid Gomes (PSB) firmará convênio hoje, às 9h30min, no Palácio Iracema, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes. O convênio terá por objetivo acelerar o processo de pagamento de precatórios do Estado. Pelo acordo, será designado um juiz conciliador que acompanhará processos, sendo que o governo já garantirá a liberação de R$ 1 milhão para liquidar precatórios com data anterior a 2001. Há sete anos que o governo estadual não pagava, via acordo, esse tipo de conta. A maioria dos precatórios diz respeito a questões envolvendo servidores. A meta de Cid, segundo assessores, é estancar verdadeiras bolas de neve nesse âmbito."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

TCE DO CEARÁ ABRE CONCURSO PÚBLICO

E o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) já está com edital na praça para a contratação de 60 servidores para o cargo de analista de controle externo. A remuneração para as vagas chega a R$ 4.281, variando de acordo com o percentual de gratificação de desempenho da carreira. O concurso público é aberto para qualquer pessoa com curso de graduação em qualquer área. Para a inscrição, é obrigatória a apresentação de diploma de nível superior expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no período de 11 a 30 de setembro até às 20h30min, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas. Segundo a organização do concurso, a prova deverá ser realizada no dia 2 de novembro. Dentre as 60 vagas, cinco são reservadas a participantes portadores de deficiência.

SERVIÇO

- Inscrições pela Internet - www.fcc.org.br
- Taxa - R$ 91,25

terça-feira, 26 de agosto de 2008

SENADO APROVA INCENTIVOS FISCAIS PARA EMPRESAS DO "PAC DA INDÚSTRIA

"O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (26) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 19/08, oriundo da Medida Provisória (MP) 428/08, que concede incentivos fiscais a diversos setores da economia, integrante do chamado "PAC da Indústria", lançado pelo governo em maio último. A proposta vai à sanção do presidente da República, por causa de alterações pontuais feitas pelo Congresso. A oposição criticou pesadamente o uso de medida provisória para a concessão dos incentivos, mas votou a favor do mérito por entender que a redução dos impostos é importante para incentivar o setor produtivo. No geral, os oposicionistas argumentaram que o governo tenta se sobrepor ao Congresso com a edição de medidas provisórias.
O líder do Democratas, José Agripino (RN), chegou a afirmar que, se o governo tivesse optado por projeto de lei, a matéria já estaria votada "há tempos". Durante a apreciação da admissibilidade do PLV/08, a oposição pediu votação nominal, quando o projeto recebeu 32 votos favoráveis e 19 contrários. O mérito foi aprovado em votação simbólica do Plenário.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), relator da matéria, sustentou que a proposição, com 23 artigos, busca também levar as empresas a investirem em pesquisas científicas e tecnológicas e contribuirá para aumentar a produtividade da indústria nacional. Disse ainda que os incentivos devem ajudar a aumentar as exportações nacionais e dar sustentabilidade ao atual ciclo de expansão da economia brasileira."


(Agência Senado)

OBRAS DO PAC TERÃO R$ 21,2 BILHÕES NO ORÇAMENTO DA UNIÃO 2009

"O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contará com R$ 21,2 bilhões do Orçamento Fiscal da União em 2009 para aplicação em infra-estrutura logística, energética, social e urbana.O número consta no Orçamento que será enviado ao Congresso Nacional até o final desta semana e é R$ 3,2 bilhões maior do que o previsto para o exercício de 2008. Embora o orçamento deste ano, na posição de agosto, indique a previsão de R$ 17,977 bilhões de recursos para investimentos no PAC, os valores empenhados e executados - que indicam o andamento de uma obra - estão muito aquém do previsto. Da dotação orçamentária disponível foram empenhados, até o último dia 6 de agosto, apenas R$ 6,4 bilhões e pagos cerca de R$ 576 milhões. A visibilidade do PAC se deve a obras incluídas como restos a pagar no ano de 2007.
O Tesouro Nacional desembolsou R$ 4,624 bilhões para pagamento de obras inscritas nessa condição. São obras que foram empenhadas com o orçamento do ano passado, mas concluídas apenas nos primeiros oito meses deste ano.A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, pediu a seus colaboradores uma reunião para avaliar o atraso no andamento das obras, em uma espécie de prévia para o balanço do segundo quadrimestre, previsto para 24 de setembro. O governo mantém a previsão de investir R$ 67,8 bilhões de recursos fiscais no PAC entre 2007 e 2010. Desse total, R$ 55,5 bilhões estão comprometidos em obras."

(Agência Brasil)

BLOG DA FOLHA DESTACA MATÉRIA DO O POVO SOBRE SUCATEAMENTO DA MARINHA


Foto - Evilázio Bezerra

E a matéria principal do jornal O POVO desta terça-feira foi destacada no principal Blog da Folha de São Paulo, que é assinado pelo jornalista Josias de Souza. Fala do descalabro em que se encontra a Marinha do Brasil. Confira:

"Relatório oficial da Marinha revela: a força naval brasileira está em petição de miséria. O documento chama-se “Situação da Marinha - Necessidades Orçamentárias”. Foi repassado, há um mês e meio, a líderes partidários do Congresso. Com o gesto, o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Mora Neto, tenta obter do Legislativo um reforço do orçamento da armada. Obtido pela equipe do jornal “O Povo”, o relatório da Marinha contém um quadro chamado "Situação atual dos meios da esquadra brasileira". Revela o seguinte:

1. Navios: A Marinha brasileira dispõe de 25 navios. Desse total, 11 encontram-se no estaleiro, “imobilizados”.

Apenas 14 estão operando. Ainda assim, anota o texto da Marinha, "com restrições".

2. Aviões: São 23 os aviões da Marinha. São aeronaves do tipo A-4. nada menos que 22 estão retidos no solo, sem condições de voar. Só um avião funciona.

3. Helicópteros: dos 68 helicópteros da Marinha, apenas 15 funcionam. “Com restrições”, ressalva o texto. Os outros 53 encontram-se danificados, sem condições de vôo.

4. Submarinos: A Marinha dispõe de cinco. Três operam “com restrições”. Dois não têm condições de uso –nem para patrulha nem para atividades de pesquisa.

A Marinha faz em seu relatório um vaticínio de timbre alarmista.
Afirma que, sem investimentos urgentes, o poder naval do Brasil, já combalido, será inexistente no ano de 2025. Diz o texto:
"Vale lembrar que a perda de credibilidade da capacidade dissuasória nacional tende a fragilizar a política externa brasileira em todos os foros de atuação e decisão".
No Orçamento da União de 2008, destinou-se à rubrica PRM (Plano de Recuperação da Marinha) a cifra de R$ 2,6 bilhões.
Porém, a Fazenda reteve R$ 455 milhões. O relatório da Marinha faz as contas:
"Recebemos do Executivo somente R$ 2,135 bilhões. Com as emendas [de parlamentares], alcançamos o valor de R$ 2,177 bilhões...”
“...Todavia, com o fim da CPMF ficou em R$ 1,976 bilhões. Posteriormente, com a edição do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira...”
“...Recebemos apenas R$ 1,516 bilhões. Em virtude de Emendas Parlamentares, o valor foi ampliado para R$ 1,521 bilhões."
Em 2009, a Marinha estima que, para conseguir se manter minimamente, precisará de pelo menos R$ 2,8 bilhões.
Dinheiro a ser usado “na manutenção e operação das forças navais, aeronavais e de fuzileiros”, além do adestramento de pessoal.
A chiadeira da Marinha vem à tona num instante em que o governo se prepara para anunciar, em 7 de setembro, o seu Plano Nacional de Defesa."

DELEGACIA DE NARCÓTICOS DO CEARÁ REGISTRA A MAIOR APREENSÃO DE DROGAS DE SUA HISTÓRIA


Ex-superintendente da Polícia Civil.

A maior apreensão de drogas da história da Delegacia de Narcóticos do Ceará (Denarc) foi registrada nesta terça-feira. A operação foi registrada no município do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza).
A equipe da Denarc, sob comando do seu titular, o ex-superintendente da Polícia Civil, delegado César Wagner, prendeu uma quadrilha formada por dois paulistas, três cearenses - um destes uma mulher, e mais um pernambucano.
Com o grupo, foram apreendidos 15 quilos de cocaína, 34 quilos de crack, 32 quilos de maconha e mais R$ 30 mil.
A quadrilha será apresentada nesta quarta-feira, às 9h30min, pelo delegado César Wagner. A ação foi resultado de várias semanas de investigação.

DETALHE - A Denarc vem mostrando eficiência. Apesar de só contar com quadro policiais civis e um delegado para dar conta do combate ao narcotráfico em todo o Estado.

FORTALEZA TERÁ VÔO DIRETO PARA OS EUA

O governador Cid Gomes (PSB), acompahado do secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, dará uma boa-nova para os cearenses: Fortaleza terá um vôo regular direto para os EUA. A Delta Air Line acertou com o governo e vai operar a rota Fortaleza-Atlanta. Nada de vôo charter, assegura o secretário Bismarck Maia.
Todos os detalhes sobre o início das operações, tipo de aeronave, preços e freqüencia serão repassados durante entrevista coletiva, a partir do meio-dia desta quarta-feira, no Palácio Iracema. Com a presença de diretores da Delta.

PATRÍCIA DÁ PAUSA EM CAMPANHA

A candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, viajou, no fim da tarde desta terça-feira, para Brasília. Ali, retoma atividades como parlamentar, mas deve voltar na sexta-feira para cair na campanha.
Enquanto estiver ausente, militantes deverão fazer bandeiraços e apitaços em vários cruzamentos da cidade.

DETALHE - Patrícia já tem site de campanha e nele críticas à prefeita Luizianne Lins (PT) que, segundo a candidata, teria censurada fotos suas ao lado de Lula, via justiça eleitoral.

* Acesse www.patricia12.can.br

FERNANDO COLLOR PEDE LICENÇA DO SENADO PARA SER CABO ELEITORAL DO FILHO


"O senador Fernando Collor de Melo vai sair da cena política de Brasília por 90 dias. A partir do dia 5 de setembro, o ex-presidente vai tentar dar fôlego a campanha eleitoral do filho Fernando James (PTB), que disputa a prefeitura do município de Rio Largo, vizinha a Maceió. James, que é vereador, disputa o segundo lugar com a candidata Doutora Eliza (PSC) – ele com 17,6% das intenções de votos e ela com 17,8%.Ao longo da trajetória política, James tem tentado colar sua imagem a do pai. James é fruto de um romance do ex-presidente com Jucineide Brás da Silva, uma mulher que ele conheceu numa festa em 1980. Na época, ele era casado com a socialite carioca Lilibeth Monteiro de Carvalho. Em 1998, Collor reconheceu a paternidade de James, quando o rapaz tinha 18 anos. Ele negava a paternidade desde 1990. Assume a vaga de Collor, Ada Mello (PTB), sua segunda suplente. Prima do senador e considerada seu braço direito, Ada não tem história política e nunca foi candidata. A aliados, Collor argumenta que a agenda do Senado não deve avançar neste segundo semestre em temas que elegeu como prioritários como reforma política e o meio ambiente. Desde que tomou posse no Senado – que foi palco do impeachment sofrido em 1992 na época em era presidente do Brasil -, Collor se mantém discreto. Avesso à entrevista, o ex-presidente circula pouco pelos corredores da Casa e evita os holofotes no plenário."

(Agência Nordeste)

GUILHOTINA DOMÉSTICA - GARIBALDI PEDE A SENADORES LISTA DOS PARENTES PARA DEMITIR

"O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou nesta terça-feira, 26, que os senadores deverão fornecer os nomes dos parentes contratados em seus gabinetes para que esses funcionários sejam demitidos, segundo a Agência Senado. Medida de Garibaldi é para cumprir a súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe o nepotismo. O presidente do Senado explicou ainda que quem não passar essa informação, responderá a processo administrativo, correndo o risco de "sofrer uma ação" dentro da Casa. "Eu acho que a pessoa vai querer evitar esse constrangimento", disse. Ainda segundo ele, a informação vale também para o chamado nepotismo cruzado, quando um parlamentar emprega o parente de outro, e vice-versa. Também nesta terça, Garibaldi disse à Agência Brasil que não vê motivos para o Congresso alterar a súmula aprovada pelo STF para proibição do nepotismo nos Três Poderes. Segundo ele, alterar a determinação seria uma "afronta".
"A Casa, se tiver de mudar, é para aperfeiçoar. Não tem por que, numa hora dessas, afrontar o Poder Judiciário e afrontar a sociedade", destacou. Garibaldi ainda pediu que cada senador "tome as providências" e se adeque à norma do STF. "Vou fazer um apelo se for necessário", completou."


(Agência Estado)

VEREADOR QUER GANHAR ELEIÇÃO NA...GAITA!



Eis o vereador Elpídio Nogueira (PSB), que tenta reeleição, acompanhado de um amigo e mostrando que não usa a boca só para pedir votos. Tocando gaita, ele entoa Sanmpa, de Caetano Veloso, num estilo diferente de fazer campanha. Nada de showmício com artistas. Elpídio é a atração.

AMIR KLINK FALARÁ NA CDL DE FORTALEZA

E o navegador Amyr Klink estará em Fortaleza nesta quarta-feira. Atendendo a um convite do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Honório Pinheiro, ele participará do Ciclo de Debates CDL, a partir das 18h30min, no auditório da entidade.
Klink falará sobre a experiência de quem cruzou mares do mundo e enfrentou dificuldades usando a criatividade. A palestra é para comerciantes, e, principalmente, para aqueles interessados em ousar mais em seu ramo de negócio.

LUIZIANNE BATE EM CIRO, MAS PROMETE FIDELIDADE AO GOVERNADOR CID GOMES


O jornal Valor Econômico traz, nesta terãça-feira, uma entrevista feita pela repórter Raquel Ulhôa com a prefeita Luizianne Lins (PT), que postula reeleição. Luizianne faz críticas a ambigüidades de Ciro, elogia Cid e garante não pensar em disputar o governo nem o senado em 2010. Confira:

Valor: Ciro está certo ao avaliar que o PT não apoiará a reeleição de Cid?
Luizianne Lins - Até que se prove o contrário, somos aliados de um projeto duradouro de poder. Se não houver mudança de conjuntura, se Cid continuar nosso aliado político estratégico, é inconteste que será nosso candidato a governador. Talvez o Ciro diga isso por ter dificuldade de imaginar projetos políticos que se firmam e pessoas que acreditam e confiam umas nas outras. De gente que a toda eleição muda de conversa e diz uma coisa diferente, não se pode esperar perspectiva futura. Não é o caso do Cid, um homem sério que tem se mostrado cumpridor de palavra.

Valor: Mas, sendo reeleita, a senhora não será forte candidata para o governo do Estado?
Luizianne - Jamais serei candidata a governadora contra a reeleição do Cid, se ele permanecer com a inteireza política que vem demonstrando. Não por causa do Ciro. Por causa do Ciro eu já seria oposição ao irmão.

Valor: E com relação à candidatura de Ciro para presidente?
Luizianne- Esse é um debate que o partido vai fazer nacionalmente. Sou membro do Diretório Nacional e posso atestar que o partido nunca fez essa discussão. Nunca tratamos disso. É justificativa que o deputado está arranjando para a posição dele. É claro que, como política se faz com gestos, esse tipo de comportamento do deputado Ciro Gomes, que a cada eleição pensa uma coisa ou apóia uma pessoa diferente, nos causa desconfiança e estranhamento.

Valor: A senhora pretende disputar o Senado em 2010?
A minha intenção é ser prefeita mais quatro anos de Fortaleza, cidade que a gente está começando a reconstruir do zero. Uma das cidades mais difíceis de governar, a quarta do país em população (2,5 milhão), que acumulou problemas de saúde, educação, habitação e infra-estrutura. Temos uma explosão demográfica.

Valor: Como a senhora responde às críticas de falta de gestão?
Luizianne Eu recebi essa prefeitura devendo R$ 278 milhões de restos a pagar e fornecedores com quatro, cinco meses em atraso. Peguei a cidade quase inviabilizada financeiramente. A folha de pagamento era de R$ 40 milhões e a prefeitura não tinha esse dinheiro . Se eu não tinha dinheiro nem para pagar o servidor, quanto mais para fazer investimento. Só o Hospital da Mulher, que estamos construindo, vai ser obra de R$ 60 milhões de reais. Cada Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), um grande projeto de política pública para juventude, custa R$ 10 milhões e vou fazer seis.

Valor: De onde vem o dinheiro?
Luizianne- Nesses três anos e meio só corri atrás de dinheiro. O financiamento do Cuca é do BID (Banco Interamericano). E os recursos para o Hospital da Mulher vêm de emenda de bancada parlamentar e do Orçamento da União. Vamos ter o Transfor (obra de R$ 86 milhões, financiada pelo BID), projeto de transporte urbano que vem desde o governo passado e nunca deslanchou por falta de recursos. Mais de 100 mil pessoas moram em áreas de risco. A média anual do Orçamento é de R$ 2 bilhões e pouco. Só o IJF (hospital geral) consome cerca de R$ 110 milhões, que é mais que a arrecadação do IPTU do ano passado, e 50% da internação é do povo do interior. Nunca o governo do PSDB construiu um hospital no interior do Estado. Por que os modernos, os mudancistas, nunca construíram hospital? Os 20 anos de neoliberalismo tucano devassaram o interior do Estado.

Valor: E a modernização promovida pela gestão tucana?
Luizianne- Quando ele (Tasso) foi eleito em 86, vinha com uma crítica aos coronéis. Eles estabeleceram a figura do coronel eletrônico. O curral virou o curral eletrônico. Ele tem uma televisão, para servir a ele e à política dele. Eles tinham um modelo de industrialização do interior do Estado que não vingou. Deram, durante esses 20 anos, em torno de R$ 4 bilhões de renúncia fiscal para atrair empresas. Arrebentaram a agricultura familiar e muitas dessas empresas, quando tiveram que pagar o que o Estado investiu com essa renúncia fiscal, se mandaram. O único lugar onde teve impacto de empregos foi Sobral, onde a Grandene se instalou. Nos outros lugares as empresas quebraram e foram embora. Não ficou nem agricultura nem indústria.

Valor: A senhora se tornou a maior opositora de Tasso. Por que?
Luizianne- A nossa eleição de 2004 abriu novo ciclo político de poder no Ceará. Eu não sou filha do poder econômico do Estado nem do poder político.
A turma viu que a gente não veio para brincar, que está construindo um novo projeto político econômico para o Estado, e está tentando recuperar o projeto.

Valor: O presidente vai participar da campanha?
Luizianne- Fortaleza foi a capital administrada pelo PT que deu o maior percentual de votos a Lula. Ele deve isso (a nós). O DEM e o PSDB estão do outro lado, são inimigos políticos ideológicos de classe contra o projeto político do Lula. Eu não vou medir esforços para convencer o presidente que a presença dele é muito importante no 1º turno.

Valor: Mas ele não quer problemas com o Ciro, que apóia a senadora Patrícia.
Luizianne- Ciro transita numa ambigüidade política que vai do Tasso ao presidente Lula. Só que isso não pode ser uma amarra para nós, porque são dois lados antagônicos, projetos políticos antagônicos, e o PSDB quer destruir o projeto nacional popular do PT. Não podemos ficar nos rendendo à ambigüidade do juízo político do Ciro.