sexta-feira, 29 de agosto de 2008

DCE DA UFC ESTÁ DIVIDIDO COM RELAÇÃO AO PLEITO DE FORTALEZA

Recentemente um grupo de estudantes do DCE da UFC manifestou publicamente ápoio à reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Nesta sexta-feira, este Blog recebeu nota de um grupo de alunos ligados à entidade protestando e assegurando que a questão do apoio à prefeita não é algo fechado. Confira a nota:

Nota de Esclarecimento

Vimos, por meio desta, esclarecer a participação de algumas pessoas da nossa entidade apoiando a candidatura da atual prefeita. Afirmamos que não estamos apoiando e nem apoiaremos nenhuma candidatura! Nem prefeito nem vereador. O DCE é uma Entidade que representa os Estudantes e cabe a cada gestão zelar por sua conduta. Não fizemos consulta a base para tomarmos posicionamentos. Respeitamos a opinião e o apoio de cada estudante, a qualquer candidato que seja.
Nosso maior interesse é trabalhar em prol dos estudantes e fortalecer a cada dia nossa UFC, sem interesses alheios. (sobretudo os partidários)
Nós temos obrigação de esclarecer os acontecimentos, principalmente os que sempre aparecem em ano eleitoral. Não concordamos que representantes legitimamente eleitos para gestores de uma Entidade utilizem-na como meio de promoção e validação positiva de posicionamentos político-eleitorais particulares.
Respeitamos a opinião pessoal, filiação partidária, ideologia, e total direito de exercê-las livremente, desde que não se usufrua da confiança depositada. Democracia com responsabilidade! Acreditamos que dentro do DCE cada diretor está livre para decidir, enquanto cidadãos; apoiarem e trabalharem nas candidaturas que acreditarem ser a ideal.
Repudiamos a atitude de membros da gestão ligados ao PT ou qualquer outro partido político que assumem para si o trabalho árduo de outros Diretores, visando claramente a auto-promoção e/ou relativa às suas agremiações partidárias. Consideramos que quem se posiciona em nome do DCE sem consulta prévia, pelo menos, à diretoria, tampouco presta os devidos esclarecimentos aos estudantes e colegas de gestão não sabe nem merece representá-los politicamente.

Diretoria do DCE-UFC Fortaleza:
Edianny Lima
Robson Torres Bandeira
Nayara cunha Asano
Tobias Magalhães dos Reis
Dmitri Antoniewsky Gadelha
Carlos Diego Furtado
Hernique Barnábe
Clayton Cardoso JR.
Isaac Medeiros
Bethânia Gomes Frutuoso
Nara Alice Bezerra
Adriano Cavalcante
Roberto de Castro

28 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos diretores que vieram a público manifestar a opinião do COLETIVO!!! Tem gente que não sabe o que isso significa!
E agora fica a pergunta, quem foi que disse que o DCE/UFC tava apoiando a Ruimzianne????

Anônimo disse...

Infelizmente eu vi o acontecido...
É incrível como nos dias de hoje temos pessoas que tomam atitudes como essa de tentarem utilizar meios públicos para se auto-promover ou transformar a entidade em "comitê partidário" disfarçado.
Engraçado como as pessoas tomam rumos tão diferentes na vida.
Opniões pessoais todos tem e realmente devemos espressá-las mesmo tendo cargos de liderança, pois é através delas que iremos conseguir mudar o mundo, porém aparelhar ou tentar aparelhar uma entidade estudantil, vou me reservar a não "adjetivar" essa atitude.

Roberto Pio
Ex-presidente do CA de ADM da UFC
Ex-presidente da FENEAD Nacional

Anônimo disse...

Sou aluno da UFC e concordo com a NOTA. A gestão passada estava lutando por uma linha de ônibus que passava dentro do PICI e fosse direto ao terminal da parangaba ou lagoa. Estava tudo encaminhado o que a gestão atual não deu encaminhamento. O atual secretário geral diz que o problema dos estudantes do PICI foi resolvido com a integração temporal. Mal sabe ele do caos que ainda passamos ao pegar ônibus, ate porque ele(secretário) não depende do transporte publico...

David Bezerra
Estudante de agronomia UFC

José Sales disse...

O DCE da UFC está correto. Se for feita uma pesquisa na Universidade, a Profª Luizianne Lins é totalmente desconhecida. Para alguns nem há ciencia que ela é do quadro docente do Curso de Comunicações. Provavelmente desde a sua contratação há um pouco que 10 anos, que ela nunca foi vista em sala de aula. Entretanto recebe integralmente sua remuneração, como professora efetiva de uma universidade federal.Coisas da política brasileira. O sujeito sai acumulando salários por aí: fiscal de Prefeitura, professora da Federal, ex-vereadora, ex-deputada e daqui a pouco ex-prefeita. No fim a "contribuição" dos cofres públicos à qualidade de vida deste cidadão ou cidadã, como é o caso, fica "bem significativa". Sem esta de professor que nunca deu aula, posar de mestre e pedir voto.

ericodias disse...

Essa nota é apenas a expressão de as eleições para o DCE da UFC serão no próximo mês.

O fato é que os signatários são parte de um diretoria que foi apoiada pela anterior cujos membros estão hoje no PDT e alguns até são candidatos a vereador, com 'direito" a outdoor bem proximo do circuladô de luizianne.

O curioso é que nem a nota nem quem comenta fala o que realmente aconteceu. pode uma pessoa assinar um apoio e dizer que é diretor(e isso é censura ou não)ou talvez não possa.

A nota ainda tem uma passagem engraçada assumem para si o trabalho árduo de outros Diretores, visando claramente a auto-promoção e/ou relativa às suas agremiações partidárias ou seja há diretores que assumem as suas e tarefas de outros, acho interessante isso os diretores brigando para saber quem faz o que.

Em tempo: quem precisa ir ao pici apenas para algo rápido, devolver um livro a biblioteca, realmente fica prejudicado com as estrahas regras da integração temporal de fortaleza.

Anônimo disse...

Corretissima a nota do DCE! Eu também acho um absurdo alguém vir a público e se manifestar dessa forma sem antes consultar os demais colegas, sem antes se pronunciar e dizer claramente de que lado está! É claro que cada estudante tem total direito de afirmar seu voto publicamente e manifestar o seu apoio, mas o ESTUDANTE, não o DCE. E caso quisessem fazer isso, deveria ter sido de forma democrática!

Pra gente ver, né??? Eles estão aprendendo desde cedo a pilantragem! Mal começam a vida nas universidades e já estão cheios de péssimas intenções. O PIOR é que depois este cidadão pode se lançar vereador, prefeito, deputado... Como é o caso de vários exemplos de nossa cidade, e Estado também.

PENSE NO FUTURO POLÍTICO QUE TEMOS!
É esse tipo de gente aí.

Anônimo disse...

Olha só, Gestão DCE Diferente foi algo bem diferente MESMO! Apesar de todos os atritos que se tinha, lá reinava a DEMOCRACIA e o diálogo entre os diretores. Mesmo com todos os problemas, tudo era decidido em COLETIVO!
Nas eleições em 2006, foram feitas reuniões e várias reivindicações foram tiradas numa carta e levadas para cada um dos candidatos ao Governo do estado, foi feito debate entre os candidatos e tudo foi feito pensando nos estudantes, para levar a eles mais informações e oportunidade de estarem próximos dos candiatos para conferir suas propostas.

ISSO SIM QUE FOI UMA ATITUDE DIGNA DE UMA GESTÃO COMPETENTE!!!!!!

Espero que em breve essa gestão acabe e esse secretário geral seja posto pra fora do DCE!

Anônimo disse...

DCE - UFC, Gestão AGORA SÓ FALTA VOCÊ...ser feito de besta pelo Secretário (ditador) Geral do DCE.
Esse daí só pode ser PTista mesmo, pra querer passar por cima dos companheiros da gestão e ainda achar que pode com tudo! É da turma da DS, né????

Isso daí mostra que o STALINISMO ESTÁ DE VOLTA! E os companheiros estão aprendendo cedo.

Anônimo disse...

Só um esclarecimento...

A nota vale para qualquer diretor do DCE que seja membro de partido político, como por exemplo os ligados ao PDT.

A nota não visa atacar os diretores que apóiam ou trabalham para candidatos (quer seja Luizianne, Patrícia ou Sr Tarcísio) apenas esclarecer que aqueles que o fizerem o fazem por si próprios enquanto militantes políticos e NÃO ENQUANTO DIRETORES DO DCE.

Uma vez que a gestão "Agora Só Falta Você" defendeu em campanha o suprapartidarismo, lançamos a nota em consideração aos estudantes que confiaram seu voto ao grupo (e também aos que não votaram em nós).

Queremos que todos saibam que o DCE-UFC não trabalhará para candidato algum, apesar de seus diretores estarem livres para fazê-lo de maneira individual, não representando apoio da entidade a candidato X ou Y.

Dmitri Gadelha
Estudante de História UFC, estudante mesmo, não militante profissional...
Diretor do DCE, por pouco tempo...
Não-filiado, diga-se de passagem...

ericodias disse...

essa questão me fez lembrar desta noticia veiculada pelo diário no ano passado http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=460684.

A matéria fala O partido também definiu os primeiros núcleos de base a serem criados: Diretório Central dos Estudantes da UFC, Jovens Empresários, Juventude Socialista do PDT, Cearamor, Beco da Poeira, Delegacia Regional do Trabalho, Educação Já, Responsabilidade Social, Trabalho e Desenvolvimento Social, Marketing Eleitoral, Mulheres, Negros, Esporte e Meio Ambiente, todos na Capital com vistas à eleição, no próximo ano, de um maior número de vereadores.

Alguns dias depois essa matéria recebeu desmentido no programa de rádio, diretores afirmaram que não havia filiados do PDT na gestão , mas hoje ocupam cargos na diretoria do partido.

A questão é que se emplogado ou não o jornalista anotou a afirmação do dirigente partidário do PDT de crescer e criar núcleos no diretório da UFc. E se o Sr. manoel dias estava empolgado é porque deve ter visto possibilidade de crescimento nesse campo da sociedade.

Em tempo anteontem a agenda de patricia informava uma reunião com o reitor da UFC, Por. Jesualdo, e "Visita reitoria UFC – Reitor Jesualdo Farias e Diretores de centros acadêmicos" para as 14:00hs

Anônimo disse...

A assessora (? atenção, sindicato) do gabinete da prefeita, estudante do curso de comunicação da ufc e integrante do CA, acredita que pode falar pelo DCE.

Anônimo disse...

Valeu, Dmitri! Pelo menos você, enquanto direto e estudante DE VERDADE, veio a público esclarecer melhor os fatos.

Anônimo disse...

Vacilou feio J.W.!!!!!

Arthur Silva disse...

Qualquer candidato que queira debater com Centros/Diretórios Acadêmicos, DCEs e membros da administração de universidades merece aplausos. Nem sempre a iniciativa parte dos candidatos. Conhecer as parcerias existentes e possíveis entre a comunidade acadêmica e o poder executivo municipal só acrescenta valor às propostas de campanha e ao programa de governo. Quiçá Luizianne, Moroni e outros o fizessem - a prefeita, aliás, é membro do Depto. de Comunicação Social da UFC. Tenho certeza de que o Prof. Jesualdo jamais se furtaria a receber quaisquer candidatos em seu gabinete. A UFC é uma entidade cada vez mais aberta à sociedade cearense, exercendo com primor seu papel de produzir conhecimento em benefício desta. A gestão do DCE, infelizmente, precisa se preocupar mais em administrar as sandices de alguns de seus componentes do que, por exemplo, em promover um debate entre os postulantes ao cargo de prefeito. Não foi para isso que os estudantes apoiaram esse grupo por duas gestões consecutivas, derrotando louvavelmente as forças mais retrógradas e aparelhadoras presentes no Movimento Estudantil com a mais importante tradição do nosso estado. Chega desse escárnio político! Nós, os estudantes, merecemos infinitamente além da hipocrisia e do cinismo de muitos dos que se propõem a gerir nossas entidades representativas com transparência política, financeira e moral. Parabéns aos Diretores pela atitude corajosa de exporem as vísceras podres da política estudantil.

Unknown disse...

É importante esclarecer que em nenhum momento, nenhum(a)dos(as) diretores(as)do DCE da UFC, manifestou apoio, enquanto entidade, a nenhum dos(as) candidatos(as). Todos nós temos nossos(as)candidatos(as) e nos envolvemos ou não na campanha política, o que é um dever cidadão, votar e acompanhar o processo político.
As opniões políticas dos diretores(as)são diferentes sim! Isso não vem ao caso, democracia, pluralidade.
O importante é como a endidade vai contribuir com o debate político dentro da Universidade.
Esse é o debate central!!
Outra coisa é que o DCE da UFC é uma entidade colegiada, ou seja, todas as diretorias têm o mesmo peso nas decisões da entidade e a mesma responsabilidade com a mesma.

E a outra é a questão política que o Érico muito bem nos mostrou.

No mais, boa campanha política.
E eu, cidadã sobralense, recomendo:
Luizianne 13
Fortaleza cada vez mais forte e cada vez melhor!
Ops, será que eu posso fazer isso? =)

Luisa Cela
Diretora de Cultura do DCE da UFC

Anônimo disse...

É realmente acho que não ficou muito bem esclarecido o porque da carta. Friso que nossa intenção é colocar que somos contra o aparelhamento politico-partidário.
E se viemos a publico reafirmar isso, é porque algo não está indo bem.
Para nós; quem representa a entidade e tem o cargo de representação máxima dentro dela, (querendo ou não esse cargo infelizmente existe e é a secretária geral), deve saber muito bem separar as coisas e deixar claro a sua opinião pessoal e não usar do cargo para se identificar e nem falar da contribuição da atual gestão da prefeitura junto as atividades da UFC. Isso não é válido. Se você é eleito para representar os estudantes, você tem que separa muito bem, a opinião da massa e a sua. E no caso de enganos, que seja no minino comunicado aos demais componentes da gestão e aos representados. O que não acontece!

Destaco, o que não é novidade para ninguém que dentro da atual gestão temos pessoas ligadas ao PT e ao PDT, e nem por isso estamos seguindo a cartilha de nenhum. É bem adulto saber separar as coisas. E se estamos destacando o PT aqui é porque se tem motivos para isso nesses tempos de eleição.

E aos que julgam sem saber!
Eu e outros diretores lutamos contra isso. E pode ter certeza não é medida eleitoreira para as eleições do DCE, porque creio que a maioria não irá se candidatar, um dos motivos; é este desgate e a tentativa de aparelhamento de uns, e essa luta incessante dentro da Entidade. Sabemos muito bem, que tem gente que enquanto puder, não deixará a entidade. Vamos esperar então as eleições para constatar através da prática o critério da verdade né!

Para finalizar: reafirmo como diretora da Entidade; que a mesma não está apoiando e não apoiará nenhum candidato! Todos são livres para votar e apoiar quem quiser individualmente.

Eu não queria vir a público perder meu tempo, pra justificar atitudes de má conduta de outros diretores, prefiro realizar outras atividades de interesse dos estudantes, que é o que estou indo fazer agora!

Edianny Lima
Diretora do DCE

Anônimo disse...

Parabéns aos que manifestaram a opinião da entidade.
afinal votei em vocês para me representarem, Sei quem é quem pelo trabalho de base que fazem.
gostei da carta etica sem citação de nomes. mas, só sabe mesmo quem conhece os militantes.
Sei da prática petista aparelhista do Mudança, DS, Movimento PT e PC do B. Futuro blocão que irá concorrer ao DCE. E também das intenções do PDT. Ainda teremos que aguentar o PSOL, PSTU, e PCR.
Fora os que aparecem do nadinha.
É e a vida continuará como está
a eterna briga politica.
Pelo menos que os mais éticos se sobressaiam.

Militante do Movimento social, porque o estudantil.....

Anônimo disse...

vlw lorão;
sempre arrasa.

Anônimo disse...

Juiza do Tribunal elitoral da UFC Edyana, (lorona para os intímos) até pouco tempo tinha uma foto do seu tarcício em seu Orkut, isso pode??? fazer campanha na Rua pode???? ser filiado pode??? andar na calçada do DCE com um adesivo de candidato Pode??? para fazer campanha eu vou ter que colocar uma mascara para não se identificado??? posso ir para aula durante o período eleitoral??? Ser filiado(a) ao PDT tem problema??? montar um núcleo do PDT no DCE pode?? fazer campanha para um ex-diretor do DCE pode??? sei la, porque daqui a pouco, pode ser que isso seja motivo para expulsão da Faculdade!!!

Anônimo disse...

isso que houve, foi censura?

erico

Anônimo disse...

Não estou querendo impor nada!
Pelo contrário é o direito de democracia que defendo que a Entidade não tem posicionamento!
Os estudantes decidem por si!

Só lhe digo uma coisa, eu não subi em canto nenhum me apresentando como representante da Entidade, pra pedir voto e usar da entidade pra aparecer por ai!
Muito menos querer permanecer na entidade mais tempo do que fui eleita para poder garantir apoio a prefeitura! São essas práticas que afastam nossos colegas estudantes, vá por ai e pergunte; o que eles acham sobre o movimento estudantil e o perfil das pessoas que o fazem.

O orkut que faço campanha é o da Edianny, e lá é meu; pessoal, pode atestar!

Cada um é do partido que quiser.. eu não sou! não discrimino quem seja, admiro quem tem vontade realmente de se trabalhar dentro de um grupo politico. agora infelizmente os partidos contam com uma militância, que só de ver a prática quero distância!

E não vou ficar aqui nesse jogo de disse e me disse.. Isso é uma nota de esclarecimento e não um jogo pra ver quem fala mais bonito!

se quiserem maiores esclarecimentos, ou dialogar; se identifiquem e me procurem! tô as ordens!

Chega de maniqueismo, não existem eternos certos ou errados. existem atitudes a se discutir, e nessas cada um tem sua opinião, valendo-se usar do bom senso.

0/

Movimento Mudança Ceará disse...

Alguns diretores do DCE, assinam uma nota com um vínculo político que pouco se viu dentro dessa gestão, com pouco trabalho e muito mal-olhado, deixando de fazer o que realmente seria importante para que os projetos de campanha andassem, felizmente são poucas essas pessoas, as que assinam a nota, reconheço, muitas delas deram o sangue pela gestão, porem uns 70% se quer conseguiam conciliar seus afazeres pessoais com as reuniões de diretoria, quando entraram na gestão pensaram que o DCE era uma produtora de shows e só promovia calouradas, vimos que não é verdade.
Sou um dos diretores que não assinam essa nota, pois muitos que têm seu nome vinculado, apesar de não assinarem a nota, mas serem mentores intelectuais que hoje apóiam candidatos do PDT pregava no inicio da gestão um “fora partido” que não era brincadeira, e agora estão numa juventude que se diz socialista, me entristece ver que pessoas que nem participam mais da gestão assinam uma nota sem nenhum teor de explicar, mas sim de atacar.
Como já foi dito aqui, em nenhum momento nenhum membro do DCE utilizou o nome da entidade para beneficiar a atual prefeita, sou partidário sim, mas quero ver quem prova que eu estava em algum lugar utilizando o nome da entidade para apoiar a Luizianne, muito pelo contrario, hoje em dia dentro do DCE apenas 2 (duas) pessoas são filiadas ao PT, e mais do dobro filiadas ao PDT, quando saiu (agora não me recordo a data) no jornal o povo que o DCE era base eleitoral do PDT, pois alguns ilustríssimos membros do DCE se filiaram, ficamos de boca calada e consciência limpa, pois sabíamos que isso não era, é não verdade, agora se aproveitar do momento pra fazer joguinho eleitoreiro, dai-me paciência.
Quem falou que o Mudança aparelha, me mostre um Centro Acadêmico dentro dessa Universidade qual fazemos isso. Quem não tem como provar não mostra a cara ne?!

Nosso papel é fazer sempre mais,

Voto em Aquiraz, mas faço sim campanha para a Luizianne, sou um ser livre, antes de Diretor do DCE sou Cidadão.

Witor Hugo Guedes Larrea,
Aluno do Curso de Historia,
Diretor, e com muita estima. Do DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
DCE-UFC
So uma correção ao “ser pensante” do Blog, não há uma divisão, há uma DIVERGÊNCIA DE PENSAMENTOS!
Tem gente no DCE que apóia o voto nulo, tem gente indeciso, tem gente que já sabe em quem votar.
Agora que sei o por que de colocar nesse blog, da pra se perceber a ligação política de quem o escreve

Movimento Mudança Ceará disse...

Witor Hugo

DCE-UFC

nao assino esta nota assim como muitos outros diretores, pois achamos que fica claro para os estudantes que esta eh uma instituicao s'eria que sabe diferenciar o pessoal do coletivo, nao compartilhamos de pensamentos que so visem a propria reputacao, pois acreditamos que o coletivo eh maior que o individual

Anônimo disse...

E segue o PT aparelhando...
eita que vem gente até das brenhas.
Quem aparelha não diz que aparelha.
Boa sorte estudantada!

Anônimo disse...

As mesmas discussões de sempre..
Repulsa a este M.E.
povo de bem; saiam deles, antes que ele acabe com vcs
só se encontra gente aparelhista e sem ética.

Anônimo disse...

É relmente as pessoas não tem ética e nem bom senso.
e viva o aparelhamento!

Movimento Mudança Ceará disse...

e viva as pessoas que nao sabem o que significa aparelhar!
vulgarmente chamadas de.... procurem num dicionario de palavras com origem do latim que saberao, soh vou informar que termina com "ota".
Acho que as pessoas deveriam ler um pouco mais sobre politica e saber das acoes desenvolvidas pelo DCE.

Anônimo disse...

ações desenvolvidas pelo DCE: FESTAS!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

parece até a gestão da luizianne misturada com a baboseira hipócrita e retrógrada do moroni e a mentira deslavada da patricia!

tá um mix! kkkkkkkkkkkkkkkkkk