sábado, 1 de setembro de 2007

PT QUER CONSTITUINTE PARA REFORMA POLÍTICA


"O PT vai defender oficialmente a convocação de uma Assembléia Constituinte para votar a reforma política. A decisão foi tomada na noite deste sábado no 3.º Congresso do partido, em São Paulo. A proposta aprovada diz que "a reforma política não pode ser um debate restrito ao Congresso Nacional, que já demonstrou ser incapaz de aprovar medidas que prejudiquem os interesses estabelecidos dos seus integrantes".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê com simpatia a idéia de uma Constituinte para a reforma política, por acreditar que o atual Congresso não tem interesse em mudar as regras do jogo. O texto que recebeu sinal verde do PT defende, ainda, a convocação de plebiscitos e referendos para decidir "questões de grande alcance nacional" e a revisão do papel do Senado, "considerando o tempo de mandato, a eleição de suplentes e seu caráter de câmara revisora". Não menciona, porém, se nesse pacote está embutida a extinção do Senado."

(Agência Estado)

CASO MENSALÃO - LUIZ GUSHIKEN SE DIZ CONFIANTE NA ABSOLVIÇÃO

O ex-ministro da Comunicação do Governo Luiz Ghushiken, que foi indiciado pelo STF por crime de peculato, avalia, em entrevista à revista ISTOÉ desta semana, que será absolvido ao longo do julgamento. Ele é acusado de orientar o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, a assinar contrato com a empresa de Marcos Valério sem licitação.

ISTOÉ – O que o sr. achou do julgamento no STF?

Gushiken – Posso falar por mim. O pronunciamento do relator (Joaquim Barbosa), quando disse que me absolveria, e os de outros, que disseram não ter indícios, me chamam a atenção para os aspectos que devem nortear o comportamento do Supremo quando discute uma matéria desse tipo. Não sou jurista, mas várias pessoas conversaram comigo e ficaram estarrecidas com isso.

ISTOÉ – O sr. recebeu muita solidariedade?

Gushiken – Ah, sim, bastante.

ISTOÉ – Mas não teme ser condenado?

Gushiken – Não sou advogado, mas certamente a defesa deverá se apoiar naquilo que os quatro ministros disseram, naquilo que o Joaquim disse. Eu não tenho nenhuma dúvida de que vou ser inocentado, porque [a acusação] é baseada num depoimento mentiroso, de uma pessoa contra a qual estou abrindo uma ação. Esse cidadão mentiu para falar tudo aquilo. "

Aqui leia mais.

MÃE DA BELA GRAZI RECEBE VALE GÁS


A costureira Cleusa Soares Massafera, 47 anos, está inscrita em um dos programas do governo Federal de transferência de renda para famílias em condição de pobreza. Cleusa mora em Jacarezinho (PR) e recebe R$ 15 do Auxílio Gás desde 2001. Ela é mãe da modelo e atriz Grazielli Massafera.

"É uma quantia que nem dá pra comprar um botijão de gás. Não fui eu que me inscrevi. Foi um pessoal que eu conhecia lá no posto de saúde de Jacarezinho", disse a costureira."

Do Portal G1 leia mais aqui

MOTORISTA BATE EM QUATRO CARROS E ATROPELA DOIS COOPISTAS NA BEIRA MAR

Um veículo da marca Celta e de cor azul escura, em alta velocidade, bateu em quatro carros estacionados na Avenida Beira Mar e, desgovernado, acabou atropelando dois coopistas. O fato ocorreu, segundo o Ciopes, por volta das 7h30 deste sábado. Um dos coopistas, identificado como Rodrigo Formentini, sofreu fraturas e foi socorrido por uma ambulância do Samu.

O Ciopsa informou que as câmeras de segurança não gravaram o acidente. Frequentadores do calçadão da Beira Mar ficaram revoltados com o fato e cobraram a presença da polícia nas primeiras horas do dia naquele local.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, em discurso no 3º Congresso do PT, em São Paulo, que o PT é o mais ético de todos os partidos e que a legenda deve aprofundar o debate sobre uma candidatura própria em 2010. "'Ninguém tem mais ética e moral do que o PT", declarou com dedo em riste, sendo aplaudido pelos militantes.
Pouco antes, o presidente falou que houve "erros", e também relembrou que previu sua vitória nas urnas na eleição do ano passado. "É verdade que podemos ter cometido erros e os erros cometidos estão sendo apurados como precisam ser apurados, mas ninguém nesse país tem mais autoridade moral, ética e política que o nosso partido." Na última terça-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra os 40 envolvidos com o escândalo do mensalão. A Corte aceitou denúncia contra todos os acusados.

Entre os réus no processo estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes), o empresário Marcos Valério e os deputados José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP). Em mensagem aos integrantes do partido, o presidente afirmou que nas investigações do mensalão "aqueles que forem comprovados [culpados] pagarão" e pediu aos militantes que sejam mais próximos do governo, mas moderados nas críticas."

(Portal Uol)

JUAZEIRO DO PADIM CIÇO COMEMORA SUA PADROEIRA

Juazeiro do Norte (556 km de Fortaleza) abre, neste domingo, os festejos em honra de Nossa Senhora das Dores, sua padroeira. São esperados 400 mil fiéis de todo o Nordeste para uma série de eventos religiosos e sociais que se estenderão até o próximo dia 15. Ano passado, 350 mil devotos e devotas estiveram na terra do Padim Ciço nesse mesmo período. Agora, prestarão homenagens à santa sob o tema "Mãe das Dores e o Padre Cícero Somos Discípulos e Missionários de Jesus Cristo".

Segundo o administrador do Santuário de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, tudo começa a partir das 8 horas deste domingo com uma carreata levando a imagem de Nossa Senhora das Dores. Seguirão pelas ruas centrais da cidade carros, motos e caminhões levando os devotos. A mesma carreata está marcada para o dia 14, véspera do dia dedicado à padroeira, começando às 14 horas.

MINISTRO DO STF VAI PROCESSAR COLEGA

"O ministro Eros Grau decidiu que vai processar, por crime de calúnia, seu colega de STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, e já escalou o advogado José Gerardo Grossi, ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para representá-lo, segundo a Folha apurou. Se a ação for levada adiante, será a primeira vez na história do tribunal que um ministro processa o outro. Em mensagem eletrônica trocada com a ministra Cármen Lúcia, revelada pelo Globo, Lewandowski sugeriu que Grau iria rejeitar a denúncia contra os 40 acusados do mensalão em troca da indicação, pelo governo, de Carlos Alberto Direito ao STF. Mas Grau acolheu a denúncia.

Procurado ontem pela Folha, Grau sinalizou que está disposto a levar a briga para o tribunal ao ser perguntado se iria interpelar o colega. "Não é preciso interpelação em processo de calúnia, vai direto." Ele também afirmou que "não falou" com Lewandowski depois do episódio. "Não trocamos uma palavra." Em entrevistas ontem, no entanto, Lewandowski disse que "já" falou com o colega para se explicar."

Da Folha leia mais

ISTOÉ TRAZ ENTREVISTA COM MARCOS VALÉRIO, O ARQUIVO VIVO DO MENSALÃO


E a revista IstoÉ destaca em sua capa uma entrevista com o publicitário Marcos Valério, um dos cabeças do "Mensalão". Valério avisa que já gravou DVD contando muito mais do que sabe sobre esse episódio, o que deixaria em estado de nervos muita gente boa dessa política brasileira.

Leia aqui

CIRO QUE SE CUIDE! O PT QUER DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


É por essas e outras que Ciro Gomes (PSB) constrói uma Frente Nacional de Esquerda com PDT e PCdo com o objetivo de sedimentar seu objetivo de chegar à presidência da República: o PT não quer tê-lo como postulante. Ciro, aliás, já não esonde mais que está trabalhando para virar sucessor de Lula.

"A construção de uma candidatura própria para as eleições presidenciais de 2010 está em debate no PT e faz parte dos temas tratados no 3o Congresso Nacional da legenda, que teve início na noite de sexta-feira em São Paulo. O tratamento antecipado do tema contraria o desejo do Planalto, que considera precoce a discussão.Manifestada pelas correntes que integram o partido, a candidatura para as próximas eleições presidenciais traz um ingrediente novo: a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. Seu nome foi consenso no partido desde 1989, com vitória em dois pleitos."O partido, com a dimensão que tem, não pode abdicar do direito de tentar construir uma candidatura própria", afirmou a jornalistas Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara dos Deputados.Ele admite que o assunto ainda é delicado dentro do partido do governo. "Este é o fio da navalha que este congresso tem que trabalhar", analisou Chinaglia.O ministro da Justiça, Tarso Genro, também defende uma candidatura do PT. "A minha opinião é que o PT pode e deve ter candidato próprio em 2010", disse."

(Agência Estado)

MEGA SENA DARÁ PRÊMIO DE R$ 54 MILHÕES



JÁ FEZ SUA FEZINHA?

O prazo vai até as 19 horas deste sábado. O sorteio será às 20h30min.

ASSOCIAÇÃO DE GAYS E LÉSBICAS COBRA EXPLICAÇÕES DE TASSO JEREISSATI


A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) cobrou explicações do presidente do PSDB, Tasso Jereissati, por ter chamado de “boneca” o senador Almeida Lima (PMDB-SE). Para a associação, o senador foi “infeliz ao utilizar-se de um termo denotando a homossexualidade como forma de menosprezar outro parlamentar”. Tasso e Almeida Lima protagonizaram o momento mais tenso da reunião de anteontem (quinta, 30) do Conselho de Ética, quando foi decidido que a votação do pedido de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros, será feito por voto aberto.

No ofício, o presidente da ABGLT, Toni Reis, requer o apoio do presidente do PSDB ao projeto de lei que criminaliza e penaliza atos homofóbicos, e sugere que ele passe a integrar a Frente Parlamentar pela Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Da ABGLT Brasil - Conheça a entidade aqui

REVISTA VEJA DESTACA O JULGAMENTO DOS MENSALEIROS


Confira destaques da revista Veja desta semana:

E A HISTÓRIA DA "BONECA" CONTINUA RENDENDO...


POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO CARCARÁ EM FORTALEZA

E o Comando do Policiamento da Capital, através dos 6º e 5º Batalhões, encerrou no fim da madrugada deste sábado a Operação Carcará. A ação foi preventiva e mobilizou 42 PMs, 10 viaturas e seis motos que percorreram boa parte de Fortaleza realizando blitzes em veículos e promovendo "batidas" em bares. "O saldo foi positivo. Conseguimos reduzir os registros do último boletim e vamos prosseguir nesse trabalho sempre de surpresa", afirmou para o Blog o comandante do CPC, coronel Carlos Alberto Serra.

Na Operação Carcará, foram visitados os bairros Centro, Jardim América, Tancredo Neves, João XXXIII, Pirambu, Parque Albano, Parque Santo Amaro, Parque Santana e Conjunto Esperança. Houve abordagem a ônibus, motociclistas e mais de 40 carros. Em meio à operação, cinco pessoas foram detidas: estavam num Palio sob suspeita de assalto: um homem, que foi mandado para a distrital e mais quatro adolescentes que estão apreendidos na Delegacia da Criança e do adoelscente (Dececa) para investigações.

POLÍCIA FEDERAL GANHA REAJUSTE SALARIAL


"O governo federal autorizou reajuste para policiais e agentes da Polícia Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou ontem medida provisória que concede aumentos salariais de 21% a 28% a delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas da PF. Devem ser beneficiados 17.200 policiais, entre ativos e inativos. Os reajustes entram em vigor hoje e serão distribuídos até 2009. O salário de um delegado especial, que era de R$ 15.300, passará para R$ 16.600. Em fevereiro de 2009, o vencimento vai passar para R$ 19.600. A MP autoriza pagamento da segunda parcela do aumento escalonado concedido pelo governo. A primeira parcela foi paga em julho de 2006. Os salários dos escrivães, agentes e papiloscopistas no topo da carreira sobem dos atuais R$ 9.539,27 para R$ 10.241,21 este mês, R$ 11.528,11 em fevereiro de 2008 e R$ 11.879,08 em fevereiro de 2009. Os salários de delegados e peritos criminais em início de carreira sobem de R$ 10.862,14 para R$ 13.368,68 em fevereiro de 2009, enquanto os de escrivães, agentes e papiloscopistas em início de carreira subirão de R$ 6.200 para R$ 7.514,33 até o fim do reajuste escalonado. "




(Agência Estado)

PRESIDENTE LULA VAI AO CONGRESSO DO PT ESPERANDO NÃO VER MENSALÃO EM DEBATE

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o grande ausente na abertura do 3º Congresso do PT, na noite de ontem. Irritado ao saber que petistas fariam um desagravo ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e ao deputado José Genoino (SP), réus no processo criminal aberto há quatro dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele mandou um recado aos dirigentes do PT: disse não querer ver o escândalo do mensalão invadindo o encontro, que vai até amanhã.Lula faria a abertura do congresso à noite, mas adiou o pronunciamento para hoje. Ficou muito contrariado ao saber que integrantes do antigo Campo Majoritário pregaram o desagravo aos petistas acusados de corrupção ativa e formação de quadrilha, embora seja pessoalmente solidário a alguns deles."

Saiba mais.

A HISTÓRIA DA "BONECA" ESTÁ RENDENDO...


LÍDER DO P-SOL - LUIZIANNE SE CURVOU A FORÇAS TRADICIONAIS DA POLÍTICA DE FORTALEZA

O líder do PSol na Câmara dos Deputados, Chico Alencar (RJ), reafirmou, neste sábado, críticas à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Isso, antes da abertura do I Congresso Estadual do P-Sol, que ocorre no Colégio San Rafael, onde serão discutidas as eleições 2008, om homologação do advogado Renato Roseno como presidente da legenda no Ceará. "Ela (Luizianne) se curvou à forma tradicional de fazer política", disse Alencar, lamentando que a prefeita esteja fazendo alianças conservadoras para garantir sua reeleição. Na base de Luizianne, além do PT, há orças do PHS e ex-peemedebistas.

O PSol existe formalmente em 40 municípios do Ceará, com 600 filiados, 300 dos quais em Fortaleza, mas o congresso marcará também a arrancada do partido em busca de novas filiações, segundo informou o ex-deputado federal João Alfredo.

Bom lembrar: O ex-petista Chico Alencar, apesar de fazer política no Rio de Janeiro, esteve na campanha vitoriosa de Luizianne em 2004.

PRESIDENTE LULA REAFIRMA QUE SIDERÚRGICA SAI, MAS EVITA FALAR EM PRAZOS


"A siderúrgica Ceara Steel vai sair do papel. Quem garantiu foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, em entrevista coletiva aos 11 mais influentes e importantes jornais regionais do País. Não foi a primeira, mas foi a mais enfática confirmação já dada pelo presidente de que o empreendimento se tornará realidade. Já sobre quando isso irá se concretizar, Lula foi bem menos incisivo e deixou claro: a negociação entre a Petrobras e as empresas envolvidas está longe de terminar. O presidente confirmou, contudo, aquilo que os responsáveis pelo empreendimento vinham negando: está em negociação a possibilidade de uma siderúrgica ainda maior, que pode utilizar carvão como base energética, e não gás natural. O POVO foi o único jornal do Ceará convidado para participar da entrevista.

Investimento - "O que é que eu posso lhe dizer: é que a siderúrgica vai sair", disse Lula, questionado pelo O POVO. Ele disse que, antes da entrevista concedida ontem, conversou com Roger Agnelli, presidente da Companhia Vale do Rio Doce, um dos sócios do empreendimento. Lula informou que Agnelli conversou com o governador Cid Gomes e com os sócios coreanos do empreendimento. "O que eles estão pensando é em fazer uma siderúrgica maior do que a que estava sendo prevista. Maior. E que poderia ser ou não a carvão", admitiu Lula. O presidente disse que, na próxima quinta-feira, quando Agnelli retornar ao Brasil, voltará a conversar com ele sobre o assunto. Enfatizou, contudo, que de nada disso depende a concretização da siderúrgica. "Mas, de qualquer forma, eu tenho uma decisão política. Isso é importante saber. A siderúrgica vai sair no Ceará. Ela pode demorar mais um mês, mais 15 dias, mais 20 dias. Mas ela vai sair. Porque é uma necessidade do Ceará. E tem compromisso político meu. Compromisso político meu com o Cid, compromisso político meu com o povo do Ceará".

Do Jornal O POVO, leia a entrevista aqui

CNI REUNIRÁ GOVERNADORES DO NORDESTE PARA DISCUTIR DESIGUALDADE REGIONAL


"A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está convocando todos os governadores do Nordeste para um encontro, na próxima segunda-feira, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. O governador Cid Gomes (PSB) confirmou presença. A idéia da CNI, segundo o seu presidente, deputado federal Armando Monteiro (PTB-PE), é discutir reforma tributária na perspectiva de se resgatar uma velha luta: redução das desigualdades regionais. Monteiro convocou também para o debate representantes do setor produtivo nordestino como dirigentes de federações da indústria e da agricultura. A ordem é identificar os pontos em comum dos Estados em relação à proposta do Governo Lula sobre a Reforma Tributária. "

(Da Coluna Vertical - O POVO)

ESTUDANTE CONFESSA TER MATADO TRAVESTI

"O estudante Tiago da Silva Ricarte (20), confessou, ontem, ser o assassino do travesti Rafael Freitas Guedes, conhecido como Sthepanny Pazziny, 21 anos. O crime aconteceu na última terça-feira, no salão de beleza Bella, localizado na Avenida Central do Conjunto Ceará. O travesti foi atingido com uma facada na altura da virilha e faleceu quando recebia os primeiros socorros no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. A investigação realizada por policiais do 12º Distrito Policial (DP), no Conjunto Ceará, apurou que a vítima mantinha um relacionamento amoroso com o estudante. O atrito entre vítima e assassino começou quando o travesti revelou o caso à namorada de Tiago, através de uma mensagem no site de relacionamento Orkut, o que fez com que a garota terminasse o namoro. Ao saber da história, o estudante passou a ameaçar a vítima, exigindo que ela negasse a relação entre os dois. "

(Diário do Nordeste)

GRAMPO TELEFÔNICO CLANDESTINO ENCONTRADO NA CASA DA PRESIDENTE DO STF

Em encontro com um grupo de cinco deputados, a presidente do STF, ministra Ellen Gracie, contou que uma empresa especializada detectou na casa dela um grampo telefônico clandestino. Não disse a data. Limitou-se a relatar o fato, revelando uma ponta de dúvida quanto à eficiência do trabalho de varredura. A conversa aconteceu na tarde de quinta-feira (30). Além de Ellen Gracie, também o vice-presidente do Supremo, Gilmar Mendes, participou. O relato da ministra foi testemunhado pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Fernando Gabeira (PV-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ), Raul Henry (PMDB-PE) e Augusto Carvalho (PPS-DF).

Os parlamentares foram ao STF para informar oficialmente a Ellen Gracie e a Gilmar Mendes sobre uma decisão da Comissão de Segurança da Câmara. Decidira-se convidar os ministros do Supremo que suspeitam ter sido vítimas de escuta clandestina. A idéia não soou atraente à presidente do STF. Ela revelou aos deputados o receio de que o comparecimento dos magistrados à comissão da Câmara contribua para difundir o pânico entre os usuários de telefone. Disse que o mais adequado seria o Legislativo trabalhar no aperfeiçoamento do controle das polícias Federal e civil e das empresas privadas que prestam serviço de varredura.

(Do Blog do Josias de Souza)

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

TCE QUER APURAR SUMIÇO DE R$ 10 MILHÕES DE DEPÓSITOS JUDICIÁRIOS

As denúncias feitas pelo deputado estadual Edson Silva (DEM) de que houve o sumiço de cerca de 10 milhões de reais dos cofres do Tribunal de Justiça do Ceará, serviram de provocaçaõ para o Tribunal de Constas do Estado (TCE). A 9ª Inspetoria de Controle Externo do órgão vai realizar uma auditoria nas contas do TJ para apurar o destino dos cerca de R$ 10 milhões de reais da Prefeitura de Fortaleza que seriam utilizados para pagamento de precatórios. Uma parte do dinheiro o Jornal Alerta Geral já disse, na edição de quinta-feira passada, para onde foi. 6 milhões 111 mil e 639 reais, foram pagos a apenas duas pessoas - Maria Dolores e Ozima Maria Pereira de Castro, entre os meses de setembro de 2002 e setembro de 2003.

Segundo apurou o Supremo Tribunal Federal, através do Ministro Joaquim Barbosa, o mesmo que julgou os envolvidos no Mensalão, houve, no caso, quebra da ordem cronológica dos pagamentos dos precatórios já que a primeira pessoa era a qüinquagésima segunda pessoa na fila e a segunda seria a quadragésima segunda pessoa a receber o pagamento referente à dívida do Instituto de Previdência do Ceará (IPEC).


Vamos nós: A denúncia foi divulgada na Coluna Vertical, do Jornal O POVO, na última segunda-feira.


(Por Beto Almeida, do Portal Ceara Agora)

COMBUSTÍVEIS PESARAM MENOS NO BOLSO DO CONSUMIDOR EM AGOSTO, DIZ ANP

"A gasolina e o álcool ficaram mais baratos para o consumidor em agosto, mas o diesel e o GNV (gás natural veicular) tiveram seus preços elevados, indicou o levantamento mensal de preços da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Assim como em julho, o álcool foi o combustível com maior redução de preços em agosto. Caiu 2,81% - foi de R$ 1,401 no mês passado para R$ 1,361 agora. Preço do litro do álcool teve mais uma queda, mas GNV ficou mais caro no país. O Estado com o álcool mais barato é Goiás, com preço médio de R$ 1,125 - 11% a menos do que em julho (R$ 1,264). Em seguida ficaram São Paulo (R$ 1,131) e Mato Grosso (R$ 1,195). Os mais caros são encontrados em Roraima (R$ 2,065), Acre (R$ 1,98) e Amapá (R$ 1,961). Os valores divulgados pela ANP são a média praticada por Estado, desconsiderando os mais baixos e mais altos. Os preços de todos os Estados e municípios, separados por postos analisados e tipos de combustível, está disponível no site da agência reguladora."

(Portal Uol)

DURO NA QUEDA RENAN AVISA: "NÓS VAMOS VENCER!"


"O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou hoje que ele e seus aliados vencerão a votação em que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar decidirá, na próxima quarta-feira, se encaminha ou não ao plenário da Casa pedido de cassação do seu mandato. Ao deixar o Congresso para almoçar, Calheiros foi questionado por um repórter sobre o que ele achava da decisão de ontem do Conselho de utilizar o voto secreto na apreciação dos relatórios sobre o processo em que é acusado de quebra do decoro parlamentar. "Nós vamos vencer", limitou-se a responder o presidente do Senado.Pouco antes, quando recebia em seu gabinete o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, conversou com o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), sobre a decisão do colegiado, por dez votos a cinco, de adotar o voto aberto na sessão da próxima quarta-feira, quando serão apreciados os relatórios sobre o processo em que Calheiros é acusado de quebra do decoro parlamentar.

(Agência Estado)

MEC DIVULGA TRÊS NOVOS CEFETs PARA O CEARÁ


O Ministério da Educação divulgou, nesta sexta-feira, em Brasília, o edital com os novos Centros Federais de Ensino Tecnológico (Cefets). O Ceará, segundo informa para este Blog o deputado federal Ariosto Holanda (PSB), terá, de imediato, já para 2008, três: Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá.

Os Cefets de Sobral e Limoeiro do Norte aproveitarão a estrutura dos Centecs, que serão federalizados. Para 2009, virão Cefets para Crateús e Canindé. Em 2010, será a vez de Acaraú.
Bom lembrar que esses Cefets saem graças ao trabalho de Ariosto. Não apenas com discursos e audiências com autoridades, mas com destinação de emendas suas para a concretização desses projetos na prática.

LULA VAI AO CONGRESSO DO PT NESTE SÁBADO. JOSÉ DIRCEU CONFIRMA PRESENÇA


Foto - Arquivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para amanhã sua participação no 3º Congresso Nacional, que começa hoje em São Paulo. Pela previsão inicial, o presidente participaria da abertura do evento, marcada para as 19h30min. No entanto, o Palácio anunciou que a participação do presidente no congresso ocorrerá às 10 horas deste sábado. O PT realiza até domingo o 3º Congresso Nacional da legenda. Pela estimativa do partido, 3.000 pessoas - entre militantes, observadores e convidados - devem participar do evento. A legenda deve evitar debater a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de aceitar denúncia contra os petistas envolvidos no mensalão.

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse ontem que participará do congresso como militante. "Vou participar do encontro como militante", afirmou ele, que deixou a presidência do partido em 2002. Dirceu adiantou que não voltaria a presidir o PT. "Já cumpri minha obrigação com o partido. A minha contribuição [agora] é como militante."

(Portal Uol)

E AÍ, QUER APRENDER MAIS SOBRE CRIAÇÃO DE AVESTRUZ?



A Associação dos Empreendedores Cearenses da Estrutiocultura (Aece) promove, neste sábado e domingo, um curso para criadores de avestruz. Em cinco módulos, será realizado na sede da associação (Rua Oswaldo Cruz, 1221), a partir das 8h30min. Para alunos da Uece e da UFC cada módulo custa R$ 50,00 e não-alunos o valor é de R$ R$ 100,00. O curso é dirigido a profissionais veterinários, zootecnistas e público em geral.

Entre os assuntos, O Avestruz (Struthio Camelus sp) Da África para o Brasil, Manejo dos Ovos de Avestruz e seu Processo de Incubação Artificial e Legislação Brasileira I.N.Conj. Nº 02 de Fevereiro de 2003.

SERVIÇO

Informações - 85- 9151 6881 /3318 1096 e 3094 4338

PACTO DE COOPERAÇÃO DA AGRICULTURA DO CEARÁ DEBATERÁ CINTURÃO DAS ÁGUAS

O secretário de Recursos Hídricos do Estado , César Pinheiro, falará, nesta segunda-feira, na reunião semanal do Agropacto-Pacto de Cooperação da Agropecuária. Pinheiro abordará o tema “Cinturão das Águas do Ceará”. O diretor-presidente da Empresa VBA Engenharia e Tecnologia S/A, Ednardo Fernandes Cardoso, atuará como debatedor.


O encontro ocorrerá no auditório da Superintendência do Banco do Brasil (Bairro Aldeota), a partir das 7h30min, tendo a coordenação de Francsico Torres de Melo, dirigente da federação.

P-SOL FAZ CONVENÇÃO COM A PRESENÇA DO LÍDER, CHICO ALENCAR


O deputado federal Chico Alencar (P-SOL-RJ) participa em Fortaleza, neste fim de semana, do I Congresso Estadual do Partido no Ceará. O encontro ocorrerá no Colégio São Rafael (Av. Imperador, 1360). Líder do P-SOL na Câmara, Chico Alencar, que já se encontra na capital cearense, participará nesta noite de sexta-feira, no Papicu, do lançamento do Jornal do P-SOL Ceará: "À Esquerda".

Chico é um dos principais articuladores das 17 emendas apresentadas à Reforma Política pelo P-SOL na Câmara dos Deputados. Renato Roseno será ungido no congresso presidente estadual da legenda que, segundo João Alfredo, outra liderança da sigla, terá candidato a prefeito de Fortaleza em 2008.

TSE DEFINE CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES 2008

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral para 2008, quando serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros. De acordo com a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), o dia das eleições será 5 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, se houver, será disputado em cidades com mais de 200 mil eleitores no dia 26 de outubro, último domingo do mês. De acordo com o calendário, um ano antes das eleições, no dia 5 de outubro de 2007, os partidos políticos que pretendam participar do pleito já devem ter obtido registro de seus estatutos no TSE. Também é a data em que os candidatos devem ter domicílio eleitoral onde pretendem concorrer.

A filiação partidária também deverá estar deferida. O calendário estabelece o dia 5 de março de 2008 como o último dia para que o TSE aprove todas as instruções relativas ao pleito de outubro. O ministro Ari Pargendler é o relator dessas instruções. O dia 8 de abril é a data limite para que os partidos políticos publiquem, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações. A partir dessa data, até a posse dos eleitos, os agentes públicos estarão proibidos de fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

A partir do dia 10 de junho fica permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Dessa data até 30 de junho, dependendo do dia em que os partidos ou coligações escolherem seus candidatos, é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção.

Saiba mais aqui

SALÁRIO MÍNIMO SERÁ DE R$ 407,33 EM 2008


"A proposta do governo federal para o orçamento de 2008, que foi enviada nesta sexta-feira (31) ao Congresso Nacional, contempla uma elevação de 7,2% no salário mínimo a partir de março do próximo ano. Com isso, o salário mínimo subiria dos atuais R$ 380,00 para R$ 407,33. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que divulga a proposta de orçamento do governo, explicou que o aumento de 7,2% já está de acordo com a nova regra estabelecida, que considera a variação do PIB e da inflação de dois anos atrás, ou seja, de 2006. Paulo Bernardo confirmou que o governo federal decidiu antecipar de abril para março o início da vigência do novo valor para o salário mínimo em 2008. Neste ano, começou somente em abril.

Em 2009, segundo ele, o aumento começará a vigorar no mês de fevereiro e, em 2010, em janeiro. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, o aumento de R$ 1,00 no salário mínimo equivale a um aumento de gastos, com o pagamento de benefícios previdenciários (atrelados à variação do mínimo), de cerca de R$ 200 milhões por ano - sem considerar o impacto na LOAS. O aumento de R$ 27,33 no salário mínimo, por sua vez, vai gerar um impacto próximo a R$ 5,4 bilhões no orçamento do ano que vem."

Vamos nós: E aí, R$ 407,33? Com esses quebrados, dá pra ter troco?

(Portal G1)

O BRASILEIRO NÃO PERDE MESMO A PIADA

O humor é, sem dúvida, a melhor forma de expressar o sentimento de revolta sem perdermos o espírito esportivo.

(Do Blog do Noblat)

PF E RECEITA FAZEM OPERAÇÃO NO SETOR ATACADISTA DE FORTALEZA

Desde o começo desta manhã de sexta-feira que a Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, realiza, conforme post anterior, a Operação Secos e Molhados. A área de concentração é o comércio atacadista da Rua Governador Sampaio (Centro).

Segundo a Receita Federal, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão pela 11ª Vara da Justiça Federal do Ceará, monilizados 20 PFs e 10 auditores da Receita. A ordem foi combater empresas que usavam "laranjas" em suas transações e que juntas, nos últimos cinco anos, teriam omiido mais de R$ 400 milhões em receita ao Fisco.

"ENGENHEIRO" DO FURTO AO BC DE FORTALEZA DEPÕE NA JUSTIÇA FEDERAL DO CEARÁ


A Justiça Federal do Ceará colhe, nesta sexta-feira, em depoimento, Marcos Rogério Machado de Morais (33), conhecido "Cabeção", acusado de ser o "engenheiro" de toda a operação que resultou no furto ao Banco Central de Fortaleza. Em agosto de 2005, foram levados do BC, através de um túnel, mais de R$ 164 milhões.

Marcos foi preso por policiais do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), em São Paulo, no último dia 17, quando passeava com a família dentro do shopping.
ATUALIZAÇÃO (14h20min) - Marcos Rogério negou todas as acusações durante o depoimento.

PREPARE O BOLSO! EM 2008, GOVERNO LULA PROMETE NOVA ALTA NOS IMPOSTOS


"O Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, que o governo entrega nesta sexta-feira (31) ao Congresso, prevê uma nova alta da carga tributária nos próximos anos do governo Lula, segundo informações da Agência Brasil. Segundo as projeções do PPA, após se elevar para 24,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008, a carga deverá cair para 24,8% em 2009, voltará a ser de 24,9% em 2010 para só em 2011 chegar a 24,7% do PIB. O número não considera os tributos cobrados por estados e municípios, o que eleva a carga para quase 35% do PIB em 2006 (último dado). Segundo o secretário-executivo do ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel, a carga só não terá maior redução por causa da arrecadação previdenciária. O PPA estima que a arrecadação do INSS subirá de 5,7% do PIB em 2008 para 6,7% do PIB em 2011. Bringel explica essa elevação pelo aumento no volume de contribuições. "Haverá mais formalização de empregos e aumento da massa salarial. Por isso, a arrecadação previdenciária distorce a carga agregada", disse."

(Portal G1)

É O AMOR...QUE MEXE COM MINHA CABEÇA E ME DEIXA ASSIM

E a senadora Patrícia Saboya (PSB) abriu o verbo e o coração para este blog: está mesmo namorando firme. O felizardo é o empresário carioca Alexandre Machado que, vez em quando, aterrissa por Fortaleza para matar saudades da amada.

Patrícia é só felicidade e garante: no amor, vai muito bem. Na política, até que poderá ficar melhor. Ela acalenta mesmo o sonho de disputar a prefeitura de Fortaleza em 2008. "Tenho essa vontade!", afirma.

Resta saber se isso não resultará em clima de separação política no ninho da base aliada.

MP QUER BARRAR OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA TORRE EMPRESARIAL DO GRUPO JEREISSATI

"O Ministério Público Federal no Ceará, através da procuradora da República, Nilce Cunha Rodrigues, ajuizou ação civil pública pedindo a paralisação da construção do empreendimento Iguatemi Empresarial, mais conhecido como Torre Iguatemi. A procuradora se baseou em estudo técnico-científico desenvolvido elaborado pelos peritos do Ministério Público, que se fundamentaram em material colhido em órgãos públicos e universidades. A conclusão do estudo apontou que a partir de levantamento histórico de toda a região, a área ocupada pelo empreendimento é de manguezal, sendo também terreno de Marinha, portanto, bem da União. Nilce Cunha ressaltou na ação que o Centro Empresarial não se reveste de qualquer utilidade pública ou interesse social, sendo apenas um empreendimento privado que se implantado naquela área irá comprometer extraordinária e injustificadamente o ecossistema do manguezal da bacia do Rio Cocó, que já se acha extremamente prejudicada pelas visíveis devastação e poluição ali praticadas. "

(Do Blog da Política do O POVO)

CIRO DEVE MESMO SER O CANDIDATO DO BLOCO DA ESQUERDA EM 2010


Ciro Gomes deve ser o candidato do chamado Bloco de Esquerda à Presidência em 2010. A avaliação é do líder do grupo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Paulinho, deputado pelo PDT-SP e presidente da Força Sindical, avalia que os seis partidos que integram o bloco (PDT, PCdoB, PSB, PHS, PMN e PRB) precisam criar uma base forte nos municípios em 2008:
- É uma tentativa de a gente sair mais fortalecido para que, em 2010, o bloco tenha um candidato único.

Na próxima segunda-feira as legendas farão o lançamento oficial do bloco em São Paulo. Paulinho, já pré-candidato à Prefeitura paulistana, diz que ainda não está definido como fechar consenso em torno de um só nome para as eleições municipais:

- Para São Paulo tem quatro candidatos. O Aldo, do PCdoB, a Erundina do PSB, a Zulaiê pelo PHS e eu pelo PDT.

Para 2010, o líder do bloco descarta o próprio nome, lembra que Cristovam Buarque também tem força pelo PDT, mas pondera que Ciro, atualmente deputado pelo PPS-CE, é a possibilidade mais concreta:

- A tendência é o Ciro sair em melhores condições em 2010

Do Portal Terra, leia aqui

CHEGA DE ACIDENTES! MORADORES DE ITAITINGA E EUSÉBIO BLOQUEIAM TRECHO DA BR-116

Moradores da cidade de Itaitinga e Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) realizaram protesto nesta manhã de sexta-feira, por cerca de uma hora, quando bloquearam o Km 20, da BR -116. O protesto foi contra o alto índice de atropelamentos, com mortes, registrados naquele local. A reivindicação de uma passarela no trecho já foi encaminhada, por várias vezes, ao Dnit e nenhuma providência foi adotada.

O protesto contou com o apoio da Igreja Otodoxa de Itaitinga, que mandou celebrar missa em memória das vítimas de atropelamnetos.

MEC QUER APLICAR R$ 2 BILHÕES NA ÁREA DO ENSINO TÉCNICO

O Ministério da Educação (MEC) pretende injetar nos próximos três anos mais de R$ 2 bilhões na ampliação e melhoria do ensino técnico brasileiro. O projeto faz parte da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, que será colocada em prática a partir do próximo ano. Pela proposta, o governo federal vai destinar R$ 750 milhões para a construção de novas 150 escolas técnicas em diferentes municípios do país. Outros R$ 500 milhões serão aplicados por ano no custeio e salários de professores e funcionários. Com essa segunda fase, que será concluída em 2010, o MEC pretende criar 274 mil novas vagas em cursos profissionalizantes. Segundo o secretário-substituto de Educação Profissionalizante do MEC, Getúlio Marques Ferreira, a intenção é praticamente triplicar as vagas no ensino técnico. “No Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC existe um conjunto de ações fortes, entre elas, expandir a rede federal para 354 escolas profissionalizantes”, aponta Ferreira. "

Do Site Contas Abertas leia mais aqui

POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO EM CENTRO ATACADISTA DE FORTALEZA

E a Polícia Federal do Ceará e Receita Federal faz, nesta manhã de sexta-feira, uma operação especial na Rua Governador Sampaio (Centro de Fortaleza). Até agora, a Instituição não repassou detalhes. O local é o principal centro de concentração de mercadorias do atacado do Estado.

PT PROMETE DESAGRAVO PRÓ_DIRCEU E GENOÍNO AO ABRIR CONGRESSO


A abertura do 3º Congresso do PT, na noite de hoje, contará com um desagravo ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e ao deputado José Genoino (SP), que se tornaram réus em processo criminal aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e formação de quadrilha no escândalo do mensalão. O ato começou a ser preparado ontem, em caráter sigiloso, durante reunião da chapa Construindo um Novo Brasil, grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Dirceu e Genoino. "Não tem mais ético e menos ético no PT", afirmou Chico Vigilante, presidente do partido no Distrito Federal, ao cobrar manifestação de solidariedade de outras correntes. "O PT é um só, é um projeto de todos." Leia mais.

PESSOAL DO CEARÁ

Para participar do congresso, já estão em São Paulo o presidente estadual do pT, Joaquim Cartaxo, que defende com unhas e dentes a antiga cúpula petista; os deputados federais José Nobre Guimarães, José Pimentel e Eudes Xavier. O deputado federal José Airton, que chegou ontem de Brasília, só segue neste sábado, alegando compromissos de última hora. A prefeita Luizianne Lins também estará no congresso, mas não se sabe se aderindo ao dexgravo a uma turma que, na ultima disputa em Fortaleza, queria vê-la pelas costas.

JERICOACOARA ENTRE 10 AS MELHORES PRAIAS DO BRASIL

E o Sebrae Nacional elaborou ranking dos 65 melhores destinos turísticos do País, que será divulgado nesta sexta-feira, durante evento no Rio de Janeiro. Nesse grupo, inclui quatros cidades cearenses: Fortaleza, Aracati, Jijoca de Jericoacoara e Nova Olida, esta última pela riqueza paleontológica.

Entre categorias específicas, aparece Jericoacoara, que ficou entre os 10 melhores destinos no item Sol e Praia, o que é bom para o turismo cearense.

UMA NOTA DO BLOG EM TOM MAIOR

Um abração para o grande Tom Barros e o irriquieto Paulo Oliveira que, agora pela manhã, na Rádio Verdes Mares, comentaram nota deste Blog eloigiando a Agência 14 Bis. Essa agência, por sinal nova no mercado, resolveu apostar em valores locais no comercial da Saga e o carro Fox.

Convocou Paulo Oliveira, Ênio Carlos, Maísa Vasconcelos e Nonato Albuquerque para divulgar o Fox. Podia fazer como outras que pagam cachês gordos para artistas globais ou coisa parecida, mas investiu na imagem dos artistas destas plagas.

Agora, queremos ver mais gente daqui seguindo esse exemplo.

STF PODE PEDIR ABERTURA DE PROCESSO CONTRA TUCANO "MENSALEIRO"

"O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, estuda pedir ao STF a abertura de processo penal, até o final de setembro, contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Para o procurador, o esquema embrião do que atualmente é chamado de "mensalão" destinou-se ao financiamento, em 1998, da campanha do candidato tucano ao governo do Estado de Minas Gerais Eduardo Azeredo. Na época, o hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi candidato derrotado à reeleição do governo mineiro. Investigação feita pela Polícia Federal (PF) encontrou indícios de que houve uso de recursos públicos no caso do valerioduto mineiro. Aberto em dezembro de 2005, o inquérito da PF descobriu evidências da existência de esquema de distribuição de recursos a partir de empresas de Marcos Valério para financiar a campanha de políticos tucanos de Minas."

(Agência Estado)

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

CIRO E TASSO, SEGUNDO O DIAP, ENTRE OS 10 MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO




Saiu a lista dos 10 Mais entre os "Cabeças do Congresso" elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), pesquisa realizada desde 1994. Nela, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), aparece como o mais influente deste ano. A eleição é feita a partir dos votos colhidos entre os chamados "100 Cabeças do Congresso" nos meses de julho e agosto. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PDMB-AL)), eleito como o mais inflente em 2005 e que ficou em segundo lugar no ano passado, não entrou, neste ano, na lista dos dez mais influentes. Pelo visto, sua vida privada pesou muito nessa balança.
Confira a lista dos 10 "Cabeças do Congresso", que traz dois cearenses: o senador tucano Tasso Jereissati e o deputado federal Ciro Gomes (PSB):

1º lugar - deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), atual presidente da Câmara, com 56 votos;
2º lugar - deputado José Múcio Monteiro (PTB/PE), atual líder do Governo na Câmara, com 39 votos;
3º lugar - senador Artur Virgilio (AM), líder do PSDB no Senado, com 38 votos;
4º lugar - senador José Sarney (PMDB/AP), ex-presidente da República e do Senado Federal, com 34 votos;
5º lugar – deputado Ciro Gomes (PSB/CE), estreante no Congresso, com 27 votos;
6º lugar – senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado, com 27 votos;
7º lugar – deputado Antônio Carlos Panunnzio (SP), atual líder do PSDB na Câmara, com 26 votos;
8º lugar – senador Tasso Jereissati (CE), presidente nacional do PSDB, com 21 votos;
9º lugar – deputado Henrique Fontana (PT/RS), vice-líder do Governo na Câmara, com 20 votos;
10º lugar – deputado Onyx Lorenzoni (RS), líder do DEM na Câmara dos Deputados, com 20 votos.

Do site do Diap, leia mais aqui

PREFEITURA PEDE E JUSTIÇA MANDA FECHAR NORTH SHOPPING


O juiz da Terceira Vara da Fazenda Pública, Martônio Vasconcelos, determinou o fechamento do North Shopping. Com a decisão, o segundo maior shopping da capital terá que encerrar suas atividades, sob pena de pagar multa diária no valor de R$ 50 mil por descumprimento da liminar. A medida foi pedida pela Procuradoria Geral do Município que, junto com o Ministério Publico Estadual, entrou com ação civil pública contra o shopping. O North Shopping é acusado de estar poluindo o meio ambiente, pois joga esgoto no riacho João Lopes. Há também outras queixas: falta de alvará de funcionamento, de registro sanitário e invasão de área publica (calçada), além do soterramento e desvio do curso do riacho João Lopes. O juiz pede também o imediato fechamento do North Shopping. Segundo a decisão, a reincidência deverá custar outros R$ 50 mil diários para os cofres do shopping.A

O North Shopping já é alvo de cinco ações civis públicas movidas pela PGM. Além das duas deferidas nesta quinta-feira pela Justiça, há também uma ação demolidora, uma de nunciação de obra nova e outra por falta de alvará de funcionamento das lojas. “O North Shopping, na realidade, está todo irregular. Foi construído à força”, ressaltou Denise Sobreira, chefe da Procuradoria Patrimonial do Município, conforme informações do site oficial da Prefeitura.

OUTRO LADO

A Assessoria de Marketing do North Shopping, inteirada do fato, informou que só nesta sexta-feira a direção do condomínio poderá se manifestar. Não houve ainda a notificação sobre o fato.

(Este Blog, mais o site da Prefeitura de Fortaleza)
ENQUETE DO BLOG

Tem enquete nova no Blog, com a seguinte pergunta:

Quanto tempo vai durar o processo contra os "Mensaleiros"?

1 - TRÊS ANOS
2 - 10 ANOS
3 - SÓ DEUS SABE
4 - NÃO ESTAREI VIVO

Participe clicando ao lado desta página. Aproveite. É de grátis!!!

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL PROGRAMA CONCURSO PÚBLICO AINDA PARA ESTE ANO

Vem aí concurso público do Banco do Nordeste do Brasil. Segundo informação do diretor administrativo da Instituição, Victor Ponte, para preencher carência de pessoal diante do grande volume de negócios que o BNB vem realizando em seu raio de atuação. O concurso deve começar o processo neste ano, mas a convocação de aprovados fica para 2008.

Há uma carência de 500 profissionais, mas, conforme Victor, a meta é conseguir do Ministério do Planejamento autorização para oferecer cerca de 200 a 250 vagas. Atualmente, o BNB conta com cerca de seis mil funconários espalhados pelas agências do banco no Nordeste, Espírito Santo, Minas, Brasília, Rio e São Paulo.

A SAGA DO QUARTETO CEARENSE NA TELINHA


Idéia maravilhosa a da Agência 14 Bis, do Ceará: criou um comercial para a Saga, que quer vender o novo carro Fox, aproveitando a empatia de gente da Tv do Ceará. Os nomes, sem sombra de dúvida, são bem representativos da segmentação do mercado local. Reunidos na telinha o irreverente e moleque Paulo Oliveira (AM 81o e TV Diário), a bela Maísa Vasconcelos (TV Jangadeiro), o surpreendente Ênio Carlos (TV Diário) e a inteligência do Nonato Albuquerque (TV Jangadeiro e Rádio POVO/CBN).

Saiu de primeira o comercial, pois ágil, de texto leve e, claro, vendendo o produto de uma concessionária séria como a Saga. Não é à toa que nós também somos clientes dela.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ AFASTA JUIZ

O juiz Carlos Alberto de Sá Silveira, da 6ª Vara Cível, foi afastado nesta quinta-feira por decisão do pleno do Tribunal de Justiça do Ceará. O afastamento se deu através de duas votações por unanimidade: uma para abrir o processo administrativo disciplinar e outra para afastá-lo das funções.

Carlos Alberto foi afastado sob acusação de ter liberado 24 máquinas caça-níquel que a juiza estadual Maria Vilauba, da 5ª Vara da Fazenda Pública, havia mandado apreender, numa decisão considerada irregular. Os próximos passos são a nomeação do relator do processo,. ouvir a defesa e testemunhas.

APÓS PRESSÕES DA OPOSIÇÃO E BATE-BOCA, CASO RENAN TERÁ VOTO ABERTO


O bate-boca entre o senadot Tasso Jereissati (PSDB) e o senador Almeida Lima (PMDB-SE) que ocorreu durante sessão do Conselho de Ética do Senado nesta quinta-feira, em Brasília, surtiu efeito. Há poucos instantes, no Conselho de Ética a oposição conseguiu uma vitória: a votação do Caso Renan Calheiros será aberta (10 a 5 no voto). O grupo de Renan queria votação secreta.

Renan Calheiros é acusado, por exemplo, de ter contas pessoais pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior e ser dono de meios de comunicação de massa em Alagoas, através de "laranjas". A votação, no entanto, foi marcada para quarta-feira da próxima semana.

Até lá, haja emoção! E que ninguém bote boneco, por favor!

DEPUTADO APELA POR CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS DA SEFAZ

O deputado Francisco Caminha (PHS) apelou, nesaa quinta-feira, da tribuna da Assembléia, ao governador Cid Gomes (PSB), para que convoque os concursados da Secretaria da Fazenda. O grupo de profissionais foi aprovado num concurso público realizado em 28 de janeiro de 2007, mas, até agora, nada de convocação. Eles, inclusive, já se submeteram às demais fases do certame, de acordo com o parlamentar. O concurso foi lançado para preencher vagas de auditor-fiscal da Receita Estadual – AFRE (150 vagas), analista contábil-financeiro – ACF (40 vagas), analista jurídico – AJ (20 vagas) e analista de tecnologia da informação – ATI (60 vagas) e resultou na aprovação de 497 pessoas, com homologação em sete de março de 2007.


“Essa demora deixa os profissionais angustiados. Me coloco a disposição para agilizar essa contratação, porque esses concursos têm prazo. Atualmente, o Estado só tem capacidade de fiscalizar 20% dos contribuintes. Com essa contratação, pode haver um incremento na Receita. O que falta é uma atitude do Governo Estadual”, afirmou Caminha.

MALUF GANHARÁ INDENIZAÇÃO DO "ESTADÃO" E DO JORNALISTA JOSÉ NÊUMANE PINTO


"O deputado federal Paulo Salim Maluf receberá indenização no valor de 100 salários mínimos a título de indenização por dano moral a ser paga pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pelo jornalista José Nêumane Pinto pela publicação e autoria do editorial intitulado “Viva o Voto”. O ministro Antônio de Pádua Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou a subida do recurso especial do jornal e do jornalista, que pretendia rever a decisão condenatória do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). Para o ministro, os recorrentes não rebateram, de forma específica, os fundamentos da decisão agravada, o que inviabiliza o acolhimento do agravo de instrumento para fazer subir o recurso especial de forma que o STJ possa rediscutir a questão Segundo o processo, Paulo Maluf moveu ação de indenização contra o “Estadão” e José Nêumane Pinto, em razão de editorial intitulado “Viva o Voto!”, escrito pelo jornalista e publicado na seção Espaço Aberto, na edição do dia 26 de abril de 2000. O texto foi considerado pelo político paulista “um compêndio de enojantes insinuações e aleivosidades”.

No texto, José Nêumane lamenta, comentando frase de Pelé, que “o voto direto não tenha livrado o Brasil de pragas como Maluf” e que “hoje a possibilidade mais concreta de Maluf e sua escola virem a ser castigados por malfeitorias em território nacional está nas mãos do FBI”. Para o jornalista, “as instituições brasileiras são tão lerdas e tolerantes que só há a possibilidade concreta de capturar um chefão de nosso crime político organizado se ele violar alguma lei americana – principalmente a da lavagem de dinheiro sujo”.

Leia mais aqui

ASSALTANTE E TAXISTA BALEADOS NUMA TROCA DE TIROS NO BAIRRO FARIAS BRITO

Um grupo de assaltantes foi preso no começo da noite desta quinta-feira no Bairro Farias Brito, após trocar tiros com a Polícia Militar. O grupo promovia assaltos no Bairro Álvaro Weyne quando policiais foram acionados. Segundo as primeiras informações, o grupo interceptou um taxi e empreendeu fuga. Foi alçançado na rua Rúbia Sampaio daquela área de Fortaleza.

Na troca de tiros, um assaltante foi baleado e o taxista, também baleado, levado para o Instituto Doutro José Frota (Centro) em estado grave. Quatro assaltantes se renderam e foram presos.

ALÔ, 2008! - LULA MANDA AUMENTAR COMENSAIS DO BOLSA-FAMÍLIA

O governo deve aumentar o número de beneficiados pelo programa Bolsa-Família em 1,75 milhão de pessoas, informou hoje a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, ao divulgar relato do pronunciamento que o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, fez na reunião ministerial que ocorreu nesta quinta-feira na residência presidencial da Granja do Torto. De acordo com a Secretaria, Ananias anunciou, na reunião, que a parcela variável do Bolsa-Família, que hoje é paga aos filhos de até 15 anos, passará a ser concedida para os que têm até 17 anos. As famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família recebem hoje um valor fixo acrescido de uma parcela variável destinada a cada filho (até o limite de três filhos) com até 15 anos. A mudança acrescentaria ao programa, de acordo com o ministro Ananias, 1,75 milhão de pessoas.

O Planalto informou também que a proposta de Orçamento da União para o próximo ano, que será enviada nas próximas horas ao Congresso, terá um volume de R$ 16,5 bilhões para a agenda social, incluindo nesse valor o aumento do número de beneficiários do Bolsa-Família. A intenção inicial do governo era a de colocar no Orçamento de 2008 um total de R$ 11,8 bilhões para a agenda social, mas esse número não havia sido formalizado em nenhum documento oficial."

Vamos nós: Claro que é fundamental política de combate a desigualdades, mas bem que essa mãozinha ao Bolsa Família poderá resultar em vantagens eleitorais em 2008 para a turma do governo. Não é mesmo?

(Este Blog com Agêcnia Estado)

STF GARANTE TER JULGADO SEM PRESSÃO O CASO DOS "MENSALEIROS"


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie Northfleet, divulgou nota, nesta quinta-feira. Ela destaca que o Supremo "não permite nem tolera que pressões externas interfiram em suas decisões" e assegura: "a dignidade da Corte, a honorabilidade de seus ministros e a absoluta independência e transparência dos seus julgamentos".

Ellen Grace, com a nota, quis dar uma resposta à reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", que divulgou uma conversa telefônica em que o ministro Ricardo Lewandowski, em clima de uma solenidade, dizia que o STF "votou com a faca no pescoço" e que "a imprensa acuou o Supremo" no julgamento que aceitou a denúncia contra os "mensaleiros".

Confira aqui
ENQUETE DO BLOG

E terminou o prazo da nossa enquete, que indagava que obra sairia primeiro. Confira o placar:

Siderúrgica - 13%
Ronda do Quarteirão - 45%
Metrofor - 17%
Hospital da mulher - 24%

DETALHE - Este Blog recebeu muitas reclamações por não ter incluido o item "Nenhuma". Pedimos desculpas e prometemos deixar opção do gênero nas próximas enquetes.

TASSO CHAMA RELATOR DO CASO RENAN DE "PALHAÇO"


"O Conselho de Ética do Senado reiniciou a sessão após 20 minutos de intervalo causado por um bate-boca entre os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Almeida Lima (PMDB-SE), um dos três relatores do processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Almeida Lima reclamou insistentemente de que os adversários estavam tentando desqualificar seu relatório, e o senador Jereissati o chamou de "boneca" e "palhaço". A confusão começou quando Almeida Lima, exaltado, protestou contra o fato de alguns senadores afirmarem que o relatório dele, favorável a Calheiros, teria sido derrotado por 2 votos a 1 (antes da votação), já que o parecer feito em conjunto pelos dois outros relatores - Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) - é contrário ao presidente do Senado. Calheiros é acusado, no processo que está sendo analisado pelo Conselho, de pagar despesas pessoais com dinheiro de um lobista de empreiteira.

Tasso Jereissati reclamou do fato de Almeida Lima estar insistindo, durante longo tempo, na afirmação de que estavam querendo desqualificar seu parecer. "Direito da força - comigo, não!", exaltou-se Almeida Lima. "Se o senhor (Jereissati) sabe bater na mesa, eu também sei. A força do direito, sim; o direito da força, não", acrescentou, enfático. Tasso reagiu: "Calma, boneca!" Ao que Almeida Lima respondeu: "Não fica bem em Vossa Excelência esse trejeito. Não vou aceitar a tentativa de cassar minha palavra na leitura de um relatório de cinco laudas. Não vou aceitar."

(Agência Estado)

CEARÁ STEEL DESMENTE VALOR ECONÔMICO E DIZ QUE SIDERÚRGICO É COM GÁS NATURAL

A Assessoria de Imprensa do Consórcio Ceará Steel manda um comunicado para este Blog.

Reafirma que o consórcio, formado pela Dong Kuk, da Coréia, Danielli, da Itália, e Vale do Rio Doce, do Brasil, permanece com o mesmo modelo de projeto siderúrgico apresentando à Petrobras. Ou seja, para operar com gás natural e não com carvão mineral importado da África como noticiou, sem qualquer fundamento, o jornal Valor Econômico, através do Valor Online nesta quinta-feira.

O consórcio não quis, no entanto, falar de prazos para o anúncio do empreendimento que poderá ser divulgado na próxima semana, quando Lula estará em visita ao Nordeste.

CONSELHO DE ÉTÍCA DO SENADO APRECIA CASO RENAN

"Os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) afirmaram, nesta quinta-feira, que há fortes indícios para cassar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Antes do início da sessão no Conselho de Ética marcada para votar o relatório que pode pedir a cassação de Calheiros, os dois senadores e relatores do processo afirmaram que pelo menos oito ítens dão fundamento para o voto que vão apresentar. "Há indícios para cassar, e fortes. Agora, vai depender da consciência dos senadores", afirmou Marisa Serrano. O presidente do Senado responde a uma representação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética. Ele é suspeito de ter contas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, entre elas a pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. "

(Portal Tera)

Acompanhe a sessão aqui

PCdoB VOLTA A OCUPAR ESPAÇO NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA


A ex-presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Eliana Gomes (PCdoB), tomara posse no cargo de vereador nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, durante sessão na Câmara Municipal. Eliana assume no lugar de Elpídio Nogueiro (PSB), que passou a ocupar o cargo de secretário da Regional VI. Com isso, o partido, que havia perdido vaga com Lula Morais, que asumiu cadeira de deputado estadual, recupera espaço.

Primeira mulher comunista a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza (4ª capital do país), a educadora popular Francisca Eliana Gomes dos Santos presidiu também a Associação Comunitária do Bairro Ellery. É filiada ao PC do B há quase 30 anos e vinculada à Ong Cearah Periferia e à Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza.

MENSALÃO - PROCURADOR DIZ QUE CRIMES NÃO VÃO CADUCAR

"Mesmo com a complexidade do processo criminal aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu a denúncia contra os 40 acusados de envolvimento com o mensalão, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, descartou a possibilidade de que os crimes prescrevam, ou seja, que vença o prazo de punição devido à demora no julgamento. “Não vejo nenhuma preocupação. O recebimento da denúncia, por lei, é um ato que interrompe a prescrição”, disse. O procurador argumentou que o STF julgou a denúncia em prazo “mais do que razoável”. E lembrou que a mais alta Corte do país sinalizou que pretende adotar medidas para agilizar o julgamento final – quando decidirá se os réus devem ser condenados. Apesar do otimismo, Antonio Fernando não quis arriscar um prazo para a conclusão do processo, classificado, por ele, de “emblemático”. “Qualquer prognóstico que se fizer pode ser equivocado. Vamos ver se a vida real confirma que essa disposição consegue se concretizar. É um processo emblemático que evidentemente vai exigir de todos aqueles que vão participar fazendo interrogatórios ouvindo depoimentos o máximo de agilidade”, afirmou."

(Portal G1)

BRASIL - O PAÍS DA PIADA PRONTA


ESSA VEM DO BLOG DO NOBLAT

PRESIDENTE DO PT/CE - JULGAMENTO DO STF FOI COM BASE EM MATÉRIAS DE JORNAIS

O presidente regional do PT, Joaquim Cartaxo, que também é secretário estadual de Cidades, afirmou, nesta quinta-feira, que o Supremo Tribunal Federal fez um julgamento "políico" dos petistas envolvidos no escândalo do Mensalão e que não há provas concretas contra nenhum deles. O STF denunciou José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e Silvio Pereira por formação de quadrilha, além de aceitar denuncia contra os três primeiros por corrupção ativa.

Joaquim Cartaxo disse mais: o processo teria sido montado em cima de matérias de jornais. Ele lamentou que as sessões de julgamento do STF tenham coincidido com o período em que o PT realiza seu III Congresso Nacional, cuja abertura ocorrerá nesta noite de sexta-feira, em São Paulo. Considerou o julgamento injusto, reiterando não haver provas contra nenhum dos petistas que viraram réus.

"Qual a prova de que José Dirceu fez isso ou aquilo?" - desafiou Cartaxo, que seguiu para São Paulo à frente de uma caravana de petistas com destino ao congresso do partido. No grupo, o vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro, a deputada estadual Rachel Marques, e o vice-prefeito de Sobral (Zona Norte do Estado), Clodoveu Arruda.

GOVERNADOR CID GOMES CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA E INCLUI SIDERÚRGICA


O governador Cid Gomes (PSB) tem audiência nesta quinta-feira, em Brasília, com a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Roussef. Há informações de que além de tratar da liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, Cid vai se inteirar da ministra sobre detalhes acerca do anúncio do projeto siderúrgico do Ceará.

Segundo o Valor Oline e conforme post deste Blog, o empreendimento Ceará Steel virá sem a participação do gás natural da Petrobras. Isso, porque o fornecimento do gás natural subsidiado, como está no projeto, foi o nó górdio nessa história, pois alvo de revolta da parte do Instituto Brasileiro de Sideurgia (IBS).

Cid Gomes, ainda em Brasília, onde permanecerá até sexta-feira, manterá audiências com os ministros Geddel Vieira (Inegração Nacional) sobre projetos do órgão no Ceará, e com o ministro Sérgio resende (Ciência e Tecnoloia), que deve vir em setembro inaugurar o Instituto de Planejamento do Desenvolvimento e Inovação (IPDI), um centro de excelências na área de pesquisas, que vai operar na área do Nutec.

Ele também participará de soleniade em homenagem aos 60 anos de fundação do PSB, no Museu Nacional.

NOVELA - CEARÁ STEEL SAIRÁ. MAS SEM A PETROBRAS

"Uma solução de mercado deverá viabilizar a siderúrgica Ceará Steel. A Vale do Rio Doce e seus sócios privados no projeto (a coreana Dongkuk e a italiana Danieli) informaram ao governo que vão tocar a construção da usina sem o gás da Petrobras, e, sim, com carvão mineral, provavelmente importado da África. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar o novo modelo na próxima semana, durante viagem ao Nordeste."

Vamos nós: Que novela polongada, hein? Agora, com certeza essa história do uso de carvão mineral poderá provocar muita polêmica. Há especialistas assegurando que o nível da poluição com tal matéria-prima seria o grande problema.

O prazo do anúncio da siderúrgica ficou para a próxima semana. Vamos aguardar o cumpimento dessa palavra de Lula. Que chega fora do prazo dado por ele, que seria neste mês de agosto.

(Este Blog com Valor On line)

VESTIBULAR PODE SER EXTINTO

"A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados analisa em Brasília o projeto de lei 6137/05, que muda a forma de ingresso nos cursos de graduação oferecidos por universidades e faculdades. Pela proposta do deputado Alex Canziani (PTB-PR), o vestibular será substituído por um curso de pré-graduação. Nesse curso, o candidato a uma vaga no ensino superior vai estudar, durante um ano, disciplinas básicas do curso superior escolhido. A intenção, segundo Canziani, é permitir que o aluno tenha "mais certeza na opção de formação profissional". De acordo com o projeto, as instituições de ensino superior deverão oferecer para os cursos de pré-graduação pelo menos o triplo das vagas existentes aos cursos de graduação correspondentes. Os candidatos, no entanto, não estarão livres de processo seletivo, pois as vagas para a pré-graduação serão ocupadas por meio de um processo que aproveite o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de concluída a pré-graduação, os alunos serão admitidos na ordem do seu desempenho até o preenchimento das vagas. As instituições de ensino superior serão autorizadas a reduzir os cursos de graduação em um ano, período relativo ao curso de admissão. "

(Agência Câmara)

NOVA SUDENE SAI MÊS QUE VEM

"A instalação da nova Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está perto de sair do papel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto nº 6.198, na última segunda-feira, que aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão do órgão. O ato foi divulgado ontem, pelo deputado federal José Guimarães (PT). O decreto regulamenta a Lei Complementar nº 125, que recria a Superintendência e foi sancionada em 3 de janeiro deste ano. Antes, ela havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, em novembro de 2006.Para Guimarães, o decreto ´é a materialização de uma reivindicação histórica dos governadores da região e da bancada nordestina na Câmara. O próximo passo é o anúncio da instalação da Sudene em Pernambuco, que será feito pelo presidente Lula.O deputado, que também preside a subcomissão do Nordeste no Congresso, avalia que ´a Superintendência voltará a ter peso político no Nordeste e vai coordenar os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento na região´."

(Diário do Nordeste)

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

BALHMANN DEVE ASSUMIR COMANDO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO CEARÁ

O ex-secretário de Indústria e Comércio do Ceará (Governo Ciro Gomes), Antônio Balhmann, deverá assumir o comando da Agência de Desenvolvimento do Ceará, cuja mensagem de criação foi aprovada na última semana, na Assembléia Legislativa. Atualmente ocupando a função de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Balhmann é uma indicação pessoal do governador Cid Gomes (PSB). Ele deverá acumular, inclusive, as duas funções.

Para presidir o cargo, Balhmann receberá, segundo fontes oficiais, salário de R$ 6.500,00 mais ajuda de custo de R$ 1.500,00, o que somados dará R$ 8 mil, ou seja, o mesmo valor relativo ao cartão corporativo lançado recente por Cid para o pessoal do primeiro escalaõ da administração do Estado. Balhmann responderá diretamente pela política de atração de investimentos e fomento de novos negócios, enquanto Ivan Bezerra, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, vai se limitar a discutir estratégias da área econômica.

Balhmann, no primeiro mandato de Lula, exerceu cargo de coordenador dos fundos de investimentos da extinta Sudene, no caso o Finor. Chegou também a responder pela Adene (Agência deDesenvolvimento do Nordeste), que acabou extinta.

A expectativa é que Cid Gomes anuncie oficialmente essa indicação nesta sexta-feira, quando também poderá oficializar a permanência de Fátima Catunda na Secretária do Trabalhlo e Desenvolvimento Social.

CONSELHO DE ÉTICA DEFINE SITUAÇÃO DE RENAN NESTA QUINTA-FEIRA


Nesta quinta-feira, o caso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a acusação de que teria contas pessoais pagas por lobista deverá ser definido pelo Conselho de Ética. Hora de discutir se acata ou não uma situação que vem protelando atividades do Congresso e enchendo até a tampa.

LULA DIZ QUE SUA REELEIÇÃO FOI RESPOSTA AO MENSALÃO

"O presidente Lula citou a expressiva votação do segundo turno da eleição do ano passado para desvincular-se do julgamento do escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). E identificou a oposição como responsável por tentar relacioná-lo ao processo. "Eles [os partidos de oposição] tentaram me atingir e 61% do povo deu a resposta na eleição do ano passado", disse o presidente nesta quarta-feira (29). O presidente afirmou que quem tenta inclui-lo no escândalo o faz sem base para mera disputa política porque "sabem perfeitamente bem o que é o processo". Na denúncia encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, descartou Lula de qualquer responsabilidade. O chefe do núcleo político do mensalão, segundo o procurador, é o ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado, José Dirceu (PT)."

(Portal G1 /Foto - Arquivo)

FHC COBRA DE LULA UMA PALAVRA SOBRE O JULGAMENTO DOS "MENSALEIROS"


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em abrir ação penal contra os denunciados no esquema do mensalão é um fato grave e, por essa razão, não adianta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazer de conta que não é com ele. "É com ele sim. Não estou dizendo que ele seja responsável, mas enquanto ele não repudiar, dá a sensação que está conivente, ou leniente, para usar uma expressão mais branda", destacou, ao participar de evento sobre voto distrital promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), na capital paulista.
Ao comentar a decisão do STF, FH disse que o presidente Lula tem a obrigação de dar uma palavra à nação sobre o assunto. "Na entrevista que deu ao Estadão, o presidente Lula disse que só no final vai ter uma opinião. Ora, tenha paciência. Se ele foi traído, como disse, tem que dizer quem o traiu. Aí ficará numa posição mais limpa perante a nação. Caso contrário fica uma coisa nebulosa e dá a sensação que ele está passando a mão na cabeça (dos envolvidos)", afirmou."

(Agência Estado)

TAM ADIANTA R$ 2,7 MILHÕES DE INDENIZAÇÕES PARA FAMÍLIAS DE VÍTIMAS DO AIRBUS

"A companhia aérea TAM pagou R$ 2,7 milhões de adiantamento das indenizações a famílias de vítimas do acidente com o vôo JJ 3054, ocorrido em 17 de julho. A empresa apresentou um documento que detalha os gastos durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (28) na Secretaria de Estado da Justiça, no Centro de São Paulo. A empresa ofereceu R$ 30 mil de adiantamento aos familiares das vítimas do acidente. De acordo com o balanço da TAM, 91 delas aceitaram o dinheiro. Em relação ao pagamento do seguro Reta, obrigatório em casos de acidente aéreo, 48 famílias já receberam os R$ 14.833,23 que têm direito. O seguro obrigatório precisa ser pago independente das indenizações. Alguns familiares estavam inseguros com os textos dos recibos de pagamento apresentados pela seguradora. Eles temiam que, ao assinar o documento, abrissem mão de algum direito. Por causa disso, Procon e Defensoria Pública apresentaram durante o encontro um modelo de recibo padrão com informações mais claras.

O vice-presidente financeiro e de gestão da companhia, Líbano Miranda Barroso, informou que a TAM pretende fechar esta semana os dois primeiros acordos de indenização com os familiares. Apesar de prever o avanço em até duas negociações, Barroso não deu detalhes sobre os acertos. Os acordos são fechados caso a caso nos escritórios da seguradora em São Paulo e Porto Alegre.
Outro dado que consta no detalhamento é o gasto de R$ 1,5 milhão com 195 funerais. Entre os serviços inclusos estão traslado terrestre, flores, embalsamento e jazigo. A TAM também diz ter gasto cerca de R$ 3,6 milhões em hotéis e táxi. Foram emitidas 2.055 passagens a familiares e concedidos 151 planos de saúde válidos durante um período de dois anos."

(Portal G1)

TSE INDEFERE LIMINAR DE EX-PREFEITO DE CHAVAL QUE QUERIA VOLTAR PARA O CARGO

"O ministro José Delgado (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou, nesta quarta-feira, pedido de liminar ao ex-prefeito de Chaval (CE), Joercio Almeida Ângelo (PTB), que pretendia suspender os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), que lhe cassou o mandato por abuso de poder econômico. Ele queria reassumir o cargo até o julgamento final do Recurso Especial admitido pelo TRE-CE. O ex-prefeito ajuizou Medida Cautelar (MC 2239) no TSE na qual alega que, o fato de já ter sido afastado do cargo, não impede seu retorno. Ele argumentou que o Tribunal tem firmado entendimento no sentido de que prefeito eleito, cassado por abuso de poder econômico, somente poderá ser afastado após o trânsito em julgado da ação. Disse também que era necessária a preservação da continuidade administrativa, sob o risco de haver instabilidade no poder público municipal local."

Saiba mais aqui

TRAVESTI DO MUNDO DO SHOW DE FORTALEZA É ASSASSINADO

Sepultado nesta quarta-feira no Cemitério Parque da Saudade, em Caucaia (Região Mderopolitana), Rafael Freitas Guedes (21). Ele era travesti e, no mundo do show em Fortaleza, adotava o nome artístico de Sthefanny Pazziny.

Rafael foi assassinado ontem à noite em sua casa, no Conjunto Ceará, área da periferia da Capital, por um jovem conhecido por Tiago (18), que está foragido. A Policia aponta ciúmes como motivo do crime. Tiago deu uma facada no lado esquerdo do peito de Stephanny.

UTI FINANCEIRA - HOSPITAL DAS CLÍNICAS EM SITUAÇÃO DIFÍCIL

Em situação difícil financeiramente, o Hospital das Clínicas da UFC ameaça suspender as cirurgias cardíacas. Os fornecedores deixaram de liberar material porque não estão recebendo. O deficit mensal do HC é da ordem de R$ 350 mil, segundo informou nesta quarta-feira o diretor Sílvio Furtado.

Na próxima sexta-feira, ele estará reunido com o secretário da Saúde de Fortaleza, Odorico Monteiro, em busca de apoio. O qudro agravou-se com a decisão tomda pelos cirurgiões cardiovasculares de só realizarem cirurgias emergenciais, aumentando a lista de espera. Também a greve dos servidores técnico-administrativos, que passa de dois meses, causa problemas na unidade.

ATACANTE RINALDO JÁ NÃO É MAIS DO LEÃO. VAI, DE MÃO BEIJADA, PARA O GOIÁS.

Agora é pra valer! O atacante Rinaldo já não é mais do Fortaleza. Vai atuar pelo time do Goiás, equipe da Série A, e deverá fazer suas despedidas sábado enfrentando a Ponte Preta. Rinaldo, que embarcará para Goiânia domingo, onde cumprirá contrato até 2008, insiste: quer fazer o gol 100 no Leão. Na transação com o Goiás, o Fortleza recebe R$ 300 mil na bucha e mais 75% dos direitos federativos do zagueiro Preto.

A confirmação foi dada nesta quarta-feira pelo repórter Miguel Júnior, no programa Trem Bala, de Alan Neto, na Rádio O POVO/CBN).

Vamos nós: Para uma diretoria que queria R$ 1,2 milhão em dinheiro por Rinaldo e se contentou com R$ 300 mil um péssimo negócio. Perde o tricolor um grande atacante, mercadoria por demais difícil nesse futebol brasileiro atualmente.

DRT-CEARÁ REGISTRA MAIS DE R$ 3,5 MILHÕES EM MULTAS NO PRIMEIRO SEMESTRE

Mais de 20 mil regularizações e um saldo de R$ 3,5 milhões em autos de infração. Eis o balanço divulgado nesta quarta-feira pelo titular da Delegacia Regional do Trabalho, Papito de Oliveira, e que diz respeito ao primeiro semestre deste ano em todo o Ceará.


Segundo ele, as irregularidades mais registradas foram: trabalhador sem carteira assinada, o não recolhimento do FGTS e descumprimento de programas sociais. "Desse total de R$ 3,5 milhões, nós já arrecadamos masi de R$ 1 milhão", comemora Papito de Oliveira.

AROPORTO PINTO MARTINS PASSA NO TESTE DE SEGURANÇA CONTRA ACIDENTES

O exercício simulado de acidente aeronático foi avaliado como satisfatório pela Infraero. Realizado na manhã desta quarta-feira, próximo à cabeceira da pista 31, do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, reuniu cerca de 200 pessoas, não contando voluntários e figurantes.


Na simulação, foi usada uma estrutura de concreto representando um Boeging 737-200, com 50 passageiros. Ao final, três mortos. O objetivo fou testar todo o aparato de segurança aeroportuária, principalmente a Seção de Contra-Incêndio.


(Colaborou Diego Lage/Foto - Joyce Ribeiro)

UMA IMAGEM FALA MAIS QUE MIL PALAVRAS


UMA CAPA QUE DIZ TUDO...



IBGE - NORDESTE É A REGIÃO MAIS DESIGUAL ENTRE RICOS E POBRES

"A região mais desigual, na comparação entre ricos e pobres, é o Nordeste, 11,8 vezes, enquanto as menos desiguais foram as regiões norte e sul, com distâncias médias praticamente iguais (oito vezes), destaca a POF "Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2002-2003. O Norte apresentou a menor despesa entre os ricos e o sul a maior despesa entre os pobres, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo estudo. No país, segundo o levantamento, entre os mais pobres, o Maranhão possuía a menor despesa, R$ 116,00, e o Distrito Federal a maior, R$ 280,00. Já entre os ricos, a menor despesa ficou com o Amapá, R$ 913,00, e a maior com o Rio de Janeiro, R$ 2.339,00. Esse resultado mostra uma grande desigualdade entre regiões.

A pesquisa também destaca que o Maranhão, apesar de ter apresentado, em 2003, a menor despesa per capita, Alagoas ficou com o maior nível de desigualdade (15,6). Outro ponto que chama atenção é o fato do Amapá ter mostrado o menor nível de desigualdade (5,3) e o menor gasto entre os mais ricos, demonstrando uma relação mais eqüitativa nas despesas das famílias."


(Portal Uol)

CARTA ESTADUAL - ARTUR BRUNO QUER EMENDA PROIBINDO PRECONCEITO CONTRA HOMOSSEXUAIS

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi tema de pronunciamento feito, nesta quarta-feira, na tribuna da Assembléia Legislativa, pelo deputado Artur Bruno (PT). O parlamentar lembou ser a data importante como ponto de reflexão contra atos de violência e discriminação que continuam resistindo no País.

Na ocasião, ele apelou pela aprovação de uma emenda à Carta Estadual, em processo de reforma, proibindo a discriminação sexual no Estado. Informou que em outros estados como o Rio de Janeiro e a Bahia já existem não só esse avanço como outros que garantem benefícios para homossexuais.

Já o deputado Francisco Caminha (PHS) disse, após Bruno, respeitar a dignidade do homossexual, mas avisou: não se pode confundir essa luta com "a promoção de uma militância do homossexualismo".

MINISTRO DO STF - JULGAMENTO DOS MENSALEIROS DESGASTA PARA GOVERNO LULA


Nem todos avaliam o caso do julgamento dos envolvidos no Mensalão pela óptica do deputado estadual Lula Morais (PcdoB) que, em post deste Blog, diz não ver desgaste para o governo Lula. É o caso, por exemplo, do ministro Marco Aurélio de Mello (STF). Confira:

"No mínimo 3 anos para o veredicto final. Esse é o prazo estimado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que a sociedade brasileira saiba se os acusados no escândalo do mensalão - 40 réus definidos ontem - são mesmo culpados. A "quadrilha" denunciada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, teria operado no primeiro governo Lula para comprar o apoio de parlamentares. José Dirceu, então ministro da Casa Civil, segundo o procurador, era o chefe da organização criminosa. A aceitação da denúncia, de acordo com o ministro Marco Aurélio, mostra um avanço cultural brasileiro. Indica que os poderes são independentes, autônomos e estão funcionando bem. E que a decisão representa um "desgaste" para o governo.

- Claro que há um desgaste, sem dúvida alguma para o partido (PT) e, conseqüentemente, para o governo. Agora nós temos que seguir e vamos avançando. A evolução é permanente - afirma. O ministro acredita que a decisão do STF de abrir processo contra os acusados confirma que o julgamento do Congresso Nacional não é apenas político. No auge do escândalo, o deputado Roberto Jefferson, que denunciou o escândalo, e José Dirceu tiveram seus mandatos cassados."

(Portal Terra)

ESPETÁCULO "MÁGICO DE OZ" NOVAMENTE EM FORTALEZA


O fortalezense poderá conferir de novo o musical O Mágico de Oz, do diretor Billy Bond, um dos melhores do Brasil em matéria de montagem de espetáculos da Broadway.

Serão duas apresentações: nesta sexta-feira, às 9, 15 e 19 horas no Siará Hall; e sábado, duas sessões: às 16 e 19 horas, no mesmo local.

SERVIÇO

Ingressos à venda - Lojas Kids Teen e Clínica Dias Júnior
Preço - R4 20,00, a meia; R4 40,00, a inteira.

SINDUSCON-CE LANÇA MANUAL PRÓ-REDUÇÃO DE ACIDENTES NOS CANTEIROS DE OBRAS



Patriolino Dias (diretor do Sinduscon), Paula Frota (diretora do sinduscon), João carlos (autor do Manual), Roberto Sérgio Ferreira (vice-presidente do Sinduscon) e Ricardo teixeira (diretor do Sinduscon)

Lançado nesta quarta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Ceará, com café da manhã, o III Manuel de Segurança no Trabalho. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon). O manuel trata neste ano sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual) e será distribuido para todas as construtoras e engenheiros.

Segundo o presidente em exercício do Sinduscon e coordenador do Programa Qualidade de Vida na Construção, Roberto Sérgio Ferreira, o manual deverá contribuir para mais redução de acidentes em obras no Ceará.

"Até 2002 , éramos campeões de acidentes de trabalho no Estado. Agora, pelos dados de 2005, já estamos em quinto lugar. Isso é sinal de nossas ações preventivas estão dando resultado", acentuou para o Blog o dirigente Robero Sérgio. Esses dados são da DRT-Ceará.

ALIADO DE LULA LAMENTA: "CADÊ OS TUCANOS MENSALEIROS DE MINAS?"


O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) afirmou, nesta quarta-feira, que o governo Lula não sofrerá nenhum tipo de desgaste por conta das denúncias aceitas pelo Supremo Tribunal Federal contra pessoas que, até bem pouco tempo, integravam a sua administração ou que comandavam o seu partido, o PT. José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil; José Genoíno, ex-presidente nacional petista; Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido; e Silvinho Pereira, ex-secretário-geral petista foram denunciados por formação de quadrilha no episódoo do Mensalão.

"O que tinha que de desgastar já desgastou. Isso é só apenas uma finalização de todo o processo", observou Morais, lamentando: "Pena que não tinha a turma dos catedráticos. Quem ensinou esse modus operandi, quem botou em prática esse modus operandi não foi chamado à responsabilidade, no caso a turma do Eduardo Azeredo lá do PSDB de Minas. Foram eles que primeiro fizeram esse tipo de coisa junto com o publicitário Marcso Valério. O próprio procurador-geral diz isso, mas, pra surpresa nossa - não sei são tucanos e voam - sairam do ar".
DETALHE - A Polícia Federal já concluiu as investigações sobre o valerioduto mineiro e o encaminhou ao Ministério Público Federal. Caso prevaleça o ritmo de julgamento de mensaleiros, a mão de ferro do STF não poipará o senador Eduardo Azeredo, ex-presidente nacional do PSDB, que teve contatos com o publicitário Marcos Valério.

FOLHA DE PAGAMENTO DO APOSENTADO COM METADE DO 13º SALÁRIO JÁ ESTÁ PRONTA

"A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) já finalizou o processamento da folha de pagamento de aposentados e pensionistas referente a agosto para pagamento em setembro. Este mês será pago o adiantamento de 50% do abono natalino. O demonstrativo de pagamento de alguns beneficiários já está disponível na página da Previdência Social na Internet (www.previdencia.gov.br). É só clicar em “Benefícios”, à esquerda da página. Depois, o segurado deve procurar o título “Extratos”, na parte baixa da página, e clicar em “Extrato de Pagamento de Benefícios”. Então, é só digitar o número do benefício, a data de nascimento e os caracteres de segurança que são exibidos. Esta é a segunda vez que a Previdência Social adianta o 13º para os aposentados e pensionistas, a primeira foi em 2006.

O acordo que garantiu a antecipação foi fechado pelo ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e dos sindicatos dos aposentados da Força Sindical, CUT e CGT. Pelo acordo, a antecipação do 13º será mantida no mês de competência agosto até 2010, último ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cada ano será editado novo decreto estabelecendo a antecipação."

(Fonte - INSS)

CRISE NA SAÚDE - COMISSÃO DO CEARÁ APELA AO MINISTRO POR REAJUSTE DA TABELA DO SUS

Uma comissão formada por representantes do governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Assembléia Legislativa e cirurgiões cardiovasculares e neurocurgiões que reivindicam aumento de honorários, será recebida ao meio-dia desta quarta-feira, em Brasília, pelo ministro José Gomes Temporão (Saúde). Parlamentares federais acompanharão a audiência, que foi pedida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB).

Segundo informou Arruda Bastos, secretário-executivo da Saúde do Estado, antes do embarque, o objetivo é reivindicar prioritariamente reajuste da tabela do SUS, o que dará para bancar aumento de honoriso dos médicos nos quatro hospitais conveniados do sistema que deixaram de realizar cirurgias, atendendo apenas casos emergenciais. "Nós queremos R$ 25 milhões/mês e não só R$ 45 milhões para o ano todo como promete o Ministério da Saúde", avisou Bastos.

Na comissão, além de Arruda Bastos, o secretário municipal de Saúde, Odorico Monteiro, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) e o médico Haroldo Brasil, representante cirurgiões cardiovasculares. O vereador José Maria Pontes, representante da Câmara Municipal no grupo, não viajou.