sábado, 5 de julho de 2008

MARTA SUPLICY LIDERA DISPUTA EM SÃO PAULO


"Pesquisa Datafolha mostra que a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera as intenções de votos à Prefeitura de São Paulo com 38%. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) está em segundo lugar com 31%. O atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), aparece em terceiro lugar, com 13%, seguido pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PP), com 8%.
O levantamento, realizado entre os dias 3 e 4 de julho, está na edição da Folha de S.Paulo deste domingo (6), que já chegou às bancas. O Datafolha ouviu 1.085 moradores de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 3% pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Folha Online)

MORRE EM SÃO PAULO COORDENADOR DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE GRANDE FORTALEZA

"Vítima de um acidente quando saltava de pára-quedas, morreu, na tarde deste sábado, em São Paulo, o advogado Raphael Almeida Basilio de Brito (32). Graduado pela Unifor, obteve o título de especialista em Direito Civil pela FA7, mestre pela Uece e estava concluindo o doutorado em Direito Internacional na Universidade de Asuncion . Raphael integrava os quadros do escritório Mota Lavor Advogados e era o coordenador do curso de direito da Faculdade Grande Fortaleza. No Direito 2008 foi presidente do Programa Teses Acadêmicas para Estudantes e Operadores do Direito. O corpo está sendo trasladado para Fortaleza. A família não informou, ainda, o local do velório."

(Este Blog com infomações do portal DireitoCE no link ao lado)

REVISTA ISTOÉ PREVÊ DISPUTA ACIRRADA ENTRE A "LOIRA" E "A MORENA" EMFORTALEZA

E a revista IstoÉ desta semana traz, entre seus destaques, a "polarização" da disputa pela prefeitura de Fortaleza entre a prefeita Luizianne Lins (PT), apoiada pelo governador Cid Gomes (PSB), e a senadora Patrícia Saboya (PDT), respaldada pelo ex-marido, o deputado federal Ciro Gomes (PSB). A matéria, sem nada de novo, faz apenas um balanço de como está o quadro eleitoral em Fortaleza, cita troca de farpas, cita frases de efeito e imbróglios políticos e prevê o que não parece mais novidade: a peleja por aqui vai ser bem acirrada.


A "LÔRA" contra a MORENA

Em Fortaleza, a disputa entre a prefeita Luizianne Lins e a senadora Patrícia Saboya separou os irmãos Cid e Ciro Gomes

ALAN RODRIGUES

"A Luizianne foi boa parlamentar, mas não estava preparada para governar", Patrícia Saboya, a Morena
"Isso (a frase 'puteiro a céu aberto', de Ciro Gomes) é um desrespeito com as mulheres e com as prostitutas", Luizianne Lins, a "Lôra"

É possível que nenhuma campanha municipal do País se desenvolva com um clima mais quente que o de Fortaleza. Na quarta cidade brasileira em população, com quase 2,5 milhões de habitantes, temperatura média de 26ºC, o termômetro político está fervendo. Na tradicional praça do Ferreira, no centro da cidade, nas rodas de conversas e apostas, não se trata de outra coisa: o confronto entre a "Lôra" e a Morena. A Luizianne foi boa parlamentar, mas não estava preparada para governar "Lôra" é como as pessoas conhecem a prefeita Luizianne Lins, e Morena é como foi batizada nas ruas a senadora Patrícia Saboya (PDT). A polarização eleitoral é tão grande que qualquer desavisado não imaginaria que são nove os postulantes à cadeira de Luizianne.

As duas parecem dividir o que a cidade - e a política local - tem de positivo e de negativo. Para começar, essa disputa superou as duas principais lideranças do Estado: o governador Cid Gomes, que se comprometeu a retribuir o apoio recebido de Luizianne na sua eleição, e seu irmão, o deputado Ciro Gomes, ex-marido de Patrícia Saboya. Antes mesmo da oficialização das candidaturas, Ciro disse que "a cidade virou um puteiro a céu aberto", numa alusão ao crescimento da prostituição na capital. Noutro episódio, houve uma ironia em relação à atual e à ex-mulher de Ciro. Numa charge política, publicada num jornal local, ele e a senadora Patrícia Saboya aparecem assistindo à novela A favorita, da Rede Globo. Na cena, estão as atrizes Claudia Raia e Patrícia Pilar - esta última, atual mulher do parlamentar. Ciro então olha para Patrícia, a Saboya, e diz: "Mas você é a favorita." O mote pegou, Ciro repetiu o slogan nos palanques e os defensores da Morena agora só a chamam de "a favorita". A senadora alega que tudo não passa de elogios de Ciro, com quem ela tem três filhos. "Não é bem assim, o Ciro fala muito", minimiza.

Quanto "ao puteiro a céu aberto", ela não defende a expressão do deputado, mas garante que a prostituição na capital atingiu níveis alarmantes. "A Luizianne foi boa parlamentar, mas não estava preparada para governar", disse ela. A prefeita se defende: "Isso é um desrespeito com as mulheres da cidade e com as prostitutas."Há quatro anos, a "Lôra" venceu uma eleição na qual nunca foi a favorita. Agora, inicia a campanha com um grande problema. O governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, prometeu apoio à sua reeleição, mas queria indicar o vice na chapa. Acordo fechado, Cid sugeriu o vereador Tim Gomes (PHS), presidente da Câmara Municipal, mas o nome foi vetado pelo PT local. Indignado, Cid nem sequer compareceu à convenção de lançamento da candidatura de Luizianne, no domingo 29. Os petistas então indicaram um candidato-tampão - o presidente do PT municipal - para preencher a chapa até que seja encontrada uma saída para o impasse.

Para o cientista político Francisco Moreira, professor de sociologia e política da Universidade de Fortaleza, as candidaturas terão, preferencialmente, que disputar os votos da classe média, que está muito insatisfeita com a atual administração. "A prefeita fez bastante pela periferia, mas ignorou o resto da cidade", analisa. Outro componente eleitoral para o qual o professor chama a atenção, e que tem alimentado a guerra de bastidores, é a composição dos palanques eleitorais. Do lado da senadora Patrícia Saboya uniu-se o senador Tasso Jereissati (PSDB) cujo grupo nunca venceu uma eleição em Fortaleza. Como as duas candidaturas são da base aliada de Lula no Congresso, o presidente prometeu ficar fora da disputa. Mas nas ruas Lula aparece ao lado de Luizianne. Pelo menos nos outdoors.

É GRAVE O ESTADO DE SAÚDE DO CANTOR WALDICK SORIANO


"É grave o estado de saúde do cantor Waldick Soriano, de 75 anos, que sofre de câncer de próstata desde 2006. O músico está em casa há três meses, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, ao lado da família. Segundo parentes, a equipe médica que cuida do cantor já alertou que sua condição é irreversível, já que o câncer se espalhou para outras partes do corpo. O cantor está lúcido e se alimenta bem, mas não consegue mais andar.
Waldick Soriano fez sucesso na década de 60 com canções sobre desilusões amorosas. Ele chamava atenção também pelo visual: óculos escuros e roupa preta. Mais popular no nordeste, Soriano ficou nacionalmente conhecido com a música "Eu Não Sou Cachorro, Não".
(Portal G1)

PT INICIA CAMPANHA NESTE DOMINGO COM "ONDA VERMELHA" NAS PRAIAS


O Partido dos Trabalhadores, que apostará na reeleição da prefeita Luizianne Lins, inicia campanha eleitoral, neste domingo, com a chamada "Onda Vermelha". Segundo o dirigente petista Acrísio Sena, realizando bandeiraço nas praias do Futuro, Barra do Ceará e também na Lagoa da Maraponga. O PT orientou seus militantes a empunharem bandeiras vermelhas e vestiremo roupas na mesma cor para delimitar a presença partidária na disputa de 2008.

"Teremos uma campanha muito acirrada e mais uma vez a força militante e ideológica do partido será o elemento decisivo nessa disputa", disse para o Blog, neste sábado, o dirigente petista Acrísio Sena.

CINEASTA SÍLVIO TENDLER PARTICIPARÁ DE DEBATE EM FORTALEZA SOBRE GERAÇÃO 68


O cineasta carioca Sílvio Tendler é o próximo convidado do programa Papo XXI, que o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil promove mensalmente em Fortaleza. Ele será a figura central de debate sobre o tema "1968: Cenas da Rebeldia", que ocorrerá na próxima terça-feira, às 19 horas, no cineteatro do CCBNB (Rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro). Nesta edição do Papo XXI, Sílvio Tendler rebobina o filme da memória para ressaltar o comportamento libertário e criativo da Geração 68 no Brasil, que se traduziu na produção de canções, festivais, peças teatrais, exposições e filmes antológicos, além do papel de resistência à ditadura militar, exercida nas ruas pelos movimentos estudantis e as manifestações populares. O encontro com o conhecido "cineasta dos vencidos" ou o "cineasta dos sonhos interrompidos" tem entrada franca. Na lista dos trabalhos de Silvio estão personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella, entre outros. Ele já produziu cerca de 40 filmes.

CAUCAIA PROMOVE I ARRAIÁ ECOLÓGICO

E a Prefeitura de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza, realizará, a partir das 16 horas deste sábado, o I Arraiá Ecológico Ser Feliz. O festão ocorrerá no Centro de Promoção Turística e Ambiental - CPTA, na Lagoa do Banana. O objetivo é resgatar a tradição, a cultura e os costumes desta cidade, mas buscar também conscientizar as pessoas para a importância da preservação do meio ambiente, segundo a prefeitura. O evento contará com apresentações de quadrilhas, barracas com comidas típicas e muito forró pé-de-serra. O Forró Quinteto Nordestino fará show.

DESILUDIDA COM CUT E PT, A CONLUTAS VEM AÍ

"Uma central sindical criada por dissidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), começa a pôr em prática articulações elaboradas desde 2006 e realiza seu primeiro congresso nacional na cidade mineira de Betim (a 26 quilômetros de Belo Horizonte) aglutinando cerca de 220 sindicatos, além de 80 movimentos populares e 130 organizações estudantis alinhados com a esquerda mais radical. O evento -que começou na quinta-feira e vai até domingo- em um ginásio poliesportivo de Betim (MG) ,conta com a participação de cerca de 4.000 (segundo número divulgado pela própria Conlutas) pessoas, entre trabalhadores, sindicalistas, líderes comunitários e estudantes de várias partes do Brasil, além da América Latina e da Europa, segundo os organizadores. Os temas que serão debatidos até domingo são variados e vão desde a redução de jornada de trabalho, perpassando pela reivindicação do aumento de aposentadorias e salários, construção de moradias, o apoio ao movimento dos sem-terra, dos sem-teto e a reestatização de empresas públicas repassadas à iniciativa privada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e a preservação da Amazônia."


QUEM É

O Conlutas é apoiado por dirigentes militantes do PSTU e do PSOL e tem como presidente José Maria de Almeid, o eterno candidato do PSTU a presidente da República. Surgiu em decorrência de uma desilusão declarada de parte da esquerda com os rumos tomados pelo PT após a ascensão da sigla ao poder e uma suposta cooptação da CUT deflagrada pelos petistas recém-empossados para que abrandassem as críticas ao noviço governo, segundo diretores ouvidos pela reportagem do UOL.

(Folha Online)

DETALHE - Por aqui, o Conlutas assumiu a responsbilidade de recente greve que paralisou o sistema de transporte coletivo de Fortaleza, provocando onda de caos.

CONTINUAM OS GOLPES DO SORTEIO VIA CELULAR

Alô, Polícia! Os golpes via celular continuam se registrando em Fortaleza. Um sujeito liga informando que a pessoa foi sorteada e oferece várias opções de prêmios. Só nesta manhã, numa residência do bairro Parquelândia, donos receberam sete ligações. E os malandros são insistentes e dizem estar ligando direto de Cuiabá, dentro de promoçao "seríssima" que une a Nestlé com a... Telemar.

PRESIDENTE LULA CONVIDARÁ FHC PARA CONVERSAR SOBRE REFORMA POLÌTICA


“Lula tem dito aos mais próximos que em breve convidará Fernando Henrique Cardoso para jantar com ele no Palácio da Alvorada. Como prato principal, a discussão da reforma política – um daqueles assuntos, assim como a reforma tributária, sobre os quais os políticos adoram perorar, mas que nunca conseguem avançar um milímetro. Inicialmente, Lula pensara em chamar todos os ex-presidentes para debater o tema. Achou melhor, no entanto, restringir a conversa ao seu antecessor. Aos mesmos interlocutores, o presidente disse que quer aproveitar o reencontro recente dos dois, no enterro de Ruth Cardoso, para tentar manter uma relação menos conflituosa com FHC. Resta saber se o ex-presidente aceitará o convite.”

(Lauro Jardim, na Coluna Radar, da Veja desta semana)

ANAC QUER IMPEDIR 10 EMPRESAS AÉREAS DE VOAREM. NA LISTA, A CEARENSE TAF

"Dez companhias aéreas regionais e de carga do país terão parte de sua frota impedida de voar a partir de 4 de agosto por não se enquadrarem nas exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em nota, a agência informa que 25 aviões dessas empresas não estão equipados com um sistema anti-colisão, exigido pela legislação em vigor.A Anac também estabeleceu prazo até 18 de julho para que as companhias entreguem suas novas malhas aéreas, excluindo os aviões irregulares. Segundo a agência, as empresas mais afetadas serão a Passaredo - que terá 100% de sua frota impedida de decolar -, e a Skymaster - com 83% de seus aviões afetados.Além dessas, serão afetadas pela medida as empresas Puma Air, Meta, Rico, Beta, TAF, Air Minas, VarigLog e Trip. O maior número de aeronaves afetadas é do modelo EMB 120-Brasília, fabricados pela Embraer: onze, ao todo.
A agência orienta que os clientes que já tenham comprado passagens aéreas com as companhias afetadas, ou contratado serviços de transporte de cargas, que peçam devolução do dinheiro pago, se forem prejudicados pela retirada das aeronaves.As 25 aeronaves que podem ser afetadas pela medida da companhia representam, de acordo com a Anac, 5,8% do total de 496 aviões registrados para operação comercial no país. A agência diz que a as empresas podem regularizar a situação de seus aviões até o dia 4 instalando o equipamento. Além disso, precisarão treinar os pilotos para que o utilizem corretamente. Segundo a Anac, toda aeronave com capacidade para mais de 19 passageiros ou com peso de decolagem acima de 5,7 toneladas deve ser equipada com um TCAS II (sigla em inglês para Sistema de Alerta de Tráfego e Anti-Colisão, segunda geração).Esse aparelho emite um alerta ao piloto quando identifica o risco de colisão com o solo ou com outra aeronave no ar."

A EXPLICAÇÃO DA TAF

A TAF afirmou que os aviões que não dispunham do sistema anti-colisão já estão sendo vendidos pela empresa. “No momento, todas as aeronaves que servem a nossa malha estão rigorosamente dentro dos padrões”, disse o diretor-executivo da companhia, Ariston Filho.

(Portal G1)

REGISTRADO MAIS UM CRIME CONTRA MULHER NO CEARÁ

Mais um crime contra mulheres no Ceará. Está preso em Camocim (Litoral Oeste) o diarista Francisco Antônio Matos (36). Ele matou, ontem à tarde, a golpes de faca sua companheira, Ana Cláudia Lima da Costa (30), durante uma discussão em sua casa situada na rua Alto Alegre, naquele município, e acabou preso em flagrante, após tentativa de fuga impedida por populares. O inquérito já foi aberto na delegacia regional.

* Confira a estatística desses crimes no Estado aqui.

CONSULTA AO SEGUNDO LOTE DE RESTITUIÇÕES PODE SER FEITA A PARTIR DE TERÇA-FEIRA

"A Receita Federal vai liberar às 8h de terça-feira, dia 8, a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda deste ano. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site www.receita.fazenda.gov.br ou ligar para 146. É preciso informar o CPF. Nesse lote foram liberadas 958,6 restituições, no total de R$ 1,2 bilhão.O lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso que não apresentaram pendências em suas declarações e que não foram contemplados no primeiro lote. Os pagamentos aos demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da entrega das declarações. O dinheiro das restituição estará disponível para saque no dia 15 deste mês com correção de 2,84%.Quem não informou a conta para o crédito deverá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para qualquer agência do BB ou para o ´BB responde´ (4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança."

(Agência Estado)

O CASO DO VICE QUE VIROU NOVELA E ALVO DE PIADA


CPI DO DETRAN - GOVERNADORA DO RIO GRANDE DO SUL É ABSOLVIDA

"O relatório do deputado Adilson Troca (PSDB) foi aprovado por 9 votos a 3 no encerramento da CPI do Detran, ontem à noite, em Porto Alegre. O resultado pode encerrar o inferno astral do governo Yeda Crusius (PSDB), que viveu os últimos meses acuado. Desde fevereiro, quando os deputados começaram a investigar ramificações políticas da uma fraude que desviou R$ 44 milhões da autarquia gaúcha, quatro secretários de Estado caíram.
O texto de 425 páginas não cita o nome da governadora e isenta os ex-secretários afastados - Cézar Busatto, Ariosto Culau, Delson Martini e Marcelo Cavalcante -, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Vargas, e o deputado federal José Otávio Germano (PP) de participação ou de conhecimento do esquema, como queria a bancada do PT."

(Globo Online)

JUIZ APOSENTADO PECY ARAÚJO EM COMA INDUZIDA

O juiz aposentado Pecy Barbosa de Araújo encontra-se em coma induzido desde a madrugada da última quinta-feira. A informaçao é do seu advogado, Paulo Quezado. Na noite da última quarta-feira, Pecy sentiu-se mal e foi levado para a UTI do Hospital da Unimed, onde ficou constatado que ele estava com problemas cardíacos. Desde 2005, Pecy está preso em uma cela especial no quartel do Corpo de Bombeiros por ter assassinado o vigilante José Renato Coelho Rodrigues com um tiro na nuca, dentro de um supermercado, em Sobral. Ele já cumpriu 1/6 da pena de 15 anos pelo crime e seu advogado já pediu na Justiça que Pecy cumpra o restante da sentença em regime de semi-liberdade.

GOVERNO DO CEARÁ REALIZARÁ ATO PARA LIBERAR INDENIZAÇÃO DE MARIA DA PENHA


"O governador Cid Gomes estará na Assembléia Legislativa (AL), na próxima segunda-feira, às 10 horas, para liberar a indenização de R$ 60 mil aprovada pela AL para Maria da Penha Maia Fernandes, 63. Ela virou símbolo da luta contra a violência à mulher depois de sofrer agressões do então marido Marco Antônio Heredia Viveros durante seis anos. Maria da Penha passou 14 anos esperando a indenização e diz que desejava que fosse feita uma investigação para que os responsáveis pela demora do julgamento ressarcissem o Estado pelo valor pago. A lei Maria da Penha, aprovada em 2006, tornou o processo de punição aos agressores de mulheres mais duro no País. Por duas vezes, o marido tentou matá-la e, em uma delas, deu um tiro pelas costas e a deixou paraplégica. A ministra Nicéia Friere, titular da Secretaria Especial de Políticas de Mulheres do governo federal, estará presente ao ato, além de representantes de entidades que lutam pelos dirieitos da mulher."

* Da Coluna Vertical do O POVO, leia mas aqui.

TV CÂMARA ENTREVISTA O CEARENSE WILSON IBIAPINA


O jornalista cearense Wilson Ibiapina, um dos nomes mais respeitados da mídia nacional e que tem a~tuação em Brasília, onde comanda a sucursal do jornal Diário do Nordeste, será o entrevistado deste sábado do programa Comitê de Imprensa, da TV Câmara. Ibiapina falará durante 30 minutos sobre sua trajetória profissional e, claro, muito dos bastidores de quem convive há décads com o mundo político de Brasília.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

GOVERNO DÁ REAJUSTE DE 6,13% PARA SERVIDORES. PROFESSORES E SEGURANÇA TERÃO ATÉ 10,12%

O governo do Estado anunciou nesta noite de sexta-feira os índices de reajuste salarial dos servidores: 6,13% para todas as categorias. A exceção é para os professores, que terão 10,12%, enquanto o pessoal da Segurança Pública receberá reajuste de 7% até 10,12%, com maior atenção para a tropa, com ocupantes de cargos comissionados ganhando 10%. O anúncio foi feito logo após reunião do governador com o Fórum Unificado do Servidor Público do Ceará.
Na próxima segunda-feira, a mensagem governamental estará chegando à Assembléia Legislativa, quando começa a tramitação em regime de urgência já a terça-feira.

REAÇÃO

O Sindicato Mova-se informou agora há pouco para este Blog que vai negociar com os parlamentares melhorias dos índices a partir dos planos de cargos e carreiras de algumas categorias. "Não estamos satisfeitos e vamos lutar para melhorar", disse José Rodrigues, da direção do Mova-se.
Os servidores reivindicavam 25% de aumento.

* Saiba mais sobre o reajuste aqui.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA PRIMEIRA PARCELA DA VERBA DO HOSPITAL DA MULHER

E saiu, nesta sexta-feira, a liberação, por parte do Ministério da Saúde, da primeira parcela do convênio firmado com a Prefeitura de Fortaleza para a construção do Hospital da Mulher. O órgão repassou R$ 1,3 milhão de um total de R$ 4,4 milhões para o empreendimento. A verba será aplicada na construção da estrutura física da unidade e é proveniente de emenda parlamentar de bancada. O cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde define que todos os recursos serão liberados até o dia 16 de dezembro.
A construção do Hospital da Mulher, segundo a Secretaria Municpal da Saúde, vem seguindo a programação estabelecida no contrato com a construtora. Já foram concluídos a limpeza da camada vegetal, demolição de antigas edificações e o estudo topográfico para definir a localização dos blocos hospitalares. Está em fase de conclusão a execução do canteiro de obras e, a partir de segunda-feira, começa a terraplenagem.

POLÍCIA ESTOURA EM CAUCAIA RINHA DE GALO QUE USAVA MOTEL COMO FACHADA

A Polícia Civil e o Ibama estouraram, nesta tarde de sexta, uma rinha de galo dentro de um motel situado na Rodovia Estruturante, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Segundo as primeiras informações, a rinha funcionava há vários meses e usava o motel como fachada.

REAJUSTE DOS SERVIDORES DO ESTADO SAI NESTA SEXTA-FEIRA

O governador Cid Gomes, acompanhado de sua área técnica, receberá às 18 horas desta quinta-feira, no Palácio Iracema, membros do Fórum Unificado dos Servidores Públicos do Estado. Segundo José Rodrigues, integrante do Sindicato Mova-se, hora do fechamento do índice de reajuste salarial da categoria.
O aumento terá vigência em julho e a expectativa é a de que o índice seja bem mais do que 6%. Os servidores brigavam por 25%. O reajuste trará diferenciação para professores e o pessoal da Segurança Pública.

AMC ALERTA SOBRE BURACO AQUI DENUNCIADO E A PREFEITURA PROMETE REPARO


E a Prefeitura de Fortaleza promete recuperar, já na semana que vem, o buraco que surgiu na avenida Heráclito Graça, em frente à revendedora Fazauto. Aqui denunciamos o problema e a AMC já colocou cavalete advertindo para o problema, como mostra essa foto de Péricles, leitor deste Blog.

OAB VAI INTERPELAR TARSO GENRO

"A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que vai interpelar hoje o ministro da Justiça, Tarso Genro. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada ontem, Tarso afirmou que advogados que têm acesso aos inquéritos enviados ao Ministério Público e para o Judiciário estariam "vazando" para a imprensa os inquéritos abertos pela Polícia Federal. Conforme nota divulgada pela OAB, é grande o número de reclamações dos advogados em relação aos processos que correm na Polícia Federal. "Primeiro, os advogados tomam conhecimento do processo pela imprensa e depois sofrem vários dias para obter informações dos envolvidos", afirmou o presidente nacional da OAB, Cezar Britto. Brito afirmou ainda que há uma represália da PF ao trabalho profissional dos advogados e considerou "lamentável" a declaração do ministro Tarso Genro. "Os advogados estão acostumados neste governo a sofrerem todo tipo de dificuldade para ter acesso aos processos de seus clientes na Polícia Federal".

(Portal Terra)

SURGE NO RECIFE O "TRANSBÊBADO"


Olha aí a sugestão que rola no Recife (PE) para quem quiser driblar a Lei Seca e curtir a vida sem ter que pagar multa de R$ 900,00.
P.S. Estamos nos recuperando de probleminha de saúde e as postagens são feitas por nosso filho, Vinícius França.

PTB CASSA CANDIDATURA DE EX-POLEGAR A VEREADOR

"Rafael Ilha Alves Pereira, de 35 anos, ex-integrante do extinto conjunto musical Polegar, preso sob acusação de tentativa de seqüestro, teve ontem a candidatura a vereador pelo PTB nas eleições de 2008 cassada. O deputado Campos Machado, presidente da Executiva Estadual do partido, determinou a cassação da candidatura de Ilha, após a "gravidade dos fatos ocorridos".Campos Machado informou, em nota, que "fatos como este nos levam a tomar medidas necessárias na defesa do partido". Na noite de terça-feira, Ilha, de acordo com a polícia, tentou seqüestrar a universitária Karina Costa, de 28 anos, na Rua Maestro Cardim, na Bela Vista, região central.O cantor, ainda conforme a polícia, era auxiliado por Cristiano Andrade e Neusa Antunes. Ilha alega ter tentado levar a moça, a pedido do ex-marido dela, até uma de suas casas para dependentes químicos. Andrade e o ex-cantor estão presos no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros. Neusa está detida na unidade feminina do mesmo CDP."

(Agência Estado)

CIRO DIZ QUE PATRÍCIA TEM AUTONOMIA


Eis nota da Coluna Vertical do O POVO desta sexta-feira, onde Ciro Gomes, ex-maridão de Patrícia Saboya, apregoa a independência dela no processo eleitoral de Fortaleza. Confira e opine:

SEM COLETE
Ciro Gomes (PSB) mandou ontem um recado para quem define a candidata à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya (PDT), como do seu colete e do colete de Tasso Jereissati: "Isso é desrespeitoso para com Patrícia. Ela é uma senadora com larga folha de serviços prestados ao Ceará e é a mais bem preparada das candidaturas colocadas para administrar nossa cidade. Ela tem autonomia e personalidade próprias."

PREFEITA RECEBERÁ VERBAS DO PRONASCI

A prefeita Luizianne Lins (PT) formaliza, nesta sexta-feira, em Brasília, com o ministro Tarso Genro, acordo para as primeiras liberações dos recursos do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci). Segundo o diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha, que já se encontra em Brasília, serão liberados R$ 6 milhões para ações ds prevenção à violência e instalação de câmeras de vídeo em 12 praças do Centro da Capital cearense.

COLÍRIO DO BLOG


Eis a primeira dama da França, Carla Bruni, que já foi modelo. Por ela, você faria uma revolução francesa?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

CID AFIRMA QUE VICE É PROBLEMA DA PREFEITA

O governador Cid Gomes (PSB) jogou, nesta quinta-feira, a peteca do vice no colo da prefeita Luizianne Lins (PT). Ao ser indagado após solenidade em que tratou de um megaprojeto de energia solar para a cidade de Tauá (Região dos Inhamuns), com um grupo chinês, no Palácio Iracema, reagiu. Disse que a definição cabe à prefeita e que só a prefeita é quem deve anunciar.
No momento, o PT divulgou nota informando que o presidente do diretório municipal, Raimundo Ângelo, é o vice de Luizianne.
Cid Gomes queria o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), para vice, dentro da contrapartida de, nas eleições para governador, ter dado à prefeita o direito de indicar o seu vice-governador, no caso o professor Francisco Pinheiro.
Até sábado, data final do registro de chapa, vamos ter muitas emoções como diria o cantor Roberto Carlos, que tem outro sucesso bem apropriado para estas palavras de Cid: "Desabafo".

VENDA DA VARIG - TASSO PEDE A TEIXEIRA PARA "FAZER CHOVER NO NORDESTE"


"O empresário Marco Antonio Audi afirmou nesta quinta (3) em depoimento na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura que Valeska, filha de Roberto Teixeira, e o marido dela, Cristiano, usam o nome do presidente Lula para fazer pressões e defender seus interesses dentro do governo, principalmente em relação a servidores públicos do segundo e terceiro escalões. Audi reafirmou informação publicada na imprensa segundo a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é conhecido como "Dindo" entre os membros da família do advogado e empresário Roberto Teixeira, compadre do presidente e acusado de prática de tráfico de influência no processo de negociações que resultou na venda da Varig e da VarigLog.
Segundo Audi, Valeska, nas ocasiões em que usa o nome de Lula, costuma dizer que vai "passar o fim de semana na casa do 'Dindo'." Cristiano trabalha no escritório de advocacia de Teixeira e Lula é padrinho de seu casamento com Valeska. Acusado de ser "laranja" do Fundo Matlin Patterson, dos Estados Unidos, que comprou a VarigLog, Audi, que nega a acusação, repetiu para a comissão sua afirmação de que "Roberto Teixeira realmente faz chover", uma referência ao poder que o advogado e empresário consegue exercer no governo. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) reagiu à afirmação com ironia, dizendo que pediria a Teixeira para "fazer chover no Nordeste".

(Agência Estado)

EX-JUIZ PERCY ARAÚJO ESTÁ INTERNADO EM UTI DE FORTALEZA

Encontra-se internado na UTI do Hospital Unimed o ex-juiz Percy Barbosa Araújo (60). O seu estado é grave, segundo fontes. Ele estaria com infecção nos rins e no fígado. Maiores informações não foram repassadas, mas o ex-juiz encotra-se ali desde a última terça-feira.
Foi ele quem matou a tiros o vigilante José Renato Rodrigues, dentro de um supermercado da cidade de Sobral (Zona Norte do Ceará), em fevereiro de 2005.

FORTALEZA SERÁ SEDE DA I FEIRA ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR


Tudo pronto para o início da I Feira Cearense da Agricultura Familiar. Começa às 9h30min desta sexta-feira, no Parque de Exposições da Secrtaria do Desenvolvimento Agrário (Avenida Bezerra de Menezes - Bairro São Gerardo), com a palavra do governador Cid Gomes. Artesanato, culinária e produtos do interior estarão em exposição até domingo, num clima de festa. O evento trará para Fortaleza o cenário e o sabor do sertão, com a instalação de minifazenda, engenho, casa de farinha, queijaria, unidade de beneficiamento de castanha, mel e outros equipamentos produtivos. "Além de fortalecer o potencial produtivo do setor, com a instalação de 200 estandes onde os produtores vão comercializar o que fabricam, a feira também abre espaço para a capacitação", acentuou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, que está em Brasília conferindo o lançamento, pelo presidente Lula, do Plano de Safra 2008/2009.
Durante este fim de semana, outros 300 agricultores, de todas as regiões do Estado, participarão de seminários, cursos e oficinas que integram a programação. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado apóia o evento.

BRUNO ELOGIA PROJETO DE CRISTÓVAM QUE CRIA O PISO NACIONAL DOS PROFESSORES


Nesta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, o deputado Artur Bruno ocupou a tribuna para elogiar a decisão tomada pelo Senado de aprovar o piso salarial dos professores brasilerios, que ficou em R$ 950,00. Considerou importante a medida e uma questão de justiça.
Ele citou o autor do projeto, no caso o ex-governador de Brasília e senador Cristóvam Buarque, uma das maiores lideranças nacionais do PDT.
Bruno, porém, buscou a todo momento capitalizar o mérito da idéia para o governo Lula.

DETALHE - Cristóvam Buarque é um dos mentores do plano de educação que a candidata à prefeitura de Fortaleza, senadora Patícia Saboya, juntmente com seu vice, o ex-secretário da Educação do Ceará, Antenor Naspolini, apresentará em campanha. Eis Bruno, claro, como professor, colando imagem nesse pára-choque pedetista.

MAIA JÚNIOR DIZ QUE EM JUAZEIRO PREVALECEU O INTERESSE PESSOAL SOBRE PROJETOS


O ex-vice-governador do Ceará, Maia Júnior, não poupa palavras para analisar o que houve no PSDB de Juazeiro do Norte, onde o prefeito Raimundo Macedo foi desbancado em convenção pelo deputado federal Manuel Salviano (28 a 24 votos) domingo último. Instigado nesta quinta=-eira sobre a situação, já que integra a executiva estadual tucana, disparou: "Isso mostra como anda a política no Brasil. Todos só vêem interesses próprios, personalistas e nada de projetos".
Salviano chegou a abandonar o PSDB e assinar ficha no PMDB mas, ameaçado de ter mandato cassado por infidelidade partidária, acabou voltando ao ninho antigo.
Sobre outro rolo grande, no caso a novela do vice da prefeita Luizianne Lins (PT), onde Raimundo Ãngelo, dirigente municipal, foi registrado na vaga até que a coligação se acerte com o governador Cuid Gomes (PSB), Maia evitou comentar.
Pelo visto, já há cota de confusão demais no ninho tucano.

DE VOLTA, INGRID PODE SER CANDIDATA A PRESIDENTE DA COLÔMBIA


Ingrid Bitencourt voltou com a saude abalada, mas não perdeu a capacidade de pensar e de fazer politica. Além de agradecer a libertação ao Exército e ao presidente Álvaro Uribe, conforme noticiaram as agências e Blogs espalhados pelo mundo, ela afirmou que mudança na Constituição que permitiu a reeleição do presidente da Colômbia fez muito bem ao país. Admitiu, no entanto, que não concorda com tudo que o governo fez na Colômbia até aqui. Ela reconheceu a importância de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, para o resgate dos reféns, mas cobrou dele respeito à soberania da Colômbia.
E aí, ainda pensa em disputar a presidência do País? Soltou: "Só Deus sabe".

PROCURADOR ELEITORAL VAI INVESTIGAR VICE DE ÚLTIMA HORA NA CHAPA DA PREFEITA

"A novela envolvendo a escolha do vice na chapa da prefeita Luizianne Lins (PT) tomou novos rumos ontem. O PT, buscando acabar com os rumores de que teria definido às pressas o nome de seu presidente municipal, Raimundo Ângelo, como candidato para evitar problemas jurídicos, divulgou nota oficial informando que a decisão foi tomada no último domingo, 29, durante a convenção que homologou a candidatura à reeleição. Mesmo assim, a Procuradoria Regional Eleitoral intimará a legenda a entregar uma cópia da ata e ameaça investigar se ela foi fraudada. A suposta falta de publicidade de uma decisão da coligação que apóia Luizianne pode custar muito caro à candidatura da prefeita. O procurador regional eleitoral em exercício, Alessander Sales, enviará hoje uma intimação ao diretório municipal do PT para que o partido entregue, em 24 horas, uma cópia da ata para averiguação. O procurador chegou a enviar um ofício ontem para sede estadual do partido, mas teve de refazer o pedido para a sede municipal - instância responsável, efetivamente pela candidatura. Além do local errado, o primeiro destinatário também estava equivocado: Joaquim Cartaxo, que deixou o cargo em janeiro, era intimado como presidente estadual. O ofício correto, destinado à sede municipal, seguiu no início da noite de ontem."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

PREFEITA ACERTARÁ EM BRASÍLIA LIBERAÇÃO DE VERBA PARA CÂMERAS DE VÍDEO EM PRAÇAS

E a prefeita Luizianne Lins (PT) formalizará, nesta sexta-feira, em Brasília, com o ministro Tarso Genro (Justiça), convênios do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci). Com isso, serão liberados de imedito R$ 6 milhões para projetos de prevenção à violência e instalação de câmeras de vídeo em 12 praças do Centro. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha, que embarcou para se engajar a esse ato. Arimá adiantou que Luizianne deverá embarcar até o fim da tarde para Brasília.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

USINA DE ITATAIA - CID GOMES ANUNCIARÁ PRIMEIRAS MEDIDAS PARA EXPLORAÇÃO

O governador Cid Gomes (PSB) anunciará, nesta quinta-feira, às 14 horas, no Palácio Iracema, as primeiras medidas relacionadas à exploração da Usina de Itataia (Santa Quitéria). Com ele, os dirigentes da Construtora Galvani e das Indúsrias Nucleares Brasileiras (INB), que integram o consórcio responsável pela exploração da mina. Em seguida, às 16h30min, Cid e o presidente da INB, Alfredo Tranjan, e representantes da Galvani darão uma coletiva, na Sala de Reuniões do Palácio Iracema, para anunciar os detalhes do empreendimento, avaliado em US$ 375 milhões.
A Usina de Itataia produzirá fosfato e urânio. O fosfato, com previsão de 240 mil toneladas anuais, será utilizado para fertilizantes, onde o Brasil importa 90% do total consumido. Já o urânio, com produção estimada em 1.600 toneladas anuais, será utilizado pela usina nuclear Angra3. Itataia concentra a maior jazida de urânio do País.
A Construtora Galvani, de São Paulo, vai a exploração do fosfato, retirando o urânio para que seja beneficiado pela INB. A Galvani será responsável pelo investimento de US$ 377 milhões, sendo US$ 342 milhões para exploração do fosfato e US$ 35 milhão para beneficiamento de urânio.

TERMELÉTRICA DO PECÉM DÁ INÍCIO ÀS OBRAS NESTA SEXTA-FEIRA

O governador Cid Gomes (PSB) e o presidente da MPX, Eike Batista, darão início, às 11 horas, da próxima sexta-feira, no Pecém (São Gonçalo do Amarante ), às obras da Termelétrica do Pecém. A construção é resultado de um consórcio envolvendo os grupos Mairi Engenharia (ex-Fiat Engenharia) , a ser epresentado por seu presidente, Pietro Castelli, e Efacec do Brasil, representada por seu presidente, Fernando Lourenço, que é português, e José Alberto Piva Campana. A termelétrica é um investimento da ordem de R$ 1,4 bilhões. Terá como combustível carvão mineral e, conforme o grupo, de baixíssima poluição.
O prazo da obra, segundo o consórcio, será de três anos, devendo produzir 1.200 mw e envolverá dois mil empregos indiretos e, em operação, 600 empregos diretos.

NOVELA DO VICE - PT DIZ EM NOTA QUE CUMPRIU EXIGÊNCIAS LEGAIS


Ilário, a prefita e o vice, Raimundinho

Da direção municipal do PT, recebemos a seguinte nota, depois de termos postado que o PR, por exempo, decidiu que não vai questionar na Justiça o imbróglio criado em torno da chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Partido dos Trabalhadores no Município de Fortaleza esclarece que foi deliberado, de forma consensual, na convenção partidária, dia 29 de junho de 2008, a formação de coligação entre os partidos PT, PSB, PHS, PCdoB, PMDB, PV, PMN, PTdoB, PRB, PSL, PTN e PSDC, bem como a escolha da chapa majoritária formada pelos candidatos Luizianne de Oliveira Lins, ao cargo de prefeita, e Raimundo Nonato Lima Angelo, ao cargo de vice-prefeito.

No que diz respeito à escolha do candidato a vice, foi deliberado que a indicação também caberia ao Partido dos Trabalhadores, considerando a inexistência de consenso relativo à apresentação de nomes pelos demais partidos.

Dessa forma, todas as exigências formais restaram observadas com a regular composição da chapa majoritária e o registro em ata dos atos havidos na convenção partidária.

Remanesce apenas entre os partidos componentes da coligação negociações relativas ao processo político, decorrentes da disputa eleitoral e que, entretanto, não implicam nenhuma indefinição quanto à formação da chapa majoritária concorrente ao pleito eletivo municipal de 2008.

Partido dos Trabalhadores do Município de Fortaleza.

VAMOS NÓS - Pelo que entendemos dessa nota, o PT fechou questão: é chapa pura.

SENADO ADIA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE PROÍBE CANDIDATURA DE POLÍTICOS COM "FICHA SUJA"

"A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado adiou para a próxima terça-feira a votação da proposta que impede a candidatura de políticos com "ficha suja". O presidente da comissão, senador Marco Maciel (DEM-PE), concedeu pedido de vista à matéria apresentado pelos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) --o que na prática adia a votação do texto para a semana que vem. O texto proíbe a candidatura de políticos já condenados na Justiça, em qualquer instância, por crimes eleitorais, corrupção, improbidade administrativa ou com penas superiores a dez anos de detenção --como homicídios e estupros.
Valadares disse que o texto precisa ser melhor discutido na CCJ antes de entrar em votação. O senador também reclamou do baixo quórum de parlamentares presentes na comissão para discutir a matéria, por isso pediu o adiamento da votação. "Não podemos votar por causa de pressões. Não aceito pressão para votar. Eu não tenho processo nenhum nas minhas costas", afirmou. Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Demóstenes Torres (DEM-GO) querem a votação conjunta dos 26 projetos que impedem que candidatos com "fichas sujas" sejam eleitos. O objetivo dos parlamentares é aprovar no Congresso um texto único com regras mais duras para os candidatos a tempo de entrar em vigor nas eleições municipais de outubro."

(Folha Online)

CANDIDATO DO PR ANUNCIA: QUER DERROTA DE LUIZIANNE NAS URNAS E NÃO NO TAPETÃO


Se depender do candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido da República, Adahil Barreto, a prefeita Luizianne Lins (PT) não sofrerá nenhum tipo de questionamento judicial por conta do imbrólgio em torno de sua chapa pró-reeleição, onde o registro do vice estaria sob suspeita. O postulante informou, nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa: "Nós não queremos apostar na desgraça alheia para obtermos vitória. Se depender de nós, a prefeita pode concorrer à vontade, porque queremos que ela se submeta ao julgamento popular".
Adahil acentuou que se houver questionamento, que a Justiça Eleitoral, soberanamente, aprecie e resolva "mas, dependendo de mim, repito, quero que a prefeita esteja pronta para a campanha e dê suas explicações à população". Adahil reiterou que o PR não fará nenhum questionamento jurídico em torno da chapa de Luizianne.

ENQUETE DO BLOG JÁ ESTÁ NORMALIZADA

Informamos que NOSSA ENQUETE já está normalizada e que os senhores leitores podem participar à vontade. Um vírus havia atingido esse setor.

COMISSÃO DO SENADO APROVA PISO DE R$ 950,00 PARA PROFESSORES

"A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou há pouco o piso salarial nacional de R$ 950,00 para os professores públicos da educação básica. O valor também será estendido aos aposentados da categoria.“O piso previsto neste artigo será estabelecido por nível de formação dos profissionais da educação, e sua aplicação requer regularidade do instrumento contratual firmado entre o contratante e o contratado e a comprovação da habilitação do contratado, em nível médio ou superior, obtida em instituição de ensino, credenciada junto ao órgão de educação competente, mediante apresentação do respectivo certificado de conclusão do curso requerido para o exercício do correspondente cargo ou função”, afirma o projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).De acordo com o senador Osmar Dias (PDT-PR), relator da matéria na CCJ, a iniciativa de Cristovam “é coerente” com seu discurso em favor da educação.A matéria está neste momento sendo analisada na Comissão de Educação. A intenção dos parlamentares é levar o texto a plenário ainda nesta quarta-feira (2)."

(Congresso em Foco)

MARACANAÚ GANHA UM RESTAURANTE POPULAR

A cidade de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) ganhará, a partir desta quinta-feira, um Restaurante Popular. A inauguração ocorrerá às 10 horas, em frente à praça Almir Dutra - Centro. O espaço, que servirá almoço diariamente ao preço de R$ 1,00, foi resultado de um investimento da ordem de R$ 1 milhão, numa parceria da prefeitura com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O restaurante vai realizar também cursos, palestras e campanhas voltados para a educação alimentar da população. Ainda integrará os equipamentos públicos que formam a Rede Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

LÚCIO ALCÂNTARA REPERCUTE EM SEU BLOG ATRASO NO PAGAMENTO DOS INCENTIVOS FISCAIS

"O Deputado Cirilo Pimenta (PSDB-CE) continua gritando contra o atraso no pagamento dos incentivos fiscais concedidos às indústrias pelo Governo estadual.
Se o tesouro está abarrotado de dinheiro, não pagam só pelo prazer de atrasar?

Aliás, já disse aqui, mais de uma vez, que boa parte desse dinheiro tem as digitais do sucateamento das instituições públicas, entre outras de saúde, educação, transporte e justiça."


* Do Blog do Lúcio Alcântara leia mais aqui.

MANTEGA RECLAMA: HÁ ALARMISMO EM NOTICIÁRIO SOBRE INFLAÇÃO


"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na manhã desta quarta-feira que há um "alarmismo" no noticiário sobre o crescimento da inflação no Brasil. Para ele, o noticiário está causando "quase um pânico" na população, "desnecessariamente". "Daqui a pouco, vamos ver dona-de-casa fazendo estoque de algum produto cujo preço vai cair quando entrar a safra", declarou o ministro, durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação.Apesar de minimizar o problema, o ministro afirmou que o governo admite a sua gravidade e que adotará todas as medidas necessárias para combatê-lo. "Há um alarmismo ruim, porque acaba contagiando. O cidadão vê o noticiário e acredita que a inflação está subindo barbaramente. Está subindo na China, na Rússia, mas aqui não. No Brasil, subiu 2,5%, 3%. Temos que dar a verdadeira dimensão: o problema é sério, mas o governo está tomando as medidas devidas", declarou.Mantega participa da audiência para debater o modelo de fundo soberano que o governo federal pretende implantar no Brasil."

(Agência Câmara)

QUER SER APRESENTADOR DE TELEJORNAL?

A dica é do Blog do querido Emílio Moreno, que está no link ao lado.

"Bom Dia Turma
Estão abertas até o final desta semana, as inscrições para curso Apresentação em Telejornalismo, que será realizado a partir de segunda-feira (7/7) na Unifor. As aulas serão ministradas por Alberto Perdigão, apresentador e editor-chefe do Bom Dia Ceará."

GOVERNO DISCUTE MÃO-DE-OBRA PARA PROJETOS ESTRATÉGICOS DO CEARÁ


O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira, coordena, a partir das 10 horas desta quinta-feira, no auditório da Secitece, encontro para discutir necessidades do Estado, em matéria de capacitação de recursos humanos em todos os níveis, para receber projetos estratégicos como siderúrgica, mineração e refinaria. "O objetivo é identificarmos as demandas em cada um destes grandes empreendimentos na área da capacitação de pessoal e o que as instituições locais já fazem e como podem atender aos três grandes projetos", explica Barreira, que convocou para o encontro representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade de Fortaleza (Unifor), Instituto Centec, Cefet-Ceará, Senai, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Nutec e Funcap.

LOJISTAS DE FORTALEZA ESPERAM 10% DE INCREMENTO NAS VENDAS DE JULHO

O comércio de Fortaleza espera um incremento nas vendas da ordem de 10%. Previu, nesta quarta-feira, o presidente do Sindilojas, Cid Alves. Para ele, neste período de férias o comércio sempre experimenta bons resultados, porque aumenta o fluxo de visitantes e, claro, compradores. Ele aposta que setores como o de confecções (moda praia), entretenimento e restaurantes deverão se destacar.

E NO BRASIL TUDO VIRA PIADA...


HÁ UM BURACO NA PORTA DE UMA REVENDEDORA

Alô, Prefeitura! Um enorme buraco está aberto na Avenida heráclito Graça, quase esquina com a rua Antônio Augusto, em Fortaleza. E vem atrapalhando, inclusive, uma revendedora de carros. Nesta manhã de quarta-feira, uma equipe de TV já estava lá documentando o absurdo.

RESPOSDTA DA PREFEITURA (Atualização às 15h05min) - A Secretaria Executiva Regional II informa que a obra vai começar amanhã, quinta-feira (3 de julho), e estava dependendo de autorização de desvio de tráfego da AMC, que saiu ontem (1º de julho). Será realizada a limpeza da galeria e construção de uma laje de tamanho 5 x 3 m. Além disso, serão instaladas 9 (nove) bocas-de-lobo para possibilitar a drengagem para as demais galerias existentes. O prazo para o término da obra é de 45 a 60 dias, ao custo de R$ 20.000. Ela será realizada pela Proserv Construções Ltda, empresa licitada, responsável por reparos na pavimentação nos 21 bairros da SER II. Várias obras já foram realizadas nesse local, mas os trilhos de trem instalados são repetidamente furtados durante a noite, especialmente nos finais de semana.

PREFEITURA INVESTE NA IMAGEM DE FORTALEZA


Enquanto a novela do vice prossegue, a administração da prefeita Luizianne Lins (PT) tenta ganhar tempo e mostrar serviço. A Emlurb enviou para o Blog este comunicado:

"Equipes de capinação, varrição e pintura de meio-fio da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) se encontram, nesta semana, nas avenidas das Secretarias Executivas Regionais II e VI, além de se concentrarem também nas ruas do bairro Bom Sucesso (SER-III). As ações fazem parte do cronograma do programa Fortaleza Bela nos Bairros.
Só este ano, 70 bairros da cidade já receberam estes serviços. Elaborado pelo Departamento de Limpeza Urbana De acordo com o cronograma, os bairros recebem este tipo de limpeza quatro vezes ao ano."

VAMOS NÓS - Esse tipo de operação é importante, porque deixa a cidade com melhor aspecto principalmente nesta época das férias, mas indagamos: Pra você, esse tipo de operação lembra alguém ou alguma coisa do passado?

LEI SECA PARA MOTORISTAS É QUESTIONÁVEL, SEGUNDO A POLÍCIA DE SÃO PAULO

"Uma medida malfeita e que pode ser contestada judicialmente. Essa é a avaliação da polícia de São Paulo em relação à medida provisória que endureceu as punições contra motoristas que dirigem após beber, informa reportagem de Luis Kawaguti publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). O delegado Tabajara Novazzi Pinto, diretor da Academia de Polícia, afirma que o problema da lei é que o motorista não tem a obrigação de fazer o teste do bafômetro, nem o exame de sangue ou o teste clínico que pode determinar se ele consumiu álcool. O direito de não produzir provas contra si mesmo é assegurado pela Constituição Federal.
A declaração de Novazzi Pinto, que falou em nome da polícia paulista, foi dada após reunião com representantes da Polícia Militar e do Instituto de Criminalística para discutir uma forma de unificar as ações dos policiais em relação à nova regra.
Em entrevista à Folha, Pedro Abramovay, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, afirma que o governo não mexerá na lei de tolerância zero ao álcool na direção (íntegra para assinantes). Contudo, ele espera contestações na Justiça para que a margem de tolerância, temporariamente fixada em 0,2 decigramas de álcool por litro de sangue, fique próxima da atual. Para a presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), Analice Gigliotti, a nova lei que pune com mais severidade motoristas embriagados teve boa repercussão e é um sinal de que o Brasil começa a ter uma política sobre bebidas alcoólicas (íntegra para assinantes). "

(Folha Online)

CHICO LOPES MOBILIZA POLÍTICOS PARA UMA VISITA AO CANTEIRO DE OBRAS DO SÃO FRANCISCO

"A Frente Parlamentar pela Transposição das Águas do Rio São Francisco, que tem à frente o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), levará caravana de políticos do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte para o canteiro de obras do projeto. O objetivo, segundo Lopes, é conferir de perto o ritmo do empreendimento. A concentração dos grupos ocorrerá na cidade de Saboeiro. "Vamos ver de perto como está o canteiro de obras e avaliar as ações dos eixo Leste e Norte do projeto", diz o parlamentar. Do Ceará, seguirá com Lopes o vice-governador Francisco Pinheiro (PT). Os Estados beneficiados pela transposição também mandarão suas caravanas, algumas tendo à frente o governador ou o presidente da Assembléia Legislativa."

* Da Coluna Vertical, leia mais aqui.

GOVERNADOR CID GOMES ANUNCIA NESTA SEMANA REAJUSTE DOS SERVIDORES


O reajuste dos servidores públicos estaduais deverá ser definido e anunciado até sexta-feira pelo governador Cid Gomes (PSB). Só depende agora da agenda dele. Informou, nesta quarta-feira, a secretária do Planejamento do Estado, Silvana Parente. Ela não adiantou percentuais, mas os servidores estão buscando um reajuste de 25%, enquanto a proposta do Estado pode chegar a 6% para a maioria da categoria. Haverá reajuste diferenciado, no entanto, para o pessoal das secretárias da Educação Básica e Segurança Pública e Defesa Social. O aumento é retroativo a 1º de julho.
A secretária evitou maiores detalhes. Ela confirmou o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores para os dias 15 e 16 próximos.
Silvana Parente encontra-se em Brasília finalizando o processo burocrático relativo ao empréstimo Swap, do Banco Mundial, para o governo cearense, da ordem de US$ 240 milhões, sendo que, finalizado o acordo na Secretaria do Tesouro Nacional, a matéria seguirá para o Senado.
"Nós esperamos contar com esse recursos logo no segundo semestre", disse Silvana. A çprimeira parcela estimada é de US$ 8o milhões. A verba é para investimentos em saúde, educação e obras de infra-estrutura. Conforme a secretária, recursos mais flexíveis para que o governo possa aplicar.

SEM SURPRESA - PREFEITO RAIMUNDÃO VAI DEIXAR O PSDB


"Após ter sido derrotado na convenção que definiu o candidato do PSDB à prefeitura de Juazeiro do Norte, o atual prefeito da cidade, Raimundo Macedo, anunciou ontem que irá deixar o partido. Claramente decepcionado, ele afirma que não esperava o resultado de 24 votos contra 28, que beneficiou o deputado federal Manuel Salviano na disputa. "Fui apunhalado pelas costas. Não havia a possibilidade de pensar em derrota nessas eleições internas", desabafou. Embora desapontado, Raimundo Macedo garante que não há ressentimentos. "Faz parte da democracia, é preciso aceitar essa derrota com humildade", diz ele. Até o fechamento da edição, o prefeito de Juazeiro ainda não havia definido o candidato que irá apoiar nas próximas eleições, alegando que ainda se encontra em processo de reflexão e conversações com algumas forças políticas. Apesar da derrota, o prefeito atribui o rompimento com o PSDB a "problemas de convivência" com membros da sigla no âmbito local. Macedo optou por não entrar em detalhes sobre o assunto, mas garante que, mesmo se tivesse saído vitorioso nas eleições internas, teria anunciado o afastamento."

(Jornal O POVO)

VAMOS NÓS - Raimundão não vai apoiar a campanha de Manuel Salviano. Está entre Carlos Cruz (PP) e Gorete Pereira (PR). E nem poderá ser chamado de infiel, até porque o candidato homologado, Manuel Salviano, foi aquele que chegou a deixar o PSDB e assinar ficha com o PMDB para, ameaçado de perder o mandato pro infidelidade, voltar ao ninho antigo. O lamentável é que a cúpula estadual ficou omissa. Aliás, o presidente regional Carlos Matos é o primeiro suplente de deputado federal pelo PSDB e se Salviano for eleito ele assumirá vaga.

terça-feira, 1 de julho de 2008

PROCURADOR ENVIA PARA BLOG MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE DECRETO DE OPERAÇÃO CONSORCIADA DO RIACHO MACEiÓ

Do procurador-geral do município, Martõnio MOnt'Alverne, recebemos mais esclarecimentos a respeito do decreto relacionado à operação consorciada do riacho Maceió, que foi alvo de críticas, nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa, por parte do tucano Luiz Pontes. Confira:

Prezado Eliomar,

Ainda a respeito de esclarecimentos sobre a Operação Urbana Consorciada doRiacho Maceió, esclareço que O Decreto nº 12.395/08, por mim assinado enquanto Prefeito em exercício, demonstra claramente que não se trata de repetir osparâmtrosda legislação anterior, como, de maneira irresponsável, divulgou o deputado estadual Luiz Pontes. Este Decreto é apenas parte da operação urbana consorciada, quesomente se conceretizará após:

1 - as alterações constantes de um novo projetode lei que a Prefeita Luizianne Lins enviará à Câmara Municipal;

2 - aassinatura do convênio, conforme exigido pelo Esatuto das Cidades.Acrescento que o mencionado Decreto apenas desapropria um bem imóvel, cujautilização dar-se-á quando da inteira efetivação da Operação UrbanaConsorciada, após aprovçaão pela Câmara Municipal.

Cordialmente,Martonio Mont'Alverne Barreto.

* EIS O TEOR DO DECRETO ENVIADO PARA O BLOG:

DECRETO Nº 12395, DE 30 DE MAIO DE 2008 (DOM 05.06.2008) - Declara de utilidade pública, parafins de desapropriação pelo Município de Fortaleza, os bens imóveis que indica, e dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DE FORTALEZA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 83, inciso V, da LeiOrgânica do Município de Fortaleza, combinado com a Lei Federal nº 4.132, de 10 de setembro de 1962 e com apoio no Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, alterado pela Leinº 2.786, de 22 de maio de 1958, com suas posteriores alteraçõese;
CONSIDERANDO ao que estabelece a Lei nº 8.503, de26 de dezembro de 2000, da Operação Urbana Consorciada doParque Foz Riacho Maceió, no Capítulo IV - da forma de participação,art. 8º, inciso II, letra “a”.
DECRETA: Art. 1º - Ficadeclarada de utilidade pública, para fins de desapropriação pelo Município de Fortaleza, edificações, benfeitorias e servidões existentes do bem imóvel, situado nesta capital, na AvenidaBeira Mar, nº 4258 - Mucuripe, composto pela transcrição nº39.759, livro 3 AA, às fls. 93, o registro de uma escritura públicade doação, do cartório de registro de imóveis da 1ª Zona daComarca de Fortaleza/Ce, com a Inscrição Municipal sob o nº170975-5. Um terreno acrescido de marinha, situado nestacapital, no Mucuripe, cujos limites e dimensões exatos são osseguintes: do ponto 1, situado no perfilamento sul da servidãodo Ramal Férreo para Mucuripe e a oeste do terreno acrescidode marinha ocupado por Leda Ury, sob o rumo verdadeiro de77º00’SO, mede-se 10,35m até o ponto 2, confrontando esse alinhamento oeste com o terreno acrescido de marinha, ocupado pelo Dr. Francisco Ferreira da Ponte, do ponto 3, com o ângulo interno de 65º00’ até o ponto 4, confinando esse alinhamento sul com o terreno acrescido de marinha ocupado pelo Dr. Francisco Ferreira da Ponte, do ponto 4, com o ângulo interno de 115º00’ mede-se 20,00m até o ponto 1, confinando esse alinhamento leste com o terreno acrescido de marinha ocupado por Leda Ury; do ponto 1, começo da medição com o ângulo interno de 65º00’ fica fechado em paralelogramo comárea de 187.5538m², calculada analiticamente, constante do Processo de nº 0380.012587/81 - RIP nº 1389-02054-000-7,conforme Certidão da União de nº 0152/94.

O VICE "STAND BY" DE LUIZIANNE LEMBRARIA VENERANDA?



Confira aqui se o vice "stand by" da prefeita Luizianne Lins (PT) é bom de gogó e de papo. Segundo um dos leitores do Blog, Raimundo Ângelo, pelo menos aparentemente, lembra Carlos Veneranda, o atual vice: é ligado à raça negra e um moço desconhecido.

VICE DE LUIZIANNE LINS É RAIMUNDO ÂNGELO, DIRIGENTE DO PT DE FORTALEZA


Saiu o nome do candidato a vice-prefeito de Luizianne Lins: é o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Ângelo. Com isso, o partido está marchando para chapa pura, mas, até o dia 5, o prazo final para registro de chapa, pode haver mudança, dependendo das negociações políticas. A informação foi dada para este Blog pelo dirigente do PT estadual e assessor político de Luizianne, Acrísio Sena. O nome de Ângelo foi respaldado pelos 10 partidos que integram a coligação pró-Luizianne e entra para evitar questionamentos futuros.
Ou seja, como divulgou este Blog, o PT criou o vice "stand by". Mas o partido espera que o PSB aponte uma alternativa.
De qualquer forma, o estrago político foi feito para uma campanha que ainda nem começou. O governador Cid Gomes queria e quer Tin Gomes, presidente da Câmara Municipal, como vice, mas o núcleo da prefeita não aceita. Veio o PSB histórico e apontou o vereador Rogério Pinheiro, que ensaiou, ensaiou e acabou dançando.
CÁ PRA NÓS: Desgastes ou confusão desse tipo são coisas que, realmente, sempre marcaram o PT. Ou não?
QUEM APOSTA? - Vamos dar uma de vidente agora. Pode anotar, pois o vice de verdade a ser anunciado é Tin Gomes (PHS). PT saudações!

OPERAÇÃO RIACHO MACEÍO - PROCURADOR DÁ SUA VERSÃO E REBATE LUIZ PONTES


O procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, classificou de "levianas" as denúncias feitas pelo deputado tucano Luiz Pontes, nesta terça-feira, da tribuna da Assembléia Legislativa, contra a Operação Consorciada Riacho Maceió. Pontes disse que o decreto foi assinado por Martônio quando no exercício da prefeitura e que o conteúdo era o mesmo publicado em 2000, época em que essa operação foi combatida pela então vereadora Luizianne Lins (PT). O procurador mandou a seguinte carta para o Blog:

Prezado Eliomar,

São absolutamente levianas as informações expressadas hoje na Assembléia Legislativa a respeito da Operação Consorciada Urbana sobre o Riacho Maceió, pelas seguintes razões:

1 - operações urbanas consorciadas são autorizadas tanto pelo Plano Diretor do Município de Fortaleza em vigor, como foram aprimoradas as exigências para sua realização pelo projeto de pleno direito participativo enviado à Câmara Municipal de Fortaleza pela prefeita Luizianne Lins;
2 - a Operação Urbana Consorciada Foz Riacho Maceió foi aprovada pela Lei Municipal nº 8.503/2000 havendo recebido críticas da então vereadora LuizianneLins, a ponto de ser instalado Procedimento Administrativo na Procuradoria da República no Ceará:
3 - em virtude destas críticas, e da posterioridade da Lei nº Lei nº10.257/2001, Estatuto da Cidade, diversas alterações se fizeram necesárias, a fim de dar cumprimento à democrática legalidade, agora sob os novos parâmetros do vigente Estatuto da Cidade:
4 - desta forma é que a Prefeita Luzianne Lins enviará à Câmara Municipal projeto de lei que tem por finalidade promover as necessárias adequações às normas constantes da Lei Nacional nº 10.257/2001, Estatuto da Cidade, que regulamenta a Política Urbana, conforme previsão dos arts. 182 e 183 da Constituição da República;

5 - as modificações ora propostas destinam-se apenas a compatibilizar a Lei municipal nº 8.503/2000 às normas estabelecidas pelo Estatuto da Cidade;

6 - todavia, observa-se que é indiscutível a necessidade de adaptação da referida Lei, em especial porque, conforme estabelece o inciso VII do art. 33 da Lei nº 10.257/2001, a operação urbana consorciada deve possuir um plano de gestão e contar com a participação da sociedade;

7 - demais disso, a extinção da Secretaria Municipal de DesenvolvimentoTerritorial e Meio Ambiente – SMDT, posteriormente substituída por duas novas Secretarias, no caso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infra-estrutura – SEINF e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAM, promoveu mudanças significativas na estrutura administrativa do Município. Assim, este Projeto de Lei objetiva também efetuar pequenas correções na Lei municipal nº 8.503/2000, no sentido de identificar corretamente os órgãos envolvidos e as atribuições que lhe foram cometidas;

8 - Note-se ademais, que as alterações ora propostas devem-se ao fato de que o Estatuto da Cidade, ao estabelecer que a operação urbana consorciada constitui instrumento de planejamento municipal, ressalta sua importância para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade da cidade.

Sempre com os meus cumprimentos,
Martônio Mont'Alverne.

PROFESSOR VASCONCELOS É CANDIDATO A PREFEITO DE MARACANAÚ

O deputado estadual Júlio César Costa Lima (PSDB) esclarece para o Blog que o professor João Vasconcelos (PRTB) é candidato a prefeito de Maracanau e não vice do também postulante, o deputado estadual Hermínio Resende (PSL) como foi divulgado. Adianta que João Vsconcelos conta com seu apoio. Júlio César diz ainda que havia um acordo com Hermínio para que quem estivesse melhor nas pesquisas saísse candidato. Como Hemino não cumpriu o acordo, adianta Júlio César, respalda agora João Vaconcelos.
O parlamentar esclarece também que não fechou nem fez acordo com o grupo do prefeito Roberto Pessoa (PR), postulante à reeleição, por estar fora do páreo. Pra ele, pode ter ocorrido o contrário: o grupo de Herminio Resende ter feito acertos com Roberto Pessoa, tendo em vista que, no último acordo em que ficou como candidatro de consenso João Vasconcelos, o deputado Hermínio também falhou.

JUSTIÇA SUSPENDE PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO 2004 DE MARACANAÚ

"O procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima obteve da Vara Trabalhista de Maracanaú decisão favorável à suspensão do prazo de validade do concurso realizado em 2004 pela Prefeitura daquele Município da região metropolitana de Fortaleza. A medida, adotada pelo juiz Carlos Alberto Trindade Rebonato, atende à ação cautelar incidental proposta pelo representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) visando possibilitar o cumprimento de decisão judicial anterior. No dia 17 de junho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Eros Grau, negou seguimento à reclamação proposta pelo Município de Maracanaú contra acordo judicial firmado na vara trabalhista daquela cidade. Com isso, o ministro cassou liminar que havia sido concedida pela ministra Ellen Gracie suspendendo a execução do acordo que deve resultar na nomeação de 313 candidatos aprovados em concurso público e no afastamento dos servidores contratados irregularmente.
Como a decisão do Supremo acerca da Reclamação formulada pelo Município só saiu na 2º quinzena de junho e o prazo de validade do concurso terminaria amanhã (2/7), o procurador propôs a ação cautelar perante a vara trabalhista responsável pela execução da decisão. Ao ingressar com a ação, na última sexta-feira, o procurador informou que a Prefeitura não havia nomeado, até então, nenhum dos 313 aprovados restantes do concurso de 2004, descumprindo o acordo judicial firmado pelo Município em maio de 2006."

(Site do MPT)

TASSO APRESENTA PROJETO PARA "PROTEGER" FUNDOS REGIONAIS CONSTITUCIONAIS DO CHECHO


"Tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB) determinando que as instituições financeiras deverão assumir pelo menos 50% do risco de crédito decorrente das operações financeiras lastreadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento Centro-Oeste (FCO). Para isso, o projeto (PLS 239/08) acrescenta um parágrafo ao artigo 2º da Lei 7.827/89, que, ao regulamentar o artigo 159 da Constituição, criou esses três fundos.Jereissati destaca que aquela lei garante recursos para o financiamento de atividades produtivas, entre as quais a agropecuária, em regiões menos desenvolvidas. Dessa forma, ressalta ele, surgiram os elementos institucionais para a operacionalização do crédito rural destinado aos segmentos "cujas importância social, dificuldades técnicas e reduzida escala de produção exigem tratamento especial".
Na opinião do senador, mecanismos como esse são desvirtuados quando "programas do governo federal passam a utilizar os recursos dos fundos constitucionais para promover transferência direta de renda". Ele avalia que algumas linhas de crédito do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf) - como o Pronaf grupos A, B, A/C, o Pronaf Floresta e o Pronaf Semi-árido - seriam exemplos "dessa prática condenável".

(Agência Senado)

INÁCIO ARRUDA DISCURSA NO SENADO EM HOMENAGEM AO LÍDER JOSÉ MARTÍ


O Senado realizou, nesta terça-feira, sessão especial para lembrar os 155 anos de nascimento do líder revolucionário José Martí Perez. O senador Inácio Arruda (PCdoB) ocupou a tribuna da Casa e fez o pronunciamento em homenagem àquele que sempre apregoou contra o colonialismo patrocinado pelos Estados Unidos. Martí, poeta, escritor, orador e jornalista, é cultuado em Cuba como o grande mártir da independência do país em relação à Espanha.

* Sobre José Martí, clique e saiba mais aqui.

SETUR/CE LANÇARÁ O "SEGURO SOL"


Será lançado nesta quinta-feira, ao meio-dia, no Marina Park, a nova versão do Seguro Sol. A iniciativa, da Secretaria do Turismo do Ceará, segue mesmos critérios definidos em seu lançamento, no final de 2007. O viajante compra o pacote para qualquer destino do Ceará e, se chover, terá direito a retornar à localidade quando quiser, inclusive em alta temporada, dentro de um prazo de 24 meses. A gratuidade é válida para pacotes de sete ou oito dias de duração, com embarques e datas de compra realizadas entre 01 de julho de 2008 a 31 de janeiro de 2009, desde que chova durante dois dias no horário entre 10h e 16 horas, quando os turistas vão às praias. Quando retornar a sua cidade de origem, o cliente poderá procurar a loja em que realizou a compra e escolher a data de sua próxima viagem, ou decidi-la posteriormente, desde que faça sua reserva com 90 dias de antecedência do embarque.
"Com o Seguro Sol, os turistas poderão vir ao Ceará com a garantia de bom tempo. É uma ação direcionada para aqueles que fogem do frio e da chuva, certos de que terão o sol para embelezar a paisagem. Se chover, garantimos a chance da volta", diz o secretário Bismarck Maia (Turismo).

MÁRCIO LOPES, O HOMEM DA CAIXA-PRETA


Foto - Genilson Lima

Um protesto diferente fez, nesta manhã de terça-feira, na Câmara Municipal de Fortaleza o vereador Márcio Lopes (PDT). Dizendo-se cansado de cobrar explicações sobre empréstimos consignados e cartões corporativos, o pedetista resolveu definir tudo como uma "verdadeira caixa-preta" da Prefeitura. Márcio Lopes lamentou que a prefeita desrespeite decisões judiciais e não repasse as informações requeridas pelo Poder Legislativo.
Por conta disso, informou estar entrando na Justiça com um processo de execução contra a Prefeitura, incluíndo mandado de busca e apreensão de documentos referentes a empréstimos consignados e cartões corporativos.

GOVERNO CONTINGENCIA 75% DAS VERBAS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

"Criadas para intermediar as relações entre os interesses público e privado, principalmente no fim dos anos 90, as agências reguladoras federais sofrem com restrições orçamentárias. Além dos problemas recorrentes de falta de autonomia e de carência de pessoal, as principais delas ainda têm recursos congelados na chamada reserva de contingência. Somente este ano, dos R$ 8,5 bilhões autorizados em orçamento para uso das reguladoras, cerca de R$ 6,4 bilhões estão congelados, ou seja, 75% não podem ser aplicados (veja tabela). A ANP, por exemplo, responsável por fiscalizar postos de combustíveis, entre outras atribuições, tem 93% dos recursos autorizados em orçamento bloqueados na reserva de contingência. Dos R$ 3,4 bilhões previstos para a reguladora, quase R$ 3,2 bilhões não podem ser utilizados, ou seja, não podem servir para pagamento de pessoal, de despesas correntes (luz, água, telefone, etc.) e para investimentos (execução de obras e compra de equipamentos)."


* Do Site Contas Abertas, leia mais aqui.

ISONOMIA - SINDIFORT RECEBEU APOIO DO PSOL EM BRASILIA PARA DERRUBAR AÇÃO DO PT

A vitória conqusitada pelo Sindicato dos Servidores de Fortaleza (Sindifort) contou com o apoio, em Brasília, do advogado André Maimoni. Trata-se do assessor jurídico do PSol, o pafrtido que por aqui abriga o candidato a prefeito de Fortaleza, Renato Roseno, e o ex-deputado federal João Alfredo. Os dois foram membros atuantes do grupo que fez a campanha vitoriosa de Luizianne Lins.
O diretório nacional do PT, atendendo a pedido da prefeita Luizainne Lins, havia movido uma Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) para pôr fim a benefícios conseguidos por grupo de servidores, a partir de decisões judiciais baseadas no princípio de isonomia. Na última segunda, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, rejeitou a ação. Cabe recurso.

POPULARIDADE DE LULA CONTINUA EM ALTA E CAUSA CERTAS INVEJAS



PETISTA PROTESTA CONTRA QUEBRA DE ACORDO NA ASSEMBLÉIA SOBRE DENÚNCIAS ELEITOREIRAS


A deputada estadual Rachel Marques (PT) protestou, nesta terça-feira, contra o que classificou de "desrespeito" ao acordo feito na Casa de que nenhum parlamentar ocuparia a tribuna da Assembléia Legislativa, neste período eleitoral, para fazer denúncias de cunho eleitoral. Presidindo a sessão, Gony Arruda (PSDB) rebateu, pedindo à petista para que citasse artigo do regimento interno proibindo denúncias.

A reação de Rachel Marques, que disse ter muitas denúncias sobre municípios, mas que respeita acordo fechado na Casa, surgiu logo após o tucano Luiz Pontes ter ocupado a tribuna para denunciar 'irregularidades" na operação consorciada do riacho Maceió, em Fortaleza, com decreto reeditado por Luizianne Lins (PT) que, quando vereadora em 2000, era contra e afirmava que o empreendimento seria uma falcatrua, como destacou em pronunciamento Pontes lembrando palavras da hoje prefeita, para beneficiar políticos e setores da construção civil.

PREFEITA AVALIZA DECRETO DE OPERAÇÃO CONSORCIADA QUE COMBATIA COMO VEREADORA



O deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) ocupou, nesta terça-feira, a tribuna da Assembléia Legislativa para denunciar "irregularidades" no projeto consorciado do Riacho Maceió, em Fortaleza. O parlamentar fez um histórico sobre a atuação da então vereadora Luizianne Lins ( PT), em 2000, contra o empreendimento, alegando que beneficiaria setores "políticos e da construção civil", no que agora, como prefeita, dá aval para o projeto. "Essa mulher que bradava a falcatrua, projeto podre, sujo e para beneficiar interesses de políticos e da construção civil, manda reeditar o mesmo decreto", acentuou, anunciando que vai questionar o caso na Justiça.
Luiz Pontes informou que a prefeita editou decreto 12.395, de 30 de maio de 2008, com a mesma empresa, a Norpar, respondendo pelo projeto. "Ela pegou o mesmo decreto de 2000 para beneficiar políticos e gente da construção civil", reforçou o tucano.
Segundo Pontes, a prefeita Luizianne Lins não teve coragem de assinar o decreto e deixou para o interino, o procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, assinar. O fato, disse Pontes, ocorreu quando a prefeita viajou para Nova York para contatos com organismos internacionais, fato que motivou um vaivém de prefeitos.
O parlamentar tucano considerou o fato "muito grave" e lembrou que, quando vereadora, Luizianne chegou a mobilizar a população até para "abraçar" o riacho Maceió.

REAÇÃO - O deputado estadual Artur Bruno (PT) informou, durante sessão da Assembléia, que manteve contato com o procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, sobre o caso. Bruno disse que a prefeita Luizianne Lins (PT) mandou suspender todo o processo relacionado ao consórcio Maceió e que promete "corrigir vícios" em torno do projeto. Luiz Pontes lamentou que o petista queira agora "botar bombom" na boca da oposição, depois que o fato veio à tona. Reiterou Pontes que o decreto foi o mesmo da época de Juraci Magalhães e que foi reeditado na atual gestão. "Se ela (prefeita) era contra, porque não fez outro decreto? Por que não fez licitação?", devolveu o tucano.

Em aparte, o deputado tucano Fernando Hugo recomendou a Pontes que remeta a documentação para o Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Já Nelson Martins (PT), que foi vereador na época da luta contra o consórcio Maceió, admtiu que o empreendimento pode ter sido retomado de forma diferente de sua origem. Revelou que não poderia se posicionar, mas que iria se inteirar das mudanças desse projeto.

PT CRIA CHAPA COM VICE "STAND BY" AGUARDANDO CID GOMES

O Partido dos Trabalhadores anunciará nesta tarde mais um capítulo da novela "Vice, Mãe!" Segundo fontes petistas, a chapa teria sido registrada com um vice do PT, que seria uma espécie de "stand by" para evitar complicações com a Justiça Eleitoral. Essa mesma chapa aguardaria até sexta-feira, prazo concedido por lei para o registro final, a posição do PSB do governador Cid Gomes sobre a questão.
O PSB deveria ter indicado o vice, mas houve divergências entre a ala histórica, que chegou a lançar o vereador Rogérioo Pinheiro, e o grupo de Cid, que queria o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes, que é do PHS, mas acabou rejeitado.
Há informações agora de que o presidente municipal da legenda, Raimundo Ângelo, seria o "standy by". Ele, no entanto, em contato com este Blog nesta terça-feira, nada comentou. Disse apenas que, a partir das 13 horas, a direção partidária se manifestaria a respeito do imbróglio em torno do vice.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA CAI EM MAIO

"A produção industrial brasileira caiu 0,50% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, após duas taxas positivas consecutivas, quando acumulou ganho de 0,7%. Na comparação com maio do ano passado, houve alta de 2,4%. Com o resultado, a produção industrial nacional acumula alta de 6,2% no ano até maio. Já no período acumulado de 12 meses até maio, a alta é de 6,7%. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 1, pelo IBGE. A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos), que sinaliza o desempenho dos investimentos no País pelo setor industrial, caiu 4,9% em maio ante abril, mas manteve a trajetória de alta em maio ante igual mês do ano passado (5,8%).Na comparação com abril, foram registrados os seguintes resultados nas demais categorias de uso pesquisadas: bens intermediários (0,3%); bens de consumo duráveis (-1,3%) e bens de consumo semi e não duráveis (1,3%).
Ante maio de 2007, os dados foram positivos. Além de bens de capital, cresceu a produção de bens de consumo intermediários (2,3%) e bens de consumo duráveis (6%). Houve pequena queda nessa base de comparação em bens de consumo não duráveis (-0,1%). Segundo os técnicos do IBGE, "em síntese, os índices de maio revelaram um movimento de suave redução do ritmo de atividade industrial na margem, que levou à estabilidade do índice de média móvel trimestral", afirmaram, em documento."

(Agência Estado)

DEPUTADO HERMÍNIO RESENDE VAI ENFRENTAR ROBERTO PESSOA NAS URNAS DE MARACANAÚ

O deputado estadual Hermínio Resende comunicou, nesta terça-feira, ao chegar à Assembléia Legislativa, que vai se licenciar, pois foi homologado como candidato do PSL a prefeito de Maracanaú (Reghião Metropolitana de Fortleza). Ele terá como vice o professor Vasconcelos (PRTB). Hermíno tem atuação política também nessa cidade e entra no lugar do deputado estadual e ex-prefeito Júlio César Costa Lima (PSDB), que desistiu alegando problemas particulares. Fala-se, nos bastidores políticos de Maracanaú, que um acordo teria sido fechado entre o grupo de Roberto Pessoa e o grupo de Júlio César.

JOSÉ ARNON EMPLACA IRMÃO COMO VICE DE SALVIANO EM JUAZEIRO DO NORTE

Luiz Ivan Bezerra, irmão do presidente regional do PTB, deputado federal José Arnon, é o candidato a vice na chapa do postulante a prefeito de Juazeiro do Norte pelo PSDB, deputado federal Manuel Salviano. O nome foi homologada durante convenção municipal do seu partido, tendo o crivo de Salviano.
José Arnon era apoiador do prefeito Raimundo Macedo (PSDB), mas preferiu aguardar que o nome do candidato tucano fosse conhecido, em razão do clima de divergências que predominava no ninho do PSDB.
Manuel Salviano derrotou Raimundão na convenção por 28 a 24 votos domingo último e agora trabalha para aparar arestas que, segundo lideranças ligadas ao prefeito, não estão nada fáceis de serem superadas.
A tendência é Raimundão apoiar um outro nome e, depois das eleições, dar adeus ao PSDB.

BNB LANÇA EDITAL PARA APOIAR PROJETOS DA CULTURA

"O Banco do Nordeste do Brasil está lançando hoje em seu portal (www.bnb.gov.br), o edital do Programa BNB de Cultura - Edição 2009. O Programa BNB de Cultura é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, para apoio à produção e difusão da cultura do Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação do BNB), mediante seleção pública de projetos. Existente desde 2005, o Programa BNB de Cultura, já patrocinou 681 projetos nas quatro edições anuais anteriores, no valor total de R$ 10,5 milhões.O Banco do Nordeste destinará, no próximo ano, o montante de R$ 3 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 700 mil), literatura (R$ 400 mil), artes cênicas (R$ 600 mil), artes visuais (R$ 400 mil), audiovisual (R$ 400 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 500 mil). Serão contemplados pelo menos 174 projetos - sendo, no mínimo, 42 de música, 27 de literatura, 37 de artes cênicas, 13 de audiovisual e 30 de artes integradas ou não-específicas."

(Site do BNB)

TUCANO FARÁ DURO PRONUNCIAMENTO CONTRA PROJETO DA GESTÃO LUIZIANNE LINS

O deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) fará duro pronunciamento, nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa. A expectativa, segundo sua assessoria, é de que o parlamentar apresentará documentos que comprometem a execução de projeto apresentado pela Prefeitura de Fortaleza. O clima no plenário promete esquentar.

MINISTRO DO TURISMO LIBERA R$ 49,5 MILHÕES PARA O CEARÁ

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, cumpre, ensta terça-feira, agenda no Ceará. Aqui, ele assinará a liberação de recursos da ordem de R$ 49,5 milhões. Os recursos serão aplicados na restauração de monumentos históricos de Fortaleza, o que exigirá investimento de R$ 1 milhão; em obras de ampliação da pista e construção de novo terminal do Aeroporto de Aracati, orçado em R$ 4,5 milhões); e na restauração da Rodovia CE-040 - Aquiraz e Cascavel, com aplicações da ordem de R$ 44 milhões, segundo a assessoria do ministro. Na agenda de Barretto, almoça com a prefeita Luizianne Lins e com empresários do setor turístico.

STF DERRUBA AÇÃO DO PT E MANTÉM GANHOS SALARIAIS DE SERVIDORES DA PREFEITURA

"O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, rejeitou ontem ação movida em março deste ano pelo Partido dos Trabalhadores-PT (a pedido da Prefeitura de Fortaleza), que tentava derrubar ganhos salariais conseguidos judicialmente por servidores públicos do Município. Ainda cabe recurso ao Pleno do Tribunal. Na Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o partido da prefeita Luizianne Lins argumentava os custos dessas decisões judiciais baseadas no princípio de isonomia (equiparação salarial com outros servidores na mesma situação e que recebem salários maiores em função de Planos de Cargos de administrações passadas), que geram à administração um prejuízo mensal de R$ 11 milhões. O montante é gasto com cerca de dois mil funcionários. Atualmente, outros oito mil servidores estão com ações na justiça pedindo benefícios semelhantes. O PT pedia que os benefícios fossem extintos."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

CÂMERAS DE VIGILÂNCIA DA BEIRA MAR NÃO FUNCIONAM

"Apesar do anúncio do Governo do Estado de instalar 250 câmeras de vigilância pelo Estado, as quatro câmeras que já realizam o monitoramento da avenida Beira-Mar estão sem funcionar há pelo menos 20 dias. De acordo com o coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o serviço deverá ficar sem funcionar por pelo menos mais 20 dias, quarenta dias no total. Exatamente o período do início das férias escolares e início da chegada de turistas ao Estado. Ele explica que as câmeras tiveram de ser desativadas para realizar a troca dos atuais cabos de fibra ótica por modelos mais novos. "Elas são antigas, estão lá desde 1999. Estamos providenciando o cabeamento novo. As imagens delas vinham para aqui (na sede da Ciops, na avenida Barão de Studart), não estavam ligadas às demais. A atual fibra ótica é nossa, mas vamos passar a utilizar a da OI e interligar todas", diz Aristóteles. Mesmo antigas, as câmeras do local vão continuar. "Por enquanto não podemos trocá-las", completa.

DETALHE - No manhã último domingo, 29, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foi vítima de uma tentativa de roubo quando passeava pelo local. Mesmo acompanhado por três seguranças, dois homens conseguiram retirar seu cordão de ouro. Um dos assaltantes, Jéferson Hermínio Coelho Monteiro, 18, foi preso pelos seguranças. De acordo com o delegado Alízio Justa, titular do 2º Distrito Policial (Aldeota), responsável pela área, o outro assaltante ainda não foi identificado. "Mas a média de ocorrências naquela área é pouca, umas três por mês", diz o delegado."

(Jornal O POVO)

LULA VAI LIBERAR PACOTE COM 300 CONCESSÕES DE RÁDIO E TV


Um pacote de concessões de rádio e TV estará saindo do forno, pela primeira vez, no governo Lula. É que, até agora, o presidente só estava liberando processos aprovados ainda no governo FHC, segundo informa a colunista Monica Bergamo, da Folha. Confira:

Abre-alas
O governo Lula vai abrir em breve licitação para rádios e TVs comerciais em todo o Brasil. Será a primeira da administração petista -os processos estavam parados até agora porque o TCU (Tribunal de Contas da União) entendia que eles só poderiam ir em frente com um parecer de seus técnicos. O impasse, de acordo com o Ministério das Comunicações, foi superado. Cerca de 300 licitações serão feitas nos próximos meses.

PARA LOPES, O VICE É MESMO ELPÍDIO NOGUEIRA

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) embarcou, nesta terça-feira, para Brasília certo de que a novela do vice teria chegado ao seu capítulo final ontem à noite. O nome, segundo disse, seria mesmo o do vereador Elpídio Nogueira (PSB) que, neste Blog, disse aceitar o desafio e que só aguardava um sinal do governador Cid Gomes.
Chico Lopes lamentou tanta demora, mas reconheceu que em política tudo é conversa.

VICE DE LUIZIANNE SÓ DEVE SER OFICIALIZADO NESTA TERÇA-FEIRA. E PODE?

"Um dia após a convenção que lançou a prefeita Luizianne Lins (PT) à reeleição, os bastidores políticos da sucessão municipal de Fortaleza assistiram a um novo capítulo do suspense sobre o candidato a vice-prefeito da coligação. Através de sua assessoria de imprensa, o PSB informou que o nome já teria sido escolhido, ontem à noite, e que seria anunciado hoje. De acordo com a lei eleitoral, os partidos políticos tinham até ontem, 30 de junho, para homologarem os candidatos, e até o dia 5 de julho para apresentá-los à Justiça Eleitoral. O intervalo - que ontem foi cogitado pelos aliados como um prazo extra para encontrar uma saída política para a indefinição -, no entanto, não é unanimidade entre juristas. O advogado eleitoral Aroldo Mota, uma espécie de consultor jurídico da prefeita Luizianne Lins, informou ao O POVO que o candidato seria apresentado apenas hoje. "Houve uma falha, porque o rapaz lá desistiu. O partido agora substitui", afirmou o advogado eleitoral, sem citar qual nome teria sido escolhido na convenção. Aroldo refere-se à brecha que a lei prevê para eventuais trocas, entre os dias 30 de junho e 5 de julho. O também especialista na área Stênio Carvalho Lima reforça que qualquer filiado pode figurar como candidato, para posterior substituição. Ele ressalta, no entanto, que não pode haver omissão de um escolhido na convenção. "Isso (a não inclusão de um nome na ata da convenção) não é legal, nem constitucional", diz Stênio."

(Jornal O POVO)

LULA - PT DEVERIA TER LIBERADO BASE EM MINAS PARA FECHAR COM PSDB

"Após o PSDB confirmar que apoiará informalmente Márcio Lacerda, candidato da aliança PSB-PT em Belo Horizonte (MG), como exigiu a Executiva Nacional petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a instância nacional do PT deveria ter autorizado os tucanos a participar da coligação."Eu confesso que, depois de o PT de Minas aprovar, municipal e estadual, depois da convenção aprovar, eu acho que direção nacional do partido poderia tranqüilamente ter confirmado tudo o que aconteceu. Se tivesse que fazer uma repressão ao (Fernando) Pimentel (prefeito de Belo Horizonte), que a fizesse em segredo, porque o jogo estava sendo feito à luz do dia. Todo mundo sabia o que estava acontecendo em Minas", afirmou Lula após participar de evento em Itajubá (MG).Para o presidente, a aliança era plenamente aceitável e seria uma "loucura" relacionar a disputa municipal em Belo Horizonte com as eleições presidenciais em 2010. "Cada cidade, em se tratando de eleição municipal, faz o acordo que for possível fazer e o que for melhor para que ganhe o candidato que o governo apóia. Em Belo Horizonte, o prefeito e o governador (Aécio Neves, do PSDB) têm um acordo e lançaram um candidato do PSB. O PT tem a vice e, portanto, é plenamente aceitável, viável e importante. A participação de Aécio é importante, pois vai ajudar a eleger o candidato", afirmou."

(Folha de São Paulo)

segunda-feira, 30 de junho de 2008

IRAN RIBEIRO É A BOLA DA VEZ PARA VICE DE LUIZIANNE


Na bolsa de apostas, neste momento, especula-se o nome do ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Iran Ribeiro, para vice na chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Iran, bom lembrar, é filiado ao PSB. Procurado, ele, em princípio, evitou atender telefonemas durante toda esta segunda-feira e tratar do tema. Iran é empresário da área de informática. Resta saber se seria da confiança do governador Cid Gomes, que se encontra nesta noite comandando reunião do secretariado em Juazeiro do Norte. Aliás, Cid não compareceu ao governo itinerante em Jati (Cariri), como estava programado, e passou esta segunda-feira em Fortaleza em reuniões a portas fechadas.

DETALHE - Com tantas idas e vindas nessa história, preferimos mesmo aguardar para vir a confirmação, até porque o PT de Luizianne Lins é igual a furacão: imprevisível.