sábado, 16 de agosto de 2008

LUIZIANNE USARÁ HORÁRIO ELEITORAL PARA MOSTRAR O QUE FEZ E REDUZIR REJEIÇÃO


Prefeita aparecerá na telinha usando capacete de obras.


Luizianne (E) assistindo à missa de Nossa Senhora, a padroeira de Fortaleza.

"O histórico de sobe-e-desce dos índices de rejeição da disputa eleitoral de 2004 mostra que a candidata à reeleição Luizianne Lins (PT) tem motivos de sobra para jogar todas as fichas, no palanque eletrônico, para tentar reduzir a resistência eleitoral que pesa sobre sua candidatura. Cruzando os índices apontados pelos institutos de pesquisa com o resultado das urnas de quatro anos atrás, percebe-se que se deu bem quem conseguiu trabalhar melhor esses números. Entre as duas pontas da série de resultados do Datafolha de 2004, Luizianne foi a única candidata que conseguiu reduzir o índice de rejeição entre todas as candidaturas competitivas. A petista saiu de 18%, índice captado pelo instituto no final de julho daquele ano - poucos dias antes do início do período de rádio e televisão - para 16% registrados na reta final da campanha. Agora, pelo último levantamento, ela está com 33%. A situação do então candidato Moroni Torgan confirma a situação. Depois de Luizianne, o então candidato do PFL foi o que apresentou a melhor performance nos números de rejeição, passando de 19% em julho, para 25%, no final de setembro. À época, ele liderou o primeiro turno e foi derrotado por Luizianne, na segunda votação."

* Do Jornal O POVO deste domingo, leia aqui.

(Fotos - Evilázio Bezerra e Estácio Júnior, este último da campanha petista)

FÁTIMA VILANOVA, DA UECE E DO "DEBATES DO POVO", É CANDIDATA A VEREADORA


Com Fátima, José Valdo Silva.

Da professora Fátima Vilanova, ex-ouvidora da Universidade Estadual do Ceará, recebemos neste sábado:

"Querido Eliomar,

Participo-lhe a minha candidatura de vereadora pelo PDT. O que me move é poder contribuir mais diretamente sobre os destinos da administração municipal legislando, fiscalizando e defendendo os legítimos interesses da população de Fortaleza. Se eu conseguir chegar lá, com a ajuda de Deus e dos eleitores, serei uma guerreira da cidadania, como já pude demonstrar nos Debates do Povo e nos artigos de jornal que tenho escrito há mais de vinte anos.
Em caso de vitória, espero contar com as suas sugestões e acompanhamento da caminhada.

Um forte abraço,

Fátima Vilanova."

VAMOS NÓS - Sem sombra de dúvida, a presença de Fátima Vilanova na disputa por vaga na Câmara Municipal de Fortaleza é prova de que há gente séria procurando contribuir para a melhoria do nível daquela Casa. Boa sorte!

ADAHIL BARRETO: NEM A "MAQUIAGEM" DA ALDEOTA, A PREFEITA FAZ NA PERIFERIA


O candidato e o esgoto a céu aberto.

Com apoio do candidato a vereador Major Ribamar (PR), o candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido da República, Adahil Barreto, visitou o Parque Genibaú, bairro da periferia. Ali, Adahil foi levado por lideranças da comunidade par um passeio. O roteiro: esgoto a céu aberto, muito lixo e falta de calçamento e uma iluminação pública precária.
“Esse quadro de abandono é prova que salta aos olhos que a atual gestão de Fortaleza é exemplo de incompetência”, desabafou o candidato a vereador, no que Adahil acentuou: "Seria bom que o Genibau, pelo menos no período eleitoral, recebesse o tratamento que a prefeita Luizianne Lins vem dando às ruas da Aldeota que anoitecem esburacadas e amanhecem com asfalto novo”. Adahil não poupou: “Pelo que vemos aqui, nem o tratamento de mera maquiagem o Genibau merece da gestão da professora Luizianne Lins”. O candidato do PR estve neste sábado em caminhadas pelo Centro e ainda circulou pela avenida Borges de Melo.

(Foto - Felipe Abud)

JUSTIÇA ELEITORAL DECIDE IMPUGNAR CANDIDATURA DO EX-PREFEITO DE PEDRA BRANCA

A juíza eleitoral Flávia Maria Aires Freire, de Pedra Branca (Sertão Central), impugnou, neste sábado, a candidatura do ex-prefeito desse município, Chico Ernesto (PSB), que tenta voltar ao poder. O motivo: improbidade administrativa.
Chico responde a vários processos na Justiça, segundo o Ministério Público Eleitoral.
O ex-prefeito deve recorrer ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

REVISTA CEARENSE GANHA VERSÃO MULTIMÍDIA EM TV E INTERNET

E a primeira entrevista multimídia da revista Fale! está no ar. Realizada para publicação na versão impressa de Fale!, a entrevista ganhou também versão eletrônica, com exibição em televisão e na internet no endereço http://www.revistafale.com.br/videos.php — .
A primeira edição da Fale! Entrevista contou com a participação do jornalista Arnaldo Santos, doutor pela Universidade Nova de Lisboa em Ciências Políticas. A tese sobre o impeachment do ex-presidente brasileiro Fernando Collor de Mello foi aprovada com louvor e deve ser lançada como livro nos próximos meses. Arnaldo divagou sobre a política daquela época, tratando da recente democracia brasileira e dos conflitos entre elite e “descamisados”.

* Acesso o vídeo com entrevista concedida aos jornalistas Luís-Sérgio Santos e Sara Lucena: http://www.revistafale.com.br/videos.php

CONTAGEM REGRESSIVA - PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA VEM AÍ

"A propaganda eleitoral gratuita dos mais de 380 mil candidatos que concorrerão aos 5.563 cargos de prefeito e 52.137 vagas de vereador nas eleições de 2008 começa a ser veiculada no rádio e na televisão nesta terça-feira (19) e vai ao ar até o dia 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Para prefeito e vice-prefeito, os programas serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois blocos de meia hora cada um. No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30; e na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.
Os candidatos a vereador terão espaço para apresentar seus programas às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários reservados aos prefeitos. No primeiro turno não haverá veiculação da propaganda eleitoral gratuita aos domingos, e as transmissões devem se basear no horário de Brasília.
De acordo com a Resolução 22.718/08 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão veiculados dois blocos diários de 30 minutos no rádio e na televisão. Um terço desse tempo, dez minutos, é dividido igualitariamente entre todos os candidatos. Os outros dois terços, que totalizam 20 minutos, serão divididos conforme a quantidade de deputados federais eleitos em 2006. Se houver coligação, somam-se os deputados eleitos de cada partido que a compõe."

(Site do TSE)

DETALHE - Em termos de Fortaleza, quem vai abrir a propaganda eleitoral gratuita é Adahil Barreto, o candidato do PR.

EX-COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS DO CEARÁ GANHA HOMENAGEM EM BRASÍLIA


Autoridades como Geddel Vieira, Marise e o seu marido, coronel Duarte Frota.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, entregaram, nesta semana, durante cerimônia no Clube do Exército de Brasília, a Medalha da Defesa Civil Nacional. Criada pelo Decreto 4217, de maio de 2002, a Medalha foi entregue a mais de 40 personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao País e à comunidade em assuntos de Defesa Civil. Entre eles, dois cearenses: o ministro César ASsfor Rocha, presidente eleito do STJ, e o ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, o coronel Coronel José Ananias Duarte Frota.
Sem dúvida, uma homenagem das mais merecidas a essas personalidades cearenses que, pelo trabalho, despontam nacionalmente.

SAUDADE - DORIVAL CAYMMI COM CHICO BUARQUE



Eis Dorival Caymmi e Chico Buarque. Os dois cantam "Maricotinha". Caymmi foi embora, mas sua herança musical permanecerá para sempre no coração dos brasileiros.

MORRE DORIVAL CAYMMI

"Morreu na manhã deste sábado, 16, o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. Aos 94 anos, o violonista sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu em sua casa, em Copacabana, no Rio. Ele sofria de insuficiência renal e, por causa da idade, já não apresentava uma condição cardíaca favorável. Caymmi estava doente desde 2007, permanecendo em internação domiciliar desde dezembro. Segundo a filha do compositor, a cantora Nana Caymmi, o velório do pai será realizado no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, também na zona sul, mas ainda não foi confirmado um horário para o sepultamento. Nascido em Salvador(BA) em 30 de abril de 1914, Dorival Caymmi mudou-se em 1938 para o Rio de Janeiro, onde apresentou-se na Rádio Tupi, cantando uma de suas composições mais conhecidas: O Que é que a Baiana Tem?, que no filme Banana da Terra, de 1938, foi interpretada por Carmem Miranda. Poeta popular, compôs outras obras como Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena. Dorival Caymmi era casado com a cantora Stella Maris."

(Agência Estado)

134 CANDIDATOS SE DECLARAM GAYS

"Levantamento divulgado pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) aponta que ao menos 134 candidatos nas eleições neste ano se declaram gays, lésbicas, travestis ou "aliados" do movimento GLS. No entanto, nenhum postulante ao cargo de prefeito afirmou ser gay. Todos os 27 gays, 19 travestis e transexuais e sete lésbicas são candidatos a vereador. "Com certeza, há candidatos gays à prefeitura de alguma das mais de 5.000 cidades no país", diz o presidente da ABGLT, Toni Reis. "O problema é que há pesquisas que mostram que, se o eleitor souber que seu candidato é gay, desiste do voto."Para ele, há homossexuais assumidos candidatos a vereadores porque o cargo não é "tão setorizado e personalizado como o de prefeito". O candidato a vereador de Salvador Marcelo Cerqueira (PV), presidente afastado do Grupo Gay da Bahia, tem opinião similar. "O preconceito é ainda mais forte nos cargos do Executivo", diz. Há registro de candidaturas favoráveis à causa gay em 22 Estados. São Paulo lidera o ranking com 21 candidatos, seguido da Bahia (15). O PT tem o maior número (48)."

(Folha de São Paulo)

PERGUNTINHA - E por aqui?

GOVERNO CID INVESTIRÁ EM MODERNIDADE NOS PRESÍDIOS. MAS SÓ NOS EQUIPAMENTOS

Eis nota da Coluna Vertical do O POVO deste sábado, que merece reflexão:

PRIORIDADES
O governo estadual anunciou licitação para compra de bloqueadores de celular nos presídios, o que custará R$ 12 milhões. Mas nesses locais, no entanto, vem se esvaziando o programa de alfabetização dos presos. Esse tipo de benefício está operando apenas no presídio feminino.

LUIZIANNE LINS FAZ BALANÇO DAS OBRAS DURANTE COMÍCIO NO BAIRRO JOÃO XXIII


Tewnao ao lado o candidato a vice-prefeito, Tin Gomes (PHS), a prefeita Luizianne Lins (PT) aproveitou comício dessa sexta-feira, no bairro João XXIII, para fazer um balanço sobre as ações realizadas pela gestão naquela área de Fortaleza. Ela destacou reforma de postos de saúde e das escolas, ressaltando que investe nas pessoas e no bem-estar da cidade.
Luizianne lembrou ainda avanços na área do transporte público como a tarifa social, onde usuário paga R$ 1,00 todo domingo.

(Foto - Rubens Venâncio)

PESQUISA IBOPE - MARTA SUPLICY LIDERA EM SÃO PAULO COM 41%

"A candidata à prefeitura de São Paulo pelo PT, Marta Suplicy, lidera a pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, com 41% das intenções dos votos. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) é o segundo colocado, com 26%. Em seguida, aparecem os candidatos Paulo Maluf (PP), com 9%, e o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), que caiu para 8%. A vereadora Soninha (PPS) somou 2% e Ivan Valente (Psol), 1%. Anaí Caproni (PCO), Edmilson Costa (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Ciro Moura (PTC) não atingiram 1% e Renato Reichmann (PMN) não foi citado. Os votos brancos ou nulos somaram 7%, 4% disseram que não sabiam e 1% não respondeu. A pesquisa, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, ouviu 805 eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento está registrado na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o número 01700108-SPPE."

LULA PODE CRIAR INSTITUTO APÓS DEIXAR GOVERNO


"Lula tem sido estimulado a criar um instituto quando deixar o governo. Não será exatamente como o de FHC. Seria um instituto voltado para as questões da África e da América Latina – o que o faria rodar pelo mundo a partir de 2011. Aos mais próximos, Lula tem se mostrado entusiasmado pela idéia."

(Coluna Radar - Veja)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

SEM A FLORA, CIRO GOMES CHEGA PARA DAR PALESTRA DE PORTÕES ABERTOS SOBRE MORADIA


O presidenciável e sua Patrícia.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) desembarca em Fortaleza nas próximas horas para cumprir agenda de campanha no Interior e em Fortaleza.
Na Capital cearense, ele terá um compromisso que normalmente faz parte de sua rotina. Vai dar palestra.
Só que dessa vez, ele falará neste domingo, a partir das 10 horas, sobre o tema Moradia Popular. A palestra ocorrerá na quadra do Clube da AABB, na Praia do Meireles, em clima de portões abertos. Aliás, a regularização fundiária tem sido o ponto forte da campanha pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT).
Ciro, bom destacar, não vai trazer sua mulher, a atriz Patrícia Pillar, que está mergulhada nas gravações da novela A Favorita, onde interpreta a malvada Flora.
Mas uma outra Patrícia ali aparecerá: a Saboya que, na última pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro, andou perdendo percentuais de simpatia do eleitorado.
Houve quem definisse o fato como "Efeito Flora".
Será?

INCÊNDIO ATINGE FÁBRICA DE ALGODÃO NA PERIFERIA DE FORTALEZA

Um curto-circuito pode ter sido a causa de um incêndio registrado nesta sexta-feira numa fábrica de algodão situada no bairro Vila Betânia, zona da periferia de Fortaleza. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o fogo, que durou cerca de uma hora.
Funcionários estavam trabalhando neste feriado de Nossa Senhora da Assunção, a padroeira de Fortaleza. Não houve vítimas, mas boa quantidade de algodão foi perdida.
O laudo para apurar as causas do incêndio só será liberado depois que o proprietário da fábrica fizer um boletim de ocorrências, segundo os bombeiros.

GASTÃO APOSTA TODAS AS FICHAS NO HORÁRIO ELEITORAL



O candidato sendo entrevistado pela reportagem da TV Jangadeiro.


Do candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, Luiz Gastão, sobre expectativas àcerca da propaganda gratuita no rádio e na TV, que começa para vereadores na terça-feira e par candidatos na quarta-feira: "Estamso otimistas. Todos os dias nós recebemos novas adesões e centenas de pessoas estão se engajando ao PPS 23. Na TV teremos uma visibilidade ainda maior e certamente vamos aumentar o número de adesões". Gastão garante que vai para o segundo turno
Nesta sexta-feira, ele passou o dia gravando programas e acompanhando de perto as atividades na produtora. Só deu pauso quando foi procurado por equipe da TV Jangadeiro para gravar entrevista sobre o que espera do horário eleitoral gratuito.

JUSTIÇA ELEITORAL PERMITE CANDIDATO DO PDT EM OLINDA USAR IMAGEM DE LULA EM CAMPANHA

Na cidade de Olinda (PE), o candidato a prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) acaba de sofrer uma pequena derrota na justiça eleitoral.
Na semana passada, o comunista entrou com um pedido no Tribunal Regional Eleitoral para evitar que o postulante pedetista Arnaldo Siqueira use as imagens do presidente Lula em suas mensagens publicitárias.
O pedido foi julgado hoje e indeferido.
Em Fortaleza, Luizianne Lins posa em foto de campanha ao lado de Lula e de Cid Gomes. Patrícia Saboya, que é do PDT de Arnaldo, ainda não se manifestou a respeito do uso da imagem do presidente que, em Brasília, ela apóia.

PATATIVA DO ASSARÉ - PARTITURAS DE MÚSICAS DO POETA À DISPOSIÇÃO NA INTERNET


E o canto do poeta Patativa do Assaré, que já viaja o mundo nas vozes de vários interpretes e do próprio Patativa, agora invade o mundo da blogsfera. Em forma de partitura, está na internet.
A iniciativa é da Secretaria da Cultura do Ceará e faz parte da festa do centenário do Poeta, que ocorrerá em 2009. À disposição, partituras com arranjos para flauta, clarinete, saxofone, entre outros instrumentos que compõem bandas instrumentais de marchinhas e fanfarras. Tudo com arranjos do maestro Jardilino Maciel.

Entre as partituras, estão “A Triste Partida” e “Vaca Estrala, Boi Fubá”.
Sem dúvida, iniciativa das mais louváveis e que vai se transformar num prato cheio para as bandas de música de qualquer parte do mundo.

SERVIÇO

* O acesso às partituras é bem aqui.

O ESPÍRITO OLÍMPICO DE LULA

PORTA ABERTA - CNJ FARÁ MUTIRÃO CONTRA PRISÕES INDEVIDAS

"O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, um movimento para acabar com prisões indevidas ou que já passaram do prazo legal. A idéia é promover mutirões de execução penal nos Estados com o objetivo de examinar a concessão de benefícios legais a uma parcela dos 180 mil presos provisoriamente nas cadeias e presídios de todo o país. A iniciativa é uma das prioridades do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Gilmar Mendes, que classificou de "vergonha nacional" a situação da população carcerária brasileira, ao assumir o cargo, em março. "Nós precisamos saber com precisão em que condição a população carcerária está presa para que nós não tenhamos que enfrentar, toda hora, essas crises, como a menor de 14 anos presa com adultos e todo esse quadro de vergonha nacional. É preciso que nós avancemos em relação a isso", defendeu o ministro."

(Site STJ)

FORTALEZA SERÁ A CAPITAL DA DERMATOLOGIA


Fortaleza será sede do 63º Congresso Brasileiro de Dermatologia. Vai ocorrer de 6 a 10 de setembro próximo, no Centro de Convenções. Especialistas brasileiros e convidados do Exterior são aguardados para o encontro.
O cearense Heitor Gonçalves, diretor do Centro de Dermatologia Dona Libânia e nome dos mais respeitados na área, é o presidente do congresso.
Quem está vibrando com a vinda desse evento é a Secretaria do Turismo do Estado.
Isso, porque pelo menos quatro mil participantes já estão confirmados. Ou seja, para felicidade geral da rede hoteleira, restaurantes, casas de show e a cadeia produtiva do turismo como um todo.

EXPECTATIVAS NA POSSE DE FERNANDO LUGO

"Ao tomar posse nesta sexta-feira, o novo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, inicia um governo cercado de expectativa em um país que passou os últimos 61 anos sob o comando de um único partido O novo presidente esquerdista do Paraguai, Fernando Lugo, de 57 anos, é original em vários aspectos: é o primeiro ex-bispo a se tornar presidente na América Latina - no mês passado o papa Bento 16 concordou pessoalmente com sua renúncia ao bispado. Além disso, para a posse nesta sexta-feira ele disse que usará um novo par de sandálias - um símbolo de seu estilo descontraído e seu compromisso com os pobres.
Uma pesquisa realizada pela consultoria paraguaia First Analysis indica que 75% da população acredita que o país vai melhorar com o novo governo, e quase 60% das pessoas consultadas esperam resultados dentro de um período de até dois anos."

(BBC Brasil)

FAZER CAMPANHA NA INTERNET...POOODE!!


Deodato dando entrada em pedido de consulta sobre internet.

A
Coluna Política de Fábio Campos, no O POVO desta sexta-feira, divulga decisão da Justiça Eleitoral do Ceará liberando a campanha pela Internet. A medida é salutar e respeita o direito de cada um de acessar na blogosfera o que quiser. Confira:

"DECISÃO DE JUIZ CEARENSE É BOM CAMINHO

De muito bom senso a decisão do juiz eleitoral Emanuel Leite Albuquerque, coordenador da fiscalização da propaganda eleitoral de Fortaleza, liberando o uso de blogs, Orkut e o envio de e-mails pelo endereço oficial dos candidatos. Na decisão, o magistrado considera “inevitável o uso da Internet para a propaganda eleitoral”. A portaria proíbe os spans (e-mails não solicitados) e a publicidade por meio de banners (anúncios na Internet). Trocando em miúdos, a decisão do juiz estabelece que a propaganda eleitoral é sim permitida na Internet para quem a procura. Ou seja, é de lívre arbítrio dos eleitores-internautas entrar numa determinada página (um blog, por exemplo) que contém a propaganda de um candidato. Dessa forma, ficam livres as manisfestações das preferências dos eleitores na internet. Acessa quem assim desejar. Por essa leitura, o You Tube (um portal de vídeos) também está livre. A decisão é muito mais branda (e mais adequada aos novos tempos) que a resolução do TSE que limitou a propaganda na internet à página oficial de um candidato. Portanto, são duas decisões com tons diferentes. Trata-se de uma polêmica que não deveria existir. A internet tem características de território livre e não pode ser confundida com a mídia tradicional. A decisão do TSE é uma vã tentativa de engessá-la."

DETALHE - A Justiça Eleitoral só adotou posição a respeita do tema por ter sido provocada oficialmente pelo candidato a vereador Deodato Ramalho (PT), por sinal, ex-procurador-geral do município.

FAMÍLIA DE DELEGADO ACUSA PROCURADOR DE MAIS UM CRIME

"Um dia após a morte do delegado da Polícia Civil Cid Peixoto do Amaral Júnior, 60, a Polícia tem agora pela frente um intrincado quebra-cabeça para resolver. O juiz Jucid Peixoto do Amaral, irmão da vítima, acusa o procurador aposentado da Justiça do Amapá Ernandes Lopes Pereira, 59, pela morte de um outro homem, no início da década de 70. "Para se vingar da morte do irmão dele, ele assassinou um mecânico, pai de quatro filhos, que nada tinha a ver com o caso. Ele tem um comportamento impulsivo para matar", afirma.
De acordo com o magistrado, o convite feito à família dele para visitar a mansão do procurador, no município do Eusébio, demonstra um grau de premeditação nas ações do acusado. A suposta compra de uma passagem aérea com data marcada para o dia seguinte ao reencontro com o amigo de infância revelaria a intenção de cometer o crime, segundo Jucid Peixoto. O juiz diz ainda que as provas periciais irão desmontar a versão de Ernandes Pires. "A perícia não confirma a versão dele", sentencia."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

COLÍRIO DO BLOG



Eis um Colírio dobradíssimo. É para compensar a última sexta-feira que ficou sem nosso quadro. As mulheres "Melão" e Melancia", como a mídia batizou, lembrando a delegação do Brasil nas Olimpíadas de Pequim: só pegando bronze.

UMA AJUDA BILIONÁRIA PARA O JUDICIÁRIO

"Uma decisão do Conselho da Justiça Federal forçou a União a pagar a juízes de várias instâncias um total de mais de R$ 1 bilhão em auxílio-moradia retroativo ao período de setembro de 1994 a dezembro de 1997, informa reportagem de Andréa Michael publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Com a determinação, esses juízes ganharam o mesmo direito já garantido a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que, em 1992, tiveram seus salários igualados aos dos congressistas, além da incorporação do auxílio-moradia pago aos parlamentares. A medida beneficia, inclusive, quem trabalhava na cidade onde morava. Ao todo, 4.000 juízes e desembargadores em todo o país e também para aposentados que estavam em atividade na ocasião e pensionistas. Parte dos pagamentos já foi feita, segundo reportagem da Folha.
A discussão acerca do auxílio-moradia retroativo à década passada começou em dois Tribunais Regionais Federais, quando os juízes defenderam o direito de equiparar os salários dos magistrados aos dos membros do Congresso e ministros de Estado."

VAMOS NÓS - O que dirá sobre isso o presidente eleito do STJ, ministro Césasr Asfor?

ISONOMIA SALARIAL - SINDIFORT PROMETE NOVA OFENSIVA CONTRA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindifort) marcou para o próximo dia 21, uma assembléia geral, a partir das 9 horas, na praça da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
O objetivo, segundo a entidade, é reforçar a luta pela manutenção de vatangens salariais obtidas na Justiça e que continuam sem alvo de questionamentos por parte do diretório nacional do PT, em nome da Prefeitura de Fortaleza.
O grupo, formado por cerca de 2.400 servidores, promete novas campanhas de outdoors para "denunciar" o desrespeito da prefeita Luizianne Lins para com ganhos salariais obtidos na Justiça.

* Confira o que saiu neste Blog sobre essa peleja aqui.

* Confira o site do Sindifort aqui.

GAYS E GRUPO EVAGÉLICO ENTRAM NA DISPUTA ELEITORAL

"A prefeita e candidata à reeleição Luizianne Lins (PT) não foi a única a se sentir ofendida pela campanha promovida pela Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Ceará (Comaduec). O Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançaram nota de protesto contra o que consideraram como incitação à homofobia. O material patrocinado pela Comaduec contava, além da frase "Luizianne é contra a Bíblia e o povo de Deus" em cartazes e outdoors, com panfletos em que eram listados seis motivos para os eleitores não votarem na candidata do PT à Prefeitura. Entre os pontos, está a alegação de que a Prefeitura estimularia a homossexualidade por meio da revista Farol e que a prefeita dividiria a administração com um "exército de sodomitas".
Na nota divulgada pela ABGLT, o grupo faz questão de ressaltar que o Estado é democrático e que há liberdade de expressão, mas que essa campanha "é nitidamente discriminatória em relação à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais)". O Grab também reagiu. "Fortaleza dá sinais evidentes de que é contra a intolerância, contra a discriminação e que repudia aqueles(as) que, usando de sua fé religiosa, querem pregar o desrespeito, o ódio e a violência", lê-se no texto enviado à imprensa."

* Do Jornal o POVO, leia mais aqui.

COLIGAÇÃO DE MORONI QUESTIONA PAINÉIS DO COMITÊ DE LUIZIANNE LINS

"A coligação "Nós Vamos Fazer", do candidato a prefeito Moroni Torgan (DEM), ajuizou ontem representação contra os painéis existentes no comitê da prefeita Luizianne Lins (PT) localizado na Praça Portugal, na Aldeota, que já estavam sendo averiguados pelo juiz da 117ª Zona Eleitoral, Emanuel Leite Albuquerque. Segundo a assessora jurídica da coligação de Luizianne, a discussão gira em torno do modelo em que foram confeccionados os painéis, que se assemelhariam a outdoors, cuja utilização está proibida. Já a assessoria de Moroni diz que o problema está no tamanho do material, que estaria excedendo os 4m² permitidos.
Os painéis localizados no Comitê Cultural Circuladô, próximo ao Comitê Central da petista, no Benfica, também foram alvo de representação da aliança "Nós Vamos Fazer". Nesse caso, a coligação de Luizianne já foi notificada e já apresentou sua defesa. "A Lei permite que se pode colocar a identidade visual no espaço dos comitês da forma que melhor lhe pareça", defendeu uma das advogadas da campanha de Luizianne, Isabel Mota. Em relação à semelhança dos painéis com outdoors, Isabel afirma que "outdoor é um espaço comercial explorado por empresas, colocados em pontos estratégicos da cidade, com dimensões definidas. Nem tamanho de outdoor eles têm, são até maiores".

(Jornal O POVO)

ELEIÇÃO PARA REITOR DA UFC PROMETE

Eis o que diz nota da Coluna Vertical, do O POVO, desta sexta-feira:

MAGNIFICÁVEIS"

A eleição para reitor da UFC promete não ser um acordo de compadres. São três os candidatos. Jesualdo Farias estava como reitor e quer ser confirmado, mas José Carlos Parente (Centro de Ciências) e Benito Moreira (Centro de Ciências Agrárias) pegaram gosto. Benito, por exemplo, faz campanha com cartazes e, principalmente, distribuição de camisas.

TODA DISPUTA é salutar. Principalmente quando envolve uma instituição democrática, como é o caso da UFC.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

STF ARQUIVA AÇÃO DE EX-JUIZ ROCHA MATOS QUE QUERIA REAVER CARGO

"O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14), por unanimidade, arquivar a ação em que o ex-juiz João Carlos da Rocha Mattos questionava se o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região tinha competência para julgar a ação que decretou a perda do seu cargo. Preso desde 2003, Mattos pretendia, por meio do recurso interposto no STF, reaver a função de juiz federal em São Paulo. A defesa do ex-juiz alega que a competência para o julgamento em que foi decretada a perda de seu cargo seria do STF. Os advogados do ex-juiz se fundamentaram no artigo 102 da Constituição Federal, alegando que a ação em questão envolveria "matéria jurídica que diz respeito ao privativo interesse da magistratura como tal (o Supremo)". Os ministros, no entanto, entenderam que a perda do mandato do juiz, decidida pelo TRF, se trata de um caso isolado. Assim, não se configurando um interesse juridicamente tutelável de todos os magistrados brasileiros. Por isso, o entendimento foi de que o tribunal tinha sim competência para cassar o cargo do ex-juiz."


* Do G1, leia mais aqui.

AO LADO DE LÚCIO, ADAHIL PROMETE DAR CONTINUIDADE AO TRANSFOR


O candidato Adahil Barreto, com Lúcio, cumprimentando eleitores.

"O fortalezense não agüenta mais essa gente que só conversa e nada realiza”, afirmou o ex-governador Lúcio Alcântara, ao visitar, nesta quinta-feira, o Terminal de Messejana. Lúcio ali compareceu acompanhando o candidato a prefeito de Fortaleza pelo PR, Adahil Barreto. O ex-governador bateu na gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), enquanto Adahil fez queixas quanto ao setor de transporte público, que virou "fonte de cansaço e desgaste para a população". Ele prometeu: se for eleito, implantará definitivamente o Transfor, obra iniciada neste semestre pela administração petista. O Transfor é um projeto apoiado pelo BID e que prevê uma série de intervenções e obras para melhorar o trânsito de Capital cearense.


Lúcio foi bem mais assediado mas, conforme Adhil, esse tipo de andança faz parte da estratégia de apresentá-lo ao eleitorado para aumentar grau de conhecimento. Adahil se diz confiante e afirma que, mesmo respeitando as pesquisas que o colocam com 1% de preferência, diz estar com bem mais pelo que mostram pesquisas internas do seu partido.

CAIXA LUCRA 53% A MAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO QUE EM IGUAL PERÍODO DE 2007

"A Caixa Econômica Federal fechou o primeiro semestre de 2008 com lucro líquido de R$ 2,543 bilhões, com crescimento de 53,5% sobre o ganho obtido em igual período de 2007, quando somou R$ 1,657 bilhão. O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido foi de 44,9%.
O resultado bruto da intermediação da financeira foi de R$ 6,023 bilhões no primeiro semestre, aumento de 6,3% em relação a 2007. Já a receita com prestação de serviços cresceu 8,3%, para R$ 3,630 bilhões.
O saldo de operações de crédito somava R$ 58,124 bilhões no fim de junho deste ano, com alta de 29,2% em 12 meses. O destaque da carteira foram os empréstimos para obras de saneamento e infra-estrutura para entes do governo, que cresceram 47,6%, e os financiamentos para empresas, que tiveram alta de 32,8%."

(Valor Online)

CASO PRECABURA - PROCURADOR DIZ QUE MORTE DO DELEGADO FOI FATALIDADE

O procurador aposentado Ernanes Pereira confessou, nesta quinta-feira, o assassinato do delegado Cid Júnior, do 19° Distrito Policial (Conjunto Esperança). Segundo ele, o que aconteceu foi uma "fatalidade". A arma disparou contra o delegado Cid Júnior, que foi definido por ele como "um grande amigo de infância". Ernanes reiterou, várias vezes, que nunca teve a pretensão de matar o delegado. "O cidadão estava na minha residência. Foi uma fatalidade, Fazia anos que não o via".
Ernanes rechaçou a informação de que havia feito a mãe do delegado de refém. Revelou que estava bebendo uísque com o amigo e que foi mostrar para ele uma arma que acabou disparando. "A mãe dele estava lá em casa e ligou pra ele (Cid) e eu tive safisfação de recebê-lo. Houve disparo na hora que eu ia entregar a arma pra ele ver", insistiu.
"Estou profundamente magoado, entristecido com o fato. Houve uma fatalidade", acentuou o acusado. Policiais que foram à casa informaram que havia uma pessoa impedida de sair da casa onde houve o crime.

(Com informações do Jornal do Meio Dia - TV Verdes Mares)

PARLAMENTAR CEARENSE RESGATA LUTA PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE ENFERMEIROS


Uma antiga luta pela redução da carga horária de trabalho dos enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais não está adormecida e deve voltar à discussão em breve na Câmara Federal. O apelo quem faz é o deputado federal e médico Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que pediu, em plenário, a aprovação dos projetos de lei 2295/00 e 1891/07. Os dois PLs tramitam em conjunto, representando um pleito de mais de 1,03 milhão de profissionais espalhados pelo País. A própria Organização Internacional do Trabalho (OIT), inclusive argumenta que a jornada de 30 horas é a recomendada, face o desgaste decorrente da atividade profissional no setor de saúde. Hoje, essa conquista já faz parte do dia-a-dia de médicos, auxiliares de laboratoristas e radiologistas, técnicos em radiologia, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Raimundo Gomes de Matos argumenta que é necessário ciência e responsabilidade para analisarmos a peculiar situação dos trabalhadores frente a carga horária determinada pela Constituição Federal em 8 horas diárias e 44 semanais.

NO VAIVÉM DAS IMPUGNAÇÕES, FORTIM ESTÁ COM APENAS UM CANDIDATO

Mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal de poupar os candidatos "ficha suja" nesta eleição, o juiz da 8ª Zona Eleitoral, Raimundo Deusdeth Rodrigues, impugnou a candidatura de Marcos Cavalcante, o Kito, à prefeitura de Fortim (Litoral Leste do Ceará).
Agora, até posterior decisão definitiva da Justiça, pois Kito deve recorrer, o único candidato a prefeito nessa cidade, é Caetano Guedes Júnior, que postula reeleição pelo PP.

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA VAI EMPOSSAR UM NOVO VEREADOR

Na próxima terça-feira, às 9h30min, a Câmara Municipal de Fortaleza ganhará um novo vereador. Trata-se do médico José Ribeiro, que entrará na vaga de Martins Nogueira que foi cassado por infidelidade partidária. Martins trocou o PSDB pelo PSB em 2007. O ex-vereador alegou que sofria discriminação dentro do partido por não ter assinado o pedido de instauração de uma CPI contra a Prefeitura de Fortaleza. A ação, movida pelo Ministério Público, também atinge o primeiro suplente da coligação, Jaime Cavalcante, que deixou o PSDB e está no PP. Jaime chegou a exercer mandato de vereador até o início deste ano.
A decisão do Teribunal Regional Eleitoral foi comunicada ao presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), que esperou o prazo de dez dias para qualquer manifestação legal dos cassados.

(Este Blog com Paulo SérgioCordeiro, do portal Ceara Agora)

VAMOS NÓS - Que época para entrar verador novo na Câmara Municipal.

E A INTERNET VIRA FERRAMENTA DE CAMPANHA ENTRE CANDIDATOS A VEREADOR EM FORTALEZA

Fazer campanha via internet está virando moda entre candidatos a vereador de Fortaleza. Mas há alguns ousando mais e apostando em música. É o caso, por exemplo, do advogado Orlando Júnior (PHS) que veicula o vídeo “Por um Mundo Melhor” e que já foi visitado mais de 1.200 vezes em três semanas. Produzido por amigos do candidato, o vídeo traz várias mensagens de jovens que acreditam na política como ferramenta de transformação de Fortaleza. Também traz imagens do trabalho realizado por Orlando nas comunidades. Orlando é advogado da área de família há mais de 20 anos e também é facilitador do Curso de Oratório e Marketing Pessoal, tendo treinado na arte de falar em público mais de 18 mil alunos no Norte e Nordeste. É autor do livro Comunicação Eficaz é você quem faz, professor e Reitor da Ratio Faculdade, instituição educacional de nível superior sem fins lucrativos.

* Confira o vídeo da campanha dele aqui

CASO DO DELEGADO - DEFINIDO PRESIDENTE DE INQUÉRITO QUE TERÁ PROMOTOR ACOMPANHANDO

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, designou, nesta quinta-feira, o delegado Andrade Júnior para presidir o inquérito que vai apurar as causas do assassinato do delegado Cid Júnior, que era titular da 19º DP (Conjunto Esperança). Cid foi assassinado com um tiro na nuca disparado pelo procurador aposentado do Amapá, Ernane Lopes Pereira em circunstâncias ainda não esclarecidas. O fato ocorreu nessa quarta-feira na casa do procurador situada na Lagoa da Precabura, na Grande Fortaleza.
Além de Andrade Júnior, acompanhará todos os procedimentos o promotor de justiça Sávio Amorim. Ele foi designado pela procuradora-geral de Justiça, Socorro França, atendendo a um apelo feito pelo secretário Roberto Monteiro. O objetivo do secretário é dar total transparência à apuração num caso que envolve um membro do Ministério Público.
O superintendente da Polícia Civil do Estado, Luiz Carlos Dantas, também acompanhará o desenrolar das investigações.

SEPULTAMENTO - O corpo de Cid Júnior está vendo velado na Funerária Ternura. O sepultamento ocorrerá às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz.

IGREJA DE FORTALEZA FECHA PORTAS POR FALTA DE SEGURANÇA


A Igreja do Rosário, situada no Centro de Fortaleza, fecha suas portas a partir desta quinta-feira. A decisão foi tomada pelo padre Clairton Alexandrino, vigário episcopal, alegando falta de segurança na área. A gota dágua, segundo o pároco, foi o assalto ao vigia do templo.
Paxre Clairton vai colocar uma faixa em frente à igreja apelando por mais segurança.

DETALHE - É o mais antigo templo de Fortaleza. Em 1730 era somente uma capela de taipa e palha. Em 1755 foi refeita com pedra e cal. Foi a matriz da cidade de 1821 a 1854. Fica na rua do Rosário, 2.

CGU FISCALIZARÁ OBRAS DO PAC EM TRÊS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

A Controladoria-Geral da União fará fiscalização especial nas obras em execução pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 50 municípios que serão inspecionados quanto à aplicação de recursos nas áreas de saneamento e de habitação. Três municípios do Ceará receberão equipes da CGU. São eles: Guaramiranga, Tamboril e Juazeiro do Norte.
O município sorteado com a maior população foi Santarém, no Pará, com 276.074 mil habitantes, e o menor foi Inajá, no Paraná, com 2.702.

No sorteio realizado nesta quarta-feira, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília, foram sorteados também outros 10 municípios, do total de 491 inscritos para receberem ações do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, sendo um da Região Centro-Oeste, um da Região Norte, dois da Região Sul, quatro da Região Nordeste e dois da Região Sudeste.

* Lista dos 50 municípios do PAC veja a lista.

PRÍNCIPE DA ESPANHA PERMANECE POR CERCA DE UMA HORA E MEIA EM FORTALEZA

O príncipe Felipe das Astúrias, da Espanha, permaneceu por cerca de uma hora e quarenta minutos desta quinta-feira em Fortaleza. Ele procedia de Madri e o jato da Força Aérea Espanhola teve que fazer pouso técnico de reabastecimento. O príncipe não desceu da aeronave, embora a sala vip do Aeroporto Internacional Pinto Martins estivesse pronta para recebê-lo. A consulesa da Espanha em Fortaleza, Verônica Barbazan, fez a recepção. Com ela, o ministro da Embaixada da Espanha, Juan José Buitrago, e do adido militar da embaixada da Espanha, Juan Feal. Ambos já retornaram no começo da manhã para Brasília.
Segundo a consulesa, o príncipe estava cansado e achou melhor permanecer na aeronave. Ela lamentou não ter tirado uma fotografia ao lado do príncipe. "Esqueci a minha digital!", disse, entre um riso e outro, ressaltando a simpatia do príncipe.
De Fortaleza, Felipe das Astúrias seguiu para O Paraguai, onde vai participar da solenidade de posse do novo presidente paraguaio, Fernando Lugo.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ÁLCOOL SERÁ CHAMADO DE ETANOL NOS POSTOS DE COMBUTÍVEIS, AVISA ANP

"A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu que o álcool combustível terá sua nomenclatura alterada. Nas próximas semanas, a autarquia determinará que postos e demais revendedores utilizem nas bombas o termo etanol. O pleito é da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que alega que o novo bordão da campanha da Lei Seca "álcool e direção não combinam", confunde a cabeça do consumidor e pode prejudicar as vendas do combustível.
O balanço de combustíveis da agência mostra que as exportações de álcool cresceram 27,2% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período em 2007. Silva ressaltou que esse fato não prejudicou o abastecimento do mercado interno, e tampouco o preço do produto, que caiu 12,1% no período, nos postos de combustíveis.
"Seria um tiro no pé dos produtores vender para o exterior um produto que está em falta aqui. Quem iria querer comprar?", disse Silva, ao destacar que o não há risco de faltar álcool no mercado interno."

(Folha Online)

LUIZIANNE FAZ PRIMEIRO COMÍCIO SEM CID GOMES E COM ELEITORA DESMAIANDO


E a prefeita Luizianne Lins, candidata à reeleição pelo PT, realizou nesta noite de quarta-feira, na avenida Senador Robert Kennedy, na Barra do Ceará, seu primeiro comício. Embora a assessoria da campanha da petista tenha anunciado, o governador Cid Gomes (PSB) não compareceu. A agenda dele marcava compromissos em Juazeiro do Norte (Região do Cariri). Mesmo assim, militantes foram ao local e marcaram presença entre populares. Uma senhora, no entanto, chegou a passar mal. Ela desmaiou e foi atendida pelo secretário municipal da Saúde, Odorico Monteiro, que acionou ambulância do SAMU.
Entre alguns presentes, ao lado de Luizianne e do seu vice, Tin Gomes, o deputado federal Eudes Xavier e lideranças comunitárias. Petistas como o ex-presidente do Imparh, Acrísio Sena, deixaram o local cedo em razão de compromissos de quem é candidato a vereador pelo PT.
Luizianne aproveitou para fazer balanço de ações realizadas em sua gestão e conclamou a todos para reforçar a corrente de transformação que exige e merece Fortaleza.
Nos batidores, no entanto, setores do PT e de partidos coligados, reconheciam: comício não tem mais a eficácia de um bom corpo a corpo eleitoral. Com o fim dos showmícios, só ouvir discursos fica cansativo.
(Foto - Rubens Venâncio)

CÂMARA APROVA LICENÇA-MATERNIDADE DE SEIS MESES. PATRÍCIA SABOYA ASSINA O PROJETO


"O plenário da Câmara aprovou projeto de lei do Senado que cria a licença-maternidade de seis meses, em caráter facultativo, em troca de incentivo fiscal ao empregador. Com a proposta, a licença poderá ser ampliada de 120 para 180 dias. A adesão é facultativa, tanto para a empresa quanto para a trabalhadora. O projeto cria o Programa Empresa Cidadã, ao qual as empresas poderão aderir voluntariamente para descontar do Imposto de Renda devido o valor integral dos salários pagos durante os dois meses adicionais da licença. A matéria irá à sanção presidencial. Em maio deste ano, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados já tinha aprovado o projeto do Senado que concede incentivo fiscal a empresas que prorrogarem a licença-maternidade por 60 dias.
A proposta original é da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), mas foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O programa foi aprovado no Senado em outubro do ano passado. Na época, Saboya disse que a renúncia fiscal seria de cerca de R$ 500 milhões, devido à dedução do IR, caso o projeto seja sancionado. Entretanto, a senadora argumentou que a importância da convivência integral entre mãe e filho nos primeiros meses de vida da criança e o aleitamento materno para prevenção de doenças justificariam a cifra."

(Folha Online)

AVIÃO COM O PRÍNCIPE DA ESPANHA FARÁ POUSO TÉCNICO EM FORTALEZA


O príncipe Felipe, da Espanha, passará cerca de 40 minutos em Fortaleza. Isso, para que a aeronave oficial seja reabastecida na Base Aérea. Procedente de Madri, ele terá como destino o Paraguai.
A consulesa de Espanha em Fortaleza, Verônica Barbazan, vai recebê-lo por volta das três horas da madrugada desta quinta-feira.

SERVIDORES DA SAÚDE ESTADUAL PARALISAM E GOVERNO REABRE NEGOCIAÇÃO

E os servidores da Secretaria da Saúde do Ceará paralisaram, nesta quarta-feira, as atividdes por duas horas. A paralisação faz parte de um movimento de pressão de uma categoria que vem lutando por um novo plano de cargos, carreiras e salários há mais de um ano e não obtém resposta do governo.
Várias paralisações do gênero se registraram desde o dia 1º em outros órgãos vinculados à pasta.
O secretário João Ananias acabou aparecendo para conversar com os grevistas e prometeu para esta sexta-feira negociar e buscar acordo junto à Secretaria do Planejamento e Gestão Pública. Disse que iria resolver a questão com brevidade.


(Colaboração- José Rodrigues)

STF APROVA SÚMULA QUE LIMITA USO DE ALGEMAS

"O Supremo Tribunal Federal aprovou, nesta quarta-feira, a súmula vinculante que limita o uso de algemas a casos excepcionais: quando o preso oferecer resistência à prisão ou colocar em perigo o policial ou outras pessoas. Na prática, significa que a decisão deverá ser adotada pelos juízes federais e estaduais. A decisão também estabelece a aplicação de pena quando o uso de algemas causar constrangimento moral ou físico ao preso. A súmula consolida o entendimento da Corte sobre o assunto e não cabe recurso. "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado", diz a íntegra do texto aprovado. A súmula é conseqüência do julgamento realizado na última quinta-feira (7), quando o STF decidiu proibir o uso abusivo de algemas. A decisão envolveu uma ação específica, mas servirá como recomendação para outras situações semelhantes."


*Da Folha Online, leia mais aqui.

DELEGADO CID JÚNIOR É ASSASSINADO


Assassinado com um tiro na cabeça, nesta quarta-feira, em Fortaleza, o delegado Cid Júnior, titular do 19º DP (Conjunto Esperança) e irmão do juiz estadual Jucid Peixoto do Amaral. Cid foi assassinado pelo procurador federal aposentado do Amapá Ernane Lopes Pereira.
O secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, José Nival Freire, informa que o corpo do delegado já levado para o Instituto Médico Legal. A mãe de Cid Júnior chegou a ser mantida como refém de Ernane, que era amigo da família e teria convidado a todos para conhecer sua casa na Lagoa da Precabura.
Ela conseguiu ser resgatada por equipes da Polícia Civil. Nas próximas horas, o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, que acompanhou todo o caso, dará mais detalhes à imprensa.
(Foto - José Leomar)

OLHA AÍ A LISTA DOS AMBIENTALISTAS QUE APÓIAM A REELEIÇÃO DE LUIZIANNE LINS

Os leitores deste Blog cobraram e a assessoria de campanha de Luizianne Lins (PT) mandou a relação dos que assinaram manifesto em favor da reeleição da prefeita e que representam o movimento ambientalista de Fortaleza. Confira:

1.Adelle Azevedo - Juventude Terrazul / Coletivo Jovem de Meio Ambiente
2.Alexandre Cardoso - Historiador
3.Ana Valéria Holanda da Nóbrega - Turismóloga, Historiadora e Educadora Ambiental
4.Aristides Braga Neto - Professor de História
5.Arline Maria da Silva Nobre - Coletivo de Mulheres do PT-CE
6.Belino Sales - Geógrafo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
7.Chagas Santos - Professor
8.Cleide Madeiro - Ambientalista
9.Eduardo Pedro da Silva - Líder Comunitário Bairro Álvaro Weine
10.Elionísia Souza - Estudante
11.Elisabeth Virgínia Cabral - Educadora Ambiental
12.Fabrício Vidal - Historiador
13.Fernanda Cavalcanti - Produtora e Professora
14.Francisco Carlos - Metroviário (Fenametro)
15.Francisco Fábio Marques Queiroz - Radialista
16.Francisco José Araújo de Sousa (Fofo) - MH2O - Mov. Hip hop Organizado Ceará
17.Francisco Salvino Lôbo - Cientista Social, Fotógrafo
18.Gabriel Silva - Juventude Terrazul / Conselho Municipal de Juventude1
9.Genário Azevedo - Ambientalista
20.Isabelle Azevedo - Juventude Terrazul / Coletivo Jovem de Meio Ambiente
21.João Sérgio - Geógrafo, Mestre em Geografia
22.Karine Pinheiro - Educadora Ambiental, Professora
23.Lúcia Alencar - Professora
24.Maria de Fátima Duarte Bezerra - Psicóloga
25.Neto Aragão - Geografia UECE / Diretório do PT Fortaleza
26.Océlio Farias - Geógrafo e Mestre em Geologia, Membro do GTMA do CREA/CE
27.Rafael Tomyama - Secretário de Meio Ambiente do PT-CE
28.Raulene Gonçalves - Especialista em Turismo e Ambiente
29.Sávio Leão, Cantor - Compositor
30.Valdelice Vale - Agrônoma Educadora Ambiental
31.Zélia Franklin - Socióloga, Advogada e Ambientalista
32.Zózimo Farias Filho - Educador

ASSESSORIA DE LUIZIANNE DIZ QUE CID PARTICIPARÁ DE COMÍCIO EM FORTALEZA. O PALÁCIO DE IRACEMA NÃO CONFIRMA


Cid e Luizianne em ato oficial

O governador Cid Gomes (PSB) deverá participar, nesta noite de quarta-feira, na Barra do Ceará, do primeiro grande comício da prefeita e candidata à reeleição Luizianne Lins (PT). Segundo a assessoria de campanha da petista, a candidata inaugura nova fase da campanha, que vai percorrer dezenas de bairros de todas as Regionais. A concentração da militância para o comício acontecerá ainda nesta tarde. Será uma oportunidade para a população ouvir o governador Cid Gomes discursando e pedindo votos para a prefeita Luizianne Lins que tem entre seus principais adversários a ex-cunhada dele, a senadora Patrícai Saboya, postulante do PT e apoiada peor seu ex-marido, o deputado federal Ciro Gomes (PSB).
No comício, as comunidades do bairro poderão ouvir da própria Luizianne as diversas ações que sua administração realizou naquela área.
Foi na região da Barra do Ceará que a Prefeitura realizou a enttrega do papel da casa, ou seja, a regularização de terras naquela banda da periferia da Capital cearense.

ATUALIZAÇÃO (17h06min) - O Palácio de Iracema informa para este Blog que o governador Cid Gomes não tem compromissos em Fortaleza, mas em Juazeiro do Norte. Ali, vai abrir a feira de calçados do Cariri, que é atualmente a terceira maior do País.
Ou seja, o governador só vai subir em palanque em setembro próximo.
PT saudações.

SOB OLHARES DO MINISTRO LUPI, HEITOR É SÓ SORRISO COM A CANDIDATA PATRÍCIA


Sorria! O deputado, a candidata e o ministro.

E o ministro Carlos Lupi (Trabalho e Empego), que vive, nesta quarta-feira, em Fortaleza uma agenda do útil ao agradável, pois exercita políticas sociais e políticas, almoçou com os candidatos a vereador pelo PDT na sede do comitê do vereador Márcio Lopes.
Ali, ele chegou com a candidata à prefeitura de Fortaleza pela legenda, senadora Patrícai Saboya, que o acompanha em todos os eventos desde o começo da manhã.
Mas o que chamou mesmo a atenção da militância foi a presença do deputado estadual Heitor Férrer no almoço. Heitor, bom lembrar, não megulhou na campanha de Patrícia. Ele queria ser o candidato, mas perdeu na convenção (42 a 24 votos).
Com largo sorriso e distribuindo muitos abraços, Heitor circulou, conversou com Lupi e ainda abraçou carinhosamente a senadora.
Mas não ficou para o almoço.

MANIFESTO - CAMPANHA DE LUIZIANNE RECEBE APOIO DE AMBIENTALISTAS

A coordenação da campanha pró-reeleição da prefeita Liuzianne Lins (PT) divulgou, nesta quarta-feira, um manifesto assinado por ambientalistas e por organizações da sociedade civil. No documento, esses segmentos dão total apoio à prefeita e reconhecem o "bom trabalho" de Luizianne na preservação da cidade. Confira:

"Nós, militantes e simpatizantes da causa ambiental, nos manifestamos mais uma vez sobre a responsabilidade de todas as pessoas em promover a qualidade de vida dos fortalezenses. Para isso é necessário apoiarmos e elegermos representantes que assumam e cumpram compromissos e atitudes capazes de combater a degradação ambiental, incorporando as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Nos últimos três anos e meio, a gestão da Prefeita Luizianne Lins vem realizando diversas ações de preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural da nossa cidade, no sentido de reverter a lógica de degradação urbana ambiental ocorrida nas últimas décadas.

Desde a primeira Operação Fortaleza Bela, com a participação da sociedade civil, dentre outras ações, promoveu a limpeza de rios e canais, passando por ações educativas, reforma de praças, ordenamento da orla marítima através de projetos como o Vila do Mar e Praia de Iracema, a recuperação de lagoas, como a da Maraponga e Porangabussu, a criação da APA e do Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba, a elaboração do Projeto Orla e o Plano Diretor Participativo, tem respirado ares renovados na cultura política e na paisagem da capital, no resgate da dignidade e plena cidadania dos fortalezenses.

Mesmo assim, a cidade não está imune à ganância dos interesses dominantes contrariados, como acontece no caso de ocupação desordenada de áreas de mangue por empreendimentos imobiliários especulativos, no aterramento cotidiano de lagoas, na destruição de dunas e na poluição dos mananciais. Tudo isso interfere diretamente na qualidade de vida de todas e todos.
A população como um todo é convidada a participar de um amplo movimento de luta sócio-ambiental que defenda e amplie ainda mais as conquistas recentes. Conforme preconiza o Fórum da Agenda 21 de Fortaleza, é preciso continuar a realização de obras e ações de moradia, educação, saúde, saneamento ambiental, transporte público, esporte e lazer, com sustentabilidade e democracia, por meio de instrumentos como o Orçamento Participativo, Conferências e Conselhos Municipais da Cidade e Meio Ambiente.

Muitas foram as conquistas na área sócio-ambiental ao longo de três anos e meio dessa gestão. Temos que ter em mente que a ampliação dessas conquistas depende da reeleição da nossa prefeita. E por isso reconhecemos que a companheira Luizianne tem real compromisso com a causa ambiental em nossa cidade. Apoiamos LUIZIANNE 13 por conhecermos sua história de lutas e conquistas pela dignidade e cidadania da população. LUIZIANNE 13 é sem dúvida a melhor opção para continuarmos no caminho de uma FORTALEZA CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL".

VAMOS NÓS - Em respeito aos nossos leitores, informamos que já solicitamos à coordenação da campanha de Luizianne a lista dos que assinaram o manifesto.

DEPUTADO LUIZIANNISTA APELA CONTRA O BAIXO NÍVEL DA CAMPANHA EM FORTALEZA


O deputado estadual Francisco Caminha (PHS) ocupou a tribuna da Assembléia Legisalativa nesta quarta-feira para criticar a maneira como estão sendo conduzidas as campanhas eleitorais em Fortaleza. Caminha citou o movimento da Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Ceará (Comaduec) que, conforme disse, procura "denegrir" a imagem da prefeita Luizianne Lins (PT), que tenta a reeleição.
“O que se evidencia são movimentos perniciosos, sem nenhuma fundamentação nas denúncias. Denúncias vazias que estão, com certeza, sendo financiadas por alguém”, enfatizou, apelando para que a campanha seja de alto nível e o mote gire em torno das propostas. Para ele, quem faz campanha de baixo nível acabará dando "um tiro no pé, um tiro contra si próprio, porque vai fortalecer a verdade”. Ele pediu que o Comaduec seja investigado.

VAMOS NÓS - Caminha, que critica esse movimento de evangélicos, é o mesmo que ampliou sua base eleitoral às custas de outros grupos evangélicos.

REPÓRTER GLOBAL FARÁ PALESTRA NA FESTA DA VSM ASSESSORIA


Heraldo Pereira - larga experiência em cobertura política.

Pioneira no mercado cearense no ramo da comuicação corporativa, a VSM Assessoria está completando 19 anos. Para marcar a data, o controlador da empresa, jornalista Marcos André Borges, oferecerá ao público e à sua clientela uma série de eventos ao longo deste ano.
O primeiro já está definido: palestra, a partir das 18h30min desta quinta-feira, no Gran Marquiise Hotel, do jornalista Heraldo Pereira (Rede Globo).
Ele vai abordar o tema "Mídia e Campanha Eleitoral" com a experiência de quem já cobriu grandes e importantes momentos que marcaram o cenário político brasileiro.

DETALHE - Heraldo é um sujeito maravilhoso (e não tem caspa!). Além de um coração aberto, uma boca aberta para o melhor da gastronomia cearense. Sem se esquecer de melar o bico. Bem, se o jornalista Moacir Maia deixar, pois é o cicerone-mor do global por aqui, vamos estar com o Heraldo de novo no Carneiro do Ordones (Bairro São Gerardo).

ALÔ, FAMÍLIAS! GUARDA COMPARTILHADA JÁ ESTÁ VALENDO

"A Lei 11.698 que cria a guarda compartilhada dos filhos de pais separados entra em vigor hoje (13). Este tipo de tutela é opcional e poderá ser fixada por escolha do pai e da mãe ou por determinação judicial. Até ontem, só existia a guarda unilateral, ou seja, o filho ficava apenas um dos pais, que decidia sobre a vida da criança.Sancionada no dia 13 de junho, a lei altera o Código Civil. Com a guarda compartilhada, o pai e a mãe passam a dividir direitos e deveres relativos aos filhos e as decisões sobre a rotina da criança ou do adolescente. Definição da escola e de viagens, por exemplo, passa a ser conjunta.O tempo que o filho passará com cada um dos pais será decidido entre eles. Quem já se separou e enfrenta problemas com a guarda unilateral pode recorrer ao juiz em busca da guarda compartilhada."

(Agência Brasil)

MPF ASSEGURA NA JUSTIÇA TRANSPLANTE PARA CRIANÇA DE DOENÇA RARA

"O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) conseguiu assegurar na Justiça que a União custeie, nos Estados Unidos, as despesas do transplante de fígado de uma criança de 10 anos. Ela é portadora de uma doença genética rara e muito grave, denominada Maple Syrup Urine Disease (MSUD). O transplante é a única forma de cura da doença. A decisão do juiz da 1ª Vara da Justiça Federal do estado Magnus Augusto Delgado foi proferida na semana passada e deferiu o pedido de liminar do MPF. O custo do tratamento é o maior entrave para a família com dificuldades financeiras. Para realizar o transplante, é preciso desembolsar cerca de 490 mil reais, que agora deverá ser custeado pela União, através de depósito judicial. A cirurgia ainda não é realizada no Brasil e, por isso, a criança precisa ser transferida o mais rápido possível para os Estados Unidos, onde atua o melhor centro de pesquisas e de cirurgia da área, o Children's Hospital of Pittsburgh. Na ação, assinada pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão Caroline Maciel, esse é o primeiro passo para buscar a cura da doença, em virtude do risco de morte. A decisão recomenda ainda que, caso haja descumprimento das determinações estabelecidas, seja aplicada multa diária no valor de dez mil reais. A criança foi diagnosticada com a doença ainda recém-nascida, ao realizar o teste do pezinho."

(Site do MPF)

LIVRO DE CRÔNICA "DAS ANTIGAS" JÁ PODE SER ACESSADO POR DEFICIENTES VISUAIS


O livro Das antigas, do jornalista Demitri Túlio, virou áudio livre na voz do ator e dramaturgo Ricardo Guilherme. Trata-se de um projeto do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil, que grava crônics e contos de autores nacionias. A gravação ocorreu nesta semana, no auditório do CBNB (Centro de Fortaleza).

DETALHE: O livro fica à disposição do público e as gravações são doadas para as bibliotecas de entidades que trabalham com deficientes visuais.
(Foto - Paulo Moska)

BOM JARDIM LANÇA MOVIMENTO PELO VOTO CONSCIENTE E CONTRA VEREADOR PREGUIÇOSO

Grupo de moradores do Bom Jardim, bairro da periferia de Fortaleza, acaba de criar o Movimento "Não dá mais!". A ordem de uma articulação que envolve artistas, lideranças comunitárias, estudantes e profissionais liberais do local é divulgar para a população o histórico dos candidatos e atuais vereadores em atuação na área do Grande Bom Jardim.
Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, haverá uma caminhada para divulgar a iniciativa e, ao mesmo tempo, difundir o perfil político dos candidatos. Com saída da rua Três Corações e percorrer até a praça Santa Cecília, com ato-show para sensibilizar mordores sobre a importância do voto.
No Grande Bom Jardim, foram eleitos seis vereadores cujos nomes só serão divulgados com panfletos durante a caminhada.

UMA CERTEZA: Essa turma acumula enorme dívida social.

QUARTÉIS DO EXÉRCITO EM FORTALEZA INSTALAM CERCAS DE PROTEÇÃO


Muro do Aquartelamento General Tibúrcio.

O medo da violência mexe com tudo e com todos. Em Fortaleza, os quartéis do 23º Batalhão de Caçadores e do Aquartelamento General Tibúrcio resolveram investir em segurança. Implantaram cercas de arame farpado nos muros, como registra nosso Paulo Moska, que passou, nesta manhã de quarta-feira, por um desses locais.

JUIZ DE ACARAÚ MANDA DUQUINHA SUSPENDER PROPAGANDA COM FOTO DE LULA

O candidato do PMDB à prefeitura de Acaraú, Manoel Duca da Silveira Neto, o Duquinha, que tenta reeleição, não poderá mais vincular sua imagem à imagem do presidente Lula como vinha fazendo em campanha. O juiz da 30ª Zona Eleitoral, Cláudio Augusto Marques de Salles, atendendo a uma solicitação do candidato Pedim do Cleto (PT), mandou Duquinha promover a retirada do material de campanha em 48 horas, pois considerou irregular. O despacho do juiz eleitoral foi emitido nesta terça-feira.

PAUTA DO DIA - JORNALISTAS DO CEARÁ FAZEM ATO EM DEFESA DO DIPLOMA

E o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará realiza, ao meio-dia desta quarta-feira, na Praça da Impensa, um ato em defesa do diploma da categoria, que vem sendo alvo de questionamentos nos tribunais superiores.
Segundo a presidente da entidade, Débora Lima, a concentração terá início às 10 horas e se encerrará com um almoço comunitário, onde o prato, com certeza, não poderá ser pizza.

ACORDÃO PROVOCA MUDANÇA DE CHAPA EM CRATEÚS


Mudança no cenário eleitoral de Crateús, cidade localizada no semi-árido cearense a 350 Km de Fortaleza: sai a chapa Nenzé Bezerra e Moacir Soares, entra a chapa Nenem Coelho, deputado estadual, para candidato a prefeito pelo PSDB, e Paulo Airton, do PSB, para candidato a vice.
Um amplo acordo político foi fechado nas últimas horas nesse município. Paulo Airton, ligado à Família Linhares, foi indicado para vice pelo governador Cid Gomes. Essa chapa contará com o apoio do deputado federal Eunício Oliveira, presidente regional do PMDB, do Domingos Filho, presidente da Assembléia, do ex-deputado federal Antônio dos Santos e do ex-prefeito Paulo nazareno.
A informação é de Helvécio Martins, correspondente do Blog naquela região do Estado.

PARA 85% DOS ELEITORES DO BRASIL, POLÍTICOS SÓ TRABALHAM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO

"Para a maioria dos eleitores brasileiros, os políticos atuam em causa própria, não em favor da população. Pesquisa da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divulgada ontem, mostra que 85% dos eleitores crêem que "a política é uma atividade em que os próprios políticos são os principais beneficiados". Só 12% avaliam que as ações são voltadas para o povo.O levantamento feito pelo instituto Vox Populi mostrou, porém, que 78% dos eleitores escolhem candidato com base nos benefícios que podem receber. A pesquisa foi realizada entre 27 de junho e 6 de julho, com 1.502 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.A avaliação sobre o que é dever dos políticos demonstra que o eleitor considera prestar favores como uma obrigação. Entre as atribuições dos vereadores, foram citadas ajudar a resolver problemas que as pessoas têm em órgãos públicos (83%) e dar dinheiro a necessitados (59%). Mas também são funções do vereador discutir projetos de lei (94%) e fiscalizar contas da prefeitura (93%).Sobre o prefeito, 29% disseram que ele tem como obrigação patrocinar festas de formatura. O eleitor também considera dever do prefeito fazer escola e hospital (96%) e prestar conta da verba recebida (94%).Segundo o presidente da AMB, Mozart Pires, esses conceitos são resultado da falta de políticas públicas no país. "

(Folha de São Paulo)

NO PRIMEIRO MÊS DE CAMPANHA, PREFEITURÁVEIS DE FORTALEZA GASTAM MAIS DE R$ 530 MIL


"Os candidatos a prefeito de Fortaleza declararam gastos de R$ 530.842,35 no primeiro mês de campanha. O valor representa 1,3% dos R$ 41,1 milhões que os candidatos prevêem gastar até o fim da campanha. O total arrecadado no período é de R$ R$ 550.526,65. Com maior previsão de gastos - R$ 10 milhões até o fim da campanha - a prefeita e candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT) teve tanto a maior arrecadação, de R$ 198.027,52, quanto as maiores despesas: R$ 194.850,02. Situação oposta à que vive Carlos Vasconcelos (PCB), que declarou não ter arrecadado nada, nem realizado gasto nenhum. As informações são relativas aos gastos realizados pelas campanhas entre 6 de julho, data oficial de início da temporada eleitoral, e 6 de agosto, quando todos os candidatos foram obrigados a prestar contas das despesas e receitas do primeiro mês. Uma nova prestação de contas parcial precisará ser feita no dia 6 de setembro. Após a eleição, será feita a prestação de contas final, quando os partidos e coligações serão, também, obrigados a informar o nome dos doadores das campanhas. Em segundo lugar em movimentação financeira aparece Patrícia Saboya (PDT), com igual declaração de arrecadação e gastos: R$ 186.122,76. Das três candidaturas mais bem colocadas nas pesquisas, Moroni Torgan (DEM) é quem menos arrecadou, e também quem menos gastou: R$ 106.291,37. Quem permanece mais distante da estimativa inicial de gastos para a campanha é Luiz Gastão (PPS), que, após um terço do período eleitoral, informou arrecadação e despesas de mesmo valor: R$ 21 mil, apenas 0,26% dos R$ 8 milhões estimados para toda a eleição."

(Jornal O POVO)

JOVEM DE 18 ANOS ACUSADO DE SEIS CRIMES NO VALE JAGUARIBANO

"Um dos acusados pela série de execuções que vem causando medo na população jaguaribana e desafiando as autoridades foi preso, na noite da última terça-feira, no município de Mombaça, distante 310 quilômetros da Capital. Genilson Torquato Rocha, 18 anos recém-completos, vinha sendo caçado pela Polícia desde abril. Segundo o Ministério Público (MP), ele teria participado de ao menos seis assassinatos naquela região. O comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Francisco de Araújo Andrade, estima em 15 o número de mortes nas quais o jovem estaria envolvido. "Essas seis execuções levam em conta somente o primeiro semestre", ressalta. Em depoimento na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Genilson Torquato confessou ter matado Francisco Adauto Nogueira, na zona rural de Jaguaretama, em julho deste ano. O promotor de Justiça das cidades de Jaguaretama e Jaguaribe, Felipe Diogo de Siqueira Frota, afirma que o acusado faz parte de uma quadrilha ligada à família Diógenes, mais conhecido pela Polícia como os Filhos de Sinhozinho. Três integrantes dessa organização, entre eles Lucivando Saraiva Diógenes, o Gordo, foram mortos recentemente. Ricardo Sérgio Saraiva Diógenes, irmão de Lucivando, ainda se encontra foragido."

(Jornal O POVO)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

BANQUEIRO DANIEL DANTAS GANHA LIMINAR PARA NADA FALAR EM CPI

"O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu liminar nesta terça-feira autorizando o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, a permanecer em silêncio durante depoimento à CPI das Escutas Clandestinas na Câmara. O depoimento está marcado para amanhã. Hoje, a comissão ouviu o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que decretou a prisão de Dantas na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, realizada em julho.
Na decisão, Barbosa também determinou que Dantas não seja preso nem dê declarações que possam incriminá-lo. O ministro também autorizou que o banqueiro vá ao depoimento acompanhado de um advogado. A CPI aprovou requerimento de Dantas em julho, por unanimidade. Os deputados pretendem questionar o banqueiro sobre as acusações de que contratou a multinacional Kroll para monitorar autoridades."

(Folha Online)

SAI LISTA DOS APROVADOS DA UECE 2008.2

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou, nesta terça-feira, a relação dos aprovados no vestibular 2008.2. As matrículas já poder ser feitas a partir do dia 7 de outubro próximo. Já a chamada dos classificáveis ficou acertada para o dia 10 de outubro próximo.


* Confira os aprovados no portal do O POVO aqui.

VOX POPULI - MAIORIA DO ELEITORADO NÃO ACREDITA EM ELEIÇÕES LIMPAS NO BRASIL

"A maioria dos eleitores considera que os políticos não cumprem as promessas que fazem, usam a política em benefício próprio e também afirmam que as eleições no Brasil não são feitas de maneira limpa. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto Vox Populi a pedido da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).
Para 82% dos eleitores, a maioria dos políticos eleitos não cumpre promessas feitas durante a campanha. Além disso, 85% consideram a política como uma atividade que só beneficia os próprios políticos, e não o povo.
Ainda segundo a pesquisa, 52% dizem que os resultados das eleições não são alcançados de "maneira limpa, sem fraudes" e com resultados confiáveis. Apenas 30% avaliam que as eleições são limpas e outros 18% não manifestaram opinião.
O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, disse acreditar que a questão das fraudes está relacionada a casos de uso da máquina administrativa para beneficiar candidatos e não a fraudes na votação, embora esse entendimento não esteja explicitado na pesquisa, feita por meio de questionários. "

* Da Folha Online, leia mais aqui.

JUAZEIRO 2008 - TRE HOMOLOGA REGISTRO DO PETISTA MANUEL SANTANA

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral acatou, nesta terça-feira, pelo placar de 6 a zero, o registro do candidato a prefeito de Juazeiro do Norte pelo PT-PSC-PHS-PSB-PRP-PCdoB, médico Manuel Santana. A impugnação fora indeferida pela juiza eleitoral da Comarca de Juazeiro do Norte pela ausência da ata da convenção do PSB.
A sustentação do advogado Reno Ximenes foi baseada na súmula nº 3, do Tribunal Superior Eleitoral que admite reunir documentos posteriormente em grau de recurso.

DETALHE - Santana, ao lado de Gorete Pereira (PR), e apoiada pelo ex-dirigente estadual petista e deputado federal José Nobre Guimarães, ganha agora o direito de postular. Os demais, Manuel Salviano (PSDB), e Carlos Cruz (PR), estão impugnados por questões de improbidade administrativa em gestões anteriores.

BLOGUERRAMOS - Antes que alguém pense que houve algum tipo de ingerência nesse post, informamos que a foto foi retirada porque quem acompanhava o deputado Guimarães não era o Doutor Santana. Mas quem quiser conhecê-lo, pode acessar www.drsantana13.can.br

JUSTIÇA ELEITORAL PROÍBE "MELA" E CARTAZES DE EVANGÉLICOS CONTRA A PREFEITA. REZAR PODE


E o "Movimento dos Eleitores de Luizianne Arrependidos (MELA)" está proibido de se manifestar, por determinação da Justiça Eleitoral e a pedido da coordenação da campanha da prefeita Luizianne Lins. O PT entrou com liminar em junho e só agora é que o fato está sendo divulgado com maior intensidade. A alegativa é de que esse movimento propaga inverdades e denigre a imagem de uma pessoa, no caso a postulante petista.

Nesta terça-feira, outra decisão da Justiça Eleitoral: determinou a retirada dos cartazes e outdoors de um grupo de evangélicos que protesta contra a reeleição da prefeita Luizianne Lins. A assessoria da candidata diz que essa ação é feita por uma só pessoa que responde a processos judiciais. No protesto, o grupo diz que Luizianne é contra a Bíblia e o povo de Deus.

PELO MENOS, vejamos o lado positivo nessa história toda: esses evangélicos acabaram convertendo os petistas ao Cristianismo. Embora a prefeita sempre se defina como marxista-esotérica.

VOX POPULI - MORONI AUMENTA VANTAGEM SOBRE A LOIRA E A MORENA NA ESTIMULADA

Olha aí a pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro, que foi divulgada nesta terça-eira durante o Jornal da Jangadeiro. Dessa vez, poucas noviddes. Foram entrevistados 700 eleitores nos últimos dias 8 e 9. A margem de erro é de 3,7%. Confira:

ESPONTÂNEA

- Luizianne Lins (PT) - 23%
- Moroni Torgan (DEM) - 23%
- Patrícia Saboya (PDT) - 14%
- Renato Roseno (PSol) - 1%
- Luiz Gastão (PPS) - 1%
- Brancos/Nulos - 11%Não sabem/Não responderam - 27%
* Os demais postulantes não foram citados.

ESTIMULADA

- Moroni Torgan (DEM) - 35%
- Luizianne Lins (PT) - 26%
- Patrícia Saboya (PDT) - 19%
- Renato Roseno (PSol) - 1%
- Luiz Gastão (PPS) - 1%
- Pastor Neto Nunes (PSC) - 1%
- Brancos/Nulos - 9%Não sabem/Não responderam - 8%
* Demais candidatos não alcançaram 1%.

REJEIÇÃO

- Luizianne Lins (PT) - 30%
- Moroni Torgan (DEM) - 25%
- Patrícia Saboya (PDT) - 7%
- Pastor Neto Nunes (PSC) - 5%
- Renato Roseno (PSol) - 2%
- Silvio Frota (PAN) - 2%
- Adahil Barreto (PR) - 2%
- Votariam em qualquer candidato - 5%
- Não votariam em nenhum - 3%
- Não sabem/Não responderam - 15%
* Os outros postulantes tiveram 1% cada.

SIMULAÇÃO - 2º TURNO

* Moroni Torgan (DEM) - 49%
Luizianne Lins (PT) - 36%
Brancos/Nulos - 11%
Não sabem/Não responderam - 4%

* Moroni Torgan (DEM) - 43%
Patrícia Saboya (PDT) - 41%
Brancos/Nulos - 9%
Não sabem/Não responderam - 7%

* Patrícia Saboya (PDT) - 45%
Luizianne Lins (PT) - 37%
Brancos/Nulos - 12%
Não sabem/Não responderam - 6%

PELO VISTO, o eleitorado, enquanto a propaganda gratuita na TV e no rádio não vem, parece querer dar uma chance a Moroni Torga. Seria, no caso, uma espécie de protesto contra a gestão atual, que o derrotou na última disputa, e à possibilidade de uma oligarquia Ferreira Gomes tomar conta de todo o poder no Estado. Quer queiram ou não, Moroni, xerifão para alguns, pode consolidar a imagem do "franco atirador".

* Confira todas as pesquisas já divulgadas aqui.

CREAS VÃO DEBATER EM FORTALEZA CRISE DE ALIMENTOS, BIOTECNOLOGIA E AGROTÓXICOS

Tudo pronto para a terceira reunião deste ano da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Vai ocorrer a partir desta quarta-feira e se estender até sexta-feira, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. O encontro discutirá questões como produção e produtividade de alimentos no Brasil e no mundo (crise mundial de alimentos), clonagem e biotecnologia, legislação ambiental, desmatamento e conflitos agroflorestais, uso de agrotóxicos e receituário agronômico.
No último dia da reunião, na sexta-feira, pela manhã, será feita uma visita técnica à área experimental da Embrapa - Agroindústria Tropical, localizada no município de Pacajús (50 km de Fortaleza).

DETALHE - A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia é responsável pelo acompanhamento nacional da fiscalização de parte agronômica dos Conselhos Regionais (Creas).

CAIXA PODE AUMENTAR RENDIMENTO DO FGTS

"A Caixa Econômica Federal estuda uma maneira de diminuir as perdas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso porque o rendimento do fundo vem perdendo constantemente para a inflação. Segundo a Caixa, enquanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 4,81% de dezembro a junho deste ano, o rendimento do FGTS no mesmo período foi de 2,58%. Para o consultor Mario Avelino, especialista no assunto e presidente do Instituto FGTS Fácil, essa forma de calcular o rendimento do fundo distorce a realidade, uma vez que já embute os juros de 3%. Excluindo o juro mensal de 0,246627%, o FGTS rendeu apenas 0,6429% nos sete primeiros meses do ano, com base na TR (Taxa Referencial), contra a inflação de 4,86% no mesmo período.
'Não se pode comparar o IPCA, que é um índice de inflação, com os juros e atualização monetária [o JAM creditado pela Caixa]. Os juros são os ganhos reais, enquanto a atualização monetária objetiva manter o poder aquisitivo da poupança do trabalhado [o FGTS], repondo as perdas causadas pela inflação', diz Avelino.
No mês passado, houve uma reunião da Caixa com o Banco Central para tratar do assunto."

(Jornal Agora São Paulo)

LÚCIO ALCÂNTARA FAZ CORPO A CORPO COM ADAHIL NO TERMINAL DO PAPICU


Adahil e Lúcio em clima de campanha.

O candidato do PR a prefeito de Fortaleza, Adahil Barreto, visitou, nesta manhã de terça-feira, o Terminal de Passageiros do Papicu. Com ele, o ex-governador lúcio Alcântara. Ali, um corpo a corpo com o eleitorado para divulgação de propostas. Lúcio, bem mais conhecido do que Adahil, fez a apresentação, adotando postura de um dedicado cabo eleitoral. “Viemos aqui, não para fazer promessas mirabolantes, mas para assumir o compromisso em tirar Fortaleza da estagnação que se encontra”, disse Lúcio.
Já Adahil prometeu critérios claros na aplicação dos recursos da prefeitura
, não dispensando críticas à administração da prefeita Luizianne Lins (PT): "A atual gestão teve desempenho administrativo abaixo das expectativas e carências do povo. Face disso, essa eleição assume importância histórica para o futuro da Cidade”.

(Foto - Felipe Abud)

PROTESTO DE BISPOS CONTRA LUIZIANNE GANHA ESPAÇOS NA MÍDIA NACIONAL


Eis o outdoor que se tornou pecado eleitoral.

O caso do protesto de grupo de pastores contra a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT), ganha espaços na mídia nacional. A Folha, por exemplo, expõe assim esse novo imbróglio que surge no caminho de Luizianne. Confira:


"Uma associação de bispos da igreja Assembléia de Deus de Fortaleza espalhou cartazes e outdoors contra a prefeita-candidata Luizianne Lins (PT). O grupo presidido pelo bispo Shelley Macêdo prega que "Luizianne é contra a Bíblia e o povo de Deus".A coligação da prefeita entrou ontem com pedido de liminar para a retirada imediata dos cartazes e outdoors e a aplicação de multa por desrespeito à legislação eleitoral. Para Isabel Mota, advogada autora do pedido, os bispos têm de respeitar a lei, que proíbe esse tipo de divulgação, mesmo que não estejam ligados a candidaturas.A causa da anticampanha é o veto da prefeita, em outubro de 2007, a um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que previa a inclusão de um exemplar da Bíblia na biblioteca de cada escola municipal. Motivada pela repercussão negativa entre evangélicos, Luizianne recuou. O novo projeto apresentado continua sem sanção.Um dos adversários de Luizianne é o pastor Neto Nunes (PSC). O grupo de Macêdo nega que apóie Nunes ou qualquer candidato ligado à igreja evangélica.A campanha de Luizianne convidou a imprensa para desqualificar Macêdo. Segundo o deputado federal Eudes Xavier (PT), o bispo tem longa ficha policial, com 11 processos no Tribunal de Justiça do Estado, por falsidade ideológica, dívidas no comércio e até agressão - e não é "voz legítima" dos evangélicos. A Folha voltou a procurar Macêdo, mas ele não atendeu às ligações."

UNE GANHA SEDE PROJETADA POR NIEMEYER. INÁCIO ARRUDA COMEMORA

O senador Inácio Arruda (PCdoB)está no Rio de Janeiro para participar, nesta terça-feira, ao lado do presidente Lula, de um ato em favor da reconstrução da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na programação, Lula assinará uma mensagem garantindo verbas para a obra, que tem projeto idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
"Esse é um momento histórico de grande envergadura, já que a última visita de um presidente à sede da entidade na Praia do Flamengo foi feita por João Goulart em 1962", afirma o senador.
A data escolhida para esse ato marca o aniversário de 71 anos da UNE e é o Dia Nacional da Juventude. Ainda nesta terça-feira, Inácio seguirá para Brasília, onde retomará atividades poarlamentares.

PF DIZ QUE PAULINHO RECEBEU VERBA DESVIADA

"Resta inequívoca a comprovação do efetivo recebimento de parcelas dos desvios de financiamentos do BNDES pelo deputado Paulo Pereira da Silva, quantias que foram pagas nos exatos valores previstos pela quadrilha", afirma a Polícia Federal em documento de 14 páginas encaminhado em julho à Procuradoria da República. O relatório, subscrito pelo delegado Rodrigo Levin, aborda exclusivamente a suposta ligação de Paulinho da Força (PDT-SP)com o esquema de desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social que a Operação Santa Tereza desvendou em abril. Paulinho vai depor hoje na PF."Além disso, resta configurado o crime de lavagem de dinheiro por parte de Paulo Pereira, que utilizou pessoas jurídicas com as quais tem ligações para depositar suas quantias desviadas, como forma de ocultar e dissimular a origem e o recebimento dos valores", assinala o documento, com base em rastreamento bancário."

(O Estadão)

CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR INSCREVE MAIS DE 47 MIL CANDIDATOS


Um total de 47.520 candidatos estão inscritos no concuros público da Secretaria da Segurança pública e Defesa Social do Ceará, que quer preencher duas mil vagas na Polícia Militar (1900 para o sexo masculino e 100 para o sexo feminino). Segundo o secretário Roberto Monteiro, que regressou, nas últimas horas, de Curitiba, onde participou de encontro de chefes de Polícia, a maioria dps aprovados atuará no programa Ronda do Quarteirão que, assim, poderá se estender para vários pontos do Interior.
O concurso será divido em três etapas: a primeira constará de exame intelectual, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda compreende inspeção de saúde, com exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, de caráter unicamente eliminatório. A terceira e última é o próprio Curso de Formação Profissional, com o candidato passando pela fase classificatória, podendo, inclusive, ser eliminado. A prova objetiva acontecerá na tarde do dia 14 de setembro e terá duração de 3 horas e 30 minutos.

LULA COGITA RETIRAR MP QUE CRIA MINISTÉRIO DA PESCA


"Alvejado por críticas da oposição e de seus próprios aliados, o governo está a um passo de dobrar os joelhos. Nesta segunda (11), Lula passou a cogitar a hipótese de retirar a medida provisória que editara para criar o ministério da Pesca. O presidente não desistiu da idéia elevar o status da secretaria da Pesca. Mas já admite a idéia de fazê-lo por meio de um projeto de lei.
Em reunião realizada no Planalto, Lula incumbiu o ministro José Múcio, coordenador político do governo de sondar o terreno minado do Legislativo. Nesta terça (12), Múcio vai conversar com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ouvirá o que não quer. Ecoando críticas recolhidas nos corredores da Câmara, Chinaglia traz o nariz torcido para a MP da pesca.
Uma medida provisória que, além de criar o novo ministério, pendura na folha salarial do governo 297 funcionários e gratificações novas. Se bater o pé, o governo se arrisca a retardar a votação de outras duas medidas provisórias que considera prioritárias. Trata-se de um par de MPs que concede reajustes salariais a cerca de 350 mil servidores."

(Blog do Josias de Souza)

O CEARÁ acompanha essa novela, através do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), que foi assessor especial da Secretaria Especkal de Pesca e Aqüicultura. Dedé está tão envolvido na luta para que o órgão ganhe status de ministério, que até deu pauso em sua campanha de candidato a prefeito de Icapuí e voou para Brasília nesta madrugada de terça-feira.

SUDENE EMPERRA VERBAS DA TANSNORDESTINA E GOVERNO FEDERAL CONVOCA REUNIÃO


O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, encontra-se em Brasília. Ali, participa, nesta terça-feira, de reuniões com o ministro Geddel Vieira (Integração Nacional) e com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. O objetivo é tentar acelerar a liberação de recursos da Sudene para projetos em andamento no Nordeste, mas que poderiam ter melhor desempenho. Um exemplo, conforme Smith, é a Ferrovia Transnordestina.
O presidente da Transnordestina Logística S.A , Tufi Daher, vem reclamando atrasos nas liberações há alguns meses.
Smith não falou sobre os valores envolvidos nesse empreendimento por parte da Transnordestina, mas reconhece que o projeto poderia estar bem mais acelerado do que no momento. Segundo Tufi Daher, a primeira etapa, que sai de Pernambuco e chega ao Ceará através Milagres (Região do Cariri) está sendo feita.

GUIMARÃES CONDENA AÇÃO "PRECONCEITUOSA " DE EVANGÉLICCS CONTRA LUIZIANNE LINS

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) bateu duro, nesta madrugada de terça-feira, em setores evangélicos que estão fazendo campanha, até em outdoors, contra a reeleição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).
Para ele, essa ofensiva é por "puro preconceito" de gente que não sabe o que é democracia e tenta denegrir a imagem de gestores sérios e que trabalham em favor das comunidades que nunca foram atendidas por administrações passadas.
"Nós não podemos tolerar ações preconceituosas como essa. Por questão de religião e por desrespeito, devemos combater com veemência, até por ser um grave atentado à democracia", reforçou o parlamentar, que seguiu para Brasília.
Ali, na condição de membros da Comissão Mista do Orçamento, Guimnarães disse que acompahará a liberação de alguns créditos complementares.

* Confira esse caso aqui.

DOBRADINHA 2010 - CIRO FAZ CAMPANHA EM BELO HORIZONTE E CHAMA AÉCIO NEVES DE ESTADISTA


"O ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) chamou ontem de "estadista" e classificou como o "melhor governador do Brasil" o tucano Aécio Neves, que estava a seu lado e retribuiu os elogios. Aécio e Ciro participaram de um ato de campanha eleitoral no Mercado Central de Belo Horizonte e, mais uma vez, emitiram sinais de que pretendem estar juntos em 2010, em que pese ambos serem possíveis candidatos a presidente. O encontro deles ocorreu em ato de apoio à candidatura de Marcio Lacerda (PSB) à prefeitura da capital mineira, articulada a partir da união política de Aécio com o prefeito petista Fernando Pimentel, também presente ao evento. A aliança Aécio-Pimentel foi o mote para Ciro dizer que o tucano desenvolve um "projeto de estadista" em Minas e que o Brasil deve estar atento a isso porque a coalizão regional PSDB-PT terá "conseqüência positiva" para o país.Ciro falou da sua "admiração crescente" por Aécio. "Eu antes era amigo de um político mineiro hábil. Hoje tenho o privilégio de ser amigo de um projeto de estadista que está se consolidando aqui, não porque tenho afeição por ele, mas porque o povo de Minas diz que é o melhor governador que o Brasil tem hoje."Aécio, por sua vez, disse que Deus lhe dará o "privilégio de ajudar a escrever algumas páginas importantes ao seu lado [de Ciro] na política nacional".

(Folha de São Paulo)

GOVERNO DO CEARÁ INFORMA QUE LULA VEM DIA 20 E ANUNCIARÁ A REFINARIA

"O presidente Lula virá ao Ceará no próximo dia 20. A informação é do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, acrescentando que, na ocasião, Lula deverá anunciar a refinaria de petróleo, sonho dos mais acalentados pelos cearenses, inaugurar a usina de regazeificação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (São Gonçalo do Amarante) - que terá capacidade para ofertar seis milhões de metros cúbicos de gás/dia, e entregar a mini-usina de biodiesel da Petrobras, que fica em Quixadá (Sertão Central). Balhmann está em São Paulo mantendo reuniões com grupo de investidores. Ele diz que quer atrair parceiros para a futura Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Ceará."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.