sábado, 7 de junho de 2008

PREFEITA ADOTA O RITMO "LUIZIANNINHA PAZ E AMOR" EM PROGRAMA DA TV O POVO


Arquivo

E a prefeita Luizianne Lins (PT) será a entrevistada deste domingo, a partir das 21 horas, do programa Coletiva, da TV O POVO, gravado na tarde deste sábado. O que falou? Luizianne passou boa parte do programa ganhando tempo. Falou mais sobre suas obras e adotou e ditou o ritmo em clima de prestação de contas. Ela até avaliou o seu secretariado como bom "porque se não fosse, não estaria no cargo". Ou seja, fugiu a uma autocrítica de sua gestão. Anunciou também mais um programa: dia 12 próximo, lançará uma ação que reforçará a luta contra a poluição visual de Fortaleza.
Luizianne foi entrevistada pelos jornalistas Érico Firmo, Regina Ribeiro, Marilia Cordeiro e Robério Lessa - este substituindo o jornalista Ronaldo Salgado, que é também professor do Curso de Comunicação Social da UFC) - e o historiador Francisco Moreira. Na mediação, o grande Erick Guimarães.
Luizianne adotou o ritmo do "Paz e Amor". Não bateu em nada nem ninguém e se manteve na retaguarda.

HILLARY ANUNCIA APOIO A OBAMA


"A senadora democrata Hillary Clinton anunciou, no início da tarde deste sábado (7), o encerramento oficial da sua campanha pela candidatura do partido à sucessão de George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos. "Agora precisamos concentrar nossa energia para ajudar a eleger Barack Obama o próximo presidente dos Estados Unidos. Parabenizo ele por sua vitória nessa extraordinária campanha e dou todo o meu apoio a ele. E peço que todos vocês se juntem a mim para ajudar a eleger Barack Obama", disse. A ex-primeira-dama iniciou seu discurso pouco antes das 14h (em Brasília), em um ato de despedida e agradecimento a seus partidários. Ela estava acompanhada do ex-presidente Bill Clinton e da filha deles, Chelsea Clinton.
"Eu e Obama podemos ter começado por caminhos diferentes, mas agora voltamos a nos unir e juntar forças pelo Partido Democrata", disse Hillary, que elogiou seu até então rival Barack Obama, dizendo que ele "vive o sonho americano".
Visivelmente emocionada, Hillary foi muito aplaudida, e demorou para conseguir começar a falar. "Esta não é exatamente a festa que eu planejava, mas com certeza estou feliz com a companhia", disse, agradecendo a todos os cerca de 18 milhões de eleitores que apoiaram sua pré-candidatura. "Vou continuar minha luta política", disse, "e vocês vão me ver na linha de frente em defesa da democracia."
(Portal G1)

CEARÁ GANHA BLOG QUE FALA SOBRE GENTE DA MÍDIA LOCAL


"Tô de olho em vocês!"

Nosso querido Albuquerque (Nonato) estreou Blog que aborda sobre gente da mídia do Ceará e algo mais. Passamos por lá e gostamos, até porque já éramos fregueses dessa seção no Antena Parnóica, blog que está linkado conosco. Albuquerque é assim mesmo: um homem de espírito renovador a cada instante, um jovem rebelde e crítico e, vez em quando, uma criança que expõe sentimentos sem ter medo de ser feliz. Um exemplo para todos nós. Um amigo para todas as horas. Um profissional que nos leva ao aprendizado.
Que saudade da nossa interação de criatividade no quadro do "Chicote" na POVO/CBN...

Clique e veja Gente de Mídia aqui.

PREVISÃO DE TEMPORAL PARA O CEARÁ

"A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as defesas civis de 11 Estados do País por conta da possível ocorrência de chuvas fortes até segunda-feira. De acordo com a Sedec, os temporais devem atingir os Estados de Roraima, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada por raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec)."

(Agência Estado)

CANTOR LEONARDO ABRE O III IGUATU FESTEIRO



Com show do cantor Leonardo, será aberto, nesta noite de sábado, o III Iguatu Festeiro, um dos maiores eventos juninos do Ceará. A prõmoção é da Prefeitura de Iguatu e vai se estender até o dia 15 de junho. O evento conta também com um festival de quadrilhas com grupos de nove Estados. Entre várias atrações, Ricardo Chaves dia 14 e, no encerramento, o cantor Amado Batista O prefeito Agenor Neto (PMDB) levou um grupo de convidados e gente da imprensa de Fortaleza para conferir o início da festa que já está incluída no calendário turístico do Estado. Fomos convidados, mas questões particulares nos impedem de conferir o festão.

UM ARTIGO SOBRE GAY NO EXÉRCITO

Eis um artigo instigante do professor Antônio Mourão Cavalcante, veiculado no O POVO deste sábado. Merece boas reflexões. Confira:

Esta semana a mídia nacional trouxe um assunto polêmico. A manchete poderia ser: "Exército prende sargento que assumiu ser gay". Duas verdades juntas que podem virar uma mentira. Primeira, o Exército realmente prendeu um sargento. Segunda, o sargento confessou que é gay... Mas, se a gente separar as duas afirmativas e tentar conhecê-las com mais detalhes, verá que dá outro resultado.
Primeira, o referido sargento foi preso porque em processo foi considerado desertor. Transferido de comando - rotina da vida militar - ele rebelou-se e desapareceu. Não cumpriu a ordem. Isto é uma falta grave na disciplina militar. Havia um mandato de prisão expedido pela Justiça. Ele resolve aparecer em reportagem de capa de revista e num programa de televisão. A Polícia do Exército foi buscá-lo. Saindo do estúdio, foi detido. Claro que houve um exagero do comando. Não precisava tamanho aparato.
Segunda parte: há algum tempo esse militar vivia com outro em uma residência funcional do Exército. Provavelmente os seus superiores sabiam da vida que estes levavam... Ser homossexual não é crime nem configura qualquer atentado aos regulamentos de convivialidade social. Em muitas outras instituições nacionais e internacionais - preciso nominá-las? - essa identidade sexual se manifesta.
A deserção, na vida militar, é falta grave. Fosse heterossexual e cometido idêntica conduta, estaria desencadeando igual procedimento. Acredito que a construção da identidade sexual não é algo que precisa ser difundido ou motivo de proselitismo e propaganda. Trata-se de postura intrinsecamente pessoal, íntima. Para ser homossexual não precisa deixar de ser digno e responsável. Este episódio evidencia, dentre outras apreciações, que não é saudável denegrir a imagem de instituições como as Forças Armadas.
Apesar de alguns equívocos históricos cometidos pela instituição, ela tem um papel fundamental da construção da nação. Ninguém lucra achincalhando sua imagem hoje, nem usando-a como escudo para objetivos espúrios, como no passado. Em palavras mais claras. Este assunto não ajuda a compreensão da identidade homossexual, acirrando posições díspares. Nem respeita uma das pilastras básicas da nação.

Antonio Mourão Cavalcante - Médico e antropólogo
a_mourao@hotmail.com

EX-DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL PRESO SOB ACUSAÇÃO DE PEDOFILIA

O ex-delegado de Polícia Civil, Salviano de Pádua Freire Saldanha, está preso preventivamente no quartel central do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. Preso na sexta-feira, em Quixeramobim, ele é acusado de pedofilia. Teria violentndo uma menor de 12 anos há dois anos. Salviano chegou a ficar preso na Delegacia de Capturas e Polinter, mas logo depois ganhou liberdade provisória. O processo está em fase de conclusão e a Justiça voltou a decretar a prisão de Salviano.

(Jornal do Meio Dia - TV Verdes Mares)

JOÃO ALFREDO: NUNCA PROCESSADO POR TASSO, MAS INTERPELADO AGORA POR "EX-COMPANHEIRA"


Essa é da Coluna Vertical deste sábado, no O POVO. Chega como um desabafo que merece boas reflexões por parte de quem foi, é ou deixou de ser "esquerda", pelo que se pode entender dessa situação. Confira:

EX-COMPANHEIRA

Essa é do ex-deputado federal e dirigente do PSol do Ceará, João Alfredo, que está sendo interpelado judicialmente pela titular da Semam, Daniela Valente, por críticas ao órgão no quesito licenças ambientais na área do Cocó: "Passei os governos Tasso batendo duro em favor do meio ambiente. E agora sou ameaçado de processo pela geração que comigo lutava em favor da natureza. Isso me dói!"

ROUPA NOVA É ATRAÇÃO EM FORTALEZA



E o Grupo Roupa Nova fará apresentação em Fortaleza, a partir das 22 horas, no Siará Hall. Pelo menos, algum trechinho das músicas dessa turma alguém conhece. Desde 2004, quando veio o álbum ROUPAcústico, eles deram as caras de novo para o Brasil e conquistaram novos fãs. São 30 anos de estrada e mantendo a mesma formação. Vale a pena essa dica do Blog.

"LEÃO" VAI CONVERSAR BAIXINHO COM 2 MIL CONTRIBUINTES

"A partir de segunda-feira (9), a Receita Federal do Brasil intimará 2 mil contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas. Eles fazem parte de um lote de 22,4 mil contribuintes com indícios concretos de sonegação detectados com base nas distorções entre a movimentação financeira e os rendimentos de 2003 a 2007. Segundo o coordenador-geral de Fiscalização da Receita, Marcelo Fisch, as pessoas físicas e empresas que serão notificadas concentram as suspeitas mais graves de evasão fiscal. “Estamos falando da casa dos milhões de reais para cima, não de sonegações [individuais] de R$ 1 mil”, justificou. De acordo com Fisch, a quantia que pode ser recuperada desses 2 mil contribuintes – cerca da metade pessoas físicas e a outra metade, pessoas jurídicas – chega a R$ 1 bilhão. A Receita, no entanto, não apresentou a estimativa total de sonegação dos 22.403 casos suspeitos, dos quais 13.803 são pessoas físicas e 8,6 mil são pessoas jurídicas. Com a intimação, o contribuinte é convocado a justificar a origem dos valores movimentados. Se os esclarecimentos forem considerados insuficientes, a Receita faz uma autuação. O contribuinte tem 30 dias para pagar o imposto devido, mais correção pela taxa Selic e multa de 75% a 150%."

(Agência Estado)

ANATEL SUSPENDE POR 60 DIAS COBRANÇA DO PONTO EXTRA DE TV PAGA

"A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu suspender, por 60 dias, a taxa de manutenção do ponto de TV por assinatura --o prazo vale retroativamente desde a última segunda-feira (2). A suspensão foi dos artigos 30, 31 e 32 da resolução de 3 de dezembro de 2007, que determinam a cobrança das taxas de instalação, ativação e manutenção.
A previsão da Anatel é que a decisão seja publicada no 'Diário Oficial' na próxima segunda-feira, quando passará a valer. A Anatel vai colocar as propostas de redação dos dispositivos alterados em consulta pública. A expectativa é que os debates levem a um consenso, o que ainda não ocorreu entre as empresas prestadoras de serviços e as entidades representantes dos consumidores.
O presidente da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), Alexandre Annenberg, afirmou à Folha Online que a decisão vai ser cumprida, mas que a ação para permitir a cobrança está na Justiça. "Não querem entender que existe custo. Já comprovamos que os custos existem", disse."

(Folha Online)

Seios assim fartariam nossos políticos?

"Depois de anos brigando com os responsáveis pela publicação do livro dos recordes, a stripper Maxi Mounds finalmente conseguiu colocar seus dois seios - cada um pesando 9 kg - no Guinness. Ela foi listada na nova categoria "os maiores seios aumentados por cirurgia".
Maxi Mounds - nome artístico que pode ser traduzido como 'Grandes Montes' - conseguiu o recorde graças a uma técnica cirúrgica polêmica, proibida nos EUA e na Inglaterra: o implante de cadeias de polipropileno.
Insatisfeita com o tamanho obtido com as próteses de silicone, Maxi foi injetada com a substância em 2000. O polipropileno irrita a mama e absorve fluidos corporais, provocando o crescimento dos seios. Segundo a stripper, os "superpeitos" ainda estão crescendo.
Durante a primeira medição oficial, feita em 2005 pelo Guinness, os seios de Mounds atingiram a marca de 153,6 cm. Só para comparar, a modelo brasileira Gisele Bündchen tem, de acordo com seu site oficial, 86 cm."

(Portal G1)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

COLISÃO NA BR-222 DEIXA QUATRO MORTOS

Uma colisão frontal envolvendo um caminhão Mercedes Benz 1516 e um Fiat Palio resultou em quatro mortes. O fato foi registrado nesta noite de sexta-feira na BR-222, altura do quilômetro 95, na cidade de Umirim (Vale do Curu) . Os mortos, todos ocupantes do Fiat Palio, tiveram os nomes divulgados: o condutor Anofrio Alves Ferreira (45), Daniel Alves da Silva (22), Tiago Alves Ferreira (22) e Marcos Antônio Nascimento (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal as vítimas eram parentes. A perícia compareceu ao local e fez o levantamento de laudo a ser divulgado dentro de 15 dias.

DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER É TEMA DE MAIS UM LIVRO


Será lançado no próximo dia 16, às 19 horas, no auditório do Seminário da Prainha, em Fortaleza, o livro “Mantenham as Lâmpadas Acesas! Revisitando o Caminho, Recriando a Caminhada”. Trata-se de um diálogo que O Grupo, que congrega jovens de várias paróquias, realizou com o Cardeal Aloísio Lorscheider durante o ano de 2005 e que foi gravado e transcrito pelos participantes desse movimento. O livro consta de três partes: a pessoa; os últimos 40 anos de história da Igreja na América Latina, no Brasil e no Ceará; e as perspectivas e os desafios do futuro. O professor Carlo Tursi, Intituto de Ciências Religiosas (Icre) e participante das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Fortaleza, define a publicação como de Dom Aloísio e não sobre ele.
Dopm Aloísio morreu no fim do ano passado em Porto Alegre de falência múltipla dos órgãos. Por mais de 20 anos foi arcebispo de Fortaleza e encerrou sua vida religiosa como arcebispo emérito de Aparecida (SP).

TCU DIVULGA "LISTA SUJA" COM 374 GESTORES CONDENADOS A DEVOLVER R$ 139 MILHÕES

"O presidente do Tribunal de Contas da União, Walton Alencar Rodrigues, encaminhou ao presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves, relatório de atividades referente ao 1º trimestre de 2008. Com 53 páginas, o documento ressalta que, levando-se em conta apenas as decisões passíveis de quantificação, o benefício financeiro potencial da ação do TCU, no trimestre, superou R$ 2,75 bilhões. Esse dado confirma que para cada real alocado ao tribunal, no período, o retorno ao país foi superior a R$ 12,16. O relatório destaca a determinação feita pelo TCU ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) para que, em licitações futuras e em andamento, o fornecimento de material betuminoso se dê por meio de acordo comercial com a Petrobras. A medida representará, nos próximos três anos, uma economia para a União de aproximadamente R$ 2 bilhões.
Também destaca a apreciação pelo tribunal de contratos da administração pública federal em terceirização de tecnologia da informação, que resultou na correção de pagamentos indevidos do percentual de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O benefício estimado é superior a R$ 390 milhões nos próximos quatro anos. Ainda na área de tecnologia da informação, o tribunal realizou, no período, auditoria sobre os gastos da administração pública federal entre 2002 e 2006. O TCU buscou verificar qualitativa e quantitativamente como estão sendo gastos os recursos nessa área, estimados em R$ 6 bilhões por ano."

DETALHE - Na lista, estão gestores de Caridade, Guaiúba, Juazeiro do Norte, Moraújo, Madalena e Aracati. Sobre Aracati, um dado curioso: aparece o nome do prefeito falecido José Hamilton.

* Mais detalhes sobre o relatório aqui.

MUDANÇA NO CONSELHO ESTADUAL DA SEGURANÇA PÚBLICA


O advogado trabalhista Benedito Bizerril vai disputar cadeira de vereador pelo PT de Fortaleza. Por deliberação unânime do Conselho Seccional da OAB-CE, ele será substituido no Conselho Estadual de Segurança Pública pelo advogado e criminalista Leandro Vasques, por sinal, mestre em Direito Penal pela Universidade Federal de Pernambuco.
A posse de Leandro Vasques ocorrerá ainda neste mês. Ele, no entanto, já está preparando um elenco de sugestões para apresentar ao Conselho que responde pelas políticas públicas na área da Segurança.

DETALHE - Leandro, quando presidente do Conselho Penitenciário Estadual, combateu a terceirização do sistema penitenciário cearense.

PROCURADORIA DA REPÚBLICA QUESTIONA RESOLUÇÃO DO TSE SOBRE INFIDELIDADE


"O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, ajuizou quinta-feira, no STF (Supremo Tribunal Federal), uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin 4086), com pedido de medida cautelar, contra a Resolução 22.610/2007, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que dispõe que os mandatos dos parlamentares desfiliados pertencem aos partidos. Antonio Fernando quer a suspensão da resolução para um exame mais aprofundado sobre o assunto, “bem como para se evitar o crescente número de cassações havidas. Indiscutível será o quadro de tumulto político-eleitoral com a existência de decisões contraditórias adotadas pelos tribunais regionais eleitorais sobre o tema”.Para Antonio Fernando, a referida resolução criou competência por via imprópria ao determinar que cabe ao próprio TSE o processo e julgamento dos pedidos de perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária, restando aos tribunais regionais eleitorais os demais casos."

* A ação só foi divulgada nesta sexta-feira no site Última Instância. Leia mais aqui.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ VAI FIRMAR CONVÊNIOS PARA REFORMAR ESCOLAS RURAIS


E a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, pelo menos em termos de imprensa, vai dar o ar da graça na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Palácio Iracema. Ao lado do governador Cid Gomes (PSB), ela estará assinando convênio com 12 municípios que terão escolas rurais reformadas e ampliadas. O investimento é da ordem R$ 2.029 milhões. A ordem é melhorar principalmente a qualidade do ensino.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

- Caucaia
- Tejuçuoca
- Guaraciaba do Norte
- Viçosa do Ceará
- Pires Ferreira
- Monsenhor Tabosa
- Tamboril
- Itapiúna
- Quixeré
- Iracema
- Icapuí
- Campos Sales

A TORCIDA é grande para que a secretária Izolda Cela, mulher do vice-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, contradiga o que andou dizendo na TV O POVO senador tucano Tasso Jereissati e prove que não é "fraca". A Seduc é por demais estratégica.

LULA QUER INDICAR LÚCIO ALCÂNTARA PARA VICE DO BB, MAS FILHO APARECE COMO PROBLEMA


Poeta Carlos Augusto Viana, Léo e Lúcio Alcântara

"O presidente Lula decidiu indicar o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara (PR) para substituir o peemedebista Maguito Vilela na vice-presidência de Governo do Banco do Brasil. A indicação foi recebida com mal-estar pelo corpo técnico do banco. O BB cobra cerca de R$ 8 milhões de uma empresa da qual o deputado federal Léo Alcântara (PR-CE), filho de Lúcio, é sócio. O deputado contesta a cobrança e diz já ter obtido duas vitórias na Justiça contra o BB.
Lula se sentia em dívida política com Lúcio. No primeiro mandato do petista, Lúcio se aproximou de Lula quando era filiado ao PSDB, partido que faz oposição ao governo federal. No segundo mandato, Lúcio foi cotado para diversas vagas no segundo escalão. O PR cobrava fortemente a sua indicação para o banco.
Léo Alcântara era um dos sócios por meio da empresa LA Participações, da Central de Negócios e Cobrança Ltda., conhecida pelo nome de Chegue e Pague. O Banco do Brasil moveu processo na Justiça contra a pessoa física de Léo Alcântara e a pessoa jurídica, acusando a empresa de ter provocado um prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões ao banco. "Se o BB tivesse tanta certeza do prejuízo, executava a Central de Negócios. Mas só entrou com uma ação simples de cobrança", disse o deputado, acrescentando que as únicas decisões judiciais até agora foram favoráveis a ele.

PREJUÍZO

A Chegue e Pague tinha um contrato de correspondente bancário com o BB. O prejuízo que o banco alega ter tido com a empresa se deve a dois fatores. O primeiro é um empréstimo concedido à Chegue e Pague para a ampliação da empresa. O segundo, de acordo com o BB, é que a empresa não repassava à instituição financeira a parte que lhe cabia na prestação de serviços, como recebimento de contas de água, luz e telefone.

(Este Blog, com informações da Folha)

VEREADOR DO PT DENUNCIA DESCASO DA GESTÃO LUIZIANNE COM A NATUREZA


José Maria Pontes vê devastação livre e Prefeitura omissa.

Fogo amigo batendo à porta da prefeita Luizianne Lins (PT). Nesta sexta-feira, o vereador José Maria Pontes (PT) foi à sede da Procuradoria Geral de Justiça e, respaldado por várias entidades que militam na defesa do meio ambiente, entregou o que chamou de "dossiê" expondo a situação de áreas degradas da Capital cearense. Segundo o vereador, uma radiografia de matas, lagoas e outros recursos naturais devastados com a conivência de órgãos públicos. Para ele, muitos crimes contra a cidade estão sendo anotados e nada é feito para evitar.
Nesta semana, no O POVO, José Maria Pontes escreveu artigo lamentando que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) tenha permitido, por exemplo, a construção de cass triplex na área das dunas da Praia do Futuro. Lamenta ainda o aterramento das margens da Lagoa de Sapiranga, o aterramento e desvio do leito do Riacho Água Fria, e a construção de empreendimentos no Parque do Cocó. Pontes espera que a Promotoria do Meio Ambiente avalie as denúncias e se posicione.

* Leia artigo de José Maria Pontes aqui.

VAMOS NÓS: E aí, vereador José Maria Pontes, não tem medo de ser processado também pela Semam?

PCdoB FARÁ ATO PRÓ-LUIZIANNE COM A PRESENÇA DO PREFEITO DO RECIFE


Luizianne e João Paulo em clima de Recife

O PCdoB realizará, na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, no auditório da Câmara Municipal, solenidade para anunciar apoio oficial à candidatura de reeleição da prefeita Luizianne Lins. Segundo o senador Inácio Arruda, o objetivo é mostrar que a legenda está firme com as propostas de Luizianne e confiante de que ela, em uma nova gestão, efetivará todas as obras prometidas para o fortalezense. O ato com a presença do prefeito do Recife, João Paulo (PT), que é amigo particular da prefeita.
O presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Luis Carlos Paes, diz que a disputa deste ano está dividida entre a manutenção de uma gestão democrática e a volta da prefeitura de Fortaleza às mãos das forças mais conservadores do Ceará, representadas por Moroni Torgan (DEM) ou pelo PSDB de Tasso Jereissati, apoiador da pré-candidata do pDT, senadora Patrícia Sabóia.

VAMOS NÓS - O PCdoB manteve todos os espaços na gestão Luizianne Lins, incluíndo secretaria, no que abre condições de apostar na recondução de sua única vereadora, Eliane Gomes. Aquela história de ameaçar romper, caso não indicasse o vice da prefeita foi, pelo visto, jogo de cena.

MINISTRO PATRUS ANANIAS QUER REAJUSTAR VALOR DO BOLSA-FAMÍLIA EM SEIS POR CENTO


"O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, irá propor hoje (6) a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reajuste de 6% no benefício do Bolsa Família. Os dois têm encontro marcado para as 15h, no Palácio do Planalto.
De acordo com Patrus Ananias, o percentual é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Vamos levar ao presidente cenários, considerando o aumento que houve nos alimentos”, explicou hoje o ministro, ao chegar à cerimônia para assinatura de ordens de serviço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 12 estados, no Palácio do Planalto. Em entrevista, na última terça-feira (3), Patrus Ananias afirmou que o reajuste serve para recompor perdas econômicas. "O benefício dela [Bolsa Família] sofreu uma perda, foi corroído em 5% a 6%", disse na ocasião.
Os valores pagos pelo programa variam de R$ 18 a R$ 172 e não são reajustados desde julho de 2006. Porém, o ministro destacou que a decisão final sobre o aumento cabe ao presidente Lula."


(Agência Brasil)

CID LIBERA NO BNDES VERBAS PARA O METROFOR

O governador Cid Gomes (PSB) assinou, nesta sexta-feira, com o BNDES convênio liberando emprestimo da ordem de R$ 142,3 milhões relativos a contraparidas do governo estadual. Isso, relacionado ao Projeto Metrofor. Cid quer realizar mais uma solenidade. O Metrofor data de 1997 e deveria ter sua primeira etapa operando em 2002.
Nesta sexta-feira, ele assistiu ao ato de liberação de obras do PAC do Saneamento e Habitação e dve retornar até o final desta tarde.

INSS CONVOCA MAIS SEIS MIL SEGURADOS PARA REAVALIAÇÃO DE AUXÍLIOS-DOENÇA

"O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar o 12º lote de cartas para que 6.542 beneficiários façam a reavaliação dos auxílios-doença concedidos há dois anos, com prazo para terminar em julho. A nova perícia deve ser agendada em até dez dias, contados a partir da data de recebimento da correspondência.
Quem receber o comunicado e não agendar, ou deixar de comparecer à perícia, terá o benefício cessado. Ao marcar a ida à agência da Previdência Social, o benefício fica automaticamente prorrogado até a data da perícia."

SERVIÇO

* Os segurados podem marcar a perícia médica de revisão do auxílio-doença pela Central 135 ou * Pela internet, na página do Ministério da Previdência Social.

(Agência Brasil)

GONZAGA MOTA OCUPARÁ CADEIRA NO INSTITUTO DO CEARÁ

O ex-governador e ex-deputado federal Gonzaga Mota vai tomar posse como membro do instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) no próximo dia 20. A cerimônia ocorrerá, a partir das 19 horas, na sede da entidade (Rua Barão do Rio Branco, 1594 - Praça do carmo), em Fortaleza.
Gonzaga Mota, também economista, será saudado pelo sócio efetivo, professor Pedro Sisnando Leite. Na mesma solenidade, dona Heldine Cortez Campos, viúva de Eduardo Campos, receberá Diploma de Amiga do Instituto.

COMPRA DA VARIG - DIRCEU SE DIZ "FRAQUINHO" PARA PREJUDICAR DILMA ROUSSEFF


"O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, negou, ontem, relação com as denúncias feitas pela ex-diretora da Anac, Denise Abreu, sobre pressões que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria feito para beneficiar o comprador da Varig. Dirceu disse não ter contato com Abreu desde que saiu do governo, há três anos, e que se considera "fraquinho" para prejudicar Dilma. Quarta-feira, Dilma disse ter estranhado as afirmações de Abreu porque tinha "uma consideração razoável" pela ex-diretora por ela ter trabalhado na Casa Civil quando Dirceu era ministro. "Soa como ridículo dizer que eu tenha desejo de prejudicar a ministra Dilma", disse Dirceu, na Câmara Municipal de Cascavel. "Fraquinho do jeito que eu sou, não posso enfraquecer uma ministra como a Dilma".Dirceu disse que a nomeação de Abreu para trabalhar na Casa Civil foi técnica, e não política. "Até porque ela não tinha ligação com o PT, tinha ligação com o PSDB", argumentou. O ex-ministro disse ainda que sempre tentam envolver seu nome em casos polêmicos do governo."Daqui a pouquinho vão dizer que até exame de próstata sou eu que estou com o dedo", declarou. "Não é porque alguém trabalhou comigo que eu tenha responsabilidade pelos atos dessa pessoa."

(Portal Terra)

ELEIÇÕES 2010 - SERRA É O PREFERIDO ENTRE PARLAMENTARES FEDERAIS; CIRO, O SEGUNDO


Ciro e sua bela filha, Lívia Gomes.

"A pesquisa realizada pela consultoria Arko Advice com deputados e senadores sobre a sucessão presidencial (mais detalhes no Radar da edição de VEJA desta semana) revelou que a popularidade de José Serra entre os parlamentares de todos os partidos é de longe maior que a dos seus eventuais adversários em 2010. Serra é o candidato a presidente de 24% dos parlamentares. Aécio Neves vem bem atrás: 11% dos consultados o escolheria presidente da República. Em seguida, estão Ciro Gomes (11%), Dilma Rousseff (4%) e Nelson Jobim (4%).
Candidato próprio - O levantamento, feito no início de maio, mostra ainda que 67% dos parlamentares não acreditam que o PT apóie um candidato de outro partido em 2010. Entre os petistas consultados, esse percentual sobe para 76%. Mais: 100% dos deputados e senadores petistas ouvidos cravam que o partido terá candidato próprio em 2010."

(Da Coluna Radar, na Veja desta semana)

COLÍRIO DO BLOG

Pedimos desculpas pela demora na postagem do Colírio do Blog desta sexta-feira. Como demorou muito, eis a dançarina Elen Cardoso (27), que é a capa da revista Sexy deste mês. Conhecida como "Moraguinho", chega como verdadeira fruta da estação. E, para compensar a demora, ela vem dose dupla.

(Foto - Portal G1)

INCÊNDIO É REGISTRADO EM LOJA DE SHOPPING DE FORTALEZA

Um incêndio foi registrado, nesta manhã de sexta-feira, na loja CMS Informática situada no Shopping Acapulco (Avenida Washingotn Soares), Zona Sul de Fortaleza. O Corpo de Bombeiros, acionado por volta das 6 horas, conseguiu controlar o fogo evitar maiores prejuizos para os proprietários, segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).

GRUPO QUE VAI EXPLORAR FOSFATO DA USINA DE ITATAIA SAI NA PRÓXIMA SEMANA


O governador Cid Gomes (PSB) deverá anunciar, na próxima semana, o nome da empresa que vai explorar o fosfato da usina de Itataia, situada no município de Santa Quitérai (Zona Norte do Ceará). A informação foi dada, nesta sexta-feira, pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, Nelson Martins, durante pronunciamento onde informou só "notícias boas e alvissareiras" para o Estado. Nelson adiantou que o urânio de Itataia já tem um grupo definido para a exploração, no caso a Indústria Nuclear Brasileira (INB).
Na lista das "notícias boas", o líder do governo informou que o Ministério Público Estadual ainda não definiu se pedirá a anulação do concurso público dos delegados da Polícia Civil; e destacou a escolha do deputado federal José Pimentel (PT), seu companheiro bancário, para o Ministéio da Previdência Social.

FUNCEME:FESTÃO JUNINO SERÁ COM CHUVA

E choveu em cerca de 55 localidades do Ceará neste mês de junho. A Funceme informa que a quadra invernosa é uma das melhores das últimas décadas e que as chuvas devem prosseguir ao longo deste mês de forma irregular. Em Fortaleza, choveu 55 milímetros, com muitos raios e trovões.
Confira precipitações pluviométricas em outras localidadades:

Aquiraz - 70 mm
Pindoretama - 52 mm
Guaiúba - 49 mm
Eusébio - 47 mm
Ocara - 47 mm

A VITÓRIA DE OBAMA NA VISÃO DO CHARGISTA


HOSPITAIS FARÃO CIRURGIA DE MUDANÇA DE SEXO PELO SUS, AVISA MINISTRO

"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, nesta quinta-feira, que, até o final do mês, assinará uma portaria que vai permitir a realização de cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele disse que a portaria trará todos os critérios para a realização desse tipo de cirurgia e que poucos hospitais públicos serão autorizados a realizar o procedimento. O ministro não antecipou o número de unidades credenciadas para a cirurgia, mas disse que, serão poucas por tratar-se de um procedimento médico complexo, de longa duração e que exige um grupo de profissionais específicos.Segundo o Temporão, as unidades serão hospitais universitários ligados aos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. "Há uma demanda social. Essa portaria estará atendendo a todas as especifidades", disse o ministro ao chegar na 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (GLBT), no Centro de Convenções, em Brasília. Ele disse que, há 11 anos, o Conselho Federal de Medicina aprovou esse tipo de cirurgia como procedimento médico. No Brasil, a cirurgia de mudança de sexo é feita apenas em clínicas e hospitais particulares e é um procedimento de alto custo."

(Portal Uol)

POIS É - Nada contra, mas que o Ministério da Saúde não se esqueça de investir mais na melhoria do SUS e no combate a pestes extintas em vários países como doença de Chagas e leishmaniose. E olha a dengue!

FORTALEZA É SEGUNDO DESTINO DO NORDESTE MAIS PROCURADO POR TURISTAS ESTRANGEIROS


"Fortaleza é o segundo destino nordestino mais procurado por turistas estrangeiros em 2008. De janeiro a abril de 2008, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, recebeu um total de 91.543 passageiros estrangeiros, em 1.216 aeronaves, informa a Infraero. Salvador, o destino do nordeste mais visitado por turistas do exterior, recebeu, no mesmo período, 154.546 visitantes em 1.579 vôos. A capital de Pernambuco, que vem em terceiro lugar, registrou no aeroporto internacional do Recife até abril, um total de 1.028 pousos com 81.757 passageiros de outros paises.
Segundo dados registrados na pesquisa sobre o perfil dos visitantes na alta estação - encomendada pela Secretaria do Turismo do Estado e desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), - os principais mercados internacionais, no período de dezembro de 2007 a fevereiro 2008, para o Ceará foram: Itália (18,33%), Holanda (11.63%), Portugal (11,40%), EUA (7,75%), seguidos da Suíça, Alemanha, França, Espanha, Argentina, dentre outros."

(Dados da Assessoria de Imprensa da Infraero)

VAMOS NÓS - E já pensou se a cidade estivesse em boas condições de pavimentação, por exemplo?

CAMILO SANTANA PERMANECERÁ SECRETÁRIO


Camilo disputou da última vez em Barbalhaaté no tapetão.

Depois de Bismarck Maia (Turismo), mais um secretário estadual desiste de dar adeus ao cargo para tentar vaguinha de prefeito: é Camilo Santana (PT). Após conversa com o governador Cid Gomes (PSB), ele resolveu permanecer no cargo de secretário do Desenvolvimento Agrário e tocar uma série de projetos considerados importantes e estratégicos por parte do Palácio Iracema. Camilo queria disputar a prefeitura de Barbalha, mas avaliou-se que os riscos de novo desgaste seriam bem maiores. Atualmente, é prefeito de Barbalho o petebista Rommel Feijó, que derrotou Camilo no pleito passado.
Já Bismarck Maia (PSDB) permaneceu na Setur num compromisso de apoiar a eleição de Regina Cardoso em Aracati. Regina, no entanto, aparece na "lista suja" do TCM, pois já foi prefeita desse município do Litoral Leste do Ceará.

ESCOLHA DE ANTENOR NASPOLINI PARA VICE DE PATRÍCIA SURPREEENDE NINHO TUCANO

"O incômodo era notório. As reações entre os deputados estaduais do PSDB em relação à escolha de Antenor Naspolini (PSDB) como candidato a vice-prefeito, ao lado de Patrícia Saboya (PDT), foram variadas. "Vai ser ele?", perguntou surpreso Gony Arruda, explicando que tinha acabado de voltar de viagem e que, por isso, não tinha ainda visto a notícia publicada ontem pelo O POVO. "Não conheço (Naspolini). Sei que foi secretário, mas não conheço o trabalho dele. Espero que tenha sido a melhor opção", declarou Tomás Filho. O deputado disse não saber, de acordo com a reação da bancada, se Naspolini seria mesmo o nome que mais agregaria na campanha de Patrícia. A bancada ficou insatisfeita? "Foi o sentimento que eu tive", respondeu Tomás. Na última quarta-feira, parlamentares tucanos começaram a se articular para tentar emplacar Moésio Loila - que chegou a afirmar ao O POVO que topava ser candidato se o partido o indicasse. O nome dele surgiu em meio a um racha interno para a escolha do vice da pedetista. Alguns tucanos defendiam que o nome deveria ser um técnico de uma área específica. Outros queriam alguém com peso político maior. Na lista dos cotados, apareciam Tânia Gurgel, presidente municipal da legenda, Carlos Matos, presidente estadual, e Leonardo Baima, empresário."

( O POVO)

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO CEARÁ REGISTRA QUEDA, DIZ IBGE

"A produção industrial subiu em seis das 14 regiões pesquisadas em abril, na comparação com o mês anterior, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média nacional, a indústria apresentou aceleração de 0,2% na mesma base de comparação. Os Estados de Goiás (3,6%) e Bahia (1,6%) tiveram os crescimentos mais expressivos. Principal região industrial do País, São Paulo teve expansão de 0,6%, o que indica alta pelo segundo mês consecutivo. Também tiveram aumento na produção industrial os Estados de Santa Catarina (0,9%), Minas Gerais (0,4%) e Amazonas (0,1%). Por outro lado, registraram queda significativa na produção Pernambuco, Ceará e Pará. Segundo o IBGE, em abril, a produção industrial do Ceará ajustada sazonalmente recuou 7,7% em relação ao mês imediatamente anterior, após registrar forte crescimento por dois meses consecutivos, acumulando acréscimo de 12,9%. Mesmo com o resultado negativo de abril, o índice trimestral apontou crescimento. No confronto com abril de 2007, o setor industrial cearense cresceu 6,6%. O indicador acumulado no ano aponta expansão de 4,9%. O índice acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 2,5% em março para 2,9% em abril, continua em trajetória ascendente desde janeiro de 2008."

(O POVO)

PASTOR PEDRO RIBEIRO ASSUMIRÁ VAGA DE PIMENTEL

O suplente Pedro Ribeiro é só felicidade. Atualmente morando em Brasília e atuando no gabinete da liderança do PMDB, ele deverá assumir, na próxima semana, cadeira de deputado federal no lugar de José Pimentel (PT), que será ministro da Previdência Social.
Pedro Ribeiro é pastor evangélico e já foi deputado federal pelo PTB, legenda que, inclusive, chegou a tê-lo como presidente no Ceará.
Ele afirmou estar pronto para retomar a missão parlamentar.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

JOSÉ PIMENTEL AGORA É MINISTRO DE LULA

O deputado federal José Pimentel (PT) é o novo ministro da Prvidência Social. Reunido nesta noite de quinta-feira, no Palácio do Planalto, com o presidente Lula, ele aceitou substituir Luiz Marinho (PT-SP), que se desincompatibilizou para disputar a prefeitura de São Bernardo do Campo.
A posse de Pimentel ocorrerá na próxima quarta-feira.
Além dele, o Ceará conta com um outro cearense tendo status de ministro. Trata-se de Pedro Brito, o secretário especial dos Portos.

DESMANTELADA "FÁBRICA" DE CDs E DVDs PIRATAS

Desmantelada nesta quinta-feira, em Itapipoca (125 Km de Fortaleza), uma fábrica de CDs e DVD pirata. Todo o material apreendido foi trazido para a Delegacia de Defraudações e Falsificações, em Fortaleza, e o dono da "fábrica", apontado pela Polícia como Márcio Gonçalves, está foragido.
Foram apreendidos computadores, copiadoras, impressoas e gravadores e uma boa quantidade de DVDs e CDs.

PIZZA - CPI DOS CARTÕES CORPORATIVOS ACABA SEM INDICIAMENTOS

"A CPI dos Cartões Corporativos aprovou nesta quinta-feira o relatório do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) no qual isenta todos os ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva acusados de irregularidades no uso dos cartões de pagamentos e não menciona a montagem do dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Com ampla maioria na CPI, a base aliada governista aprovou o relatório de Sérgio por 14 votos a sete e automaticamente rejeitou o texto paralelo apresentado pela oposição --que pedia o indiciamento dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Altemir Gregolin (Pesca) e Orlando Silva (Esportes), entre outros.
Luiz Sérgio negou que seu trabalho tenha sido "parcial" ou tenha o objetivo de favorecer o governo federal ao inocentar os ministros petistas nas irregularidades.
"O relator não pode ser nada além do que extração de dados do auto do inquérito parlamentar. Eu não pedi nem a absolvição de ninguém nem pedi para se incriminar ninguém. O que estou pedindo é que o resultado dessa CPI seja enviado ao Ministério Público, Tribunal de Contas da União, que dentro das suas metodologias poderão investigar. Não cabe ao relator emitir juízo de valor."


* Da Folha Online, leia mais aqui.

CAIXA FINANCIARÁ PACOTE DE APARTAMENTOS PARA POLICIAIS MILITARES DO CEARÁ

O vice-presidente da Caixa Econômica Federla, Carlos Borges, participará, nesta sexta-feira, em Fortaleza, do II Feirão de Imóveis da Caixa. A pomoção terá início às 9 horas, no Parque de Feiras do Sebrae e contará com a presença do governador Cid Gomes e dos secretários Joaquim Cartaxo (Cidades) e Roberto Monteiro (Segurança Pública e Defesa Social).
Tudo porque o vice da CEF firmará convênio com o governo estadual para garantir o financiamento de cerca de 400 apartamentos para policiais militares. Esse número é o primeiro de um pacote que virá em condições especiais de financiamento para a tropa (prazos maiores e juros menores e apoio oficial), dentro da meta do secretário Robeto Monteiro de melhorar a qualidade de moradia dos PMs.

LULA: HÁ MUITOS PALPITEIROS SOBRE A QUESTÃO DA AMAZÔNIA SEM AUTORIDADE MORAL

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira, em Brasília, durante cerimônia do Dia Mundial do Meio Ambiente, que há muitos palpiteiros sobre a questão da Amazônia e que eles “não têm autoridade moral” para sugerir políticas de preservação. Lula aproveitou a data para enviar ao Congresso um projeto de lei criando a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas e decretou a criação de três novas unidades de conservação ambiental. “Eu de vez em quando acho que a Amazônia é como aqueles litros de água benta que têm na igreja, todo mundo acha que pode meter o dedo. Basta ser católico e entrar na igreja que quer colocar o dedo para se benzer. E é muita gente dando palpite. Não é que nós não queiramos ajuda, não é que nós não queiramos partilhar os conhecimentos que precisamos ter da Amazônia, não é que nós não queiramos produzir projetos conjuntos. Nós não podemos permitir que as pessoas tentem ditar as regras no que a gente tem que fazer na Amazônia. Posso dizer para vocês que palpites não faltam. E de pessoas que não têm autoridade política para fazer isso, pessoas que desmataram o que tinha e o que não tinha, pessoas que emitem CO2 como ninguém”, criticou o presidente. Segundo ele, o Brasil não teme os debates internacionais sobre o tema e está disposto a colaborar, mas não abrirá mão da soberania de suas decisões."

(Portal G1)

CID AFIRMA QUE TASSO FALAVA MAL DO PRÓPRIO SECRETARIADO DELE

Do governador Cid Gomes (PSB), nesta mahã, ao ser indagado sobre o que achou da declaração do senador tucano Tasso Jereissati qualificando seu secretariado de "muito fraco":

- O Tasso falava mal do própio secretariado dele "

O senador, que governou o Ceará por três vezes, deu essa declaração ao ser entrevista na estréia do programa Coletiva, da TV O POVO, domingo último. Cid opinou sobre o caso em Pacajus, durante solenidade em que o governo estadual firmou convênio com o Instituto Jandaia na área da capacitação de jovens para o trabalho.

PRESIDENTE DA PETROBRAS ABRIRÁ ESPAÇO NA AGENDA PARA TRATAR DE REFINARIA COM O CEARÁ

O presidente da Petrobrs, Sérgio Gabrielli, conversou, nesta quinta-feira, em Brasília, com o coordenador-geral da bancada federal cearense, deputado federal José Arnon (PTB), e anunciou: ainda neste mês, abrirá espaços em sua agenda para tratar dos interesses do Ceará por uma refinaria de petróleo. Gabrielli assegurou que a estatal terá dois projetos em definição em breve - um é para o Maranhão.
A audiência com Gabrielli não contará apenas com membros da bancada cearense, mas com a presença também do governador Cid Gomes. Com José Arnon na conversa estava também o deputado federal Chico Lopes (PCdoB).

VAMOS NÓS - Eis o Ceará ficando na fila da agenda do Gabrielli. De novo.

VICE DO PR, ROBERTO MATOSO CRITICA GESTÃO LUIZIANNE E AVISA QUE TERÁ FUNÇÃO


Matoso, ao lado de Lúcio, apregoa choque de gestão

Com auditório da Câmara Municipal lotado, foi anunciado, nesta quinta-feira, o nome do empresário Roberto Matoso como vice do pré-candidato do PR à Prefeitura de Fortaleza, deputado estadual Adahil Barreto. O presidente regional da legenda, Lúcio Alcântara, destacou qualidades e a juventude de Matoso, que foi o primeiro coordenador da Associação dos Jovens Empresários (AJE ) no Ceará.
Roberto Matoso expôs números sobre a cidade, lamentando quadro de má gestão. Deu como exemplo a educação e avisou: foi convidado com o compromisso de que não vai ser um vice de decoração, mas atuar na área do planejamneto, emprego e renda.
"Fortaleza vive crise de gestão", reforçou Matoso.

PEC DOS VEREADORES - JARBAS SERÁ O RELATOR


"Caberá ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) dar o primeiro parecer sobre a chamada “PEC dos Vereadores” no Senado. Depois de aprovada na Câmara Federal, a Proposta de Emenda Constitucional 333/04, que aumenta o número de vereadores e diminui o orçamento das câmaras municipais, chegou ontem à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente da comissão, Marco Maciel (DEM), indicou Jarbas como relator da matéria. Na função, o peemedebista pretende promover amplo debate na Casa antes de apresentar sua posição. A discussão do assunto na CCJ, ontem, deu novo ânimo aos vereadores recifenses, que acreditam na “sensibilidade” do senador pernambucano para assuntos do Legislativo. Antes mesmo de ter acesso ao texto da PEC, o senador já sentia os efeitos do cargo assumido. “Vereadores do Brasil inteiro estão me procurando, principalmente depois da designação para a relatoria”, contou, à tarde.
Jarbas manteve a cautela e disse que vai basear seu parecer na opinião dos colegas senadores. “Vou conversar com as lideranças, abrir um grande debate sobre o assunto. A minha disposição é ouvir o sentimento do Senado, que quer encontrar um caminho para sair dessa confusão que virou a PEC”, explicou. O parlamentar não adiantou, porém, se sua inclinação pessoal pende apenas para um adiamento da discussão para além de 30 de junho, impedindo que as novas regras passem a valer já a partir de 2009, ou a uma separação nos dois pontos tratados pela PEC: o orçamento e o número de vagas nas câmaras."

(Jornal do Commercio)

GOVERNO PODE ABRIR AS TORNEIRAS PARA APROVAR NOVA CPMF

"Em público, Lula e seus ministros dizem que nada têm a ver com a recriação da CPMF. É coisa do Congresso, afirmam. Em privado, o Planalto tenta amolecer resistências mostrando aos congressistas o caminho do cofre. Negocia-se a liberação de emendas levadas ao orçamento de 2008 por deputados e senadores. Corre-se contra o tempo. A lei eleitoral proíbe que a União libere verbas quatro meses antes de uma eleição. Como haverá eleições municipais em outubro, o empenho das verbas que os parlamentares destinaram, em 2008, aos seus Estados e municípios precisa ser feito até o final de junho. Como sinal de boa vontade, o Planalto levou o pé ao acelerador. Em maio, empenharam-se R$ 236,6 milhões em emendas de deputados e senadores. Para ser exato: R$ 236.646.409,80.
Desse total, R$ 98 milhões foram empenhados na última semana de maio. Cifra que supera em mais de três vezes o montante do "Bolsa Emenda" de abril: R$ 70,2 milhões. Na ponta do lápis: R$ 70.249.015,06. A nota de empenho amarra o dinheiro a uma determinada despesa. Representa o compromisso formal do pagamento futuro. E a expectativa dos votos presentes, nos plenários da Câmara e do Senado. Além de negociar no varejo, o governo dialoga no atacado. Foi ao balcão o ministro José Múcio, coordenador político de Lula. Em conversas com dirigentes da Comissão de Orçamento do Congresso e com líderes partidários, Múcio comprometeu-se obter a revisão vetos que Lula impusera a duas rubricas inseridas no PPA. Coisa de R$ 6 bilhões. Emendas coletivas (endossadas por bancadas estaduais multipartidárias) e individuais (assinadas isoladamente por deputados e senadores)."

(Blo do Josias de Souza)

SENADO APROVA NORMAS PARA EMPRESAS QUE OPERAREM EM ZPEs


O senador Tasso Jereissati (PSDB) foi relator da matéria.

"O Senado aprovou ontem a medida provisória que cria normas para o funcionamento de empresas nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Como o texto aprovado pela Câmara não foi modificado, a medida vai agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo com a normatização das ZPEs, caberá agora ao governo estabelecer, por decreto presidencial, os critérios de funcionamento da secretaria executiva do conselho que será formado por técnicos responsáveis pela análise dos critérios necessários para o atendimento ao pedido de novas autorizações. A medida provisória isenta do pagamento de Imposto de Renda, por cinco anos, às empresas que se estabelecerem nestas áreas de importação e exportação. Além disso, estabelece uma redução em 75% do mesmo imposto nos cinco anos subseqüentes para as empresas instaladas em estados que integram as superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)."


(Folha Online)

NESTA QUINTA-FEIRA, Tasso recebe vários telefones parabenizando pelo trabalho de arfticulação que fez no Senado e que resultou na aprovação das ZPEs.

VICE-GOVERNADOR: CRÍTICA DE TASSO À EQUIPE DE CID FAZ PARTE DO "JOGO POLÌTICO"


O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) afirmou, nesta quinta-feira, que a declaração dada pelo senador Tasso Jereissati (PSD) qualiicando o secretariado do Governo Cid Gomes de "muito fraco" faz parte "do jogo político" e que "é um direito dele pensar assim, pois é a opinião dele". Tasso fez essa coloicação durante entrevista à TV O POVO, quando da estréia do programa Coletiva, domingo último. Pinheiro afirmou que, na avaliação do governo, o perfil ´bem diferente e que há seetores mostrando um bom trabalho.
Ele citou, como exemplo, avanços na área da agricultura familiar, que tem como titular o petista Camilo Santana, e que vem superando as expectativas. Citou também a área da saúde, com projetos importantes como hospitais-pólos. Nessa pasta, o titular é João Ananias (PCdoB). Não citou os tucanos que ocupam as secretarias da Justiça e Cidadania e Turismo.
Para Pinheiro, a administração Cid Gomes vem sedimentando projetos e mostra boas perspectivas para o futuro. Pinheiro encontra, nesta quinta-feira, em Teresina (PI), onde dará palestra na Escola de Governo do Piaui sobre "Gestão Pública".

COMÉRCIO VOLTA A PROTESTAR CONTRA TAXAS COBRADAS POR CARTÕES DE CRÉDITO


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Honório Pinheiro, anunciou, nesta quinta-feira, que a Confederação Nacional do Comércio vai reforçar luta contra o que qualifica de "absurdo": as taxas de administração cobradas pelas empresas de cartão de crédito sobre o setor. Segundo Honório, já foi criada no Congresso Nacional uma ofensiva contra esse tipo de situação. "Nós temos hoje taxas de administração variando de 3 a 6 por cento, dependendo do setor, o que é muito elevado", expôs Pinheiro.
A ofensiva chama-se Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, que deverá representar o segmento pincipalmente nas discussões realizadas pela Comissão Especial da Reforma Tributária. Honório não falou em boicotes, mas deixou claro que o comércio vai pressionar, através da Confederação Nacional do Comércio.
Nesta quinta-feira, em Brasília, ocorrerá reunião para tratar de medidas a serem adotadas com relação às taxas de administração dos cartões de crédito. Honóro Pinheiro estará presente.

PRESIDENTE DA FUNASA PRIORIZA CEARÁ E ENTREGARÁ OBRAS NA ÀREA DOS ÍNDIOS TAPEBA


"O Ceará é o Estado que mais se beneficiou das verbas de investimento da Funasa nos últimos cinco anos. De 2003 a 2007, foram R$ 298,91 milhões de um total de R$ 2,2 bilhões destinados a obras de saneamento básico. O valor é mais que o dobro do que recebeu Pernambuco (R$ 142 milhões) no mesmo período e superior aos R$ 217 milhões repassados para o Pará (R$ 93 milhões) e à Paraíba (R$ 124 milhões). Os dados constam de levantamento realizado pelo site Contas Abertas no Siafi (sistema de prestação de contas da União), a pedido da Folha. A análise considerou também um relatório do departamento de engenharia da própria Funasa com a descrição dos convênios executados pela fundação nos últimos cinco anos. O documento, obtido pela reportagem, chegou a ser publicado pela Funasa em seu site na internet, mas foi retirado em abril. Ali estão descritos os chamados "eixos de ação" do órgão no que se refere à sanemanento básico. Em tese, a Funasa deve priorizar o saneamento de áreas indígenas e quilombolas, para o qual foram repassados nos últimos cinco anos R$ 2,3 milhões. Segundo o IBGE, Roraima e Amazonas reúnem a maior população indígena do país, mais de 100 mil. Os Estados receberam R$ 98 milhões. No Ceará, vivem cerca de 7.000 índios.

(Folha de São Paulo)

DETALHE - O presidente da Funasa, Danilo Forte, estará chegando nesta quinta-feira ao Ceará para entregar dois projetos do PAC do Saneamento à comunidade indígena dos Tapeba, na cidade de Caucaia (Região Metropolitana). São projetos, conforme a Funasa, para contribuir na redução da mortalidade infantil.

UFC FARÁ NOVA CONSULTA PARA REITOR DIA 20 DE AGOSTO

A Universidade Federal do Ceará (UFC) marcou para o dia 20 de agosto próximo uma nova consulta para escolha de reitor. Com a morte do reitor Ícaro Moreira, esperava-se a nomeação de seu vice, Jesualdo Farias, conforme o artigo 24 do Estatuto da instituição. Mas o Ministério da Educação (MEC) não acatou o artigo, afirmando que a escolha do sucessor deve ser feita com base em lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni). Para Farias, reitor em exercício, isso fere a tradição e a autonomia da UFC. Ele confirmou que vai disputar para chegar a ser reitor da Instituição.

IRMÃOS PRESOS POR PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA

Os irmãos Antônio Lima Macedo (33) e Cícero Lima Macedo (25) estão presos na delegacia de Lavras da Mangabeira. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI), eles responderão por tráfico de maconha. Através de denúncia anônima, a Polícia encontrou 22 pés de maconha plantados em área do sítio Baixio, de propriedade da família dos dois.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

ANTENOR NASPOLINI DEVERÁ SER O VICE DA PRÉ-CANDIDATA PATRÍCIA SABOYA


Naspolini ao lado da amiga Ada Pimentel

E durante o intervalo do jogo do Fluminense X Boca, num estádio do Maracanã superlotado, nesta quarta-feira, eis que toca nosso celular e a informação vem de uma fonte: o ex-secretário da Educação do Ceará, Antenor Naspolini, deverá ser o vice na chapa da pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Saboya (PDT). As conversações entre os dois começaram há cerca de duas semanas e evoluíram. Naspolini tinha um problema para resolver: como consultor do Unicef para o Governo de Angola no plano da educação de base, precisou rediscutir seu contrato e pedir um tempo para mergulhar em nova tarefa. Conseguiu acertar tudo e deverá ser companheiro de Patrícia.
Antenor Naspolini foi titular da Seduc no período de 1995 a 2002 (Governos Tasso Jereissati) e ainda chegou a ser deputado federal com atuação importante, pois integrou frente que garantiu a aprovação do Fundeb, o Fundo de Desenvolvimento da Educação de Base, uma evolução do Fundef. Segundo a mesma fonte, Patrícia queria um vice que tivesse compromisso com o que ela estipulou como prioridade e, também, um resgate do ideário do PDT: educação. Naspolini entrou no páreo.

LIBERADO USO DA LOGOMARCA "FORTALEZA BELA"


E a prefeita Luizianne Lins (PT) obteve, nesta quarta-feira, mais uma vitória na Justiça Eleitoral. A corregedora regional eleitoral Gisele Nunes, na condição de relatora, extingüiu os efeitos de representação interposta pelo PSDB, que proibia o uso, por parte da gestão municipal, da logomarca "Fortaleza Bela", alegando propaganda eleitoral antecipada.
A desembargadora remete agora o julgamento do mérito para o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Nesta semana, a mesma desembargadora extinguiu outra representãção interposta pelo PSDB e que proibia a imagem da prefeita Luizianne Lins no programa politico do PT.

(Este Blog também com Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

REAÇÃO (20h30min) - O advogado do PSDB, Maia Filho, em contato com este Blog nesta noite de quarta-feira, avaliou a decisão da desembargadora Gisele Nunes como "equivocada". Segundo disse, porque a decisão esbarra na Constituição Federal. "A Carta Magna consagra o princípio da impessoalidade e proíbe expressamente propaganda institucional contendo símbolo que caracterize promoção pessoal do gestor. Toda a população do município de Fortaleza testemunhou o abuso da publicidade que contaminou todos os prédios públicos da administração", desabafou o advogado dos tucanos.

CEARÁ VAI MESMO GANHAR UMA REFINARIA


Valhei-me, Santo Expedito!!

O Ceará vai mesmo ganhar uma refinaria de petróleo. Informou, nesta noite de quarta-feira, ao se reunir em Brasília com a bancada federal cearense, o ministro José Múcio (Relações Institucionais). Dos dois empreendimentos do gênero programados para o Nordeste pela Petrobras, virá uma para o Estado, enquanto a outra já está acertada para o Maranhão.
Nesta quinta-feira, haverá reunião da bancada federal cearense com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. O encontro foi articulado pelo ministro José Múcio. Na ocasião, serão tratados os detalhes da liberaçaõ do projeto para o Ceará.
O deputado federal José Airton, presente ao encontro, não quis adiantar mais informações a respeito da conquista da refinaria que, conforme ele, está sacramentada. Disse que, por decisão da bancada como um todo só quem falará sobre o projeto é o coordenador-geral José Arnon (PTB). Este Blog tentou falar com o parlamentar, mas seus celulares não atendem.

DETALHE - Vamos continuar fazendo figa e, infelizmente, adotando postura de São Tomé. Para não nos decepcionarmos novamente. Vamos, inclusive, apelar a Santo Expedito, o santo das "causas urgentes". Para não apelarmos, por enquanto, para São Judas Tadeu, o santo das "causas impossíveis".

GAZETA MERCANTIL ENTREGARÁ PRÊMIO AO MUNICÍPIO DE CAUCAIA

O município de Caucaia (Região Metropolitana) receberá o prêmio “Municípios mais Dinâmicos do Brasil – Atlas do Mercado Brasileiro 2008”. A premiação é da Gazeta Mercantil e será recebido pela prefeita Inês Arruda (PMDB) na próxima segunda-feira, em São Paulo. Na mesma cerimônia, ocorrerá o lançamento da segunda edição da revista Atlas do Mercado Brasileiro, que traz o ranking dos 300 maiores mercados e os 300 municípios com maior potencial de crescimento, onde a cidade de Caucaia também estará inserida. Para conferir o dinamismo de cada cidade foram analisados dados como o IPC, o PIB, os depósitos bancários somados às operações de crédito, a criação de empresas, licenciamento de veículos, população, “cesta” de gastos municipais sociais per capita, entre outros indicadores econômicos. Caucaia é pela segunda vez o município mais dinâmico do Ceará.

E A "LISTA SUJA" DO TCM PROVOCA CORRIDA POR LIMINARES JUNTO AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Um festival de pedido de liminares contra a divulgação da "lista suja" do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na qual aparecem prefeitos, ex-prefeitos e demais gestores públicos com contas desaprovadas ou acusados de crime de improbidade administradativa, bateu à porta do Tribunal de Justiça do Estado. Quem quer disputar eleições neste ano, tenta, de todo jeito, sair desse rol que provoca desgaste de imagem e deixa, no mínimo, o citado com a marca de que fez algo que não devia. A ordem é evitar desgaste político.
Nessa estratégia, está valendo tudo e advogados de peso estão sendo mobilizados nessa operação salve a minha pele. Nesta quarta-feira, por exemplo, os advogados Edson Queiroz e Reno Ximenes embarcaram para Brasília com objetivo de se inteirar junto ao Tribunal Superior Eleitoral sobre os impactos de uma lista dessa sendo divulgada. Os dois não quiserem falar muito sobre a missão, mas há quem reconheça: com ou sem nome na lista, o fato é que essa medida do TCM já fez com que o eleitorado ficasse de orelha em pé nas próximas eleições. O que é salutar para a cidadania.

CID COBRA UNIÃO NA LUTA PRÓ-REFINARIA E DIZ QUE NÃO QUER SER PAI DA CONQUISTA


Vinte deputados federaia e o senador Inácio Arruda (PCdoB) participaram de reunião-almoço com o governador Cid Gomes (PSB) nesta quarta-feira, no Alvorada Park Hotel, em Brasília. A pauta concentrou-se em dois temas: refinaria de petroleo e a regulamentação da Emenda 29 da saude. No que diz respeito à refinaria, Cid Gomes disse estar preocupado com informações divulgadas na imprensa dando conta de disputas e conquista de projetos do gênero por outros Estados. Para ele, o melhor caminho de conquista do empreendimento é a união de forças. "Temos que unificar estratégias e discurso", apelou o governador, reforçando ser fundamental a unidade. Ele deixou claro que, na briga pela refinaria, não quer ser pai nem líder da conquista do projeto. Considera um sonho dos mais antigos, já buscado por muitas lideranças.
Ele enfatizou ainda que "em todos os encontros que tive com o presidente Lula, nos quais conversamos sobre refinaria, ele sempre assegurou que o Ceará estava totalmente apto a receber o investimento devido à montagem de toda a infra-estrutura adequada para a obra".
O governador disse que sua missão, a partir de agora, é "colocar panos mornos" em qualquer divisão. Cid propôs que a bancada designasse interlocutores para que, junto a ele, fomentasse a mobilização e o debate com lidernaças empresariais, Petrobras e o governo federal.
Disse também que já existem algumas estratégias da parte do seu governo com o objetivo de atrair o empreendimento, mas que não pode expor em razão da concorrência.
Cid reiterou estar aberto para o diálogo constante com a bancada sobre todos os sasuntos em tramitação no Congresso.

AUSÊNCIA - Ciro Gomes, que está dando palestra em Salvador, e Aníbal Gomes, que ligou para Cid Gomes informando que estava numa audiência ministerial, mas que hipotecava solidariedade nessas lutas.
SENADORES - Ainda nesta quarta-feira, Cid vai se reunir com os três senadores.
DETALHE - O que Lula disse para Cid em termos de refinaria soou como afago em Tasso Jereissati, ex-governador que investiu na base portuária do Pecém.

INDÚSTRIA DO CEARÁ ANOTA DESEMPENHO TÍMIDO EM ABRIL


Divulgado, nesta quarta-feira, o relatório sobre o comportamento do setor industrial do Ceará relativo ao mês de abril. Os dados, segundo o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI) anotaram desempenho tímido, segundo seis variáveis analisadas pelo órgão, que é ligado à Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Em termos de exportações, por exemplo, o setor industrial cearense registrou US$ 73,3 milhões, número inferior ao registrado em março último, que ficou em US$ 76,1 milhões.

* Clique e confira o relatório completo do INDI aqui.

TAXA DE HOMICÍDIOS CRESCE NO PAÍS, DIZ IBGE

"A taxa de homicídios cresceu no país entre os anos de 1992 a 2004, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A quantidade de homicídios a cada 100 mil habitantes passou de 24,6 em 1992 para 32,3 em 2004, o que representa em termos absolutos 7,7 mortes a mais. Os dados fazem parte da 3ª edição do IDS (Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2008), que contempla os números relativos a 2004.
A região Sudeste apresentou a maior taxa de mortes por homicídios, 32,3 por 100 mil habitantes, mais elevada que a média do país (26,9 por 100 mil).

O levantamento aponta ainda que as maiores taxas registradas foram no Rio (50,8), Pernambuco (50,1) e Espírito Santo (48,3). O IBGE constatou que, entre os homens, houve 50,4 homicídios por 100 mil habitantes. Entre as mulheres, foram 4,2 por 100 mil habitantes. Em 1992 os índice era de 35,6, e em 2004, 3,2.


(Folha Online)

COTADO PARA VICE DO BB, LÚCIO DIZ NÃO TER RECEBIDO CONVITE ATÉ AGORA

O ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, afirmou, nesta quarta-feira, não estar sabendo de convite ou cogitação para ocupar o cargo de vice-presidente de Governo do Banco do Brasil. O seu nome está sendo especulado como uma das opções do Palácio do Planalto, ao lado do ex-governador de Brasília, petista Geraldo Magela. Nesta quinta-feira, o ex-senador goiano Maguito Vilela (PMDB), estará se desincompatiblizando para disputar a prefeitura de Aparecida de Goiânia.
"Ninguém me procurou e não recebi nenhum convite", afirmou Lúcio Alcântara, ao desembarcar, nesta tarde de quarta-feira procedente do Rio, onde comemorou, ao lado de sua mulher, Beatriz, seus 40 anos de casado. Indagado sobre o porquê do seu nome na lista de cotados, não soube explicar, fazendo questão de dizer que "até agora" não havia sido procurado por ninguém. Ele não estendeu a conversa.
No ano passado, a vice-presidência de Governo do BB gerenciou R$ 187 bilhões de tributos federais, estaduais e municipais, além das contas de oito Estados e da BB Previdência, subsidiária que cuida de um montante de R$ 1,2 bilhão de 48 il funcionários de empresas privadas.
Lúcio, em marcço de 2006, chegou a ser cogitado para ocupar a presidência da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf). Ele obteve, no entanto, de saldo a indicação do seu correligionário, Guedes Ceará, para o cargo de superintendente estadual do Dnit.

PF E PM REALIZAM "OPERAÇÃO CARA DE PAU" E FAZEM QUATRO PRISÕES

"Uma operação conjunta entre as polícias militar e Federal, realizada na manhã desta quarta-feira, resultou na prisão de quatro pessoas e no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. A operação "Cara de Pau", organizada pela Superintendência da Polícia Federal, mobilizou 60 policiais, sendo 25 PMs do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), 35 agentes da Polícia Federal, além do apoio da aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Os policiais iniciaram os mandados de busca e apreensão a partir das 4h30min em busca de armas, drogas e munição. Rafael Monteiro da Silva e Audísio de Oliveira Gonçalves Sobrinho foram presos em flagrante acusados de tráfico de drogas na área. O terceiro criminoso está sendo procurado pela Polícia. Os presos foram conduzidos ao Departamento de Polícia Federal."

(Este Blog com informações da Assessoria de Imprensa da PM-CE)

STF ENTENDE QUE FUMAR MACONHA NO QUARTEL NÃO SERIA CRIME

"Fumar maconha no quartel não é crime. Pelo menos foi o que entendeu o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao conceder liminar em habeas-corpus ao ex-soldado Alex Silva de Campos, flagrado com 0,25 grama da droga dentro da unidade militar do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Cruz do Sul (RS). E a decisão não é isolada, mas uma tendência no STF.
Campos foi condenado pela Justiça Militar, desde a primeira instância até o Superior Tribunal Militar, a uma pena de um ano de prisão, a ser cumprida em regime aberto. Ele estava com dois colegas, fumando maconha no horário de folga.
O ministro entendeu que deveria aplicar no caso o princípio da insignificância, que tira de uma conduta o status de crime quando ela não tem potencial de gerar dano grave a terceiros. Nesse mesmo raciocínio, Celso de Mello entendeu que o Poder Judiciário não deve se ocupar com uma conduta que não implicaria “prejuízo importante” às pessoas."

(Estadão)

MAX GHERINGER LANÇARÁ LIVRO BASEADO EM QUADRO QUE APRESENTA NO "FANTÁSTICO"


Deixou Fotaleza nesta quarta-feira, após dar palestra para grupo de executivos a Bayer, no Seara Praia Hotel, o consultor de empresas e apresentador do quadro Emprego de A a Z, do programa Fantástico (Rede Globo), Max Gheringer. Bastante simpático, Gheringer informou que ainda neste mês estará chegando às bancas o livro Empego de A a Z, onde ele conta um pouco da experiência do seu trabalho agora na televisão, sem se esquecer de dar dicas improtantes para quem quer arranjar, manter ou progredir no emprego.
Max Gheringer, em conversa com este repórter, comprovou a imgem que tínhamos dele: um senhor cavalheiro.
(Foto -Paulo Moska)

FEIRÃO DE IMÓVEIS DA CAIXA PROMETE BONS NEGÓCIOS

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Armando Cavalcante, disse, nesta quarta-feira, que o setor está com grandes expectativas com relação ao II Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal, que ocorrerá nesta sexta-feira, no Sebrae.
"Os setores da construção e imóveis e os corretores estão otimistas. Ano passado, o faturamento com o primeiro feirão da Caixa chegou a R$ 95 milhões de negócios fechados. Nós trabalhos agora com a previsão de alcançarmos perto dos R$ 125 milhões, porque a variedade das ofertas também é bem maior", acentuou Armando Cavalcante.

QUADRILHA DE VOVÓS ENVOLVIDA COM FURTOS EM FORTALEZA


Com a prisão de uma mulher nesta terça-feira dentro de uma padaria no Bairro Aldeota, em Fortaleza, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos iniciaram a desarticulação de uma quadrilha formada por senhoras com idade superior a 50 anos, que praticavam furtos em igrejas, shoppings, lojas do Centro e vários outros estabelecimentos comercias da Capital. Segundo a Polícia, a quadrilha conta com senhoras que andavam sempre bem vestidas para não não chamar a atenção. A investigação ocoria há cerca de três meses e policiais admitem que o grupo pode ser formado por, pelo menos, cinco senhoras.

(TV Diário)

BALANÇO DO PAC - GOVERNO DIZ QUE 87% DAS AÇÕES TÊM ANDAMENTO SATISFATÓRIO

"Balanço divulgado hoje (4) pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) indica que 87% das ações previstas para este ano apresentam andamento adequado, 6% exigem atenção e 2% estão com ritmo de execução considerado preocupante. O restante corresponde às obras que já foram concluídas. Nos cinco primeiros meses do ano, 27,8% dos R$ 15,77 bilhões previstos para o PAC foram empenhados, o que significa R$ 4,39 bilhões. De acordo com balanço, que está sendo apresentado hoje no Palácio do Planalto, R$ 3,14 bilhões foram pagos de janeiro a maio deste ano, sendo que R$ 2,98 bilhões correspondem a recursos do ano anterior e R$ 160 milhões são do exercício atual. No ano passado, o primeiro balanço quadrimestral do PAC mostrou que 20% dos recursos previstos para o primeiro ano do programa (R$ 9,5 bilhões) haviam sido empenhados até 30 de abril de 2007. O PAC prevê a aplicação de R$ 503,9 bilhões até 2010 nas áreas de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos. Lançado em janeiro do ano passado, o programa é um plano estratégico do governo federal para recuperar, no prazo de quatro anos, a infra-estrutura e aumentar o ritmo de expansão da economia brasileira. "


(Agência Brasil)

VEREADOR DA BASE DA PREFEITA DISPARA CONTRA SEMAM


E a superintendente municipal do Meio Ambiente (Semam), Daniela Valente, que interpela judicialmente o ambientalista João Alfredo, seu ex-amigo das lutas progressistas, acaba de arranjar novo "inimigo". O pior: dentro de casa. Em artigo publicado no O POVO desta quarta-feira, o vereador José Maria Pontes (PT) bate duro na Semam, que teria feito descaso com desmonte de dunas da Praia do Fuuro. Confira:
PEÇO DESCULPAS
Em visita às dunas da Praia do Futuro em abril passado, após denúncia de desmonte daquela riqueza natural que ainda fazia parte de nossas paisagens, encontramos, eu e alguns ambientalistas, dezenas de operários, máquinas e caminhões com logotipos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente-Seman, a levar areia e destruir nossas dunas com o objetivo de construir um grande empreendimento de casas triplex, segundo informações colhidas no local. São muitos hectares demarcados com estacas, cercando áreas de dunas, que são "Áreas de Preservação Permanente" e, conseqüentemente, protegidas por lei. Para nossa surpresa, não encontramos no local nenhuma placa de identificação da obra, que é obrigatória, senão uma licença emitida pela Semam concedendo a sua autorização, inclusive sem a exigência do "Estudo de Impacto Ambiental-EIA" e do "Relatório de Impacto Ambiental-Rima", instrumentos legais previstos no art. 225. da Constituição Federal e na Lei Federal nº 6.938/81 que criou o Conselho Nacional de Meio Ambiente-Conama, encarregado de regulamentar, por meio de resoluções, a política de meio ambiente em nosso País.

Ressalte-se que, além das exigências do EIA/Rima, qualquer interferência em área de dunas tem que ser submetida ao Conselho Municipal do Meio Ambiente-Comam, como determina a Lei Orgânica do Município, o que não foi feito. Logo após comprovarmos visualmente a existência da obra, autorizada pela Semam, em total desrespeito à legislação e ao meio ambiente, recorremos ao Ministério Público e à SER II, solicitando que paralisassem aquela destruição imediatamente devido à complexidade da reparação do dano ambiental, como orienta o Princípio da Precaução. Em vários pronunciamentos intercedi na Câmara Municipal, mas nada adiantou, pois em visita recente àquele local, pude comprovar sua avançada destruição, o que me deixou muito amargurado, não só pelo que vi, mas também por saber que o pouco que resta dos nossos recursos naturais está sendo destruído, infelizmente com a conivência do Poder Público (Semam).

Como Vereador, me sinto impotente em não poder sustar essa degradação ambiental , a exemplo do aterramento das margens da Lagoa de Sapiranga, do desvio do leito e aterramento de parte do Riacho Água Fria, da canalização e desvio do Riacho das Lavadeiras, da construção de empreendimentos no Parque do Cocó e na lagoa da Itaperaoba, além da destruição de mangues para construção da Av. Juarez Barroso, entre outras. A preservação da natureza além de ser uma questão legal é também uma questão moral, pois a qualidade de vida das futuras gerações e a saúde do nosso planeta dependem do tratamento que se der hoje ao meio ambiente.

É lamentável que o homem continue destruindo a natureza, achando que pode se alimentar de dinheiro. Enquanto ocupar uma cadeira no Parlamento Municipal, continuarei denunciando e intercedendo no sentido de não permitir a destruição do nosso ambiente. Peço desculpas a todas as crianças da nossa cidade por não ter conseguido reduzir a degradação ambiental que está sendo submetida a nossa Capital. Só lamento que o Poder Público e a sociedade pouco ou nada fazem para dar um basta nesta destruição. E como disse um dia Martin Luther King: "o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons".

* José Maria Pontes - Médico e Vereador de Fortaleza

PARLAMENTAR PRESTA HOMENAGEM À MEMÓRIA DO POETA JOSÉ ALCIDES PINTO


Eudes destacou Caderno do O POVO

O deputado federal Eudes Xavier (PT) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, para prestar uma homenagem à memória do poeta José Alcides Pinto. Alcides morreu na última segunda-feira, víima de acidente de trânsito, no Centro de Fortaleza.
O parlamentar destacou a trajetória do poeta, a influência e importância do seu trabalho´para as novas gerações e desacou ainda "o belo trabalho realizado pelo Caderno Vida & Arte" do jornal O POVO sobre José Alcides Pinto.
O peetista pediu, inclusive, a inclusão da matéria nos anais da Câmara dos Deputados.

VICE JOSÉ ALENCAR É RÉU EM AÇÃO DE PATERNIDADE

"O vice-presidente José Alencar foi intimado a comparecer hoje, às 10h, no laboratório Gene, de Belo Horizonte, para a coleta de material de exame de DNA, em uma ação de reconhecimento de paternidade de uma filha, a professora Rosemary de Morais, 52, nascida antes de seu casamento com d. Marisa. O processo se arrasta desde 2001 e Alencar continua fazendo manobras protelatórias para evitar seu desfecho. Da noite para o dia, a alegada filha do vice José Alencar, que é um rico industrial, deve herdar parte de uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões. AÇÃO MINEIRA O processo contra José Alencar (foto) tramita na comarca de Caratinga (MG), onde ele conheceu e se relacionou com a mãe de Rosemary. A suposta filha soube pela mãe, idosa e doente, há poucos anos, de um velho segredo: seu pai é o vice-presidente da República. Há um ano, ao defender Renan Calheiros, Alencar observou: “Isso (relacionamento extraconjugal) pode acontecer com qualquer pessoa.”

(Coluna do Cláudio Humberto)

NEGÓCIO SEGURO - BRASIL TEM 5% MAIS VIGILANTES PRIVADOS DO QUE POLÍCIA

"Os vigilantes privados em atividade no país superam em cerca de 5% o total de policiais militares de todos os estados brasileiros. Segundo dados da Coordenação de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, existem hoje no país 431.600 vigilantes, ou seja, 19.700 a mais do que os 411.900 policiais militares estimados pelo Ministério da Justiça.
Esse “exército” da segurança privada também supera, em 35%, o efetivo total das Forças Armadas, que é de 320.400 homens. Com 139.800 homens, o estado com maior número de vigilantes privados é São Paulo, que também concentra o maior número de policiais militares (cerca de 80 mil). De acordo com o relatório da Polícia Federal, o Rio de Janeiro é o segundo colocado, com 45.600 homens atuando na segurança privada.
Além dos 431 mil vigilantes em atividade no país, há mais 1,1 milhão cadastrados, mas não-ativos, no sistema da Polícia Federal. Se o número total de cadastrados for levado em consideração, o contingente de homens da segurança privada no Brasil supera os da Polícia Militar e das Forças Armadas, juntas, em 117%.
Conforme a Polícia Federal, o número de empresas em ação no Brasil em todos os segmentos da segurança privada (segurança patrimonial, pessoal, de escolta e de transporte de valores) chega a 2.668."

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

POR AQUI, existem mais de 40 empresas do ramo. Isso mostra sentimento generalizado de insengurança não só no Ceará, mas no Brasil como um todo.

SERVIDOR VENDIA 2ª VIA DE CARTEIRA DE IDENTIDADE DENTRO DO PRÓPRIO INSTITUTO

"A Corregedoria dos Órgãos de Segurança Pública do Estado já iniciou a investigação sobre a denúncia de corrupção ativa dentro do Instituto de Identificação em Fortaleza, feita pela TV Jangadeiro, nesta terça-feira (3). Um funcionário foi flagrado pela equipe da emissora vendendo segunda via de carteiras de identidade no órgão. O servidor identificado como "Clidenor" foi afastado do cargo assim que a denúncia foi ao ar no programa Barra Pesada, apresentado por Nonato Albuquerque. Um corregedor está colhendo o depoimento de testemunhas, funcionários e do próprio servidor denunciado. A diretora do Instituto de Identificação, Aurimar Barreto, também já abriu uma sindicância interna."

DETALHE - Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Auimar Barreto, o servidor está como pré-candidato a vereador em Fortaleza. Já pensou?

(TV Jangadeiro)

CONSELHO DA UFC DEVE MARCAR PARA AGOSTO CONSULTA SOBRE NOVO REITOR


E o Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará fará reunião, a partir das 9 horas desta quarta-feira, para tratar da consulta a ser feita à comunidade universitária e que diz respeito à escolha do futuro reitor da Instituição. A Assessoria Jurídica entendeu que, com a morte de Ícaro Moreira, deveria haver uma nova lista tríplice. O reitor em exercício Jesualdo Farias endossou esse parecer e a expectativa é de que a consulta aos professores, estudantes e servidores, ocorra em agosto próximo, o que não atrtapalharia o período de férias.

DEFINIDO - Jesualdo, inclusive, é candidato a reitor.

PREFEITA JÁ ESTÁ EM FORTALEZA APÒS CUMPRIR AGENDA DE REUNIÕES E NEGÓCIOS NOS EUA

A prefeita Luizianne Lins (PT) já está de volta dos EUA. Ela desembarcou no início da madrugada desta quarta-feira, procedente de São Paulo, após manter encontro de trabalho com o BID e com grupo de empresas norte-americanas interessado em investir num pólo de tecnologia da informação a partir do Cefet do Pirambu, onde é desenvolvido projeto de formação de jovens carentes na área do hardware e software.
Luizianne foi recebida pelo procurador-geral do Município, Martônio Mont'Alverne, que estava como prefeito, depois de uma novela judicial onde ele chegou a ser afastado por duas vezes, através de liminares.

DETALHE - A segurança da prefeita havia montado esquema para que ela deixasse o aeroporto pelo subsolo do Pinto Martins. Mas como não apareceu ninguém da impensa, ela pode sair tranqüilamente pelo setor de desembarque. É esse tipo de comportamento da prefeita que nós da imprensa, nem os que a tiveram como professora no Curso de Comunicação Social da UFC, entendemos.

GRUPO DE VEREADORES DE FORTALEZA MADRUGA PARA FAZER LOBBY EM BRASÍLIA


Tin Gomes comandou a caravana.

Tendo à frente o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), tomou a rota de Brasília, nesta madrugada, uma caravana formada por 30 vereadores. O grupo reforçará lobby no Senado contra a PEC 333 que aumenta o número de cadeiras nas Câmaras Municipais do País, mas reduz o valor do duodécimo (verba repassada pelas prefeituras para o custeio dessas Casas legislativas). Segundo Tin Gomes, a ordem é pressionar senadores para que revejam essa PEC, que foi aprovada na Câmara dos Deputados.
"Só a Câmara Municipal de Fortaleza, com essa PEC, terá corte de 65% do seu duodécimo, o que inviabilizará por completo seu funcionamento, caso a matéria passe dessa forma", alertou Tin Gomes. A PEC garante elevação de 41 para 43 do número de vereadores. Na caravana, seguiram vereadores de todos os partidos com representação na Câmara Municipal.
Quem perdeu o vôo da Gol, que levou o grupo foi o vereador Salmito Filho (PT). Ele, no entanto, conseguiu vaga na TAM e embarcou para se engajar ao lobby.

(Foto - Paulo Moska)

NOVA CPMF PODE SER VOTADA NESTA QUARTA-FEIRA

"Apesar do número apertado de apoios, a base aliada ao governo promete votar hoje, na Câmara, o projeto que regulamenta a emenda 29 e que cria a nova versão da CPMF, a CSS (Contribuição Social da Saúde). Depois de um dia inteiro de reuniões, os governistas disseram ter conseguido 282 votos, 25 a mais que os 257 necessários para aprovar a proposta.A expectativa dos líderes era conseguir reunir até o início da discussão da nova contribuição, marcada para a manhã de hoje, o apoio de ao menos 290 congressistas. Caso contrário, a base não descarta novo adiamento, já que há um grande risco de o projeto ser derrotado. O texto final que regulamenta o repasse de verbas para a saúde e cria o novo imposto, com alíquota de 0,1% sobre as movimentações financeiras, foi finalizado no fim da tarde de ontem e será usado para tentar convencer mais deputados a votarem a favor da proposta. O vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), até agora contrário a criação do novo imposto, disse ter sido convencido pelo governo."Conversei o máximo que pude com o governo e eles estão irredutíveis, só aprovam [o projeto que regulamenta a emenda 29] com o novo imposto. Por isso, diante da necessidade de mais dinheiro para a saúde eu me curvo. O meu pensamento evoluiu, não tem jeito", disse. A votação da criação da CSS estava na pauta de ontem, mas a base decidiu transferir a discussão para hoje. O líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), minimizou a dificuldade de reunir o número de votos para a aprovação da proposta e disse que o motivo de mais um adiamento é o fato de a oposição obstruir a votação de uma medida provisória que tranca a pauta. O próprio relator do projeto, deputado Pepe Vargas (PT-RS), admite a incerteza sobre o número de votos."

(Folha de São Paulo)

ADAHIL BARRETO DIZ QUE MATOSO É SEU VICE

"O ex-secretário do Trabalho e Ação Social do Estado, Roberto Matoso (Governo Lúcio Alcântara), deverá ser indicado amanhã, às 10 horas, durante ato na Câmara Municipal, o vice da chapa do pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PR, deputado estadual Adahil Barreto. O próprio Adahil dá a informação, acrescentando que se sente "honrado" em ter "um jovem competente como companheiro". Adahil disse também que já definiu seu marqueteiro de campanha: o paranaense Iran Pessoa de Melo, nome experimentado em várias campanhas nacionais. "O eleitor pode ficar certo que faremos uma campanha limpa, de propostas e com discurso claro. Queremos contribuir para o alto nível do debate", acentuou o pré-candidato. O ex-governador e presidente estadual do PR, Lúcio Alcântara, comandará o ato."

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mis aqui.

terça-feira, 3 de junho de 2008

HILLARY JÁ ADMITE SER VICE DE OBAMA


"Em reunião com parlamentares em Nova York nesta terça-feira, 3, a senadora Hillary Clinton disse estar disposta a ser candidata a vice-presidente na chapa liderada pelo senador Barack Obama. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta da deputada democrata Nydia Velazquez, que disse acreditar que a melhor forma de Obama conseguir apoio entre grupos como os hispânicos seria ter Hillary como vice."

(Agência Estado - AP)





FLASH DO ELIOMAR - A "LISTA SUJA" DO TCM

EMPATE TÉCNICO - MARTA ANOTA 30% E ALCKMIN FICA COM 28% NA SUCESSÃO PAULISTA

Confira os números da mais recente pesquisa Ibope sobre a preferência do eleitorado para prefeito de São Paulo:

* Marta Suplicy (PT) - 30%
* Geraldo Alckmin (PSDB) - 28%
* Gilberto Kassab (DEM) - 13%
* Paulo Maluf (PP) - 9%
* Luiza Erundina (PSB) - 3%
* Soninha (PPS) - 3%
* Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT) - 2%
* Ivan Valente (PSOL) - 1%
* Zulaiê Cobra (PHS) - 1%
* Brancos e nulos somaram - 8%
* Não sabe/não opinou - 3%

(Este Blog com Blog do Noblat, através do Globo Online)

CIRO CRITICA TASSO E LUIZ PONTES OCUPA TRIBUNA PARA COBRAR EXPLICAÇÕES


Tucano: Ciro devia pedir desculpas.

O deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) cobrou, nesta terça-feira, da tribuna da Assembléia Legislativa, explicações do deputado federal Ciro Gomes (PSB) sobre críticas feitas ao senador Tasso Jereissati. Ciro Gomes disse, de acordo com O POVO, que Tasso não teria moral para acusar qualquer pessoa por causa da refinaria que não veio, lembrando que o tucano, como governador, e o então presidente FHC, tiveram oito anos para implantar o empreendimento e não o fizeram.
Para Luiz Pontes, a frase foi "infeliz e despropositada" porque, se há uma pessoa que acompanhou todo o trabalho do senador Tasso Jereissati para dar ao Ceará as condições de pleitear uma refinaria, foi Ciro Gomes. O tucano disse ainda que Ciro devia explicação por causa dessas críticas e, se de fato tiver feito tais declarações, que pedisse desculpas ao ex-governador cearense. Ciro teria reagido a uma fala de Tasso que, durante entrevista ao programa Coletiva, da TV O POVO, domingo último, avaliou como "dócil" a postura da bancada federal do Ceará com relação a uma mobilização pró-refinaria.

ASSESSOR DA PREFEITA COMEMORA CASSAÇÃO DE NELBA FORTALEZA

Sobre a cassação do mandato da vereadora Nelba Fortaleza (PTB), este Blog recebeu a seguinte carta enviada pelo assessor político da Prefeitura de Fortaleza, Acrísio Sena. Para ele, uma decisão que chegm como um alento para o cidadão. Confira:

"Quando cidadãos e cidadãs presenciam a força e a determinação da Justiça, ganham todos. O Brasil todo vive uma onda de confiança e esperança nos novos rumos da Nação. Em Fortaleza, ainda estamos sedentos por demonstrações dessa natureza. As manchetes dos jornais de hoje são um alento. A distribuição de apartamentos em troca de votos é nociva à democracia e ao direito individual e intransferível do voto. Nelba Fortaleza soltou rojões, ao ser campeã de votos em 2004. Ainda ontem festejava a aliança de seu partido com a candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, senadora Patrícia Saboya, e hoje vê seu nome apontado como campeã da troca de favores.
Em breve, todos seremos novamente convidados às urnas. Pois que este exemplo nos conduza às melhores escolhas e aos novos rumos da política e da justiça em nosso Estado."

Acrísio Sena
Assessor Político da Prefeitura de Fortaleza.


--------------------------------------------
MEMÓRIA - Nelba teve mandato cassado na última segunda-feira, acusada de trocar apartamentos no Connunto Tatu Mundê por votos, período em que era titular da SER V. Nesta terça-feira, ela seguiu para Brasília onde, junto ao TSE, tenta reverter o processo.