sábado, 6 de setembro de 2008

O DIA DA PÁTRIA EM FORTALEZA


"Neste domingo, 7, é dia de comemorar os 186 anos da Independência do Brasil. Uma das principais solenidades da data, o desfile militar, será realizado na avenida Beira Mar, com início marcado para às 9h30min. Antes desse horário, porém, a movimentação na área começará bem mais cedo. Já a partir das 6h30min, serão interditadas ao trânsito de veículos as avenidas Pessoa Anta, a partir da Alberto Nepomuceno, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, e toda a extensão da avenida Beira Mar. De acordo com o gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), Agamenon Pergentino, as vias de acesso a área do desfile serão as avenidas Monsenhor Tabosa e Abolição. O órgão terá 136 agentes distribuídos em 60 pontos ao longo do desfile, que se encerra a altura dos boxes de venda de peixes, onde termina a Beira Mar.
Às 8h45min terá início a revista da tropa pelo governador Cid Gomes, e pelo Comandante da 10ª Região Militar, general-de-divisão Vitor Carulla Filho. Às 09h15min, o governador será recepcionado no palanque das autoridades, com uma salva de gala executada pelo Grêmio de Artilharia do CMF e por continência regulamentar. Na seqüência, às 9h20min será aceso o fogo simbólico da pátria. A marcha vai contar inicialmente com cerca de dois mil estudantes e componentes de associações e entidades civis. Na seqüência, cerca de cinco mil militares das forças armadas, forças auxiliares e órgãos de segurança pública desfilarão. Conforme o major Marcos Costa, relações públicas da Polícia Militar do Ceará, o início da apresentação das organizações militares terá em primeiro lugar a Marinha, e na seqüência o Exército. Logo após será a vez dos membros da Aeronáutica. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal virão em seguida. Encerradas as apresentações a pé, desfilam os grupamentos motorizados do Exército, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A cavalaria da Polícia Militar encerra a apresentação."

(Jornal O POVO)

DEFENSORIA PÚBLICA VAI À JUSTIÇA EXIGIR QUE BANCOS PAGUEM PLANOS VERÃO E COLLOR

"A Defensoria Pública do Estado do Ceará irá ajuizar uma ação civil pública com o objetivo de obrigar os bancos privados de todo o País a ressarcir a atualização das poupanças brasileiras na época dos planos Verão, Collor I e Collor II, entre os anos de 1989 a 1991 quando o reajuste fora feito de maneira a prejudicar o cliente. De acordo com o defensor público Eduardo Villaça, como as poupanças foram corrigidas com o menor valor, algumas diferenças no reajuste chegam a 80%. A entrada da ACP será realizada nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, às 11h, no Fórum Beviláqua. Além de obrigar os bancos a ressarcir os clientes com as diferenças de reajuste, a ACP objetiva evitar que cada um tenha que entrar com uma ação individual, sobrecarregando o Poder Judiciário com a mesma causa de pedir. "Se for para procurar o Poder Judiciário, será apenas para fazer o cálculo do reajuste", explica Villaça. A ação foi promovida pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Ceará. "

(Site da Anadep-CE)

LUIZIANNE GANHA FESTA E APOIO DE GRUPO DE PROFESSORES DURANTE EVENTO NO NÁUTICO


Ela destacou compromissos de quem também é professora.

O principal fato da agenda de campanha da prefeita Luizianne Lins (PT), candidata à reeleição em Fortlaeza, foi, sem sombra de dúvidas, o encontro, neste sábado, com professores do município ocorrdio neste sábado, no Clube Náutico. Foram centenas de docentes que lhe manifestaram apoio, através da presença e de um manifesto entregue à prefeita.
Eis um trecho do documento: "Nenhum outro projeto político fez tanto pela educação em nossa cidade nos últimos 20 anos". Cita os avanços na área, como a criação da Secretaria Municipal de Educação e a elaboração coletiva do Plano Municipal de Educação.
Luizianne foi recebida com festa, discursou e prometeu "parceria" com os profissionais. Anunciou que se for reeleita, investirá na melhoria da qualidade da educação da 3º maior rede municipal de ensino do País.
"Como professora, entendo que somos exemplos para nossas crianças e sei o quanto um profissional de educação valorizado faz a diferença na vida de todos aqueles que, por missão, educamos", disse no ato. Ela fez um balanço dos "avanços" anotados em sua gestão como fardamento para a criançada, escola reformadas e outras construidas e merenda de qualidade.

(Foto - Rubens Venâncio)

DATAFOLHA - MARTA SUPLICY PEMANECE NA LIDERANÇA EM SÃO PAULO

"A candidata pelo PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, permanece na liderança das pesquisas de intenções de votos na capital paulista.Segundo levantamento do Datafolha, divulgado hoje (6) pela TV Globo, Marta tem atualmente 40% dos votos, 18% a mais que o segundo colocado, o tucano Geraldo Alckmin (22%).Em terceiro lugar, aparece o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), com 18%. De acordo com a pesquisa, Paulo Maluf (PP) conta com 8% e Soninha Francine (PPS) com 3% das intenções de votos. Já os candidatos Ciro Moura (PTC), Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Renato Reichmann (PMN), não registraram nem 1% das escolhas.O total de indecisos ou que pretendem votar em branco chega a 9% dos eleitores ouvidos. Ao todo foram entrevistados, segundo o Datafolha, 1.091 eleitores nos dias 4 e 5 de deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos."

(Congresso em Foco)

* Confira o resultado de outras Capitais aqui.

OS OLHOS POR TRÁS DO GRAMPO


"Francisco Ambrósio do Nascimento, um ex-agente do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI), é o espião que coordenou a atuação de um grupo de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Operação Satiagraha, da Polícia Federal. A pedido do delegado Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações contra o grupo do banqueiro Daniel Dantas, Ambrósio se instalou no começo do ano em uma sala no Máscara Negra, como é conhecido o edifício-sede da PF em Brasília. Tornou-se uma espécie de braço direito do delegado, funcionando como elo entre Protógenes e os agentes operacionais da Abin, cedidos à Satiagraha. Foi da sala situada bem em frente ao gabinete do diretor da Divisão de Inteligência, delegado Daniel Lorenz, que o espião coordenou os trabalhos que resultaram em milhares de horas de diálogos telefônicos gravados, centenas de filmagens e diversos monitoramentos que compõem as entranhas da Satiagraha.
Muitas das escutas extrapolaram as autorizações legais da Justiça. Numa delas, gravou-se uma conversa telefônica do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A partir daí, o arsenal clandestino da Satiagraha desencadeou uma crise institucional entre os Três Poderes da República. E o espião passou a última semana esquivando-se nas sombras de Brasília. Ele sabe que deverá ser chamado a depor no Congresso, no Ministério Público e na própria PF. Nessa hora, certamente será pressionado a revelar como, quando, por que e por ordem de quem sua equipe monitorou e promoveu escutas telefônicas e ambientais envolvendo autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Apesar de o QG desses agentes da Abin ocupar um espaço privilegiado no Máscara Negra, nem o diretor de Inteligência nem o diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, sabiam das missões confiadas ou da autonomia concedida ao espião. Para entrar no prédio e nos computadores da PF sem deixar rastros, Ambrósio usava crachá e senhas de outra pessoa, uma funcionária. Os caminhos percorridos por esse crachá e por essa senha já começaram a serem rastreados numa investigação da Polícia Federal. A pedido do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), o caso também será acompanhado por representantes do Congresso e do Judiciário."

* Da IstoÉ, leia mais aqui.

OLHA A PESQUISA SAINDO DO FOOORRNO!!

E a semana que vem promete mexer com os nervos dos comitês eleitorais e marqueteiros. Aguarda-se a divulgação de novas pesquisas do Ibope, Vox Populi e Datafolha sobre o páreo em Fortaleza. Sobr o Ibope e Datafolha, os números já estão sendo liberados em várias Capitais. Por aqui, a especulação é grande.
A indagação pode até ser velha, mas vamos ressuscitá-la: Será que pesquisa decide mesmo eleição?

DATAFOLHA - FORTALEZA

Eis nota, o Grupo de Comunicação O POVO informa: "divulga à 0h05min de segunda-feira a terceira rodada de pesquisa O POVO/Datafolha de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza."

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO? NADA GRATUITO


"Castigando o contribuinte". Eis o artigo assinado no O POVO deste sábado pelo polêmico jornalista e advogado Themístocles de Castro e Silva. Aborda a grana que a gente paga para assistir ao horário eleitoral gratuito. Confira:

"Todos os jornais já registraram quanto custará ao pobre e suado contribuinte o chamado horário eleitoral gratuito: exatos duzentos e quarenta e cinco milhões de reais. É quanto deixará de receber o Tesouro para as necessidades do País, pois as estações de rádio e televisão fazem encontro de conta com o Imposto de Renda. Gratuito, portanto, somente para os candidatos. Quem paga imposto entra com sua parte para financiar essa baboseira que inventaram para enganar o eleitor. Observem que as promessas são as mesmas, a maioria absurda e até sem sentido. Mas o emprego é bom. Excelente salário, com parcelas indiretas, tudo de graça, inclusive gabinete, emprego "aspone" para os amigos e trabalho, que é bom, para a maioria, nada.

Como não se opera de graça qualquer iniciativa em favor do povo, quem vai eleito se limita ao papel de colunista social, com registros de aniversário, nomes de rua, debates inócuo de algum problema, votos de pesar etc. A todo parlamentar é vedado tomar iniciativa que aumente a despesa pública. E a medida é correta, do contrário cada um levaria um pedaço da arrecadação para o seu distrito ou município. Nas eleições de 50, 54 e 58 não havia essa história de "horário gratuito". Os candidatos, na sua imensa maioria, eram de qualidade moral e intelectual. Menezes Pimentel, Paulo Sarasate, Otávio Lobo, Parsifal Barroso, Plínio Pompeu, Olavo Oliveira, Wilson Gonçalves e tantos outros nunca compraram voto, nem nunca foram à TV prometer nada.

Apenas o nome era garantia de comportamento correto, sem as mazelas que observamos hoje, em todos os níveis. Por que o povo pagar 245 milhões por um programa que não melhora em nada a representação popular? Pelo contrário, ela cai de qualidade de eleição em eleição. Seria melhor para a Democracia se esses 245 milhões fossem distribuídos nas cidades mais carentes e de prefeitos honestos. Se gastam com outras despesas de campanha, por que não pagarem também o espaço usado na TV, poupando o dinheiro do contribuinte?"

LÍDER DA JUVENTUDE TUCANA PARTICIPA DE CAMPANHA EM FORTALEZA



Está em Fortaleza o presidente nacional da Juventude do PSDB, deputado estadual Bruno Covas (PSDB/SP, que é neto de Mário Covas. Ele substituiu a cearense Kamyla Castro e neste sábado cumprirá agenda de campanha, dentro do objetivo de fortalecer as candidaturas a vereador do partido. No programa de Bruno Covas, caminhadas e bandeiraços em bairros como Cidade 2000. Ele ainda circulará em ritmo de campanha pelo calçadão da Beira Mar.

PROGRAMA

9 horas - Caminhada no Luciano Cavalcante - Conjunto Ibarama
10 horas - Bandeiraço na Av.Santos Dumont (sinal da entrada para a cidade 2000)
17 horas - Caminhada e bandeiraço na Av. Beira Mar (Feirinha)

SERVIÇO

*Contato - 8898 8845

CID GOMES PARTICIPARÁ DE CAMPANHAS DE ALIADOS OU NÃO A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA


"O governador Cid Gomes (PSB) vai começar, na semana que vem, a percorrer os municípios do Interior pedindo votos para seus aliados. Ele declarou ontem, durante visita ao Empreender 2008, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai identificar os locais onde a base do Governo do Estado está unida. "Esses (municípios) são prioritários". Ele citou Sobral e Tauá, cidades onde os partidos que lhe dão sustentação política estão juntos. No entanto, o governador irá, sim, a locais onde partidos aliados de sua administração estejam em palanques diferentes. Cid avisou que irá se desculpar com uma das partes, mas que terá de cumprir compromissos do passado. "Tem alguns municípios em que eu tenho compromissos pessoais. Vou me desculpar, vou pedir para ligarem antes para os partidos que têm candidatos (aliados em outro palanque). Infelizmente, são compromissos pessoais", justificou sobre a opção de apoiar um dos lados. "São compromissos que eu assumi pessoalmente há muito tempo atrás, na época em que eu era militante partidário. Vou ter o cuidado de me desculpar", declarou ele. Disse ainda que não fará nenhuma campanha agressiva. "Não é meu estilo fazer campanha de agressão. Vou procurar enaltecer os méritos das candidaturas", explicou."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.
VAMOS NÓS - Em alguns municípios, vai ser linda a cena em que poderão esdtar no mesmo palanque Cid Gomes, Ciro Gomes e Tasso Jereissati, ao lado de Eunício Oliveira e até José Nobre Guimães. Sobral, onde Leônidas Cristino (PSB) postula reeleição, seria a terra desse milagre. Lá o clima é de verdadeira "União pelo Ceará".

GRAMPO SEM FIO OU COM UM FIM?

"Será julgada na terça-feira pelo STJ uma ação que poderá alterar alguns usos e costumes da "grampolândia". Segundo a lei, os pedidos de escuta telefônica à Justiça são concedidos por quinze dias, prorrogáveis por mais quinze. Só que a própria Justiça tem permitido a extensão indefinida desse prazo. A ação pede que uma condenação seja anulada porque o réu foi grampeado por dois anos. O relator do caso, Nilson Naves, concordou com a tese da defesa – a de que se deveria anular a condenação. Agora, outros três juízes darão seus veredictos. Se pelo menos um deles seguir o voto do relator, a polícia ou os procuradores terão de pedir nova autorização a cada quinze dias. Claro que se está falando de grampos autorizados judicialmente. Quanto àqueles que são feitos nas sombras, salve-se quem puder..."

(Coluna Radar, da Veja desta semana)

FORTALEZA RECEBE SHOW DE NEY MATOGROSSO



Neste sábado à noite, no Siará Hall, em Fortaleza, um show imperdível: Ney Matogrosso. No palco, ele interpretará 22 canções inesquecíveis e levará o fã a uma viagem maravilhosa, entre luzes, cores e um figurino dos mais caprichados. Pronto. Nada de falar muito de Ney, não é mesmo?

POLÍCIA CIVIL FALIDA - NUMA ÚNICA DELEGACIA, 131 HOMICÍDIOS SEM AUTORIA

"É um recorte na estatística, mas ilustra o cenário do crime sem castigo na Capital. Num único reduto, o 32º Distrito Policial (Grande Bom Jardim), 131 homicídios ou tentativas de assassinatos desceram ao limbo das execuções em que os autores nunca foram punidos ou nem sequer identificados. O período vem de 2001 até 2008. Deste total, 57 inquéritos policiais estão com investigação assumidamente atrasada. E outros 74 casos foram instaurados, mas nem saíram da delegacia para a remessa ao Poder Judiciário dentro do prazo. Ou seja, ninguém foi ao menos indiciado ou denunciado. O dado constrange. É oficial, faz parte de um relatório assinado pelo escrivão Josenildo Moura de Menezes, daquela delegacia, a partir de uma cobrança feita pelo Ministério Público Estadual. O atual delegado titular do 32º DP é José Jesuíta Barbosa, que herdou a situação desde que assumiu em fevereiro de 2007. Foi a partir de uma matéria publicada pelo O POVO, em 3 de março deste ano ("Inquéritos ficam parados por três anos em delegacia"), que a procuradora geral da Justiça, Socorro França, acionou uma força-tarefa de promotores para buscar inquéritos de homicídios mal resolvidos ou sem solução nas delegacias da Capital. Boa parte das ocorrências foram ações de matadores de aluguel ou casos de vingança, a exemplo da Companhia do Extermínio. Até o final de julho, 24 delegacias distritais já haviam sido visitadas, também para saber as condições de funcionamento. As delegacias especializadas foram vistoriadas no mês passado. Na matéria de março, O POVO contou a história de apenas 22 casos impunes, na área do 30º DP (Conjunto São Cristóvão), mas o MP teve ciência que a falência nas investigações era muito maior."

* Do Jornal o POVO, leia mais aqui.

DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ TERÁ AUTONOMIA FINANCEIRA A PARTIR DE 2009


A defensora-pública geral do Ceará, Francilene Gomes, informou para este Blog que já está garantido: em 2009, no Orçamento Estadual, o órgão terá direito a duodécimo. Ou seja, o governo estadual vai começar a cumprir o que manda a Constituição Federal, que é assegurar a autonomia financeira da Defensoria Pública. A medida vai assegurar a autonomia administrativa de fato.
Francilene não deu detalhes sobre como será repassado o duodécimo. A previsão é de que seja gradual o crescimento das liberações. Essa luta é antiga e a categoria, sem sombra de dúvida, já conta os dias para começar o exercício 2009.
Nós, que acompanhamos há anos essa peleja da Defensoria Pública para deixar de ser tratada como o "primo pobre" do Judiciário, também comemoraremos.

JUSTIÇA FEDERAL SELECIONA ESTAGIÁRIOS EM FORTALEZA

"A Justiça Federal no Ceará inscreve até o próximo dia 16 para a seleção de novos estagiários em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço eletrônico do Instituto Cidades (www.institutocidades.org.br), empresa organizadora do concurso. Existem vagas para os cursos de: Direito, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Informática e Comunicação Social/Jornalismo. Podem participar da seleção apenas os estudantes das instituições de ensino superior conveniadas. São elas: UFC, UECE, UNIFOR, FIC, FFB, FA7 e FACULDADE CHRISTUS.
Atualmente, a Justiça Federal no Ceará conta com 113 estagiários, que atuam em diversas áreas. Os estagiários recebem bolsa de um salário mínimo e meio e cumprem uma carga horária de 20 horas semanais. A duração do estágio é de um ano, podendo ser prorrogado para o mesmo período. Nesse tempo, o estagiário aprende na prática o que é ensinado na teoria em sala de aula e tem a oportunidade de ser acompanhado e orientado por profissionais de sua área."

Clique e VEJA EDITAL

(Com o site da Justiça Federal)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

MORRE FERNANDO BARBOSA LIMA, PIONEIRO DA TV BRASILEIRA

"Jornalista, publicitário e produtor de TV, Fernando Barbosa Lima morreu na noite desta sexta-feira (5), aos 74 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há 11 dias no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Atualmente, Fernando ocupava o cargo de presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Segundo familiares, o corpo do jornalista deverá ser cremado neste sábado (6) no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Filho do jornalista e ex-presidente da ABI, Barbosa Lima Sobrinho, o carioca Fernando Barbosa Lima foi um homem de televisão. Sua estréia foi na extinta TV Rio, onde criou diversos programas como “Sem Censura”, numa época em que as transmissões ainda eram em preto e branco. "

(Portal G1)

LUIZIANNE LINS DEIXA DE DAR ENTREVISTA, PELA SEGUNDA VEZ, À TV CIDADE


Como ela diria: A "Louca" que, nesse caso, não deu certo.

E a prefeita Luizianne Lins (PT), candidata à reeleição, acabou não sendo entrevistada na série que a TV Cidade (Canal 8) realiza com os "prefeituráveis". Luizianne daria entrevista nesta noite de sexta-feira durante o Jornal da Cidade, com direito a expor suass propostas durante cinco minutos. Até que ela chegou com meia hora de antecedência à emissora, mas acabou pedindo para ir resolver um assunto particular e não retornou à emissora.
Quem ficou na maior saia justa foi o assessor da candidata Demétrio Andrade. Ele chegou à emissora procurando a candidata, ligou várias vezes para ela e não conseguiu evitar o vexame de a emissora ter que divulgar nota no noticiário e apelar para matérias de gaveta a fim de preencher o tempo.

DETALHE - Esta é a segunda que a prefeita não dá entrevista para a emissora. O assessor até que tentou aliviar a barra, justificndo que a candidata teria s envolvido com outro compromisso de agenda.

PESQUISAS E BOATOS E MORONI APOSTANDO: O POVO QUER MUDANÇA


Recebemos, durante todo este dia, informações, notas e telefonemas dando conta de resultado de pesquisas sobre a disputa em Fortaleza. Estamos, no entanto, aguardando a divulgação oficial, o que é o mais sensato até em respeito aos postulantes.
Agora há pouco, conversamos com o candidato a prefeito pelo DEM, Moroni Torgan. Foi em frente ao comitê da juventude, que fica na avenida Bezerra de Menezes (Bairro São Gerardo), quando fomos buscar nosso filho na escola (Master), que fica bem próxima a esse local. Ouvimos de Moroni o seguinte:

"Meu caro Eliomar, nas minhas andanças pelas ruas e vielas de Fortaleza há claramente um sentimento de mudança. O povo está insatisfeito com o que está aí, referiu-se à administração municipal."
Ao mesmo tempo, Moroni lamentou que "a contra-informação esteja disseminando pesquisas apócrifas e trackings, tentando plantar na imprensa um comportamento que não corresponde à realidade percebida pelo candidato."

VAMOS NÓS - A baixaria predomina, meus caros, nos bastidores.

SECRETÁRIO-GERAL DO DCE/UFC DEIXA O CARGO APÓS USO DA ENTIDADE EM CAMPANHA

Depois da repercussão que teve o apoio de uma parte do DCE à campanha do PT em Fortaleza, inclusive com divulgação neste Blog, considerado pela comunidade universitária como "de grande visibilidade", o secretário-feral do DCE da UFC não suportou e pediu afastamento do cargo, sendo aceito de imediato por todos os membros da diretoria presentes em reunião.
A diretoria entendeu que a gestão não foi eleita para ser utilizada por partidos políticos e o ocupante do cargo de coordenação se viu obrigado a pedir afastamento para se manter na diretoria. O apoio fora dado à candidata petista Luizianne Lins.
Uma nova eleição para a diretoria deve ocorrer no próximo mês, de acordo com o deliberado pelo Conselho de Entidades de Base da entidade na ultima quinta-feira, 4 de setembro, informam os seguintes diretores:

Tobias Magalhães dos Reis - Diretor de Assuntos Estudantis do DCE-UFC
Edianny Lima - Diretora de Comunicação do DCE -UFC

* Confira a nota do DCE/UFC veiculada aqui.

ESCLARECIMENTO - Este Blog esclarece que João Wilson, através de nota, nega que tenha saído por pressão, mas por livre e espontânea vontade para participar da campanha do PT. De nossa parte, jamais entraremos no mérito da questão política, mas veicular fatos e fomentar o debate é nosso dever. Da parte desse Blog, longe a intenção de julgar a decisão tomada por algum cidadão no âmbito do seu direito político. Aliás, postamos agora a posição do secretário-geral que diz ter pedido afastamento do DCE. Só agora à noite, ao chegarmos em casa após compromisso particular, é que vimos. Confira:

Caro Eliomar,

Iinfelizmente o motivo do licenciamento que foi noticiado em seu blog não é verdadeiro. Primeiramente pelo motivo do uso da entidade em campanha, já que o fato citado na nota postada em seu blog anteriormente não representa um "aparelhamento" ou uso da entidade, porque naquele ato em defesa da reeleição da prefeita Luizianne em que estava, fui noticiado como militante e dirigente da entidade que participo e em nenhum momento foi falado ou registrado que a entidade como um todo apoiasse qualquer candidato, que é o que defendo; defendo o suprapartidarismo e a autonomia dos movimentos sociais e quem me conhece sabe o quanto lutei para dar o exemplo de que isso é possível.
Acho inclusive esse debate muito importante, mas infelizmente hoje ele é feito de tal forma que contribui para uma maior despolitização do Movimento Estudantil porque acaba caindo em uma política de denuncismos e caça aos militantes que possuem uma opção partidária e não se chega a uma discussão radical do que de fato representa este "aparelhamento" e da real forma de diálogo e compartilhamento entre os movimentos sociais, os partidos políticos e o poder público.
Em segundo lugar, o real motivo pelo qual me licenciei do DCE foi por uma opção política de me dedicar integralmente ao projeto de reeleição da prefeita Luizianne como cidadão e militante do Partido dos Trabalhadores que sou, considerando que este é o melhor projeto para a nossa cidade. Sabendo inclusive que para tomar esta decisão teria que me afastar temporariamente de um projeto que há dois anos me dedico de corpo e alma.Quero registrar que para a diretoria do DCE-UFC apenas comuniquei a minha decisão. Esta foi uma decisão pessoal e unilateral influenciada por uma opção política para defender o projeto que considero mais importante para a construção de uma Fortaleza mais justa e mais humana.
Por último peço ao amigo Eliomar que realmente da próxima vez verifique a vericidade da informação noticiada, porque pode acabar servindo apenas à interesses políticos, principalmente quando as eleições municipais e as eleições para a diretoria do DCE-UFC se aproximam.

Sem mais para o momento
Estou à disposição.

João Wilson DamascenoEstudante do curso de Administração da UFCMilitante da Juventude do PT
Eleitor da companheira Luizianne.

GOVERNO VAI PRIVATIZAR AEROPORTOS

"O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (5) que em 2009 deverá ser estabelecido um modelo de concessão dos aeroportos públicos ao setor privado. Ontem, após participar de um evento da cúpula do PMDB, na Câmara, Jobim anunciou que o Galeão, localizado no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas (SP), deverão ser os primeiros a serem privatizados. Segundo ele, a autorização veio do próprio Presidente Lula que solicitou uma análise das concessões. Um dos objetivos da iniciativa é garantir uma infra-estrutura adequada para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com Jobim, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, ficará responsável por apresentar o modelo de concessão não só para o Galeão e para Viracopos como para todos os aeroportos públicos do país.
Outra reivindicação do governo é que as concessões estabeleçam o reaproveitamento dos servidores da Infraero. "Não vai se abandonar, absolutamente, esses funcionários", ressaltou o ministro."

(Congresso em Foco)

E LÁ EM BRASÍLIA...


CEARÁ TURÍSTICO EM EXPOSIÇÃO NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES EM BRASÍLIA

O Ceará vai ser o destaque, neste sábado, em Brasília, do Projeto Praça Brasil, do Ministério do Turismo. A iniciativa foi abraçada pelo secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que avaliou o projeto como importante para se mostra ali o potencial do Estado. Sons, imagens, humor, arte e sabores cearenses serão atrativos para mais de 40 mil pessoas que circularão no local até domingo, das 12 às 22 horas. Segundo o órgão, as delícias e sabores típicos da região serão representados pelo baião-de-dois, paçoca, tapioca, dentre outras iguarias, sob a responsabilidade da chef Juju Castelo. A arte, pela renda, barro, cipó, e areia colorida, etc. Os sons, pela zabumba, pife e rabeca. O humor, pelo ator Antonio Fernandes, interpretando sua irreverente Skolástica.
O objetivo da Setur é promover o Ceará, em um estande de 29 metros quadrados denominado Ilha do Turismo, divulgando imagens das regiões e pólos turísticos de Fortaleza, dos litorais leste e oeste, do Cariri e das serras. Tudo isso de olho na temporada de férias de dezembro próximo.

JUSTIÇA ELEITORAL RECUSA 412 REGISTROS DE CANDIDATOS

"Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, até o momento, a Justiça Eleitoral proferiu 412 recursos pela anulação de registros de candidatura no país.
Desse total, 106 recursos (25%) referem-se à falta de quitação eleitoral por parte do candidato. Faz parte desse grupo, o candidato que não votou nos últimos três pleitos, deixou de justificar a ausência e não pagou a multa até o registro de candidatura.
De acordo com o TSE, a segunda maior causa de cancelamento das candidaturas é a rejeição de contas de campanha de vereadores em eleições passadas ou do período em que ocuparam o cargo de Presidente da Câmara Municipal.
A falta de filiação partidária também é outro fator de impedimento das candidaturas. Ao todo foram 57 recursos ajuizados no tribunal. Outros 55 pedidos de candidatura de prefeitos ou vice também forma anulados em razão da rejeição das respectivas contas por parte da Justiça Eleitoral."

Confira a lista de recursos encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral

(Site do TSE)

POLÍCIA MILITAR FAZ VARREDURA NO IPPS

E a Polícia Militar do Ceará apresentou, nesta sexta-feira, o resultado de uma "varredura" realizada nessa quinta-feira no Instituto Penal Paulo Sarasate, que fica em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). Sob o comando do Coronel Oliveira, foram apreendidos:

- 55 celulares
- 30 carregadores
- 1 pistola 380
- 1 revóvler calibre 38
- 16 cossocos (faca artesanal)
- 60 litros de cachaça artesanal
- 2 barras de ferro
- 1 alicate
- 5 cadeados
- 9 fones de ouvido
- 5 chips de celular
- 5 cachimbos para crack
- 14 papelotes de maconha
- 69 trouxas de crack
- 8 trouxas de maconha
- 7 trouxas de crack em pó
- 1 talhadeira

* Segundo Coronel Oliveira, esse tipo de ação, preventiva, vai se estender por outros presídios.

O DOM DA ALEGRIA DE VIVER

Dom Gerardo de Bartos Wanderley, de Olinda (PE), lançará no próximo domingo, em Fortaleza, mais precisamente no Mosteiro de São Bento, na Comunidade da Paupina, em Messejana, o livro "A Voz do claustro". O lançamnto ocorrerá a partir das 10 horas, com direito a missa em ritmo de cantos gregorianos.

Além de bispo e escritor, ele também é ator e cantor e tem 80 aninhos. Uma cabeça lúcida daquelas de encantar qualquer um.


SERVIÇO


* Contato com Dom Gerardo pelo fone: 3276 2018.

ELEIÇÕES 2008 - PT É O PARTIDO MELHOR POSICIONADO NAS CAPITAIS


"A um mês da realização do primeiro turno, o PT é o partido mais bem posicionado em cidades consideradas "vitrines políticas" nestas eleições. O cenário nas principais capitais brasileiras, exceto no Rio de Janeiro, mostra que os petistas têm mais possibilidades de chegar ao segundo turno em locais estratégicos como São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza. Além disso, o candidato do PT em Recife, João da Costa, pode vencer a disputa já no próximo dia 5 de outubro.
Na maior cidade do país, o PT pode recuperar a prefeitura perdida nas eleições de 2004, quando foi derrotado pelo atual governador José Serra (PSDB). Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 30 de agosto, a ex-ministra Marta Suplicy (PT) lidera em São Paulo com 39% das intenções de voto. Marta se descolou do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que possui 24%. No segundo turno, há empate técnico: 46% a 46%.
Levantamento do UOL mostra o atual quadro político nas principais capitais brasileiras. Ao percorrer o mouse sobre cada cidade, é possível verificar os prováveis confrontos de segundo turno, bem como os locais onde os candidatos podem vencer a disputa já no dia 5 de outubro. Os dados foram baseados nas mais recentes pesquisas divulgadas pelo Datafolha, Ibope e Serpes.

* Clique e veja matéria completa e quadro do País aqui.

GOVERNO E PREVIDÊNCIA FECHAM ACORDO PARA RECADASTRAMENTO DE APOSENTADOS

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, e o governador do Ceará, Cid Gomes, assinam nesta sexta-feira, às 15h30min, no Palácio Iracema, acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento da segunda etapa do Programa de Apoio à Reforma dos Sistemas Estaduais de Previdência (Parsep II).
O Ceará é o primeiro estado a firmar parceria com o Ministério da Previdência Social para a execução dessa nova etapa do programa, que prevê ações de regulamentação dos regimes próprios de previdência.
As atividades serão executadas com recursos do Tesouro Nacional e do Banco Mundial (Bird). São US$ 10 milhões – sendo US$ 5 milhões de contrapartida do Tesouro Nacional – que beneficiarão todos os estados e o Distrito Federal.

DETALHE - Esse acordo garantirá apoio para que o Governo Cid Gomes realize o recadastramento dos servidores da ativa e, principalmente aposentados e pensionistas. A ordem é ter uma radiografia atualizada do pessoal, segundo a Secretaria do Planejamento e Gestão.

LULA - RIQUEZA DO PRÉ-SAL FICARÁ NO BRASIL

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ao cortar o primeiro aço que marca o início da construção de navios para reformulação da frota do braço de transportes da Petrobras (Transpetro), que o petróleo do pré-sal será refinado no Brasil porque não há a intenção do governo em "gerar riqueza para outros países". A declaração foi feita nesta sexta-feira no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Estado de Pernambuco.
Os navios que serão produzidos para a Transpetro fazem parte Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o governo, a iniciativa deve gerar cerca de 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em suas duas etapas.
O projeto prevê, na primeira fase, a construção de 26 navios, entre petroleiros e gaseiros, com um investimento de US$ 2,5 bilhões. Na segunda etapa serão construídos outros 23 navios, informou a Petrobras."

(Portal Terra)

BAD RELIGION É A GRANDE ATRAÇÃO DO FESTIVAL PONTO.CE



E os portões da casa de show Arena estarão abertos, a partir 19 horas desta sexta-feira, para receber o Festival Ponto.CE 2008. A grande atração desta noite, a banda Bad Religion, subirá ao palco às 22 horas em ponto. É que após a apresentação, o grupo americano seguirá rumo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. O vôo está previsto para às 2h30min da madrugada e levará a banda até a cidade de São Paulo, onde se apresentará neste sábado.
O destaque do Festival Ponto.Ce para o sábado é a banda Nação Zumbi, melhor da atualidade segundo especialistas.

CONSULTA AO QUARTO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR JÁ NA SEGUNDA-FEIRA

"A Receita Federal vai liberar a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, ano-base 2007, já a partir da próxima segunda-feira.
O contribuinte interessado em saber se está na lista deverá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 146.

ESTÁDIO CASTELÃO GANHARÁ "BANHO DE LOJA"


O Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, situado no bairro Boa Vista, em Fortaleza, passara por obras de recuperação das estruturas hidráulica, metálica e elétrica. As obras, que serão concluídas até o final do ano, custarão R$ 6,2 milhões. A informação é do governador Cid Gomes (PSB), que visitou essa praça de esportes no fim da tarde de quinta-feira.
No que diz respeito à recuperação da estrutura metálica da cobertura da arquibancada do Castelão, será feita uma completa limpeza e pintura. Isso, para evitar corrosão por ferrugem.
Nas dependências internas do Castelão está sendo finalizada a instalação da sede da Secretaria de Esportes, que deixará de funcionar no Centro Administrativo do Cambeba. A previsão é que já no início de outubro todos os setores da Sesporte operem no local.

VAMOS NÓS - E o placar eletrônico vai voltar a funcionar quando mesmo, hein?

JUSTIÇA ELEITORAL PROÍBE TV FORTALEZA DE VEICULAR PROPAGANDA PRÓ- LUIZIANNE

O juiz eleitoral da 115º Zona Eleitoral de Fortaleza, Carlos Rodrigues Feitosa, determinou que a TV Fortaleza se abstenha de veicular todo e qualquer tipo de propaganda que faça presumir tratamento privilegiado à candidata Luizianne Lins (PT) e aos seus correligionários candidatos a cargo de vereador. Determinou ainda uma multa de 30 mil ufirs caso não tenha sua decisão respeitada.
Carlos Rodrigues também acatou representação interposta pela coligação Pró-Patrícia Saboya contra a TV e o vereador Salmito Filho (PT), que postula reeleição. O vereador, durante pronunciamento da tribuna da Casa, no último dia 28, tratou do crescimento da candidatura de Luizianne nas pesquisas de opinião pública.
Com isso, Salmito não poderá mais adotar esse tipo de postura e, em caso de reincidência, poderá ter indeferida sua candidatura.

INFLAÇÃO DE AGOSTO FOI A MENOR DESDE SETEMBRO DE 2007, DIZ IBGE

"A inflação no Brasil passou de 0,53% em julho para 0,28% em agosto, divulgou, nesta sexta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a menor taxa desde setembro do ano passado e o terceiro mês seguido de redução. Em agosto de 2007, a variação foi de 0,47%.
Os dados se referem ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), mais importante indicador de preços do país, adotado pelo governo para estabelecer suas metas anuais de inflação (a de 2008 é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos).
Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam alta de 0,31%, de acordo com a mediana dos prognósticos de 30 instituições financeiras, que variaram de 0,2% a 0,36%.
Os alimentos e as bebidas, que desde o começo do ano vinham puxando a inflação para cima, desta vez apresentaram deflação."

(Portal Uol)

BISPO ENTRA COM QUEIXA-CRIME CONTRA CANDIDATA LUIZIANNE LINS


Bispo Shelley Macedo.

O presidente da Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus do Ceará, bispo Shelley Macedo, dará entrada nesta sexta-feira, às 15 horas, no 19º Distrito Policial (Conjunto Esperança), numa queixa-crime contra a candidata Luizianne Lins, que postula reeleição à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. Tomará a medida através do seu advogado, Janus Hojas, alegando "calúnia e difamação" por parte de Luizianne.
Segundo o advogado, a candidata afirmou, em reportagens da imprensa local e na revista IstoÉ, que o bispo Shelley responde a vários processos criminais. Vai exigir que ela prove ou se retrate.
Há semanas que a prefeita trava com o bispo uma peleja em termos de troca de acusações. O bispo espalhou outdoors criticando a gestão dela, que reagiu. A petista conseguiu proibir esse tipo de manifestação alegando que denegria sua imagem.
Essa queda de braço, política, promete render.

* Saiba mais sobre essa questão aqui.

CARRO-FORTE ASSALTADO NA AVENIDA BEZERRA DE MENEZES

Um assalto a um carro-forte da Corpus Segurança foi registrado agora há pouco no Bairro São Gerardo, em Fortaleza. O veículo iria abastecer a agência da Caixa Econômica Federal, que fica na Avenida Bezerra de Menezes, e acabou interceptado. A Polícia está na área. O helicóptero do Ciopaer também faz sobrevôos. Quatro carros do Ronda do Quarteirão estão no local, segundo as primeiras informações liberadas pelo Ciops.

(ATUALIZAÇÃO - 9h35min) - Ouatro homens em duas motos, armados. Um deles foi baleado por um vigilante da empresa num tiroteio.

(ATUALIZAÇÃO - 9h45min) - Uma das motos já foi encontrada suja de sangue nas proximidades. A Polícia fechou o cerco.

(ATUALIZAÇÃO - 10h20min) - A Polícia encontrou um homem baleado na área em que ocorreu o assalto ao carro-forte da Corpus Segurança. Devrá agora investigar se ele teria ligações com o episódio.

(ATUALIZAÇÃO - 11h24min) - Os assaltantes conseguiram levar um dos malotes com valor em dinheiro e moedas no valor de R$ 150 mil). A Polícia esclarece que não prendeu nenhum dos envolvidos no assalto. Continua as buscas.

CÂMARA DOS DEPUTADOS: TRABALHO? SÓ DEPOIS DAS ELEIÇÕES

"Os deputados desembarcam nas próximas três semanas em seus Estados para se dedicar à reta final das eleições municipais. Por um acordo de líderes, a Câmara vai funcionar em recesso branco, portanto, sem sessões deliberativas (com votação) até o final do primeiro turno. Quando retornarem à Brasília, os parlamentares terão na pauta medidas polêmicas como a criação do Fundo Soberano do Brasil, projetos de repressão à pedofilia e medidas provisórias que trancam a pauta."

(JB Online)

SETUR PARTICIPA EM SÃO PAULO DE FEIRA INTERNACIONAL DE ESPORTES RADICAIS

E a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) está participando, com estande e equipe coordenada por Zélia Lins, da Adventure Travel World Summit. Trata-se de uma feira voltada para o turismo de esportes e aventura que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
A Adventure Travel World Summit, que se encerra neste sábado, é dirigida , exclusivamente, para operadores de turismo. Nela, ocorre o primeiro congresso internacional de turismo de aventura na América do Sul.
A feira reúne 100 agências internacionais compradoras do destino Brasil, além de 100 operadores brasileiros e sul-americanos, que apresentarão seus destinos e produtos.


COLÍRIO DO BLOG


Eis Juliana Paes, a garota-propaganda da Cerveja Antarctica, que também é conhecida como "A Boa". Dúbio, não? Mas vale a pena o clique, até como forma de matarmos a saudade dessa atriz que deu adeus à novela A Favorita.

EX-PRESIDENTE DO STF GANHA MEDALHA NO CEARÁ

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, receberá nesta sexta-feira, a Medalha Mérito Judiciário. Durante solenidade marcada para as 17 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Ceará.
Em ato, que promete ser dos mais concorridos, pois atrairá também "prefeituráveis" como a senadora Patrícia Saboya (PDT) e a prefeita Luizianne Lins (PT), Sepúlveda receberá a medalha das mãos do presidente do TJ do Estado, desembargador Fernando Ximenes.

PRIMEIRO ALPINISTA BRASILEIRO A ESCALAR O EVEREST CUMPRIRÁ AGENDA EM FORTALEZA


O alpinista paranaense Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a escalar o Everest e único no País a fazê-lo por duas vezes (uma por cada lado do Everest), visitará Fortaleza para dar palestra durante o Run & Life 2008, evento que ocorrerá nos dias 12 e 13 próximos, no Gran Marquise Hotel. O Run & Life 2008 reunirá um ciclo de palestras sobre temas ligados à saúde e à prática da corrida, uma feira de produtos esportivos a preços diferenciados com marcas como Adidas, Mizuno, Saucony, entre outras; e a realização da única ultra-maratona do Nordeste, a Servis Dunas Race.
A palestra de Niclevicz será no sábado (13), às nove horas, e tem como tema “Escale o seu Everest”. O evento traz também no mesmo dia o atleta cearense Gilson Gomes, ex-obeso mórbido (ele pesava cerca de 160 quilos), hoje triatleta treinando para a prova do iron-man, que falará sobre o tema “Motivação para alcançar metas”, às 10h30min. O evento se encerra às 12 horas, com a palestra “O que comer e beber em provas de endurance”, com a nutricionista especializada em nutrição esportiva, Vanessa Hentz. No sábado, as palestras do Run&Life 2008 serão exclusivas para os participantes inscritos na Servis Dunas Race.

* Mais informações: (85) 3264.4904; 9132.5675

XÔ, NEPOTISMO! ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ COMEÇA A DEMITIR A PARENTADA


Roberto Cláudio (PHS): sem parentes.

"Quinze dias já se passaram depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a prática do nepotismo nas três esferas de poder. No Ceará, a Assembléia Legislativa está em processo de adaptação e dentro de um mês deverá exonerar parentes de deputados e de funcionários indicados para cargos de confiança na Casa. No ano passado, quando a Assembléia foi provocada pelo Ministério Público Estadual, quatro pessoas foram exoneradas. As informações são da assessoria do Legislativo estadual.
A Mesa Diretora distribuiu a decisão do STF entre todos os parlamentares e pediu que informassem se possuem algum parente contratado. Até agora, apenas os deputados Heitor Férrer (PDT) e Roberto Cláudio (PHS) responderam, afirmando que não possuem parentes empregados em seus gabinetes. A expectativa é que, até o fim deste mês, todos os parlamentares dêem uma resposta à Mesa. Os familiares contratados serão exonerados.
Desde o ano passado, Heitor espera que um projeto de resolução de sua autoria - que trata do nepotismo no Poder Legislativo - seja apreciado pela Casa. O pedetista não acredita que a decisão do STF invalide sua proposta. "Minha resolução trata inclusive do nepotismo cruzado. É uma normatização", explicou."

(Jornal O POVO)

JUSTIÇA ELEITORAL PROÍBE PATRÍCIA DE USAR FOTOS COM TARJA PRETA


"O juiz da 82ª Zona Eleitoral, Francisco Darival Beserra, proibiu ontem a veiculação da propaganda da coligação "Fortaleza em Movimento", da candidata Patrícia Saboya (PDT), em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB) aparecem com uma tarja preta sobre o rosto. Os advogados da pedetista adiantaram que irão recorrer da decisão, tomada a partir de representação da coligação "Fortaleza Cada Vez Melhor", da candidata à reeleição Luizianne Lins (PT).
Foi Darival Beserra quem proibiu no último dia 25 o uso das imagens de Lula e Ciro na propaganda da candidata do PDT. A saída encontrada pela coligação da pedetista para continuar aparecendo ao lado dos dois foi colocar uma tarja preta sobre o rosto deles, além de acusar, na propaganda, a coligação de Luizianne de praticar censura.
De acordo com a advogada da coligação petista, Isabel Mota, há ainda o pedido de direito de resposta que ainda não foi julgado pelo juiz. "Da forma como foi colocada, ela (propaganda) distorce fatos que merecem ser esclarecidos", argumentou a advogada. "Na verdade, a Luizianne só postulou o cumprimento da legislação", complementou. "

(Jornal O POVO)

XÔ NEPOTISMO - CONGRESSO JÁ DEMITIU 42 PARENTES

"Os sobrinhos formam a maioria dos 42 parentes demitidos no Congresso com o veto ao nepotismo pelo Supremo Tribunal Federal. Desde a súmula, 14 deles foram exonerados -só o senador Efraim Morais (DEM-PB) demitiu cinco; ontem ele exonerou o cunhado. Restou apenas 1 sobrinho dos 8 parentes que ele empregava.Na Câmara, foram exonerados nesta semana, pelo menos, mais 11 parentes, segundo "Boletim Administrativo" da Casa."

(Folha de São Paulo)

QUADRILHA INTERESTADUAL DE ASSALTANTES É PRESA NO CARIRI

Estão presos na Delegacia de Juazeiro do Norte cinco indivíduos que assaltaram nessa quinta-feira uma agência lotérica nesse município da Região do Cariri. No assalto, o grupo usou uma moto e um Fiat Uno e levou R$ 3.900,00. Acionada, uma equipe da Polícia Militar perseguiu o grupo que acabou preso na cidade de Caririaçu, após tiroteio.
Segundo o Comando do Policiamento do Interior, estão presos na delegacia de Juazeiro do Norte três baianos, um pernambucano e uma cearense. São eles: Severino Ferreira de Souza (30), da cidade pernambucana de Petrolina; Antônio Max de Amorim (22), de São Félix, Bahia; Welber Siqueira Alves (30), também de São Félix; Deusilene Pereira da Silva (22), de Santa Maria da Vitória, Bahia; e Glória Ticiano Botelho Barbosa (27), de Juazeiro do Norte.
A Polícia Militar recuperou o Fiat Uno (JRD-0461-Bahia), uma moto (KKB-1923), de Juazeiro do Norte; 12 celulares, uma pistola 380 e um revólver 38.
O inquérito policial já foi instaurado na Delegacia de Juazeiro do Norte.

CIRO PARTICIPA DE COMÍCIO DO PDT E DIZ QUE PATRÍCIA SERÁ PARCEIRA DE CID E LULA


"No primeiro ato de campanha ao lado da candidata Patrícia Saboya (PDT) nesta eleição, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) evocou o nome do governador Cid Gomes (PSB), seu irmão, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao discursar pedindo votos para a senadora do PDT. O discurso aconteceu ontem à noite, na comunidade São Vicente, no bairro Dionísio Torres. No evento, Ciro Gomes fez elogios ao presidente e ao governador, que são aliados da campanha pela reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). A campanha pedetista foi proibida pela Justiça de exibir imagens dos dois - assim como do próprio Ciro, cujo partido também apóia Luizianne - na propaganda eleitoral. No comício, Ciro elogiou o Bolsa Família, destacando o trabalho do presidente Lula, e destacou ainda o trabalho de Cid realizado em Sobral e os resultados obtidos na educação - em contraponto aos indicadores educacionais da Capital. O deputado - assim como a própria Patrícia - destacpu que, caso eleita, a pedetista trabalhará em parceria com os dois governos. Questionado pelo O POVO sobre a possibilidade de haver algum incomodo de Cid Gomes em ter seu nome citado pelo próprio irmão em ato de campanha da senadora Patrícia, Ciro Gomes passou a bola: "Pergunte você para ele". Em seguida, acrescentou: "Só sei que eu amo muito meu irmão", afirmou. Ciro também falou sobre o adversário Moroni Torgan (DEM), a quem fez elogios, mas também críticas. O deputado afirmou que existem dois candidatos nessas eleições que podem falar com propriedade sobre a necessidade de mudanças em Fortaleza."

(Jornal O POVO - Foto - André Lima, Divulgação)

A REDE DE INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE EXECUÇÃO

"Uma das artimanhas utilizadas por grupos de execução sumária em Fortaleza e Região Metropolitana para escapar da lei é se beneficiar do tráfico de influência. No processo que apura a ação da "Cia do Extermínio" e em alguns procedimentos relativos ao mesmo caso, que estão na Corregedoria dos Órgãos da Segurança Pública, é possível mapear essa teia perniciosa. Depoimentos e escutas telefônicas indicam em, vários momentos, a ligação entre policiais civis, militares e um servidor do poder judiciário com pistoleiros ou mandante dos crimes. Nas conversas entre eles há, por exemplo, repasse de informações privilegiadas sobre movimentações processuais, existência de decretação de prisões e mandados de prisão estranhamente não cumpridos. Antes mesmo de ser preso sob acusação de ter encomendado a morte do madeireiro Miguel Luiz Neto, o empresário condenado Firmino Teles de Menezes já era considerado foragido da Justiça. Por ter sumido com máquinas e equipamentos da madeireira São Francisco (pertencente à família de Miguel), havia contra ele um mandado de prisão decretado desde 5 de outubro de 2005. Josefa Alves Pereira, viúva de Miguel Neto, diz que Firmino, apesar de não ter deixado o Estado nem o Brasil, nunca foi localizado pela delegacia de Capturas ou qualquer outra especializada. "Cheguei a dizer. no gabinete de um delegado chefão. que meu marido foi morto porque a polícia não quis prender o Firmino. Ele havia garantido, com o mandado na mão, que não se preocupasse pois iria prendê-lo", reclama Josefa Pereira."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ASSESSOR DA CAMPANHA DE LUIZIANNE REBATE CRÍTICAS À POLÍTICA DE TURISMO DO MUNICÍPIO

Neste Blog, candidatos a prefeito de Fortaleza têm feito críticas à gestão Luizianne Lins no que diz respeito ao turismo. Patrícia Saboya (PDT) e Aguiar Júnior (PTC), por exemplo, lamentam que a cidade virou "dormitório" para os visitantes. Quer dizer: aqui chegam, deixam bagagem no hotel e vão circular por pontos da Região Metropolitana como Caucaia, Beberibe, Aquiraz, etc. Da assessoria de campanha de Luizianne, recebemos a seguinte carta.

Caro Eliomar de Lima,

É triste ver o despreparo e a falta de informações destiladas por algumas candidaturas nestas eleições. Em Fortaleza, foi a gestão Luizianne Lins que, pela 1ª vez na história da cidade, criou uma secretaria de Turismo. Hoje, temos um destino turístico sólido, com o 2º maior réveillon popular do país, o que gera emprego e renda tanto para as empresas - hotéis, restaurantes, locadoras etc. - como para o comércio ambulante.

O Ministério do Turismo (Mtur), através do programa de Regionalização do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), apresentou, 1º de setembro, os resultados do Estudo de Competitividade nos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Em comparação com outras capitais do Brasil, Fortaleza obteve média de 75,5 pontos contra 70,5 das demais no item Infra-Estrutura.

De acordo com a pesquisa, realizada em 65 destinos com capacidade turística, o maior destaque para Fortaleza foi na dimensão Infra-Estrutura, que abrange setores como Saúde Pública, Energia, Comunicação, Segurança Pública e Urbanização. Os resultados da pesquisa, feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram apresentadas ao Trade Turístico, Órgãos Públicos Municipais e Estaduais de áreas afins, Entidades Financeiras e Associações Comerciais.

Alguns dos pontos estudados no decorrer da pesquisa foram: Infra-Estrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Economia Local, Atrativos Turísticos, Capacidade Empresarial, Aspectos Culturais e Monitoramento. Em todos os aspectos citados, Fortaleza obteve média acima das outras capitais do País.

* Demétrio Andrade
Assessor de Imprensa da Coligação Fortaleza Cada Vez Melhor.

CIRO DEVE SER ESTRELA NO COMÍCIO DE PATRÍCIA


"Me aguaaarde!"

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) está sendo anunciado como uma das presenças no comício que a candidata à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya (PDT), fará nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, na Travessa Santa Cecília (Bairro Aldeota). Os carros de som da candidata fazem essa propaganda naquela banda de Fortaleza.
Em contato com a assessoria de campanha de Patrícia, este Blog ouviu a seguinte informação: "Ciro subirá no palanque de Patrícia".
Bom lembrar que o parlamentar já pede votos para sua ex-mulher, enquanto seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB), gravou participações para a propaganda eleitoral da prefeita Luizianne Lins (PT).
Só que, até agora, Cid não subiu no palanque da petista, o que está sendo cobrado por setores da base aliada.

DETALHE - E por falar em Ciro... e pode?

ATUALIZAÇÃO (18h45min) - Advogados da área do Direito Eleitoral informam para este Blog que não há problema Ciro subir no palnquie de Patrícia. Mas também dizem que se a cúpula do PSB nacional quiser questionar essa postura dele alegando infidelidade partidária, poderá fazê-lo. Resta saber se essa cúpula tem coragem.

POSSE DO STJ - AUTORIDADES CHEGAM DE BRASÍLIA. PREFEITA EVITA O SAGUÃO

Um grupo de magistrados desembarcou nesta tarde, pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, tendo à frente o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Ximenes. Todos vieram da solenidade de posse do ministro César Asfor Rocha no cargo de presidente do STJ, o que ocorreu nessa quarta-feira, em Brasília. Também chegaram vários empresários como Chiquinho Feitosa, Lúcio Carneiro e dirigentes da Federação das Indústrias do Ceará. Vários advogados também aterrissaram após conferir essa mesma agenda. No grupo, Jardson Cruz, Irapuan Camurça, Hélio Parente e Leonardo Carvalho.
Parlamentares estaduais como Tomaz Filho (PSDB), Gony Arruda (PSDB) e Roberto Cláudio (PHS) também passaram pelo saguão, bem como o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar.

DETALHE - Só quem não passou pelo saguão do aeroporto, após conferir também em Brasília a posse de César Rocha, foi a prefeita Luizianne Lins (PT). Ela usou a área de segurança do terminal, que fica no primeiro piso. De lá, com seguranças, rumou para o elevador, pegando o carro no subsolo do Pinto Martins. Usava óculos escuros.
"Não é a primeira vez que ela adota esse tipo de postura. Talvez para não perder tempo e continuar tocando o pacote de obras que vemos em sua propaganda de TV", comentou para este repórter um dos funcionários do aeroporto.
Realmente, faz um bom tempo que não vemos nem entrevistamos a prefeita no terminal aeroportuário. E subindo nas pesquisas, hein?

MORRE ATOR FERNANDO TORRES


Ele com Fernanda Montenegro.

"O ator, locutor, produtor e diretor Fernando Torres morreu em casa nesta quinta-feira (4) no Rio de Janeiro. Torres morreu de enfisema pulmonar, segundo informação de sua empresária.
De uma família de artistas, ele era casado com Fernanda Montenegro e pai de Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres. Fernando estreou no teatro em 1949, atuando em "A Dama da Madrugada", de Alejandro Casona. Casou-se em 1952 com a também atriz Fernanda Montenegro, a quem conhecera na época em que foi locutor. Nos anos de 1956 a 1958, trabalha no Teatro Brasileiro de Comédia, TBC, como ator e como assistente de direção, e assina pela primeira vez a direção de um espetáculo em "Quartos Separados", 1958.
Em 1959, fundou com Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Gianni Ratto, o Teatro dos Sete, onde atua principalmente como produtor. Volta a dirigir, ainda na companhia, em “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, 1961, sendo premiado como diretor revelação.
Seu último trabalho no cinema foi sob a direção do filho Cláudio em "Redentor", de 2004. Em "2000", ele fez uma participação especial na novela "Laços de Família".


(Portal G1)

MINISTRO DA PESCA LANÇA SEMANA DO PEIXE CONFUNDINDO TILÁPIA COM TAMBAQUI


Altemir Gregolin: "Ué, não é tilápia?!"

Aconteceu nesta manhã de quinta-feira, em Fortaleza, no Bairro Meireles, mais precisamente na área de pescado de um supermercado.
Acompanhado de assessores e de autoridades locais, o secretário nacional da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, comandava o ato de lançamento da Semana do Peixe no Estado, cujo objetivo é incentivar o consumo de todo tipo de peixe, sob o mote de que é bom para a saúde, quando, na ocasião, resolveu posar para fotos. Pegou um peixe e até comenntou: "Eis aqui uma boa tilápia ..." no que foi logo corrigido pelo superintendente da Seap no Estado, Melquíades Roberto: "Não é tilápia, ministro. É um tambaqui!"
Refeito da "bóia justa", o ministro, entre um riso e outro encabulado, renovou a pose e o gesto. Antes, porém, de falar alguma bobagem, perguntou logo: "E qual é o nome desse peixe?"
Depois disso, o mar ficou para boas risadas.

SINDEPOL-CE ENDOSSA CRÍTICAS DE SECRETÁRIO E LAMENTA: ESTADO SÓ COMBATE EFEITOS


O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Ceará, (Sindepol), Luzimar Moura, avaliou como "muita ética" a postura do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro. Em entevista publicada no O POVO desta quinta-feira, o secretário definiu a Polícia Civil como "falida". Luzimar desabafou: "Nós não temos pessoal. Estamos fazendo o papel que é da Secretaria da Justiça e Cidadania, que é de cuidar dos presos. Não atendemos o público como ele merece, porque atendemos preso", lamentou Luzimar. Ele definiu a delgacia como "o campo mais prerigoso no Estado, atualmente, porque policial, delegado ou cidadão podem ser tomasdos de refem a qualquer hora".
O dirigente do Sindepol considerou "muita lúcida" a colocação feita por Roberto Monteiro e elogiou o fato dele encarar a situação do aparelho policial do Estado "sem máscara".
Para Luizimar, a prioridade "é tirar preso das delegacias e arrancar todos os xadrezes para que a Polícai Civl possa cuprir o papel de investigar, bem como agilizar concurso de delegado, agilizar concurso de escrivão, o que está em andamento, fazer concurso urgente para inspetor de polícia , no mínimo mil inspetores."
Tudo isso, conforme Luzimar, um primeiro enfrentamneto de um problema grave que surge porque o Estado não combate as causas e insiste em agir contra os efeitos. "É preciso dar assistência à populaçao da periferia, colocando prédios públicos à disposição para oferecer, com estagiários das nossas universidades, de vários cursos, o atendimento ao povo. Essa seria uma providência fundamental para começarmos a enfrentar a raiz dos problemas, num conjunto de muitas outras", defende Luzimar Moura.

EXÉRCITO NEGA USO DE GRAMPO TELEFÔNICO

"O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmou ontem que o Exército comprou, a pedido do Gabinete de Segurança Institucional, um equipamento de varredura de grampos telefônicos usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Seria o equipamento mencionado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião segunda-feira com o presidente Lula, para defender a demissão da direção da Abin, sob a ale$ção de que a agência faz escutas.O general, que é subordinado a Jobim, garantiu, no entanto, que o equipamento só detecta grampos e não pode fazer escutas telefônicas. Ontem, Jobim não quis falar sobre o assunto.O Oscor 5000, importado dos EUA, é composto por um computador portátil do tamanho de uma maleta 007.

— (O equipamento) foi comprado pelo Exército para o GSI . É para varredura — disse o comandante do Exército, depois da posse no STJ.

Dois representantes da empresa americana Research Eletronic, a fabricante do Oscor, também afirmaram que o aparelho não faz escutas telefônicas. A intervenção de Jobim na reunião com Lula foi decisiva para o afastamento do delegado Paulo Lacerda do comando da Abin. Jobim mencionou a existência de uma maleta e citou os nomes de dois assessores de Lacerda, um deles o delegado Renato da Porciúncula, ex-diretor de Inteligência da PF."

(O Globo)

COLUNA DE FÁBIO CAMPOS É DESTAQUE NO SITE CONTAS ABERTAS


O colunista de Política do O POVO, Fábio Campos, está com um dos seus artigos veiculado no site Contas Abertas, da Uol. No texto, Fábio lamenta que não haja no Brasil a cobertura ao vivo de convençeões presidenciais, como ocorre, em clima de festa, nos EUA. Para Fábio, a cobertura é burocrática. E só. Confira:

"A eleição presidencial norte-americana é importante? Claro que sim. Tanto que a imprensa brasileira, principalmente o noticiário das televisões, vem fazendo uma cobertura com uma amplitude sem precedentes em nossa história. E não é de agora, no momento em que os candidatos escolheram seus vices e os partidos oficializaram as candidaturas nas convenções. As eleições primárias dos republicanos e, principalmente, dos democratas já haviam recebido a máxima atenção da imprensa brasileira.

Na convenção que oficializou as candidaturas presidenciais, algumas TVs por assinatura, especializadas em notícia, transmitiram ao vivo o discurso dos candidatos, com tradutores e especialistas de plantão. Alguém se lembra de alguma TV transmitindo ao vivo uma convenção no Brasil?

Não seria nada demais se as eleições brasileiras recebessem o mesmo tipo de cobertura. É óbvio que uma eleição presidencial é mais fácil de cobrir por sua característica única. Porém, não se justifica a cobertura burocrática que as emissoras, inclusive as locais (com raras exceções), vêm fazendo da disputa pelas prefeituras.

E não faltaria pauta abrangente e instigante. Não faltaria pauta relacionada ao cotidiano dos cidadãos. Afinal, boa parte dos mais graves problemas urbanos é comum a todas as grandes cidades brasileiras. A distorção talvez seja reveladora de uma atitude submissa do nosso jornalismo."


*Aqui o texto COMPLETO

CANDIDATOS A VEREADOR PELO PSB RECLAMAM DE BOICOTE NO HORÁRIO GRATUITO


E vários candidatos a vereador pelo PSB de Fortaleza reclamam: gravaram para o horário eleitoral gratuito e, até agora, nada de aparecer na TV nem sair no rádio. Alguns andam até com inveja da candidata Eliane Novais, que já saiu cinco vezes.

COINCIDÊNCIA: Eliane, até bem pouco tempo diretora na Cagece, é irmã do presidente estadual do partido, Sérgio Novais.

ABIN DIZ QUE EXÉRCITO TEM APARELHO DE GRAMPO

"A crise do grampo abriu a caixa-preta dos serviços secretos do governo. Integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirmaram ontem que o Exército possui parte do arsenal de aparelhos eletrônicos utilizado pelos agentes. Foi um contra-ataque ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que durante a reunião de coordenação política do governo acusou a Abin de possuir equipamentos que permitem a realização de grampos. Integrantes da agência, de vários níveis hierárquicos, apresentaram o seguinte argumento: se a Abin tem equipamentos que permitem que se façam grampos, o Exército também tem e poderia da mesma forma realizar escutas.
A Abin lembra que seus aparelhos foram adquiridos "no rastro" dos comprados pelo Exército. Há quem seja ainda mais direto, informando que o lote de compras foi o mesmo, aproveitando idênticas condições de preços. O Exército, no entanto, não informa que tipo de equipamentos possui e alega, em nota, que se trata de "assunto sensível e estratégico do ponto de vista militar" e, por isso, "se reserva ao direito de não detalhar sua dotação e características deste tipo de material".

(Agência Estado)

MORRE WALDICK SORIANO


Perfume de Gardênia.

Morreu nesta madrugada de quinta-feira, no Rio de Janeiro, o cantor Waldick Soriano, Vítima de câncer, ele estava com, 75 anos. Ele estava internado desde o último domingo (31) no Instituto Nacional do Câncer, onde tratava de um câncer na próstata, diagnosticado há dois anos. Nascido na Bahia, na cidade de Caetité, Waldick Soriano tornou-se ícone da música brega. Entre suas canções de maior sucesso estão "Eu não sou cachorro não", música que ganhou uma versão satírica de Falcão, e "Tortura de amor". Antes de ingressar na carreira artística, Waldick Soriano trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro.
No ano passado, o cantor foi tema do documentário "Waldick, Sempre no Meu Coração", dirigido pela atriz Patrícia Pillar. Também teve a carreira radiografada no livro "Eu não sou cachorro, não - Música popular cafona e ditadura militar", do historiador e jornalista Paulo César de Araújo. O cantor era casado e deixa oito filhos.

(Com a Globo News)

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO RIO MARANGUAPINHO COMEÇAM NO PRÓXIMO MÊS

"A obras de revitalização do rio Maranguapinho começam no próximo mês. Segundo o secretário-adjunto das Cidades, Jurandir Santiago, com a construção de 3.480 unidades habitacionais para beneficiar populações de áreas de risco. O projeto como um todo está orçado em R$ 314 milhões e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. De acordo com Santiago, deverá ser executado em três anos e em quatro etapas. Entre elas, a dragagem do rio e a construção de barragens de contenção. Essa revitalização é um sonho dos mais antigos. Para uma Capital que aprova em mais de 80% a gestão Lula, segundo As obras de revitalização do rio Maranguapinho começam no próximo mês. Segundo o secretário-adjunto das Cidades, Jurandir Santiago, com a construção de 3.480 unidades habitacionais para beneficiar populações de áreas de risco. O projeto como um todo está orçado em R$ 314 milhões e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. De acordo com Santiago, deverá ser executado em três anos e em quatro etapas. Entre elas, a dragagem do rio e a construção de barragens de contenção. Essa revitalização é um sonho dos mais antigos. Para uma Capital que aprova em mais de 80% a gestão Lula, segundo pesquisas, isso não é nada mais do que a obrigação."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

MEDALHISTA OLÍMPICO GUSTAVO BORGES FAZ PALESTRA EM FORTALEZA


Gustavo: Palestras motivacionais.

O medalhista olímpico Gustavo Borges desembarcou, nesta madrugada de quinta-feira, em Fortaleza. Atendendo a um convite do Laboratóriso Roche, ele dará palestra motivacional para profissionais dessa multinacional no Hotel Oásis Atlântico nesta manhã. Vai falar como ser um campeão e acreditar nos sonhos. Gutavo deixa a Capital cearense ainda no início da tarde.
Gustavo ainda comemora o sucesso da natação brasileira na recente Olimpíada de Pequim, quando o nadador César Cielo conquistou a inédita medalha de ouro nos 50 metros livres.

* Mais sobre Gustavo Borges aqui.

INCÊNDIO ATINGE LOJA EM SOBRAL

Um incêndio está se registrando na Loja Freitas, situada na Praça de Cuba, em Sobral (Zona Norte do Ceará), desde as primeiras horas desta quinta-feira. Viaturas do Corpo de Bombeiros tentam controlar o fogo. As causas do incêndio não foram detctadas, o que deve ser apurado em laudo técnico. A informação foi dada agora há pouco pelo Comando do Policiamento do Interior (CPI).

"A POLÍCIA CIVIL ESTÁ FALIDA", DIZ SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ

"Dita pelo próprio secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Roberto Monteiro, a frase desaba ainda mais pesada: "Enquanto tivermos uma estrutura de Polícia Civil falida como é hoje, não vamos ter uma maneira de investigar de forma eficiente essas execuções. A Polícia Civil está falida". A afirmação vem carregada de constrangimento, diante de uma matança assustadora na Capital e suas cidades metropolitanas, com 248 mortes até julho deste ano contra 337 ao longo de 2007. Como investigar homicídios sem efetivo? Como confirmar a autoria de uma morte sem polícia científica? Como intimidar a ação de alguns policiais que se corrompem para o crime e matam sumariamente por serviço ou vingança? E as milícias clandestinas, que sacramentam o "bico policial" e estabelecem um poder paralelo? Roberto Monteiro admite que o trauma das execuções urbanas não arrefece. Mesmo com programas públicos de policiamento ostensivo como o Ronda do Quarteirão, ou medidas emergenciais adotadas, como a criação de uma força-tarefa de delegados para investigar esse tipo de crime. Nos próximos dias, ele confirma que assinará portaria para reunir um novo grupo de delegados e reabrir a apuração de assassinatos por encomenda em Fortaleza. Na força-tarefa anterior, os cinco delegados designados descobriram pelo menos nove mortes associadas a um mesmo grupo de PMs da ativa e a seguranças clandestinos, que agiam a mando de empresários ou vingavam a morte de colegas de farda. Um dos casos, sobre a morte do comerciante Miguel Luiz Neto, ocorrida em 27 de abril de 2007, esmiuçado pela Polícia por mais de um ano, levou ontem quatro dos sete réus a julgamento, na 5ª Vara do Júri."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

DIAP REVELA OS 100 "CABEÇAS DO CONGRESSO. QUATRO SÃO DO CEARÁ


Tasso novamente na lista.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) concluiu a publicação Os “Cabeças” do Congresso Nacional, que aponta a lista dos 100 parlamentares mais influentes do ano. Essa é a 15ª edição do levantamento. De acordo com o Diap, 71 deputados e 29 senadores são os congressistas decisivos no processo legislativo federal em 2008. O PT é o partido com mais parlamentares influentes: 27. Por sua vez, o PMDB aparece com 17. O PSDB aparece em terceiro lugar, com 14 nomes.Nesta edição, 12 parlamentares entraram para o grupo dos mais influentes do Congresso. “Todas as cinco regiões do País: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram parlamentares de 1º mandato entre os deputados e senadores mais influentes do Congresso Nacional em 2008”, afirma o Diap.

CEARÁ

Quatro parlamentares cearenses aparecem na lista dos 100 mais influentes. São eles: o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e os senadores Inácio Arruda (PCdoB), Patrícia Saboya (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB).

* Clique e veja a lista completa aqui.

CIC ABRE SÉRIE DE DEBATE COM "PREFEITURÁVEIS". LUIZIANNE VIRA ALVO


Gastão expondo necessidade de parceria.

O Centro Industrial do Ceará iniciou nesta noite de quarta-feira um ciclo de debates com os "pefeituraveis" de Fortaleza. Foram três os convidados: Aguiar Júnior 9PTC), Luiz Gastão (PPS) e Patrícia Saboya (PDT) que, com maior tempo, conseguiram expor muito dos seus programas de gestão. Todos fizeram críticas à administração da petista Luizianne Lins que, de concreto, segundo eles, nada apresentou ao longo dos últimos três anos e meio.
Aguiar Júnior priorizou dois projetos: transformar a Praia do Futuro em Balneário Internacional para "alvancar o turismo" e concorrer com nichos forte do setor como Cancun. Também ratificou a implantação de shoppings populares próximos aos terminais de ônibus para gerar mais empregos. Luiz Gastão disse que a cultura será uma de suas prioridades, além de educação e saúde e que buscará a captação de recursos externos para aplicar em infra-estrutura e saneamento. Fortaleza, pelo que ele tem visto em suas andanças na periferia, é frágil em matéria de saneamento básico.
Patrícia Saboya, por sua vez, disparou contra Luizianne bem mais do que os outros dois. Ironizou o discurso da prefeita de que muito fez e muito ainda vai fazer. Lamentou o jogo de "mentiras" e o uso de imagens de computador para apresentar obras como o Hospital da Mulher e o Cuca da Barra do Ceará que continuam no papel. Lançou um apelo, em tom de desafio, para o empresariado e setores de entidades populares que ocuparam o auditório da Federação das Indústrias do Estado: fazer uma excursão para ver de perto como vão as obras da prefeita que aparecem na propaganda da TV.

AGENDA - PRÓXIMOS DEBATES

* Dia 1o - Adail Barreto (PR), Carlinhso Vasconcelos (PCB) e Moroni Torgan (DEM).
* Dia 17 - Luizianne Lins (PT), Pastor Neto (PSC) e Renato Roseno (PSol).

(Foto - JR. Panela)

PATRÍCIA SABOYA CRÍTICA FALTA DE INVESTIMENTOS NO TURISMO DE FORTALEZA


Ela promete implantar uma Escola de Gastronomia.

A candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, falou, nesta quarta-feira, para membros do Fórum Estadual do Turismo, no auditório do Sebrae. Durante a conversa com o empresariado, ela fez a seguinte colocação: "O turista vem enganado para Fortaleza. Ele se hospeda em um hotel cinco estrelas, mas não pode tomar banho na praia em frente ao hotel porque ela está poluída. Por isso é que Fortaleza vem se transformando em cidade dormitório, nesses últimos anos. O turista dorme em Fortaleza e logo cedo vai para Jericoacoara, Morro Branco, Canoa Quebrada ou outros municípios vizinhos. É por isso que estamos perdendo fluxo para Natal (RN) e João Pessoa (PB)”. Patrícia Saboya apresentou, na ocasião, um plano para o resgate do fluxo turístico de Fortaleza, que vem, conforme disse, reduzindo ano após ano.
De acordo com a candidata, as principais propostas passariam por um rigoroso controle dos esgotos nas praias e lagoas da cidade, uma sinalização voltada para a orientação do turista, um transporte público de qualidade, além de um Centro Integrado de Turismo e Hospitalidade, como ainda uma Escola de Gastronomia.
Não poupou a gestão Luizianne: “É inaceitável que o orçamento de 2007 para o turismo tenha sido somente 0,7%, cerca de R$ 7 milhões, quando a Prefeitura tem para gastar R$ 200 milhões em investimentos. É por isso que a maior publicidade do turismo de Fortaleza ainda é o boca-a-boca. 70% do PIB de Fortaleza está no setor de serviços, sendo que 13% dessa fatia é o turismo. Estamos na contramão do desenvolvimento do País."

(Foto - André Lima)

SOB COMANDO DE LÚCIO ALCÂNTARA, CHAPA DO PR PROMETE CAMPANHA MAIS AGRESSIVA

Sob comando do presidente regional do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara, o candidato da legenda à prefeitura de Fortaleza, Adahil Bareto, ao lado do postulante a vice, Roberto Matoso, reunirá, nesta quinta-feira, grupo de formadores de opinião. Isso, a partir das 18 horas, no escritório da avenida Barão de Studart, 2685.
O objetivo é acertar uma estratégia mais ofensiva da campanha no momento em que a disputa começa a entrar no período do afunilamento, segundo marqueteiros. Na propaganda gratuita, o candidato Adahil já mostrou essa ofensividade, ao questionar gastos da gestão Luizianne Lins (PT).
O candidato a vice-prefeito Roberto Matoso garante que virão novidades nessa reta final e que o PR aposta em surpresas.

PREFEITURA ENTREGARÁ "PAPEL DA CASA" PARA MAIS DE 440 FAMÍLIAS


Olinda Marques diz que são mais de 30 mil ações de regularização.

A presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques, entregará nesta sexta-feira, a partri das 16 horas, títulos de regularização fundiaria para 448 famílias dos conjuntos habitacionais Novo Tempo III (88 papéis da casa), Santa Edwirges (91), Santa Maria Gorete II (58) e Santo Antônio da Floresta (211), todas na Secretaria Executiva Regional (SER) I. A cerimônia ocorrerá no Centro Comunitário João Marçal, na Barra do Ceará. Segundo a Habitafor, essas famílias moravam há mais de 20 anos de forma irregular. Atualmente, a Habitafor desenvolve mais de 30.000 ações de regularização fundiária, em benefício de cerca de 150.000 pessoas. A Prefeitura de Fortaleza e o Ministério das Cidades, segundo Olinda, estão investindo nestas ações recurso relativo a R$ 3,5 milhões.

CID ENTREGA NOVOS EQUIPAMENTOS PARA SEGURANÇA. NO PACOTE, PATINETES MOTORIZADAS

O governador Cid Gomes (PSB), ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, entregará nesta quinta-feira, a partir das 18h30min, no calçadão da avenida Beira Mar, em frente ao Clube Náutico, novos equipamentos para essa pasta. Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, serão entregues dez veículos SUV (Gate e Polícia Militar), seis motos (Raio e Polícia Civil), 3 ATBs (Auto Tanque Bomba - Corpo de Bombeiros) e de dez Segways, modelo PT-X2 (um tipo de patinete motorizado que custa, cada um, um carro popular).
E esses patinetes que já podem ser vistos em ação no Aeroporto Internacional Pinto Martins, são a grande novidade do pacote. Fabricados nos EUA, pesam 52 quilos e operam com bateria de lithium, que evita poluir do ar. Atingem até 20 km/h, podendo ser utilizado, inclusive, em terrenos mais acidentados. A ordem é reforçar com esse equipamento o patrulhamento na área da Beira Mar. O secretário Roberto Monteiro informa que esses patinetes já são usados em Curitba, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, bem como em cidades dos EUA, Inglaterra e Portugal.

UNIVERSIDADES FEDERAIS TERÃO REFORÇO DE MAIS 44 MIL VAGAS, ANUNCIA LULA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde desta quarta-feira, com reitores de universidades federais do País para anunciar o aumento de vagas de graduação em 2009. Serão mais 44 mil vagas criadas por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). No ato solene, após o ministro da Educação Fernando Haddad apresentar os números que supostamente refletem o crescimento das universidades federais, Lula destacou os benefícios que o Reuni e ProUni trouxeram à universidade - sobretudo em razão do incremento de vagas -, rebateu as acusações dos que são contrários à reforma universitária do Governo Federal e, inevitavelmente, falou sobre o pré-sal.Após saudar os presentes no Salão Leste do Palácio do Planalto, Lula lamentou o fato de apenas uma pequena parcela dos universitários estudarem em faculdades públicas e declarou não conhecer as deficiências que as universidades possuem."Não sou da universidade. Não vejo os defeitos, só as virtudes", disse o presidente."

DETALHE - Entre os reitores presentes, estava Jesualdo Farias, interino da UFC. Ele foi o primeiro da lista tríplice da qual sairá o novo reitor dessa Instituição. Hoje, a UFC tem 4.085 vagas de graduação e, em 2009, ficará com 6.951 vagas como resultado dessa ampliação anunciada.

(Portal Uol)

CÉSAR ASFOR TOMA POSSE SOB OLHARES DE LULA


Com a presença de Lula, foi empossado, nesta tarde de quarta-feira, em Brasília, no cargo de presidente do Superior Tribunal de Justiça o cearense César Asfor Rocha. A solenidade, das mais concorridas, reuniu caravana de políticos, tendo à frente o governador Cid Gomes, o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), de empresários, sob comando do presidente da Federação das Indústrias do Estado, Roberto Macedo, e de magistrados, tendo à frente o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes.
O novo presidente do STJ manifestou, no discurso de posse, preocupação com as expectativas dos brasileiros em relação à Justiça. Ele ressaltou que a Constituição Federal de 1988 ampliou o acesso ao Judiciário, mas afirmou que a conclusão dos processos e a efetividade das decisões são uma incógnita. Ele também demonstrou preocupação com as turbulências que ameaçam a harmonia entre os três Poderes da República. Em nome de todos os ministros do STJ, Cesar Rocha manifestou total e irrestrita solidariedade ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, em razão de ter sido vítima de escutas telefônicas ilegais. Ao agradecer a presença maciça de ministros de Estado, parlamentares e dos chefes dos três Poderes da República, o presidente do STJ ressaltou a importância de uma convivência harmônica e independente entre as instituições. Cumprimentou o presidente Lula por ter superado todas as adversidades da vida que o fizeram “conhecer, como ninguém, a alma e o coração dos brasileiros”, motivando grandes realizações na condução do país.
César Asfor substitui na presidência do STJ o ministro aposentado Humberto Gomes de Barros, a quem prestou uma homenagem especial em razão da longa amizade que mantêm. Cumprirá mandato de dois anos.

* Íntegra do discurso proferido pelo presidente Cesar Asfor Rocha

EMPRESÁRIO E MEMBROS DE GRUPO DE EXTERMÍNIO CONDENADOS EM JULGAMENTO

Terminou agora há pouco o julgamento dos acusados de integrar um grupo de extermínio responsável pela morte do empresário Miguel Lima Neto (49). Miguel era sócio do também empresário Firmino Teles de Menezes que, julgado, foi apenado com 17 anos de reclusão. Rogério do Carmo Abreu (Cu de boi), segurança, 34 anos, pegou pena de 17 anos de reclusãio; Paulo César Lima de Souza (Paulão), segurança, 32 anos, que trabalhava com Firmino, pegou 17 anos de reclusão; e Claudenor Ribeiro Alexandre (Nonô), metalúrgico, 27 anos, que fornecia armas utilizadas nas execuções sumárias, pegou 16 anos de reclusão. Os três atuavam, segundo investigações, sob o comando de Firmino em ações criminosas no Estado.
O julgamento, que demorou mais de nove horas, ocorreu na 5ª Vara do Júri e foi presido pelo juiz Jucid Peixoto do Amaral.
A família de Miguel Luiz Neto acompanhou o julgamento e comemorou.
Miguel foi assassinado no dia do aniversário, 27 de abril de 2007, às cinco da tarde. Os filhos, netos, a esposa e mais alguns familiares o esperavam em casa, com um bolo sobre a mesa para comemorar, quando chegou a notícia de que ele havia sido executado a tiros, por desconhecidos, poucos quarteirões dali, no bairro Jóquei Clube.

* Saiba mais sobre o grupo de extermínio aqui.

PRESIDENTE DA CAIXA VISITA OBRAS DE HABITAÇÃO EM FORTALEZA

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, estará em Fortaleza nesta quinta-feira. Ela vem visitar, a partir das 12h30min, as obras do Conjunto Habitacional Dom Helder Câmara (Avenida Franscisco Sá), que fazem parte do programa habitacional do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria das Cidades e em parceria com o governo federal, através da Caixa. Antes, às 11h30min, Maria Fernanda visitará a área de intervenção do Projeto Vila do Mar, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza e que é tocada pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). em parceria com o governo estadual.
Segundo a presidente da Habitafor, Olinda Marques,
O Conjunto Dom Helder Câmara beneficiará 864 famílias do litoral oeste, incluídas no Projeto Vila do Mar. O empreendimento habitacional, com entrega prevista para o início de 2009, contará com 54 blocos de 16 apartamentos. São investidos na obra R$ 14,6 milhões com recursos do governo do Estado e do programa Pró-Moradia do governo Lula.

(Com a Assessoria da Secretaria de Cidades do Estado)

FLASH DO ELIOMAR - SEGURA OS GRAMPOS!!

AMB DIVULGA MAIS UMA LISTA DE CANDIDATOS "FICHA SUJA". CEARÁ ESTÁ FORA

"A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) publicou, nesta quarta-feira, em seu site um levantamento com os nomes de políticos que concorrem à prefeitura de 47 das 53 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores e que respondem a processos na Justiça. Foram pesquisados 401 candidatos a prefeito ou vice-prefeito, 37 dos quais (9,2% do total, em 26 municípios) são réus em ações penais públicas ou de improbidade administrativa.Eles somam-se aos 15 candidatos às prefeituras das 26 capitais que respondem aos mesmos tipos de processos. O levantamento anterior da AMB, divulgado no fim de julho (confira), investigou cerca de 350 concorrentes ao executivo municipal das capitais estaduais.
Ficaram de fora da pesquisa os municípios de Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), Contagem (MG) e Juiz de Fora (MG). A AMB informou em nota publicada em seu site que os levantamentos sobre eles serão divulgados em momento posterior. Conforme a nota, a página de internet do Tribunal de Justiça de Estado do Paraná não permite a consulta aos processos por nome da parte.
A associação usou como base para a pesquisa os portais dos Tribunais de Justiça dos estados, dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A AMB anunciou para a segunda quinzena de setembro a divulgação da lista com os nomes dos candidatos nas cidades com mais de 100 mil eleitores."

SERÁ UM CAFUNÉ?


Eis um flash dos mais interessantes feito pela sensibilidade de Fco Fontenele, quando da passagem de Lula por Quixadá. O deputado federal José Airton (PT) estava na comitiva que conferiu a inauguração da mini-usina de biodiesel da Petrobras nesse município do Sertão Central cearense.

PF ADMITE VARREDURA NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS PARA DETECTAR GRAMPOS

"O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Luiz Fernando Corrêa, admitiu hoje a possibilidade de realizar uma varredura na Esplanada para investigar a instalação de grampos contra autoridades dos três Poderes. "Se os delegados entenderem que precisam de alguma perícia aqui, através destes canais institucionais que estabelecemos agilidade hoje, serão acionados para atender essa demanda", afirmou ele ao ser questionado sobre uma varredura na Esplanada. Corrêa se reuniu hoje com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), para apresentar os delegados que vão investigar as denúncias de grampos ilegais. Corrêa afirmou que a polícia legislativa do Congresso tem capacidade para investigar a existência de escutas clandestinas nas Casas, mas disse que as varreduras em busca de grampos são práticas mais preventivas do que de investigação. "Varreduras são medidas preventivas, não necessariamente um método de investigação. Tem capacidade técnica instalada aqui nas instituições de segurança, pode ser feito por eles no sentido de preservar o ambiente", afirmou."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

SENADO APROVA USO DO FGTS PARA ABATER PRESTAÇÕES HABITACIONAIS EM ATRASO


"O Senado aprovou o projeto de lei nº6382/2005, de autoria do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE), que autoriza a movimentação do saldo das contas vinculadas ao FGTS para pagamento de prestações habitacionais em atraso. O projeto retorna à Câmara após aprovação do substitutivo que permite a liberação do FGTS uma única vez, em caso de atraso no pagamento das parcelas, e prevê ainda a utilização dos recursos para a compra de lote, construção de residências e para o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No caso da aquisição de lote para construção, o projeto já traz algumas definições. O trabalhador poderá usar o FGTS desde que o terreno tenha área de até 250 metros quadrados. Além disso, ele não poderá ter outro imóvel em seu nome e precisará estar há pelo menos três anos trabalhando sob o regime do FGTS. Para o deputado Eunício Oliveira, tal medida contribuirá para a ampliação das possibilidades de acesso do próprio trabalhador ou de seus dependentes ao ensino superior, aumentando suas oportunidades de emprego e ascensão profissional, como também uma forma de garantir o acesso a casa própria."

(Com Agência Câmara)