quinta-feira, 4 de setembro de 2008

COLUNA DE FÁBIO CAMPOS É DESTAQUE NO SITE CONTAS ABERTAS


O colunista de Política do O POVO, Fábio Campos, está com um dos seus artigos veiculado no site Contas Abertas, da Uol. No texto, Fábio lamenta que não haja no Brasil a cobertura ao vivo de convençeões presidenciais, como ocorre, em clima de festa, nos EUA. Para Fábio, a cobertura é burocrática. E só. Confira:

"A eleição presidencial norte-americana é importante? Claro que sim. Tanto que a imprensa brasileira, principalmente o noticiário das televisões, vem fazendo uma cobertura com uma amplitude sem precedentes em nossa história. E não é de agora, no momento em que os candidatos escolheram seus vices e os partidos oficializaram as candidaturas nas convenções. As eleições primárias dos republicanos e, principalmente, dos democratas já haviam recebido a máxima atenção da imprensa brasileira.

Na convenção que oficializou as candidaturas presidenciais, algumas TVs por assinatura, especializadas em notícia, transmitiram ao vivo o discurso dos candidatos, com tradutores e especialistas de plantão. Alguém se lembra de alguma TV transmitindo ao vivo uma convenção no Brasil?

Não seria nada demais se as eleições brasileiras recebessem o mesmo tipo de cobertura. É óbvio que uma eleição presidencial é mais fácil de cobrir por sua característica única. Porém, não se justifica a cobertura burocrática que as emissoras, inclusive as locais (com raras exceções), vêm fazendo da disputa pelas prefeituras.

E não faltaria pauta abrangente e instigante. Não faltaria pauta relacionada ao cotidiano dos cidadãos. Afinal, boa parte dos mais graves problemas urbanos é comum a todas as grandes cidades brasileiras. A distorção talvez seja reveladora de uma atitude submissa do nosso jornalismo."


*Aqui o texto COMPLETO

2 comentários:

Anônimo disse...

É o melhor analista político da imprensa do Ceará . Tem seus lapsos vez em quando, mas é. Parabéns .

Anônimo disse...

Onde foi que você leu isso, Eliomar?

Um pauteiro seu