terça-feira, 2 de setembro de 2008

CHEFE DO GABINETE DE SEGURANÇA DEPÕE E ADMITE: GRAMPO PODE SER EXTERNO AO STF

"Em depoimento à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Jorge Félix, manifestou nesta terça-feira "integral confiança" na diretoria da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) afastada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após denúncias de escutas clandestinas contra autoridades dos três Poderes. Félix disse que Paulo Lacerda, diretor-geral afastado da agência, é um dos homens públicos que possui "uma das mais belas folhas de serviços prestados" no país.
O ministro afirmou que, após a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de determinar a investigação das denúncias e afastar a diretoria da Abin, sua postura será de esperar a apuração do caso. "A partir dessas medidas e de abertura de uma sindicância interna, só nos resta agora aguardar a solução das investigações. Reafirmo minha inteira confiança nos servidores afastados, em particular o doutor Lacerda que tem uma das mais belas folhas de serviços prestados neste país", disse.
Félix afirmou que partiu do GSI o pedido para a instauração de inquérito, na Polícia Federal, com o objetivo de apurar as denúncias de escutas telefônicas clandestinas. O ministro disse que a reportagem da revista "Veja" com as denúncias de grampos ilegais provocou "com toda razão reações indignadas" em diversas autoridades dos três Poderes. Félix ressaltou, porém, que até agora o que existe de concreto foi a gravação de um diálogo entre o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Félix levantou a possibilidade de que o grampo pode não ter sido implantado na sede do STF. "Temos a confirmação de que o diálogo foi gravado. Pode ter sido no outro lado, no Senado, no Supremo, ou pode ainda ter sido, como se faz normalmente, desviado programação do computador das operadoras que fazem parte do sistema usado por esses dois telefones", afirmou."

(Folha Online)

Um comentário:

Anônimo disse...

Vem cá Eliomar, se o Daniel Dantas, preso e submetido a tamanha escuta telefônica conseguiu preparar tamanha uruca em cima desta ABIN, não era o caso de se liquidar de uma vez com a agência?