sábado, 28 de fevereiro de 2009

CIRO PREPARA RETORNO AO CENÁRIO PRESIDENCIAL


O parlamentar quer sair da penumbra dos últimos meses.

"Um abraço fraterno dado no sábado 14 de fevereiro, acredita o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), deve colocá-lo de volta à corrida pela sucessão do presidente Lula em 2010. Em seu apartamento, em Fortaleza, ele fez as pazes com seu irmão do meio, o governador do Ceará, Cid Gomes. Desde as eleições municipais, em outubro, os dois só se falavam para trocar insultos e acusações. Naquele dia, aniversário de 50 anos do irmão mais velho, Lúcio, Ciro conseguiu reunir outra vez uma família que a disputa eleitoral do ano passado havia fragmentado. Para ele, resolvia-se o problema que vinha lhe tirando a tranquilidade e o ânimo para a disputa política. A briga entre os irmãos o levou a ter problemas de saúde, a desinteressar-se pela rotina do Legislativo e a praticamente desaparecer do cenário nacional. Ciro preferiu deixar a política de lado para cuidar de questões pessoais, familiares ou paroquiais. Durante seu desaparecimento, foi atropelado pelos adversários. Ele promete voltar à cena nesta semana. Mas talvez seja tarde demais. "Todos os problemas de Ciro são justos e compreensíveis, mas ele precisa voltar para o jogo, ou vai ficar fora", cobra o secretário-geral do PSB, senador Renato Casagrande (ES). Ele não é o único no partido preocupado com o sumiço de Ciro. Na tarde da quarta-feira 21 de janeiro. o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ligou para um amigo comum do Ceará. "Você tem alguma ideia de como é que eu posso localizar o Ciro?", perguntou. Campos não conseguia falar com ele."



* Da Revista IstoÉ, leia mais aqui.

* Foto - Paulo Moska

PROGRAMA DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE PATATIVA DO ASSARÉ COMEÇA NESTE DOMINGO


A partir deste domingo, o município de Assaré presta homenagem ao seu filho ilustre, Patativa do Assaré. O agricultor, que fez da poesia sua forma de expressão, denunciou com precisão os males que vivencia o sertanejo, como também cantou as maravilhas do campo. O programa comemorativo vai se estender até o dia 5, quando Patativa, se vivo fosse, completaria 100 anos.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho engajou-se ao programa e, na segunda-feira, fará concerto na praça Patativa do Assaré. Tudo começará às 19 horas e a Orcec deverá subir ao palco por volta das 20h30min.
O apoio é da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), via Fundo Estadual da Cultura (FEC).

UM PRATO INDIGESTO PARA LULA


ARGENTINA EXTINGUE TRIBUNAIS ESPECIAIS MILITARES E PUNIÇÃO PARA MILITARES GAYS

"A Argentina pôs em vigor ontem reforma da Justiça Militar que acabou com os tribunais especiais para militares e com punições a homossexuais nas Forças Armadas, além de eliminar a pena de morte do ordenamento jurídico local. A partir de agora todo militar que cometer crime comum será julgado em tribunais federais, por juízes civis, e fica extinto o Código de Justiça Militar de 1951. A nova lei foi aprovada no ano passado pelo Congresso e demorou seis meses para entrar em vigor. As mudanças integram o conjunto de medidas que o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007) impulsou durante seu governo, que teve o julgamento de repressores da ditadura (1976-1983) como principal bandeira política. Orientação que vem sendo mantida por sua mulher e sucessora, Cristina Kirchner. "É um passo adiante na Argentina e na região rumo ao controle civil das Forças Armadas", afirmou à Folha o diretor-executivo da ONG Cels (Centro de Estudos Legais e Sociais), Gaston Chillier. Para Chillier, com a nova legislação a Argentina se coloca em um campo oposto ao do Brasil, onde a Justiça Militar ainda dispõe de grande autonomia para julgar os crimes de militares, o que enseja críticas de corporativismo. Muitas das normas agora extintas na Argentina já não estavam vigentes na prática -o último caso de militar submetido a pena de morte, por exemplo, ocorrera em 1956. Militares que praticassem atos homossexuais continuavam, contudo, sujeitos a expulsão da corporação ou prisão por até dois anos. A nova legislação também impõe alterações no sistema disciplinar das Forças Armadas. O militar passa a ter direito a advogado particular e a independência de opinião. As mudanças tiveram origem no caso do capitão da reserva Rodolfo Correa Belisle, que testemunhou na Justiça comum contra superiores no caso da morte do soldado Omar Carrasco, em 1994, e foi condenado pela Justiça Militar a três meses de prisão. O episódio da morte de Carrasco, dentro de um quartel, foi determinante para o fim do serviço militar obrigatório na Argentina. O caso Belisle foi levado à Comissão Intermericana de Direitos Humanos em 1997 por um grupo de advogados, que denunciaram a violação de direitos do militar. A Argentina negou as acusações até 2004, quando passou a negociar "solução amistosa" com a comissão, concretizada na reforma do sistema de Justiça Militar."

(Folha Online)

SAI RELAÇÃO DOS GRUPOS SELECIONADOS PARA O FESTIVAL DE CHORINHO DE VIÇOSA DO CEARÁ

Saiu a lista dos grupos selecionados para a 1ª Mostra Competitiva de Choro do Ceará que ocrrerá durante o III Festival Mel, Chorinho e Cachaça. O festival vai acontecer em Viçosa do Ceará (Região da Ibiapaba), de 18 a 20 de abril próximo. A mostra recebeu inscrições de grupos de todo o estado e selecionou os participantes através da audição de uma curadoria, avaliando interpretação instrumental e análise de material dos músicos. No total, inscreveram-se 12 grupos de choro, sendo a maioria de Fortaleza.
Os seis grupos que irão compor a programação do festival são Guarani Choramingando (Campo Sales), Mistura de Cordas, Fulô de Araçá, Chega Chora, Cara de Choro e Choro da Aldeia, de Fortaleza. Uma das surpresas dos organizadores é que a maioria dos inscritos são jovens músicos com idade entre 13 e 21 anos de idade. Além dos selecionados, um grupo representante de Viçosa do Ceará também estará fazendo uma apresentação durante o festival.
Além da premiação, os grupos terão o transporte, hospedagem e alimentação patrocinadas pela organização do evento.

GRUPOS SELECIONADOS

01. GUARANI CHORAMINGANDO (Campos Sales/CE) – contatos: (88)9959.9431 e fcicera@yahoo.com.br
02. MISTURA DE CORDAS (Fortaleza/CE) - contatos: 3278.2201 / 8749.1364 / 3252.5282 – Fábio Fabio_hamate@hotmail.com
03. FULÔ DE ARAÇÁ (Fortaleza/CE) - contatos: 9978.0610 e clarissagbrasil@hotmail.com
04. CHEGA CHORA (Fortaleza/CE) - contatos: 8849.3450 – carlinhoscrisostomo@yahoo.com.br
05. CARA DE CHORO (Fortaleza/CE) - contatos: 8897.1762 e neymardoth@hotmail.com
06. CHORO DA ALDEIA (Fortaleza/CE) - contatos: 8862.8880 e mateuspo@gmail.com

A VISITA DO MINISTRO DE UMA PASTA SURREAL

O governador Cid Gomes e o ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos da Presidência da República) participarão, nesta terça-feira, a partir das 15 horas, no auditório da CDL, do debate "Discussão do Nordeste e o Projeto Nacional".
Antes, porém, Mangabeira visitará projetos de fruticultura no Vale do Jaguaribe. No roteiro, a cidade de Limoeiro do Norte.

A propósito: O que faz mesmo essa pasta de Assuntos Estratégicos da Presidência da República? Qual o resultado prático até hoje, além da promoção de debates? Eis a curiosidade de muitos por meio deste Blog.

PREFEITO DE BREJO SANTO LEVANTA DESMONTE SOBRE GESTÃO PASSADA

"O prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim (PSB), declarou em entrevista a Farias Júnior, da Rádio Sul Cearense, que sua equipe técnica está finalizando o relatório da situação como recebeu o município. O documento, a ser entregue ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Ministério Público (MP) deverá ser encaminhado até o próximo dia 10, novo prazo estipulado pelo MP. Segundo o procurador Maurício Carneiro, chefe da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) do TCM, vários prefeitos cearenses solicitaram a ampliação do prazo estabelecido, argumentando as dificuldades que estão enfrentando para localizar os documentos necessários à elaboração dos relatórios, como é o caso de Brejo Santo.
Em função dos pedidos e argumentos apresentados a comissão que atuou na operação de combate ao desmonte das Prefeituras se reuniu e decidiu prorrogar o prazo até o dia 10 de março. A data estabelecido inicialmente terminou no dia 30 de janeiro com a apresentação dos relatórios de apenas sete Prefeituras: Acaraú, Aquiraz (Fundo de Saúde), Aurora, Barbalha, Ibiapina, Ipaumirim e Miraíma. Destes, apenas Miraíma não foi visitado pela comissão de combate ao desmonte.
O procurador Maurício Carneiro informou ainda que depois do encerramento do novo prazo a comissão vai se reunir e, de conformidade com a situação, fará uma avaliação sobre as providências a serem adotadas em relação àqueles prefeitos que não observaram as recomendações feitas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas dos Municípios, que foram feitas no encerramento da operação de combate ao desmonte de Prefeituras, em dezembro passado.


(Com informações da Rádio Sul Cearense, do TCM e do Diário do Nordeste)

JOSÉ DIRCEU TEM IMÓVEL PENHORADO PARA PAGAR DÍVIDAS

"O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a penhora de imóvel do ex-deputado e ex-ministro José Dirceu por causa de uma dívida judicial. Dirceu foi condenado, em segunda instância, a pagar custas processuais de ação popular que moveu -e perdeu- contra o governo Quércia (1987-1990). Com o fim da ação, o ex-ministro da Casa Civil foi condenado a arcar com os honorários de um perito contratado no caso. Em valores atualizados, Dirceu deve cerca de R$ 120 mil ao perito. O advogado do ex-ministro rejeita esse valor.O perito em questão foi um dos elementos usados pela Justiça para apurar a denúncia de Dirceu, então deputado estadual. Ele questionava judicialmente uma compra de caminhões pelo governo do Estado.A compra foi feita sem licitação em 1989, pelo então secretário da Segurança Pública, Luiz Antônio Fleury Filho. Ao final do processo, a Justiça concluiu que a compra foi feita "dentro da legalidade" e eximiu o Estado. A ação foi arquivada. Sobraram para o reclamante Dirceu os gastos do processo. Procurado pela reportagem, o advogado Luiz Carlos Bueno de Aguiar, que defende o ex-ministro da Casa Civil, afirmou que vai recorrer. Para ele, "é inaceitável que a única casa de Dirceu seja penhorada". O advogado defenderá ainda que a dívida "já prescreveu".

(Folha de São Paulo)

CHICO ANÍSIO GRAVA FILME NO CEARÁ


Olha aí o Chico com este repórter do Blog.

O humorista Chico Anísio, aguardado nas próximas horas em Fortaleza, é a grande atração do elenco do filme O Auto da Camisinha, que começará a ser rodada a partir desta segunda-feira em Quixadá (Sertão Central). Além de Chico, o huorista cearense Carry Costa e Gero Camilo, outro nome que fez parte de filmes como Cidade de Deus, Carandiru e Vicho de Sete Cabeças, estão no elenco. O filme está orçado em R$458 mil e foi uma produção contemplada no 1º Edital Mecenas do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2008. É uma adaptação da peça teatral de José Mapurunga, um texto em cordel que teve montagens realizadas em Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente no Ceará, a peça foi encenada por mais de 10 grupos teatrais.
O filme terá sua primeira exibição marcada para o mês de setembro, durante o encontro da Câmara do Comércio de Portugal, em Fortaleza. Mas a estréia em circuito nacional e internacional acontecerá no dia 1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Entrará simultaneamente em Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e em Cabo Verde, na África, onde será exibido em rede nacional pela TV Nacional de Cabo Verde.

(Com a Assessoria de Imprensa da Produção do Filme)

EFEITO CRISE - VOLKSWAGEN VAI CORTAR EMPREGOS TEMPORÁRIOS

"A Volkswagen vai cortar durante o ano de 2009 todos os empregos temporários, que eram de 16.500 no mundo no final de 2008, anunciou o presidente da empresa automobilística alemã, Martin Winterkorn, em entrevista à revista alemã Der Spiegel divulgada neste sábado.Em 2009, "não empregaremos nenhum funcionário temporário. É horrível para os afetados, mas não há outra solução", disse.A Volkswagen vinha evitando fazer previsões sobre a redução deste tipo de empregos, mas há pouco tempo o diretor financeiro da empresa, Hans Dieter P¶tsch, avisou que "teria de se desfazer da maioria se a conjuntura não melhorasse".Na Alemanha, a VW empregava no fim de 2008 cerca de 4.500 temporários. Muitas das demais vagas estão no leste da Europa ou no Brasil.As vendas do primeiro construtor automobilístico europeu caíram 15% em janeiro e a Volkswagen prevê ainda um recuo de 10% em 2009. A Volkswagen não exclui a possibilidade de registrar prejuízo no primeiro trimestre em razão da queda dos mercados automobilísticos no mundo.Winterkorn garantiu que os empregos do pessoal fixo da Volkswagen não estão, em compensação, ameaçados por enquanto."Ninguém aqui ainda está pensando em demissões ou algo parecido", declarou."

(Folha Online)

ADÍSIA SÁ É ATRAÇÃO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER DO SHOPPING BENFICA


A jornalista Adísia Sá, ombudsman emérita do jornal O POVO, é a grande atração que o Shopping Benfica oferecerá à sua clientela para marcar o Dia Internacional da Mulher. Adísia, a pequena notável como é conhecida, dará palestra no próximo dia 8, a partir das 11 horas, em área do shopping. Dará, na realidade, o testemunho de uma vida dedicada ao jornalismo, ao magistério e ao desejo de uma sociedade mais justa e cidadã.
Como as vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas na Loja Mais Mulher (1º piso do shopping).
Ninguém paga nada e ainda haverá sorteio de exemplares do livro Capitu conta Capitu - 2ª edição, da escritora Adísia Sá.

O DESCANSO DO "LEÃO" DE CORAÇÃO NACIONALISTA

O corpo do ex-secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, será sepultado no fim da tarde deste sabado, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Osires morreu ontem na Capital Federal em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O advogado tributarista tinha 69 anos, um vasto currículo de participação no serviço público e era um crítico ferrenho da carga tributária brasileira. O tributarista estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia desde a última quinta-feira (19), quando sofreu o primeiro AVC. De acordo com a assessoria do advogado, seu quadro de saúde era estável até esta manhã, quando ele sofreu um novo acidente vascular.
Natural de Cachoeiro do Itapemirim (ES), o tributarista era mestre em direito e estado pela Universidade de Brasília (UnB), na qual foi professor entre 1978 e 2004. O tributarista ganhou projeção nacional em 1993, quando assumiu o comando da Receita Federal, no governo Itamar Franco. No ano seguinte, deixou o cargo depois de se recusar a liberar da taxação de impostos o voo que trouxe a seleção brasileira, então tetracampeã mundial de futebol, dos Estados Unidos.
Osires, atuando também como comentarista em emissoras de rádio no País, sempre defendeu a redução da carga tributária.

(Com agências)

CEARENSE QUE ESCALOU MAIOR MONTANHA DO MUNDO DARÁ PALESTRA PARA O EMPRESARIADO


O cearense Rosier Alexandre conseguiu, apesar das péssimas condições climáticas desta estação, chegar ao cume do maior vulcão do mundo, o Ojos del Salado (6.893m), em pleno deserto do Atacama no Chile. Foi neste ano, enfrentando tormentas, fortes nevascas, escalando paredes de gelo e ultrapassando gretas. E isso, depois de já ter escalado o Aconcágua (6.962m), a maior montanha da Terra fora da Ásia.
Rosier acabou escrevendo um livro e sendo convidado a dar palestras pelo Brasil. No próximo dai 5, ele fará sobre essa sua aventura marcada por determinação, coragem e obstinação para o empresariado. Vai ser a partir das 19h30min, no auditório do Sebrae, que fica na avenida Monsenhor Tabosa, 777. A entrada? A doação de um quilo de alimento não-perecível.

QUEM É ROSIER?

Rosier é descendente de uma família de agricultores, nascido na zona rural. Saiu do anonimato para entrar para a história quando se tornou o primeiro montanhista do N/NE a escalar o Aconcágua (16/jan/2006), a maior montanha da Terra fora da Ásia e o Ojos del Salado (26/jan/2009), o maior vulcão da Terra (6.893m).

CGU FARÁ TERÇA-FEIRA SORTEIO DE 50 MUNICÍPIOS PARA FISCALIZAR CONTAS

"A Controladoria-Geral da União (CGU) já definiu o cronograma das atividades de 2009 do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos. Neste ano, serão dois sorteios especiais para a escolha de municípios que receberam investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e mais três edições para fiscalização das ações dos programas com execução descentralizada nos municípios. O primeiro sorteio ocorrerá na próxima terça-feira (03), quando os globos com as bolas numeradas da Caixa Econômica Federal servirão para definir mais 50 municípios a serem fiscalizados quanto à aplicação dos recursos do PAC. Em julho, no dia 14, novo sorteio de mais 50 municípios, que receberão equipes da CGU com a mesma missão. Essas serão as edições 2 e 3 dos Sorteios Especiais.
Em maio, no dia 12, a Controladoria-Geral da União fará a 28ª edição do programa a fim de fiscalizar a destinação de recursos para ações descentralizadas nos municípios. E mais dois desses sorteios, sempre para a escolha de 60 municípios, estão com datas definidas: a 29ª edição, em 8 de setembro, e a 30ª, em 6 de outubro. Assim, até o final do ano, essa vertente do programa terá totalizado 1.641 fiscalizações, o equivalente a quase 30% dos municípios brasileiros. O cronograma prevê prazo de aproximadamente dois meses e uma semana entre o sorteio e a homologação dos relatórios."

Veja o cronograma dos sorteios

* 03/03/2009: Sorteio Especial - Municípios beneficiados com recursos federais do PAC;
* 12/05/2009: Sorteio de Fiscalização de Municípios;
* 14/07/2009: Sorteio Especial - Municípios beneficiados com recursos federais do PAC; * 08/09/2009: Sorteio de Fiscalização de Municípios;
* 06/10/2009: Sorteio de Fiscalização de Municípios.

(Site da CGU)

PADRE-DEPUTADO ESTUDA DIREITO CANÔNICO PARA FUGIR DA PUNIÇÃO IMPOSTA POR DOM ALDO


"O padre e deputado Luiz Couto (PT-PB) pretende voltar ao sacerdócio. O parlamentar está estudando Direito Canônico para tentar retomar as atividades perdidas na última quarta-feira (25) por determinação do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto (leia mais). A punição abalou um pouco a saúde do petista, mas as convicções religiosas permaneceram inabaladas. Ontem (27), Couto falou com poucas pessoas e evitou a imprensa. “O deputado Luiz Couto é parlamentar por opção pessoal, mas a vida dele é o sacerdócio", disse ao Congresso em Foco o assessor de imprensa que trabalha para o parlamentar há seis anos, José Moreira da Silva. Se necessário, o retorno poderia ser fora da Paraíba. Luiz Couto foi afastado pela Arquidiocese por defender, em entrevista a este site, o fim do celibato obrigatório na Igreja Católica e o uso de camisinhas por razões de saúde pública. Posicionou-se, também, contrário ao preconceito contra homossexuais.
Ao final da entrevista, publicada no último dia 14, Luiz Couto revelou como se relaciona com as atividades sacerdotais: “O meu maior prazer na vida é celebrar a Eucaristia”.Com a decisão da arquidiocese, Luiz Couto, que é diabético, teve uma crise de hipertensão e está em repouso por orientação médica. Conforme afirma a nota oficial da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto exige retratação do petista e afirma que suas declarações ao Congresso em Foco provocam “confusão entre os fiéis cristãos, e contraria ‘in noce’ as orientações doutrinais, éticas e morais sustentadas pela Igreja Católica”.

(Congresso em Foco)

TODO HOMEM TEM SEU LADO DE HUMORISTA


Eis o senhor Paulo Diógenes como ele é: apenas um rapaz latino-americano que adora fazer as outras pessoas rirem à vontade. Mas ele arranca sorrisos. Não com esse jeitão aí de atleta de luta livre, que pode até amedrontar alguns.


Agora sim. Eis o personagem no qual ele se transforma toda semana: Raimundinha Jereissati que, há 20 anos, espalha alegria por este País. Dá pra alguém dizer que o moço lá de cima se transforma nessa belezura?

DETALHE - Agora em março, Paulo Diógenes, com sua Raimundinha, estará fazendo show "No Ceará é assim" em Brasília.
Com uma turma que reúne Ciro Santos, Adamstor Pitaco, Zé Modesto, Lailtinho Brega e Rossicléa.

(Fotos - Paulo Moska e Divulgação)

BB OFERECE LINHA DE CRÉDITO QUE ANTECIPA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

"O Banco do Brasil reabre, nesta segunda-feira, 2, a linha de crédito que antecipa a restituição do imposto de renda 2009, referente ao exercício do ano passado. O CDC Antecipação IRPF adianta ao cliente até 80% do valor a ser restituído pela Receita Federal com taxa de juros de 2,25% a 2,65% ao mês. O limite do crédito é de R$ 5 a R$ 20 mil com garantia e de R$ 5 mil sem garantia. O pagamento é feito em parcela única na data da restituição ou em 26/02/10, o que ocorrer primeiro. Para obter o adiantamento, o cliente tem que fazer a declaração pela internet, indicar conta corrente no BB para restituição e ter assinado o contrato de adesão e crédito pré-aprovado. Em 2008, mais de 234 mil clientes recorreram à antecipação da restituição no Banco do Brasil. O volume contratado foi de R$ 353,4 milhões, 31,3% superior ao contratado no ano anterior. Em 2007, o montante emprestado chegou a R$ 269,1 milhões em um total de 200 mil operações.
Para o cliente, antecipar a devolução do imposto retido na fonte pode ser útil para saldar dívidas com taxas de juros maiores. O adiantamento também pode reforçar as finanças da família para fazer face às despesas de início de ano, como compra de material escolar e pagamento de impostos. "

(Assessoria do BB)

PADRE EXORCISTA FAZ PREGAÇÃO DE CURA EM FORTALEZA


O padre exorcista Rufus Pereira, pregador internacional de cura e libertação, inicia, neste sábado, em Fortaleza, peregrinação de fé atendendo a um convite da Comunidade Católica Hesed (Misericórdia), que tem à frente a madre e cantora Kelly Patrícia.
Ele falará durante o I Misericórdia Brasil, a partir das 8 horas e se estendendo até domingo, no ginásio Paulo Sarasate.
O tema de sua pregação será "Curados e Libertos pela Misericórdia”.
Nesse encontro, Kelly Patrícia cantará músicas dos seus CDs.

SERVIÇO

- Abertura dos portões e bilheterias do ginásio Paulo Sarasate - a partir das 6 horas
- Preço do ingresso - R$ 15,00

(Foto - Tiago Gaspar)
* Do Blog da Sagrada Família, no link ao lado

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NADA DE CRISE QUANDO O ESPÍRITO É GRANDE



Você já ouviu falar do Padre Fábio de Melo? Pois ele é o novo pop star da Igreja Católica do Brasil no momento. Nesse vídeo, ele interpreta "Tudo é do pai".

SENADO ENCERRA PRIMEIRO MÊS DE TRABALHO SEM NADA VOTAR

"O Senado encerrou nesta sexta-feira o primeiro mês de trabalho em 2009 com mais uma sessão de discursos. Neste mês de fevereiro isso foi tudo o que aconteceu no plenário da Casa, uma vez que nenhum projeto chegou a ser votado. A paralisia da Casa se deve principalmente à disputa política entre os partidos por cargos de comando das comissões temáticas da Casa. A expectativa dos líderes é resolver o assunto na próxima terça-feira (3), mesmo que não se consiga um acordo sobre o tema. Os trabalhos no Senado começaram no dia 2 de fevereiro com a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a Presidência. Naquela semana, a Casa se dedicou à composição dos cargos para a Mesa Diretora. Definido os senadores que irão comandar a Casa, no entanto, as votações em plenário não começaram porque teve início uma guerra nos bastidores pelo comando das comissões temáticas da Casa. As comissões são importantes porque é por onde passam os projetos antes de chegar ao plenário. Além disso, os colegiados têm autonomia para convocar ministros a dar explicações e fazer o acompanhamento de ações do governo. Neste mês, também as comissões não funcionaram, apesar de o regimento permitir a realização de sessões destes colegiados mesmo sem a escolha dos novos presidentes, cabendo ao senador mais velho comandar os trabalhos. As presidências destes órgãos devem ser divididas de acordo com a proporcionalidade entre as bancadas, mas o regimento do Senado permite candidaturas avulsas. O primeiro impasse sobre as comissões envolveu PSDB e PTB. Os tucanos reivindicavam a posição de presidente da Comissão de Relações Exteriores para Eduardo Azeredo (MG), enquanto o PTB queria a vaga para Fernando Collor (AL). Após semanas de negociações, o PSDB, que tem uma bancada de 13 senadores contra 7 do PTB, conseguiu apoio suficiente para uma eventual disputa no voto contra Collor. Sem perspectiva de vitória naquela disputa, o PTB decidiu migrar seu interesse para a comissão de Infraestrutura. Para este posto, o PT já havia indicado desde o início do ano Ideli Salvatti (SC). Os petebistas, porém, desejam agora acomodar Collor nesta cadeira. "

(Com Agências)

PREFEITURA DE FORTALEZA CONVOCA MAIS 462 AGENTES SANITARISTAS DO CONCURSO 2006

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está convocando mais 462 agentes sanitaristas aprovados em seleção pública. No total, 1.500 agentes sanitaristas foram concursados, em 2006, como servidores públicos municipais, acabando com a terceirização do serviço. Os exames periciais admissionais acontecerão no Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja - Rua Guilherme Rocha, 510, Centro), no período de 2 a 6 de março. De posse dos exames, os selecionados deverão entregá-los à Junta Médica do Instituto de Previdência do Município (IPM - Rua José Euclides, 187, Fátima), a fim de serem avaliados, no período de 9 a 20 de março, de acordo com o seguinte calendário:
A lista completa dos convocados está disponível no site na SMS, no endereço eletrônico www.sms.fortaleza.ce.gov.br. Toda a comunicação referente à convocação está sendo encaminhada via Correios.

09/03/2009 - 1001 a 1050;
10/03/2009 - 1051 a 1100;
11/03/2009 - 1101 a 1150;
12/03/2009 - 1151 a 1200;
13/03/2009 - 1201 a 1250;
16/03/2009 - 1251 a 1300;
17/03/2009 - 1301 a 1350;
18/03/2009 - 1351 a 1400;
19/03/2009 - 1401 a 1450;
20/03/2009 - 1451 a 1462.

DETALHE - O último passo para a efetivação dos convocados será a entrega de toda a documentação prevista no Edital, inclusive do laudo médico do exame pericial, à Secretaria de Administração do Município (SAM - Avenida Desembargador Moreira, 2875, Dionísio Torres), no período de 23 a 27 de março.

EXPLOSÃO NA SEDE DA PF DE MANAUS

"Uma explosão ocorreu na tarde desta sexta-feira (27) na sede da Superintendência da Polícia Federal em Manaus (AM). As primeiras informações dão conta de quatro pessoas feridas. As identidades ainda não foram confirmadas, mas, no local, além de presos que estavam na carceragem, havia agentes da PF e jornalistas. Ainda não há informações precisas sobre a causa da explosão.Três equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o prédio da PF. A explosão aconteceu por volta das 17h20 (horário local). Os feridos foram enviados para hospitais e pronto-socorros próximos à Superintendência da PF. Ainda não há confirmações sobre o estado de saúde das vítimas da explosão e nem se há algum morto. Os principais ferimentos foram causados por estilhaços e destroços da área atingida pela explosão. Equipes de reportagem vêm encontrando dificuldade em entrar na área da Superintendência. Um fotógrafo que tentava registrar os estragos causados pela explosão teve sua máquina retida por uma agente da PF. Os feridos foram levados para um hospital próximo ao prédio da PF. Entre as primeiras suspeitas, segundo a PF, estão a hipótese de um atentado a bomba e também a possibilidade de a explosão ter ocorrido dentro do depósito de armas da Polícia Federal."

(Folha Online)

ALIADO DE JÁDER BARBALHO SERÁ RELATOR DE MP SOBRE TERRAS DA AMAZÔNIA


"O deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), da bancada ruralista na Câmara, será o relator da medida provisória que trata sobre a aceleração do processo de regularização fundiária de áreas ocupadas na Amazônia Legal – MP 458/09. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) ignorou os apelos da bancada do PT e escolheu nesta sexta-feira (27) um peemedebista para relatar a matéria. Na sexta passada (20), o Congresso em Foco mostrou a acirrada disputa pela relatoria da MP, que garantirá ao escolhido grande influência sobre o futuro de propriedades milionárias na Amazônia. A briga e a pressão vinham, especialmente, da bancada petista da Amazônia, sob o comando da senadora Fátima Cleide (PT-RO). O partido chegou a indicar três nomes para concorrer à relatoria. “Era o que temíamos. Mas espero que Asdrúbal se mantenha fiel ao que ele foi quando era superintendente do Incra e venha se despir da figura de ser o baluarte ruralista. Espero que ele não seja uma lástima na relatoria dessa MP”, disse ao site o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), um dos indicados do PT para a relatoria.
Asdrúbal Bentes, que faz parte do grupo político do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), foi superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pará, em 1991 e 1992. O ruralista foi autor de um projeto de lei que aumenta o limite da área que pode ser concedida pela União para uso rural, sem processo de licitação, na Amazônia Legal. O parlamentar também foi relator de uma medida provisória com o mesmo teor de seu projeto. A medida, batizada “MP da Grilagem”, foi aprovada pelas duas Casas em meio a fortes protestos de ambientalistas, em especial, da ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva (PT-AC)."
(Congresso em Foco)

CENTRAIS SINDICAIS VÃO REALIZAR DIA NACIONAL DE PROTESTO CONTRA DEMISSÕES

"O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e as centrais sindicais estudam a realização de um dia nacional de protesto contra a demissão de trabalhadores no Brasil. A decisão foi anunciada na tarde de hoje (27), após reunião na sede do sindicato. “Hoje o importante foi que todas as centrais, com exceção da CUT [Central Única dos Trabalhadores], vieram aqui para apoiar a luta dos companheiros da Embraer [Empresa Brasileira de Aeronáutica] e começar a pensar em ações unitárias onde houver outras demissões e em ações que levem em conta mudanças na política econômica do país”, disse o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Ele informou que na próxima semana as centrais sindicais vão se reunir novamente para elaborar um calendário de lutas para evitar mais demissões no país. Segundo Juruna, a mudança proposta pelas centrais passa pela diminuição da taxa de juros, redução da jornada de trabalho e aumento dos investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o coordenador da Conlutas, José Maria de Almeida, citou a decisão do desembargador Luís Carlos Sotero, do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, aceitando o pedido de liminar e suspendendo as demissões na Embraer, dizendo que vai “corrigir, pelo menos provisoriamente, uma injustiça”. A Embraer, empresa fabricante de aviões, anunciou no dia 19 deste mês a demissão de cerca de 4,2 trabalhadores, o equivalente a 20% do quadro de 21.362 funcionários. Na ocasião, a empresa divulgou comunicado dizendo que foi a crise internacional."

(Agência Brasil)

CAGECE USA FATURA PARA DIFUNDIR LUTA CONTRA A DENGUE

"Ajude no combate à dengue. Não deixe água parada." Eis a mensagem educativa que está nas faturas da Cagece desde o último dia 21 e que se estenderá até 31 de março. O objhetivo, segundo a assessoria de comunicação da empresa é "incentivar os cercade 1,2 milhão de clientes da companhia em Fortaleza e no Interior a se prevenir contra a doença."
A Cagece estima que a mensagem de conscientização alcance quase 5,35 milhõesde pessoas em todo o Estado.
Meece elogios a Cagece por essa iniciativa que chega como uma ducha de água fria contra o mosquito da dengue.

HEITOR COBRA INFORMAÇÕES SOBRE CASO ENVOLVENVO SUPERINTENDENTE DO DETRAN


O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira, para apresentar um requerimento solicitando ao Ministério Público Estadual toda a documentação relacionada ao caso que envolve o superintendente do Detran, João Pupo.
“Outrora, quando esse Poder tinha mais deputados a fazer questionamentos sobre os atos do Governo, matérias como essa buscavam o Legislativo. E e isso deixou de existir”, lamentou, referindo-se ao caso da ação contra Pupo e ao fato de o Poder Legislativo ter maioria esmagadora pró-governo.
A ação, que está na 4ª Vara da Fazenda Pública, questiona a concessão de selos para o transporte intermunicipal de passageiros, sem a devida licitação e fiscalização, por parte do Detran. No caso, Pupo é acusado de improbidade administrativa.

CAÇA-FANTASMAS: INSS QUER SABER ONDE ESTÃO 354 APOSENTADOS E PENSIONISTAS

"O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta sexta-feira, 27, nos jornais de grande circulação nos Estados, o edital de convocação de 354 aposentados e pensionistas que não foram localizados pelos servidores do órgão, informou o Ministério da Previdência Social. São beneficiários que realizaram o Censo Previdenciário, por intermédio de um procurador ou representante legal, mas que precisam ser localizados para comprovar que estão vivos. Os convocados terão prazo de 30 dias para comparecer às agências da Previdência, pessoalmente ou por meio de representante legal, para que um servidor do INSS faça uma visita ao beneficiário. Somente depois que o funcionário do INSS localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade."

SERVIÇO

* Lista dos convocados no Portal da Previdência Social - www.mpas.gov.br

(Agência Brasil)

PRESIDENTE DA FIEC DEBATERÁ NA TV EFEITOS DA CRISE


O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Roberto Macedo, é o convidado do programa Ciclo de Debates desde domingo. Ao lado de Marcos Costa Holanda, diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), e de Régis Dias, vice-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Macedo abordará o tema "Perspectivas da Indústria 2009", levando-se em contra os efeitos da crise nos mercados financeiros mundiais.

SERVIÇO

* Programa CIClo de Debates vai ao ar às 19 horas, pela TV Ceará.

SECRETARIA DA SAÚDE DE FORTALEZA NÃO PAGA FORNECEDORES DE PRÓTESES DESDE AGOSTO

Fornecedores de órteses e próteses estão protestando, por meio deste Blog, contra a Secretaria da Saúde de Fortaleza. Alegam não receber pagamento pelo material fornecido para hospitais conveniados com o município desde agosto de 2008.
Alguns dizem que só não quebraram porque a Prefeitura de Fortaleza não é a única na carteira de clientes.
Um desses fornecedores esteve nesta sexta-feira na área responsável pelo pagamento e ouviu a piada de que "a Prefeitura não vai pagar tão cedo vocês e nem sabe dizer quando".
Esse tipo de postura pega mal para o secretário Alex Mont'Alverne. Pode ser interino, mas paga o pato por tal situação vexatória.

EFEITO JARBAS - CONGRESSO VAI CRIAR FRENTE CONTRA CORRUPÇÂO

"Parlamentares de diversos partidos, liderados pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), vão criar uma frente parlamentar contra a corrupção no Congresso na tentativa de combater atos ilícitos cometidos nos três Poderes. A criação da frente foi deflagrada pela entrevista de Jarbas à revista "Veja", na qual o senador afirma que a maioria dos integrantes do PMDB "quer mesmo é a corrupção". Os deputados e senadores que articulam a frente vão se reunir na próxima semana para traçar a estratégia de ação do grupo. O senador José Nery (PSOL-PA) disse que o objetivo da frente é colocar em prática ações que permitam ao Congresso investigar atos de corrupção. "A ideia é criar um movimento amplo que reúna partidos que tenham o compromisso na luta contra a corrupção. Vamos ver se conseguimos levantar situações concretas para serem investigadas. O PMDB é um ninho de corrupção? Nossa ideia é ver se a gente consegue levantar isso para termos elementos para uma ação concreta", afirmou. A expectativa dos articuladores da frente é que pelo menos 30 parlamentares, entre deputados e senadores, integrem o grupo --que não restringirá o ingresso de legendas da base aliada governista ou da oposição. "Vamos passar das ideias para a ação, para que denúncias não sejam vazias", disse Nery. Além de articular a frente, Jarbas deve fazer um duro discurso na semana que vem contra a corrupção nos Três Poderes. A ideia do senador é se tornar, no Legislativo, uma espécie de "fiscal" anticorrupção depois que decidiu expor o próprio partido na entrevista à Veja. Na entrevista à revista, Jarbas disse que boa parte do PMDB quer cargos no governo federal para "fazer negócios e ganhar comissões". Segundo o parlamentar, "a maioria dos peemedebistas se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. A corrupção está impregnada em todos os partidos. Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção". Jarbas afirmou ainda que o PMDB é um partido sem bandeiras, sem propostas, sem um norte. "É uma confederação de líderes regionais, cada um com seu interesse, sendo que mais de 90% deles praticam o clientelismo, de olho principalmente nos cargos." Sobre a eleição de José Sarney (PMDB-AP) à presidência do Senado, o senador afirmou que é um completo retrocesso. "A eleição de Sarney foi um processo tortuoso e constrangedor. Havia um candidato, Tião Viana (PT-AC), que, embora petista, estava comprometido em recuperar a imagem do Senado."

(Folha Online)

PREFEITO DE ARATUBA VIRA EXCEÇÃO NO INVESTIR EM EDUCAÇÃO INTEGRAL


Eis Júlio César Batista (PR), o prefeito de Aratuba que está implantando educação integral nas escolas do município. Ele informou nesta sexta-feira para este Blog que vai investir pesado em educação, porque é daqueles que acreditam que só se consegue melhorar a situação do povo dessa forma.
Júlio César, bom lembrar, foi presidente da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece), de onde saiu respeitado por seus pares. Já foi prefeito em sua terra e voltou ano passado.
O que ele não contou, mas fomos informados: é dono de uma das maiores faixas de terras na Serra de Aratuba, onde ainda resiste um pedaço de verde em meio ao avanço da especulação imobiliária. Júlio César já recebeu muita proposta para vender o que é seu, mas recusa.
O amor à Serra de Aratuba fala mais alto.
Ainda bem.

P.S. Corrigimos o partido do prefeito. Havíamos colocado PSDB. Agradecemos a leitores deste Blog como o advogado Deodato Ramalho.

MALHA FINA - MAIS DE 30 MIL DECLARAÇÕES DO IR DE 2007 SÃO LIBERADAS

"A Receita Federal libera mais um lote residual do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006) nesta sexta-feira (27). Para saber se está incluído neste lote, o contribuinte pode consultar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e o Receitafone (146).Ao todo, 30.916 declarações serão liberadas, das quais 8.196 têm imposto a restituir, 16.372 têm imposto a pagar e 6.348 não têm imposto a pagar nem receber.Correção de 21,18%A correção para este lote é de 21,18%, referentes à taxa Selic.Ao todo serão pagos quase R$ 21 milhões em restituições, mediante depósito bancário. Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista em uma agência do Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).O dinheiro ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.No que diz respeito ao imposto devido pelos contribuintes, o montante chega a mais de R$ 42 milhões.IR 2006Vale lembrar que a Receita liberou, na quinta-feira (26), mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de 2006 (ano-base 2005).A correção, para quem está no lote, é de 34,17%, referente à taxa de juros Selic.Das 115.263 declarações já liberadas, 80.428 têm imposto a pagar e 23.373, saldo de imposto a receber, sendo que os valores correspondem a quase R$ 458,43 milhões e R$ 59,74 milhões, respectivamente. Outros 11.462 contribuintes não possuem saldo de imposto a pagar ou a restituir."

(Portal Uol)

EMBRAER NÃO PODE DEMITIR SEM NEGOCIAR COM SINDICATOS


"A Embraer não poderia realizar uma demissão em massa sem antes negociar com os sindicatos da categoria alternativas para os trabalhadores, segundo a Justiça trabalhista. Foi esta a principal justificativa do desembargador Luís Cândido Martins Sotero da Silva, presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), da 15ª Região (Campinas), ao mandar suspender as 4.200 demissões até quinta-feira.

* Da Coluna Painel Leia mais

DEPUTADO QUER MUDANÇA NO ESTATUTO DA TERRA


"O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no governo FHC e atual deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) apresentará na próxima semana projeto de Lei com o objetivo de promover uma profunda mudança no Estatuto da Terra, que é o marco regulatório para a execução da reforma agrária e a promoção agrícola no país.O deputado está preocupado com o aumento da violência no campo, promovida em grande parte pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra). Em Pernambuco, quatro capatazes de uma fazenda localizada em São Joaquim do Monte, distante 140 quilômetros da capital, Recife, foram mortos no último fim-de-semana por integrantes do MST.No Pontal do Paranapanema, interior de São Paulo, os sem-terra ocuparam 20 fazendas, durante o chamado “Carnaval Vermelho”. E no norte do Paraná, o movimento invadiu duas fazendas nesta semana.Descentralização Segundo Jungmann, que também preside a Comissão de Segurança Pública da Câmara, a reforma do Estatuto da Terra se faz necessária porque descentraliza as ações para a promoção da reforma no campo que, hoje, estão sob responsabilidade da União. “Estamos propondo que estados, municípios e o governo federal participem conjuntamente desta política. A atual lei é um obstáculo, já que o quadro se alterou muito nos últimos 40 anos”, justifica.Ele se refere à data de criação do Estatuto (Lei 4.504), que é de novembro de 1964. O ex-ministro acrescenta que a atual legislação é um “entulho” do regime autoritário que à época vigorava. O parlamentar garante que as mudanças podem diminuir a tensão no campo. Além de distribuir responsabilidades entre os entes da federação, o projeto do deputado do PPS tem dentre seus objetivos a promoção da produtividade e, não somente, a divisão de terras entre aqueles que pleiteam um pedaço de terra para plantar. A idéia é fortalecer o agronegócio, por exemplo.Jungmann também quer alterações no Incra, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário que, segundo ele, não tem atendido às expectativas para execução da reforma no campo."

(Compilado do Blog da Folha)

NO AEROPORTO DE FORTALEZA NÃO SÃO APENAS OS AVIÕES QUE ESTÃO NAS ALTURAS


Quer saber o que é carestia mesmo?

Que tal ir, por exemplo, à Casa do Pão de Queijo, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, e comprar uma inofensiva garrafa de água mineral (500 ml)?

Vai gastar R$ 3,00.

Mas se a gente acrescentar de R$ 0,50 a R$ 0,80 compra um garrafão de 20 litros de água mineral. Da mesma marca.

CONCLUSÃO: A clientela paga por conta de uma concorrência pública onde ganha quem oferece o melhor tutu para a Infraero leva o ponto. Até quando esse tipo de política?

COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA PARA O TEJUBODE 2009


O município de Tejuçuoca (Zona Norte) iniciou os preparativos para a oitava edição do Tejubode. O evento, que marca os 21 anos do município, já faz parte do calendário turístico do Estado.
Neste ano, a festa ocorrerá de 15 a 17 de maio próximo.
O prefeito Edilardo Cruz (PSDB) diz estar na expectativa de um número de visitantes bem superior ao do ano passado, que marcou a presença de cerca de 100 mil pessoas de vários pontos do Estado.

* O Tejubode é uma feira de ovino e caprinocultura, que conta ainda com uma programação de show com bandas de forró e artistas nacionais. Ali, segundo a organização, o público jovem predomina.

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Katiuscia Canoro, a conhecida "Lady Kate" do programa Zorra Total, da Rede Globo. É uma... gracinha.
P.S. Pedimos desculpas aos fãs da sessão pelo atraso na publicação, que sempre sai pela manhã.

MORRE CARNAVALESCO MILTON DE SOUZA

Morreu nesta sexta-feira o carnavalesco Milton de Souza (63), nome dos mais respeitados pelos que fazem o Carnaval de Rua de Fortaleza. Responsável pela confecção e elaboração de fantasias e adereços dos maracatus Kizomba e do cordão Vampiros da Princesa, lutava contra o câncer desde o ano passado.
O sepultamento ocorrerá nesta tarde, no Cemitério São João Batista.

TAM VIAGENS LANÇA PACOTES PARA PÚBLICO GLBT

"A TAM Viagens por meio de sua modalidade de pacotes turísticos da Diversidade, apresenta a agenda de eventos e roteiros destinados especialmente ao público GLBT em 2009. A programação inclui pacotes desde as tradicionais opções no Brasil, como Rio de Janeiro e Salvador, até os mais badalados destinos internacionais, entre eles Nova York, Paris e Madri. Para os que quiserem permanecer no país e aproveitar a festa por aqui, abadás, ingressos para eventos e boates estão inclusos no plano. A TAM Viagens também tem pacotes especiais para Buenos Aires, considerada o local favorito da comunidade GLBT nas Américas. Na capital argentina, que reserva encantos e muita diversão aos seus visitantes, a operadora oferece estadia nos melhores estabelecimentos "gayfriendly", como o Hotel Axel e os flats Concorde Callo. Até o fim de 2009, outras grandes atrações vão contar com roteiros exclusivos da TAM Viagens para o público GLBT: o Gay Day da Disney, o Campeonato Mundial de Futebol Gay e Lésbico e as Paradas Gay de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Nova York e Paris."

SERVIÇO

* Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4706-0743 (São Paulo), 3212-9400 (Rio de Janeiro) e 0800 55 5200 (outras cidades)
* Site www.tamviagens.com.br.

Do Blog do Macário Batista:

DESEMPREGO NA ZONA DO EURO ATINGE 8,2% EM JANEIRO

"A taxa de desemprego nos 16 países que compõem a zona do euro atingiu 8,2% em janeiro de 2009, ante 8,1% em dezembro do ano passado, informou a Agência de Estatísticas da Comunidade Européia, Eurostat. Em janeiro de 2008, o desemprego na região ficou em 7,3%.
Na União Européia, o desemprego alcançou 7,6% em janeiro deste ano, sendo que em dezembro o percentual foi de 7,5%. Em janeiro do ano passado, a taxa de desemprego do bloco registrara 6,8%. Na comparação com dezembro de 2007, o número de pessoas desempregadas atingiu 386 mil na União Européia e 256 mil na zona do euro.
As maiores taxas de desemprego foram reportadas na Espanha com 14,8% e na Letônia com 12,3%. Os menores índices foram registrados na Holanda (2,8%) e Áustria (4%).
A zona do euro é formada por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. Já a União Européia compreende 27 países: as 16 nações que compõem a zona do euro além de Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia."

(Gazeta Mercantil Online)

ROBERTO JEFFERSON REAPARECE FALANDO DE CORRUPÇÃO


"Responsável por denunciar o esquema do mensalão, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, disse ontem que foi uma indicação para a diretoria de Furnas que deflagrou sua briga com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, em 2005, e culminou com a denúncia do esquema.

Segundo ele, o PT "sempre" controlou os fundos de pensão das estatais, incluindo o Real Grandeza, e o partido não irá permitir dividir esses espaços com o PMDB."

* Da Folha de São Paulo Leia mais.

OBAMA ANUNCIARÁ RETIRADA DE TROPA DOS EUA DO IRAQUE ATÉ AGOSTO DE 2010

"O presidente Barack Obama anunciará nesta sexta-feira, Camp Lejeune, uma base de fuzileiros navais no Estado da Carolina do Norte, a retirada da maior parte dos 142 mil soldados americanos do Iraque até 31 de agosto de 2010, segundo informações de funcionários do governo. Será mantida uma força residual de 35 mil a 50 mil homens que devem treinar e equipar as forças iraquianas e conduzir algumas operações de contraterrorismo. A meta de uma retirada completa deve ser cumprida até o final de 2011. O conflito de quase seis anos marcou a presidência do republicano George W. Bush e ajudou os democratas a reconquistar o Congresso e a Casa Branca. O estabelecimento de uma data para a retirada representa um ponto crítico da guerra. A decisão de Obama também se encaixa em sua intenção de mudar o foco militar dos Estados Unidos para o Afeganistão.
Alguns democratas questionaram o tamanho e a missão das forças residuais que Obama pretende deixar no Iraque. Mas o secretário de Defesa, Robert Gates, disse que "o raciocínio é que qualquer força remanescente após nós pararmos as operações de combate estará focada na missão de contraterrorismo, treinamento, aconselhamento, assistência, e esse tipo de coisa".
Gates negou-se a confirmar os planos do presidente, mas disse a jornalistas na quinta-feira que qualquer decisão de Obama levará em conta que todas as tropas dos EUA devem estar fora do país até o final de 2011 sob um acordo negociado com o governo iraquiano. "

(Portal Terra)

BIQUINI CAVADÃO - CHOVE CHUVA

AS CHUVAS NO CEARÁ

Choveu, até as 7 horas desta sexta-feira, em 63 municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado (Funceme).
A maior chuva foi registrada em Cascavel, com 70 milímetros. Em seguida, Pacajus, com 61 mm; Coreaú, com 50 mm; Cascavel, 45 mm; Cedro, 42 mm; e Granja, 40 milímetros.
A previsão é de fim de semana com chuva na maioria das regiões do Ceará.

VERBAS FEDERAIS PARA O MST APRESENTAM REDUÇÃO

"Os repasses de verba do governo federal aos três principais braços jurídicos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) têm caído desde 2004 a um ritmo anual de 25%. A desaceleração se deve principalmente à pressão do TCU (Tribunal de Contas da União) após auditorias apontarem falhas na prestação de contas desses convênios. Levantamento da ONG Contas Abertas com dados do Siafi (sistema de acompanhamento de gastos federais) aponta 2004 como o auge dos repasses, quando saíram dos cofres R$ 12,5 milhões para Iterra (Instituto de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária), Anca (Associação Nacional de Cooperação Agrícola) e Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária). Para evitar intervenções federais, por exemplo, o MST não existe juridicamente. Não tendo CNPJ, fica impedido de receber verbas públicas, o que o obriga a criar braços jurídicos. Em 2008, segundo dados do Siafi tabulados pela Contas Abertas, Iterra, Anca e Concrab receberam R$ 1,4 milhão do governo, contra R$ 12,5 milhões em 2004, um recuo de 88%. Numa comparação entre PT e PSDB, o volume repassado a essas entidades no primeiro mandato de Lula supera em 315% a segunda gestão de FHC. Os repasses às entidades do MST caíram principalmente a partir de 2006, quando o Congresso foi invadido pelo MLST (Movimento de Libertação dos Sem-Terra). A ação, mesmo sem a atuação do MST, causou recuo do governo nos convênios. À época, a oposição disse que a ação fora financiada com ajuda de verbas federais."

(Folha Online)

TRAGÉDIA EM FAMÍLIA: HOMEM MATA MULHER, FILHO E SOGRO NO CRATO

Um homem está sendo autuado neste momento na Delegacia Regional do Crato (Região do Cariri) acusado de ter assassinado nesta manhã de sexta-feira, no bairro Muriti, naquela cidade, a mulher, o filho e o sogro.
A Polícia ainda não liberou mais detalhes do caso.
Que absurdo!

E LUIZIANNE NÃO PASSOU DESPERCEBIDA NA FOLIA DA DOMINGOS OLÍMPIO...


Quem é o estilista da prefeita Luizianne Lins? Eis a pergunta que muitos fizeram quando, no domingo de Carnaval na avenida Domingos Olímpio, conferiram o look de Luizianne que, depois de abrir a folia alencarina, rumou para Salvador.

Realmente, estamos também curiosos.
(Foto - Dario Gabriel)

EUNÍCIO ENDOSSA PERMANÊNCIA DE TEMER E DESCARTA AFAIR COM LÍDER DO PMDB

O presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, esclareceu, nesta sexta-feira, para o Blog que há consenso no partido para que Michel Temer, presidente da Cãmara dos Deputados, continue ocupando a presidência nacional do partido. "Nesse aspecto, não há problema", diz o parlamentar, por meio de sua assessoria, afastando assim o desejo de tentar ocupar o cargo.

Eunício também deixa claro que sua relação com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), apontado como um obstáculo nesse desejo de Eunício, não sofreu nenhum abalo. "Nossa relação é das melhores", reitera o peemedebista por meio de sua assessoria. Ele assegura que houve consenso pró-Temer.

SECRETÁRIO DA FAZENDA VAI À ASSEMBLÉIA EXPOR RELATÓRIO DO ÚLTIMO QUADRIMESTRE


O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, estará nesta sexta-feira, a partir das 15 horas, apresentando à Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembléia Legislativa, o relatório de gestão do Governo do Estado relativo ao último quadrimestre de 2008. No relatório, constam informações sobre receitas, despesas, investimentos e gastos com o pessoal do Executivo, relativos aos meses de setembro a dezembro do ano passado.

O deputado Júlio César Costa Lima (PSDB), que preside essa comissão, informou que a audiência será aberta e que o objetivo é "termos conhecimento de como foi o comportamento das finanças do Estado e o que podemos esperar para o início deste ano, já que vivemos uma realidade de crise”, disse.

Outros membros dessa comissão querem saber também sobre os impacto da crise internacional nos empréstimos contraídos pelo Estado junto a organismos como Banco Mundial e BID.
Enfim, qual a dívida hoje do Ceará em dólar.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO JAPÃO CAI EM JANEIRO

"A produção industrial do Japão despencou 10 por cento em janeiro ante dezembro, a maior queda da história do índice, informou o governo nesta sexta-feira.
No quarto trimestre do ano passado, a queda foi de 12 por cento. Foi o quarto trimestre seguido de declínio."

(Agência Estado)

DETRAN SUSPENDE TEMPORARIAMENTE A EMISSÃO DE CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo informa: a partir desta sexta-feira e até as 3 horas da próxima segunda-feira, os Detrans de todo Brasil, inclusive o do do Ceará, estarão impossibilitados de realizar quaisquer serviços relativos às Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) por causa da implantação de um novo projeto.
O novo sistema permitirá o controle e o acesso de informações sobre cada condutor em qualquer Detran do Brasil com mais rapidez e segurança. No entanto, para a implantação, é necessária a transposição da antiga base de dados para a nova, o que será feito durante todo o fim de semana.
Em Fortaleza, o Detran terá expediente normal durante o período, mas nenhuma transação envolvendo CNHs poderá ser realizada, pois não haverá comunicação com a base nacional, de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

CIRO RETOMA AGENDA DE PRESIDENCIÁVEL EM MARÇO


O deputado federal Ciro Gomes (PSB) anuncia: a partir de março, retomará giro de palestras pelo Brasil. Na condição principalmente de presidenciável que, nos últimos meses, andou perdendo espaços e deixando novatos crescerem nessa corrida como é o caso de Dilma Roussef.

* Da Coluna Vertical, leia mais aqui.

VAMOS NÓS - Ciro ficou um bom tempo fora da mídia, no que Dilma Rousseff, a preferida de Lula, acabou ganhando espaços. Mas ele já disse que a "Dilma é gente boa", embora não tenha admitido fazer uma dobradinha. Ciro acha que o jogo está apenas começando. Será?

GUARDA MUNICIPAL TERÁ NOVO CONCURSO PÙBLICO

Vem aí novo concurso público para a Guarda Municipal de Fortaleza. Segundo o diretor-geral do órgão, Arimá Rocha, vão ser ofertadas 500 vagas e o edital deve ser lançado ainda neste semestre. "A gente espera concluir todo o processo neste ano para em 2009 reforçarmos a Guarda Municipal", diz Arimá, que esteve em Brasília participando de reunião preparatória á Conferência Nacional de Segurança Pública que ocorrerá em agosto próximo.
O encontro ocorrerá em Brasília e até lá vão ser realizadas as conferências municipais, em maio, e as conferências estaduais, em junho.

DETALHE - Arimá promete: com os novos contratados, haverá condições de garantir a segurança dos postos de saúde. No Carnaval, cinco dessas unidades fecharam por falta de segurança.

PRISÃO NO IRAQUE GANHA TOQUES DE HUMANIZAÇÃO DE FAZER INVEJA AO BRASIL

"Palco de torturas de soldados norte-americanos contra presos iraquianos, a prisão de Abu Ghraib foi reaberta ontem, após passar por uma reforma.Segundo o diretor geral do Departamento de Reabilitação de Presos do Ministério da Justiça, Abdel Motaleb Yasem, o presídio mudou de nome e passará a ser chamado de Prisão Central de Bagdá. Reformulada, a prisão já recebeu 400 reclusos, de um total de 3.000 que deve abrigar num futuro próximo.Ao comentar a velha fama de Abu Ghraib, Yasem frisou que "agora chegou a hora de ela se tornar um local que respeita a lei, a justiça e que reabilita os presos".Com a reforma, o cárcere ganhou algumas áreas ao ar livre, quadra para jogos dos filhos dos detentos, biblioteca, ginásio e sala com computadores.As autoridades iraquianas reassumiram efetivamente a administração do presídio há cerca de dois anos. O Exército americano comandou o centro de detenção, localizado a 30 quilômetros de Bagdá, desde o fim do regime de Saddam Husein, em 2003, e o transformou em uma prisão para iraquianos suspeitos de terrorismo.O escândalo de Abu Ghraib veio à tona em 2004, após a divulgação de fotografias feitas pelos próprios soldados norte-americanos nas quais ficavam evidentes as atrocidades cometidas pelos militares contra detentos.Durante o governo de Saddam Hussein, o local foi utilizado como centro de torturas e também de execuções de dissidentes e opositores políticos."

(Folha de São Paulo)

DANONE - CEARÁ ENTRA NUMA DISPUTA QUE NÃO VALE POR UM BIFINHO

"A Danone quer produzir a linha de produtos Activia e Corpus em uma nova fábrica em Maracanaú, no mesmo terreno de 35 mil metros quadrados (m²) onde, há cerca de 10 anos, funcionava sua produção de iogurtes - fechada desde então. O investimento de R$ 60 milhões para gerar 300 empregos diretos, além de fortalecer a cadeia local de leite com a abertura de milhares de postos de trabalho no Interior pode, no entanto, não vir por causa da demora na concessão dos incentivos fiscais para o empreendimento. O gerente de Engenharia da Danone no Brasil, Moacyr Fernandes, que esteve ontem em Fortaleza, informa que o único entrave para iniciar a construção da fábrica são os incentivos fiscais do Estado. “O projeto já está todo concluído”, garante, adiantando que a negociação se arrasta desde agosto do ano passado. Admite que o risco de o Ceará perder a unidade para Pernambuco existe em função da necessidade de uma negociação mais rápida. Enquanto não se chega a uma resolução, a Danone, afirma o executivo, vem sendo assediada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, que vem lutando para levar a unidade para o estado vizinho. “Pernambuco é muito rápido e ágil”, avisa Fernandes. A empresa multinacional de origem francesa, líder mundial em produtos lácteos frescos, está pronta para reativar sua planta no Distrito Industrial I em Maracanaú, onde quer produzir a linha de produtos Activia e Corpus para atender todos os nove estados do Nordeste. Para viabilizar o projeto, também está firmando uma parceria com a Parmalat. "

(Jornal O POVO)

GOVERNO DO CEARÁ VAI CRIAR PORTAL DE COMPRAS

"O Governo do Estado do Ceará vai criar o Portal de Compras. Será uma espécie de Portal da Transparência - que já existe no Estado - mas será exclusivo para conceder informações sobre as diversas aquisições do Estado. A informação partiu do líder do Governo, Nelson Martins (PT), que já apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública na Casa para que o novo projeto seja apresentado aos parlamentares. Ele acrescentou que o novo site será de responsabilidade da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a exemplo do que já ocorre com o Portal da Transparência. De acordo com o petista, serão disponibilizadas no portal todas as informações - desde o registro de preços às atas das reuniões das comissão de licitação - das compras de materiais de expediente, equipamentos e até serviços. A estrutura do Portal está dividida em quatro grandes categorias: licitações, gestores, registro de preços e fornecedores. "É bom que vai diminuir o número de requerimentos com pedidos de informação", comemorou Nelson, que acrescentou, em seguida, que "não é por esse motivo, mas se trata de uma decisão de Estado". Nelson não soube informar, contudo, a partir de quando funcionará, mas afirmou que será vinculada à página da Seplag na internet e que todos poderão ter acesso às informações."

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PARA ESQUECER O CARNAVAL E DEIXAR "A BANDA" PASSAR



Chico Buarque

CENTENÁRIO DE DOM HÉLDER SERÁ LEMBRADO NA ASSEMBLÉIA DO CEARÁ

Nesta sexta-feira, a partir das 15 horas, haverá sessão solene para marcar o Centenário de Nascimento de Dom Hélder Cãmara.
A iniciativa é dos deputados estaduais Francisco Caminha (PHS), Rachel Marques (PT), Welington Landim (PSB), Lula Morais (PCdoB) e José Theodoro (PSDB).
A expectativa é de casa cheia para lembrar um religioso que dedicou sua vida à luta por justiça e cidadania.

CRÍTICAS DE JARBAS AO PMDB AINDA RENDEM


MANTEGA: INADIMPLÊNCIA DE JANEIRO NÃO É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO

"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (26) que a inadimplência de 8,3% registrada entre pessoas físicas em janeiro - maior nível desde maio de 2002, segundo o Banco Central - constitui uma alta típica do início do ano e não é motivo para preocupação. “É normal que em janeiro e fevereiro haja uma pequena elevação na inadimplência. Nesta época do ano, o consumidor tem vencimentos, pagamentos e impostos como IPTU, IPVA. Isso não significa nenhuma deterioração importante da economia brasileira”, afirmou o ministro.
Mantega disse ainda que é necessário ter cuidado para que os bancos não usem os dados de inadimplência para aumentarem os juros por risco de calote. “Em geral, as instituições têm sido pessimistas nas previsões de inadimplência. Depois, ela acaba sendo menor que a prevista, mas os bancos já cobraram spread [diferença entre os juros na captação de recursos e no empréstimo aos consumidores] mais elevado por conta disso”, concluiu.
O ministro também comentou a projeção publicada na edição dessa semana da revista britânica The Economist, segundo a qual o Brasil sofrerá retração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, contra o crescimento de 1,6% estimado anteriormente.
Para ele, as previsões negativas sobre o desempenho da economia brasileira neste ano refletem mais a realidade internacional, com a recessão nos Estados Unidos e na Europa, do que o comportamento da atividade econômica no próprio país. “Essas previsões refletem mais o cenário internacional e eles estão projetando um pouco essas estimativas para cá”, declarou. Segundo o ministro, as estimativas divulgadas no exterior ignoram a realidade de setores da economia brasileira pouco afetados pela retração internacional no crédito.
“Há setores que nem sequer desaqueceram ou tiveram retração muito pequena, como os ligados ao varejo e ao consumo. Portanto, eu não acredito nessas previsões e continuo acreditando que vamos ter crescimento neste ano”, destacou. Apesar de garantir que o PIB continuará a se expandir em 2009, Mantega não arriscou um percentual para o crescimento. Anteriormente, o ministro assegurava que o PIB aumentaria 4% neste ano."

(Agência Brasil)

PAPA BENTO XVI DIZ QUE POR TRÁS DA CRISE ESTÁ O DEUS DA AVAREZA


"O Papa Bento XVI afirmou, nesta quinta-feira, que, por trás da queda dos bancos americanos, estão "a avareza humana e a idolatria" e disse que a "Igreja tem o dever de denunciar" os problemas econômicos e sociais. O papa conversou com cerca de 500 pessoas, entre párocos, diáconos e seminaristas guiados pelo cardeal vigário Agostino Vallini, e respondeu a perguntas sobre liturgia, pastorais juvenis e crise econômica. "Na queda dos grandes bancos americanos se demonstra o erro de fundo: a avareza humana e a idolatria que obscurecem o verdadeiro Deus, que é sempre a falsificação de Deus com um outro deus Mammon (em aramaico avareza) que retorna", declarou. Para o pontífice, a Igreja "deve denunciar tudo isto com coragem e também com concretização, pois os grandes moralismos não ajudam se não estiverem apoiados pela consciência da realidade, que ajuda também a compreender o que se pode fazer concretamente". Bento 16 afirmou que a Igreja "não denuncia apenas o mal, mas mostra também o caminho que leva à justiça, à caridade e à conversão dos corações". Reconheceu que a tarefa "nem sempre é fácil, pois frequentemente se opõem interesses de grupo".

(Com Agências)

GRUPO DE VEREADORES VISITA OBRAS DO HOSPITAL DA MULHER


E as obras de construção do Hospital da Mulher de Fortaleza (Bairro Jóquei Clube) foram visitadas, nesta tarde de quinta-feira, por um grupo de vereadores. Eles foram conferir de perto como estão os trabalhos de implantação do primeiro módulo do projeto, uma das promessas feitas pela prefeita Luizianne Lins (PT) quando de sua primeira administração. A visita foi solicitada pelo grupo de vereadores que foi recebido pela coordenadora do Projeto Hospital da Mulher de Fortaleza, Lourdes Góes, e pelo secretário municipal de Saúde, Alex Mont´Alverne.
"Viemos fiscalizar esse trabalho de perto. Acho que a população vai ficar feliz com o resultado do que está sendo feito aqui", disse o vereador Pastor Dutra (PSDB) durante a visita. Já a vereadora Eliane Novais (PSB), que também caminhou pelos blocos que estão sendo construídos, enfatizou a importância de se conhecer a obra de perto. "É uma obra estratégica, que vai ser referência no Brasil e terá um impacto social muito grande", afirmou a vereadora da base aliada da prefeita.

VAMOS NÓS - Quando é mesmo que a prefeita vai entregar esse primeiro módulo? Eis a dúvida cruel que continua no ar.
* Foto - Esácio Júnior/Divulgação

E 895 MUNICÍPIOS DEVEM FICAR SEM VERBA DA MERENDA. NA LISTA, 30 DO CEARÁ

"Pelo menos 895 municípios e nove redes estaduais de ensino (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins, com 30 municípios cearenses na lista) vão ficar sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação. O mandato dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) dessas localidades estão vencidos e por isso não há como apresentar a prestação de contas referente a 2008 até a data limite, 28 de fevereiro. O levantamento é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do programa de merenda escolar. A cada início de ano, estados e municípios devem enviar a documentação para prestação de contas ao CAE, entidade responsável pelo acompanhamento dos recursos para a merenda escolar. Os documentos deveriam ter sido entregues até 15 de janeiro para que os conselhos enviassem um parecer conclusivo ao FNDE até o dia 28. Em 2009, o Pnae tem um orçamento de R$ 2,02 bilhões para o atendimento dos alunos de educação básica da rede pública. Em 2008, a transferência atingiu R$ 1,49 bilhão chegando a 34,6 milhões de alunos. O FNDE recomenda aos municípios e estados que ainda não enviaram os documentos para o CAE que o façam o mais rápido possível. Logo que a prestação de contas chegar e for aceita pelo fundo, o repasse é restabelecido. No caso dos municípios que estão sem conselho, uma nova eleição deve ser feita para que os membros possam analisar e dar parecer sobre a prestação de contas. O CAE deve ser constituído por sete membros, entre eles representantes de professores, pais de alunos e da sociedade civil. A coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho, explica que sem um conselho para aprovar essa prestação o município tem o benefício suspenso.“

SERVIÇO

* Mais informações no site do FNDE ou pelo telefone 0800 616161.

UNDOS DO ACARACUZINHO GANHA PELA 12ª VEZ O CARNAVAL DE FORTALEZA


Saiu, neste fim de noite de quinta-feira, o resultado das agremiações vencedoras do Carnaval de Rua de Fortaleza. A apuração foi realizada no ginásio de esportes Aécio de Borba. Confira:

Escola de Samba - Unidos do Acaracuzinho, pela 12ª vez consecutiva
Maracatu - Rei de Paus
Bloco - Garotos do Benfica, que conquista título pela primeira vez
Cordão - Princesa no Frevo

* A entrega dos prêmios, com troféus, vai ocorrer a partir das 15 horas desta sexta-feira, na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

JUSTIÇA DO TRABALHO CONDENA BRADESCO A INDENIZAR EMPREGADO POR DANO MORAL

"Ser obrigado a usar um chapéu de burro, trabalhar nas festas de fim de semana como garçom, dançar na boca da garrafa e ganhar rabinho de burro. Este era o tratamento recebido por um empregado terceirizado do Banco Bradesco quando não atingia as metas de vendas dos produtos da empresa. Com base nesta prática, a Justiça do trabalho condenou o banco a indenizar o empregado por dano moral."

* Aqui Leia mais.

ESPANHOLAS PRESAS QUANDO TENTAVAM EMBARCAR COM COCAÍNA PELO AEROPORTO

Duas espanholas foram presas em flagrante no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Elas tentavam embarcar na madrugada desta quinta-feira para Dakar, no Senegal, levando na bagagem 6,5 quilos de cocaína pura. Em depoimento, as espanholas informaram que ganhariam seis mil euros pelo trabalho.
Segundo a Polícia Federal, as espanholas responderão por tráfico internacional de drogas e poderão pegar até cinco anos de prisão.

TSE NOTIFICA LULA E DILMA POR PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA


Dilma e Lula

"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificou, nesta quinta-feira, 26, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para se defenderem em até 48 horas em representação contra eles por propaganda eleitoral antecipada. O despacho determinando a notificação, pelo ministro Arnaldo Versiani, ocorreu na última quinta-feira (19).
Na quarta-feira da semana passada (18), o Democratas (DEM) e o PSDB propuseram ação no TSE alegando que Lula e Dilma teriam utilizado o Encontro Nacional dos Prefeitos, realizado em Brasília, como palanque para Dilma Roussef. A ministra seria a candidata da preferência de Lula para a eleição presidencial de 2010.
Os dois partidos da oposição pedem que seja aplicada uma multa ao presidente Lula, como "artífice da conduta", e à ministra, como beneficiária. Conforme a Lei das Eleições, o valor da multa é de R$ 53,2 mil. O DEM e o PSDB também pedem que os autos sejam encaminhados ao Ministério Público Eleitoral, para as providências legais.
A alegação é que a reunião de prefeitos teria se caracterizado como ato típico de campanha, ainda que não tenha havido referência expressa a uma possível candidatura de Dilma, pois ficou claro que, dependendo somente da vontade do presidente, ela será a candidata oficial à sucessão."

(Agência Estado)

ÔNIBUS É ASSALTADO EM QUIXERAMOBIM

A Polícia ainda não tem pista dos seis homens que assaltaram, nesta manhã de quinta-feira, ônibus procedente de Juazeiro do Norte e que tinha como destino final Fortaleza. Dois homens que estavam no ônibus anunciaram assalto. Eles forçaram o motorista a desviar o ônibus de sua rota na BR-020, altura do quilômettro 20, em Quixeramobim.
Mais adianta, quatro outros homens aguardavam os 24 passageiros e fizeram a "limpeza".

NÚMERO DE ACIDENTES CAI PELA METADE DURANTE O CARNAVAL DO CEARÁ

"Redução do número de mortes em 50% nas rodovias federais. Eis o saldo registrado na "Operação Carnaval' da Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF/CE). Pelas estatísticas, houve um aumento no número de acidentes, mas, em sua grande maioria, foram pequenas colisões sem vítimas e feridos. Neste ano, foram registrados 64 acidentes, 44 feridos e três óbitos, sendo dois atropelamentos de pessoa (um em Fortaleza, outro em Caucaia - este último, segundo testemunhas no local, vítima bêbada e que se deitou sobre a rodovia) e uma moto que se chocou na traseira de uma caminhonete.
No Carnaval de 2008, foram contabilizados 51 acidentes, com 32 pessoas feridas e seis mortes. Das cinco detenções por Lei Seca, três foram em realizadas em Fortaleza (um deles com índice quase nove vezes maior que o permitido), um em Aracati e outro em Icó. Um adolescente também foi apreendido com uma arma de fogo. Para patrulhar quase 1.800 quilômetros de rodovias federais, foram mobiliados 400 policiais rodoviários federais. Na operação, foram usados um radar estático de velocidade, 17 bafômetros, seis motocicletas, 80 viaturas e um helicóptero."

(Portal OPOVO Online)

JURISTA PAULO BONAVIDES RECEBERÁ TITULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA NO PERU


O jurista Paulo Bonavides, da Universidade Federal do Ceará, vai receber título de Doutor Honoris Causa da Universidade Inca Garcilaso de la Vega, de Lima, no Peru. A proposta foi aprovad por unanimidade e apresentada pela Faculdade de Direito da instituição. Paulo Bonvides “tem uma das carreiras de estudo mais brilhantes no campo da Ciência Política. É um homem cuja vida há ido além da teoria. Tem participado ativamente de momentos importantes não apenas da história brasileira, mas também internacional”, diz comunicado dessa Instituição peruana.
A entrega do título honorífico ao professor Paulo Bonavides, em Lima, no Peru, está prevista para 17 de abril próximo, na Faculdade de Direito da Universidade Inca Garcilaso de la Veja, por sinal uma das mais famosas da América Latina.

CAGECE VAI SUSPENDER FORNECIMENTO DE ÁGUA EM QUATRO BAIRROS

A Cagece anuncia que vai suspender o fornecimento d'água dos bairros Parangaba, Montese, Pici e Bela Vista, a partir das 6 horas deste sábado. A interrupção vai se estender até as 18 horas do mesmo dia, em razão de serviços de remanejamento de uma tubulação de 12 metros de extensão situada na rua Rio Grande do Norte próximo à Lagoa do Parangaba.
de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, cerca de 32 mil famílias poderão sentir os efeitos da suspensão do abastecimento.
Alerta dado, é armazer água.

EM ARTIGO, ARQUITETO COBRA O PLANO DIRETOR DE FORTALEZA QUE O TEMPO LEVOU

O arquiteto e professor José sales Costa Filjho, em artigo para este Blog, volta a bater na tecla de que Fortaleza continua sem Plano Diretor atualizado. Confira:

Pois é, ccontinuamos descumprindo a Legislação Federal quanto a definição normativa de regulação, ordenamento e estruturação do território municipal. Isso, depois de mais quase oito anos de idas e vindas, desde a abertura do processo de revisão da Legislação Urbanística e Ambiental do Municipio de Fortaleza, conforme recomendação do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.527/2001). Houve a instituição de um grupo de trabalho denominado Projeto Legfor, ainda na Gestão Juracy Magalhães, em meados de 2002, coordenado por professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC e com participação de técnicos do antigo IPLAM/ Instituto de Planejamento Municipal. Esse grupo até formatou uma versão atualizada ainda em 2004, posteriormente refeita e rediscutida já na Gestão Luizianne Lins, durante seus quatro anos de mandato, mas estamos na estaca zero.

O lamentável é que a nova versão do PDM FOR/Plano Diretor Municipal, aprovada em segunda discussão pela Camara Municipal, em fins de Dezembro/ 2009, e após sete meses de debates, negociações e correções, apesar de todas as críticas sobre a carencia de detalhamento técnico, feitas por diversas entidades, como o SINDUSCON e IAB, além de setores da Universidade e estudiosos da questão, retorna à Camara Municipal. É que demorou tanto que nãohouve prazo legal para aprovação. O curiso é que não houver qualquer manifestação de sanção ou veto por parte do Executivo Municipal.

Conclusão: continuamos sem um Plano Diretor Municipal atualizado e com graves indefinições quanto a formulação de Legislação Municipal específica com um Código do Meio Ambiente Municipal e "reinvenção"de um órgão coordenador de um Sistema Municipal de Planejamento e Gestão em susbtituição ao IPLAM extinto há mais de um década.
No "ranking" nacional, somos a única grande cidade brasileira que prescinde de um sistema de planejamento como instrumento de desenvolvimento urbano.

José Sales
Arquiteto e professor.

EX-PRESIDENTE DO CIC COMANDARÁ INSTITUTO TITAN


O ex-presidente do Centro Industrial do Ceará, Francisco Baltazar Neto, vai assumir, no próximo dia 5, o cargo de presidente do Instituto Titan. O ato ocorrerá às 19 horas, na sede do organismo, que se constitui numa espécie de elo de ligação entre investimentos públicos e privados na área da informática.

A cerimônia marcará também o lançamento do InfoBrasil 2009, feira de informática. Haverá ainda a entrega do Troféu Titan 2008 ao superintendente estadual do Sebrae, Carlos Cruz, e à secretária-adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Teresa Lenice Nogueira.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA INSCREVE PARA ESTÁGIO REMUNERADO

"O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, através de parceria com a Faculdade Católica Rainha do Sertão, com sede em Quixadá, abriu inscrições para o preenchimento de 15 vagas para estágio curricular remunerado em Direito por um período de dois anos. As vagas serão preenchidas nas comarcas de Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Banabuiú, Senador Pompeu, Choró-Limão, Morada Nova, Ibicuitinga, Itapiúna e Capistrano. O edital com todas as informações sobre as inscrições deve sair em março. O estágio contempla 20 horas semanais. Os critérios mínimos para inscrição do candidato são: ser aluno regularmente matriculado no curso ofertado pelo estágio; haver cumprido 50% da carga horária necessária; não constar reprovação no currículo; ter média geral de aproveitamento do curso igual ou superior a sete. A remuneração do estagiário será de R$ 430,00 mensais, incluindo o auxílio-transporte.

SERVIÇO

- Documentos exigidos: identidade, cpf, histórico escolar, comprovante de matrícula e residência, título de eleitor e uma foto 3x4.
- Faculdade Católica Rainha do Sertão (85)8839.2312 ou (88) 3412.6700

MANUTENÇÃO DE TEMER NO COMANDO DO PMDB EXPÕE BRIGA HENRIQUE-EUNÍCIO


O peemedebista do Ceará quer comandar PMDB

"A cúpula do PMDB da Câmara dos Deputados quer que Michel Temer (SP) acumule as presidências da Casa e do partido. Segundo o líder da legenda, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), "não há a menor possibilidade de o PMDB interromper o mandato de Michel Temer à frente do partido. Ele fica na cadeira de presidente até março de 2010".

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, manter Temer na presidência do partido agrada ao membros do PSDB que defendem a candidatura do governador de São Paulo, José Serra, para a Presidência da República em 2010.

Temer está licenciado do cargo de presidente do PMDB e negou que vá acumular os cargos."

(Agência Estado)

VAMOS NÓS - O líder do PMDB na Câmara, o potiguar Henriqeu Alves, trava velha disputa de espaço no partido com o presidente regional do partido no Ceará, deputado federal Eunício Oliveira. Eunício não esconde que gostaria de ocupar a presidência nacional peemedebista, mas Henrique incentiva a manutenção de Temer para não perder poder e prestígio em Brasília. Aliás, a nomeação de Elias Fernandes, diretor-geral do Dnocs, é da cota de Henrique.

(Foto - Paulo Moska)

CÚPULA DA SEGURANÇA DO CEARÁ PRESTIGIA LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Dom José, entre Roberto Monteiro (SSPDS) e Hélio Leitão (OAB-CE)

O lançamento da Campanha da Fraternidade foi dos mais concorridos. Realizado nesta manhã de quinta-feira, no auditório do Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, foi comandado pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio de Aparecido Tose.
O tema "Fraternidade e Segurança Pública" serviu para atrair à solenidade personalidades que atuam ou têm ligações com a luta contra a violênica.
Ao lado de dom José, os secretários Roberto Monteiro (Segurança Pública) e Marcos Cals (Justiça e Cidadania), além do presidente da OAB-Ceará, Hélio Leitão, bem como membros da Comissão Nacional Justiça e Paz, membros de comissões de direitos humanos, padres e lideres comunitários.
Dom José pediu aos padres para que difundam incessantemente em suas paróquias tema dos mais atuais e cuja reflexão se faz necessária entre todos.

* Foto do Blog da Sagrada Família

PREFEITA DIZ QUE "PV" TERÁ DOIS ANDARES

A prefeita Luizianne Lins (PT) falou com a imprensa momentos antes do início da reunião com o governador Cid Gomes (PSB), que ocorre no Palácio Iracema e que tem como prioridade ações voltadas para a Copa 2014. Fortaleza quer ser subsede e precisa, por exemplo, de praças esportivas em condições de aprovação por parte da Fifa.
Sobre o estásdio Presidente Vargas, de âmbito municipal, ela disse que há um projeto prevendo dois andares para o local e que a fachada do "Velho PV será tombada.
Luizianne nada mais adiantou. Nem falou sobre o seu secretariado, novela que já se arrasta, assim como o destino do estádio, desde o fim de 2008.

OPERAÇÃO NAVALHA - INQUÉRITO DA PF LIGA SARNEY AOS "DESVIOS" DA GAUTAMA


"Pendurada nas manchetes em maio de 2007, a "Operação Navalha" agora só aparece no noticiário de raro em raro, mas o inquérito da Polícia Federal liga o senador José Sarney (PMDB-AP) aos "desvios" da Gautama, informa o blog do Josias.
Segundo o blog, a investigação prossegue em silêncio, e a Polícia Federal continua empilhando provas contra Zuleido Veras, o dono da Gautama. O pedaço ainda inédito do inquérito reúne documentos de arrepiar, e num trecho do processo o sobrenome Sarney irrompe com incômoda fluidez.
Os detalhes, informa o blog, estão em reportagem de Otávio Cabral e Diego Escosteguy. Entre as obras esquadrinhadas pela PF está a ampliação do aeroporto de Macapá (AP). Foi licitada pela Infraero no final de 2004, depois de um pedido de José Sarney a Lula.
Eleito senador pelo Amapá, o maranhense Sarney tem em Macapá, a capital do Estado, seu principal reduto eleitoral."

(Folha Online)

MAIS UMA AGÊNCIA DO BB ASSALTADA NO INTERIOR DO CEARÁ

Masi um assalto a agência bancária no Ceará. Dessa vez, foi no município de Cruz, situado na microrregião de Acaraú. Dois homens armados invadiram a filial do Banco do Brasil, renderam vigilantes e conseguiram levar R$ 70 mil.
A Polícia está fazendo cercc na área

CONCURSO DA PGJ EM NOVA FASE

A procuradora-geral de Justiça do Ceará, Socorro França, informa: a segunda fase do concurso público para promotor de justiça vai ocorrer na segunda quinzena de março.
São 45 vagas em oferta para 93 candidatos que passaram na peneirada inicial.

E POR FALAR Ministério Público Estadual, bem que a procuradora-geral do Estado, Socorro França, poderia dar uma boa olhada no Decon, organismo que era bem mais presente.

AS CHUVAS NO CEARÁ

Choveu, até as 7 horas desta quinta-feira, em 92 municípios cearense, segundo boletim da Funceme. A maior chuva foi registrada em Beberibe, com 75 milímetros. Também choveu bem nos seguintes municípios: Pacujá - 75mm; Pindoretama, 65 mm; Trairi, 48 mm; e S~çao Benedito, 36 mm.
Em Fortaleza, chove em algumas áreas. Até o começo da manhã havia chovido 21 milímetros.

PRESIDENTE DO TJ DO CEARÁ ANUNCIARÁ PLANO DE MODERNIZAÇÃO

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira, falará para a imporensa durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira, em seu gabinete no Palácio da Justiça.
Vai começar a pagar a promessa feita quando do discurso de posse e que diz respeito a modernizar e tornar mais célere o Judiciário cearense.
Ernani deverá anunciar um programa de informatização que terá a meta de acabar com o papel como já está anunciando o Superior Tribunal de Justiça (STJ).