sábado, 22 de setembro de 2007

CACCIOLA AMEAÇA ABRIR O BOCÃO


"Ameaças de um sem-banco:
O sem-banco foragido Salvatore Cacciola tem mandado recados por intermédio de alguns familiares. Mais que recados, ameaças. Caso venha a ser extraditado, Cacciola promete "contar tudo" sobre os dias que antecederam a desvalorização cambial de janeiro de 1999. E que daria nome aos bois – nome de alguns personagens que nunca apareceram no escândalo."

(Da Coluna Radar, revista Veja)

SÃO FRANCISCO - CANINDÉ ESPERA UM MILHÃO DE ROMEIROS


"São Francisco Evangelizou Amando a Criação. Faça Você Hoje". Esse é tema da maior festa franciscana das Américas que será aberta na próxima segunda-feira, 24, às 4 horas, na praça da Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, no sertão cearense. Até o próximo dia 4 de outubro, data dedicada pela Igreja Católica ao santo protetor dos pobres, dos animais e da natureza, espera-se a presença de um milhão de romeiros no município, a 126 quilômetros de Fortaleza.

Na abertura da festa, as comunidades católicas de todo sertão de Canindé - distrito e cidades vizinhas como Caridade e Boa Viagem - se reúnem, antes do nascer do sol, na praça da Basílica. Cantam e rezam antes de começar a celebração eucarística. Às 4 horas, será hasteada a bandeira da festa e depois tem início a missa concelebrada pelo pároco frei João Amilton e sacerdotes de outras paróquias da cidade e municípios próximos. O novenário começa na terça-feira, 25, na praça dos Romeiros, a partir das 18 horas. Para cada noite de novena, haverá um tema específico dedicado a um dos estados brasileiros. Também haverá participações especiais nas missas que serão celebradas todas as tardes, às 16 horas.

SERVIÇO

Informações na Secretaria paroquial pelo telefone (85) 3343 0017

Saiba mais aqui

VALE A PENA VER DE NOVO: SONHO DE PATRICINHA

LUZ, CÂMERA, AÇÃO E... CURTA CANOA

Tudo pronto para o III Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada - Curta Canoa, que começará na segunda-feira (24), com exibição de cinco filmes com temática nordestina, todos participantes da Mostra Competitiva do Festival. O festival se estenderá até o fim de semana e contará ainda com mostras, oficinas, seminários, debates, exposição de fotos, homenagens e shows, além de atividades ocupando as ruas de Canoa Quebrada (Aracati - Litoral Leste do Ceará). Para o Festival, será montada uma estrutura de cinema na conhecida praia do litoral cearense com todo acesso gratuito. Nesta terceira edição, o Curta Canoa terá como tema de discussão o audiovisual como ferramenta de preservação do meio-ambiente. Nesta terceira edição, foram mais de 500 inscritos, entre filmes e vídeos produzidos nas cinco regiões do País. Dentre os 38 selecionados, 19 filmes e 19 vídeos, o público poderá apreciar o que está sendo produzido de melhor e mais novo no segmento de curtas-metragens do país.

(Este Blog com O POVO)

MINISTRO VEM AO CEARÁ LIBERAR VERBAS PARA A SAÚDE

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) estará em Fortaleza na próxima segunda-feira (24) para audiência, no Palácio Iracema, com o governador do Ceará, Cid Gomes. Hora de acertar como vai ser rateada a verba de R$ 2 bilhões prometida para os Estados do Nordeste e que foi autroizada pelo Minfaz como lenitivo para a crise na área dos hospitais conveniados com o SUS. A verba terá maior volume de liberações, no entanto, segundo o ministro Temporão, no orçamento de 2008 "o que aumentará em 22% o total destinado a alta e média complexidade (procedimentos que vão de consultas especializadas a cirurgias cardíacas). O aumento será retroativo a 1º de setembro. Baicamente a verba contemplará os procedimentos de cardiologia, neurocirurgia, medicina nuclear, UTI e na área da média complexidade. As Santas Casas de Misericórdia devem entrar no pacote.

ARIANO SUASSUNA QUER CIRO PRESIDENTE


"Discute-se internamente no PSB a candidatura de Ariano Suassuna para prefeito do Recife (PE). Terça passada, em São Paulo, ele foi aplaudido, de pé, no Memorial da América Latina, onde disse que está com Ciro Gomes para a sucessão de Lula."

(Do Blog do Jamildo 0 JC)

CARTA CAPITAL DESTACA CIRO GOMES 2010


Em sua nova edição, a revista Carta Capital expõe Ciro Gomes, ex-ministro de Lula e ex-aliado de FHC, com suas contradições e frases de efeito.

ISTOÉ ABORDA ALCOOLISMO E A FARRA DO MENSALÃO TUCANO


A revista ISTOÉ, já nas bancas, aborda tema dos mais preocupantes, no caso o avanço do alcoolismo no país. Mas, em termos de política, traz agora um conteúdo exclusivo sobre o Mensalão Mineiro, aquele que envolve tucano de bico duro feito o ex-governador Eduardo Azeredo.

Clique e confira a matéria aqui

VEJA ABORDA RENAN E O MENSALÃO MINEIRO



Olha as novidades da Veja desta semana. Com matéria, claro, sobre Renan Calheiros. O Mensalão mineiro também consta nessa edição, além da polêmica CPMF. Confira:

Por que Renan tem os senadores petistas nas mãos

O caixa dois de Azeredo e Walfrido

A recriação da CPMF e a brutalidade tributária

GOVERNADOR ABRE NESTE DOMINGO A EXPOECE


O governador Cid Gomes (PDB) abrirá, a partir das 10 horas deste domingo, a 53ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) tendo ao lado o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Camilo Santana. O evento se estenderá até o próximo dia 30, no parque de exposições governador César Cals, anexo a SDA (Bairro São Gerardo - Fortaleza) Além da mostra de animais, haverá a I Feira Estadual da Agricultura Familiar, a instalação de uma minifazenda, de um engenho e de uma casa de farinha. A Secretaria do Desenvolvimento Agrárioe spera mais de 22 mil pessoas circulando o parque por dia. Os organizadores apostam numa movimentação financeira da ordem de R$ 7 milhões. Mais de 20 bandas de forró também participarão do evento, entre elas a famosa Aviões do Forró.

EX-DEPUTADO DELEGADO CAVALCANTE DISPUTARÁ CADEIRA DE VEREADOR EM FORTALEZA


"O PSDB de Fortaleza, pelo visto, não faz retórica quando alardeia que quer, finalmente, fincar raízes políticas na Câmara Municipal. Após perder nesta semana o vereador Martins Nogueira, que embarcou com malas e cuia no trem da administração Luizianne Lins (PT), decidiu: fará uma chapa com nomes de peso e que tenham condições não somente de aprimorar a qualidade da bancada, mas, também, arrebanhar boa votação. Dois nomes já estão definidos como postulantes a vereador: o ex-deputado estadual Delegado Cavalcante (na foto-arquivo conversando com Ciro Gomes) e o ex-diretor do Hospital de Messejana, Petrônio Leitão. Bom lembrar que Cavalcante, quando eleito para a Assembléia, foi o mais votado e ainda puxou alguns colegas em sua carona urnística. Petrônio tem bom trabalho na periferia e era, até bem pouco tempo, um dos homens fortes de Juraci Magalhães."

Da Coluna Vertical do O POVO leia mais aqui

VEREADORES DO PMDB DE FORTALEZA RECLAMAM FALTA DE CARINHO E AMEAÇAM DEIXAR LEGENDA

E os vereadores do PMDB na Câmara de Fortaleza marcaram para a próxima quarta-feira nova reunião para decidir qual o rumo que devem tomar. O grupo está propenso a abandonar o barco da legenda, reclamando falta de apoio para entrar no páreo da sucessão em 2008, que será, dizem alguns, dos mais difícieis. Há quem reclame falta de carinho e sentimento de abandono por parte da cúpula estadual. José Maria Couto, recrutado pelo presidente estadual Eunício Oliveira, age como bombeiro para tentar evitar a debandada.

Helder Couto, Carlos Mesquita, Ageu Costa, Marcos Teixeii e Magaly Marques integram o grupo que ontem fez reunião para começar a discutir essa situação.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

SERVIDORES DA POLÍCIA FEDERAL ANUNCIAM GREVE GERAL

E a partir da próxima terça-feira, funcionários da Polícia Federal - exceto os agentes policiais - entrarão em greve por tempo indeterminado. A decisão, tomada em assembléia geral realizada em Brasília, foi divulgada nesta sexta-feira pelo representante do Sindicato dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF), Doris Nascimento. Ele dzi que há um descaso por parte do Governo Lula, pois os policiais receberam aumentos de 30%, em 2006, e outros 30%, este ano, enquanto o pessoal administrartivo não tem reajuste nem plano de cargos e carreira, apesar da promessa de implantação feita em 2005. Segundo Doris, a paralisação afetará os setores do protocolo e liberação de documentos.

(Fonte Sinpecpf)

LUIZIANNE E PATRÍCIA, POR FAVOR, TIREM OS GRAMPOS....


(Ilustração extraída do site Desabafo Brasil)

CIRO GOMES VOLTA A AFIRMAR QUE É CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2010

"O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), confirmou nesta sexta-feira, e, Teresina, durante evento pelos 60 anos do PSB, que é candidato à Presidência da República. Ele disse não querer tratar sobre o assunto por enquanto: "Ainda é muito cedo para esta discussão", acentuou, em clima de anfiteatro da Assembléia Legislativa do Piauí, mas avisou: "Quem já foi candidato por duas vezes não pode negar que pode voltar a disputar o cargo. Agora, o Governo Federal se constituiu há pouco tempo, apenas nove meses, e eu não quero provocar um desgaste político tratando disso agora. Vamos aguardar o momento oportuno", justificou. Segundo ele, o partido vai trabalhar para ter candidato majoritário onde for viável, observando ainda as alianças com partidos da ala esquerdista. Ele tratou dos escândalos na política como uma "novelização" que passa uma imagem negativa dos políticos para a população. "Não se pode generalizar a podridão na política", advertiu."

Sobre os últimos escândalos na política, Ciro disse que não se pode "generalizar a podridão". "Tem gente boa e gente ruim, como tem em todo segmento", assinalou. Ciro que visitou o Estado atendendo a um convite do vice-governador e presidente regional do PSB, Wilson Martins. Ele proferiu palestra sobre o PSB como alternativa de desenvolvimento econômico social.

(Agência Nordeste)

EFEITO RENAN - GOVERNO NEGOCIA COM OPOSIÇÃO PARA DESOBSTRUIR PAUTA

"O governo dobrou os joelhos no Senado. Surpreendido por uma obstrução que paralisou o plenário nas duas únicas sessões deliberativas presididas por um Renan Calheiros recém-absolvido, o Planalto autorizou o seu líder no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a abrir negociações com PSDB e DEM. Em condições normais, o entendimento seria conduzido por Renan. Antes de ser sitiado por denúncias, o senador mantinha relações amistosas com a oposição. Agora, porém, tucanos e ‘demos’ se recusam a sentar à mesa com o presidente do Senado, cujo afastamento pedem ostensivamente. Daí a opção por Jucá. Os senadores Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, e José Agripino Maia (RN), líder do DEM, toparam conversar.

Agendou-se para a próxima terça-feira (25) uma primeira reunião. Vão à mesa três propostas que tiram Renan do sério: o fim das sessões secretas, a abertura dos votos em julgamentos de perda de mandato e a destituição automática de dirigentes do Senado e presidentes de comissões que respondam a processos por quebra do decoro parlamentar."

Do Blog do Josias de Souza leia mais aqui

ELEIÇÕES 2008 - PATRÍCIA CONVERSA COM HEITOR E OUVE DELE: "NÃO ABRO UM SÓ MILÍMETRO"

"Eu não abro um milímetro de disputar a prefeitura de Fortaleza. Sou pré-candidato. Patrícia não é filiada ao PDT ainda e, mesmo que entre, vai ter que disputar na convenção", disse, nesta sexta-feira, para este Blog o deputado estadual Heitor Férrer. Ele esteve reunido com a senadora Patrícia Saboya (PS), que foi convidada para ingressar no pedetismo e, em conseqüência, postular a prefeitura.

No encontro, ocorrido no gabinete de Heitor Férrer e sob olhares do presidente do diretório municipal, Araújo de Castro, Patrícia reconheceu o "direito democrático" de Heitor e informou que seu próximo passo, a partir de agora, é conversar com a cúpula do PSB para tentar definir sua situação política. Patrícia expôs para o deputado sua pretensão de se filiar ao PDT e sair candidata à prefeitura e deicou claro que não quer fazer "nenhum tipo de imposição". Heitor considerou um "direito legítimo o de Patrícia, embora tenha reiterado o desejo de ser postulante.

PREFEITURA DE MARACANAÚ JÁ ESTÁ LIBERANDO PRIMEIRA PARCELA DO 13º DOS SERVIDORES

E os servidores da Prefeitura de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) podem rir à toa. O prefeito Roberto Pessoa (PR) informou nesta sexta-feira, através de sua assessoria, para este Blog, que já mandou depositar a primeira parcela do 13º salário da categoria. A injeção financeira no comércio maracanauense será da ordem de R$ 2,6 milhões.

A segunda parcela que, por lei, deve ser paga até 20 de zembro, poderá também sair antes dessa data. Assessores evitam detalhes, mas fontes ligadas ao prefeito nos dão essa informação.

ENTIDADES PROMOVEM EM FORTALEZA ATO CONTRA ABSOLVIÇÃO DE RENAN

"Chegou a hora de darmos uma resposta à impunidade e manifestar nossa indignação frente à absolvição de Renan Calheiros e a tantos escândalos", eis o apelo feito pela Juventude do PSDB, Democratas Jovens e entidades como a Associação Jovens Empresários (AJE) que realizarão, no fim da tarde desta sexta-feira, na Praça Portugal (Aldeota), manifestação. Segundo Kamila Castro, presidente do PSDB Jovem, os manifestantes vestirão preto e estarão com faixas, panfletos e bandeiras numato que, conforme disse, tem caráter suprapartidário. Eis as entidades e movimentos, portanto, nesse protesto:

JUVENTUDE DO PSDB
DEMOCRATAS JOVENS
AJE – ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS EMPRESÁRIOS
CDL JOVEM
UCES – UNIÃO CEARENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
OEC – ORDEM DOS ESTUDANTES DO CEARÁ

SERVIÇO

Mais informações - 085 8898 8845 - Kamyla Castro

DEPUTADO EUDES XAVIER É LANÇADO PARA DISPUTAR COMANDO DO PT DE CEARÁ


Reação dentro do PT por conta da fala do deputado federal José Pimentel lançando o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, para disputar o comando da legenda no Ceará, em dezembro próximo, com o atual presidente, o secretário estadual de Cidades, Joaquim Cartaxo.
Por telefone, o presidente do Imparh e um dos mais novos porta-vozes do Paço Municipal, Acrísio Sena, disse respeitar os nomes postos para dirigir o PT, mas foi claro: "Ilário e Cartaxo não representam renovação. O partido precisa ser oxigenado e temos que apostar em nomes novos, diferente". Acrísio Sena afirma que há setores querendo o deputado federal Eudes Xavier para o comando petista.

DETALHE - Eudes, bom lembrar, está no primeiro mandato político de sua vida política. Foi presidente da CUT-Ceará, militante de movimentos populares e taxado no último pleito como o "federal da Luizianne".

PATRÍCIA DARÁ ENTREVISTA AO BOM DIA CEARÁ PARA REAFIRMAR DESEJO DE DISPUTAR ELEIÇÕES


A senadora Patrícia Sabóia (PSB) dará entrevista ao programa Bom Dia Ceará (TV Verdes Mares) na próxima segunda-feira. Ela reafirmará o desejo de disputar a prefeitura de Fortaleza em 2008, contará mais detalhes sobre a possibilidade de se filiar ao PDT, com aval total da cúpula nacional que liberou nota a seu favor, e, claro, dará mais algumas estocadas na prefeita Luizianne Lins. Luizianne disse neste Blog que a pré-candidatura de Patrícia seria uma articulação de Tasso Jereissati, no que Patrícia classificou de "machismo".

Patrícia Saboya já andou conversando em Brasília com Cid Gomes na última quinta-feira. Aproveitou que Cid por ali passou e conferiu a solenidade de lançamento do PAC da Funasa. Nem ela nem Cid vazaram detalhes. Aliás, quem conhece Patrícia sabe que ela não é mulher de ficar fazendo jogo de cena. Se disse ter sonho de postular, cremos, vai postular.

LÚCIO ALCÂNTARA FALA DE 2008 E AVISA: "VOU ESTAR NO JOGO"

Quem pensa que o ex-governador Lúcio Alcântara brinca quando diz que vai acompanhar de perto o processo sucessório municipa, pode tirar a urninha da chuva. O homem dá a senha em seu Blog. Confira:

"Eleições 2008
Vou estar no jogo. Só não sei ainda se como atleta, ou técnico."

Não é por nada não, mas Lúcio está a cada diz posando de candidato em Fortaleza. Se concretizará o sonho de voltar a gerar cidade que comandou nos tempos de "prefeito biônico" não se sabe, mas que tem atraído apoios, tem.

Leia mais no Blog do Lúcio aqui

SETORES DO PT QUEREM A PELEJA CARTAXO X ILÁRIO PELO COMANDO DA LEGENDA

"O deputado federal José Pimentel (PT) está lançando o nome do prefeito de Quixadá, Ilário Marques, para a disputa pelo comando do partido no Estado. Em dezembro, virão as eleições diretas para renovação das cúpulas municipais, estaduais e nacional, e, segundo o parlamentar, está na hora de o partido ganhar nova oxigenação. Pimentel afirma que Ilário tem condições de disputar com Joaquim Cartaxo, atual presidente e ocupante da pasta de Cidades do Governo Cid Gomes, e garante que seu objetivo é animar a legenda e não dividir. Ilário, por sua vez, aceita o desafio, apostando naquela velha tese que predomina em discurso de muito petista; isso é da democracia interna. "

Da Coluna Vertical, do OPOVO, leia mais aqui

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PREFEITA LUIZIANNE LINS DIZ QUE TASSO ESTÁ POR TRÁS DE PRÉ-CANDIDATURA DE PATRÍCIA


Tasso e Patrícia em solenidade na Fiec/Foto - Arquivo
A prefeita Luizianne Lins (PT) afirmou, nesta quinta-feira, que a possível candidatura da senadora Patrícia Saboya (PSB) à prefeitura de Fortaleza tem o dedo e a "articulação" do presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati. Ela lamentou que Patrícia, que admite até deixar o PSB para tentar disputar por outra legenda como o PDT, possa virar de "parceira" a "adversária" no pleito de 2008, mas, mesmo assim, acentuou respeitar esse direito da senadora "porque respeito a democracia". Complementou, no entanto: "Estou pronta para a guerra".

Luizianne não quis se definir ainda como postulante à reeleição, pois considera prioritário no momento administrar a cidade, mas reiterou que Tasso, hoje um dos seus maiores adversários políticos no Estado, está por trás dessa pretensão de Patrícia, a quem, reiterou, continua respeitando e torcendo para que não venha como possível adversária. "Mas o Tasso é o articulador número um dessa candidatura". No momento, a prefeita disputa com o Grupo Jereissati sobre legalidade de obra na área do Parque do Cocó. O caso, inclusive, envolve a possibilidade de referendo cuja proposta tramita na Câmara Municipal.
------------------------------------
DO REPÓRTER para os leitores - Estamos empreendendo viagem, daí pararmos agora de postar com essa nota. Mas voltamos em breve!

EX-PRESIDENTE DA PETROBRAS DEBATERÁ TECNOLOGIA COM EMPRESÁRIOS E PESQUISADORES


O ex-presidente da Petrobras, Ozires Silva, que tambem já presidiu a Embraer e a Varig, estará em Fortaleza na próxima semana. Atendendo a um convite da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), fará a palestra do encerramento do Seminário Inova, iniciativa que congrega a Fiec e o mundo intelectual, empresarial e científico em busca de alternativas para o desenvolvimento tecnológico do Ceará.

O seminário Inova ocorrerá segunda e terça-feira, no auditório da federação e se constitui como uma contribuição da Fiec ao debate por um Estado em condições de gerar emprego e renda em sintonia com avanços tecnológicos e de produção científica. Conforme o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Ceará, Henri Campos, o Inova dará continuidade ao encontro que a diretoria da Fiec travou, nesta semana, com o meio científico no auditório Castello Branco da UFC.

SECRETÁRIO DA FAZENDA DEFENDE PRORROGAÇÃO DA CPMF, MAS QUER REDUÇÃO DA ALÍQUOTA

O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, avaliou, nesta quinta-feira, como necessária a prorrogação da CPMF (imposto do chque). Observou que o País ainda precisa desses recursos - cerca de R$ 40 bilhões - para manter o equilíbrio financeiro e a estabilidade econômica. A prorrogação até 2011 foi aprovada já em primeiro turno pela Câmara dos Deputados. Mauro Filho disse, no entanto, que deve haver, a partir de agora, uma discussão pró-redução da alíquota da CPMF ( hoje é de 0,38%).

Ele se encontra em Brasília participando de discussões ainda acerca da proposta do governo federal na área da Reforma Tributária. Mauro Filho, que é coordenador-geral do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), insiste: o governo federal precisa fazer valer o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para que, com isso, a nova Sudene possa operar de fato em favor da região.

PRESIDENTE DA FIEC COMPARA APROVAÇÃO DA CPMF À ABSOLVIÇÃO DE RENAN CALHEIROS


O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, lamentou, nesta quinta-feira, a aprovação da prorrogação da CPMF (imposto do cheque) para 2011. A Câmara dos Deputados deu aval à matéria no primeiro turno de votação. "Isso é um absurdo! O povo já não agüenta mais tanto imposto", disse Macedo.

Para ele, o Congresso prestará um desserviço a uma Nação que paga impostos astronômicos e não tem o retorno necessário. Macedo ainda desabafou: "Essa prorrogção da CPMF é uma vergonha igual ao que vimos na absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros!"

PMDB CEARENSE GANHA ADESÕES NESTE SÁBADO. DEPUTADO TUCANO NA LISTA

"O deputado federal Manoel Salviano deve se filiar neste sábado ao PMDB, em Juazeiro do Norte. Convidado pelo presidente regional do partido, Eunício Oliveira, Manoel Salviano é um reforço que chega ao PMDB no interior do Estado, ainda liderado pelo PSDB. O deputado informou ao O POVO que o motivo para a saída do PSDB é pontual: a intenção de sair candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, hoje comandado pelo prefeito tucano Raimundo Macedo. Salviano afirmou que vai colocar o nome à disposição do PMDB, mas que já recebeu carta branca de Eunício para ser candidato a prefeito do maior município da região Sul do Estado. "Você tem de ter um partido que apóie. Eu não quero que haja uma disputa interna (no PSDB). Tenho muitos amigos lá. Eu prefiro buscar outra legenda e vou sair candidato se tiver o apoio", disse. Ele avisou que lidera a maioria do diretório municipal do PSDB em Juazeiro do Norte e que "muitos amigos" devem seguí-lo ao PMDB.

Junto com Manoel Salviano, também devem se desligar do PSDB e ingressar no PMDB o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior; prefeita de Quixelô, Jenine Mecêdo; o ex-prefeito de Jardim, Fernando Neves; o ex-prefeito de Assaré, Antônio Benjamin de Oliveira; e o presidente da Câmara de Granjeiro, José Macedo de Lima. Eunício confirmou ainda o ingresso no PMDB do prefeito de Iguatu, Agenor Neto; do prefeito de Nova Olinda, Afonso Domingos Sampaio; e do ex-prefeito de Mauriti, Fernando da Luz; todos saindo do PSDB. A prefeita de Saboeiro, Fátima Diógenes, está se desligando do PSL para também ingressar no PMDB. "Cada prefeito que vai leva um grupo. E ainda temos outras conversas que estão em aberto", destacou o deputado federal peemedebista."

(Jornal O POVO)

CASO RÉVEILLON VOLTA ÀS PARADAS JUDICIAIS

"Foi distribuída para a 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza a ação civil pública, de autoria do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, que denuncia irregularidades na realização do mais recente réveillon de Fortaleza. A ação foi protocolada no último dia 10 de setembro, após a Justiça Federal considerar que não tinha competência para tratar da matéria.São denunciados, na ação, o Secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu, a empresa Estrutural Local de Banheiros Químicos e Toldos Ltda e seus representantes, a D & E Entretenimento e seus representtantes, a Nativa Projetos Especiais, e seus representantes. Também foram incluídos na ação o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Ação Novo Centro e o Município.Na avaliação do Ministério Público, ao utilizar os recursos provenientes de um convênio com o Banco do Brasil (R$ 1,25 milhão), a Prefeitura deveria ter licitado toda a parte referente à estrutura dos shows. Desta forma, apenas os cachês dos artistas poderiam ser enquadradas nos processos de inexigibilidade de licitação.

O Ministério Público entrou com a ação civil pública, primeiramente, na Justiça Federal. no entanto, a juíza da 8ª Vara Federal, Elise Avesque Frota, extinguiu o processo, afirmando que a competência para julgar a alegada má utilização dos recursos do Banco do Brasil é da competência da Justiça Estadual, já que a instituição é uma sociedade de economia mista. Os autores da ação chegaram a solicitar que a própria juíza encaminhasse os autos para o juízo competente. A solicitação não foi atendida. "

(Diário do Nordeste)

UM BRASIL DE CPMF - O PAÍS DA PIADA FÁCIL

Foi só o governo aprovar na Câmara dos Deputados a prorrogação da CPMF para 2011, em primeiro turno, que muitos já se revoltam contra o que consideram um imposto de exploração. Já o governo avisa: é um mal necessário. Afinal, são quase R$ 40 bilhões arrecadados.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

PRIMEIRO ROUND - GOVERNO CONSEGUE PRORROGAR CPMF EM PRIMEIRO TURNO

E após cerca de 12 horas de debates e muita polêmica, a prorrogação da CPMF até 2011 acabou aprovada nesta quarta-feira em primeiro turno. O placar: 338 votos a favor, 117 contra e duas abstenções. Como ficaram sem ser analisadas 65 emendas aglutinativas e mais dez destaques. A oposição e a situação decidiram então fechar um acordo para adiar a votação. O presidente da Câmara, Arlindo Chináglia, convocou duas reuniões extraordinárias, uma às 10 horas e outra às 16 horas, para voltar a discutir os destaques e as emendas à prorrogação da CPMF.
O motivo, explicou o presidente, é que não haveria tempo hábil suficiente em curto prazo para que a Secretaria-Geral da Mesa Diretora fizesse a análise do atendimento das regras regimentais para admitir essas emendas.Ao longo do dia, polêmica não faltou. O último a falar foi o vice-líder do DEM Ronaldo Caiado (GO). Segundo ele, o governo usa a saúde pública como "pretexto vergonhoso" para aprovar a continuidade da CPMF . Na avaliação de Caiado, não existe política de valorização da saúde. "Os aliados são teatrais para defender a aprovação da CPMF, mas não têm coragem de assumir o verdadeiro destino dos recursos", argumentou.

Este Blog com Agências)

PREFEITO DE CHAVAL ENTRA COM NOVO RECURSO NO TSE PARA RETOMAR CARGO

"O ministro José Delgado, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai analisar o Recurso Especial (Respe 28391) que o ex-prefeito de Chaval, interior cearense, Joércio Almeida Ângelo (PTB), interpôs contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que lhe cassou o mandato por abuso de poder econômico e compra de votos.O casoO TRE do Ceará julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra Joércio e o vice-prefeito de Chaval, Antonio Silva Machado, determinando a diplomação dos segundos colocados. Assim, foram empossados Francisco de Assis Brandão, como prefeito e José Landri da Silva, como vice-prefeito. Nas eleições de 2004 eles obtiveram a segunda colocação, pela coligação “Reconstruindo Chaval”, formada pelo PRP, PL e PT.

O Tribunal concluiu que várias pessoas “tiveram sua intenção de voto manipulada pela oferta e recebimento de dinheiro”. Já a acusação por abuso de poder econômico ficou comprovada pela “utilização maciça de servidores públicos da prefeitura municipal de Chaval para trabalhar na campanha”.O prefeito cassado alegou que as provas levantadas para a condenação eram insuficientes. Mesmo assim, o Tribunal cearense manteve a decisão ressaltando que “desacreditar o testemunho de eleitor que teve seu poder de voto ameaçado por oferta ou doação de dinheiro, é tornar letra morta as normais eleitorais existentes”. O Tribunal também analisou que “os autos compõem-se de acervo probatório material, tais como o vale de nota para a conferência da prefeitura de Chaval no valor de R$ 30, apreendido pela juíza eleitoral quando estava sendo utilizado para abastecimento de veículo de propaganda do impugnado”, ou seja, do prefeito cassado."

(Fonte - TSE)

GOVERNADOR CID GOMES FECHA COM DEBATE A PROPOSTA DO PPA DO CEARÁ


Nesta quinta e sexta-feira, o governador Cid Gomes (PSB) abrirá, a partir das 18 horas, o I Fórum Estadual do Plano Plurianual Participativo 2008-2011. O objetivo é condensar todas as propostas obtidas junto à sociedade na elaboração do projeto de PPA. Isso, através da participação dos 294 delegados indicados durante as oficinas regionais. O projeto do PPA 2008-2011 deverá ser encaminhado à Assembléia Legislativa até o dia 30 de setembro.

O Fórum, que será aberto no salão de convenções da Comunidade Espiritual Uirapuru (CEU) e irá validar as 120 propostas apresentadas durante os trabalhos das Oficinas Regionais "O Ceará que Queremos – Respeitando a Diversidade Regional".

SERVIÇO

Programação do I Fórum Estadual do Plano Plurianual Participativo 2008-2011

Dia 20

17h00min - Recepção e credenciamento dos participantes.
18h00min - Abertura - Governador Cid Gomes
18h40min - Apresentação da metodologia de elaboração do PPA 2008-2011
19h00min - Apresentação Síntese do PPA 2008-2011 20h30min - Jantar

Dia 21

08h00min - Painel I: Planejamento e Gestão Participativa para o Desenvolvimento Debate (perguntas e respostas a respeito do Painel/). Palestrante: Tânia Zapata
Debatedora: Neiara de Morais (Coordenadora do Orçamento Participativo de Fortaleza

10h00min - Apresentação e validação dos programas/ações Grupos de trabalho
12h30min - Almoço
13h30min - Painel ll: Novos paradigmas da gestão pública: desafios para a gestão do Governo do Estado
Palestrante: Silvana Parente(Secretária da SEPLAG)

Debate (perguntas e respostas a respeito do Painel)
14h00min - Construindo nosso modelo de gestão - mesas /oficinas de trabalho Sugestões para mesas de trabalho: Perguntas orientadoras:
Mesa 1: Quais os desafios que se apresentam para a atuação dos diversos
atores sociais e a relação entre eles na perspectiva de consolidação da gestão participativa do PPA e do Orçamento?

Mesa 2: Como fortalecer canais institucionais em nível regional para acompanhamento do PP A?
Mesa 3: Qual o papel do Fórum Estadual? Qual a sua representatividade
ideal e como ele deveria funcionar?
Mesa 4: Como melhorar o acesso às informações e comunicação dos governos para afirmação do processo de democratização do poder regional/local?
16hOOmin - Plenária
17h30min - Encerramento

Mais Informações
Sonara Capaverde (Vice-Governadoria) - 3101.6288
Carlos Henrique Camelo (Secretaria das Cidades) - 3101.4462
Luiz Pedro Neto (Secretaria do Planejamento e Gestão) - 3101 4516

O PRIMEIRO ENCONTRO PÚBLICO LULA-RENAN


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se encontrou nesta quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Foi o primeiro encontro público entre os dois depois da sessão secreta do plenário do Senado, que na semana passada livrou Renan da cassação no primeiro processo aberto contra ele por quebra de decoro. Isso, durante a cerimônia de assinatura do decreto que instituiu o Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. Conversaram rapidamente na presença do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Interlocutores do Planalto disseram que eles conversaram sobre amenidades.
(Folha On line/Foto - Folha Imagem)

TCU DETECTA IRREGULARIDADES EM 77 OBRAS DO PAC. ENTRE ELAS, A TRANSPOSIÇÃO


Relatório de obras públicas feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que 29 obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) têm indícios de irregularidades graves. O relatório do ministro Benjamin Zymler foi aprovado no plenário do Tribunal e inclui um total de 77 obras com irregularidades, num valor de cerca de R$ 5 bilhões, 29 delas do PAC.
A inclusão na lista faz com que as obras tenham seus recursos orçamentários bloqueados e seu andamento paralisado por decisão do Congresso Nacional até que as irregularidades apontadas sejam sanadas. Na sua maioria, os problemas encontrados pelo TCU tratam de irregularidades nas execuções dos convênios, superfaturamento de preços, alterações indevidas de projetos e problemas no processo licitatório. outros.
Entre as obras do PAC que apresentaram irregularidades graves estão as da rodovia BR-163, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as da integração do Rio São Francisco, em Pernambuco, da Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins, do trecho Sul do Rodoanel em São Paulo e da rodovia BR-319, na divisa entre Rondônia e Amazonas."

(Agência Estado)

LÚCIO ALCÂNTARA DARÁ ENTREVISTA AO GRANDE JORNAL DA TV O POVO


O ex-governador Lúcio Alcântara será candidato a prefeito de Fortaleza? Qual será o destino do Partido da República na sucessão 2008? Com quem vai se compor? Para responder essas questões Lúcio aceitou ser entrevistado nesta quinta-feira pelo Grande Jornal da TV O POVO, das 13h às 14 horas. O Grande Jornal começa, no entanto, com esportes (12h/12h30min), seguido de noticiário geral (12h30min/13h), no qual participamos com o nosso Flash do Eliomar e um assunto do dia, com pitada de descontração.
SERVIÇO

- TV O POVO, nos canais 48 na TV aberta, 23 na NET e 11 na TV Show.

MORRE EDUARDO CAMPOS, O HOMEM FORTE DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS DO CEARÁ


Morreu nesta quarta-feira em Fortaleza o diretor-presidente da Ceará Rádio Clube e membro do Condomínio Diários Associados, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (85), natural de Guaiúba (Região Metropolitana de Fortaleza). Radialista, jornalista, escritor, teatrólogo e um dos homens fortes da Rede Tupi (TV Ceará - Canal 2), Eduardo Campos, ou Manuelito, estava internado há 15 dias no Hospital Monte Klinikun, consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele era também membro da Academia Cearense de Letras.
Velório - A partir das 21h30min desta quarta-feira, na Igreja Presbiteriana (Rua Carolina Sucupira, 98 - Aldeota)
Sepultamento - às 16 horas desta quinta-feira, no Cemitério Jardim Metropolitano (Eusébio).

Vamos nós - O grande Eduardo Campos "Férteis", como o chamávamos, também nos deixa com um vazio daqueles! Quando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins cruzava sozinho, batendo sempre a poeira octogenária dos ombros, sabíamos que um rápido, mas proveitoso papo, ganharíamos. Ele era mais do que lúcido: bem humorado e dono de uma gargalhada de sonoridade ímpar. Era um cavalheiro. Um senhor de tantos anéis de formatura e experiência. Era, principalmente, o intelectual atualizado com sua realidade. Certa vez, durante uma conversa dentro da livraria do aeroporto, onde trabalhamos como repórter, Campos nos contou que estava "adorando" descobrir o computador. Orgulhava-se disso e dizia que já sabia até editar fotografias e repassar e-mail à vontade. Aquela "maravilha" lhe servia até para escrever muitas histórias, embora que sem o barulho instigante da máquina de escrever. Seu Eduardo Campos "Férteis", com quem aprendemos e travávamos, vez em quando, diálogos durante 20 anos de um vaivem que ele cumpria rumo ao Rio de Janeiro para reunião mensal do Condomínio dos Diários Associados, deixa mais do que saudade: ficam lições de um homem que se fez livro, de uma imaginação livre para voar. Adeus, Eduardo Campos Férteis e, agora, santos.
SAIBA MAIS sobre Eduardo Campos clicando aqui, aqui e aqui

FUNDAÇÂO GETÚLIO VARGAS DIZ QUE CAIU NÚMERO DE POBRES NO BRASIL


"Cerca de 6 milhões de pessoas "cruzaram a linha de miséria" no Brasil no ano passado, revela pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o estudo "Miséria, Desigualdade e Políticas de Renda: o Real do Lula" em 2006 havia no País 36.153.687 pessoas classificadas como miseráveis (com per capita abaixo de R$ 125 mensais), ou 5,87 milhões a menos do que os 42.033.587 milhões contabilizados em 2005. O porcentual de miseráveis na população brasileira caiu de 22,77% em 2005 para 19,31% em 2006. Em 2003, primeiro ano do governo Lula, o porcentual era de 28,17%.
O estudo teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), relativa a 2006 e divulgada pelo IBGE na semana passada. De acordo com o levantamento de Neri, a queda de 15,2% da miséria - porcentual da população considerado miserável - em 2006 ante o ano anterior significa o melhor resultado apurado desde o início da série da Pnad, em 1992."

(Fonte - Fundação Getúlio Vargas e IBGE)

PREFEITA PROVOCA DEFECÇÃO NA BASE DE MORONI NA CÂMARA MUNICIPAL

O DEM perdeu nesta quarta-feira o vereador Eliezer Moreira, que também é pastor protestante. Ele não anunciou ainda seu desstino, mas se constituirá como mais um membro da base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT). Luizianne constrói e reforça sua base na Câmara e de olho, claro, em sua reeleição. Dessa vez, dá uma estocada no quintal de um dos seus maiores adversários urnísticos, no caso o presidente do DEM, ex-deputado federal Moroni Torgan.

Foi com Moroni que Luizainne disputou em 2004 as eleições no segundo turno.

NO BRASIL DA PIADA, RENAN CONTINUA RENDIDO

CCJ DO SENADO APROVA PARECER DE TASSO QUE ACABA COM VOTO SECRETO


A Comssão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado aprovou nesta quarta-feira a proposta de emenda à Constiutição em votação simbólica e por unanimidade que assegura o fim do voto secreto em todas as sessões do Congresso Nacional. A PEC foi aprovada a partir de relatório do senador tucano Tasso Jereissati que solicitou votação em plenário, e em caráter de urgência, após desobstrução da pauta.

Eis uma medida que, sem sombra de dúvida, vai ao encontro do que exige a populçação: transparência. E mais: contribuirá para o resgate da imagem do Senado pós-Caso Renan Calheiros.


(Este Blog com Agência Senado)

PREFEITA CONSEGUE INCLUIR FORTALEZA NO PROGRAMA DE SEGURANÇA E CIDADANIA


Fortaleza acaba de ser incluída no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Planasci), do Ministério da Justiça e que beneficiava 10 Capitais e Brasília. Anunciou para este Blog, nesta quarta-feira, a prefeita Luizianne Lins (PT). Ela havia tratado do assunto na semana passada em Brasília com Genro, quando de viagem acompanhada do governador Cid Gomes (PSB). Recebeu o comunicado através de telefonema do ministro Tarso Genro (Justiça).

A prefeita e Genro acertaram audiência para esta manhã de quinta-feira, em Brasília, quando os dois fecharão todos os detalhes, principalmente o volume de recursos a ser liberado par aa Capital. A reunião contará também com a participação do diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimar Rocha.

Luizianne embarca ainda nesta noite de quarta-feira para Brasília.

NO BRASIL DA CPMF, TUDO ACABA EM PIADA


CDL ANUNCIA "ACORDÃO DE NATAL" PARA CONSUMIDORES PENDURADOS


Vem aí o Acordão de Natal. Trata-se de um programa de renegociação das dívidas que o comércio de Fortaleza oferecerá para consumidores inadimplentes. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Honório Pinheiro, o objetivo é recuperar compradores, garantindo prazos para renegociação de dívidas com amortizações e juros mínimos, dependendo dos valores.

"Nós queremos que o comprador possa concretizar seus desejos durante o Natal, período em que temos boa movimentação de vendas e aumento na oferta de empregos", explica Pinheiro. Ele adianta que o Acordão, com os detalhes ainda em fechamento, deve começar nos próximos dias.

E NO BRASIL DA CPMF, TUDO ACABA EM PIADA


CANTOR EMÍLIO SANTIAGO EM DOSE DUPLA


O cantor Emílio Santiago fará dois shows em Fortaleza neste fim de semana: sábado, a partir das 21 horas, e domingo, a partir das 20 horas. Tudo no anfiteatro do Centro Dragão do Mar e dentro do Projeto MPB Petrobras. A interpretação de grandes sucessos na voz de Emílio Santiago é algo imperdível.
SERVIÇO - Inteira, R$ 14,00; Meia, R$ 7,00.

PARECER DE TASSO ACABA COM VOTO SECRETO EM CASOS DE CASSAÇÃO DE MANDATO

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado analisa nesta manhã de quarta-feira a proposta de emenda à Constituição que estabelece o fim do voto secreto para alguns casos. o relator, senador Tasso Jereissati, concluiu ontem à noite seu parecer que aponta para a constitucionalidade da proposta, qual seja dar um basta ao voto secreto, hoje alvo de questionamentos depois da absolvição de Renan Calheiros (PMDB-AL).

Pelo parecer, o voto aberto não valerá mais para cassação de mandato parlamentar nem para a indicação de dirigentes de órgãos públicos do governo federal como agências reguladoras. A votação do parecer está programada para esta manhã.

PRESOS AUTORES DO ASSASSINATO DO TROCADOR

Já estão presos os autores do assassinato do trocador Moacir Firmino de Oliveira (31). Segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPI), um casal teria sido o responsável pelo latrocínio (matar para roubar) registrado na noite da última segunda-feira dentro de um ônibus da linha Grande Circular, na Avenida Leste-Oeste, em frente à Igreja de Santa Edvirges.

(ATUALIZAÇÃO - 10h15) O assaltante Wagner Nogueira da Silva (22), que responde as vários processos, está preso no 34º Distrito Policial e sua parceria, uma adolescente, encontra-se apreendida na Delegacia da Criança e do Adolescente (Dececa) . O 34º DP abriu inquérito sobre o caso, que chegou a provocar a indignação de motoristas e trocadores através de protestos nos terminais de passageiros de Fortaleza.

VICE-GOVERNADOR DIZ QUE CANDIDATURA DE PATRÍCIA É ASSUNTO A SER RESOLVIDO PELO PSB


O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) afirmou, nesta quarta-feira, que recebeu com "naturalidade" a disposição da senadora Patrícia Saboya (PSB) de quer disputar a prefeitura de Fortaleza em 2008, admitindo até mudar de partido. Pinheiro, no entanto, observou que esse assunto é uma discussão que "ela (Patrícia) vai ter que fazer com o partido dela", ressaltando, no entanto, que a cúpula estadual do PSB já se manifestou favorável a apoiar a reeleição da prefeita Luizianne Lins. Sobre a gestão Luizianne, Pinheiro, que está em Brasília partiipando de um seminário na área do meio ambiente, afirmou que vai bem no plano de investimentos sociais e lamentou que a população, e até jornalistas, tenham se acostumado só a cimento e asfalto. Ele garantiu que a prefeita tem obtido bons resultados administrativos e considerou desnecessária a realização e divulgação de pesquisas sobre a popularidade de sua gestão.

PRESIDENTE DO PSB-CE DESCONHECE SAÍDA DE PATRÍCIA E AVISA: PARTIDO QUER A VICE


Em entrevista ao Bom Dia Ceará (TV Verdes Mares), nesta quarta-feira, o presidente regional do PSB, Sérgio Novais, revelou que a senadora Patrícia Saboya, em momento algum, comunicou à cúpula a disposição de deixar a legenda. Ele acentuou que a senadora sempre foi bem tratada por todos dentro do partido.

Novais reafirmou que hoje a tendência no PSB é apoiar a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Na entrevista, o dirigente socialista aproveitou e mandou um recado: o PSB quer manter a posição de vice-prefeito, que está sendo reivindicada também pelo PCdoB. N~çao abre mão, portanto, do direito de indicar. Atualmente, o socialista Carlos Veneranda ocupa o cargo, mas ele rafirmou para o Blog nesta quarta-feira: disputará cadeira de vereador.

HOJE É DIA DE CONCURSOS


Confira alguns concursos públicos abertos por este Brasil de tantos desempregados, nesta seção que publicaremos toda quinta-feira:

- PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ/MTConfira o edital do concurso com 1.018 vagas para nível médio e superior. Salários de R$ 586 a R$ 3,5 mil. Inscrições vão de 24 a 28 de setembro (presencial) e 30 de setembro (internet).
- TRIBUNAL DE CONTAS DE GOIÁSConfira o edital do concurso com 3 vagas para auditor e 4 vagas para procurador do Ministério Público do TCE/GO. Salários de R$ 21 mil e R$ 22 mil. Inscrições vão de 24 de setembro a 7 de outubro

- HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOJá estão abertas as inscrições do concurso com 90 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Salários de até R$ 1,1 mil. Prazo segue até 2 de outubro

- MINISTÉRIO PÚBLICO DE MATO GROSSO DO SUL (MP/MS)Estão abertas as inscrições do concurso com 18 vagas para promotor de justiça substituto. Prazo segue até 16 de outubro, com prova no dia 4 de novembro

- TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO (TRT/PR)As inscrições do concurso para analista e técnico judiciário já estão abertas. Salários de R$ 3 mil e R$ 5 mil. Prazo segue até 9 de outubro

- DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DA UNIÃO (DPGU)Confira edital de concurso com 61 vagas para o cargo de defensor. Salários de R$ 11 mil. Inscrições estão abertas e seguem até 9 de outubro

- EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA)Estão abertas as inscrições do concurso com 308 vagas para todos os níveis de escolaridade. Prazo segue até o dia 28 de setembro

- EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS
A ECT/SC está com inscrições abertas para concurso com vagas de nível médio e superior. Salários de até R$ 2,7 mil. Prazo vai até 21 de setembro.
Já a ECT/BA tem prazo até 21 de setembro, do concurso com vagas para os cargos de técnico administrativo, arquiteto e engenheiro.

GOVERNO REVOGA MP PARA ABRIR CAMINHO PRÓ-APROVAÇÃO DA CPMF

Após o governo conseguir aprovar no Plenário a MP sobre créditos para o PAC, o deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), líder do governo, anunciou que o governo irá revogar a MP 382/07, que determina descontos de créditos para PIS/Pasep e da Cofins sobre alguns produtos industrializados. Com essa medida o governo deixará a pauta de votação livre para a votação do projeto que aprova a renovação da CPMF. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu incluir a prorrogação da cobrança da CPMF na pauta nesta quarta-feira.
A revogação da MP 382/07 tinha sido cancelada por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo José Múcio Monteiro, Lula pediu empenho aos aliados para conseguir aprovar essa MP, mesmo com a possível obstrução da oposição. A MP acabou revogada para agilizar o processo de votação do projeto que aprova a votação da CPMF.

PSB REÚNE EXECUTIVA NACIONAL E CASO PATRÍCIA SABOYA DEVE SER AVALIADO

A executiva nacional do PSB faz encontro nesta quarta-feira em Brasília, ocasião em que analisará a conjuntura do País, questões ligadas à CPMF e, principalmente, as eleições 2008. Do Ceará, participam da reunião o presidente regional do PSB, vereador Sérgio Novais, e o vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda.

Veneranda disse que, com certeza, o caso da possível saída da senadora Patrícia Saboya do partido entrará nas discussões. "Nós do PSB estamos ameaçados de perder uma senadora e isso tem peso político", observou o vice-prefeito. Sobre Patrícia querer disputar a prefeitura, disse ser um direito dela que tenta assim viabilizar também apoio para o deputado federal Ciro Gomes que deverá postular para presidente da República.

Veneranda aproveita estada em Brasília para conferir o lançamento do PAC da Funasa, voltado para saneamento. Ele disse que virão ações em favor de comunidades quilombolas. No Ceará, seis dessas comunidades foram reconhecidas e devem ganhar saneamento e outras ações.

CID GOMES CONFERE LANÇAMENTO DO PAC DA FUNASA E ENCONTRO ECOLÓGICO NO RIO

O governador Cid Gomes (PSB) participa, nesta quarta-feira, em Brasília, do ato de lançamento do PAC da Funasa, uma série de ações no plano do saneamento básico em favor de municípios com até 50 mil habitantes. A cerimônia terá à frente o presidente Lula e reunirá principalmente caravanas de prefeitos. O Ceará participará com mais de 40 prefeitos que, nas últimas horas, já seguiram para Brasília.

Cid Gomes aproveita estada em Brasília para alguns contatos ministeriais e, depois, tomará a rota do Rio de Janeiro onde até sexta-feira participará do evento Rio Mais 15, que dará continuidade aos debates sobre políticas na área da preservação do meio ambiente no mundo iniciadas por ocasião da ECO 92.

TOMA LÁ, DÁ CÁ - ALIADOS APROVEITAM VOTAÇÃO DA CPMF PARA COBRAR CARGOS

"Partidos que formam a coalizão de governo vão transformar a votação da emenda constitucional que prorroga a CPMF na última trincheira importante para cobrar os cargos prometidos pelo governo e ainda não preenchidos. “Pelo que tenho ouvido, o governo vai sangrar muito”, disse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).A lista do passivo do governo é grande. Vai de cargos em estatais muito importantes, a exemplo da presidência da BR Distribuidora, ou das diretorias Internacional e de Abastecimento da Petrobrás, a cargos federais em cidades do interior. O certo é que, importante ou não, este é o grande momento para que os partidos arranquem do governo o pagamento de todas as promessas. A lista entregue ao ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, é ampla."

Do Estado de São Paulo, leia mais aqui

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ ANUNCIA CONCURSO PARA 2008

"O Tribunal de Justiça realizará concurso público ano que vem para cerca de 160 vagas, segundo o presidente do órgão, desembargador Fernando Ximenes. O estudo entrou na fase de finalização para ser encaminhado para a Secretaria do Planejamento e Gestão Pública do Estado."

Da Coluna Vertical, leia mais aqui

MÉDICOS DO MUNICÍPIO DECIDEM PARALISAR A PARTIR DO DIA 26

"Os médicos servidores do município de Fortaleza entrarão em greve no próximo dia 2 de outubro. A decisão foi tomada ontem à noite, durante assembléia realizada no Conselho Regional de Medicina. A categoria definiu também uma paralisação geral para a próxima quarta-feira, dia 26. Na reunião foi discutido o ofício apresentado pelo secretário de Saúde do Município, Luiz Odorico Monteiro, em resposta à carta oficial enviada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec) à Secretaria de Administração do Município na última sexta-feira, dia 14. "Esperamos que com as paralisações e com o protesto a prefeitura dê uma última resposta", afirma o presidente do Simec, Tarcísio Dias, que afirma não ter sido encontrada outra alternativa pela categoria. "Discutimos essa medida com responsabilidade e avisaremos a toda a população e às autoridades", acrescenta. Os médicos enviaram duas propostas de piso salarial para a apreciação da prefeita Luizianne Lins, para que seja alcançado o valor de R$ 3,4 mil. A primeira sugestão foi de que o pagamento do valor se desse em dois anos. A segunda alternativa estendia o prazo até maio de 2010.

O secretário de Saúde apresentou uma simulação que reproduzia o impacto financeiro que seria gerado, caso a proposta fosse acatada, causando o aumento de mais de R$ 11 milhões ao mês na folha de pagamento. "Com esses valores temos uma insuficiência orçamentária financeira para acatar a proposta. Gastamos 25% do orçamento com saúde e só a folha do IJF é de 106 milhões, quando só arrecadamos 92 milhões pelo IPTU", argumenta o secretário. Ele solicitou prazo até 26 de setembro para apresentação de contraproposta, em nova assembléia dos profissionais médicos, para concluir as negociações."

(Jornal O POVO)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

CASO RENAN - SEGUNDO PROCESSO TEM VOTAÇÃO ADIADA PARA A PRÓXIMA SEMANA

"O Conselho de Ética do Senado adiou para quarta-feira da próxima semana a análise do segundo processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). A votação do relatório do senador João Pedro (PT-AM) estava marcada para hoje. Renan é acusado de beneficiar a empresa Schincariol junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e grilado terras em Alagoas em parceria com seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL). O presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), disse que vai esperar a reunião da Mesa Diretora, que se reúne na quinta-feira para decidir se encaminhará ao conselho a quarta representação contra Renan por quebra de decoro parlamentar. Quintanilha afirmou que o pedido de adiamento partiu do próprio senador José Nery (PSOL-PA), do partido que deu origem à representação."

(Folha On line)

PARTIDO DE MORONI TORGAN ESPERA A ADESÃO DO VEREADOR CARLOS MESQUITA


O DEM estadual fará reunião nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, em sua sede. O objetivo é discutir a situação dos diretórios municipais e, especialmente, tratar de Fortaleza e da organização partidária dentro do objetivo de respaldar a candidatura de Moroni Torgan a prefeito.

Segundo o secretário-geral do DEM, jornalista Erivelto Souza, para reforçar essa meta o partido espera contar com várias adesões importantes de lideranças da Capital. Uma delas: o vereador Carlos Mesquita, que anda descontente com o PMDB. Mesquita foi escanteado do comando peemedebista. É que o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, José Marai Couto, ganhou essa tarefa.

"A gente espera o vereador Carlos Mesquita em nosso partido", disse para este Blog Erivelto Souza.

PRESIDENTE DO PDT DO CEARÁ DESAUTORIZA MOVIMENTOS CONTRA FILIAÇÃO DE PATRÍCIA


O presidente regional do PDT, André Figueiredo, lamentou, nesta terça-feira à noite, direto de Brasília e em contato com este Blog, a postura do deputado estadual Heitor Férrer de estar se opondo à possível filiação da senadora Patrícia Saboya ao partido. Patrícia admitiu ingressar no pedetismo porque foi convidada pela cúpula nacional, através do presidente Carlos Lupi, que é ministro do Trabalho, segundo Figueiredo. Ele disse que endossa essa filiação e que tem respaldo do deputado estadual Ferreira Aragão, do presidente de honra da legenda, Flávio Torres, e dos vereadores Iraguassu Teixeira e Márcio Lopes.

Considerou absurdo que Heitor Férrer tenha levado o debate sobre questões do partido para a mídia, quando tudo poderia ser resolvido internamente. André Figueiredo deixou claro que, antes de articular movimentos contra Patrícia, Heitor deveria discutir o quadro com seus companheiros de pedetismo. Para André e alguns pedetistas, Heitor está querendo mais aparecer do que procurar tratar dos interesses partidários. Enfim, parece quer fazer confusão de graça em busca de holofotes.

Nesta terça-feira, um grupo de pedetistas articulado por Heitor andou distribuindo um manifesto contra Patrícia.

FARDA JUSTA - EX-COMANDANTE DA PM NÃO COMPARECE AO ATO DE POSSE DO SUBSTITUTO

Sem a presença do ex-comandante da Polícia Miilitar do Ceará, coronel Adail Bessa, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Robrto Monteiro, empossou a nova cúpula da PM estadual, em ato ocorrido nesta terça-feira no Quartel do Comando. O ex-comandante-adjunto, coronel Hélio Severiano, compareceu à cerimõnia na qual assumiu o novo comandante, coronel William. O governador Cid Gomes não compareceu, mas mandou o vice-governador, Francisco Pinheiro.

O secretário Roberto Monteiro reiterou mais uma vez que a mudança na cúpula da PM foi um ato que buscou apenas uma renovação. Em discurso, ele não fez críticas ao coronel Adail Bessa. O clima não era de muita festa.

FORTALEZA É SEDE DE DEBATE SOBRE CAMPANHA NACIONAL CONTRA A BAIXARIA NA TV


Com o objetivo de regionalizar a Campanha Nacional "Quem financia a baixaria é contra cidadania", da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados , a coordenação da Campanha realizará nesta quarta-feira, das 9 às 17 horas, no auditório da OAB-CE, um encontro com a participação de entidades do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão. Tais encontros têm acontecido em outras regiões do país e fazem parte da preparação para a construção de um Encontro Nacional, com data marcada para os dias 18 e 19 de outubro. Essas atividades irão compor uma programação de mobilização para o Dia Nacional Contra a Baixaria na TV.

No Ceará, o Encontro Regional vai contar com a participação do secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Augostino Veit , e terá uma programação mais focada para o intercâmbio de experiências, estratégias de mobilização e fortalecimento das ações regionais. Estão sendo convidadas entidades/pessoas que atuem na área de comunicação e direitos humanos, visando uma percepção sobre os meios e as violações de direitos.

SERVIÇO

Encontro Regional da Campanha "Quem financia a baixaria é contra cidadania"
Horário - Das 9 horas às 17 horas
Local - Auditório da OAB (Av. Pontes Vieira, 2666)
Mais informações: Inês Vitorino - GRIM-UFC (8865-1130) e Renata Soares - CEDECA-CE (87498351)

EPA! FMI VÊ ECONOMIA DO BRASIL CRESCENDO

"As perspectivas econômicas de curto prazo para o Brasil são favoráveis e o país deve crescer 4,5 por cento este ano impulsionado pela demanda interna, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira. Em seu relatório anual sobre o Brasil, o FMI afirmou que vê espaço para mais cortes do juro, com expectativa de inflação em torno de 3,5 por cento no final do ano. Os diretores do FMI se mostraram divididos sobre se o Brasil deveria reduzir a meta de inflação. Alguns apóiam a redução com a diminuição do intervalo de tolerância, enquanto outros defendem a manutenção da banda até que a inflação baixa se solidifique."

(Agência Estado)

CBN BRASIL SERÁ TRANSMITIDO DIRETO DE FORTALEZA NESTA QUARTA-FEIRA


O programa CBN Brasil, da Rede CBN, será transmitido ao vivo direto dos estúdios da Rádio O POVO/CBN, em Fortaleza, nesta quarta-feira. Das 12 às 14 horas e com a presença do seu âncora, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg.

Sardenberg aproveita a visita, pois atende a convite para também dar a palestra "Brasil: Por que crece, por que não cresce?", às 19 h30min, na Avenida do Contorno, 1500, em Pedras (Messejana). O papo marcará a inauguração da nova filial da Transportadora Rapidão Cometa.

TITA TAVARES CHEGA TRICAMPEÃ NO SUPER SURF


A surfista cearense Tita Tavares desembarcou, nesta tarde de terça-feira, procedente de São Paulo onde, na cidade de São Sebastião, faturou o tricampeonato no Super Surf. Tita havia conquistado o certame em 2000 e 2003 e, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ganhou festa de familiares e amigos.

Tita comemorou muito, principalmente porque, após apelar até na mídia por patrocinadores, acabou ganhando o apoio da Associação Brasileira da Indústria e Panificação (Abip) e da marca de surf Aquax.

Ser desportista no Brasil não é maré mansa.

COMISSÃO DO SENADO APROVA INCLUSÃO DE BEBÊ NA BARRIGA NO ABATIMENTO DO IR

"A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (18), por unanimidade, projeto que se destina a incluir filhos ou enteados nascituros - ou seja, ainda em gestação - no rol de dependentes para fim de dedução na base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física. O PLS 7/07, de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), foi relatado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), com parecer favorável. A proposta foi acolhida em decisão terminativa.
No parecer, Kátia Abreu diz que Dornelles mostrou sensibilidade ao levar para o Direito Tributário regras de amparo e proteção ao nascituro. Segundo a relatora, o Pacto de San José da Costa Rica, celebrado em 1969 e ratificado pelo Brasil, garante a proteção da vida desde a concepção. Desse modo, argumentou, deixou de haver razão jurídica ou técnica para que a dedução do IR só fosse permitida após o nascimento.

- São várias as despesas com as quais as gestantes têm de arcar mesmo antes do parto, nem todas dedutíveis como despesas próprias. Assim, é justo que lhes seja deferido um valor fixo de dedução, tal como existente para os filhos já nascidos - defendeu".
O projeto será votado em dois turnos no Senado. E depois na Câmara dos Deputados. Se aí for alterado, voltará ao exame ao Senado."

(Agência Senado)

TRANSPOSIÇÃO, ORÇAMENTO E ENCONTRO DE LEGISLATIVOS


Quatro deputados estaduais do Ceará, acompanhados de mais dois do Rio Grande do Norte, dois da Paraiba e um de Pernambuco, visitaram nesta terça-feira o canteiro de obras do projeto de transposição das águas do rio São Francisco, em Cabrobó (interior pernambucano). Ali, conheceram um pouco da logística do projeto através dos engenheiros do Exército. A previsão é de que a primeira fase fique pronta em 2014.

O presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), Adahil Barreto (PR), Welington Landim (PSB) e Neto Nune s (PMDB) e o coordenador do Comitê de Altos Estudos do Poder Legislativo, Eudoro Santana, integraram o grupo pelo Ceará. Já há muita máquina e equipes no local, conforme Domingos, que embarcou para Brasília.

Ali, Domingos Filho acertará detalhes da vinda da Comissão Msta do Orçamento da União para , dia 1º, ao Ceará. Também define data de lançamento do encontro da União das Assembléias Legislativas do Brasil (Unale), que ocorrerá em Fortaleza em 2008.

VEREADOR DÁ ADEUS AO NINHO TUCANO E PASSA A INTEGRAR TROPA DE CHOQUE DA PREFEITA


O vereador Martins Nogueira oficializou, nesta terça-feira, sua desfiliação do PSDB. Apesar de integrar o partido de oposição à prefeita Luizianne Lins, reconheceu que não podia mais seguir a orientação do partido, porque estava ganhando todo apoio da prefeitura de Fortaleza no que diz respeito a projetos e obras. A presidente da comissão provisória tucana, Tânia Gurgel, disse que o caso era muito complexo, diante do contexto, pois o PSDB tem mantido uma forte artilharia contra Luizianne Lins.

Com a decisão, o PSDB reduz para apenas dois vereadores na Câmara Municipal: Idalmir Feitosa e Alri Nogueira, no que a preocupação agora da comissão provisória é estruturar uma forte chapa proporcional.

Martins Nogueira vai se filiar ao PSB. Ou seja, vai integrar, agora abertamente, a tropa de choque da prefeita, ao lado, por exemplo, de Sérgio Novais (PSB), Salmito Filho (PT) e Guilherme Sampaio (PT).
ADESÃO - Nesta terça-feira, o prefeito de Russas, Raimundo CVordeiro (conhecido como Raimundinho da Funerária) informou para o portal Ceara Agora que vai se filiar ao PSDB.

SAEM OS NOMES DOS NOVOS DIRETORES DO BNB


Saiu nesta terça-feira a fumacinha branca do Ministério da Fazenda quanto ao nome dos quatro novos diretores do Banco do Nordeste do Brasil. Foram, escolhidos os seguintes felizardos:

- Paulo Sérgio Ferraro, atual superintendente do BNB na Bahia;
- Luís Carlos Everton, ex-presidente da Codevasf;
- Luís Henrique Mascarenhas, funcionário de carreira do Banco do Brasil;
- Osvaldo Serrano, funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal.

Na atual diretoria, só ficam mantidos Pedro Lapa, funcionário de carreira do BC, e Víctor Ponte, este último ligado politicamente ao deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. O ato de posse será definido pelo presidente do BNB, Roberto Smith.

Deixarão o BNB portanto Etevaldo Guimarães, João Gazzana, Assis Arruda e Augusto Bezerra.

E NO BRASIL DA CURRIOLA, QUE TAL CATIOLA LIGANDO PARA RENAN?


SUCESSÃO DE FORTALEZA ESQUENTA NA MÍDIA NACIONAL

E a sucessão de Fortaleza já está repercutindo na mídia nacional. Isso, após a movimentação da senadora Patrícia Saboya (PSB), que admite candidatura, com direito, inclusive, a mudar de partido. Confira:

A pouco mais de um ano das eleições, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que vai tentar a reeleição, está prestes a ter sua base de apoio dividida. O motivo é a possível saída da senadora Patrícia Saboya (PSB), que negocia se filiar ao PDT para viabilizar sua candidatura à prefeitura.Patrícia tem dito que gostaria de disputar a prefeitura, mesmo contra Luizianne, porém tem encontrado resistências no PSB, único partido que apoiou a petista na eleição passada. Entre as resistências está a do governador Cid Gomes (PSB), que tem afirmado apoiar Luizianne, apesar da amizade que tem com Patrícia (a senadora foi casada por muitos anos com Ciro Gomes, irmão de Cid). A senadora já recebeu um convite do PSDB também (ela é a candidata preferida do senador tucano Tasso Jereissati), mas descartou, pois representaria um distanciamento político muito grande com Ciro e seu projeto presidencial para 2010.O PDT, por sua vez, não seria uma ruptura, já que o partido integra um bloco no Congresso junto ao PSB e ao PC do B. E o próprio Ciro, ainda que fique no PSB, dificilmente deixaria de apoiá-la, o que demonstra ao fazer críticas constantes à administração de Luizianne.

A decisão de Patrícia, se fica ou sai do PSB, deve ser tomada ainda neste mês, pois pela legislação eleitoral o candidato precisa estar pelo menos há um ano no partido para disputar um mandato.Outra novidade no cenário da disputa pela prefeitura de Fortaleza é a situação de Luizianne, que em 2004 se candidatou contra a vontade do partido e agora é apoiada por toda a cúpula que antes a rejeitou. Em 2004, Luizianne, detentora de maioria simples do comando do PT na capital cearense, conseguiu alavancar sua candidatura contra a cúpula nacional, que queria abrir mão da candidatura para apoiar Inácio Arruda (PC do B). A situação agora é a oposta, em que há o apoio e dinheiro federal para uma série de obras que ficaram para o final da administração.Além de Patrícia, entre os adversários mais certos está o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM), que, após três derrotas seguidas (duas à prefeitura e a última ao Senado), precisa do apoio do PSDB para ampliar seus espaços. Em caso de candidatura própria, o PSDB não tem lideranças de peso para concorrer -Tasso já disse que não entra na disputa. Uma das opções poderá ser o atual secretário de Justiça do Estado, Marcos Cals, filho de um ex-governador, mas pouco conhecido do eleitorado, ou o ex-prefeito Antônio Cambraia, que foi o candidato do partido na eleição passada, mas não chegou ao segundo turno."

(Da correspondente da Folha de São Paulo, no Ceará, Kamila Fernandes)

SEBRAE-CEARÁ DEMITE DIRIGENTE DO SINDJORCE E DESRESPEITA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

E o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará realizará no próximo domingo, a partir das 10 horas, da Praça da Imprensa, uma carreata de solidariedade ao jornalista Aluisio Coutinho, que foi demitido da assessoria de imprensa do sebrae-CE após 10 anos de atividades.

O problema nessa história reside no fato de que Coutinho é diretor do Sindicato e, respaldado pela Constituição Federal ( imunidade sindical, artigo 8º, inciso 8º) não poderia ser demitido até um ano depois do terminio do mandato da atual gestão, informa a presidente da entidade, jornalista Débora Lima.

A categoria aproveitará a carreata para lançar também a campanha salarial 2008.

MINISTRO ENVOLVIDO EM MENSALÃO MINEIRO. E OS OUTROS?


"O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia (PTB), atuou para indicar políticos que receberiam dinheiro da campanha de Eduardo Azeredo (PSDB), organizou a contratação do publicitário Duda Mendonça e levantou empréstimos no Banco Rural. É o que revela o relatório final sobre o Mensalão mineiro elaborado pela Polícia Federal. Como no caso do mensalão do PT, Duda teria recebido "por fora" a maior parte do dinheiro referente à campanha de Azeredo. Segundo a PF, o mensalão petista teve como embrião o mensalão mineiro, originário do esquema de caixa dois da campanha de 1998 de Azeredo, então governador de Minas, hoje senador pelo mesmo partido. Walfrido coordenou a campanha de Azeredo de 1994. Ele nega ter sido coordenador da campanha de 1998, mas o relatório da PF indica intensa atuação de Walfrido naquele ano que lembra as ações desempenhadas pelo ex-tesoureiro petista Delúbio Soares no caso do mensalão nacional."

Da Folha On line leia mais aqui

TROCADOR ASSASSINADO DENTRO DE ÔNIBUS EM FORTALEZA

A Polícia Civil ainda não tem pistas dos autores do assasinato de ônibus Moacir Firmino de Olveileira (32), ocorrido ontem à noite. Ele era o trocador do ônibus que faz a linha Grande Circular. O crime ocorreu em frente à Igreja de Santa Edvirges (Avenida Leste-Oeste), quando dois assaltantes invadiram o veículo atirando. Um dos tiros atingiu Moacir no peito. O trocador ainda foi levado para o Instituto Doutor José Frota, mas não resistiu.

Os indivíduos levaram o dinheiro arrecadado e celulares, relóios e carteira dos poucos passageiros. Moacir Firmino era arrimo de família.

PROTESTO

Duante a manhã desta terça-feira, no Terminal da Parangaba, motoristas e cobradores fizeram um protesto exigindo segurança. Um outro protesto do gênero ocorrerá nesta tarde`, no Termnal do Papicu.

TRABALHADORES DAS TELECOMUNICAÇÕES PROTESTAM CONTRA EXPLORAÇÃO

O Ssindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Ceará (Sintel) realizará nesta sexta-feira, a partir das 7 horas, ato público em repúdio às atitudes "irregulares" que a empresa “Tecsa” vem promovendo contra a categoria. Em menos de 60 dias, dois diretores sindicais foram comunicados sobre suas demissões, sendo que a demissão de dirigentes eleitos para cargos em sindicatos de trabalhadores é proibida por Lei. As manifestações ocorrerão em frente à empresa, localizada na rua Francisco Sá, em frente ao Hospital Fernandes Távora. Com distribuiçaõ de nota aberta à população. o deputado estadual Augustinho Moreira (PV) confirmou presença. A Justiça do Trabalho também será chamada a se pronunciar.

(Este Blog, com colaboração do Sintel)

CPMF - UM MAL NECESSÁRIO?


E a CPMF hein? Foi lançada como um imposto justo, necessário e provisório, mas acabou um fardo no bolso de tantos. O deputado federal José Eduardo Dutra (PT/SE) assim definia, em passado recente, esse imposto: ”É como uma transfusão de sangue para garantir a sobrevida de um paciente na UTI."

Bem, a CPMF, nasceu para durar 13 meses.
Já completou 10 anos.

Iria seqüestrar só 0,2% da movimentação financeira.
Hoje pirateia 0,38%.

Visava arrecadar R$ 100 milhões.
Hoje embolsa R$ 40 bilhões.

O seu destino era um só: O Fundo Nacional de Saúde.
E hoje? Só Deus sabe!

(Este Blog com o Blog do Jamildo - JC)

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ E O NOVO COMANDO


"O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Robeto Monteiro, preside às 16 horas desta terça-feira, no Quartel do Comando Geral da Corporação (Avenida Aguanambi, 2480), ato de posse do novo comandante da Polícia Militar do Estado, coronel William Alves Rocha (48). Ele entra no lugar do também coronel Adail Bessa de Queiroz. Coronel William Alves Rocha ocupava a Coordenadoria de Defesa Social e terá como comandante geral-adjunto o coronel Roberto Cleiton Rosendo Teixeira (51), que respondia pelo setor pessoal da Instituição.

DÚVIDA CRUEL - Será que o secretário Robto Monteiro revelará, na ocasião, os motivos que o levaram a pedir a exoneração do coronel Adail Bessa?

PREFEITOS DO CEARÁ MARCARÃO PRESENÇA NO LANÇAMENTO DO PAC DA FUNASA

Grupos de prefeitos cearenses viajam desde o começo desta madrugada na rota de Brasília. Além de acelerar a liberação de recursos federais e fechar emendas junto aos seus parlamentares em matéria de Orçamento Geral da União 2008, todos assistirão a uma festa.

Nesta quarta-feira, o presidente Lula lançará o PAC da Funasa destinado a apostar em saneamento básico, implantação de redes de água e esgoto e construção de casas para famílias que moram em casebres, dentro da luta contra o barbeiro.

Guaracy Aguiar, coordenador regional da Funasa, o órgão que tocará o PAC nessa área, encontra-se em Brasília conhecendo a estratégia, ao lado de demais coordenadores do órgão nos Estados.

LÚCIO ADMITE CANDIDATURA EM FORTALEZA E AVISA: PR É OPOSIÇAO A CID E A LUIZIANNE

O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) reafirmou, nesta terça-feira, em entrevista ao programa Bom Dia Ceará (TV Verdes Mares), que não afasta a possibilidade de entrar na disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2008. "Nosso partido vai ter candidato. Eu não digo que vou ser, mas é uma possibilidade", acentuou Lúcio. Ele avisou que o PR é oposição não somente ao modelo do governo de Cid Gomes mas, também, à gestão da prefeita Luizianne Lins "como assim quis o eleitor".

Sobre o governo Cid Gomes, considerou "lento demais, mostrando que não tinha projeto, não tinha planos", complementando: "Até o momento, eu não vi nada de inovação, de renovação..."

Lúcio avaliou com ironia o Programa Ronda do Quarteirão, avaliou com ironia: "venderam uma mercadoria que ainda não puderam entregar". lembrou que a imprensa mostrou recentemente o quadro de abandono do setor segurança, com carros sem pneu, sem gasolina, fazendo um contraponto à decisão da administração cidista de comprar 200 carros de luxo tipo Hilux por quase R$ 30 milhões.

LULA CONVERSA COM RENAN NESTA TERÇA-FEIRA


"O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve se reunir hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro não está previsto na agenda oficial do presidente Lula. Mas aliados de Renan dizem que o presidente já sinalizou a vontade de conversar com o peemedebista. No encontro, Lula e Renan devem conversar sobre a situação do peemedebista - salvo na semana passada de um processo por quebra de decoro em sessão secreta no plenário do Senado. Renan é alvo de mais dois processos por quebra de decoro no Conselho de Ética e de uma terceira representação do PSOL - ainda parada na Mesa Diretora. Para amigos e familiares, Renan informou que não tem a intenção de se licenciar da presidência do Senado. Para ele, o resultado da votação da semana passada -40 votos favoráveis, 35 pela cassação e 6 abstenções - foi uma espécie de eleição para a presidência da Casa e deu força para sua permanência no comando do Senado.

Aliados do Governo, entretanto, tentam convencer Renan a se licenciar do cargo para acelerar a votação acelerada de projetos de interesse do Planalto, como a prorrogação da CPMF até 2011 - que ainda tramita na Câmara. O afastamento de Renan não deve ser discutido diretamente na conversa de hoje."

(Agência Estado)

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SUSPENDE EXAMES E BLOQUEIA 40% DE LEITOS

"O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), decidiu bloquear 40% de todos os leitos das clínicas médicas e suspender os exames laboratoriais dos ambulatórios, exceto nos casos considerados de urgência. O hospital tem 138 leitos. Segundo o diretor da unidade, a meta é destinar parte dos 55 leitos que serão retirados da clínica médica para procedimentos mais complexos. As decisões foram anunciadas pela direção geral da unidade em nota divulgada no início da noite de ontem. No comunicado, sucinto, os responsáveis pela unidade de saúde informam que continuarão trabalhando com as secretarias estadual e municipal de saúde, bem como com o Ministério da Saúde, para garantir um adiantamento de R$ 700 mil para "normalizar" a situação do Hospital, no que diz respeito aos procedimentos de alta complexidade: cirurgias cardíacas e os transplantes renais e de fígado. A crise do HUWC é crônica. A unidade tem uma dívida com os fornecedores que já supera R$ 5 milhões. O montante total dos débitos acumulados, no entanto, totaliza R$ 12 milhões. Tal problema foi agravado nos últimos meses. O hospital deixou de receber recursos na ordem de R$ 915 mil, referente ao pagamento de procedimentos de alta complexidade em cardiologia."

Do Jornal O POVO leia mais aqui

SIDERÚRGICA - GOVERNO QUER INSTALAR PROJETO ATÉ 2010

"O presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) dá prazo para o empreendimento sair do papel. ´A siderúrgica se instalará no Ceará em 2010, com gás ou com carvão´, frisou. Segundo ele, o governo já fechou questão com os investidores privados.Apesar do tempo exíguo e das mudanças que uma planta movida a carvão exigiriam — como uma nova licença ambiental, Bezerra se diz confiante. Embora ele não confirme, fontes próximas do governo afirmam que haverá reunião, no dia 21, com representantes do Estado e investidores na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, como última tentativa de garantir o gás.Sobre a contestação do fornecimento de energia elétrica pela Chesf, o Procurador do Estado, Fernando Oliveira, declarou que não houve comunicado, ´mas, ao nosso ver, o contrato não apresenta irregularidades e continua válido´."

(Diário do Nordeste)

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

CPI DO CAOS AÉREO DA CÂMARA APRESENTARÁ RELATÓRIO NESTA TERÇA-FEIRA E CULPARÁ ANAC

O relatório final da CPI da Crise Aérea da Câmara será apresentado nesta terça-feira. No conteúdo, vai responsabilizar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pelo caos aéreo. O documento deve pedir a abertura de processo administrativo contra toda a diretoria da Agência e sugerir que a Anac se dedique apenas à fiscalização, enquanto o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) ficaria responsável pela regulamentação do setor. O relatório também deve pedir o indiciamento da ex-diretora da Anac, Denise Abreu, por causa de um documento não-oficial encaminhado à Justiça para garantir a liberação da pista do Aeroporto de Congonhas.

(Este Blog com o Jornal Nacional - Globo)

TASSO JEREISSATI QUESTIONA EFICÁCIA DO RONDA DO QUARTEIRÃO


O senador Tasso Jereissati (PSDB) avaliou, nesta segunda-feira, o programa Ronda do Quateirão, uma das promessas do governador Cid Gomes que deve entrar em cena até o fim deste ano. O Ronda promete policiais, viaturas e equipamentos a cada seis quilòmetros, dentro do objetivo de ser policia preventiva e cidadã.

Tasso afirmou ter dúvidas de que a questão da violência seja resolvida com o Ronda porque, na sua avaliação, só policia, viatura e equipamentos não garantem o sucesso da estratégia. Creio que é preciso ações complementares", acentuou o tucano. Em outras palavras: mais investimentos no social.

Já o governador Cid Gomes deixou claro que o Ronda não se constituirá apenas em homens e equipamentos, mas que virão outros projetos reforçando a luta contra a violência.

(TV Verdes Mares)

LÚCIO CRITICA TREINAMENTO APRESSADO DOS POLICIAIS DO RONDA DO QUARTEIRÃO

"Os jornais noticiaram, finalmente, que os candidatos que concorreram a uma vaga de policial militar, em concurso iniciado em meu governo, ingressaram na última etapa da seleção, que é a realização de um curso.

A duração do treinamento tem sido de seis meses. Agora, talvez na pressa de recuperar o tempo perdido, houve uma redução para três meses. Há estados onde o treinamento chega a durar oito meses.

Policiais preparados constituem pressuposto básico para uma boa polícia. Corremos o risco de ver irem para a dura missão nas ruas policiais mal treinados para exercerem função tão delicada.

Polícia é muito mais do que viaturas e armamentos. Polícia é feita com gente!"


Do Blog do Lúcio Alcântara, clique aqui

FLASH DO ELIOMAR - SONHO DE PATRICINHA?

MANTEGA ANUNCIA REFRESCO PARA COMPENSAR PRORROGAÇÃO DA CPMF


"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira que o governo prepara desonerações tributárias para "compensar" a aprovação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Porém, para isso, ele exige não só a aprovação do tributo, como também a manutenção da alíquota em 0,38%. "Não podemos arriscar", disse Mantega, preocupado com a possibilidade de o Congresso reduzir já neste ano a alíquota. Mantega informou que existe um dispositivo na proposta de manutenção da CPMF que permite ao governo reduzir a alíquota através de lei ordinária. "Esta emenda nos autoriza a propor a redução da alíquota, que poderia ser menor já no ano que vem", afirmou. Porém, o ministro não quis informar se a CPMF seria beneficiada com a lei ordinária, e nem quando alguma desoneração seria feita através deste dispositivo. "Não sei se a CPMF é tão maléfica. (...) Paga-se muito mais de PIS, Cofins, Imposto de Renda", enumerou Mantega. "Se você perguntar a alguém quanto ele paga de CPMF, ele nem sabe." "Há, com certeza, alternativas mais eficazes de redução da carga", disse."
(Folha Online)

HEITOR FÉRRER MANDA RECADO PARA PATRÍCIA: NÃO ABE MÃO DE SER CANDIDATO A PREFEITO


"Se a senadora Patrícia Saboya (PSB) ingressar mesmo no PDT para tentar ser candidata à prefeitura dee Fortaleza, vai ter, então, que disputar comigo na convenção", avisou, nesta segunda-feira, para o Blog, o deputado estadual Heitor Férrer. A reação foi conseqüência de post em que a senadora confirma ter recebido convite da cúpula pedetista e do presidente nacional da legenda, ministro Carlos Lupi (Trabalho) para ingressar no pedetismo.

Heitor disse que respeita o direito e o sonho de Patrícia de querer postular a prefeitura, mas deixou claro que ele tem mesmo sonho. "Eu não abro mão de sair candidato e se a senadora quiser entrar no partido com esse objetivo, terá que disputar conosco em convenção", reiterou o parlamentar.

NO SEMINÁRIO DO PR, LÙCIO AVISA: PARTIDO TERÁ CANDIDATO EM FORTALEZA


O presidente da comissão provisória do PR do Ceará, Lúcio Alcântara, voltou a afirmar, quando entrevistado nesta segunda-feira, que pode ser candidato a algum cargo em 2008, assim como "posso também não concorrer a nada". Lúcio, que coordenou seminário do PT no qual atuou como expositor o sociólogo Roberto Da Matta, garantiu, no entanto, que a legenda terá participação na próxima disputa, até por ser fundamental para conquistar espaços.
O ex-governador deu essas declarações comemorando o bom resultado do evento, que congregou cerca de 300 pessoas no Hotel Plaza Praia Suite, contando com a presença dos parlamentares federais e o deputado estasdual Adahil Barreto, prefeitos, vereadores e lideranças do Interior. Além de Lúcio, ganhou abraços o ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães.

A PREFEITURA E O RISCO DE FORTALEZA NÃO SER SUBSEDE DO MUNDIAL DE FUTSAL

Sobre a possibilidade de Fortaleza não conseguir virar subsede do Campeonato Brasileiro de Futsal, que ocorrerá no Brasil em 2008, o que foi exposto neste Blog pelo presidente da CBFS, Aécio de Borba, a Secretaria Executiva Regional II esclarece que:

"Já estava providenciando o orçamento da recuperação completa do Ginásio quando a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) encaminhou ofício à SER II solicitando a adequação do Ginásio Paulo Sarasate para sediar o Campeonato Mundial de Futsal da FIFA em 2008. Diante das exigências da CBFS, a SER II teve de providenciar novo projeto arquitetônico e está refazendo boa parte dos orçamentos. Não se sabe ainda o custo final do projeto de reforma geral do Ginásio. O próximo passo é redigir um edital e encaminhá-lo para a Comissão Permanente de Licitação. Entre as exigências da CBFS, estão:
1. Substituição do piso, que deverá ser de madeira pintada de azul, totalizando 44m de comprimento por 24m de largura;

2. Instalação de dois placares eletrônicos e serviço de som;
3. Quatro vestiários com banheiros e sanitários, que disponham de armários, com no mínimo quinze (15) boxes com fechaduras individuais e mesa de massagem;
4. Área com no mínimo oitenta (80) assentos vips, se possível em local com refrigeração e acesso exclusivo;
5. Estacionamento interno para no mínimo trinta (30) carros, preferencialmente com acesso contínuo à área vip; 6. Estacionamento interno para mil (1.000) veículos."

Detalhe - A Assessoria de Imprensa se esqueceu de um detalhe: a Comissão Técnica da FIFa aqui estartá mês que vem. Aécio de borba chegou a dizer em post deste Blog que fazer todas as reformas só mesmo "com mágica".

PRESIDENTE DO BNB QUER CNJ FAZENDO CORREIÇÕES CONTRA INDÚSTRIA DE LIMINARES


O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, encontra-se em Brasília, onde apela aos membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que promovam correições na Justiça de alguns Estados do Nordeste. Ele não declinou nomes e afirmou que isso se faz necessário para dar um freio a práticas absurdas como liminares barrando processos de cobranças por parte do BNB contra devedores. Com essas liminares, conforme ele, há inadimplentes que tentam ainda tirar o nome da lista do Serasa.

Conforme Smith, o pior é que há devedores conseguindo amparo legal até para cobrar ressarcimentos. Na última semana, havia ações obrigando o BNB a esse tipo de prática e sob ameaça de multas pesadas diárias, caso não cumprisse esse tipo de medida. "Nós conseguirmos judicialmente, no último sábado, sustar essa prática e queremos que o CNJ acompanhe o caso", disse o presidente do banco. "Em cima disso tudo, são decretadas multas pesadas, enquanto o banco fica paralisado sem poder atuar. Depois esses devedores tentam retirar dinheiro da nossa reserva no BC, numa inversão absurda".

Para ele, esses "subterfúgios" paralisam a cobrança de dívidas de devedores e invertem o processo com o BNB passando a ser réu em quantias milionárias. Segundo Smith, esse tipo de caso não se registra no Ceará. Ele, no entanto, não quis adiantar maiores detalhes, observando que há o instrumento do sigilo bancário proibindo.