sábado, 18 de outubro de 2008

EX-MULHER DE PITTA GRAVA PARA PROGRAMA DE MARTA DEPOIMENTO CONTRA KASSAB


"Nicéia Pitta, ex-mulher do ex-prefeito Celso Pitta, de São Paulo, gravou depoimento para ser aproveitado no horário de propaganda eleitoral da candidata Marta Suplicy (PT) onde diz que o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, foi um dos auxiliares de Pitta de maior confiança dele. Que frequentava com assiduidade a casa de Pitta e que certamente não desconhecia o que se passava nas entranhas de uma das mais corruptas administrações da história de São Paulo.
O depoimento foi gravado esta semana pela equipe que faz o programa de rádio e de televisão de Marta. Poderá ir ao ar esta noite ou nas próximas. Amanhã, Marta e Kassab se enfrentam em debate promovido pela TV Record. A propaganda eleitoral termina na próxima quinta-feira. Nicéia denunciou o ex-marido pela primeira vez em março de 2000. Em entrevista à TV Globo, acusou Pitta, com quem fora casada durante 28 anos, de receber dinheiro de empresários, de pagar propinas a vereadores e de desviar dinheiro público.
Naquela ocasião, e em várias outras quando foi ouvida em CPIs da Câmara Legislativa e do Congresso, e também pelas polícias civil e federal, Nicéia apontou vários secretários da prefeitura de São Paulo como parceiros do ex-marido em tenebrosas transações. Jamais mencionou Kassab, que foi secretário de Planejamento da prefeitura durante um ano e três meses. Procurada por assessores de Marta, Nicéia se dispôs a falar mal de Kassab faltando menos de uma semana para o fim da eleição.
A seu modo, a campanha de Marta resgata o exemplo da campanha de Fernando Collor, candidato a presidente da República em 1989. Ameaçado de perder a eleição para Lula no segundo turno, Collor autorizou o uso de um depoimento gravado pela enfermeira Míriam Cordeiro, mãe de Lurian, filha de Lula. Míriam e Lula não chegaram a se casar. Ela foi paga pela campanha de Collor para dizer que Lula a aconselhara a abortar Lurian, e que ele era racista.
Levado ao ar às vésperas do último debate de televisão entre Collor e Lula, o depoimento de Míriam deixou aturdido o candidato do PT. Acompanhado da filha, ele desmentiu Míriam em seu programa de propaganda eleitoral. Mas foi um Lula nervoso, desarticulado, que depois debateu com Collor na tv - e perdeu. Perdeu o debate e, dali a três dias, a eleição. Foi no dia do debate entre Marta e Kassab no último domingo que a campanha da candidata pôs no ar o comercial onde perguntava se Kassab era casado e se tinha filhos."

(Blog do Noblat)

FINANÇAS DE FORTALEZA ESTÃO ESTÁVEIS", AFIRMA SECRETÁRIO CIALDINI


A secretaria da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, participará, no próximo dia 27, em Fortaleza, da entrega do Prêmio Sefin de Finanças Municipais. O prêmio destaca trabalhos de pesquisa nas áreas tributária e da educação do consumidor, informa o titular da Sefin, Alexandre Cialdini, que esteve no Recife participando de reunião da Associação dos Secretários de Finanças das Capitais. O encontro avaliou o quadro nacional, reforma tributária e os impactos da crise dos EUA.
Sobre Fortaleza, Cialdini disse que as finanças continuam em situação de "estabilidade" e que vem registrando um acumulado de 18% de crescimento. Ele não quis fazer projeções sobre o IPTU 2009, mas admitiu: as regras não deverão mudar tanto.
FICA
E aí, secretário, o senhor vai continuar como titular da Sefin? Indagamos, no que ele abriu largo sorriso e avisou: "Bem, quem sabe é a prefeita."
Cialdini é um dos secretários, digamos, da cota pessoal de Luizianne. Juntamente com o secretário da Administração, Alfredo Pessoa. Quer dizer: só sai se quiser.

E O FORTALEZENSE BUSCA PROMOÇÕES DA VIVO


Dizem que o cearense adora uma novidade. E, pelo visto, é verdade.
Em se tratando de chips da operadora Vivo, que desembarcou nesta semana com lojas na Capital cearense, o negócio virou um caso de paixão à primeira ligada.

As filas em busca dos celulares da Vivo predominam como podemos conferir neste ponto do North Shopping.
(Foto - Paulo Moska)

CONCERTOS SOLIDÁRIOS - GRUPO SYNTAGMA FAZ APRESENTAÇÃO EM IGREJA DE FORTALEZA

Neste domingo, a partir das 16 horas, o Grupo Syntgma fará concerto na Igreja do Carmo, em Fortaleza. No repertório, música antiga da Europa e contemporânea do Nordeste. O grupo, genuinamente cearense, pede aos que forem ao evento para que não se esqueçam de levar um quilo de alimento não perecível.
Tudo será doado para o Grupo do Sol, que trabalha com crianças do bairro Caça e Pesca.

SERVIÇO

Igreja do Carmo - Avenida Duque de Caxias, s/n - Centro
Fone - (85) 3253 1489

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PODE PISAR NO PLANALTO PELA 1ª VEZ NA ERA LULA


Será que ele vai?

O Palácio do Planalto sediará na quarta-feira uma homenagem à Constituição de 1988. O ponto alto do evento será a entrega da medalha "20 Anos da Constituição Cidadã" aos constituintes.
O ex-constituinte FHC foi convidado.
Se for mesmo, será a primeira vez que FHC pisará no Planalto desde que deixou a Presidência."

(Coluna Radar - Revista Veja)

LUIZIANNE PARTICIPA DE CAMPANHAS DO SEGUNDO TURNO E DEPOIS TIRA 15 DIAS DE FÉRIAS


Reeleita no primeiro turno com 50,16% dos votos em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins (PT) foi chamada para dar uma força na campanha do correligionário Walter Pinheiro em Salvador, o que fez ontem à noite. Ela também deverá se deslocar para participar da campanha dde Fl´vio Dino (PCdoB) em São Luís (MA) e aind viajará até Porto Alegre para ajudar Maria do Rosário (PT), em desvantagem contra José Fogaça (PMDB).
A assessoria da prefeita Luizianne Lins informou para o Blog que, após cumprir essa agenda, Luizianne vai tirar uns 15 dias de férias. Não foi divulgdo o destino da prefeita.
Ao retornar dessas férias, Luizianne, com certeza, iniciará de forma mais direta e objetiva o processo de conversações sobre a futura mesa diretora da Câmara Municipal. Ela também começará a definir o novo perfil da equipe que com ela realizará, a partir de 2009, mais uma gestão. Ela prometeu que, a partir de dezembro, vai zerar tudo. Vamos aguardar.

GAROTA BALEADA POR EX-NAMORADO EM ESTADO GRAVE. AMIGA ESTÁ CONSCIENTE

"O estado de saúde da ex-namorada de Lindemberg Fernandes Alves, baleada durante sequestro encerrado no final da tarde de sexta-feira (17) em Santo André (SP), continua gravíssimo e seu quadro apresentou instabilidade durante a noite. A amiga da garota, também de 15 anos, está consciente, na unidade semi-intensiva. As informações foram passadas pelo Hospital Municipal de Santo André na manhã deste sábado (18).
Na madrugada, a bala na região da virilha foi retirada, mas o projétil que se instalou no cerebelo da garota não pôde ser removido. O dreno colocado na base do crânio apresenta grande sangramento, o que caracteriza hemorragia.O ferimento, segundo a diretora do hospital, Rosa Maria Pinto Aguiar, tem características de tiro à queima-roupa.Ainda segundo a diretora do hospital, a menina permanece em coma induzido, e na escala Glasgow de grau de coma, que vai de 3 a 15, seu estado é 4. "Em grau 3 não é possível reverter o quadro", disse Rosa."

(Folha Online)

APARTAMENTO NO PRÉDIO ONDE MORA SECRETÁRIO É ASSALTADO


"A insegurança ao longo da avenida Beira Mar parece não se restringir somente ao calçadão. Na madrugada de ontem, dois homens e um adolescente entraram em um dos apartamentos do mesmo prédio onde mora o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro. Um adolescente de 14 anos foi apreendido em flagrante. Ele já se encontra numa casa de abrigo para adolescente infrator na Região Metropolitana. Os outros dois acusados não foram identificados e nem presos. Ao longo dessa semana, o calçadão da Beira Mar ganhou destaque nacional, após imagens de assaltantes agindo na área contra turistas terem sido divulgadas pela TV Verdes Mares. No caso de ontem, o alvo dos assaltantes foi o Othon Palace Fortaleza, localizado no número 369, da avenida Beira Mar, em frente ao calçadão. Segundo a Polícia, por volta de 1 hora da madrugada, o adolescente, juntamente com dois homens, conseguiram escalar o muro do hotel e entrar pela sacada de um dos apartamentos localizado no primeiro andar. Do local foram furtados vários objetos. Alertado por outros hóspedes, um dos seguranças do hotel conseguiu dominar o adolescente e acionou uma viatura policial. Os outros dois ladrões fugiram.
O adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi prestado termo de declaração. Depois de ouvido, ainda durante a madrugada, foi transferido para o Juizado da Infância e da Juventude, que fica ao lado da DCA, no bairro Olavo Bilac."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

TCM FARÁ OPERAÇÃO PREVENTIVA CONTRA DESMONTE DE PREFEITURAS

"O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai realizar ações conjuntas com o Ministério Público estadual a fim de coibir, prevenir ou minimizar ações de desmonte nas prefeituras no período pós-eleitoral. Nessa tarefa, informa o presidente do TCM, Ernesto Sabóia, o Estado será dividido em oito regiões operacionais. O alvo inicial passa a ser concentrado em pouco mais de meia centena de municípios, considerados como áreas de risco, onde os prefeitos não foram reeleitos ou não conseguiram eleger seus correligionários. A prioridade na fiscalização, explica, também inclui as localidades de onde o TCM já recebeu os primeiros informes sobre sinais de atos que podem configurar desmonte, além daqueles que estão com prestação de contas em aberto. Que o trabalho resulte em algo concreto, torce o contribuinte."


* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

TRABALHO ESCRAVO - 51 TRABALHADORES SÃO RESGATADOS NA REGIÃO DOS INHAMUNS


Divulgação

"Uma operação realizada pelo Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Escravo no município de Parambu, sertão dos Inhamuns no Ceará, resgatou 51 trabalhadores de uma carvoaria, encontrados em condições análogas às de escravos. A operação, concluída hoje (17/10), teve início na terça-feira, dia 14, e reuniu auditores fiscais do Trabalho, policiais rodoviários federais e o procurador do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT). Os trabalhadores (trazidos de cidades cearenses como Quixadá, Aiuaba, Quixeramobim e Banabuiú, entre outras, além de Parambu) se encontravam na Fazenda Tabuleiro (zona rural de Parambu), onde eram explorados nas atividades de corte de madeira e produção de carvão, que se destinava exclusivamente à empresa Libra Ligas do Brasil S/A, pertencente ao Grupo Carbomil. A fazenda é uma área de manejo florestal autorizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará-Semace.
Um dos dois aliciadores da mão-de-obra (os chamados "gatos") explorada na fazenda foi preso pelos policiais rodoviários federais por estar portando uma pistola Taurus, calibre 7,65mm. Francisco Lázaro Ferreira da Silva também atuava como encarregado do pessoal pela empresa. Ele continua preso porque seu pedido de relaxamento de prisão foi negado pela autoridade judiciária competente. Segundo o relatório da operação, assinado pelo auditor fiscal do Trabalho Benedito de Lima e Silva Filho, pelo procurador do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva e pelo policial rodoviário federal Cristiano de Oliveira Santos, os trabalhadores estavam alojados inadequadamente (barracões de toras de madeira cobertos por lonas plásticas), não dispunham de água potável, equipamentos de proteção individual (EPIs), instalações sanitárias nem material de primeiros socorros. Após lavrados 23 autos de infração, os direitos trabalhistas e rescisórios dos empregados totalizaram R$ 137,6 mil e foram integralmente arcados pelo empregador, que efetivou o pagamento no final da manhã de hoje (17)."

(Site do MPT)

* Leia matéria sobre abaixo-assinado que pede aprovação já do projeto contra trabalho escravo aqui.

GOVERNADORES DO NORDESTE QUEREM MANUTENÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS DA SUDENE


Durante a terceira reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada nesta sexta-feira no Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife), os governadores definiram uma posição: estão contra o decreto nº 6;539 que quer restringir a política de incentivos fiscais da autarquia. Esse tipo de mecanismo é adotado principalmente por regiões pobres como o Nordeste para atrair investidores. O decreto impede que seja descontado 75% do Imposto de Renda da pessao jurídica.
O governador em exercício do Ceará, Francisco Pinheiro (PT), e o secretário da Fazenda, Mauro Filho, participaram do encontro. O Ceará quer a revogção desse decreto e, ao lado dos demais Estados, fechou uma exigência: se houver alguma mudança, que seja respeitado o direito adquirido dos empreendedores que já se instalaram na região a partir da isenção concedida. São Paulo, por exemplo, vem pressionando o governo federal, pois quer dar um basta de vez aos incentivos, no que para os governador nordestinos isso é inadmissível.

REFORÇO AO BNB

Durante mais de cinco horas, ministros, governadores e vices debateram questões relacionadas ao desenvolvimento do Nordeste. Ficou estabelecido o pedido de revogação de decreto presidencial que restringe incentivo fiscal e também detalhes sobre a construção da Transnordestina foram acordados. Outro tópico discutido foi a ampliação de crédito pelo Banco do Nordeste (BNB). O conselho deliberativo da Sudene aprovou o uso de recurso do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) para oferecer linha de crédito de até R$ 500 milhões para exportadores. Antes, o banco só liberava até R$ 50 milhões. O aumento expressivo deve-se à crise global e possíveis conseqüências - a exemplo da redução do crédito. O dinheiro deverá ser destinado para compra de matéria prima e insumo e a quantia destinada varia de acordo com a empresa.

(Este Blog com Agência Nordeste e Blog do JC)

CDL APRESENTA PROJETO RUA DAS PRAÇAS


Honório (azul), ao lado do ministro Pimentel

Com a presença do ministro José Pimentel, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) apresentou, nesta sexta-feira, durante reunião de diretoria, o projeto Rua das Praças. Segundo o presidente da CDL, Honório Pinheiro, trata-se de um amplo programa de paisagismo e requalificação das ruas que ficam entre as praças José de Alencar e Castro Carreira (Estação), no Centro, com a perspectiva de se transformarem futuramente numa espécie de Rua 24 horas. O ministro José Pimentel (Previdência Social), ao lado do presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região, desembargador federal Antônio Jose´Parente, participou da reunião e assegurou apoio financeiro ao projeto cujo valor total é da ordem de R$ 5 milhões. Já estão assegurados R$ 3 milhões. Pimentel, quando no exercício do mandato de deputado federal, havia garntido emendas para o Rua das Praças.


Maquete do projeto Rua das Praças

A previsão é de que, com a solução de algumas desapropriações, o projeto possa estar concluido no máximo em um ano e meio, segundo a engenheira Tereza Neumann, da Regional Centro da Prefeitura, e a coordenadora do Patrimônio do Muncípio, Luiza Perdigão. Prevê o sombreamento de toda a área, novas fachadas, jardinagem entre vários aspectos.

DETALHE - O clima do encontro foi tão festivo que não faltou um bolo e o "parabéns pra vocês". É que o ministro José Pimentel está aniversando nesta sexta-feira, enquanto o presidente da FCDL, Gervásio Pegado, mudou de idade nessa quinta-feira.

(Foto - Paulo Moska)

IVO GOMES: SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ MUITO FORTE NO GOVERNO


E Ivo Gomes, o chefe de gabinete do governador Cid Gomes (PSB), é o convidado do programa Coletiva, que será veiculado a partir das 21 horas deste domingo, na TV O POVO. A entrevista foi gravada na quinta-feira.
Ivo Gomes não quis falar muito sobre as eleições 2010, restringindo comentários sobre a disputa municipal. Para ele, as queixas de agora são passageiras, resquícios de eleições que logo logo passarão.
Além de política, o braço direito de Cid Gomes falou sobre a crise na área da segurança pública, onde há críticas, por exemplo, à ação da polícia e fatos como assaltos no calçadão da avenida Beira Mar.
Ele avisou que o secretário Roberto Monteiro, o titular do setor, está com bom desempenho.
"Ele é muito forte no governo", acentuou.
Ivo disse também que, além da segurança, o setor saúde é acompanhado por reuniões semanais.
DETALHE - A entrevista não repercute as críticas de Patrícia Saboya ao seu irmão, Cid Gomes, pois reiteramos, gravada na quinta-feira última.
(Foto - Fco Fontenele)

TSE DECIDE: DESCUMPRIMENTO DA LRF TORNARÁ PREFEITO INELEGÍVEL

"Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveram endurecer contra os chefes de Executivos que não cumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Durante a sessão de ontem à noite, eles definiram que o candidato que descumprir a LRF ficará inelegível. A posição veio após julgamento de dois recursos apresentados por ex-prefeitos de Minas Gerais que tiveram os registros negados por irregularidades nas contas. O ministro Joaquim Barbosa afirmou que gastar mal o dinheiro público e de uma maneira irresponsável é uma irregularidade insanável, o que acarreta a inelegibilidade. “A prática, em tese, de improbidade administrativa ou de qualquer ato caracterizador de prejuízo ao erário e de desvio de valores revela a insanabilidade dos vícios constatados”, disse. Os registros dos candidatos a prefeito em Dores do Turvo (MG), Otavio Maria de Oliveira (PSDB), e Nova Porteirinha (MG), José Mendes Neto (PSDB) – mais conhecido como “Zé da Farmácia” -, foram impugnados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) porque as contas relativas às suas gestões foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e, posteriormente, foram aprovadas pelas Câmaras de Vereadores por maioria simples.
O artigo 31 da Constituição Federal prevê que a fiscalização do município seja exercida pelo Poder Legislativo municipal, com auxílio dos Tribunais de Contas, por isso cabe à Câmara dos Vereadores aprovar ou desaprovar as contas anuais dos prefeitos. Mas o mesmo artigo estabelece que o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas só pode ser desconsiderado por decisão de dois terços dos vereadores. O TSE firmou o entendimento, em setembro, que somente vereadores e deputados têm competência para julgar as contas dos chefes de Executivo.

* Do Congresso em Foco leia mais.

BORGHETTINHO É ATRAÇÃO NO ENCONTRO DAS SANFONAS



Renato Borghetti e Ítalo & Renno são os convidados do Encontro das Sanfonas, um projeto do Centro Dragão do Mar que inicia as comemorações dos seus 10 anos de atividades. Eles vão se apresentar a partir das 20 horas deste sábado, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Borghetti, ou Borghettinho, é um acordeonista gaúcho reconhecido por divulgar em todo o mundo a cultura do sul do Brasil, misturando a música tradicional gaúcha com o jazz. Hoje é referencia nacional, com 19 discos gravados e um DVD.
Os cearenses Ítalo e Renno fazem parte da nova geração de músicos que exploram bem o acordeon e criam novos arranjos. São intérpretes e compositores.

SERVIÇO
* Abertura com show de Messias Santiago
* Horário 20 horas
* Local - Anfiteatro do Dragão do Mar
* Ingressos: R$ 12,00 / R$ 6,00

Outras informações: (85) 3488.8600.

DETALHE - Borghettinho aproveita estada no Ceará e, nesta noite, na praça central da ciodade de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), ganhará um extra tocando na festa da vitória do prefeito Abdias Patrício.

HUMOR DO CEARÁ NA TELA DA GLOBO

Os humoristas Alex Nogueira e Papudim gnaharão um quadro fixo no programa Domingão do Faustão, da rede Globo. O nome já foi definido: "Saco de risadas". Alexa foi o grande vencedor do concurso "Quem chega lá", que o programa fez para descobrir novs talentos na área do humor.
Parabéns aos dois cearenses.

PIMENTEL ABENÇOA PROJETO "RUA DAS PRAÇAS"


Com a presença do ministro José Pimentel (Previdência Social), será assinado nesta sexta-feira, às 12h30min, na sede da CDL, convênio envolvendo a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Fortaleza. O convênio diz respeito ao projeto "Rua das Praças", que promete, por meio de uma série de ações no plano do paisagismo, requalificar as ruas do entorno das praças José de Alencar e da Estação (Centro). No primeiro momento, serão liberados R$ 3 milhões de um total de R$ 6 milhões.
A iniciativa será tocada pela Prefeitura, com participação da CDL, a partir do próximo mês. Por que a presença de José Pimentel? Quando no exercício do mandato de deputado federal, o petista conseguiu recursos do Ministério do Turismo para a realização do projeto.

FUNCIONÁRIOS DA UNIMED FAZEM PROTESTO EM FRENTE AO HOSPITAL DA EMPRESA

Funcionários da Unimed Fortaleza paralisaram atividades nesta manhã de sexta-feira e, em frente ao Hospital da Unimed, fazem um ato de protesto. A categoria reivindica 10% de reajuste salarial, enquanto a Unimed oferece 3% e demitiu um dos dirigentes sindicais que integrava seus quadros por ter feito um ato em frente à sede do plano de saúde, na avenida Santos Dumont, semana passada.
O Sindicato dos Empregos dos Edtabelecimentos de Saúde do Ceará (SindSaude) tenta rabrir o diálogo. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) acompanha o ato de protesto.

WASHINGTON POST DECLARA APOIO A OBAMA

"O democrata Barack Obama obteve o apoio do jornal Washington Post em editorial que afirma que o senador por Illinois "tem potencial para ser um grande presidente".
O jornal acrescentou que sua escolha foi fácil, principalmente pela "campanha frustrante" do candidato republicano John McCain e pela decisão de escolher Sarah Palin como candidata a vice para a eleição de 4 de novembro.
"Também ficou fácil em boa parte por causa de nossa admiração pelo senhor Obama e pelas impressionantes qualidades que ele mostrou durante essa longa disputa", disse o jornal no editorial de sua edição de sexta-feira, publicado no site do Post na noite de quinta-feira."

(Agência Estado, com Reuters)

OS "RABEQUEIROS" DO PROFESSOR GILMAR


"Rabecas do Ceará" é o nome do mais recente livro do professor Gilmar de Carvalho, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, um eterno militante das ações de resgate da cultura do Estado.
O livro conta com fotografias de Francisco Sousa, por sinal, no capricho, traz a história de vida de 40 rabequeiros.
Um detalhe importante: um CD acompanha a publicação.

ONDE COMPRAR

* Livraria Lua Nova - Avenida da Uniersidade, vizinho ao IBGE.

LULA AFIRMA QUE MANDATO DE PRESIDENTE É MUITO CURTO

"Ao final de um giro de cinco dias por três continentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou ontem, em Moçambique, que o mandato presidencial é muito curto para a realização de todos os projetos desejados por um governante. O comentário foi feito em duas ocasiões diferentes.
No fim da tarde, a uma platéia de cerca de cem empresários brasileiros e moçambicanos, Lula fez uma defesa da manutenção da reeleição. Foi no momento em que, de maneira irônica, relatou as dificuldades legais para construir uma hidrelétrica no Brasil.
"No Brasil, um presidente da República que quiser fazer uma hidrelétrica de 3.000 megawatts precisa de dois mandatos. Num você toma a decisão, vai atrás do licenciamento, depois vai para licitação. Daí o empresário que perde entra com uma ação, é mais um ano. Depois, o Ministério Público acha outra ação, e quando está tudo resolvido o Tribunal de Contas entra com outra ação."

(Folha de São Paulo)

MINISTRO DA SAÚDE AGENDA FORTALEZA PARA LANÇAR PROGRAMA TERAPIA COMUNITÁRIA


Tempoão em seu último giro por aqui, em ritmo de campanha.

"O ministro José Gomes Temporão (Saúde), que virou uma espécie de garoto-propaganda da reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT), estará novamente em Fortaleza. Ele virá em novembro lançar o Programa Terapia Comunitária do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi baseado na experiência desenvolvida pela Comunidade Quatro Varas, do Pirambu e que acabou encampada pela prefeitura. Temporão, que esteve por aqui duas vezes na campanha pró-Luizianne, com testemunhos na propaganda gratuita dela, adotará um gesto concreto: entregará as duas primeiras unidades da terapia comunitária, denominadas de "Ocas de Terapia", nos bairros Granja Portugal e São Cristóvão. O secretário municipal da Saúde, Odorico Monteiro, estava ontem, em Brasília, fechando a data."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

(Foto - Paulo Moska)

UMA EXPOSIÇÃO SOBRE FÓSSEIS E GEOPARK OCUPARÁ ESPAÇOS NO DRAGÃO

A riqueza e a beleza dos fósseis encontrados no Ceará poderão ser vistos a partir das 19 horas da próximo dia 30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As exposições GeoPark Araripe Unesco e Museu de Paleontologia da Urca, compostas de 21 grandes painéis fotográficos, maquetes e peças fósseis encontradas na Bacia do Araripe, já foram apresentadas no município do Crato e na Alemanha, durante o encontro mundial de Geopark.

Na abertura das exposições, serão lançadas duas publicações: GeoPark Araripe e Fósseis de Santana. A entrada é franca e a exposição vai se estender até o dia 23 de novembro próximo.

JOSÉ SERRA ATRIBUI CONFRONTO ENTRE POLÍCIAS A MOTIVAÇÃO ELEITORAL


"O governador José Serra (PSDB) afirmou durante entrevista ao "SPTV", da TV Globo, que o confronto entre policiais civis em greve e a Polícia Militar, ocorrido na tarde desta quinta-feira nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes - sede do governo do Estado, foi um ato realizado pela minoria da Polícia Civil e que teve motivação político-eleitoral.
"Nessa manifestação estiveram cerca de mil pessoas, e a Polícia Civil tem 35 mil efetivos. Portanto trata-se de minoria. Mais ainda, nem todos que estão na manifestação são da Polícia Civil. Tem CUT, Força Sindical, outros sindicatos, partidos políticos, deputados de outros partidos, todos chamando para a manifestação, com uso claramente político-eleitoral", disse o governador."

* Da Folha Online Leia mais

COLÍRIO DO BLOG


Eis Marina Mantega, a filha do ministro Guido Mntega (Fazenda), aquele que só fala sobre crise dos EUA e seus efeitos para o Brasil.
Olhando para essa belezura, dá pra alguém pensar em crise?

(Foto - Revista VIP)

MANTEGA: EM 2009, PIB AINDA PODE CRESCER ATÉ 4,5%

"O Brasil crescerá entre 4% e 4,5% em 2009, apesar da crise financeira global, disse nesta quinta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília. A economia brasileira cresceu nos últimos anos, mas os mercados financeiros do País sofreram um golpe desde que a crise se agravou após o colapso do Lehman Brothers, nos Estados Unidos, em setembro. "Eu ainda acredito que nós podemos manter um crescimento entre 4% e 4,5% no ano que vem", disse Mantega. Em setembro, o ministro da Fazenda havia previsto uma expansão de 5% para o PIB neste ano e de 4% em 2009. O Banco Central já adotou uma série de medidas nas últimas semanas destinadas a dar liquidez aos mercados, questão que Mantega havia classificado como fundamental ao longo do dia."


(Portal Terra)

EM TOM DE DESABAFO, PATRÍCIA SABOYA DIZ QUE CID GOMES FOI BENGALA DE LUIZIANNE


"O dinheiro do Hospital da Mulher é meu..."

E a senadora Patrícia Saboya (PDT), candidata derrotada nas eleições para a Prefeitura de Fortaleza, deu entrevista nesta quinta-feira sobre o processo eleitoral. Só que dessa vez não poupando seu ex-cunhado, o governador Cid Gomes.
Algumas frases de Patrícia:

* Sobre Cid Gomes

"A gente percebeu claramente que ele tomou a decisão de não ficar neutro. Eu imaginei que ele daria apoio, mas não que ele fosse ser a bengala política dela (prefeita Luizianne Lins)"

* Sobre Luizianne Lins

"Acho que a postura dela não foi correta. Ela ficou numa política que há muito tempo a gente baniu. Ficou nessa história de mentira, de farsa, de dizer que tinha o Hospital da Mulher". Esse hospital foi o que mais povoou a propaganda gratuita da prefeita.

* Cobrança de maternidade

"O dinheiro do Hospital da Mulher é dinheiro meu, que eu ajudei a levar, atendendo ao governador e à prefeita."

(Este Blog com o Blog da Política do O POVO)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PDT FARÁ ENCONTRO PARA AVALIAR ELEIÇÕES, ANUNCIA DIRIGENTE PARTIDÁRIO

O presidente regional do PDT, André Figueiredo, desembarcou nesta quinta-feira em Fortaleza anunciando: no próximo dia 25, em local a ser definido, a cúpula partidária vai reunir dois prefeitos e sete vice-prefeitos, além de mais de 50 veredores para avaliar as eleições deste ano. André lamentou algumas perdas com candidatos que apareciam bem nas pesquisas, mas disse que a hora de reclamar já passou e que cabe a todo pedetista erguer a cabeça e arregaçar mangas para fortalecer a legenda de olho em 2010.
Sobre Fortaleza, onde a senadora Patrícia Saboya acabou em terceiro na disputa pela prefeitura, ele afirmou que sua crítica quanto a um marketing "desastroso" ter pesado para o desempenho fraco da candidata, acabou não sendo compreendida. Nem pela candidata, que ficou chateda por tal observação.
Sobre seu futuro político, André Figueiredo avisou que disputará cadeira de deputado federal. Sobre Ptrícai Saboya, disse que caberá a ele decidir o caminho a ser tomado em 2010.

NONATO ALBUQUERQUE PARA PRÊMIO BETINHO JÁ


Até segunda-feira, você, caro leitor, poderá votar num desses três nomes para o Prêmio Betinho Atitude Cidadã: Mirtes Cordeiro, Ana Maria Norões ou Nonato Albuquerque, este com um belo trabalho de resgate de vidas através da força da palavra. Nonato, como ele informou em seu blog Gente de Mídia, diz torcer por Mirtes Cordeiro, embora destaque o trabalho de Ana Maria Norões, a fundadora do Iprede.
Nós torcemos pelo Nonato Albuquerque, que atua ainda em favor dos hansenianos, soropositivos e internos do Hospital de Doente Mental Doutor Suliano.

* Para votar num deles é só acessar o site http://www.coepbrasil.org.br/.

IBAMA APREENDE MAIS DE UMA TONELADA DE LAGOSTA PESCADA COM COMPRESSOR

Um grupo de fiscais do Ibama apreendeu nesta quinta-feira, durante operação contra a pesca predatória em Camocim (Litoral Oeste do Ceará), mais de uma tonelada de lagosta. O crustáceo foi pescado com uso de compressores, o que é ilegal.
No ato, 10 pescadores foram presos e dois barcos apreendidos.
Segundo o órgão, donos das embarcações pagarão multa e responderão por crime ambiental.

QUATRO PRESOS COM CRACK EM FORTALEZA

Quatro pessoas foram presas, nesta quinta-feira, pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) no bairro Quintino Cunha. Com elas, a polícia encontrou 1,2 kg de crack, maconha, um revólver 38 e ainda apreendeu uma motocicleta e um carro que podem ter sido adquiridos com o dinheiro do tráfico. Dois dos presos, Francisco José da Silva e Francisco das Chagas Júnior já são conhecidos da polícia. Um deles chegou a fazer caretas para as televisões que foram documentar o fato.

Segundo o titular da Denarc, delegado César Wagner, até agora foram apreendidos 54 quilos de crack, o que dá oito vezes mais do que foi apreendido durante todo 2007.

CONFRONTO ENTRE PMS E POLíCIA CIVIL EM SÃO PAULO


"Policiais civis entraram em confronto com policiais militares na região da rua Padre Lebret, no bairro do Morumbi, zona oeste de São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira. A Polícia Civil, em greve há um mês, realizava passeata de protesto no local para pressionar o governo do Estado a retomar as negociações pelo fim do movimento. Os manifestantes tentaram chegar ao Palácio dos Bandeirantes -sede do governo paulista-, mas foram impedidos pelo cordão de isolamento da Tropa de Choque da PM. Soldados reprimiram a passeata com o uso de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.Mais de 20 pessoas ficaram feridas, sendo uma delas um cinegrafista de uma emissora de televisão, e um policial militar.
O hospital Albert Einstein informou, por meio de sua assessoria, que 13 feridos deram entrada no pronto atendimento, mas nenhum está em estado grave. Cinco pessoas já foram liberadas. No hospital Itacolomy, outras cinco pessoas foram atendidas: quatro já foram liberadas e uma está sob observação, mas passa bem. No hospital São Luiz mais cinco foram atendidas; todas já receberam alta. E no Hospital Universitário mais duas pessoas foram atendidas e liberadas em seguida. Segundo informações preliminares da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo, havia cerca de 5.000 policiais na manifestação."

* Da Folha Online, confira mais fotos do confronto aqui.

PAES E GABEIRA ADMITEM QUE FUMARAM MACONHA


Paes e Gabeira disputam 2º turno no Rio.

"Os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB) disseram nesta quinta-feira, durante debate promovido pela Folha, terem feito uso de maconha no passado. Os dois, porém, afirmaram que não experimentam mais a droga. "Já experimentei maconha. Fumei, traguei e não gostei. Nunca mais usei", afirmou Paes, que se disse contra a descriminalização da droga. "Acho que maconha é um mal pra a sociedade. A droga está na raiz do problema desta cidade. A briga do traficante é pelo ponto de venda", assinalou. Gabeira, que escreveu livros sobre a experiência com maconha, disse que não fuma mais por não considerar "razoável" exercer mandato no Legislativo e, ao mesmo tempo, "ter uma posição de desrespeitar a lei". "Eu posso ter efeitos semelhantes ao relaxamento da droga através da meditação", disse. "Tem uma droga que eu uso muito hoje, que é H2O", brincou.
Sobre a posição de legalização da maconha, defendida historicamente por ele, o candidato do PV afirmou que sua proposta era mais radical quando suas "candidaturas eram propagandísticas, de lançar idéias para o futuro". Agora ele defende que a discussão seja adiada até uma reforma da polícia. "Só é possível decidir isso [legalizar ou reprimir] se houver uma polícia honesta e competente."

(Folha Online)

ASSEMBLÉIA APROVA PLANO DE CARGOS E CENTRO DE ESTUDOS DOS DEFENSORES PÚBLICOS

Aprovados, nesta quinta-feira, pela Assembléia Legislativa o novo plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) dos defensores públicos do Ceará. Segundo o vice-líer do Governo na Casa, Roberto Cláudio (PHS), uma promessa cumprida pelo governador Cid Gomes para com a categoria.
Ele adiantou também que a Assembléia aprovou a criação do Centro de Estudos da Defensoria Pública do Estado, que terá o objetivo de promover a capacitação dos defensores públicos, priorizando os que entram na carreira. As atividades do Centro deverão ter início em 2009.
Roberto Cláudio estima que as matérias seja sancionadas antes do fim do ano pelo governador Cid Gomes (PSB).

EDITAL DAS OBRAS DO PAVILHÃO DE FEIRAS DO CEARÁ JÀ CIRCULA NO DIÁRIO OFICIAL

Já saiu no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para contratação de empresa que executará as obras de construção do Pavilhão Multiuso do Ceará. Segundo o secretário estadual do Turismo, o edital foi publicado no D.O.E de quarta-feira e prevê que os serviços deverão ser executados e concluídos dentro do prazo de um ano e seis meses contados a partir da emissão da ordem de serviço, podendo ser prorrogado nos termos da Lei n.º 8.666/93 e suas alterações. O prazo da abertura da licitação já está marcado para dia 14 de novembro próximo, às 10 horas, na Central de Licitações, no Palácio Iracema. O Pavilhão Multiuso está orçado em R$ 297,850 milhões provenientes do Governo Federal e do Tesouro do Estado.

"O Pavilhão de Feiras abre caminhos para o desenvolvimento turístico no Ceará, pois além trazer mais negócios, também fará com que a qualidade profissional dos serviços aumente", diz Bismarck Maia. O projeto arquitetônico do Pavilhão foi inspirado em aspectos típicos da paisagem cearense como falésias e o bordado das rendeiras. Ficará localizado na avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Convenções, numa área total de 163.417,64 mil metros quadrados.

RELATOR AVISA: CRISE MUDARÁ PARÂMETROS DO ORÇAMENTO DA UNIÃO 2009


"Após se reunir com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o relator-geral do Orçamento de 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), afirmou nesta quinta-feira que os parâmetros econômicos que balizam a peça orçamentária terão de ser alterados.
"Indubitavelmente, em função de tudo o que estamos levantando, vamos ter um crescimento menor, talvez uma taxa de inflação um pouco maior por causa do câmbio, e o câmbio vai mudar", afirmou Amaral à Reuters. O senador adiou a apresentação do seu relatório preliminar--prevista inicialmente para esta semana - para avaliar a evolução da economia brasileira, que vive forte volatilidade no último mês em meio ao agravamento da crise financeira global.

O projeto de lei orçamentária encaminhado pelo governo ao Congresso no final de agosto prevê crescimento de 4,5 por cento para o PIB em 2009, inflação de 4,5 por cento e taxa média de câmbio de 1,71 real por dólar."

(Agência Estado)

CEARÁ GANHA ASSOCIAÇÃO DE DESIGN

E a Associação Ceará Design (ACD), originada do programa Via Design do Sebrae Nacional, será oficialmente criada nesta quinta-feira. A cerimõnia de instalação ocorrerá, a partir das 20 horas, na Galeria Mariana Furlani (Rua Canuto de Aguiar, 1401 - Meireles).
O ato marcará também os 10 anos do Centro de Design do Ceará (CDC), extinto centro de formação em design, do qual são egressos muitos dos profissionais que hoje atuam nessa área no Estado. À frente do evento, estará o designer Eduardo Barroso, idealizador do CDC e
primeiro designer da América do Sul a dirigir o International Council of Societes of Industrial Design.

VIVO COMERCIALIZA SETE MIL CHIPS NUM SÓ DIA EM FORTALEZA

O presidente da Vivo, Roberto Lima, e o gerente da operação para a Região Nordeste, Joaquim Perúcio, seguiram nesta quinta-feira para o Recife. Ali, deram início às operações da Vivo.
Roberto Lima, que aqui esteve abrindo as ações da empresa, disse ter ficado "surpreso" e muito "feliz" com o alcance de vendas atingido pela operdora em Fortaleza.
A direção da Vivo tinha uma previsão de comercializar dois mil chips. Conseguiu vender sete mil chips só no primeiro dia.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA REAJUSTE PARA 380 MIL SERVIDORES

"O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira a MP (medida provisória) que concede reajustes para cerca de 380 mil servidores de 40 carreiras da União, com validade a partir de 1º de julho deste ano. A matéria segue agora para o Senado. O impacto orçamentário dos reajustes é de R$ 1,55 bilhão em 2008. No entanto, como os aumentos previstos serão escalonados nos próximos anos, o custo chegará a R$ 8,9 bilhões em 2011. A MP foi aprovada na forma de um projeto de lei de conversão do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que fez ajustes de texto.
Com a medida provisória, os profissionais de alguns setores chegam a ter salários brutos, excluídas vantagens pessoais, em patamares de R$ 11 mil a R$ 14,9 mil --para os cargos de nível superior em final de carreira. Os fiscais federais agropecuários, por exemplo, passam a ganhar R$ 14,9 mil em 2008.
Da mesma forma, os juízes do Tribunal Marítimo recebem R$ 14,5 mil, e os peritos médicos da Previdência Social, com carga de 40 horas semanais, R$ 11,7 mil. A MP ainda cria a GFM (Gratificação de Incentivo à Função Militar) para os policiais e os bombeiros militares dos antigos territórios federais de Rondônia, Roraima e Amapá e do antigo Distrito Federal (do Rio de Janeiro, antiga capital do país). Para os postos de oficiais (segundo-tenente a coronel), o valor mensal fixo da GFM é de R$ 600. Dos soldados de segunda classe aos aspirantes a oficial, a nova gratificação é de R$ 400. A GFM integra também os proventos dos aposentados e pensionistas."

(Agência Câmara)

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO DO CEARÁ CUMPRIRÁ AGENDA NA SUDENE E NO PORTO DE SUAPE


O governador em exercício do Ceará, Francisco Pinheiro (PT), participará, nesta sexta-feira, no Recife (PE), de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene. Com ele, seguirá o secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho.
O encontro avaliará projetos em andamento com apoio da Sudene e, também, impactos da crise internacional na economia nordestina.
Francisco Pinheiro aproveitará estada ali para visitar o Porto de Suape, que vem recebendo injeção de recursos e investimentos oriundos do governo federal.

JOSÉ AIRTON É MEMBRO TITULAR DE COMISSÃO QUER DEVE CRIAR O MINISTÉRIO DA PESCA

O deputado federal José Airton (PT) foi indicado, nesta quinta-feira, como membro titular da comissão especial que vai tratar da MP que transforma a Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura em Ministério da Pesca. A comissão conta com seis membros, sendo três titulares e três suplentes e deve avaliar o caso em curto espaço de tempo e a pedido do governo federal.
José Airton tem posição clara favorável à criação do Ministério da Pesca.

FHC DIZ QUE SUBESTIMOU A CRISE DOS EUA

"Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no início da tarde:

- Ah, ele [Lula] subestimou [a crise econômica mundial]. Ele imaginou que o Brasil era uma ilha. Disse várias vezes. O presidente disse, ministros disseram.

- Tomara que não tenha [impacto sobre a popularidade do presidente]. É ruim quando as coisas chegam a um ponto de impacto a esse nível.

- Por enquanto a população olha para cima e diz 'a crise é deles', porque é, mas depois será da economia real."

(Blog do Noblat)

LUIZIANNE LINS PARTICIPARÁ DE ATO DE CAMPANHA EM SALVADOR


E a prefeita Luizianne Lins (PT) toma a rota de Salvador (BA) nesta quinta-feira, segundo informa o secretário da ação governamental, Waldemir Catanho. Ele disse que a prefeita vai participar de atos de campanha pró-Walter Pinheiro, o candidato petista a prefeito.
Luizianne poderá estender giro para São Luís (MA), onde o PCdoB disputa a prefeitura. Um convite nesse sentido ela já recebeu do senador Inácio Arruda.

Na agenda da petista ainda não apareceu espaço para dar uma mãozinha à campanha de Marta Suplicy (PT-SP), que jogou fora seu passado de sexóloga e progressista ao fazer declarações homofóbicas contra Gilberto Kassab (DEM), de acordo com a comunidade gay paulista.

PACOTE DE MENSAGENS DO GOVERNO CID GOMES COMEÇA A TRAMITAR NA ASSEMBLÉIA

"Começou a tramitar nesta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, um pacote de seis mensagens de autoria do Poder Executivo e um projeto de indicação do deputado Artur Bruno (PT). O texto de nº 7.026/08 do Governo estima a receita e fixa a despesa do Estado para 2009. É o chamado Orçamento, que foi entregue ontem pela secretária de Planejamento e Gestão, Silvana Parente, ao presidente Domingos Filho (PMDB) e prevê R$ 12,77 bilhões em recursos para o Ceará. O projeto de nº 7.021/08 autoriza o governador Cid Gomes a adquirir o direito de posse exercido sobre as áreas de terra dos imóveis declarados de utilidade pública para fins de construção de açudes e outras obras hídricas. A desapropriação deve ser amigável e mediada pela Secretaria de Recursos Hídricos.
A propositura de nº 7.022/08 trata da contratação de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), autorizando o Executivo a contratar operações de crédito externo de até US$ 357 milhões. Esse projeto altera a Lei nº 13.946 e o valor será destinado ao financiamento do Programa Rodoviário do Ceará, do Programa de Desenvolvimento Urbano de Pólos Regionais, do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde, e do Programa de Modernização da Gestão Fiscal."

* Do Poder Legislativo do Ceará, leia mais aqui.

SEMANA DA CONCILIAÇÃO - CEARÁ QUER CONTINUAR EM 1º NA REDUÇÃO DE PROCESSOS


O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará e diretor-geral do Fórum Clovis Bevilaqua, desembargador Rômulo Moreira de Deus, já está adotando todas as providências de olho na III Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá de 1º a 5 de dezembro próximo.
Esse evento, em clima de mutirão, congregará todo o Poder Judiciário do País num só esforço: reduzir o número de processos.
Rômulo de Deus vem fazendo reuniões constantes com setores estratégicos, pois já avisou: quer que o Ceará repita o sucesso do ano passado.
O Estado ficou em primeiro na redução do número de processos, no que a cidadania, com certeza, agradece.

LE MONDE - OTIMISMO DE LULA DIANTE DA CRISE É FACHADA

"Apesar do otimismo de Lula, o Brasil não ficará imune à crise, afirma uma reportagem publicada na edição desta quarta-feira no jornal francês "Le Monde". "A Bolsa de São Paulo, a mais importante da América Latina, levou uma chicotada. Nenhum dos 66 títulos que compõem seu principal indicador, o Ibovespa, foi poupado", afirma o jornal. Segundo o diário francês, apesar do "otimismo de fachada de Lula", que há alguns dias declarou que o Brasil "está vacinado contra crise", o país não escapará ileso da tormenta financeira. O "Le Monde" afirma que a queda da bolsa brasileira está diretamente ligada a outro fenômeno associado à crise: a queda do preço das commodities, que representam metade do superávit do Brasil. "Sozinhas, a Petrobras e a Vale do Rio Doce representam 35% do índice da bolsa.O agronegócio teme uma baixa substancial da demanda, principalmente na Índia e na China, além de um salto no preço dos gastos com o setor e um ressecamento do crédito rural."
Para o "Le Monde", o real é outra grande vítima da crise, tendo se desvalorizado em 50% em relação ao dólar desde sua melhor cotação, no dia 1º de agosto. "A queda do real resulta da grande demanda de dólares por parte das empresas. Ela deve-se também ao comportamento dos investidores, que após terem comprado em massa produtos em real muito rentáveis, os venderam para comprar dólares ou outras moedas."

(Folha Online)

TASSO VAI AO CAEN/UFC FALAR SOBRE CRISE


"O presidente da Subcomissão de Reforma Tributária do Senado e uma dos principais referências nos debates econômicos na Casa, segundo a imprensa sulista, senador Tasso Jereissati (PSDB), fará palestra, na próxima segunda-feira, às 18 horas, no Centro de Pós-Graduação em Economia (Caen/UFC). Ele abordará o tema "Desafio do crescimento e reflexões sobre a crise econômica". Tasso atendeu a um convite do coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza da UFC, Flávio Ataliba. O tucano falará para uma platéia formada por professores e alunos da pós-graduação. Na última semana, em discurso no plenário do Senado, Jereissati cobrou do Governo Lula atitudes firmes diante da crise que se registra nos EUA e já com reflexos no Brasil."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

EFEITO CRISE - GOVERNO REDUZ PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO PIB EM 2009

"Com a desaceleração na economia brasileira devido à crise no mercado financeiro nos EUA, o governo brasileiro prevê que o país deve crescer entre 3,8% a 4% em 2009, contra uma estimativa inicial de 4,5%. Esse é o novo cenário - com menos crescimento e mais inflação no próximo ano - que o governo vai incluir em novembro na proposta de Orçamento do ano que vem. Na revisão do Orçamento que deve ir ao Congresso no dia 20 de novembro, a tendência é o governo optar pela taxa de 4%. Analistas falam em algo entre 2,6% e 3,5%.
Quanto à inflação, o governo não costuma fazer projeções, mas apenas incorporar as previsões captadas pela pesquisa de mercado do Banco Central, que no momento apontam para uma inflação medida pelo IPCA de 4,9% em 2009. Na proposta original do Orçamento, a previsão de inflação do ano que vem foi fixada com base na meta de 4,5%, a mesma deste ano."

(Folha Online)

SEPLAG - REAJUSTE DOS SERVIDORES DEVE FICAR ENTRE 6% E 7%

O Governo do Estado deverá manter a reposição da inflação como principal fator de reajuste dos servidores públicos estaduais em 2009, apesar das projeções pessimistas por conta da crise nos EUA. Assegurou, nesta quinta-feira, a secretária de Planejamento e Gestão, Silvana Parente, adiantando que o índice de reajuste do ano que vem, caso mantido o ritmo inflacionário atual, ficará entre 6% e 7%. Ela disse também que a tendência é a manutnção de reajustes diferenciados para as áreas do Magistério e Segurança Pública.
Ainda de acordo com Silvana Parente, que viajou para Belém, onde comandará encontro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, o aumento das despesas totais do Tesouro Estadual com a folha de pagamento em 2009 deverá ser superior a 15%. O montante sairá de R$ 3,718 bilhões para R$ 4,301 bilhões.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

GARIBALDI QUER MINISTÉRIO PÚBLICO AVALIANDO CASOS DE NEPOTISMO NO SENADO


"A repercussão negativa provocada pela decisão da consultoria-geral do Senado em manter nos cargos de confiança parentes de senadores nomeados antes da posse dos parlamentares, levou hoje o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), a submeter a decisão ao Ministério Público. Ele determinou ao consultor da Casa, Alberto Cascais, que ouça o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, sobre a legalidade da medida. Garibaldi afirmou que a iniciativa será revista, no caso de se chocar com a súmula do STF. "Se houver um engano, nós vamos reparar porque não queremos passar a idéia de que estamos burlando a lei", afirmou.
O senador disse que poderá ser feita uma nova consulta, desta vez ao próprio Supremo, no caso de o procurador se julgar incapacitado do ponto de vista legal. Para Garibaldi, o que importa agora é desfazer a imagem, provocada pela decisão da consultoria, de que o Senado quer "burlar" a súmula. "Nós queremos cumprir a lei, eu não quero que haja dúvidas quanto a isso", frisou. "Não é questão de criar brecha, é questão de cumprir a lei."

* Da Agência Estado, leia mais aqui.

PASTOR NETO ANUNCIA: DISPUTARÁ VAGA DE DEPUTADO FEDERAL EM 2010

E o Pastor Neto Nunes, que foi candidato pelo PSC a prefeito de Fortaleza nas últimas eleições, anuncia: vai continuar na política, já tendo até um projeto pela frente: ser candidato a deputado federal em 2010. Ele explica que a orientação da Assembléia de Deus é lançar candidato à Câmara dos Deputados em todos os 27 Estados. Ou seja, criar a bancada desse segmento evangélico.
Sobre o porquê de um desempenho pouco satisfatório nas eleições, o pastor não abriu a bíblia, mas abriu o verbo: ele e outros foram vítimas das campanhas de nível reprovável realizadas pelas equipes dos candidatos Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya (PDT).
Para ele, essas duas candidaturas bateram muito na prefeita Luizianne Lins (PT) e se esqueceram de aprofundar propostas. Por conta disso, o eleitorado, percebendo que não haveria muita mudança nesse quadro polarizado, acabou achando melhor optar pelo que aí está, não dando maiores atenções ao próprio processo sucessório.

JUSTIÇA FEDERAL QUER ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA EIKE BATISTA


"Chegou nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido da Justiça Federal de abertura de inquérito contra o empresário Eike Batista, investigado por tentativa de fraude à licitação de concessão da estrada de ferro que liga o município de Serra do Navio ao Porto de Santana, no Amapá.
O esquema foi investigado na Operação Toque de Midas, que chegou às empresas EBX, MMX Logística e MMX Amapá Mineração - todas de propriedade de Eike. Também foi pedido, no mesmo caso, abertura de inquérito contra o deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP) e o governador do estado, Antônio Waldez Góes PDT).
Na terça-feira, o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc entregou um diploma a Eike pela posse de uma reserva particular em Mato Grosso do Sul e, após fazer diversos elogios ao novo parceiro, disse esperar que outros empresários sigam o seu exemplo. Eike doou R$ 11, 4 para recuperação da parques ecológicos, mas suas empresas devem cerca d R$ 29 milhões ao Ibama, por multas decorrentes de crimes ambientais."

DETALHE - No Ceará, Eike Batista ficou conhecido na década passada quando tentou investir numa termelétrica, apelidada na época de "Termoluma" (alusão a sua ex-mulher, Luma de Oliveira), que acabou não dando certo. Atualmente, Eike promete investir numa termelétrica movida a carvão no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. No caso, a MPX.

* Sobre a termelétrica de Eike no Ceará, leia mais aqui.

IPM RECUPERA MAIS R$ 1,3 MI DO EXTINTO BANCO SANTOS

O Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) recuperou, nesta semana, mais R$ 1 milhão 360 mil do total de recursos aplicados no falido Banco Santos na gestão de Rose Mary Maciel. Ela era a superintendente do IPM durante a gestão Juraci Magalhães e essa foi a sexta parcela liberada desde 2005. Do total de R$ 30,5 milhões investidos no banco, retornaram aos cofres do município, até agora, R$ 10.949.596,45. Essa recuperação foi resultado de negociações entre os gestores do IPM e a Mellon Serviços Financeiros, administradora dos fundos, e acertada durante assembléia realizada com os demais cotistas do Banco Santos, em São Paulo.
Com mais esse resgate, o saldo do IPM/Previfor passa a ser de aproximadamente R$ 252 milhões. Todo o dinheiro recuperado está sendo aplicado no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e é corrigido pela taxa Selic a cada dois meses, de acordo com o calendário do Banco Central. Somente de janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 26% no volume total de recursos aplicados pelo Instituto em bancos públicos. A rentabilidade no período foi de aproximadamente R$ 52 milhões.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do IPM)

REFORMA TRIBUTÁRIA - PARECER DO RELATOR DEVE SER VOTADA NA PRÓXIMA SEMANA

"O relator da reforma tributária (PEC 233/08 e PEC 31/07), deputado Sandro Mabel (PR-GO), anunciou hoje (15) que irá apresentar o parecer final do projeto na próxima semana, na Comissão Especial que trata sobre o tema na Câmara. Caso seja aprovada pelo colegiado, a matéria segue para o Plenário da Câmara. Conforme adiantou o Congresso em Foco nesta segunda-feira (13), o relator irá acrescentar ao texto da proposta um artigo, proposto pela oposição, que cria o Código do Contribuinte, nos moldes do Código de Defesa do Contribuinte. Outra medida adotada por Mabel é a ampliação do princípio da anterioridade, que passará dos atuais 90 dias para 180 dias. De acordo com as regras atuais, o princípio estabelece que somente após 90 dias da criação de um imposto, ele poderá ser cobrado pelo governo.
Outra novidade anunciada hoje pelo parlamentar, durante reunião na Comissão Especial, é a possibilidade de partes das receitas tributárias serem destinadas à proteção ambiental.

* Do Congresso em Foco, leia matéria completa aqui.

AEROPORTO INTERNACIONAL PINTO MARTINS PODE OFERECER INTERNET GRATUITA


O deputado federal Leo Alcântara (PR) solicitou, nesta quarta-feira, ao presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, a inclusão do Aeroporto Internacional Pinto Martins na relação dos aeroportos brasileiros que receberão o sistema de rede wireless a partir de dezembro próximo. O sistema permitirá o acesso gratuito à internet em todas as suas áreas. Pelo projeto da Infraero, empresa pública responsável pela administração dos maiores aeroportos do País, a rede wireless para acesso gratuito à internet beneficiará 12 aeroportos a partir de dezembro, atendendo os terminais de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Belém (PA). O sistema está orçado em R$ 1,1 milhão.
A proposta da Infraero é estender o serviço de conexão sem fio a internet para os demais aeroportos sob sua tutela nos próximos anos. Ao todo, a Infraero administra 67 aeroportos. O sistema não ficará restrito à oferta de conexão wireless gratuita aos passageiros. Segundo nota oficial da autarquia, os equipamentos instalados também poderão dar suporte às redes das companhias aéreas e de lojas instaladas nos aeroportos. A rede construída também servirá para serviços prestados pela própria Infraero, como o controle de bagagens. A proposta é substituir o sistema atual de bilhetes de bagagens por um método de controle via etiquetas com identificação por sinais de rádio.

JÁ OLHOU PARA O CÉU HOJE?


Apesar da nossa vida atribulada, não podemos perder a ternura jamais.
Olha só que bela lua cheia que foi captada, neste fim de tarde de quarta-feira, em plena avenida Bezerra de Menezes. Vez em quando é bom olharmos para o céu.
E percebermos que somos pequenos.
Mas quando a alma se faz pequena, é claro.

(Foto - Paulo Moska)

ACRÍSIO DIZ QUE PT FOI O GRANDE VITORIOSO DAS ELEIÇÕES 2008 NO CEARÁ E QUE PSDB DEFINHA

"O PT, nas eleições deste ano, foi o grande vitorioso", disse, nesta quarta-feira, o vereador eleito Acrísio Sena. Segundo afirmou para o Blog, a legenda obteve 879 mil votos em todo o Ceará, conquistou 15 prefeituras, o que representa um total de três milhões de habitantes, e ainda ganhou a eleição no primeiro turno com Luizianne Lins em Fortaleza. "De três vereadores na Capital, elegemos quatro vereadores e, ao contrário do que se avaliava, ajudamos o PMDB a fazer quatro vereadores", acentuou Acrísio.
Para não perder a sua característica, Acrísio Sena bateu duro no PSDB: "Os tucanos estão em plena queda livre no Ceará". E ele dá seus argumentos: "O PSDB tinha 83 prefeituras em 2000, caiu para 74 em 2004 e agora tem 54 prefeituras. Com o detalhe de que perderam municípios importantes como Juazeiro do Norte e Acaraú, por exemplo, e estão definhando".
Ele disse também que as 15 prefeituras conquistadas pelo PT representam o dobro em termos de habitantes do total conquistado pelos tucanos.

DEPUTADO TUCANO PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO SOBRE DESMONTE DE PREFEITURAS


O deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) propôs, nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, a criação de uma comissão especial da Casa para acompanhar a transição de governo nos municípios cearenses. A preocupação de Pontes é com a série de denúncias já envolvendo prefeitos que saíram derrotados das urnas com ações de desmonte da máquina pública. Nessa ação, serviços essenciais como o Programa Saúde da Família (PSF) estão sendo atingidos e servidores terceirizados demitidos.
O alerta do tucano ocorreu durante aparte a um pronunciamento do deputado Roberto Cláudio (PHS), que aproveitou e informou que vai levar a proposta de Luiz Pontes para o presidente da Assembléia, Domingos Filho, apreciar.
Roberto Cláudio, qeu é vice-líder do governo, garantiu que o Governo do Estado já está, por meio da Secretaria de Saúde, atento à fiscalização em locais em que há denúncia de piora na atuação do PSF. Ele assegurou que os casos extremos serão levados para o Ministério Público e Ministério da Saúde.

VAMOS NÓS - Em 2004, a Assembléia Legislativa instalou a CPI do Desmonte para apurar denúncias sobre desmantelamento de prefeituras. Essa CPI durou dois anos e tudo continua como dantes. De concreto, muitos envolvidos nessa história sendo agora, com aval da Justiça, eleitos ou até reeleitos.

* Sobre CPI do Desmonte do Poder Legislativo leia aqui.

SUSPEITOS DE ASSALTOS NO CALÇADÃO DA BEIRA MAR SÃO DETIDOS, OUVIDOS E LIBERADOS

Quatro suspeitos de envolvimento no assalto registrado nesta semana, em plena luz do dia, no calçadão da avenida Beira Mar, em Fortaleza, foram detidos pela Polícia e foram ouvidos. Do grupo, um é maior de idade, no caso Francisco Anderson Cavalcante, que já respondia por delito quando menor, em inquérito aberto na Delegacia da Criança e do Adolescente. Anderson, no entanto, ficará em liberdade e deve responder por crime de formação de quadrilha, segundo a polícia. Os outros três, entre 15 e 16 anos, como são menores, já foram liberados. Os suspeitos foram flagrados por câmeras de televisão.

(Com informações da TV Verdes Mares)

BRASIL DEIXA DE FATURAR R$ 10 BI EM IMPOSTOS DEVIDO A PERDAS DE ENERGIA ELÉTRICA

"Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o país deixa de receber, por ano, cerca de R$ 10 bilhões em impostos devido a perdas de energia elétrica. Estas perdas se devem a furtos, falhas operacionais e ausência de medição na distribuição de energia.As próprias concessionárias são responsáveis por estas perdas. O TCU constatou que 64 distribuidoras do Brasil ainda utilizam relógios como medidores: eles têm tecnologia de mais de 100 anos, facilitam o furto e dificultam uma medição eficiente. O relatório mostra que o volume de energia perdida em 2007 poderia abastecer os Estados de Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco juntos, durante um ano. Fazendo outra comparação: toda a energia que será produzida pela usina de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), corresponderá a pouco mais de 35% das perdas elétricas anuais do país.Segundo o TCU, na Light e na Ampla (Rio de Janeiro) e na Manaus Energia (Amazonas), a "vulnerabilidade da rede elétrica é muito grande".
O tribunal afirma que um dos Estados que apresenta as maiores perdas do Brasil é o Rio de Janeiro, devido aos problemas de violência e de ausência de fiscalização nas favelas. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no entanto, mostra que as áreas mais pobres respondem por apenas 37% das perdas. Os condomínios de luxo podem ser também responsáveis, pois eles foram construídos com tecnologias que permitem fraudes no consumo de energia.As perdas em energia influenciam no valor das tarifas que são cobradas da população."


* Da Folha Online, leia mais aqui.

GOVERNO DO CEARÁ ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE OITO NOVAS CADEIAS PÚBLICAS


Nem tudo é crítica ou repercussão negativa na área da segurança pública do Ceará. O secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Marcos Cals, e o diretor-geral do DER, Quintino Vieira, vão assinar, às 9 horas desta quinta-feira, na sede da Sejus, a ordem de serviço para a construção de oito novas cadeias públicas.
Segundo Cals, serão sete com 32 vagas e uma com 51 vagas. As obras deverão ter duração de 180 dias e o governo estadual aplicará, de acordo com o DER o total de R$ 8 milhões.

Municípios atendidos:

* 32 Vagas
Fortim
Araripe
Cruz
Umirim
Cruz
Milhã
Amontada
Ocara

* Com 51 vagas

Trairi

MESQUITA ANUNCIA QUE É CANDIDATO A PRESIDIR A CÂMARA E SE DIZ "AMIGO" DE LUIZIANNE


"Não estou sendo oportunista. Espero receber o apoio da Luizianne, que é minha amiga", afirmou, nesta quarta-feira, da tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Carlos Mesquita (PMDB), ao anunciar que é candidato a presidente da mesa diretora da Casa. Mesquita adiantou que vai pedir o apoio da prefeita e de Tin Gomes, este o atual presidente do Poder e vice-prefeito eleito da Capital cearense, confiando na sua experiência e habilidade política.
Carlos Mesquita já presidiu a Câmara Municipal e, entre algumas ações, implantou a "tribuna livre", espaço reservado para representante da sociedade civil expor idéias, sugestões e críticas aos vereadores. Essa idéia, no entanto, acabou esvaziada.
A TV Fortaleza também começou na gestão de Mesquita, que tem ligações políticas com o deputado federal Eunício Oliveira, dirigente estadual do PMDB. Ele também foi defensor ferrenho das gestões Juraci Magalhães.
Mesquita ainda chegou a ensaiar um pedido da CPI para apurar gastos da administração Luizianne Lins com réveillon, mas acabou desistindo desse objetivo sem ter dado, até hoje, uma explicação.

VÍDEO QUE MOSTRA GANGUES ASSALTANDO NA BEIRA MAR É UM DOS MAIS ACESSADOS DA GLOBO


Avenida Beira Mar - um dos cartões postais de Fortaleza

O setor turístico de Fortaleza está preocupado com a repercussão que obteve, em vários pontos do País, a ação de gangues juvenis assaltando, à luz do dia, quem passa pelo calçadão da avenida Beira Mar, um dos cartões postais da cidade. As cenas expõem, inlcusive, um policial militar tombando de seu patinete de R$ 27 mil (uau!) durante uma perseguição.
O PM ficou literalmente de bunda no chão, expondo a necessidade de se rever o esquema de segurança da cidade, especialmente nos pontos de atração turística já que Fortaleza deverá receber, por causa do dólar em alta, muitos turistas no fim deste ano.
O vídeo, aliás, é um dos mais acessados no Portal da Globo.

* Veja e comente sobre o vídeo que mostra a ação de gangue juvenil atacando quem passa no calçadão da avenida Beira Mar aqui.

FILAS QUILOMÉTRICAS NAS LOJAS DA VIVO FORTALEZA

A loja da operadora Vivo, aberta no Horth Shopping, em Fortaleza, vive uma quarta-feira de filas quilométricas. A clientela quer aproveitar as promoções e, principalmente, saber o que é que a Vivo tem de diferente da concorrência.

IBGE - VENDAS DO VAREJO CRESCEM 1,1% EM AGOSTO

"As vendas do comércio varejista do Brasil cresceram 1,1% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou hoje o IBGE. Na comparação com agosto do ano passado, as vendas aumentaram 9,8%. Com o resultado, até agosto, o varejo acumula alta de 10,6% no ano e de 10,2% nos últimos 12 meses. O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou alta de 0,73% no trimestre encerrado em agosto, ante o terminado em julho, segundo o IBGE.
O índice ficou acima do apurado em julho, quando o trimestre terminou com variação de 0,70% em relação ao finalizado em junho. Naquele mês, porém, o índice de média móvel havia chegado a 0,85% em relação ao trimestre terminado em maio."

(Agência Estado)

JOSÉ PIMENTEL ANUNCIA NOVAS AGÊNCIAS DO INSS PARA O CEARÁ


Foto - Divulgação.

O Ministério da Previdência Social vai implantar, a partir do próximo ano, agências de atendimento em 55 municípios cearenses com mais de 20 mil habitantes. Informou, nesta quarta-feira, o ministro da Previdência Social, José Pimentel. Segundo adiantou, essa expansão consta entre as prioridades do órgão para 2009, dentro do objetivo de reduzir filas e melhorar o atendimento.
Ainda entre as metas da Previdência Social, conforme o ministro, está a inclusão de profissionais autônomos como contribuintes e beneficiados do sistema previdenciário.
São cerca de 10 milhões de pessoas que movimentam a economia brasileira por meio de atividades como pintor, pedreiro, marceneiro dentre algumas atividades e que estão fora da Previdência. Pimentel está na expectativa de que ainda neste ano o Congresso aprove Medida Provisória nesse sentido.

(Este Blog com Rede SomZoom Sat)

OS SERTÕES

A trilogia Mares, Desertos e Chuvas do Sertão, uma série de cadernos especiais publicados no Jornal O POVO, está na final do Prêmio de Reportagem da Agência Nacional das Águas (ANA). Elaborada por equipe formada pelos jornalistas Demitri Túlio, Rafael Luís, Cláudio Ribeiro e Luiz Henrique Campos, sob a coordenação de Fátima Sudário, a trilogia mostrou um Ceará em três fases e a relação do homem diante de momentos de fartura e dificuldades.
O anúncio e premiação ocorrerão no dia 3 de dezembro próximo, em Brasília. Esta é a sexta final de premiação jornalística obtida pela equipe com este trabalho.

LULA: PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO NÃO PODEM PAGAR PELA CRISE


"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira em Nova Déli, na Índia, que é "inadmissível" que os países em desenvolvimento "paguem pela irresponsabilidade de especuladores" financeiros, em uma referência à atual crise financeira global. Lula fez o comentário durante seu discurso de abertura da 3ª Reunião de Cúpula do Ibas (grupo que reúne Brasil, Índia e África do Sul).
"Corremos o risco de ser vítimas de uma crise financeira gerada nos países ricos. Isso não é justo", afirmou. "Nossos países reconstruíram suas economias com grande esforço. Graças a isso, vivem uma fase excepcional de expansão e de equilíbrio macroeconômico". "É inadmissível, assim, que venhamos a pagar pela irresponsabilidade de especuladores que transformaram o mundo em um gigantesco cassino", disse Lula.
Segundo o presidente, os países emergentes devem agir conjuntamente se não quiserem "ser arrastados" pela crise financeira internacional, já que medidas isoladas, de cada país, não são suficientes para resguardar seus interesses nacionais.
Lula disse ainda que Brasil, África do Sul e Índia devem participar mais diretamente da coordenação internacional para enfrentar a crise financeira."

(Folha Online - Compilado com Blog da Folha)

ENFERMEIROS NEGAM BOICOTE À GREVE NA SAÚDE

O Sindicato dos Enfermeiros do Ceará esclarece para este Blog que, nas negociações com o governo do Estado sobre um novo plano de cargos, carreiras e salários não virou obstpáculo para um acordo que contemplaria também o pessoal administrativo. Segundo a diretora da entidade, Fidelarina Teixeira, a categoria negocia seu PCCS independente desse segmento, porque a intenção do governador Cid Gomes é implantar um PCCS especíico para toda a área admiistrativa da máquiina e não só para o setor da Saúde.
"Diante dessa colocação, o sindicato negocia o benefício para a categoria. Estamos solidiários com o pessoal administrativo, mas não podemos deixar de negociar, até porque há essa promessa do governador de atender ao administrativo no geral", explica a diretora sindical.
O Sindicato Mova-se acompanha a greve na área da saúde, que conta com a adesão principalmente de quem ocupa cargo administrativo ou é de nível superior não médico. Os médicos já foram contemplados com seu plano de cargos, carreiras e salários e o Mova-se participa buscando evitar distorções.

* Sobre a polêmica, leia aqui.

IBOPE - KASSAB ABRE 12 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE MARTA

"O candidato à Prefeitura de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) abriu 12 pontos de vantagem sobre Marta Suplicy (PT), segundo pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (15). Kassab lidera as intenções de voto na cidade com 51%. Marta tem 39%. Os votos brancos ou nulos somaram 6%, enquanto 4% não souberam responder em quem votar.A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 14 de outubro. O Ibope ouviu 1.204 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais.A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo e está registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o número 5653/0."

(Folha Online)

COMISSÃO MISTA DO ORÇAMENTO 2009 DEBATERÁ PRIORIDADES EM FORTALEZA

"Fortaleza receberá a Comissão Mista do Orçamento Geral da União 2009 no próximo dia 27. Segundo o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), membro dessa comissão, em ritmo de audiência pública na Assembléia Legislativa, a partir das 9 horas. A ordem é definir prioridades do Ceará, com a participação do governador Cid Gomes, bancadas federal e estadual e prefeitura de Fortaleza. No mesmo dia, conforme Guimarães, a Comissão se deslocará para o Recife (PE), onde, a partir das 15 horas, fará outra audiência pública. Detalhe: Fortaleza e Recife receberão dirigentes de órgãos federais com atuação no Nordeste. Todos, claro, querendo definir a parte que lhes caberá nesse latifúndio orçamentário."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

GRUPO TÉCNICO FARÁ VISTORIA EM OBRAS DO PAC EM FORTALEZA

"Um grupo formado por representantes do Governo Federal e da Prefeitura de Fortaleza fiscaliza, na tarde de hoje, três obras de habitação financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A comitiva, composta pela secretária nacional das Cidades, Inês Magalhães, técnicos da Caixa Econômica Federal e representantes da Prefeitura de Fortaleza., visitarão as obras da Vila do Mar, Lagoa do Urubu e Projeto Integrado da Maravilha. Eles irão monitorar as obras, detectar o andamento dos trabalhos e identificar problemas que precisam ser resolvidos. No próximo dia 20, em Brasília, a equipe que está visitando Fortaleza se reunirá para avaliar a situação encontrada. Segundo a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Maques, a obra do projeto Vila Mar, que tem orçamento de R$ 90 milhões, é a mais complexa e deve ser executada em três etapas, até 2010. Com orçamento de R$ 13 milhões, o projeto da Lagoa do Urubu fará a revitalização do local, além de 300 ações de regularização fundiária - que consiste em conceder documentação que assegura a posse do terreno para quem não tem escritura da propriedade onde reside. Iniciadas em janeiro de 2007, as obras do Projeto Integrado da Maravilha , que atende moradores da Regional IV, já beneficiaram 144 famílias. Até o fim do mês, devem ser entregues mais 150 casas."

(Jornal O POVO)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

NOVA MESA DA CÂMARA: GUILHERME, WALTER E O GRITO DOS EXCLUÍDOS

Anote. Se a prefeita Luizianne Lins (PT) mergulhar de corpo e alma no processo de formação da nova mesa diretora da Câmara Municipal, o nome do vereador petista Guilherme Sampaio, seu atual líder na Casa, ficará credenciado para comandar o Poder.
Mas há segmentos entre reeleitos que torcem e não escondem: Walter Cavalcante (PHS) tem amplas condições de também presidir a Câmara. Caso esse nome se consolide, sairá vencedor das articulações o atual presidente da Casa, Tin Gomes, que é o vice-prefeito eleito.
Bom, no entanto, alguns ficarem atentos a outro detalhe: entre novatos da Câmara Municipal, há um jovem articulador querendo fazer valer, digamos, a influência de quem sonha em participar do processo sucessório, mas só vê na mídia as mesmas lideranças discutindo a questão.
Estamos falando de Marcelo Mendes (PTC), por sinal, ex-titular de secretaria executiva regional na gestão Juraci Magalhães e que conta ainda com a amizade do presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira.

GREVISTAS DO DETRAN DIVULGAM NOTA OFICIAL E ADMITEM VOLTAR AO TRABALHO

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran) enviou, nesta terça-feira, nota oficial explicando os porquês da greve da categoria e de não ter acatado determinação da Jusitça do Trabalho que definii o movimento como ilegal. Confira:

A VERDADE SOBRE A GREVE NO DETRAN

A respeito das últimas notícias veiculadas na imprensa cearense sobre a greve dos servidores do Detran/CE, o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran) vem a público esclarecer:

1 - Não é verdade que servidores do Detran/CE abandonaram as negociações com o Governo do Estado relativas à proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. As conversas vinham sendo mantidas desde dezembro de 2007, na Mesa Estadual Permanente de Negociação, com a presença de representantes dos trabalhadores e do Executivo Estadual;

2 - A proposta do novo PCCS dos Servidores do Detran foi entregue à Seplag no dia 30 de julho deste ano para análise da equipe do Governo. Ficou acertada, em reunião no dia 02/09 com a titular da Seplag, Silvana Parente, uma agenda de negociação que incluiria reuniões técnicas para estudo da viabilidade econômica e jurídica da proposta encaminhada. Após isso, seria apresentada uma contraproposta aos trabalhadores no dia 24/09, o que acabou acontecendo. Na ocasião, Silvana Parente foi clara: "não há disposição do Governo do Estado em discutir uma proposta específica de PCCS para o Detran, e sim fazer correções pontuais nas distorções";

3 - O que o Governo do Estado propôs foi apenas um aumento nas gratificações, correspondente a serviços extraordinários (blitze, exames práticos de direção, comissões de habilitação). Essas gratificações estão defasadas desde novembro de 1999. É importante frisar ainda que a proposta não beneficia a todos os servidores do órgão, que sofrem há décadas com a defasagem dos seus vencimentos;

4 - Reunidos em assembléia, os servidores do Detran/CE, que já estavam em estado de greve desde agosto deste ano, com paralisações diárias de duas horas como forma de protesto, decidiram no dia 30 de setembro, mediante a frustração das negociações, deflagrar a greve ora em curso;

5 - O objetivo da greve dos servidores do Detran/CE é a retomada imediata das negociações do PCCS. Motivo pelo qual continuamos a acreditar na disposição do Governador Cid Gomes e de sua equipe, que manifestaram intenção de avaliar a situação dos trabalhadores do órgão como nunca ocorreu em governos anteriores;

6 - O novo PCCS dos servidores do Detran/CE é uma demanda que existe desde o século passado. O último plano da categoria data do ano de 1994. Cerca de 90% dos servidores do órgão estão na última referência de cada cargo. Em torno de 50% do quadro, o que corresponde a 300 servidores, estão há mais de dez anos na última referência. O último concurso realizado para cargos no Detran/CE ocorreu em 1979. O efetivo, atualmente de 670 trabalhadores, é complementado com mais de 400 servidores terceirizados. Por isso, o Sindetran considera que isso está além dos limites da razoabilidade, o que certamente reforça a necessidade não apenas de um novo concurso, mas acima de tudo de um novo PCCS que preveja a criação de novos cargos e a reestruturação das carreiras. Além disso, reivindicamos a convocação dos 100 candidatos aprovados em concurso oriundos do antigo DERT, cujas atribuições de trânsito e transporte foram transferidas para o Detran/CE no ano passado;

7 - Em relação às decisões judiciais que determinaram a ilegalidade da greve e a multa ao sindicato e aos seus dirigentes, o departamento jurídico do Sindetran esclarece que o movimento está dentro dos parâmetros da legalidade. Segundo a Lei n. 7.783/89 (Lei de Greve), o Detran/CE não é considerado serviço essencial, como no caso das áreas de Segurança, Saúde e Alimentação, e por isso não é obrigado por lei a cumprir o prazo de 72 horas entre a comunicação da greve à superintendência do órgão até a sua deflagração, assim como manutenção de 30% do efetivo em atividade, já que a categoria não é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Entendemos que existem insubsistências processuais desde a citação aos dirigentes sindicais ao trâmite do processo que declara ilegal a greve do Detran/CE, visto que a segunda liminar deferida pelo juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, majorando a multa diária de R$ 15 mil para R$ 30 mil para o Sindetran e Mova-se, e acrescendo a multa pecuniária diária de R$ 1 mil para as pessoas físicas dos respectivos presidentes, até o presente momento não chegou oficialmente ao conhecimento das entidades;

8 - Em atenção e respeito aos usuários do Detran/CE, reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar por um trânsito seguro e de manter a qualidade na prestação do serviço público pelo Detran/CE. Comunicamos à sociedade cearense que a nossa luta é por dignidade e valorização do servidor público do estado, com melhores condições de trabalho e remuneração. Por isso, esperamos contar com a compreensão e a colaboração de todos os cearenses em relação à nossa causa.

Fortaleza, 14 de outubro de 2008

Eliene Uchôa da Costa
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran)

DETALHE - Nesta tarde de terça-feira, comissão dos grevistas manterá reunião com presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, e com o superintendente do Detran, João Pupo. A reunião, que ocorrerá no legislativo estadual, é para negociar inicialmente a retirada da ação do Estado contra o sindicato, que multou a entidade e seus dirigentes. Isso com a garantia da marcação de uma reunião na próxima terça-feira com Cid Gomes. Caso o resultado da reunião seja satisfatório quanto a esses pontos, o Sindetran realizará uma assembléia nesta quarta-feira onde os grevistas decidirão se suspendem ou não a greve até a reunião com o governador.

CARAVANA DE "CAMBISTAS" DO JOGO DO BICHO FAZ PROTESTO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Uma caravana de pessoas que trabalhavam para o Grupo Paratodos esteve na Assembléia Legislativa, na manhã desta terça-feira, protestando e divulgando: cerca de 26 mil "cambistas" estão desempregados com o fim das operações do jogo do bicho em Fortaleza e Caucaia. Na última semana, a Polícia Federal desmantelou o esquema do jogo do bicho, através da Operação Arca de Noé, alegando contravenção e sonegação fiscal, entre algumas outras acusações. O presidente da Assembléia, Domingos Filho (PMDB), recebeu um grupo e ouviu apelos.
O líder do governo na Casa, Nelson Martins (PT), também procurado, informou que o governo estadual nada pode fazer, pois a prática do jogo do bicho é uma contravenção prevista em lei federal (Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941).
Os "cambistas" conseguiram, no entanto, uma audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (16), às 15 horas para avaliar a situação.

DETALHE - Não se sabe se o secretário da Segurança Pública e Defesa Socail do Estado, Roberto Monteiro, será convidado.

IPEA : BRASIL PODE UNIVERSALIZAR ENSINO MÉDIO EM 2 ANOS

Estimativa de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que somente dentro de dois anos o Brasil poderá conseguir universalizar a conclusão do ensino médio, ou seja, o País poderá conseguir com que a população fique em média oito anos na escola, conforme prevê a Constituição. O cálculo foi feito com base no número médio de anos de estudo coletados na Pnad. Segundo o estudo, a cada dez anos que se passa, o País consegue ampliar em um ano a sua média dez nos de estudo. Isso porque, segundo o Ipea, o número médio de anos de estudo caiu de 5,2% em 1992 para 7,3% em 2007.
De acordo com o diretor de estudos sociais do Ipea, Jorge Abrahão, caso seja mantida essa média de crescimento de um ano de estudo a cada dez anos, o País estará próximo a atingir o tempo de estudo previsto na Constituição."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.

FUNDADOR DO SINDICATO APEOC SOFRE AVC

Vítima de acidente vascular cerebral (AVC), está internado no Hospital São Mateus o professor Jaime Alencar (69), um dos fundadores do Sindicato Apeoc e também membro do Conselho Estadual de Educação (CEE).
Segundo familiares, Jaime estava em seu apartamento no bairro São Gerardo, no fim de semana, quando sentiu problemas conseqüentes de diabetes. Ele está sob observação.

GOVERNO QUER APROVAR REFORMA POLÍTICA EM 2009

"O Ministério da Justiça deverá prorrogar até novembro o prazo da consulta pública sobre a reforma política. A informação é do secretário de Assuntos Legislativos, Pedro Abramovay. Segundo ele, a consulta deverá ser realizada até o dia 15 do próximo mês. As propostas apresentadas durante a consulta poderão ser incorporadas ao texto final que será apresentado ao Congresso Nacional até o fim do ano. A expectativa do governo é que a reforma política seja votada em 2009.
Para Abramovay, o principal objetivo da consulta pública é envolver a sociedade no debate sobre as mudanças que devem ocorrer no país. “Uma reforma política tem que dizer respeito à vida das pessoas. A democracia não pode ser encarada como regras impostas às pessoas que vão lá um dia e votam. Ela tem que ser construída pela sociedade”, defende.
Os temas que devem receber mais sugestões durante a consulta, na avaliação de Abramovay, são a lista fechada de candidatos, a inelegibilidade e o financiamento público de campanha. Ele admite que a idéia de colocar dinheiro público em campanhas políticas é polêmica, mas acredita que a mudança poderá economizar recursos, com a diminuição da corrupção."

(Agência Brasil)

TENDA DA IGREJA BATISTA CENTRAL DE FORTALEZA COMEMORA CINCO ANOS DE ATIVIDADES


E a tenda da Igreja Batista Central de Fortaleza está comemorando neste mês cinco anos de atividades. Montada no bairro Pedras, em Messejana, sob o comando do pastor Armando Bispo, ganhou destaque pelo trabalho social desenvolvido naquela área da Capital cearense. São vários cursos profissionalizantes, campanhas de vacinação, mutirão de limpeza, mutirão contra dengue, atendimento médico voluntário para a comunidade e, segundo o pastor, a restauração de vidas através de cultos. Isso, durante dois dias da semana: quarta-feira, às 19h30min; e aos domingos às 8h30min, às 17 horas e às 19h10min.
Uma outra atividade da Igreja Batista Central ali é o programa Celebrando Restauração, que é voltado para pessoas que têm depressão, vícios e traumas emocionais. Esse programa atende toda sexta-feira, a partir das 19h30min, no Colégio Kerigma (Rua Oswaldo Cruz, 3401 - Aldeota)
DETALHE - O projeto da tenda é píoneiro no Brasil. A capacidade de acolhimento é de quatro ml pessoas sentadas. Conta com 20 metros de altura e o tecido (teflon) é importado da Alemanha. Além do auditório, há espaço para deficiente físico e idosos, cozinha, banheiros, amplo estacionamento e um campo de futebol. Tudo resultado de investimentos apoiados pelos fiéis.

SERVIÇO

* Contatos - 3444 3600
* Clique em Igreja Batista Central

PF FAZ OPERAÇÃO NA REGIÃO DOS INHAMUNS

Cerca de 40 policiais federais encontram-se na Região dos Inhamuns nesta terça-feira. As informações, até agora, não foram repassadas pela superintendência da PF do Ceará.

ADÍSIA SÁ E UMA INDAGAÇÃO: LUIZIANNE LINS, UMA NOVA PREFEITA?


A jornalista Adísia Sá assina artigo dos mais interessantes no O POVO desta terça-feira e que aqui veiculamos para fomentar o bom debate sobre a nova gestão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Confira:

"Zera tudo a partir de dezembro". A frase de Luizianne nos leva a uma indagação: é uma nova Prefeita que assume em janeiro? Onde fica a "outra" que se defendeu: "não existisse um trabalho sério, não teria Lula nem Duda que garantisse a vitória?"
"Não temos compromisso individual nem pessoal com ninguém", diz ela. E os partidos e os correligionários não encontrarão guarida a partir de janeiro? Ora, em 2004 "a eleição foi marcada pelo isolamento da candidata, que chegou ao 2o turno sem ter o apoio dos principais caciques de seu próprio partido..." , mas "Desta vez a vitória de Luizianne é produto da formação do maior consórcio partidário que o Ceará conheceu desde o período anterior à Ditadura Militar..."
Antes, mesmo sem o apoio maciço de partidos, montou uma equipe (paquidérmica) "à sua feição", abrigando partidários e apoiadores... Agora será diferente, contando com "12 partidos, incluindo o PT. Pelo que escreveu Érico Firmo - "Os aliados, porém, cobrarão a fatura em cargos, força política e voz e voto nas decisões." E aí, professora?
As regionais continuarão como feudos e capitanias dos partidos, com poderes quase (?) iguais ou acima da Prefeita? Cumprirá Luizianne o que declarou ao O POVO, em relação ao secretariado: "quem foi muito bem, vai ficar. Quem não foi, vai ser mudado"? Mudado pelos gerados nos partidos apoiadores?
A prefeita 2009 promete realizar três concursos públicos: professores, guardas municipais e fiscais da limpeza urbana. Há vexame nas escolas quando um professor goza licença prêmio ou se afasta por motivos superiores...
Que venham os guardas municipais cumprindo o que determina a sua criação, saindo da "função" de anotadores de infrações de trânsito...que venham os fiscais da limpeza urbana para que cuidem de nossa cidade : esburacada, suja, com praça abandonada.
Enfim, que Fortaleza - que "é a cidade rebelde do Brasil"- tenha em Luizianne - que é sua cria - a Prefeita que ela merece e da qual precisa...
AT: as frases entre aspas foram retiradas de matérias de Regina Ribeiro e Érico Firmo. (OP)

Adísia Sá, jornalista
adisia@secrel.com.br