terça-feira, 14 de outubro de 2008

MISS CEARÁ VAI REPRESENTAR O BRASIL NO CONCURSO BELEZA INTERNACIONAL


Vanessa Vidal, a Miss Ceará que ficou em segundo lugar no concurso Miss Brasil, embarca no fim da tarde desta terça-feira para o Japão. Vanessa representará o Brasil no concurso Beleza Internacional, que ocorre neste mês.
A cearense é portadora de deficiência auditiva, o que não foi problema algum para que se destacasse no cenário nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa moça é um exemplo de superação e orgulho para todos os cearenses. Sucesso pra você querida!

Anônimo disse...

Ei, Eliomar, se você perguntar para um surdo como ele prefere ser identificado, ele vai responder que não gosta de ser reconhecido como "deficiente auditivo". Ele é surdo mesmo. Minha sobrinha é surda e detesta esse rótulo de deficiente auditiva. Essa categoria de deficiente auditivo foi inventado pelos pais e amigos dos surdos quando criaram a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). Por que os pais e amigos, movidos pelo preconceito ou pelo marketing, não sei exatamente por quê, classificaram cada surdo de acordo com o seu grau de deficiência. Então eles entenderam que um surdo que ouvia 30% num dos ouvidos e conseguia verbalizar melhor (falava mais compreensível para nós, os ouvintes) era diferente de um surdo total, que nunca tinha ouvido nada e não conseguia vocalizar nada ou cuja voz não era compreendida pelos ouvintes. Entendeu aí? Então, lá na ASCE (Associação dos Surdos do Ceará), todo mundo é surdo e todo mundo tenta ser feliz e progredir de acordo com seu esforço próprio e com o apoio da família e de acordo com as oportunidades que a sociedade lhes concede. Cláudia.