terça-feira, 14 de outubro de 2008

ADÍSIA SÁ E UMA INDAGAÇÃO: LUIZIANNE LINS, UMA NOVA PREFEITA?


A jornalista Adísia Sá assina artigo dos mais interessantes no O POVO desta terça-feira e que aqui veiculamos para fomentar o bom debate sobre a nova gestão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Confira:

"Zera tudo a partir de dezembro". A frase de Luizianne nos leva a uma indagação: é uma nova Prefeita que assume em janeiro? Onde fica a "outra" que se defendeu: "não existisse um trabalho sério, não teria Lula nem Duda que garantisse a vitória?"
"Não temos compromisso individual nem pessoal com ninguém", diz ela. E os partidos e os correligionários não encontrarão guarida a partir de janeiro? Ora, em 2004 "a eleição foi marcada pelo isolamento da candidata, que chegou ao 2o turno sem ter o apoio dos principais caciques de seu próprio partido..." , mas "Desta vez a vitória de Luizianne é produto da formação do maior consórcio partidário que o Ceará conheceu desde o período anterior à Ditadura Militar..."
Antes, mesmo sem o apoio maciço de partidos, montou uma equipe (paquidérmica) "à sua feição", abrigando partidários e apoiadores... Agora será diferente, contando com "12 partidos, incluindo o PT. Pelo que escreveu Érico Firmo - "Os aliados, porém, cobrarão a fatura em cargos, força política e voz e voto nas decisões." E aí, professora?
As regionais continuarão como feudos e capitanias dos partidos, com poderes quase (?) iguais ou acima da Prefeita? Cumprirá Luizianne o que declarou ao O POVO, em relação ao secretariado: "quem foi muito bem, vai ficar. Quem não foi, vai ser mudado"? Mudado pelos gerados nos partidos apoiadores?
A prefeita 2009 promete realizar três concursos públicos: professores, guardas municipais e fiscais da limpeza urbana. Há vexame nas escolas quando um professor goza licença prêmio ou se afasta por motivos superiores...
Que venham os guardas municipais cumprindo o que determina a sua criação, saindo da "função" de anotadores de infrações de trânsito...que venham os fiscais da limpeza urbana para que cuidem de nossa cidade : esburacada, suja, com praça abandonada.
Enfim, que Fortaleza - que "é a cidade rebelde do Brasil"- tenha em Luizianne - que é sua cria - a Prefeita que ela merece e da qual precisa...
AT: as frases entre aspas foram retiradas de matérias de Regina Ribeiro e Érico Firmo. (OP)

Adísia Sá, jornalista
adisia@secrel.com.br

17 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

CETICISMO marca o artigo de Adísia Sá, hoje em O Povo, quanto ao renovado mandato de Luizianne.

A Professora declina um mar obrigações inadiáveis, urgentíssimas da Prefeitura de Fortaleza – muitas delas compromissos revelados pela Prefeita.

As regionais continuarão como feudos partidários, não raro fora de foco? O secretariado será o da competência técnica ou o dos padrinhos políticos? A administração municipal será oxigenada, aperfeiçoada por iminentes, necessários concursos públicos? Os buracos, a sujeira de Fortaleza encontrarão enfim curativos?

Sabem todos que foi uma temerária aliança multipartidária que permitiu a reeleição fácil da candidata. Todos sabem também que estes partidos, grupelhos mandarão, mandam já a conta deste apoio.

É nesta conjuntura que cresce enormemente a responsabilidade da OPOSIÇÃO na Câmara, da própria Câmara no desempenho dos seus deveres, do Ministério Público, do Tribunal de Contas. VIGIANDO, FISCALIZANDO, eles ajudarão Luizianne a fazer melhor mandato que o primeiro, suspenso para a campanha.

Anônimo disse...

Mas, Eliomar, o guarda municipal não anota infração de trânsito desde que a AMC (uma autarquia) foi criada. A função do guarda municipal é de vigilância e segurança patrimonial, segurança funcional (protege os funcionários públicos em ação de fiscalização, por exemplo), inteligência (investiga e identifica os responsáveis pelas questões das invasões, por exemplo) e tropa de choque (para evitar que se vandalize os prédios públicos, como no caso da estranhíssima "manifestação dos estudantes" que atirou pedra na Câmara Municipal). Guarda municipal tem uma função e agente de trânsito tem outra completamente diferente, definida em lei. Acho que a Adísia tem de se informar melhor. Cadê o seu faro de jornalista? Cláudia.

Anônimo disse...

Ninguém governa sozinho. Logo Luiziane terá que admitir/aceitar esta realidade. Espero que ela, dentre tantas necessidades do município, cuide do nosso centro da cidade e das nossas praças que estão sujos, fedorentos e inseguros.

Anônimo disse...

Caro Eliomar, quando teremos nova enquete no Blog?

Célio Ferreira Facó disse...

Constitui uma das deformações do federalismo brasileiro que os municípios tenham todos tão pouco poder. Ninguém vive nacionalmente, ou no Estado todo da federação. Cada um vive no seu próprio município.

No município, quer dizer, localmente, estão as fábricas, os empregos, a vida de cada um e de todos.

Já se viu, pois, que os prefeitos deveriam ser grandes personagens deste cenário, sem direito ao despreparo, à incompetência, ao fracasso. Administram orçamentos vultosos; comandam uma máquina administrativa complexa; são chamados à interlocução com uma infinidade de órgãos, autoridades com poder municipal, estadual, nacional.

Outro aspecto da deformação de nossa federação é a própria repartição do rateio tributário: municípios são prejudicados; às vezes sofrem com as diferenças partidárias. Urge que se reforme tudo isto, dando-se muito mais PODER, AUTONOMIA aos municípios. Descabem, da parte das prefeituras, o improviso, a tergiversação, o falso brilho. A realidade pode ser muito crua.

José Sales disse...

Por algumas justificativas e comentários postados, teremos em Janeiro/ 2009, uma "nova administração" em nossa cidade, que será a irmã siamesa da atual, provavelmente. Todos os componentes do "arco de alianças" vão querer nacos de poder e território. Concordo com as observações da Jornalista Adísia Sá.

José Sales disse...

Na conjunto de compromissos assumidos pela Prefeita Luizianne Lins, publicamente constam projetose e prazos de realização, para entrega à população dos mesmos. Um dos projetos principais é o Hospital da Mulher, cujo o primeiro modulo ambulatorial estaria sendo entregue em Dezembro/ 2008, próximo vindouro. Será que esta promessa vai se realizar ou a mesma será adiada à Dezembro/ 2009?

Anônimo disse...

Adísia Sá: "A Palmatória do Mundo". Parece que só ela sabe, só ela faz, só ela vê, só ela pensa, só ela é correta. Vôte.

José Sales disse...

Outra indagação: continuará a "distribuição feudal" das Secretarias Executivas Regionais? Tal como ocorrreu durante esta primeira gestão? Mais outra indagação: o IPLAm? Instituto de Planejamento Municipal continuará "enterrado" a sete palmos de terra ou alcanremos a contemporaneidade, como toda grande cidade brasileira, no presente, com seus instrumentos de planejamento e gestão?

Anônimo disse...

Luiziane e sua trupe demonstram uma arrogância como se estivessem acima do bem e do mal. Quem viu e observou as primeiras entrevistas da prefeita reeleita e de seus pares puderam ver isso nitidamente.
Infelizmente a nova composição da Câmara Municipal me parece muito mais medíocre do que a atual.Para o bom debate farão muita falta os vereadores Márcio Lopes,José Maria Pontes e até mesmo Idalmir Feitosa.Cometa-se por aí que a prefeita trabalhou intensamente pela não reeleiçõa dos dois primeiros vereadores acima citados,mesmo sendo um deles do seu próprio partido mas que por muitas vezes fez críticas contundentes à administração ad prefeita. Já o vereador Márcio Lopes(PDT)esse denunciou com muita coragem e independência as coisas suspeitas dessa triste administração e pagou um preço alto por isso pois todos sabiam que a prefeita dizia que mostrava como ele não se reelegeria e assim mesmo esse jovem combativo não se curvou e enfreou tudo com muita altivez.Márcio Lopes fez o bom combate,não precisou ser ator,usar de palavras fáceis,foi de uma transparencia e sinceridade pouco vista nos políticos de hoje e é de políticos corajosos,transparentes,e acima de tudo coerentes como ele que a política desse país precisa.
Agora,a prefeita vai casar e batizar tendo somente a voz solitária de João Alfredo para fazer-lhe oposição.
Nancy Castro

Anônimo disse...

Pois é Prof Adísia e Eliomar. Nossa prefeita e seu consórcio vão ter à disposição exatos 2,4 bilhões de reais/ano (é o valor da arrecadação municipal mais as transferências do tesouro estadual e federal, afora os convênios) ou 10 bilhões ao longo do mandato para mostrar a que vieram, já que dá primeira vez ninguém sabe, ninguém viu onde foi aplicada esta grana preta´nesta cidade Bela (?)

Anônimo disse...

Mais previsível do que a queda do CRB para a Série C e do Vasco para a Série B é um novo desmantelo na administração da Luizianne, principalmente com a entrada do PMDB no bloco de sustentação. Desde quando o PMDB deixa barato uma "aliança"? Vai nesse barco quem quer. Luizianne quis. Fortaleza pagará o preço, dessa vez mais alto ainda...

José Sales disse...

Caro Anonimo. Peço a sua correção: o Orçamento Anual ultrapassará a casa dos 3 bilhões de reais(Este ano foi 2,90 bilhões). Muita grana mesmo para os próximos 4 anos: 12 bilhões de reais.

Anônimo disse...

Ao comentarista anonimo(11:41) que desdenhou da professora Adísia Sá,mais respeito com uma pessoa que tem pautado sua vida profissional pela ética e honestidade.Ao invés de desdenhar do artigo da professora,por que não contesta com respeito e com argumentos que convençam.E quer queiram ou não,mais uma vez a nossa pequena grande disse tu-do!

Anônimo disse...

Parabéns professora.
Vamos aguardar o desastre.
E grande...

Anônimo disse...

Olha o Zé Sales tá vivo gente !!! Salve caro Zé..segura aí mais quatro anos de administração popular JUSTA.

José Sales disse...

Polemizar com anonimo é pura bobagem. Um sujeito que não tem nem nome, nem coragem de de se expor, merece o que..............
Mas vá lá: não é porque as eleições "consagraram" a Prefeita Luizianne Lins que todo mundo vai aderir ao "beija mão", não é? E como eu não sou "assessor cumpanhero" de plantão neste blog, só compareço quando tenho algo a comentar.