sábado, 7 de março de 2009

TASSO: SE NÃO HOUVER CONSENSO, PSDB TERÁ DE PROMOVER PRÉVIAS


Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, nesta semana, o senador tucano Tasso Jereissati (CE) avalia que seu partido não terá saída e deverá realizar prévias para a escolha do candidato do PSDB que concorrerá à Presidência em 2010. Isso ser for mantida a atual conjuntura, com dois pré-candidatos da legenda postulantes à disputa: os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves. "Se não tiver acordo, não temos saída, a não ser promover as prévias. Elas são absolutamente necessárias e fundamentais. Eu digo com a experiência de quem já participou de outros processos de escolha para a Presidência da República, sem que fossem mais abertos e participativos. E digo: não dá certo", declarou o senador ao Estado.
Em 2002, Tasso era pré-candidato à disputa pelo Planalto, mas foi Serra quem ficou com a indicação. Ele se manteve distante da campanha e foi acusado por tucanos de atuar em favor de Ciro Gomes, adversário de Serra. Para Tasso, o caminho de escolha não é pela cúpula partidária. "Não dá certo, não fica uma coisa legítima", disse o senador, que teceu elogios aos dois governadores, mas tergiversou quando questionado sobre sua preferência. Indagado a respeito da tese de que política tem vez, e que esse seria o momento de Serra, declarou: "Política não tem fila. Tem acordo ou voto." Citou Barack Obama, presidente dos EUA, que ganhou a eleição após vencer de virada as primárias democratas. Abaixo, a entrevista:

ESP - O PMDB é corrupto?

TASSO - Acho que a grande maioria do PMDB, que tem homens ilustres, claro, é hoje formada por organizações que se especializaram não mais em atingir a Presidência, mas em conseguir cargos que deem poder e recursos. É um partido voltado para ter, através da maioria parlamentar, cargos estratégicos do ponto de vista político e financeiro.

ESP - Só o PMDB age assim?

TJ - Não, é importante dizer que não é só o PMDB. O PMDB só faz i sso porque tem a aquiescência do Executivo. Essa rede se espalhou por todo o sistema de poder do País, principalmente pelas prefeituras. E o governo Lula é conivente. Ele montou um sistema de poder, em que a sua sustentação parlamentar é feita com base nisso aí, nesse tipo de permuta. É baseado puramente no toma-lá-dá-cá. Dentro da organização que eles fizeram, que me parece única no mundo, deixaram de se interessar em ter a Presidência, mas querem o poder do presidente, seja qual for o eleito. Mas ainda assim todos querem se aliar ao PMDB, inclusive o partido do senhor. Aí você entra na reforma política. O PMDB é fundamental por causa do tempo de TV, porque monta um esquema de prefeitos realmente muito capilarizado pelo País e também porque vira a maioria congressual por causa desse ciclo vicioso. Aí é fundamental para governar.

ESP - O sr. acha que o PSDB será capaz de atrair o PMDB em 2010?

TJ - O PMDB vai com quem estiver na frente. Hoje está com poder, instalado até o último dia. Aí vai ver o que está com mais chance. Apesar de que isso não é importante para eles, porque terminada a eleição eles passam a ser fundamentais. Já deixou de ser importante estar junto. Na primeira eleição do Lula, não o apoiaram, nem na primeira do FHC. Apostaram errado. Apostaram em quem estava no poder. Depois migraram para o poder no primeiro dia.

ESP - Como o sr. vê a discussão no PSDB para a escolha do candidato em 2010?

TJ - Essa discussão interna é saudável até certo ponto. Tenho a convicção de que não ocorrerá, em função dessa disputa interna, nenhum tipo de defecção futura, e nós temos a felicidade de ter dois grandes candidatos. Se não tiver acordo, não temos saída, a não ser promover as prévias. Senão elas são absolutamente necessárias e fundamentais. Eu digo com a experiência de quem já particip ou de outros processos de escolha para a Presidência sem que fossem mais abertos e participativos. E digo: não dá certo.

ESP - O sr. se refere às escolhas de 2002 (Serra) e 2006 (Geraldo Alckmin)?

TJ - Sim. Não dá certo, é complicado, não fica uma coisa legítima. As pessoas não se sentem envolvidas no processo, não se sentem participantes da escolha. Não é bom. Se tiver um acordo e se chegar a um consenso em que o partido se sinta confortável, tudo bem. Mas não havendo, havendo realmente disputa, a prévia é a única maneira de solucionar isso. Não é pela cúpula.

ESP - Tucanos riem quando se fala em prévias, alegando que o PSDB nem estrutura tem.

TJ - Não vejo por que dar risada. Quando fui presidente do PSDB (em 2006), fiz um trabalho grande e montei uma estrutura para realizar prévias. Temos total condições de realizá-las. Mas é claro que tem gente que não quer a prévia. Não é tradição do partido. Não é tradição do partido mesmo. A tradição do partido é o que chamávamos de reunião de cardeais. Reuniam 10 ou 12 e chegavam a conclusões, mas isso era quando o PSDB era pequeno. Agora não. Somos grande, com gente nova, que não tem aquela cultura dos cardeais. E a maioria dos cardeais desapareceu, infelizmente. A quantidade de gente nova que não conviveu com essa cultura, que não aceita esse tipo de solução, é muito maior. Então não dá mais para o partido, em situação de disputa, resolver por acordos de cúpulas.

ESP - Mas não é perigoso rachar?

TJ - Por isso que é a discussão é saudável até certo ponto. Até o ponto de não levar a divergências mais profundas. Nós temos aí o exemplo recente dos Estados Unidos, da Hillary (Clinton) com o Obama, que foi muito saudável para o partido.

ESP - Muitos tucanos defendem a tese de que política tem vez e que agora seria a vez de Serra.

TJ - Política não tem fila. Tem acordo ou voto. Aí vou voltar ao Obama.

ESP - Quem o sr. acha que seria o melhor candidato?

TJ - Os dois são. Nós temos muita sorte de ter dois candidatos muito bem preparados para ser presidente, para ser uma liderança. Os dois têm a experiência de comandar Estados grandes. Isso é um problema, mas é uma sorte também.

ESP - E uma chapa puro-sangue?

TJ - Acho que a gente tem condições até de pensar nisso.

ESP - O sr. citou o processo de 2002, quando perdeu a indicação para Serra. Ficou alguma rusga?

TJ - Comigo? Zero. Nenhuma. As pessoas acham que eu não me dou bem com Serra, mas eu me dou muito bem. O problema é que temos até uma relação muito franca. Às vezes, ele diz coisas que eu não gosto, e eu também, o que é bom.

FIM DE FÉRIAS - LÚCIO ALCÂNTARA RETOMA AGENDA POLÍTICA NA SEGUNDA-FEIRA


O ex-governador Lúcio Alcântara desembarca nesta noite de sábado em Fortaleza, após 45 dias de férias no eixo Portugal-Marrocos. E na segunda-feira ele já enfrentará agenda cheia de contatos políticos, pois é o presidente regional do Partido da República.
Lúcio deve, por exemplo, receber o vereador Adelmo Martins que, por meio da imprensa, manifestou o desejo de integrar a base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT). Adelmo não nasceu para ser oposição, dizem alguns dos seus amigos.
Também começar a definir uma agenda de encontros e seminários do PR, que continua, no âmbito do Estado, fazendo oposição ao Governo Cid Gomes.

DETALHE - Lúcio também retomará participação no programa Contraponto, da TV Mais, Canal 15 (Net), na condição de comentarista. A atração é apresentada sempre ao meio-dia e com direito a reprises e tem à frente os advogados Freitas Júnior e Alfredo Marques.

BANCADA FEDERAL CONSEGUE SÓ UMA VICE-PRESIDÊNCIA DE COMISSÃO TÉCNICA


Marcelo Teixeira e o secretário Bismarck Maia (Turismo)

Ninguém da bancada federal cearense ocupa a presidência de uma comissão técnica da Câmara e do Senado. Quem ainda conseguiu um lugarzinho ao sol foi o deputado federal Marcelo Teixeira (PR). Ele permaneceu como primeiro vice-presidente da Comissão de Turismo e Desportos e informou, neste sábado, para o Blog que uma de suas prioridades é pressionar politicamente em favor de mais uma frequencia semanal de vôo saindo da Capital cearense para a Europa.

Atualmente, a TAP Air Portugal oferece vôo diário, que sempre sai com bom número de passageiros, e a Air Italy, que voa para o território italiano uma vez por semana, e lotado.


"Mais uma frequencia vai baratear custos e se transformará em outra opção para atraírmos mais turistas europeus", avalia Teixeira. Ele destaca como importante também reforçar a presença de empresa aérea brasileira no Exterior.

TVC DEBATE GESTÃO DE CONTAS PÚBLICAS

"Gestão Pública e o Papel do TCM” é o tema do debate promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC), que reunirá os presidentes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Sabóia, e do Conselho Regional de Administração (CRA/CE), Reginaldo Oliveira.
Ao lado de Sérgio Alcântara, diretor do CIC, eles participarão do programa Ciclo de Debates, que irá ao ar neste domingo, às 19 horas, pela TV Ceará.
Eis um programa imperdível para gestores mas, principalmente, para o contribuinte interessado em melhorar seu grau de fiscalização das contas públicas.

RENATO ARAGÃO VIRA "GAROTO-PROPAGANDA" DA NORMATEL


O humorista Renato Aragão aparecerá em campanha de mídia de TV como "garoto-propaganda" da rede de lojas de material de construção civil Normatel. Isso, porque a Normatel agora é uma empresa filiada ao Projeto ConstruBrasil voltado para a infância.

Essa presença de Renato ocorrerá em vários Estados e ao lado de grupos que, como a Normatel, decidiram doar parte da venda de seus produtos para projetos do Unicef.

BOM LEMBRAR - Renato Aragão é embaixador do Unicef no Brasil.

JUSTIÇA NEGA BLOQUEIO À MANSÃO DO EX-DIRETOR DO SENADO

"O juiz Jamil Oliveira, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal negou o bloqueio da mansão de R$ 5 milhões do ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia. O pedido de bloqueio havia sido feito pelos procuradores da República Bruno Acioli e José Alfredo de Paula Silva, com base em ação de improbidade da qual Agaciel é réu.
De acordo com a sentença, “deve o Ministério Público Federal propor ação própria, em face da infração, em tese, ao artigo 13º da lei n.º 8.429, de 1992, e nela, ou antecedentemente, pedir a indisponibilidade do imóvel, transcrito em nome de terceiro, havendo indícios flamejantes da fraude a impor a nulidade do registro e aplicação de penalidade, de natureza pecuniária, e a respectiva demissão do servidor”.
Agaciel foi afastado do cargo de diretor-geral do Senado na última terça-feira (3), após denúncias de omissão de bens à Receita Federal. O ex-diretor é acusado de ter ocultado a compra da mansão, adquirida em 1996 por seu irmão, o deputado João Maia (PR-RN)."

(Congreso em Foco)

REITOR DA UFC CONFIRMA NOVO CONCURSO


O reitor Jesualdo Farias (UFC) lançará, ainda neste mês, mais um edital de concurso público para professor. “São 170 vagas, sendo 110 para Fortaleza, 30 para Sobral e mais 30 para o Campus Avançado do Cariri. Até 2010, vamos ter mais 20 novos cursos”, confirmou, neste sábado, Jesualdo Ferias.
Nesta semana, ele esteve em Brasília participando de reunião de todos os reitores com a Secretaria do Ensino Superior do MEC, quando conseguiu autorização para mais esse concurso. Ali tambem foi discutida a questão de cortes no orçamento das universidades federais. A UFC, por exemplo, perdeu R$ 8 mihões, entre verba de custeio e investimentos, para este ano.
Jesualdo disse também que o MEC sinalizou para uma recuperação gradual das perdas ao longo do semestre.



JARBAS DENUNCIA: PMDB CONTRATOU EMPRESA PARA ESPIONAR SUA VIDA


Da revista Veja desta semana, mais chumbo grosso na peleja que o senador Jarbas Vasconcelos trava com seu partido, o PMDB. Ele agora denuncia espioangem. Confira:

"Ao denunciar, em entrevista a VEJA, que a maioria dos integrantes do PMDB usa o partido e a política para fazer negócios, o senador Jarbas Vasconcelos colocou-se como alvo natural de retaliações. Na semana passada, logo depois de ir a plenário e ratificar as acusações, ele foi afastado da Comissão de Constituição e Justiça. Na Câmara, um obscuro deputado levantou suspeitas sobre a aposentadoria do senador. Mas veio das sombras o ataque mais insidioso. Nesta terça-feira, Jarbas Vasconcelos ocupará mais uma vez o plenário para fazer uma nova e explosiva revelação: integrantes de seu partido, o PMDB, teriam contratado uma famosa empresa americana de investigação privada para grampear seus telefones, vasculhar sua biografia e vigiar os passos dele e de seus familiares. O objetivo seria encontrar algo que pudesse criar constrangimento ao parlamentar e, com isso, desqualificar suas denúncias. Jarbas vai pedir à Polícia Federal que apure o caso. "Já é inadmissível que arapongas vasculhem a vida de um senador da República. Mas é um escândalo descomunal imaginar que a contratação dos espiões tenha partido daqui", diz o senador, referindo-se ao Congresso.

Na semana passada, o senador foi procurado por um homem que se identificou como dono de uma agência de detetives em Pernambuco. Em uma reunião com um assessor de Jarbas, ele contou que, há quinze dias, foi procurado por alguém que se disse a serviço da notória agência Kroll com uma proposta de parceria para um trabalho delicado que envolvia um político da região. O detetive respondeu que tinha interesse e os dois marcaram um encontro. A proposta foi feita e revelaram-se os detalhes do serviço. A tarefa era grampear os telefones celulares e fixos da casa e do escritório e instalar escutas ambientais. Ao detetive caberia vasculhar as contas bancárias e procurar em cartórios, tribunais e órgãos públicos documentos relativos à vida pessoal do espionado e seus amigos. A parceria só não foi fechada, segundo relatou o detetive do Recife, porque ele se recusou a espionar Jarbas Vasconcelos. "Ele disse que não fez o serviço porque tinha admiração por minha atua-ção política e porque temos amigos em comum", relata o senador. Jarbas vai dizer ao plenário que o detetive exibiu sua identidade funcional e as anotações que recebeu do homem que seria da Kroll, com os objetivos e alvos da investigação. Por razões óbvias, Jarbas não revelará o nome do detetive que se recusou a espioná-lo. A Kroll disse que não espiona políticos.

A tentativa de espionar o senador foi o mais ousado contra-ataque que a corrupção promoveu contra a defesa da ética. Desde a entrevista de Jarbas, o PMDB já sofreu duas derrotas. A primeira foi o fracasso na tentativa de trocar o comando do fundo de pensão Real Grandeza. Quando a intenção do PMDB de ocupar o fundo se tornou pública, funcionários e políticos reagiram e Lula brecou a manobra. A outra derrota foi a demissão do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, homem de confiança de Sarney e do senador Renan Calheiros.Acusado de irregularidades em licitações e contratações, Agaciel foi convencido a deixar o cargo após a revelação de que ele possui uma mansão, avaliada em 5 milhões de reais, nunca declarada à Receita. Ao retornar nesta semana ao plenário com outra denúncia grave, Jarbas Vasconcelos joga um pouco mais de luz dentro da caverna.

DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DO CEARÁ

Dentro do espírito de conversão exigido pela Quaresma e nas comemorações do Ano Paulino a paróquia de São José – Catedral realizará, de 10 a 19 deste mês, o novenário e a festa de seu padroeiro tendo como tema: “Aprendendo com São José que a Paz é obra da Justiça”. Durante este período toda a paróquia está empenhada em fortalecer os quarentas dias de preparação para a Páscoa, mediante a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano apresenta o tema: Fraternidade e Segurança Pública e como lema: A paz é fruto da justiça (Is 30, 17). Todos os devotos estão convidados a participar dos festejos a São José. As missas de 10 a 18 de março terão como presidente Padre Clairton Alexandrino (foto), pároco da Catedral. No dia 19 de março, a celebração será presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza.
Todas as noites, após a novena e missa haverá um momento de confraternização com a comunidade paroquial, amigos e visitantes. Na Parte Social terá também comidas típicas, feira da pechincha, animação e atrações.

PROGRAMAÇÃO

* Dia 10 de março, às 18h30min, hasteamento da bandeira, novena e missa, estando convidados para este dia o Apostolado da Oração, Movimentos Sacerdotais e Religiosas, Comunidade de Vida Cristã, Comunidades: Prainha, Pequeno Grande, Rosário e Paróquia Senhor do Bonfim.
* Dia 11 de março, às 18h30min, novena e missa estando convidados para este dia Arautos do Evangelho, Comunidade Católica Coração de Jesus, Comunidade Poço da Draga, Legião de Maria e Sociedade São Vicente de Paulo.
* Dia 12 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidados para este dia Cursilho da Cristandade, Irmãs Josefinas, Leigos e Leigas, Obra Kolping do Brasil, Regnum Christi, Renovação Carismática Católica, Setores da Catedral e S.O.S de Deus.
* Dia 13 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidado para este dia o Movimento Schoenstatt – Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Movimento Familiar Cristão, Obra de Maria – Focolares.
* Dia 14 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidado para este dia o Encontro de Casais com Cristo, Conselho Arquidiocesano de Leigos, Encontro Matrimonial, Equipes Docentes e Pastoral Familiar.
* Dia 15 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidado para este dia o Comunidade Anuncia-me, Comunidade Católica Corpo Místico, Comunidade São Pedro e Oficinas de Oração e Vida.
* Dia 16 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidados para este dia a Comunidade Shalom, Comunidade Comunicação e Libertação e Equipes de Nossa Senhora.
* Dia 17 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidados para este dia a Comunidade Católica Corpo Místico de Cristo, Comunidade Face de Cristo, Comunidade Recado e Comunidade Canção Nova.
* Dia 18 de março, às 18h30min, novena e missa, estando convidados para este dia a Comunidade Católica Obreiros da Tardinha, Comunidade Jesus e Maria e Comunidade Católica Nova Evangelização.
* Dia 19 de março acontecerá às 8h30min, missa dos enfermos; às 10h missa dos Josés; às 12h missa e consagração das crianças e adolescentes à Nossa Senhora; às 16h missa da família; às 17h procissão de São José; às 18h30min solenidade concelebração presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo, o pregador do novenário de São José será padre Clairton, pároco da Catedral.

(Arquidiocese de Fortaleza)

DICA - Mais sobre a Igreja Católica? No Blog da Sagrada Família, nos links.

E ATÉ INOCÊNCIO QUER REFORÇAR O CORO DO MOVIMENTO PELA TRANSPARÊNCIA DO CONGRESSO


"O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) fez duras críticas à classe política brasileira e defendeu o fim do voto secreto na Câmara Federal. O pernambucano aumenta o coro do Movimento Pela Transparência (MPT), grupo de deputados e senadores que foi fundado nesta semana. O objetivo é trazer a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de volta à pauta da casa. "A sociedade brasileira avançou mais que a classe política. Ela exige e cobra mais. E os políticos não devem se cobrir no biombo do voto secreto. Isso faz parte do pacote pela moralização, mas sem a reforma política não dá", declarou.A PEC foi aprovada pelos deputados em primeiro turno, mas está abandonada desde 2006. Para conseguir alterar a Constituição, a proposta terá que ser aprovada em segundo turno pela Câmara e depois submetida a votação no Senado. Deputado federal desde 1975, quando era filiado à extinta ARENA, Inocêncio julga que a reforma política é uma medida "extremamente necessária". Ele sugeriu as principais mudanças que deveriam ser feitas. "A primeira delas seria o financiamento público da eleição. A segunda é acabar com o voto secreto. Também é preciso que sejam aprovados o fim das coligações para as eleições dos candidatos proporcionais, a fidelidade partidária e a cláusula de barreira", enumerou Inocêncio, que cumpre seu nono mandato consecutivo no cargo na Câmara Federal.O parlamentar também criticou a PEC que versa sobre o aumento de pouco mais de sete mil vereadores em todo o País. "Esse aumento não passa neste ano. O próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disse que isso é só para 2012. Hoje, esse projeto não passaria nem para vereadores e nem para deputados. Aliás, não tem necessidade disso", afirmou."

(Folha de Pernambuco)

REVISTA ISTOÉ - DNIT É O CAMPEÂO DE IIRREGULARIDADES EM OBRAS PÚBLICAS

Entre destaquee de sua edição desta semana, a IstoÉ traz matéria sobre a atuação do Dnit e considera o órgão uma "fábrica de buracos". Confira:

"Responsável pela manutenção das principais rodovias do País, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é um campeão de irregularidades em obras públicas, segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU). De 56 obras fiscalizadas pelo TCU, 25 apresentam desvios graves, que vão do superfaturamento ao desperdício de recursos públicos. O TCU, na maioria dos casos, recomenda a paralisação das obras. Em entrevista à ISTOÉ, o diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, reconheceu que o quadro é preocupante, mas garantiu que faz o possível para retirar a autarquia da lista de órgãos mais corruptos do País. Ele decidiu suspender algumas das obras irregulares - muitas delas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Das 84 obras do PAC no setor de transportes, 58 são tocadas pelo DNIT. Uma delas é a BR- 010, no Tocantins, de R$ 60 milhões. "Estamos cancelando a obra, o acórdão determina devolução do dinheiro, por superfaturamento", conta Pagot."

(Revista IstoÉ)

ASFALTO SONRISAL

Nesta manhã de sábado, no trecho da avenida Dom Manuel com Padre Valdevino, equipes da prefeitura estavam fazendo o recapeamento asfáltico.
E é porque havia previsões de chuva para este sábado.

GOVERNADOR RETOMA NESTE SÁBADO SEU GOVERNO ITINERANTE

E Cid Gomes (PSB) retoma atividades do seu "governo itinerante" neste sábado pelo município de Tamboril (282 km de Fortaleza). Já na segunda-feira, irá à cidade de Barro (Região do Cariri) e na terça-eira cumprirá agenda em Solonópole (276 km de Fortaleza).

Nesse giro, Cid entregará obras do Projeto São José, assinará ordem de serviço para algumas ações de infra-estrutura e, claro, renovará o contato com o eleitorado.

A obra mais importante desse roteiro será a assinatura da ordem de serviço de uma unidade da Ceasa no Cariri, que vai ser construida entre Barbalha e Juazeiro do Norte.

Esse projeto está orçado em R$ 9 milhões.

LEI MARIA DA PENHA: UM PASSO IMPORTANTE EM FAVOR DA MULHER


"A entrada em vigor da Lei Maria da Penha, no dia 22 de setembro do ano passado, foi um passo importante para o enfrentamento da violência contra a mulher. A afirmação é da juíza Andréia Pachá, que também é vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A Lei 11.340/06, que ganhou o nome de Maria da Penha, alterou o Código Penal em favor das mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Desde sua entrada em vigor, o agressor passou a poder ser preso em flagrante ou preventivamente, e o tempo máximo de permanência na prisão aumentou de um para três anos. No Brasil, uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência física, sexual ou outro abuso praticado por um homem (dados da Fundação Perseu Abramo).
“Eu acho que é muito importante o passo que se deu para criar essa lei e para ter coragem de enfrentar esse problema do tamanho que ele tem. Eu acho que muito mais do que um problema com conseqüências graves, a violência doméstica é fruto da ignorância. As pessoas não denunciam porque têm medo e, normalmente, o medo é o pior inimigo que se pode ter para reverter esse quadro”, afirma Andréia Pachá.
Segundo a juíza, desde que a lei entrou em vigor, 12 estados já criaram varas especializadas em violência doméstica contra a mulher: Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins."

(Agência Brasil)

CURIOSO - No Ceará, terra de Maria da Penha, aquele que deu nome à lei que protege as brasileiras, não há vara especializada em violência doméstica contra a mulher.

INDÚSTRIA TEM PIOR RESULTADO EM 19 ANOS, DIZ IBGE

"Se no mês de janeiro a produção da indústria brasileira cresceu 2,3% em relação a dezembro de 2008, na comparação com janeiro de 2008 a produção despencou 17,2%, informa matéria publicada na edição deste sábado da Folha. De acordo com o IBGE, o resultado é o pior nessa base de comparação desde 1990, quando o país viveu os efeitos do Plano Collor.
A maior retração, de 30,9%, foi registrada pelo setor de bens de consumo duráveis --automóveis e eletrodomésticos--, seguido pelo dos bens intermediários, que compreende os insumos industriais, com queda de 20,4%. Os bens de capital --máquinas e equipamentos--, que são como um termômetro da capacidade produtiva do país, encolheu 13,4%.
O setor que apresentou menor queda foi o de bens de consumo semi e não-duráveis, que abrange as indústrias de vestuário e alimento, com retração de 8,3%. "

(Folha Online)

CID GOMES ANUNCIA PROJETO "AQUÁRIO DO CEARÁ"

O governador Cid Gomes (PSB) presidirá, na próxima terça-feira, às 15 horas, no Palácio Iracema, audiência pública para apresentar o projeto do Aquário do Ceará. Trata-se de mais um projeto da Secretaria do Turismo do Estado, que se integrará às ações de requalificação da Praia de Iracema, em ritmo nada célere por parte do município.
Segundo Bismarck Maia, titular da pasta do Turismo, o Aquário terá obras iniciadas em julho, período em que o governo estadual promete dar início também ao Pavilhão de Feiras.
“Vamos estar com o aquário pronto até julho de 2010”, promete Bismarck. O empreendimento custará a bagatela de R$ 200 milhões.

sexta-feira, 6 de março de 2009

UM TOQUE DE SAUDADE - O ÉBRIO, 1946



Deu uma vontade de ouvir Vicente Celestino, um dos maiores cantores que o povo brasileiro já aplaudiu. E nesta noite de sexta-feira, hein...

ASSOCIAÇÃO DOS MERCEEIROS VIVE ELEIÇÕES

A Associação dos Merceeiros de Fortalza realiza neste domingo, das 8 às 17 horas, eleição de sua nova diretoria. O clima é de chapa única.
A entidade, inclusive, vai comemorar 95 anos de existência no dia 5 de abril próximo.

SENADORA TEM UM DIA DE " XUXA MORENA"


Patrícia: "Só não faço o que vocês estão fazendo porque vim de vestido!"

"E a senadora Patrícia Saboya (PDT) foi a principal atração na solenidade de entrega de 137 computadores a 18 ABCs e 10 centros comunitários. O ato, presidido pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Fátima Catunda, ocorreu nesta sexta-feira, no Projeto ABC do João XXIII. Os equipamentos foram adquiridos através de emendas da senadora, que conseguiu ainda dois veículos: um para o programa Criança Fora da Rua, Dentro da Escola e outro para o Núcleo de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A secretária Fátima Catunda destacou que os ABCs foram idealizados pela senadora, quando então primeira-dama do Estado (1991-1994).
Após a solenidade, Patrícia foi literalmente pra galera. Acabou cercada pela criançada e sessão de fotos predominou à vontade. As contorcionistas Érica e Bruna, do Circo Escola do Bom Jardim, pediram pra posar ao lado da senadora que não poupou: “Só não faço o que vocês estão fazendo, porque vim de vestido”.

(Foto - Júlio Barata)

QUATRO MORTOS EM TIROTEIO NO INTERIOR CEARENSE

Quatro homens acusados de ter assaltado uma agência bancária e uma casa lotérica no Rio Grande do Norte morreram, nesta sexta-feira, durante tiroteio com a polícia. O fato foi registrado no município de São João do Jaguaribe (Vale Jaguaribano).

Com o grupo, estava sendo procurado por policiais do Rio Grande do Norte e do Ceará, foram encontrados coletes a prova de balas, duas pistolas e munição e mais R$ 14 mil.

APOSENTADO É ATROPELADO UM DIA APÒS AVENIDA SER INAUGURADA

O aposentado Raimundo Paulino (83) morreu atropelado, nesta sexta-feira, na avenida Senador Fernandes Távora, em Sobral (Zona Norte).

Detalhe nessa história: a avenida foi inaugurada festivamente na quinta-feira pelo prefeito Leônidas Cristino (PSB).

FHC: LULA É "INDULGENTE" COM ABUSOS DO MST


"O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou, nesta sexta-feira, a forma como o governo Luiz Inácio da Silva enfrenta a questão agrária no país. Segundo ele, o governo é "indulgente" com os abusos cometidos pelos sem-terras e deixa dúvidas com relação a forma com a qual encara o movimento.
"O problema é que houve uma divisão do governo, o ministro da Justiça [Tarso Genro] justificou e disse que era natural que houvesse invasões, que era fortalecimento do movimento, e o presidente Lula disse que isso é inaceitável. Não se sabe qual é a posição do governo a respeito", afirmou o tucano, referindo-se ao confronto entre sem-terra e cinco seguranças em São Joaquim do Monte (PE), que terminou com a morte de quatro dos seguranças no sábado de Carnaval."

(Globo Online)

CHUÀÀÀ! PETROBRAS ANUNCIA RECORDE NA PRODUÇÃO DIÁRIA DE PETRÓLEO

"A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (6) que sua produção diária de petróleo no Brasil bateu um novo recorde na última quarta (4), quando foram extraídos 2.012.654 barris, superando em 12.420 barris a marca anterior, que havia sido registrada no dia 25 de dezembro de 2007. Segundo comunicado divulgado pela empresa, a principal responsável pelo novo recorde é a entrada em operação de três novas plataformas localizadas na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro (P-51, P-53 e Cidade de Niterói). Ainda de acordo com a petrolífera, o "bom desempenho" de outras duas plataformas - P-52 e P-54 -, ambos instaladas no campo de Roncador, em Campos. Novas plataformas No mesmo comunicado, a Petrobras afirma que pretende continuar a acelerar sua produção no Brasil com a entrada em operação de novas plataformas. Um consórcio formado entre a empresa e a Petrogal pretende começar a produzir em maio o navio-plataforma Cidade de São Vicente, que fará testes de produção no campo de Tupi, localizado na camada pré-sal da Bacia de Santos (SP). Também estão nos planos da empresa a entrada em operação em 2009 de mais duas plataformas de petróleo e uma de extração de gás. Dois deles serão localizados na Bacia de Campos e um ficará encarregado da produção no campo de de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo."

(Portal G1)

TCE MULTA EX-PREFEITOS POR USO IRREGULAR DE MICRO-ÔNIBUS ESCOLARES

"O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) multou, nos últimos dias 3 e 4, dois ex-prefeitos, em decorrência de desvio de finalidade no uso de microônibus escolares. Cada um deles foi multado em R$ 3.100,00, em virtude dos micro-ônibus cedidos aos municípios pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) terem sido encontrados com utilizações distintas da sua finalidade. Na sessão do último dia 3, o pleno da Corte de Contas multou o ex-prefeito de Fortim, Caetano Guedes Júnior, em processo cujo relator foi o conselheiro substituto Edilberto Pontes Lima. Já a 2ª Câmara do TCE-CE multou, no dia 4, o ex-prefeito de Bela Cruz, Eliésio Rocha Adriano, por iniciativa do relator, conselheiro Alexandre Figueiredo.
O Tribunal fixou prazo de 30 dias para que os gestores comprovem, junto à Secretaria Geral da Corte de Contas, o recolhimento das multas, determinando ainda que os municípios se abstenham de utilizar os veículos em desacordo com as normas legais e contratuais pertinentes.
A Câmara considerou que os microônibus foram objeto dos termos de cessão realizados entre a Seduc e os municípios de Fortim e Bela Cruz, com a finalidade exclusiva de utilização para os transportes dos alunos nos trajetos lar/escola/escola/lar, nos perímetros territoriais dos municípios – devendo qualquer deslocamento além desses limites ser precedido de comunicado à Secretaria, com posterior autorização da Seduc, tendo em vista o fim exclusivo de atender aos estudantes. Os processos decorreram de representação formulada pela 5ª Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE), com repercussão na Seduc. Atualmente, tramitam no TCE-CE outros processos em situações semelhantes. A Inspetoria trabalha no sentido de apurar informações sobre possíveis suspensões no serviço de transporte escolar em municípios que não tiveram seus gestores reeleitos ou nos quais os prefeitos não elegeram seus sucessores, mesmo depois de efetivado o repasse dos recursos referentes ao ano letivo de 2008. "

(Site do TCE)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCESSA RECORD E GAZETA POR PRECONCEITO RELIGIOSO

"O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou uma ação civil pública contra a Rede Record e a TV Gazeta pedindo indenização no valor de, respectivamente , R$ 13.600.000,00 e R$ 2.424.300,00, pela suposta discriminação das religiões de origem afrobrasileira na programação das emissoras. De acordo com a Procuradoria, programas religiosos exibidos nas redes de TV utilizam há anos expressões que discriminam religiões como umbanda e candomblé, tais como “encosto”, demônios, “espíritos imundos”, “feitiçaria”, além da famigerada “macumba”. Para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Adriana da Silva Fernandes, autora da ação, as emissoras não estão imunes de responsabilidade sobre programas feitos por produtoras independentes. “A Record e a Gazeta são responsáveis pelas ofensas às religiões de matriz africana desferidas reiteradamente pelos programas religiosos veiculados em sua grade de programação”, ressaltou Adriana Fernandes.Em liminar, o MPF pede que as emissoras interrompam a exibição de programas que façam esse tipo de referência aos cultos de origem afro, e sugere multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da possível decisão da Justiça. A reportagem de Última Instância procurou a Rede Record e a TV Gazeta, mas até o momento não houve resposta. A procuradora destaca que os referidos programas ferem direitos fundamentais, como a liberdade de crença e o “respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”.

(Site Última Instância)

E DIRIA BELCHIOR: POR ISSO CUIDADO, MEU BEM... HÁ PERIGO NA ESQUINA DA RUA


Eis uma fachada de chamar muito a atenção principalmente dos motoristas e que pode causar acidente, digamos, "fatal". Trata-se da strip Adriely Fatal, posando para um comercial da boatre que fica na esquina da avenida Bezerra de Menezes com rua Professor Anacleto (Bairro São Gerardo) .
Por pouco, não tivemos o carro abalroado nesta tarde de sexta-feira por um daqueles moços assanhados e que resolveram contemplar a natureza em toda sau abundância.
Ufa!

(Foto - Paulo Moska)

PREFEITURA RETOMA TERRENO OCUPADO IRREGULARMENTE NO CONJUNTO JOSÉ WALTER

Um grupo formado por 30 guardas municipais realizou, nesta sexta-feira, a desocupação de um terreno pertencente à Prefeitura e que fica localizado no Conjunto José Walter, área da periferia da Capital. Na área, reservada para acomodar os ambulantes da Feira da Sé (Centro), já havia demarcação de cerca de 50 lotes, feita por gente que mora nas imediações.A invasão ocorreu na última segunda-feira. A desocuperação começou por volta das 9 horas e, em meio a reclamações, mas sem conflito.

O diretor-geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha, promete que todo e qualquer tipo de ação do gênero será combatida pela Prefeitura. Ele, inclusive, apela à população para que comunique fatos do gênero.

(Este Blog e Portal POVO Online)

CONGRESSO DA FAMÍLIA SHALOM DEBATERÁ DIVÓRCIO E NOVELAS DA GLOBO

Tudo pronto para o XV Congresso das Famílias Shalom, que será realizado nos dias 14 e 15 deste mês, no Centro de Convenções de Fortaleza. A promoção é do Projeto Família da Comunidade Católica Shalom e o tema do evento será "Famílias, fazei isso e sereis felizes (Jo 13,17)". Entre os pregadores convidados, estão os fundadores da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira. No domingo, haverá uma missa de cura pelas famílias, que será celebrada pelo padre Antônio Furtado. Entre várias questões que vão ser alvo de debate nesse encontro está o divórcio, segundo o coordenador do Projeto Família e organizador do Congresso, Helder Gurgel. Pesquisa divulgada no fim do ano passado mostra que, em 2007 (data em que se completou 30 anos da instituição do divórcio no Brasil), essa taxa atingiu o pico da série iniciada pelo IBGE em 1984 e chegou a 1,49 por mil (1,49 divórcios por cada mil habitantes), crescimento de 200% em relação a 1984, quando era de 0,46 por mil.
Recente estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere ainda uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas. Segundo os autores do estudo, o enredo das novelas freqüentemente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade.

SERVIÇO

Local: Centro de Convenções de FortalezaData: 14 e 15 de março de 2009Valor: R$ 15Inscrições e hospedagem: Cassiana (85) 8647-3940 - cassianalaurindo@hotmailInscrições pela Internet:

JOBIM PREVÊ CONCESSÃO DE AEROPORTOS AINDA EM 2009

Aeroporto Internacional Pinto Martins
"O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota nesta sexta-feira (6) afirmando que o processo de concessão de aeroportos para a iniciativa privada poderá ser iniciado ainda neste ano. A avaliação foi feita, diz a assessoria do Ministério da Defesa, após a participação ontem do ministro no “Seminário Bilateral Brasil-Holanda na Área de Aviação Civil e Desenvolvimento Aeroportuário”, em Brasília. Segundo Jobim, a privatização deve ser feita primeiro na gestão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) e de Viracopos, em Campinas (SP). O anúncio acontece após a briga política criada entre Jobim e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) gerada após a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de ampliar o tráfego aéreo no aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Ontem (5), Cabral anunciou que vai contestar na Justiça a decisão da agência de acabar com as restrições de voos. A agência revogou portaria de março de 2005 que limitava o uso do aeroporto à ponte Rio-São Paulo e a poucos voos regionais, liberando o aeroporto para Azul, empresa nova no mercado, e de outras companhias.
O governador do Rio de Janeiro queria que a Azul começasse a operar no Galeão, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, justamente prevendo a privatização do terminal. Cabral também ameaçou acabar com o incentivo concedido sobre o ICMS do querosene de aviação, inferior ao cobrado em outros Estados, e disse que o diálogo foi fechado pela Anac. Além disso, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurou nesta quinta-feira inquérito civil "para apurar os efeitos da eventual ocorrência de poluição sonora e impacto viário, resultantes da ampliação do tráfego aéreo no Aeroporto Santos Dumont. O procedimento estará a cargo da Promotora Rosani da Cunha Gomes, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente.
"Os estudos dos modelos de concessão estão sendo realizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e deverão ser apresentados ao governo federal até julho deste ano. Quando houver a decisão final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à questão, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entrará no processo, para elaborar os modelos dos editais de concessão", diz a nota do Ministério da Defesa."

(Congresso em Foco)

VAMOS NÓS - Na lista que técnicos do setor aeroportuário sempre difundem sobre aeroportos em condições de privatização, sempre aparece o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Mas a Infraero nega.

QUATRO AÇUDES DO DNOCS JÁ ESTÃO SANGRANDO

Quatro açudes federais dos 64 construídos e administrados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) já estão sangrando. Isso é resultado das chuvas que se intendificaram neste mês de março. Segundo o engenheiro agrônomo Luiz Paulino Figueiredo, do Dnocs, o primeiro foi o açude Patos, do Sistema Complementar (Bacia do Litoral), que tem capacidade máxima de 7.553.000 m³. O segundo reservatório a sangrar foi o São Pedro da Timbaúba, com uma lâmina de 40 cm, também do Sistema Complementar (Bacia do Litoral). Este açude é responsável pelo abastecimento dos municípios de Miraíma e Amontada, chegando ainda a perenizar um trecho de 34 km, com uma capacidade máxima de 19.259.000 m³. Em seguida, sangraram os açudes de Tucunduba e São Vicente, respectivamente localizados nas Bacias do Coreaú e Acaraú, apresentando capacidades máximas de 41.436.000 m³ e 9.845.000 m³. O Tucunduba é responsável pelo abastecimento dos distritos de Serrota e Panacuí, além de perenizar um trecho de 25 km, possibilitando a irrigação de aproximadamente 100 ha ao longo do rio perenizado. O reservatório de São Vicente, na bacia de Acaraú, pereniza um trecho de 10 km de rio, permitindo o abastecimento humano, a dessendentação animal, e induzindo ainda a irrigração de aproximadamente 100 ha no trecho citado.


(Com informações da Assessoria de Comunicação do Dnocs)

LULA PEDIRÁ A OBAMA OLHAR DESENVOLVIMENTISTA PARA AMÉRICA LATINA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedirá ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um olhar “diferenciado” e “desenvolvimentista” para a América Latina e a América do Sul, durante reunião marcada para o dia 14 de março, em Washington.“Somos um continente democrático e pacífico e os Estados Unidos têm que olhar para cá com um olhar desenvolvimentista e não apenas pensando em narcotráfico, em crime organizado”, disse Lula em conversa com a imprensa após participar de cerimônia em Vitória (ES). Segundo ele, a intenção é que os Estados Unidos sejam parceiros e ajudem a construir uma América Latina mais forte.O encontro entre os dois presidentes será realizado a convite de Barack Obama e estava inicialmente marcado para o dia 17 de março. Como a data é feriado nos Estados Unidos, a reunião foi transferida para o dia 14, um sábado. Logo após, Lula seguirá para Nova York, onde participará de seminário com investidores americanos."

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

CONFIRMADA PRIMEIRA MORTE POR MENINGITE NO CEARÁ NESTE ANO

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou, nesta sexta-feira, o primeiro caso de morte por meningite do tipo meningococemia. A vítima foi uma adolescente de 13 anos, do município de Crateús, que contraiu, em fevereiro último, a forma mais grave da doença. Trata-se do primeiro óbtido registrado neste ano, e acordo com a assessoria de imprensa da pasta.
Seis pessoas tiveram diagnóstico confirmado de meningite no Ceará: são três moradores de Fortaleza, uma do Eusébio, outra de Aratuba e oura de Monsenhor Tabosa.
De acordo com o órgão, o Estado do Ceará registrou 67 casos e 15 óbitos em 33 municípios.

* Sobre Meningite aqui.

VATICANO APOIA DECISÃO DO ARCEBISPO QUE EXCOMUNGOU MÉDICOS

"A imprensa italiana publicou, nesta sexta-feira, reportagens afirmando que o Vaticano apóia a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, de excomungar os envolvidos na interrupção da gravidez de uma menina de 9 anos. O site do jornal italiano "Corriere della Serra" mostra um texto sobre o caso. Em entrevista, o padre Gianfrancesco Grieco, diretor do Pontifício Conselho para a Família, disse que o tema é "muito, muito delicado", mas a Igreja não pode "trair" seus princípios de defender a vida desde a concepção até a vida natural, mesmo diante de "um drama humano tão forte". Ainda de acordo com o texto, o padre disse que "o aborto não é uma solução, é um atalho" e reprovou a atitude dos médicos.
A gravidez da criança foi descoberta na semana passada, depois que ela reclamou de dores e foi levada a uma unidade de saúde. Os médicos classificaram a gestação de 15 semanas como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. Segundo os médicos, a mãe pediu para que o aborto fosse realizado. O padrasto da menina foi preso, suspeito de ter abusado da garota e ser pai dos bebês que ela esperava. Ele deve ser indiciado por estupro. De acordo com a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos. A menina teve alta nesta sexta-feira e passa bem, segundo o diretor do hospital em que ela estava internada, Sérgio Cabral. Ela e a mãe devem ser encaminhadas para um abrigo no Recife, por determinação do Ministério Público. Elas não devem voltar imediatamente para Alagoinha (PE), onde moravam."

(Portal G1)

CASTANHÃO SERÁ SEDE DE TORNEIO DE PESCA


Barragem do Castanhão

Vem aí o I CASTPESCA, o torneio de pesca esportiva que se realizará no açude Castanhão, no município de Nova Jaguaribara (Vale Jaguaribano). O evento ocorrerá dias 21 a 22 e é uma promoção da MB-A Empreendimentos e da Mirza Tour ( Marketing, Eventos e Turismo), com apoio da Prefeitura de Nova Jaguaribara e Federação Cearense de Pesca e Desporto Subaquáticos (FCEPDS). O apoio é do DNOCS, Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude de Jaguaribara e do Fortaleza Convention e Visitors Bureau.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16, às 19 horas - Seminário técnico, no hotel Marina Park, com a participação das equipes inscritas;
Dia 17, às 10 horas- seminário técnico para os piloteiros e agentes locais, tendo como local a sede do Dnocs no açude Castanhão;
Dia 21 - serão observados os horários a seguir:
* Às 12 horas – chegada das equipe;
* Às 14 horas – inspeção das embarcações;
* Às 19h30min – recepção aos atletas e abertura oficial;
Dia 22 - Largada oficial às 6 horas e o início da competição às 7 horas.

. O torneio será disputado em duas etapas, com o encerramento da competição previsto para às 17h30min. A entrega da premiação - troféus, está marcado para às 19 horas.

SERVIÇO

- Maiores informações Mirza Tour, avenida Pe. Antonio Tomaz, 850, loja 42 ou pelos telefones (85) 3242.5950 e (85) 9917.0630.

BANDEIRA DA FESTA DO PADROEIRO DE MISSÃO VELHA SERÁ ECOLOGICAMENTE CORRETO

O município de Missão Velha (Região do Cariri) vai comemorar seu padroeiro, São José, a partir da manhã do próximo domingo. Neste ano, o evento será realizado destacando uma preocupação com o meio ambiente. A madeira a ser utilizada para servir de mastro para a bandeira é um eucalipto, que não está na relação das árvores em extinção e, consequentemente, não está proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O prefeito de Missão Velha, Washington Fechine (PSB), ver as festividades de São José como a mais importante do calendário do município. "Deixei de investir no carnaval para apoiar esse evento, porque sei o quanto é importante para o missãovelhense a festa do Pau da Bandeira que marca o início das festividades de São José", explica Fechine.
Durante o cortejo religioso, que parte do Sítio Terra Nova para a Igreja Matriz, no Centro, serão distribuídas mudas de plantas regionais com o objetivo, segundo o padre Ivo Alves, vigário de Missão Velha, de incentivar o plantio de árvores nativas no município.

(Com a Assessoria de Imprensas da Prefeitura de Missão Velha)

VEM AÍ MAIS UM LEILÃO DA JUSTIÇA FEDERAL

"A 20ª Vara realizará, nos dias 11 e 25 de março próximos, às 14 horas, leilão de bens penhorados, relativo a processos de execução fiscal. O leilão ocorrerá no auditório do edifício-sede da Justiça Federal do Ceará. Na primeira data, serão aceitos apenas lances superiores ao valor da avaliação do bem. Caso não haja êxito na primeira oportunidade, serão aceitos, na segunda data, lances de qualquer valor, respeitando o limite mínimo de 50% do valor da avaliação. Todas as pessoas físicas e as pessoas jurídicas regularmente constituídas podem participar do leilão. No leilão, constam imóveis (apartamentos, casas, salas comerciais e terrenos), veículos (automóveis, motos, kombis, caminhões e ônibus), bem como diversos calçados, móveis, máquinas e equipamentos. Os imóveis estão avaliados entre R$ 10.000,00 e R$ 5.455.593,33, os veículos variam entre R$ 1.800,00 a R$ 27.000,00 e os móveis variam entre R$ 350,00 e R$ 200.000,00.
O pagamento poderá ser parcelado ou à vista. Neste último caso, pelo menos 30% do valor deverão ser depositados na ocasião do leilão sob responsabilidade do leiloeiro e o restante em até 15 dias contados da data do leilão. Os valores acima de R$ 15.000,00 poderão ser parcelados em até doze prestações iguais, mensais e sucessivas, devendo o arrematante depositar, no ato da arrematação, o valor da primeira parcela."

SERVIÇO

* Sede da Justiça Federal do Ceará - Praça Murilo Borges, s/n, Centro, 5° andar.
* Clique e confira ofertas no EDITAL

(Com informações do site da Justiçla Federal do Estado)

EUA PERDEM 651 MIL POSTOS DE TRABALHO EM FEVEREIRO

"Os empregadores norte-americanos cortaram 651 mil postos de trabalho em fevereiro, levando a taxa de desemprego para o maior patamar em 25 anos, enquanto as empresas afundavam na recessão que não dá sinais de acabar, mostraram dados do governo nesta sexta-feira. Enquanto os dados ficaram próximos das expectativas dos economistas, de um corte de 648 mil empregos, as perdas de janeiro e dezembro foram revisadas acentuadamente para cima. O Departamento de Trabalho informou, nesta sexta-feira, que a taxa de desemprego subiu para 8,1 por cento, maior patamar desde dezembro de 1983. A leitura ficou acima das expectativas do mercado de um avanço para 7,9 por cento, ante 7,6 por cento em janeiro. A redução de postos em janeiro foi revisada para mostrar um declínio de 655 mil empregos, enquanto em dezembro a queda foi revisada para 681 mil, a mais forte desde outubro de 1949. Desde o início da recessão, em dezembro de 2007, a economia norte-americana já perdeu 4,4 milhões de empregos, sendo mais da metade nos últimos quatro meses. Os cortes de fevereiro ocorreram de maneira bastante generalizada, com apenas as áreas de governo, educação e serviços de saúde registrando aumento o número de postos de emprego."

(Agência Estado)

ACARAÚ REGISTRA CHUVA DE 109 MILÍMETROS

Choveu em 90 municípios cearenses, nas últimas horas, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Acaraú, com 109 milímetros. Ainda com boas chuvas São Gonçalo do Amarante, 69 mm; Paraipaba, 46 mm; Chorozinho, 45mm; e Itarema, 42 milímetros.

* Em Fortalezaz, choveu 11.2 milímetros durante a madrugada.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE PUXADA PELO SETOR AUTOMOBILÍSTICO, DIZ IBGE

"Puxada pela indústria automobilística, a produção industrial brasileira registrou recuperação em janeiro na comparação com dezembro do ano passado, com um crescimento de 2,3%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) --em dezembro, havia sido registrada queda de 12,4%. Trata-se da primeira alta neste tipo de comparação após três meses de queda. Na comparação com janeiro do ano passado, no entanto, houve recuo de 17,2%, a maior queda desde o início da série histórica, em janeiro de 1991. "Esse resultado evidencia o aprofundamento do ritmo de queda" em janeiro, diz a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.
Na comparação com janeiro do ano passado, houve redução da produção em 26 das 27 atividades analisadas --a exceção foi o segmento de outros equipamentos de transporte, com alta de 39,2%.
No acumulado dos 12 meses até janeiro, a produção manteve a trajetória descendente: o avanço no período foi de 1%, menor índice desde fevereiro de 2004 nessa comparação, quando foi registrada alta de apenas 0,2%."

(Folha Online)

TCE MULTA EX-SECRETÁRIO NASPOLINI

"O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) multou o ex-secretário da Educação do Estado, Antenor Naspolini, e mais cinco ex-gestores da pasta, por dispensa irregular de licitação em dois contratos com o Lar Antônio de Pádua, em 2002, para prestação de serviços de informática. O valor dos contratos, somados, é de R$ 1.879.783,02. Já as multas são de R$ 10 mil.Por unanimidade, Naspolini recebeu multa de R$ 3 mil. Foram multados em R$ 1,4 mil, cada, o então vice-presidente da Comissão Central de Concorrências, José Amâncio de Oliveira Carvalho; a ex-presidente da Comissão de Licitação da Seduc, Maria Elizandra Campelo Maia Nobre; a ex-chefe de gabinete da Secretaria, Edlourdes Pires Moura Coelho; a ex-ordenadora de despesas da Secretaria, Marilce Stênia Ribeiro Macedo; e o também ex-titular da Seduc, Jaime Cavalcante de Albuquerque Filho.Naspolini, que é do PSDB, foi candidato a vice-prefeito no ano passado na chapa de Patrícia Saboya (PDT). Já Jaime Cavalcante foi candidato a vereador pelo PP, hoje é secretário das Finanças de Caucaia e, cuiosamente, já foi chefe de gabinete do próprio TCE."

(Blog de Política de O POVO)

COLLOR GOSTARIA DE SER "BENJAMIN BUTTON"


"Dezessete anos depois de ter descido ao verbete da enciclopédia como um defunto político, Fernando Collor está de volta. Retorna numa vitrine modesta: a presidência da comissão de Infraestrutura do Senado. Posto obtido em aliança com José Sarney, sob aplausos de Lula.
O mesmo Sarney a quem chamara de “ladrão”. O mesmo Lula que o tachara de “ladrão”. As ofensas são reduzidas por Collor a meras “circunstâncias históricas”. Para justificar-se, puxa analogias do baú. Recorda que Carlos Lacerda, depois de personificar a retórica do ódio, viveu o seu instante de reconciliação com o alvo Juscelino Kubitschek. Cita um clássico do gênero: as pazes que Luiz Carlos Prestes se permitiu fazer com Getúlio Vargas. Sob Vargas, Prestes amargara nove anos de cárcere. Sua mulher, Olga Benário, fora enviada à morte, na Alemanha nazista. A despeito de tudo, em 1945, o líder comunista aderiu ao movimento pela permanência de Getúlio na presidência.
Presidente aos 40, Collor tornou-se ex-presidente aos 42. Hoje, com 59 anos, tenta consertar a biografia. Diz que gostaria de ter nascido na pele de Benjamin Button. Vem a ser o personagem do último filme de Brad Pitt. Um sujeito que nasce com 80 anos e rejuvenesce à medida que o tempo passa. De resto, sustenta que a agenda de Lula, como a de Fernando Henrique, não é senão uma continuação do programa do governo dele.
“Tudo o que estava preconizado naquela época vem sendo seguido por todos aqueles que vieram depois de mim...”
“...A questão da abertura, a busca do superávit da balança comercial, a inserção competitiva do Brasil no mercado internacional”.

* Confira a entrevista no Blog do Josias de Souza aqui.

COLÍRIO DO BLOG


Eis a beleza de Cléo Cadillac, afilhada da ex-chacrete e atriz pornô Rita Cadillac. Vai sair na Playboy deste mês do jeitinho que nasceu. Não é uma fofura, gente?
(Colaboração do Blog do jornalista - e gatão da Terceira Idade, segundo as moçoilas, Macário Batista)

REGIÃO DO CARIRI VAI GANHAR UNIDADE DA CEASA

O governador Cid Gomes vai assinar a ordem de serviço para construção da Ceasa do Cariri. O ato ocorrerá na próxima segiunda-feira, segundo informa para o Blog o secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, Camilo Santana.
A obra custará R$ 9 milhões.
Nesta semana, Santana visitou a Ceasa do Recife (PE), considerada modelo, tendo ao lado o dirigente estadual da Ceasa, Reginaldo Moreira, onde colheu subsídios a mais para o projeto caririense.

NEM TODO MUNDO DÁ PSIU PRO CIRO, CIRO, CIRO?

A Assembléia Legislativa do Ceará vai promover nesta segunda-feira, a partir das 9h30min, um debate sobre Os Efeitos da Crise Econômica no Ceará e no Nordeste. Os convidados para abordar o tema, no Plenário 13 de Maio da Casa, são o deputado federal Ciro Gomes (PSB), o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, e o presidente do Ipea, Marcos Pochmann.
Sem dúvida, um bom programa para o empresariado e para, com certeza, para Ciro, um presidenciável que tenta retomar espaços no cenário da sucessão num clima onde a disputa 2010 polarizou entre o PT e o PSDB.
E Ciro voltou batendo. Em Natal, onde esteve dando palestra num encontro da União das Assembléias Legislativas (Unale), não poupou críticas à política de juros e, principalmente, no modelo econômico capitaneado pelo presidente do Banco Central. Henrique Meyrelles, o tucano que deu certo na gestão do petista Lula.
E Ciro não poupou Lula, pois considerou erro grave que seus aliados só queiram apostar em Dilma Rousseff (Casa Civil) como opção para a peleja do ano que vem.
Ou seja, Ciro vai fazer de tudo para chamar a atenção para si a partir de agora. Tentará ocupar algum vácuo na peleja PT-PSDB se quiser ter sobrevida eleitoral.

VAMOS NÓS - Nem que tenha que brigar com o próprio Lula? Eis a dúvida cruel de eleitores que viam Ciro Gomes com aquele que, num passado recente, tinha tudo para ter sido o grande líder das oposições ao petismo, mas acabou atraído por um cargo de ministro da Integração Nacional.

EDUCAÇÃO DO CEARÁ ENTRA NA ERA DA HILUX

Nesta sexta-feira, a partir ds 8 horas, a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, entregará 31 caminhonetes Hilux que ficarão a serviço das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da sede da pasta, em Fortaleza. De acordo com a assessoria de imprensa da Seduc, oito dos 31 carros reforçarão as atividades da sede, enquanto 23 serão distribuídas entre as Credes. Os Credes de Maracanaú, Canindé e Horizonte receberão dois carros cada um.

* As caminhonetes apoiarão as atividades do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e o Projeto Superintendência Escolar. Foram investidos na compra dessa frota R$ 2,6 milhões.

MICRO-ÔNIBUS ESCOLAR CAPOTA EM CARIRÉ E DEIXA DOIS MORTOS


Um micro-ônibus que opera como transporte escolar capotou, nessa noite de quinta-feira, entre os municípios de Cariré e Varjota (Zona Norte do Ceará) causando a morte de duas pessoas e deixando cerca de 20 feridos. Segundo as primeiras informações, o motorista teria perdido o controle do veículo numa curva.
No micro-ônibus, estudantes da sede de Cariré que se deslocavam para a localidade de Juré após aulas.
Morreram no local o motorista Carlos Vinícius Marçal (19) e o estudante Francisco Renato da Silva (17). os corpos deram entrada no IML de Sobral.

(Com informações e foto de Wilson Gomes)

ALÉM MAR - LÚCIO DÁ ESTOCADA NO SECRETÁRIO DA SAÚDE


Eis nota publicado do Blog do ex-governador e presidente regional do PR, o médico Lúcio Alcântara, que bem poderia mexer com os brios do secretário da Saúde do Ceará, João Ananias (PCdoB):

PROEZA
Em dois anos do atual governo do Estado do Ceará, o número de casos de dengue já é igual aos quatro anos do governo anterior.

DETALHE - Lúcio Alcântara continua curtindo temporada de férias em Portugal. Mas deve retornar neste sábado, segundo seus assessores.

AGRICULTOIR É ASSASSINADO A GOLPES DE BARRA DE FERRO EM CRATEÚS

A Polícia de Crateús investiga um crime que causou comoção nesse município. Segundo as primeiras informaçoes, cinco homens assassinaram a golpes de barra de ferro o agricultor Antônio José Teixeira (26). As invewstigações ocorrem para que o caso seja elucidado, segundo informou nesta sexta-feira o plantão do Comando do Policiamento do Interior.

FAMÍLIA SARNEY É DONA DE 15 PRAIAS NO MARANHÃO

"Ocupando pela terceira vez a presidência do senado, o novo chefe da casa, José Sarney (PMDB-AP), está na mira do presidente do PT do Maranhão, o deputado federal Domingos Dutra. A briga não é por cargos, mas sim porque o parlamentar colocou a boca no trombone para denunciar que a família Sarney é dona de 38% do município de Raposo. Os Sarney, segundo Dutra, fecharam o acesso a 15 praias do município.
- A cidade é linda, as praias são maravilhosas, mas o turismo está prejudicado porque os visitantes não podem ir às praias - denuncia Dutra, que, na última sexta-feira, fez uma indicação ao ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, sugerindo a inclusão de Raposa e da Ilha de Curupu em um plano de desenvolvimento turístico completo."

(Do Blog Verde, compilado pelo Blog do Noblat)

quinta-feira, 5 de março de 2009

SENADO PEDE AO STF RETIRADA DE MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA PEC DE VEREADORES

"A Mesa Diretora do Senado decidiu, nesta quinta-feira, determinar à Advocacia Geral da Casa que retire o mandado de segurança impetrado em dezembro no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Câmara dos Deputados de não promulgar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/04. A PEC eleva o número de vereadores no País dos atuais 51.748 para 59.791 e cria 24 faixas de números de vereadores, de acordo com o tamanho da população. Em dezembro passado, o Senado aprovou a proposta, originária da Câmara, que decidiu não promulgar a proposta por entender que o texto foi substancialmente modificado pelo Senado. Deputados e senadores aprovaram a ampliação das vagas, mas, como o Senado rejeitou a redução de gastos nos legislativos municipais, o então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, se recusou a promulgar apenas o aumento do número de vereadores, pois essa medida estava condicionada à economia de recursos.
Para garantir a promulgação parcial, o Senado entrou com um mandado de segurança em dezembro no STF."

(Agência Câmara)

CALAZAR MATA TRÊS PESSOAS NO CEARÁ EM 2009

O Hospital São José (HSJ), especializado em doenças infecciosas e que tem sede em Fortaleza, divulgou, nesta quinta-feira, o registro, neste ano, de três mortes por leishmaniose visceral (Calazar), doença transmitida pelo cão. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado, já foram contabilizados 21 casos da doença em todo o Ceará em 2009. Destes, 5 foram confirmados, 6 descartados e outros 10 estão sendo investigados. Em 2008, o Ceará registrou 510 vítimas e 28 óbitos.
Só em Fortaleza, foram 10 casos e uma morte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em 2008, na Capital, foram notificados 195 casos da doença, que resultaram em 13 mortes.

GOVERNADOR DO PIAUÍ DIZ QUE DILMA TEM CREDENCIAIS PARA A DISPUTA 2010


Petista Wellington Dias foi recebido pelo tucano Bismarck Maia.

"Ter alguém que domina como ela domina o projeto é algo que a credencia", afirmou, nesta quinta-feira, em Fortaleza, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ao comentar a aprovação por 81% dos petistas do nome da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como presidenciável. Para o governador, Dilma já saiu de recente encontro do diretório nacional petista, onde a enquete foi realizada, como uma "pré-candidata".
O governador ainda complementou:."Dilma é uma pessoa muito preparada, que conhece bem o programa de governo do presidente Lula, mas Lula quer aproveitar este ano, em que não se tem eleição, para trabalhar mais com menos burocracia e trabalhar mais não só o PAC como outros projetos estratégicos para o Brasil'.
Wellington Dias transitou no fim da tarde desta quinta-feira por Fortaleza e seguiu para Portugal, onde fará contatos com empresários e participará de encontro sobre arquelogia onde seu Estado ganhará homenagem por preservar a Serra da Capivara, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo.
No Aeroporto Internacional Pinto Martins, Dias foi recebido pelo secretário estadual do Turismo, o tucano Bismarck Maia. Os dois aproveitaram para estreitar conversa sobre projetos em parceria que o Ceará e o Piauí estão desenvolvendo no campo turístico.

(Foto - Paulo Moska)

EFEITO CRISE - BRASIL JÁ PERDEU US$ 14,5 BI DE SUAS RESERVAS INTERNACIONAIS

"O Brasil já vendeu US$ 14,5 bilhões das reservas internacionais desde o agravamento da crise financeira internacional, em setembro, até o dia 2 de março. A informação foi dada pelo presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, durante o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES)No total, a injeção líquida de dólares pelo Banco Central somou US$ 27,4 bilhões. Parte desses recursos foi destinada a empréstimos e voltará para as reservas. Segundo Meirelles, US$ 9,7 bilhões foram destinados a leilões com compromisso de recompra e US$ 9,6 bilhões a leilões de financiamento à exportação. A instituição também injetou US$ 33 bilhões por meio de operações de derivativos cambiais (swap).O presidente do BC também afirmou que o financiamento das exportações está em processo de recuperação. Segundo ele, em janeiro deste ano, a renovação dos adiantamentos sobre contratos de câmbio (ACC) era de 75% e agora está em 95%.

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

CIRO GOMES DIZ EM NATAL QUE TRANSPOSIÇÃO NÃO PREJUDICARÁ NINGUÉM


No encontro da Unale, a volta do presidenciável

"O deputado federal Ciro Gomes (PSB) discursou na manhã desta quinta-feira (5), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, para uma plateia formada por deputados e curiosos sobre o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Na ocasião, Ciro, que foi ministro da Integração Nacional (Governo Lula), afirmou:
“Esse projeto, graças às criticas que recebeu, é o maior projeto do Nordeste e não prejudica nenhuma pessoa. O projeto, que beneficia 12 milhões de pessoas, não vai acabar com a seca, nem com os problemas das pessoas que residem perto do rio. Porém, posso afirmar que não prejudica nenhuma pessoa, seja ela defensora do meio ambiente, dos índios, da piscicultura, do desmatamento ou que trabalhe com navegação”.
Ciro Gomes aproveitou para explicar detalhes do projeto nos Estados da Bahia e Sergipe, que têm grupos políticos em oposição ao empreendimento. Sobre Sergipe, chegou a dizer: “Tem uma parte do projeto em Sergipe, onde as pessoas bombeiam água do rio São Francisco por cima de um muro, e quando chove tem que drenar de volta para o rio”, disse."

(Este Blog também com Portal Nominuto.com)

DETALHE - Ciro deu palestra durante o encontro da União das Assembléias Legislativas (Unale), da Região Nordeste. Entre os presentes, Domingso Filho (PMDB), que preside o legislativo estadual do Ceará. O evento serviu para reintroduzir Ciro como presidenciável na corrida 2010.

VERBAS E MST - OPOSIÇÃO QUER OUVIR MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

"O líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), quer que o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, explique supostos repasses de recursos públicos a entidades rurais que tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar suspeita que esses recursos tenham sido destinados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em requerimento encaminhado na noite de quarta-feira (4), Caiado pediu que o MDA envie ao Congresso informações sobre o volume de recursos repassados a nove entidades e identifique se esse dinheiro foi destinado ao movimento. Segundo Caiado, a partir de 2006, após ser encerrada a CPI da Terra – que investigava irregularidade em repasses a entidades ligadas ao MST –, esses grupos passaram a receber verbas substanciais do governo.
“Ele vai ter que dizer a nós para onde foi esse dinheiro. Existe uma decisão do TCU mostrando que alguns desses convênios são irregulares, mas se ele continuou alimentando, ele terá que responder por crime de responsabilidade”, considerou Caiado. “O que questiono é por que essas entidades passaram a receber repasses substanciais de verbas públicas justamente quando o Iterra, a Anca, a Concrab e a Anara deixaram de receber vultuosos repasses?”, questionou. As quatro entidades citadas tiveram repasse de recursos reduzidos após as investigações da CPI da Terra."


* Do Congresso em Foco, leia mais aqui.

PREFEITURA PASSA A RÉGUA NO IPTU COM DESCONTO DE 5% NESTA SEXTA-FEIRA

Termina nesta sexta-feira o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) deste ano, dando direito a um desconto de 5% concedido pela Prefeitura de Fortaleza para pagamento em cota única. Neste ano, a Prefeitura arrecadou 47 milhões e 313 mil Reais na primeira cota única do IPTU, que oferceu desconto de 10% para pagamentos à vista.
Os boletos do IPTU também estão disponíveis na Internet através do site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br. Para emitir o boleto online é necessário que o contribuinte tenha em mãos os números da inscrição do imóvel (que pode ser encontrada em qualquer boleto anterior) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), no caso de empresas.
O atendimento na Secretaria de Finanças do Município (Sefin) é das 8 às 16h30 (Rua General Bezerril, 724).

PLANTÃO FISCAL

* 0800 280 0155

A AMC E UMA MULTA "EXCEPCIONAL"

E o jornalista e radialista Paulo Limaverde está uma arara com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Paulo conta para o Blog que estacionou seu carro ao lado dos consultórios da Prevdente, que fica na esquina da avenida Antonio Sales com rua Tibúrcio Cavalcante. Ali existe um recuo de calçada onde funcionava uma antiga padaria. Até aí tudo bem.
O interessante é que a parada foi momentânea para o desembarque de sua cunhada portadora da Síndrome de Down e que faz tratamento dentario na empresa citada acima. Enquanto a mulher do jornalista desembarcava a deficiente, sua cunhada por sinal, um guardinha da AMC tacou uma multa por estacionamento em local proibido, apesar de não existir nenhuma placa de aviso.
Como se tratava de um recuo de calçada apropriado para estacionamento, nada impediu que o jornalista ali parasse seu carro.
Ele conta que o abuso cometido pelo guardinha se inseriu em três itens que todos da AMC deveriam conhecer:
01) existe legislação que protege as pessoas com deficiencia fisica;
02) existe o respeito que todo cidadão tem direito principalmente quando se trata de servidor pago com nossos impostos(e multas);
03) parece-nos que não existe papel carbono na AMC, pois a multa apresentada é totalmente ilegivel em sua 2ª. via, pois a primeira deve ser bastante legivel para que a AMC possa registrar a cobrança.

DETALHE - O jornalista infomra que não vai fazer nenhuma defesa, pois se sabe que nunca ninguém ganhou uma da AMC. Prefere pagar a multa e deixar aqui registrado seu protesto.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON



Benjamin Button nasce com mais de 80 anos e, aos poucos, vai rejuvenescendo. Isso acaba se tornando um problema quando ele se apaixona por Daisy. Ou seja, enquanto ele fica jovem, ela wenvelhece. Um belíssimo drama com Brad Pitt, que pode ser conferido em Fortaleza nos seguintes cinemas:
Multiplex Iguatemi 6 - às 13h10min, 16h30min e 19h50min.
North Shopping 4 - às 20h30min.
North Shiopping Maracanaú - às 16h40min e 20 horas.

* Para maiores de 12 anos.

CHEQUE SEM FUNDO FAZ POUCO CARNAVAL EM FEVEREIRO

"Dados da empresa Equifax divulgados hoje em São Paulo mostram que no mês de fevereiro foi registrado um volume de 2.196.575 cheques devolvidos. Uma queda de 8,81% em relação a janeiro de 2009. Comparado a fevereiro de 2008, o volume foi 1,31% menor.
Segundo a consultoria, a redução do volume de cheques devolvidos, em fevereiro, deve-se ao menor número de dias úteis em relação a janeiro (21 contra 19) e à melhora dos resultados da atividade comercial, fruto da ligeira recuperação das vendas dos bens de consumo duráveis e à manutenção das vendas de bens de consumo não duráveis, principalmente nos supermercados e lojas de varejo. A pequena queda em relação a fevereiro do ano passado também é atribuída ao menor número de dias úteis (19 em 2009 contra 20 em 2008).
Os dados, portanto, indicam uma estabilização no número de cheques devolvidos na comparação com igual mês no período anterior à deflagração da crise do sistema financeiro internacional.
Os resultados do levantamento da Equifax em janeiro e fevereiro já fornecem indícios de uma recuperação do nível de atividade de consumo no país, após os maus resultados do quarto trimestre de 2008. Quanto ao volume de títulos protestados, dados da Equifax mostram que em fevereiro houve uma queda de 26,71% em relação a janeiro e de 24,75% em relação a fevereiro de 2008. No mês passado, foram registrados 720.276 protestos, contra 982.825 registrados em janeiro e 957.237 em fevereiro de 2008. A redução do volume de títulos protestados em fevereiro de 2009 deve-se, principalmente, ao menor número de dias úteis e também à recuperação do nível de atividade econômica apresentada em fevereiro frente a janeiro."

(Com Blog de Jamildo - JC)

PREFEITA NEGOCIA US$ 30 MILHÕES COM BID


Luizianne e equipe na Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), esteve reunida, nesta tarde de quinta-feira, em Brasília, com o secretário do Tesouro Nacional (STN), Arno Hugo Augustin Filho. Ali, tratou de detalhes relacionados à liberação de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiamento de programas voltados para a juventude. Luizianne quer recursos da ordem de U$ 30 milhões e inclui nesse projeto os Centros Urbanos de Cultura Arte, Ciência e Esporte (Cucas). Ela discutiu tambem verbas do Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis) para obras de infraestrutura na área do saneamento.

Com a prefeita, estiveram na audiência o secretário de Finanças, Alexandre Ciandini, o secretário de Infraestrutura, Luciano Feijão, o coordenador de Políticas Públicas de Juventude, Afonso Tiago, e o representante do escritório da Prefeitura em Brasília, Marcos Moura.
O deputado federal Eudes Xavier (PT) conferiu também o encontro.

(Foto - Divulgação)

BANCOS VÃO AO STF CONTRA GANHOS DE CORRENTISTAS COM REVISÃO DE PACOTES

"A Confederação Nacional do Sistema Financeiro protocolou nesta quinta-feira, 5, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação pedindo que os planos econômicos sejam considerados constitucionais. Na ação - que tem o nome jurídico de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental -, a confederação alega que há milhares de ações na Justiça que pedem reparação pelos planos econômicos e que, se os correntistas forem vencedores, os bancos poderão amargar prejuízo de até R$ 170 bilhões.
No entanto, se os bancos ganharem, milhares correntistas não receberão indenização por perdas nos planos. Até o momento, não foi indicado o relator da ação. "

(Agência Estado)

ESTAMOS DANDO MILHO AOS POMBOS?


A festa dos pombos em frente ao Palácio do Bispo, antiga sede da Prefeitura.

Fortaleza, nestes tempos de chuva, está mais suja do que nunca e com uma buraqueira de fazer qualquer um perder a paciência.

(Foto - Paulo Moska)

CEF DISPONIBILIZA CRÉDITO PARA SERVIDOR DO JUDICIÁRIO DO CEARÁ ADQUIRIR A CASA PRÓPRIA

O Tribunal de Justiça do Ceará vai firmar convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para assegurar aos servidores do Poder Judiciário acesso ao programa de financiamento facilitado para a aquisição da casa própria. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo presidente do TJ, desembargador Ernani Barreira, que participa em Salvador (BA) de reunião do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do País.
A CEF está preparando as regras do contrato e o presidente do TJ, espera apresentar todo o programa ainda neste mês.
Os servidores dos Governo do Estado e da Assembléia Legislativa já contam com essa linha de crédito.

PREÇO DO TRIGO AUMENTARÁ AINDA NESTE MÊS


O diretor da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e do Grupo M. Dias Branco, Eugênio Pontes, anunciou, nesta quinta-feira, em Fortaleza, que o preço da saca do trigo deverá sofrer novo reajuste até o fim deste mês. Segundo disse, porque os estoques do trigo argentino adquirido pelos moinhos brasileiros estrá chegando ao fim e a Argentina, principal fornecedor, continua impondo restrições às importações do produto.

Eugênio Pontes revelou que a tonelada do trigo está custando atualmente US$ 240,00 em média, valor que "deverá sofrer aumento" porque não houve ainda condições, da parte do governo brasileiro, de operacionalizar o trigo de outros Países como a Rússia, uma das alternativas.

"Os custos devem ficar onerados para os moinhos e o repasse será inevitável", adiantou Pontes, ao chegar dos EUA, onde passou temporada. Indagado sobre qual seria o percentual desse repasse, Eugênio Pontes afirmou não haver ainda uma definição. A Abitrigo deve ter reunião sobre o assunto nos próximos dias, em São Paulo.

JUSTIÇA DERRUBA PRECONCEITO NO CONCURSO DA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO CEARÁ

"O requisito estabelecido pelo Edital relativo ao concurso de admissão à Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará que trata da condição de o candidato ser solteiro, e que não pode viver em concubinato ou união estável nem ter filhos (item 3.1.2, alínea “b”), foi afastado das Instruções Reguladoras do Concurso de Admissão e da Matrícula na Escola de Aprendizes-Marinheiros (PSAEAM), referentes ao processo seletivo para matrícula em 2009. A decisão foi do juiz federal José Eduardo de Melo Vila Filho, da 6ª vara federal, da Seção Judiciária do Ceará, que deferiu o pedido de liminar na ação civil pública promovida pela Defensoria Pública da União. Ressalta a Defensoria que “o citado item fere normas constitucionais, afrontando diretamente o princípio da isonomia, liberdade, acesso à educação e à qualificação para o trabalho”. A Defensoria Pública da União também pediu que fossem suspensos todos os indeferimentos de inscrição ou eliminações do certame por motivo relacionado ao referido requisito.
Segundo o juiz federal, “não existe previsão legal para o requisito estabelecido no Edital, no sentido de especificar limitações quanto ao estado civil dos candidatos”.

* Do Site Justiça Federal do Ceará, leia mais aqui.

LULA SERÁ RECEBIDO POR OBAMA NA CASA BRANCA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Casa Branca, no próximo dia 14, um sábado. Originalmente, a visita estava marcada para o dia 17, mas, por um problema de agenda, a data foi transferida. É considerada uma deferência ao Brasil receber Lula em um sábado. A Casa Branca deve divulgar mais informações ainda hoje sobre o encontro dos dois presidente. De Washington, Lula seguirá para Nova York, onde participa de seminário promovido pelos jornais Valor e o The Wall Street Journal. Lula vai se encontrar três vezes com Obama num intervalo de pouco mais de um mês: em Washington, no dia 14 de março; em Londres, no dia 2 de abril, na reunião do G-20; e em Trinidad Tobago, entre os dias 17 e 19 de abril, durante a Cúpula das Américas.

(Este Blog com Rádio O POVO/CBN)

PARCERIA CID-LUIZIANNE GERA DEBATE NA CÂMARA

“Acorda Fortaleza bela adormecida. Obrigado prefeito Cid Gomes”, afirmou da tribuna da Câmara Municipa, nesta quinta-feira, o vereador Doutor Ciro (PTC). Ele ironizou a participação da prefeita Luizianne Lins (PT) na parceria com o Governo do Estado para execução de obras estruturais em Fortaleza. A base aliada da prefeita reagiu em defesa da união de recursos para obras de estruturação do Centro de Fortaleza, reforma do Estádio Presidente Vargas e da finalização da Vila do Mar, antigo projeto Costa Oeste. Eliane Novais (PSB) disse, da tribuna, que o governador Cid Gomes não quer ser prefeito de Fortaleza. “Ele é um aliado e existe de sua parte uma grande preocupação e compromisso com a cidade e o povo de Fortaleza. Somos aliados”, declarou. O líder da prefeita, Acrísio Sena (PT), lamentou ironias e afirmou que o interesse da cidade está acima de questões políticas.
Em aparte, o vereador João Alfredo (PSOL) indagou pela contrapartida do município. “Nós queremos soluções, mas parece que não está existindo uma real parceria entre Município e Estado. Essa entrada do governador expõe uma chaga dessa administração que é a dificuldade de tomar decisões”, alfinetou.

CESTA BÁSICA REGISTRA QUEDA EM FORTALEZA

Fortaleza e mais 13 Capitais brasileiras registraram em fevereiro queda no preço da cesta básica em relação ao mês de janeiro, segundo a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Das 17 capitais pesquisadas, apenas Recife (1,31%), João Pessoa (0,78%) e Curitiba (0,21%) tiveram alta em comparação ao mês anterior. A maior queda foi registrada em Belo Horizonte, onde o preço caiu 6,36%. Na Capital cearense, a redução foi de 2,16%.
No período de 12 meses, no entanto, entre março do ano passado e fevereiro deste ano, a alta da cesta básica superou os 10% para 8 capitais, sendo que as principais elevações foram em Florianópolis (17,53%), Vitória (17,47%), Salvador (17,47%) e Curitiba (16,22%). São Paulo e Recife tiveram os menores avanços, apresentando variação de 4,92% e 4,59%, respectivamente.

(Este Blog com Dieese)

SENADO DIVULGARÁ GASTOS COM VERBA INDENIZATÓRIA. A PARTIR DE ABRIL

"A Mesa Diretora do Senado informou hoje que vai divulgar na internet, a partir de abril, as notas fiscais apresentadas pelos senadores para justificar a verba indenizatória de R$ 15 mil mensais. A mesma decisão foi tomada há duas semanas pela Câmara dos Deputados. A verba indenizatória é usada para gastos extras nos estados.
A pressão por maior transparência na prestação de contas do congressistas surgiu após denúncias contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), ex-corregedor da Câmara, dono de um castelo avaliado em mais de R$ 20 milhões, que renunciou ao cargo. "

(Globo Online)

PATRÍCIA VIVERÁ UM DIA DE PREFEITA


E a senadora Patrícia Saboya (PDT) acompanhará a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Fátima Catunda, numa solenidade marcada para esta sexta-feira, a partir das 9h30min. Ela vai entregar 137 computadores a 18 Projetos ABCs e a 10 centros comunitários em Fortaleza. O ato ocorrerá no Projeto ABC do bairro João XXIII e todos os equipamentos foram adquiridos por emendas da senadora.
Os ABCs foram idealizados por Patrícia Saboya, quando ainda primeira-dama do Estado (1991-1994). No ano passado, uma avaliação constatou a necessidade do reaparelhamento das unidades.

DETALHE - Esse ato mostra que as rugas da última campanha em Fortaleza entre Patrícia e o seu ex-cunhado, o governador Cid Gomes, apoiador da reeleição da petista Liuizaionne Lins, viraram, pelo visto, coisa do passado.

DILMA VIRA TIETE DO PADRE MARCELO?

"A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já está mesmo em campanha para se tornar mais popular e ganhar prestígio junto ao povo católico. Ela vai estar nesta quinta-feira participando da missa do Santuário do Terço Bizantino, na Xona Sul de São Paulo, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
De acordo com a coluna, Dilma estará nesse altar com o religioso, mais precisamente na área VIP, que é reservada a políticos, artistas e atletas.
Pela legislação eleitoral, nenhum candidato pode fazer campanha agora.

BOM LEMBRAR: Bater o ponto nessa missa do Padre Marcelo Rossi costuma ser parada obrigatória de todo candidato. A maioria dos postulantes à Prefeitura de São Paulo passou por lá.

(Folha Online)

PROJETO QUER CRIAR O ProUNI DO CEARÁ


Em tramitação na Assembléia Legislativa um projeto de lei de iniciativa do deputado petista Artur Bruno, que quer a criação do Programa Universidade para Todos - ProUni-Ceará.
O objetivo dessa sugestão ao Executivo, pois projeto de indicação, é permitir a concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinqüenta por cento) para cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

Conforme Bruno, isso valendo para instituições privadas de ensino superior do Estado do Ceará, com ou sem fins lucrativos.
O parlamentar avalia que seria uma forma de democratizar o setor, garantindo para o aluno da escola pública acesso ao ensino superior.

AMC REALIZA DOMINGO 2ª ETAPA DO SEU CONCURSO

Os 300 candidatos aprovados para a segunda etapa do concurso da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) vão se submeter a mais uma etapa do certame: avaliação psicológica, neste domingo, das 9 às 13 horas. Os candidatos deverão chegar ao local com uma hora de antecedência, portando um documento oficial de identidade original, segundo informações do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh).”
O concurso da AMC convocará de imedita os 50 primeiros colocados para agentes de trânsito e abrirá para formação de cadastro. Na seleção, já houve prova objetiva. Depois da avaliação psicológica, virão teste físico e o curso de formação profissional. Os

SERVIÇO

* Local - Colégio Juvenal de Carvalho: Av. João Pessoa, 4279, Damas (entrada pela Rua Delmiro de Farias nº 915).
* Mais informações: 3433.2985 ou 3433.2986.

(Com Assessoria de Imprensa da AMC)

PC DO B NÃO ABRE MÃO DE TER CANDIDATO AO SENADO, REAFIRMA INÁCIO


O senador Inácio Arruda (PCdoB) anuncia, mais vez, que seu partido não abre mão do desejo de disputar o Senado na chapa pró-reeleição do governador Cid Gomes. Ele afirma que o PCdoB não pode mais ser coadjuvante e que tem nome em condições de surpreender na disputa.

Inácio citou o deputado federal Chico Lopes, o segundo parlamentar mais votado em Fortaleza, como aquele que poderia capitalizar para uma chapa que contará com o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, na outra vaga de senador.

Essas posição de Inácio pode ser conferida no programa Questão de Ordem, da TV Assembléia, que irá ao ar a partir das 19h40min desta quinta-feira. A apresentação é do jornalista e radialista Renato Abeu.

LULA DEFENDE ESTATIZAÇÃO DE BANCOS EM TEMPOS DE CRISE

"Em seminário voltado à discussão do desenvolvimento do país em tempos de crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira, que os países mais diretamente envolvidos na turbulência internacional estatizem os bancos.
Esta seria, segundo Lula, a saída para o retorno do crédito, que secou durante a crise.
"Será que os países ricos vão continuar apenas colocando dinheiro com o intuito de salvar os bancos ou será que algum país terá coragem de, sem medo da palavra, estatizar os bancos, recuperá-los e fazer voltar o crédito", disse Lula em discurso na abertura do evento."

(Reuters)

POIS É, azar teve o Banco do Estado do Ceará (BEC) que foi quebrar em época de vacas gordas. Não é mesmo?

ONZE PARLAMENTARES INVESTIGADOS PELO STF PRESIDIRÃO COMISSÕES NO CONGRESSO

"Reportagem publicada na edição de hoje da Folha informa que 31 comissões permanentes do Congresso serão comandadas por 11 parlamentares investigados ou processados no Supremo Tribunal Federal. Os presidentes das 20 comissões permanentes da Câmara e 11 do Senado foram eleitos ontem. Entre os 11 presidentes de comissões do Congresso sob investigação está o tucano Eduardo Azeredo (MG), enunciado pela Procuradoria Geral da República por envolvimento no mensalão mineiro --esquema de desvio de verba supostamente ocorrido no período em que ele tentava se reeleger ao governo de Minas, em 1998. Ele preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado. A reportagem diz que alguns presidentes de comissões estão envolvidos em novas denúncias. E cita o caso de Silas Câmara (PSC-AM), presidente da Comissão da Amazônia. Depois de ter sido acusado por ex-funcionários de gabinete de embolsar parte de seus salários, ele é suspeito agora de falsificar a certidão de nascimento da filha adotiva para inscrevê-la no plano de saúde de funcionários da Casa. Também são investigados os deputados Roberto Rocha (PSDB-MA), Sabino Castelo Branco (PTB-AM), Eduardo Sciarra (DEM-PR), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Eduardo Gomes (PSDB-TO); e os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Leomar Quintanilha (PMDB-TO), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Fernando Collor (PTB-AL)."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ VAI CONVOCAR CONCURSADOS

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira, anunciou, nesta quinta-feira, que, dentro de 20 dias, vai convocar os 190 candidatos aprovados em concurso público realizado pela administração do desembargador Fernando Ximenes.
Ele disse, no entanto, que essa convocação só deverá ocorrer logo após o Pleno do Triobunal aprovar o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Poder Judiciário. Feito isso, a mensagem será enviada para a Assembléia Legislativa, onde a aprovação será imediata.

Bem, se for igual ao ritmo da aprovação da mensagem que criou 41 novos cargos comissionados, os concursados podem ir pra galera. Nem uma conferida no quórum da sessão que aprovou essa matéria foi pedido pelos senhores deputados, segundo assessores do legislativo.

DETALHE - Ernani Barreira está em Salvador participando de reunião do Colégio de Presidente de Tribunais de Justiça, onde o tema é a virtualização dos processos como forma de dar maior celeridade às atividades nesse âmbito.

ÁRVORE TOMBA EM AVENIDA E ATINGE CARRO

Ás 7 horas desta manhã de quinta-feira, uma árvore desabou na avenida Sargento Hermínio (Bairro Presidente Kennedy), na altura do Conjunto Castelo Branco. Moradores informaram que a árvore foi plantada no início da década de 1970, logo depois da inauguração do conjunto, em 1968, e há mais de dez anos ameaçava cair. Alguns moradores disseram ter visto um grande "clarão", indicando que o motivo da queda pode ter sido um raio. Na hora da queda um intenso e engarrafado trânsito na avenida e um empresário acabou ficando preso com seu carro entre os galhos, sendo retirado por soldados do Corpo de Bombeiros, cerca de meia hora depois. Os danos foram só materiais.

No meio do caminho da avenida Sargento Hermínio há uma árvore...
E um carro acabou presos entre os galhos. Só danos materiais.
(Foto de Leitor do Blog)