quinta-feira, 5 de março de 2009

A AMC E UMA MULTA "EXCEPCIONAL"

E o jornalista e radialista Paulo Limaverde está uma arara com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Paulo conta para o Blog que estacionou seu carro ao lado dos consultórios da Prevdente, que fica na esquina da avenida Antonio Sales com rua Tibúrcio Cavalcante. Ali existe um recuo de calçada onde funcionava uma antiga padaria. Até aí tudo bem.
O interessante é que a parada foi momentânea para o desembarque de sua cunhada portadora da Síndrome de Down e que faz tratamento dentario na empresa citada acima. Enquanto a mulher do jornalista desembarcava a deficiente, sua cunhada por sinal, um guardinha da AMC tacou uma multa por estacionamento em local proibido, apesar de não existir nenhuma placa de aviso.
Como se tratava de um recuo de calçada apropriado para estacionamento, nada impediu que o jornalista ali parasse seu carro.
Ele conta que o abuso cometido pelo guardinha se inseriu em três itens que todos da AMC deveriam conhecer:
01) existe legislação que protege as pessoas com deficiencia fisica;
02) existe o respeito que todo cidadão tem direito principalmente quando se trata de servidor pago com nossos impostos(e multas);
03) parece-nos que não existe papel carbono na AMC, pois a multa apresentada é totalmente ilegivel em sua 2ª. via, pois a primeira deve ser bastante legivel para que a AMC possa registrar a cobrança.

DETALHE - O jornalista infomra que não vai fazer nenhuma defesa, pois se sabe que nunca ninguém ganhou uma da AMC. Prefere pagar a multa e deixar aqui registrado seu protesto.

9 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo, caro Paulo Limaverde. Nessa história aí a AMC seguiu direitinho o que o senhor mandava em seu programa na rádio Iracema que eu assistia...

Bote seu Paulo. Ou melhor, bote no seu Paulo. ahahahah

Anônimo disse...

Eu tb levei uma multa da AMC a uma da manha. Melhor levar multa ou ser assaltado?

é uma sinuca isso.

Marcos_Ce disse...

Medo, muito medo da AMC. Procuro ser o mais correto possível no trânsito, faço revisões nas lâmpadas do carro regularmente. Sempre gostei de dirigir mas hoje eu saio de casa apreensivo pois tenho que "lutar" contra os buracos, os maus motoristas e os maus funcionários públicos. Infelizmente somos reféns do autoritarismo da AMC que faz o que quer.

Anônimo disse...

Legal, agora ninguem vai acionar os meios legais contra irregularidades porque ninguem nunca ganhou. Uma bela atitude cidadã. Vamos ficar refens do Estado. O estado é quem tem de respeitar o cidadão. As pessoas do meio de comunicação, que possuem uma arma tão poderosa poderiam usar seus exemplos pessoais para orientar a população, mas...

Anônimo disse...

Os guardinhas da AMC são ex-vestibulandos frustrados que não conseguiram entrar na faculdade e desaguam as incompetencias no dito cidadão que sai de casa para ganhar o pão nosso de cada dia e enfrentam o autoritarismo dirigido por incompetentes.Quanto ao Paulo não entrar com a defesa ele faz muito bem pois abriu um forum de debates contra o cancro chamado AMC.

Anônimo disse...

É a indústria da multa, o objetivo não é salvar vidas, mas arrecadar. Duvido encontrar algum deles orientando o tráfego.

Mas tudo tem seu consolo, Paulão. Eles nunca estão equipados com bafômetro. Então venha no Eusébio pra gente botar a conversa em dia, pq daqui até o Bali é território sem lei. Abração, amigo.

Assis Aderaldo

Simone Cavalcante disse...

É uma pena que " os play mobil" do transito so aparecem onde realmmente não são chamados. A função deles é por ordem no transito, será que estão cumprindo? Acho que não, basta observar avenidas como Antonio Sales, Santos Dumont, Padre Valdevino em qualquer horário que o engarrafamento se estende e não aparece nenhum para por ordem. Mas quer mesmo encontrá-los, basta ir nas proximidades do Center Um que eles estão lá multado durante todo o dia.

Anônimo disse...

O seu Paulo deve fazer a defesa, sim. Se a multa é irregular, deverá ser indeferida. Quanto aos agentes da AMC, no último concurso a maioria dos que passaram tem nível superior e é por isso que hoje não existe mais aquela história de "molhar a mão do guarda". Infrator já não pode usar de subterfúgios para infringir as leis de trânsito. Infelizmente não gostamos mesmo de ser fiscalizados, pois cumprir a lei é sempre para o outro e não para nós. É só dá uma voltinha na Beira Mar; mesmo com várias placas de estacionamento proibido, basta a AMC sair da área para se formar uma grande fila de carros estacionados (próximo ao 50 sabores, peixada do meio...). E assim o trânsito de Fortaleza se torna cada vez mais caótico.

Anônimo disse...

Com certeza essa notificação cabe recurso, o fato como foi narrado pelo Paulo não configura estacionar em local proibido. o Código de Trânsito Brasileiro distingue o estacionamento e a parada, no caso em epígrafe ele apenas parou para descer passageiros, dessa forma caracterizou-se uma parada, que é
permitida até mesmo em locais de estacionamento proibido, é lógico, desde que essa para seja rápida.
Porém o mais importante é que esse fato nos leva a repensar no trânsito caótico de uma metrópole. A AMC é só parte desse problema, senão vejamos:
I - A formação do nosso motorista é péssima, se vc fizer dez perguntas sobre leis básicas de trânsito a maiorias dos motoristas vão errar as dez.
II - Não existe investimentos em infraestrutura de trânsito na nossa cidade e a sinalização é pessimamente mantida.
III - A AMC é mal administrada e os agentes são mal formados, não encontramos os agentes nos pontos críticos nos horários de "rush", as multas por estacionamento proibido são importantes, pois a lei tem que ser cumprida, mas gerenciar trânsito não é só isso. Tem que haver um trabalho preventivo e educativo.
IV - A formação de trânsito tem que começar nas ecolas, públicas e privadas, e deve ser continuada, pois o trânsito não é formado somente por motoristas, é importantíssimo a educação do pedestre.
V - As fiscalizações devem ser mais efetivas, existem veículos rodando em péssimo estado de conservação, isso é um risco para outros motoristas, suas famílias e para os pedestres.
Na verdade esse assunto é bem complexo, porém se nossas autoridades fizessem, com responsabilidade e competência, o que deve ser feito não estaríamos nesse caos de hoje.