quarta-feira, 4 de março de 2009

CEMITÉRIO VIRA PONTO TURÍSTICO EM FORTALEZA


Do professor e antropólogo Antonio Mourão Cavalcante recebemos a seguinte mensagem:

Caro Eliomar de Lima,

Fui ao Cemitério São João Batista, em Fortaleza, acompanhar o enterro do pai da Isabel Gurgel (jornalista e prima de minha esposa, Zilma). No corredor central, em frente à Capela, deparei-me com essa bizarra faixa.

Será que as autoridades de turismo de Fortaleza e do Ceará concordam com a idéia?

Um abraço,
Mourão.

14 comentários:

Anônimo disse...

Se não concordam devem concordar pois o Cemitério São João Batista é repleto de obras de arte em seus túmulos e Jazigos.

Anônimo disse...

Acho que faixa não é a forma de propçagandear obra de arte do cemitério. Deve ter outro tipo de ação. De qualquer forma, acho também bizarro esse tipo de publicização.

Anônimo disse...

Eliomar, depois que perdemos a Praia de Iracema, a Praia do Futuro, os parques e outros pontos turísticos, só nos resta o cemitério. Literalmente.

ericodias disse...

Isso acontece no mundo todo, o problema é que como alhures nem sempre os turistas respeitam o luto e o pesar das familias.

Anônimo disse...

Professor Mourão, nos cemitérios tem arte e história ! O senhor como antropólogo não vê isso !O Walter tem razão !

João Teles

Anônimo disse...

Não discuto a forma de propagar o assunto. Mas nenhuma novidade. A Argentina ja faz isso ha muitos anos, o famoso Recoleta, onde esta sepultada a familia Peron.
E não são pioneiros no mundo. No São João Batista, no Rio, também existe este tipo de visita turistica. não esqueçamos, que se bem orientados os visitantes terão uma aula de história do Ceará, inesquecivel.Ali estão os maiores vultos que do Ceará ja produziu. Ja era tempo de se pensar nisso.
" A cultura de um povo se conhece pela conservação dos seus cemitérios" Alexandre Dumas, (1802 — 1870). Fortaleza, só tem a ganhar.

Anônimo disse...

Em tempo, acho que esta máxima não é do Alexandre Dumas, pai e sim do filho (Paris, 27 de Julho de 1824 - Marly-le-Roi, 27 de Novembro de 1895)

Anônimo disse...

Mourão, na empolgação de sua campanha sistemática contra a prefeita revelou extrema ignorância em relação à importância cultural e histórica do cemitério São João Batista.

Os jazigos ali existentes expõem obras de arte sacra e contam uma parte da história de Fortaleza.

Resquiescat in pacem, Mourão.

Anônimo disse...

Em toda a Europa os cemitérios são pontos turísticos, ou não?

Anônimo disse...

Visite o Ceará e conheça a Cruz das Almas do Cemitério de S.J.Batista.Veja na entrada o tumulo de um agiota com um anjo cobrando 20% de juros.Aproveite e tome um banho nos tanques e se bronzeie deitado numa lápide.Aos mais velhos sugerimos ficar logo por lá e praticar o Turismo Eterno...

Pedro Guimarães disse...

Que bom ver nos comentários pessoas inteligentes (embora ainda alguns com ironia e idéias antigas).
Eu não concordo com a forma de divulgação desse serviço. A faixa na entrada do cemitério tira o ar de respeito e luto do local. As famílias e amigos, em suas dores, se sentem até ofendidos. Mas acho extremamente interessante que o Cemitério São João Batisa sirva de espaço turístico, vide os ilustres cearenses enterrados lá, além das belíssimas construções.
Um passeio com um competente guia (que deve ser responsável por instruções de respeito aos visitantes) será uma prazeirosa e rica aula de história de nosso estado. Eu irei fazer turismo no Cemitério São João Batista.

THATI disse...

Realmente a divulgação não é das melhores, porém concordo com todos que acreditam que o cemitério pode sim ser um local turístico. Muitas pessoas acham que Fortaleza só tem praia e sol para oferece (isso é ignorância)...Praticamente no mundo todo existem visitas turísticas em cemitérios. Aqui, como sempre, permanecemos com essa mentalidade provinciana de que cemitério é um local ruim, de onde todos devem manter distâcia, esquecemos, porém, que no cemitérios existe memória, história, arte, cultura, política. Enfim, vamos valorizar todos os espaços históricos da nossa cidade e deixar de preconceitos no mínimo sem fundamento!
Ass.: That (estudante de História e de Turismo- thatianefs@gmail.com)

elaine disse...

Otima ideia, talvez assim o lugar seja mais preservado e ganhe mais atençao.É um espaço repleto de obras de arte e história.No entanto os guias devem ter bastante conhecimento sobre a historia do lugar e nao apenas espacial, é preciso selecionar bem o pessoal.

Anônimo disse...

É uma boa idéia. Muito inteligente. Espero que o Cemitério seja mais valorizado e que as superstições sejam deixadas de lado. As obras de arte agradecerão! Parabéns!