sábado, 6 de dezembro de 2008

ARQUITETO INSISTE: QUE ICA/UFC NÃO VÁ PARA ÁREA DA CASA JOSÉ DE ALENCAR

Do arquiteto José Sales, colaborador deste Blog, recebemos, neste sábado, artigo onde ele destaca a vitória dos ambientalistas que evitaram a ida do ICA/UFC para a área da Casa José de Alencar, em Messejana. Confira o teor e tire suas conclusões:

Parabéns a nós todos que justificamos, cada um à sua maneira, a permanencia da integridade do Sítio Alagadiço Novo e da Casa José Alencar. Agora temos uma segunda e uma terceira partes da lição a ser feita:

A segunda parte da licão é justificar à administração superior da Universidade Fedral do Ceará que é correta a permanencia do Instituto de Cultura e Arte (ICA) no Benfica. Um "input" que foi até indiretamente listado como importantíssimo pelo megaurbanista Jaime Lerner em palestra aqui entre nós, quando, categoricamente, afirmou que cabe à Universidade uma parte da responsabilidade na retomada de funções qualificadas e dinamismo das áreas centrais de nossas cidades, na contemporaneidade, por serem pólos de educação e cultura. O próprio Reitor Jesualdo, embora insista que o ICA é uma "proposta nova", reconhece que este pleito tem justificativa.

A terceira parte se refere a alertar, também a Administração Superior da UFC, que existem verbas "registradas e sacramentadas" no PRODETUR NE II no capítulo PRODETUR-Ceará, para restauração e requalificação do Sítio Alagadiço Novo e Casa José de Alencar. Isso está "escritinho" no PDITS/Plano de Desenvolvimento Institucional do Turesmo Sustentável do Estado do Ceará, que vem a ser a roteirização do programa aprovada pelo BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Conselho do Pólo de Turismo Ceará Costa do Sol Poente(Nome própria a instancia e aprovação).

Bom semana à todos e bons pensamentos.
Cordialmente
José Sales

E NO BRASIL DA PIADA, QUEM NÃO RI...


ZÉ DIRCEU: IMPRENSA TORCE PELO AGRAVAMENTO DA CRISE


O ex-ministro José Dirceu voltou a criticar a imprensa em seu Blog. Foi neste sábado, quando lamenta que a mídia parece estar torcendo pelo agravamento da crise financeira internacional. Ele qualifica a postura dos jornais brasileiros de “catastrofismo exacerbado” e acusa articulistas de torcerem pelo agravamento das dificuldades econômicas. Confira:
Na imprensa em geral, e na Folha de S.Paulo de hoje, em especial, articulistas torcem para que a crise se agrave. Um deles chega ao ponto de negar a realidade. Para dizer que estamos privatizando os lucros e socializando os prejuízos, afirma que no Brasil não há recurso público no apoio ao aumento do crédito.
Como não? São recursos do compulsório!Um desses articulistas afirma que o crédito foi restabelecido pelos bancos. Por que? Para desqualificar as críticas do presidente Lula aos bancos privados.
Mas ao escrever isso o autor nega notícia do próprio jornal que informa que os empresários na FIESP disseram ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o crédito piorou nesta semana.
Outro diz a barbaridade de que Fernando Collor também era popular no começo de seu mandato. Para relativizar a popularidade de Lula, um terceiro confunde de propósito um discurso político com uma declaração formal do governo brasileiro na reunião do G-20."

* Do Blog do José Dirceu, leia mais aqui.

ESTIAGEM ATINGE 403 MUNICÍPIOS DO NORDESTE

"As chuvas provocam grandes estragos em Santa Catarina, a estiagem afeta 403 municípios em oito dos nove Estados do Nordeste. A Bahia é o Estado com o maior número de municípios que decretaram situação de emergência - 101 no total. Em seguida aparece o Piauí, com 72 cidades. Em todos os Estados, os maiores problemas concentram-se nas regiões rurais dos municípios. Como acontece todo ano, ao decretar situação de emergência, o município espera a ajuda do governo federal por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O órgão atende as cidades afetadas com a Operação Carro-Pipa, programa que distribui água às regiões com a ajuda do
Municípios atingidos pela estiagem por Estado.

Atualmente, 486 municípios estão inseridos no programa, sendo 433 no Nordeste. Só na Bahia, a operação está acontecendo em 107 municípios. Na Paraíba, são 89 cidades e no Ceará são 71, seguido por Pernambuco (68), Piauí (48), Rio Grande do Norte (40), Alagoas (33) e Sergipe (10). Fora o Nordeste, Minas Gerais (41) e Tocantins (12) também estão sendo atendidos, segundo a Defesa Civil Nacional. O Estado de Pernambuco também é um dos que mais sofrem com a estiagem."


* Da Folha Online, leia mais aqui.

STJ - ADVOGADO INADIMPLENTE NÃO PODERÁ VOTAR EM ELEIÇÃO DA OAB

"Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) somente podem exercer o direito ao voto se estiverem em dia com as obrigações financeiras perante a instituição. A decisão é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao concluir que o dispositivo do Regulamento Geral da Ordem (artigo 134) não fere o artigo 63 do Estatuto do Advogado (Lei n. 8.906/94). Após serem impedidos de votar nas eleições corporativas por estarem inadimplentes, os advogados da Seccional do Ceará entraram na Justiça, por meio do Ministério Público. Desde a primeira instância, no Ceará, a Justiça vem entendendo que a inadimplência de advogados perante a Seccional pode, sim, impedir o exercício do direito de votar. Ao examinar a apelação, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu, preliminarmente, pela legitimidade do Ministério Público para a ação penal em defesa dos direitos da classe. Segundo entendeu o TRF, a ação diz respeito a uma categoria de pessoas determináveis (advogados do Estado do Ceará), entre as quais existe uma mesma relação ou situação jurídica subjacente, isto é, o exercício da profissão de advogado e a sujeição ao mesmo órgão de regulamentação e fiscalização.

“O objeto da lide (impedimento à votação) é relativamente indivisível, porquanto a satisfação de um só implica a satisfação de todos”, considerou o relator do TRF. Ainda segundo o magistrado, o pedido da inicial volta-se não apenas para a eleição que estava sendo promovida à época da eleição, mas também para os pleitos que a apelada venha a promover no Estado. “Subsiste, assim, o interesse de agir do Ministério Público Federal”, concluiu. Para o TRF, o artigo 63 da Lei n. 8.906/94 gera a presunção de que só tem o direito de votar o advogado que estiver em dia com suas obrigações perante a OAB. “O dispositivo em questão do Estatuto remete ao Regulamento Geral da Ordem (artigo 34), o qual, na medida em que impõe um conteúdo normativo – in casu – a exigência da quitação com a tesouraria da respectiva Seccional para que o profissional possa votar nas eleições corporativas – não está ferindo a lei, até porque autorizado por ela.” Ainda segundo o magistrado, privar uma entidade de sua principal fonte de recursos é o mesmo que negar o seu direito à sobrevivência, o que implica lesão à economia pública."

(Site STJ)

PROTÓGENES DIZ À REVISTA ÉPOCA: "EU SÓ TEMO A DEUS"


O delegado que levou o banqueiro Daniel Dantas à prisão.

Protógenes Queiroz recebeu com satisfação a condenação, em primeira instância, do banqueiro Daniel Dantas. Dantas foi condenado a dez anos de prisão e ao pagamento de uma multa de R$ 13 milhões num processo de corrupção. Para Protógenes, a decisão do juiz Fausto De Sanctis, anunciada na semana passada, é a prova de que seu trabalho foi bem-feito. Depois de ser acusado de grampear ilegalmente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, Protógenes comemorou outra boa notícia. A sentença apontou para a presença de um aliado de Dantas no comando da segurança do tribunal. Isso lança mais dúvidas sobre a autoria de um grampo cujo áudio nunca apareceu. Um dia após o anúncio da sentença, Protógenes foi entrevistado por ÉPOCA no Rio de Janeiro.



ÉPOCA – O senhor comemorou a condenação de Daniel Dantas?

Protógenes Queiroz – A condenação de Daniel Dantas é uma vitória do povo brasileiro e das instituições do país. Trata-se de um bandido perigoso, e isso está demonstrado no conflito institucional que se instalou no Brasil a partir da Operação Satiagraha. Houve todo um trabalho para desqualificar as pessoas que o investigaram e participaram da ação penal.

ÉPOCA – Seus críticos o classificam como justiceiro.

Protógenes – Isso aí foi uma expressão construída por quem está comprometido com outros valores. Não fizemos nada de errado. Foi tudo dentro da lei.

ÉPOCA – O senhor grampeou o presidente do Supremo, Gilmar Mendes?

Protógenes – De maneira nenhuma. Isso eu posso lhe afirmar.

ÉPOCA – A que o senhor atribui essa acusação?



Protógenes – O objetivo foi atingir diretamente o doutor Paulo Lacerda, que foi afastado prematuramente de suas funções na Abin, e fabricar mais um escândalo para tentar tirar o foco do investigado Daniel Dantas. O centro dessa investigação era Daniel Dantas. E, depois disso, ele deixou de ser o centro. Quem passou a ser o centro foram o juiz, o procurador, o senador, o presidente do Supremo, o diretor-geral da Abin, o diretor-geral da PF. De Daniel Dantas não se falou mais. Foi uma operação montada para privilegiar o banqueiro.

ÉPOCA – O senhor tem projetos políticos?

Protógenes – Recebi vários convites, de vários órgãos. Não aceitei. Gosto de investigar, e só posso fazer isso como delegado de polícia.

ÉPOCA – E sua relação com o PSOL, que tem promovido atos em sua defesa?

Protógenes – Ninguém desse partido me fez proposta de me filiar ou de me comprometer ideologicamente.

ÉPOCA – Não lhe constrange, como delegado, aparecer ao lado de políticos?

Protógenes – De maneira nenhuma. Até porque não são atos políticos. São convites de instituições. O que eu falo nesses eventos é de natureza técnica.



ÉPOCA – O senhor se considera perseguido?



Protógenes – Não me considero perseguido. Só não entendi ainda, de maneira institucional, o porquê de sucessivas investigações contra mim após a operação. Isso nunca houve na PF. Nenhum delegado sofreu, depois de uma grande operação, dois inquéritos e procedimentos disciplinares.

ÉPOCA – Como o senhor se define?

Protógenes – Eu só temo a Deus. Não tenho medo de nada. Nem da morte.

GOVERNO ITINERANTE VISITARÁ SALITRE E CATARINA

O governador Cid Gomes (PSB) estará na próxima semana em mais um giro pelo Interior do Estado. É a caravana da gestão itinerante, que agendou despachos em duas das mais pobres cidades do Ceará: Salite, na segunda-feira; e Catarina, na terça-feira.

Cid deverá levar todo o secretariado e liberar uma série de projegos sociais, segundo a sua assessoria.

SERVIÇO

* Conheça Salitre aqui.

* Conheça Catarina aqui.

YOUTUBE ANUNCIA MEDIDAS CONTRA "VÍDEOS INAPROPRIADOS"

"Nesta semana, o site de vídeos YouTube anunciou uma série de medidas para evitar que os usuários vejam conteúdo inapropriado, especialmente, os ligados a sexo. Vale ressaltar que o site já remove cenas de sexo explícito quando recebe denúncias. "Nossa meta é garantir que o conteúdo seja relevante e que o internauta não se depare inadvertidamente com vídeos que fujam dessa proposta", declarou. O site afirmou, ainda, que restringirá arquivos "sexualmente sugestivos, mas não proibidos" aos maiores de 18 anos.
De acordo com informações do site G1, dentre as restrições anunciadas pelo site entram vídeos com nudez parcial, violência real, violência ficcional "impressionante" e "imagens perturbadores em um contexto inapropriado".
O texto sobre as mudanças diz, ainda, que "quando um arquivo é restrito para maiores, um alerta será exibido, indicando que só pessoas com mais de 18 anos poderão assisti-lo. Para reduzir as chances de os usuários assistirem ao conteúdo acidentalmente, ele será excluído de algumas seções do YouTube, como a página dos mais vistos". A medida vem sendo duramente criticada pelos usuários do site. O post que anunciava as mudanças, já recebeu quase 2 mil comentários."

* Leia aqui Do Portal IMPRENSA

FORTALEZA RECEBERÁ MAIS UM TRANSATLÂNTICO


Lá vem o Costa Atlântico.

E v ai atracar neste domingo em Fortaleza o transatlântico Costa Mediterrânea, da empresa de cruzeiros marítimos Costa Cruzeiro. Ao todo serão 2.680 passageiros e 897 tripulantes que devem desembarcar no Porto do Mucuripe. A cidade irá receber turistas da Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. O grupo permanecerão na cidade das 7 às 16 horas, tempo considerado pouco para a rede hoteleira, que nada aproveita, mas ótimo para restaurantes da orla e, claro, Museu da Cachaça (Maranguape), Mercado Central, Catedral, Centro de Turismo e o corredor de vendas da Monsenhor Tabosa.
O navio saiu de Savona, (Itália) e sua primeira escala no Brasil é em Fortaleza. Esta é a segunda vez que um transatlântico da empresa Costa Cruzeiro aporta por aqui.

* A Secretaria do Turismo do Ceará comemora.

BNB DIVULGA PROJETOS QUE CONSTARÃO NA AGENDA DOS SEUS CENTROS CULTURAIS

"O Banco do Nordeste do Brasil está divulgando o resultado da seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, BNB-Cariri, com sede em Juazeiro do Norte (região sul do Ceará), e BNB-Sousa, no alto sertão paraibano, durante o ano de 2009. De um total de 1.043 propostas inscritas, foram selecionadas 368, sendo: 140 de música (abrangendo 52 para a programação regular de música vocal, 23 para a programação regular de música instrumental, 22 para o IV Festival BNB da Música Instrumental e 43 para o III Festival BNB do Rock-Cordel); 70 de artes cênicas (compreendendo 44 para a programação regular de teatro adulto, infantil, de rua e amador; e 26 para o III Festival BNB das Artes Cênicas); 54 atividades culturais infantis (oficinas de arte, além de contação e construção de histórias); 26 de artes visuais (incluindo 24 exposições e duas intervenções urbanas para o III BNB Agosto da Arte); 23 oficinas de formação artística; 21 cursos de apreciação de arte; 19 de literatura (sendo 17 para a programação regular e dois para a Coleção Textos Nômades); e 15 manifestações artísticas da tradição popular nordestina.
Os 368 projetos selecionados são oriundos de 41 cidades de 13 estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Centro-Oeste: Distrito Federal e Goiás; Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; e Sul: Paraná e Rio Grande do Sul)."

SERVIÇO

* A lista com o resultado da seleção de propostas no endereço www.bnb.gov.br/cultura.

(Com o site do BNB)

WOODY ALLEN PODE VIR FILMAR NO RIO


"Nos últimos anos, Woody Allen foi obrigado a deixar sua Nova York um pouco de lado (por dificuldade de financiamento para os seus filmes) e foi dirigir em Paris, Londres e Barcelona. Agora, a próxima parada pode ser o Rio de Janeiro. Há três meses, o publicitário Claudio Loureiro, da Heads, propôs ao agente de Allen, Stephen Tenenbaum, bancar um filme do diretor usando o Rio como cenário. Loureiro repetiu o que foi feito pela prefeitura de Barcelona, que patrocinou Vicky Cristina Barcelona para promover a cidade. Qual o objetivo de Loureiro? Vender a imagem do Brasil no exterior a um custo baixo - uns 7 milhões de dólares. Na semana passada, Tenenbaum deu uma resposta positiva. Disse que Allen tem agenda aberta em 2010. As negociações continuam."

* Da Coluna Radar, da Revista Veja.

MEIA-ENTRADA - REDES DE CINEMA ADMITEM BAIXAR PREÇO DO INGRESSO

"Três organizações de redes exibidoras de cinema divulgaram nesta sexta-feira (05) um compromisso de que irão baixar os preços dos ingressos caso a cota de 40% para meia-entrada seja aprovada pelo Congresso. O projeto de lei que prevê o limite de venda de entradas pela metade do preço está tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. O documento foi assinado pela Federação Nacional dos Exibidores Cinematográficos (Feneec), a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) e a Associação Brasileira de Exibidores de Cinema (Abracine). Os exibidores destacam ainda que as redes de cinema possuem mecanismos para controlar a venda de toda a parcela de ingressos destinada aos estudantes. Ricardo Difini Leite, presidente da Feneec, afirma que a redução ocorrerá em um curto espaço de tempo, depois da aprovação da lei. "Será apenas o tempo de verificar a quantidade de ingressos vendidos depois da regulamentação das carteirinhas. Acredito que a redução ocorrerá em 30, 60 dias", prevê. Segundo ele, a indústria de cinema "tem interesse em baixar o preço dos ingressos" para conquistar uma parcela do público que hoje não assiste a filmes nos cinemas por causa do preço das entradas. "A redução poderia ser de R$ 3 a R$ 4 para a inteira", afirma."

(Folah Online)

SEDUC VAI CORTAR PONTO DOS PROFESSORES GREVISTAS

O secretário-adjunto da Secretaria da Educação do Estado, Maurício Holanda, confirma: a Seduc vai cortar o ponto dos professores grevistas. A informação, segundo Holanda, é oriunda das coordenadorias regionais. O adjunto confirma o corte no ponto e alega que não há nenhum comunicado oficial, com ata de assembléia informando sobre a decisão de uma paralisação dos professores. "Eu quero saber se eles estão ou não em greve. Isso precisa ser lavrado em ata", sustenta. A categoria, após a assembléia realizada ontem, que decidiu continuar a greve, chegou a realizar caminhada em Fortaleza, causando engarrafamento de cerca de cinco minutos entre as avenidas 13 de Maio e Universidade.
O Sindicato Apeoc estima que a adesão ao movimento, na Capital e principais cidades do Interior, esteja em torno de 70%. A Secretaria da Educação (Seduc), por sua vez, aponta um percentual inferior. O corpo docente exige a implantação do piso nacional dos profissionais. Já o Governo do Estado moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) questionando a lei. De acordo com o secretário do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anísio Melo, cerca de 70% dos professores, na Capital, aderiram à greve - mesmo percentual do Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Itapipoca. "Nas outras cidades são menos escolas. Em algumas tem só uma. Não dá para dizer ao certo", completa. Conforme a presidente do Sindiute, Gardênia Baima, a categoria promove, quarta-feira, um protesto em frente ao Palácio Iracema, a partir das 15 horas.

TCE SUSPENDE LICITAÇÃO DE CÂMERAS DE VÍDEO

"O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o processo licitatório para a compra e a instalação de 250 câmeras de vigilância em diversos pontos de Fortaleza, projeto que o Governo do Estado pretendia tirar do papel ainda este ano. A concorrência pública foi suspensa, no último dia 4, depois que a conselheira do TCE, Soraia Victor, analisou uma denúncia enviada ao Tribunal, apontando irregularidades no edital. Alguns itens do documento estariam em desacordo com a Lei 8.666, que determina normas para licitações e contratos da administração pública. De acordo com Soraia Victor, relatora do processo, há dois itens principais sendo questionados: a modalidade escolhida para a licitação - registro de preços - e algumas exigências técnicas apontadas no edital. A conselheira explica que, de acordo com a legislação, essa modalidade deve ser adotada quando não há um prazo definido para a entrega do que está sendo pedido na licitação. "Nesse caso (das câmeras) tem um prazo de entrega definido, que é de 240 dias", informa. Além disso, aponta Soraia, há algumas exigências técnicas que acabam limitando a participação de mais empresas na concorrência pública. "(O edital) pontua alguns quesitos de qualificação técnica descabidos para o tipo de certame", argumenta. Na edição do último dia 29, O POVO informou que apenas um consórcio estava participando da licitação e que o valor estimado no edital para a concorrência pública é de cerca de R$ 35 milhões. Como são 250 câmeras, a média é de R$ 140 mil por equipamento instalado. A conselheira lembra que o TCE concedeu um prazo de 15 dias, a contar do último dia 4, para que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) manifeste os devidos esclarecimentos acerca dos itens questionados. Se as justificativas do Estado forem consideradas satisfatórias, o edital continuará como está. Caso contrário, o documento precisará ser corrigido. Enquanto isso, a licitação permanece suspensa."

(Jornal O POVO)

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NO APARTAMENTO DE XUXA DEIXA LUCIANO SZAFIR FERIDO

"Um incêndio atingiu o apartamento da apresentadora Xuxa Meneghel na noite desta sexta-feira (5) em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. O ator Luciano Szafir, pai de Sasha, teve ferimentos leves e foi internado após inalar fumaça. A assessoria da apresentadora confirmou que os três estavam no apartamento quando o fogo começou, por volta das 22h. A apresentadora e a filha saíram ilesas.
Já Luciano, ao tentar fugir, inalou fumaça. Ele foi encaminhado para o pronto socorro do Hospital Samaritano, também na zona sul, e passa bem.
Os bombeiros foram chamados e controlaram o fogo rapidamente. Não há informações sobre o que pode ter causado as chamas. Segundo a assessoria de Xuxa, ela vai passar a noite no apartamento da mãe, que fica no mesmo edifício. Szafir deve ficar sob observação no hospital e pode ter alta neste sábado."

(Folha Online)

ESTÁVEL

O ator Luciano Szafir está com quadro de saúde estável e passará esta manhã de sábado fazendo uma série de exames, informou agora a pouco o telejornal Fala Brasil, da Rede Record.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

EX-PRESIDENTE DA FIEC É ELEITO LÍDER NACIONAL NO RAMO DE VEÍCULOS E AUTOPEÇAS


Fernando Cirino e o troféu de liderança.

O ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Fernando Cirino, controlador da Durametal, uma das maiores no País no ramo da produção de tambores de freio do País, acaba de conquistar o Prêmio Líder Nacional, na categoria "Veiculos e Autopeças".
O prêmio foi entregue nesta semana durante festa em São Paulo.
A iniciativa é do Fórum Nacional de Líderes, organização formada pelo empresariado e que busca identificar experiências e cases de sucesso no Brasil como forma de incentivar o desenvolvimento e o empreendedorismo em vários segmentos.
Também do Ceará ganharam destaque como líderes em seus segmentos de atuação os empresários Ivens Dias Branco (Grupo M. Dias Branco), Deusmar Queiroz (Farmácias Pague Menos) e o incorporador Beto Studart.

MINISTRO MARCO AURÉLIO DE MELLO SERÁ CIDADÃO DE FORTALEZA


O ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal, receberá na próxima segunda-feira, às 18 horas, da Câmara Municipal, o título de Cidadão de Fortaleza. A iniciativa é do presidente da Casa, Tin Gomes (PHS).
A solenidade promete ser das mais concorridas. Magistrados, membros do Ministério Público Estaduale Federal, parlamentares e demais autoridades do Estado confirmam presença.
DETALHE - Marco Aurélio é conhecido por, vez em quando, estar envolvido em alguma polêmica. Atualmente, ele é relator do projeto que quer permitir aborto para anencéfalo. Ele já andou dizendo ser a favor, o que vem sendo questionado por setores religiosos em todo o País.
* Sobre anencéfalo leia aqui.

DELEGADO PROTÓGENES VAI VIRAR BUROCRATA

"Desligado do DIP (Diretoria de Inteligência Policial) desde que retornou suas atividades na Polícia Federal, o delegado Protógenes Queiróz já sabe qual será o seu futuro na instituição. Ele vai assumir um cargo na CGDI (Coordenação Geral de Defesa Institucional), órgão ligado à Direx (Diretoria Executiva). Desde o dia 14 de julho, quando foi afastado do comando da Operação Satiagraha, Protógenes estava sem função definida na PF. Ele ficou afastado por quatro meses da instituição depois das acusações de vazamento de informações na Satiagraha. Na CGDI, Protógenes estará subordinado diretamente a Roberto Troncon, delegado-chefe da Direx e que participou da reunião que definiu o afastamento do delegado do comando da Satiagraha. Em seu novo cargo, o delegado que ganhou fama por prender o banqueiro Daniel Dantas, tratará de conflitos relacionados com indígenas, sem-terra e demais temas ligados à segurança institucional. A PF nega que o cargo seja burocrático."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

BLOG DÁ CANJA COM GIANECCHINI


Como somos um Blog sem preconceito e já com o saco cheio de reclamações por conta do Colírio do Blog, que veiculamos todas as sextas-feiras, eis uma canja para as mulheres (e outros): eis o ator Reynaldo Gianecchini.

O moço aparece de cueca em ensaio fotográfico. Nos cinemas, Gianecchini é protagonista de filme que entra em cartaz hoje.

INFLAÇÃO CAI EM NOVEMBRO, DIZ IBGE

"Pesquisa divulgada hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a inflação de novembro caiu em relação a outubro. De acordo com o estudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês passado ficou 0,09 ponto percentual menor que o de outubro. A baixa na inflação foi medida em produtos e serviços como alimentação, habitação e vestiário, que tiveram em novembro reajustes menores do que os verificados em outubro. O crescimento no preço das carnes, por exemplo, passou de 3,61% em outubro para 2,53% em novembro. Em índice geral, a variação do IPCA foi de 0,45% em outubro para 0,36% em novembro. Para alimentos e bebidas caiu de 0,69 para 0,61 ponto percentual.
A variação do grupo de habitação foi de 0,62 para 0,43, a de vestuário passou de 1,27 para 0,71 pontos percentuais, enquanto o grupo de transporte variou de 0,02% positivo para 0,02% negativo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação 0,38% em novembro, o que representou 0,12 ponto percentual abaixo do resultado de outubro. O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de uma a seis salários mínimos."

(Congresso em Foco)

COISAS DE TRANSFOR: CANTEIRO DE OBRAS É MONTADO NA ESQUINA DA AVENIDA JOVITA FEITOSA COM ERICO MOTA


Eis o que o pessoal da empreiteira que realiza trabalhos do Projeto Transfor na avenida Jovita Feitosa (Bairro Parquelândia) conseguiu fazer: montar numa faixa da rua Erico Mota, uma das mais movimentadas do bairro e ainda na esquina da Jovita: um canteiro de obras, com direito a areia e pedra, além de máquinas dividindo a artéria com carros. O resultado disso é engarrafamento absurdo. Um desrespeito que a AMC não conseguiu perceber.

(Foto - Paulo Moska)

SOBE PARA 119 NÚMERO DE MORTOS EM SANTA CATARINA

"A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira (5) mais uma morte provocada pelos temporais que atingem, sobretudo, o litoral do estado. De acordo com informações do site do governo de Santa Catarina, o registro foi feito na cidade de Ascurra, no Vale do Itajaí, pelo Corpo de Bombeiros Voluntários da região. Até o momento, 119 óbitos foram registrados e 31 pessoas continuam desaparecidas. Além disso, há 32.946 desalojados e desabrigados na região. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, não choveu nas últimas 12 horas na maioria dos municípios catarinenses.
Apenas as cidades de Itajaí, Itapoá e Joinville registraram chuva fraca. Nesta sexta-feria, a massa de ar mais frio e seco que está sobre Santa Catarina deve deixar o tempo firme, com presença de sol e algumas nuvens na região. Não há previsão de chuvas."

(Agência Brasil)

CRISTINA BUARQUE E O SAMBA DE PRIMEIRA


Cristina e o jornalista Felipe Araújo

A cantora Cristina Buarque, irmão do grande Chico Buarque, está em Fortaleza para show nesta sexta-feira, a partir das 22 horas, na casa Docntes e Decentes, da rua Ana Bilhar (Aldeota). Apaixonada pelo samba, ela promete uma apresentação da mais alta qualidade, divulgando a ginga de quem conseguiu provar que tem luz própria.
Cristina, além de boa praça, tem um papo maravilhoso e na Capital cearense é ciceroneada pelo jornalist Felipe Araújo, um apaixonado pelo samba e, claro, pelo seu Ceará Sporting Clube (agh!).

(Foto - Paulo Moska)

BETANCOURT SE REÚNE COM LULA EM SÃO PAULO


"A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ingrid Betancourt se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, 5, no escritório da Presidência em São Paulo. A franco-colombiana que está em viagem pela América Latina para agradecer os governos que colaboraram para o fim de seu seqüestro. Ingrid já visitou Argentina, Chile e Peru, e embarca às 17 horas para a Bolívia, encerrando o giro pela região na Venezuela.

Veja também:
Madonna encontra Ingrid Betancourt e Cristina Kirchner
O drama de Ingrid
Por dentro das Farc
Histórico dos conflitos armados na região

(Folha Online)

PEDRO SARAIVA LEÃO VAI PRESIDIR ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS

O médico e poeta Pedro Henrique Saraiva Leão deverá ser eleito presidente da Academia Cearense de Letras no próximo dia 10. Ele encabeça chapa única intitulada "Acadêmico Linhares Feitosa".
A votação ocorrerá no antigo Pálácio da Luz (Centro de Fortleza), a partir das 16 horas.

FLASH DO ELIOMAR - CRISE DE PATRICINHA?

CÂMARA APROVA PROJETO QUE PERMITE ENTEADO USAR SOBRENOME DO PADRASTO

"A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) já aprovou Projeto de Lei 5560/01, da deputada Nice Lobão (DEM-MA), que permite ao enteado acrescentar a seu nome o sobrenome do padrasto. A proposta tramitou em caráter conclusivo e segue para o Senado.
Para o deputado Felipe Maia (DEM-RN), relator da matéria na CCJ, a proposta se justifica porque muitos enteados têm mais intimidade com o padrasto do que com o próprio pai. Ele lembrou que, cada vez mais, homens criam os filhos de sua companheira como se fossem seus e que o legislador não pode ignorar a realidade da família socioafetiva (que não se organiza em torno de laços sangüíneos, mas pela convivência). De acordo com o projeto, o enteado que resolver adotar o sobrenome do padrasto não poderá, com isso, excluir o de seu pai. A alteração dependerá de autorização judicial e só será possível se houver "motivo ponderável".
A Lei de Registros Públicos (6015/73) permite que qualquer pessoa altere o próprio nome diretamente no cartório ao longo do ano em que atingir a maioridade, desde que mantenha o sobrenome. Alteração posterior terá que ser feita na Justiça. A mulher que não for casada, pela lei, já pode excepcionalmente pleitear em juízo o acréscimo do sobrenome de seu companheiro desde que haja motivo ponderável. Projeto semelhanteEm novembro de 2007, a Câmara aprovou projeto semelhante (PL 206/07), de autoria do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP). Esse projeto aguarda votação na CCJ do Senado."

(Agência Câmara)

PRESIDENTE DA PETROBRAS DIZ QUE PREÇO DO PETRÓLEO NÃO LIMITA PRÉ-SAL

"O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta sexta-feira que o preço do petróleo não será limitador para o desenvolvimento de projetos da companhia na área pré-sal. "Bancos e imprensa discutem muito essa questão de que até que preço do petróleo a produção no pré-sal será viável. Esse não é o maior problema. Custo de produção não é limitador para a produção do pré-sal. O maior problema é desenvolver um novo modelo de produção para explorar essas gigantescas reservas", disse Gabrielli durante palestra em evento em São Paulo. Segundo o executivo, cada sistema de produção tradicional, incluindo FPSO (plataformas flutuantes), custa de 6 a 8 bilhões de dólares. Um sistema de produção inclui plataformas, dutos, unidades de processamento de gás e árvores de Natal (válvulas instaladas no fundo do mar), entre outros equipamentos. "É um investimento gigantesco. Teremos que otimizar o sistema de produção para o pré-sal", avaliou. Nesta sexta-feira, o barril do petróleo operava em queda, em torno dos 43 dólares, depois de ter atingido o recorde de 147 dólares o barril em julho. Gabrielli informou que o primeiro campo em produção no pré-sal, Jubarte, na bacia de Campos, está produzindo de 15 a 20 mil barris por dia."


DETALHE - O pré-sal é uma espessa faixa que se estende do Espírito Santo a Santa Catarina em águas ultraprofundas e que possui reservatórios gigantes de petróleo e gás natural que podem colocar o Brasil entre os grandes produtores mundiais.


(Agência Estado)

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER POLÍCIA MILITAR APOIANDO AMC NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

O Ministério Público Estadual recomendou à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) a adotar medidas com o objetivo de retomar espaços públicos da cidade de Fortaleza. A ordem, segundo determinação dos promotores de justiça integrantes dol Núcleo de Atenbção especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Naetran), é remover cones e cavaletes indevidamente utilizados por condominios, clínicas, escolas, casas comerciais, repartições públicas e até de postos policiais fixos. Também determinou o MP a remoção de mesas, cadeiras, mercadorias, detritos, sobras de construção e outros equipamentos do espaço público.
O Ministério Público quer que a AMC alique multas e autoriza ainda a autarquia a firmar convênio com a Polícia Militar para realizar a fiscalização do trânisto com base no artigo 23, do Código de Trânsito Brasileiro. O Ministério Público Estadual entende que a Polícia Militar pode e deve ajudar no trânsito por estar bem mais presente na cidade. A AMC não dispõe de menos de 200 agentes de trânsito e urge providências para enfrentar o caos nesse setor, entendem os promotores de Justiça.

RECOMENDAÇÃO: A AMC terá que adotar todas essas recomendações num prazo de 30 dias.

HEITOR CRITICA FALA DE CID SOBRE CRISE E PEDE CÓPIA DE CONTRATOS DE EMPRÉSTIMOS


"O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) criticou, durante a sessão desta sexta-feira, a declaração dada pelo governador Cid Gomes ao jornal O POVO sobre a crise na economia. Cid afirmou que “paradoxalmente, alguns efeitos da crise são até positivos para o Ceará”. Disse Heitor: “Meus senhores, o mundo todo apavorado com a crise e o Governador do Ceará vem a público dizer que esta crise é positiva para o Ceará”, criticou. Ele defendeu que o papel do líder “é levar os liderados para o caminho da verdade, estabelecer as vulnerabilidades, para que o povo possa entender um possível infortúnio depois”. O parlamentar rebateu o argumento de Cid Gomes de que o Ceará ganha, por exemplo, porque fez empréstimos em dólar quando a moeda americana estava mais baixa e vai receber os recursos com o dólar mais valorizado, portanto, em reais, vai receber bem mais do que o previsto. No entanto, segundo Heitor Férrer, nesses contratos de empréstimos há cláusulas que prevêem renegociação em caso de o contrato não poder ser viabilizado e gerar prejuízo aos bancos.
Por conta disso, Heitor apresentou requerimento solicitando do Governo cópia de todos os contratos feitos pelo Estado, desde o ano passado. Já o deputado Roberto Cláudio (PHS) afirmou que Férrer interpretou de forma equivocada a afirmação de Cid Gomes. Para ele, o Governador reagiu positivamente a um momento de crise que se avizinha, mas que ainda não tem efeitos práticos na economia do Ceará."

(Com o site da Assembléia Legislativa)

TCM E MPE ENCERRAM OPERAÇÃO DESMONTE NA PRÓXIMA SEMANA

O Tribunal de Contas dos Municípios e o Ministério Público Estadual vão encerrar na próxima semana a Operação Desmonte, que teve por objetivo apurar a situação das gestões municipais e atuar preventivamente contra o desmantelamento da máquina pública.
O calendário das últimas visitas, que ocorrerão de segunda a sexta-feira, está definido com os seguintes municípios:

Acaraú
Bela Cruz
Ibiapina
Pacujá
Moraújo
Tururu
Jaguaretama
Boa Viagem

PROFESSORES CHAMAM CID GOMES DE "TEMPORÁRIO" EM MAIS UM PROTESTO


Anizio Melo (Sindicato Apeoc) comandou a caminhada.

Professores da rede estadual fizeram, na manhã desta sexta-feira, assembléia-geral na Praça da Gentilândia, em Fortaleza. A categoria deliberou pela continuidade da paralisação, aberta no último dia 2. Participaram da reunião docentes da Capital e Interior - cerca de 300.
Da praça, os docentes seguiram, em caminhada, em direção à avenida 13 de Maio. À altura da avenida da Universidade, fecharam o cruzamento, fazendo um círculo a fim de chamar a atenção da população. Eram 11 horas da manhã e o trânsito ficou interditado por cinco minutos.
E nada de agente da AMC para orientar.
Os docentes deliberaram, também, uma manifestação na próxima quarta-feira, em frente ao Palácio Iracema. A luta é pelo piso nacional de R$ 950,00, que Cid, ao lado de mais quatro governadores, questiona por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao STF.

VAMOS NÓS - Durante a mobilização, o governador Cid Gomes (PSB) e a secretária da Educação, Izola Cela, foram chamados por termos e adjetivos, digamos, interessantes. Cid: traidor e inimigo. Izolda: analfabeta política. E, em meio à caminhada, uma rima ganhou as ruas. "Cid Gomes, você vai ver. O temporário é você".

CASO DANTAS - MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL É CONTRA TERCEIRA PRISÃO DO BANQUEIRO

"O Ministério Público Federal em São Paulo se manifestou contra o terceiro pedido de prisão do banqueiro Daniel Dantas formulado pela Polícia Federal. Para a Procuradoria, o delegado Ricardo Saadi, que preside o inquérito contra o banqueiro, não reuniu fatos novos que justificassem a medida. O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, ainda analisará a demanda. Não há prazo para sua manifestação. O pedido está relacionado ao inquérito da Operação Satiagraha, em que Dantas é investigado por supostos crimes financeiros. Não tem vínculo com a condenação imposta ao banqueiro na terça, quando ele foi sentenciado a dez anos de prisão e a pagar R$ 13,4 milhões de indenização e multa por ter oferecido R$ 1 milhão a um delegado para ser excluído do inquérito. Dantas irá recorrer da sentença em liberdade. Como o Supremo Tribunal Federal concedeu dois habeas corpus ao banqueiro, autoridades do caso entendem que um terceiro pedido de prisão, sem um fato novo, seria uma afronta ao STF. O pedido de detenção é visto como uma demanda do ministro da Justiça, Tarso Genro, e da cúpula da PF, que se empenham em desfazer a percepção de que haveria uma disposição maior em enquadrar o delegado Protógenes Queiroz, que iniciou a investigação que culminou na Operação Satiagraha, do que em punir o banqueiro."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

COMANDANTE DO II COMAR VISITA FORTALEZA


O comandante do II Comar, major brigadeiro-do-ar Antônio Guilherme Telles Ribeiro, presidiu, nesta manhã de sexta-feira, na Base Aérea de Fortaleza, a solenidade de formatura dos tenentes do curso de especialização operacional 2008.
O curso foi ministrado pelo 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação.

DETALHE - O 1º Esquadrão forma pilotos de aviação de reconhecimento, de transporte e de patrulha utilizando avião Bandeirante.
(Colaboração - Jornalista José Mário Pinto)

BANCO DO BRASIL DISPONIBILIZARÁ R$ 200 MILHÕES PARA CAPITAL DE GIRO

A Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e o Banco do Brasil vão assinar convênio de cooperação na próxima segunda-feira, durante cerimônia marcada para as 18 horas, no auditório Luiz Esteves Neto, na Casa da Indústria. O convênio garantirá para o setor industrial cearense associado à Fiec crédito em condições diferenciadas, com redução de até 25% das taxas praticadas no mercado. O crédito diferenciado, segundo o gerente do Segmento de Pessoa Jurídica do BB, Elias Zeglin, se destina à antecipação de vendas (recebíveis) e a capital de giro mediante a linha BB Giroflex. Paralelo a isso, o BB estará também incentivando o uso do Cartão BNDES para a compra de máquinas, equipamentos e veículos. Outra facilidade será a aquisição de insumos para os setores couro-calçadista, têxtil, moveleiro e de panificação.
O BB vai dispor, num primeiro momento, de R$ 200 milhões para atender às necessidades de capital de giro e recebíveis e de até R$ 100 milhões para as compras por meio do Cartão BNDES.

APESAR DA CRISE, BRASILEIRO ESTÁ OTIMISTA

"Apesar da gravidade da crise mundial e do prenúncio de seus reflexos no país, o brasileiro está otimista quanto a 2009, revela o Datafolha. Segundo pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de novembro, 78% declaram que sua vida vai melhorar, enquanto apenas 3% afirmam que vai piorar, no ano que vem. Para 14%, a vida pessoal permanecerá como está.A aposta em um ano novo melhor em comparação a 2008 chega a 82% nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Essa expectativa é de 75% na região Sul e de 74% no Sudeste.Ainda segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados declaram que a situação do Brasil vai melhorar, enquanto 22% afirmam que vai "ficar igual" em 2009. Só para 8% a situação do país vai piorar no ano que vem.Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, "a crise não chegou à população"."A maioria dos brasileiros não está preocupada com a crise e se mantém otimista, com intenção de consumir neste Natal", afirmou Paulino.A confiança em um 2009 melhor na vida pessoal atinge 79% dos entrevistados com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Mas o grau de otimismo é dez pontos menor entre os com renda superior a dez mínimos por mês: 69%.A pesquisa revela ainda que 78% dos entrevistados com renda de dois a cinco salários mínimos mensais acreditam que sua vida vai melhorar em 2009. Essa taxa é de 77% entre aqueles com faixa mensal de cinco a dez mínimos.O otimismo é maior - 83% - entre os entrevistados de 16 a 24 anos e cai a 62% entre aqueles com mais de 60 anos.Segundo o Datafolha, a vida do Brasil vai melhorar na opinião de 66% dos entrevistados com nível de escolaridade fundamental. Essa expectativa é de 65% entre aqueles com nível médio de ensino. Mas cai 11 pontos -para 54%- entre os brasileiros com nível superior."É a correlação direta com o acesso à informação. As pessoas mais bem informadas estão mais preocupadas", avaliou Mauro Paulino.A pesquisa mostra ainda que 60% dos brasileiros acreditam que sua situação econômica vai melhorar nos próximos meses. Há um ano, no fim de novembro de 2007, esse índice era de 54%. No fim de março deste ano, era 53%. Em oito meses, a taxa dos que acreditam numa situação econômica melhor subiu sete pontos."

(Folha Online)

IJF RECEBE NOVOS TOMÓGRAFOS


Material ainda encaixotado.
E o Instituto Doutor José Frota, a maior emergência do Ceará, com sede em Fortaleza, acaba de receber dois novos tomógrafos helicoidais que vão duplicar a capacidade de realização diária de tomografias no hospital.


Após a instalação dos novos equipamentos, os dois antigos - que ainda estão em pleno funcionamento no IJF, serão repassados para os Frotinhas da Parangaba e Antônio Bezerra.

(Foto - T. Montenegro)

GUARDA MUNICIPAL ACUSADO DE MATAR A NAMORADA SE APRESENTA À POLÍCIA

O guarda municipal Francisco Sávio PaivaTorres (28), acusado de ter assassinado sua namorada, SuelenCosta Rebouçlas (23) no dia 16 de novembro último, no Conjunto Ceará, zona sul de Fortaleza, se apresentou nesta sexta-feira na sede da Superintendência da Polícia Civil do Estado. Suelen estava com um mês de gravidez e foi assassinada a golpes de tonfa (espécie de cassetete) . Sávio estava foragido e se apresentou com advogado, segundo informação do delegado Jairo Pequeno.
Segundo necropsia feita pelo Instituto Médico Legal (IML), a jovem foi atingida com muitas pauladas na cabeça e face. Familiares dela disseram que, antes de fugir, o guarda municipal tratou de esconder todos os documentos dela dentro da residência, o que dificultou para a família a liberação do corpo no IML.

PREFEITO DE IGUATU E DEPUTADO SÃO ABSOLVIDOS PELO TRE

"O prefeito reeleito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), o deputado estadual licenciado José Ilo Dantas (PSDB) foram absolvidos pelo TRE de acusações de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção. A acusação veio por parte do Ministério Público, em agosto de 2000. Além de Agenor Neto e José Ilo Dantes, mais dois agentes políticos ligados a eles foram também julgados e absolvidos. A sentença foi proferida durante a sessão desta quinta-feira do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Todos livraram-se das acusações de estelionato e corrupção pela prescrição dos crimes. Quanto às acusações de formação de quadrilha e falsidade ideológica, apenas o juiz Jorge Luiz Girão não seguiu o voto da relatora Nailde Pinheiro, que absolvia os acusados."

(Jangadeiro Online)

CÂMARA APROVA PROJETO QUE AMPLIA ACESSO ÀS TVs LEGISLATIVAS


"A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a previsão de parcerias para expandir a transmissão das TVs Câmara, Senado e Justiça nos municípios brasileiros. Pelo texto aprovado, a Câmara, o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) fornecerão os sinais de suas TVs para retransmissão pelas prefeituras que os solicitarem. A regra consta de substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ao Projeto de Lei 714/03. O relator na CCJ, deputado Leo Alcântara (PR-CE), concordou com o substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia e apresentou parecer favorável à sua constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado. O objetivo da medida é ampliar o acesso da população às decisões adotadas no âmbito do Congresso Nacional e do STF. Segundo o substitutivo, o Poder Executivo verificará a disponibilidade de canais abertos para que os municípios retransmitam os sinais das TVs Câmara, Senado e Justiça."

(Agência Câmara)

RODOVIA GANHARÁ NOME DO PAI DO GOVERNADOR


O governador Cid Gomes (PSB) vai assinar, nesta sexta-feira, a ordem de serviço para as obras de asfaltamento da CE-240 (Meruoca-Massapê - Zona Norte). O trecho, inclusive, e pór proposta do deputado estadual tucano Luiz Pontes, ganhará o nome de Rodovia José Euclides Ferreira Gomes. Trata-se do nome do pai do governador. Luiz Pontes assim justifica a homenagem: “José Euclides era um homem de raízes interioranas e, quando foi prefeito de Sobral, demonstrou isso, idealizando várias obras que melhoraram as condições de vida na Zona Norte."

Luiz Pontes diz não ter dúvidas de que a Rodovia José Euclides, toda asfaltada, dará maior impulso ao comercio daquela banda do Estado.

CID E IZOLDA E A ESCOLINHA DOS PROFESSORES


Eis o protesto que os professores do Ceará realizaram, nessa quinta-feira, na Praça do Ferreira (Centro), contra aqueles que, conforme a categoria, estão contra o piso salarial nacional de R$ 950,00 dos docentes.
Com as fotografias do governador Cid Gomes e da secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, na primeira fila de uma sala de aula, sem dúvida, o grupo tira10 em criatividade.
(Foto - Dario Gabriel)

APROVAÇÃO DE LULA BATE NOVO RECORDE E ALCANÇA MARCA DOS 70%

"Pesquisa Datafolha mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 70% dos brasileiros, maior aprovação de um presidente desde 1990, informa reportagem da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal). Nenhum presidente no Brasil desde a redemocratização atingiu esse patamar. O recorde anterior já pertencia ao próprio Lula: 64% o avaliavam positivamente em setembro. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de novembro.
Segundo o levantamento, o presidente conta com a avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do país. Isso já ocorria no levantamento de setembro, mas agora Lula teve reforçado o apoio sobretudo entre os mais jovens (mais nove pontos), os mais escolarizados (mais nove) e no Sudeste (também mais nove pontos). O Nordeste segue como principal área de apoio a Lula: 81% o avaliam como ótimo ou bom.
Para a realização da pesquisa, o Datafolha ouviu 3.486 brasileiros com mais de 16 anos em todo o país. A margem de erro máxima para os resultados é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos."

(Folha Online)

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Emanuelle Araújo, que interpreta Manu, uma ex-garota de programa em "A Favorita". Ela mostrou o seu corpão em um ensaio para a revista "Plástica e Beleza". A atriz tem 32 anos e é mãe de uma adolescente. Que saúde, hein?

DOM EDMILSON, O BISPO DO POVO

Dom Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte (Vale Jaguaribano), comemora nesta sexta-feira, às 19 horas, na Igreja de Santo Afonso (Parquelândia), 60 anos de vida sacerdotal. Vários padres e bispos comparecerão ato que promete momentos de emoção de um religioso que dedicou suia vida à luta em defesa dos pobres e em favor da reforma agrária.
Dom edmilson, sem dúvida, é exemplo para qualque cristão que queira, de fato, apregoar um mundo melhor e mais humano.
Parabéns!

PIMENTEL: GOVERNO DARÁ VANTAGENS PARA QUEM RETARDAR PEDIDO DE APOSENTADORIA


"Após uma reunião com sindicalistas sobre o fator previdenciário, o ministro da Previdência, José Pimentel, disse que o governo poderá adotar medidas para incentivar o trabalhador a permanecer mais tempo na atividade e retardar os pedidos de aposentadoria, como já vem adotando para os funcionários públicos. “Queremos trazer para o regime geral (do INSS) regras que hoje já estão em vigor que incentivam os servidores públicos a permanecerem em atividade, e que não dependam de emenda constitucional”, disse o ministro. Ele, porém, não citou quais seriam estes incentivos, mas acrescentou que caberá ao deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto que extingue o fator previdenciário, discutir o assunto. Segundo o ministro, a preocupação é atender as reivindicações dos trabalhadores, garantindo, ao mesmo tempo, o equilíbrio futuro da Previdência. Para incentivar o servidor público a retardar o pedido de aposentadoria, o governo instituiu, entre outras medidas, o abono permanência, pelo qual deixa de contribuir para a Previdência, mesmo estando em atividade. A área técnica do Ministério da Previdência defende alterações na fórmula do fator previdenciário que possam amenizar o impacto da fórmula para os que optarem por permanecer mais tempo trabalhando. Os dados do Ministério mostram ainda que grande parte dos trabalhadores que pediu aposentadoria desde 1999 optou por receber um benefício menor a ficar mais tempo contribuindo. As novas aposentadorias, segundo o Ministério, estão sendo concedidas com uma perda média de 25%, em relação ao valor máximo."

(Diário do Nordeste)

DETALHE - O ministro José Pimentel já está em Fortaleza. E a partir das 8h30min desta sexta-feira, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, ele terá encontro com o CDL Jovem. Durante café da manhã, Pimentel vai expor as últimas ações do órgão voltadas para o aumento do número de contribuintes como, por exemplo, a aprovação pelo Congresso da inclusão de cabeleireiros, manicures, pedreiros e outras profissões nessa condição.

CID DIZ QUE CRISE BENEFICIARÁ O CEARÁ

"Paradoxalmente, alguns efeitos da crise são até positivos para o Ceará". Quem defende a tese é o governador Cid Gomes (PSB), para quem a crise financeira internacional resultará em algumas vantagens para o Estado. Cid cita a alta na cotação do dólar, decorrente da crise, como fator responsável por estes possíveis efeitos "positivos". Para o governador, a valorização da moeda norte-americana fomenta o turismo interno no Brasil - pois fica mais caro viajar para o exterior - e estimula a vinda de turistas estrangeiros, o que é bom para o Ceará, que possui forte potencial nesta área da economia. Outra vantagem, na visão do governador, tem relação com o financiamento de US$ 240 milhões que o Estado fechou este ano com o Banco Mundial (Bird). "Nós contraímos o empréstimo com o dólar cotado a R$ 1,60 e, hoje, a moeda está em R$ 2,50, por causa da crise. Com essa valorização do dólar, vou poder construir mais estradas, mais hospitais e mais postos de saúde. Estou lutando para que o Ceará receba a primeira parte do dinheiro ainda este ano", explicou, durante entrevista após a cerimônia de posse de 20 novos procuradores do Estado, no Palácio Iracema. O financiamento citado foi aprovado na última quarta-feira pelo Senado. Cid ressaltou que até agora não sentiu nenhum efeito da crise no Ceará. "Nosso termômetro é o da economia. Estamos em dezembro e o crescimento da receita vem se mantendo normalmente, por isso eu ainda não vi, sinceramente, nenhum efeito de crise", avalia.

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

PSDB REÚNE PREFEITOS ELEITOS

Os 54 prefeitos tucanos eleitos em outubro se reúnem nesta sexta-feira, no Hotel Meridional, em Fortaleza, para discutir o relacionamento com o Governo Cid Gomes (PSB). A nova reunião ficou definida no último dia 17 , durante encontro do PSDB para tratar dos "Novos desafios do Ceará e as perspectivas para a próxima década", ocorrido no Hotel Oásis Atlântico.
O encontro, marcado para as 15 horas, será comandada pelo primeiro vice-presidente do diretório estadual do PSDB, Fradique Accioly.

ZÉ DIRCEU QUER UNIÃO PT-PMDB EM 2010


"O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, defende em seu Blog que o PT faça aliança com o PMDB nas eleições municipais de 2010. Segundo diz, essa união pode se opor ao bloco PSDB-DEM-PPS, formalizado nesta semana. Dirceu afirma que a formação de chapas para a eleição presidencial envolverá a disputa pelos apoios do PMDB e do PV. "Não tenhamos ilusões nem dúvida nenhuma, o anúncio da aliança PSDB-DEM-PPS para atuação nacional e até 2010, não pela novidade --até porque o partido de Roberto Freire (PE) já era um apêndice dos tucanos há muito tempo-- mas pela iniciativa e ação política, envolve também a disputa pelo PV e pelo PMDB naquele ano", diz ele. Dirceu defende que o PT consolide a aliança com o PMDB e com o bloco PSB-PC do B-PDT, além de manter os apoios do PR e disputar o PP e PTB. "A questão é crucial já que se trata de uma disputa que pode ficar entre dois candidatos e dois blocos políticos e sociais como demonstraram as eleições municipais desse ano (leiam a nota na seqüência). Notem bem, eu escrevi dois blocos políticos e sociais", disse. No Congresso, entretanto, PT e PMDB se enfrentam na disputa pela presidência do Senado. Mesmo sem ter candidato próprio, o PMDB decidiu ontem enfrentar o petista Tião Viana (AC) na eleição pela presidência do Senado. Pelo acordo firmado anteriormente entre os dois partidos, PT e PMDB se alternariam nas presidências da Câmara e do Senado. 2010 O PSDB, DEM e PPS formalizaram nesta quarta-feira aliança política para 2010. A idéia, segundo os presidentes das três legendas, é lançar candidato único em oposição ao nome que for apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a sucessão presidencial. O objetivo é ampliar essa parceria para os Estados e garantir a unidade oposicionista. Na primeira quinzena de fevereiro, os presidentes, deputados federais e estaduais, senadores, vereadores e prefeitos dos três partidos se reunirão em Brasília para referendar a aliança e dirimir as divergências locais. "

SITE DO PALÁCIO DO PLANALTO CENSURA DISCURSO DE LULA



"Site do Palácio do Planalto é lugar de respeito. Exige compostura. Ali são publicados atos oficiais e pronunciamentos que no futuro interessarão a historiadores.
Deve ter sido por isso que o "sifu" de Lula virou expressão "inaudível". Ninguém da equipe que acompanha Lula em viagens ouviu o que ele disse - ou quis ouvir.
Confira:
"Ora, eu comecei falando de coisas que eu leio, de coisas que eu escuto, de coisas que eu vejo. Imaginem vocês, se um de vocês fosse médico e atendesse a um paciente doente, o que vocês falariam para ele? Olha, companheiro, o senhor tem um problema, mas a medicina já avançou demais, a ciência avançou demais, nós vamos dar tal remédio e você vai se recuperar. Ou você diria: meu, (inaudível). Vocês falariam isso para um paciente de vocês? Vocês não falariam. O presidente se comportar como aquela visita indesejada a um doente no hospital, não sei se já aconteceu com vocês. Vai visitar um parente no hospital, está lá o cidadão...porque todo doente fica feio. Ele emagrece, ele fica pálido, ele fica psicologicamente arrebentado, não é o melhor lugar do mundo, o hospital. A gente está sempre mal vestido. Às vezes não tomou banho direito. E aí chega lá a família toda para visitar e aí senta uma comadre e começa a falar: “Ih, ontem, lá na minha rua morreram dois com essa doença aí. E a minha vizinha disse que não tem cura. Um parente dela morreu lá em Pernambuco, em Garanhuns, com essa doença aí”. Ou seja, você acaba de matar o paciente."

*Endereço onde o discurso pode ser lido: http://www.info.planalto.gov.br/download/discursos/pr990-2@.doc

(Blog do Noblat/ Foto - Agência O Globo)

COMO RELATOR SETORIAL DA SAÚDE, ANÍBAL INCLUI R$ 83 MILHÕES PARA O CEARÁ


O deputado federal Anibal Gomes (PMDB) conseguiu ter aprovado seu relatorio setorial da área da saude brasileira para 2009.
No orçamento setorial, Anibal, relator da matéria, destinou para o Ceara mais de R$ 83 milhoes distribuídos da seguinte forma:
* R$ 29 milhoes para o futuro Hospital da Mulher, projeto da administração Luizianne Lins (PT);
* R$ 54 milhoes para ações da Secretaria de Saude do Governo Cid Gomes.
Segundo Aníbal, foi mais dinheiro alocado para o Estado do que o valor destinado para estados como o Rio de Janeiro e Sao Paulo.

CNI CONTRA PROJETO QUE GARANTE MARIDO DE GRÁVIDA NÃO SER DEMITIDO

E a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nota demonstrando preocupação com projeto de lei que garante estabilidade no emprego para o marido de grávida durante 12 meses. A CNI liberou a seguinte nota:

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) se mostra preocupada com a aprovação em caráter conclusivo do PL 3829/2007 - que cria estabilidade provisória para maridos e companheiros de mulheres grávidas - ocorrida nesta quinta-feira, 4 de dezembro, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal e espera que o Senado reforme esta decisão.
A proposta é inoportuna, pois agrega mais um risco associado à legislação trabalhista, com reflexos negativos sobre a gestão das empresas. Em linha geral, propostas como essas precisam de uma análise profunda das conseqüências na economia real, pois podem gerar efeitos colaterais indesejados ao afetar a competitividade empresarial e até mesmo inibir a geração de empregos. Enfim, a legislação deve buscar a criação de um ambiente de negócios que garanta a sustentabilidade das empresas e estimule a geração de empregos, especialmente em um momento de crise econômica como o atual.
Além disso, o Projeto de Lei é inconstitucional, pois viola o inciso I do artigo 7o e o Artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal de 1988. O ordenamento jurídico brasileiro afastou a estabilidade do emprego como regra geral, substituindo-a pela indenização compensatória de 40% sobre os depósitos da conta vinculada FGTS. Os casos de estabilidade provisória se restringem àqueles previstos taxativamente na própria Constituição."

* Confira mais em: Marido de grávida não pode ser demitido, decide Câmara

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PEDRO BRITO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE PORTOS PELA INICIATIVA PRIVADA EM 2009


"A partir de janeiro de 2009, o governo vai abrir licitação pública destinada à construção e administração de novos portos e terminais pela iniciativa privada, de acordo com um plano nacional definido pela União. A intenção é acabar com os gargalos existentes nos portos que operam com contêineres. A informação foi prestada nesta quinta-feira (4) pelo secretário Especial de Portos da Presidência da República, ministro Pedro Brito do Nascimento, durante audiência pública conjunta realizada pelas Comissões de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O ministro informou que a entrada da iniciativa privada na construção e administração de portos, via licitação, para terminais com contêineres, é o principal objetivo do decreto de número 6.620/08, assinado no dia 29 de outubro último pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata das políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos e terminais. O decreto também disciplina a concessão de portos, o arrendamento e a autorização de instalações portuárias marítimas. Pedro Brito informou ainda que o decreto eliminou a possibilidade de uma empresa, por exemplo, ter um terminal próprio para contêineres com uma simples autorização da autoridade portuária. A partir de agora, observou, será feita licitação para qualquer projeto destinado a novos portos. Os terminais privativos, entretanto, - hoje há 124 espalhados pelo país - continuarão a funcionar mediante autorização, desde que, comprovadamente, sejam encarados como equipamentos de extensão dos negócios das empresas ou indústrias, a exemplo do que ocorre atualmente com a Vale do Rio Doce e a Cargill, multinacional que investe em tecnologia, equipamentos e instalações."

(Agência Nordeste)

SENADOR TASSO JEREISSATI ESTÁ ENTRE OS 10 MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO

O senador Tasso Jereissati, ex-governador do Ceará, faz parte do grupo de parlamentares com maior influência do Congresso Nacional. A informação está na tradicional lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Para elaborar a lista dos mais influentes. o Diap leva em consideração características como capacidade de articulação e negociação, trânsito entre os demais congressistas e formação de opinião. Há 12 anos, o Diap, após divulgar a lista dos 100 "cabeças", faz a pesquisa para a escolha dos dez parlamentares que integram a elite do Legislativo. Em 2008, dos cem, 70 responderam à enquete. Em setembro, a entidade divulgou a lista dos 100 principais nomes do Congresso. Na edição deste ano, apareceram 14 parlamentares do PSDB, incluindo os principais dirigentes tucanos, como o presidente nacional da sigla, senador Sérgio Guerra (PE), e os líderes na Câmara, José Aníbal (SP), e no Senado. Ao todo, compõem o Legislativo brasileiro 513 deputados e 81 senadores.O senador Tasso Jereissati já estava incluído em pesquisas anteriores e manteve, em 2008, lugar de destaque entre os parlamentares brasileiros.
Além dele, os deputados Jutahy Junior (BA), Narcio Rodrigues (MG), Rafael Guerra (MG), Gustavo Fruet (PR), Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Antonio Carlos Pannunzio (SP), Arnaldo Madeira (SP) e Paulo Renato Souza (SP) também estão incluídos na lista.

CASO NICANOR - EX-PREFEITA DE LIMOEIRO DO NORTE VAI A JÚRI POPULAR

O Superior Tribunal de Justiça decidiu: a ex-prefeita de Limoeiro do Norte, Maria Arivan Lucena, vai a júri popular com data a ser marcada. Ela é acusada pelo Ministério Público Estadual de ser mandante do assassinato do radialista Nicanor Linhares, fato registrado no dia 30 de junho de 2003 quando ele estava trabalhando na rádio Vale, nesse municípo.
Nicanor virou adversário político de Arivan quando resolveu apoiar o principal opositor de Aricvan na cidade, o então deputado estadual Paulo Duarte (PSDB). Isso quando da campanha de 2000.
Já o marido de Arivan Lucena, o desembargador federal José Maria Lucena (TRF- 5ª Região), está no processo na condição de co-autor do assassinato de Nicanor Linhares.

* Saiba mais sobre o caso aqui.

OPERAÇÃO ALTA ESTAÇÃO COMEÇA NESTA SEXTA

Será lançada às 16 horas desta sexta-feira, na Praça Almirante Tamandaré (Praia de Iracema), a Operação Alta Estação, que se estenderá até o dia oito de março de 2009. Um total de 1.638 policiais militares, civis e bombeiros estará envolvido diretamente no esquema especial de segurança, tanto na Capital quanto no Interior, durante a operação Alta Estação . A iniciativa tem caráter preventivo e será tocada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A ordem é da mais tranqüilidade e apoio ao povo cearense e aos turistas.
Terão prioridade nessa operação a Capital e Região Metropolitana. Policiais vão fechar o cerco em pontos relevantes como o Centro Dragão do Mar e praias do Futuro, Iracema, Náutico, Iguape, Presídio, Icaraí e do Cumbuco. Já no interior, os locais que contarão com maior presença dos agentes de segurança são: Aracati, Barbalha, Camocim, Canoa Quebrada, Crato, Ipu, Itapipoca, Jericoacoara e Paracuru.

(Com informações da SSPDS)

CRISE LEVA HONDA A VENDER EQUIPE NA F-1

"Preocupada com a crise econômica mundial e com os últimos resultados negativos registrados neste ano, a Honda decidiu vender a sua equipe na F-1, uma das dez do grid. Segundo relato do site inglês "Grand Prix", nesta quinta-feira, caso não surja um comprador até o Natal, a escuderia fechará as portas. Porém, existe uma empresa de aviação que manifestou interesse na compra.A equipe, então, passaria a funcionar como uma unidade de negócios independente, como a Williams. O "Grand Prix" também informou que muitos funcionários do time enviaram currículos para outras equipes da categoria, com medo de corte de pessoal. Há rumores de um programa de demissões voluntárias.

OLHA A ONDA - Para 2009, a equipe tinha previsto aporte de pelo menos US$ 7 milhões (cerca de R$ 17,3 milhões) da Petrobras, sua nova fornecedora de combustível e lubrificante."

(Folha Online)

NOMES DE PESO DO VÒLEI NACIONAL CHEGAM PARA O CIRCUITO BANCO DO BRASIL


Emanuel, que faz dupla com Ricardo.

Eis quem chegou nesta quinta-feira para o Circuito Banco do Brasil de Volei de Praia, que começa pra valer, com duplas de primeira linha da modalidade no País: Emanuel. O atleta forma dupla com Ricardo e está na expectativa de fazer um bom resultado no certame, que se estenderá até domingo na arena da Praia de Iracema. Emanuel chegou do Rio, enquanto o companheiro aterrissou bem antes.
Quem também desembarcou foi Virna.
Nada simpática, por sinal.

* Site oficial da dupla campeoníssima aqui.

(Foto - Paulo Moska)

TSE ARQUIVO PEDIDO DE NOVA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DA PARAÍBA

"O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou, nesta quinta-feira, o recurso ajuizado pelo grupo político do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), solicitando a realização de novas eleições para o governo do Estado. Na sua decisão, o ministro afirmou que ADPF (argüição de descumprimento de preceito fundamental) não é o recurso ideal para a anular o resultado das últimas eleições e realização de novas. Segundo ele, existem outros recursos que poderiam ser utilizados. "De outro lado, registro que, em razão da natureza objetiva da ADPF, não se mostra cabível o acolhimento do pedido formulado pelo PSDB no sentido de que seja conferido à presente ação um caráter incidental, com o fim de suspender, como já assentado, os efeitos do acórdão prolatado pelo TSE", disse o ministro, na sua decisão. "Não é cabível, pois, à luz do princípio da subsidiariedade, utilizar-se de uma ação especialíssima, qual seja, a de controle abstrato de constitucionalidade de lei e atos normativos do Poder Público, com o fito de obter resultado específico em caso concreto pendente de recurso próprio", disse Lewandowski. "Em face do exposto, não conheço da presente ação, ficando, destarte, prejudicada a apreciação do pedido de liminar."

(Folha Online)

MESA DIRETORA - EUNÍCIO OLIVEIRA VEM CONVERSAR COM LUIZIANNE


O dirigente peemedebista não quis declinar preferências.

O presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, está em Fortaleza para cumprir agenda de contatos políticos. Um deles, segundo informou, ao desembarcar nesta tarde de quinta-feira, com a prefeita Luizianne Lins (PT).
Eunício não adiantou local nem o mote da conversa, mas, para quem acompanha a política local, não há dúvidas: hora de conversar sobre a sucessão da mesa diretora da Câmara Municipal. Eunício tem um grupo de vereadores sob seu comando na Casa e quer conversar com Luizianne sobre um acordo para evitar rachas na chamada base aliada.
Luizianne trabalha para emplacar Guilherme Sampaio (PT) que, por sau vez, tem que dividir espaços com o também petista Salmito Filho.
Essa história está com uma cara de nome surpresa aparcendo. Aliás, na Câmara Municipal, o jogo sucessório sempre acaba em prorrogação.

(Foto - Paulo Moska)

DETALHE - Nesta manhã, o vereador Salmito Filho apresentou oficialmente sua candidatura no plenário da Câmara e divulgou lista com 24 vereadores, eleitos e reeleitos, que estão lhe dando apoio nessa empreitada.

LISTA
Ciro Marques (PTC). João Batista (PRTB), Adelmo Martins (PR), Mário Hélio (PMN), Acrísio Sena (PT), Gelson Ferraz (PRB), Iraguassú Teixeira (PDT), Plácido Sobreira (PDT), José do Carmo (PSL), Leda Moreira (PSL), Luciram Girão (PSL), Machadinho Neto (DEM), Mairton Félix (DEM), Vitor Valim (PHS), Walter Cavalcante (PHS), Paulo Gomes (PMDB), Marcus Teixeira (PMDB), Irmão Leo (PRP), Adail Júnior (PRP), Pastor Carlos Dutra (PSDB), Joaquim Rocha (PV), Carlinhos Sidou (PV), Valdeck (PTB) e Casimiro Neto (PP).

VAMOS NÓS - Essa lista, sinceridade, é muito flexível. Achamos que muitos nela incluídos ainda vão jogar bastante em busca de seus carguinhos de segundo escalão na gestão municipal.

CRAQUE RÔMULO PASSA FÉRIAS EM FORTALEZA


O craque Rômulo, ex-Ceará e ex-Fortaleza, curte férias na Capital cearense. Ele chegou ns últimas horas procedente do Azerbaijão, onde atua pelo Kashac-Larkazan há cerca de seis meses. Rômulo informou que tem mais seis de contrato com o clube e que o campeonato nesse país só recomeça em fevereiro próximo.
Ele admitiu que ainda tenta se adaptar e que continua com dificuldades para falar o dialeto do Azerbaijão.
Indagado se ainda tem vontade de voltar a jogar no Brasil, abriu largo sorriso e confessou: "Claro!"
E atuar em equipes do futebol cearense? Rômulo afirmou que seria ótimo, mas acha dificil o acerto financeiro. Embora tenha dito que tudo sempre depende de uma boa negociação.

(Foto - Paulo Moska)

É NATAL! MINISTRO LANÇA APELO AO EMPRESARIADO CONTRA O DESEMPREGO


"O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou hoje (4) que a crise financeira internacional “preocupa”, mas que não é justo “penalizar” países emergentes como o Brasil. Ele voltou a negar que os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sejam afetados pela instabilidade das bolsas e apelou à responsabilidade social dos empresários para que mantenham os empregos.
“O presidente Lula já disse que não haverá nenhum retrocesso na área social. Queremos continuar avançando. A crise foi gerada no coração do sistema capitalista, por meio de ações especulativas absurdas. Temos que impedir que nossos pequenos e médios empreendedores sejam prejudicados”, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministro.
Para Patrus, o país vive “uma situação boa”, mas as empresas devem pensar em responsabilidade social, mantendo empregos e evitando demissões em massa. “Será bom para elas também, porque garante o mercado interno”, avaliou. De acordo com o ministro, caso a crise seja ampliada, vai “penalizar a todos”."É preciso humanizar o capitalismo”, afirmou Patrus."

(Agência Brasil)

MPF AUTORIZA PETROBRAS A COMPRAR GRUPO IPIRANGA

"O Ministério Público Federal encaminhou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) parecer favorável à aquisição dos ativos do grupo Ipiranga pela Petrobras. O negócio envolve a compra de ativos nos setores de refino de petróleo, petroquímica, distribuição de combustíveis, asfalto, lubrificante, graxas, lojas de conveniência e transportes químicos.O procurador regional da República José Elaeres Teixeira baseou o seu parecer em estudos feitos pela assessoria econômica da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão. O estudo aponta a necessidade de restrições para que seja preservada a concorrência.Entre as restrições que devem ser impostas pelo Cade está a exigência de que sejam vendidos pela Petrobras a terceiros: os ativos adquiridos do grupo Ipiranga nos mercados de distribuição de combustíveis líquidos em Mato Grosso do sul e Distrito Federal, além da transferência de contratos de exclusividade com postos de revenda nesses mercados. Esse ato de concentração ainda depende da apreciação do Cade e é o quarto de uma série de operações realizadas pela Petrobras desde 2007 nos setores de petroquímica, refino de petróleo, lojas de conveniência, distribuição de combustíveis e lubrificantes. As outras três operações foram aprovadas pelo Conselho em julho deste ano."

(Site do MPF)

DEFESA CIVIL DE FORTALEZA RECEBE DOAÇÕES PRÓ-SANTA CATARINA

E a Defesa Civil de Fortaleza recebe doações para famílias de Santa Catarina pelos fones 3066 2327 ou 3066 2329.
Mas também em sua sede ou por meio da sede das Secretarias Executivas Regionais da Prefeitura.
Quer roupas, agasalhos, calçados, alimentos não-perecíveis e água potável.

OBAMA VISITA O IRAQUE APÓS A POSSE

"O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta quarta-feira para o primeiro ministro iraquiano, Nouri al Maliki, para reforçar seu compromisso de retirar as tropas americanas do país. Segundo nota divulgada pelo governo iraquiano, Obama agradeceu os esforços do parlamento, que aprovou na semana passada o acordo entre Washington e Bagdá.
O texto prevê que "todas as forças americanas", ou seja, todos os 150 mil militares do país, "deverão ter deixado o território iraquiano até o dia 31 de dezembro de 2011". Além disso, todas as forças de combate americanas deverão ter-se retirado das cidades e aldeias do Iraque até o dia 20 de junho de 2009.
"O território iraquiano, assim como seu espaço aéreo e suas águas, não poderão mais ser utilizadas como ponto de partida ou de passagem para ataques contra outros países. Os Estados Unidos tomarão todas as medidas diplomáticas, econômicas ou militares necessárias para enfrentar eventuais ameaças ou agressões internas ou externas contra o Iraque", informa o documento. O democrata expressou o desejo de reforçar a cooperação bilateral, confirmou seu respeito da soberania e da unidade do Iraque, reiterou sua vontade de trabalhar contra os terroristas e defendeu uma retirada responsável dos militares do país."

(Folha Online)

JINGLE BELL, JINGLE BELL...NÃO ACABOU "PAPEL"


ROUPA SUJA - MULHER DE PAULINHO É INDICIADA

"A Polícia Federal indiciou criminalmente Elza de Fátima Costa Pereira, mulher do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP). Elza foi enquadrada em lavagem de dinheiro - ocultação de recursos de origem ilícita. A PF suspeita que a ONG Meu Guri, por ela presidida, foi usada para captar verbas desviadas de financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para execução de projetos de empresas e prefeituras.O indiciamento foi formalizado no relatório final do inquérito 12-0198/08, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado da PF em São Paulo. O inquérito, que chegou na quarta-feira (3) à 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, foi produzido a partir de um desdobramento da Operação Santa Tereza, deflagrada em abril.Também na quarta, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados absolveu Paulinho no processo que o acusada de envolvimento no esquema de desvio de verbas no BNDES. Ele afirmou que resultado desmontou uma ’grande armação’. O inquérito principal foi aberto para investigar crimes contra o sistema financeiro, formação de quadrilha, prostituição e lavagem de dinheiro. A Procuradoria da República denunciou 13 suspeitos e enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de investigação sobre Paulinho.A necessidade de novas apurações fez a PF abrir o segundo inquérito, agora concluído.
“É mais um absurdo que se comete contra a família do deputado porque não existe nenhuma hipótese de lavagem de dinheiro que envolva a mulher do Paulinho”, reagiu o advogado Antonio Rosella, defensor do pedetista.Rosella destacou que o BNDES concluiu auditoria que atesta não ter havido desvios. “Ou seja, o fato original não existe. A Meu Guri tem a contabilidade absolutamente em ordem, prestou contas à Receita. É uma entidade reconhecida como de utilidade pública. Tem idoneidade. Se a polícia examinar as contas da Meu Guri vai conferir que nunca existiu lavagem.”

(O Estado de S. Paulo)

ERNESTO SABOYA REELEITO PRESIDENTE DO TCM


O conselheiro Ernesto Saboya foi reeleito, nesta quinta-feira, para o cargo de presidente do Tribunal de Contas dos Muncípios do Ceará. A escolha foi por unanimidade e ele cumprirá mandato no biênio 2009/20010.
Ernesto terá como vice-presidente o conselheiro Manuel Veras, enquanto Chico Aguiar ocupará a função de corregedor-geral do TCM.
E as metas? Ernesto garante dar continuidade ao trabalho de modernização e informatização do tribunal e, principalmente, reforçar ações com objetivo de capacitar gestores municipais com o objetivo de reduzir tantos processos de improbidade.
Ele espera ainda apoio do governador Cid Gomes para concurso público.

GOVERNO ADMITE QUE DESEMPREGO AUMENTARÁ EM 2009

"Apesar dos números recordes de geração de empregos formais registrados neste ano, o desemprego deve crescer em 2009 em decorrência da crise. A previsão é do ministro Carlos Lupi (Trabalho), em entrevista a Julianna Sofia, publicada na Folha (íntegra da reportagem disponível para assinantes do UOL e do jornal). Conhecido por assustar assessores com previsões mais favoráveis do que os estudos técnicos autorizam, Lupi afirmou que "somente a redução das taxas de juros, agora, pode atenuar o cenário".
"O primeiro trimestre será brabo. Já estamos fazendo o que pode ser feito, usando recursos do FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço] e do FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador]. Mas só a redução dos juros pode mudar o quadro", afirmou Lupi. Em outubro, dados do emprego formal mostraram os primeiros sinais de desaceleração, aumentando a preocupação do governo. Para novembro, Lupi espera resultado ainda pior."

(Folha Online)

GORETE PEREIRA NÃO ENDOSSA CRÍTICAS DE LÚCIO AO GOVERNO CID GOMES


"Quem está com Cid é inteligente e sabe que ele quer o desenvolvimento do Ceará", afirmou, nesta quinta-feira, a deputada federal Gorete Pereira, membro da executiva estadual do Partido da República no Ceará, ao ser questionada sobre críticas feitas pelo presidente estadual da legenda, ex-governador Lúcio Alcântara, à gestão cidista. Lúcio afirmou que Cid quer implantar partido único no Ceará e que "quem não estava comprado, estava amedrontado".

Para Gorete, a questão não deve ser vista por esse aspecto, mas pela responsabilidade dos políticos para com o futuro do Estado. Ela disse não ter dúvidas de que o Governo Cid Gomes dará uim salto de qualidade na prestação dos serviços oferecidos ao povo e garantiu estar "particularmente" endossando essa filosofia e "me sentindo muito satisfeita em apoiá-lo".

SEDE DO INSTITUTO DE ARTE E CULTURA DA UFC DEVE FICAR NO PICI

"Fim de caso. A sede do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) já tem endereço certo. Depois da polêmica em torno do projeto que previa sua instalação no Sítio Alagadiço Novo, onde fica a Casa José de Alencar, a reitoria da UFC recuou e sacou o “Plano B” que mantinha na gaveta. O novo equipamento irá para o Campus do Pici. A decisão foi tomada esta semana e discutida com os coordenadores do Pici, em reunião na tarde da última terça-feira, conforme O POVO apurou. O motivo da mudança de planos foi a demora da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em responder ao pedido de autorização da UFC em construir a sede do ICA no Alagadiço Novo. O fator determinante para a transferência da sede do projeto foi a exigüidade de prazo a ser cumprido junto ao Ministério da Educação (MEC). A UFC tem até o dia 16 deste mês para apresentar oficialmente ao MEC o local da obra, orçada em R$ 13,5 milhões. Caso contrário, ela terá que devolver à União uma parcela de R$ 7 milhões, já liberada para a construção de novas unidades acadêmicas. Como até agora não tem nem o “aprovo” nem o “desaprovo” do Iphan nacional, a UFC preferiu não arriscar. Procurado pelo O POVO, o reitor da UFC, Jesualdo Farias, negou que a decisão de construir o ICA no Campus do Pici já esteja tomada, mas confirmou que existe um grande interesse nesse sentido. “Está faltando somente o estudo de impacto ambiental. Com isso, vamos conversar com os atores do entorno desse prédio”, disse, na manhã de ontem, por telefone. Questionado quais seriam as chances da confirmação do ICA no Campus do Pici, o reitor arriscou: “Dê 90%”."

(Jornal O POVO)

JOGO DO BICHO VAI VOLTAR A OPERAR


"O jogo do bicho vai voltar com suas fezinhas na próxima semana. Em Fortaleza e Caucaia, mas com novo nome e nova sede. Em vez de "Paratodos", adotando o "Pra Todos"."

VAMOS NÓS - Bom lembrar que Roberto Monteiro (Segurança Pública) garantiu para a imprensa, e nessa mesma Vertical, que, enquanto fosse secretário, o jogo do bicho não reabriria. E agora? Há informações de que as bancas recomeçam já na próxima segunda-feira.

* Da Coluna Vertical, do POVO, leia mais aqui.

LEI SECA - DONOS DE BARES E RESTAURANTES PROMETEM IR À JUSTIÇA

"Recorrer à Justiça. Será essa a atitude tomada por donos de bares se a lei que limita o horário de funcionamento de bares e botequins for aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza. A lei já passou em primeira discussão na última terça-feira, por 18 votos a favor e 11 contra. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Augusto Mesquita, os donos de estabelecimentos vão procurar obter liminares que garantam o funcionamento mesmo após os horários fixados pela lei: até meia-noite, de domingo a quinta-feira, e até uma hora, às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado. "Essa lei é inconstitucional. O cidadão tem direito a consumir a hora que quiser e onde quiser um produto lícito", diz Mesquita. Para ele, a limitação não surtirá efeito nos hábitos do fortalezense. "É mais uma lei que não vai pegar. As pessoas estão acostumadas a sair de casa meia-noite, uma hora da manhã", afirma. A alternativa apontada pela lei para a prorrogação do horário é um alvará especial, concedido mediante algumas exigências de segurança. "Vamos ter mais um custo agora, com segurança particular? A gente já não paga os impostos para ter segurança?", questiona Mesquita. Para o presidente da Abrasel-CE, "a causa do problema da violência não é o bar estar aberto depois da meia-noite, mas a falta de segurança, de iluminação, de transporte público".

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

ELEIÇÕES 2010 - PSDB, DEM E PPS FECHAM ALIANÇA


"Os partidos oposicionistas PSDB, DEM e PPS oficializaram, nesta quarta-feira, uma aliança para disputarem juntos as eleições de 2010. Os três partidos têm trabalhado em conjunto no Congresso em oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de comunicado, os partidos informaram que tentarão conquistar o apoio do PV e do PMDB, partidos que atualmente integram a base aliada do governo. "O primeiro passo é dar forma ao que já vinha acontecendo para que a coisa saia do Congresso e as bases entrem nesse movimento", disse à Reuters o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).
O pacto vai além da disputa pela Presidência da República. "O importante é que a gente possa construir em cada Estado a candidatura do melhor nome entre os três partidos", complementou o democrata. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), concordou. Para o tucano, a adesão dos filiados das três legendas é essencial para que o projeto ganhe musculatura política. "É preciso primeiro harmonizar os partidos nos vários Estados para então fazer uma ampliação", afirmou o senador à Reuters. Os partidos evitarão, por enquanto, a discussão dos nomes dos possíveis candidatos à Presidência. Para Guerra, esse debate não terá início "tão cedo".
"Nós sabemos quem tem condição eleitoral. Não é hora de mexer nisso neste momento", complementou Maia. Os principais nomes do bloco para a disputa são os governadores de São Paulo, José Serra, e Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB."

(Folha Online)

TUDO PRONTO PARA A FESTA DA PUBLICIDADE CEARENSE


Demétrio Andrade, representante da Prefeitura

O Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro) realizará nesta quinta-feira, no Mucuripe Club, em Fortaleza, a festa dos Melhores do Ano no setor. A festa terá início às 20 horas e distribuirá premiação em cinco categorias.
Somente na horinha do coquetel é que todos saberão, por exemplo, quem terá sido o Maior Anunciante 2008. Nessa peleja, estão o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e o Grupo M. Dias Branco.

APROVADOS PROJETOS QUE BENEFICIAM "SACOLEIROS" E MICROEMPRESÁRIOS

"Importantes projetos oriundos da Câmara foram aprovados nesta quarta-feira no plenário do Senado. O primeiro item da pauta aprovado, em votação simbólica, foi o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/08, que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) para a importação, por meio terrestre, de produtos e mercadorias provenientes do Paraguai. O PLC volta para a apreciação da Câmara, uma vez que recebeu alterações entre os senadores. A proposição, que ficou conhecida como “Projeto dos Sacoleiros”, prevê que atividades de importação sejam executadas mediante a contribuição unificada de impostos cuja alíquota será de 42,25%. A adesão ao regime de tributação para importadores não é obrigatório. A matéria recebeu seis emendas que, sob a forma de subemendas, foram parcialmente aprovadas. Uma outra emenda foi aprovada integralmente, com votos favoráveis dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) – relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos – e Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator na Comissão de Relações Exteriores. Já a relatora da proposição na Comissão de Constituição e Justiça, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), deu parecer favorável, embora tenha rejeitado todas as emendas apresentadas. Respeitando o acordo de lideranças em torno do projeto, Serys aceitou, não sem antes mostrar sua contrariedade, votar com os relatores supracitados. MEI Segundo item aprovado nesta quarta-feira (3) pelos senadores, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 128/08 cria a figura do Microemprendedor Individual (MEI), beneficiando milhões de trabalhadores do mercado informal e com ganhos anuais de até R$ 36 mil. A matéria recebeu alterações do Senado, e por isso retorna para a Câmara, Casa de origem. Alterando dispositivos de leis que instituem o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; estebelecem critérios para a organização da Seguridade Social; e regulamentam os planos de benefícios da Previdência Social. De acordo com o PLC 128, é considerado MEI o empreendedor individual que obteve rendimento bruto, no ano-calendário anterior, que não ultrapasse R$ 36 mil e tenha aderido ao regime de tributação do Simples Nacional."

(Congresso em Foco)