sábado, 6 de dezembro de 2008

ZÉ DIRCEU: IMPRENSA TORCE PELO AGRAVAMENTO DA CRISE


O ex-ministro José Dirceu voltou a criticar a imprensa em seu Blog. Foi neste sábado, quando lamenta que a mídia parece estar torcendo pelo agravamento da crise financeira internacional. Ele qualifica a postura dos jornais brasileiros de “catastrofismo exacerbado” e acusa articulistas de torcerem pelo agravamento das dificuldades econômicas. Confira:
Na imprensa em geral, e na Folha de S.Paulo de hoje, em especial, articulistas torcem para que a crise se agrave. Um deles chega ao ponto de negar a realidade. Para dizer que estamos privatizando os lucros e socializando os prejuízos, afirma que no Brasil não há recurso público no apoio ao aumento do crédito.
Como não? São recursos do compulsório!Um desses articulistas afirma que o crédito foi restabelecido pelos bancos. Por que? Para desqualificar as críticas do presidente Lula aos bancos privados.
Mas ao escrever isso o autor nega notícia do próprio jornal que informa que os empresários na FIESP disseram ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o crédito piorou nesta semana.
Outro diz a barbaridade de que Fernando Collor também era popular no começo de seu mandato. Para relativizar a popularidade de Lula, um terceiro confunde de propósito um discurso político com uma declaração formal do governo brasileiro na reunião do G-20."

* Do Blog do José Dirceu, leia mais aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza, eles torcem descaradamente e é por isso, por falta de credibilidade que os Blogs estão dominando a internet. Hoje em dia ninguém compra mais jornal, são quase todos ligados a grandes grupos econômicos ou políticos com seus interesses próprios e a imparcialidade que se dane. Mas o povo não é besta e sabe distinguir, sabe fazer o seu julgamento. Continuando assim, dentro de 20 anos não tem mais jornal em papel e ainda tem a imprensa televisiva, esta é que é comprometida mesmo. A gente percebe a satisfação dos locutores quando anunciam a subida do dólar e a queda da bolsa, que a venda de carros despencou, mas todos nós sabemos quais interesses.

Anônimo disse...

E o Zé tem toda razão ! Infelizmente !

Anônimo disse...

Infelizmente, ele tem razão o prestígio da imprensa está desmoralizado, com raríssimas excessões é claro.

Anônimo disse...

e AINDA SE TEM A DESFARÇATEZ DE SE FALAR EM IMPRENSA LIVRE, IMPRENSA IMPARCIAL, DIREITO À EXPRESSÃO NA MÍDIA!!!! MIREM A MÍDIA LOCAL, VEJAM O OFICIALISMO EM MANCHETE NOS JORNAIS, O TIMBRE DO OFICILISMO NOS PROGRAMAS DE DEBATES TELEVISIVOS, NO CONTEÚDO DAS COLUNAS QUE TÊM COMO MATÉRIAS-PRIMAS A POLÍTICA. A SAÍDA SÃO OS BLOGS ENTRE OS QUAIS SE DESTACA ESTE DO ELIOMAR DE LIMA, O MAIS DEMOCRÁTICO E O MAIS ÁGIL. COMISSÁRIO DO SANTO OFICIO.