sábado, 24 de novembro de 2007

GOVERNO DO CEARÁ GASTA R$ 18 MILHÕES POR MÊS COM TERCEIRIZADOS

"Um dos maiores problemas da administração pública está centrado na contratação de terceirizados para cargos que, pela legislação, deveriam ser exercidos por servidores públicos concursados. Desde a segunda metade da década de 90, os governantes perceberam na terceirização de alguns serviços a saída para a demora e o custo elevado de realização de um concurso. Isso, entretanto, abriu espaço para desmandos, para a corrupção e para gastos elevados com pessoal. No Ceará, apesar da redução de 17% neste ano, a folha de terceirizados, que abriga 10 mil pessoas, custa ao Estado R$ 18 milhões ao mês. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aprovada em maio de 2000 pelo Congresso Nacional, nasceu após uma crise de endividamento dos entes da federação que, em 1997, resultou no refinanciamento das dívidas de 25 dos 27 estados com o Governo Federal. Na época, além do déficit orçamentário, os governos estaduais apresentavam gastos com pessoal bastante elevados. Para se ter uma idéia, em 1995, 79,1% da receita corrente líquida (RCL) nacional foi gasta com pessoal. A situação chegou a tal nível de extrapolação que no Rio de Janeiro, por exemplo, esse gasto chegou a superar o total da RCL entre 1995 e 1996. A LRF surgiu como instrumento jurídico para controlar os gastos públicos através de limite de endividamento e limite de gasto com pessoal."

Do Jornal O POVO leia mais aqui

LULA DESCARTA OUTRA VEZ TERCEIRO MANDATO E DEFENDE CANDIDATO ÚNICO DA BASE ALIADA


O presidente Lula é o entrevistado do jornal O Globo deste domingo. Na entrevista exclusiva, ele diz que a máquina pública é onerosa e que os gastos são necessários.

- Se fosse possível fazer a máquina funcionar diminuindo dinheiro, seria ótimo.

Ele também descarta a idéia de que pensa num terceiro mandato e afirma que sucessão presidencial é algo que só começar a discutir em 2009. Noutro trecho da entrevista, o presidente demonstra o desejo de ter os aliados unidos em torno de um só postulante em 2010.

- Se cada um (partido) quiser ter o seu candidato, eu acho legítimo. Mas não é o que eu gostaria que acontecesse.

Leia mais aqui

SECRETÁRIO DA SAÚDE DÁ UMA DE "SÍLVIO SANTOS" NA LUTA CONTRA DENGUE


Neste sábado de luta contra a dengue, eis o secretário da Saúde de Fortaleza, Odorico Monteiro, entregando prêmio à jovem Karen Lima, que mora no Bairro Ellery. Ela ganhou destaque, porque no Passeio Ciclístico contra a dengue, realizado pela prefeitura em quatro regionais, apresentou a bicicleta mais enfeitada nesse esforço de conscientização sobre a prevenção contra a doença. Odorico até que ensaiou algumas pedaladas, mas acabou cansando. Por que, hein?

E NO BRASIL DA PIADA, A CPMF CONTINUA NAS PARADAS


PASQUALE DIZ EM FORTALEZ QUE REFORMA ORTOGRÁFICA NÃO SAI DO PAPEL


"As mudanças ortográficas que pretendem unificar o idioma nos oito países que falam a língua portuguesa (Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, Angola e São Tomé e Príncipe), não vai ocorrer. Pelo menos, é o que pensa um dos professores de português mais famosos do País, Pasquale Cipro Neto. Durante palestra nesta tarde, no Teatro Marista, o professor Pasquale foi enfático: “Claro que é uma reforma política. O Brasil quer dizer que é o dono da língua”. Segundo ele, que já teve encontros com o embaixador de Portugal no Brasil, o país europeu não tem interesse que as mudanças sejam realizadas. Pasquale citou uma norma portuguesa, segundo a qual nenhum livro didático pode durar menos de seis anos.

Além disso, seriam necessários cerca de mais quatro anos para a adaptação. No total, 10 anos até que as modificações fossem feitas, segundo o embaixador citado por Pasquale. “Ou seja, quem diz 10 diz nunca. Então, esse troço não vai acontecer, meu filho. Nunca. Esqueça isso. E os portugueses têm toda a razão do mundo. Nós é que não temos o que fazer”, respondeu, ao ser indagado por um dos que assistiam à palestra. E continuou sem poupar críticas: “Eu ia ganhar dinheiro com isso? Muito. Mas eu não posso pensar no meu bolso. Essa é uma reforma meia sola, meia boca. Não consigo acreditar que foi o Antônio Houaiss o nosso representante nisso”.

Durante a palestra, que durou quase duas horas e teve cerca de 300 pessoas na platéia, Pasquale, sempre bem humorado, deu dicas sobre a língua e respondeu a perguntas de vestibulandos. O professor pop autografou livros e posou para fotos com o público. Mais uma palestra deve ocorrer logo mais, às 19 horas, no mesmo local (Teatro Marista – av. Duque de Caxias, 1701 – Centro).

(Colaborou Daniela Nogueira)

LIDERANÇAS DO PC DO B FARÃO JANTAR EM FORTALEZA. CARDÁPIO PODE INCLUIR ALIANÇAS


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, e os deputados federais Manuela D'Ávila (RS) e Aldo Rebelo (SP), e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, são algumas das lideranças comunistas que estarão nessa segunda-feira (26), em Fortaleza. Eles vêm participar da campanha nacional em prol da sede própria do Partido Comunista do Brasil, que aqui em Fortaleza. O jantar, marcado para as 20 horas, ocorrerá no Marina Park Hotel.
Para o presidente estadual da sigla, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), esse será um grande encontro de lideranças locais e nacionais, com o objetivo de contribuir para a essa campanha nacional de arrecadação. ''O jantar tem esses dois aspectos: a contribuição para a aquisição da sede nacional e o relacionamento democrático que o PCdoB mantém com todas as forças, de mesmo pensamento ideológico ou de campos distintos. Um diálogo que prezamos muito'', afirma Patinhas. Ele espera que essa presença de lidernaças comunistas em Fortaleza ajude a reforçar o diálogo pela manutenção de aliança política em torno da prefeita Luizainne Lins (PT). A prefeita e o governador, Cid Gomes (PSB), segundo Patinhas, foram convidados para o jantar.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do PCdoB)
VAMOS NÓS - Que a assessoria do ministro tenha mais sorte aqui por Fortaleza. É que neste sábado, a sua assessora de imprensa teve o celular roubado na Praia de Boa Viagem, no Recife, onde Orlando faz visita. Tomara que essa turma só circule por onde está o Ronda do Quarteirão.

TRIBUNAIS DE CONTAS GARANTEM 13º PARA PREFEITOS E VEREADORES. TCM DO CEARÁ PROÍBE

Em pelo menos nove Estados do país, prefeitos e vereadores estão autorizados a receber o 13º salário dos cofres públicos no fim deste ano. O benefício será concedido apesar de a Constituição proibir o pagamento de "gratificações" ao salário de quem possui cargo público eletivo. Com base nesse entendimento, outros sete Estados proibiram prefeitos e vereadores de ganhar a remuneração extra. Presidente e vice-presidente da República também recebem o benefício, segundo a assessoria de imprensa do Planalto. Em nove Estados --Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins--, os Tribunais de Contas decidiram liberar o pagamento, mas apenas para cidades onde existem leis locais regulando o benefício.
Os conselheiros entenderam que as categorias de prefeitos e vereadores são regidas por princípios semelhantes aos de trabalhadores comuns, como acontece com os funcionários públicos. A primeira parcela da gratificação de fim de ano deve ser paga em novembro. A segunda parte da remuneração será recebida até o dia 20 de dezembro, assim como é o pagamento do 13º salário.
Os nove Estados que autorizam o pagamento possuem 2.357 municípios. Os tribunais não têm levantamentos sobre em quantas cidades há legislações estabelecendo o pagamento do salário extra. Na Paraíba, o órgão diz que desconhece casos de cidades onde a remuneração é paga.
Sete Tribunais de Contas -- Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná e São Paulo-- proíbem o pagamento do 13º a prefeitos e vereadores ainda que exista uma lei no município estabelecendo o benefício. Quem descumpre a norma corre o risco de ter as contas rejeitadas pelo órgão. Também pode receber como punição a devolução do dinheiro ganho com correções.

(Folha Online)

NO NATAL DE LUZ, QUEM ANDOU BRILHANDO FOI UMA "MAMÃE NOEL POLÍTICA"


Quem fez festinha particular ontem à noite, quando da abertura do Natal de Luz, na Praça do Ferreira, foi a senadora Patrícia Saboya. Circulando entre as pessoas como pré-candidata à prefeitura de Fortaleza pelo PDT, ganhou abraços, deu autógrafos e distribuiu sorrisos à vontade. Testou popularidade numa festa apoiada pelo CDL e pela administração Luizianne Lins (PT).
Patrícia Saboya reiterou disposição de se candidatar e que, na peleja que travará com Heitor Férrer, o outro nome do PDT, sairá indicado "aquele que tiver em melhores condições de popularidade".

Nesse quesito, pelo que se viu na praça, Patrícia vem liderando sobre o nosso "Baixinho invocado".

REVISTA ÉPOCA TRAZ MATÉRIA MOSTRANDO QUE JUSTIÇA BRASILEIRA É SEM VERGONHA


A revista Época traz como destaque de capa o rabino Henry Sobel, aquele que foi flagrado nos EUA furtando gravatas. A fala dele na capa diz tudo. A publicação trata de Fernandinho Beira Mar, que comandava o crime de dentro da prisão e, principalmente, aborda um tema dos mais antigos, mas interessantíssimo: a Justiça brasileria não é cega e discrimina pobre.
Clique e confira essa matéria aqui.

VEJA E O DESCALABRO DAS FORÇAS ARMADAS



E a revista Veja desta semana traz em sua capa um destaque dos mais interessantes em se tratando de mapa da América Latina: o quadro de descalabro em que se encontram nossas Forças Armadas. Desaparelhadas, com equipamentos ultrapassados e exigindo investimentos. A publicação também aborda o PSDB e sua busca por novo discurso, na tentativa de atrair o eleitorado em 2010, além de mais uma crise na base do presidente Lula: a saída de Walfrido Mares Guia, envolvido no Mensalão Mineiro. O PT não teria digerido bem a entrada e José Múcio, que era líder do PTB, no cargo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

FHC FAZ CRÍTICAS INDIRETAS A LULA E NOVO MINISTRO DÁ O TROCO

"O novo ministro das Relações Institucionais, José Múcio, criticou nesta sexta-feira a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o Palácio do Planalto considerou direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita durante a 3ª Convenção do PSDB, em Brasília. Múcio classificou a afirmação de Fernando Henrique como "deselegante" e disse que, em sua opinião, ex-presidente não poderia criticar a gestão atual.
Durante o encontro do PSDB, o ex-presidente teria ironizado, indiretamente, a falta de formação acadêmica de Lula. "Aqui tem acadêmicos, não temos vergonha disso. Aqui tem quem fala e bem a nossa língua e nos orgulhamos disso. Há brasileiros que ainda não sabem bem falar a nossa língua. Tem gente que despreza a educação, a começar pela própria", disse FHC.
Múcio saiu em defesa de Lula na tarde de hoje. "Eu gosto do modelo americano. Ex-presidente não critica quem está na gestão. Acho elegante, acho que ajuda o País. Conhecendo a biografia do Fernando Henrique Cardoso, que tenho na conta de homem elegante, não acho uma declaração parecida com a sua história, nem que engrandece o grande número de brasileiros que o admira", disse.

(Portal Terra)

Confira o que Paulo Henrique Amorim fala sobre essas críticas de FHC aqui

CASOS DE DENGUE NO CEARÁ SUPERAM A MARCA DOS 23 MIL

Os casos de dengue no Ceará, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado estão na ordem de 23.200. Desse total, 274 dizem respeito a dengue hemorrágica. Oito óbitos foram registrados até agora no Estado.
Por conta desse quadro, a Secretaria da Saúde de Fortaleza, que concentra maior número de casos, realizará neste sábado campanha de combate à dengue com direito a passeio ciclístico em quatro regionais.
Até o secretário municipal Odorico Monteiro informou para o Blog: "Vou pedalar contra adengue!" Após a atividade, o secretário seguirá para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Dali, pega vôo na rota de São Paulo e, de lá, para contatos no Canadá. Odorico acertará apoio de instituições canadenses para implantar a futura Escola de Saúde Pública de Fortaleza.

POLÍCIA FEDERAL FECHA CASA DE BINGO NO CENTRO DE FORTALEZA

Policiais federais apreenderam nesta sexta-feira 45 máquinas de jogos, computadores e equipamentos de TV numa casa de bingo situada na rua Major Facundo, no Centro de Fortaleza. Ninuém foi preso. A PF deu apoio a oficiais de justiça que cumpriam determinação judicial. Esse tipo de atividade está proibido. A área foi fechada por algumas horas por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, enquanto funcionários da casa de bingo protestam e ganharam a solidariede de clientes, principalmente aposentados.

IBAMA APREENDE CARGA ILEGAL DE MADEIRA EM UBAJARA

Cinco caminhões carregados de madeira foram apreendidos nesta sexta-feira em Ubajara. Segundo a Policia Rodoviária Federal, a carga era ilegal, o que foi confirmado por equipes do Ubama. Toda a carga foi levada para o pátio da sede do Ibama naquela região cearense e os motoristas foram multados.

JOSÉ PIMENTEL CONCLU RELATÓRIO SOBRE O ORÇAMENTO 2008 DA UNIÃO

O deputado federal José Pimentel (PT), relator-geral da proposta do Orçamentária Geral da União 2008, concluiu seu trabalho em matéria de coleta de emendas e encaminhou para a Comissão Mista do Orçamento seu relatório final. Ali, esse relatório passará, a partir da próxima segunda-feira, por avaliação e haverá triagem do que for constitucional e de acordo com as regras desse jogo onde o rateio de verbas sempre se caracteriza por intensa briga de interesses. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSB), que espera e diz torcer para que o Orçamento 2008 possa ser cumprido de fato. Gomes de Matos afirma que há sempre o risco de contingenciamentos, o que exigirá da bancada federal cearense esforço redobrado para assegurar pelo menos a metade do que for acatado.

PPS VAI OUVIR FORTALEZENSE PARA ELABORAR PROGRAMA DE GESTÃO


O PPS de Fortaleza vai mergulhar de fato na campanha eleitoral 2008 na Capital. Com esse objetivo, estará lançando neste sábado o programa “Transforma Fortaleza” num ato que ocorrerá, a partir das 9 horas, na sede da legenda (Rua Major Facundo, 1193– Centro). O partido estará, inclusive, posando com seu pré-candidato a prefeito, no caso o empresário Luiz Gastão, atual presidente da Fecomércio. O programa marcará a arrancada de grupos de pesquisa que viistarão todos os bairros durnte o primeiro semestre de 2008, ocasião em que ouvirá sugestões e levantará problemas. Ao final, estará pronto um projeto administrativo, segundo Luiz Gastão.
“O PPS pretende mobilizar todas as suas lideranças nesta pesquisa junto à população, na intenção de ouvir o maior numero de pessoas possível. Queremos montar um programa de governo que apresente um modelo de gestão moderno e que alie o desenvolvimento da cidade com justiça social, de forma que o nosso objetivo de transformar vidas venha a ser algo realmente concreto no cotidiano dos fortalezenses”, informou Gastão.

BRASILEIRO TERÁ PAGO MAIS DE R$ 800 BILHÕES DE IMPOSTOS ATÉ SÁBADO


"Antes do amanhecer deste sábado, o brasileiro já terá pago R$ 800 bilhões em impostos municipais, estaduais e federais, apenas em 2007. Segundo estimativas do Impostômetro, instrumento desenvolvido pela Associação Comercial de São Paulo que calcula o quanto se paga de impostos no Brasil, o total pago em impostos pelo brasileiro vai chegar à marca de R$ 800 bilhões, por volta das 4 horas da madrugada deste sábado. Em 2006, essa marca foi atingida 28 dias mais tarde, precisamente em 26 de dezembro. No ano anterior, esse montante não foi atingido: em 31 de dezembro de 2005, o total de impostos arrecadados no ano havia sido de R$ 731,8 bilhões. As projeções indicam que, em 31 de dezembro deste ano, mais de R$ 905 bilhões de impostos municipais, estaduais e federais terão sido pagos pelos brasileiros. Essa marca é mais de 11% superior ao total arrecadado em 2006, ano em que R$ 812,7 bilhões de impostos foram pagos. Até este sábado, estima-se que cada habitante brasileiro tenha pago cerca de R$ 4.200 de impostos neste ano. Até o final do ano, segundo projeções do Impostômetro, cada brasileiro terá pago mais de R$ 4.800."
(Portal Uol)

CIRO GOMES DIZ QUE VOTA EM PATRÍCIA

“Não participarei da campanha dela por força de Lei, mas eu votarei em Patrícia”, afirmou, nesta sexta-feira, o deputado federal e ex-marido da senadora Patrícai Saboya, pré-candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza. Ela, no entanto, terá que disputar a indicação com o deputado estadual Heitor Férrer que, mais uma vez, reiterou ter pretensões de postular o lugar da prefeita Luizianne Lins (PT). Ciro deu essa declaração apressada logo após participar, no Hotel Gran Marquise, do lançamento de um novo produto da Claro pelo qual, via banda larga, o cliente poderá acessar a Internet via celular. Em conversa com este Blog, Patrícia não somente reiterou que quer ser candidata à prefeitura, como não se disse surpresa pela fala de Ciro Gomes. Disse que os dois se respeitam e são amigos. Patrícia está em Fortaleza mantendo uma série de reuniões na periferia da Capital. "Como você disse Eliomar, estou fazendo o meu ronda do quarteirão em busca de voto!"
Sobre CPMF, defendeu a prorrogação, observando que do contrário será um desastre para o Páis. Ciro também pediu ao povo cearense que confie no novo projeto siderúrgico (agora com Dong Kuk e Vale do Rio Doce e a carvão mineral e não mais com o gás natural da Petrobras), porque o próprio Lula deu aval ao novo empreendimento.

Quem não deve gostar muito dessa história é a prefeita Luizianne Lins, pois Ciro tem peso e influência na Capital. Já foi inclusive prefeito, embora que por pouco tempo, em razão de sua candidatura ao governo do Estado.

FHC APREGOA UNIDADE NO NINHO TUCANO PELA VITÓRIA EM 2010


"Ao discursar hoje na convenção nacional do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou atenção para a unidade do partido como atitude fundamental para voltar ao poder em 2010. "Nós chegaremos lá. A condição de nossa vitória é a união", afirmou, ao lado de dois potenciais candidatos do PSDB à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG).O ex-presidente defendeu uma aliança com outras forças políticas para o partido disputar a sucessão de Lula. A exemplo do senador Sergio Guerra (PE), que assume a presidência do PSDB em substituição ao cearense Tasso Jereissati, concordou com a avaliação de que a batalha será difícil."A batalha será dura. O primeiro passo será em 2008", disse, numa referência às eleições municipais do ano que vem. "Mas essa batalha será fácil na medida em que ficarmos unidos", afirmou Fernando Henrique.O PSDB elegeu, em sua convenção nacional, a nova Executiva Nacional do partido. O secretário-geral será o deputado Rodrigo de Castro (MG), ligado a Aécio Neves. O grupo de Fernando Henrique tentou emplacar o ex-ministro Eduardo Jorge no cargo, mas não conseguiu."

(Agência Estado)

VAMOS NÓS - FHC deve estar ficando mesmo sem memória, depois daquele de ter mandado todo mundo deixar de lado o que ele escreveu: ele nada falou sobre o Mensalão Mineiro.

EPA! SECRETARIA DA SAÚDE SUSPENDE PAGAMENTO DA COTA DE ENERGIA DE HOSPITAL

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), repudiou, nesta sexta-feira, ato determinado pelo secretário-adjunto da Saúde do Estado, Marcelo Sobreira, que mandou suspender o pagamento da cota de energia elétrica do Hospital Regional daquele município. A cota é de R$ 30 mil por mês e, conforme Agenor, a determinação não passou pelo crivo do secretário estadual João Ananias. "Nós informamos para o secretário e ele nos disse que não sabia dessa decisão e que iria avaliar o caso", adiantou o prefeito, considerando a atitude de Sobreira "pequena". Marcelo Sobreira, ex-prefeito de Iguatu e ex-deputado estadual, é rival político de Agenor. "O adjunto se esqueceu de que esse hospital não atende só Iguatu e que essa cota é paga pelo governo há 12 anos", lamentou o prefeito. Para ele, a única explicação é "perseguição política".

OUTRO LADO - Este Blog entrou em contato com a assessoria de imprensa do secretário João Ananias mas, até agora, não veio resposta. Alguém ali deve estar muito atarefado.

GOVERNADOR DESAFINA NO NINHO TUCANO E DEFENDE PRORROGAÇÃO DA CPMF

"A convenção do PSDB mostrou nesta sexta-feira a divisão do partido em relação à proposta que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. Na mais enfática defesa da manutenção do "imposto do cheque", o governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) fez duras críticas à postura dos senadores tucanos contrários à matéria.
Por outro lado, lideranças do PSDB - como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - afirmaram que o governo não ofereceu concessões suficientes para que os tucanos aprovem a prorrogação. "Você tem cinco governadores defendendo a manutenção da CPMF e a bancada do PSDB [no Senado] faz ouvido de mercador para isso. Estamos diante de um impasse grave para nos organizar", disse Cunha Lima. O governador afirmou que seria uma "incoerência" o PSDB criticar a prorrogação da CPMF já que foi o próprio partido criou o "imposto do cheque" na gestão FHC.
"A minha posição é algo que não pode faltar ao PSDB: coerência. Se o Alckmin tivesse sido eleito, essa discussão da CPMF não estaria existindo [no partido]. Nós criamos o imposto, não fica bem adotar uma posição contraditória", enfatizou o governador.

(Folha Online)

AGORA VAI - PREFEITA LANÇARÁ O PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA PRAIA DE IRACEMA

E a assessoria da prefeita Luizianne Lins (PT) mandou convite para este Blog. Convida o repórter para o lançamento do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema, que ocorrerá na próxima terça-feira. A partir das 19 horas, no Largo do Mincharia.
Há quem já esteja fazendo duas apostinhas:
1 - Quando esse projeto vai mesmo sair do papel?
2 - A prefeita vai chegar no horário?

Aliás, não entendemos o porquê desse evento ter sido marcado para o turno da noite. Nem a turma das redações, que vive travando briga contra o relógio e o fechamento de edições.

TASSO SE DESPEDE DO COMANDO TUCANO APREGONDO RESGATE DA DEMOCRACIA E DA ÉTICA


Tasso (quarto da mesa) momentos antes da despedida

Durante a convenção nacional do PSDB, que ocorre nesta sexta-feira, em Brasília, o senador Tasso Jereissati fez um discurso de despedidas da função de presidente nacional da legenda. Num tom bem inflamado, Tasso, para um centro de convenções da CNT lotado, fez duros ataques ao governo federal, relatando escândalos como os registrados na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Petrobras, Mensalão e Sanguessuga. "Essa corrupção estimula a violência no País, porque predomina a imunidade e o cidadão se vê desestimulado a seguir a lei. Ao tratar do futuro do PSDB, o tucano disse que a convenção e o congresso partidários marcam um novo momento da legenda que, em 2010, será vitoriosa

"Nós não queremos o poder pelo simples poder, mas resgatarmos a democracia, a ética e a moral do povo brasileiro", afirmou Jereissati. Em seguida, houve a posse do senador Sérgio Guerra (PE), que fez relato histórico do trabalho de Tasso à frente do PSDB, afirmando: "O trabalho do Tasso desde 1986 e em três governos do Ceará e em dois mandatos de presidente nacional tucano, é referência para todos nós do PSDB e para o País".

(Colaborou Paulo Schol, de Brasília)

GOVERNADOR NOMEIA MAIS 297 AGENTES PENITENCIÁRIOS


O governador Cid Gomes (PSB) assinou, nesta sexta-feira, ato de nomeação de 297 novos agentes penitenciários. Foi durante aula inaugural que ministrou no auditório da Faculdade 7 de Setembro, na presença do secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Marcos Cals. A expectativa é de que ainda neste ano esse grupo esteja reforçando a segurança dos presídios, pois se submeterá agora a treinamento. A Sejus fala em 20 de dezembro, período em que o Natal reina à vontade. Esse grupo deverá ocupar funções nas casas de custódia de Caucaia e Itaitinga, no presídio industrial e regional de Sobral e no IPPOO II.

(Foto - Divulgação)

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL - JOSÉ MÚCIO VAI CABALAR VOTOS PRÓ-CPMF

"O novo ministro das Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, informou hoje (22), na Câmara dos Deputados, que uma de suas primeiras tarefas será conversar com todos os senadores, para que seja aprovada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) até 31 de dezembro de 2011. E disse acreditar que há tempo para aprovar a matéria até o final do ano."Vou continuar o trabalho do ministro [Walfrido dos Mares Guia], que conversou com todos os senadores. Tenho absoluta certeza de que o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva], que é o gestor, que é o responsável por tudo isso e é quem tem a responsabilidade da gestão, irá entrar nessas conversas e tudo terminará bem", disse José Múcio.De acordo com o novo ministro, "a prorrogação da CPMF não é questão do governo Lula, dos senadores, dos deputados – é do povo brasileiro, serve a todos". Ele acrescentou: "É um imposto imprescindível no momento. Imposto não é uma coisa simpática, senão seria espontâneo. Já começa antipático do nome, mas é necessário. O orçamento brasileiro não pode prescindir de R$ 40 bilhões no momento."

(Agência Brasil)

CIRO E PATRÍCIA DESEMBARCAM PARA COMPROMISSO SOCIAL

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) e sua mulher, a atriz Patrícia Pillar, estão em Fortaleza. Chegaram no fim da noite de ontem e deverão ser padrinhos de casamento do irmão dele, Lúciol Gomes. Segundo a assessoria do parlamentar, ele ainda participar de um evento da Claro, no Hotel Gram Marquise, ao meio-dia. O imão de Ciro, Lúcio Gomes, é diretor de relações da Oi Fuura e o casamento ocorrerá à noite, em área do Complexo Turístico Beach Park.

ACUSADO DE ENVOLVIMENO NO FURTO AO BC DE FORTALEZA DEPÕE NA JUSTIÇA FEDERAL

José Marleudo de Almeida (35), acusado de participação direta no furto milionário ao Banco Central de Fortaleza, fato ocorrido em 6 de agosto de 2006, está depondo agora na sede da Justiça Federal (Centro), em Fortaleza. A imprensa não tem acesso. Marleudo foi preso pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte e pela Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrtimônio, de Brasília, no Rio Grande do Norte. A PF infomrou, na ocasião da prisão de Marleudo e mais cinco outros indivíduos, ter recuperado R$ 443 mil, dinheiro que seria do total dos R$ 164,7 milhões.

Saiba mais sobre o caso aqui

DRT VAI DEVOLVER CERCA DE 5 MIL CARTEIRAS DO TRABALHO QUE ESTAVAM PERDIDAS

E Delegacia Regional do Trabalho vai promover neste sábado, a partir das 8 horas, em sua sede, uma campanha de cidadania: sob clima de mutião, mobilizará pessoa para, até as 15 horas, devolver cerca de cinco mil carteiras do trabalho que se encontravam no setor de achados e perdidos dos Correios. Quem tiver pedido esse documento, que vá à DRT (Centrol) e dê uma boa conferida. A informação foi dada para este Blog nesta sexta-feira pelo delegado regional do Trabalho, Papitto Oliveira.

FORTALEZA SERÁ SEDE DE CONGRESSO DA ÁREA DE RÁDIO E TV


O presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV, jornalista Edilmar Norões, comandará, a partir das 20 horas do próximo dia 28, no Ponta Mar Hotel, a solenidade de instalação do Fala Nordeste. Trata-se de um congresso que se estenderá até o dai debatendo questões do interesse do setor como, por exemplo, TV e Rádio Digital e a velha pirataria no ar das FMs. O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero e o governador Cid Gomes (PS) participarão da cerimônia de abetura.
Que o congresso discuta também a situação dos profissionais radialistas da área, que se sentem abandonados e levados ao arrendamento de horários se quiserem ter direito a espaços.

ENQUANTO O PAC DE LULA NÃO LEVANTA VÔOS...


Eis a forma inusitada que uma rede de motel de Brasília arranjou para levantar seus negócios neste fim de ano.

(Foto Lula Marques - Folha)

TSE NEGA RECURSO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO DE MARANGUAPE

"O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento a Agravo de Instrumento (AG 8629) que pretendia obter a cassação do prefeito de Maranguape (CE), Francisco Eduardo Mota Gurgel (PV), eleito em 2004. A decisão aprovada por unanimidade, nos termos do voto do atual relator, ministro Arnaldo Versiani, referenda decisão monocrática (individual) do ministro Caputo Bastos no Agravo. O recurso, interposto pelo segundo colocado no pleito, Pedro Pessoa Câmara (PMDB), pretendia modificar decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que negou seguimento a representação contra o candidato eleito por abuso de poder econômico e político.Junto ao TSE, o segundo colocado alegou que a decisão não foi fundamentada, que estaria comprovado o dissídio jurisprudencial, e que houve invasão de competência do Tribunal Regional.Na decisão monocrática, o ministro Caputo Bastos considerou que o agravo não poderia ser admitido “dada a impossibilidade de se reexaminar, no recurso especial, fatos e provas”. Afirmou ainda que, em relação ao dissídio jurisprudencial, “não há similitude fática entre o aresto impugnado e os paradigmas colacionados”.O ministro licenciado do TSE salientou que “o agravo não merece prosperar porque o TRE concluiu, considerando os fatos à luz das provas, pela não caracterização do ilícito previsto no artigo 73, VI, da Lei 9504/97 (Lei das Eleições) ante à fragilidade do conjunto probatório, os fatos controvertidos e a falta de demonstração da potencialidade do fato influenciar o resultado da eleição”.

(TSE)

POLÍCIA DO CEARÁ VAI APRESENTAR DOIS ACUSADOS DE SEQÜESTRO

A Divisão Anti-Sequestro (Bairro Jacarecanga), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, apresentará às 9 horas desta sexta-feira dois acusados de envolvimento no crime de seqüestro presos nas últimas horas. O órgão não dá mais detalhes, mas já convocou a imprensa para o ato.

ATUALIZAÇÃO (11h10min) - Elton John (22) e Francisco das Chagas (24) foram apresentados nesta sexta-feira pela Divisão Ani-Serquestro) acusados de envolvimento no sequestro do empresário Raimundo Rabelo. O caso ocorreu na última quinta-feira, em frente a uma lanchonete no Bairro Montese (Fortaleza). Há um terceiro envolvido: Antônio Edivaldo Soares (22), que está foragido. O cativeiro onde estava o empresário era um sítio localizado em Ibaretama (Sertão Central). Os acusados do seqüestro acabaram desistindo do plano e não pediram resgate, de acordo com a versão policial.

PETROBRAS E SIDERÚRGICA - GOVERNO ESTADUAL QUER RECUPERAR R$ 417 MILHÕES


"O Governo do Ceará está determinado em recuperar os investimentos e incentivos fiscais concedidos à Petrobras. Os valores adiantados para que a estatal fornecesse o gás natural à usina siderúrgica Ceara Steel ainda não foram precisamente calculados. Ontem, no debate sobre o Orçamento de 2008 realizado na Assembléia Legislativa, o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra, falou em R$ 417 milhões a serem ressarcidos. "O Governo investiu R$ 417 milhões e vai ter que ser pago de alguma forma pela Petrobras, mesmo que seja em outras negociações", disse. Já o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, estima em US$ 100 milhões (R$ 178 milhões) o dinheiro que o Estado vai cobrar da Petrobras. Balhmann também esteve presente à audiência na Assembléia Legislativa. Ele detalha que o Estado quer negociar o ressarcimento de forma amigável. "O ambiente de hostilidade (com a Petrobras) foi superado. É uma grande empresa e queremos que ela seja parceira nesse esforço de atração de investimento que o Ceará está fazendo", afirma. De acordo com Balhmann, a Petrobras poderá devolver os benefícios adiantados de várias formas, até mesmo por meio de novos projetos a serem instalados no Ceará. Ele lembra que a estatal irá construir uma planta de regaseificação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Outro investimento é a transferência da tancagem de combustíveis do Mucuripe para o Pecém.

Do Jornal O POVO, leia mais aqui

COLÍRIO DO BLOG


Olha aí Roberta Brasil. A moça dessa terrinha de Iracema saiu dos bancos da universidade para as bancas de revista. Ela está uma gracinha, não é mesmo?
(Foto - Dudu Resende, do Paparazzo)

LULA, MORALES E BACHELET ACERTAM ENCONTRO PARA 11 DE DEZEMBRO

"Os presidentes de Bolívia, Brasil e Chile se reunirão no dia 11 de dezembro em La Paz para impulsionar o projeto de uma estrada que ligará o oceano Atlântico com o Pacífico, e que passará pelos três países, anunciou na quinta-feira o embaixador brasileiro na Bolívia, Frederico Cezar Araújo. A reunião entre os presidentes dos três países vai anteceder um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega boliviano Evo Morales, no dia 12 de dezembro, para discutir assuntos relacionados ao gás natural. O diplomata disse ainda que a construção de uma ligação ferroviária-terrestre entre portos do Brasil, no Atlântico, e do Chile, no Pacífico, será o tema central da reunião entre Lula, Morales e a presidente chilena, Michelle Bachelet. "O presidente Lula deve vir no dia 11 para uma reunião trinacional Bolívia, Chile e Brasil (...) que acontecerá em La Paz", disse o embaixador segundo a agência de notícias estatal da Bolívia ABI. O anúncio não foi confirmado de imediato pelo governo boliviano, mas funcionários governamentais em La Paz mencionaram no início desta semana a possibilidade do encontro trilateral. Além da ligação entre os dois oceanos, Bolívia e Chile --países que não mantêm relação diplomática entre si-- desenvolvem atualmente uma ampla agenda de diálogo, na qual se destaca a reivindicação boliviana por uma saída para o Pacífico, perdida para o Chile em uma guerra no século 19."

(Agência Estado)

TASSO AVISA: VAI CONTINUAR NA POLÍTICA E PODE ATÉ DISPUTAR REELEIÇÃO AO SENADO

"O senador Tasso Jereissati, que entrega hoje, durante convenção em Brasília, o cargo de presidente nacional do PSDB, anunciou ontem para este Vertical que, a partir de agora, concentrará suas atenções políticas no Estado do Ceará. Ou seja, dará dedicação exclusiva ao fortalecimento da legenda, atualmente em 163 municípios, permanecendo, no momento, como a maior no Ceará. Sobre seu futuro político, Jereissati foi enfático: continuará na vida pública. “Ainda tenho muito a oferecer ao meu Estado como homem público”, acentuou ele. Tasso tem mandato de senador até fevereiro de 2011, no que deixa aberta a possibilidade de postular a reeleição. Detalhe: Tasso tem dito também que Fortaleza, em 2008, terá sua atenção bem especial. "


Da Coluna Vertical, leia mais aqui

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

MENSALÃO MINEIRO - LULA DIVULGA NOTA CONFIANTE DE QUE MARES GUIA È INOCENTE

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em nota divulgada para a imprensa nesta quinta-feira, que confia na inocência do ex-ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia. Walfrido deixou o governo nesta quinta-feira, sendo substituido por José Múcio (PTB). Ele é acusado de irregularidades no chamado esquema do “Mensalão Mineiro". Diz Lula: “Durante quase cinco anos, Walfrido desempenhou com competência e dedicação as funções que lhe atribui, primeiro frente ao Ministério do Turismo depois no comando da articulação política do governo. Trata-se de uma grande perda”. Mares Guia aparece na denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, sobre o esquema do mensalão, operado na época que o ex-ministro era vice-governador de Minas Gerais na administração do hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)."

(Folha Online)

EX-RENAN - MÔNICA VELOSO FARÁ FESTÃO EM SÃO PAULO PARA LANÇAR LIVRO


Cerca de 200 artistas e personalidades foram convidados para a noite de autógrafos que a jornalista Mônica Veloso fará, na próxima quarta-feira (28), em São Paulo. Ela lançará o livro "O Poder que seduz". Segundo a assessoria da jornalista, até Pelé está entre os convocados para o festão da ex-musa do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Mônica conta bastidores da política em Brasília.

SERVIÇO

Livro - O Poder que seduz
Preço - R$ 34,90, nas livrarias de todo o País

OLHA O PACOTÃO DE CONCURSO PÚBLICO AÍ, GEENNNTE!!


Confira o pacotão de concursos por este Brasil. No Ceará, a Defensoria Pública e a Prefeitura de Aracati estão no cardápio.

- POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA (PM/SC): Seleção para curso de formação de soldados está com inscrições abertas. São 565 vagas para homens e 35 para mulheres. Salário inicial de R$ 1,3 mil. Prazo segue até 14 de dezembro. As provas estão marcadas para 20 de janeiro

- POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO (PC/SP): Corporação lança concurso para assistente social. Edital exige nível superior completo e prevê salário de R$ 716,51. Inscrições vão até 30 de novembro

- PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO/SP: Acesse o edital do concurso público com 292 vagas imediatas e cadastro reserva para os cargos de professores de 1º e 2º graus e diretores. Salários de R$ 1 mil a R$ 2,3 mil. O prazo para inscrições termina hoje

- PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP: Fique ligado. Terminam hoje as inscrições do concurso público com 60 vagas de nível superior. Salários variam de R$ 2,4 mil a R$ 4 mil

- PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇAGI/PB: Estão abertas as inscrições do concurso com 160 vagas para todos os níveis escolares. Salários de até R$ 4 mil. Prazo segue até 7 de dezembro

- INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL DO PARÁ (IDEFLOR): Acesse o edital do concurso para todos os níveis escolares. São 92 vagas com salários de até R$ 971. Inscrições estão abertas e vão até 21 de dezembro

- PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATI/CE: Estão abertas as inscrições do concurso com 355 vagas para nível médio e superior. Salários de R$ 380 a R$ 5 mil. Prazo segue até 28 de dezembro

- BNDES: Estão abertas as inscrições para a seleção pública com cargos de nível médio e superior. Classificados devem compor cadastro reserva. Salários vão até R$ 5 mil e os candidatos podem se inscrever até o dia 5 de dezembro

- TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO (TRF-3): As inscrições do concurso público com 60 vagas para juiz substituto já estão abertas. O prazo vai até 18 de dezembro e a taxa de inscrição é de R$ 100

- SANASA/CAMPINAS: As inscrições para o processo seletivo foram prorrogadas. São 46 vagas para os cargos de agente técnico de saneamento, químico e engenheiro terminam nesta quarta-feira. Os salários variam de R$ 891 até R$ 3,2 mil para níveis médio e superior. Novo prazo segue agora até 23 de novembro

- CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO PARANÁ (CRP/08): Estão abertas as inscrições do concurso com 51 vagas para nível médio e superior. Salários de R$ 501 a R$ 1,3 mil. Prazo segue até 20 de dezembro

- DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO CEARÁ (DPG/CE): Acesse o edital do concurso para defensor público substituto com 64 vagas e salários de R$ 5,8 mil. Inscrições já estão abertas e vão até 11 de dezembro

- TRIBUNAL DE CONTAS DE SÃO PAULO (TCE/SP): Estão abertas as inscrições da seleção pública para auditor fiscal. São sete vagas, com salário de R$ 18 mil para candidatos com mínimo de 10 anos de experiência profissional. Prazo segue até 15 de dezembro

- PRODESP: Confira o edital do concurso com salários de R$ 869 a R$ 4,3 mil para nível médio incompleto, completo e superior. Seleção visa preencher cadastro reserva para diversos cargos. Inscrições já estão abertas e vão até 7 de dezembro

- SECRETARIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO ACRE (SGA/AC): Acesse o edital do concurso com 1.212 vagas para o Instituto de Administração Penitenciário e Polícia Civil. Todos os níveis escolares e salários que varia de R$ 559 a R$ 5,8 mil. Inscrições vão de 26 de novembro a 18 de dezembro

- EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE PORTO VELHO (EMDUR): Edital de concurso público prevê 45 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para todos os níveis escolares. Salários de R$ 400 a R$ 2,1 mil. Inscrições podem ser feitas de 26 de novembro a 11 de janeiro

- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ (SEDUC/PA): Confira os editais do concurso com mais de 15 mil vagas para todos os níveis escolares. Salários de R$ 380 a R$ 1,9 mil. Inscrições para os cargos de professor e técnico em educação vão de 4 a 21 de dezembro. Para os demais cargos, inscrições estão abertas e vão até 24 de dezembro

- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA: Confira o edital do concurso para nível superior, são 287 vagas para diversos cargos e cadastro reserva. Salários entre R$ 1,8 mil e R$ 4 mil. Inscrições estão abertas e se encerram no dia 27 de novembro

- SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO RIO DE JANEIRO: Estão abertas as inscrições da seleção com 367 vagas temporárias para todos os níveis. Salários de R$ 750 a R$ 1,8 mil. Prazo segue até 25 de novembro

- FUNDAÇÃO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PARÁ: Acesse o edital do concurso com 122 vagas para todos os níveis. Salários variam de R$ 380 a R$ 1,5 mil. Inscrições vão de 26 de novembro a 9 de dezembro

- PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP: As inscrições do concurso com 24 vagas para médicos já estão abertas. Salários de R$ 1,9 mil a R$ 2,1 mil. Prazo segue até 23 de novembro

- MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO (MPU): Acesse o edital do concurso para o cargo de procurador com 148 vagas. Salários de R$ 20 mil. Inscrições estão abertas e seguem até 4 de dezembro

- TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO (TRF-4): Estão abertas as inscrições para o concurso para o cargo de juiz substituto com 19 vagas. Salários de R$ 19 mil. Prazo segue até 26 de novembro

- TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST) : Acesse o edital do concurso com salários de R$ 3 mil e R$ 5 mil. São 205 vagas para analista judiciário (nível superior) e 107 para técnico judiciário (nível médio). Inscrições já começaram e terminam dia 27 de novembro

- CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP): Estão abertas as inscrições do concurso com 22 vagas para telefonista e programador de web. Salários de até R$ 3 mil. Prazo foi prorrogado e segue até 06 de dezembro

- MINISTÉRIO PÚBLICO DO AMAZONAS (MPE/AM): Concurso com 185 vagas para todos os níveis está com inscrições abertas até 29 de novembro. Salários de R$ 1,3 mil a R$ 4 mil.

(Este Blog com Correio Braziliense)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL LIBERA ÍNTEGRA DA DENÚNCIA DO MENSALÃO MINEIRO

O Ministério Público Federal liberou nesta quinta-feira a íntegra da denúncia sobre o Mensalão Mineiro. Quinze pessoas, entre elas o ex-presidente nacional tucano, o senador Eduardo Azeredo (MG) e Walfrido Mares Guia, que pediu nesta mesma quinta-feira para sair do cargo de ministro das Relações Institucionais. As denúncias feitas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, falam de crimes de peculato e lavagem de dinheiro ocorridos em Minas no ano de 1998.

DENUNCIADOS

1. Eduardo Brandão de Azeredo;
2. Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto;
3. Cláudio Mourão da Silveira;
4. Clésio Soares de Andrade;
5. Marcos Valério Fernandes de Souza;
6. Ramon Hollerbach Cardoso;
7. Cristiano de Mello Paz;
8. Eduardo Pereira Guedes Neto;
9. Fernando Moreira Soares;
10. Lauro Wilson de Lima Filho;
11. Renato Caporali Cordeiro;
12. José Afonso Bicalho Beltrão da Silva;
13. Jair Alonso de Oliveira;
14. Sylvio Romero Perez de Carvalho;
15. Eduardo Pimenta Mundim.

Confira a íntegra da denúncia do Ministério Público Federal sobre o Mensalão Mineiro aqui.

DETALHE - O Ministério Público denunciou essa tucanada justamente no período em que ela vive clima de congresso e convenção nacional para troca de plumagem.

A PREFEITA, A AUDIÊNCIA COM LULA E O SILÊNCIO

E a prefeita Luizianne Lins (PT) foi recebida em audiência, nesta quinta-feira, em Brasília, pelo presidente Lula. Levou 21 projetos debaixo do braço, que integram o Plamefor (não confundir com Planefor, elaborado no passado pelo CIC e Fiec, com apoio de técnico da Espanha), em busca de recursos. Está difícil sair dinheiro do Planalto e, pelo andar da carruagem, recursos mesmo só em 2008, ano em que a prefeita deve disputar a reeleição. De Brasília, Luizianne voou para Cuiaba (MT), onde foi participar de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos das Capitais.
A propósito: nada sobre o encontro da prefeita com Lula aparece no site da prefeitura. Nenhum assessor dela (são três jornalistas) liberou alguma informação a respeito do encontro.
Pelo visto, o problema de Luizianne é comunicação. Ironia do destino, pois professora licenciada do Curso de Comunicação Social da UFC.

PREFEITURA FAZ MOBILIZAÇÂO E PASSEIO CICLÍSTICO CONTRA A DENGUE

"A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado uma grande mobilização para marcar o Dia Nacional de Combate a Dengue. Um passeio ciclístico acontecerá simultaneamente em quatro secretarias executivas regionais (SERs), além da prestação de serviços e apresentações artísticas promovidas pela comunidade.

1 - Na SER-I, a largada esta marcada para as 8 horas. A concentração acontece na Praça Redonda no Monte Castelo, que fica entre as ruas Benjamim Barroso e Antônio Drummond. De lá, os participantes seguem para a escola Faustino de Albuquerque, na Rua Amaro Cavalcante, 221, próximo ao pólo de lazer da Sargento Hermínio. No local, serão ofertados serviços de saúde como vacinas, teste de glicemia e verificação da pressão arterial. As pessoas poderão tirar documentos ou protocolar casamento civil. O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Odorico Monteiro e o titular da Regional-I, Mariano de Freitas, abrem oficialmente o evento.

2 - Na SER-III, a saída está marcada para as 8h45min, da praça da igreja do Antônio Bezerra (Avenida Mister Hull), com previsão de chegada às 10 horas, no Centro de Cidadania César Cals, que fica na Rua Cel. Matos, no Pici. No local, prestação de serviços e apresentações artísticas para a comunidade.

3 - Na SER-IV, ocorrerá uma grande festa de encerramento na Praça do Jardim América, localizada na Rua Delmiro de Farias, s/n, no bairro Jardim América, às 10h30min. Além do passeio ciclístico, ocorrerão exposições educativas de controle da dengue e prestação de serviços. A programação também contará com teatro de bonecos gigantes, show de humor e paródias.

4 - Na SER-V, o passeio ciclístico começa às 8h, saindo do Posto Esso da Av. dos Expedicionários com Perimetral, seguindo para o Carrefour na Maraponga. Apresentações artísticas, distribuição de brindes e prestação de serviços à comunidade estão na programação. Ao final de cada um dos eventos, serão premiados o ciclista mais idoso, o mais jovem e aquele que apresentar a bicicleta mais elaborada, levando em consideração a temática dengue."

(Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde de Fortaleza)

CASO BEBERIBE - DOIS ENGENHEIROS SÃO INDICIADOS

A Delegacia de Beberibe indiciou os engenheiros José Randal, da Construtora Santorini, e Wladimir Carneiro, ex-secretário de Obras de Beberibe (Litoral Leste), Wladimir Carneiro. No inquérito, enviado para a Justiça nesta quinta-feira, os dois foram indiciados por lesão corporal e homicidio culposo. O caso diz respeito ao teto da Escola Lídia Bessa, situada na Praia de Morro Branco, que desabou há cerca de um mês provocando a morte de uma aluna e ferimentos numa professora e mais 17 estudantes. A Construtora Santorini foi responsável pela reforma da escola. O teto, em condições técnicas de constrção questionáveis, conforme o Crea-CE, desabou por não suportar ventos fortes.

FORTALEZA SERÁ SEDE DE CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CRIAÇÃO DE AVESTRUZ


Ninguém me ama, ninguém me quer?

Fortaleza será sede, de 29 a 30 deste mês, no Magna Praia Hotel (Praia de Iracema), em Fortaleza, do VIII América Avestruz, um dos maiores eventos do setor na América Latina, que deve reunir criadores e profissionais de várias partes do Brasil e do mundo. Aqui, esses grupos vão discutir o desenvolvimento da criação de avestruz e as perspectivas de incremento para o Estado. O evento acontece pela primeira vez no Ceará, que conta atualmente com cerca de 14 mil animais em seu rebanho. De acordo com o presidente da Associação dos Empreendedores Cearenses da Estrutiocultura (Aece), Léo Muniz, a grande dificuldade ainda é a ocorrência de febre aftosa no Estado e outras doenças, o que impede a exportação da carne do avestruz para a Europa.

DETALHE - No Ceará, o setor procura superar, até hoje, o baque que foi a vinda da Avestruz Master. Por aqui, esse grupo chegou fazendo festa e cantando de galo para, em dificuldades financeiras, acabar enterrando o pescoço, deixando muita gente na saudade.

OS SEM-PRATO - GOVERNO JÁ CORTOU 14 MIL PESSOAS DO BOLSA-FAMÍLIA

"O governo federal já cancelou 14 mil pessoas dos repasses do Bolsa-Família, por não se adequarem às regras do programa. Segundo a ONG Contas Abertas, desde que o programa foi criado, 1,5 milhão de famílias foram notificadas para apresentar documentação que comprovassem atender às exigências do programa. Quem recebeu quatro convocações e não compareceu foi cortado.
Segundo o Departamento de Gestão de Transferência de Renda do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 80% das crianças das famílias beneficiadas atendem à exigência de freqüentar no mínimo 85% das aulas. Já o controle da área de saúde (vacinação, realização de pré e pós-natal) ainda é deficiente e atinge apenas 34% dos inscritos.
Pelos números mais recentes do programa, cerca de 11 milhões de famílias brasileiras recebem o repasse, que varia de acordo com a idade e número de filhos; a previsão é que cerca de R$ 9 bilhões sejam aplicados este ano no programa, o que corresponde a 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro."

Do site Contas Abertas aqui.

RONDA DO QUARTEIRÃO CHEGA AO CENTRO DE FORTALEZA COM DIREITO A ÁGUA BENTA

O governacor Cid Gomes (PSB) estava nesta quinta-feira, em plena Praça José de Alencar, mais simpático do que servidor estadual ganhando um bom aumento. Ali, lançou o Ronda do Quarteirão do Centro, com direito a conversar com populares e, de um palanque, empunhando microfone, até perguntar: "Quem aqui é de Sobral?!" Garantiu que, depois de Fortaleza, o programa se estenderá para o Interior. Sobral, terra natal dele, está na lista.
Cid Gomes só ficou meio sem jeito quando o Padre Ferreirinha, da Igreja do Patrocínio, fincada nessa praça, resolveu jogar água benta nos carros Hilux.
Esse Ferreirinha não existe!

JOSÉ MÚCIO ASSUME LUGAR DE WALFRIDO NO MOMENTO EM QUE SEU PTB POSA DE OPOSIÇÂO


O Planalto já confirmou o nome do substituto de Walfrido dos Mares Guia no Ministério das Relações Institucionais. É o deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), atual líder do governo na Câmara. Walfrido anunciou hoje que deixaria o ministério para se defender das acusações de envolvimento com o suposto mensalão tucano - esquema de caixa dois na campanha ao governo de Minas de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998-- fora do governo. Com a ida de Múcio para o governo, a liderança do governo na Câmara será ocupada pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS). Atual vice-líder, o petista é apontado como um dos mais fiéis e articulados colaboradores do governo na Câmara.
Múcio deve assumir o cargo de ministro justamente no momento em que seu partido, o PTB, anunciou que deixa o bloco de apoio do governo no Senado. Mas, segundo ele, essa decisão da legenda não vai alterar nem atrapalhará as articulações em favor dos interesses do Palácio do Planalto."

(Portal Uol)

TITULAR DA SEFAZ FALA NA TVC SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA E SEU JEITO DE APERTAR AS CONTAS

O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, gravou, nesta quinta-feira, para o programa Ciclo de Debates, do Centro Industrial do Ceará. No programa, ele aborda o tema Reforma Tributária e debate com advogado e professor da Unifor Fernando Veras Bezerra e com o tributarista Sérgio Melo. O programa irá ao ar neste domingo, a partir das 19 horas, pela TV Ceará. A CPMF entrou entre os motes, assim como o modelo Mauro Filho de gerir as contas do Estado, onde arrocho virou sua palavra de cabeceira.

O GERENTE ENDOIDOU: GOL OFERECE PASSAGEM A PREÇO DE LANCHINHO


"A empresa aérea Gol lançou uma promoção que oferece passagens a R$ 0,50 ou a R$ 50 para todos os seus destinos nacionais.Para adquirir bilhetes a esses preços, os clientes deverão comprar o outro trecho com tarifa normal. A compra deverá ser feita pelo site da empresa, de segunda a sexta-feira, das 22 às 6 horas, ou nos finais de semana, em qualquer horário. Os detalhes e condições da promoção podem ser consultados no site. Segundo a empresa, os vôos deverão ser realizados até o dia 19 de dezembro ou nos dias 23, 24, 27, 30 e 31 de dezembro.A empresa afirma que, em 2008, deverão ser oferecidos assentos promocionais para partidas em 3 de janeiro e para o período de 12 de fevereiro a 13 de março.Permanecer no destino por pelo menos duas noites é outra condição para a validade da promoção."

DETALHE - Eis a Gol dando uma de Papai Noel. Mas é bom lembrar que nessas datas o movimento aéreo tradicionalmente cai. De qualquer forma, vamos viajar...

(Portal Uol)

MARES GUIA DEIXA MINISTÉRIO PARA ENFRENTAR MARES BRAVIOS DO MENSALÃO

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ofereceu denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira contra 15 acusados de envolvimento com o mensalão tucano, entre eles o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e o empresário Marcos Valério.
A denúncia tem cerca de 80 páginas e os acusados devem responder por peculato e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. No Supremo, o relator do caso é o ministro Joaquim Barbosa.
No documento, o procurador pede que o advogado Rogério Tolentino, sócio de Valério na empresa 2S Participações, seja investigado separadamente. Ele teria recebido dinheiro do valerioduto durante a campanha de 1998, quando o então governador Eduardo Azeredo tentou, sem êxito, a reeleição. Então vice-governador de Azeredo, Walfrido é suspeito de ter participado do comando financeiro da campanha. Também teria quitado, por meio de Marcos Valério, dívida de R$ 700 mil de Azeredo com Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha.
Com o oferecimento da denúncia ao Supremo, Walfrido deve deixar o cargo para se defender das acusações, como antecipou reportagem de hoje de Valdo Cruz."

(Folha Online)

POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ VAI INCINERAR MAIS DE 800 QUILOS DE DROGA

Delegacia de Narcóticos da Polícia Civil do Ceará vai incinerar nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, mais de 800 quilos de dorgas (cocaína, maconha, crack e psicotrópicos). A incineração ocorrerá na Cerâmica Marbosa, situada no Anel Viário (BR-222), contando com as presenças do superintendente da Polícia Civil, Luís Carlos Dantas; do titular da Delegacia de Narcóticos, Bruno Figueriedo; do titular do Departamento de Polícia Especializada, Jairo Pequeno; e do adjunto desse setor, delegado Waldir Filho.

DIRETOR-GERAL DA PF CHEGA PARA EMPOSSAR NOVO SUPERINTENDENTE

Já está em Fortaleza o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa. Ele veio empossar o novo superintendente da PF cearense, Aldair da Rocha, que substiui Manuel Trajano. A cerimônia ocorrerá às 17 horas, no auditório da Justiça Federal (antiga sede do BNB - Centro), porque a superintendência local não conta mais com auditório. Aliás, eis uma das missões de Aldair: lutar para que a bancada federal assegure recursos para a construção de um anexo ou nova sede para a Corporação.

PERFIL

Aldair da Rocha foi superintendente da PF do Mato Grosso e estava recentemente como coordenador do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, em Brasília. Comandou operações que resultaram na Operação Sanguessuga, aquele que envolveu até políticos do Ceará.

PTB ESTÁ DANDO ADEUS AO GOVERNO LULA


"O PTB decidiu nesta quinta-feira deixar o bloco do governo no Senado depois que o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi substituído na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) por ser contrário à prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Por unanimidade, os sete integrantes do PTB no Senado também decidiram liberar a bancada na votação da CPMF --apesar da saída do bloco não representar o afastamento da base de apoio do governo no Congresso.
"A decisão de deixar o bloco é irreversível. Isso significa ter independência da base aliada. Não queremos ser tratados como partido de segunda categoria. Além do meu afastamento, já havia outros fatores que se acumulavam", disse Mozarildo.
A decisão do PTB foi uma espécie de desagravo a Mozarildo, que não escondeu sua irritação com a súbita substituição na CCJ provocada pela sua posição contrária à prorrogação da CPMF.
Apesar do episódio, Mozarildo disse que não guarda mágoas da líder do bloco governista no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC) --responsável pela sua substituição. "Foi algo descortês e mentiroso porque a senadora não consultou o líder do PTB. Mas eu sou médico e mágoa só faz mal para quem tem."

(Portal Uol)

PRESIDENTE DA ADECE ANUNCIA: GOVERNADOR LANÇA PACOTE EÓLICO EM DEZEMBRO

O governador Cid Gomes (PSB) anunciará, no começo de dezembro, um pacote de investimentos na área da energia eólica. Anunciou nesta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, que expôe o Novo FDI (Fundo de Desenvolvimento Industrial doEstado) para parlamentares e empresários, ao lado do presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra. Segundo Balhmann, será um "bom volume de recursos" envolvendo grupos nacionais, incluindo o Ceará, e estrangeiros.
No pacote, estão quatro novos parques eólicos do Grupo Bons Ventos, do Ceará. Essas quatro unidades terão capacidade de produzir 155 MW. Três serão instaladas em Aracati (Litoral Leste) e o outro vai ser implantado na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (Litoral Oeste).

PSDB ABRE TERCEIRO CONGREESO EM BRASÍLIA. NO PROGRAMA, FALA DE FHC


Olha o Tasso aí, em clima de... é hora de dar tchau!

O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, abriu, nesta manhã de quinta-feira, em Brasília, o 3º Congresso Nacional da Legenda. O evento servirá para que o partido apresente os relatórios dos coordenadores temáticos, resultado dos debates promovidos pela Executiva e pelo Instituto Teotonio Vilela em todo o país. Das 14 às 16h30min, os congressistas debaterão a atualização do programa partidário. Divulgada na última terça-feira, a proposta separa, em 14 tópicos, as linhas e diretrizes que servirão de base para a ação política do PSDB. E, logo depois, o presidente de honra da legenda, Fernando Henrique Cardoso, e os governadores tucanos participam de painel, com encerramento previsto para as 16h30min.

(Colaborou Paulo Shol, de Brasília)

CPMF - PRESIDENTE DA CÂMARA DESCARTA CONVOCAÇÃO EXTRA. POR ENQUANTO


"O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), descartou, por enquanto, a possibilidade de convocação extraordinária para votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011."Não devemos trabalhar com essa hipótese ainda", disse hoje (22), ao chegar ao Senado. "O tempo legislativo é favorável para que possamos construir entendimento e ainda votar no exercício legislativo que temos", acrescentou Tião Viana.O senador disse ser necessário que a Casa tenha "disciplina" para agilizar as votações. "Seja pelos interesses da oposição, que é contra a CPMF, seja pelos interesses da base do governo, que é pela CPMF."A proposta que prorroga a CPMF por mais quatro anos precisa ser votada até 31 de dezembro para entrar em validade já no ano que vem. A previsão, segundo Tião Viana, é que a votação da PEC em primeiro turno ocorra em 14 de dezembro e, em segundo turno, no dia 22, último dia antes do recesso parlamentar.As discussões para aprovar a CPMF se aproximaram das discussões sobre o caso Renan Calheiros depois que o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciou que só irá apresentar parecer sobre a representação contra Renan na Comissão de Constituição e Justiça na semana que vem."

(Agência Brasil)

VESTIBULAR DA UECE COMEÇA DOMINGO

Universidade Estadual do Ceará realizará no próximo domingo o seu primeiro concurso vestibular. Serão oferecidas 1.204 vagas para Fortaleza e 685 vagas para o Interior. As provas ocorrerão das 9 às 13 horas e a primeira fase é Conhecimentos Gerais, que envolve Língua Portuguesa, Geofragia, História, Matemática, Física, Quiímica e Biologia. A média de concorrência geral é de 15,46 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados quem lidera é Medicina/bacharelado com 57,33 para cada vaga das 40 ofertadas, com 2.293 inscritos. O curso de Psicologia, com 40 vagas, é a novidade e já aparece em seegundo lugar na concorrência com 56,78 para cada vaga com 2.271 inscritos. A segunda fase de provas está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro.

SERVIÇO

- Cartões de identificação disponíveis também no www.uece.br
- Candidato deve chegar com uma hora de antecedência ao local das provas
- Proibido uso de celular no local das provas

IBGE DIVULGA: TAXA DE DESEMPREGO DE OUTUBRO É QUASE O ÍNDICE DE SETEMBRO

"A taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do País ficou em 8,7% em outubro, praticamente no mesmo patamar de setembro, quando ela estava em 9%, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa é a menor taxa desde dezembro do ano passado, quando o desemprego ficou em 8,4% nas seis maiores regiões metropolitanas do País. Em outubro de 2006, a taxa de desemprego estava em 9,8%.
O número de pessoas ocupadas subiu 0,2% de setembro para outubro, totalizando 21,3 milhões. Na comparação com outubro do ano passado, o aumento foi de 3,1%.
Já o número de desocupados caiu 3,4% de setembro para outubro, para 2,024 milhões de pessoas. Em relação a outubro do ano passado, a queda foi de 9,8%, informou o IBGE."

(Portal Terra)

PRESIDENTE DA CUT DEBATE REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO EM FORTALEZA

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) , Artur Henrique, está em Fortaleza. Ele veio participar de um debate acerca da redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. Há um projeto de lei na Câmara dos Deputados, de autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB/CE) e Paulo Paim (PT/RS), pronpondo a redução da jornada no Brasil. O debate ocorrerá a partir das 9 horas desta quinta-feira, no auditório da Fetraece (Av. Visconde do Rio Branco, 2198).
No próximo dia 5 de dezembro, as principais centrais sindicais do país estarão em Brasília realizando a 4ª Marcha da Classe Trabalhadora. Entre as reivindicações que serão levadas está a redução da jornada de trabalho, sem a redução de salários. A CUT defende que uma jornada de trabalho menor pode gerar mais empregos e trazer mais qualidade de vida para os trabalhadores.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da CUT-Ceará)

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E SUAS CONTRATAÇÕES COM ELOS POLÍTICOS

"Entre as pessoas agraciadas com cargos públicos -sem concurso- na Assembléia Legislativa do Ceará neste ano, muitas são da terra natal do presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), ou de municípios vizinhos, oriundas de famílias aliadas politicamente ao grupo do deputado.Essas pessoas são alocadas em diversos grupos e subgrupos de trabalho, criados só por atos da presidência, e com salários de até R$ 2.500, como revelou a Folha ontem. A Assembléia admite que 921 pessoas foram contratadas dessa forma neste ano, com custo de R$ 926 mil mensais, mas levantamento da reportagem indica que o número de contratados chega a 1.575, a R$ 2,2 milhões ao mês.Entre os contemplados com cargos, de origem de Tauá (350 km de Fortaleza) -terra natal de Domingos Filho, e onde sua mulher, Patrícia Aguiar (PMDB), é prefeita- há pessoas das famílias Caracas, Cavalcante Mota, Feitosa, Castelo, Coutinho e Aguiar.Há um caso em que a mãe, Deijanira Alves Caracas, e duas filhas, Myllena Maria Caracas e Antônia Ladymilla Caracas, estão empregadas. A mãe foi alocada no setor que promove "a pesquisa e a atualização da legislação do Estado do Ceará", enquanto uma das filhas está no setor de administração e finanças e a outra no de "análise de dados relativos às áreas em processo de desertificação do sertão central do Estado".


Da Folha de São Paulo, leia mais aqui

PATRÍCIA SABOYA DIZ QUE PLANALTO NADA FEZ PELA NOVA SIDERÚRGICA


Em nota da Coluna Painel, da Folha, nesta quinta-feira, a senadora Patrícia Saboya finca cada vez mais os pés pelas bandas da oposição, embora tenha sido eleita na carona dos aliados e do discurso do presidente Lula. Ela não aceita a festinha que o Planalto faz em torno do anúncio da nova siderúrgica do Ceará e não anda nada propensa a endossar a prorrogação da CPMF. Confira:

"Indócil
Patrícia Saboya (PDT-CE) reclama do Planalto, que tenta aproveitar o anúncio da siderúrgica no Ceará para cabalar os votos dos senadores do Estado em favor da CPMF, mas que, na verdade, "nada fez" para viabilizar o empreendimento. "Essa vitória não tem nada a ver com o governo", sentencia a ex-mulher de Ciro Gomes."

PRESIDENTE DO PSDB CEARENSE REAFIRMA QUE MARCOS CALS É BOM PRA FORTALEZA

O presidente regional do PSDB, empresário Carlos Matos, afirmou, nesta quinta-feira, que o nome do secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, tem grandes possibilidades de sair como o indicado para a disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2008. Ele observou ainda estar cedo para definições, mas disse que a simpatia pelo nome do parlametnar tucano licenciado e ocupando pasta na gestão Cid Gomes (PSDB), é "muito grande". Carlos Matos ressaltou qualidades política e administrativa de Cals e seu espírito empreendedor.
O diigente tucano, que embarcou para o congresso e a convenção nacional do PSDB, em Brasília, ressaltou, no entanto, que a entrada de Marcos Cals como candidato também dependerá das condições que ele já divulgou: estrutura e apelo popular. Por conta disso, caberá ao PSDB fazer um trabalho de sedimentação partidária para garantir condições de vibilidade não só para Cals, mas para que os tucanos, com qualquer outra opção, possam entrar e disputar para ganhar. Matos assegurou, sobre o quadro estadual, que sua meta é garantir a presença do PSDB em todos os 184 municípios e que atualmente a legenda já está organizada em 163 cidades.

CEARÁ STEEL JAZ - PETROBRAS NÃO PAGA A CONTA DOS INCENTIVOS


E QUEM PAGA A CONTA?

Ok, a Petrobras saiu do projeto da Ceara Steel, que, aliás, nem tem mais esse nome. Mas não custa lembrar que o principal argumento do Governo cearense para a estatal manter o preço do gás pelo valor contratado era a lista de isenções, investimentos e incentivos já concedidos e do projeto futuro que beneficiariam a Petrobras. É bem verdade que a estatal não reconhecia todos os itens apontados para a contabilização do preço do gás, mas o Estado sustentou esse argumento o tempo todo durante as negociações. Sem a companhia no novo projeto de Siderúrgica, como fica a conta que a Petrobras deveria fechar com o Ceará? O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Ceará (Cede), Ivan Bezerra, chegou assinar artigo em O POVO, no mês de abril, no qual rebatia críticas da Petrobras sobre um suposto exagero nos incentivos cearenses à siderúrgica. "A Petrobras foi quem mais usufruiu desses benefícios até agosto do ano passado - quando quebrou o contrato", afirmara. E, a propósito, qual mesmo o tamanho da conta? "

Da Coluna Vertical S.A, do O POVO, leia mais aqui

O presidente da Petrobras, Sérgio Gabnrielli, diz que a estatal não deve ao Ceará porque nunca foi parceira da Ceara Steel.

Confira no Diário do Nordeste aqui

PADRE CHEREGATO VAI A JULGAMENTO EM DEZEMBRO


JULGAMENTO
E o Padre Cheregatto será julgado no próximo dia 5, na Auditoria Militar. Diz respeito ao possível desvio de R$ 2 mil da Capela de Nossa Senhora de Loreto para compra de passagens em favor de um sobrinho. Na defesa do religioso, João Marcelo e Paulo Quezado."

Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui

POLÍCIA FEDERAL DO CEARÁ GANHA NESTA QUINTA-FEIRA NOVO SUPERINTENDENTE

O novo superintndente da Polícai Federal do Ceará, Aldair da Rocha, tomará possse no cargo nesta tarde de quinta-feira, em ato marcado para o auditório da sede do órgão. Para comandar a solenidade, é aguardado o diretor-geral da Corporação, Luis Fernando Correa. Aldair substituirá Manuel Trajan Dualibe e incluiu entre suas metas a luta por recursos para ampliar a atual sede da PF cearense, considerada precária e sem condições de atendimento. Em consequência disso, o núcleos de Emissão de Passaportes e de Registro de Passageiros, por exemplo, operam agora em setor do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Mesmo com a medida, quem vai em busca dos serviços dessas unidades ainda reclama: poucos funcionários estão atendendo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CNJ APROVA CRIAÇÂO DE UM "SERASA" PARA MAUS GESTORES PÙBLICOS

Todas as informações do Poder Judiciário sobre pessoas físicas e jurídicas condenadas por atos de improbidade administrativa estarão reunidas em um único banco de dados. Decidiu o Cobnselho Nacional de Justiça, durante reunão na terça-feira, baixando resolução que cria o Cadastro Nacional de Condenados por Improbidade Administrativa. O autor da iniciativa é o conselheiro Felipe Locke. Ele alega que as sentenças proferidas em ações dessa ordem constituem informação importante para as decisões dos gestores públicos. Locke argumenta que "as informações do Judiciário sobre atos de improbidade administrativa raramente são reunidas e tratadas de forma compartilhada no âmbito de cada unidade da federação".
Os dados a serem reunidos são os atos já condenados em definitivo, nos termos da Lei 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.
No prazo de 40 dias a partir da publicação da Resolução, o CNJ solicitará a tribunais de todo o país a remessa de dados dos processos transitados em julgado, como qualificação do condenado, as datas da propositura da ação e do trânsito em julgado, as medidas de urgência adotadas e os recursos interpostos.


Saiba mais aqui

BERZOINI REAFIRMA: PT TERÁ CANDIDATO EM 2010


Em entrevista ao Portal Uol, nesta quarta-feira, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini, reafirmou o que disse recentemente em Fortaleza para este repórter: o PT vai ter candidato a presidente da República. Segundo disse, levando em conta sua história, sua relação com os movimentos populares e porque tem nomes de candidato ou candidata para apresentar ao eleitorado. Ele não declinou nomes, mas garantiu que, caso seja reeleito presidente da legenda, trabalhará com esse objetivo "porque nós queremos avançar mais e não retroceder a uma época do desemprego e da desesperança".
Observou Berzoini que, dentro dessa meta, o PT terá que ter "sabedoria para trabalhar as alianças e não tratar os aliados como subservientes".

SETUR-CE ESPERA MAIS DE 660 MIL TURISTAS NA PRÓXIMA ALTA ESTAÇÃO


A Secretaria do Tursimo do Ceará espera atrair para a alta estação - 15 de dezembro a 15 de fevereiro - mais de 660 mil turistas e prevê que o Estado poderá arrecadar mais de R$ 871 mil no período. Essas projeções foram divulgadas nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva no auditório do órgão, pelo titular da Setur, Bismarck Maia. Ele disse, por exemplo, que a estimativa em matéria de turistas significará 6,3% de incremento, se comparado com igual período do ano passado. Bismarck divulgou esses números ao lado de dirigentes de entidades ligadas ao setor turístico como o presidente da Associação Brasileria dso Agentes de Viagem (ABAV), no Ceará, Colombo Cialdini. Também empresários, representantes do setro hoteleiro - que espera incremento de 8,8% - e de associações de barraqueiros de praia. Campnhas publicitária para atrair a cleintela já é veiculada em vários Estados, principalmente no Sul e Sudeste do País.

PARLAMENTARES DO CEARÁ GANHAM HOMENAGEM DOS PESCADORES DO NORDESTE


A deputada federal Gorete Pereira (PR) recebeu nesta semana, em Natal, o título "Amigo(a) do Pescador" concedido pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aqüicultores (CNPA), através da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte. A cerimônia de entrega do título ocorreu no Espaço da Rampa da Marinha do Brasil, em Natal. Gorete ganhou a homenagem por integrar grupo de parlamentares que defendeu junto ao governo federal o pagamento de indenização para pescadores da lagosta impedidos de atuar com caçoeiras e redes de arrasto. O deputado federal José Airton também ganhou o título, mas mandou representante à solenidade. que marcou o início da Feira Norte e Nordeste da Pesca. O evento se encerra nesta quarta-feira.

RENAN PEDE PRORROGAÇÃO DE LICENÇA


E Renan Calheiros (PMDB-AL), encaminhou nota, nesta quarta-feira, ao presidente em exercício do Senado, Tião Viana (PT-AC), pedindo a prorrogação, por mais 35 dias, de sua licença do cargo. O prazo da licença se esgotaria no dia 26 deste mês.

NOTA

"Desde o primeiro momento tenho adotado a postura de não interferir no processo, de modo que acatarei, com toda serenidade, o cronograma de tramitação que for estabelecido pela Mesa.
Por isso decidi permanecer licenciado da Presidência do Senado Federal até a data de 29 de dezembro deste ano.
Desta forma, fica claro que qualquer outra discussão a respeito da agenda legislativa do Senado, incluindo a CPMF, é questão exclusiva das lideranças partidárias, do governo e da oposição."

DETALHE - A expectativa agora é que Renan renuncie em breve ao cargo.

(Com informações de agências)

FUNASA REBATE MATÉRIAS DA REVISTA ÉPOCA


A presidência da Fundação Nacional de Saúde mandou para este Blog, nesta quarta-feira, uma nota de esclarecimento a respeito de matéria veículada no fim de semana pela revista Época e que aqui foi transcrita. Em nota os esclarecimentos e o repúdio, por parte da cúpula do órgão, à série de reportagens sobre projetos e ações da Funasa. Confira:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à reportagem publicada pela revista Época, em sua edição de nº 496, com data de 19/11, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem a público rechaçar as informações contidas na citada matéria, a começar pelo subtítulo, segundo o qual “é fácil desviar verbas” na instituição. A Funasa, órgão executivo do Ministério da Saúde, esclarece:

Polícia Federal
É falsa a informação divulgada por Época de que policiais federais tenham comparecido à sede da Funasa, em Brasília, para efetuar prisões ou mesmo recolher documentos. Verificar se houve registro de ocorrência junto à Polícia Federal.

Dinheiro público
A Funasa, efetivamente, leva saneamento básico às regiões mais necessitadas do país e cuida da saúde dos índios, mas não dispõe de “R$ 4 bilhões para gastar por ano”, conforme alega a reportagem.

Capa de Batman
A Funasa repudia e lamenta a expressão irônica utilizada pela reportagem para se referir a hipotéticas liberações fraudulentas de dinheiro público. A informação é infundada e sem comprovação. A Funasa, ao contrário do que informa o texto, nunca driblou “as normas para pagamento de convênios exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional”.

Construção de banheiros
A revista informa que a Funasa chegou a pagar até R$ 2.800 pela construção de banheiros em casas de baixa renda e que segundo as investigações, o mesmo banheiro – mas feito com material melhor – deveria custar R$ 600. Em 2006, de acordo com o Sistema Nacional de Preços, da Caixa Econômica Federal (CEF), os custos de um banheiro alcançaram o montante de R$ 3.397, que deflacionados para 2004, representaram R$ 2.600, conforme índices do Sistema Nacional de Pesquisas do Custo da Construção Civil, do IBGE.

Maranhão e Roraima
Outra informação deturpada se refere a fraudes cometidas “em várias cidades do Maranhão e Roraima. Foram citadas apenas Nova Olinda (MA) e Rorainópolis (RR), onde o dinheiro destinado a obras de saneamento teria sido liberado pela Funasa, antes mesmo da aprovação do projeto. Verificar os dois processos. Na atual gestão nenhum valor foi pago. Scanear todos os documentos para verificar quem autorizou. Capa de Batman (auditoria) vem verificando informações desde agosto para análise.

Engenheiros
A Funasa também contesta outra versão, segundo a qual, diante da recusa de engenheiros da Fundação, consultores externos eram contratados para dar pareceres e “legalizar” fraudes na liberação dos recursos públicos. A informação é atribuída a Geraldo Sales Filho, presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Geólogos da Funasa. O quadro atual da Funasa é composto por 134 engenheiros para atender 26 Coordenações Regionais que fiscalizam mais de 10 mil obras que estão em andamento. O número de profissionais concursados é insuficiente para atender toda a demanda. Daí, a contratação de consultores. A atual gestão já encaminhou projeto para reestruturação do órgão inclusive em comum acordo com o presidente da Associação, que participou ativamente da sua formulação (Portaria 468, de 15 de maio de 2007). O projeto prevê concurso para contratação de engenheiros. A Funasa desde 2003 vem buscando a realização de concursos.

Medicamentos

A ÉPOCA alega que teve acesso a um relatório de auditoria da CGU sobre compra de medicamentos, com base numa amostragem das concorrências feitas em 2006, no valor total de R$ 34,9 milhões e que, segundo os auditores da CGU, apontaram “um prejuízo potencial para os cofres públicos de R$ 10 milhões”. No entanto, graças à Auditoria Interna da Funasa, a atual gestão cancelou processos licitatórios que se encontravam em andamento no valor de R$ 150 milhões e anulou contratos irregulares de mais de R$ 40 milhões, que estavam em execução. Só em contratos de medicamentos a economia gerada foi superior a R$ 100 milhões. A Auditoria Interna abriu, também, Tomada de Contas Especial, para ressarcir os cofres da instituição, e um Processo Administrativo Disciplinar para punir os possíveis responsáveis. O Ministério Público Federal foi informado.

DANILO FORTE
O então diretor executivo da Funasa não é citado em nenhum relatório de órgãos de controle interno e externo. Não existem assinaturas autorizando pagamentos. O dirigente não tinha delegação de competência para praticar atos de presidente quando estava em pleno exercício do cargo. A reportagem erra mais uma vez ao informar a liberação de pagamento de uma fatura de R$ 1,2 milhão, no dia 14 de novembro de 2006, que na realidade foi autorizada um dia antes (13/11/06) pelo então Diretor de Administração. No dia seguinte (14/11/06), apenas a título de conhecimento da liberação do pagamento, o então diretor executivo assinou o documento.

A Funasa reitera que se mantém à disposição para qualquer esclarecimento e que vai continuar adotando medidas para garantir total transparência aos atos de gestão.

Assessoria de Imprensa da Funasa".

ARIOSTO HOLANDA RECEBERÁ MEDALHA DO CONHECIMENTO


O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) receberá, no próximo dia 5, durante ato em Brasília, no auditório do Sebrae nacional, a Medalha do Conhecimento. O parlamentar receberá a homenagem, uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, na Categoria Gestor. Ariosto entrou nessa lista por ter atuação no campo da pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Como parlamentar, propôs e foi o relator do tema Biodiesel e Inclusão Social no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara. O trabalho gerou um projeto de lei que motivou o governo federal a lançar o Programa Nacional do Biodiesel, que tornará em 2008 obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel comercializado no País.

INCÊNDIO CAUSA PREJUÍZOS EM PRÉDIO-SEDE DA FUNCEME

Um incêndio foi registrado no fim da madrugada desta quarta-feira na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), situada na avenida Rui Barbosa, 1246. O fogo atingiu os setores de estudos meteorológicos e a área de coleta de dados pluviométricos. Os prejuizos materiais ainda não foram contabilizados pela direção do órgão. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas. Por determinação do presidente Eduardo Sávio, não está havendo expediente.

ASSEMBLÉIA QUASE VIVE UM DIA DE "TED BOY MARINO"


Cenas de Telecatch Montilla (é o novo!) quase foram registradas, nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa. Envolvendo dois deputados tucanos, que queriam se bicar, e dois deputados da base aliada, de fato, do governador Cid Gomes (PSB). Confira:

"Os desentendimentos começaram bem cedo hoje na Assembléia Legislativa. Pouco antes das 9h, o deputado Carlomano Marques (PMDB) insultou o deputado José Sarto (PSB), na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), chamando-o de "corrupto" e "canalha". A exaltação seria por conta da perda de votos no município de Amontada. Na briga, Carlomano até jogou sua bengala no colega. Sarto disse que já entrou com uma representação por falta de decoro parlamentar.Minutos depois, já no plenário e pouco antes da abertura da sessão, os tucanos Fernando Hugo e Luiz Pontes discutiram e foram separados pelos deputados presentes. A briga teria sido provocada por comentários que Fernando Hugo fez dias atrás sobre a oposição de Luiz Pontes e João Jaime ao Pavilhão de Feiras, que será construído na Washington Soares. Para Fernando Hugo, a postura dos dois é por interesse particular e não uma posição do partido. A crítica chegou à reunião da bancada tucana, que aconteceu ontem sem a presença de Hugo, e Luiz Pontes teria condenado a atitude do colega.Quando os dois se encontraram hoje na AL, Fernando Hugo disse que Luiz Pontes não falasse mal dele pelas costas e os dois trocaram insultos e empurrões."

(Do Blog da Política do O POVO)

Arquivo: Teleactch Montilla era um programa televisivo, que reunia lutadores e artistas encenando golpes acrobáticos. Nós anos 70.

NO PACOTE DO RONDA, GOVERNADOR ANUNCIA GUARNIÇÃO MARÍTIMA E DIVISÃO DE HOMICÍDIOS

O governador Cid Gomes (PSB) anunciou, nesta quarta-feira, durante o lançamento da primeira etapa do Programa Ronda do Quarteirão, no Centro de Convenções, mais recursos para as secretarias da Segurança Pública e Defesa Social e Justiça e Cidadania. Para a pasta da Justiça, por exemplo, uma liberação de R$ 110 milhões que vão ser aplicados em ações de modernização e melhorias nos presídios. Em discurso, Cid informou que o Corpo de Bombeiros ganhará uma guarnição marítima e que a Polícia Civil contará com uma área especializada em crimes forenses e ganhará uma Divisão de Homícidios. Outra novidade: O IML sairá da jurisdição da SSPDS e passará para a Secretaria da Justiça e Cidadania.
Essas medidas integram o chamado Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários de Segurança e Justiça (MAPP).

PROS MESMOS - BANCOS BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS MAIS LUCRATIVOS DA AMÉRICA



"Cinco bancos brasileiros estão entre os seis que têm a melhor rentabilidade acumulada no ano de 2007, até o dia 20 de novembro, na comparação entre os 25 maiores bancos de capital aberto da América Latina e Estados Unidos, segundo pesquisa da Economatica.
O Santander aparece na primeira posição, seguido pelo Banco do Brasil. O Norther Trust é o único representante dos Estados Unidos entre os primeiros. O quarto lugar é do Unibanco, seguido por Bradesco e Itaú.
Ainda segundo a pesquisa, esses cinco bancos de capital aberto se encontram entre os maiores da América Latina e Estados Unidos por ativos. Desses, quatro têm ativos superiores a US$ 100 bilhões: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander.
Nessa lista, o melhor colocado é o Banco do Brasil, na oitava colocação. A lideraça ficou com o Citigroup, dos Estados Unidos. Atualmente o Banco do Brasil é o maior banco de capital aberto por ativos da América Latina. O Bradesco é o maior banco não estatal de capital aberto do mercado Latino Americano.

Clique abaixo mais detalhes:

* Lucro do Unibanco cresce 17,8% no 3º trimestre, a R$ 667 mi

* Lucro do Itaú é o maior entre bancos dos últimos 20 anos

* Lucro do Banco do Brasil cresce 50,3% no 3º trimestre

* Lucro do Bradesco sobe 15% e atinge R$ 1,85 bi no 3º trimestre



(Portal Terra)

GOVERNADOR CID GOMES LANÇA PRIMEIRA ETAPA DO RONDA EM CLIMA DE SHOW

O governador Cid Gomes está lançando, em clima de Centro de Convenções animado, a primeira etapa do Programa Ronda do Quarteirão, que faz parte do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários da Segurança e Justiça - MAPP da Segurança e Justiça. O presidentes da Assembléia, Domingos Filho, da Câmara Municipal, Tin Gomes, militares, deputados estaduais, vereadores, empresários e lideranças comunitários assistem à cerimônia, que contou com discursos dos secretários Marcos Cals (Justiça e Cidadania), Roberto Monteiro (Segurança Pública e Defesa Social) e do governador Cid Gomes. Do lado de fora, no pátio, veículos Hilux em exposição, policiais perfilados e bem equipados e até um helicóptero sobrevoando o local. Pelo visto, a pressão pelo início das operações do Ronda aliviou mais e até fez muita autoridade da área policial esboçar sorrisos.
O programa terá início em cinco áreas pilotos e se implantará até sábado, com o governador Cid Gomes acompanhando tudo.

ÁREAS PILOTOS
- Meireles
- Centro
- Grande Bom jardim
- Jangurussu
- Maracanaú (Conjunto Jereissati)

PROGRAMAÇÃO DO RONDA DO QUARTEIRÃO

21/11 – Quarta-feira
20 horas – Bom Jardim / Av. Cel Virgilio Nogueira Paz, entre a rua Oscar Araripe e a rua Edson Martins

22/11 – Quinta-feira
9h30min – Centro / Praça do Ferreira (a confirmar)
20h – Jangurussu / Av. Val Paraíso entre a rua Olímpio Ribeiro e a rua Campinense

24/11 – Sábado
17h – Meireles (Praia de Iracema) / Igreja de São Pedro
20h – Maracanaú / Av. 5 esquina com Rua 5 ao lado da Delegacia Metropolitana