sábado, 28 de junho de 2008

LUIZIANNE LINS DIZ EM ARTIGO NO O POVO POR QUE QUER SER REELEITA


Ela faz um balanço positivo da gestão.

Neste domingo, a partir das 9 horas, no ginásio poliesportivo da Parangaba, Luizianne Lins (PT), com apoio de 11 partidos, terá seu nome homologado para a reeleição. Mas por que ela quer de novo administrar Fortaleza. No jornal o POVO deste domingo, Luizianne dá seus motivos através de artigo. Confira:

"Queremos a construção coletiva de uma cidade melhor. Sou candidata porque o povo de Fortaleza provou que está mudando sua relação com a cidade. E isso nos move. Nossa gente, que tem vocação natural para a ousadia, o riso, a delicadeza, a reinvenção cotidiana, hoje tem assegurada a participação no planejamento da cidade. Esse é o começo de uma transformação social. Em 3 anos e meio, Fortaleza melhorou em todas as áreas. Nosso governo equilibrou as finanças e recuperou a capacidade de investimento. Isso sem aumentar um único imposto.

Na educação, 250 mil alunos têm garantidos fardamento e merenda de qualidade. Para nossos jovens, estamos construindo os Cucas (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte). No transporte, após 3 anos sem aumento, temos uma das passagens mais baratas do Brasil. Sem falar na tarifa social todo domingo. Recentemente, iniciamos as obras do Transfor. Na habitação, mais de 2.696 mil casas entregues e outras 13 mil em construção. Na saúde, grande parte dos postos passou a fazer atendimento noturno e nos fins-de-semana. O PSF hoje atende a mais de 40% da população. Tudo isso é motivo de orgulho.

Mas o que estamos devolvendo ao povo de Fortaleza é ainda mais do que postos de saúde, escolas, praças e lagoas. Estamos devolvendo a auto-estima; o direito à cidade. Sou candidata porque acredito neste sonho feliz de cidade, numa Fortaleza cada vez mais forte, cada vez melhor."

MORONI FAZ "CAMPANHA" NO SHOPPING IGUATEMI

E quem resolveu, neste sábado, fazer um corpo a corpo em local diferente do seu estilo em todos os sentidos foi o candidato a prefeito pela coligação DEM-PP, Moroni Torgan. Nesta tarde, ele circulou pelas dependências do Shopping Iguatemi cumprimentando populares, posando para fotografias e parando para conversar sobre suas propostas.
Moroni está em sua quarta campanha eleitoral e sempre se caracterizou como o candidato da periferia de Fortaleza. Dessa vez, com seu mote principal de discurso esvaziado - segurança, por conta do Ronda do Quarteirão, busca novos nichos eleitorais.
Com ele, dois assessores de campanha.
Não se sabe se aproveitou para fazer algumas comprinhas no shopping de Tasso Jereissati, de quem já foi vice-governador.

DELEGADOS EM FIM DE SEMANA - NADA POSITIVO NEM OPERANDO

Missão quase impossível falar com delegados, no fim de semana. Mesmo seus celulares sendo de propriedade do Governo do Estado. Para informações sobre uma operação de combate ao tráfico de seres humanos e favorecimento à prostituição, nenhum dos delegados que participaram das blitze estavam à disposição. Mas nenhum como o delegado de Aracati, Domingos Sávio.
Seu policial plantonista informou que ele estaria dormindo em um alojamento na própria delegacia, às 9h30min, que continuaria dormindo, às 11h15min, que estaria almoçando, às 11h50min, e, após deixar um repórter por 15 minutos na linha, que não atenderia à imprensa. "Ele disse que se o senhor quisesse saber alguma coisa que procure o doutor Tales (Departamento de Polícia do Interior - DPI)", avisou o policial.
O repórter ainda tentou argumentar. "Puxa, se com a imprensa é assim, como é o atendimento ao cidadão aracatiense"? "É assim, mesmo", retrucou o policial. E desligou.
O repórter ainda tentou seguir a "dica" do delegado. Mas o aparelho celular do titular do DPI estava desligado. Assim como o aparelho do delegado Rocha (Gabinete de Gestão Integrada - GGI). Os dois aparelhos do superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, chamaram, chamaram, chamaram e só chamaram...
O único a atender a imprensa, em duas oportunidades, foi o delegado Jairo Pequeno (Departamento de Polícia Especializada - DPE). Apesar de acompanhar a mãe na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital.

NOME DE TIN GOMES PARA VICE CRESCE NA BOLSA DE APOSTAS

O nome do presidente da Câmra Municipal, Tin Gomes (PHS), está com mais de 70% ded chances de virar o vice da chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Neste sábado, ao prestigiar a convenção do Partido Verde, na Câmara Municipal, legenda que integra seu arco de apoio, a prefeita informou que não havia ainda nenhuma definição, mas assessores informaram que a tendência é Tin ser o ungido neste domingo, quando da convenção festiva do ginásio poliesportivo da Parangaba.
Como a esqueda é surpreendente, vamos aguardar.

CIRO GOMES ESCREVE ARTIGO NO O POVO PARA EXPLICAR CONTEXTO DE FRASE POLÊMICA


O deputado federal Ciro Gomes publica artigo no O POVO deste sábado para falar sobre a questão da prostituição, que considera grave, e para colocar melhor o contexto de frase que disparou durante entrevista à TV Jangadeiro - "Fortaleza virou um puteiro a céu aberto", no que acabou em polêmica nacional. Confira:

O dever da indignação

"José de Alencar é um dos maiores orgulhos do Ceará. Expoente da literatura nacional e referência do Romantismo, deixou uma produção expressiva. Num de seus romances, intitulado Lucíola, de 1862, Alencar conta a história de Lúcia, por quem o personagem e narrador, Paulo, pernambucano recém-chegado ao Rio de janeiro, se apaixona. Lúcia é uma prostituta - a mais bela e requisitada da cidade. Segundo um amigo de Paulo, era "a mais alegre companheira que pode haver para uma noite, ou mesmo alguns dias de extravagância". Com o tempo e o convívio, Paulo e Lúcia vão morar juntos, e um dia ela decide contar sua história. Seu nome verdadeiro não era Lúcia, mas Maria da Glória. Quando tinha 14 anos, seus familiares contraíram a febre amarela. Sozinha e sem dinheiro, procurou auxílio financeiro com um vizinho rico, que, em troca, tirou-lhe a virgindade. Acabou expulsa de casa e encaminhou-se para a prostituição. O dinheiro dos programas, guardava para a sua irmã casta, Ana. Maria da Glória morre de forma trágica nos braços de Paulo, depois de complicações na gravidez que matou o filho que o casal esperava.

Com muita freqüência somos condicionados pela ficção, pelas lendas, pelo folclore, pela mitologia ou pelo cinema a romantizar a prostituição, que surgiu na literatura já no épico de Gilgamesh, considerado o primeiro texto literário preservado da humanidade. Ainda que algumas felizardas tenham uma vida que as satisfaça, como no filme Uma linda mulher, interpretado por Julia Roberts, a maioria das prostitutas vive e morre na dificuldade, vítimas da gravidez indesejada, doenças venéreas, abuso sexual, violência de toda sorte. Durante a corrida do ouro no Oeste Americano, o censo contabilizava 300 prostitutas em São Francisco, Califórnia. Destas, 210 (70%) eram imigrantes chinesas, africanas e mexicanas. Após a Guerra Civil americana, o número de prostitutas negras aumentou muito - empurradas para a "vida" pela falta de uma alternativa melhor. Num livro chamado Prostitution, trafficking and traumatic stress, a psicóloga e pesquisadora americana Melissa Farley mostra que a maior parte das prostitutas têm em seu passado uma história de negligência e abuso em suas famílias, isolamento, abuso sexual (como Maria da Glória), psicológico e físico, abuso de drogas e álcool.

O livro estabelece uma relação de causa de efeito entre a violência doméstica e a prostituição. São jovens que deixam o lar onde eram subjugadas pelo pai ou pelo marido e, ao caírem na rede da prostituição, permanecem sendo subjugadas pelos cafetões que as aprisionam e pelos homens que contratam seus serviços em clubes de strip tease, casas de massagem, saunas, shows de sexo ao vivo. Da mesma forma que muitos homens casados se enxergam como proprietários de suas mulheres, os homens se enxergam como proprietários das prostitutas.

Num país feito o Brasil, o tema ganha uma conotação ainda mais grave quando se constata que algumas grandes cidades, como a Fortaleza de José de Alencar, têm se transformado em prostíbulos a céu aberto. De um lado da rua, hotéis expõem em suas recepções cartazes da campanha de combate à exploração sexual e ao turismo sexual. Do outro lado da rua, na praia, menores de idade oferecem seus serviços sexuais a turistas sem que as autoridades preocupem-se verdadeiramente com o futuro desta juventude. Existem duas formas de discutir este câncer nacional. Uma delas é criar uma ficção e tentar competir com José de Alencar, sugerindo que a mulher se prostitui por vontade própria, e conscientemente. Mais: sugerindo que todas as mulheres se prostituem de forma consciente e por vontade própria. A outra forma é manter-se com o pé na realidade e constatar que a exploração sexual deve ser enfrentada com a seriedade que o tema exige.

Calcula-se que 15% da população brasileira viva com renda inferior a um dólar por dia. Desse total, 40% são pessoas com menos de 18 anos. É a esta camada da população que devemos dedicar nossa atenção. É esta camada da sociedade que muitos políticos brasileiros sugerem estar fazendo a opção consciente pela prostituição. É uma juventude espremida pelos adultos. De um lado estão seus pais, que em vez de cobrar desempenho na escola, cobram a féria da atividade sexual. De outro, os turistas. A violência sexual que se pratica a céu aberto diz respeito à toda a sociedade. Às organizações não governamentais e aos governantes. O desafio que temos pela frente, e que deixa perplexas as pessoas de bem, é reverter este quadro. Indignar-se com ele é muito mais relevante do que se espantar com uma expressão mais dura empregada para dimensionar a tragédia.

Existe uma evidente inércia em relação ao tema, provocada talvez pela extensa lista de prioridades de um governo. É dever de todos nós trabalhar para impedir que crianças e adolescentes sejam empurradas para a prostituição como um caminho para a solução dos problemas financeiros de suas famílias. Tornam-se com isso objeto de dominação dos adultos e pais e acabam a vida como mercadoria. E aí mora um grande perigo. Todos nós nos preocupamos com os sites que nossos filhos freqüentam. Tememos que se relacionem com pedófilos. Nenhum de nós acredita que nossos filhos se relacionariam com pedófilos por vontade própria. E ainda assim tomamos os cuidados que a tecnologia oferece, como controlar a navegação, criar sistemas que impedem o acesso a sites de conteúdo pornográfico. Preocupamo-nos com o Orkut. Não há dúvida de que devemos manter firme a vigilância. Mas há uma certa incoerência, ou no mínimo egoísmo da nossa parte, se nos espantamos com falta de limites da pedofilia na Internet, e toleramos que na vizinhança de nossas casas protagonizem-se cenas igualmente assustadoras envolvendo crianças e adolescentes sem nosso poder aquisitivo. Abuso é abuso, na rede mundial de computadores ou fora dela."

Ciro Gomes
Deputado federal pelo PSB.

CID GOMES COMENTA FALA DE CIRO SOBRE FORTALEZA


"Com muita cautela, o governador Cid Gomes (PSB) demonstra que considerou equivocada a declaração do irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que classificou Fortaleza de "um puteiro a céu aberto". O parlamentar deu a declaração no sábado passado, no programa Primeiro plano, da TV Jangadeiro, ao criticar a administração da prefeita Luizianne Lins (PT). Ontem, em entrevista exclusiva ao O POVO, durante solenidade do Governo, no Porto do Mucuripe, Cid comentou a frase do irmão. Primeiro, ao ser questionado sobre o assunto, fez uma pausa e limitou-se a dizer: "Eu não faria uma declaração como essa". Em seguida, ao ser questionado sobre a repercussão política que a afirmação poderia ter para Ciro, Cid deixou claro que não abriria uma polêmica familiar: "Não me peça para criticar o meu irmão". E acrescentou: "O que eu tenho pelo Ciro começa por um afeto - ele é meu irmão - e vai até respeito. Ele é uma referência, para mim, na vida pública". Mas, em seguida, mostrou que não aprovou a opinião do deputado. "Aqui e acolá, ele (Ciro) faz uma declaração infeliz. Eu não faria jamais. Ou, pelo menos, se fizesse, acharia que teria feito errado". O governador ponderou que são lapsos possíveis de se cometer. "Às vezes até, num determinado momento, você pode fazer uma coisa e isso... Ninguém é máquina. Programa e não pode fazer isso, não pode fazer aquilo e nunca fará. Eu não faria. Se fizesse, acharia que teria errado", avaliou o governador. E finalizou sobre o assunto: "É o máximo que posso dizer sobre isso". Os dois irmãos estão em lados opostos da disputa eleitoral deste ano. Enquanto Ciro apóia Patrícia Saboya (PDT), Cid está no palanque de Luizianne."

(Jornal O POVO)

EX-PREFEITO CAMBRAIA DISPUTARÁ PARA VEREADOR


"O ex-prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia (PMDB), decidiu ontem que será candidato a vereador. Cambraia disse que a decisão se deve a estímulos vindos de alguns membros do partido e também de pessoas próximas. "Houve muita pressão, de diversos lados, para que eu lançasse minha candidatura. O eleitorado da cidade reconhece o trabalho bem feito na época em que eu era prefeito", afirmou. Cambraia aposta na experiência de já ter sido gestor da Capital para defender uma boa atuação na Câmara Municipal. "O Legislativo tem obrigação de fiscalizar, cobrar e propor. Com os conhecimentos que tenho sobre gestão e sobre a própria cidade, estou numa posição melhor de poder fazer um bom trabalho", explicou. O ex-prefeito está confiante na vitória em outubro. Segundo ele, além do mandato como prefeito, os dois mandatos como deputado federal serão reconhecidos pelos eleitores."

(Jornal O POVO)

MORRE EMPRESÁRIO E DESPORTISTA JOSÉ LINO DA SILVEIRA

Morreu nesta madrugada em Fortaleza o empresário e desportista José Lino da Silveira Filho (73). Vítima de câncer, José Lino foi presidente do Ideal Clube, presidente e campeão pelo time do América em 1966, e ainda campeão pelo time do Ceará no período de 1970 a 1972. Era dono da Construtora Ômega e chegou a presidir o PTB do Ceará na década de 80.
O velório ocorre na Funerária Ternutra, onde haverá missa de corpo presente às 15h30min. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no Cemitério Parque da Paz.

PASTOR QUER SER PREFEITO DE FORTALEZA

O pastor evangélico Neto Nunes será homologado, enste sábado, candidato do PSC a prefeito de Fortaleza. A partir das 9 horas, durante convenção na Assembléia Legislativa. O lema dele é "Tudo pela Família".
Neto Nunes é de uma das tendências da Assembléai de Deus em Fortaleza e não tem experiência no campo político. Mas ele diz que com fé e boa vontade, fará campanha para apregoar também a palavra de Deus.

DETALHE - Outra tendência da Assembléia de Deus, coordenada pelo missionário Francisco Everton, que é também presidente do SindiCarnes, integrará a campanha pró-Luiz Gastão, candidato do PPS a prefeito que será homologado a partir das 9 horas deste sábado, no ginásio da Fametro (Bairro Jacarecanga).

BOLSA FAMÍLIA AMENIZA A FOME, MAS MISÉRIA CONTINUA

"Pesquisa financiada pelo governo constata que beneficiários do programa social consomem mais alimentos, mas há ausência de programas que superem a pobreza ou que diminuam a dependência dos recursos, informa o repórter Antônio Gois, em matéria publicada na Folha (a reportagem está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
Na pesquisa, coordenada pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e feita pelo instituto Vox Populi com cinco mil beneficiários do Bolsa Família, eles afirmam que o programa os ajuda a consumir mais alimentos --sobretudo açúcares-- e negam o "efeito preguiça", isto é, a acomodação do trabalhador devido à renda garantida.
O levantamento, cujo objetivo principal era avaliar o nível de segurança alimentar e nutricional dos favorecidos, descobriu-se que os maiores gastos do benefício são com alimentação, material escolar e vestuário.
Nesta quarta-feira (25), o governo anunciou um reajuste de 8% nos valores do Bolsa Família. Com isso, o benefício mínimo subiu de R$ 18 para R$ 20, enquanto o valor máximo passou de R$ 172 para R$ 182. Os novos valores valerão a partir de julho."

(Folha de São Paulo)

sexta-feira, 27 de junho de 2008

APOIADA POR 13 PARTIDOS, PREFEITA INÊS ARRUDA SERÁ HOMOLOGADA EM CAUCAIA


Neste sábado, a partir das 16 horas, no Parque de Vaquejada Gera Arruda, ocorrerá a convenção do PMDB de Caucaia que homologará a candidatura à reeleição da prefeita Inês Arruda. Ela terá como vice o mesmo: o empresário Ernani Viana. Inês é apoiada por 12 partidos. São eles: o PRP, PR, PP, PPS, PSDC, PRTB, PV, DEM, PMN, PC do B, PSC e PT do B. Os presidentes regionais do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, e do PC do B, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), este ao lado do deputado federal Chico Lopes e do senador Inácio Arruda, participarão do encontro que promete ser festivo.

(Foto - Divulgação)

PREFEITA LUIZIANNE LINS REGULARIZA SITUAÇÃO FUNDIÁRIA DE 523 FAMÍLIAS


A medida é respaldada por lei municipal.

E a prefeita Luizianne Lins (PT) entregará, a partir das 14 horas deste sábado, no Ginásio Aécio de Borba, o papel da casa definitivo para 523 famílias. Na prática, Luizianne concretizará as regularizações fundiárias (escrituras). A medida é respaldada pela Lei 9294 de 2007, elaborada pela administração e aprovada pela Câmara Municipal. Serão beneficiados moradores do Residencial Planalto Universo (325 títulos), na área da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, assim como os pólos habitacionais Irmã Dulce I (32), Nova União II (77), ambos na SER-V, e Novo Tempo II (89), na SER-I.
Ao todo, a Habitafor, segundo a assessoria da Prefeitura de Fortaleza, já está com 15.000 ações de regularização fundiária na SER-I; 4.682 na SER-II; 836 na SER-III; 827 na SER-IV; 2.558 na SER-V; e 6.866 na SER-VI, totalizando em 30.769 papéis da casa a serem concedidos.

GOVERNO ACENDE "SINAL AMARELO" SOBRE OBRAS DO PAC


"A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, disse nesta sexta-feira (27) que o governo acendeu "o sinal amarelo" sobre obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que constam nas investigações da operação João de Barro, realizada pela Polícia Federal. "Através da CGU [Controladoria-Geral da União] e da Caixa, passamos a fazer um pente-fino nesses 17 [municípios]. Nós não achamos que ninguém é culpado previamente até porque investigação é investigação, culpabilidade é coisa diferente. Mas acendemos o sinal amarelo e fomos atrás das obras. Tanto a CGU quanto a Caixa têm esse compromisso de fazer um pente-fino nos 17 onde tem obra do PAC que coincide com a investigação da PF", disse. As declarações foram dadas na Reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, no Rio de Janeiro.

* Do Portal G1, leia mais aqui.

PREFEITURA E FEIRANTES DA PRAÇA DOM PEDRO II ACERTAM TRÉGUA

Uma trégua. Eis o que ficou acertado, nesta sexta-feira, entre representantes da Prefeitura de Fortaleza e os feirantes da Praça Dom Pedro II. O grupo continuará no local até que haja uma área definida a partir de um acordo com a Justiça. Na próxima segunda-feira, o líder da prefeita na Câmara, Guilherme Sampaio (PT), acertará um encontro entre feirantes e o titular da 1ª Promotoria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Raimundo Batistra de Oliveira, e com o juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Carlos Augusto Gomes Correia.
Os feirantes se comprometeram, enquanto não sair uma solução definitiva, a encerrar às 6 horas as atividades, limpar a praça e desocupar a rua em frente à Catedral para evitar engarrafamentos e confusão no trânsito.

(Com informações do opovo.com.br)

CEARÁ REGISTRA MAIS DE 28 MIL CASOS DE DENGUE

Saiu o último relatório da Secretaria da Saúde do Ceará sobre casos de dengue. De acordo com os dados, agora são 28.252 registros de dengue confirmados em 160 municípios. Foram anotados 13 mortos por dengue hemorrágica no Estado, com seis em Fortaleza.
Por causa dessa situação, a Secretaria Municipal da Saúde vem reforçando, mesmo com o fim da quadra chuvosa, campanhas de combate e prevenção ao mosquito da dengue.
A população precisa, mais do que nunca, se engajar.

VIVA SANTO ANTÔNIO SEM ROJÃO DA INFLAÇÂÂÃO!!!!


CEARENSE ASSUME A ÁREA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

O jornalista cearense Franzé Ribeiro (41) foi nomeado, nesta sexta-feira, para a função de assessor especial do Ministério da Previdência Social, devendo responder pela Coordenação-Geral de Imprensa do órgão. Franzé já reuniu equipe e vem preparando, há dias, um plano de comunicação a ser apresentado na próxima semana ao ministro José Pimentel.
O ministro, inclusive, está em Fortaleza visitando agências do INSS em Fortaleza e dando entrevista aos meios de comunicação de massa.
Neste domingo, participará da convenção que homologará o nome da prefeita Luizainne Lins (PT) como candidata à reeleição.

ROBERTO FREIRE DIZ QUE LUIZ GASTÃO É O "NOVO" NA CAMPANHA DE FORTALEZA


Sérgio Braga, Roberto Freire e Luiz Gastão.
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, já está em Fortaleza. Veio com sua mulher, dona Marisa, para conferir, neste sábado, a partir das 9 horas, a convenção que homologará o empresário Luiz Gastão para candidato a prefeito e o livreiro Sérgio Braga para postulante a vice-prefeito. A convenção ocorrerá no ginásio da Fametro (Bairro Jacarecanga) e promete ser festiva, segundo Gastão.
Já Roberto Freire diz estar confiante de que Gastão poderá surpreender em Fortaleza "por ser um jovem competente e disposto ao trabalho, além de ser o novo na disputa". Freire deverá dar entrevista coletiva antes da convenção do PPS, devendo permanecer na Capital cearense até domingo.
Sobre sucessão presidencial, acabou confessando seu "desejo de consumo": gostaria de apoiar o PSDB tendo na cabeça o governador de São Paulo, José Serra. Para ele, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) também é competente, mas poderia esperar "pois ainda é novo". Freire confessa: só não quer Ciro Gomes (PSB) presidente da República. Acha o ex-ministro destemperado.
(Foto - Paulo Moska)

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

Eis o resultado da Enqyuete do Blog que indagou: "O que você acha do secretariado da prefeita Luizianne Lins (PT):

ÓTIMO - 20%
BOM - 7%
REGULAR - 10%
RUIM - 61%

* E responda a NOVA ENQUETE que faz a seguinte pergunta: "Pra você, qual deve ser a prioridade de uma futura gestão em Fortaleza?"

1. SAÚDE
2. EDUCAÇÃO
3. EMPREGO
4. HABITAÇÃO
5. INFRA-ESTRUTURA
6. TODAS

GOVERNADOR LIBERA 50 BOLSAS DE APOIO A ATLETAS


Triatleta Roberto Brasil com sua mãe, dona Lourdes.

O governador Cid Gomes (PSB) e o secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, entregaram, ensta sexta-feira, durante cerimônia no Palácio Iracema, 50 bolsas de apoio a atletas. É o Programa Bolsa Atleta Alto Rendimento, que apoiará atletas cearenses com resultados expressivos nos rankings nacional e internacional. O valor varia de R$ 400 (competições nacionais) a R$ 600,00 (competições internacionais).
Entre os beneficiados, está o triatleta Roberto Brasil. Ele é o quinto no ranking nacional e vem treinando em Brasília para melhorar seu desempenho nas próximas competições. Receberá R$ 400, no que para ele chega como uma boa ajuda.

(Foto - Paulo Moska)

PCB DEIXA BASE DE APOIO DE LUIZIANNE E LANÇARÁ CANDIDATO A PREFEITO

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) está deixando a base de apoio da prefeita Luizianne Lins (PT). É mais um segmento da esquerda tradicional que assume postura de oposição à reeleição da petista. A decisão do Diretório Nacional do partido foi no sentido de que a sigla terá candidato próprio à eleição em Fortaleza. Por conta disso, o PCB, que estava em negociação para apoiar a candidatura de Renato Roseno (PSOL), oficializará, neste fim de semana, a indicação de umnome para prefeito. O partido explica que essa posição faz parte de uma tática nacional.
Com a legenda entrando com candidato própio, o quadro sucessório, com a possibilidade da candidatura do PSDC, o total de candidatos aumenta para 10. Confira:

Luizianne Lins (PT)
Patrícia Saboya (PDT
Moroni Torgan (DEM)
Renato Roseno (PSOL)
Adahil Barreto (PR)
Aguiar Junior (PTC)
Gastão Bietencourt (PPS)
Pastor Neto Nunes PSC)
PSDC - Fernandes Filho (PSDC*)
PCB - A definir

FORTALEZA SERÁ SEDE DE SEMINÁRIO SOBRE ACORDO ORTOGRÁFICO


Foto - Cid Barbosa

Vem aí o I Seminário Acordo Ortográfico de Fortaleza, uma iniciativa da Academia Cearense da Língua Portuguesa que tem como presidente o professor Ítalo Gurgel. Vai ocorrer nos dias 3 e 4 próximos, sob a coordenação do professor Myrson Lima, um dos nomes mais respeitados da área no Estado. O semiário vai se desenvolver em dois horários: das 8h às 10 horas e das 19h às 21 horas.

SERVIÇO

* Local - Shopping Avenida (Avenida Dom Luiz, 300 - Sala 1222)
* Público-alvo: PFORTALEZA rofessores, revisores, universitários e estudiosos da Língau Portuguesa.
* Maiores informações: 3264 9510.

JORNAL INGLÊS DEFENDE ETANOL BRASILEIRO

"A revista britânica "The Economist" faz uma defesa do etanol brasileiro, feito a partir da cana-de-açúcar, em sua edição desta semana. Segundo a publicação, o combustível está sendo alvo de críticas inapropriadas, pois é muito mais "verde" do que o etanol norte-americano, feito a partir do milho, e não contribui para o desmatamento na Amazônia. Para a revista, os Estados Unidos deveriam acabar com as tarifas impostas às importações do álcool nacional."Alguns ambientalistas dizem que o crescimento da cana-de-açúcar está causando desmatamento na Amazônia. Isso não é verdade", diz a revista, ao lembrar que a grande maioria da plantação fica em São Paulo, muito distante da floresta. Além disso, 65% do novo cultivo ocupa áreas onde anteriormente existiam pastos.A publicação também cita que a maior produtividade do etanol nacional, que gera 8,2 vezes a energia que consome, ao contrário do milho, onde o número é de 1,5 vez, conforme o Woodrow Wilson Centre."

(Agência Estado)

CONVENÇÃO DO PSDB DE JUAZEIRO DO NORTE PODE TER URNA ELETRÔNICA

O deputado federal Manuel Salviano, que disputará com o prefeito Raimundo Macedo a indicação no PSDB para candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, já solicitou à cúpula estadual tucana e ao Tribunal Regional Eleitoral urnas eletrônicas para o processo de escolha durante a convenção de domingo próximo. A convenção, que deve reunir 52 delegados, ocorrerá no Memorial Padre Cícero, das 9 às 15 horas, e ficou acertado que não haverá pronunciamentos, em razão do clima acirrado entre os apoiadores de Salviano e Raimundão. A imprensa só terá acesso ao local no início dos trabalhos.
Sobre urna eletrônica, a direção municipal do PSDB informa ainda não ter sido comunicada do pedido, adiantando que, no momento, a votação está definida para ser manual.

(Por Amaury Alencar - Juazeiro do Norte)

ALEX GARDENAL É BALEADO E DOIS DOS SEUS COMPARSAS MORREM

Foi preso, na manhã desta sexta-feira, o assaltante e fugitivo do IPPS Alexandre de Souza Ribeiro, conhecido por "Alex Gardenal". A prisão ocorreu na altura do Km 15, na área da Fábrica Fortaleza (BR-116), após tiroteio que deixou "Gardenal" baleado e internado no Instituto Doutor José Frota (Centro). "Alex" estava em companhia de uma mulher e de mais dois homens que morreram na hora, após reagirem à prisão. Houve o tiroteio. O assaltante fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate em maio deste ano.
"Alex Gardenal" é também acusado de assaltos e de ser um dos líderes da quadrilha que aplica golpes através de celular e da morte de agentes penitenciários. É apontado também como responsável direto pelos assassinatos dos agentes prisionais Luciano Andrade de Lima, em 2005, e Cléber dos Santos, em 2007. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado deverá divulgar, ainda nesta sexta-feira, todos os detalhes da operação.

BRASIL E ARGENTINA A UM PASSO DA UNIÃO MONETÁRIA

"- O Brasil e a Argentina estão a um passo da unificação monetária, diz uma matéria publicada na edição desta sexta-feira do jornal argentino Página 12. O diário comenta o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a adoção, a partir de setembro, do sistema que eliminará o dólar nas transações bilaterais e irá substituir a moeda americana por moedas locais - peso e real. "Seis anos depois que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a proposta ao então presidente argentino Eduardo Duhalde, a eliminação do dólar em transações bilaterais está por ver a luz", afirma a matéria. O jornal ressalta que, apesar da proposta ter sido feita a Duhalde, foi Néstor Kirchner que, em 2006, aprovou a desdolarização no intercâmbio entre os países. "A eliminação do dólar em transições bilaterais é considerada como um passo para a adoção de uma moeda única em ambos os países, algo que não agrada muito os membros menores do bloco", diz o jornal. O Página 12 cita uma declaração do presidente Lula feita em maio deste ano na qual ele afirma que os avanços no processo de desdolarização entre os dois países asseguram que Brasil e Argentina estariam a um passo de "um banco central e de uma moeda única".

(Agência Estado - BBC)

CEARÁ PROPÕE EM CONGRESSO NA ALEMANHA CRIAÇÃO DA REDE IBERO-AMERICANA DE GEOPARKS


Sede do evento em Osnabrück/Foto José Sales.

Alemanha - A participação da delegação do Governo do Ceará na III Conferência Internacional de Geoparks, em Osnabrück/West Westfalia, na Alemanha, pode resultar na formação de uma rede ibero-americana de Geoparks. A partir dos contatos feitos durante o evento, a proposta apresentada pela delegação cearense, que conta com o secretário de Cidades, Joaquim cartaxo, à frente, agradou aos representantes dos geoparks de Portugal e da Espanha. A formação da rede irá contribuir para o surgimento de outros geoparks nas americas e fortalecer a rede global de geoparks, além de difundir o geoturismo no estado. No evento, participam os professores João de Aquino Limaverde e Titus Riedl, representantes do Geopark do Araripe, além do professor José Sales (DAU UFC/ NDUR &A/ Consultor Senior da proposta).
Segudo informa direto da Alemanha José Sales, o geoturismo é um conceito novo de turismo de natureza, relacionado à criação dos geoparks, que surge com a intenção de divulgar o patrimônio geológico, bem como possibilitar a sua conservação. Os geoparks estão inseridos neste contexto por serem equipamentos que buscam integrar o patrimônio natural ao patrimonio cultural. No Ceará, na Região do Cariri, está situado o Geopark Araripe, o único reconhecido pela Unesco nas Américas e no Hemisfério Sul.

SOBRE O GEOPARK DO ARARIPE
O geopark, que tem uma área de cerca de 5.000 km², é formado por nove geotopes, que são unidades de conservação definidas pela sua relevância geológica e paleontológica. Eles estão divididos nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A estruturação do Geopark Araripe é parte integrante do Projeto Cidades do Ceará, desenvolvido pelo Governo do Estado, desde a gestão passada por meio da anterior Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional e atualmente Secretaria das Cidades, com financiamento do Banco Mundial. O projeto visa constituir um pólo estratégico de desenvolvimento na região do Cariri Central, através do fortalecimento dos setores do turismo e produção de calçados, identificados como estratégicos para a região. Para isso serão investidos US$ 65 milhões, em ações de infra-estrutura; inovação e apoio aos setores produtivos e fortalecimento das gestões municipais na região.

GRUPO JEREISSATI LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DE SHOPPING EM CAMPO GRANDE

O senador Tasso Jereissati (PSDB), na condição de controlador do Grupo Jereissati, lançará, nesta sexta-feira, em Campo Grande (MS), ao lado do prefeito Nelson Trad Filho, a pedra fundamental de uma unidade do Shopping Iguatemi. De acordo com o diretor do Grupo, Gerardo Jereissati, o valor estimado do empreendimento é da ordem de R$ 100 milhões que serão aplicados em 50 mil m2 de edificação, sendo que 35 mil m2 serão destinados às lojas satélites e âncoras e supermercados e 15 mil m2 vão abrigar áreas internas, cinema, praça de alimentação e estacionamento horizontal para 2 mil veículos. O shopping de Campo Grande será o terceiro do Grupo Jereissati.
Com arquitetura horizontal, o Shopping Iguatemi terá dois pavimentos com características regionais, entre elas a utilização de vidros para o aproveitamento da luz solar. O projeto será finalizado no próximo ano e prevê a implantação de 120 lojas que deverão gerar juntas aproximadamente 2.500 empregos diretos. Gerardo Jereissati disse que o shopping terá o perfil de compras e de lazer com atrativos na área externa - na entrada do empreendimento - como restaurantes e cervejaria e uma praça de alimentação com um terraço que dará acesso à vista para a mata localizada ao fundo do empreendimento.

ATO POLÍTICO MARCARÁ NESTA SEXTA-FEIRA A UNIÃO MARTA-ALDO REBELO

"A pré-candidata a prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) se encontrou ontem com o vice escolhido para sua chapa, o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), para uma conversa reservada. Na reunião, os dois acertaram o discurso que vão usar a partir de agora, conversaram sobre o programa de governo e sobre os rumos da campanha.A reunião, no Diretório Estadual do PT, começou por volta das 10 horas e durou cerca de 40 minutos. Aldo falou que não abre mão de algumas bandeiras defendidas quando ele ainda era pré-candidato do bloquinho (PDT, PC do B, PSB e PRB). O comunista levou um vaso de orquídeas brancas para Marta e tratou, principalmente, de educação e segurança. Os dois conversaram rapidamente sobre o comportamento de ambos durante a campanha, combinaram as agendas e decidiram que vão juntos às convenções dos partidos. Aldo e Marta também trataram dos detalhes que devem trazer para a coligação o PTN. A reunião antecede o ato político para marcar a união, que está marcado para hoje à tarde em um hotel de São Paulo. Dirigentes nacionais das legendas foram convidados para o evento.Anteontem, o PSB declarou oficialmente o apoio à candidatura Marta."

(Folha de São Paulo)

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL CHEGA COMO CONVIDADO DA CONVENÇÃO PRÓ-LUIZIANNE


O ministro da Previdência Social, José Pimentel, amanheceu nesta sexta-feira em Fortaleza. Aqui, ele cumprirá agenda de reuniões com o INSS local aproveitará para conferir também convenções municipais que homologarão candidatos do PT ou apoiados pela legenda.
José Pimentel é um dos convidados especiais da convenção que o PT realizará domingo, no ginásio poliesportivo da Parangaba, quando o nome da prefeita Luizainne Lins será homologado para a reeleição.
A convenção ocorrerá em clima de festa e com militantes da maioria dos bairros da Capital cearense. Além de Pimentel, estará o governador Cid Gomes e os presidentes regionais dos 11 partidos que integrarão a aliança pró-Luizianne.
SERVIDORES - E por falar em Pimentel, ele estuda aumento para 39 mil funcionários da Previdência, isso atravpes da reestruturação da carreira. Quem cumprir jornada de 40 horas nos guichês do INSS, em vez de 30 horas, como hoje, poderá ganhar até quatro vezes mais que os R$ 577 que recebia em 2003.

EQUIPE DA REDE RECORD É ASSALTADA EM FORTALEZA

Uma equipe de reportagem da Rede Record foi assaltada no começo da noite dessa quinta-feira em Fortaleza, mais precisamente na área do Lagamar, periferia da Capital cearense, onde fazia uma reportagem especial para a emissora. Sob o comando do repórter Afonso Mônaco, a equipe teve seus equipamentos tomados por grupo de indivíduos armados. A Polícia conseguiu, horas depois, recuperar câmera e microfones num ponto daquele mesma região. A afiliada da Record, no casoa TV Cidade, não deu maiores detalhes do fato. nem qual a pauta que estava sendo cumprida no local pela equipe.

AUMENTOU EM 75% NÚMERO DE CONSUMIDORES DE COCAÍNA NO PAÍS

"Relatório divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta um crescimento de 160% no número de usuários de maconha e de 75% no de consumidores de cocaína no Brasil entre 2001 e 2004. O documento, elaborado pelo Escritório da ONU contra Drogas e Crime (UNODC), indica que o país tem hoje cerca de 870 mil usuários de cocaína. Em 2001, os usuários da droga equivaliam a 0,4% da população en$12 e 65 anos de idade. Em 2004, o percentual subiu para 0,7%. O mercado de consumo da cocaína no Brasil é o segundo do continente. Só fica atrás dos EUA, onde mais de seis milhões assumiram o uso da droga pelo menos uma vez ao ano.
Segundo o UNODC, o país tem mais de três milhões de consumidores de maconha. Em 2001, eles eram 1% da população entre 12 e 65 anos. Três anos depois, eram 2,6%. Os autores do relatório informam, sem citar números, que $á havendo aumento no consumo de ecstasy, crack e merla, entre outras drogas no país. O quadro é considerado preocupante. Segundo Giovanni Quaglia, representante do UNODC, é possível que a próxima pesquisa apresente números ainda mais elevados sobre tráfico e uso de drogas."

(Jornal O Globo)

"PRIMOS POBRES" - GOVERNADOR CID GOMES RECEBERÁ DEFENSORES PÚBLICOS EM AUDIÊNCIA

"A diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec) vai ser recebida em audiência, na próxima semana, pelo governador Cid Gomes. Na pauta, uma política remuneratória para a categoria que, em termos locais, continua sendo tratada feito "primo pobre" do Poder Judiciário em matéria de vencimentos, além das poucas condições de trabalho. Os defensores aguardam a reunião, mas continuam unidos e mobilizados, segundo a presidente da Adpec, Mariana Albuquerque. Hoje, a partir das 14 horas, no auditório da antiga sede da OAB-CE, eles farão uma assembléia geral para discutir passos a serem adotados após a audiência com o governador. Defensores continuam brigando pela implantação da autonomia administrativa e financeira."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

POLÍCIA DO CEARÁ NO EMBALO DE PATINETES MOTORIZADAS


"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) está adquirindo patinetes motorizadas, chamadas de Segway, cada uma ao preço de um carro popular zero quilômetro com ar condicionado, para usar no patrulhamento dos 3,5 km da avenida Beira Mar. O equipamento é caro e sofisticado, fabricado somente nos Estados Unidos. Promete atingir até 20 km/h de velocidade e é movido à bateria. Segundo o revendedor brasileiro, sediado em São Paulo, não polui e também é capaz de percorrer terrenos acidentados. As notas de empenho do Ceará para a compra de dez unidades, do modelo Segway PT-X2, no valor total de R$ 285.620,00, foram assinadas anteontem pelo Governo do Estado. Os equipamentos devem chegar ao Ceará em 90 dias. Esta é apenas uma das novidades tecnológicas que o setor deve ganhar nos próximos meses. Ainda em fase de estudos de viabilidade técnica e financeira, o pacote high-tech da Segurança também prevê que as câmeras existentes em cada viatura do Ronda do Quarteirão passem a transmitir on line as imagens registradas para uma central de captação na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops)."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Debora Secco. Na novela A Favorita, ela interpreta a personagem Maria do Céu. Aqui, no entanto, está uma pestinha. Não é mesmo?

quinta-feira, 26 de junho de 2008

CSN IMPLANTARÁ SIDERÚRGICA DE R$ 6 BILHÕES EM PERNAMBUCO

"A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou nesta quinta (26) a instalação de uma siderúrgica no Pólo Industrial e Portuário de Suape, no município de Ipojuca, em Pernambuco. A previsão é de produção, dentro de seis anos, de 3,5 milhões de toneladas anuais de aços especiais de alto valor agregado, num investimento total de US$ 6 bilhões, para atender a todos os segmentos da indústria - de linha branca a naval e automobilística. Hoje, esta produção equivaleria a 10% da produção nacional de aço. De acordo com o diretor executivo de produção da CSN, Enéas Garcia Diniz, o início da construção da siderúrgica, em uma área de 337 hectares nas ilhas de Cocaia e Tatuoca, deve acontecer no primeiro semestre de 2009. A previsão é que ela comece a operar 30 meses depois, produzindo 500 mil toneladas de vergalhão e fio máquina. Nesta primeira fase o investimento será de US$ 1,3 bilhão. Depois serão agregados mais US$ 4,7 bilhões em duas etapas. "É o maior empreendimento da história de Pernambuco", comemorou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Segundo ele, todos os grandes projetos em andamento em Pernambuco - refinaria Abreu e Lima, estaleiro Atlântico Sul e duas plantas petroquímicas (POY e PTA) -, juntos totalizam o investimento final da siderúrgica. A planta ainda depende de licença ambiental."

(Agência Estado)

E POR FALAR NISSO, como vai a nossa mesmo, hein?

PRESIDENTE NACIONAL DO PPS CHEGA NESTA SEXTA-FEIRA PARA CONVENÇÃO


Roberto Freire vem abençoar chapa.

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, é aguardado nesta sexta-feria em Fortaleza. Ele chega para conferir principalmente no sábado a convenção que homologará o nome do empresário Luiz Gastão para candidato a prefeito e o nome do livreiro Sérgio Braga para postulante a vice-prefeito. A convenção terá início às 9 horas, no ginásio da Fametro e será animada por reisados, bumba-meu-boi, banda de pífanos e outras manifestãções do folclore cearense. A ordem é valorizar a cultura, segundo o candidato Luiz Gastão que incluiu esse setor como uma de suas prioridades administrativas.

TSE LIBERA ENTREVISTA COM PRÉ-CANDIDATOS

"Por 6 votos contra 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (26) mudança nas regras de divulgação de entrevistas com candidatos e pré-candidatos antes do período de campanha eleitoral - que começa no dia 6 de julho. Pela mudança, os candidatos poderão falar sobre seus projetos e plataformas de governo em entrevistas à imprensa. A proposta foi do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto. Na discussão, somente o ministro Marcelo Ribeiro votou contra. O TSE decidiu mudar a resolução 22.178, que trata do tema. O tribunal acabou com o artigo 24, que permite a pré-candidatos darem entrevista antes do período de campanha "desde que não exponham propostas de campanha". Os ministros decidiram criar um outro artigo permitindo até mesmo a exposição de plataformas de governo - respeitando, no caso de emissoras de rádio e TV, tratamento isonômico para pré-candidatos. Novo parágrafo foi acrescentado ao texto, ressaltando que eventuais abusos e excessos serão apurados e punidos conforme prevê a legislação eleitoral."

(Portal G1)

MINISTRO FIRMARÁ CONVÊNIO COM PREFEITA CRIANDO PROJETO CAMPO-CIDADE

O ministro do Desenvovimento Agrário, Guilherme Cassel, desembarca às 10 horas desta sexta-feira em Fortaleza para cumprir agenda com a prefeita Luizianne Lins (PT). Ele assinará convênio criando a Casa Campo-Cidade. O ato ocorrerá a partir do meio-dia no gabinete da prefeita (Vila União). Esse projeto beneficiará 1.384 famílias e 33 associações envolvidas no processo. Além disso, o convênio cria ainda o Banco de Alimentos de Fortaleza, que tem como beneficiários: crianças de creches municipais, entidades cadastradas na Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) e entidades filantrópicas não contempladas por programas de segurança alimentar e nutricional. Esses dois projetos contarão com o financiamento do MDA de R$ 1.250.000,00. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 140.828,62, totalizando: R$ 1.390.828,62. A Casa Campo-Cidade surgiu para desenvolver uma experiência de comercialização de produtos agrícolas e não-agrícolas dos assentamentos de Reforma Agrária do Ceará.
O deputado federal Eudes Xavier (PT) será o cicerone do ministro na Capital cearense.

CID REÚNE SECRETARIADO E ANUNCIA LIBERAÇÃO DE PACOTE DE OBRAS


Reunido durante toda esta quinta-feira com o seu secretariado, na Residêncai Oficial, o governador Cid Gomes avaliou o desempenho de sua gestão nesses 18 primeiros meses e anunciou um tempo de vacas gordas: está liberando R$ 4,3 bilhões. Essa essa verba será apluicad em obras sociais, construção de delegacias e reforma de outras. A ordem é reforçar o aparelho de segurança pública e expandir o Ronda do Quarteirão, segundo sua assessoria.

ACERT DIVULGA NOTA REPUDIANDO CRÍTICAS DA PREFEITA LUIZIANNE LINS

Este Blog recebeu, nesta quinta-feira, nota da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão. A entidade protesta contra declarações da prefeita Luizianne Lins (PT) que, em ato de inauguração, alertou a população contra posturas das televisões principalmente. Confira a nota:

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão –ACERT, baluarte de defesa da livre imprensa, direito-dever conferido pela Constituição Federal aos veículos de comunicação social, expressa o seu mais rigoroso repúdio às grosseiras inverdades assacadas pela Prefeita Luizianne Lins às emissoras de Televisão, quando inaugurava o Centro de Saúde da Família, no bairro Siqueira.
Ao contrário da maldosa falácia, as emissoras de Televisão, assim como as de Rádio, noticiam os fatos nas suas reais feições e veiculam os sentimentos e as opiniões dos cidadãos brasileiros sem qualquer distinção, muito menos quanto às suas condições econômicas ou sociais.

A Diretoria

TCU DIVULGA "LISTA SUJA" PARA AS ELEIÇÕES

O Tribunal de Contas da União divulgou, nesta quinta-feira, a sua "lista suja" de olçho nas próximas eleições. Nela, nome de ex-gestores e gestores e ordenadores de despesas que anotaram problemas com prestação de contas ou que são acusados de improbidade administrativa. O Ceará aparece com 197 nomes do total de 3.178 listados. Nesse rol, parlamentares federais, parlamentares estaduais e alguns que dirigiam instituições como universidade e outros organismos.
O presidente do TCU, Walton Alencar Rodrigues, entregou a lista ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, informando que eles podem ser impedidos de disputar as eleições de outubro. Os dados se referem a contas públicas apresentadas pelos gestores que foram consideradas irregulares pelo tribunal.
Com os dados do TCU em mãos, as candidaturas dos gestores citados podem ser declaradas impugnadas, impossibilitando a eleição do político ou autoridade. As informações se referem a gastos relativos aos últimos cinco anos.

* Confira os dados completos dos gestores, incluindo nome, município, Estado e o órgão mencionado no site do TCU.

* Lista do Ceará aqui

ARIOSTO DESCARTA EM DEFINITIVO SER VICE DE LUIZIANNE


Ele opta pela atividade parlamentar.

Agora é oficial. O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) anunciou, nesta quinta-feira, que não será candidato a vice na chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Agradeceu o convite, mas disse que tem compromissos com prefeitos de sua base e que, no momento, realiza, através da Comissão de Altos Estudos do Congresso, trabalhos para os ministérios da Educação, Ci~encia e Tecnologia e Desenvolvimento Social. "Eu agradeci o convite, mas não posso deixar de cumprir as tarefas que desempenho no momento no Congresso. Também tenho sete prefeitos que me pediram para que eu continuasse no mandato", disse para o Blog o parlamentar.
Com Ariosto Holanda fora do páreo, restam o vereador Rogério Pinheiro (PSB) e o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS).

ESCOLAS PÚBLICAS TERÃO 400 MÁQUINAS DE CAMISINHA

"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, nesta quinta-feira, a produção das primeiras 400 máquinas de preservativos que serão instaladas em escolas públicas participantes do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Temporão deu a informação durante a abrtura do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, em Florianópolis. O encontro se estenderá até sábado e é uma promoção do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.
Na pauta do Congresso, estão temas polêmicos como a restrição da entrada de estrangeiros com HIV em certos países e a garantia de tratamento aos pacientes de aids no Brasil, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) líder no fornecimento de medicamentos anti-retrovirais a aidéticos."

(Rádio O POVO/CBN)

MÁRIO MAMEDE ASSUMIRÁ ÓRGÃO DA PREFEITURA


A assessoria de imprensa da prefeita Luizianne Lins (PT) confirma: o médico petista Mário Mamede assumirá, nesta sexta-feira, às 9h30min, o cargo de superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM). Ele substitui Vicente Pinto, que disputará cadeira de vereador. Pinto já havia deixado o cargo e, em seu lugar, estava como interino o advogado Fernando Dantas. Mário Mamede, primeiro suplente de deputado federal pelo PT, assume deixando uma certeza: Ariosto Holanda (PSB), cotado para vice de Luizianne, resolveu mesmo ficar onde está, ou seja, na Câmara dos Deputados.
Mamede, que já foi secretário nacional da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, ^chegou a ocupar o comando da Escola de Saúde Pública do Estado (Gestão Cid Gomes), de onde saiu sem dar maiores explicações.

SINTSEF FARÁ PROTESTO NA PRAÇA DA IMPRENSA

E o Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sintsef), no Ceará, vai realizar, a partir das 16 horas, na Praça da Imprensa (Bairro Dionísio Torres), uma manifstação. A luta é pela inclusão dos serviodres civis de órgaos militares no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da área tecnológica. Muitos servicdores, segundo o sindicato, ficaram fora do plano, que garante melhorias salariais.
A ordem é pressionar o governo federal por uma revisão.

CANDIDATO DO PREFEITO DE HORIZONTE SERÁ HOMOLOGADO COM APOIO DE NOVE PARTIDOS

O PSDB do município de Horizonte ( Região Metropolitana de Fortaleza) realizará neste domingo, a partir das 8 horas, convenção para homologar o nome do atual vice-prefeito Manoel Gomes de Farias Neto como o candidato do partido a prefeito. A convenção ocorrerá no Ginásio José Narcélio de Sousa (Rua Ciro Bilhar, S/N), ao lado da Escola Raimundo Nogueira) e congregará também convencionais e simpatizantes do PSB, DEM, PDT, PPS, PRB, PSDC, PTB, PTN e PV.
O prefeito Chico César (PSDB) é o apoiador de Manuel Gomes.

EM TOCANTUNS, PAC VIRA PROGRAMA DE APOIO FAMILIAR

"André Scarassati tem 26 anos, é estudante de direito e um fenômeno empresarial. Ele é dono da Construssati Serviços e Construções Ltda. A empresa tem menos de cinco anos de vida, não chega a 10 funcionários registrados e, mesmo assim, venceu neste ano a licitação de R$ 5.504.218,23 para construir 255 casas em Palmas, em Tocantins, num convênio celebrado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Habitação.
A construtora aumentou em 52 vezes seu poder financeiro desde sua criação, em 2003. O estudante e empresário André Scarassati é filho de José Alcino Scarassati, exonerado na terça-feira do cargo de coordenador político do Ministério das Cidades. Alcino é suspeito de participar do esquema de desvio de dinheiro de obras do PAC.
O convênio da licitação vencida por seu filho foi feito entre o Ministério das Cidades e o governo de Tocantins. Em evento no último 6 de junho no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou as ordens de serviços para liberar o dinheiro das obras."


(Correio Braziliense)

JUSTIÇA GARANTE COBRANÇA DO PONTO EXTRA POR TVs A CABO

"A Associação Brasileira de TVs por Assiantura (ABTA) obteve junto à 14ª Vara Federal de Brasília liminar suspendendo o artigo 29, da Resolução 488, que institui o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura. Na prática, a decisão permite aos operadores que continuem cobrando como sempre fizeram pelo serviço de ponto extra. A associação havia entrado com o pedido de liminar pouco antes de a Resolução entrar em vigor, após um período infrutífero de negociação com a Anatel sobre a interpretação do regulamento. A agência, por sua vez, mandou suspender no dia 6 de junho os artigos 30 e 31, justamente os que estavam sendo usados pela ABTA para defender legitimidade da cobrança do ponto-extra.Segundo André Borges, vice-presidente jurídico da associação, a decisão da Justiça é importante porque foi dada a oportunidade para que todas as partes se manifestassem antes da liminar. "Prevaleceu a tese da ABTA, defendendo o modelo que sempre existiu".

(Agência Estado)

PARALAMAS DO SUCESSO SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES NO ANIVERSÁRIO DE SOBRAL


Destaque no Ceará por seu potencial econômico, cultural e social e conhecida como a "Princesa do Norte", a cidade de Sobral completara mês que vem 235 anos de emancipação política. Para a ocasião, uma movimentada programação deverá ser tocada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Entre as atrações, a banda Paralamas do Sucesso, que vai se apresentar no próximo dia 04, às 23h45, no campo de futebol da Margem Esquerda. No repertório, músicas do mais novo CD do grupo intitulado “Hoje”, além de antigos sucessos, como "Meu Erro", "Alagados" e "Uma Brasileira". Segundo o prefeito Leônidas Cristino (PSB), um "presente" para os moradores, hoje uma grande maioria de jovens e universitários.

CINZAS DE VIOLETA ARRAES CHEGAM AO CRATO NESTA SEXTA-FEIRA

As cinzas de Violeta Arraes, que morreu na última semana no Rio de Janeiro vítima de um câncer, chegam na madrugada desta sexta-feira ao município do Crato (Região do Cariri). Ali, ficarão expostas, na sede da reitoria da URCA, durante todo o dia, com homenagem programada para a tarde. No mesmo dia, a partir das 19 horas, na Catedral, haverá celebração de missa.
Violeta foi reitora da URCA e secretaria da Cultura no primeiro Governo Tasso Jereissati. O senador tucano, que participa nesta quinta-feira, em São Paulo, dos funerais de Dona Ruth Cardoso, estará conferindo atos em homenagem a Violeta.

IBGE - TAXA DE DESEMPREGO CAI 7,9%

"A taxa de desemprego caiu para 7,9% da população economicamente ativa em maio, anunciou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual é o menor para meses de maio e o segundo menor já registrado pela série histórica do IBGE, que se iniciou em 2002. A única vez em que o levantamento verificou um percentual mais baixo que o de maio deste ano foi em dezembro de 2007 (7,4%). Em abril de 2008, a proporção de desocupados era de 8,5%; em maio do ano passado, de 10,1%. Segundo o IBGE, há atualmente 1,8 milhão de desempregados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). O número é 7,5% menor que o registrado em abril e 20,4% inferior a maio do ano passado.
O rendimento médio real da população pesquisada, no entanto, não teve desempenho tão positivo. Ficou em R$ 1.208,20 em maio, o que corresponde a uma queda de 1% em relação a abril e a uma alta de 1,5% na comparação com maio do ano passado. Se considerado o rendimento médio domiciliar per capita, que ficou em R$ 784,73, houve uma queda de 1,3% na comparação com abril e alta de 5,6% sobre maio de 2007."

(Portal Uol - Reuters)

BRUNA SURFISTINHA: CIRO GOMES É "IMATURO"


Ela diz que o parlamentar foi "preconceituoso".
"Fortaleza está parecendo um "puteiro a céu aberto". Com essas palavras, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) definiu a situação da capital cearense em uma declaração concedida nesta terça-feira à TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Estado. A prefeita da cidade, Luizianne Lins (PT), rebateu a declaração de Ciro, dizendo que elas ofendem a população e as garotas de programa da cidade. A comparação, ao que parece, também desagradou a uma ilustre representante da classe. Moradora de Moema, bairro de classe média alta da zona sul paulistana, a ex-prostituta (e hoje blogueira) Bruna Surfistinha comenta, em conversa com Terra Magazine, o pronunciamento de Gomes. Considerou-o "imaturo". - Eu acho que, com essa frase, um tanto de mal gosto, ele demonstrou ser preconceituoso - critica.

Terra Magazine - O deputado Ciro Gomes disse que a cidade de Fortaleza virou um "puteiro a céu aberto". O que você acha dessa declaração?

Bruna Surfistinha - Nossa... Eu acho que, com essa frase, um tanto de mau gosto, ele demonstrou ser preconceituoso. E mesmo se tivesse virado, é uma ofensa para quem mora na cidade e para quem é garota de programa.

Terra - Você se sentiria ofendida se São Paulo fosse alvo de uma declaração dessa?

Bruna - Olha, hoje em dia eu posso dizer que me ofenderia, sim, com uma declaração dessa, né? Mas, ao mesmo tempo, apertaria o botão "foda-se" e o cara, o político, o Ciro Gomes, assim, tipo, até acharia graça pela imaturidade que ele demonstra ter."

* Do Portal Terra, clique e Leia mais.

ESTATAIS VÃO PERDER R$ 6 BI PARA AUMENTAR SUPERÁVIT

"O governo vai retirar mais R$ 6 bilhões das empresas estatais para conseguir aumentar seu superávit primário para 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB). O anúncio foi feito ontem pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao detalhar como o governo pretende fazer uma economia extra de R$ 14,2 bilhões e, com isso, contribuir para o combate às pressões inflacionárias. ?É uma medida de efeito contracionista na demanda agregada?, explicou Bernardo, ao mesmo tempo que anunciou um reajuste de 7% a 8% nos benefícios do Bolsa Família para ?proteger os mais pobres? dos efeitos da inflação.Dos R$ 6 bilhões a mais de contribuição das estatais, R$ 1 bilhão serão recolhidos sob a forma de royalties, como reflexo simplesmente do aumento do preço do petróleo, e R$ 5 bilhões serão absorvidos sob a forma de dividendos das empresas. Como acionista majoritário, o governo pode definir qual porcentual dos lucros é reinvestido e qual porcentual é distribuído entre os sócios, incluindo o próprio governo."

(Agência Estado)

ADOLESCENTE É SEQÜESTRADO NA PORTA DE ESCOLA EM FORTALEZA

Seqüestrado nesta manhã de quinta-feira, da porta de um colégio do Bairro Papicu, um adolescente de 17 anos. A Divisão Anti-Seqüestro já está investigando o caso. Atendendo a um pedido da família e da Polícia, este Blog se afasta do caso, torcendo por um final feliz.

PSOL AGUARDA NESTA QUINTA-FEIRA A ADESÃO DO PCB


Aguarda-se para esta quinta-feira uma resposta do PCB à cúpula do PSol no que diz respeito à formação de uma coligação política nas eleições em Fortaleza. O presidente regional do PSol e candidato a prefeito, Renato Roseno, informa que está na expectativa de que a união será concretizada. João Alfredo, que disputará cadeira de vereador por essa legenda, também.
O PCB queria perspectivas claras de participação no processo para vereador e avalia-se que, com a entrada de Alfredo nessa área, as condições de êxito estejam bem melhores para esse bloco.
João Alfredo entrou na bolsa de apostas como um dos possíveis recordistas de voto no pleito deste ano, hipótese que ele faz questão de afastar. Não quer virar um Juraci Magalhães, ex-prefeito que, sempre cotado como poliposition de urnas, acabou amargando 32 mil votos para deputado federal na última disputa.

JOVEM GUARDA - MORRE CANTORA SILVINHA ARAÚJO

"A cantora Sylvinha Araújo, da Jovem Guarda, morreu aos 56 anos, na noite desta quarta-feira (25) em São Paulo. Ela lutava contra um câncer de mama e estava internada no Hospital Nove de Julho, na Região Central, desde o dia 4 deste mês.
De acordo com a assessoria de imprensa da cantora, o estado de saúde dela piorou nas duas últimas semanas. Sylvinha era casada desde 1969 com o cantor Eduardo Araújo, também da Jovem Guarda, e deixa dois filhos. A assessoria de imprensa do hospital informou que a paciente morreu às 20h35 e o enterro do corpo será no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo."

Do Portal G1, confira show de Silvinha aqui.

PRESIDENTE DO PSB DO CEARÁ NÃO GOSTOU DAS CRÍTICAS DE CIRO GOMES CONTRA LUIZIANNE LINS


É hora de mergulhar.

Eis o que diz nota da Coluna Painel da Folha nesta quinta-feira:

Sujou geral.
O ataque de Ciro Gomes a Luizianne Lins não pegou mal só no PT. O presidente do PSB-CE é Sérgio Novais, ex-marido da prefeita. Já existe na sigla quem defenda punição a Ciro por apoiar a ex-mulher, Patricia Saboya (PDT), em Fortaleza.

VAMOS NÓS - Ciro Gomes divulgou nota, através de sua assessoria, esclarecendo que a frase "Fortaleza virou um puteiro a céu aberto" referia-se à questão da prostituição que se alastrou na cidade. Já o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, indagado por este Blog nesta semana sobre colocações de Ciro, preferiu dar o silêncio como resposta. Sérgio Novais é também presidente da Companhia Docas do Ceará na cota do PSB. O órgão integra o organograma da Secretaria Especial de Portos, cujo titular é o cirista Pedro Brito. Cremos que Ñovais deverá empurrar com a barriga algum tipo de punição. O ano é eleitoral e o índice de confusão no âmbito da base da prefeita anda muito alto. E é porque a campanha eleitoral nem começou.

CID REÚNE SECRETARIADO PARA BALANÇO E PLANEJAMENTO DE METAS


"O governador Cid Gomes (PSB) reúne hoje, a partir das 9 horas, todo o secretariado. Na Residência Oficial.
Balanço dos 18 meses de gestão e ações de planejamento."

* Da Coluna Vertical, leia mais aqui.

HÁ UM CEMITÉRIO NO CAMINHO DA REFINARIA DO CEARÁ

"A possibilidade da instalação de uma refinaria no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) gerou descontentamento entre o povo indígena Anacé. A etnia, mesmo sem a confirmação do empreendimento por parte do Governo do Estado ou da Petrobras, já se mobiliza para preservar um de seus patrimônios. Um cemitério secular, fundado pelos índios, estaria em um dos dois terrenos oferecidos pelo Estado para estudos. Os anacés habitam áreas de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante - cidades que podem abrigar a refinaria - e prometem até "guerra" para proteger o local. O cemitério, chamado de Cambeba, é situado em Caucaia, no distrito de Matões, distante cerca de 10 quilômetros do Pecém. O local é de difícil acesso e isolado. É administrado hoje pela Prefeitura. De acordo com a etnia, documentos de 1651 e 1712 comprovam a presença dos anacés na região. O cemitério também teria surgido nesse período. Segundo Francisco Ferreira, 28, o Júnior Anacé, que conta a história de seu povo, o cacique Cambeba morreu sob a sombra de uma pitombeira e lá foi enterrado. Assim surgiu o cemitério. A árvore, ele destaca, ainda está lá. Os anacés não toleram a possibilidade de acabar com o Cambeba."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

FLASH DO ELIOMAR - VALHA-ME, PADIM CIÇO!!

HALLELUYA SERÁ LANÇADO NESTA QUINTA-FEIRA

E a Comunidade Católica Shalom lançará nesta quinta-feira, durante café da manhã, no Ideal Clube, o Halleluya 2008, evento artístico, cultural, social e turístico, com entrada franca, que foi planejado para ser uma opção de lazer e entretenimento para a despedida das férias. A organização quer atrair mais de 500 mil pessoas durante os cinco dias de festa, que será entre os dias 23 e 27 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). O tema deste ano é "A Arte em Defesa da Vida". Mais de dois mil voluntários trabalharão no Halleluya. Durante o café da manhã serão divulgados maiores detalhes sobre a estrutura e atrações deste ano.

* O Halleluya é conhecido como o "Fortal dos Católicos", pois vira alternativa ao Carnaval fora de época que ocorre no fim das férias na Capital cearense.

LUIZIANNE PARTICIPA DA FORMATURA DE MULHERES DO BOLSA FAMÍLIA

"A prefeita Luizianne Lins entrega nesta quinta-feira, às 14 horas, no auditório do Sesi (Barra do Ceará), os certificados de conclusão de curso para 429 mulheres que participaram do Projeto de Inclusão Produtiva para Mulheres do Bolsa Família. Na ocasião, ela assinará o termo de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sindicato das Indústrias Têxteis do Ceará (Sinditêxtil). Durante o Projeto, as mulheres realizaram cursos de Iniciação à Costura do Vestuário, Peças Femininas em Malha, Peças Íntimas e Praia e Costura em Jeans (172); cursos Básico de Panificação e Confeitaria, Compotas e Geléias, Biscoitos e Docinhos (160); Curso de Pedreira, Pintora de Obras, Assentamento de Revestimento Cerâmico, Instaladora Hidrossanitária e Eletricista Predial (45); e Iniciação à Informática, Metarreciclagem e Montagem e Manutenção de Computadores (52)."

(Do site da Prefeitura de Fortaleza)

GOVERNO LULA ANUNCIA CORTE DE R$ 8,2 BILHÕES NO ORÇAMENTO DE 2008

"O governo anunciou nesta quarta-feira que fará um corte de R$ 8,2 bilhões nas despesas previstas no Orçamento da União deste ano para garantir o aumento da meta de superávit primário e o reajuste dos benefícios do programa Bolsa Família. A meta de superávit foi elevada de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) para 4,3%, o que representa um aumento nominal de R$ 14,2 bilhões. O corte de R$ 8,2 bi no Orçamento visa, principalmente, evitar a explosão da inflação em 2009 para que ela fique dentro do centro da meta estipulada de 4,5% anuais, segundo avaliação de economista da Sul América Investimentos Leia mais
De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do corte de R$ 8,2 bilhões em despesas, R$ 7,6 bilhões garantirão parte do aumento da meta de superávit.O valor restante virá das receitas, que de acordo com o governo, devem ser elevadas em R$ 6,6 bilhões."

(Reuters - Folha Online)

EVANGÉLICOS PROTESTAM CONTRA LEI QUE PUNE DISCRIMINAÇÃO CONTRA GAYS


Parlamentares evangelicos realizaram, nesta tarde de quarta-feira, em frente ao Congresso Nacional, um ato de protesto contra a aprovação do Projeto de Lei 122, que torna crime a discriminação contra homossexuais. Um dos manifestantes, o pastor Jabes de Alencar, da Assembléia de Deus, gritava há pouco na porta do Congresso:
- Senhor, sabemos que há uma maquinação para que este País seja transformado numa Sodoma e Gomorra. Um projeto desses vai abrir as portas do inferno.
O deputado Bispo Rodovalho (DEM-DF), um dos líderes da manifestação, afirma que “o problema da discriminação não atinge só os homossexuais, mas também os negros, as mulheres, até mesmo nós evangélicos”. Rodovalho diz ainda que o PL 122 “dá poderes ditatoriais a uma minoria”. O projeto de lei 122 tipifica o preconceito contra homossexuais como crime comum, e não como crime hediondo. Em caso de condenação, as penas variam entre seis meses e cinco anos de prisão e são inafiançáveis.

(Este Blog, com Blog do Noblat e Rádio O POVO/CBN)

DETALHE - Há um cearense engajado nessa luta. É o pastor da Assembléia de Deus e deputado federal Pedro Ribeiro (PMDB), que assumiu recentemente vaga de José Pimentel (PT), que foi nomeado ministro da Previdência Social.

CRUZAMENTO GANHA SINALIZAÇÃO APÓS MORTE DE MOTOQUEIRO


Foto - Paulo Moska

Um exemplo do velho ditado popular de que "brasileiro só fecha a porta depois de roubado" registrou-se nesses dias em Fortaleza. Moradores da rua Lino da Encarnação com Gustavo Sampaio (Bairro São Gerardo) apelavam, desde janeiro deste ano, por uma sinalização nesse cruzamento. Os abalroamentos eram constantes. O proprietário da Churrascaria Alex, situada na esquina dessas ruas, fez o pedido formal e, em maio último, recebeu da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a resposta: estava "estudando" o caso. Na última quarta-feira, um motoqueiro morreu nesse trecho após colisão. Nesta semana, a AMC, finalmente, fez a sinalização horizontal tão reivindicada.

DETALHE - Esse era apenas um dos trechos que exigia essa sinalização. E os outros espalhados por esta Fortaleza?

IBOPE APONTA MARTA COM 31% E ALCKMIN COM 25%

"A menos de cinco dias da oficialização da campanha de Marta Suplicy à prefeitura da capital - a convenção será no domingo (29) -, a ex-ministra do Turismo aparece com 31% das intenções de voto. O tucano Geraldo Alckmin, que lançou candidatura no domingo (22), aparece com 25%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo, os dois estão tecnicamente empatados. Em seguida, aparece o prefeito democrata Gilberto Kassab, com 13%, o deputado federal Paulo Maluf (PP), com 8%, Luiza Erundina (PSB), com 7%, e Paulinho da Força (PDT), que detém 2% dos eleitores da capital. Os demais candidatos não obtiveram mais que 1% da preferência.A pesquisa do Ibope foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo)."

* Do Portal Uol, saiba mais aqui.

NOME DE ROBERTO PESSOA SERÁ HOMOLOGADO DOMINGO

A convenção do Partido da República que homologará o nome do prefeito Roberto Pessoa, de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), para a reeleição ocorrerá no próximo domingo. A partir das 9 horas, no Clube da Parceria. E em clima festivo.

Roberto Pessoa está mais do que otimista.

O CAMINHO DA VICE PODE LEVAR PREFEITA LUIZIANNE LINS A FAZER TINTIM


Além de bem articulado, Tin é primo do governador.

O céu está se abrindo para o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS). O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) avisou para este Blog que não topa essa parada, pois sua prioridade é a Câmara dos Deputados. Luizianne até que quer, mas o parlamentar não vê com simpatia essa tarefa, pois tem compromissos com vários prefeitos. Outro que estava na lista era o vereador Rogério Pinheiro (PSB). Ele não será o ungido porque o PT não quer. A rejeição de Rogério é alta também entre assessores e comissionados da administração municipal.
Só resta, portanto, o nome de Tin Gomes, o preferido do governador Cid Gomes que, no entanto, aparece como alguém que pode deixar a prefeita - se reeleita, sob controle. Tin é bem articulado, tem peso eleitoral na Capital e o tempo trabalha contra Luizianne. A convenção ocorrerá domingo próximo, a partir das 9 horas, no ginásio poliesportivo de Parangaba. Mas como a política é dinâmica, não se pode descartar uma opção emergencial. Qual? Eis o mote para novos encontros entre Cid e Luizianne.

É A TAL HISTÓRIA, o governador Cid Gomes não tem culpa se Luizianne indicou um vice-governador, no caso o professor Francisco Pinheiro, sem voto, influência legislativa e força política.

EM JUAZEIRO DO NORTE, GORETE PEREIRA TERÁ COMO VICE GIOVANI SAMPAIO

A deputada federal Gorete Pereira, pré-candidata do PR á Prefeitura de Juazeiro do Norte, marcou para sábado próximo, a convenção que homologará seu nome. Ela terá como vice o ex-deputado estadual Giovani Sampaio (PTN) e promete "fazer a diferença" entre um leque só de postulantes do sexo masculino.
Gorete não esconde: quer ver o circo do PSDB pegar fogo, ou seja, o acirramento da briga entre o prefeito Raiundo Macedo e o deputado federal Manuel Salviano, confiante de que esse quadro pode abrir um vácuo favorável aos opositores.

PMDB-CEARÁ DIVULGA DATA DAS CONVENÇÕES


A direção estadual do PMDB, sob comando do deputado federal Eunício Oliveira, divulgou, nesta quarta-feira, o calendário das convenções do PMDB que se estenderão até a próxima segunda-feira. Ao todo, 28 encontros para homologar o nome dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador. Eis a data dos encontros:

* Dia 27/6 - Quinta-feira: Madalena, Juazeiro do Norte e Independência;

* Dia 28/6 - Sexta-feira: Quiterianópolis, Parambu, Pedra Branca, Fortim, Caucaia, Sobral, Varjota, Traiti, Novo Horiente e Guaraciaba do Norte;

* Dia 29/6 - Domingo: Fortaleza, Tauá, Baturité, Itapiúna, Jaguaretama, Cascavel, Frecheirinha, Banabuiú, Ararendá, Camocim, Jardim, Ipu, Canindé e Boa Viagem;

* Dia 30/6 - segunda-feira: Lavras da Mangabeira, Acopíara, Icó e Aiuaba.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ DEBATE SOBRE CONSELHOS TUTELARES DE FORTALEZA

"O Ministério Público do Estado do Ceará, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caopij), realizará o “I Encontro do Ministério Público com Conselhos Tutelares de Fortaleza e Abrigos no Ano de 2008”, nesta sexta-feira (27), a partir das 8 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Bairro José Bonifácio). De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotor de Justiça Odilon Silveira Aguiar Neto, o encontro discutirá o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária e avaliar os encaminhamentos e atendimentos realizados pelos conselhos e abrigos. A abertura do evento contará com a participação da procuradora-geral de Justiça, Socorro França, e do juiz da 5ª Vara da Infância e Juventude, Francisco Darival Bezerra Primo. Foram convidados representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); a presidente da Funci, Glória Diógenes; e a presidente do Comdica, Mary Alice."

(Site do MP-CE)

DEPUTADO FEDERAL CIRO GOMES ESCLARECE FALA SOBRE PROSTITUIÇÃO


Da Assessoria de Imprensa do deputado federal Ciro Gomes (PSB), este Blog recebeu, nesta quarta-feira, a seguinte nota:

Caro Eliomar,

Sobre o comentário "puteiro a céu aberto", o deputado Ciro Gomes encaminha a seguinte nota:

"Ao falar sobre a prostituição crescente na cidade de Fortaleza, levantei um ponto que vem preocupando todas as autoridades responsáveis do mundo atualmente. Ele começa na pornografia, passa pela pedofilia e o turismo sexual. Combater o avanço deste abuso deveria ser obrigação de todos.

Tentei alertar para o fato de que, com uma natureza exuberante, nosso Estado, e em especial nossa Capital, pode estar se firmando como um destino preferencial do turismo sexual.
Abraço, Ciro Gomes".

Atenciosamente,

Marina Gurgel
Assessora de Imprensa.

BOLSA FAMÍLIA - REAJUSTE DEVE SER DE 8%


"O governo federal decidiu reajustar, a partir do próximo mês de julho, os benefícios do programa Bolsa Família. O índice de reajuste deverá ser de 8%. As informações foram confirmadas na manhã de hoje pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. O aumento está acima da proposta feita pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O ministro havia proposto a concessão de um reajuste de cerca de 6%, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A assessoria de imprensa do ministério disse que ainda está sendo decidido se Patrus Ananias concede entrevista coletiva sobre o assunto na tarde de hoje em Brasília."

(Agência Estado)

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS PROSTITUTAS CONCORDA COM CIRO E ATACA GESTÃO LUIZIANNE

Eis matéria veiculada no O Globo desta quarta-feira. Assinada pela jornalista isabela Martin, traz entrevista com a presidente da Federação das Prostitutas do Ceará, Katiana Gomes, concordando com críticas feitas por Ciro Gomes e atacando a gestão de Luizianne Lins. Confira:

'A afirmação do deputado federal Ciro Gomes (PSB) de que "Fortaleza é um puteiro a céu aberto", em entrevista a uma emissora de televisão local no último fim de semana, provocou a primeira polêmica da campanha na capital cearense. A prefeita Luizianne Lins (PT) reagiu, dizendo que a declaração foi "extremamente infeliz e desrespeitosa com as mulheres da cidade e com as prostitutas". Solicitado a avaliar a administração municipal, Ciro tentou se esquivar. Antes de soltar a expressão de baixo calão, ressalvou que Luizianne recebeu a prefeitura com problemas. - Não estou gostando do que está acontecendo com Fortaleza. Não estou culpando a Luizianne. Fortaleza vem sofrendo deteriorações desde esse período longo do ex-prefeito Juraci Magalhães. Não quero atacar ninguém. Mas Fortaleza está sofrendo todo tipo de constrangimento de uma cidade grande. Estamos aí entre 4ª e 5ª cidade brasileira. Estamos sem funcionalidade, não temos estratégia. Já fomos o principal destino turístico do Brasil e hoje viramos um puteiro a céu aberto, com coisas que custaram fortuna para reestruturar. Nada contra as prostitutas, que têm todo o direito de exercitar. Mas estou falando da deterioração do tecido urbano.
Adversários, Ciro e Luizianne se uniram na aliança que apóia o presidente Lula e o governador Cid Gomes, irmão de Ciro. Mas, na eleição municipal estarão em lados opostos. Apesar de o PSB apoiar Luizianne, Ciro declarou que dará apoio à candidatura da ex-mulher, a senadora Patrícia Saboya (PDT). A presidente da Associação das Prostitutas do Ceará (Aproce), Katiana Gomes, disse que as prostitutas não precisam de defesa: - Sabemos nos defender. Ela (a prefeita) tem que cuidar é de Fortaleza, da saúde, da educação. Por que gastou milhões trazendo o (cantor) Roberto Carlos (que se apresentou num show pelo aniversário da cidade) e não gastou com a construção de mais postos de saúde? - afirmou Katiana, que votou em Luizianne na eleição de 2004. Katiana disse que consultou pelo menos dez prostitutas que participavam da solenidade de inauguração da Federação das Prostitutas do Ceará, no bairro Bom Jardim. - Não nos sentimos ofendidas porque nessa cidade está tudo um caos. Fortaleza está muito suja - afirmou Katiana, que disse que votará em Patrícia."

(O Globo)

SAI DE CENA OUTDOOR QUE FAZIA A ALEGRIA DOS "GRINGOS"


Foto - Paulo Moska
A prefeita Luizianne Lins (PT) lançou, nesta semana, campanha contra a poluição visual intitulada "Fortaleza Bela Que Te Quero Ver". A ordem é retirar a sujeira provocada, por exemplo, por faixas e cartazes divulgando show de bandas de "forró" e outdoors apelativos que enfeiam a cidade. A ação terá início o mais breve possível, segundo assessores, o que exigirá a contratação de empresa responsável.
Aproveitando esse mote - e sem querer desrespeitar envolvidos nessa produção, confira só este outdoor, que continua exposto em alguns pontos da Capital e que, até bem pouco tempo, reinava, em frente ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, fazendo a alegria dos "gringos".

ASSEMBLÉIA HOMENAGEIA OS 50 ANOS DA CDL FORTALEZA

Os 50 anos de criação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) serão comemorados nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, através de sessão especial marcada para as 19 horas, no Plenário 13 de Maio. Os deputados Hermínio Resende (PSL), José Sarto (PSB), Sérgio Aguiar (PSB), Ronaldo Martins (PMDB) e Artur Bruno (PT) apresentaram requerimentos solicitando a homenagem.
Antes, ainda na Assembléia, haverá uma homenagem também para o empresário lojista Roberto de Oliveira Braga. Ele receberá título de cidadão cearense. A iniciativa é do deputado Moésio Loiola (PSDB). A outorga da comenda será às 15 horas no Plenário 13 de Maio.

PETISTA QUESTIONA COMUNISTA PELO USO DO CHAPÉU ALHEIO

O deputado federal José Nobrer Guimarães (PT), através de sua assessoria, informa para o Blog: a concretização da Universidade Federal do Centro-Sul do Ceará, sonho antigo da populaçao daquela região do Estado, vai sair do papel, "graças a uma emenda de autoria do parlamentar petista, estimada em R$ 10,5 milhões". Essa emenda já foi aprovada no PPA 2008-2011 do Governo Federal. As liberações começam em 2009, com R$ 3,5 milhões já previstos.
"Trazer a UFC para Iguatu será possível em função da decisão política, do presidente Lula, de levar o ensino superior e profissionalizante a todas as regiões do país, dando oportunidades iguais a todos os jovens brasileiros", diz José Guimarães.
Neste Blog, quem apareceu como o "pai da criança" foi o deputado federal Chico Lopes (PCdoB).

* Confira post de Chico Lopes sobre o projeto aqui.

CONVENÇÃO DO PPS DE FORTALEZA SOB RITMO DE REISADO E BUMBA-MEU-BOI


"Sob o ritmo do reisado, quadrilha junina, bumba-meu-boi, banda de pífanos e dos brincantes do Cordão de Caruá, os convencionais do PPS serão recepcionados, a partir das 9 horas do próximo sábado, no ginásio da Fametro (Faculdade Metropolitana - Jacarecanga). Segundo o pré-candidato a prefeito Luiz Gastão, a ordem é mostrar, em termos práticos, uma das prioridades de sua gestão: apoio à cultura. Para ele, investir nesse setor é fundamental, porque não somente gera lazer, mas principalmente emprego e renda. A cultura tratada profissionalmente, conforme Gastão, é um filão econômico considerável. Na convenção, será também homologado o candidato a vice, o livreiro Sérgio Braga. Essa será a penúltima convenção do calendário partidário deste ano na Capital. Domingo será a vez do PT de Luizianne Lins."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

PTB DE JUAZEIRO DO NORTE ROMPE COM RAIMUNDÃO


Arnon: "Apoio? Só se for para Salviano".

O presidente regional do PTB, deputado federal José Arnon, conversou em Brasília até o fim da noite desta terça-feira, com o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PSDB), ocasião em que anunciou: não vai apoiar sua reeleição. Arnon se disse desprestigiado por Raimundão e abriu o jogo, afirmando que torce para que, na convenção de domingo do PSDB juazeirense, o deputado federal Manuel Salviano seja escolhido para candidato.

"Vou continuar dando apoio administrativo ao prefeito, mas se ele for o escolhido não terá nosso apoio. Nós sempre ajudamos o prefeito com emendas, mas nunca fomos tratados como parceiros. Não tivemos participação na gestão dele e nem convidados para indicar o vice fomos", disse para o Blog o parlamentar.

A decisão tomada por José Arnon cai como um ducha fria nas pretensões de Raimundão que, no entanto, detém o controle dos convencionais.

CID E LUIZIANNE TRATAM SOBRE VICE E TVs SÃO ALVO DE ATAQUE POR PARTE DA PREFEITA

O governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita Luizainne Lins (PT) conversaram nesta terça-feira, durante boa parte da tarde, sobre a escolha do vice dela na campanha pró-reeleição. Os dois colccaram sobre a mesa queixas. Cid Gomes não anda nada satisfeito com o nome do vereador Rogério Pinheiro para vice, segundo interlocutores. O PSB já disse, neste Blog, através do seu presidente nacional, Roberto Amaral, que não abre mão da indicação e que isso passaria pelo diretório municipal, enquanto o PT, através de parlamentares como José Nobre Guimarães, reconhece que essa demora na escolha só gera desgastes.
Enquanto isso, Luizianne, ao inaugurar, nesta tarça-feira, um Centro de Saúde da Família no bairro do Siqueira, resolveu atacar emissoras de televisão de Fortaleza. Entre as frases que usou estão: "Tem gente que fala lá que parece que é sabido, mas não conhece nada da cidade": "A TV é uma empresa e quem trabalha lá faz o que o dono manda"; "Metade do que a TV diz é mentira e a outra metade é informação mal passada"; e também: "A TV reforça o pensamento do rico, da Aldeota". O ataque foi interpretado como crítica à TV Jangadeiro, do senador tucano Tasso Jereissati, que veiculou, na semana passada, entrevista do deputado federal Ciro Gomes (PSB) afirmando que "Fortaleza é um puteiro a céu aberto". Ciro é apoiador de Patrícia Saboya, do PDT.

MORRE EX-PRIMEIRA DAMA RUTH CARDOSO. AMIGO TASSO LAMENTA PERDA


"A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça-feira, em São Paulo, aos 77 anos, vítima de enfarte.
Ela havia recebido alta na segunda-feira (23) do hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista (região central de São Paulo). Ela foi internada após sentir fortes dores no peito.
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse em entrevista à Folha Online que Ruth Cardoso morreu em casa. Antes, teria desmaiado. Fernando Henrique também estava em casa. Segundo o tucano, a sessão solene prevista para as 11 horas desta quarta-feira (25) no Senado em comemoração aos 20 anos do PSDB foi cancelada.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto de três dias no Estado. Após a confirmação da morte, o tucano foi até o apartamento de FHC, em Higienópolis, para prestar solidariedade ao ex-presidente.
* Dona Ruth Cardoso em mais fotos.

VAMOS NÓS - O senador Tasso Jereissati lamentou, nesta terça-feira, a perda de Dona Ruth, qualificada por ele como "uma grande mulher". O Brasil perdeu um dos seus melhores valores intelectuais, conforme o tucano, que era amigo particular do casal FHC-Ruth. Tasso comparecerá, com dona Renata Jereissati, ao velório e ao sepultamento. Eis nota divulgada neste fim de noite de terça-feira por Tasso:
“Recebi profundamente consternado a notícia da partida de dona Ruth Cardoso. Intelectual de renome internacional, D.Ruth idealizou, organizou e implantou o Comunidade Solidária, base de toda a rede de proteção social germinada já no primeiro governo do PSDB. O partido, de quem ela era um esteio moral e intelectual, e o Brasil - em especial os menos favorecidos - devem muito a Dona Ruth, que dedicou sua vida ao estudo dos nossos problemas sociais e levou esse conhecimento à prática, ajudando a milhões de brasileiros.”

JOÃO ALFREDO SE AFASTA DO GREENPEACE

O ex-deputado federal João Alfredo pediu licença, nesta terça-feira, da área jurídica do Greepeace. Ele assumirá, a partir de agora, a condição de candidato a uma vaga de vereador por Fortaleza pelo PSol.
João Alfredo inicia em julho a campanha. Já apontado como uma possível surpresa em termos de votação, ele prega humildade e diz que a ordem será ganhar a vaga, mas principalmente reforçar a pregação do candidato a prefeito Renato Roseno como opção de proposta de uma esquerda em condições de ser uma "oposição qualificada" .

terça-feira, 24 de junho de 2008

PROS MESMOS - BRASIL AGORA É O TERCEIRO DO MUNDO EM NÚMERO DE RICOS


"O Brasil foi o terceiro país do mundo - atrás de China e Índia - que registrou o maior crescimento do número de pessoas que possuem ativos financeiros no valor de pelo menos US$ 1 milhão em 2007, resultado da expansão da economia de 5,4%, aumento dos investimentos e da valorização de 43,65% da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no ano passado. De acordo com o 12º Relatório Anual sobre a Riqueza Mundial realizado pelo Merrill Lynch e CapGemini, o número de pessoas que possuem grandes fortunas no país subiu de 120 mil em 2006 para 143 mil, uma expansão de 19,16%. No ano anterior, o crescimento do número de pessoas com ativos superiores a US$ 1 milhão havia sido de 10,6%, conforme o estudo. A pesquisa considera como "milionários" as pessoas que tenham pelo menos US$ 1 milhão em ativos financeiros, excluindo residência, objetos de colecionador e produtos de consumo. Segundo o estudo, existiam 10,1 milhões de milionários no mundo em 2007 - um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Os ultra-ricos, que possuem ao menos US$ 30 milhões em ativos financeiros, cresceram mais que os apenas ricos, avançando 8,8% em 2007, para 103,3 mil indivíduos no mundo."

* Do Portal G1, leia mais aqui.

FILME CEARENSE SERÁ EXIBIDO NO SENADO


O filme “A Ilha da Morte”, do diretor cearense Wolney Oliveira, será exibido nesta quarta-feira, às 19 horas, no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, em Brasília. A apresentação é dedicada aos ex-senadores Lúcio Alcântara e Saturnino Braga. Segundo Wolney Oliveria, por causa da “extraordinária contribuição ao desenvolvimento do audiovisual no Brasil”.
“A Ilha da Morte” é uma produção Brasil/Cuba/Espanha (2006), a partir do roteiro de Alfonso Zarauza, Manuel Rodríguez e Arturo Infante.

MINISTRO QUER CORTAR MAIS R$ 14,2 BILHÕES DO ORÇAMENTO GERAL DESTE ANO

"O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, apresenta hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de corte de mais R$ 14,2 bilhões do Orçamento Geral da União deste ano. O contingenciamento adicional será necessário para que o governo consiga cumprir a nova meta de superávit primário (economia de recursos para pagar os juros da dívida pública), ampliada de 3,8% para 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A distribuição dos cortes, segundo o Ministério do Planejamento, foi definida em conjunto com a Casa Civil e o Ministério da Fazenda. A proposta, no entanto, não apenas bloqueia recursos, mas também prevê o remanejamento de verbas para o reajuste do Bolsa Família e a liberação de emendas parlamentares. No encontro com Lula, Paulo Bernardo apresentará cenários projetados pela equipe econômica para que essas despesas possam ser aumentadas sem comprometer as contas públicas. Com base nos números, o presidente tomará uma decisão.Com a ampliação dos cortes, o total de verbas bloqueadas no orçamento deste ano subirá para R$ 29,05 bilhões. Em abril, o governo havia contingenciado R$ 19,4 bilhões do orçamento. Um mês mais tarde, no entanto, R$ 4,55 bilhões foram desbloqueados, dos quais R$ 2,8 bilhões foram liberados para a Presidência da República e 13 ministérios e o restante foi destinado às reservas da União. No final de maio, o governo decidiu elevar a meta de superávit primário em 0,5 ponto percentual do PIB. Esse dinheiro deverá ser destinado ao Fundo Soberano do Brasil e funcionará como uma poupança para conter a inflação e ser aplicada na economia em momentos de crise."


(Agência Brasil)

CID GANHA MEDALHA DO TCM E ANUNCIA PERÍODO DE VACAS GORDAS PARA O CEARÁ


Cid recebeu a medalha das mãos do corregedor Luis Sérgio Gadelha.

O governador Cid Gomes (PSB) esteve, na manhã desta terça-feira, na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ocasiaõ em que recebeu a Medalha Raul Barbosa. Trata-se da mais alta comenda do TCM, que está comemorando 54 anos de criação. Em seu discurso de agradecimento, ele fez algumas revelações interessantes:

1) - No momento em que seu governo chega à marca dos 18 meses, entende que já é tempo de a população receber informações mais detalhadas sobre o que vai acontecer daqui para a frente em termos gerenciais. E também em relação ao que já aconteceu.
2) - Por exemplo: " fizemos o maior ajuste fiscal já acontecido no Ceará".
3) - "Temos a maior carteira de projetos já registrada na história do Ceará. São R$ 2 bilhões em dinheiro do Banco Mundial, BID e BNDES, em diferentes estágios de resolução".
4) - Mais R$ 2 bilhões em regime de parceria e compartilhamento entre o Estado e outras fontes. 5) - O dinheiro para concluir o Metrofor "está completo".
6) - A área de segurança terá um novo e revolucionário projeto: "será construida aqui a maior e melhor academia de polícia do Brasil".
7) - "Não tenho o direito de errar". E aqui ocorreu-lhe uma lembrança mais do que política: "na última eleição foi a primeira vez, na história do Ceará, em que o governador não fez o sucessor, mesmo estando no poder".