sábado, 1 de dezembro de 2007

TERCEIRO MANDATO - A OPINIÃO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE DO PT NACIONAL


Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores fará seu processo de eleição direta para eleger novas cúpulas nacional, nos Estados e nos municípios. Na ocasião, serão mobilizados cerca de 250 mil filiados. Leia o que os candidatos a presidente nacional do PT pensam sobre terceiro mandato para Lula:

Gilney Viana, 62 anos, professor licenciado da Universidade Federal de Mato Grosso, candidato da corrente Militância Socialista.
- Sou contra. Acho que isso é um devaneio do Devanir (Devanir Ribeiro, deputado federal de São Paulo que está defendendo a idéia). Não está na pauta do PT.

Jilmar Tatto, 42 anos,deputado federal por São Paulo, professor de história, candidato da corrente "PT de Lutas e de Massas".
- Absurdo, sem consistência. sou contra. Não se pode mudar a regra do jogo no meio do campeonato.

José Carlos Miranda, 42 anos, membro da direção estadual do PT em São Paulo, ex-ferroviário e metalúrgico, candidato da corrente Programa Operário e Socialista.
- Esse é um assunto que precisa de discussão no partido. Não sou contra, desde que haja uma legislação que o regulamente. Temos que avaliar. Há países democráticos como França e Inglaterra em que isso ocorre. A Venezuela também está querendo aprovar a possibilidade de mais de dois mandatos.

José Eduardo Cardozo, 48 anos, mestre e dotorando em direito pela PUC-SP, deputado federal, candidato da corrente Mensagem ao Partido.
- Sou contra. Qualquer mudança nesse sentido é pensar de forma casuística o processo. O momento para essa discussão é equivocado e de grande inoportunidade.

Markus Sokol, 53 anos, membro do Diretório Nacional do PT pela corrente "O Trabalho", é candidato independente.
- Esse assunto apareceu de fora para dentro do partido. Não excluo essa discussão, mas não é questão da hora. Não estamos nem na metade do segundo mandato ainda. Esse tema nada tem a ver com princípios. Você pode ter vários governantes antidemocráticos, como no caso da época do regime militar, como pode ter um único governista democrático com vários mandatos.

Ricardo Berzoini, 47 anos,funcionário licenciado do Banco do Brasil, deputado federal pelo PT de São Paulo, é candidato da corrente Construindo um Novo Brasil e conta com o apoio das correntes A democracia é pra Vvaler e Movimento Popular.
- O PT já firmou posição quanto a isso. Não há movimento de petistas sobre esse tema. O próprio projeto do Devanirnão fala de terceiro mandato, apenas trata da questão de plebiscitos. O próprio presidente já desautorizou esse debate.

Valter Pomar, 41 anos, historiador formado pela USP, é candidato pela corrente Articulação de Esquerda.
- Sou a favorável ao terceiro mandato para o PT e a esquerda, para o campo democrático. Mas o Lula não será candidato. A chance é zero, é zero. O que me diverte é que o FH admite a superioridade do governo Lula em relação ao dele, porque enquanto no primeiro mandato dele era lançado o "Fora FH", agora, no segundo mandato do Lula, se fala em terceiro mandato.

Saiba mais aqui

NOVO IMPASSE - MÉDICOS DO IJF AGORA AMEAÇAM GREVE GERAL


Médicos do Instituto Doutor José Frota ameaçam greve geral. A categoria informa que foi incluida indevidamente no novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários e que, na prática, vai acabar tendo uma perde de 50% dos salários. Por conta disso, médicos iniciaram, neste sábado, um novo protesto chamasdo Operação Acolhimento. Nela, atenderão sem problemas pacientes que tiverem o perfil do IJF (traumas), enquanto aqueles que estiverem fora desse padrão serão encaminhados para outras unidades. As atividades do IJF Centro voltaram ao normal n última quarta-feira, após 16 dias de Operação Padrão. A luta é pela manutenção do adicional no salário conquistado por decisão judicial e que, no contracheque de novembro, sofreu redução.
Dos 504 médicos que trabalham no IJF, 242 tem complemento salarial garantido pela Justiça. O que corresponde a 48%. Na próxima quarta-feira, a categoria fará assembléia geral e poderá decreta greve. O secretário municipal da Saúde, Odorico Monteiro, diz que a prefeitura está aberta à negociação, mas garante que a maioria dos médicos aprovou o novo PCC da categoria.

CIÚME - JOVEM É ASSASSINADA PELO EX-NAMORADO QUE, APÒS O CRIME, COMETE SUICÍDIO

Um crime comoveu moradores do Bairro Granja Lisboa, região da periferia de Fortaleza, neste sábado. Francisco Nascimento Morais (25) matou com um tiro na cabeça a ex-namorada Francisca Michelle (22). Ela estava com seu atual namorado, que também foi atingido com um tiro, mas se encontra internado fora de perigo no Instituto Doutor José Frota (Centro).
Após praticar o crime, Francisco se matou com um tiro na boca.

GOVERNO ESTADUAL PROMETE CONVOCAR CONCURSADOS DA SAÚDE AINDA NESTE ANO

"Os aprovados no concurso público da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para os níveis médio e superior, serão convocados ainda este ano. Quem garante é o secretário da Saúde do Estado, João Ananias. Segundo ele, serão chamados 2.250 profissionais de nível superior, que envolve médicos e não médicos, e 2.002 de nível médio. Primeiro serão convocados os profissionais de nível médio. Só em seguida, com a divulgação da classificação final dos aprovados no nível superior no Diário Oficial do Estado (D.O.), será feita a homologação. Ainda assim, João Ananias garantiu que "todos serão convocados imediatamente". De acordo com ele, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) já vinha trabalhando para a chamada de todos os concursados, de nível médio e superior. "A gente vinha mostrando que esses profissionais substituiriam a grande maioria dos terceirizados, garantindo a carreira pública de Estado e não uma relação precarizada de terceirização. Houve uma reunião com o governador Cid Gomes onde foi batido o martelo", afirmou. Em 15 dias, o calendário de convocatória do nível médio, informações sobre locais de apresentação e documentos necessários serão divulgados no D.O.

SERVIÇO

Nos próximos 15 dias, serão disponibilizadas informações sobre o calendário de convocatória do nível médio no Diário Oficial do Estado e nas páginas eletrônicas da Secretaria da Saúde do Estado e da Secretaria do Planejamento e Gestão (http://www.saude.ce.gov.br/ e http://www.seplag.ce.gov/

(Com informações do O POVO)

TAF CONTESTA INFORMAÇÃO DE QUE HELICÓPTERO ESTAVA IRREGULAR


"A empresa TAF Linhas Aéreas S/A rebateu ontem as informações veiculadas com exclusividade pelo O POVO de que o helicóptero utilizado pelo governador Cid Gomes na última semana - e que teve que fazer um pouso de emergência no Interior - estava irregular. Apresentando documentos internos, a empresa explica que a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) havia sido concluída cinco dias antes do incidente, mas que o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que aponta o vencimento da validade da vistoria no dia 27 de novembro, um dia antes do vôo de Cid, ainda não havia atualizado os dados. A empresa também informou que não cobrará do governo o serviço ofertado naquele dia por reconhecer que a aeronave não estava habilitada para vôos comerciais e que não poderia ser alugada. Segundo o diretor da TAF, Ariston Filho, o grupo conta com duas empresas: a TAF Linhas Aéreas e a TAF Táxi Aéreo. Segundo ele, quem presta serviços ao governo do Estado é o de Táxi Aéreo, cuja aeronave destinada para o serviço, devidamente registrada para tanto, estava em manutenção na última semana. Ariston argumentou então que a outra empresa cedeu sua aeronave - que está inscrita na Anac como sendo de uso particular - para o governador de maneira a não deixar de prestar o serviço. Segundo ele, não há irregularidade neste procedimento. No entanto, um comunicado da assessoria de comunicação da Anac fornecido ao O POVO na sexta-feira afirma que o helicóptero de prefixo PT-HYS não pode ser alugado. "Nós não cobraremos por este serviço", promete Ariston. A empresa também rebateu a informação de que o helicóptero estaria com sua IAM vencida. "Quem conhece de aviação e lê esta notícia, faz piada", afirmou o André Agra, diretor comercial da TAF.

O FATO

Na última quarta-feira, o helicóptero que viajava Cid Gomes com parte de sua equipe de governo, teve que fazer um pouso de emergência em uma fazenda no distrito de Café da Linha, em Abaiara (498 km de Fortaleza). Parte do revestimento de poliuretano da hélice do rotor da cauda do helicóptero se desprendeu durante o vôo, forçando a descida. Ontem, O POVO apurou junto ao site da Anac que a aeronave estava com sua IAM vencida e confirmou junto a assessoria de comunicação do órgão que ela não poderia ser utilizada para fins comerciais, apenas particulares. A TAF havia sido procurada para prestar esclarecimentos, mas não se manifestou até o fechamento da edição de sábado."

Leia mais aqui

ALÕ, TASSO! NOVO PRESIDENTE TUCANO PROMETE MODERNIZAR E ABRIR MAIS O PARTIDO


Na revista IstioÉ desta semana, o presidente nacional do PSDB, senador pernambucano Sérgio Guerra, fala sobre possibilidade do terceiro mandato de Lula e defende que seu partido invista em modernizaçaõ "em todos os aspectos". Guerra substitui o senador Tasso Jereissati. Confira:

ISTOÉ – O sr. fala em modernização do PSDB. No que o partido precisa se modernizar?

Sérgio Guerra – Em todos os aspectos. Precisa de um novo plano de comunicação, de maior capacidade de mobilização da sociedade, maior interação com grupos sociais que hoje não participam da vida partidária. Temos que ter capacidade de nos estruturarmos no País inteiro. Não podemos ter importância em certas áreas, como São Paulo, e ser praticamente irrelevantes em outras. Nós temos problemas gerais de organização. A solução não é fácil e as leis eleitorais atuais não ajudam a reestruturação partidária. A sociedade acha que os políticos do PSDB são os melhores, mas, por alguma razão que precisamos compreender e solucionar, o PSDB não é compreendido como estrutura viva nos Estados e municípios. O partido precisa melhorar e precisa se abrir.

ISTOÉ – Que tipo de oposição deve prevalecer: a radicalização da crítica ao governo ou a manutenção de pontos de contato com o presidente Lula?

Guerra – Um partido de oposição numa sociedade democrática como o Brasil deve conviver e se comunicar com o governo. O importante não é ser campeão do radicalismo, mas ser campeão da eficiência. Temos que mostrar e provar que somos diferentes. Nós somos um partido que não deseja quebrar o País. Não torcemos pelo quanto pior, melhor.

ISTOÉ – Isso significa que FHC perdeu o debate interno? Porque ele, na convenção, defendeu um aprofundamento das críticas ao governo e chamou o presidente Lula de analfabeto.

Guerra – Fernando Henrique defende que tenhamos várias características para desenvolver. Uma delas é a da coerência. Devemos honrar o nosso passado, o nosso presente e produzir um futuro para o nosso partido e para o País. De maneira nenhuma enxergo nele um radical. É um democrata absoluto, integral, moderno. Os comentários sobre o presidente foram sobre o fato de Lula às vezes falar mal o português. Coisa que todo mundo sabe. Considerar que tem a ver com preconceito é não enxergar dois palmos à frente do nariz. O que nos atormenta, não só a Fernando Henrique, são as coisas que Lula faz e diz e que comprometem não só a ele, mas também ao País.

ISTOÉ – Por exemplo?

Guerra – Por exemplo, essas declarações sobre a democracia na Venezuela. Dizer que Hugo Chávez governa a Venezuela democraticamente prejudica a compreensão da sociedade do que seja democracia no nosso país. E prejudica a avaliação que se tem do presidente. Se é um democrata de verdade, Lula não deveria falar o que falou. Não podia elogiar uma democracia que todo mundo sabe que não existe como tal, e que gera para o continente um quadro que nos preocupa.

ISTOÉ – O sr. acha que o terceiro mandato é um desejo do presidente Lula?

Guerra – Eu fiquei muito preocupado com essas últimas declarações sobre a Venezuela. Mais do que preocupado, decepcionado. Ele afirmar que um regime autoritário como o de Chávez é uma democracia, sendo ele presidente do Brasil e alguém que teve uma história na democracia, que ganhou com ela, que assumiu um governo depois de uma transição absolutamente limpa, é algo que assusta. Eu quero acreditar que são divagações demagógicas. Conversa fiada sem maiores conseqüências.

PRESIDENTE DO BNB VOTARÁ PELA MANUTENÇÃO DO PT "ALZIRA"


O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, é um dos mais de 30 mil filiados do PT que escolherão neste domingo, pelo voto direto, as novas cúpulas nacional, estadual e municipais.
Smith não esconde o voto: vai sufragar a manutenção de Roberto Berozini para o PT nacional e Joaquim Cartaxo, atual secretário de Cidades do Governo Cid Gomes, para o comando no Estado.
Tanto Berzoini como Cartaxo integram o chamado PT "Alzira", aquele que tem gente que sai de casa dizendo que vai trabalhar como enfermeira, mas, na realidade, vai ganhar dinheiro dando show de streap-tease em inferninhos. Alzira é personagem da novela "Duas Caras", da Rede Globo.

CANTORA CLÁUDIA LEITE POSA NA PLAYBOY DE "SAFADINHA"



E a cantora Claúdia Leite, aquela que canta a música "safado, cachorro e sem vergonha..." vai mostrar algo a mais no fim deste ano: sairá nuazinha na Playbou edição "Capa Clássica", que reunirá os melhroes cliques do gênero. Dá só uma olhadinha nessa, digamos, safadinha...

PMDB SONHA EM TER AÉCIO NEVES COMO CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2010


Da edição da Veja desta semana, mais precisamente da Coluna Radar:

"O PMDB não desiste

Michel Temer e Henrique Alves, presidente e líder do PMDB, procuraram Aécio Neves na semana passada. A dupla fez uma nova investida sobre o governador. Eles disseram que haviam combinado com Lula o seguinte roteiro: Aécio deveria deixar o governo em outubro de 2009, filiar-se ao PMDB e passar seis meses rodando o país para tornar-se conhecido – por incrível que pareça, Aécio, ex-presidente da Câmara e governador de Minas Gerais em segundo mandato, é quase um anônimo fora do seu estado junto às classes C, D e E. Feito isso, o PMDB lançaria sua candidatura à Presidência. Aécio disse que vai continuar no PSDB. Até porque, neste momento, não poderia dizer outra coisa..."

APÓS DOIS ANOS DE FURTO MILIONÁRIO, BANCO CENTRAL AINDA NÃO MODERNIZOU SEGURANÇA


Foto - Dário Gabriel

Pelo visto, aquele ditado de que brasileiro só fecha a porta depois de roubado não foi bem assimilado pela presidência do Banco Central. Leia essa nota da Coluna Vertical:

"PAGA PRA VER

O procurador da República Francisco Macêdo continua aguardando a implantação, por parte da cúpula do Banco Central em Brasília, do projeto de modernização do sistema de segurança da sede do BC de Fortaleza. Foi dessa unidade que um grupo levou, em 2005, mais de R$ 162 milhões. “Até hoje, aguardamos as providências nesse sentido”, diz Macêdo. "

CEARÁ É O SEXTO ESTADO EM PEDIDOS PARA REAVER MANDATO DE INFIÉIS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa: a Justiça Eleitoral recebeu, em 18 estados e no próprio TSE, 1.773 pedidos de partidos que querem reaver os mandatos de políticos que trocaram de legenda. No entanto o número de pedidos deve ser maior, pois apenas 18 Tribunais Eleitorais Regionais encaminharam os dados ao TSE. Ainda não enviaram os dados os TRE's de Alagoas, do Distrito Federal, do Espírito Santo, do Maranhão, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e de Roraima. O prazo para apresentação de pedidos de decretação de perda de cargo eletivo por partidos políticos terminou na quinta-feira (29). Segundo o TSE, o partido político pode reivindicar o mandato do “infiel” que deixou o partido sem “justa causa”.

Segundo o TSE, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou o maior número de pedidos de perda de mandato: 304. Depois, aparecem os TRE's de Minas Gerais, com 289 pedidos, da Bahia (203), do Paraná (201) e do Mato Grosso (113). O TRE do Ceará recebeu 102 pedidos, do Rio Grande do Sul (101), de Goiás (92), do Rio de Janeiro (75), de Santa Catarina (67), do Tocantins (51), do Amazonas (44), do Pará (37), de Sergipe (32), do Rio Grande do Norte (26), de Rondônia (16), do Amapá (9) e do Acre (2). No entanto, segundo a assessoria do TSE, nem todos os pedidos feitos têm legitimidade para ser julgados, pois foram feitos por suplentes. "Muita gente se precipitou", afirmou órgão, destacando que até quinta-feira (29) apenas os partidos poderiam fazer o pedido.

(Este Blog com Portal G1)

E NO BRASIL DA PIADA...


RADIALISTA PAULO OLIVEIRA GANHARÁ TÍTULO DE CIDADANIA


O radialista Paulo Oliveira receberá no próximo dia 16, a partir das 10 horas, em ato festivo, o título de Cidadão de Paracuru (Litoral Leste do Ceará). A homenagem foi dviulgado nesté sábado durante o programa que o radialista apresenta na Rádio Verdes Mares AM. Além dele, mais três outros agraciados ganharão o título "pelos serviços prestados ao município". O repórter Marcos Vali (TV Diário) é outro homenageado. A entrega do título coincidirá com a realização de mais uma regata de jangadas daquela região.

Bom lembrar: Paulo Oliveira é o nome do PSDB cotado para ocupar a posição de candidato a vice em Fortaleza, caso o secretário Marcos Cals (Justiça e Cidadania do Estado) entre na disputa em 2008.

HUGO CHÁVEZ FARÁ RETALIAÇÕES SE REFERENDO POPULAR NÃO FOR RECONHECIDO


"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que fechará emissoras de TV, expulará jornalistas e suspenderá a exportação de petróleo aos Estados Unidos caso a vitória que prevê colher no referendo de domingo sobre a reforma constitucional não for reconhecida.
- Juro por Deus e pela minha mãe que não vamos permitir isso - ressaltou no discurso de encerramento da campanha a favor do "sim" para as reformas constitucionais que promove."

Saiba mais aqui
E mais aqui

DETALHE - Nesse referendo, quem está como observador, bom lembrar, é o deputado federal cearense José Arnon. Com ele, mais três parlamentares (Aldo Rebelo é um deles).

HELICÓPTERO QUE DEU SUSTO EM GOVERNADOR ESTAVA IRREGULAR

"O helicóptero em que o governador Cid Gomes (PSB) passou por apuros na última quarta-feira - quando teve de realizar um pouso de emergência no interior do Estado - estava irregular. O POVO apurou que a aeronave alugada pela TAF Linhas Aéreas para o governo não poderia ser utilizada em aviação comercial e estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida. A empresa pode ser penalizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave, de prefixo PT-HYS e de propriedade da TAF, está registrada junto à Anac como sendo de Serviço Aéreo Privado. Ou seja, se encaixa na categoria TPP, de uso Particular, sendo proibido o seu aluguel para fins comerciais. Para que uma empresa tenha um veículo que voe em táxi aéreo, a aeronave deve estar registrada como TPX, de Serviço Aéreo Comercial. "Assim como um carro particular não pode ser usado como táxi sem a devida autorização, uma aeronave particular não pode ser usada como táxi aéreo", explicou ao O POVO, uma fonte ligada à prestação de serviços do gênero. Além do problema em relação à categoria do uso da aeronave, o helicóptero alugado pelo governador apresentava outra grave irregularidade. Segundo informações da Anac, o helicóptero teve sua Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida no último dia 27, um dia antes do veículo apresentar o problema durante o vôo com o governador no Cariri. Segundo pilotos de helicóptero ouvidos pela reportagem, esse tipo de irregularidade não pode acontecer pois coloca a vida de todos, inclusive dos profissionais, em perigo."


Leia mais no O POVO aqui

O FIM DA GREVE DOS POLICIAIS CIVIS DO CEARÁ

Os policiais civis do Ceará decidiram encerrar a greve da categoria iniciada há 30 dias. A decisão foi tomada ontem à noite, em assembléia realizada em frente à sede do Sindicatos dos Policiais Civis do Estado (Sinpoci), no Centro. Neste fim de semana, o trabalho nas delegacias plantonistas volta ao normal e, na segunda-feira (3), todas os outros distritos também reabrem normalmente para atendimento ao público do Estado. O presidente do Sinpoci, Weudo Queiroz, confirmou que as ações da categoria estão normais e que o governo se comprometeu a negociar baseado no ‘Projeto Gênesis’, o plano de cargos e salários da Polícia Civil. Esse projeto garante subsídios e vantagens salariais.
Bom lembrar que a paralisação chegou ao fim depois que o Ministério Público interveio. Antes, a DRT havia tentado mediar, mas o governo estadual não mandou representante para a conversa com os policiais civis. Espera-se que, agora, as autoridades cumpram a palavra e que não tenhamos nova greve. O cidadão, contribuinte, não agüenta mais descaso nem sufoco em delegacias por sinal, precárias e precisando de reforma.

SEMANA DA CONCILIAÇÃO TERÁ MAIS DE 13 MIL AUDIÊNCIAS NO CEARÁ

Mais de 13 mil audiências já estão marcada nas comarcas do Interior do Estados para serem realizadas na Semana Nacional da Conciliação, que tem início nesta segunda-feira (03) e encerramento no Dia Nacional da Justiça (08). O número, no entanto, poderá ser ainda superior, já que a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará continua computando as informações oriundas das comarcas. Aquele que deseja pôr fim a um litígio na Justiça por meio da conciliação e não procurou o fórum do seu município, ainda poderá fazê-lo durante toda a Semana da Conciliação.O juiz Corregedor Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e responsável pela coleta estatística da Semana Conciliação, José Tarcílio Sousa da Silva, afirma que, dentre as 183 comarcas do Interior, é a 1ª Vara de Sobral (zona norte do Estado) que apresenta maior número de audiências, com 1.089, seguida pelo Juizado Especial de Iguatu, com 873. Em terceiro lugar está o Juizado Especial de Icó, com 433; Independência com 331; Paraipaba, com 268; Massapê, 240 e o Juizado Especial de Crateús, com igual número de audiências. O desembargador José Cláudio Nogueira Carneiro, corregedor Geral da Justiça, com o apoio dos juízes Corregedores Auxiliares, promoveu sete encontros com os juízes do Interior a fim de prestar esclarecimentos e dirimir dúvidas sobre o Movimento pela Conciliação. Os encontros tiveram como comarcas-pólo (reunindo magistrados dos municípios de cada região) Iguatu, 17 de outubro; Sobral e Ibiapina, 07 de novembro; Milagres e Juazeiro do Norte; 08 de novembro; Fortaleza, 12 de novembro, e em Nova Russas, dia 22 de novembro.

(Assessoria de Imprensa do TJ-Ceará)

TRÊS ANOS DE PASSAGEM DE ÔNIBUS CONGELADA


Vai, com jeito vai...

Neste sábado, a população de Fortaleza e, em especial a de baixa renda, comemora: há três anos que a passagem de ônibus não sobe de preço. Isso ocorre desde dezembro de 2004, quando o município congelou o preço em R$ 1,60 e R$ 0,80 (estudantes), sendo hoje um dos mais baixos do país dentre as cidades que operam com transporte integrado por terminais. Para que isso ocorresse, foi decisiva a iniciativa da administração municipal em reduzir o Imposto sobre Serviços (ISS) das empresas de ônibus de 4% para 2%, em julho do ano passado. A redução do imposto permitiu não só o congelamento da passagem, mas também a criação da Tarifa Social, também em julho de 2006. Desde então, no último domingo de cada mês, as passagens de ônibus e vans diminuem de R$ 1,60 para R$ 1,00 e R$ 0,50 (estudantes). De lá para cá, mais de 7 milhões de tarifas sociais já foram utilizadas.

VAMOS NÓS - Eis um dado positivo da atual administração, mas que exige outras medidas, pois ônbus superlotado e Topic ainda predominam num cenário de ruas e avenidas apertadas que exigem um Transfor, por exemplo.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

FORTALEZA SERÁ SEDE DE ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS

Fortaleza vai receber a partir da próxima segunda-feira e prosseguindo até o dia cinco, expressivos nomes do cenário mundial das áreas de educação popular e dos movimentos sociais. Durante três dias, convidados do Brasil e demais países da América Latina, África e Europa estarão participando do Seminário Internacional de Educação Popular e os Movimentos Sociais, a ser realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru –CEU (Bairro Castelão). O evento, promovido pelo Instituto Florestan Fernandes, visa compartilhar conhecimentos sobre os diferentes contextos e as condições de emergência da educação popular, com destaque para o seu papel nas lutas sociais e na transformação da sociedade. Outro ponto de destaque é o debate em torno das perspectivas e desafios paraeducação popular atual em relação à participação e ao fortalecimento dasorganizações comunitárias de base.
De acordo com os organizadores do seminário, serão três dias voltados para reflexões e discussões em torno de temas centrados, principalmente, em exemplos atuais e nos caminhos que a educação popular e os movimentos sociais terão que seguir nos próximos anos.

PROJEÇÕES FAVORÁVEIS PARA A ALTA ESTAÇÃO

E as barracas de praia de Fortaleza (Praia do Futuro principalmente) vão começar a contratar a partir de segunda-feria de olho na alta estação. Abrirão assim a temproada dos chamados "empregos temporários" que amenizarão um pouco o sufoco de alguns e aliviará bem mais a vida dos donos de barrracas que estão confianças na movimentação turística. A alta estação vai de 15 de dezembro a 15 de fevereiro.
A Secretaria do Turismo já fez suas projeções para o Ceará: estima um incremento superior a 6%, enquanto a rede hoteleira, de acordo com Eliseu Barros, da ABIH, espera uma ocupação de mais de 80%.
Esses prognósticos levam em conta não somente o binômio sol e praias, mas a hospitalidade e a infra-estrutura que melhorou nos últimos anos. Vale para pontos como Jericoacoara, Canoa Quebrada, Camocim, Cumbuco e Porto das Dunas (Complexo Beach Park), além do Cariri.
Mas há quem no setor reconheça: o câmbio em baixa, afastou muitos que por aqui circulariam através de pacotes.

TIÃO VIANA QUER ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE DA CÂMARA NA PRÓXIMA SEMANA


O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), vai convocar já na semana que vem novas eleições para a presidência da Casa Legislativa caso o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) renuncie ao cargo antes de seu julgamento no plenário --marcado para terça-feira (4). A idéia de Viana é realizar a sessão para a escolha do novo presidente na quarta-feira (5).
"Se houver condenação ou renúncia, já na quarta-feira vai ser realizada a sessão para a escolha do novo presidente", afirmou.
A expectativa é que Renan renuncie à presidência do Senado pouco antes de ser julgado no plenário. O gesto seria uma estratégia para convencer seus colegas a votarem contra a sua cassação no processo em que é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.
Renan também não descarta renunciar ao mandato somente depois do julgamento, pois está certo da sua absolvição. Senadores governistas e da oposição dão como certa a vitória do peemedebista no plenário. Mesmo que seja absolvido, Renan já deu sinais que não retornará à presidência da Casa porque não há clima político para reassumir a condução dos trabalhos."

(Folha Online)

CPMF - CID GOMES DIZ EM SALVADOR QUE APROVAÇÃO É QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE


O governadcor Cid Gomes (PSB) defendeu, nesta sexta-feira, em Salvador (BA), em clima de reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, a necessidade de aprovação da prorrogação da CPMF. "É uma questão de responsabilidade. Não só do Nordeste, mas governadores de todo o Brasil sabem da importância da CPMF", disse Cid Gomes, endossado por demais governadores da região. reunidos no Palácio da Aclamação, Ficou acertado que, ao final do encontro, será divulgado um documento de apoio irrestrito à matéria. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é o convidado da reunião, onde apelou pró-CPMF e por mais campanhas de prevenção contra a dengue na região que anota índices elevados da doença.
Pela posição definida em Salvador, os governadores nordestinos deverão cobrar de suas bancadas no Senado apoio ao projeto. No Ceará, só Inácio Arruda (PCdoB) é a favor. Patrícia Saboya, ex-cunhada de Cid, é do PDT que, até agora, não tomou posição oficial, o que coloca o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, em clima de saia justa pois ocupa o Ministério do Trabalho.
Quanto a Tasso Jereissati, ainda não se sabe se Cid Gomes, amigo particular do senador tucano, vai procurá-lo. Tasso, aliás, deve retornar neste fim de semana dos EUA, onde se submeteu a check-up em Cleveland.

SAI NA SEGUNDA-FEIRA O RESULTADO DA CAMPANHA CONTRA A AFTOSA


Sai na próxima segunda-feira a divulgação do resultado da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. O anúncio será feito pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, a partir das 10 horas, no auditório da pasta.
Dados preliminares dão conta de que a meta de cobertura vacinal foi alcançada. Superou índices da segunda fase da campanha, atingindo mais de 80%. No Estado são 2,2 milhões de cabeças de gado.

POLICIAIS CIVIS DO CEARÁ PODEM VOLTAR AO TRABALHO

Os policiais civis do Ceará estiveram reunidos nesta sexta-feira com representantes do governo do Estado. Na ocasião, o governo deixou claro que abre o diálogo sobre reivindicações salariais. A categoria poderá voltar ao trabalho neste sábado, o que passará pelo crivo de uma assembléia geral na noite desta sexta-feira, na sede do sindicato, quando as bases da conversa serão bem mais detalhadas. A greve dura quase um mês.

E AÍ, O QUE VAI FAZER COM SEU 13º SALÁRIO?


NO CEARÁ, SEIS CANDIDATOS SONHAM COM O TRONO PETISTA

Tudo pronto para as eleições diretas para escolha do novo presidente do PT do Ceará. Seis candidatos disputam o cargo e no Ceará cerca de 30 mil filiados deverão ir às urnas neste domingo. Os candidatos são: o secretário estadual de Cidades, Joaquim Cartaxo, atual presidente, que tenta reeleição); o prefeito de Quixadá, Ilário Marques; os sindicalistas Roberto Luque, Reudson de Souza e Antônio Ibiapina e a ex-deputada estadual e diretora da Companhia de Transportes Coletivos (CTC), Íris Tavares. Os eleitores também votarão para mudança nos diretórios municipais e no diretório nacional.

VEM AÍ ELEIÇÃO PARA PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ


Na próxima segunda-feira, a partir das 8 horas, haverá eleição para formação da lista tríplice da qual sairá o novo procurador-geral de justiça do Ceará. A escolha final ficará a cargo do governador Cid Gomes (PSB). São sete postulantes (três procuradores de justiça e quatro promotores de justiça) .
Além do novo Procurador-Geral, serão escolhidos os novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público e o novo Corregedor-Geral do Ministério Público. São candidatos a Procurador-Geral:

Procuradores

- Eliani Alves Nobre
- Socorro França
- Maria Magnólia

Promotores

- Régio Lima
- João de Deus Duarte Rocha
- Francisco Janja
- Ricardo Machado

Nesta sexta-feira, houve debate promovido pela Associação do Ministério Público do Ceará com os candidatos. Faltou Eliani Nobre que, por sinal, na mesma hora do confronto de idéias, estava no hospital acompanhando o pai enfermo.

CEARÁ TECNOLÓGICO - INSTITUTO TITAN EMPOSSA NOVA DIRETORIA


À direita, Lenardo de Castro em ritmo de novo mandato

Já empossada a nova diretoria do Instituto Titan. O ato ocorreu nesta semana, no Barbras Buffet (Aldeota), ocasião em que Lenardo de Castro assumiu, pela segunda vez, o comando de uma entidade de reconhecida atuação no campo da tecnologia.
O Titan é um instituto sem fins lucrativos, criado por 19 das maiores empresas cearenses da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações e tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor.

Saiba sobre o Titan aqui

MENSALÃO - JOSÉ GENOÍNO QUER FORO PRIVILEGIADO


"O deputado federal José Genoino (PT-SP) não quer ser interrogado por um juiz de primeira instância sobre sua suposta participação no esquema do mensalão. Em petição apresentada nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente nacional do PT, que responde por crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, pede para prestar depoimento na própria corte, perante o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa. Motivo alegado: a prerrogativa de foro especial dos parlamentares, previsto na Constituição, para serem processados e julgados no STF. O advogado do petista, Luiz Fernando Pacheco, sustenta que o pedido não se trata da defesa de um privilégio, mas de garantir um direito de seu cliente de prestar esclarecimentos diretamente ao relator do caso, a quem caberá elaborar o voto sobre a inocência ou não de Genoino para discussão e julgamento no plenário do Supremo. “Esse contato pessoal e direto é importante. O relator precisa conhecer o réu e ouvir as suas explicações. Por isso, defendemos que o interrogatório seja conduzido pelo próprio ministro Joaquim Barbosa”, afirma Pacheco. Na petição, o advogado reivindica ainda que os demais 39 acusados também sejam ouvidos em Brasília, no STF."

(Correio Braziliense)

ENQUANTO ELES BRIGAM...


POLÍCIA APRESENTA ASSALTANTES DO BB DE JAGUARETAMA

O superintendente da Polícai Civil do Ceará, Luís Carlos Dantas, apresenta, a partir das 9 horas desta sexta-feira, na sede do órgão, o grupo que assaltou a agência do Banco do Brasil de Jaguaretama (284 km de Fortaleza) nesta semana. Seriam até 10 presos, segundo as primeiras informações dadas nesta manhã por investigadores.

Saiba mais sobre o assalto aqui

DEZ PRESOS TENTAM FUGIR DO 34º DP

Dez presos tentaram fugir na madrugada desta sexta-feira da cadeia do 34º Distrito Policial (Centro). Eles estavam cavando buraco quando, segundo a delegada Celeste Ferreira da Ponte, os policiais militares que fazem ronda na área observaram movimentação estranha e, poro conseguinte, conseguiram abortar o ato. Na cela, haviam 26 presos.

CLÁUDIA BRILHANTE JÁ É PRÉ-CANDIDATA À PREFEITURA DE PACAJUS


O PPS está promovendo nesta sexta-feira, em Brasília, seu congresso nacional de mulheres. O Ceará participa com a fisioterapeuta Cláudia Brilhante, que já disputou o governo do Ceará em 2002 pelo PTB e que agora, no PPS de Roberto Freire, trabalha para disputar a prefeitura de Pacajus (Região Metropolitana de Fortaleza).
Cláudia diz estar pronta para o embate e que não tem medo de cara feia. Em Pacajus, o prefeito Fan Cunha pode tentar reeleição ou, segundo alguns dos seus aliados, apoiar o empresário da área de sucos tropicais e ex-deputado estaual Pedro José.

DECLARAÇÃO ISENTO - HOJE É O ÚLTIMO DIA

"Termina às 20 horas desta sexta-feira (30) o prazo determinado pela Receita Federal para a entrega da declaração de isento do Imposto de Renda. Deve fazer a declaração quem teve, em 2006, rendimentos tributáveis de até R$ 14.992,32. Ao fazer a declaração, além do número do CPF e da data de nascimento, o declarante deve informar o número do título de eleitor. Ficam dispensados da obrigação os que foram incluídos como dependentes em declarações do Imposto de Renda (IR), as pessoas que foram inscritas no CPF neste ano e quem, apesar de isento, apresentou declaração do IR neste ano.

SANÇÕES

O contribuinte que não entregar a declaração terá o CPF (Cadastro de Pessoa Física) enquadrado na situação "pendente de regularização". Com dois ou mais anos de omissão, o CPF é suspenso."

(Folha Online)

TRANSPOSIÇÃO - GEDDEL DIZ QUE PROTESTO DE BISPO É POSTURA FUNDAMENTALISTA


"O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, disse ontem, em Petrolina (PE) que o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, adotou "postura fundamentalista" ao retomar a greve de fome para protestar contra a transposição do rio São Francisco.Segundo Geddel, Cappio e a Igreja "têm legitimidade para criticar, mas não para governar", porque não "obtiveram do povo essa licença"."Essa postura fundamentalista do bispo vai contra ensinamentos da igreja, como saber que é pecado atentar contra a vida", declarou.O ministro, que acompanha uma missão da União Européia à região, reafirmou que não vai visitar o bispo e que o governo não suspenderá as obras da transposição.Em Sobradinho, Cappio, no quarto dia de greve de fome, disse que a hora "de se posicionar já passou e o momento é de jejum e oração".Ontem, o religioso recebeu apoio da Via Campesina, entidade que reúne nove movimentos de luta pela terra, quilombolas e índios."

(Folha de São Paulo)

SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL E A NOITE DOS MELHORES

"Com 65 anos e uma nova diretoria, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) entrega hoje o Prêmio da Construção no La Maison. Este ano, os homenageados são os engenheiros Pio Rodrigues Neto, Antônio Nunes Miranda e Geraldo Cabral Rôla, nas categorias Construtor do ano; Tecnologia e Qualidade na Construção e Resgate Histórico da Construção, respectivamente. O quarto homenageado é o contador José Maria Mendes, na categoria Desenvolvimento Setorial. A construtora Palma Engenharia foi a vencedora em Responsabilidade Social e o mestre Evilázio Fernandes da Silva é o homenageado com o prêmio Operário da Construção. Na comemoração, Carlos Fujita passará a diretoria para Roberto Sérgio Ferreira."

Leia mais aqui

UM GOVERNADOR DE CORPO E ALMA FECHADOS

E o governador Cid Gomes (PSB) empreende nesta sexta-feira novâ viagem. Agora, de jatinho, para Salvador, onde haverá reunião do Fórum de Governadores do Nordeste com o ministro da Saúde, José Temporão. Cid, que andou tomando susto em võo de helicóptero nesta semana, no Cariri, resolveu agora se prevenir em matéria de apoio divino como expõe nota da Coluna Vertical:

"PROTEÇÃO DIVINA

Assustado com a pane no helicóptero em que voava nesta semana pelo Cariri, Cid Gomes adotou uma providência: usa agora uma fitinha de São Francisco de Canindé num dos pulsos."

PROPOSTA DE CONSTITUINTE DO PT INCLUI POSSIBILIDADE DE TERCEIRO MANDATO

"A proposta de Assembléia Constituinte exclusiva que o PT sugere criar abre brechas para que eventualmente se discuta uma reformulação completa do sistema político-eleitoral brasileiro, incluindo a questão do mandato presidencial --duração e reeleição--, segundo reportagem de MALU DELGADO publicada na Folha de S.Paulo (disponível para assinantes do UOL ou do jornal).
O texto do projeto de lei de iniciativa popular para realização de um plebiscito sobre a Constituinte, publicado nesta quinta-feira (29) no site do PT, dá munição à oposição, que rechaça articulações para garantir um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto prevê a realização de um plebiscito em 31 de janeiro de 2009 para saber se a sociedade é a favor da Constituinte específica para promover uma reforma constitucional no "Título IV da Constituição", que trata "da organização dos poderes", "do poder legislativo" e "do Congresso Nacional". Entre esses capítulos está o artigo 77, modificado em 1997 pela emenda 16, a "emenda da reeleição".
O deputado federal Maurício Rands (PT-PE), encarregado pela direção do PT de elaborar o texto do projeto, afirmou que a convocação do plebiscito faz uma menção genérica. "Primeiro o povo vai dizer se quer ou não a Constituinte. Se quiser, a Constituinte é que vai dizer o que ela vai votar", afirmou, negando que o texto abre brechas para dúvidas da oposição em relação às intenções do PT.
"A oposição vai criar confusão com tudo o que fizermos. A sombra é o terceiro mandato. O povo quer o terceiro mandato. Mas nós não vamos fazer isso, nem se o povo quiser."


(Folha de São Paulo)

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Flávia Alessandra, que brilha na novela Duas Caras em personagem sensual e que mexe com o jeito mandão do Juvenal Antena, o Rei da Favela da Portelinha.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

CEARENSE JOSÉ ARNON VAI ACOMPANHAR REFERENDO SOBRE REFORMA NA VENEZUELA


"O Congresso Nacional está enviando para a Venezuela quatro deputados federais para acompanharem como observadores internacionais o referendo popular que será realizado no domingo sobre a reforma constitucional apresentada por Chávez. Os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP), Vieira da Cunha (PDT-RS), Nilson Mourão (PT-AC) e Arnon Bezerra (PTB-CE) . O grupo viajou nesta noite de quinta-feira.
Em agosto, Chávez apresentou uma proposta de revisão constitucional. A sugestão mais polêmica é a que autoriza o fim do limite para reeleição para a presidência da República. Atualmente, pela legislação venezuelana, o presidente pode ser reeleito apenas uma vez. O mandato é de seis anos.
A oposição a Chávez também questiona o fim da autonomia ao Banco Central e a criação do Poder Popular, formado por conselhos comunitários que atuaria em conjunto com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário."

(Folha Online)

DEPUTADO DO PT QUER AGENTES PÚBLICOS COM FILHOS ESTUDANDO EM ESCOLA PÚBLICA

O deputado federal José Airton (PT) apresentou, nesta quarta-feira, projeto de lei obrigando os agentes públicos a matricularem seus filhos menores em idade escolar na rede pública de ensino. Segundo o parlamentar do Ceará, a medida visa permitir que administradores e autoridades públicas vivenciem pessoalmente as agruras e dificuldades inerentes ao Ensino Público no país, como professores são geralmente mal remunerados e que enfrentam péssimas condições de trabalho. Pelo lado dos alunos, atualmente predomina a desmotivação e o desinteresse tanto quanto ao Ensino como quanto ao Aprendizado, acrescenta o deputado.
“O presente projeto de lei visa estabelecer o princípio de equidade, de oportunidade, reforçando a consciência dos gestores públicos que, ao matricularem seus filhos em escolas públicas, poderão servir de exemplo aos demais cidadãos, gerando confiança e credibilidade hoje não existente no Sistema Público de Ensino”, assinalou José Airton.
Para o deputado petista do Ceará, “ao optarem pela escola pública para seus filhos, os administradores públicos deverão ter maior preocupação, inclusive na elaboração do Orçamento, com a qualidade do Ensino Público oferecido no País”.
O projeto de lei de José Airton, define como agentes públicos, desde o presidente e vice-presidente da República, governadores, vice-governadores, prefeitos e vice-prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, vereadores, presidentes, vice-presidentes, diretores de autarquias e fundações nas três esferas de governo, bem como servidores que ocupam cargos em comissão ou funções de confiança na administração pública direta, autárquica e fundacional nas três esferas de governo.

LULA ANUNCIARÁ PAC DA SAÚDE NA PRÓXIMA SEMANA


Lula entre Nasciento (MT) e governador Hartung

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (29) que lançará na próxima quarta-feira (5) programa para a área de saúde, conhecido como PAC da Saúde. Segundo ele, uma das medidas do plano é colocar médicos nas escolas públicas. “Vamos fazer definitivamente uma revolução na saúde neste país”, disse Lula, em Colatina (ES), ao inaugurar restauração da BR 259. “Vamos garantir ao povo pobre o direito de fazer os exames de alta complexidade. Coisa que hoje só rico pode fazer. Pobre morre na fila esperando porque não tem vaga.”
No programa Café com o Presidente, do dia 5 de novembro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que o programa prevê médicos nas escolas públicas para examinarem os alunos duas vezes ao ano. Com essa medida, o governo espera descobrir problemas, como de visão, que prejudicam os estudantes na sala de aula.
Hoje, Lula voltou a defender a contratação de mais servidores públicos e atacou a imprensa por acusar o governo de inchar a administração federal. “De vez em quando a imprensa me bate porque vamos contratar mais gente. Vamos contratar, sim. Se a gente quiser melhorar a saúde, tem que contratar mais enfermeira, mais atendente, mais médico. Se a gente quiser melhorar a educação, tem que pagar melhor salário para o professor, tem que contratar mais professor”, justificou o presidente. “Será que essas pessoas querem que o Estado não preste serviço à sociedade?”
Em Colatina, Lula participou da cerimônia que marcou a conclusão das obras de restauração da BR 259, que vai de João Neiva (ES) a Felixlândia (MG). De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, o governo investiu R$ 95,3 milhões nas obras." Com ele, o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) e o governadfor Paulo Hartung (ES)."

(Agência Brasil)

SEM SEDUÇÃO - MÔNICA VELOSO SÓ VENDEU 10 LIVROS


"Na noite de autógrafos de seu livro de estréia, a autora atraiu mais os flashes dos fotógrafos que pessoas na fila atrás de uma dedicatória. E dos poucos potenciais leitores, a grande maioria era formada por amigos de sua assessora ou de seu agente.
Alçada à fama durante o turbilhão de denúncias que tirou Renan Calheiros da presidência do Senado e ameaçam seu mandato (uma empreiteira teria pago a pensão para a filha extra-conjugal do senador alagoano com ela), Mônica Veloso fez nessa quarta à noite o lançamento nacional do livro "O Poder Que Seduz" em um lotado restaurante na grã-fina rua Amauri."


(Portal G1)

RODOVIAS FEDERAIS DO CEARÁ JÁ REGISTRAM MAIS DE 350 ACIDENTES NESTE ANO


Os dados são divulgados pela Polícia Rodoviária Federal.

Somente neste ano, já foram registrados mais de 350 acidentes envolvendo caminhoneiros nas rodovias federais do Ceará. Desse total, 32 mortes. Entre os fatores, problemas com a saúde do caminhoneiro e, também, animais na pista ou buracos.

VÍDEO MOSTRARIA JOVEM PARAENSE SENDO ESTUPRADA

"Imagens de celular com cenas de estupros de uma jovem dentro de uma cela em Abaetetuba, no Pará, chocaram deputados da Comissão do Sistema Carcerário, que acompanham as investigações do caso da adolescente de 15 anos que passou um mês presa com homens. O deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que viu as cenas, diz não ser possível afirmar com certeza que mulher que sofre abusos é a menina, mas ele afirma não ter dúvidas de que a cela é a mesma. As cenas mostrariam uma fila de homens tendo relações com uma jovem, com a delegacia em "algazarra".
Clique e Leia mais


(Globo Online)

VSM COMUNICAÇÃO PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO COM MERCADO E IMPRENSA


Marquinhos e sua Carla serão os cicerones do festão

A VSM Comunicação realizará a partir das 21 horas desta quinta-feira, no Pirata Bar, a terceira edição da festa “Convocação de Coletiva”, reunindo clientes, parceiros e imprensa local. A confraternização terá a apresentação do cantor e compositor Carlito Matos e animação a cargo da Banda do Pirata. Neste ano, estima-se a participação de mais de 800 convidados. A Coca-Cola, Unimed Fortaleza, FGR Urbanismo S/A, Sinduscon-Ce, Gráfica Pouchain Ramos e o Pirata Bar são os patrocinadores e a organização é da VC Eventos. Essa é a maior e principal festa destinada à imprensa cearense organizada por uma agência de comunicação, através do apoio de diversos parceiros.


O jornalista Marcos André, ao lado de sua noiva, Carla Matos, é o cicerone.

CID GOMES RECEBERÁ DOCUMENTO CONCLUSIVO DE SEMINÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL

O governador Cid Gomes comparecerá no fim da tarde desta sexta-feira à Câmara Municipal. Ali, participará do encerramento do I Seminário Educação, Ação Social e Segurança Pública que aquela Casa vem promovendo desde quarta-feira. O seminário vai ser encerrado com ato ecumênico e, na ocasião, o presidente da Câmara, Tin Gomes (PHS), fará a entrega ao governador da Carta de Fortaleza, um documento conclusivo dos debates.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, está convidado para conferir o encerramento do seminário, segundo a assessoria do legislativo municipal.

JOSÉ GUIMARÃES REPUDIA NOVO PROTESTO DE BISPO CONTRA TRANSPOSIÇÃO

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) definiu como "absurdo" que o bispo de Barras (BA), Dom Luis Cappio, esteja em nova greve de fome contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Dom Cappio iniciou o protesto, alegando falta de diálogo.
"Isso é um absurdo e a Igreja Católica precisa chamar a atenção dele para a importância do projeto que vai garantir água para milhares de nordestinos. Isso não pode acontecer e a CVNBB tem que adotar uma providência", cobrou o petista sem dizer que tipo de medida poderia ser aplicada contra o religioso.
Guimarães lembrou que a transposição é um assunto por demais debatido e estudado por técnicos. Não há, portanto, mais espaços para discussões. "O projeto vai sair e isso é um compromisso que o presidente Lula garantiu", complementou o parlamentar.

SEPLANS DO NORDESTE ACERTAM PAUTA A SER APRESENTADA AO MINISTRO DA SAÚDE

A secretária do Planejamento e Gestão Pública do Ceará, Silvana Parente, encontra-se em Salvador participando de reunião preliminar ao encontro dos governadores do Nordeste, que ocorre nesta sexta-feira na capital baiana. Segundo a secretária, que debate com demais titulares de Seplan dessa banda do Brasil, o objetivo é harmonizar as propostas que governadores como Cid Gomes encaminharão para o ministro José Gomes Temporão (Saúde), o principal convidado. Dinheiro para média e complexidade é a grande reivindicação.
Já o ministro vai reiterar apelo para que governadores dêem uma forcinha ao governo Lula e peça às bancadas para aprovar a prorrogação da CPMF. Sem isso, pelo jogo político que se faz em torno dessa polêmica, não deverá vir dinheiro.

INÀCIO REAFIRMA QUE CPMF É IMPOSTO JUSTO. ELE CITA A FIESP COMO OPOSITORA

O senador Inácio Arruda (PCdoB) é mais um dos convidados da ordem de serviço que o governador Cid Gomes (PSB) assinará nesta noite de quinta-feira em Maranguape, ao lado do prefeito Eduardo Gurgel, o mais novo comunista da praça. Inácio desembarcou n esta tarde e reiterou apelo em favor da aprovação da prorrogação da CPMF. Disse, mais uma vez, que esse imposto é imprescindível porque assegura verbas para a saúde principalmente.
Ele lamentou que o PSDB e o DE tentem prejudicar a administração do presidente Lula e não avaliem a importância da cobrança "que é a mais justa" porque, entre alguns aspectos, amenizza a sonegação.
Inácio não poupou: quem mais faz boicote e luta contra a prorrogação do "imposto do cheque" é a poderosa Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

PRODUTOR DE "TROPA DE ELITE" VEM DEBATER NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

BRASIL ENTRE PIORES DO MUNDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CIÊNCIAS

"O Brasil é um dos países com pior nível de educação de ciências para estudantes de 15 anos, segundo uma lista de 57 países organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).De acordo com a lista, a ser publicada em detalhes na semana que vem, o Brasil fica a frente apenas da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão.O estudo testou as habilidades de mais de 400 mil estudantes nos 57 países que, juntos, correspondem a cerca de 90% da economia mundial. Os estudantes da Finlândia ficaram em primeiro lugar, seguidos pelos de Hong Kong (na China) e do Canadá. A pesquisa, baseada em testes realizados em 2006, é o principal instrumento de comparação internacional do desempenho entre estudantes do ensino médio. O teste mediu basicamente o conhecimento de ciências, mas também mediu a capacidade de leitura e incluiu noções de matemática, e como os estudantes aplicavam esse conhecimento para resolver problemas do dia-a-dia. O estudo afirma que os resultados têm confiabilidade de 95% e que o Brasil estaria entre as posições 50 e 54 da lista. Ao comentar a lista, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, disse que ela é uma ferramenta para ajudar os governos a definir suas políticas de educação. "Na economia global competitiva de hoje, educação de qualidade é um dos bens mais valiosos que a sociedade e um indivíduo podem ter", disse ele."

(Reuters - Uol)

CID GOMES PARTICIPA NESTA SEXTA-FEIRA DO FÓRUM DE GOVERNADORES DO NORDESTE

O governador Cid Gomes (PSB) participará, nesta sexta-feira, em Salvador (BA), de mais um encontro do Fórum dos Governadores do Nordeste, segundo confirmou nesta manhã de quinta-feira para o Blog o seu porta-voz, Luiz Viana. Dessa vez, o encontro abordará a questão da saúde e a política de recursos para os estados da região. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) será o principal convidado de uma série de encontro que teve início no primeiro semestre em Natal, quando Wilma Maia foi cicerone.
Agora, é Jacques Wagner quem receberá os colegas governadores que ouvirão de Temporão apelos para que interfiram junto aos seus senadores em favor da prorrogação da CPMF.
Nesta quinta-feira, Cid passa o dia despachando em seu gabinete, no Palácio Iracema, depois do susto que levou ontem, quando o helicóptero em que viajava pela Região do Cariri teve que fazer um pouso de emergência numa área de canavial entre Milagres e Missão Velha.
Cid Gomes programou uma ida à noite ao município de Maranguape (Região Metropolitana), onde, ao lado do prefeito Eduardo Gurgel, um dos mais novos comunistas da praça, assinará ordem de serviços para obras de saneamento básico. Ali, encontrará também o tucano Raimundo Gomes de Matos, que tem votos naquela região.

PREFEITA DE FORTALEZA TOMA A ROTA DA FRANÇA. O VICE-PREFEITO ASSUME COMANDO


A prefeita Luizianne Lins (PT) empreende mais uma viagem internacional. Ela embarcou ontem à noite para a França, onde participará do 1º Fórum das Autarquias Locais da União Européia, América Latina e Caribe - Coesão Social e Cooperação Descentralizada. O evento, uma iniciativa da França, Espanha e Itália, ocorrerá até o fim da noite desta sexta-feira, no Senado francês (Palais du Luxembourg), em Paris. Na tarde do dia 30, Luizianne falará durante o painel “A cooperação descentralizada entre a União Européia e a América Latina - Caribe”, quando os participantes discutirão a cooperação internacional descentralizada e seu reconhecimento legal nos países dessas regiões, bem como formas de articulação entre os participantes. O evento é preparatório para a próxima reunião de cúpula dos Estados da União Européia, da América Latina e do Caribe, que acontecerá em Lima, no Peru.

VAI ASSUMIR

E o vice-prefeito Carlos Venranda (PDT), com quem Luizianne não fala, está assumindo o comando da prefeitura. À tarde, segundo ele informou para este Blog, dará uma passadinha no Paço Municipal (Vila União). Mas avisa ao pessoal da loira: não vai levar caneta.

LEONARDO BOFF PARTICIPA DE EVENTO SOBRE NATUREZA EM FORTALEZA

O teólogo Leonardo Boff é o convidado para a solenidade de abertura do Encontro Intercontinental sobre Natureza - 02, que será aberto a partir das 19 horas do próximo domingo, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. O encontro reunirá grupos de vários países em discussões que abordarão principalmente a questão do efeito estufa e, em termos de Nordeste, o avanço da desertificação. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Eustáquio Luciano, também participará da cerimõnia, ao lado do governador Cid Gomes (PSB).
O teólogo Leonardo Boff tem vários trabalhos publicados na área de políticas ambientais e é militante do setor, com direito a questionamentos principalmente sobre a política do agronegócio. Ele também questiona, por exemplo, a transposição das águas do rio São Francisco.

O NATAL DA CPMF


MAIS UMA MULHER ASSASSINADA E PRÉDIO NA UECE ARROMBADO

Uma mulher assassinada em São Benedito (Região da Ibiapaba) e prédio da Pro-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) arrombado. Estes foram os casos que mais chamaram a atenção da Polícia nas últimas horas.
Em São Benedito, Maria de Fátima Silva Faustino (35) foi assassinada com uma facada pelo vizinho, Orlando Florentino Lopes (37), por questão de terrras, segundo vizinhos. O caso será apurado em inquérito já aberto pela Delegacia de Tianguá.
Já o arrombamento na Uece, Campus do Itaperi, ocorreu na madrugada desta quinta-feira. Foram levados quatro computadores, uma impressora e o aparelho de ar-condicionado da sala de poesquisas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. A Polícia apura o caso e faz investigações no entorno do Campus da Instituição. Os professores do setor dizem que podem ter prejuízos em pesquisas que duram quatro anos.

LÍDER DE QUADRILHA DE PROSTITUIÇÃO NA ITÁLIA PODE ESTAR ESCONDIDA EM FORTALEZA

"A polícia de Trento prendeu 16 pessoas em todo o país na última terça-feira (28) por suspeita de favorecimento e exploração da prostituição e colaboração à imigração clandestina. Nove deles são brasileiros, supostamente tidos como cafetinas, prostitutas e travestis. A operação foi realizada simultaneamente em Trento e Milão, no norte do país, em Reggio-Emiglia, Perugia e Roma, no centro da Itália, e em Taranto, na região sul. O objetivo era impedir eventuais comunicações entre os procurados. Entre os brasileiros detidos, quatro são da mesma família, diz a polícia. Cinco são mulheres, com idades entre 23 e 47 anos, dois são homens e as outras duas pessoas que foram presas são transexuais, segundo os policiais.
Há ainda outros dois brasileiros suspeitos de envolvimento com essa quadrilha. Um dos homens estaria foragido, na Itália. E uma mulher, a suposta líder da rede de prostituição, não teria sido presa por estar em Fortaleza, no Ceará, no nordeste brasileiro.
Segundo um dos investigadores do caso, Giorgio Baldo, a operação começou em fevereiro deste ano, a partir da denúncia de um provável cliente deste grupo, que teria emprestado 25 mil euros (R$ 68 mil) a uma das brasileiras suspeitas, que não teriam sido restituídos."

(Portal G1)

SIDERÚRGICA - TCE DECIDE APURAR DÍVIDA DA PETROBRAS PARA COM O GOVERNO

"O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) aprovou abertura de representação com o objetivo de apurar detalhadamente a dívida de R$ 308 milhões da Petrobras com o Governo do Estado. O débito é decorrente dos investimentos e incentivos fiscais promovidos pelo Executivo estadual para que a estatal viabilizasse o fornecimento de gás para a usina siderúrgica Ceará Steel. O projeto, entretanto, foi abandonado e substituído por uma planta com carvão mineral batizada de Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A Petrobras não terá nenhuma participação na nova usina, mesmo assim já usufruiu dos benefícios concedidos pelo Estado. A medida se deu a partir de proposta conjunta do procurador-geral do Ministério Público especial junto ao TCE-CE, Rholden Queiroz, e do procurador de contas Gleydson Alexandre. O presidente do Tribunal, conselheiro Valdomiro Távora, informou que a representação, aprovada na sessão ordinária da do TCE-CE na última terça-feira, 27, será conduzida pela 7ª Inspetoria de Controle Externo (7ª ICE) da Corte de Contas. Essa buscará informações nos contratos que resultaram na dívida. "A 7ª Inspetoria irá enviar um grupo de técnicos à Secretaria de Infra-Estrutura. O objetivo é investigar e se aprofundar sobre todo o processo que gerou essa suposta dívida", detalhou. Valdomiro diz que será nomeado, por sorteio, um relator para o processo. Somente após a apresentação desse relatório é que o TCE-CE irá tomar "as devidas providências". Ele, entretanto, explicou que não é possível estabelecer prazos para o término da investigação e apresentação do relatório. "Queremos o mais rápido possível dar uma satisfação à sociedade. Mas deve ser um processo muito longo", avisou."

Do Jornal O POVO, leia aqui

"Divulgada nesta quarta-feira uma nota do Conselho Indigenista Missionário dando apoio à greve de fome do bispo de Barra (BA), dom Luiz Cappio. O bispo é contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Confira o texto:

"Opará. É assim que os povos indígenas que vivem ao longo do rio São Francisco chamam este rio. É o lugar onde vivem alguns de seus 'encantados' e de onde eles tiram muito de seu sustento físico e cultural.
Em defesa do rio e de todos os povos que vivem dele, dom Luiz Cappio, bispo da Diocese de Barra (Bahia), retomou ontem seu jejum e suas orações para tentar sensibilizar a sociedade brasileira e o presidente da República sobre os males que a transposição do rio São Francisco pode gerar no nordeste do país.
O Cimi se solidariza a Dom Luiz em seu ato profético. Um recurso extremo ao qual ele apela novamente, pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não honrou o compromisso assumido em outubro de 2005. Na ocasião, dom Cappio suspendeu um jejum de 11 dias, após Lula ter se comprometido a suspender o processo da transposição e iniciar um amplo diálogo sobre o projeto com a sociedade. Dom Cappio e toda a sociedade se sentem enganados pelo presidente.
Dom Luiz e todas e todos que lutam em defesa do São Francisco sabem que a transposição não atenderá à população pobre do semi-árido. Ela beneficiará as grandes empresas responsáveis pela obra, os grandes proprietários de terra da região, os produtores de camarão, de flores e de outros produtos destinados àexportação.
Para atender à população do semi-árido, o próprio governo apresentou uma alternativa melhor e mais barata: as 530 obras sugeridas pela Agência Nacional de Águas (ANA) em seu Atlas do Nordeste e que seriam suficientes para abastecer os 1,3 mil municípios da região com mais de 5 mil habitantes a um custo muito inferior ao da transposição: R$ 3,6 bilhões contra R$ 6,6 bilhões.
A transposição, ao contrário, trará danos sociais e ambientais irreversíveis. A obra afetará 22 povos indígenas, desde os territórios Truká (em Pernambuco) e Tumbalalá (na Bahia) até o povo Anacé, no Ceará.
A vida do franciscano Dom Cappio e do rio São Francisco estão agora, mais do nunca, atreladas. E a vida do São Francisco é também a vida dos diversos povos indígenas, das comunidades dos quilombolas, de ribeirinhos, de camponeses... Todas essas vidas estão agora atreladas à vida de Dom Cappio. Todas essas vidas dependem de uma decisão do presidente da República.
Dom Cappio está na Capela de São Francisco, na Vila São Francisco, no município de Sobradinho (Bahia), às margens do rio, próximo à barragem de Sobradinho. O testemunho deste peregrino, que em 1992 realizou uma longa jornada da nascente à foz do rio, convoca-nos para um compromisso solidário, urgente e inadiável com esta causa.

Brasília, 27 de novembro de 2007

Conselho Indigenista Missionário - Cimi"

ROBERTO JEFFERSON QUER AGORA ENVOLVER LULA NO MENSALÃO


"O tenor do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), tenta agora envolver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo. Um dos 40 réus do processo aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o esquema, Jefferson agora quer que a Corte se manifeste sobre uma eventual participação do presidente. Para o ex-deputado, responsável pelas denúncias que detonaram a crise, em 2005, houve “óbvia co-participação” de Lula no mensalão.
O pedido, ao qual ÉPOCA teve acesso, foi feito pela defesa de Roberto Jefferson num embargo de declaração ajuizado há duas semanas no STF. Embargo de declaração é o instrumento jurídico em que os advogados podem pedir ao juiz ou tribunal que esclareça algum ponto do julgamento considerado obscuro. No caso, Jefferson considerou que, ao decidir pela abertura de ação penal contra os 40 acusados, a Suprema Corte não se manifestou sobre o eventual envolvimento do presidente. Para ele, a participação de Lula seria evidente, uma vez que três de seus ministros foram formalmente acusados de organizar o esquema, destinado a comprar apoio parlamentar a projetos de interesse do próprio presidente no Congresso Nacional."

(Do Blog do Noblat, que extraiu da Revista Época do próximo fim de semana)

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

NOVA DEFENSORA-PÙBLICA-GERAL DO CEARÁ TOMA POSSE NA SEGUNDA-FEIRA


A defensora pública Mariana Albuquerque receberá, nesta sexta-feira, durante almoço no restaurante Famiglia Giulino (Bairro Edson Queiroz), o cargo de presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará. Das mãos de Francilene Gomes, que foi nomeado pelo governador Cid Gomes (PSB) para a função de defensora-pública-geral do Estado ocupando vaga de Luciano Simões, cujo mandato se encerrou no último dia 12.
A posse de Francilene Gomes (foto) ocorrerá na próxima segunda-feira, às 18 h30min, no anfiteatro do Palácio Iracema, tendo à frente o governador Cid Gomes.
A categoria espera que Francilene reforce a luta pela implantação, de fato, da autonomia administrativa e financeira da Defensoria.

DRT DIVULGA LAUDO E APONTA FALHAS EM OBRA DO NETROFOR

Divulgado, nesta quarta-feira, laudo da Delegacia Regional do Trabalho sobre o acidente envolvendo um caminhão que, no dia 21 de agosto deste ano, cedeu num barranco das obras do Metrofor, no Bairro Mondubim, em Fortaleza, e acabou provocando a morte do pedreiro José Edimar Chaves. De acordo com técnicos da DRT, não havia proteção na área do barranco, o que se configura como negligência. Cópias do laudo foram remetidas para a Polícai Civil. Procuradoria Regional do Trabalho e Superintendência do INSS do Ceará, segundo informação do titular da DRT, Papito de Oliveira.
A administração do Metrofor informou que só se manifestará após ser notificada oficialmente.

Saiba mais sobre o caso aqui

COMÉRCIO ABRIRÁ AOS DOMINGOS NESTES TEMPOS DE FESTA NATALINA

A partir do próximo fim de semana, o comércio de Fortaleza funcionará todos os domingos, das 8 às 18 horas, de acordo com negociação acertada entre lojistas e comerciários. A medida é para atender aos consumidores nas festas de fim de ano como o Natal. Os lojistas esperam um incremento da ordem de 10% nas vendas.

CPMF - GOVERNO LULA VIRA VOTO DE CRISTÓVAM BUARQUE


"A luta (do governo) continua: Cristóvam Buarque (PDT) recebeu, nesta quarta-feira, um telefonema do ministro Guido Mantega (Fazenda). O recado do ministro: o governo topou as condições impostas pelo senador para votar pela CPMF, que incluem a manutenção de 1,5 bilhão de reais para a educação no bolo do imposto do cheque e a colocação para a votação em regime de urgência na Câmara do projeto que cria o piso salarial do professor. Cristóvam prometeu votar pela manutenção da CPMF."
DÚVIDA CRUEL - A senadora Patrícia Saboya (PDT) também vai virar o voto. Em nome da causa da educação?

(Da Veja Online)

FAGNER BUSCA PARCERIA COM JACQUES WAGNER. MAS NÃO É MUSICAL

O cantor Raimundo Fagner já não carrega só a viola nas costas em suas andanças pelo Brasil. Como presidente da fundação que leva seu nome, percorre alguns Estados difundindo o seu projeto Canteiros Musicais. Trata-se de um programa que usa a internet para ensinar música para crianças e adolescentes. Depois de fechar com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), a entrada do seu projeto ali, Fagner partiu nesta quarta-feira com destino a Salvador. Terá audiência com o governador baiano Jacques Wagner (PT) para tratar da adesão desse Estado a essa iniciativa.

SENADO DECIDE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA SOBRE CASSAÇÃO DE RENAN


"O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), marcou para a próxima terça-feira (4), às 14 horas, a votação do processo contra o presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar.
Hoje (28) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, por 17 votos a favor e três contra, o parecer do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que considerou constitucional relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM), favorável à cassação de Renan.
Será a segunda vez em pouco mais de três meses que Renan Calheiros enfrentará uma votação em Plenário. Desta vez, os parlamentares vão decidir sobre o relatório de Jefferson Péres, que atesta o uso de laranjas por parte de Renan para a compra de veículos de comunicação em Alagoas. O relatório recomenda a perda de mandato."

(Agência Brasil)

HELICÓPTERO DO GOVERNADOR REGISTRA PROBLEMAS NO CARIRI

O governador Cid Gomes (PSB) tomou susto nesta quarta-feira, por volta do meio-dia, quando viajava de helicóptero com comitiva na Região do Cariri. Ele deixou a cidade de Porteiras, após ações do governo itinerante, e seguia para Juazeiro do Norte. Entre as cidades de Milagres e Missão Velha, onde sobrevoou obras da Ferrovia Transnordestina, a aeronave apresentou problemas, o que obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência num canavial. Com o governador, estavam o presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste, Tufi Taher (que constrói a Transnordestina), o chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, o Coronel Bezerra, da segurança, e o porta-voz do governo, jornalista Luiz Viana. Ninguém nada sofreu. O helicóptero ficou para reparos no local, enquanto o grupo seguiu de carro para Juazeiro do Norte. Ainda nesta tarde, todos embarcam de avião de volta para Fortaleza.

DETALHE - O jornalista Luiz Viana foi um dos que sobreviveram quando da queda de um helicóptero registrada na época da campanha de Cid Gomes para o governo. A aeronave apresentou problemas técnicos na região de Guiaúba (Região Metropolitana de Fortaleza). Com ele, estavam na ocasião Fabrício Rodrigues, assessor petista, o prefeito Ilário Marques (Quixadá) e o comandante, Tales Lombardi. Todos sobreviveram, mas Lobardi ficou tetraplégico. O prefeito Ilário já deixou a cadeira de rodas e anda com ajuda de muletas.

ATUALIZAÇÃO (16h45min)- Segundo a TAF, dona do helicóptero, uma ave teria se chocado contra a hélice traseira da aeronave, o que provocou trepidações que levaram o piloto a pousar de emergência.

LULA QUER TODO MUNDO CORINTIANO DESDE CRIANCINHA


"Na chegada ao Palácio do Itamaraty para um almoço em homenagem ao grão-duque Henri de Luxemburgo e à grã-duquesa Maria Teresa, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com os repórteres ao falar sobre futebol e fez um pedido. "Quero ver todo mundo torcendo para o Corinthians hoje." Em seguida, Lula, corintiano convicto, lembrou que, em relação ao futebol do Rio de Janeiro, é torcedor do Vasco da Gama - adversário desta quarta do Corinthians. Ele, no entanto, disse que vai torcer pelo time paulista. "Sou vascaíno, mas o Vasco não precisa mais [dos pontos]", justificou o presidente, enquanto aguardava a chegada dos visitantes.
O Corinthians precisa vencer nesta quarta-feira o Vasco e torcer para o Goiás ser derrotado pelo Atlético Mineiro para escapar do rebaixamento à Série B. O jogo acontece no Estádio do Pacaembu, às 21h45min, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

(Agência Estado/Foto Arquivo)

AUTOPUNIÇÃO - CARLOMANO RENUNCIA DA CONDIÇÃO DE PROCURADOR PARLAMENTAR


E o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, e, num discurso rápido e que causou surpresa entre seus colegas, renunciou ao cargo de procurador parlamentar da Casa. O cargo é uma espécie de vigilante na defesa da imagem e dos interesses dos membros do legislativo.
Com o gesto, Carlomano tenta evitar algum tipo de punição depois do episódio em que tentou agredir o deputado José dsarto (PSB), por causa da perda do colégio eleitoral de Amontada. José Sarto, que se encontra em Brasília acompanhando alguns prefeitos em ministérios, disse para este Blog que não abriria mão de uma punição para Carlomano que, asegurou, estava embriagado quando tentou agredi-lo. Sarto disse que uma advertência seria uma boa solução, o que poderia sugerir ao presidente da Casa, Domingos Filho, durante encontro nesta quinta-feira.
Pelo visto, Carlomano Marques se antecipa. Em sua fala disse não ter no momento condições éticas e morais para permanecer na função.
Saiba mais aqui

Vamos nós - Eis um gesto elogiável do peemedebista. Não tentou se esconder no corporativismo.

TERCEIRIZAÇÕES - LÚCIO ASSUME PATERNIDADE PELA REDUÇÃO EM CURSO NA GESTÃO TUAL


Em seu Blog, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) assume, nesta quarta-feira, a paternidade da luta para reduzir as terceirizações na máquina, o que virou um dos destaque da gestão Cid Gomes (PSB). Confira:

"O jornal O POVO, edição de domingo, 25/11/2007, estampou na primeira página manchete informando que o Governo do Estado do Ceará iria admitir, até 2010, sete mil novos servidores. Em página interna, traz quadro detalhado dos concursos em andamento ou projetados.Examinando a notícia, constatei que mais de 5000 dessas vagas se referem a concursos abertos no Governo passado, alguns em adiantado estágio, inexplicavelmente retardados pela atual administração.Agia eu em consonância com meu propósito de reverter a tendência à terceirização dos servidores públicos."

GOVERNO DO CEARÁ APELA AO STF CONTRA PENDÊNCIA DA ÀREA DA EDUCAÇÃO

"O governo do Ceará solicitou que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a inscrição da Secretaria de Educação Básica do estado em sistemas que indicam pendência de prestação de contas com a União – o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias (Cauc).
Segundo o governo, que faz o pedido em uma Ação Cível Originária (ACO 1101), a inscrição se refere a uma suposta pendência na prestação de contas de convênio, firmado em 1998 com a União, para repasse de verbas para escolas públicas estaduais com mais de 20 alunos matriculados no ensino fundamental.
A Procuradoria do estado diz que, quase dois meses após ter solicitado informações, não obteve resposta da União sobre a suposta pendência. Por isso, estaria impossibilitada de atuar no caso, com afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa.
Segundo o governo, isso seria razão bastante para anular a inscrição da Secretaria de Educação no Siafi e no Cauc, que acarreta prejuízos financeiros ao estado. Ainda segundo o governo, como a prestação de contas do convênio foi realizada há oito anos, ocorreu a prescrição do prazo para a União fazer a cobrança de dívidas contratuais, que é de cinco anos."

(Assessoria de Imprensa do STF)

TCM VAI REFORÇAR CAMPANHA DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL


O presidente da OAB do Ceará, Hélio Leitão, está acertando uma parceria com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. O objetivo: as duas organizações atuarem juntas na campanha de combate à corrupção eleitoral em 2008. Ernesto Saboya, titular do TCM, já avisou que o órgão redobrará atenções especialmente com relação a gestores envolvidos com contas mal explicadas e que, por acaso, ameaçarem entrar na próxima disputa eleitoral. Vai marcar colado prefeitos, vereadores e ordenadores de despesas.
A OAB, ao lado da Igreja Católica e de mais 30 entidades, comemora a entrada do TCM nessa estratégia. Hélio Leitão avalia a adesão como reforço significativo, pois esse tribunal tem responsabilidades objetivas na fiscalização dos gestores.
A campanha, que tem caráter nacional, vem em defesa da ética e dos bons costumes na política, tendo como tema “Voto não tem preço, tem conseqüência”.

Saiba sobre a campanha aqui
Foto - José Leomar

PF PRENDE CASAL NO CARIRI COM TRÊS QUILOS DE COCAÍNA PURA

A Polícia Federal de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) prendeu o casal Antônio Derical de Souza (37), mototaxista residente no Crato, e a comerciante Cícera Eneides da Silva Souza (34), residente em Juazeiro do Norte. Os dois portavam três quilos de cocaína pura e foi flagrado em bairro do Crato quando fazia a distribuição da droga com traficantes e viciados daquela área do Ceará. A PF efetuou as prisões após receber denúncia anônima.
Além da droga, foram apreendidas três balanças digitais, R$ 3 mil e vários pacotes de bicarbonato de sódio que seriam misturados à pasta da cocaína.

CANTO GREGORIANO EMOCIONA CATÓLICOS EM FORTALEZA


Bento XVI resgatou a Missa Tridentino

Está lotando todos os domingos, às 11 horas, na Igreja de São João do Tauape, a Missa Tridentina, aquela celebrada no antigo ritual onde o idioma é o latim e a forma de celebração é mais contemplativa e introspectiva. O ato reúne hinos católicos tradicionais e canto gregoriano. Uma oportunidade principalmente para os jovens, que poderão conhecer uma Igreja Católica diferente da que conta com missas animadas por conjuntos musicais ou louvores masi agitados.
Bom lembrar: esse rito está de volta por decisão do Papa Bento XVI e, a partir de agora, católicos e o clero terão que aceitar a coexistência de duas formas do rito romano: a de Paulo VI e a de Pio V. Muitos que freqüentam a Igreja de São João do Tauape, especialmente os mais velhos, não escondem a emoção.

MINAS ADOTA IDEÍA DOS CVTS E HOMENAGEIA O PAI DA CRIANÇA: ARIOSTO HOLANDA


"O governador tucano Aécio Neves (MG) entregou, nesta semana, a Medalha da Inconfidência ao deputado federal cearense Ariosto Holanda (PSB) pelo pioneirismo do parlamentar que idealizou os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Os centros foram criados pelo socialista quando ele ocupava o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará de 1995 a 2002. A homenagem marcou o lançamento da expansão da rede de CVTs de Minas, com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que, na ocasião, no Palácio da Liberdade, assinou convênio liberando R$ 39 milhões para a continuidade do projeto. Minas já conta com 47 unidades e terá mais 75 centros vocacionais até meados de 2009. Também estão sendo implantados no estado telecentros munidos de computadores ligados à internet.
O governador agradeceu ao deputado cearense pelo apoio à instalação do programa em Minas e disse que com isso o estado será uma referência nacional."

(Com informações da Assessoria de Imprensa do PSB Nacional)

CCJ DO SENADO APROVA CASSAÇÃO DE RENAN

"Por 17 votos a 3, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 28, o parecer do senador Arthur Vrigílio (PSDB-AM) que pede a cassação do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Agora, o pedido será levado a votação em plenário na semana que vem. Nesta terceira representação, Renan é acusado de ter comprado em nome de laranjas duas emissoras de rádio e um jornal diário em Alagoas.
Os votos contrários ao pedido de cassação foram dados pelos senadores Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Almeida Lima (PMDB-SE) e Gilvan Borges (PMDB-AP)."

(Agência Estado)

ASSEMBLÉIA DEBATERÁ A EXTINÇÃO DO IBAMA DO CARIRI


A cidade do Crato (Região do Cariri) será sede de audiência pública que a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-árido da Assembléia Legislativa promoverá no próximo dia 6. A ordem é discutir a possível extinção da unidade do Ibama do Cariri e a situação ambiental da região, informa o presidente da comissão, Cirilo Pimenta (PSDB). O parlamentar atende a um apelo das lideranças políticas e dos movimentos ambientalistas que estão preocupados com o futuro da Area de Proteção Amiental da Chapada do Araripe. Se com o Ibama o descaso é notório, eles temem o agravamento da situação com a extinção dessa unidade. O governo federal prevê a transformação da unidade num escritório do recém-criado Instituto Chico Mendes, voltado para a gestão de parques no País.

LULA? ELE SÓ PENSA NAQUILO




NOVA DIRETORIA DO SINDUSCON-CEARÁ VAI SER APRESENTADA EM RITMO DE FESTA


A nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará vai ser apresentada nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, no La Maison, durante festa de entrega do Prêmio da Construção 2007. A eleição ocorreu no último dia 22 e o novo presidente será, a partir de janeiro próximo, Roberto Sérgio Ferreira. Atualmente, ele é vice-presidente da Área de Relações Trabalhistas do Sinduscon-Ceará.
Em sua gestão nesse setor, Roberto conseguiu maior aproximação com os trabalhadores do ramo, a partir da execução do Programa Qualidade de Vida na Construção voltado para o bem-estar dos operários, através de ações de lazer, esporte e cidadania.

MORRE DIRETOR DO PROGRAMA "NAS GARRAS DA PATRULHA"


O radialista e produtor Marcos Belmino, conhecido pelos amigos e colegas de profissão como Ponhonhô, será sepultado às 10h30min desta quarta-feira, no Cemitério Parque da Paz. Marcos Belmino morreu vítima de câncer e era diretor do programa Nas Garras da Patrulha (TV Diário), uma das maiores audiências da emissora. Era irmão do também radialista e apresentador do programa Grande Jogada, na mesma emissora, Sebastião Belmino. Deixa viúva e cinco filhos. Marcos Belmino, o Ponhonhô, iniciou sua carreira profissional em 1962, na TV Ceará. Chegou a trabalhar ainda na TV Tupi e TV Globo, do Rio, e foi diretor da casa de show Canecão. Já na TV Verdes Mares, criou o programa Nordeste Rural e, como dono de restaurante em Fortaleza, foi o pioneiro na inserção da caranguejada nas noites de quinta-feira.
Os amigos avisam: só querem lembrar dele com muita alegria.
DETALHE - Nesta quarta-feira ele comemoraria 70 anos.

PREFEITA ADOTA A INDIFERENÇA SOBRE POSIÇÃO DE CIRO FAVORÀVEL À CANDIDATURA DE PATRÍCIA


Ela diz que não tutela voto de ninguém

"Não cabe a mim monitorar nem tutelar o voto de ninguém. Cada um voto em quem quiser", afirmou a prefeita Luizianne Lins (PT), ao ser indagada sobre a decisão tomada pelo deputado federal Ciro Gomes de votar, em qualquer circunstância, na senadora Patrícia Saboya no caso dela sair como candidata a prefeitura em 2008 pelo PDT. Ela disse que, particularmente, considera o seu projeto como "o melhor para Fortaleza", mas ressaltou que respeitará a opção de quem quer que seja. Luizianne deu essa declaração após lançar, ontem à noite, no Largo do Mincharia, o projeto de requalificação da Praia de Iracema.
Ciro Gomes é do PSB, legenda que faz parte da base aliada da prefeita Luizianne Lins que, em termos de posição "pessoal" conta com o apoio do governador Cid Gomes. Cid é irmão de Ciro, ex-marido de Patrícia e ex-prefeito que, na disputa por vaga de deputado federal, foi o mais votado na Capital.

TRANSPOSIÇÃO - BISPO DIZ QUE É CAPAZ DE DAR SUA VIDA PELA VIDA DO RIO


O religioso celebra missas em Sobradinho (A Tarde)

Dom Luiz Cappio já não se alimenta há mais de 10 horas. O bispo de Barras, interior da Bahia, só bebe água e faz protesto em Sobradinho, onde passa o rio São Francisco. Ali, desde o fim da manhã de terça-feira, ele vem rezando missas e ganhando solidariedade de vários segmentos, principalmente ambientalistas. Nesta quarta-feira,dom Luiz Cappio reiterou: só vai suspender o "jejum" como definiu em nota a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando o Ministério da Integração Nacional suspender as obras da transposição e retomar o debate sobre o empreendimento.
O bispo reiterou ser capaz de sacrificar sua vida pela vida do rio São Francisco.
Em 2005, dom Cappio fez greve de fome também contra o projeto.

(Rádio O POVO/CBN)

TELECATCH MONTILLA - JOSÉ SARTO QUER PELO MENOS ADVERTÊNCIA PARA CARLOMANO


O deputado estadual José Sarto (PSB) terá encontro, nesta quinta-feira, com o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB). Sarto vai cobrar uma punição para o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) que, na última semana, tentou agredir o socialista durante reunião de comissão técnica da Assembléia. O motivo: perda de um colégio eleitoral. O fato só não foi de maior gravidade, porque a turma do "deixa disso" agiu prontamente. Segundo Sarto, o peemedebista estava embriagado.
"Nós não podemos passar a mão na cabeça. Todo mundo sabe que eu sou uma pessoa calma, não gosto de confusão. Esse caso precisa ter algum tipo de punição", disse Sarto para o Blog, direto de Brasília, onde acompanha em alguns ministérios prefeitos que tratam de projetos para 2008, o parlamentar.
José Sarto admite que uma advetência pública resolveria o problema. Carlomano é o procurador parlamentar da Casa. É aquele que trata de defender seus pares quando necessário.

VINDE A MIM - GOVERNO LIBERA VERBA DE EMENDAS PARA OBTER VOTOS PRÓ-CPMF


"Correndo contra o calendário para conseguir aprovar a prorrogação da CPMF no Senado, o governo destinou R$ 514,3 milhões em verbas federais para atender emendas parlamentares até a última sexta-feira (23), revela reportagem de SILVIO NAVARRO e ADRIANO CEOLIN publicada na Folha de S.Paulo (disponível para assinantes do UOL ou da Folha de S.Paulo).
O valor que representa quase o triplo (197%) do liberado em outubro. Senadores acusaram a Casa Civil de cooptar votos. O detalhamento do 'empenho' (compromisso de gastos) das emendas parlamentares do Orçamento aponta ainda que R$ 207 milhões foram liberados só na semana passada, segundo dados do Siafi (sistema de acompanhamento de gastos da União) coletados pelo DEM.

A primeira denúncia de que o governo estaria negociando com emendas partiu de Geraldo Mesquita (PMDB-AC), que integra o grupo dos 'rebeldes' do PMDB cujos votos para aprovar a CPMF são incertos. Ele relatou ter sido procurado pelo subchefe de Assuntos parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Marcos Lima, para negociar a liberação de emendas. Em resposta, essa secretaria, em nota, disse: "Em nenhum momento a liberação foi utilizada como moeda de troca' e 'a soberania entre os poderes Legislativo e Executivo sempre foi respeitada'.

(Folha Online)