quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CANTO GREGORIANO EMOCIONA CATÓLICOS EM FORTALEZA


Bento XVI resgatou a Missa Tridentino

Está lotando todos os domingos, às 11 horas, na Igreja de São João do Tauape, a Missa Tridentina, aquela celebrada no antigo ritual onde o idioma é o latim e a forma de celebração é mais contemplativa e introspectiva. O ato reúne hinos católicos tradicionais e canto gregoriano. Uma oportunidade principalmente para os jovens, que poderão conhecer uma Igreja Católica diferente da que conta com missas animadas por conjuntos musicais ou louvores masi agitados.
Bom lembrar: esse rito está de volta por decisão do Papa Bento XVI e, a partir de agora, católicos e o clero terão que aceitar a coexistência de duas formas do rito romano: a de Paulo VI e a de Pio V. Muitos que freqüentam a Igreja de São João do Tauape, especialmente os mais velhos, não escondem a emoção.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com ou sem latim, esse povo eé todo idólatra. Precisa reconhecer Jesus como seu único salvador. Aleluia!!

Anônimo disse...

Prezado "anônimo", Salve Maria! pergunto à você: quem disse que Jesus Cristo não é o nosso único salvador? (não confunda intercessão com salvação!)Você está, além de mal informado, cego de ódio... Que Deus te ilumine na verdadeira fé (aquela propagada pela igreja que é UNA: a católica, que significa "universal", ou seja para todos) e lembre-se "não julgueis para não seres julgados". Ah! e sobre idolatria (acho que vc nem sabe o que significa!), significa: adorar ídolos. A alusão a imagens se deu porque o povo antigo utilizava as imagens para praticar idolatria então, se associou imagem à idolatria. Mas não se engane: A rebelião é um pecado de feitiçaria, e a obstinação é um crime de idolatria." (1 Sm, XV, 23). Quem fala é o profeta Samuel. A obstinação, o orgulho de Saul, é um pecado de idolatria. E o orgulho é o motor do protestantismo. Atente também para São Paulo: "Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria." (Cl, III, 5). Que Deus te abençoe... mas quer saber, nós os cristãos já estamos acostumados com esta perseguição... já estava escrito que os cristãos iriam ser perseguidos no fim dos tempos! Então continue desempenhando o seu papel de perseguir, difamar e julgar... Deus está vendo!