quinta-feira, 29 de novembro de 2007

BRASIL ENTRE PIORES DO MUNDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CIÊNCIAS

"O Brasil é um dos países com pior nível de educação de ciências para estudantes de 15 anos, segundo uma lista de 57 países organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).De acordo com a lista, a ser publicada em detalhes na semana que vem, o Brasil fica a frente apenas da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão.O estudo testou as habilidades de mais de 400 mil estudantes nos 57 países que, juntos, correspondem a cerca de 90% da economia mundial. Os estudantes da Finlândia ficaram em primeiro lugar, seguidos pelos de Hong Kong (na China) e do Canadá. A pesquisa, baseada em testes realizados em 2006, é o principal instrumento de comparação internacional do desempenho entre estudantes do ensino médio. O teste mediu basicamente o conhecimento de ciências, mas também mediu a capacidade de leitura e incluiu noções de matemática, e como os estudantes aplicavam esse conhecimento para resolver problemas do dia-a-dia. O estudo afirma que os resultados têm confiabilidade de 95% e que o Brasil estaria entre as posições 50 e 54 da lista. Ao comentar a lista, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, disse que ela é uma ferramenta para ajudar os governos a definir suas políticas de educação. "Na economia global competitiva de hoje, educação de qualidade é um dos bens mais valiosos que a sociedade e um indivíduo podem ter", disse ele."

(Reuters - Uol)

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Eliomar,

pelo visto não é só o ensino médio que vai mal. Ontem fiquei chocada ao ler o texto de uma recém-formada em Jornalismo (numa dessas dezenas de faculdade-bodega que existe por aqui) no qual ela escreveu "proficional" como você está vendo aí. Doeu lááááááá´ dentro!

SErá que ainda existe solução?

Bjs.

Inês Aparecida

Anônimo disse...

Nem precisava fazer essa pesquisa. Basta olhar a qualidade das arapucas que levam o nome de escola para termos a certeza.

Anônimo disse...

Começa a cair a máscara do governo Lula, nop aspecto das estatístyicas. Tum,o manipulado. Tem nada não, a casa está caindo...

Anônimo disse...

E aí, o Lulla não vai comemorar? Quando o resultado é bom, ele assume correndo a paternidade. Quando é um fiasco como este, e como a maioria, daí ele joga prá 500 anos atrás. Só que na educação, não só os índices, mas o próprio sistema educacional está indo pro beleléu. Se tem uma coisa que ele não valoriza é a educação.

Não tem jeito. Ele só gosta de promoção pessoal.