sábado, 1 de dezembro de 2007

TERCEIRO MANDATO - A OPINIÃO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE DO PT NACIONAL


Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores fará seu processo de eleição direta para eleger novas cúpulas nacional, nos Estados e nos municípios. Na ocasião, serão mobilizados cerca de 250 mil filiados. Leia o que os candidatos a presidente nacional do PT pensam sobre terceiro mandato para Lula:

Gilney Viana, 62 anos, professor licenciado da Universidade Federal de Mato Grosso, candidato da corrente Militância Socialista.
- Sou contra. Acho que isso é um devaneio do Devanir (Devanir Ribeiro, deputado federal de São Paulo que está defendendo a idéia). Não está na pauta do PT.

Jilmar Tatto, 42 anos,deputado federal por São Paulo, professor de história, candidato da corrente "PT de Lutas e de Massas".
- Absurdo, sem consistência. sou contra. Não se pode mudar a regra do jogo no meio do campeonato.

José Carlos Miranda, 42 anos, membro da direção estadual do PT em São Paulo, ex-ferroviário e metalúrgico, candidato da corrente Programa Operário e Socialista.
- Esse é um assunto que precisa de discussão no partido. Não sou contra, desde que haja uma legislação que o regulamente. Temos que avaliar. Há países democráticos como França e Inglaterra em que isso ocorre. A Venezuela também está querendo aprovar a possibilidade de mais de dois mandatos.

José Eduardo Cardozo, 48 anos, mestre e dotorando em direito pela PUC-SP, deputado federal, candidato da corrente Mensagem ao Partido.
- Sou contra. Qualquer mudança nesse sentido é pensar de forma casuística o processo. O momento para essa discussão é equivocado e de grande inoportunidade.

Markus Sokol, 53 anos, membro do Diretório Nacional do PT pela corrente "O Trabalho", é candidato independente.
- Esse assunto apareceu de fora para dentro do partido. Não excluo essa discussão, mas não é questão da hora. Não estamos nem na metade do segundo mandato ainda. Esse tema nada tem a ver com princípios. Você pode ter vários governantes antidemocráticos, como no caso da época do regime militar, como pode ter um único governista democrático com vários mandatos.

Ricardo Berzoini, 47 anos,funcionário licenciado do Banco do Brasil, deputado federal pelo PT de São Paulo, é candidato da corrente Construindo um Novo Brasil e conta com o apoio das correntes A democracia é pra Vvaler e Movimento Popular.
- O PT já firmou posição quanto a isso. Não há movimento de petistas sobre esse tema. O próprio projeto do Devanirnão fala de terceiro mandato, apenas trata da questão de plebiscitos. O próprio presidente já desautorizou esse debate.

Valter Pomar, 41 anos, historiador formado pela USP, é candidato pela corrente Articulação de Esquerda.
- Sou a favorável ao terceiro mandato para o PT e a esquerda, para o campo democrático. Mas o Lula não será candidato. A chance é zero, é zero. O que me diverte é que o FH admite a superioridade do governo Lula em relação ao dele, porque enquanto no primeiro mandato dele era lançado o "Fora FH", agora, no segundo mandato do Lula, se fala em terceiro mandato.

Saiba mais aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

PESQUISA DATAFOLHA INDICA QUE 65% DOS BRASILEIROS REJEITAM UM TERCEIRO MANDATO PRA LULA.

"A Folha deste domingo traz uma pesquisa Datafolha que indica que 65% dos brasileiros são contrários à mudança da lei que permitiria ao Apedeuta disputar o terceiro mandato. Apenas 31% concordariam com a tese. É aquele quase um terço dos brasileiros que sempre vota no PT." (R.Azevedo)

Nem no Nordeste a (re)reeleição ganha. Portanto, é bom esse pessoal do PT baixar a bola e desistir de ditadura aqui. O povo ficou escaldado com a ditadura militar, e não vai concordar nunca com uma ditadura petista.