sábado, 27 de setembro de 2008

PREFEITA PROMETE NOVO PV E TIN GOMES CHAMA MORONI DE CARRAPATO DE LUXO EM COMÍCIO


E a prefeita Luizianne Lins (PT), candidata à reeleição, fez comício nesta noite de sábado no bairro Parquelândia, mais precisamente na praça do Colégio Municipal Monsenhor Linhares. Luizanne fez um balanço de obras realizadas na Regional III, que engloba a Parquelândia, mas também informou: o estudo para reforma completa do estádio Presidente Vargas está concluído e o objetivo dela, caso prossiga, é deixar o "PV" prontinho, como disse durante comício com a presença de mais de 30 candidatos a vereador e um número reduzido de populares, paraa Copa 2014. Ela destacou os Centros de Apoio Psicossocial (Caps), falou da reforma do Colégio Monsenhor Linhares, que ganha ginásio coberto, entre algumas iniciativas. Luizianne disse ainda que se é cobrada por não ter feito grandes obras, eis que está em execução o Transfor. "Se queriam viaduto, só Transfor dará para Fortaleza 14", acentuou.
Mas quem também fez discurso quente no comício que foi acompanhado por carro do Ronda, que circulava vez em quando, seguranças da prefeita e guarda municipal, foi o candidato a vice-prefeito Tin Gomes (PHS).
Depois de elogiar Luizianne, ele lamentou que adversários só ataquem a prefeita dizendo que ela nada fez. Para Tin, ela já fez muito, porque prioriza as pessoas. Sobre a crítica de que a prefeita não tem proposta para a cidade e de que poderá, se eleita,renunciar dois anos depois para disputar mandato em 2010, o que partiu do candidato do DEM, Moron Torgan, Tin Gomes reagiu: "Tem candidato por aí que fala de tudo, menos de propsotas. Vive batendo na prefeita, logo ele que teve apoio de governadores quando esteve no poder. É um politico carrapato de luxo", disse, sem citar o nome de Moroni, que já foi secretário da Segurança Pública e vice-governador do Estado. Ganhou aplausos.

MORONI FAZ CARREATA DA ÁREA DO HOSPITAL DA MULHER ATÉ A PRAIA DO FUTURO


O candidato reforçou a pregação de que haverá segundo turno.

Cerca de mil carros, segundo estimativa da coligação pró-Moroni Torgan (DEM) para prefeito de Fortaleza, percorreram, neste sábado, as ruas de Fortaleza com bandeiras e adesivos difundindo a pregação de que haverá segundo turno nas eleições. Moroni se disse confiante nessa tese e afirmou que todo esforço é para enfrentar Luizianne Lins e confrontar o que já definiu como mote: A verdade versus a mentira".

A "Carreata da Verdade", como foi chamada, partiu, por volta das 9 horas, do terreno onde funcionava o antigo Jockey Clube e onde será construído o futuro Hospital da Mulher. Terminou na Praia do Futuro no começo da tarde.
A AMC deu total apoio, segundo a organização. Ao encerrar mais esse compromisso de campanha, Moroni agradeceu as manifestações da população e reforçou: "É com esse apoio que vamos para o segundo turno e vamos ganhar as eleições!"


(Foto - LC Moreira)

MARTA LIDERA EM SÃO PAULO, MAS KASSAB E ALCKMIN MELHORAM DESEMPENHO

"Pela primeira vez desde o início da disputa pela Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy (PT) é ultrapassada pelos dois maiores adversários, Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27). Há empate técnico em todos os cenários, porém, numericamente os concorrentes têm vantagem sobre a petista. A margem de erro é de dois pontos para mais e para menos. O ex-governador Geraldo Alckmin tem a maior vantagem sobre Marta em um eventual segundo turno. Ele venceria por 48% a 45%. Já Kassab está um ponto a frente, com 47% a 46%. Em uma disputa entre Alckmin e Kassab, o tucano também venceria as eleições por 44% a 42%.
No primeiro turno, Marta manteve os 37%, seguida de Kassab, que subiu três pontos e está com 24%. Empatado tecnicamente com o candidato à reeleição está Alckmin, que conseguiu se manter nas últimas duas pesquisas e está com 20%. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) tem 6%. A vereadora Soninha Francine (PPS) aparece com 4%. Ivan Valente (PSOL) aparece com 1%. Os demais candidatos não atingiram 1%. Edmilson Costa (PCB) não foi citado. Brancos e nulos somariam 4% e indecisos, 3%. O Datafolha ouviu 1658 eleitores entre 25 e 26 de setembro. A pesquisa foi registrada sob número 03000108-SPPE no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo."


(Folha Online)

DATAFOLHA/O POVO - LUIZIANNE LIDERA DISPUTA

Confira mais uma pesquisa Datafolha/O POVO divulgada neste sábado:

ESTIMULADA

Luizianne - 47%
Moroni - 22%
Patrícia - 16%
Roseno - 3%
Pastor Neto - 2%
Brancos/Nulos - 3%
Indecisos - 5%
* Demais não pontuaram.

ESPONTÂNEA

Luizianne - 36%
Moroni - 16%
Patrícia - 12%
Roseno - 2%
Outras menções - 3%
Branco/nulo/nenhum - 4%
Não sabe - 24%
* Os demais candidatos não chegaram a 1%

SIMULADO - 2º TURNO

Luizianne - 57%
Moroni - 36%
-----
Luizianne - 56%
Patrícia - 36%
-----
Patrícia - 46%
Moroni - 40%

* Pesquisa com margem de erro de 3% para mais ou para menos, feita com 1.040 entrevistados nos dias 25 e 26 últimos, bem mais do que os 700 das últimas pesquisas. Foi registrada no TRE sob nº 10.6066/2008.

* Com esses números, há clima de incógnita sobre uma vitória de Luizianne no primeiro turno. Isso levando em conta a margem de erro de 3%.

* Não é por nada, mas apostamos que Roseno e o Pastor Neto estejam pontuando bem mais um pouco do que esses números divulgados. Bem, pesquis é pra isso mesmo: fomentar debate, discussão e ilações, não é mesmo?

SERGIPE PROMETE DAR FIM AO NEPOTISMO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

"A partir da próxima segunda-feira, 29, parentes de autoridades e gestores que possuem cargos comissionados no poder Executivo em Sergipe serão exonerados. O decreto foi assinado nesta sexta-feira (26) pelo governador Marcelo Déda (PT). Segundo o secretário de governo, Clóvis Barbosa de Melo, com essa decisão, o Estado nordestino é o primeiro do país a se adequar às determinações da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Súmula do STF proibiu a contratação de parentes de até terceiro grau, seja de caráter consangüíneo ou por afinidade. Quem são essas pessoas: 1º Grau, Ascendentes: pai, mãe, sogro, sogra, padrasto e madrasta do cônjuge. Descendentes: filho, filha, do(a) esposo(a), genro, nora. 2º Grau, Ascendentes: avô, avó, pais dos sogros (avo, avó do cônjuge) Descendentes: neto, neta, filho(a) do(a) enteado(a) (neto ou neta da esposa) Em linha colateral: irmão, irmã, cunhado e cunhada. 3º Grau, Ascendentes: bisavô, bisavó, avós dos sogros (bisavô, bisavó do cônjuge) Descendentes: bisneto, bisneta, bisneto, bisneta do cônjuge. Em linha colateral: tio, tia (maternos e paternos), sobrinhos(as), primos(as)A medida se estenderá às autoridades e a qualquer presidente, diretor ou servidores que exerçam cargo de chefia na administração estadual. "Esse decreto elimina a possibilidade da prática do nepotismo", disse Melo.

(Folha Online)

VAMOS NÓS - E por aqui... o tempo passa, o tempo voa e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário continuam numa boa em se tratando de nepotismo. Ou não? Alguém esclareceria essa nossa dúvida?

PRESOS FOGEM DO 27º DISTRITO POLICIAL

Utilizando uma chave de fenda artesanal, seis presos fugiram na madrugada deste sábado da cela do 27º Distrito Policial, situado no bairro João XXIII. Eles teriam conseguido escapar pelos fundos da delegacia, sem que fossem percebidos por dois policiais que faziam a segurança do local. No início da manhã, um dos presos se reapresentou, ao lado da mãe, enquanto as buscas para recapurar os outros cinco fugitivos prosseguem, de acordo com o pessoal da distrital.
Essa foi a segunda fuga registrada no 27ºDP neste ano.

LIDER SINDICAL DOS BANCÁRIOS, MARCÃO QUER SER VEREADOR


E nesta manhã de sábado quem fez caminhada pelas ruas do bairro da Parquelândia, onde funciona a sede do nosso Blog, foi o candidato a vereador pelo PT de Fortaleza, Marcos Saraiva, o Marcão. Trata-se do presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará que, inclusive, já foi morador dessa área da cidade.
Marcão conta com o apoio do ministro José Pimentel (Previdência Social), e do líder do governo Cid Gomes, deputado Nelson Martins.

DETALHE - Estamos recebendo várias mensgens de candidatos a vereador pedindo espaço no Blog. Aos poucos, vamos atendendo até porque consideramos abusrdo não existir condição de o eleitorado aferir melhor as propostas desses postulantes. O vereador é importantíssimo para a cidade, mas, infelizmente, acaba coadjuvante na disputa.
(Foto - Divulgação)

ALÔ! MEU NOME É CIRO...

E por falar em, Ciro Gomes (PSB), o deputado federal mergulhou mais do que nunca na campanha em favor da candidata à prefeitura de Fortaleza, Patrícia Saboya. Além de caminhar com ela, de falar em comícios e de virar metralhadora giratória contra a prefeita Luizianne Lins e o PT, adotou o sistema telemarketing do voto.

Eleitores informam para o Blog que estão recebendo telefonemas e que do outro lado da linha entra uma gravação de Ciro Gomes falando das qualidades de sua ex-mulher e pedindo o voto.
Em campanha vale tudo mesmo.

PATRíCIA E CIRO FAZEM CAMINHADA PELO CENTRO E PETISTA VÊ DESESPERO


O deputado federal Ciro Gomes (PSB) circulou pelas ruas do Centro de Fortaleza neste sábado tendo ao lado a candidta à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya. Ciro está confiante em segundo turno e afirma que Luizianne não fez uma gestão extraordinária para merecer tal presente do eleitorado. Para Ciro, falta padrão de qualidade na saúde, na educação e falta compromisso com a pregação de mudança que a levou a virar prefeita. Ciro continua na tese de que o eleitorado vai desmistificar as pesquisas que dão primeiro turno.
Aliás, sobre essa declaração de Ciro divulgada neste Blog, o deputado federal Eudes Xavier (PT) mandou resposta curta e sem grosserias. Confira:

"Toda vez que a prefeita Luizianne Lins sobe nas pesquisas, o ataque dos adversários aumenta de forma desesperada e, no caso do deputado Ciro Gomes, desqualificada. Felizmente, a massiva aprovação do governo popular de Luizianne demonstra que a população de Fortaleza reconhece o trabalho sério dela e certamente vai reconduzí-la a um novo mandado à frente da Prefeitura ainda no primeiro turno".

Eudes Xavier - deputado federal pelo PT-CE".

MORRE PAUL NEWMAN


"O ator americano Paul Newman, considerado uma lenda do cinema, morreu aos 83 anos devido a um câncer de pulmão, informou o "Newman's Own Foundation". Segundo o porta-voz do ator, Marni Tomljanovec, Newman morreu na sexta-feira, 26 de setembro. Embora parentes não se pronunciassem sobre os problemas de saúde do ator, circulavam informações de que ele sofria de câncer terminal e que estava sob tratamento em Nova York. Em junho deste ano as evidências ficaram mais fortes após o amigo do ator, A.E. Hotchner, assegurar que Newman, fumante inveterado no passado, sofria da doença.Após este episódio o próprio ator chegou emitir um comunicado por meio de seu agente assegurando que estava bem, sem fazer alusão ao câncer.Paul Newman, nascido em 26 de janeiro de 1925 em Ohio, nos EUA, despontou como ator nos palcos da Broadway. No cinema, deu os primeiros passos na década de 1950 e chamou a atenção em "Marcado pela Sarjeta" (1956), filme dirigido por Robert Wise em que interpretou o boxeador Rocky Graziano. Ao longo de sua carreira, o ator foi indicado ao Oscar por dez vezes, e chegou a vencer como melhor ator por "A Cor do Dinheiro" (1986), em 1987. Entre os mais de 50 filmes estrelados por ele estão, ainda "Exodus" (1960), "Os Criminosos não Merecem Prêmio" (1963) e "Harper - O Caçador de Aventuras" (1966), "Butch Cassidy" (1969) e "Golpe de Mestre" (1973) ."

(Folha Online)

SINDIÔNIBUS COMEMORA DIA DO IDOSO FAZENDO PARADA OBRIGATÓRIA PRÓ-CONSCIENTIZAÇÃO

"Feliz Dia do Idoso". É com essa mensagem que os letreiros luminosos de parte da frota de ônibus estão saudando em Fortaleza e na Região Metropolitana este Dia Internacional do Idoso.
O Sindiônibus divulga que o tratamento ao idoso tem sido um dos principais focos de sua atuação, através de medidas que buscam conscientizar seus profissionais e usuários para o respeito a essa camada da sociedade que muito contribuiu e continua contribuindo com o País.
Dentro desse esforço, o Sindiônibus, em parceria com o CRIARHT (Criatividade em Recursos Humanos do Transporte) e com o apoio do Sest/Senat, qualificou cerca de oito mil profissionais do sistema de transporte de Fortaleza para o atendimento a usuários com mais de 60 anos. As aulas contaram com supervisão direta do CRIARHT e foram ministradas com auxílio de apostilas, dinâmicas e textos motivacionais, trabalhando e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais.

VAMOS NÓS - Esse tipo de ação deve e precisa ser cad vez mais incentivada.

REALIZADO PRIMEIRO TRANSPLANTE DE MÉDULA ÓSSEA NO CEARÁ

"Aos 48 anos, o ferreiro Isídio Alves Moreira teve um problema renal e foi internado. Recebeu um ultimato: era possível que tivesse apenas mais uma semana de vida. Mas ele foi encaminhado à hemodiálise e conseguiu se recuperar. O benefício veio com uma notícia ruim. Isídio tinha mieloma múltiplo (tumor formado por células da medula óssea) e, possivelmente, precisaria de um transplante de medula. "Ele fez tudo que precisava, até chegar no transplante", conta Rita Moreira, a mulher de Isídio. Dois anos depois, ele foi o primeiro paciente a não precisar sair de Fortaleza para passar pelo procedimento em um hospital público. Ontem, o Ceará entrou para a lista de estados brasileiros que realizam transplante de medula óssea. Mas, por enquanto, o Hospital Universitário Walter Cantídio só realiza o tipo autônomo, ou autogênico, do procedimento. "Esse transplante utiliza células do próprio paciente", explica o hematologista Emerson Eulálio, que integrou a equipe responsável pelo procedimento. Em dois anos, a expectativa é de que o hospital realize também o transplante alogênico, que depende de um doador compatível. "O autônomo é o primeiro passo. A gente espera que a equipe ganhe experiência. Daí, para o alogênico é uma questão de tempo". Segundo Sílvio Furtado, diretor do Walter Cantídio, há dez anos que o hospital busca realizar o procedimento, mas somente agora foi possível."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

CID GOMES ANUNCIA: NÃO PARTICIPARÁ DA CAMPANHA EM JUAZEIRO DO NORTE E CAUCAIA

"As habituais caravanas do governador do Estado, Cid Gomes, pelo Interior cearense ganharam um novo caráter desde ontem à tarde. Licenciado da administração estadual para participar da reta decisiva da campanha eleitoral nos vários municípios do Estado, o chefe do Poder Executivo pretende visitar cerca de 40 cidades antes do pleito de 5 outubro. Mas na rota de viagens de Cid Gomes, pelo menos dois importantes colégios eleitorais ficarão de fora. São eles, Caucaia e Juazeiro do Norte. A informação foi relevada pelo próprio governador, ontem pela manhã, durante o lançamento da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, ocorrida no município de Caucaia. Cid Gomes explicou que está preferindo se manter neutro em municípios onde a base eleitoral dele está dividida. “Em Juazeiro, há dois candidatos da minha base”, citou, em referência aos candidatos Manoel Santana (PT) e Carlos Cruz (PP). Em Caucaia, a atual prefeita Inês Arruda (PMDB) e o deputado estadual Washington Góes (PRB). O deputado Washington integra o partido alternativo do governador Cid Gomes. Até aqui, no curso de sua campanha ele estava anunciando o apoio do governador à sua pretensão de ser prefeito do município de Caucaia. O governador já havia se comprometido com o PMDB, partido da prefeita Inês Arruda, de que não faria campanha naquele município, frustrando as expectativas dos aliados do deputado."

(Diário do Nordeste)

LANÇADO O CARTÓRIO 24 HORAS VIA INTERNET

"A Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), em parceria com os Correios, implanta, a partir de hoje, o sistema Cartório 24 horas no Estado. Com ele, cidadãos e empresas poderão solicitar serviços dos cartórios, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo, pelo site http://www.cartorio24horas.com.br/. Segundo o presidente da Anoreg-CE, Jaime Araripe Júnior, a ordem é facilitar e dar maior comodidade à clientela. Mas o principal impacto é no quesito custos com deslocamentos "pois o cliente ganhará tempo, segurança e rapidez", diz. Pelo serviço, será possível solicitar e pagar certidões, por meio da internet, e recebê-las via ECT por Sedex, carta registrada, E.M.S. (entrega no exterior), em formato eletrônico ou ainda retirá-las no próprio cartório. O Bradesco entra como parceiro. Ações desse tipo, que desburocratizam, merecem elogio."

(Coluna Vertical, do O POVO)

TSE ESTIMA MAIS DE 128 MILHÕES VOTANDO NO PRÓXIMO DIA 5

Justiça Eleitoral se prepara para receber mais de 128 milhões de eleitores em 5 de outubro outubro mais de 128 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às mais de 400 mil urnas espalhadas por todo País para escolher os prefeitos e vices em 5.563 municípios, e os 52.137 vereadores que compõem as câmaras municipais. Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta de que exatos 128.806.592 estão inseridos no cadastro da Justiça Eleitoral. Não votam este ano os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha (PE) e os alistados no exterior. O total do eleitorado brasileiro (incluindo DF, Fernando de Noronha e exterior), que ultrapassa os 130 milhões, cresceu 3,72% em relação ao eleitorado de 2006, e 7,58% em relação ao último pleito municipal, em 2004. Os números foram atualizados em agosto, após pequenos ajustes no cadastro. A atualização corrigiu casos pontuais de remanejamentos de zonas eleitorais, de transferências de domicílio eleitoral entre municípios dentro de um mesmo estado e, em alguns casos, entre estados, para retratar fielmente a realidade do colégio eleitoral brasileiro que deve comparecer às urnas no dia 5 de outubro.As mulheres continuam compondo a maior parcela do eleitorado, e sua participação vem crescendo ano a ano. Em 2000, elas eram 50,48% do total. Em 2004, passaram para 51,21% e neste ano já representam 51,73% dos eleitores.São Paulo (29.143.285 eleitores), Minas Gerais (14.072.285), Rio de Janeiro (11.259.334) e Bahia (9.153.629) são os estados com maior número de eleitores. Os estados com menor número de votantes estão na região Norte: Roraima (247.790), Amapá (384.825) e Acre (443.148). Ainda de acordo com os dados do TSE, divulgados na página de internet do Tribunal, o município de São Paulo é que tem maior número de eleitores. São exatos 8.198.282 aptos a votar. No mesmo estado encontra-se o município com menor eleitorado do Brasil. 924 eleitores vão eleger o prefeito, o vice e os nove vereadores em Borá."

(Site do TSE)

PESQUISA DATAFOLHA SINALIZA PARA DISPUTA ACIRRADA

"Promessa de muita emoção pelo Brasil a quase uma semana das eleições municipais. Em algumas das principais capitais brasileiras, candidatos que estavam atrás cresceram e alguns dos que estavam na frente perderam votos, de acordo com mais uma rodada de pesquisas Datafolha, contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Na reta decisiva, o cenário é de completa indefinição sobre quem irá para o 2º turno em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Em São Paulo, o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) manteve a trajetória ascendente e cresceu dois pontos percentuais. Com 24% das intenções de voto, Kassab, pela primeira vez, apareceu numericamente à frente de Geraldo Alckmin (PSDB). O candidato derrotado à Presidência da República em 2006 caiu dois pontos e agora tem 20%. Mas, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados. Kassab e Alckmin disputam um lugar no 2º turno contra Marta Suplicy (PT), que se manteve estável e lidera a corrida eleitoral com 37%. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) cresceu mais três pontos e se isolou na liderança, com 29%. Marcelo Crivella (PRB) interrompeu a trajetória de queda e se manteve estável, com 18%. Mas está ameaçado pelo avanço de Fernando Gabeira (PV), que cresceu sete pontos nas duas últimas pesquisas e tem agora 15% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o candidato do PRB. Em Porto Alegre, acirra-se a disputa entre as candidatas Manoela D’avila (PCdoB) e Maria do Rosário (PT) pela vaga que ainda parece aberta no anunciado segundo turno - já que a primeira deve ser mesmo do atual prefeito José Fogaça (PMDB). Manoela oscila um ponto pra baixo em relação à anterior, e fica com 18%, enquanto a petista faz um movimento contrário e alcança 19% das intenções de voto, contra os 18% anteriores. Fogaça oscila dois pontos pra cima e chega, também na consulta estimulada, a 35%. Nas simulações de 2º turno feitas pelo Datafolha, Fogaça apresenta vantagem e venceria todas duas. A petista Maria do Rosário por 53% a 37%, enquanto a vantagem sobre Manuela seria um pouco menor, mas chegaria à casa dos 12 pontos (50% a 38%). As pesquisas foram realizadas nos dias 25 e 26 de setembro e têm margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos."

(O POVO agências)

EM FORTALEZA, a parceria Datafolha/O POVO divulgará a partir das 15 horas deste sábado uma nova pesquisa. Luizianne deve vir com chances de ganhar a disputa logo no primeiro turno.

PRESO ASSALTANTE MISTERIOSO DO BANCO CENTRAL


"Em fevereiro deste ano a Polícia Federal (PF) prendeu em uma cidade-satélite de Brasília o cearense Antônio Jussivan Alves do Santos, o Alemão, apontado como chefe da quadrilha que furtou, em agosto de 2005, o Banco Central em Fortaleza, roubando R$ 164,7 milhões. A operação foi tida como um troféu pelos policiais que estavam no caso desde o início. Com a prisão de Alemão, restava à Polícia Federal chegar ao paradeiro de "Paulo Sérgio de Souza" e acabar com o mistério em torno do personagem mais famoso do caso BC. O mistério chegou ao fim no começo da noite da última quinta-feira com a prisão, em Minas Gerais, do assaltante Jorge Luiz da Silva, o Mineiro. Era ele o tal homem misterioso. Transferido para a superintendência da PF, em Brasília, Jorge Luiz passou boa parte do dia de ontem prestando depoimento ao delegado Antônio Celso dos Santos, responsável pelo caso.
O acusado deverá ser trazido nos próximos dias para Fortaleza, onde deverá prestar depoimento na sede da Justiça Federal. Depois de cruzar várias fotos e informações em fichas criminais, a Polícia pôde enfim confirmar a identidade de "Paulo Sérgio" como Jorge Luiz da Silva. Foi ele o homem que, em 2005, abriu com o nome falso a empresa PSS Grama Sintética, de onde a quadrilha escavou um túnel em direção ao BC e de lá saiu com os milhões em notas de 50 reais. Até ontem à tarde, a prisão de Jorge Luiz era mantida sob sigilo, para não atrapalhar a investigação. A identificação foi feita através de declarações prestadas pelos próprios participantes do crime e algumas testemunhas, que mantiveram contato com o assaltante alguns dias antes do furto.

* Do Jornal O POVO deste sábado leia mais aqui.

COPA 2014 - GRUPO DE SECRETÁRIOS DO CEARÁ TEM ENCONTRO COM A FIFA

Quatro secretários da administração estadual embarcaram em avião fretado, nessa noite de sexta-feira, com destino ao Rio de Janeiro. Viajaram Ferrúcio Feitosa (Esportes), Arialdo Pinho (Casa Civil), Bismarck Maia (Turismo) e Ivo Gomes (Chefe de Gabinete), segundo informação da Infraero. Esse grupo participará neste sábado e domingo de reunião de comissão da Fifa com delegações dos Estados interessados em ser sede de chaves da Copa 2014 do Brasil.
A Fifa vai cobrar providências em matéria de infra-estrutura e a comissão do Ceará, tendo o inglês fluente de Ivo Gomes, apresentará algumas ações já iniciadas com o objetivo de incluir Fortaleza nesse circuito.
A delegação cearense será recebida individualmente, das 15 às 16h30min de domingo (28). O Ceará chega ao Rio após ser apontado, na última quinta-feira (25), pelo próprio ministro dos Esportes, Orlando Silva, como "um dos favoritos" para ser uma das subsedes do maior evento esportivo do planeta. Na ocasião, serão debatidas eventuais dúvidas referentes a aspectos econômicos, financeiros, jurídicos e técnicos quanto à candidatura de Fortaleza.
A comitiva do Governo do Estado apresentará um vídeo de 15 minutos e demais materiais multimídias com detalhes do estágio atual do projeto, assim como especificidades das potencialidades do Estado do Ceará, do planejamento e das ações na infra-estrutura e estrutura da candidatura (transporte, comunicação, segurança, acomodações, hotéis, obras, modelo de investimentos, estudo de pré-viabiliadade, identificação de investidores em potenciais, fontes de financiamento, garantias e diferenciais). Aspectos esses exigidos para a apresentação junto à CBF.

CANDIDATO DO PCdoB FAZ PANFLETAGEM NO BAR MAIS TRADICIONAL DA PARQUELÂNDIA

"Nena" do Besouro recebendo o Professor Evaldo.

O PCdoB de Fortaleza trabalha firme para tentar emplacar dois vereadores. Um dos nomes é o Professor Evaldo, que conta com o apoio do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, mas que tem respaldo principalmente de lideranças do movimento estudantil e dos meios universitários. O Professor Evaldo esteve neste início de sábado panfletando em vários bares da Parquelândia. Ele, inclusive, dá aulas nos colégios Espaço Aberto e Master situados nessa área da Capital cearense.
Entre os bares escalados, fez questão de incluir o "Besouro Verde", com quase 60 anos de atividades e que atualmente é gerenciado por Wellington Martins, o conhecido "Nena", por sinal, ex-alteta do Ferroviário. A receptividade por parte dos jovens ao Professor Evaldo foi das mais positivas. O "Besouro" é o point de pré-universitparios e jovens que gostam de forró e paquera saudável.

P.S. É nesse bar sem muito salamaleco que nós aproveitamos para bater papo vez em quando. Claro que sem deixar de lado caneta, borrão e celular para a coleta de informações inesperadas.

* Besouro Verde - Rua Amadeu Furtdo, 381 - Parquelândia.

EX-CRAQUES DA SELEÇÃO BRASILEIRA PASSAM O FIM DE SEMANA NO CEARÁ


Desembarcou, no início desta madrugada em Fortaleza, o ex-jogador Sócrates, da Seleção Brasileira de Futebol. Veio acompanhado de sua mulher para participar de evento segunda-feira próxima, no Restaurante Beluga (Rua Ana Bilhar, 1376, Varjota).
Com ele, estarão os ex-craques Paulo Cézar Caju e Nelinho.
Caju chega neste sábado às 13h50min e Nelinho só na segunda-feira, por volta das 4 horas.
Não conseguimos descobrir detalhes do evento.

DETALHE - Todos estarão hospedados no Flat Mercury Golden, na Avenida Beira Mar.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CID DESCONHECE CRÍTICAS DE PATRÍCIA E AVISA: SÓ FALA SOBRE CAMPANHA DE LUIZIANNE


E o governador Cid Gomes (PSB) garantiu, nesta sexta-feira, ter ido ao canteiro de obras do futuro Hospital da Mulher como "governador" e não como cabo eleitoral pró-reeleição da prefeita Luizainne Lins (PT). A ida de Cid ao local irritou sua ex-cunhda e candidata à prefeitura de Fortaleza pelo PDT, senadora Patrícia Saboya, que prometeu entrar com uma representação com o governador. Ela avaliou o ato como de campanha, já que na mesma quinta-feira à noite estava na propaganda gratuita de Luizianne.
"Fui como governador visitar uma obra importante num setor importante que é o setor da saúde", declarou Cid à imprensa, antes de lançar, na Fazenda Boísa, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
Sob insistência de repórteres, ele deixou claro que não iria comentar a campanha de ninguém:
"Me pergunte sobre a Luizianne. Eu não vou comentar a campanha dos outros, não. Eu só comento a campanha da Luizianne". A reação foi uma resposta à queda nas pesquisas eleitorais principalmente de Patrícia, apoiada por seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB).
(Este Blog com o Blog de Política do O POVO - Foto/Arquivo)

DETALHE - Após esse compromisso, o governador entrou de licença para "interesse particular", devendo só retornar ao cargo no dia 5 próximo quando, em Sobral, segundo sua assessoria, estará votando. Nesse período, ele participará de vários comícios. O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) assumiu o Governo.

CONCURSADOS DA SEFAZ COBRAM NOMEAÇÃO FAZENDO UM PROTESTO SOLIDÁRIO

Os aprovados no último concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará doaram, nesta sexta-feira, 330 quilos de alimentos não-perecíveis para o Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade (Iprede). O objetivo foi protestar, de forma "pacífica e solidária", contra o Governo do Estado para cobrar a nomeação imediata de todos os concursados. Ainda neste ano, o governo estadual prometeu fazer a convocarção.
Segundo a comissão dos concursados, a intenção com esse gesto foi também mostrar a importância social do tributo e do fazendário "pois a figura do imposto, muitas vezes mal vista pela sociedade, ainda é a principal fonte de receita do Estado e quando o Governo do Ceará deixa de nomear os aprovados ele, conseqüentemente, perde a oportunidade de elevar a arrecadação, deixando de investir mais em áreas essenciais para a população, como educação, segurança e saúde", adiantaram lideranças do grupo para este Blog.

DETALHE - O concurso da Sefaz foi realizado em janeiro de 2007, após 14 anos sem concurso para o órgão. Até agora nem um terço dos aprovados foi nomeado. A expiração se dará em 7 de março de 2009.

TÉCNICO DUNGA VISITA O CEARÁ


Kléber, Dunga e amigos com flâmula do time local.

E Dunga, o treinador da Seleção Brasileira de Futebol, visita o Ceará. Está nesta sexta-feira na cidade de Várzea Alegre visitando o amigo e empresário Carlos Kleber Correia, presidente da Resol do Brasil, indústria de móveis plásticos. Dunga é o garoto-propaganda dessa empresa que foi inaugurada há cerca de dois meses. Deveria ter vindo para a festa, mas a data coincidiu com as Olimpíadas de Pequim. Ele chegou ontem à noite e ali grava para um comercial da Resol. Tev direito a uma festinha num dos bares tradicionais do município.
Carlos Kleber aproveitou e convidou Dunga para dar uma palestra para a juventude. O evento, marcado e anunciado na rádio local, virou imbróglio político. É que Kleber é aliado do prefeito Zé Helder, no que levou a coligação adversária, "O Prefeito de todos", a acionar a Justiça Eleitoral proibindo o evento. A juíza Nadir Papaléo concedeu liminar e a palestra não ocorreu.

(Colaboração Pompeu Batista, de Várzea Alegre)

LULA SANCIONA MP QUE AUMENTA DIREITO DE ESTAGIÁRIOS

"Está publicada na edição desta sexta (26) do Diário Oficial da União a atualização da Lei do Estágio. De acordo com a Lei n.º 11.788, a partir de agora, os estagiários que tenham contrato com duração igual ou superior a um ano têm direito a 30 dias de recesso, preferencialmente durante as férias escolares. Além disso, nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional. A legislação também prevê que o recesso deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de auxílio.
Quanto à duração do estágio, a nova lei diz que estudantes da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental (na modalidade profissional de educação de jovens e adultos) só podem ser contratados para a carga horária de quatro horas diárias de trabalho. Os alunos do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular podem trabalhar até seis horas diárias. Estágios com 40 horas semanais podem ser destinados somente a estudantes matriculados em cursos que alternem aulas teóricas e práticas.A lei estabelece ainda que o estágio, mesmo aquele que não é obrigatório para a conclusão do curso, agora tem de estar vinculado ao projeto pedagógico da escola, inclusive no ensino médio. O estagiário tem ainda de ser supervisionado por um coordenador na universidade e por um profissional na empresa."

PRINCIPAIS MUDANÇAS DA LEI

- Vínculo do estágio ao projeto pedagógico da escola
- Férias remuneradas, de 30 dias ou proporcionais
- Limites de quatro ou seis horas diárias
- Duração do estágio será de até 2 anos
- Cotas de 10% das vagas para deficientes
- Estágio não-obrigatório tem de ser remunerado
- Limite de vagas nas empresas para estágio de nível médio.

(Portal Uol)

INCÊNDIO EM TERRENO DO BAIRRO JOAQUIM TÁVORA ASSUSTA MORADORES


O fogo ainda resistia no fim desta tarde de sexta-feira.

Um incêndio de grande proporção foi registrado, nesta tarde de sexta-feira, num terreno murado que servia de depósito de madeira para uma construtora e que se localiza na avenida Visconde do Rio Branco, próximo à avenida Soriano Albuquerque (Bairro Joaquim Távora). Segundo o Corpo de Bombeiros e guardas da Defesa Civil, não houve vítimas e o fogo está sendo controlado aos poucos. Cinco viaturas dos bombeiros já foram usadas na operação e a expectativa é de que o fogo ainda demore a ser controlado. "Tem muita madeira lá dentro e isso é combustível para mais fogo", disse para o Blog um dos bombeiros na operação. O nome da construtora não foi divulgado.
No fim da tarde, um senhor de 72 anos, que mora em frente ao local, teve problemas respiratórios por causa da fumaça e foi levado para o Hospital Unimed. A área, que é residencial, estava isolada desde as 14 horas, ocasião em que o fogo se irrompeu, de acordo com os guardas de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania que controlam o trânsito e fazem o isolamento no local. Para os bombeiros, o incênio pode ter sido mais um provocado por mato verde que, nessa época do ano, sempre ocorre em vários pontos da Capital cearense em razão da alta temporatura. "Juntou o mato com a madeira e veio esse fogo todo", disse um dos bombeiros. O laudo deve sair antes dos 15 dias. É o sétimo caso de incêndio desse tipo registrado neste mês.

(Marcos Lira, leitor do Blog)

LEÃO AVISA: PRAZO DA DECLARAÇÃO DO ITR TERMINA NA PRÓXIMA SEMANA

"Aproximadamente 800 mil proprietários rurais ainda não entregaram a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) à Receita Federal. O prazo termina na próxima terça-feira (30) às 20h (horário de Brasília) e a estimativa do órgão é receber entre 4,8 milhões e 4,9 milhões documentos.
Todos contribuintes com imóveis rurais com área acima de 200 hectares estão obrigados a fazer a entrega pela internet, por meio do programa de computador Receitanet disponível no site do órgão.
Quem não se enquadra nessa situação deve utilizar os formulários disponíveis no site e entregá-los nos Correios ao custo de R$ 3,5. Se a declaração for armazenada em disquete de computador, as informações devem ser encaminhadas ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal, obedecendo ao horário de funcionamento das agências."

(Agência Brasil)

GOVERNADOR DO PIAUÍ VEM FALAR EM COMÍCIO PRÓ-LUIZIANNE LINS


O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participará, nesta sexta-feira à noite, de comício pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins. Vai ocorrer no bairro Maraponga. Ali, segundo a assessoria da candidata, Luizianne falará sobre as ações de sua gestão no quesito recuperação e urbanização de lagoas como a de Maraponga.
Já Wellington Dias fará pronunciamento defendendo a contiuidade do projeto Lula em Fortaleza, que prioriza as camadas mais baixas da população.
Dias é mais um que chega para reforçar pregações pró-Luizianne feitas por vários ministros que já participaram de atos de campanha do PT.

JESUALDO FARIAS É NOMEADO REITOR DA UFC


O Diário Oficial da União, edição desta sexta-feira, traz decreto assiando pelo presidente Lula nomeando o professor Jesualdo Farias, que obteve mais de 80% dos votos em consulta, para rReitor da Universidade Federal do Ceará. Jesualdo cumprirá mandato de quatro anos e, dentro de 30 dias, ele deverá tomar posse durante solenidade em Brasília, na sede do Ministério da Educação. Já a transmissão do cargo ocorrerá após 15 dias da posse.
Jesualdo Farias era vice-reitor do falecido Ícaro Moreira. Ele promete continuar projetos e reforçar a luta pela expansão de cursos e vagas na Instituição.

BUSH VAI À TV E DIZ QUE PACOTE DA SALVAÇÃO DEVE SER APROVADO

"O presidente dos EUA, George W. Bush, disse nesta sexta-feira, em pronunciamento na TV, que o governo vai conseguir aprovar o pacote de ajuda a setor financeiro, de US$ 700 bilhões, proposto no sábado (20). "Precisamos rapidamente de um plano de resgate dos bancos em dificuldades." Bush afirmou que há desacordos sobre determinados aspectos do pacote, mas que não há discordância sobre a necessidade de se fazer algo para evitar maiores danos à economia.
O presidente americano afirmou ainda que a negociação sobre a ajuda destinada ao setor financeiro "é um grande desafio para os legisladores". Bush afirmou que eles "querem expressar suas opiniões e têm esse direito". Bush, no entanto, foi categórico: "Vamos conseguir aprovar o pacote", afirmou, ressaltando que republicanos e democratas "vão se unir para chegar a um plano substancial".
O pronunciamento ocorre após mais um capítulo que demonstra a gravidade da crise financeira. O banco de poupança e investimentos ("savings & loans") Washington Mutual (WaMu) foi fechado pelo governo dos EUA na maior falência de um banco na história do país, e seus ativos bancários foram vendidos por US$ 1,9 bilhão ao JPMorgan Chase."

(Folha Online)

IVO GOMES ABRE DIÁLOGO E TENTA RESOLVER GREVE NA SAÚDE


O chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes, recebe agora, em seu gabinete no Palácio Iracema, membros da Mesa Estadual de Negociação Pemanente, que representa os servidores públicos estaduais. A reunião é para tratar sobre a greve que os servidores de nível médio da pasta da Saúde realizam em busca de um novo plano de cargos, carreiras e salários.
Ivo Gomes, segundo assessores, quer resolver uma questão que já se arrasta há meses entre os gabinetes das secretarias da Saúde e do Planejamento e Gestão.
A paralisação do pessoal da Saúde teve inicio ontem e, segundo a categoria, é por tempo indeterminado. Ficou acertada em assembléia do último dia 19 e só na quinta-feira oficializada. Nos hospitais, atendimento emergencial vem sendo respeitado, mas há problemas na área de marcação de consultas.
O presidente da CUT-Ceará, Jerõnimo Nascimento, participa do encontro.

TSE LIBERA FORMULÁRIO DA JUSTIFICATIVA DE VOTO

"Os eleitores que estiverem fora da cidade onde votam no dia 5 outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições municipais, têm que justificar a sua ausência no pleito. O formulário da justificativa já está disponível na página principal do Tribunal Superior Eleitoral na internet e também será distribuído nos locais de votação no dia da eleição.
A justificativa é gratuita e o formulário deve ser entregue, no dia da eleição, no mesmo horário da votação, ou seja, das 8h às 17h, em qualquer seção eleitoral ou em postos de justificativa montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
O eleitor deve apresentar o título de eleitor ou documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista). Nesse caso é necessário que o eleitor tenha o número de seu título para preenchimento do formulário. Quem não tem o número deve procurar o seu cartório eleitoral. A justificativa pode ser preenchida antes da entrega, mas o TSE orienta os eleitores a assiná-la apenas na presença do mesário."

(Site do TSE)

SERVIÇO

* Requerimento e explicações aqui.

TÚLIO MARAVILHA QUER SER GOVERNADOR DE GOIÁS


"O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, que se cuide. Assim como ele, Túlio Maravilha, três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro e principal goleador da série B deste ano, também quer ser governador de Goiás. Candidato a vereador pelo PMDB em Goiânia, sua terra natal, Túlio Humberto Pereira da Costa, 39 anos, nem chegou ainda à Câmara Municipal, mas já traça planos políticos ambiciosos para a nova carreira.
Consagrado pelos mais de 800 gols que fez, por 24 clubes e pela seleção brasileira, e também pelo estilo irreverente, o atacante se revela um dedicado discípulo do presidente Lula ao recorrer a metáforas futebolísticas para falar de suas pretensões políticas.“O jogador quer ganhar títulos, ser artilheiro do campeonato, ser convocado para a seleção e jogar uma Copa do Mundo. Política é a mesma coisa; primeiro vereador, depois deputado estadual até chegar a governador”, adianta.
A estratégia se assemelha a de um treinador que arma a equipe para vencer um adversário mais qualificado. Como na linguagem dos boleiros, um passo de cada vez até chegar ao objetivo final."

(Congresso em Foco)

CASO FECOMÉRCIO - LUIZ GASTÃO DARÁ COLETIVA


O presidente da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão, dará entrevista coletiva, a partir das 14 horas desta sexta-feira, no auditório do Palácio do Comércio (Centro). Segundo a sua assessoria, ele vai esclarecer detalhes acerca de sua prestação de contas que seria alvo de auditoria por parte da Confederação Nacional do Comércio.
Esses questionamentos relacionados à Fecomércio teriam sido o estopim para que Gastão, então candidato a Prefeito de Fortaleza pelo PPS, renunciasse dessa postulação. Há denúncias de que Gastão usava a máquina da federação em sua campanha eleitoral, o que chegou a ser comunicado por sócios da entidade ao Tribunal Regional Eleitoral.
Luiz Gastão, que passou o dia de ontem no Rio de Janeiro, em reuniões na Confederação Nacional do Comércio, deverá, segundo sua assessoria, prestar todos os esclarecimentos à imprensa.
Essa é, aliás, a expectativa de todos já que a Fecomércio é uma entidade que administra o Sesc e o Senac, organismos que têm serviços prestados à população.

* Sobre o caso saiba mais aqui.

DETRAN DO CEARÁ PARALISA ATIVIDADES

Os servidores do Departamneto Estadual de Trânsito (Detran) paralisaram atividades nesta sexta-feira e só devem retomar atividades na próxima segunda-feira. A paralisação é uma advertência ao governo do Estado. A categoria reivindica um novo plano de cargos, carreiras e salários que resulte em ascensão profissional e rejuaste salarial. O governo do Estadso diz que está aberto ao diálogo, mas que a proposta de mudança na estrutura dos cargos é inviável e não permitida legalmente. Essa alteração poderia onerar a folha do órgão em até 300%.
Em contato com este Blog, a assessoria de imprensa do Detran informou que a partir das 14 horas, no auditório do órgão, haverá encontro da diretoria com os servidores para a discussão de propostas alternativas. Isso para que no próximo dia 7, durante audiência com a secretária do Planejamento e Gestão, Silvana Parente, possa ser fechado um acordo.
Com a paralisação do pessoal do Detran, estão sem operar os serviços de hbiulitação e de registro de carros.
As blitzes, segundo a direção do Detran, não ocorrerão neste fim de semana.

CIRO APOSTA EM SURPRESA E ACHA QUE O ELEITOR VAI DESMISTIFICAR INSTITUTOS DE PESQUISA


deputado federal Ciro Gomes (PSB) tomou a rota de Brasília e Goiânia, nas últimas horas, onde cumprirá agenda de campanhas e conferência, segundo assessores. Mas ele disse que voltará logo para a arrancada final da campanha em favor da candidata do PDT à prefeitura, senadora Patrícia Saboya, certo de que o eleitorado de Fortaleza vai refletir bem na hora do voto.
Para Ciro, é um absurdo que o eleitorado queira dar um novo mandato, e logo em primeiro turno, para a prefeita Luizianne Lins (PT), que nada fez.

"Votar em Luizianne é dizer que tudo tá bem na cidade. Quem olha para o padrão da saúde, da educação, vê o trânsito caótico, uma ciade sem política de ordenamento territorial... vê o Morro de Santa Terezinha acabado... a Praia de Iracema, que eu recupere como governador, hoje é um prostíbulo a céu aberto... Tenho certeza que os eleitores fortalezenses vão desmistificar os institutos de pesquisa", expõs o parlamentar que, na Capital cearense, disputa prestígio com o irmão, o governador Cid Gomes (PSB), que está se licenciando hoje do cargo para mergulhar na campanha pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT).

JUSTIÇA MANDA UNIÃO INDENIZAR PASSAGEIRO VÍTIMA DO APAGÃO

"A Justiça Federal condenou a União a pagar indenização por danos morais e materiais a um passageiro em razão do chamado "apagão aéreo" ocorrido em dezembro de 2006. Pela decisão, o passageiro deve receber R$ 178,50 atualizados por danos materiais e dez salários mínimos (R$ 4.150) por danos morais, mais juros. No fim daquele ano, cerca de dois meses depois de acidente com um avião da Gol que deixou 154 mortos, começou o caos nos aeroportos, com falhas no sistema aéreo e atrasos e cancelamentos de vôos.

O passageiro ajuizou a ação por ter chegado a Florianópolis com 22 horas de atraso após sair de São Paulo. Disse que sofreu "enorme desconforto, transtorno, aborrecimento, sentimentos agravados pelo descaso e falta de assistência e informações". O passageiro afirmou ainda que foi obrigado a cobrir despesas de hospedagem e transporte em razão da demora.
O juiz Cláudio Roberto da Silva, da 3ª Vara Federal de Florianópolis, considerou que a TAM e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não foram culpadas, porque a empresa é impedida de levantar vôo sem autorização do órgão responsável e porque a Anac não tem atribuição de fiscalização do controle do tráfego aéreo."


(Folha Online)

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Ana Paula Tabalipa, que estará na edição de outubro da revista "Playboy". O ensaio foi feito pelo fotógrafo Maurício Nahas. A moça tem predicados para, digamos, dar uma virada em qualquer pesquisa, não é mesmo?

TV CIDADE FARÁ O ÚLTIMO DEBATE COM PREFEITURÁVEIS ANTES DAS ELEIÇÕES


A TV Cidade realizará domingo, às 20h30min, debate com os "prefeituráveis". A novidade é a presença de Carlinhos (PCB). Sérgio Braga, o novo candidato do PPS em substituição a Luiz Gastão (PPS) que renunciou, não participa. Chegou depois que o TRE homologou o debate.

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

DETALHE - Carlinhos Vasconcelos, postulante do PCB, vai ter a chance de participar do debate, que terá como mediador o apresentador do Jornal da Cidade, Franklin Rabelo, o "Celso Freitas" do Ceará.

TRÊS IRMÃOS MORREM AFOGADOS EM ASSARÉ

O clima é de comoção na cidade de Asssaré, cidade situada na Região do Cariri. Três irmãos morreram afogadas quando foram pegar água num açude situado na localide de Sítio Olho d'Água e não sabiam nada.
Os três tinham 13, 9 e 6 anos de idade, segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI). O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira.

FECOMÉRCIO DO CEARÁ SOB INVESTIGAÇÃO

"O afunilamento de uma auditoria nas contas do Serviço Social do Comércio no Ceará (Sesc/CE) seria a principal causa da retirada da candidatura de Luiz Gastão Bittencourt (PPS) à Prefeitura de Fortaleza. A fiscalização levantou suspeita sobre vários atos da gestão de Luiz Gastão à frente da Federação do Comércio do Estado Ceará (Fecomércio), entidade que presidira por 10 anos e da qual se licenciara em 4 de junho para entrar na disputa pela Prefeitura. O Sistema Fecomércio engloba, além do Sesc, o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC). A crise começou a ganhar contornos visíveis na sexta-feira da semana passada (19), quando um ofício do Conselho Fiscal do Sesc Nacional chegou ao Tribunal Regional Eleitoral. Em um texto sucinto, o Conselho pediu que fossem investigadas denúncias referentes ao uso de equipamentos da instituição na campanha de Gastão. Além disso, o Conselho enviou um dossiê e uma denúncia formal assinada por Sebastião Freitas Menezes que é vice-presidente do Sindivendas, um dos 36 sindicatos que integra a Fecomércio. Na denúncia, protocolada com o número 103697/2008 e que caiu nas mãos do juiz eleitoral Emanuel Leite Furtado, o empresário Sebastião Menezes lista uma série de supostas irregularidades que teriam sido praticadas na gestão de Luiz Gastão Bittencourt de 2001 até sua licença para se candidatar a prefeito.
No material recebido pela Justiça existem indícios de desvio de dinheiro público do Sesc/Ceará através de triangulação com empresas de procedência duvidosa, falta de prestação de contas, pagamento de passagens aéreas para familiares e amigos de Luiz Gastão, frete de carreta com o dinheiro do sistema Fecomércio e outras. Antes de chegar ao TRE, o Conselho Fiscal do Sesc Nacional já havia tomado conhecimento das denúncias. Em junho deste ano, auditores enviados de Brasília chegaram ao Ceará e teriam identificado algumas irregularidades. O POVO apurou que um auditor e uma auditora voltaram a Fortaleza na última sexta-feira, 19. Por causa da presença dos dois no Estado, correu, nos bastidores da Fecomércio, Sesc e Serviço Nacional do Comércio (Senac) a possibilidade de uma intervenção federal no Sesc Ceará. A intervenção não aconteceu, mas Luiz Gastão Bittencourt - alegando "complô" contra ele na Fecomércio - renunciou à candidatura para prefeito de Fortaleza e voltou a sentar-se na cadeira de presidente da Fecomércio."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

É CRIME ELEITORAL USAR BOLSA FAMÍLIA PARA PEDIR VOTOS, DIZ GOVERNO

"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) condenou, nesta quinta-feira, 25, a possibilidade de uso eleitoral do programa Bolsa Família. Em nota, o ministério ressalta que tentativas de troca de votos por promessas de inscrição no Bolsa Família ou pressões para induzir as pessoas atendidas pelo programa a votar em determinados candidatos para não perderem o benefício configuram crime eleitoral.
"Atos como esses devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral, parceiros na rede pública de fiscalização do programa e responsáveis pela investigação de denúncias eleitorais", informa trecho da nota. Reportagens publicadas esta semana na imprensa afirmam que candidatos estariam condicionando a inclusão e a manutenção de beneficiários no programa à vitória nas eleições para prefeito e vereador.
O MDS reforça que a inclusão no programa é um direito de todas as famílias com renda mensal por integrante de até R$ 120, independentemente da filiação partidária. "A gestão do Bolsa Família é descentralizada, cabe às prefeituras a inscrição das famílias no Cadastro Único - base de dados usada pelo governo federal para seleção de beneficiários - e o acompanhamento das contrapartidas nas áreas de educação e saúde", diz a nota."

NO CEARÁ, é difícil encontrar um candidato da base lulista que não use o Bolsa Família como trunfo eleitoral. Na propaganda gratuita de Luizianne Lins, por exemplo, ela sempre destaca que Fortaleza é a Capital do Nordeste com o maior número de "beneficiados" pelo Bolsa Família. Engraçado como o governo federal só agora divulga nota com esse tipo de recomendação. A eleição ocorrerá no dia 5 próximo.

AGUARDADO NO CEARÁ, AÉCIO NEVES PASSA ANTES POR PERNAMBUCO E PARAÍBA


O governador mineiro com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

"Se o presidente Lula não vem para o Recife, o governador de Minas gerais, Aécio Neves (PSDB) tem presença confirmada em solos pernambucanos nesta sexta-feira. Às 9 horas, o mineiro desembarca no Aeroporto dos Guararapes e concede uma entrevista coletiva para a imprensa, seguindo de helicóptero para a cidade de Limoeiro, onde terá uma reunião política, com presença do candidato a prefeito Ricardo Teobaldo (PSDB). O tucano interrompe o "tour" pernambucano, vai até Campina Grande (PB) e retorna para Carpina, onde participa de caminhada e comício de Manoel Botafogo (PSDB). Às 21 horas, deve chegar em Gravatá, onde também participa de evento eleitoral."

(Blog da Folha de Pernambuco - link ao lado)

BOM LEMBRAR - Aécio Neves cumprirá agenda de campanha no Ceará neste sábado. No roteiro dele, levado por Tasso Jereissati (PSDB), três cidades: Pacajus, Caucaia e Itapipoca.

LULA DESISTE DE VIAJAR AOS ESTADOS ANTES DAS ELEIÇÕES

"Lula desistiu de viajar a vários Estados antes das eleições do próximo domingo dia 5. Só irá a São Bernardo, no ABC paulista. Pesou em sua decisão a insatisfação de vários partidos aliados do governo com o tratamento diferenciado dado por ele a candidatos do PT a prefeito.
Na próxima semana Lula iria a Betim, perto de Belo Horizonte. Mas como poderia ir lá e deixar Belo Horizonte de fora do seu roteiro de eventos políticos? O PT apóia em Belo Horizonte a eleição de Márcio Lacerda (PSB). Mas parte do PT não apóia.
João Paulo (PT), prefeito do Recife, desembarcou, ontem, em Brasília para convencer Lula a comparecer ao comício de encerramento da campanha de João da Costa (PT) marcado para amanhã.
A candidatura de Da Costa foi impugnada pela Justiça sob a acusação de que se beneficiou da máquina administrativa da Secretaria de Educação municipal.
Lula declinou do convite."


(Blog do Noblat)

FLAGRANTE DO BLOG - CAMINHÃO DESPEJA SEM CERIMÔNIA LIXO E ENTULHO EM UMA VIA PÚBLICA


Eis o caminhão despejando lixo na via pública.

De Franklin Júnior, leitor deste Blog, recebemos a seguinte mensagem, com direito a denúncia que merece apuração e providências:

"Caro Eliomar,

Existe um problema crônico de falta de educação da nossa população. Esta foto ilustra muito bem o que estou dizendo. Esse absurdo acontece exatamente em plena Avenida Santos Dumont, entre as ruas João Cordeiro e Antônio Augusto. É um fato que acontece há muito tempo.
É bem verdade que a Prefeitura manda diariamente um caminhão para fazer a limpeza. Entretanto, a meu ver, o correto seria arranjar uma maneira de "pegar" o infrator e dar um bom exemplo, aplicando-he a legislação cabível. Isso se enquadra como crime ambiental.
Na foto aparece entulho de construção, que foi colocado inclusive invadindo a pista de rolamento, obrigando os transeuntes a arriscar a própria vida, caminhando sobre o asfalto.
Mas não colocam somente entulho. Há dias que vemos no local muito lixo orgânico, provocando um terrível odor.
A mesma coisa acontece no quarteirão oposto. Ou seja: Rua Costa Barros, também entre a João Cordeiro e a Antônio Augusto. Já é tempo de se tomar uma providência mais séria.

Sem mais,

Cordialmente
Franklin Jr.

* BLOG SERVIÇO - Faça como Franklin e mande seu protesto, queixa ou denúncia com fotos para este Blog. O nosso correio eletrônico é o www.eliomarmar@uol.com.br/

PATRÍCIA SABOYA ABRE OFENSIVA CONTRA O EX-CUNHADO CID GOMES

Pois é, divulgamos neste Blog que o governador Cid Gomes (PSB) vai entrar de licença por "interesse particular" (campanhas eleitorais), a partir do meio-dia desta sexta-feira, mas ficamos matutando os porquês. Pelo visto, um dos motivos já apareceu. E foi durante encontro que a candidata do PDT à Prefeitura, senadora Patrícia Saboya, manteve na parte da tarde desta quinta-feira com um grupo de humoristas no Hotel Sonata (Praia de Iracema). Entre eles, Rossicleá, Augusto Bonequeiro, Raimundinha e Adamastor Pitaco.
Bem, mas ao final de uma entrevista coletiva à imprensa nesse local, Patrícia aproveitou e, do clima descontraído, partiu para um papo dos mais sérios e surpreendentes. Ela criticou o governador Cid Gomes, que visitou o local onde será construido o futuro Hospital da Mulher, com direito a loas de apoio à prefeita Luizianne Lins (PT). A ex-cunhada não gostou e partiu para o ataque:

"O Governador disse que estava em agenda oficial na visita a um terreno vazio. Então como as imagens puderam ser aproveitadas em um programa eleitoral? Acho que o Governador não tem o que fazer, por isso estamos entrando com uma representação contra ele".

DETALHE - O que Deus uniu, a política separa. Principalmente laços de família. Cid pediu licença, pelo visto, para não azedar mais ainda sua relação com muitos de sua amizade que, na disputa em Fortaleza, por exemplo, navegam em barcos diferentes.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA PACOTE PARA AUMENTAR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

"O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (25) uma série de ações para aumentar o número de doadores de órgãos e tornar mais transparente o sistema de transplantes no país. O pacote prevê, entre outras medidas, aumento na remuneração das equipes envolvidas em todas as etapas do procedimento - com isso, o governo calcula um impacto de R$ 60 milhões nos gastos com transplantes - e a criação de grupos especializados na busca de órgãos."

Uma campanha de doação de órgãos tambem foi lançada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde e traz como garotos-propaganda três pessoas que tiveram órgãos transplantados. As peças publicitárias destacam a importância do tempo para quem aguarda uma doação. "Tempo é Vida" é o slogan da campanha."


* Do Portal Uol Leia mais

REVISTA SINGULAR EM NOVA EDIÇÃO


Eis a capa da nova edição da revista Singular, editada pelo jornalista Eliézer Rodrigues (El bigode que não canta). O lançamento ocorrerá no sábado, a partir das 13 horas, em local dos mais aconchegantes: o Flórida Bar.
Entre os destaques, um pouco do grande Graciliano Ramos.

PSOL DO CEARÁ TEME USO DE CARROS LOCADOS PELA PREFEITURA E GOVERNO EM CAMPANHAS

O PSol do Ceará entrou com uma representação no Ministério Público Eleitoral solicitando que o órgão cobre da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado informações sobre a lista dos veículos automotores locados por essas duas esferas de poder. O partido diz estar recebendo denúncias de que nestas eleições esteja ocorrendo a utilização de carros oficias de prefeituras para campanhas, o que já foi registrado, por exemplo, no Amapá e em São Paulo.

Diz o PSol em sua representação: "Entendemos que é preciso garantir a lisura da nossa disputa, facilitar a fiscalização e evitar especulações sobre práticas proibidas ou irregulares. Como reza o Princípio da Precaução que consta na Constituição Federal, essa fiscalização pode ocorrer da melhor forma se feita pelo Ministério Público Eleitoral com a colaboração dos partidos políticos e seus candidatos. Por isso, o PSOL solicita que o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral possuam e disponibilizem à população um cadastro contendo informações como placa, marca e modelo de todos os carros oficiais."

IBOPE/TV VERDES MARES - LUIZIANNE LINS MARCHA PARA A VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO

Saiu nesta quinta-feira mais uma pesquisa Ibope/TV Verdes Mares. Confira os números divulgados pelo Jornal do 10:

* ESTIMULADA

LUIZIANNE LINS (PT) - 50%
MORONI TORGAN (DEM) - 20%
PATRÍCIA SABOYA (PDT) - 16%
RENATO ROSENO (PSOL) - 2%
PASTOR NETO (PSC) - 1%
AGUIAR JÚNIOR (PTC) - 0
ADAHIL BARRETO (PR) - 1%
CARLINHOS VASCONCELOS (PCB) - 0
BRANCOS/NULOS - 3%
NÃO SABE - 4%
NÃO RESPONDEU - 4%

* A pesquisa indagou quem seria eleito o prefeito: Luizianne ficou com 75%.

* A pesquisa ouviu de domingo até 3ª feira 805 eleitores. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

GOVERNADOR TIRA LICENÇA PARA MERGULHAR NA CAMPANHA ELEITORAL


Me aguardem!

O governador Cid Gomes (PSB) entra de licença, a partir do meio-dia desta sexta-feira, para "interesse particular". Com isso, assumirá a chefia do executivo estadual o vice-governador, Francisco Pinheiro (PT). Uma mensgem nesse sentido já foi enviada para a mesa diretora da Assembléia Legislativa, a quem caberá avaliar em razão do recesso branco.
Cid permanecerá nessa condição até o dia 5 de outubro quando, claro, voltará para cumprir sua obrigação de eleitor.
Nesse período, o governador deverá se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Mais detalhes sobre essa dedicação política de Cid não foram liberados pelo Palácio Iracema. A expectativa é de que ele participe de comícios pró-Luizianne Lins (PT) e em cidades consideradas estratégicas em seus planos políticos.

DETALHE - Cid Gomes, pelo visto, quer plantar, de forma concreta e arregaçando as mangas, seu caminho pró-reeleição em 2010.

FISCAL DA PREFEITURA É PRESO NO IGUATEMI ACUSADO DE CRIME DE EXTORSÃO

Um fiscal da Prefeitura de Fortaleza foi preso em flagrante nesta quinta-feira acusado de crime de extorsão. Segundo o delegado Francisco Alves, titular do Departamento de Inteligência Policial (DIP), informou para este Blog, o acusado, durante vistoria realizada na loja Datelli, situada no Shopping Iguatemi, detectou atraso na data do registro sanitário. Teria ele cobrado uma quantia de R$ 400,00 para não multar a loja, no que ficara acertado para esta tarde o pagamento.
Nessa hora, o fiscal, sob foco de câmeras de vídeo, recebeu o dinheiro e acabou preso em flagrante por equipe da DIP que já estava no local.
A loja pertence a um parente do deputado estadual José Sarto (PSB).

JUSTIÇA LIBERA CANDIDATURA DE EXPEDITO FERREIRA EM ARACATI

"O candidato do PR à Prefeitura de Aracati, Expedito Ferreira, conseguiu uma liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que o garante permanecer na campanha eleitoral. A liminar, concedida pelo juiz Anastácio Jorge Souza Marinho, derruba a decisão do juiz da 8a Zona Eleitoral de Aracati, Raimundo Deusdet Rodrigues Júnior, que cassou o registro do candidato do PR por ter renovado no dia 31 de junho a contratação de 301 servidores para o Município.
A ação foi provocada pelo Ministério Público com base em solicitação do Sindicato dos Empregados e Trabalhadores de Saúde do Estado do Ceará Saúde (Sindsaúde) para contratação de servidores aprovados em um concurso público. Expedito argumentou, em sua defesa, que as contratações não feriram a lei.
O juiz Anastácio Marinho afirma, em seu despacho, que ''a partir de um exame superficial dos fatos ali abordados, percebi a existência de várias nuances que podem ter ensejado as diversas contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracati, tal como eventual impossibilidade provisória para realização de concurso público''.

* Do Portal Ceará Agora, leia aqui.

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO MEC É DEMITIDO

"O secretário da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Ronaldo Mota, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (25). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério.Os motivos da saída e nomes para substituição do cargo ainda não foram divulgados. Segundo a assessoria, o secretário e outros representantes do MEC estão reunidos nesta tarde.

Mota foi escolhido em abril do ano passado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para assumir o cargo. Anteriormente, ele dirigia a Seed (Secretaria de Educação a Distância) desde março de 2005."



(Folha Online)

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE LIBERDADE DO ACUSADO DA MORTE DO DELEGADO CID JÚNIOR

O desembargador Gerardo Brígido negou liminar impetrada por advogados do procurador de justiça aposentado Ernandes Lopes Pereira, acusado de matar o delegado de Polícia Civil Cid Júnior Peixoto do Amaral (60). Cid foi asssassinado com um tiro de pistola na cabeça quando estava acompanhado de sua mãe, numa confraternização na casa que Ernandes havia comprado no entorno da Lagoa da Precabura, no município de Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza).
O crime ocorreu no dia 13 de agosto último e o procurador aposentado , preso em flagrante na ocasião, está recolhido no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarcanga.
A mesma ação da defesa foi negada pelo juiz da Comarca de eisébio, Elçy Gonçalves. os advogados alegam que Ernandes Lopes matou o deçlegado num disparo acidental.

ATUALIZAÇÃO (19h05min) - Advogados do procurador aposentado esclarecem para o Blog que o desembargador Gerardo Brígido não teria negado liminar impetrada por eles pedindo que o cliente responda em liberdade. Dizem que o desembargador pediu mais informações a respeito de todo o caso.

SECRETÁRIO ANUNCIA RODÍZIO GERAL NAS DELEGACIAS DISTRITAIS E METROPOLITANAS

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, determinou, nesta quinta-feira, um rodízio quase que geral em se tratando de titulares de delegacias distritais e metropolitanas. Só ficará no posto quem assumiu a partir de 1º de julho de 2007.
Em termos de distritais, que são 34, determinou mudança em 20. Em matéria de metropolitanas, que são 8, decidiu que haverá rodizío em seis.
A mudança já tem data definida: 6 de outubro próximo.
Segundo a assessoria do secretário Robeto Monteiro, a decisão é apenas de rotina.

VAMOS NÓS - Claro que não foi por questão de rotina uma medida desse porte. Há muito tempo que o secretário Roberto Monteiro vem detectando a formação de "panelinhas" de delegados tentando confrontá-lo (pra não dizermos outra coisa) . Nos bastidores do Palácio da Segurança, fala-se que o estopim para mexida desse nível tenha sido a revolta de delegados que se irritaram com a declaração do próprio Secretário de que a "Polícia Civil está falida".

ATUALIZAÇÃO (21h55min) - Eis a relação dos delegados que passarão pelo rodízio:

RELAÇÂO DOS DELEGADOS QUE INTEGRAM O "RODÍZIO"-----------------------------------------+--------------+---------------------------UNIDADE POLICIAL Início ULTIMAS LOTAÇÕES Decrescente -----------------------------------------+--------------+---------------------------1° DP - Titular - FRANCISCO BRAGUINHA DE 24/08/2005 3" DP, .A JURIDICA, 3" DP SOUZA 29/08/2005 ,1 1"DP 3"DP, 1" DP, 11"DP,Substituto - Maria de Jesus Evangelista Guaiuba Menescal -----------------------------------------+--------------+---------------------------2° DP -Titular - ALIZIO FREITAS DA JUSTA 29/11/2007 DRF, DADT, DCCFP, 26°DP Substituto -Francisco Leite de Queiroga 06/09/2007 4°DP, 2°DP, 25°DP, 2°DP -----------------------------------------+--------------+---------------------------3° DP Titular - VAGNER DINIZ LEITE 01/02/2007 8°DP,90DP,17°DP,80DP Substituto - Vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------6" DP -Titular - PAULO CEZAR CAVALCANTE 25/06/2004 28°DP,32"DP, 10°DP,DTO DE ANDRADE 01/02/2007 34°DP, 14°DP, 7°DP Substituto - João Jeovane Oliveira Teófilo -----------------------------------------+--------------+---------------------------7° DP -Titular - JOSE LIRA XIMENES 09/11/2005 26°DP, 2°DP 30°DP, 7°DP, Substituto - Maria Daurilene Lima de 08/03/2006 30°DP, 25°DP Lemos -----------------------------------------+--------------+---------------------------9°DP- Titular - FRANCISCO SIDNEY FURTADO 01/02/2007 Capturas. 23°DP. Cascavel, RIBEIRO 01/02/2007 Guaiuba, 15°DP, 9°DP, DRF,Substituto - Augusto Hermes Veras dos 19°DP Reis -----------------------------------------+--------------+---------------------------10"DP- Titular - MARIA ELIANE BARBOSA 24/08/2005 1°DP,DPM, 12°DP, 25°DP, LIMA 29/08/2005 1"DP. DPM, 22"DP, Substituto -Ana Lucia Nunes Vieira de CORREGEDORIA Sousa -----------------------------------------+--------------+---------------------------12°DP- Titular - FRANCISCO DE ASSIS 24/08/2005 34°DP,310DP,DPI,320DP BERNARDO DE SOUZA Substituto - vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------14°DP- Titular - FRANCISCO CORREIA DE 01/02/2007 21°DP, 18°DP, Guaiuba, OLIVEIRA 06/08/2007 31"DP Caucaia, 14°DP . Substituto - Antonio Tiburtino De Sousa Caucaia , 21 "DP ] -----------------------------------------+--------------+---------------------------15°DP- Titular - JAELAN ALVES DA SILVA 21/03/2006 Baturite, Cascavel, Substituto -Francisco de Assis Franco 01/02/2007 Aquiraz. Horizonte. 33"DP, Oliveira Pinheiro 30"DP, M.NOVA, 30"DP -----------------------------------------+--------------+---------------------------16°DP- Titular - JOAO ALVES DE ABREU 02/03/2004 23°DP, 29°DP. 32°DP, 30°DP Substituto - Raimundo Rocha de Andrade 01/02/2007 6°DP, 11°DP, DIP Junior -----------------------------------------+--------------+---------------------------17°DP- Titular - FRANCISCA LINDALVA LIMA 24/08/2005 12°DP 34°DP, 12DP,6°DP, DA SILVA 01/03/2007 12°DP Substituto - Donate Moesio Matos Muniz -----------------------------------------+--------------+---------------------------18°DP- Titular - JOSE WILTON FREITAS LIMA01/02/2007 Paracuru, DPM. 14°DP, 20°DPSubstituto - Antonio Idarlan Marques Lins01/02/2007 31°DP, 19°DP, 2°DP -----------------------------------------+--------------+---------------------------20°DP- Titular DEODATO ALVES FERNANDES 15/02/2005 32"DP, 5°DP, Guaiuba, 12°DPSubstituto - Vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------21°DP- Titular - DILZA MARIA BESERRA 07/02/2007 DCCFePublica , 19"DP, LOPES 25"DP, 4"DP Substituto - -----------------------------------------+--------------+---------------------------22°DP- Titular - JOSE EVILASIO COSTA 08/03/2006 Pacatuba, 22°DP, DAJ. 17°DPREBOUÇAS Substituto-vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------28°DP- Titular - ERIVALDO PEREIRA LIMA 07/07/2006 Maracanaú, DDF, 20°DP, 33°DP Substituto - vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------29°DP- Titular - JOSE TARCISIO DE MACEDO 24/08/2005 13°DP, 5°DP, AQUIRAZ, 18°DPCAMEIRO 01/02/2007 24"DP, DPI, HORIZONTE, REDENÇÃO Substituto - Flavio Filomeno F Gomes Filho -----------------------------------------+--------------+---------------------------32°DP- Titular - JOSE JESUITA BARBOSA 01/02/2007 14°DP, 30°DP, AQUIRAZ, FILHO 30°DP Substituto - vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------33°DP- Titular - JOSE MAURICIO CARDOSO 05/03/2007 Maranguape, 32°DP, Guaiuba AMORA TIMBÓ 07/02/2007 , 23"DP 7DP, PARACACURU, 31"DP, 7"DP,25°DP Substitute - Sylvio Rego de Rangel Moreira -----------------------------------------+--------------+---------------------------CAUCAIA -Titular - AROLDO MENDES ANTUNES02/03/2004 28°DP, Gabinete , 34°DP, 10°DP Substitute - vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------GUAIUBA-Titular - ADILIA MARIA LELIS 19/08/2004 Capturas, DPE, Capturas e COSTA DCA Substitute -vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------ITAITINGA - Titular - JACOB STEVENSON DE 24/08/2005 Eusébio, 25°DP, 2°DP, SANTANA CARVALHO MENDES 01/02/2007 24°DP, Eusébio , 24°DP , 17°DP Substituto - Letice Barreto Ferreira -----------------------------------------+--------------+---------------------------MARANGUAPE - Titular - ROMMEL GUILHERME 01/02/2007 DPE. DTO, 2°DP, DIC PASSOS KERTH Substitute -Vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------PACATUBA -Titular - SAMYA RIOS DIAS 07/07/2004 27°DP, 4°DP , 1°DP, DCA Substitute -vago -----------------------------------------+--------------+---------------------------

GOVERNO LIBERA "EXTRA" PARA AS ELEIÇÕES

"O governo autorizou crédito suplementar no valor de R$ 42 milhões para a Justiça Eleitoral realizar as eleições municipais deste ano. O decreto foi publicado hoje, no Diário Oficial da União.
Os recursos necessários decorrem, segundo o texto, do excesso de arrecadação de recursos ordinários.
Segundo o Diário Oficial, o decreto entra em vigor a partir de hoje, data da publicação, e foi assinado pelo presidente em exercício, José Alencar.

(Agência Estado)

NO CEARÁ, O TRE estima contar com 11 milhões, segundo a presidente do órgão, desembargadora Huguette Braquehais.

E NÃO DEU TUDO CERTO

E o candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSC, pastor Neto Nunes, não apareceu para dar entrevista durante o Grande Jornal, programa da TV O POVO, nesta quinta-feira. A assessoria dele disse que o postulante teve problemas de saúde.

Sem brincadeira, mas não é ele o candidato cujo jingle diz: "Vai dar tudo certo?"

PATRÍCIA SABOYA TERÁ ENCONTRO COM HUMORISTAS

A candidata à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya (PDT), vai se reúnir, na tarde desta quinta-feira, a partir das 15 horas, no Hotel Sonata (Praia de Iracema), com humoristas cearenses. A candidata irá expor propostas nos segmentos da cultura e do turismo. Segundo Patrícia, os humoristas representam hoje a única agenda positiva do turismo em Fortaleza.
"Mesmo sem o apoio da administração municipal, os humoristas cearenses se organizaram em seus shows e atraem turistas para Fortaleza. Há um percentual considerável de turistas que decidem visitar Fortaleza somente pelos shows de humor espalhados pela cidade. Isso tem que ser respeitado e incentivado por qualquer gestão que sabe se planejar", ressaltou Patrícia.

LULA DIZ QUE ERA NEOLIBERAL CHEGOU AO FIM

"Depois de ter acusado os países ricos de praticarem ’’populismo nacionalista’’ e de ter dito que o sistema financeiro mundial investiu em uma ’’jogatina’’ que resultou na atual turbulência econômica, Lula se despediu de Nova York e de sua temporada na Assembléia Geral da ONU, ’’decretando’’ o fim da era neoliberal. Ao longo de sua estadia em Nova York, encerrada na quarta-feira (24), o presidente deu declarações que demonstraram a segurança de alguém cuja popularidade alcançou a marca recorde de 77,7% - de acordo com pesquisa do Instituto Sensus- e a confiança de um líder cujo país não foi fortemente atingido pelas mazelas econômicas que vêm assolando os Estados Unidos.
Lula disse acreditar que o período neoliberal ’’está encerrado porque (a crise) demonstra que também no sistema financeiro é preciso ter seriedade, é preciso ter ética, não é apenas o cidadão comum que tem que ser ético’’. Os puxões de orelhas do líder brasileiro ao longo de sua estadia de três dias não se limitaram ao sistema financeiro.
Lula também desferiu golpes contra os Estados Unidos e o presidente George W. Bush e ainda deu palpites na campanha eleitoral americana.’’O ideal é que os dois candidatos pudessem assinar uma carta ao povo americano, como a que eu assinei ao povo brasileiro em 2002, assumindo um compromisso para dar tranqüilidade ao povo americano e tranqüilidade para o mundo como um todo’’, afirmou."

(Portal G1)

BATURITÉ GANHA CADEIRA DE IMORTAL


O advogado Francisco Xavier Torres tomará posse, nesta quinta-feira, como membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. A solenidade ocorrerá a partir das 19h30min, na sede da Academia Cearense de Letras (antigo Palácio da Luz - Centro).

Xavier Torres assumirá a cadeira de nº3, cujo patrono é o município de Baturité. Ele também é presidente da Associação dos Advogados do Estado do Ceará.

ARCEBISPO DE FORTALEZA LAMENTA QUE ELEITOR TENHA MEMÓRIA CURTA


O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio de Aparecido Tose, anuncia: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, OAB, entidades ligadas ao Ministério Público e movimentos sociais trabalham para coletar mais de um milhão de assinaturas. O objetivo é endossar projeto de iniciativa popular a ser enviado para o Congresso e que quer barrar em eleição o candidato "ficha suja".
Segundo o arcebispo, é preciso que a sociedade continue lutando por eleições limpas e sem compra de votos. Ele considera um absurdo que esse tipo de prática perdure e alerta ao eleitorado: "Veja o passado do candidato". Para dom José, um dos graves problemas do eleitor brasileiro está no fato dele "ter memória a curto prazo".
Sobre as eleições, claro, não manifesta preferências, mas diz torcer para que os eleitores não se esquecem de lição difundida pela Igreja Católica através de campanhas: o voto tem conseqüência.
Dom José Antônio está em Brasília participando de reunião do Conselho Permanente da CNBB, que planeja a assembléia geral dos bispos em Itaici (SP), em 2009.

BUSH ADMITE CRISE E PEDE AO CONGRESSO APROVAÇÃO DE PACOTE DE US$ 700 BILHÕES


"O presidente americano, George W. Bush, assumiu que os Estados Unidos estão "imersos em uma grave crise financeira". Em discurso televisionado da Casa Branca, o presidente pediu a aprovação urgente do pacote de US$ 700 bilhões para solucionar a crise financeira no país.
Bush afirmou que foi obrigado a intervir para evitar o pânico financeiro e a recessão. Ele disse que, se a ajuda não for aprovada, poupanças serão perdidas, os despejos aumentarão, empregos serão perdidos, empresas vão fechar e o país irá mergulhar em "uma longa e dolorosa recessão."
"Eu tenho profunda crença nas trocas comerciais livres, por isso me oponho à qualquer intervenção do governo", disse. Mas essas "não são circunstâncias normais. Os mercados não estão funcionando corretamente. Há uma disseminação da perda da confiança."
"Sem ação imediata do Congresso, os EUA podem afundar em um pânico profundo", declarou o presidente na noite desta quarta-feira. "Esse esforço de resgate não se destina a preservar alguma empresa ou setor em particular. Ele pretende preservar a economia como um todo", afirmou o presidente.
Tentando explicar onde começou toda a crise, o presidente afirmou que o colapso das gigantes financeiras teve origem a partir problema no crédito "subprime" (empréstimos imobiliários de segunda linha) no setor hipotecário, que teve enorme desenvolvimento na última década.

(Reuters/Folha Online)

ORQUESTRA JOVEM DE IPATINGA EM APRESENTAÇÃO SURPRESA NO JORNAL O POVO


A hora de Sinfonia Nordestina

E a Orquestra Jovem de Ipatinga (MG), que visita Fortaleza em ritmo de intercâmbio, fez apresentação especial nesta manhã de quinta-feira, na redação do O POVO. Sob a regência do maestro Luciano Mendes, apresentou três canções, entre elas Suite Nordestina e As Quatro Estações, de Vivaldi, que emocionou aos jornalistas que chegavam para o trabalho.
Acompanhando a orquestra, formada por 21 músicos e criada em 2000, estavam os maestros Poty Fontenele e o professor João Morais, este ex-vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará.
Ainda às 18 horas desta quinta-feira, o grupo gravará um especial para a TV Ceará, devendo retornar para Minas nesta sexta-feira.

Sede da Orquestra - Avenida Macapá, 285 - Veneza I - Ipatinga 031- 3822 7123

(Colaboração - Antino Silva)

PESQUISADORES CEARENSES CRIAM BAFÔMETRO ALTERNATIVO

"O Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), o braço de pesquisas de produtos para o mercado e que opera no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, acaba de desenvolver uma novidade: o bafossensor. Trata-se de um bafômetro descartável, que poderá chegar ao mercado ainda neste ano. O bafossensor é um dispositivo com um canudo e tendo reagente amarelo. Ao ser assoprado, e mudar de cor para azul, detectará a presença de álcool no organismo. Permanecendo amarelo, tudo normal.
Segundo o coordenador do Padetec, Afrânio Craveiro, falta apenas o crivo do Denatran para a novidade que poderá ser vendido ao preço de R$ 3,00. O empresário Baltazar Neto, controlador da Fotossensor Ltda, empresa que responde pelos fotossensores espalhados por Fortaleza, deu entrada no registro da patente."

* da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

TROPAS DA PM SEGUEM PARA INTERIOR ONDE REFORÇARÃO A SEGURANÇA NAS ELEIÇÔES

"A dez dias das eleições municipais, as polícias Militar, Civil e Federal iniciam o esquema de combate à violência eleitoral em todo o Ceará. Hoje, 919 policiais militares saem de Fortaleza rumo ao Interior. Os PMs da Capital se somarão aos 3.576 soldados que atuam fora de Fortaleza, somando 4.407 homens fazendo a segurança das eleições no Interior. Amanhã, as polícias Civil e Federal enviam suas equipes às cidades onde existem maior número de eleitores. Com 1.903 policiais a mais, entre militares, civis e federais, o Interior contará com 5.428 policiais fazendo a segurança durante os dias que antecedem ao primeiro turno. Os policiais devem permanecer nas cidades até 24 horas após a votação. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) batizou o esquema de "Plano de Segurança para as Eleições 2008". A Polícia Militar enviará homens para os 184 municípios do Estado. A Polícia Civil mandará equipes para 24 cidades: Acopiara, Aracati, Beberibe, Canindé, Granja, Ibaretama, Icó, Iguatu, Ipu, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaribara, Miraíma, Mombaça, Mulungu, Nova Russas, Paracuru, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, São Luis do Curu, Sobral, Tamboril e Tauá. Ao todo, a Civil deve envolver 846 policiais e 30 servidores administrativos na operação. A presença da polícia nestas cidades é estratégica, considerando-se o número de eleitores, o número de policiais no município e o histórico de violência por motivos eleitorais. Já a Polícia Federal enviará homens para Crateús, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Russas e Sobral, envolvendo 148 servidores."

(Jornal O POVO)

DETALHE - A saída da tropa ocorre a partir das 8 horas da sede do Colégio da Polícia Militar, na avenida Mister Hull.

PESQUISA IBOPE/DIÁRIO DO NORDESTE - INÊS ARRUDA LIDERA EM CAUCAIA


"Contratado pelo Diário do Nordeste, o Ibope ouviu 301 eleitores no município de Caucaia, entre os dias 21 e 22 deste mês. A candidata Inês Arruda, segundo o relatório da pesquisa, seria reeleita, se as eleições fossem hoje, para um novo mandato de 4 anos. Ela soma 49% das intenções de voto contra 40% do candidato Dr. Washington (PRB) e 3% do Dr. Zé do Carmo (PTC). Os 301 eleitores pesquisados foram divididos, segundo o relatório feito pelo Instituto, em grupos por sexo, idade, instrução e atividade. As entrevistas pessoais foram feitas com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da enquete que era levantar junto à população de Caucaia, opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Registrada no Cartório da 120ª, em Caucaia, sob o protocolo n° 104287/2008, tem uma margem de erro de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas foram feitas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem daquele tipo de público. Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários. Confira:

ESTIMULADA
Dr. Zé do Carmo - 3%
Dr. Washington - 40%
Inês Arruda - 49%
Branco e nulo - 2%
Não sabe - 6%
Não respondeu - 0

ESPONTÂNEA
Dr. Zé do Carmo - 3%
Dr. Washington - 33%
Inês Arruda - 45%
Outros nomes - 0
Branco e nulo - 9%
Não sabe - 11%

REJEIÇÃO
Zé do Carmo - 57%
Inês Arruda - 29%
Dr. Washington - 20%
Votar em todos os candidatos - 5%
Não sabe - 5%
Não responderam - 3%

* Quem será o próximo prefeito de Caucaia? 65% disseram que seria Inês Arruda, 28% citaram o Dr. Washington e 1% acha que é Dr. Zé do Carmo. 5% dos eleitores disseram não saber e 1% não respondeu, diz o relatório.

(Diário do Nordeste)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CONSTRUÇÃO DA PONTE DE ARACATI SAI DO PAPEL


Uma boa-nova vem da superintendência estadual do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit): nesta quinta-feira, estará sendo enviado para publicação no Diário Oficial da União o edital nº 431 da concorrência pública para as cobras de construção da ponte sobre o rio Jaguaribe, em Aracati (Litoral Leste). A abertura das propostas ocorrerá no dia 28 de outubro, às 9h30min, sendo que o preço é de R$ 32.801.885,84. A informação foi dada para este Blog, nesta noite de quarta-feira, pelo titular do Dnit no Estado, Guedes Ceará.
O edital prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Jaguaribe, alargamento da ponte existente e construção de uma ponte destinada aos ciclistas e pedestres, além de instalação de nova sinalização. Também a duplicação da Rodovia BR 304/CE com 2,6 quilômetros de extensão. Desde agosto último, conforme Guedes Ceará, estão em andamento os projetos de engenharia de avaliação para a desapropriação dos terrenos e imóveis atingidos pela obra de construção dessa ponte. Essa obra, bom destacar, é aguardada pela população de Aracati desde 2002, quando começou e acabou paralisada por problemas na empresa responsável.

DILMA: RECURSOS DO PRÉ-SAL GARANTIRÃO DOCE VIDA PARA POBRES EM MENOS DE 18 ANOS


"A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou nesta quarta-feira (24) que os recursos obtidos com a exploração em águas ultraprofundas ajudarão na erradicação da pobreza em um prazo inferior a 18 anos. "Com o Bolsa Família, com a infra-estrutura e com a questão da educação vamos levar uns 15 a 18 anos para acabar definitivamente com a miséria e com as diferenças e as desigualdades gritantes do país. Nós iremos usar esses recursos [da exploração do pré-sal] para encurtar o processo", disse.Segundo a ministra, "o pré-sal vai fazer com que esses passos se reduzam". "Ao invés de dar dez passos, vamos dar quatro. O que o pré-sal permite ao Brasil é antecipar etapas de desenvolvimento e de crescimento”, afirmou a ministra durante evento para gerentes e superintendentes da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
Dilma Rousseff declarou que a descoberta de petróleo na camada pré-sal não foi golpe de sorte, como costuma afirmar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas fruto da “inteligência” e da “tecnologia” brasileiras. “Nós tivemos não a sorte, mas o esforço de uma instituição de excelência, a Petrobras. Isso não caiu do céu, foi produzido pela inteligência brasileira e pela tecnologia brasileira”, disse."

* Do Portal G1, leia mais aqui.

CALDEIRÃO DO HUCK GRAVA QUADRO "LAR, DOCE LAR" EM FORTALEZA


"E a equipe do ‘Lar, Doce Lar’ do programa Caldeirão do Huck da TV Globo está em Fortaleza. O quadro percorre o Brasil realizando o sonho de quem quer reformar a casa. O sorteado é um morador do bairro Itaoca.
Os integrantes do quadro estiveram no último sábado, 21, no Forró no Sítio. A visita aconteceu durante um dia de folga, que só foi possível porque os trabalhadores concluíram boa parte da obra. Como recompensa eles ganharam uma noite ao som de muito forró.
Cátia Cilene (ex-banda Matruz c/ Leite) que lançava sua nova banda de forró, chamou o marceneiro João para subir ao palco e dançar. O apresentador Luciano Huck fez entrega da chave da nova casa para a família sorteada na manhã desta quarta-feira, 24.

No sábado, dia 27, o quadro deve ser levado ao ar. (Atualizado com informações do leitores Mônica Gomes e Krycekk )."

(Do Bog Liberdade Digital, no link ao lado)

LÍDER SERINGUEIRO PARTICIPARÁ EM FORTALEZA DO LANÇAMENTO DA CARTILHA AMBIENTAL DO PT


Com a presença de Júlio Barbosa de Aquino, secretário nacional de Meio Ambiente do Partido dos Trabalhadores, será lançada às 17h30min desta quinta-feira a Cartilha Ambiental do PT. Júlio, que já foi duas vezes prefeito da cidade de Xapurí, no Acre, era parceiro e amigo de Chico Mendes, assassinado por lutar pela preservação da Amazônia. Júlio Barbosa ocupava o cargo de vice-presidente do sindicato rural quando Chico Mendes era presidente e, atualmente, é o vice-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros e Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.

O lançamento da cartilha ocorrerá no Circuladô, situado na Avenida da Universidade com Domingos Olímpio. É mais um ato para mobilizar a militância petista em torno da reeleição da prefeita Luizianne Lins.

BANCÁRIOS DE FORTALEZA DEFLAGRAM CAMPANHA SALARIAL EM CLIMA DE SELF-SERVICE

O Sindicato dos Bancários do Ceará vai realizar um ato de protesto nesta quinta-feira, a partir das 13 horas, em frente à agência Fortaleza-Centro do Banco do Nordeste do Brasil. O ato faz parte da campanha salarial deste ano e contará ainda com manifestações, a partir das 10 horas, nas agências da Caixa Econômica Federal, da Praça do Ferreira, Itaú, da Rua Major Facundo, Bradesco e ABN-Real da Rua Floriano Peixoto.
No ato em frente ao BNB, a ordem é convocar todos os funcionários para, na pracinha, debater reivindicações com sabor de self-service à base de frutas e sucos tropicais, segundo a diretoria sindical.
Nesse self-service, de acordo com dirretores, nada de abacaxi.

JEITINHO - MINISTRO FAZ CAMPANHA COM DIREITO A CAFÉ DA MANHÃ SOBRE COPA DO MUNDO

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, cumpriu, nesta quarta-feira, uma agenda de campanha ao lado da prefeita Luizianne Lins (PT), que postula reeleição. Participou de caminhada e, no Centro de Fortaleza, subiu em palanque para enaltecer qualidades da administração petista.
Política à parte, o ministro terá, nesta quinta-feira, agenda de trabalho com o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa. Vai receber, às 8 horas, no Gran Marquise Hotel, todo o material em vídeo relativo ao planejamento e potencialidades do Estado do Ceará que briga para ser uma sede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Orlando tomará o café da manhã com representantes de entidades e de federações esportivas.

DÚVIDA CRUEL - Nesse café, com certeza não vai faltar...tapioca. No precinho.