quarta-feira, 24 de setembro de 2008

JOÃO ALFREDO ENVIA CARTA PARA ESTE BLOG PEDINDO DESCULPAS AOS AMBIENTALISTAS


João Alfredo (D) em flash com Plínio de Arruda Sampaio

Este Blog recebeu, nesta quarta-feira, carta assinada pelo candidato a vereador de Fortaleza pelo PSol, João Alfredo. Nela, o ex-parlamentar federal, por conta da repercussão de crítica sua à política ambiental adotada pela gestão Luizianne Lins (PT) aqui veiculada, pede espaço para alguns esclarecimentos. Confira:

Prezado jornalista (e amigo) Eliomar de Lima,

Inicialmente, quero agradecer a atenção que tenho recebido por parte de seu blog na Internet.
Gostaria, nesse momento, apenas de fazer uma retificação – não no que você divulgou, pois suas notas têm sido, como sempre, muito fiéis às suas fontes, mas no que eu mesmo disse – quando me referi à vinda da ex-ministra a Fortaleza.
Não quero retificar nada do que falei sobre a gestão ambiental desastrosa e insustentável da Prefeitura de Fortaleza. Todas as críticas que ali fiz, do ponto de vista da destruição de nossas áreas verdes, de comprometimento com a especulação imobiliária (basta ver a licença da Torre do Iguatemi às margens do Cocó), da falta de uma política de reciclagem etc., eu reafirmo nesse momento.
No entanto, em minha indignação, generalizei e ao generalizar, acabei cometendo injustiça contra aqueles que, dentro da administração ou do partido da prefeita, às vezes remando contra a maré, têm procurado trabalhar sério em defesa do meio ambiente (apesar, repito, da posição da própria secretaria do meio ambiente). Portanto, me desculpo: há ambientalistas sérios (o exemplo - mas não - é a própria Marina Silva, apesar do equívoco em apoiar essa gestão ambiental), apenas – e aí vai a minha crítica – acabam apoiando uma gestão ambiental que, esta sim, não é séria, porque não é ambientalmente correta, nem sustentável.
Esperando ter esclarecido essa polêmica, agradeço, mais uma vez, sua atenção.

Respeitosamente,

João Alfredo.

29 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns João, por você ser transparente e, mesmo vez em quando slto alto, humilde na hora certa. Valeu!

Anônimo disse...

Olha, pro João pedir desculpas é porque a porrada foi forte e ele, que é candidato a vereador, sentiu. Ainda vai, Joãozinho?

Anônimo disse...

Critica a lora para ver se ganha pontos com isso, mas sabe que tem muitos ambientialistas sérios com ela e que tem feito manifestos em favor da gestão da lora pelos avanços na cidade.
Ser do contra por ser é triste Sr João Alfredo...

Anônimo disse...

Sei o quanto João Alfredo é sério e incapaz de injustiças. Essa carta mostra bem o caráter dele e a necessidade de tê-lo na Câmara Municipal de Fortaleza como forma de contribuir para aumentar o nível de um Casa que virou apêndice da prefeitura.

Anônimo disse...

Apoio João Alfredo porque ele não apenas demonstra ser - mas de fato é - uma pessoa honesta, franca e coerente. Ele tem sim bastante propriedade para criticar a atual (indi)gestão ambiental da Prefeitura de Fortaleza. Não se trata de mera picuinha de concorrente partidário, isso porque tem muita gente engajada do Movimento Ambiental que possui posição semelhante. Não considero que inexistam ambientalistas sérios que assinem um manifesto em apoio a Luizianne, mas por certo isso ocorre, em grande medida (e sei disso porque milito no Movimento SocioAmbiental) por razão de fidelidade partidária ou por questão de sobrevivência material (trabalho). Gostaria muito de ouvir ambientalistas sérios que assinam qualquer manifesto em favor da Luizianne defender a integralidade da atual gestão da SEMAM, bem como sua Secretária. Vamos lá, o desafio está lançado... estou aguardando !

Anônimo disse...

A política ambiental da Prefeita Luizianne é um caos, não há avanço. Há, sim, muito atraso. É muito difícil pensar em seriedade em tal contexto! O João Alfredo pede desculpas porque não quer cometer injustiças com um outro bem-intencionado que existe aqui ou ali - de boa intenção, nós sabemos... - e também porque, tem exceção - que confirma a regra. Por esse seu gesto de respeito com a minoria, João Alfredo, meu respeito por voce aumentou.

Anônimo disse...

Acho que o ego inflado do João Alfredo lhe fez cegar ante aos avanços ambientais dessa gestão. Só limpar e urbanizar 16 lagoas e a criação de duas reservas ecológicas já seria o bastante para ele pelo menos se calar. Quem tem mais aval para credibilizar o governo Luizianne na área ambiental: João ou Marina Silva? Desculpe, mas a carta não foi sinal de humildade, mas uma saída mal engembrada para a sua tremenda falta de educação. Na visão dele, ambientalista é só quem vota do PSOL. Que pena!

Anônimo disse...

O João vai ser eleito como forma de termos um contraponto a esse modelo absurdo implantado por Luizianne em Fortaleza, onde o que vale é o poder pelo poder.
João também vai ser um fiscal dos colegas vereadores, tão acostumados a..deixa pra lá.

Anônimo disse...

O João vai ter um papel importantíssimo no próximo mandato da Luizianne.

Anônimo disse...

"Limpar" lagoas quer dizer, simplesmente retirar aguapé, pois a poluição das águas continua de forma escandalosa. "Urbanizar' significa, aterrar, impermeabilizar, construir obras irregulares em APP's, numa clara demonstração de brutalidade ambiental. "Criar" duas reservas ambientais significa criar duas novas áreas no papel e destruir outras tantas, com licenciamentos indevidos. Não sei se ambientalista é só quem vota no PSol, mas sei com certeza, que quem vota no PT, ambientalista não é.

@rafaeltomyama disse...

João Alfredo é, e sempre foi, um companheiro lutador das causas sociais e ambientais da mais alta qualidade. Não se poderia esperar dele uma atitude diferente da que demonstra, numa trajetória marcante de militante sério, honesto e solidário, forjada nos embates coletivos, nos movimentos sociais e na atuação parlamentar, seguindo firme em suas convicções ideológicas.

Por diferentes caminhos que se trilham na construção ambiental, Fortaleza e o Ceará só têm a ganhar com sua dedicação e generosidade em torno de debates maiores. Debates que envolvem os avanços reais em torno de modelos de desenvolvimento com eqüidade, justiça e sustentabilidade.

Por isso, mesmo que já se tenha avançado em algumas ações dos governos, mesmo que existam iniciativas das empresas privadas, mesmo com o envolvimento da população na preservação ambiental, ainda há muito que progredir politicamente para atingir metas palpáveis. Porque no fundo o que está em jogo é a contrução de uma outra sociabilidade possível.

João Alfredo está muito além da mesquinhez da picuinha da "real politik". Como ecossocialista que é tem consciência do seu papel e é uma voz admirável e combativa de alerta sobre a necessidade por mudanças bem mais profundas.

Parabéns João Alfredo.

Alexandre Costa disse...

Entendo que a carta do João representa um gesto importante, que além de revelar humildade e honestidade política, cumpre o papel de manter uma ponte de diálogo entre os segmentos do movimento ambientalista que se dividem entre o PSol e o PT; diálogo este fundamental para que se possam construir ações conjuntas em questões específicas e concretas. Também contribui para refrear uma escalada de sectarismo mútuo de parte a parte, com o que as divergências realmente existentes não podem ser confundidas.

Dá-lhe, João!

Anônimo disse...

Ufa....parabéns a você também, Rafael Tomyama!. Ter sido assessor do João Alfredo e depois chamá-lo de oportunista, foi realmente demais! Mas felizmente, os excessos se aparam, e acho que a cidade só ganha com isso....

Anônimo disse...

Não dou valor a quem anda pedindo desculpas. No caso, qual é o verdadeiro João Alfredo? O que fez as críticas, e foi muito elogiado, ou o que agora vem dizer que cometeu injustiças, e, igualmente, está sendo elogiado? Porque ele não critica diretamente a ex-ministra Marina Silva que, abertamente, elogiou a atuação da Luizianne? Só sabe criticar a Luizianne, por motivos políticos e por uma grande dor de cotovelo.

ericodias disse...

è isso aí o mundo não acaba às 17:00hs do dia cinco de outubro, às 17:01 ele continua, e também estará aí às 17:02....talvez seja um deserto em 2058, pois é sobre isso que estamos falando do mundo dos que ainda nem nasceram.

Quantos aos erros e acertos isso é com a sra. História. Até lá não vamos deixar que as diferenças de tática e estratégia sejam passadas para o rebaixo do tapete, mas elas também não impedirão uma boa conversa de botequim.

Anônimo disse...

Respeito joão alfredo. mas acho que a carta não tira o peso de seus comentários anteriores. mas tem razão de ficar chateado. afinal, joão queria ser secretário do meio ambiente, com certeza. e ia ver que as coisas não são tão´fáceis...e que nem todo mundo vive no mundo imaginário como ele. Pena.
A cara como muitos já disseram foi pra não perder mais voto.

@rafaeltomyama disse...

Caro Sr. Anônimo-muito-preocupado-com-a-minha-vida-que-postou-por-"coincidência"-exatamente-no-mesmo-horário-do-Sr.-Alex-Costa: É típico do totalitarismo manipular a verdade ao sabor do discurso e dos interesses que se pretende "validar". Releia o que escrevi no outro post e perceba que não chamei o João Alfredo de oportunista e sim critiquei o comportamento malabarista de pessoas ligadas ao P-Sol que chamaram a Senadora Marina de "desinformada" quanto à política ambiental em Fortaleza e, em seguida, fizeram questão de colar a imagem dela à sua campanha, como se esse jogo de se associar a "autoridades sérias" no assunto pudesse substituir a falta do bom debate ambiental na cidade.

http://eliomardelima.blogspot.com/2008/09/joo-alfredo-refora-campanha-com-apoio.html

Testemunho com orgulho e profundo respeito o trabalho feito junto com o João Alfredo e isso, não será um reles comentário malicioso e propositalmente distorcido que poderá empanar.

Anônimo disse...

Ah, se o João fosse secretário do meio ambiente de Fortaleza, certamente a especulação imobiliária não estaria controlando a cidade como agora está. Mas ele nunca quis esse cargo administrativo! A Luizianne, que foi para o segundo turno nas eleições passadas pelo esforço do João, bem que aceitou, antes de virar a casaca, a indicação dele para a SEMAM. Foi o Pedro Ivo, lembra?? Não sei se é falta de memória, ou de informação, ou de outra coisa mais séria....

Anônimo disse...

Hmmm....o Rafael Tomyama parece que não tem jeito não...mesmo quando faz certo, acaba errando....entendi a declaracão dele como pedido de desculpas acerca do comentário infeliz que todos leram, mas parece que ele gosta mesmo é de criar confusão...de todo modo, concordamos com uma coisa: O João Alfredo merece o nosso respeito!

Anônimo disse...

Rafael, tem muita gente que não é nem do PSol, nem do PT, nem de partido nenhum, e vota no João Alfredo. Essas pessoas discordaram do seu comentário sobre 'malabarismo oportunista'. Mas parece que isso já é coisa do passado, então vamos em frente.

@rafaeltomyama disse...

O João Alfredo democraticamente pede desculpas pelo que quiser e o que preferir reafirmar é responsabilidade dele. Não cabe a mim julgar sua atitude, como fizeram neste fórum acima, inclusive de modo apócrifo. Por outro lado, não pedi desculpas sobre nada do que disse, porque o que disse, a meu juízo, em nenhum momento desabonou a pessoa do João Alfredo. Pode se considerar no máximo como divergências de opinião. Mesmo que alguns "anônimos" insistam em atribuir a mim posturas que não adotei, nem antes, tampouco agora, como é próprio de malabaristas oportunistas interessados em manipular a realidade para auferir dividendos eleitoreiros. Exatamente por deterem a carapuça, e por alimentarem a vergonha do próprio passado, não se revelam, preferem o manto cômodo e covarde do anonimato. Estou convicto que João Alfredo, apesar de rodeado por esse tipo de escória (talvez ele esteja apenas "desinformado", coitado), não compactua com tais práticas.

José Sales disse...

Declaração de voto. Não sou do PSOL nem no PT mas vou votar no Sr. João Alfredo e tenho dito mais: ele vai ser eleito.

José Sales disse...

Caro Rafael. Os anonimos em geral não merecem resposta, pois são desprovidos de identidade própria. Para alguns, além de faltar argumento e raciocínio, falta mesmo é coragem e ombridade de participar de debates públicos abertamente.

@rafaeltomyama disse...

De acordo quanto ao "em geral". Obrigado.

Anônimo disse...

O José Sales declarou voto para o João Alfredo. Não vai ficar nenhum para o Márcio Lopes!

Alexandre Costa disse...

Espero ter entendido errado. Mas o que me pareceu foi que o Sr. Rafael Tomyama insinuou que eu teria publicado uma mensagem assinada e outra anônima. É isso mesmo?

O senhor não me conhece. Não tem direito a tecer insinuações que envolvem questões de caráter.

É uma pena, pois o senhor se revela com toda a sua face: alguém que fala de totalitarismo e de manipulação, com a intimidade de quem exerce bem. Alguém que não crê em boa fé, nem em honestidade e franqueza do debate, com a fúria e a intolerância de que não as pratica. Alguém desprovido de humildade e incapaz de autocríticas plenas. Se você aprendeu alguma coisa com o João Alfredo quando o assessorou, poderia aprender o significado das palavras "autocrítica" e "desculpas", objeto deste mesmo post. Passar bem!

Alexandre Costa disse...

Fui ler os posts novamente e fiquei realmente impressionado! O Sr. Tomyama realmente ocupa uma posição na esfera do governo? Há lugar, na esfera decisória para pessoas que, em função de uma fantasia, saem atropelando tudo e a todos? Que, somente a partir de uma impressão inicial são capazes de emitir julgamentos definitivos sobre a conduta ética e moral de outrem? Há pessoas imaturas, precipitadas, despreparadas e arrogantes assim ocupando cargos? Com essa postura, senhorzinho, só seria adequado um cargo a serviço dos governos de Stalin, Ceausescu, Enver Hoxa...

@rafaeltomyama disse...

Já que a carapuça que recobre o Sr. Alex Costa fez com que se sentisse no direito de me dedicar toscas recomendações, sugiro que ele faça um curso intensivo de interpretação de texto e abandone esse ridículo papel de pára-choque do P-Sol porque a turma lá nem precisa disso...

Alexandre Costa disse...

Não, criança... Não tem carapuça alguma do lado de cá. Você citou meu nome e fez insinuações que não podiam ficar sem resposta. Em contraste com sua postura, tudo que eu quiser dirigir à sua pessoa será, como sempre foi, assinado e dirigido de maneira direta. Cresça.