sexta-feira, 26 de setembro de 2008

LULA SANCIONA MP QUE AUMENTA DIREITO DE ESTAGIÁRIOS

"Está publicada na edição desta sexta (26) do Diário Oficial da União a atualização da Lei do Estágio. De acordo com a Lei n.º 11.788, a partir de agora, os estagiários que tenham contrato com duração igual ou superior a um ano têm direito a 30 dias de recesso, preferencialmente durante as férias escolares. Além disso, nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional. A legislação também prevê que o recesso deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de auxílio.
Quanto à duração do estágio, a nova lei diz que estudantes da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental (na modalidade profissional de educação de jovens e adultos) só podem ser contratados para a carga horária de quatro horas diárias de trabalho. Os alunos do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular podem trabalhar até seis horas diárias. Estágios com 40 horas semanais podem ser destinados somente a estudantes matriculados em cursos que alternem aulas teóricas e práticas.A lei estabelece ainda que o estágio, mesmo aquele que não é obrigatório para a conclusão do curso, agora tem de estar vinculado ao projeto pedagógico da escola, inclusive no ensino médio. O estagiário tem ainda de ser supervisionado por um coordenador na universidade e por um profissional na empresa."

PRINCIPAIS MUDANÇAS DA LEI

- Vínculo do estágio ao projeto pedagógico da escola
- Férias remuneradas, de 30 dias ou proporcionais
- Limites de quatro ou seis horas diárias
- Duração do estágio será de até 2 anos
- Cotas de 10% das vagas para deficientes
- Estágio não-obrigatório tem de ser remunerado
- Limite de vagas nas empresas para estágio de nível médio.

(Portal Uol)

2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI ESSA LEI VAMOS SER MENOS ESCRAVIZADO E TER MAIS TEMPO P ESTUDAR... ESPERO Q AS EMPRESAS CUMPRAM Q ACHO BEM DIFICL...
QUANDO VC É COTRATADO A MAIORIA DAS EMRESAS JA COLOCA OS TERMOS DA EMPRESA E SE VC QUISER O ESTAGIO LOGICO VAI TER Q ACEITAR..

Anônimo disse...

o dificil é a divulgação e a cumprissão desta nova lei, que como falado acima, ja está aprovada!
o tempo passa, a lei e aprovada pelo presidente, e acabam não informando os estagiarios.
Esta na hora dos estagiarios fazer uma greve..