sábado, 27 de setembro de 2008

PESQUISA DATAFOLHA SINALIZA PARA DISPUTA ACIRRADA

"Promessa de muita emoção pelo Brasil a quase uma semana das eleições municipais. Em algumas das principais capitais brasileiras, candidatos que estavam atrás cresceram e alguns dos que estavam na frente perderam votos, de acordo com mais uma rodada de pesquisas Datafolha, contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Na reta decisiva, o cenário é de completa indefinição sobre quem irá para o 2º turno em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Em São Paulo, o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) manteve a trajetória ascendente e cresceu dois pontos percentuais. Com 24% das intenções de voto, Kassab, pela primeira vez, apareceu numericamente à frente de Geraldo Alckmin (PSDB). O candidato derrotado à Presidência da República em 2006 caiu dois pontos e agora tem 20%. Mas, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados. Kassab e Alckmin disputam um lugar no 2º turno contra Marta Suplicy (PT), que se manteve estável e lidera a corrida eleitoral com 37%. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) cresceu mais três pontos e se isolou na liderança, com 29%. Marcelo Crivella (PRB) interrompeu a trajetória de queda e se manteve estável, com 18%. Mas está ameaçado pelo avanço de Fernando Gabeira (PV), que cresceu sete pontos nas duas últimas pesquisas e tem agora 15% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o candidato do PRB. Em Porto Alegre, acirra-se a disputa entre as candidatas Manoela D’avila (PCdoB) e Maria do Rosário (PT) pela vaga que ainda parece aberta no anunciado segundo turno - já que a primeira deve ser mesmo do atual prefeito José Fogaça (PMDB). Manoela oscila um ponto pra baixo em relação à anterior, e fica com 18%, enquanto a petista faz um movimento contrário e alcança 19% das intenções de voto, contra os 18% anteriores. Fogaça oscila dois pontos pra cima e chega, também na consulta estimulada, a 35%. Nas simulações de 2º turno feitas pelo Datafolha, Fogaça apresenta vantagem e venceria todas duas. A petista Maria do Rosário por 53% a 37%, enquanto a vantagem sobre Manuela seria um pouco menor, mas chegaria à casa dos 12 pontos (50% a 38%). As pesquisas foram realizadas nos dias 25 e 26 de setembro e têm margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos."

(O POVO agências)

EM FORTALEZA, a parceria Datafolha/O POVO divulgará a partir das 15 horas deste sábado uma nova pesquisa. Luizianne deve vir com chances de ganhar a disputa logo no primeiro turno.

2 comentários:

Unknown disse...

Luiziane pior prefeita que Fortaleza ja teve!!

Anônimo disse...

(maryana) Será sósia daquela que entrou na contramão em uma avenida e ao ver todos os outros carros na direção oposta bradou: "o pessoal parece que está louco, todo mundo na contramão".