sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CONCURSADOS DA SEFAZ COBRAM NOMEAÇÃO FAZENDO UM PROTESTO SOLIDÁRIO

Os aprovados no último concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará doaram, nesta sexta-feira, 330 quilos de alimentos não-perecíveis para o Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade (Iprede). O objetivo foi protestar, de forma "pacífica e solidária", contra o Governo do Estado para cobrar a nomeação imediata de todos os concursados. Ainda neste ano, o governo estadual prometeu fazer a convocarção.
Segundo a comissão dos concursados, a intenção com esse gesto foi também mostrar a importância social do tributo e do fazendário "pois a figura do imposto, muitas vezes mal vista pela sociedade, ainda é a principal fonte de receita do Estado e quando o Governo do Ceará deixa de nomear os aprovados ele, conseqüentemente, perde a oportunidade de elevar a arrecadação, deixando de investir mais em áreas essenciais para a população, como educação, segurança e saúde", adiantaram lideranças do grupo para este Blog.

DETALHE - O concurso da Sefaz foi realizado em janeiro de 2007, após 14 anos sem concurso para o órgão. Até agora nem um terço dos aprovados foi nomeado. A expiração se dará em 7 de março de 2009.

11 comentários:

Vitor Soares disse...

Eliomar, os concursados da Sefaz há quase 02 anos que vêm nessa luta. E é porque é a turma que traz dinheiro para o Estado! Espero que o Governador se sensibilize e nomeie logo, até porque não se trata de um favor, e sim de um direito já reconhecido pelo STJ e, recentente (dia 16.09.2008), pelo STF. O Ceará só tem a ganhar com a nomeação dos novos fazendários. Abraços!

Sommelier Express disse...

Parabéns a nós, concursados da Sefaz/CE, pela belíssima ação. O Iprede precisa da ajuda de toda a sociedade, assim como a sociedade cearense precisa da Sefaz/CE, uma secretaria estratégica para o tão sonhado crescimento do Estado do Ceará.
Coincidência ou não, após a nomeação de 81 novos concursados a arrecadação do Estado cresceu 22% em 2008. Valores que impactam diretamente em Educação, Saúde, Segurança e tantas outros direitos sociais. Isso é fato ao se comparar os últimos 10 anos de nosso Estado que sempre esteve entre os últimos do nordeste.
Foram 14 anos sem concurso público. Será que a SEFAZ/CE não está defasada?
Parabéns, Eliomar, pelo seu ato extremamente responsável de dar destaque a tal fato. Com certeza, a população cearense agradecerá quando o resultado vier.

Anônimo disse...

Não se pode conceber que o Estado, sob o pretexto da discricionariedade, se mantenha inerte e moroso ao extremo ao nomear servidores, como temos visto aqui no Ceará, não somente no caso da SEFAZ, como também da Saúde, dos Bombeiros e da Secretaria de Planejamento, para ser breve.
Não entra na cabeça de uma pessoa razoável que o Ceará possa prescindir de mais profissionais da Saúde, Bombeiros e toda sorte de servidores, desde que possa arcar financeiramente com eles. É fácil verificar isso quando precisamos dos serviços públicos em nosso Estado.
No caso do fiscal de tributos, a importância reside justamente no financiamento das outras categorias. Temos uma secretaria com um quadro extremamente deficitário e a injeção de novos servidores seria fator preponderante para que a SEFAZ, do ponto de vista da arrecadação, se recupere dos anos de abstinência de concursos.
Para se ter uma idéia do impacto de novos servidores na arrecadação, basta compararmos o crescimento de ICMS obtida nos de janeiro a julho de 2008 quando comparado ao mesmo período de 2007 e o crescimento anual médio da arrecadação de ICMS de 1997 a 2006. Temos que nos sete primeiros meses de 2008, primeiros meses de atuação da primeira turma de concursados nomeados na SEFAZ-CE proveniente do concurso de 2007, tivemos um crescimento de 20,97%, bem acima da média histórica de 12,06% entre 1997 e 2007. Esse foi o quinto melhor resultado entre os Estados brasileiros, bem melhor do que a vigésima terceira posição que o Ceará vem amargando de 1997 para cá. Vale salientar que os quatro primeiros colocados - Mato Grosso do Sul, Rio grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo - todos fizeram concurso e nomearam servidores de 2005 para cá e obtiveram melhoras expressivas de ganho de arrecadação em relação aos seus valores históricos, mais uma indicação de como novos servidores nas Fazendas Estaduais são importantes para a arrecadação tributária.
Esperemos que a Administração se sensibilize, não com a situação difícil de milhares de concursados que investiram tempo e esforço de diversas formas para serem aprovados em concursos no estado do Ceará, mas sim com a situação dos milhões de cearenses que precisam de mais médicos, professores, bombeiros, delegados etc.

Antonio Cristiano de Oliveira Costa
Futuro Auditor Fiscal da Receita Estadual do Ceará,

Nota: os dados de arrecadação de ICMS a que se refere esse texto podem ser verificados diretamente no site do Conselho Nacional de Política Fazendária, CONFAZ: http://www.fazenda.gov.br/confaz/

Anônimo disse...

Parabéns aos APROVADOS da SEFAZ pelo ato de protesto pacífico e solidário.

Anônimo disse...

Dá-lhe Aprovados da Sefaz!

Sr. Governador, não feche os olhos para o futuro do Ceará. Muito dinheiro está deixando de ser arrecadado devido à falta de servidores. Nomeação já!

Anônimo disse...

E nós concursados da DEFENSORIA PÚBLICA CONTINUAMOS ESPERANDO POR UMA HOMOLOGAÇÃO QUE NÃO CHEGA NUNCA......

Anônimo disse...

Vamos lá governador! os fazendários são importantes para o crescimento do Estado... Só é possível maximizar as ações em Saúde, Educação, Segurança, Habitação etc, se o CAIXA do governo estiver cheio e organizado.
Parebéns aprovados da sefaz, mostramos que nos preocupamos também com a sociedade.

Anônimo disse...

Governador, investir no fazendário é promover + Saúde, + Educação, + segurança etc. Nós estamos prontos para assumir nossos postos de trabalho que foram conquistados com muito esforço e dedicação. Tenha o bom senso e nomeia logo esses aprovados que tanto estão dispostos a contribuir para o crescimento do nosse Estado.

Felipe Santoro disse...

Governador, não dê as costas para o futuro do Ceará. O povo quer mais educação, saúde e segurança. O pequeno cearense precisa de comida e cuidados para ser um cidadão comprometido com o desenvolvimento do Estado. Ainda há muito para ser feito e nós, aprovados da Sefaz Ceará, queremos compartilhar esta responsabilidade. Mostre que é um Governador comprometido com a sociedade cearense e cumpra a promessa que fez de nomear todos os aprovados. Ainda estamos aguardando, mesmo depois de tantas promessas não cumpridas.

Anônimo disse...

Governador, vamos cuidar em acabar com a defasagem nas fiscalizações para que as empresas não tenham tempo de mascarar suas demonstrações contábeis! Mais auditores fiscais acarreta maior eficiência nas fiscalizações, menos sonegações e mais benefícios para a sociedade!

Cleane Abreu

Anônimo disse...

Os aprovados do concurso da SEFAZ/CE estão dando um "show" de cidadania.