sábado, 3 de janeiro de 2009

JOÃO ALFREDO FALA EM ARTIGO SOBRE UMA NOVA CÂMARA PENSANDO NO FUTURO DA CIDADE


Eu fico com a pureza da resposta das crianças...

O vereador João Alfredo (PSol), que foi o mais votado para a Câmara Municipal de Fortaleza, escrve artigo no O POVo deste sábado, que merece boas reflexões. Alfredo, bom lembrar, não ficou para a posse de sua ex-amiga e aliada política Luizianne Lins. Preferiu encerrar o dia curtindo seus netos Artur e Beatriz, filhos da primogênita Jana. Eis esse torcedor do Fortaleza posando de Vovô, ao deixar a sede da Câmara.

"O Poder Legislativo que se inicia foi eleito sob o signo de uma das maiores renovações de suas cadeiras: quase 60% dos novos vereadores somos novatos. Esse foi um claro recado que o povo de Fortaleza nos transmitiu. Temos que estar atentos a essa mensagem. Isto significa fazer uma outra política: repelir antigas e viciadas práticas; reduzir o fosso entre representantes e representados. Nesse sentido, representar não significa substituir. Daí a importância da utilização de todos os mecanismos de participação popular. Daí a importância de termos um Portal da Transparência, com toda a receita, despesas, contratos e contratações realizadas pelo Legislativo.
Por isso, é fundamental a independência e a autonomia do Legislativo, que não pode se transformar em um apêndice do Executivo Municipal. Quanto mais controle o soberano popular tiver sobre seus representantes, mais democracia teremos. O poema de Fernando Pessoa, no início, nos traz a aldeia-aldeota de Ednardo mais para perto de nós. Em Fortaleza, diríamos que o Cocó – tão agredido pela especulação imobiliária - é mais belo que o Amazonas, porque corre em nossa cidade. A atual crise global do capitalismo – seja em seu aspecto socioambiental, seja em seu viés econômico-financeiro – não nos permite ver a cidade fora de seu contexto regional, nacional e até mundial. Assim, não há contradição – antes, pelo contrário, se articulam – as defesas da Floresta Amazônica e do manguezal de nosso Cocó, no mesmo movimento em defesa da Justiça socioambiental, no rumo de uma sociedade planetária ecológica e socialista.

A construção desse novo municipalismo – que articula o local com o global - pode ser traduzida em duas consignas fundamentais: a defesa intransigente dos direitos de nosso povo, em sua justa demanda por saúde, educação, emprego, cultura etc.; e a luta pela construção de uma cidade justa e sustentável, na defesa de suas áreas verdes, seus rios, lagoas e espaços públicos; de um transporte público digno e sustentável; de uma moradia com respeito e dignidade; enfim de umacidade humanizada, voltada para a cidadania. São esses os nossos desafios. Espero que estejamos à altura deles."

JOÃO ALFREDO TELLES MELO
Vereador de Fortaleza/Psol joaoalfredotellesmelo@gmail.com


(Foto - Paulo Moska)

O QUE OS ASTROS PREVÊEM PARA A DUPLA TIN GOMES-LUIZIANNE?


De repente, do riso fez-se o pranto silencioso...

"Enquanto o recém-eleito presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), realizou, ontem, uma maratona de entrevistas, a prefeita Luizianne Lins (PT) e o vice-prefeito, Tin Gomes (PHS), resguardaram-se no silêncio. Com uma crise interna se insinuando na Prefeitura, Luizianne e Tin não fizeram questão de vir a público para tentar dissipar a tensão que se instalou após a eleição de Salmito, que saiu vitorioso sobre o candidato da prefeita, Elpídio Nogueira (PSB). Principal articulador da candidatura do petista, o vice-prefeito ainda nem tomou posse e já começa o ano com a relação estremecida com Luizianne. Tin Gomes - que esteve presente à posse da nova legislatura da Câmara, mas se retirou antes da própria posse como vice-prefeito -viajou com a família. Contatado no início da noite de ontem, após passar a tarde com o telefone celular desligado, Tin disse que preferia não responder a perguntas relacionadas à eleição na Câmara ou à vice-prefeitura. O POVO apurou que ele planeja marcar com Salmito uma posse “sem pompas”, “apenas para cumprir as formalidades” quando retornar da viagem, na próxima semana. O prazo legal para que Tin assuma o cargo termina no dia 11. Pelo lado da prefeita, a assessoria de Luizianne informou que ela não iria falar a respeito da eleição da Câmara. Seu coordenador de Articulação Política, Waldemir Catanho, não atendeu às ligações feitas durante a tarde. O vereador Guilherme Sampaio (PT), que anunciou candidatura à presidência da Câmara, mas a retirou a pedido de Luizianne, está de férias até o próximo dia 19 e também não foi encontrado. Outro que não foi localizado foi Acrísio Sena (PT), que apoiou Salmito até o anúncio do acordo em torno de Elpídio."

(Jornal O POVO)

PIMENTEL POSA CADA VEZ MAIS DE... SENADOR

O ministro José Pimentel (Previdência Social), que só retorna para Brasília neste domingo, conferiu apenas três solenidades de posse de prefeitos da chamada base aliada. Esteve em Amontada, Paracuru e em Fortaleza e disse que só não participou de mais cerimônias porque houve coincidência de horários. Queria até ter assistido à posse de Manuel Santana (PT), em Juazeiro do Norte, mas ocorreu na horinha em que Luizianne tomava posse.
José Pimentel avaliou que as perspectivas da base aliada lulista no Ceará são boas com relação a 2010.
Ele, claro, evita falar sobre seu futuro político, mas chegou a ser tratado por alguns, nos bastidores da Câmara Municipal durante a posse de Luizianne, de "senador". O PT, conforme Pimentel, quer uma das duas vagas, já que a outra, por força de acordo político que elegeu Cid Gomes governador é do PMDB do deputado federal Eunício Oliveira. O PCdoB do senador Inácio Arruda diz que também quer uma vaga.
O jogo 2010 dentro da base aliada lulista promete.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

FAUSTO NILO LANÇARÁ 4º CD NO SEU "DRAGÃO"


O compositor e cantor Fausto Nilo vai fazer shows de lançamento de seu quarto CD intitulado "Fausto Nilo". Será nos próximos dias 9 e 10 próximos, a partir das 21 horas, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Fausto apresentará um repertório com samba, baião, frevo e canções que misturam sotaques e referências da carreira do compositor. Os shws fazem parte do projeto Dragão do Mar em Cores Vivas - 10 Anos de Paixão pela Arte e Cultura em comemoração aos 10 anos do Centro Dragão do Mar, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e um dos principais projetos arquitetônicos da carreira do próprio Fausto Nilo.
Com 13 faixas, o compositor mostra intimidade com as palavras, em canções envolventes de arranjos primorosos. Lançado pelo selo Pão e Poesia, Fausto confessa ter finalmente gravado um álbum com músicas escritas para ele mesmo cantar.

LULA CRITICA PREFEITOS QUE ASSUMEM ANUNCIANDO POLÍTICA DE CORTES

"O presidente Lula criticou nesta sexta-feira os prefeitos que assumiram na quinta-feira planejando cortes de investimentos em infra-estrutura. Lula disse que a aplicação de dinheiro em obras, além de benefícios para a comunidade, vai gerar empregos e renda.
Ressalvou, no entanto, os cortes de custeio da máquina pública e confirmou, para o dia 10 de fevereiro, uma ampla reunião com os prefeitos que tomaram posse no dia 1º.
- Eu ouvi prefeitos dizendo que vão fazer contenção de custeio. Custeio não é investimento. Agora, se o prefeito tiver uma obra, e ele resolver parar, eu pergunto: qual o dinheiro melhor empregado do que numa obra? Porque a obra vai trazer benefício para a comunidade, vai gerar emprego para a comunidade, vai distribuir renda e conseqüentemente mais renda para o município - disse."


(Globo Online)

COLÍRIO DO BLOG


JU................LI...............A.................NA

Os leitores reclamaram, mas eis o primeiro Colírio do Blog deste 2009: a atriz Juliana Paes, que será estrela na próxima novela das nove da Rede Globo (Caminho das Índias). A demora foi por causa desse bafafa em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza.
A bela Ju (que intimidade essa nossa!) chega como um calmante. Principalmente para o macharal que apoiou a prefeita.

CEARÁ FECHA 2008 COM 44 MIL CASOS DE DENGUE

A Secretaria da Saúde do Ceará divulgou, no fim da tarde desta sexta-feira, um balanço geral sobre casos de dengue registrados em 2008. De acordo com os dados, foram 44.162 casos da doença.
Desse total, foram 11 óbitos por dengue hemorrágica em Fortaleza, que fechou o ano liderando os registros.
Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado prometem reunir, ainda neste mês, em Fortaleza todos os secretários municipasi da Saúde para deflagrar ações de prevenção e combate à dengue, informou para o Blog o coordenador de endemias da pasta, Manuel Fonseca.

PRESOS ESCAPAM "FEDENDO" DE DELEGACIA EM FORTALEZA

A Polícia Civil continua em busca de sete presos, de um total de 11, que conseguiram fugir na madrugada desta sexta-feira da grade do 33º Distrito Policial, situado nas Goiabeiras, zona da periferia de Fortaleza.
Os presos fugiram de forma inusitada: usaram o buraco do vaso sanitário para abrir um tunel dando para o quintal da delegacia. De lá, o grupo escalou um muro de três metros. Esta foi a primeira fuga registrada neste ano.

SALMITO DIZ NÃO TEMER REPRESÁLIAS DO PT E REAFIRMA APOIO À GESTÃO LUIZIANNE LINS

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PT), reafirmou, nesta quinta-feira, durante entrevista ao programa Debates do POVO, da Rádio O POVO/CBN, que vai apoiar e colaborar com a administração da prefeita Luizianne Lins (PT), lembrando que a Casa, no entanto, adotará uma postura de independência. Salmito, que derrotou Elpídio Nogueira, postulante ao cargo pelo PSB com apoio da prefeita, do governador Cid Gomes e do presidente estadual do PMDB, deputado estadual Eunício Oliveira, disse também que, apesar de tantas chantagens e pressões "impublicáveis" sofridas pelos vereadores que lhe deram o voto (24 ao todo), o momento será de pensar na cidade.
"Nosso compromisso é trabalhar, porque a cidade precisa muito. Que o Poder Legislativo contribua para uma cidade mais justa e mais bela", assegurou Salmito. Ele disse também que não existe essa história de que poderia ser expulso do PT. Informou que o presidente municipal Raimundo Ângelo o cumprimentou, após a vitória, e que nesta manhã de sexta-feira, o presidente estadual Ilário Marques lhe telefonou cumprimentando pela conquista. "O PT é asim mesmo. Não temos brigas, mas disputas", acentuou.
Salmito prometeu uma gestão aberta, destacou o apoio que teve de Tin Gomes, ex-presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de Fortaleza, mas adiantou que a sua vitória não foi fruto de um esforço individual, mas de um coletivo.
"Queremos elevar o nível institucinal do parlamento, da Câmara Municipal", prometeu Salmito Filho.

WALTER CAVALCANTE DEVE PRESIDIR COMISSÃO DO ORÇAMENTO DA CÂMARA

Com a vitória de Salmito Filho para a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, uma certeza: o nome do vereador Walter Cavalcante (PHS) já está definido para comandar uma das comissões técnicas mais importantes da Casa: a de Orçamento.
O acordo havia sido fechado bem antes da disputa.
Já o veereador João Alfredo (PSol), que quer presidir a Comissão do Meio Ambiente, começou a sinalizar aproximação com a nova cúpual da Casa. Isso, ao endossar o nome de Iraguasssu Teixeira para a terceira secretaria. Iraguassu foi o único nome que teve voto de Alfredo que, nos demais, se absteve.
João Alfredo, no entanto, deixa claro: não está negociando e votou em Iraguassu "por conta do seu passado de vereador sério e homem do povo".

OPOSTOS SE ATRAEM - AGRIPINO APOIA GARIBALDI


O democrata é inimigo político do peemedebista no RN.

"O líder do Democratas no Senado, José Agripino Maia (RN), anunciou, nessa quinta-feira, o apoio à reeleição do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN) para a presidência da Casa e disse que vai trabalhar junto ao partido pela candidatura do conterrâneo. Segundo ele, a decisão de votar em Garibaldi é pessoal e deve ser mantida mesmo que o DEM não feche o apoio ao peemedebista. "O que me cabe é me posicionar como senador. Eu voto em Garibaldi e disse isso hoje a ele", afirmou.


O democrata havia conversado com Garibaldi sobre a candidatura horas antes, quando os dois viajaram para a posse da prefeita de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), aliada política de ambos.Agripino lembrou que reuniu o apoio do seu partido e do PSDB quando Garibaldi foi candidato pela primeira vez, mas agora não acha que será possível garantir os mesmos votos. "



* Do Portal Terra, leia mais aqui.

PREFEITO DE TASSO PERDE CÂMARA DE CAUCAIA PARA CANDIDATO DE ZÉ GERARDO

Que a prefeita Luizianne Lins (PT) não fique tão triste por não ter feito o presidente da Câmara Municipal. Em Caucaia (Região Metropolitana), o prefeito Washington Goes (PRB), que ganhou a disputa apoiado pelo senador tucano Tasso Jereissati, não conseguiu fazer o presidente do legislativo municipal.
Com apoio do deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB), o vereador Tanilo Menezes (PMDB) conquistou o cargo.
Mas a disputa com o pastor Dal Márcio (PRB) nã foi fácil. A votação, na qual compareceram todos os 14 vereadores, acabou empatada. Tanilo, por ser mais velho, foi anunciado por Deuzinho Filho, o vereador mais votado e que presidiu a sessão, o vitorioso.

LUIZIANNE, SALMITO E XÔ, RABIÇACAS?


Eis a foto do jornal O POVO desta sexta-feira, da lavra de Evilázio Bezerra. Aqui, Salmito Filho (PT), o novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, eleito contra a vontade da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes (PSB) e do presidente estadual do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira. Salmito teve o apoio do vice-prefeito Tin Gomes (PHS) que, brigado com Luizianne, pois queria acordo em torno da nova mesa diretora da Casa, jogou todas as fichas em Salmito.
Espera-se que, após baixar a poeira, Salmito e Luizianne conversem de espírito desarmado e levem em consideração os interesses da quarta capital do País. Sem picuinhas, mimos e... rabiçacas.
VAMOS NÓS - (ATUALIZAÇÃO - 10h06min) - Observando atentamente a foto, percebemos que é a mesma do contexto que nosso fotógrafo Paulo Moska captou e que pode ser conferida em post anterior. Houve um corte. Ela estava se despedindo do presidente do TJ, desembargador Fernando Ximenes, e foi embora em seguida.
Tudo bem que a prefeita tenha ficado revoltada, mas, por questão de justiça, não vimos a tal rabiçaca.

O DAY AFTER DE SALMITO, O TINTIM E OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS


E ele fez tintim.

O presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, não teve tempo nem de dormir. Depois da vitória ontem à noite, ele rumou para a Churrascaria Spetus (Bairro Edson Queiroz) e comemorou com o grupo. Salmito, que estava sendo fritado, acabou dando a volta por cima feito Luizianne Lins quando era preterida por seu PT na disputa por seu primeiro mandato. Nessa história, a prefeita acabou virando o prato da noite, depois de ter tomado posse com discursos de indiretas, resgatando a velha rabiçaca. Poderia ter dado exemplo de boa educação política, comentava quem estava ontem na Câmara Municipal.
E Salmito? Bem cedo deu entrevistas às tvs Cidade e Diário e ainda cumprirá agenda de entrevistas a emissoras de rádio, o que começou com Verdes Mares AM.
Nas últimas horas, muito se falou que Salmito poderia pagar por um toque de infidelidade. Ora, ele é do PT, da base aliada e, em todos os momentos, reiterou apoio à gestão petista.
Que a prefeita tenha raiva sim. Mas do seu vice-prefeito, Tin Gomes (PHS), que não compareceu à Câmara nem para tomar posse e articulou sua derrota.
Aliás, Tin, a partir de agora, tem 10 dias para tomar posse num gabinete com 26 assessores, tendo direito a bom salário, passagem aérea, carro oficial e outras mordomias. Além de assumir vez em quando o poder.
Enfim, vai ter tempo à vontade, pelo visto, para trabalhar o sonho de virar deputado estadual em 2010.
Dizem também que vice sem ter o que fazer é sério perigo. Quando é aliado, tudo bem. Mas quando vira adversário, conspira. E muito.
Ou alguém pensa o contrário?

A BANCADA SALMISTA

Vários leitores estão cobrando do Blog a lista dos que votaram em Salmito Filho (PT) para presidente da Câmara Municipal de Fortaleza contra a vontade da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes e do presidente estadual do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira. Eis a lista:

Adail Júnior
Adelmo Martins
Carlos Sidou
Doutor Ciro
Gelson Ferraz
Iraguassu Teixeira
Irmão Léo
Joaquim Rocha
José do Carmo
João Batista
Leda Moreira
Luciran Girão
Machado Neto
Mairton Félix
Marcelo Mendes
Marcos Teixeira
Mário Hélio
Paulo Gomes
Pastor Dutra
Plácido
Roberto Mesquita
Salmito Filho
Vitor Valin
Walter Cavalcante

EFEITO CRISE - DONG KUK PODE SAIR DO PROJETO SIDERÚRGICO DO CEARÁ

A siderúrgica sul-coreana Dongkuk informou nesta quarta-feira que está reconsiderando o plano de construir uma planta de placas de aço no Brasil em conjunto com a Vale por conta o aumento dos preços de energia. A fabricante de equipamentos de fundição italiana Danieli e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também eram parceiros do projeto, que precisaria de investimentos de 750 milhões de dólares para construir a unidade com capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas no Estado do Ceará.
Em documento encaminhado à bolsa de valores da Coréia do Sul, a Dongkuk disse que as mudanças nas condições do mercado de energia e o aumento dos preços do gás tornaram o projeto, anunciado inicialmente em dezembro de 2005, menos viável.
"Enfrentamos dificuldades em dar continuidade ao plano por conta de desacordos entre os investidores", afirmou a Dongkuk."

(Reuters)

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DOS BASTIDORES DA ELEIÇÃO DA MESA E POSSE DA PREFEITA

Salito se emociona ao fazer discurso da vitória.

Depois é cumprimentado por Elpídio Nogueira.

Cid cumprimenta Salmito antes de ir embora. Já Luizianne cumprimenta o ainda presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fernando Ximenes, e deixa o local rapidamente.

Cid deixou a Câmara Municipal dirigindo seu carro. Quado era governador, o hoje senador tucano Tasso Jereissati não dispensava o guidom.
(Fotos - Zé Rosa)
Prefeita ficou sem caneta na hora de assinar termo de posse. Acabou socorrida pelo repórter fotográfico do O POVO, Evilázio Bezerra.
(Foto - Jarbas Oliveira)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

CID GOMES: "A DERROTA DE ELPÌDIO FOI DERROTA DO PSB, QUE É MEU PARTIDO"


O governador Cid Gomes afirmou, nesta noite de quinta-feira, que a derrota de Elpídio Nogueira na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Fortaleza foi uma derrota do seu partido e não dele. O neossocialista perdeu pelo placar de 24 a 16 para o petista Salmito Filho.
"Foi derrota do PSB que é meu partido", afirmou Cid que, nas articulações dos últimos três dias em torno do nome de Elpídio, apareceu como um dos mentores dessa postulação ao lado da prefeita Luizianne Lins e do dirigente estadual Eunício Oliveira, do PMDB, que compareceu à posse da petista, mas passou maior parte do tempo em conversas de bastidores.
Cid Gomes, tranquilo, ainda complementou, após a cerimônia: "Na política é assim: ganha-se, perde-se. Faz parte".

BOM LEMBRAR - O PSB do Ceará é dividido em duas facções - a dos cidistas e a dos históricos, que tem como representante o atual dirigente estadual, Sérgio Novais. Sérgio tentou emplacar sua irmã, a vereadora eleita Eliane Novais (PSB) como candidata ao comando da Câmara, mas ela perdeu espaços em razão do parentesco. Elpídio Nogueira, ligada a Cid, acabou sendo o indicado.

TIN GOMES NÃO TOMA POSSE E LUIZIANNE FALA DA POLÍTICA DA TRAIRAGEM


Salmito, entre Cid e Luizianne, prepara-se para presidir sessão.

A prefeita Luizianne Lins (PT) foi empossada nesta noite de quinta-feira, durante sessão presidida pelo também petista Salmito Filho, presidente da Câmara recém-empossado. O ato, dos mais concorridos, contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB), do ministro José Pimentel (Previdência Social), do senador Inácio Arruda (PCdoB), do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) e o deputado estadual Lula Moraes (PCdoB), além de autoridades militares. Somente Luizianne foi empossada. O vice-prefeito Tin Gomes não permaneceu na Casa. Saiu quando viu seu candidato, Salmito, ser eleito presidente da Câmara Municipal contra esquema montado pela prefeita, com apoio de Cid Gomes e de Eunício Oliveira em favor de Elpídio Nogueira (PSB).

Prefeita faz balanço da gestão, com pitadas de indiretas.

Luizianne chegou com atraso de uma hora e com ela vinha o governador. Num vestido vermelho dos mais elegantes, chegou sorridente, mas não deu entrevistas. Foi direto para a mesa dos trabalhos, no que se desenrolou o protocolo. Ela, ao assumir novo mandato, pois reeleita com disse por 593 mil 778 eleitores, fez um discurso de quase uma hora. Luizianne agradeceu a confiança dos eleitores: “Essa vitoria não e minha. É de todos vocês, de o todo o povo. (...) Vou lutar incansavelmente para fazer de Fortaleza uma cidade cada vez mais justa, cada vez mais bela, cada vez melhor”, afirmou. Ela lembrou dos problemas enfrentados, dos avanços obtidos na educação, no transporte público e avisou que agora iria desenvolver as obras de infraestrutura. A petista afirmou que Fortaleza "é uma das cidades mais difíceis de administrar, em virtude de desigualdades e injustiças sociais". Lembrou a campanha: “Foi uma campanha dura e difícil, recebemos muitas ofensas (dos candidatos adversários)”, destacou a importância dos partidos de base aliada para este novo mandato, observando que a coligação fez 29 vereadores. Também elogiou o governador Cid Gomes como um "aliado de grande importância”, acentuando: “Nossa parceria política pode e deve ser exemplo”, disse ela.

O sorriso de Luizianne ao chegar à Câmara Municipal.

Luizianne, visivelmente desconfortável por conta da derrota sofrida na Câmara Municipal, falou em "política da malandragem, da traição, da trairagem" referindo-se abertamente ao processo de eleição da nova mesa que lhe fez começar a gestão com uma derrota. Ela afirmou que luta para que a prática política no Brasil não seja a da malandragem, do levar vantagem, da trairagem e garantiu que todo esforço será feito para que Fortaleza tenha um salto de qualidade.
A prefeita, logo que a sessão de posse foi encerrada, deixou a Câmara Municipal rapidamente.

(Fotos - Paulo Moska e O POVO Online)

DETALHE - Cid Gomes, ao lado direito de Salmito, mostrou-se bem simpático. Trocou papo durante a sessão, apresentando-se tranquilo, enquanto Luizianne só trocou gentilezas com Salmito ao chegar à Câmara Municipal. Ela deixou o local reclamando de trairagem, segundo a reportagem da TV Verdes Mares que conseguiu entrevistá-la rapidamente no estacionamento.

SALMITO FAZ TODA A MESA E TIN GOMES DEIXA CÂMARA MUNICIPAL


Iraguassu secretariando Salmito na eleição da mesa.

Com a vitória por oito votos de diferença (24 a 16), Salmito Filho assumiu, nesta quinta-feira, o comando dos trabalhos na Câmara Municipal para eleger a nova mesa diretora. Em votação nominal, o bloco pró-Salmito elegeu todos os membros, com uma única alteraçao: o vereador José Freire acabou votando em Elpídio e perdeu um cargo.

Eis a nova mesa diretora:

Salmito Filho, presidente;
José do Carmo, primeiro vice-presidente;
Mário Hélio, segundo vice-presidente;
Marcos Teixeria, primeiro secretário;
Roberto Mesquita (PV) entra no lugar de Freire e assume a segunda secretaria;
Iraguassu Teixeira ocupa a terceira secretaria.


Turma do Salmito: Todo mundo tá feliz!!

Após a eleição, todos posaram para os flashes. Mas já pensando na sessão de posse da prefeita Luizianne Lins, que ainda ocorrerá nesta quinta-feira`à noite.

DETALHE - Tin Gomes, vice-prefeito eleito, deixou a Câmara Municipal. Ou seja, não deve tomar posse, o que legalmente poderá fazê-lo num prazo de 10 dias.

(Foto - Paulo Moska)

SALMITO É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA


O discurso da vitória

O vereador Salmito Filho (PT) foi eleito, neste começo de noite de quinta-feira, durante sessão na Câmara Municipal, o novo presidente dessa Casa legislativa. Ele obteve 24 votos contra 16 do candidato Elpídio Nogueira (PSB), que era apoiado pela prefeita Luizianne Lins. João Alfredo, o anti-candidato, obteve somente seu próprio voto.
Salmito deu entrevista coletiva onde reafirmou seu compromisso com a autonomia da Câmara Municipal mas, também, com respeito à prefeita e aos interesses maiores da cidade.
Embora tenha feito um discurso aparentemente pacificador, Salmito, que chorou por duas vezes, lamentando que ele e seus colegas haviam sofrido toda série de pressão, acabou mandando um recado duro aos que tentaram impedir sua conquista: "Que esta vitória histórica sirva de lição para aqueles que tentaram se intrometer no processo de escolha da mesa diretora, que é algo da competência da Câmara Municipal!" Sobre Tin Gomes, falou: "Você, Tin Gomes, marcou minha história de vida e minha história políticca!"
Em seguida, o novo dirigente do Poder listou várias de suas propostas. Entre elas, criar o Procon da Câmara, resuscitar o serviço médico, transformar o Instituto Américo Barreira em fundação. Esse organismo era presidido pela mãe da prefeita, dona Luiza Lins. Também disse que vai criar a Brigada contra Incêndio da Câmara Municipal, o que arrancou risos. Salmito chorou ainda quando falou de sua mulher, Jamile, que lhe apoiou, e não poupou agradecimentos ao ex-presidente Tin Gomes que foi, segundo revelou, o maior articulador de sua vitória.

(Foto - Paulo Moska)

ABERTA A VOTAÇÃO NOMINAL NA CÂMARA MUNICIPAL

Com a posse dos vereadores, eis que João Alfredo (PSol), o vereador mais votado, presidiu a sessão para escolha da nova mesa diretora. Como ele era o anticandidato, a sessão acabou presidida pelo vereador mais velho, no caso Machadinho Neto (DEM). A votação foi aberta e cada um teria que dizer em que votaria para presidente do legislativo municipal. Os outros dois candidatos, Salmito Filho (PT), e Elpídio Nogueira, bem como João, tiveram 10 minutos para expor suas propostas. Em seguida, veio a votação.
Em seu discurso, Salmito garantiu que era candidato da confiança de um grupo que queria garantir a independência do Poder e que articulava há 82 dias seu nome. Ele até filosofou ao final: "A injustiça praticada contra um, é ameaça contra todos". Ou seja, queria ser candidato para se contrapor a um esquema que tentou lançar Eliane Novais e, depois, Elpídio Nogueira tendo entre articuladores a prefeita Luizianne Lins (PT), o governador Cid Gomes (PSB) e o presidente estadual do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira. João Alfredo apregoou maior transparência da Casa e lançou a idéia de um portal para divulgar gastos do Poder com pessoal, contratações, licitações e outras despesas, enquanto Elpídio lamentou que só teve três dias para trabalhar candidatura.

JOÃO ALFREDO PRESIDE POSSE, MAS TIN GOMES É QUEM ROUBA A CENA


Auditório superlotado de "calor humano".

O vereador eleito João Alfredo (PSol), por ter sido o mais votado, presidiu, nesta quinta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, a solenidade de posse dos novos vereadores. A mesa das autoridades contou com a presença do vice-governador Francisco Pinheiro, de autoridades militares e de convidados especiais de Alfredo, que, antes do início dos tabalhos, pediu para que as portas do plenário da Casa fossem abertas. Disse que iria aumentar o calor no local já apertado, mas, pelo menos, "de calor humano", no que foi aplaudido. João Alfredo convidou para a mesa membros do PCdoB como o senador Inácio Arruda, o deputado federal Chico Lopes, o deputado estadual Lula Morais, a vereadora Eliana Morais, o deputado estadual Augustinho Moreira (PV) e também Maria da Penha, aqui, como ressaltou, uma homenagem
especial àquela que lutou contra a violência doméstica e cujo nome batizou lei do gênero no País.

A hora do juramento dos vereadores.

João chamou também para a mesa o ex-presidente da Câmara, Tin Gomes, agora vice-prefeito eleito. Ao ser anunciado, Tin acabou sendo o mais aplaudido. Em seguida houve o juramento por parte dos vereadores, dentro do que manda o protocolo.


DETALHE - O PCdoB estava representado 100% no ato. O presidente estadual Patinhas era um dos que se espremiam na platéia.

DETALHE 2 - João Alfredo ainda leu trecho de poema de Fernando Pessoa para externar que se sentia feliz de estar assumindo cadeira de vereador. Para ele, importante pois ficará bem mais próximo dos clamores e apelos da população.



(Fotos - Paulo Moska)

SALMITO PODE FAZER BARBA, CABELO E BIGODE


Linha Vermelha: um dia de tarifa...eleitoral.

Os 23 vereadores que desembarcaram de ônibus fretado na Câmara Municipal chegaram convictos de que Salmito seria eleito. Um dos membros do grupo até liberou para este repórter a composição do que seria a futura mesa diretora:


Salmito, presidente;
José do Carmo (PSL), primeiro vice-presidente;
Mário Hélio (PMN), segundo vice-presidente;
Marcos Teixeira (PMDB), primeiro secretário;
Iraguassu Teixeira (PDT), segundo secretário; e
José Freire, terciro vice-presidente José Freire.

O Plenário estava lotado de parentes, amigos e correligionários dos vereadores, mas acabou pequeno e muita gente não entrou.
Nos bastidores, as últimas articulações em torno da mesa diretora. Os dois últimos vereadores a apareceram para o ato de posse foram Acrísio Sena (PT), que era Salmito até virar para Elpídio Nogueira (PSB) , este o último a chegar à Câmara. Não falou com ninguém, embora tivesse distribuido simpatias pelos corredores do Poder.

(Foto - Paulo Moska)

JOÃO ALFREDO QUER PRESIDIR COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

O vereador eleito João Alfredo (PSol) aproveita que presidirá a primeira sessão da Câmara Municipal para ler um manifesto de entidades ambientalistas. No conteúdo, pedido para que ele, Alfredo, seja indicado para a presidência da Comissão do Meio Ambiente da Casa.
Bom lembrar que ele está como anticandidato à presidência da Câmara Municipal, no que esse seu pedido pode até entrar nas negociaçoes relacionadas ao comando do legislativo municipal.

SALMITO CHEGA À CÂMARA TRAZENDO DE ÔNIBUS 23 VEREADORES QUE LHE DÃO APOIO


Linha Vermelha - Na contramão dos interesses da prefeita.

Salmito Filho, candidato pelo PT à presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, chegou agora há pouco para a solenidade de posse dos novos vereadores acompanhado de 23 futuros membros da Casa. Todos desembarcaram de um ônibus fretado e Salmito avisou ter mais dois votos de companheiros que já estavam no local.

A chapa de Salmito, inclusive, foi divulgada assim: presidente, Salmito; primeiro vice, José do Carmo (PSL); segundo vice, Mário Hélio (PMN); primeiro secretário, MarcosTeixeira (PMDB); segundosecretário,Iraguassu Teixeira(PDT).

A eleição promete.

(Foto - Paulo Moska)

LULA AVISA: NÃO ANTECIPARÁ DEBATE ELEITORAL


Um Feliz 2009!

"Em férias no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não antecipará o debate eleitoral sobre a sua sucessão neste ano. Afirmou que o interesse em antecipar o processo eleitoral é da oposição, mas que espera que os adversários trabalhem para "ajudar o país a ir para a frente". "Da parte do presidente da República não tem campanha em 2009", afirmou Lula. "Em 2010, sim, vai ter campanha." Quem tem interesse em antecipar o processo eleitoral sempre é a oposição", disse. "Eu fui oposição muito tempo." O presidente afirmou acreditar que 2009 "pode ser um ano bom, igual a 2008". E reafirmou que o governo tomará novas medidas para combater os efeitos da crise. "Da parte do governo, nós vamos fazer o que pudermos para que a gente possa gerar os empregos e fazer a economia crescer." O Brasil, segundo Lula, "já está numa situação privilegiada". "Enquanto os países ricos trabalham com recessão, o que se discute aqui é se a gente vai crescer 4%, se a gente vai crescer 2,5%, se a gente vai crescer 3%. Portanto, é uma situação mais confortável."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

UM RÉVEILLON COM 11 ACIDENTES NAS ESTRADAS DO CEARÁ

"Onze acidentes foram registrados nas estradas federais, nas últimas 24 horas, no Ceará. Nove pessoas ficaram feridas e um ciclista morreu atropelado na BR-116, em Russas (Vale Jaguaribano). Já nas estradas estaduais, o número de acidentes foi menor: três. Um dos registros - uma colisão entre uma motocicleta e um ônibus, na CE-040, em Aquiraz (Região Metropolitana), resultou na morte do garupeiro.
A Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) informa também ter feito a prisão de quatro pessoas em flagrante: duas por porte de carteira de habilitação falsa; e outras duas por porte ilegal de arma.
Em Fortaleza, o motoqueiro Reginaldo de Lima Marinheiro (38) morreu na passagem do Ano Novo quando a moto que conduzia foi colhida por um trem na passagem de nível situada na rua Lineu Jucá (bairro Vila União). Nas Delegacias de Policia da Capital cearense, o plantão da passagem do Ano Novo foi calmo. Entre a tarde do ultimo dia 30 e a manhã desta quinta-feira, 1°, oito corpos de vitimas de homicídio deram entrada no Instituto Medico Legal. Foram sete casos registrados em Fortaleza e um na cidade de Paraipaba (Litoral Oeste).
Em Caririaçu, a festa de Réveillon, que ocorria na praça principal, acabou em morte. A vitima, Alexandre dos Santos Freire (20) foi atingido a tiros de revólver por um homem identificado apenas pelo nome de Isaac, que fugiu.

(O POVO Online)

TV FORTALEZA TRANSMITIRÁ POSSES E ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

A TV Fortaleza, que é gerida pela Câmara Municipal de Fortaleza, vai transmitir ao vivo, a partir das 16 horas desta quinta-feira, as solenidades de posses dos vereadores e da prefeita Luizianne Lins (PT), além da sessão de eleição da nova mesa diretora do legislativo municipal.
A emissora opera pelo Canal 6, da Net, e, ao tomar essa atitude, age com respeito aos telespectadores que, assim, poderão acompanhar mais de perto e de forma transparente o processo de escolha dos novos gestores da Câmara Municipal.
Ou seja, essa transmssão poderá intimidar qualquer um que queira adotar estratégias fora de um processo democrático e ético.

SALMITO VAI BATER CHAPA COM ELPÍDIO


O vereador Salmito Filho (PT) reafirmou para o Blog, nesta tarde de quinta-feira, que disputará a presidência da mesa diretora da Câmara Municipal contra o companheiro de base aliada, Elpídio Nogueira, postulante do PSB respaldado pela prefeita Luizianne Lins (PT) e com aval do governador Cid Gomes (PSB) e até do presidente estadual do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira.
Salmito garantiu que vai ganhar e que não sai da disputa "porque seria uma traição aos 27 companheiros que me garantiram apoio". Ele diz não temer traições, mas deixa claro também que se não for vitorioso continuará a mesma postura de apoio à gestão de Luizianne.

DOIS PREFEITOS ELEITOS EM CLIMA DE CEIA LARGA

Os prefeitos eleitos de Aquiraz, Edson Sá, e do Eusébio, Acilon Gonçalves (este foi reeleito), estão realizando desde o começo desta tarde de quinta-feira, no restaurante Spetus, em Fortaleza, um almoço de confraternização e, claro, comemoração. Com ambos, os fuuros secretários e a discussão sobre projetos conjuntos que essas gestões prometem tocar a partir deste 2009.
Bom lembrar que Acilon tem como vice-prefeito uma filha de Edson Sá, que, por conta desse acordo, resolveu mudar de malas e votos para Aquiraz, onde nem a então prefeita, Ritelza Cabral, quis apontar adversário.
Eita, politicazinha paroquial essa da Região Metropolitana!

CEARÁ E PARAÍBA FORAM OS ESTADOS QUE MAIS REELEGERAM PREFEITOS


A reeleita Luizianne Lins (PT).

"Das 26 capitais estaduais brasileiras, apenas sete passarão a ter um novo prefeito a partir de hoje (1º), quando tomam posse em todo o país os chefes do Executivo municipal eleitos em outubro. Mas o elevado índice de reeleição não é exclusividade das capitais.Ao todo, 5.563 prefeitos e vices serão empossados nesta quinta-feira. Mas cerca de 41% das cidades brasileiras continuarão sob o mesmo comando, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que mostra que 2.245 dos 3.357 candidatos que tentaram esticar o mandato obtiveram êxito nas urnas. A taxa de reeleição em 2008 alcançou a marca recorde de 66,86% ante os 58% registrados em 2000 e 2004.
Os dois estados que mais reelegeram prefeitos foram o Ceará (75%) e a Paraíba (74,3%). Mato Grosso foi o que teve menor índice de reeleição (49,4%). Mas, desde a divulgação do levantamento, há dois meses, a Justiça eleitoral reviu o resultado em alguns municípios.
O sucesso dos prefeitos, porém, foi maior nas capitais, onde apenas um dos 20 candidatos que tentaram renovar o mandato não conseguiu se reeleger: Serafim Corrêa (PSB), em Manaus. Serafim passará o comando do município para o ex-governador Amazonino Mendes (PTB). Além de Amazonino, também assumem a prefeitura Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, Roberto Góes (PDT), em Macapá, Micarla Sousa (PV), em Natal, Eduardo Paes (PMDB), no Rio, João da Costa (PT), em Recife, e João Castelo (PSDB), em São Luís (leia mais).

(Congresso em Foco)

VAMOS NÓS - Uma das perguntas que mais chegam para este Blog: a prefeita vai vestir vermelho de novo em sua posse? Fomos informados que sim e que o modelito promete ser dos mais elegantes. O vestido que Luizianne usou durante a solenidade de diplomação chamou a atenção. Ela estava chique, mas sem perder a simplicidade.

TCHECO ASSUME COMANDO DA UNIÃO EUROPÉIA

"O presidente tcheco Václav Klaus é conhecido por suas críticas à União Européia (UE). Recentemente, Klaus mandou retirar as bandeiras da UE do Palácio de Praga. No entanto, hoje (1º), o tcheco toma posse como presidente do Conselho Europeu, substituindo o francês Nicolas Sarkozy. Na prática, Klaus vai assumir o mais alto cargo de um Chefe de Estado ou de Governo na UE. Seu mandato tem duração de seis meses. Václav Klaus, presidenteda República TchecaVáclav Klaus vai assumir um posto que esteve em evidência sob a tutela de Sarkozy. O francês teve de enfrentar desafios como a luta pela proteção climática, o conflito da Geórgia e a crise financeira.Entetanto, uma das batalhas que Sarkozy não conseguiu vencer foi a ratificação do tratado de Lisboa (tratado constitucional que redefine as instituições do bloco e o seu equilíbrio de poder). Além da rejeição irlandesa, o tratado ainda não foi ratificado na República Tcheca. Klaus, inclusive, é um dos principais críticos do tratado. Ele chegou a pedir aos juízes do país que decidissem se o tratado violaria a constituição tcheca. Segundo o tcheco, o Tratado de Lisboa permitiria que a UE triunfasse sobre a soberania dos Estados membros individuais."

(Folha Online)

UM VEREADOR QUE SONHA COM A CÂMARA DOS DEPUTADOS


Este é o vereador eleito Roberto Mesquita (PV). Empresário com atuação em vários setores, ele tomará posse nesta quinta-feira, ao lado dos demais companheiros de Câmara Municipal de Fortaleza, com um objetivo já traçado: disputar em 2010 cadeira de deputado federal.
Mesquita disse que inicia a vida política pela base, pois quer adquirir experiência.
Ele não esconde o desejo de chegar um dia à Câmara dos Deputados, onde, acentua, gostaria de participar intensamente da política nacional justamente onde está o centro das decisões importantes e que mexem com a vida do País.

UM BANHO DE MAR PARA AFASTAR A RESSACA

As praias cearenses prometem ficar lotadas a partir das 11 horas deste 1º de janeiro de 2009. É a tradição de se tirar a ressaca depois de tanta festa de réveillon, segundo plantonistas do Corpo de Bombeiros que iniciaram bem cedo o trabalho.
Na última tarde, foram registrados pela Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança quatro salvamentos na Praia do Futuro, três envolvendo menor de idade.
O Corpo de Bombeiros reforçou equipes também nas praias de Caucaia, Beberibe, Aracati, Cascavel e Camocim.

DO LUXO DO RÉVEILLON, O LIXO

Cerca de 130 toneladas de lixo estão sendo retiradas desde o começo da manhã deste 1º de janeiro de 2009. Este foi o saldo do festão do aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. Estão mobilizados cerca dde 100 garis e dezenas de caminhões.
O trabalho deve durar todo o dia.

JAMIL ANIMOU RÉVEILLON DO MARINA PARK


O axé music agitou público do Marina Park.

Eis o cantor Jamil, uma das atrações do réveillon do Marina Park Hotel, em Fortaleza. Ele animou um público superior a cinco mil pessoas e entrou no palco depois de Jorge Aragão, que fez um show muito fraquinho.
A festa desse hotel foi encerrada nas primeiras horas desta madrugada com a banda Aviões do Forró.
Quem estava no Marina Park teve direito a assistir a dois espetáculos: o show pirotécnico do hotel e o show piromusical de 15 minutos bancado pela prefeitura no aterro da Praia de Iracema.

(Foto - Paulo Moska)

IJF COM SUPERLOTAÇÃO

O Instituto Doutor José Frota, a maior emergência do Ceará, manteve a tradição: entrou o ano novo superlotado. Nos corredores, pacientes em macas. Segundo plantonistas, a maioria dos casos consequecia de acidentes envolvendo motocicleta e bebida.
Houve também muitos casos de queimaduras. Foram 18 vítimas, de um total de170 atendimentos.

METEOROLOGISTAS BRITÂNICOS: 2009 ENTRE OS CINCO ANOS MAIS QUENTES DA HISTÓRIA

"O ano de 2009 estará entre os cinco mais quentes dos que se tem registro histórico, segundo cientistas do Met Office (escritório meteorológico do Reino Unido) e da Universidade de Anglia Oriental, em Norwich.
O prognóstico diz que a temperatura média no planeta se situará em 14,44 ºC, 0,44 graus acima da média oficial registrada desde a década de 60.
Com essa média, 2009 se transformará no mais quente desde 2005 e confirmará, segundo meteorologistas, o lento, mas constante aumento das temperaturas no planeta."

(Globo Online)

UM RÉVEILLON COM MAIS DE 600 MIL FORTALEZENSES

Cerca de 600 mil pessoas participaram, no aterro da Praia de Iracema, da festa que a Prefeitura de Fortaleza realizou até as primeiras horas deste 1º de janeiro de 2009. Essa previsão de público foi divulgada pela assessoria de imprensa do município. A festa teve início às 19h30min, com show de Chico Pessoa. Em seguida, subiu ao palco Lulu Santos. O cantor Gilberto Gil deu seu show recordando grandes sucessos. Ele, ao lado da prefeita Luizianne Lins, fez a contagem regressiva nos últimos segundos de 2008, vindo em seguida um show piromusical de 15 minutos que encantou a todos que estavam não somente na Praia de Iracema, mas em vários pontos da cidade onde o espetáculo pode ser conferido. A festa encerrou com Daniela Mercury.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ 2009 !!



Eis trecho de um dos muitos shows da cantora Daniela mercury, que é atração neste momento, no aterro da Praia de Iracema, do Réveillon promovido pela Prefeitura de Fortaleza. Para todos nossos eleitores, que haja alegria em cada canto desta cidade, que ainda precisa de boa transformação.

CID GOMES VAI AO RÉVELLON DO ATERRO E À POSSE DA PREFEITA LUIZIANNE

O governador Cid Gomes (PSB) informou, nesta noite de quarta-feira, que vai conferir a solenidade de posse da prefeita reeleita Luizianne Lins (PT). A solenidade ocorrerá a partir das 18 horas deste 1º de janeiro, na Câmara Municipal.
Antes, porém, a partir das 15 horas, haverá a posse dos vereadores e, em seguida, presidida pelo vereador mais votado, João Alfredo (PSol), a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal.

E por falar em Cid Gomes, ele confirmou presença na festa de Réveillon da Prefeitura, que começou com o forrozeiro Chico Pessoa, no aterro da Praia de Iracema. Depois de Chico, virão Lulu Santos e Gilberto Gil que fará a contagem regressiva para 2009. Em seguida, shjow piromusical de 15 minutos, ao som da nona sinfonian de Beethoven.
E, finalmente, depois entrará no enorme palco de um Réveillon ao custo total de R$ 4 milhões, o furacão Daniela Mercury.

MT FAZ BALANÇO POSITIVO SOBRE LUTA CONTRA TRABALHO ESCRAVO

"De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 4.634 trabalhadores foram resgatados este ano em condição análoga à de escravo em 133 operações realizadas pelo Grupo Móvel de Fiscalização. É o maior número já registrado desde que o grupo foi criado, em 1995. Os três estados onde houve maior número de libertações foram: Goiás, com 867, Pará, com 741, e Mato Grosso, com 486. Em entrevista à Agência Brasil, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que o governo aumentará o cerco ao trabalho escravo no Brasil em 2009. “Com a implantação do programa Marco Zero de Combate ao Trabalho Escravo, vamos atacar ainda mais o problema nos estados que tradicionalmente registram esse tipo de crime”, declarou.
Ainda segundo o ministro, empresários autuados por explorar trabalho escravo pagaram R$ 8 milhões em indenizações este ano. Ontem (30) o ministério divulgou nova versão da chamada “lista suja” do trabalho escravo, com 205 nomes de pessoas físicas e jurídicas autuadas pelo grupo móvel. Desses, 19 foram incluídos recentemente na relação. Com a inclusão na lista, os fazendeiros e empresários ficam impedidos de receber financiamentos de bancos públicos e privados. "

(Congresso em Foco)

RÉVEILLON EM SOBRAL AO SOM DE PAGODE ROMÂNTICO


A Boulevard do Arco será o ponto de encontro dos sobralenses nas festividades de final de ano. As boas-vindas a 2009 serão dadas ao som do grupo carioca Sorriso Maroto. Antes, haverá show pirotécnico, que deverá durar 15 minutos.
Neste dia 1º, os forrozeiros irão invadir a Boulevard para prestigiar o show da banda Aviões do Forró, a partir das 20 horas.
No próximo dia 6, no mesmo local e horário, está marcado um concerto com Artur Moreira Lima, um dos maiores ícones da música clássica brasileira.

(Este Blog com Blog Sobral em Revista)

PROJETO DO NOVO CASTELÃO SERÁ APRESENTADO NA SEGUNDA-FEIRA

O governador Cid Gomes (PSB) e o secretário de Esportes, Ferrúcio Feitosa, vão apresentar o projeto do Complexo Esportivo do Novo Castelão na próxima segunda-feira. A apresentação ocorrerá a partir das 9h30min, na sala de reunião do Palácio Iracema. O projeto promete adequar a atual estrutura do Castelão às exigências feitas pela Fifa para tornar Fortaleza uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Pelo projeto, o Castelão ganhará um Centro Olímpico Esportivo, arena multiuso climatizada e pista de atletismo olímpica.

ENQUANTO 2009 NÂO CHEGA...



Ano Novo, planos novos. Que tal, no entanto, recordamos saudades gostosas de um passado não tão recente? Essa aí é Tina Charles interpretando I Love to love, estrela do tempo da discoteca no fim dos anos 70. Tiramos do baú, mas saudade não tem idade, não é mesmo?

O RÉVEILLON DE ALGUNS VIPS

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, passará o Réveillon entre o município de Euisébio e o litoral. Amigos próximos não revelaram o local, mas garantem que Mendes, ao lado da família, está aproveitando para um bom descanso, longe de tanta fofoca e bafafa de Brasília.
Quem também passa o Réveillon no Ceará é o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar. Cearense, ele não dispensou a praia do Morro Branco, em Beberibe, onde tem apartamento.
O senador Tasso Jereissati (PSDB) levou toda a família para a praia de Fleixeiras (Litoral Oeste do Ceará).
O ex-governador Adauto Bezerra voou com a família para Porto de Galinhas, em Pernambuco, enquanto o também ex-governador Lúciko Alcântara passará o Réveillon em terras portuguesas.

GILBERTO GIL CANTARÁ E CONTARÁ O 4,3,2,1...FELIZ 2009!



Eis Gilberto Gil, que responderá pela contagem regressiva e desejará o "Feliz 2009!" para os fortalezenses que forem ao aterro da Praia de Iracema, onde ocorrerá o Réveillon da prefeitura.Será que essa música que ele canta estará no repertório de logo mais?

PALESTINOS FAZEM PROTESTO CONTRA ISRAEL EM BRASÍLIA

"Integrantes da comunidade palestina no Brasil fizeram hoje (31) uma manifestação, antecedida por uma carreata, em frente à Embaixada de Israel, contra os ataques israelenses à Faixa de Gaza. A manifestação para pedir a paz, no entanto, terminou com uma briga entre dois palestinos por divergências ideológicas. Os manifestantes saíram da frente da Catedral de Brasília e seguiram em carreata até a Embaixada de Israel. Lá, queimaram bandeiras do país e levantaram faixas com frases como Massacre em Gaza diante do silêncio do mundo e Resistência sim, desistência não. Um manifesto foi entregue na portaria da Embaixada de Israel. Os manifestantes criticaram “os acordos de paz que propõem a devolução de apenas 8% do território palestino para seu povo” e lembraram que a “força bélica usada pelo Estado de Israel [no conflito] é a quarta mais poderosa do mundo”.
A manifestação começou de forma pacífica, mas terminou com briga entre dois palestinos, que se agrediram por divergências políticas. Segundo relatos de testemunhas, um deles teria defendido a Autoridade Palestina, contrariando o posicionamento do outro. A briga foi contida por outros manifestantes. Safiah Ali, palestina que mora no Brasil a 40 anos, disse que tem se comunicado com os parentes que moram na Cisjordânia, área livre dos bombardeios. Segundo os relatos recebidos por ela, a situação é de desespero na Faixa de Gaza. “Quado cai uma bomba, ela não escolhe se o atingido é um guerrilheiro, se é civil, criança ou idoso”.
Para ela, só será possível construir um acordo de paz com a participação ampla de diversos países. “Precisa que muitos que estão sentados nas cadeiras de todo o mundo entrem em ação", disse, referindo-se aos presidentes de diferentes nações. Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação, segundo a PM. O protesto foi convocado pelo Movimento Democracia Direta (MDD). "

(Agência Brasil)

O MIMO DA PREFEITA PARA OS SERVIDORES


Eis o presente que a administração da prefeita Luizianne Lins (PT) distribuiu entre os servidores e que estava acompanhando o último contra-cheque deste ano: uma caixinha com motivos regionais. Dentro dela, um calendário e um porta-retratos em papel reciclado. Com um folheto falando sobre as principais ações da gestão.

* A cor tinha que ser vermelho PT?

2009 CHEGA COM REFORMA ORTOGRÁFICA

"O ano de 2009 começará com uma nova forma de escrever em língua portuguesa. A mais nova reforma ortográfica eliminará acentos gráficos em prol de uma padronização da escrita dos oito países que adotam o português como língua oficial. Formam a comunidade lusófona os seguintes países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Neles vivem aproximadamente 230 milhões de pessoas. A partir de amanhã (1º) terá início no Brasil o chamado período de transição, que vai até o ano de 2012. Até lá, as duas formas de grafar no idioma de Camões estarão em vigor. A partir de 2012, apenas será aceita a nova maneira. Uma das principais mudanças diz respeito ao fim do trema (acento gráfico específico da vogal “u”) em todas as palavras. Ou seja, a partir de 2009 será permitido escrever linguiça, em vez de lingüiça. Ou frequência em vez de freqüência. O alfabeto passará a ter 26 letras, com a inclusão oficial de “k”, “w” e “y”. Também será abolido o uso de acento circunflexo nas palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos). Exemplo: crêem, vêem, lêem passarão a ser escritas da seguinte forma: creem, veem, leem. O mesmo princípio se aplica para palavras como vôo e enjôo, que passarão a ser grafadas como voo e enjoo. O acento diferencial também vai acabar. Dessa forma, palavras como pára, pêlo e pêra, serão escritas da seguinte maneira: para, pelo e pera.
Em outro ponto da reforma desaparecem os acentos agudos nas palavras paroxítonas, aquelas cuja penúltima sílaba é a mais forte. Dessa forma, as palavras assembléia, Coréia, idéia e jibóia serão grafadas dessa forma: assembleia, Coreia, ideia e jiboia. É válido destacar que o que muda nessa reforma é a o ato de escrever determinadas palavras. Portanto, permanecerá inalterada a maneira de pronunciar essas palavras que sofrerão apenas alterações gráficas.

Hífen
A alteração na forma de escrever determinadas palavras também atingirá o hífen. Será necessário usar esse instrumento, por exemplo, quando a palavra seguinte ao hífem começar com “h” ou com vogal igual à última da palavra anterior. Exemplo: mini-hotel, anti-imperalista, micro-ondas. Também será necessário utilizar o hífen quando a segunda palavra começar com “h” ou com “r”. Exemplo: super-homem, inter-racial. No caso de palavras compostas iniciadas por “vice”, sempre será necessário utilizar o hífen. Exemplo: vice-presidente. Contudo, o hífen vai sumir de determinadas palavras, que ganharão mais uma letra em sua grafia. Exemplo: antissocial, minissaia e minirreforma.

PODE CHOVER EM 12 ESTADOS NA VIRADA DO ANO

"Doze Estados do País estão em situação de alerta com possibilidade de chuvas fortes nesta virada de ano, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec): Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Pará, Amazonas, Acre, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segundo dados Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva no Mato Grosso, em Goiás e no Mato Grosso do Sul.
Nessas regiões, há ainda a possibilidade de descargas elétricas e de rajadas de vento (40 a 50 quilômetros por hora), no noroeste e oeste mato-grossense, no centro-sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul. Na região Norte, áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que podem provocar pancadas de chuva de forte intensidade em Rondônia, Roraima, no centro, oeste e sul paraense, no Amazonas e no Acre. A Sedec ainda indica fortes pancadas de chuva nas regiões Sul e Sudeste. Em alguns momentos, há riscos de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 70 km/h) no centro-norte do Paraná. Não está descartada a ocorrência de granizo localizado no Estado.A secretaria ainda alerta para a especial atenção às áreas de encostas e morros, devido ao risco de deslizamentos. Além disso, a Sedec aconselha às autoridade locais que orientem a população a evitar o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes."

(Agência Estado)

E POR FALAR EM 2009... O AMOR ESTÁ NO AR

PUBLICADA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2009

"Com cortes de R$ 10,3 bilhões em relação à proposta original, o governo federal publicou na edição de hoje (31) do Diário Oficial da União a lei orçamentária de 2009. O texto aprovado há duas semanas pelo Congresso e sancionado ontem pelo presidente Lula prevê despesas e receitas de R$ 1,6 trilhão. A maior parte dos cortes, R$ 8,1 bilhões, atingiu o custeio dos ministérios. Outros R$ 800 milhões foram cortados em juros da dívida, prevendo-se a redução da taxa básica, a Selic. Já a previsão de gastos com pessoal foi reduzida em R$ 400 milhões.A lei orçamentária considera que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 será de 3,5%. Inicialmente, o governo trabalhava com uma previsão de 4,5%.O relator-geral da proposta orçamentária, senador Delcídio Amaral (PT-MS), comemorou a sanção da lei ainda em 2008. “Esta é a segunda vez em 20 anos que o governo federal consegue ratificar a previsão de recursos no ano anterior à sua execução. Apenas em 1997, o Congresso tinha conseguido aprovar a proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido pela Constituição”, destacou. “Agora,tivemos que adequar a proposta inicial enviada pelo governo ao quadro de dificuldades que se avizinha em função da crise financeira internacional”, acrescentou."

* Do C0ngresso em Foco, leia também a íntegra da lei aqui.

RÉVEILLON EM RITMO LATINO NO CLUBE NÁUTICO


Eis o grupo Caribbean Kings, a atração que o Clube Náutico reservou para seu Réveillon. Sem dúvida, um festão latino, mas com uma mistura de ritmos que promete.

O ANO NOVO JÁ CHEGOU EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO

"O ano de 2009 já chegou a diversas partes do planeta e foi recebido com festa e fogos de artifício.
O primeiro lugar do mundo a receber o Ano Novo foi a ilha de Kirimati, no Oceano Pacífico, onde o reveillon foi comemorado às 8 horas da manhã de Brasília. Em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia, a chegada do Ano Novo foi comemorada com um show de fogos. Duas horas depois, a primeira grande cidade do mundo a festejar foi Sydney, na Austrália, onde uma multidão de cerca de 1,5 milhão de pessoas assistiu um show de fogos de artifício lançados próximo à famosa casa de ópera da cidade."

(BBC Brasil)

PREFEITA NÃO ANUNCIARÁ SECRETARIADO DURANTE SOLENIDADE DE POSSE

A prefeita Luizianne Lins (PT) só deverá anunciar seu secretariado ao longo de janeiro e não durante ato de posse, que ocorrerá a partir das 18 horas desta quinta-feira, na Câmara Municipal. Foi o que ela informou, nesta manhã de quarta-feira, para este Blog, por meio de sua assessora de imprensa, Lana Roriz. A protelação do anúncio ocorre porque a prefeita tenta resolver o imbroglio que criou em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, onde o PT tem Salmito Filho disputando com Elpídio Nogueira (PSB), nome que surgiu nas ultimas horas para tentar amenizar o quadro confuso da Casa.
Luizianne Lins deve avaliar os nomes da equipe e discutir com a base aliada para tentar fechar um grupo que, garantiu ela, será mesclado de técnicos, mas comprometidos com a visão política necessária na manutenção da aliança que lhe garantiu a reeleição.
Uma certeza: vai mexer nas Secretarias Executivas Regionais que, prioritariamente, serão preenchidas por pessoas técnicas e que possam agregar característica política.

Da equipe atual de Luizianne, são dados como certos, até agora, Alfredo Pessoa (Administração), que pode ser remanejado; Martôno Mont'Alverne, que ficará como titular da PGM; Ana Maria Fontenele, que não quer ficar, mas pode continuar na Educação ou ser remanejada; e Glória Diógenes, atualmente à frente da Funci, mas que deverá ocupar a recém-criada Secretaria de Direitos Humanos. José Meneleu pode continuar na pasta do Planejamento; José de Freitas Ucha também é cotado para permanecer à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, bem como Geraldo Acioly, o titular da Controladoria Geral.

JORGE VERCILO E UM RÉVEILLON ROMÂNTICO


Jorge Vercilo será a atração do réveillon do Arena Show. Uma opção menos barulhenta e, digamos, bem mais romântica.

MAIS DE 5.500 PREFEITOS TOMAM POSSE NESTA QUINTA-FEIRA

"Os prefeitos eleitos de 5.563 municípios e seus respectivos vices tomam posse nesta quinta-feira. De acordo com a Constituição Federal, o prefeito e vice-prefeito são empossados em 1º de janeiro do ano subseqüente ao da eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram eleitas 505 prefeitas em 2008. Esse número representa um incremento de 100 em relação à eleição de 2004.
Para ser empossado, o candidato tem de ter sido diplomado pela Justiça Eleitoral. Os prefeitos devem ter, no mínimo, 21 anos e os vereadores, 18. Tanto para prefeito quanto para vereador a Constituição fixa o mandato de quatro anos.
Já a posse dos 52.147 vereadores não tem data unificada porque é fixada conforme a Lei Orgânica de cada município, informa o Tribunal Superior Eleioral.

(Folha Online)

EPA! RENAN CALHEIROS PODE SER LÍDER DO PMDB NO SENADO

"Uma ofensiva junto aos governadores peemedebistas, capitaneada pelo senador José Sarney (PMDB-AP), garantiu o apoio da maioria dos senadores do partido ao nome de Renan Calheiros (PMDB-AL) para o cargo de líder da legenda em 2009, exatos 14 meses depois do parlamentar alagoano ter renunciado à presidência do Senado em meio a denúncias de corrupção. A liderança faz parte do pacote com que a cúpula peemedebista e o Planalto trabalham para evitar disputa entre o PT e o PMDB na sucessão do Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva programa uma reunião com a cúpula do PMDB dia 12 ou 13 de janeiro, para arrancar uma definição de Sarney. Ou o senador assume de vez que é candidato, ou libera a cadeira em definitivo para uma composição com o PT de Tião Viana (AC). Um dirigente peemedebista com trânsito no Planalto informa que Lula quer esclarecer o quadro. Argumenta que, na última conversa com Sarney, ouviu do senador que não seria candidato "em hipótese alguma". A despeito da negativa, porém, seus correligionários seguem sustentando que ele é "candidatíssimo". Um interlocutor palaciano diz que, por isto mesmo, Lula pedirá à cúpula partidária que se manifeste e, se Sarney assumir o desejo de presidir o Senado, ficará "muito tranqüilo". Caso contrário, o presidente insistirá no entendimento em torno de Viana. Com Renan acomodado, sobram duas alternativas para o atual líder Valdir Raupp (RO) no xadrez da sucessão no Senado: a primeira vice-presidência na chapa de Viana ou a liderança do governo no Congresso, caso Sarney saia candidato e seja eleito. Hoje, porém, o cenário aponta para um confronto entre Viana e o atual presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que está em campanha aberta pela reeleição."

(Agência Estado)

BANCADA DO PT DIVIDIDA SOBRE ELPÍDIO NOGUEIRA

O café da manhã que a bancada do PT realizou, nesta quarta-feira, na sede da legenda, teve gosto amargo: nada de consenso em torno de Elpídio Nogueira, nome que o PSB lançou para a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. Salmito Filho não voltou atrás em sua candidatura, pois reitera, conta com 28 votos. O vereador Guilherme Sampaio apoiou, ao lado do vereador eleito Ronivaldo Maia, enquanto Acrísio Sena não quer apoiar Elpídio. Alegou que se tem um petista disputando, cabe a ele apoiar um petista.
Depois desse encontro, as correntes petistas fizeram encontro no mesmo local e, segundo o advogado Deodato Ramalho, suplente de vereador pelo PT, só a Democracia Socialista endossou Elpídio para o comando da Câmara Municipal.
Isso quer dizer que o consenso não saiu e que a disputa é iminente. Apesar de lobbies e outras pressões das últimas horas, assegurou Ramalho.

MESA DIRETORA - BANCADA DO PT EM CAFÉ DA MANHÃ DE DISCUSSÕES

A bancada municipal do PT terá café da manhã, nesta quarta-feira, com a participação do secretário da Ação Governamental, Waldemir Catanho, e do presidente do PT de Fortaleza, Raimundo Ângelo. O local: a sede da legenda.
O objetivo é tentar o consenso em torno da futura mesa diretora da Câmara.
Surgiu Elpídio Nogueira, do PSB, como candidato a presidente da Casa, mas Salmito Filho, que é petista, não retira sua candidatura.
O vereador eleito Acrísio Sena (PT) informou agora há pouco que o objetivo é tentar consenso: unir aliados e petistas.
Missão bem complicada essa.

LULU SANTOS, UMA DAS ATRAÇÕES DO RÉVEILLON DE FORTALEZA



Este é Lulu Santos, interpretando "Um Certo alguém". Ele é uma das atrações do réveillon que a Prefeitura de Fortaleza promoverá, a partir das 21 horas, no aterro da Praia de Iracema.

ISRAEL REJEITA CESSAR-FOGO E MANTÉM ATAQUE EM GAZA

"Os líderes de Israel decidiram rejeitar a proposta de cessar-fogo de 48 horas nos ataques realizados na faixa de Gaza. Nesta quarta-feira (31), o país enviou mais aviões e helicópteros para bombardear a região pelo quinto dia seguido, supostamente com o objetivo de destruir a capacidade militar do grupo extremista Hamas. A decisão de rejeitar a trégua vem em um momento em que Israel sofre pressão internacional para suspender os ataques. A proposta de cessar-fogo por 48 horas foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, em nome de ministros da União Européia. "A proposta feita pelo ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, para um cessar-fogo unilateral e temporário não é útil e é evidente que o Hamas não vai parar de lançar foguetes sobre Israel", afirmou um oficial que preferiu não se identificar. A reunião sobre o assunto teve participação do primeiro-ministro, Ehud Olmert, e a ministra das Relações Exteriores, Tzipi Livni, o ministro da Defesa, Ehud Barak,
O objetivo do cessar-fogo era testar se o Hamas cumpriria a trégua temporária e interromperia o lançamento de foguetes Qassam em território israelense. Além disso, a trégua teria fins humanitários."

(Folha Online)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CPI VAI APURAR SE NOMEAÇÃO DE LACERDA FOI UMA "PREMIAÇÃO"


"A exoneração do delegado Paulo Lacerda da direção-geral da Abin (Agência brasileira de Inteligência) e sua posterior nomeação para um cargo criado especialmente para ele em Portugal terão atenção especial da oposição na CPI das Escutas Telefônicas. O objetivo é confrontar informações, com base em investigações, e indicar que Lacerda foi compensado com a função no exterior por sua eficiência e obediência a ordens superiores. Em fevereiro, quando as atividades serão retomadas, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) vai requerer o detalhamento da sindicância que absolveu Lacerda das suspeitas de envolvimento com escutas durante a Operação Satiagraha --realizada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional)-- e mais explicações sobre sua saída da agência.
"O presidente criou uma função no exterior, que busca compensar e reconhecer todo o trabalho feito por Lacerda, não só na Abin, mas também durante sua gestão na Polícia Federal", afirmou Fruet. "Tudo leva a crer que ele [Lacerda não agiu sozinho. Os superiores dele sabiam [de tudo]. Não se deve criminalizar o delegado, mas buscar a origem disso tudo", disse. Para Fruet, é fundamental ainda confrontar os resultados da sindicância feita pelo GSI com a auditoria realizada pelo Exército. Segundo informações da Abin, os equipamentos da agência não realizam escutas telefônicas, já a auditoria feita pelos militares indica resultado oposto. Interlocutores da Polícia Federal informam ainda que há disposição de ouvir Lacerda no inquérito que apura vazamento de dados da Operação Satiagraha. Isso ocorreria ainda em janeiro, antes da transferência de Lacerda para a Europa."

(Folha Online)

ELPÍDIO NOGUEIRA PODE SER O TERCIUS NA DISPUTA PELO COMANDO DA CÂMARA MUNICIPAL

O vereador Elpídio Nogueira (PSB) surgiu como uma alternativa em meio à peleja aberta em torno da presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza. O nome foi divulgado durante almoço que a prefeita Luizianne Lins (PT) ofereceu para um grupo de vereadores (13) da base aliada e que ocorreu nesta terça-feira, no Hotel Gran Marquise.
Elpídio é da confiança do governador, atende às exigências do PSB e poderá abrir para a formação de uma chapa única.
Durante esse mesmo almoço, a prefeita teria conversado por telefone com o governador Cid Gomes, que deu aval à indicação.
Resta aguardar a posição do petista Salmito Filho, que bateria chapa com a então candidata de Luizianne, a vereadora novata Eliane Novaes.

NOVELA - O secretário da Ação Governamental não quis confirmar o nome de Elpídio Nogueira, enquanto Salmito diz que continua na disputa.
Cá pra nós: como essa turma da prefeita adora se enrolar nos próprios punhos dessa rede de amigos...

LULA CRITICA ONU POR CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO


Lula inaugurando Parque Dona Lidu, no Recife.

"A Organização das Nações Unidas (ONU) não tem coragem de tomar a decisão de colocar paz no Oriente Médio. A afirmação foi feita hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Recife, durante cerimônia de inauguração da primeira etapa do Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem. Segundo o presidente, que fez um discurso de 45 minutos na capital pernambucana, essa falta de ação da ONU no conflito entre israelenses e palestinos é motivada pelo poder de veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança (CS). Lula disse que pediu ao ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, para ligar para o presidente da França, Nicolas Sarkozy (que está em férias no Brasil), e convocar uma reunião de emergência. Ele não deu detalhes sobre onde e quando ocorreria esse encontro. "Nós, do Brasil, vamos trabalhar junto a outros países para achar um jeito daquele povo parar de se matar", afirmou. O presidente destacou que o Brasil convive em paz com árabes e judeus e disse que "violência gera violência". Lula reconheceu que o Hamas é "muito radical", mas comparou o potencial bélico de Israel frente aos palestinos como de uma bomba ante um palito de fósforo. Ele afirmou ainda que o mundo precisa de paz e pediu uma salva de palmas para os presentes em homenagem à paz."

(Folha Online/ Foto - Jornal do Commercio)

VEM AÍ A NOVA TABELA DO "LEÃO"


" Receita Federal regulamentou nesta terça-feira, 30, em Instrução Normativa publicada no Diário Oficial, a aplicação da nova tabela do Imposto de Renda que irá vigorar a partir de 1º de janeiro de 2009. A nova tabela foi definida pela Medida Provisória 451, editada pelo governo no dia 16 de dezembro, como parte das medidas adotadas para diminuir os gastos com impostos e aumentar o consumo no momento de crise financeira. A nota tabela do Imposto de Renda tem quatro alíquotas e cinco faixas de renda. Rendimentos até R$ 1,434,59 estarão isentos do IR. Pela tabela, os rendimentos entre R$ 1.434,60 e R$ 2.150,00 estão sujeitos a tributação de 7,5%. A terceira faixa de renda tributa em 15% os rendimentos entre R$ 2.150,01 e R$ 2.866,70. Já contribuintes com renda de R$ 2.866,71 e R$ 3.582,00 terão tributação de 22,5%. Quem ganha na faixa de R$ 2.150 a R$ 2.866 continua pagando 15%. Acima de R$ 3.582,00, a alíquota aplicada é de 27,5%."

(Agência Estado)

SECRETÁRIO DA EQUIPE DE CID GOMES VAI CORRER NA SÃO SILVESTRE


Uma autoridade da equipe do governador Cid Gomes (PSB) vai estar participando da famosa Corrida de São Silvestre, nesta tarde de quarta-feira, em São Paulo.
Não, não é o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, conhecido atleta das competições promovidas por estas bandas.
Dessa vez, o corajoso é o secretário-adjunto da Segurança Pública, delegado civil José Nival, que embarcou feliz e disposto a tentar ficar entre os mil primeiros do certame.
Para fazer bonito, José Nival nem precisou fazer regime. é que os velhos problemas do aparelho policial cearense contribuem para que ele não precise andar se escondendo da balança.

BC VENDE US$ 530 MILHÕES EM LEILÃO

"O Banco Central (BC) comunicou há pouco que colocou US$ 530 milhões no mercado por meio de leilão de venda conjugado com leilão de compra de dólares (leilão de linha). Foram aceitas, ao todo, quatro propostas.Como na operação anterior, o BC disponibilizou três vencimentos diferentes, mas só aceitou proposta para um deles. A taxa de venda foi de R$ 2,352. E essa operação será liquidada dia 2 de janeiro de 2009.A autoridade monetária aceitou propostas apenas para o Leilão C, que tem vencimento em 1º de abril de 2009 (89 dias corridos). A taxa máxima de recompra por parte do BC ficou em R$ 2,416464. Quatro propostas foram tomadas, movimentando US$ 530 milhões.O BC não aceitou propostas para o Leilão A, que tinha liquidação para 2 de fevereiro de 2009 (31 dias corridos), e para o Leilão B que apresentava prazo de liquidação para 2 de março de 2009 (59 dias corridos). Na última operação desse tipo, realizada em 17 de dezembro, o BC também aceitou quatro propostas todas para o Leilão C, que apresentava a mesma data de vencimento, colocando US$ 500 milhões.Há pouco, o dólar comercial estava a R$ 2,328 na compra e a R$ 2,33 na venda, queda de 3,51%. Em direção oposta, o dólar para janeiro caía 2,33%, a R$ 2,338, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F)."

(Valor Online)

JUIZ LALAU VAI ESTREAR TORNOZELEIRA COM GPS


"O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, 80, que está preso há oito anos pelo desvio de R$ 324,1 milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, deverá estrear em 2009 a tornozeleira eletrônica com sistema GPS, que permite o monitoramento dos passos dele, via satélite, pela Polícia Federal.Hoje, Nicolau, sentenciado a 26,5 anos de prisão, cumpre pena em regime fechado em sua residência, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Obteve o direito por ter idade avançada. Sob vigilância de agentes da PF 24 horas por dia, só pode deixar a casa se apresentar problemas de saúde ou para a realização de exames médicos.Com o uso de tornozeleira, o emprego de agentes seria suspenso ou reduzido (são cinco ou seis policiais por mês, em média) e a permanência de Nicolau na residência seria monitorada por satélite.As tornozeleiras colocariam fim também a uma lista de reclamações do Ministério Público Federal, que vê falhas na custódia de Nicolau pela PF.Em ofício enviado à Justiça, o procurador da República Roberto Antonio Dassiê Diana, do Ministério Público Federal em São Paulo, informou que não é raro não encontrar agentes na casa do juiz aposentado.Disse que chegou a solicitar a oficiais de Justiça que fossem à casa de Nicolau para constatar a presença dos agentes. Descobriu que não havia vigilância em nenhuma das cinco visitas efetuadas num mesmo mês.No mês passado, a reportagem foi quatro vezes à residência de Nicolau, sempre em horários diferentes. Também não havia agentes no local.Ainda no ofício, Diana questionou a PF sobre uma queda sofrida pelo juiz, em 2005, que provocou um ferimento cortante na perna. Nicolau foi atendido por um médico particular, que lhe deu 18 pontos.O procurador informou estranhar o fato de o episódio não ter sido informado pela PF, que tem o compromisso de apresentar relatórios freqüentes sobre o juiz. Perguntou onde estavam os policiais e o motivo de não terem levado Nicolau para uma emergência."


(Folha Online)

PREFEITA CONVOCA BASE ALIADA PARA ALMOÇO

E a prefeita Luizianne Lin s(PT) convidou para almoça, no Hotel Gran Marquise, a base aliada da Câmara Municipal. O menu é um só: tentar acordo para evitar racha que, em temos práticos, parece inetivável. Luizianne, para atender aos apelos do presidente estadual do PSB, Sérgio Novais, quer emplacar a irmã dele, a vereadora eleita Eliane Novais no cargo de presidente da Casa, mas Salmito Filho, que é candidato pelo PT, reafirmou agora há pouco parao Blog que não abre mão.
Ele lamenta essa situação,observando que, perdendo ou ganhando, continuará apoiando a administração de Luizianne.
Como está respaldado por 28 vereadores, avalia ser impossível abrir mão da disputa. "Eu sairia desgatado perante meus colegas e opinião pública se abrisse", acha.

VAMOS NÓS - Que cenário cheio de interferências domésticas, meu Deus!

DILMA E A RECEITA DO BOLO ELEITORAL


CID VAI CONFERIR RÉVEILLON DA PRAIA DE IRACEMA

O governador Cid Gomes (PSB) estará ao lado da prefeita Luizianne Lins (PT) nesta quarta-feira, dia 1º. Vai conferir a festa do Réveillon no aterro da Praia de Iracema, que terá atrações como Chico Pessoa, Lulu Santos, Gilberto Gil e Daniela Mercury.
No dia seguinte, Cid deverá seguir para a Zona Norte, segundo seus assessores. Não está prevista a presença dele em atos de posse. Sobral, onde o prefeito reeleito Leônidas Cristino (PSB) fará a festa, poderá ser a exceção.

SETOR PÚBLICO TEM SUPERAVIT PRIMÁRIO DE R$ 1,9 BI EM NOVEMBRO

"As contas do setor público (União, Estados, municípios e empresas estatais)apresentaram em novembro um superávit primário de R$ 1,944 bilhão. De acordo com dados divulgados há pouco pelo Banco Central, no acumulado de janeiro a novembro, o setor público registrou um superávit primário de R$ 134,830 bilhões, o equivalente a 5,08% do PIB.
O resultado no ano é superior ao registrado no mesmo período do ano passado,quando as contas do setor público acumulavam até novembro um superávit de R$ 113,387 bilhões, ou 4,78% do PIB. Em 12 meses até novembro, o superávit primário caiu para R$ 123,050 bilhões, ou 4,27% do PIB. Até outubro, as contas do setor público estavam superavitárias em R$ 127,922 bilhões, ou 4,48% do PIB. "

(Agência Estado)

SAI LISTA DE PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO QUE TERÃO APOIO DA SECULT

E a Secretaria da Cultura do Ceará divulgou a lista dos projetos contemplados pelo II Edital de Apoio à Preservação do Patrimônio Material. Com recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura – FEC, o edital destina R$ 300 mil para projetos voltados à preservação do patrimônio material, nas categorias de Restauro de Edificações, Preservação de Acervos Museológicos e Educação Patrimonial. Foram cinco selecionados de 12 proijetos apresentados.

PROJETOS SELECIONADOS

* Projeto : Um novo olhar na terra da poesia - Proponente: Fundação Balceiro de Cultura Popular – Assaré /Cariri.
* Projeto: Tombamento e Inventário do acervo da Associação de Amigos do Museu Nogueira Machado - Proponente: Associação de Amigos do Museu Nogueira Machado – Caririaçu /Cariri * Projeto : Restauro do Acervo de Museu Histórico do Crato Proponente : Prefeitura Municipal do Crato
* Projeto : Restauro e Requalificação da Igreja de N. S.da Conceição de ITANS - Proponente: Prefeitura Municipal de Itapiúna
* Projeto: Nosso Patrimônio, nossa História - Proponente: Prefeitura Municipal de Senador Pompeu

PADRE APELA À PREFEITA EM NOME DOS PROCURADOES MUNICIPAIS

Do padre Haroldo Coelho, este Blog recebe a seguinte mensagem:

Vivenciando este clima de festas e de tantas noticias às vespas de ano novo , quando todas as categorias do funcionalismo municipal de Fortaleza tiveram o seu PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) aprovado, venho fazer ecoar a indignação dos nossos irmãos e irmãs procuradores do município.
Para a tristeza desses lutadores, o seu PCCS não foi enviado para Câmara municípal. Por isso senhora Prefeita, envie o quanto antes o projeto dos nossos procuradores.
Será, sem dúvida, uma grande alegria para todos.

Pe. Haroldo Coelho
Professor aposentado e sociólogo.

O REISADO ANTECIPADO DE CATANHO


O secretário municipal da Ação Governamental, Waldemir Catanho, teria arranjado tarefa extra nesses dias que antecedem a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal: visitar os vereadores, principalmente os novatos, para tentar convencê-los a abandonar, como fez Acrísio Sena, o barco do candidato Salmito Filho (PT), e assumir a postulação da novata Eliane Novais (PSB).
A história é contada por um dos que foram procurado.
O NOVO LUIZIANNE
O vereador Salmito Filho (PT) foi o primeiro a buscar apoio para sair candidato a presidente da Câmara Municipal. Isso, segundo ele, sem saber que havia acordo firmado entre a prefeita e o presidente estadual do PSB, Sérgio Novais, para que os socialistas ocupassem o comando da Casa para compensar o fato de que Tin Gomes acabou indicado para vice.
Salmito, pelo que observamos, tenta construir uma candidatura sem o aval oficial, adotando, guardadas as devidas proporções, a mesma postura que Luizianne adotou quando saiu candidata, pela primeira vez, a Prefeiura contra tudo e contra todos do PT.

GM GANHA APOIO FINANCEIRO DE US$ 5 BI

"O governo americano anunciou nesta segunda-feira que disponibilizará US$ 5 bilhões à GMAC --braço financeiro da montadora de veículos General Motors (GM)-- dos US$ 700 bilhões do pacote do Tesouro dos Estados Unidos destinado a salvar os bancos. A salvação da financeira da GMAC é considerada por analistas um fator primordial para a sobrevivência da GM. No último dia 24, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) aprovou a transformação da GMAC em banco comercial, o que permitiu que a instituição recebesse a ajuda. Em comunicado, o Fed afirmou que existem condições de emergência que justificam a medida, porque sem esse respaldo a GMAC poderia se ver forçada a uma quebra.
O Tesouro americano também emprestará US$ 1 bilhão à General Motors, para uma operação de recapitalização. A ajuda se soma aos US$ 9,4 bilhões já emprestados à GM --parte dos US$ 17,4 bilhões destinados às montadoras. No início de dezembro, o próprio grupo GMAC havia anunciado um provável fracasso na reestruturação de sua dívida, que era colocada como fundamental para obter o status de banco por parte do Fed. Na ocasião, o grupo afirmou que estava com dificuldades para refinanciar US$ 38 bilhões de sua dívida.
Há duas semanas, o governo do presidente George W. Bush mudou sua posição e indicou que usaria parte dos US$ 700 bilhões para dar empréstimos à GM e à Chrysler. O Fed apelou a suas atribuições de emergência para atuar no caso, ao citar "circunstâncias inusitadas e existentes que afetam os mercados financeiros".

(Folha Online)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SEFAZ AUMENTA PRAZO DE RECOLHIMENTO DO ICMS E PERCENTUAL DE DESCONTO DO IPVA

O secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho, tomou duas medidas nesta noite de segunda-feira que, com certeza, chegam como um presente de Natal para o comércio do Estado. Anunciou ter mandado para publicação no Diário Oficial do Estado portaria aumentando de três para quatro meses o prazo de recolhimento do ICMS das vendas de dezembro.
Também deu outra boa-nova no que diz respeito ao IPVA 2009: a redução do valor do tributo de 2009 vai variar de 5 a 30 por cento. Caso o contribuinte resolva pagar tudo à vista, terá desconto de mais 5 por cento. Essa medida também foi para publicação no Diário Oficial do Estado.
A informação foi dada para o Blog agora há pouco pelo presidente da Facic, Francisco Barreto, adiantando que assim o secretário atende a uma reivindicação da Remec, a entidade representativa das entidades do comércio, quais sejam Facic, Fecomércio, ACC, Acesu, Acad, Aje, Fajece, Abrasel, Sindilojas, Sincopeças e Açopeças.

PAGAMENTO E 13º SALÁRIO - O calendário de pagamento do servidor público que era feito em três dias cairá para dois dias a partir de fevereiro de 2009. Mauro Filho também informou que a primeira parcela do 13º salárioo que era paga em julho, vai ser antecipada para junho.

LULA ACERTA ENCONTRO COM OS PREFEITOS

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunirá todos os prefeitos eleitos e reeleitos no país no dia 10 de fevereiro. Lula disse nesta segunda-feira que o objetivo do encontro é firmar parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais para tornar "o Brasil mais realista e cidadão". A idéia é definir uma série de prioridades nas áreas social para que sejam compactuadas as ações. Lula afirmou que vai apresentar "uma pauta de reivindicações" para os prefeitos que incluirá metas para o fim do analfabetismo, redução da mortalidade infantil e medidas que viabilizem o registro civil em todo país. "O que eu quero é compactuar com eles [os prefeitos]", afirmou o presidente. Para o presidente, é fundamental definir ainda políticas específicas para os municípios do Norte e Nordeste do país. Segundo Lula, é necessário respeitar as diferenças e necessidades regionais. Segundo Lula, a orientação é para que todos os ministros do governo elaborem as ações que devem ser executadas em parceria com os governadores e prefeitos. Para o dia 10 de fevereiro, o governo pretende estabelecer as prioridades que deverão ser firmadas com os governos estaduais e municipais. Lula tratou sobre a reunião com os prefeitos durante cerimônia de sanção do projeto de lei que cria 38 Ifets (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) no país. Participaram do evento parlamentares, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o prefeito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Campos (PDT), entre outras autoridades. "

(Folha Online)

OBRAS DO PAC SOFREM CORTES NO ORÇAMENTO 2009

O governo Lula resolveu cortar R$ 5,3 bilhões no Orçamento de 2009, atingindo obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro Paulo Bernardo (Planejaento) informou, nesta segunda-feira, que as medidas de contingenciamento sairão em janeiro próximo. O ministro informou que a recomposição das verbas será possível ao longo do ano, a partir de decretos que poderão ser autorizados pelo legislativo.

* Do Globo Online, leia mais aqui.