segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SALMITO VAI PARA O ENFRENTAMENTO. ACRÍSIO PULA FORA DO BARCO


O vereador Salmito Filho confirmou, nesta noite de segunda-feira, que é candidato a presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e que vai para a disputa dia 1º. Salmito, que contava com 28 votos, acabou perdendo o apoio de quem mais o incentivou a entrar no páreo, no caso o vereador Acrísio Sena (PT).
Acrísio abandonou o barco de Salmito, por não aguentar pressão oriunda do Paço Municipal que, seguindo orientação da prefeita Luizianne Lins (PT), quer abrir a vez para o PSB, com simpatias para a novata Eliane Novais, cujo nome já estava carimbado desde a época em que o partido que queria espaço na chapa majoritária, acabou abrindo mão da vice em favor de Tin Gomes (PHS).
O Paço Municipal avalia que até momentos antes da eleição vira o jogo. Tudo é questão de carinho.
ATUALIZAÇÃO - às 19h12min - Durante entrevista coletiva nesta noite, na Câmara Municipal, o vereador Salmito Filho deixou claro que, em nenhum momento, foi informado de que havia um acordo do PT com o PSB ainda da época da formação da chapa vitoriosa de Luizianne Lins. Naquela ocasiaõ, o PSB abriu mão da vice em favor de Tin Gomes (PHS) certo de que teria o direito de indicar a presidência da Camara Municipal.
"Nunca fui comunicado sobre esse acordo. Por que só agora falam em acordo? - indagou o petista, observando que sua candidatura não mais lhe pertence.

21 comentários:

Anônimo disse...

Esse Acrísio faz tudo pelo poder. Sujeitim nojeeeento.

Anônimo disse...

Soube-se que o TIN, caso não seja aquinhoado com uma Secretaria de peso, pode segurar 21 votos pra Salmito. Caso contrário...

Anônimo disse...

os vereadores têm a obrigação moral de derrotar essa tentativa absurda da luizianne!

onde já se viu uma prefeita querer se envolver de uma forma tão contundente na escolha da presidência do legislativo?

vejam: a prefeita quer impedir que seus correligionários concorram à presidência da câmara a fim de garantir a eleição tranqüila de uma vereadora novata, de outro partido, ainda por cima irmã do pai de seu filho!

absurdo!

chega, dona luizianne... a senhora está passando dos limites. a cada dia que passa a senhora rasga cada folha do seu passado.

não bastasse alinhar com a base do juraci, agora utiliza artifícios corriqueiros do coronelismo e da monocracia! chega, minha senhora, chega!

e tome vergonha na cara, seu acrísio sena... a palavra de um homem deveria valer mais que sua assinatura. o senhor outro dia declarou na vertical apoiar o salmito. mas, pelo visto, o senhor não tem envergadura moral para sustentar o que diz.

a câmara, aceitando interferência da prefeita sem ao menos ter assumido, dá mostras de que será mais uma legislatura cretina.

eleger uma vereadora novata, cunhada da prefeita, por indicação da prefeita, é a maior prova que o fortalenze é o cidadão mais palhaço do brasil.

Anônimo disse...

Soube-se que o TIN, caso não seja aquinhoado com uma Secretaria de peso, pode segurar 21 votos pra Salmito. Caso contrário...

Diego disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Salmitoooo....pula fora pq tu nao vai ter nem o teu voto dia primeiro rapaz!
Deixa de ser boneco do Tin rapaz...desses 28 votos que vc esta somando acho q hj nao tenha mais nem 08 garantido....e dale Luizianne Lins

Anônimo disse...

Essa é a A Crise do Acrisio. Ainda vem mais daqui pro dia 1

Anônimo disse...

Ao concordar instantaneamente com a retirada de sua candidatura, o Vereador Guilherme confirma o que já se sabia: é um soldado (para não dizer outra coisa) do poder. Faz o que a Prefeita manda... não tem independência alguma ! Já o Acrísio, que vexame, enh ? Não surpreende essa atitude covarde desta pessoa que fez campanha se dizendo "candidato da prefeita". Tava na cara que o apoio dele ao Salmito era só de fachada ! O Salmito pode ter defeitos, mas com sua postura demonstra personalidade (coisa que os "colegas" Guilherme, Acrisio e Ronivaldo - cadê o Ronivaldo ?) demonstram não possuir. Mesmo não concordando com a eleição de um candidato do mesmo partido que controla o executivo para comandar o Legislativo (princípio da Separação de Poderes), devo reconhecer a postura corajosa do Vereador Salmito. Essa Câmara - com uma renovação de cerca de 60% - não pode continuar sem credibilidade.
Fortaleza precisa de UMA OUTRA POLÍTICA !!!
Xô "famiglia Luizianne-Novais" !

José Sales disse...

"Grandes exemplos" de artculação política são dados pelos "movimentos" (Entre aspas mesmo) do grupo da Srª Prefeita Municipal. Ninguém tem confiança em ninguém e nem em seus próprios correligionários. Perplexidade total. As eleições de 2010 já estão em discussão na praça.

Anônimo disse...

Eliomar, finalmente o Salmito descobriu que está frito! É nisso que dá fazer acordo com a trupe da Luize.

Anônimo disse...

E depois falavam da era juju. É tudo a mesma coisa. Nojeira.

Anônimo disse...

Com todo respeito a Eliana Novais, mas não a vejo como o melhor nome para assumir a presidência do parlamento municipal. Quais são suas discussões acerca do rumo deste poder? Não as conheço, mas sei que irão construir pra ela, de certo, aprenderá rápido, porque é uma moça inteligente. Mas a formação autonôma e constitucional da Câmara é o que menos interessa a prefeita e aos grandes responsaveis: os vereadores. Quanto ao Salmita, bichim, vai pagar por ser precipitado e afobado, é só sede de poder, não nos enganemos, ele devia ter aprendido a não confiar nem no Tin, seu pai de última, caso cheire coisa melhor (secretária e acordos ao projeto pessoal-familiar) cairá fora com o seu rebanho, teremos mais surpresas, aliás o que seria de nós, de nossas alegrias estuporadas, sem elas. Esperemos, contudo, podemos ter a certeza da decepção. Que o João com sua anticandidatura, talvez respiremos um pouco e tenhamos a certeza, não se efêmera, de que há algo, uma voz distoante nesse rei, em que mudam os atores, mas o horror é o mesmo.

Anônimo disse...

SALMITO, COMO SEMPRE, PEGANDO CARONA NO PODER...tsc tsc tsc...

e agora vai ter o que merece, uma puxada de tapete da prefeita que ele tanto enfrentou, n'outros tempos. Aqueles tempos em que era DR - tendencia do PT. Era do mesmo grupo de Cartaxo, Sônia e Zé Guimarães. Foi eleito com dinheiro destes, a quem agora ataca implacavelmente. Inclusive em 2006, quando ainda fazia parte do grupo, inventou uma "crise" e saiu do grupo, TRAINDO A TODOS QUE O AJUDARAM A CHEGAR NA CAMARA. Engraçado foi que ele mesmo, SALMITO, sempre defendeu fielmente seu Zé Guimarães do escandalo da cueca. E depois inventou que não podiam usar sua imagem com a dele! PODE?????? kkkkkkkkkk Esse cara é um alpinista político ambicioso e sem escrúpulos, para conseguir o que quer não perdoa ninguém e passa por cima mesmo!

Uma lástima. Mas eu torço pela Luizianne dessa vez, e desejo MUITO que ela passe a perna nesse rapaz! Pois ela que tenha MUITO CUIDADO, este daí é cria de Tin Gomes agora, e pretende ir longe...custe o que custar. Deus tenha piedade de Fortaleza!

Anônimo disse...

Eliomar, meu caro amigo, que vergonha!!! Há alguma diferença de natureza política, filosófica e ética entre a forma das articulações políticas praticadas ao longo da história pela direita, pelas forças oligárquicas e fisiológicas e essa esquerda que governa Fortaleza? Essa esquerda é incapaz de inaugurar uma relação de independência entre o legislativo e o executivo municipais! Uma vergonha maior que essa não pode existir! Eu sempre me bati contra essas forças conservadoras e uma esquerda radical no discurso mas de direita na sua vida cotidiana. Conheço essa experiência desde os bancos escolares, desde o movimento estudantil. Brizola tinha razão quando alcunhava essa esquerda de esquerda que a direita gosta. Só que a experiência mostrou que essa esquerda é a direita mesmo, sem botar nem pôr. É hora de inaugurar outro cenário na política nacional. Essa esquerda que tem o poder aqui e no plano nacional não será capaz, como até aqui ainda não foi, de realizar mudanças de natureza estrutural que o presente e o futuro da Nação reclamam. Ela não fará a revolução na educação fundamental nem na superior. Ela não fará a reforma agrária. Ela não fará uma revolução na saúde, eliminando a expansao dos negócios privados nessa área. Ela não eliminará as relaçoes espúrias entre o setor privado de práticas corruptoras e o Estado. Ela não será capaz de romper o cerco do capital financeiro sobre o desenvolvimento do país. Ela não varrerá o fisiologismo da vida política nacional porque ela é fisiológica. Essa esquerda foi colonizada ideologicamente pelas políticas sociais do Banco Mundial e foi corrompida em sua prática "ONGueira" pelos recursos advindos de estados europeus e americanos. Seu horizonte de política de Estado não ultrapassa as fronteiras das políticas de curto prazo e de alívio social. Um novo movimento nacional é preciso, um movimento que se apresente à nação como portador de um projeto para o país, um projeto de longo prazo, de natureza transformadora, fundado na efetivação radicalizada e democrática da nossa Constituição a partir de seus fundamentos principiológicos. PEDRO ALBUQUERQUE.

Anônimo disse...

Observando o tom moralista da nota do Sr. Pedro Albuquerque, a gente ficar a matutar como ele consegue conciliar o ataque à atitude da Prefeita com a defesa incondicional que ele faz da "bolsa ditadura". Os "bolsistas" estão defendendo a grana deles usando argumentos pérfidos: então, se a prefeita usa de argumentos pérfidos para defender a posição dela, quem sai melhor no retrato?

Anônimo disse...

Aliás, que eu saiba o candidato da lora é (ou era) o Guilherme Sampaio, que cumpriu fielmente sua função de líder na Camara. O Salmito correu e buscou amarrar os apoios dos vereadores já depois do pleito, a fim de conquistar a presidencia da mesa o mais rápido possivel!

Pense num povo cheio de vontade de legislar...

Anônimo disse...

Vereador é gado! Deputado é gado! O Legislativo hoje é composto por baratas que alimentam-se dos restos do Executivo. Disputam numa hora dessa vantagens pessoais e regalias, como recompensa pela subserviência. Pro povo é isso que fica e nada mais.

Rubens disse...

E me lembro o Acrisio com essa carinha de coitadinho pedindo voto DENTRO DE UMA ONG NO DIAS MACEDO, prometeu demais, com certeza não fará nem 5%.

FULERAGEM!

Anônimo disse...

Respondendo à primeira parte do comentário do Anônimo que comenta minhas observações. Não comento a segunda parte porque já sei que esse anônimo tem posição firmada do outro lado do alambrado: sua posição é a da direita raivosa que se pudesse ter os que se sublevaram contra ela todos mortos, atingiria o ponto "G" de seu orgasmo histriônico. Não vou perder tempo com esses faniquitos. Vamos à primeira parte, onde ele nomeia minha posição de moralista. Ora, moralista é o olhar desse Anônimo. Minha posição não condena as alianças feitas pela Prefeita, inclusive alianças à direita. Jamais condenei isso como questão de princípio. Quem sempre fez esse tipo de condenação moralista foram a UDN, a direita radical (TFP et caterva)e, hodiernamente, o PT. Meu histórico político aponta em direção contrária (justamente por isso, recebo críticas da esquerda moralista): fui defensor das conversações de paz de Paris entre o Vietnã e o EUA (anos 60), da eleição indireta de Tancredo Neves no colégio eleitoral da ditadura, da candidatura de Paes de Andrade a prefeito de Fortaleza, participei do Movimento Pró-Mudança que ajudou a eleger Tasso Jereissati em 1986 e participei nos primeiros dois anos de seu governo , assim como fui da equipe de Juraci Magalhães por um ano e seis meses. Portanto, quem já assumiu essas posições, jamais pode ser chamado de moralista. Minha posição assumida neste blog quanto à eleição da Câmara é REPUBLICANA: o poder da representação popular não pode se transformar em extensão do poder executivo, o que eliminaria a principal função daquele poder, qual seja a de fiscalizar o executivo. Essa é uma posição tradicionalmente defendida por liberais e pela esquerda, especialmente a comunista e, mais modernamente, pelo próprio PT. Vou mais além: não deveria existir o vereador situacionista e o oposicionista. O mandato mais indicato para um vereador ou um deputado seria um mandato lastreado na visão de oposição social. Isso significa que o representante popular se oporia a qualquer medida tomada contra os interesses populares, da mesma forma que se colocaria ao lado de medidas em favor do povo, independentemente dos governos. Dessa forma, o que eu condenei foram as articulações feitas para eleger o Presidente da Câmara com vistas a torná-la dócil a, ou colonizada pelo poder executivo e não as alianças em si. Não é a soma das partes da aliança que determina o seu fim, mas o seu objetivo estratégico. Da forma como a aliança está sendo feita, põe como fim a transformação da Câmara num balcão de negócios meramente eleitoreiro e sancionador das decisões do Executivo, uma colônia dos interesses deste e da prática fisiológica e paroquial do mandato que o povo deu aos vereadores. Pedro Albuquerque.

carlos disse...

caro pedro albuquerque,

me surpreende essa seu moralismo sobre a sucessão da câmara.
aqui, ali e alhures, a democracia exige negociação política entre os vereadores, partidos, a base política que ganhou as eleições, a prefeita e todos que atuem no cenário político do município.não pode ser diferente, caso contrário cai no velho autoritarismo que o professor tão galhardamente enfrentou na época dos gorilas.
como dizia o inesquecível sobral pinto: peru à califórnia, democracia é democracia e pronto.
sobre o projeto brasil, lamento informar que estamos construindo diuturnamente, seja com as políticas públicas do governo lula-bolsa família, universalização do ensino, obras de infra-estrutura, fortalecimento do salário mínimo, expansão crescente da classe média, etc - a luta do mst, a proliferação dos blogs na internet, o envolvimento maior de cidadãos na defesa do meio ambiente e por aí vai.
quero crer, que o tempo de uma elite pensante que substitua o povo em suas decisões já esteja morto e sepultado. amém.

Anônimo disse...

DEUS TENHA PIEDADE DE QUEM CONFIA OU ESTÁ DO LADO DA LORA, NÃO FEZ NADA POR FORTALEZA E NÃO VAI FAZER. OLHA O NEPOTISMO!!!!