sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

EFEITO CRISE - DONG KUK PODE SAIR DO PROJETO SIDERÚRGICO DO CEARÁ

A siderúrgica sul-coreana Dongkuk informou nesta quarta-feira que está reconsiderando o plano de construir uma planta de placas de aço no Brasil em conjunto com a Vale por conta o aumento dos preços de energia. A fabricante de equipamentos de fundição italiana Danieli e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também eram parceiros do projeto, que precisaria de investimentos de 750 milhões de dólares para construir a unidade com capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas no Estado do Ceará.
Em documento encaminhado à bolsa de valores da Coréia do Sul, a Dongkuk disse que as mudanças nas condições do mercado de energia e o aumento dos preços do gás tornaram o projeto, anunciado inicialmente em dezembro de 2005, menos viável.
"Enfrentamos dificuldades em dar continuidade ao plano por conta de desacordos entre os investidores", afirmou a Dongkuk."

(Reuters)

Um comentário:

Anônimo disse...

Este é um exemplo claro de como a crise do sistema capitalista favorece o Meio Ambiente. O atual modelo de produção e consumo (baseado em autos níveis de degradação e poluição do meio ambiente) é antagônico à perspectiva da sustentabilidade ecológica. Por isso, se a crise do sistema capitalista contribui para inviabilizar empreendimentos de auto danoso m meio ambiente (como os projetos à base de carvão mineral)... que bom ! Está mais que na hora de abrirmos um amplo debate público - do ponto de vista ambiental - sobre o "modelo de desenvolvimento" (a qualquer custo) pretendido pelo governo Cid Gomes.