quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

SALMITO PODE FAZER BARBA, CABELO E BIGODE


Linha Vermelha: um dia de tarifa...eleitoral.

Os 23 vereadores que desembarcaram de ônibus fretado na Câmara Municipal chegaram convictos de que Salmito seria eleito. Um dos membros do grupo até liberou para este repórter a composição do que seria a futura mesa diretora:


Salmito, presidente;
José do Carmo (PSL), primeiro vice-presidente;
Mário Hélio (PMN), segundo vice-presidente;
Marcos Teixeira (PMDB), primeiro secretário;
Iraguassu Teixeira (PDT), segundo secretário; e
José Freire, terciro vice-presidente José Freire.

O Plenário estava lotado de parentes, amigos e correligionários dos vereadores, mas acabou pequeno e muita gente não entrou.
Nos bastidores, as últimas articulações em torno da mesa diretora. Os dois últimos vereadores a apareceram para o ato de posse foram Acrísio Sena (PT), que era Salmito até virar para Elpídio Nogueira (PSB) , este o último a chegar à Câmara. Não falou com ninguém, embora tivesse distribuido simpatias pelos corredores do Poder.

(Foto - Paulo Moska)

2 comentários:

Anônimo disse...

Penso, como já havia defendido anteriormente, que a disputa entre Salmito e Elídio fez bem para a Democracia no Parlamento Municipal. A "tradição" de formação da Mesa Diretora (nos legislativo) por consenso, sem disputa aberta de idéias/interesses, ainda mais com interferência direta do grupo político que controla o executivo, não é algo salutar... notadamente pelo fato de mascarar antagonismos de interesses. Neste sentido a posição do João Alfredo também foi importante porque trouxe à cena um conteúdo ideológico-programático, contribuindo, assim, para que o pleito não ficasse marcado exclusivamente pela "disputa do poder pelo poder". Foi uma embate franco, decidido mediante votação aberta ! Mesmo por isso não prevaleceu - contrariamente ao que insinuou a Prefeita em seu rancoroso discurso - "traição, trairagem". E até que existiu, mas principalmente da parte do principal afilhado da Prefeita na Câmara Municipal: Acrísio Sena. O qual chegou a declarar para o Eliomar ontem (31/12 - está escrito neste Blog) que "se tem um petista disputando, cabe a ele apoiar um petista”, mas na hora votou no Elpídio. Detalhe - pelo que se sabe o partido não tinha posição fechada para apoiar o candidato do PSB, pois havia uma clara divisão interna. E agora ?

Anônimo disse...

Eliomar, será que você poderia nomear os 23 vereadores apoiadores de Salmito? Listar quem votou em Salmito, quem votou Elpídio, e os demais votos? Precisamos saber quem é do bloco da Prefeita, quem é do Bloco do Tin...