sábado, 17 de janeiro de 2009

LULA QUER OBAMA CONVERSANDO COM CHÁVEZ E EVO MORALES

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está defendendo que Barack Obama, cuja posse como presidente dos Estados Unidos ocorrerá na próxima terça-feira (20), se reúna com os líderes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales. Em discurso após a assinatura de acordos bilaterais na quinta reunião trimestral com o presidente venezuelano, Lula manifestou a esperança de que Obama "se dê conta de que deve resolver essa crise o mais rápido possível", em alusão às turbulências econômicas mundiais. Lula defendeu ainda que o novo presidente americano perceba que "não pode permitir que os países da América Latina e do Caribe que dependem das exportações aos Estados Unidos sofram com a crise". Dirigindo-se a Chávez, o presidente brasileiro acrescentou: "Penso que, em algum momento, você e Obama terão que se encontrar (...), penso que Morales e Obama também terão que se encontrar (...) porque não vejo Obama como um presidente qualquer".

* Da Agência Efe, leia mais aqui.

EX-PREFEITO JURACI MAGALHÃES ESTÁ INTERNADO

O ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, está internado na UTI do Hospital São Mateus. Segundo informações de familiares, ele voltou a enfrentar problemas resultantes de câncer de pulmão que havia superado quando era prefeito.
A equipe médica promete divulgar no fim desta manhã um boletim a respeito do estado de Juraci.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU É EXCLUÍDO DE PROCESSO RELACIONADO AO "CASO MENSALÃO"


Fui!

"O juiz Alaôr Piacini, da 9ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, decidiu excluir os nomes dos ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Anderson Adauto (Transportes) do processo por improbidade administrativa no caso mensalão - esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político. Piacini afirmou à Folha Online que, por terem sido ministros de Estado, não devem responder pelo crime de improbidade administrativa, mas sim pelo de responsabilidade.


O juiz informou, no entanto, que há mais quatro processos por improbidade e uma ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) contra eles. A ação penal foi aberta em agosto de 2007, quando o plenário do STF recebeu a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão."



*Da Folha Online, leia mais aqui.

BRASIL REGISTROU 102 ACIDENTES AÉREOS EM 2008

"O Brasil teve, em 2008, o maior número de acidentes aéreos dos últimos 14 anos. Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), no ano passado, foram registradas 102 ocorrências. Desde 1994, quando foram registrados aproximadamente 130 casos, o país não tinha tantos acidentes. O aumento em relação a 2007 foi de 3%, já que naquele ano haviam sido registrados 99 acidentes. Para o gerente-geral de Investigação e Prevenção de Acidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Senra, o número não pode ser analisado de forma absoluta.Ele explica que a movimentação de aeronaves no Brasil aumentou 10% no ano passado, em relação a 2007. Logo, o aumento do número de acidentes foi inferior ao crescimento da movimentação.“Se for fazer a análise em relação à exposição ao risco, estamos neste ano de 2008 em melhores condições do que em 2007”, disse. Segundo ele, se o ano de 2008 seguisse a tendência de aumento do número de acidentes, registrada nos últimos anos, teria registrado cerca de 140 acidentes. “Na verdade, houve uma quebra nessa tendência, com um trabalho da agência”, disse. De acordo com o gerente, a Anac adotou medidas como o aumento da fiscalização nos setores onde se registravam mais acidentes, melhorou a análise dos planos de vôo e publicou manuais para orientar melhor os pilotos.
O número de mortos em 2008, no entanto, foi menor do que no ano anterior: foram 57 no ano passado, contra 270 em 2007 (número fortemente influenciado pelo acidente do vôo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos em julho daquele ano).''

(Agência Brasil)

VALE DESISTE DE MONTAR SIDERÚRGICA NO ESPÍRITO SANTO

"A Vale comunicou nesta tarde de sexta-feira que "após intensas negociações e análise de alternativas" a empresa decidiu em conjunto com a chinesa Baosteel encerrar o projeto siderúrgico do Pólo de Anchieta (ES) e liquidar a Companhia Siderúrgica Vitória (CSV).
A mineradora brasileira recordou que a mudança de cenário criada pela crise econômica internacional levou a uma forte redução da produção global de aço, o que fez a Baosteel propor o cancelamento do plano de investimento.
O projeto para produção de 5 milhões de toneladas e placas voltadas à exportação era orçado em US$ 5 bilhões e geraria 4.500 empregos diretos. As empresas negociaram uma parceria com o BNDES, mas o banco não chegou a financiar o projeto."

(Globo Online)

VAMOS NÓS - Ainda que a nossa, conforme palavra do governador Cid Gomes, está garantida. Não é mesmo? A Vale responde pela siderúrgica cearense ao lado da coreana Dong Kuk.

BLOGS CITADOS COMO LEITURA OBRIGATÓRIA


Essa saiu no blog Liberdad Digital, que está em nosso link. Mauro Costa, um dos controladores da AD2M, empresa de assessoria de comunicação de Fortaleza, dando palestra para executivos de uma grande empresa do Ceará, citou blogs de leitura obrigatória e que ajudam a pautar a imprensa.
Na lista, o nosso Blog e os blogs do Nonato Albuquerque (Antena Paranoica e Gente de Mídia), do Roberto Maciel (Sobretudo) e o Liberdade Digital, de Emílio Moreno.
Valeu pelo apoio e, claro, incentivo. Bola pra frente!

A "NOVA DILMA ROUSSEFF" VIRA INSPIRAÇÃO PARA MÁSCARAS DE CARNAVAL


"A repaginada que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deu na aparência já entrou na agenda do artista plástico espanhol Victor de Quadras, de 24 anos.Com base em fotografias, ele está esculpindo em argila o molde para máscaras de carnaval com as novas feições da ministra, após uma suposta operação plástica - a Casa Civil não confirma o procedimento - e novo corte de cabelo.Mas a máscara da nova Dilma não deverá ser vendida agora, só no carnaval do ano que vem. O tempo é curto, e mesmo as máscaras da Dilma antiga, com óculos e cabelo mais convencional, não vende bem. "A versão antiga da Dilma não tem boa saída. Estamos fazendo uma aposta para 2010", disse Olga Valles, dona da fábrica de máscaras Condal, em São Gonçalo, no Rio, onde o adereço será fabricado.

A empresária é viúva do artista plástico espanhol Armando Valles, que ganhou fama por transformar políticos em máscara, desde Juscelino Kubitschek. Enquanto Dilma deverá esperar mais um ano para cair no samba, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, é presença garantida no carnaval carioca de 2009."

(Portal G1)

E NO AEROPORTO DE FORTALEZA ATERRISSA UM PÁSSARO QUE NÃO TEM ASAS DE PRATA


Há algo no ar do Aeroporto Inernacional Pinto Martins, em Fortaleza, além dos aviões de carreira. Numa área do estacionamento, um ninho pode ser conferido por quem por ali circula. Até seguranças do local tratam de afastar os gatos, que é para preservar a vida de filhotes de um pássaro, por sinal, dos mais belos.



Eis o morador: um bem-te-vi.


(Fotos - Paulo Moska)

VAMOS NÓS - E por falar em pássaros, como ficou a estatística 2008 da Infraero Fortaleza sobre problemas registrados em vôos envolvendo aves?

COLÍRIO DO BLOG




Ela é inteligente. Ela é poderosa. Ela é ministra. E agora está com um visual novo... Atendendo a pedidos, o colírio do blog desta semana: Dilma Roussef!

ODORICO DÁ ADEUS À EQUIPE DA PREFEITA E AO BRASIL

Odorico Monteiro, que respondia pela Secretaria da Saúde de Fortaleza, embarcou, nesta sexta-feira, para o Canadá. Ali, passará dois anos fazendo pós-doutorado. Foi a primeira baixa confirmada da equipe da prefeita Luizianne Lins (PT).
Em seu lugar, ficou como interino o chefe de Políticas Públicas de Saúde, Alex Mont'Alverne.
Há especulações dando conta de que a pasta poderá ser ocupada pela atual secretária municipal da Educação, Ana Maria Fontenele, conhecida como "curinga" na gestão por resolver pepinos em áreas estratégias da administração. O problema é que dona Ana Maria não estaria disposta a continuar no estafe, segundo amigos dela.

FERNANDO HENRIQUE DIZ QUE PSDB DEVE GANHAR ELEIÇÕES DE 2010 E QUE CLIENTELISMO CRESCEU NO GOVERNO LULA



Para quem estava com saudade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o jornal espanhol El País publica uma entrevista com ele em sua edição de hoje. Apresentado como "um dos intelectuais de maior prestígio na América Latina", ele alfineta Lula e prevê vitória tucana nas eleições presidenciais.

Confira trechos:

*Sucessão: "O mais provável é que ganhe um candidato do PSDB. As pesquisas dão uma clara vantagem ao governador de São Paulo e, em segundo lugar, ao governador de Minas Gerais, ambos do meu partido. Mas, assim como não houve uma grande mudança na economia quando Lula me sucedeu, também não haverá mudanças dramáticas".

*Lula: "Talvez seja necessário corrigir o clientelismo, que cresceu durante os oito anos do governo Lula, mas não se vai mudar a política social".

* EUA: "O Brasil não necessita de ajuda americana para crescer. O Brasil necessita de si mesmo. Já passou o momento em que a América Latina necessitava da ajuda, da assistência dos EUA".

Com informações do Radar Online

UECE ATRASA DIVULGAÇÃO DO VESTIBULAR E PAGAMENTO DOS FISCAIS DE PROVAS

A Universidade Estadual do Ceará ainda não divulgou o resultado da primeira fase do seu concurso vestibular, o que vem sendo cobrado pelos que participaram do certame. Mas atraso não ocorre só nesse quesito burocrático. Segundo o professor Auriberto Cavalcante, a Instituição atrasa também no pagamento dos fiscais das provas.
"Nós, que fiscalizamos a 1ª fase do vestibular, ainda não recebemos o nosso pagamento. São muitos os fiscais que trabalharam e não receberam", cobra o professor, lembrando que os inscritos pagaram taxa de inscrição.

E LULA NÃO QUER MAIS O FIM DA REELEIÇÃO

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou de opinião sobre o fim da reeleição e a criação do mandato presidencial de cinco anos sem direito à recondução, posição que vinha defendendo publicamente desde antes de sua chegada ao poder, informa nesta sexta-feira reportagem de Kennedy Alencar, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Segundo a reportagem, o governo federal não se empenhará para aprovar a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados para acabar com a reeleição.
A Folha informa que, para o Planalto, a medida atenderia ao interesse da cúpula tucana de tentar patrocinar um acordo entre os dois presidenciáveis do PSDB, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves. Articulado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, esse acordo prevê que Aécio ceda a vez da candidatura tucana a Serra em 2010 em troca de apoio para disputar o Palácio do Planalto em 2015. A mudança de opinião de Lula foi conhecida textualmente em uma conversa na última segunda-feira com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), durante um voo de São Paulo para Brasília."

(Folha Online)

VAMOS NÓS - Será que Lula se empolgou com o fato de seu colega, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ter aprovado emenda que lhe garante reeleição ilimitada?

FERNANDO XIMENES E O DIA DO CEARÁ

O governador em exercício Fernando Ximenes terá compromisso neste sábado, a partir das 9 horas, no município de Aquiraz (Região Metropolitana).
Ele vai participar dos festejos alusivos ao Dia do Ceará. É que Aquiraz foi a primeira Capital do Estado, o que merecerá programa comemorativo, segundo assessores.
Bom lembrar que Ximenes é presidente do Tribunal de Justiça do Estado e responde pelo governo em razão da licença do governador Cid Gomes (PSB), por motivo de férias, e porque o vice-governador,Francisco Pinheiro, viajou, em missão empresarial, para a Espanha.

PROTÓGENES ESPIONOU ADVOGADO DE DANIEL DANTAS



"Em dois pen drives de uso pessoal do delegado Protógenes Queiroz, criador da Operação Satiagraha, peritos da Polícia Federal encontraram uma coleção de imagens - fotos e vídeos - do advogado Nélio Machado, defensor do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.

Gravados nesses dispositivos portáteis de armazenamento de dados, os arquivos de Protógenes, agora devassados, indicam que o delegado manteve sob severo monitoramento o advogado do principal alvo da missão.

A PF avalia que esse procedimento viola a Constituição, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a jurisprudência dos tribunais superiores, que protegem as prerrogativas da defesa. Tais normas vetam terminantemente investigação ou mesmo vigilância sobre advogados de réus ou suspeitos.

A PF está convencida de que Protógenes espionou ilegalmente Machado durante largo período, antes mesmo da deflagração da operação, em julho. É forte a suspeita, também, de que a espreita incluiu interceptação telefônica - ligação do advogado para o gabinete de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF 3) foi captada."

(Estado de S.Paulo)


31 PREFEITOS CEARENSES DEVEM PRESTAÇÃO DE CONTAS

"Trinta e um municípios cearenses ainda não enviaram para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) prestações de contas referentes ao ano de 2008. A lista de prefeituras em situação irregular está disponível no site do tribunal, e apresenta ainda 15 câmaras municipais que também não enviaram suas contas para o Sistema de Informações dos Municípios (SIM). O prazo final para a entrega dos relatório mensais expirou no último dia 30 de dezembro. Dependendo do tempo de atraso, os prefeitos reeleitos e até mesmo os que não conquistaram um novo mandato poderão pagar multas que chegam a R$ 5 mil. Além disso, os municípios que estão em falta com o TCM ficarão proibidos de manter convênio com o Governo do Estado.

A maioria dos municípios listados está em dívida com o TCM desde o mês de outubro, ou seja, logo após o fim das eleições. Das 31 prefeituras em situação irregular, 22 não tiveram os seus prefeitos reeleitos. E, para aumentar as suspeitas de que essas contas possuem algum tipo de problema, do total de prefeituras listadas, 14 foram inspecionadas no ano passado durante a operação
antidesmonte, força-tarefa realizada pelo TCM, em parceria com o Ministério Público, para a evitar a dilapidação do patrimônio público em municípios cujos prefeitos não foram reeleitos ou não conseguiram emplacar um sucessor.

A situação é mais grave nos municípios de Ibaretama, Groaíras e Pindoretama. Apesar de não ter sido incluída nas visitas da operação antidesmonte, Ibaretama está na situação mais delicada: desde fevereiro do ano passado que a Prefeitura não envia um só relatório. Já os outros dois municípios estão irregulares desde junho."

(Jornal O POVO)

QUEM AINDA ESTÁ DEVENDO:

> Acaraú - Manoel Duca (PMDB) > Amontada - Edvaldo Assis (PT)
> Aquiraz - Ritelza Cabral (PPS)
> Beberibe - Odvar Facó (PSDB)
> Brejo santo - Arônio Lucena (PPS)
> Cedro- Rodrigo Xavier (PP)
> Ererê - José Romilton (PSDB)
> Granja - Fco. Geovane (PSDB)
> Groaíras - Zoélia Maria Loiola (PSB)
> Guaramiranga -Fco. Ilton (PPS)
> Ibaretama - Raimundo Viana de Queiroz (PSDB)
> Icó- Fco. Antonio Cardoso Mota (PSDB)
> Ipaumirim - Luiz Alves de Freitas (PSDB)
> Ipaporanga - Francisco Evangelista Neto (PSDB)
> Irauçuba - Raimundo Nonato (PHS)
> Itapajé- Kelsey Forte da Silva Gomes (PPS)
> Jaguaribe - José Sérgio (PRB)
> Jijoca de Jericoacoara - Sérgio Herrero (PSDB)
> Mombaça - José Wilame Barreto Alencar (PSDB)
> Morada Nova - Adler Girão (PPS)
> Pacujá - Fco. das Chagas (DEM)
> Palmácia - Antônio Desidério (PDT)
> Penaforte - Nicolau Vieira (PTB)
> Piquet Carneiro -Fco. Pinheiro (PSDB)
> Pindoretama - José Gonzaga Barbosa (PPS)
> Poranga - Aderson José Pinho (PSDB)
> São Luis do Curu - Marinez Rodrigues (PR)
> São Benedito - Haroldo Cruz (PPS)
> Senador Sá - José Rui (PR)
> Tejuçuoca -Edilardo Eufrásio (PSDB)
> Umari - Francisco Alexandre Barros Filho (PT)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PREFEITURA ASSEGURA PARA O BLOG:CARNAVAL SERÁ MESMO NA DOMINGOS OLÌMPIO

Sobre o local do Carnaval de Rua, o que gerou muitos comentários, este Blog recebeu nota da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor). No conteúdo, a garantia de que a folia ocorrerá mesmo na avenida Domingos Olímpio. Confira:

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor) informa que a proposta de continuidade do desfile das agremiações carnavalescas na avenida Domingos Olímpio, no período carnavalesco, foi apreciada no âmbito do Fórum do Carnaval e aprovada pela maioria.

Diante da decisão consensual, as obras do Transfor, previstas para estarem em curso justamente no Carnaval - daí a razão da contraproposta feita pela Prefeitura em relação a uma possível mudança de local do desfile, serão paralisadas a fim de viabilizar a festa.

Sem mais,
Assessoria da SecultFor.

LULA LEVA APOIO A EVO MORALES A 10 DIAS DO REFERENDO

"O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega da Bolívia, Evo Morales, nesta quinta-feira, a dez dias do plebiscito que ratificará ou não a nova Constituição boliviana, é interpretado por setores dos dois governos e da oposição boliviana como "apoio político" a Morales.
"Aqui entendemos que a visita de Lula ajuda o presidente Morales nesta hora", disse um assessor do Ministério boliviano.
"Não tenha dúvidas que é gesto de apoio político", disse uma fonte brasileira."

(BBC Brasil)

CEARENSE ASSUME COMANDO DA FIOCRUZ


"O presidente eleito da Fiocruz, o médico cearense Paulo Gadelha, toma posse, nesta quinta-feira, em cerimônia no Castelo da Fundação, no Rio de Janeiro, a partir das 15 horas. Na ocasião ocorrerá a transmissão do cargo de presidente, quando o atual dirigente, o sanitarista Paulo Buss, depois de oito anos à frente da instituição, passará o comando da Fiocruz a Gadelha. A cerimônia, que contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do ministro interino da Secretaria Especial de Políticas para Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, do ministro interino da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Rogério Sottili, do secretário de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio Janeiro, Sérgio Côrtes, do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, de políticos e autoridades não apenas da área da saúde mas também de outros setores, além de representantes de instituições da sociedade civil, da academia e de empresas, coroa o processo democrático de escolha do presidente, feito pelos servidores da Fundação. Tendo como mote de campanha História, Compromisso e Inovação, Gadelha foi escolhido em 24 de outubro passado, ao obter 2.870 votos dos servidores que trabalham no Rio de Janeiro e nas unidades da Fiocruz em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Paraná e Distrito Federal - que representaram 91,3% dos votos válidos. Depois da escolha e da ratificação pelo Conselho Deliberativo da Fundação, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o resultado eleitoral e oficialmente nomeou Paulo Gadelha como o dirigente da Fiocruz - o vigésimo sétimo na história da instituição - para o período de 2009 a 2012."

(Rede FioCruz)
DETALHE - Entre autoridades cearenses que participarão no Rio de Janeiro do ato de posse de Paulo Gadelha à frente da FioCruz, está o governador licenciado Cid Gomes (PSB). Também o secretário municipal da Saúde, Odorico Monteiro. Ele, aliás, deixará o Brasil rumando para o Canadá nesta sexta-feira. Ali, Odorico vai fazer pós-doutourado.

MORRE CONTROLADOR DE BATERIAS MOURA


Depois de uma longa luta contra um câncer, morreu nesta quinta-feira, em sua residência, no Recife (PE), o indústrial Edson Moura (79), controlador das Baterias Moura. O corpo está sendo velado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco e o enterro ocorrerá nesta sexta-feira, em Belo Jardim, sede do conglomerado empresarial.

A Moura é a maior fábrica de baterias do Brasil e foi fundada em Belo Jardim (PE) em 1957 e emprega dois mil funcionários em cinco fábricas e 45 empresas de distribuição. Exporta para a Argentina, Uruguai, Portugal e Porto Rico e fornece seus produtos para as principais montadoras do Mercosul.

(Com Blog de Jamildo - JC)

DESFILE DO CARNAVAL VAI SAIR DA DOMINGOS OLÍMPIO?

"A notícia tem se espalhado à boca miúda e já está nas rodas de conversa entre as agremiações. Diz-se que a Prefeitura quer mudar o endereço do Carnaval de Fortaleza. Os desfiles deixariam de ser na avenida Domingos Olímpio e passariam a ser na rua Pessoa Anta, próximo ao Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Por enquanto, nada está definido. A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) nem confirma, nem nega a existência da proposta. Porém, alguns responsáveis por escolas de samba e maracatus admitem já ter participado de reuniões para discutir a possibilidade.

Hoje, a partir das 16 horas, haverá o Fórum de Carnaval na sede da Secultfor. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, serão discutidas questões relacionadas à segurança, infra-estrutura, decoração e divulgação da festa. Os maracatus e escolas de samba ouvidos pelo O POVO apostam que hoje é também dia de discutir se haverá ou não mudança de local. Segundo eles, até agora, nada está definido. O certo é que a maioria deles não gostou da idéia. No último fim de semana, houve uma reunião entre as agremiações e, em votação, a maioria manifestou-se contra a saída da Domingos Olímpio."

(Jornal O POVO)

VAMOS NÓS

O que você acha, caro (a) leitor e leitora do blog? O desfile deve ir para perto do Dragão do Mar mesmo ou seria melhor permanecer na avenida Domingos Olímpio? Os moradores foram ouvidos sobre o assunto ou não precisa? Com a palavra a Secultfor.

HOSPITAL GERAL REALIZA CIRURGIA INOVADORA PARA VISÃO

A partir de sexta-feira, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) vai realizar implantes de anéis intracorneanos. Uma equipe médica de Belo Horizonte especialista nesse tipo de procedimento, chefiada pelo cirurgião Federico Bicalho, estará no hospital fazendo o treinamento de oftalmologistas. Durante a tarde, devem ser realizados os primeiros implantes. Cinco pacientes do ambulatório de Oftalmologia do hospital devem receber os anéis.

O implante de anéis intracorneanos é utilizado para o tratamento de uma grave doença da córnea, chamada ceratocone. O ceratocone é uma doença hereditária que se desenvolve geralmente na adolescência. Esta doença provoca o afinamento e deformação da córnea (membrana anterior transparente do olho).

Nos estágios iniciais, o portador de ceratocone pode se beneficiar do uso de óculos. Com a evolução da doença, as lentes de contato estão indicadas. Nos casos de má adaptação às lentes de contato, o anel é a alternativa mais segura. Esta técnica pode evitar o transplante de córnea que é um procedimento complexo devido ao risco de rejeição.

Com informações da assessoria.

VEÍCULO CAPOTA APÓS ABORDAGEM POLICIAL

"Um veículo capotou após perseguição policial a dois homens na manhã desta quinta-feira, em Fortaleza. A dupla estava parada em local proibido próximo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Ao serem abordados pela polícia, os dois homens fugiram.

Durante a perseguição policial, o motorista Artur Franklin de Sousa Lima, 18, perdeu o controle do veículo e capotou várias vezes. De acordo com a Polícia, ele responde por estelionato e formação de quadrilha.

O segundo suspeito escondeu-se em uma oficina mecânica. Moradores ligaram para a polícia e informaram a presença do foragido. José Dagoberto da Silva, 34, também foi preso. A polícia já constatou que o veículo apresenta placa clonada. "

Com informações da TV Diário

APROVADA A REELEIÇÃO ILIMITADA NA VENEZUELA. CHÁVEZ SE BENEFICIA

"A Assembleia Nacional (AN) da Venezuela aprovou na quarta-feira, em segunda instância, o projeto de emenda constitucional que permitirá ocupantes de cargos eleitos por voto popular, entre eles o de presidente, a tentarem se reeleger indefinidamente. A emenda foi declarada aprovada pela presidente da AN, Cilia Flores, por "maioria clara", depois de pedir aos que estavam de acordo que erguessem o braço, algo comum no Parlamento venezuelano.Após a aprovação da emenda, os deputados, também por maioria clara, aprovaram o texto da pergunta que os venezuelanos deverão responder em referendo. A cédula fará o seguinte questionamento: "O senhor aprova a ampliação dos direitos políticos das venezuelanas e dos venezuelanos nos termos contemplados na emenda dos artigos 230, 179, 174, 192 e 162 da Constituição tramitada por iniciativa da Assembleia Nacional, ao permitir a postulação para todos os cargos eleitos por voto popular de modo que sua eleição seja expressão exclusiva dos votos do povo?". A questão, segundo representantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), dirigido pelo presidente Hugo Chávez, só poderia ser modificada pela Corte Suprema de Justiça (TSJ). Para os deputados governistas, que ocupam 146 das 167 cadeiras do Parlamento, o projeto "amplia os direitos políticos dos venezuelanos", porque dá a eles a opção de reeleger por quantas vezes quiserem os governantes que fazem bem o seu trabalho. Por sua vez, os parlamentares da oposição alegam que a emenda não visa a ampliar os direitos dos cidadãos, mas "institucionalizar o monopólio do poder".Vários deputados governistas classificaram como tentativa de "manipulação" a apresentação da emenda como um mecanismo para a "reeleição indefinida" do presidente Chávez e dos outros cargos aos quais a medida abrange."

(Folha Online)

STF MANDA SOLTAR MENSALEIRO MARCOS VALÉRIO


"O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, mandou soltar ontem à noite o publicitário Marcos Valério de Souza, preso desde 10 de outubro de 2008. Valério é investigado por formação de quadrilha, denunciação caluniosa e corrupção ativa.Mendes também concedeu o benefício a outras duas pessoas: Rogério Tolentino e Daniel Balde. Eles são acusados pelo Ministério Público Federal de participar de esquema desarticulado pela Polícia Federal na Operação Avalanche.Valério teria sido contratado pelo dono da cervejaria Petrópolis, Walter Faria, para "fabricar inquérito falso contra dois agentes da Receita que haviam multado a empresa", segundo a PF. Na Operação Avalanche, a polícia interceptou conversas telefônicas de vários denunciados, que falavam abertamente sobre a investigação falsa.Anteontem, por decisão unânime, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou o mesmo pedido feito pelos advogados do publicitário. Prevaleceu o voto do relator, Luiz Stefanini, que destacou o poderio econômico e político do grupo ao qual estaria ligado Valério. O publicitário, que também é acusado de ser o operador do mensalão, beneficiou-se de uma decisão de Mendes, da última segunda-feira, quando mandou soltar três pessoas também presas na Avalanche. Foram libertados o advogado Ildeu da Cunha Sobrinho, os policiais Antônio Hadano e Fábio Tadeu dos Santos Gatto.Os advogados de Marcos Valério ingressaram na terça no STF com um pedido de extensão da decisão de Mendes. Na decisão de ontem, o ministro diz que o publicitário continuava preso pelo "uso de argumentos fortemente especulativos, expondo simples convicção íntima do magistrado". Para ele, tais especulações suporiam que Valério e Tolentino "poderão tumultuar as investigações com base em suspeitas sobre fatos passados, sem necessária indicação de ato concreto, atual, que indique a necessidade de encarceramento ou manutenção no cárcere em caráter provisório".Para o advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério, "a decisão foi justa e coerente". "Dos 11 denunciados, 7 já tinham conseguido a liberdade e não havia mais nenhum motivo para manter a prisão", disse. Em julho do ano passado, Mendes concedeu dois habeas corpus que beneficiaram o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, preso pela PF por supostos crimes financeiros."

(Folha Online)

MORRE LUÍS ROLIM FILHO, O MAIOR TORCEDOR DO FORTALEZA

Será sepultado às 16 horas desta quinta-feira, no Cemitério São João Batista, o ex-dirigente do Fortaleza Esporte Clube, Luís Rolim Filho. Vítima de falência múltipla dos órgãos, Rolim morreu ontem à noite aos 96 anos e ficou conhecido como um dos maiores promotores de shows do Estado. Foi ele quem trouxe pela primeira vez ao Ceará um show do cantor Roberto Carlos, o que ocorreu no Clube Romeu Martins na década de 70.
O corpo está sendo velado na Funerária Paz Eterna.

ACRÍSIO SENA RECOMENDA PACIÊNCIA NA FORMAÇÃO DAS COMISSÕES TÉCNICAS DA CÂMARA

Do vereador eleito Acrísio Sena (PT), recebemos a seguinte mensagem. Nela, Acrísio avalia que a composição das comissões técnicas da Câmara Municipal de Fortaleza só se definirá com negociações e paciência. Ou seja, seguindo o que estipula o atual presidente da mesa diretora, o também petista Salmito Filho. Confira:

Caro Eliomar de Lima.

Após a eleição da mesa diretora da Câmara dos Vereadores a atenção dos partidos se volta para a composição das 10 comissões permanentes da Casa para os próximos dois anos. Temos presenciado muita movimentação política com manifestos de apoios e até debate na imprensa.

Porém, essa situação de caráter, eminentemente, político que cabe ao colégio de líderes partidários (PT, PMDB, PV, PSL, PTN) e respeitando-se a proporcionalidade de cada partido só se resolverá na primeira sessão do mês de fevereiro.
Nesse contexto político, a chave mágica será paciência e muita conversa.

Acrísio Sena
Vereador e dirigente do PT.

VEREADOR É AUTOR DE LEI QUE PROÍBE AÇÃO DOS "JACARÉS DE FUNERÁRIAS" EM FORTALEZA


A proibição de agenciamento de serviços funerários de natureza privada nas dependências de estabelecimentos públicos municipais de saúde já é lei.
Em 2007, a Câmara Municpal de Fortaleza aprovou o Projeto de Lei do vereador Machadinho Neto (DEM) que virou a lei 9.268, de 03 de outubro de 2007.
A lei determina que a comunicação do óbito à família ou aos responsáveis pelo falecido será feita unicamente por funcionários do Serviço Social da unidade hospitalar vedando assim a intermediação de pessoas estranhas.
Segundo Machadinho, a captação de clientes por parte de funerárias na porta dos estabelecimentos públicos de saúde é uma prática inaceitável diante do sofrimento e da vulnerabilidade dos familiares do falecido.

VICE-PREFEITO TIN GOMES MANDA PARA O BLOG RESPOSTA AO ARTIGO DE ADÍSIA SÁ


Do vice-prefeito de Fortaleza, Tin Gomes (PHS), recebemos a seguinte mensagem: "Caro jornalista Eliomar de Lima, como você publicou no seu blog o artigo da jornalista Adísia Sá sobre nossa postura a respeito da posição de vice-prefeito de Fortaleza, gostaríamos que você também publicasse nossa resposta que será veiculada nesta quinta-feira (14) no jornal O POVO". Confira:

A VERDADE SEJA DITA

Lamento profundamente que uma jornalista com a mente tão privilegiada como Adísia Sá tenha escrito um artigo denominado "Uma bomba chamada Tin", publicado na edição do dia 13, sem analisar friamente o caso, uma vez que me conhece bem e sabe da minha determinação e vontade para o trabalho. Para isso, bastava lembrar os feitos da Câmara Municipal de Fortaleza durante minha gestão, dentre eles a revisão da Lei Orgânica do Município, da qual Adísia participou ativamente, atendendo a um convite meu.

Quando disse que não iria dar um minuto à Prefeitura de Fortaleza, referia-me às minhas intenções de ir além das atribuições conferidas ao vice pela Constituição Federal. Ou seja, substituir o chefe do executivo na sua ausência quando superior a dez dias e representá-lo em solenidades quando, assim, o chefe do poder indicar, pois naquele momento existia espaço para ultrapassá-las.

Esqueceram que antes do ocorrido, eu vinha dizendo que iria através de seminários discutir os problemas macros da cidade e transformar as propostas de solução em projetos, contribuindo com a gestão da prefeita Luizianne Lins e com o desenvolvimento de Fortaleza. Nem sempre o que é publicado expressa a circunstância em que nossa resposta foi produzida.
Vejam este exemplo: Minha afirmação respondia à indagação formulada por um jornalista: "Depois deste embate, a prefeita deverá colocar o senhor na geladeira?"

Em todo esse episódio da sucessão apenas procurei ajudar no processo, atendendo a solicitações de meus companheiros da base do governo municipal e do próprio executivo. Lamento que a minha boa-fé hoje esteja sendo interpretada como artimanha de baixa política, deslealdade e mero interesse pessoal.

Entendo o papel crítico da imprensa, mas invoco a minha história como argumento de trabalho intenso em favor do interesse público, da comunidade fortalezense e de suas causas sociais."

Tin Gomes
Vice-prefeito de Fortaleza

FORTALEZA NADA BELA


Atendendo a uma convocação do Blog sobre buracos em Fortaleza, eis esse que fica na rua Avenida Cônego de Castro próximo ao numeral 1700. Achei essa reportagem de setembro 2008 sobre esses buracos:
http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/opovonosbairros/817827.html
(Colaboração do leitor Marcos Almeida)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FORTALEZA SUPERA FLAMENGO NA COPINHA - 5X4

"O Fortaleza está classificado para a próxima fase da Copa São Paulo de juniores. Em partida de nove gols, o Tricolor venceu o Flamengo por 5 a 4, nesta quarta-feira, em Hortolândia (SP). Adailton, duas vezes, Bambam, Bismarck e Ronaldo marcaram para o time cearense, enquanto Vinicíus Paqueta, Jobson, Bruno Paulo e Diego descontaram para o time carioca.Com o resultado, o Fortaleza enfrentará nas oitavas-de-final o Atlético Paranaense, que eliminou o Grêmio ao vencê-lo por 2 a 1."

(Blog de Esporte do O POVO)

CONGRESSO NAS MÃOS DO PMDB GERA "PREOCUPAÇÃO", DIZ ALDO REBELO


"O ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que é candidato à Presidência da Casa, afirmou nesta quarta-feira (14) que a possibilidade de o PMDB presidir as duas Casas do Congresso provoca uma “preocupação geral”. “Um único partido governar a Câmara e o Senado... Isso causa insegurança”, afirmou.O deputado do PCdoB ironizou uma suposta estatística que concede 430 votos ao candidato do PMDB à Presidência da Câmara, Michel Temer (SP). “Não conheço time que o técnico ou o jogador tenha tantos gols antes da partida”, afirmou. “O voto secreto protege o eleitor de pressões”, complementou. Ao contrário da Câmara, o PMDB ainda não definiu seu candidato para a Presidência do Senado. O atual ocupante do cargo, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), é o candidato oficial da legenda. Contudo, existe a possibilidade de o senador José Sarney (PMDB-AP) apresentar sua candidatura. Já o deputado Ciro Nogueira (PP-PI), que também concorre à presidência da Câmara, rechaça a afirmação de que Temer é o candidato do governo na disputa. “O governo ficou a par dessa eleição.” De acordo com Ciro, a eleição da Câmara “tem tudo” para ir ao segundo turno e não pode ser tratada como um ensaio da eleição presidencial de 2010. “Qualquer fator externo é muito ruim”, avalia.
Segundo Aldo Rebelo, sua intenção em disputar um novo mandato se deve ao fato de querer “resgatar o papel” da Câmara perante a sociedade. Ele destaca a necessidade de o Congresso votar reformas, como a tributária e a política, e explica que nenhum parlamentar pode ser responsabilizado por essa situação. “A responsabilidade é coletiva.”Aldo assumiu a Presidência da Câmara em setembro de 2005 após a renúncia do então presidente Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou após ser acusado de cobrar propina do dono de um restaurante na Câmara. Em fevereiro de 2007, Aldo Rebelo deixou a presidência da Casa após ser derrotado pelo atual ocupante do cargo, Arlindo Chinaglia (PT-SP). A eleição que definirá as presidências da Câmara e do Senado ocorrerá no próximo dia 2 de fevereiro."

(Congresso em Foco)

GANHA NOVO CHEFE A PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DO CEARÁ

"O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará inicia o ano de 2009 sob nova gestão. Nesta quinta-feira, às 18h30, assume o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-7ª Região) o procurador regional do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima. Ele sucede o procurador do Trabalho Cláudio Alcântara Meireles, que esteve à frente da Instituição no biênio 2007-08, e terá à frente o desafio de conduzir a construção da nova sede do Órgão, na Praia de Iracema, tendo em vista que o prédio atual, na Aldeota, já não atende satisfatoriamente à demanda crescente da sociedade. O ato de posse ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Para dar posse ao novo chefe da PRT, virá de Brasília o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes.
Aos 42 anos, Gérson Marques é doutor e mestre em Direito Constitucional, professor da Faculdade de Direito da UFC e membro-fundador da Academia Cearense de Direito do Trabalho. Além disso, ensinou em várias Instituições públicas e particulares, em vários Estados da Federação, sendo freqüentemente convidado a proferir palestras e a compor bancas examinadoras de dissertações de mestrado, em várias universidades, e de concursos públicos para a magistratura e, atualmente, para ingresso no MPT. É, também, tutor do Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (Grupe), que reúne estudantes e graduados em Direito. Natural de Uruoca, é autor de 16 livros."



(Site do MPT)

CEARÁ PODE TER CHUVA FORTE NAS PRÓXIMAS HORAS, ALERTA DEFESA CIVIL

"A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou, há pouco, alertas de chuva forte nesta quarta e amanhã (14 e 15) em dez estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo a Sedec, áreas de instabilidade tropical favorecem a ocorrência de pancadas de chuva nos dois dias no Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-sul do Ceará, no centro-norte do Piauí e no oeste e norte do Tocantins. Hoje e amanhã, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em parte de Mato Grosso do Sul, no Amazonas, no Pará e no Acre. As chuvas poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-sul de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste do Amazonas. No centro-sul de Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento oscilarão entre 40 e 60 quilômetros horários. A presença de uma frente fria sobre o oceano, na altura do litoral da Região Sudeste, organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva em boa parte do estado do Rio de Janeiro e no sul e Triângulo Mineiro, hoje e amanhã. Em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 60 quilômetros horários. Os alertas preventivos emitidos nesta quarta foram baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "

(Agência Brasil)

ENQUETE NOVA NO BLOG




Fortaleza tem condições de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014? Responda essa pergunta na coluna ao lado. O projeto será entregue hoje à CBF. A decisão oficial sai no dia 15 de março.

Resultado da enquete anterior:

E POR FALAR EM 2008, QUEM MERECE SER ESQUECIDO?

BUSH 63 / 42%
BARRICHELO 10 / 6%
CASAL NARDONI 40 / 27%
CASO ELOÁ 12 / 8%
FLORA 22 / 14%

NÃO ESQUEÇA DO SEU BURACO!
Envie fotos daquele buraco que fica próximo à sua casa ou ao seu trabalho. Em breve estaremos lançando a seção "Buraco do dia", aqui no blog
. Seja rápido, pois as chuvas já começaram!

SECRETÁRIO DO ESPORTE ENTREGA PROJETO FORTALEZA/COPA DO MUNDO 2014 À CBF


O secretário do Esporte do Ceará, Ferruccio Feitosa, entrega à CBF, na tarde de hoje, o projeto básico de Engenharia e Arquitetura e Garantias Governamentais e Complementares da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo FIFA de 2014. "Retorno confiante de que o Ceará será subsede da Copa do Mundo FIFA 2014, já que todo o trabalho realizado foi altamente profissional, minuncioso, criterioso e ousado", disse.
Serão encaminhados diretamente ao Comitê Organizador da Copa FIFA 2014 documentos que compõem as obrigações da cidade de Fortaleza em tornar-se uma das 12 subsedes da Copa do Mundo. São eles: Garantias da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Garantias do Governo do Estado; Documento dos Potenciais Investidores (Garantias Complementares); Projeto Básico; Relatório em atendimento ao Termo de Compromisso (aspectos técnicos) e Vídeo do Projeto do Complexo Esportivo do Novo Castelão em três dimensões (versão 3D).
A comitiva do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza aguarda entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro a visita de técnicos da FIFA à Capital cearense. Logo após, serão divulgadas no dia 15 de março as 12 cidades brasileiras que irão sediar jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.
(Este Blog com informações da assessoria da Secretaria do Esporte/Foto - Paulo Moska)

VAMOS NÓS - E aí, será que veremos imagens de Fortaleza na abertura dos jogos da Copa 2014?

BOLSA FAMÍLIA: 280 MIL FAMÍLIAS CEARENSES NA FILA DE ESPERA

"No ano em que o programa Bolsa Família, desenvolvido pelo Governo Federal, completa cinco anos de existência, cerca de 280 mil famílias cearenses ainda esperam pelo benefício, de acordo com balanço disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até outubro de 2008, de 1,15 milhão famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Socias (CadÚnico) e que possuíam o perfil do Bolsa Família, ou seja, a renda per capta não ultrapassava R$ 120, cerca de 877 mil recebiam o benefício. O número de 280 mil inclui tanto famílias que estão na fila de espera quanto outras que, por algum motivo, tiveram o benefício bloqueado.

Sem previsões para elevação do orçamento do programa - que, em 2009, repassará R$ 11,8 bilhões, beneficiando 11,1 milhões de famílias em todo o País -, a solução encontrada pelo governo Lula nesses tempos de crise econômica foi tentar fazer com que as pessoas que já recebem a ajuda financeira não necessitem mais dela, abrindo vagas para quem ainda não é beneficiado.

A principal estratégia é investir nos chamados projetos complementares: cursos oferecidos periodicamente pelas prefeituras que abrem a possibilidade de inclusão das famílias que participam do Bolsa Família no mercado de trabalho. Outra saída é intensificar a fiscalização das famílias que já recebem o auxílio, no intuito de descobrir quais já superaram a faixa de pobreza e podem abrir mão da renda governamental."

(Jornal O POVO)

A FAVORITA CHEGA À RETA FINAL




A novela "A Favorita", da Rede Globo, termina na próxima sexta-feira. O jornal O POVO de hoje lista 10 motivos pelos quais valeu a pena ter acompanhado a trama. Confira:


1 – Mocinha e vilã só foram apresentadas com o desenrolar da história. Por um bom tempo, os telespectadores não sabiam quem estava falando a verdade

2 – Patrícia Pillar conseguiu ir além do estereótipo de vilã e revelou uma personagem autenticamente psicopata, com olhares e trejeitos de arrepiar

3 – O autor apostou em uma trama central forte. A narrativa não foi diluída em mil subtramas.

4 – Um elenco de peso e com uma participação efetiva. Todos os personagens tiveram destaque, diferente do que ocorreu em outras novelas globais. A Favorita contou com apenas 35 atores no elenco principal.

5 – O ritmo da novela foi rápido, com pouco espaço para "enchimento de lingüiça". A cada capítulo um grande acontecimento.

6 – A homossexualidade foi debatida de forma diferente.

7 – A transformação emocionante de certos personagens. Como a pacata Catarina (Lilia Cabral) e o político corrupto Romildo Rosa (Milton Gonçalves), por exemplo.

8 –
Acompanhar a indecisão amorosa de Mariana Ximenes. Lara não sabia se ficava com o sarado Halley ou o fofo do Cassiano.

9 – A crítica ao cenário político brasileiro feita através do personagem Romildo Rosa (Milton Gonçalves).

10 – A trilha sonora perfeita que embalava o triângulo amoroso de Lara, Halley e Cassiano. Além da música Tem que ser você, que virou um hit sertanejo.

Quer saber o fim de cada personagem, clique aqui

FEIRA DA SÉ: PM SERÁ ACIONADA PARA RETIRAR FEIRANTES

"O promotor José Francisco de Oliveira Filho, da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, entregará hoje, pessoalmente, o ofício judicial determinando que a Polícia Militar faça a desocupação da Praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça da Sé. “O ofício manda entregar ao comandante geral da Polícia Militar (coronel William Alves Rocha) e é o que farei hoje”, diz Filho. “O ofício também determina que o Ministério Público (MP) deverá acompanhar os trabalhos de desocupação”.

Ele lembra que, até o momento, não foi procurado por representantes da Prefeitura para a negociação de mais um prazo para a desocupação do espaço ou a explicação dos locais em estudo para onde os feirantes serão transferidos. “Não quero que a situação caminhe para o uso da força. O meu desejo é que a Prefeitura se conscientize e mostre alguma solução. Mas qualquer tipo de acordo agora só na presença de um juiz, e estipulando uma multa bem elevada para o descumprimento”, explica Filho.

Atualmente, a liminar judicial que determina a retirada dos feirantes determina uma multa diária de R$ 5 mil à Prefeitura em caso de descumprimento. Segundo o promotor, como o ofício foi expedido pela Justiça estadual, é a Polícia Militar quem terá de proceder nos trabalhos de desocupação da área. José Filho também diz que irá oficiar a presença da Guarda Municipal na retirada dos feirantes, lembrando que a Prefeitura é ré na ação. “Nada impede que a Guarda também participe da operação”.

O ofício que determina a desocupação pela Polícia Militar foi expedido pela juíza Nadja Frota, substituta da 6ª Vara da Fazenda Pública mas que, atualmente, responde pelas sete varas da fazenda do Fórum Clóvis Beviláqua. “Agora o prazo extrapolou mesmo e tem de ser cumprida a liminar acompanhada das devidas cautelas legais”, diz Nadja. Ela também diz que nenhum representante do município a procurou para explicar alguma ação da praça, já que compete a ela mandar cumprir a liminar."

(Jornal O POVO)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

PORTO DO MUCURIPE TEM A MAIOR MOVIMENTAÇÃO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS

O Porto do Mucuripe encerrou o ano de 2008 com crescimento. Foram movimentadas 3,44 milhões de toneladas. O resultado é o maior desde 2002. Em relação ao ano de 2007, houve um crescimento de 5%, com destaque para os granéis sólidos (trigo e outros) e a carga geral que aumentaram respectivamente 8% e 7%. As informações são da Companhia Docas do Ceará (CDC).

Do total movimentado, os granéis sólidos participaram com 30%, os Granéis Líquidos com 48% e a Carga Geral com 21%. Entre os produtos, destacam-se as frutas (37% de crescimento), o arroz (15%), a bobina de ferro (105%), o diesel (20%), a gasolina (55%) e o malte (12%). O aumento da movimentação gerou um incremento no faturamento da Companhia Docas de 17,72% na sua receita total, o que corresponde a R$ 27 milhões.

O diretor presidente da CDC, Sergio Novais, informou, por meio de sua assessoria, que a companhia fecha um ano com bom equilíbrio financeiro em relação aos anos anteriores. “Com os investimentos previstos para 2009, como a dragagem, o Porto do Mucuripe vai atingir um novo patamar de crescimento, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Estado. A participação do ministro Pedro Brito (Secretaria Especial de Portos) tem sido fundamental para a melhoria na produtividade do Porto”, afirmou.

FERNANDO XIMENES ASSUME O GOVERNO DO ESTADO



O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Fernando Ximenes, assume, a partir de hoje à noite, o Governo do Estado. O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) viaja para a Espanha enquanto o governador Cid Gomes (PSB) está de férias e volta ao trabalho somente na semana que vem. Ximenes deve permanecer na função até o próximo domingo, dia 18.

O deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembléia Legislativa, deveria assumir o cargo na ausência do vice-governador. O parlamentar, contudo, também está de férias. Nesse caso, de acordo com a constituição, o Estado passa a ser governado pelo presidente do Tribunal de Justiça.

GOVERNO FARÁ LICITAÇÃO PARA COMPRA DE BLOQUEADORES DE CELULARES EM PRESÍDIOS

A licitação para a aquisição de até 12 sistemas de bloqueio de comunicação para celulares ocorre no próximo dia 6, às 15 horas, no auditório da Central de Licitações, na avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150. Os bloqueadores deverão impedir que ligações de celular sejam feitas por detentos a partir das unidades prisionais, impedindo, conseqüentemente, a existência de delitos organizados dentro das prisões.

O processo licitatório, modalidade concorrência pública internacional, será do tipo menor preço e tem o objetivo de registrar o valor dos equipamento para futura aquisição, instalação, teste e assistência técnica de até 12 sistemas de bloqueadores. O recebimento dos equipamentos será feito em caráter provisório, ou seja, os aparelhos serão testados por 30 dias. Caso sejam aprovados, o Estado fará a aquisição.

Os bloqueadores de celular serão instalados em oito centros de detenção do Ceará: Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Casa de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga (CPPL de Itaitinga I), Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia (CPPL de Caucaia), Casa de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga II (CPPLS de Itaitinga II), Casas de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga III (CPPLS de Itaitinga III), Penitenciária Regional Industrial do Cariri (Pirc) e Penitenciária Regional Industrial de Sobral (PIRS).

Fonte: Casa Civil

SÓ LEMBRANDO

A quantas anda a construção do novo IPPS? O atual vai ser derrubado ou não vai? (RM)

TIN GOMES - UMA BOMBA NO COLO DA PREFEITA

A jornalista Adísia Sá assina artigo no O POVO desta terça-feira abordando a situação do vice-prefeito Tin Gomes, que brigou com a prefeita Luizianne Lins e cujo sonho agora é ser deputado estadual. Ela considera Tin uma bomba no colo da prefeita. Confira:

"Quando eu me posiciono contrária à existência de vice (presidente, governador,prefeito) é porque não vejo serventia alguma em tão triste figura. É tão inútil que nem tem situação claramente definida na Constituição Federal. Agora, com a bomba de Fortaleza, fica bem clara a inutilidade de vice, sem se falar, também, na sua ambulante periculosidade. Inútil, sem razão de ser, nada mais resta ao vice do que tramar contra o titular ou, então, viver à tripa forra às custas do erário ou seja, do nosso sofrido dinheirinho. Ninguém mais modelo desse quadro, do que o ex-presidente da Câmara Municipal, ex-vereador Tin Gomes, hoje vice prefeito.

Alijado do podium por obra e graça de artimanhas e artifícios e jogos de sua lavra , o que restaria ao vice do que aquilo que ele mesmo já anunciou ou seja, não dedicará um minuto à Prefeitura ou seja , “vai se dedicar exclusivamente à campanha para deputado estadual, deixando de lado o gabinete de vice prefeito.” Mas não ficou bem entendido: vai cuidar de sua candidatura a deputado – onde- no Gabinete, cercado de 21 funcionários à sua disposição, contará com a mordomia que a “posição” garante – carro, telefone, fax, internet e deus sabe lá mais o quê, sem se falar nos gordos vencimentos e agrados outros, como viagens, hospedagens? Zangado, Tin ainda afirma “não farei mais projetos para a prefeitura, não dedicarei nenhum espaço de tempo como vice prefeito e vou cuidar de minha vida pessoal.” Sem esquecer – ele mesmo afirma - “a partir do meio do ano vou dedicar um pouco do meu tempo aos colégios eleitorais que tenho no acesso no interior e em Fortaleza."

Antes do meio do ano, vai fazer o quê? O gabinete vai virar spa de primeira linha e , no segundo semestre se transformará em comitê eleitoral? Francamente, é deprimente esse espetáculo. Não há como impedir a consumação de tais propósitos? Fortaleza vai assistir ao desfile político de um vice diplomado mas sem serventia alguma, ocupante, entretanto, de gabinete e beneficiário de regalias, impune, sem ter quem lhe corte as asinhas ? O desabafo de Lobo Neves a Brás Cubas é atualíssimo: “A vida política era um tecido de invejas, despeitos, intrigas, perfídias, interesses, vaidades.” Incompleto o texto de Machado: não conheceu a “estória” do vice Tin Gomes... "

Adísia Sá
Jornalista
adisia@secrel.com.br

PREFEITURA NÃO APRESENTA PROJETO E PROMOTOR PEDE DESOCUPAÇÃO DA FEIRA DA SÉ

Fim de prazo. A Prefeitura de Fortaleza tinha até ontem para entregar, ao Ministério Público, uma proposta que solucionasse o impasse em torno da Feira da Sé. Até o fim do expediente na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), porém, nenhuma resposta havia sido encaminhada pelo Paço Municipal. De acordo com o promotor José Francisco de Oliveira Filho, será pedida a execução da liminar que determina a desocupação imediata da praça Pedro II e seu entorno, no Centro.

O prazo terminou no sábado. O promotor José Filho, no entanto, decidiu aguardar até ontem, por se tratar de um dia útil. Mas nenhum representante do Município compareceu à Promotoria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano. Uma comissão de feirantes reuniu-se com ele e pediu, por conta própria, mais um prazo. A reivindicação foi negada. “O Ministério Público não tem nada pessoal contra a feira. Mas não faremos mais acordos. Está bem claro que falta vontade da Prefeitura”, alegou. A liminar foi expedida em 1º de abril e os três prazos concedidos não foram cumpridos. José Filho adiantou que aguarda a Justiça requisitar o comparecimento da Polícia Militar para o cumprimento da liminar.

(Jornal O POVO)

MAIS UM BURACO NA AVENIDA DOM MANUEL




Um outro buraco, de um metro de diâmetro, surgiu na avenida Dom Manuel, provocado pelo desgaste na velha tubulação de esgoto - feita de concreto e instalada, há 15 anos, a cerca de dois metros de profundidade da via. O trânsito, no sentido sertão-praia, sofre um desvio no encontro com a rua Pereira Filgueiras. O quarteirão até a rua Tenente Benévolo foi interditado pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) trabalha no local e deve concluir o reparo na noite de amanhã, segundo informa a assessoria de imprensa do órgão. O buraco surgiu no último sábado.

Os serviços de reparo causam incômodo aos moradores e comerciantes da área. O barulho da picareta rasgando o asfalto e o mau cheiro que emerge da tubulação desgastada, por exemplo, tiram o sossego do industrial Lívio Amaro que, há 60 anos, mora na avenida Dom Manuel. “Mas o desconforto faz parte da vida”, conforma-se, com fé nas obras da Cagece. “A instalação é velha, de manilhas, e eles disseram que vão melhorar”.

No último dia 27 de dezembro, um buraco com cinco metros de diâmetro causou espanto aos moradores e motoristas da avenida Dom Manuel, no quarteirão anterior à rua Pereira Filgueiras. Por pouco, um ônibus de turismo, com 47 passageiros, não caiu no buraco. O asfalto também cedeu pelo rompimento da tubulação de esgoto, feita de concreto.

(Jornal O POVO)

CÁ ENTRE NÓS

As chuvas vêm aí e a temporada de buracos em Fortaleza só está começando. Quem tiver foto de alguma cratera próxima de casa ou do trabalho envie para o nosso blog, com o endereço. Vamos inaugurar a seção "Buraco do Dia" para ver se alguma atitude preventiva passa a ser tomada. Não dá para reparar a via só quando o rombo chega a mais de um metro. Os motoristas e os pedestres de nossa cidade agradecem. (RM)


Foto - Mauri Melo

MP QUESTIONA REMUNERAÇÃO ACIMA DO TETO DE SERVIDORES

Tramita no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) questionando a lei que possibilita aos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) receber remuneração superior ao salário do governador. A lei n° 14.236, aprovada em outubro do ano passado pela Assembléia Legislativa, deixa de incluir no cálculo do teto dos fazendários - mesmo teto do poder Executivo - as gratificações do Prêmio de Desempenho Fiscal (PDF), que é pago em função do crescimento da arrecadação tributária estadual. Assim, ao final de cada mês, os prêmios se somam à remuneração do auditor da Sefaz, podendo ultrapassar o valor do teto do Executivo: R$ 11.299,40.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), que protocolou a Adin após representação do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), a lei “golpeia” o artigo 154 da Constituição do Estado, que em seu inciso n° 9 determina que nenhum servidor do Estado pode receber remuneração superior a do governador. A gratificação pelo PDF dos fazendários pode chegar a até a R$ 7,8 mil. A partir da soma desse valor ao teto do Executivo – que já é alcançado por uma parte dos fazendários – servidores poderiam alcançar uma remuneração de até R$ 19 mil. A Adin foi protocolada na última quarta-feira e chegou ontem ao gabinete do desembargador Francisco de Assis Filgueiras Mendes, do TJ-CE.

Segundo informou Heitor Férrer, o Ministério Público Federal, a partir de representação, também move Adin contra a lei cearense no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, há julgamentos do STF que incluem no teto dos servidores os valores das gratificações.

(Jornal O POVO)

OPERAÇÃO DA DENARC PRENDE SEIS TRAFICANTES

A Delegacia de Narcóticos (Denac) realiza, desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira, juntamente com as delegacias de Roubos e Furtos e de Furtos de Veículos e mais a Delegacia de Aquiraz (Região Metropolitana), operação especial onde cumpre mandados de busca e apreensão. Até agora, já foram presos seis traficantes, apreendidas armas, drogas e balanças de precisão.
A Operação prossegue e o delegado César Wagner, titular da Denarc, deve dar maiores detalhes ao longo do dia.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DILMA ROUSSEF: TRANSFORMAÇÃO

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), 61, apareceu pela primeira vez hoje em público após passar por uma bioplastia de rejuvenescimento do rosto no fim do ano passado, em Porto Alegre (RS).

O novo visual da ministra foi exibido hoje na abertura da Couromoda, em São Paulo. Além da maquiagem, chamou atenção o cabelo da ministra: ganhou nova cor e corte. Ela também deixou de lado os habituais óculos e passou a usar lentes de contato. O figurino era composto de terninho preto com uma listra branca. Para complementar, um colar de pérolas.

(Folha Online)

ANTES

DEPOIS



VAMOS NÓS

O que vocês acharam da Dilma versão 2009?

GARIBALDI SÓ DESISTE DE CANDIDATURA SE PMDB QUISER

Candidato à reeleição para a presidência do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse nesta segunda-feira que só desistirá de concorrer ao cargo se o PMDB determinar. "Só desisto se o PMDB disser 'você não é mais candidato' porque aí sem o apoio do partido fica difícil [continuar na disputa]", afirmou. "E achar outro partido não é fácil", brincou.

O senador se referiu a um eventual pedido coletivo dos 18 senadores do PMDB para que ele abandonasse a candidatura. Garibaldi lembrou que recebeu o apoio de todos os senadores para se lançar candidato, inclusive de dois que não estavam presentes à reunião em que foi oficializada seu nome, no final do ano passado.

Garibaldi disse ainda que não foi comunicado sobre a possibilidade de o senador José Sarney (PMDB-AP) ser lançado na disputa como alternativa também do PMDB para assumir o comando do Senado. "O senador José Sarney não conversou comigo. Nem ninguém do partido", disse.

Porém, interlocutores da base aliada que apoia o governo informam que Sarney sinaliza que poderá se lançar na disputa se houver um apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acordo entre os líderes partidários de que será o único nome posto na disputa pela presidência do Senado.

CÁ ENTRE NÓS

E essa confusão no Senado, hein? Mais alguém além de mim aposta na candidatura e vitória de José Sarney? Cadê a renovação na política? (RM)

PRIMEIRO TRIMESTRE SERÁ PREOCUPANTE, ADVERTE PRESIDENTE LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que os primeiros meses do ano serão “preocupantes” para o Brasil por causa da crise financeira internacional. Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula voltou a defender a manutenção dos investimentos como resposta aos efeitos negativos na economia brasileira.

“Nós vamos ter um trimestre preocupante, mas o governo tomará todas as medidas necessárias para que essa crise afete menos o povo brasileiro. Nós precisamos garantir empregos, garantir salário e garantir renda. Esses são três componentes extraordinários para que a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil”, avaliou.

Esta semana, o presidente tem reuniões com a área econômica do governo para discutir a crise. Lula reafirmou que o governo pretende manter todos os investimentos programados e estimular a iniciativa privada a adotar a mesma estratégia. “O grande problema dessa crise é o crédito. temos que motivar a iniciativa privada a continuar fazendo investimentos e precisamos trabalhar para que o crédito volte à normalidade”, apontou.

O presidente afirmou ainda que o governo deve injetar recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para produzir investimentos em efeito cascata, além de medidas bancárias para facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao crédito. “Essa crise tem que ser encarada pelo povo brasileiro como uma oportunidade”, defendeu.

OCDE

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado hoje mostra que a situação do Brasil é a mais favorável dentre 35 países. "Os Indicadores Compostos Avançados em relação a novembro de 2008 sinalizam uma desaceleração profunda nas sete grandes economias mundiais e para as grandes economias que não são membros da OCDE, principalmente a China, a Índia e a Rússia", afirma o relatório.

Já em relação ao Brasil, como havia previsto no início de dezembro passado, com dados relativos a outubro de 2008, a OCDE estima que o país deverá registrar apenas uma "leve desaceleração" de sua atividade econômica.

(Agência Brasil e Folha)

VAMOS NÓS

Tomara que essa "leve desaceleração" seja leve mesmo. Muita gente já perdeu seu emprego por causa dessa crise, que também está servindo de desculpa pra todo tipo de barbaridade.



RONIVALDO MAIA MONTA CONSELHO POLÍTICO




O vereador Ronivaldo Maia (PT) dá início hoje à formação do conselho político de seu mandato. De acordo com sua assessoria, o conselho será constituído como um espaço formal de discussões sobre a atuação do parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza através de reuniões e plenárias com diversos segmentos sociais e lideranças comunitárias.

Jovens, sindicalistas, mulheres, ambientalistas e militantes de movimentos populares de saúde, educação, economia solidária e LGBTTT estão sendo convidados a participar das plenárias e contribuir com as diretrizes do mandato.

Segundo o parlamentar, a iniciativa pretende "agregar a diversidade dos movimentos sociais, assim como suas bandeiras de lutas na construção de um mandato efetivamente participativo e democrático".

O SALDO DA GUERRA NA FAIXA DE GAZA


CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL É QUESTIONADO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE)

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Suetônio Mota, determinou a suspensão do ato de homologação do concurso para delegados e escrivães da Polícia Civil até que a Justiça julgue em definitivo uma ação civil pública que pede anulação do referido exame público. A medida, tomada na última quinta-feira, tem caráter cautelar e é uma decisão monocrática.

Por ser monocrática (ato singular de um dos conselheiros), o despacho de Suetônio Mota será levado ao pleno do TCE amanhã para manutenção ou desaprovação da medida. O concurso, que se encontra em sua última fase, prevê a homologação dos aprovados para esse mês (escrivães) e fevereiro (delegados). Homologado o exame, a próxima etapa será a nomeação dos aprovados.

No despacho nº 55-2009, o relator do processo Suetônio Mota escreve que é arriscado o Estado homologar um concurso que está sob suspeita de irregularidades e é motivo de apreciação do Tribunal de Justiça do Ceará. “Vislumbra-se fundado risco de dano de ordem patrimonial ao erário, caso seja homologado o concurso antes do julgamento final dessa ação, visto que a nomeação de candidatos passaria a produzir efeitos financeiros imediatos, os quais, sendo a ação julgada procedente, dificultariam ou mesmo impossibilitaria o ressarcimento da despesa realizada ao Tesouro estadual”.

(Jornal O POVO)

CÁ ENTRE NÓS

Enquanto isso, no interior do Ceará o delegado regional tem de se desdobrar para atender 10 ou mais municípios. Será que é tão difícil assim promover um concurso público? (RM)

FIEC DÁ CURSO SOBRE PRIMEIRO EMPREGO PARA JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA

O Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (15/1) para o curso de Formação Empreendedora para o Primeiro Emprego. O curso é destinado a estudantes de ensino médio, oriundos da escola pública, com idade entre 16 a 24 anos. A participação é gratuita.

Com carga horária de 200 horas/aula, o curso terá início em 19 de janeiro, prosseguindo até 27 de março. O objetivo geral do treinamento é desenvolver as habilidades técnicas dos estudantes para torná-los aptos às exigências do mercado de trabalho. O curso é promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e realizado pelo IEL/CE por meio da Qualificação Social e Profissional do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda/SPETR/CE, sendo financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Informações pelos telefones (85) 3244.0868/3421.6508/3421.6509.

INFLAÇÃO REGISTRA DEFLAÇÃO DE 0,31% NA PRIMEIRA PRÉVA DE JANEIRO

"O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,31% na primeira prévia de janeiro, ante alta de 0,14% no mesmo período do mês passado, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira.De acordo com Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo cálculo do indicador, o Índice de Preços por Atacado (IPA) caiu 0,56% no primeiro decêndio de janeiro, depois de ter subido 0,04% no mesmo período de dezembro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta de 0,24%, ante ganho de 0,36% no mês anterior, enquanto o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,13%, uma desaceleração frente ao avanço de 0,27% apurado no mesmo período de dezembro.A primeira leitura do IGP-M de janeiro foi calculado com base na variação dos preços entre os dias 21 e 31 de dezembro."

(Reuters)

CONVERSA AO PÉ DO OUVIDO

Da coluna Radar, da Veja:

"Depois de mais de um ano falando em Dilma Rousseff como sua candidata à sucessão, finalmente Lula dirá isso a ela pessoalmente. O encontro entre os dois está marcado para o início desta semana. Será, repita-se, a primeira vez que Lula conversará com Dilma sobre o assunto. É o estilo Lula: ele já deu entrevista, já falou em palanques e em reuniões com políticos - mas com ela nunca. Lula dirá a Dilma que ela deverá reduzir um pouco a carga de trabalho para cuidar de sua candidatura."

CÁ ENTRE NÓS

E aí, você bota fé que a companheira Dilma possa vencer as eleições? (RM)

S.O.S. ELIOMAR!

Nesse período de férias do nosso querido blogueiro, estarei publicando alguns posts aqui. Meus comentários terão as iniciais RM para ninguém culpar o Eliomar depois. Quem tiver alguma sugestão de matéria, pode entrar em contato pelo e-mail: ricardombc@gmail.com.

Ricardo Moura
Repórter do Núcleo de Cotidiano do O POVO.

SUCESSÃO NO SENADO - LULA PODE CONVERSAR COM SARNEY

"Depois de quase duas semanas de férias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma sua agenda política em Brasília e pode se reunir ainda nesta segunda-feira (12) com o senador José Sarney (PMDB-AP) para definir a sucessão no comando do Senado. A reunião com Sarney pode ocorrer após o retorno do presidente de São Paulo, onde participa, na manhã desta segunda, da abertura da 36ª Couromoda. O presidente do PMDB e candidato do partido ao comando da Câmara, deputado Michel Temer (SP), sugeriu a Lula que o encontro com Sarney fosse reservado. Na sua avaliação, a situação do Senado precisa ser discutida apenas entre Sarney e Lula. Aliados do parlamentar esperam que no encontro com Lula ele confirme o seu desejo de retornar à presidência da Casa, a partir do dia 2 de fevereiro, com uma condição: que seu nome seja consenso entre os partidos e tenha a bênção do próprio Lula. O resultado da conversa será decisivo para que, nesta terça (13), em reunião com os ministros da coordenação política do governo, o presidente possa traçar a estratégia a ser adotada pelo Planalto nos 20 dias que antecedem as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado. Lula quer evitar que disputas entre aliados nas eleições das duas Casas ameacem criar uma nova crise no Congresso.´"

(Folha Online)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ABORDARÁ SEGURANÇA E QUESTIONARÁ O "ROUBA, MAS FAZ"


Cartaz da CF-2009

"A indiferença em relação à corrupção na política, expressada em enunciados como "rouba, mas faz" ou "tudo acaba em pizza", será alvo da Campanha da Fraternidade de 2009, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), instituição da Igreja Católica.
Realizada desde 1964 pela CNBB na Quaresma (período de 40 dias que antecede a Páscoa), a campanha deste ano terá como tema segurança pública, mas também abordará assuntos de ética na política. As discussões nas reuniões e celebrações da campanha, que ocorrem em igrejas, escolas e casas, poderão impulsionar um movimento de coleta de assinaturas para criar uma lei que visa barrar candidaturas de políticos com ocorrências na Justiça.
A CNBB é uma das coordenadoras de um grupo de entidades que busca obter 1,5 milhão de assinaturas com o objetivo de apresentar um projeto de lei ao Congresso contra a participação dos "ficha-suja" nas eleições. Cerca de 700 mil pessoas já subscreverem a proposta de lei, segundo a CNBB.
De acordo com o texto-base da campanha, um dos objetivos é "denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para os crimes comuns". Os crimes de corrupção e do "colarinho branco" não são violentos em si, mas geram outras formas de violência, diz o texto-base."

(Folha Online)

SERIADO MALHAÇÂO ESTRÉIA TENDO O CEARÁ COMO CENÁRIO

O secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, comemorou, nesta segunda-feira, o início do seriado Malhação, em sua nova fase e incluíndo o Ceará. As gravações foram feitas em cenários turísticos do Estado como a praia de Canoa Quebrada (Aracati), no que para Bismarck vai "ser um trunfo importante para reforçar a divulgação do Ceará no País".
Bismarck Maia adiantou que essa parceria com a Rede Globo, responsável pelo seriado, vai continuar, destacando que, no passado, quando da veiculação da novela Tropicaliente, o potencial do turismo do Estado ganhou mercados importantes no mundo.
Malhação começa logo após a Sessão da Tarde e promete muitas brigas, intrigas e romance entre os casais teens.

ERNESTO SABOYA EMPLACA NOVO MANDATO À FRENTE DO TCM


O conselheiro Ernesto Saboya toma posse nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, com agenda cheia.
É que a Operação Desmonte realizada pelo TCM e Ministério Público Estadual, diante de tantas novas denúncias de caos em prefeituras, virou couvert.
Esses organismos fizeram sua parte, mas o que tem de sujeira ainda por baixo do tapete de muitas prefeituras e, principalmente, naquelas onde o gestor foi reeleitou ou fez o sucessor, segundo alguns técnicos do próprio TCM, é de assustar.

COELCE INAUGURA SUBESTAÇÃO E JÁ ESTUDA PEDIDA DE AUMENTO DA CONTA DE LUZ

Duas notas da Coluna Vertical, do O POVO,desta segunda-feira, que são bem interessantes:


LUZ NO CAMPO Mais uma subestação da Coelce entrará em funcionamento, a partir de amanhã. Dessa vez, no município de Independência (Centro-Sul), beneficiando 49 mil residências da região, informa o diretor Institucional e de Comunicação da empresa, José Nunes.


LUZ NA
CONTA E por falar em Coelce, um detalhe: a área técnica da empresa já começou a estudar o próximo reajuste da conta de luz. Anualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) libera esse aumento no mês de abril.

domingo, 11 de janeiro de 2009

SEFAZ INICIA REMESSA DE BOLETOS DO IPVA

A Secretaria da Fazenda do Estado começará a enviar os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2009 a partir da próxima quinta-feira (15). A parcela única com desconto de 5% tem vencimento para o dia 30 deste mês, lembra o secretário Mauro Filho, acrescentando que na tabela do imposto deste ano as alíquotas permanecem em 2,5% para automóveis, 1% para ônibus e caminhões, 2% para motos, 1,5% para aeronaves, 2,5% para embarcações. A redução, contudo, varia entre 5% a 30%, dependendo do modelo e ano de fabricação do veículo. Dessa forma, cerca de 98% dos proprietários de veículos (populares e médios) no Ceará pagarão menos IPVA, adianta o titular da Sefaz.

* Confira mais inforfmações no site www.sefaz.ce.gov.br .

DETALHE - Estamos de férias, mas, vez em qundo, atualizando nosso Blog.