sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VALE DESISTE DE MONTAR SIDERÚRGICA NO ESPÍRITO SANTO

"A Vale comunicou nesta tarde de sexta-feira que "após intensas negociações e análise de alternativas" a empresa decidiu em conjunto com a chinesa Baosteel encerrar o projeto siderúrgico do Pólo de Anchieta (ES) e liquidar a Companhia Siderúrgica Vitória (CSV).
A mineradora brasileira recordou que a mudança de cenário criada pela crise econômica internacional levou a uma forte redução da produção global de aço, o que fez a Baosteel propor o cancelamento do plano de investimento.
O projeto para produção de 5 milhões de toneladas e placas voltadas à exportação era orçado em US$ 5 bilhões e geraria 4.500 empregos diretos. As empresas negociaram uma parceria com o BNDES, mas o banco não chegou a financiar o projeto."

(Globo Online)

VAMOS NÓS - Ainda que a nossa, conforme palavra do governador Cid Gomes, está garantida. Não é mesmo? A Vale responde pela siderúrgica cearense ao lado da coreana Dong Kuk.

6 comentários:

Anônimo disse...

Uma informação que preocupa o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), são as prestações de contas referentes ao ano de 2008. São 31 municípios cearenses que estão devendo a prestação de contas, e a cidade de Icó está na lista, com o ex-prefeito Francisco Antônio Cardoso Mota (PSDB). Além dele, a Câmara Municipal se encontra em dívida, desde outubro-2008.
Esta situação irregular foi notícia no Jornal O Povo. Segundo a lista, disponível no site do TCM, inclui também mais 15 Câmaras municipais que não prestaram contas com o Sistema de Informações dos Municípios (SIM). O prazo final para a entrega dos relatório mensais expirou no último dia 30 de dezembro de 2008.
Dependendo do tempo de atraso, a situação de Icó poderá se complicar, tanto para o prefeito eleito, Marcos Nunes (PMDB), que poderá pagar multa, que chegam até R$ 5 mil. Outro problema que o Icó sofrerá, caso mantenha o atraso, será a proibição de manter o convênio com o Governo do Estado do Ceará.
TRÊS ÓRGÃOS DEVEDORES EM ICÓ - Segundo o TCM, estão devedores de Icó a Prefeitura Municipal (desde agosto-2008), o SAAE (desde maio-2008), e a Câmara Municipal (desde outubro).

NA REGIÃO - Estão devedores, entre as prefeituras, as de Cedro (desde outubro-2008) - Rodrigo Xavier (PP); Ipaumirim (desde outubro-2008) - Luiz Alves de Freitas; Jaguaribe (desde outubro-2008) - José Sérgio (PRB) e Umari (desde outubro-2008) - Francisco Alexandre Barros Filho (PT). Em relação às Câmaras Municipais, da região consta a cidade de Jaguaribe (desde outubro-2008).

Fonte: TCM-SITE ICÓ É NOTÍCIA.

POSTADO POR FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA.

Anônimo disse...

Quem acredita nessa siderúrgica no Ceará, acredita em Papai Noel, Mula Sem Cabeça, Bicho Papão e outras "potocas" mais.

Anônimo disse...

Pecém é uma fascinante batalha entre o poder político ea realidade económica.

Ismael Luiz disse...

"VALE",NOSSA SENHORA!!!!!

Anônimo disse...

Será que o Poder Público deve gastar tanto dinheiro em empreendimentos industriais privados? Fala-se em mais empregos. Fala-se em mais divisas. Fala-se em desenvolvimento... Seriam estas as nossas prioridades? E, por que o Tesouro é tão generoso para estes e não "sobra" JAMAIS para as políticas sociais?

Ismael Luiz disse...

"VALE-ME DEUS!"