sábado, 29 de março de 2008

CIR GOMES DIZ QUE LUIZIANNE É CARISMÁTICA MAS QUE NÃO VOTA NELA


Para ele, Tasso é o maior homem público do Ceará. De VT até hoje.

O deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato a presidente da República, gravou entrevista para o programa "Cena Pública Especial", da TV Ceará, que será exibido a partir das 17 horas deste domingo. No programa, Ciro faz revelações surpreendentes sobre o presidente Lula, disse como anda sua relação com o governador de Minas, o tucano Aécio Neves, que o quer como vice seu em 2010, e, como sempre, não dispensou loas pró-Tasso Jereissati, a quem definiu como "o maior homem público do Ceará - de Virgílio Távora até hoje".
Sobre a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que trabalha para disputar a reeleição, esbanjou em adjetivações: "Ela é carismática, inteligente e antenada", mas confessou não estar feliz com a Fortaleza atual. Até pediu licença publicamente ao irmão, o governador Cid Gomes, apoiador da petista, para votar em sua ex-mulher, a senadora Patrícia Saboya, que é pré-candidata do PDT à prefeitura.
Ciro também falou sobre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) que, nas pesquisas, aparece em primeiro na corrida presidencial, Disse: "O Serra não rí de piada, não dorme e não chora, porque nem lágrimas ele tem". Também abordou FHC e falou de temas como a transposição das águas do rio São Francisco.

ASSASSINADO O SEXTO PRESO NO IPPS

Mais um preso é morto no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). A vítima foi o latrocida Francisco Marcio Carneiro, que há mais de oito anos cumpria pena naquele presídio. Ele foi morto a golpes de cossocos (facas artesanais) por volta das 23h40min desta sexta-feira, no Pavilhão 7, onde estão recolhidos, atualmente, 930 presidiários e cuja capacidade é apenas de 400 presos. Segundo a Polícia, Francisco Márcio estava sendo ameaçado de morte no IPPS e o crime pode ser praticado durante uma briga com outros presos, ainda não identificados. O asssasinato dele coincidiu com a greve dos agentes prisionais, deflagrada na última quinta-feira. Francisco Márcio é o sexto detento assassinado dentro do IPPS neste ano.

ELEIÇÕES 2008 - MARTA E ALCKMIN ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS

"A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), subiu quatro pontos percentuais e divide a liderança com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida à Prefeitura de São Paulo. É o que revela a nova pesquisa Datafolha, publicada na Folha de domingo (30) --que já chegou às bancas. (Na internet, a íntegra da reportagem está disponível a partir das 2h30 deste domngo, mas apenas para assinantes do UOL e do jornal).
Segundo o Datafolha, Marta aparece com 29%, em empate técnico com o tucano, que tem 28%, um ponto percentual abaixo do registrado no levantamento anterior (fevereiro). Até então, o tucano tinha "leve vantagem", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. "Hoje, não existe mais", diz. Mas a simulação de segundo turno continua dando vitória de Alckmin sobre Marta (53% a 41%).
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) está com 13% da preferência --na pesquisa de fevereiro, aparecia com 12%. Na próxima segunda-feira (31), ele completa dois anos no cargo e registra a maior taxa de aprovação de sua administração (38%).
A pesquisa mostra ainda Paulo Maluf (PP) com 8% (dois pontos a menos) e Luiza Erundina (PSB) com 7% (um ponto a menos).
O instituto ouviu 1.089 pessoas nos dias 25 e 26 de março. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos."

COGERH ABRIRÁ COMPORTAS DO AÇUDE CASTANHÃO NA SEGUNDA-FEIRA


As comportas do açude Castanhão, o maior do Ceará e situado no Vale Jaguaribano, serão abertas na próxima segunda-feira. A Companhia de Gerenciamnto dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) decidiu adotar essa medida como forma preventiva, já que o açude, por conta das fortes chuvas que caem naquela área do Estado, já acumula mais de 4,5 bilhões de metros cúbicos de água. A capacidade do Castenhão é de 6,5 bilhões de metros cúbicos.
A abertura das comportas ocorrerá por dois motivos: a água do açude Castanhão já está começando a chegar a zona rural do município de Jaguaretama e os moradores do Vale estão apreensivos com a possibilidade de enchentes caso a barragem sangre. A decisão tomada pela Cogerh é para tranquilizar populações ribeirinhas. A água a ser liberada será imediatamente aproveitada pelo Canal da Integração, que reúne várias bacias de outros açudes.
Essa informação foi divulgada neste sábado pela Rádio Vale do Jaguaribe, através do radialista Rosálio Daniel, que apresenta o programa de maior audiência naquela região cearense.

RENAN CALHEIROS ESCREVERÁ LIVRO. MAS NÃO VAI POSAR NU


"Renan Calheiros resolveu escrever um livro para contar a sua versão sobre os calientes episódios que o levaram a ser apeado da presidência do Senado. Assinou um contrato com a editora Geração e pensa em lançar o livro em agosto."

(Da Coluna Radar, da Veja)

VAMOS NÓS - Ao contrário de Mônica Veloso, a ex-namorada que também escreveu livro, Renan não foi convidado pela Playboy.

E 18,3% DOS DOMICÍLIOS RECEBEM BENEFÍCIOS SOCIAIS

"Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostra que, do total de 54,7 milhões de domicílios particulares pesquisados em 2006, em cerca de 10 milhões foram encontradas pessoas que recebem dinheiro de ao menos um programa social, o que corresponde a 18,3% dos domicílios particulares do país. Em 2004, ano em que o Bolsa Família, carro-chefe dos programas do governo federal, encontrava-se em processo de implantação, esse percentual era de 15,6%.
A pesquisa do IBGE mostra que quase metade dos brasileiros mais pobres está excluída dos programas de transferência de renda do governo federal. Nos domicílios com renda mensal per capita inferior a 1/4 de salário mínimo, 54,3% recebem dinheiro de programas sociais - o que significa que 45,7% não recebem, o equivalente a 1,87 milhão de famílias que não foram alcançadas pelos programas sociais, mesmo com perfil socioeconômico adequado a ingressar neles."

(O Globo)

AS AVENTURAS DE UM REPÓRTER EM BUSCA DO CRAQUE


E nossa aventura em busca de uma entrevista com o tetracampeão Romário acabou alvo da charge do jornal O POVO. Para nós gratificante, pois termos esse destaque do traço do talentoso Clayton é uma honra. Agora, será que esse cabra aí da cabeçona se parece comigo mesmo, caro leitor?
P.S. Confira essa história aqui.

SECRETÁRIO DA SAÚDE DE FORTALEZA INSTALA GABINETE CONTRA DENGUE


"O secretário da Saúde de Fortaleza, Odorico Monteiro, muda, a partir da próxima segunda-feira, seu gabinete de trabalho para a sede do Centro de Zoonoses (Itaperi). Dali, comandará pessoalmente a coordenação de combate à dengue. As ações nessa área se concentram também no Centro de Zoonoses, que responde pelo combate e prevenção à raiva, entre algumas operações. "Vamos atuar em três frentes: na questão focal, com mobilizações em toda a cidade e implantação de mais comitês preventivos; reforço das equipes e intervenções redobradas nos bairros onde se registram maior incidência de casos e também rigor no monitoramento nos hospitais dos casos fazendo o acompanhamento clínico", anuncia o secretário, alertando que toda ação contra a dengue só terá sucesso se a população colaborar. A mídia também está sendo convocada para essa operação."

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui.

SECRETARIA DA SAÚDE REGISTRA 521 NOVOS CASOS DE DENGUE NO CEARÁ

"O Ceará tem 521 novos casos confirmados de dengue no período do último dia 18 até ontem. Com isso, no Estado foram feitos, em média, 52 novos registros da doença ao dia.Além disso, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualmente continuam em investigação no Ceará 73 casos de dengue hemorrágica, dos quais 33 são provenientes de Fortaleza.InvestigaçãoAinda na Capital cearense, somente em dez dias surgiram novos 13 casos suspeitos de dengue do tipo hemorrágica.Também em Fortaleza, estão sendo investigados novos cinco registros de óbitos da doença do tipo mais grave, uma vez que até o dia 18 eram apenas dois casos de morte."

Do Diário do Nordeste, leia mais aqui.

REVISTA ISTOÉ TRAZ JULIANA PAES A LA GAROTA DE IPANEMA

Olha só o que a revista Istoé desta semana traz entre vários destaques: a beleza estonteante de Juliana Paes. De biquini, circulando feito Garota de Ipanema pelo Rio. Só que na Praia do Leme, deixando à deriva o macharal.



"Nem mesmo o sol perde a chance de ver Juliana Paes de biquíni. Foi só a atriz pisar nas areias do Leme, no Rio de Janeiro, na segunda-feira 17, para que o tempo nublado desse lugar a um ensolarado céu. Juliana estava na praia a trabalho, gravando o novo comercial das sandálias Havaianas. Naquele mesmo dia, ela fez sua estréia como empresária: abriu um salão de beleza em Niterói (RJ), onde cresceu. Durante a festa de inauguração, disse que não conseguira dormir, estava enjoada. “Não é nada de gravidez, gente. Não estou grávida.” O mal-estar, segundo ela, era só ansiedade."

sexta-feira, 28 de março de 2008

DETERMINADA A IMPLANTAÇÃO DE COMITÊS DE COMBATE À CORRUPÇÂO ELEITORAL NO CEARÁ


"O Ministério Público do Ceará, representado pela procuradora-geral de Justiça Socorro França, e o Ministério Público Federal, representado pela procuradora regional eleitoral, Nilce Cunha Rodrigues, assinaram nesta sexta-feira, uma recomendação conjunta, na sede da Procuradoria da República do Estado, dirigida aos promotores de Justiça Eleitoral acerca da necessidade de implementação de Comitês Locais de Prevenção e Combate à Corrupção Eleitoral, no âmbito de cada Comarca. Conforme o documento, os promotores Eleitorais devem promover, no âmbito da zona de abrangência de sua atuação, audiências públicas com os mais diversos segmentos da população, visando sensibilizar os cidadãos sobre a necessidade de instalar nos municípios Comitês Locais de Prevenção e Repressão da Corrupção Eleitoral (chamados Comitês 9840), inclusive para auxiliar no processo de fiscalização do processo eleitoral que se avizinha.
É recomendado aos promotores participar do processo de escolha das entidades e membros que integrarão os mencionados comitês, bem assim na definição das estratégias de atuação e funcionamento, lembrando que a sua criação não exige qualquer formalização, pois não se trata de uma entidade com personalidade jurídica, sendo desnecessária a lavratura de estatutos ou atas de fundação e, tampouco, de registros em cartórios."

(Este Blog, com a Assessoria de Imprensa da PGJ)

EUNÍCIO VISITA ÁREAS INUNDADAS PELA CHUVA E REFORÇA CONTATOS POLÍTICOS EM FORTALEZA


E o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, estará, neste sábado, visitando os municípios de Lavras da Mangabeira (sua terra natal), Aurora e Icó, que registram prejuízos por conta das fortes chuvas das últimas semanas, com famílias desalojadas. Eunício levará apoio em matéria de cestas básicas e remédios que conseguiu junto ao Ministério da Saúde e a área de assistência do governo federal. Lavras, administrada por sua irmão, Dena Oliveira, bem como Aurora e Icó são bases políticas do dirigente peemedebista.
Eunício ainda conferirá, ainda neste sábado, o II Fórum Regional Nordeste, que enfocará o PMDB Mulher. No domingo, ele fará reuniões políticas com bases de Fortaleza ainda discutindo a sucessão municipal e quem fechar apoio.
Já na próxima segunda-feira à noite, ele será o entrevistado do programa Jogo Político, da TV O POVO, que tem na apresentação o jornalista Fábio Campos. O convidado para reforçar a bateria de perguntas é o editor de Conjuntura do O POVO, jornalista Guálter George. Essa entrevista promete.
(Foto - Roberto Barroso, ABr)

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

E nós perguntamos "Em quem você acredita hoje?" e eis os resultados:

GOVERNO LULA - 14%
GOVERNO CID GOMES - 13%
GOVERNO LUIZIANNE LINS - 25%
EM NENHUM - 46%

E tem ENQUETE NOVA no Blog com a seguinte indagação:

O QUE DEFINE O SEU VOTO?

O NOME DO CANDIDATO
O PROJETO DO CANDIDATO
O NOME DO PARTIDO
FUI!

* Vote ao lado e não deixe de acompanhar o processo sucessório de Fortaleza, que promete até muitas emoções.

DOSSIÊ DOS CARTÕES - FHC EXIGE DEMISSÃO DE SECRETÁRIA DE DILMA ROUSSEF


"O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso pediu em entrevista gravada hoje (28), à TV Gazeta, que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, demita a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra. A secretária de Dilma é acusada de ter sido a autora do "dossiê" que vazou os gastos pessoais do tucano e sua esposa, Ruth Cardoso, relativos à época em que FHC foi presidente da República.
“Acho que ela [Dilma Rousseff] deve ter sido enganada. Agora corresponde a ela mostrar que foi enganada. Demita quem fez isso! Puna quem fez isso! Eu demitiria quem fez!”, afirmou FHC à jornalista Maria Lydia no programa Em Questão.
Na entrevista, FHC minimizou os dados que vazaram para a imprensa e disse que tratam-se de gastos do dia-a-dia do Palácio.
“Não saiu nada, foi uma bobagem, isso que é o mais grave. Transformam-se em algo muito grave os gastos que não são pessoais. São gastos correntes dos Palácios”, avaliou .
Por outro lado, o tucano disse que a divulgação do dossiê é uma “guerra suja”.

(Congresso em Foco)

TASSO DIZ QUE POSSIVEL DOSSIÊ CONTRA FHC É "NOTÍCIA GRAVÍSSIMA". CID VÊ COMO "TOLICE!


Unidos nas gentilezas, mas separados politicamente.

"É tão grave isso que alguém dentro da Casa Civil tenha vazado informações confidenciais para fins de usos políticos que só quero me manifestar quando eu tiver maior profundidade. Essa notícia é gravíssima", comentou, nesta sexta-feria, o senador tucano Tasso Jereissati o caso de possível dossiê feito contra o ex-presidente FHC no que diz respeito a gastos dele e da ex-primeira dama, Ruth Cardoso, com cartões corporativos. Tasso evitou aprofundar avaliações, dizendo que ainda não tinha se inteirado melhor do tema. Ele falou após solenidade que comemorou os 10 anos de criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), ocasião em que foi homenageado por ter sido o pai dessa idéia.
Já o goveernador Cid Gomes (PSB), após troca de gentilezas com Tasso durante essa mesma solenidade, ao tratar do mesmo assunto, não poupou e considerou tudo uma "tolice" da oposição. Ele lembrou que essa história de cartões corporativos começou com o PSDB e com o velho PFL.

(Foto - Talita Rocha)

ELEIÇÕES NA CAPITAL - TASSO DIZ QUE SE MARCOS CALS NÃO TOPAR, PSDB VAI DE PATRÍCIA

O senador tucano Tasso Jereissati assegurou, nesta sexta-feira, que o PSDB permanece "unido e forte" em torno da pré-candidatura do secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Marcos Cals. Ao mesmo tempo, disse que se Cals não quiser entrar na disputa, os tucanos não descartarão apoiar a pré-candidata do PDT, a senadora Patrícia Saboya. Jereissati, indagado sobre o cenário nacional, aproveitou para bater duro na crise da dengue que atinge vários estados como o Rio de Janeiro, onde o quadro é de epidemia. Não poupou o governo federal que, acentuou, não possui nenhuma política de combate a doenças como a dengue, a febre amarela e, enfatizando, até o calazar. Sobre o calazar, Tasso acabou fazendo referência indireta à administração de Luizianne Lins (PT), pois essa doença é registrada na periferia de Fortaledza.
Tasso Jereissati deu essas declarações nesta sexta-feira, antes de ganhar homenagem durante da solenidade que comemorou, no auditório da Fiec, em Fortaleza, os 10 anos de criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce).

RÚSSIA

Ele confirmou que, neste sábado à noite, viajará para a Rússia, onde participará, semana que vem, em Moscou, de um seminário internacional organizado pelo Banco Mundial. Será o único brasileiro a participar de painel no evento. Ele falará sobre o modelo brasileiro de desenvolvimento regional, quando explanará a experiência de ter governador o Ceará por três mandatos.

A FESTA DA ARCE, O GOVERNADOR E O CHÁ DE CIDreira

O governador Cid Gomes (PSB) fez festa, nesta manhã de sexta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), em Fortaleza, para o senador tucano Tasso Jereissati. Foi durante homenagem que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Arce), por conta dos seus 10 anos de criação, prestou ao ex-governador cearense. Cid destacou o trabalho de Tasso pelo Ceará, que foi feliz com a idéia da criação da Arce. Sob olhares de um auditório lotado e dos presidentes do Tribunal de Justiça, Fernando Ximenes, e da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, os dois trocaram algumas conversas e muitos sorrisos.

DETALHE - Tasso Jereissati, acostumado a chegar atrasado em solenidades quando eera governador (dava o famoso chá de Cambeba), foi pontual. Mas teve que aguardar cerca de 40 minutos pelo governador Cid Gomes para ganhar a homenagem. Por causa das chuvas, Cid acabou atrasando e inaugurou, segundo comentário de um dos presentes no evento, a era do chá de CIDreira.

CASO DOS CARTÕES - DILMA NEGA DOSSIÊ E ADMITE BANCO DE DADOS

"A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) negou, nesta sexta-feira, a elaboração de um dossiê com todos os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua mulher, Ruth Cardoso, e ministros da gestão tucana, conforme revelou hoje reportagem da Folha.
Em entrevista na cidade do Recife (PE), segundo a rádio CBN, Dilma afirmou que o governo montou um "banco de dados" com informações sobre despesas com cartões corporativos para atender possíveis pedidos legais. A ministra ainda afirmou que a coleta de informações não teve a característica de investigar o ex-presidente FHC.
O vice-presidente José Alencar e o ministro Tarso Genro (Justiça) também negaram hoje a existência de um suposto dossiê. "Não há dossiê. Há uma sindicância. Isso é normal. É uma sindicância administrativa", disse Tarso Genro."


Leia mais na Folha Online aqui.

GOVERNO FEDERAL GARANTE R$ 4 MILHÕES PARA APOIAR VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO CEARÁ

O governador Cid Gomes (PSB) informou, nesta sexta-feira, que conseguiu R$ 4 milhões para apoiar vítimas das enchentes registradas no Interior do Estado por corte das fortes chuvas. Esse foi o principal resultado do contato que manteve, nesta semana, em Brasília, com o ministro Geddel Vieira, da Integração Nacioinal. A verba é em caráter emergencial e virá através de Medida Provisória.
A informação foi dada por Cid Gomes antes dele renovar contrato que o governo tem com a Federação das Indústrias do Ceará, no que diz respeito à gestão do Parque Botânico do Estado, que fica às margens da CE-093 - km 03, no município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

PTB DE FORTALEZA OUVIRÁ PROPOSTAS DA PRÉ-CANDIDATA PATRÍCIA SABOYA

O PTB de Fortaleza inicia, a partir das 18 horas desta sexta-feira, na Câmara Municipal, uma série de encontros com os pré-candidatos à prefeietura. A senadora Patrícia Saboya é a primeira da lista e deverá apresentar suas observações e propostas para a cidade. O presidente do PTB municipal, vereador Willame Correa, no entanto, não incluiu nessa agenda o outro pré-candidato pedetista, o deputado estadual Heitor Férrer.
Pelo visto, não aposta nadica de nada na postulação daquele que foi seu companheiro de Câmara Municipal em passado recente.

MOONNN...GOVERNO LANÇA NOVA CAMPANHA CONTRA AFTOSE


A meta agora é imunizar 100% do rebanho cearense.

O governador Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, lançam, a partir das 16 horas desta sexta-feira, a primeira etapa de 2008 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará. Cid, inclusive, imunizará o primeiro animal, num ato que ocorrerá no Assentamento Che Guevara, em Ocara. A campanha percorrerá todo o Estado, durante o mês de abril, com a meta de vacinar 100% dos 2,3 milhões de bovinos existentes no Ceará. "Nós também vamos fazer a distribuição de cartas-aviso aos criadores, divulgação na mídia e realizaremos caravanas regionais de mobilização", adianta o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. Na primeira etapa da Campanha de 2007, o Ceará vacinou 91% do seu rebanho.

SAFRA 2008

Sobre riscos de prejuízos para a safra do Ceará, por conta das fortes chuvas que causam enchentes, Camilo afirma que pode ocorrer perda localizada, mas se diz confiante de que, no geral, além da recarga dos açudes, a produção agrícola alcançará bons resultados.

GOVERNO REAJUSTARÁ AGORA SALÁRIO DE 700 MIL SERVIDORES POR PROJETO

"Pressionado no front parlamentar, o Palácio Planalto desistiu de editar medida provisória para reajustar os salários de cerca de 700 mil servidores. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou ontem que o reajuste será regulamentado por projeto de lei. Inicialmente, a idéia do governo era editar uma MP. A estratégia do governo mudou porque o Executivo tem sido muito criticado por deputados e senadores por utilizar este instrumento em excesso, prejudicando os trabalhos do Congresso e com matérias sem relevância ou urgência. "Nós tínhamos a pretensão de mandar uma medida provisória, mas há uma polêmica sobre isso na Câmara e no Congresso, para nós diminuirmos o número de MPs. Então eu levei para o presidente a proposta de nós mandarmos projeto de lei," explicou Bernardo."


(Portal Terra)

REFORMA DA CARTA ESTADUAL COMEÇA A TRAMITAR NA ASSEMBLÉA

Começou a tramitar, nesta sexta-feira, na Assembléia Legislativa, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da Mesa Diretora da Casa, que altera e acrescenta dispositivos no texto da Constituição do Estado. O vice-presidente do legislativo estadsual, Gony Arruda (PSDB), destacou que a PEC é resultado do acolhimento de sugestões apresentadas por parlamentares e entidades da sociedade, que foram debatidas nas comissões técnicas e consolidadas numa proposta de emenda por uma Comissão de Notáveis. A PEC seguirá para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) daquela Casa.

CHOVE EM MAIS DE 140 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Choveu, nesta sexta-feira, em mais de 130 municípios do Ceará. de acordo com relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, as chuvas se registram em todas as regiões. A maior precipitação pluviométrica foi anotada em, Apuiarés (Vale do Curu), com 106 milímetros. Confira as 10 maiores chuvas até agora:

Apuiarés - 106 milímetros
Ipaporanga - 100 mm
Crateús - 82 mm
Ararendá - 80 mm
Caucaia - 75 mm
Senador Pompeu - 67 mm
Canindé - 65 mm
Granja - 60 mm
Hidrolândia - 58 mm
Itatira - 58 mm

SAÚDE DO CEARÁ DETERMINA: VIROSE DEVE SER TRATADA COMO SE FOSSE DENGUE


O secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, encaminha, a partir desta sexta-feira, para as secretarias municipais da Saúde uma nota técnica com várias recomendações que objetivam reforçar o combate e prevenção da dengue. Na nota, recomenda que todo e qualquer caso que chegue à rede básica de saúde com sintomas de virose, passem a ser tratados como se fosse dengue.
João Ananias determinou também mudança no horário de funcionamento do Laboratório Central, que tem sede em Fortaleza. O expediente ali terá início a partir de agora às 7 horas e se estenderá até as 9 horas. Esse expediente passa a ser cumprido também aos sábados, avisa o secretário para este Blog. A ordem é aumentar o número de exames para constatar casos de dengue.
Outra decisão do secretário da Saúde: a pasta vai reforçar a capacitação de pediatras para atender crianças com dengue.
Nesta semana, João Ananias declarou que a situação da dengue no Estado é "grave" e se disse precoupado principalmente com o fato de que a doença estava atingindo agora mais as crianças e adolescentes.
POIS É, essa turma só acorda quando o mosquito tem feito morada. Foi preciso o absurdo do Rio ocorrer para que muitos desperdassem para o grave problema que é a dengue. Ainda bem.

PROMOTOR ACUSA COOPERATIVA DE SER "CAIXA 2" DO PT DE RICARDO BERZOINI


"O promotor José Carlos Blat enviou ofício, nesta quinta-feira, à Procuradoria Regional Eleitoral para seja apurado crime eleitoral envolvendo a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), fundada pelo deputado federal Ricardo Berzoini (PT). O promotor apresentou cheques e documentos de transações bancárias que, segundo ele, comprovam que a cooperativa foi criada para abastecer o caixa 2 das campanhas de 2002, mais especificamente entre 9 e 17 de outubro, e 2004 do PT (Partido dos Trabalhadores).As supostas irregularidades são apuradas em inquérito policial que culminou, em junho de 2007, na quebra do seu sigilo bancário da cooperativa. Os cooperados reclamam ter pagado por apartamentos dos quais não receberam as chaves e escrituras e de terem sido vítimas de pressão para cobrir um rombo financeiro na cooperativa.Em nota, o deputado repudiou as acusações e disse que o PT não tem conhecimento das acusações e nem foi comunicado pelo Ministério Público.“A Bancoop é uma cooperativa de fachada que se vale dessas empresas para enriquecer seus diretores e partidos políticos”, afirma o promotor, que adianta: “O inquérito está em andamento e pode virar uma ação penal em breve”.

Do Site Última Instância, leia mais aqui.

SESSÃO SOLENE DA CÂMARA COMEMORA 80 ANOS DO JORNAL O POVO


Demócrito Dummar (E) em recente homenagem ao jornal.

Os 80 anos de fundação do Jornal O POVO ganharão sessão solene nesta sexta-feira, a partir das 15 horas, na Câmara dos Deputados. A iniciativa é do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, subscrita por vários parlamentares.
Para participar da cerimônia, já se encontram em Brasília o presidente do Grupo O POVO de Comunicação, Demócrito Dummar, o seu irmão, João Dummar Filho, e a ombudsman emérita deste jornal, Adísia Sá.
Neste mês, O POVO ganhou igual homenagem no Senado Federal, por iniciativa dos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Inácio Arruda (PCdoB).

* O POVO - 80 Anos, saiba mais aqui.
* Fala de Demócrito Dummar quando de sessão solene no Senado aqui.

ROMÁRIO ESTÁ EM FORTALEZA PARA INAUGURAÇÃO DE RESTAURANTE


Foto - Alex Costa

E aí estamos nós do Blog tentando arrancar alguma palavra do tetracampeão Romário, que está em Fortaleza para participar, a partir das 20 horas desta sexta-feira, da festa de inauguração do restaurante Fagulha, iniciativa de Ivan Sousa, cearense que nasceu em Tamboril e montou no Rio de Janeiro 12 restaurantes.
Romário fica por aqui até domingo. Mas aproveitando o litoral, pois alojou-se numa mansão no Porto das Dunas, em Aquiraz (Litorla Leste).

CÁ PRA NÓS: Esse "Baixinho" é mesmo invocado! Ah, veio sozinho.

COLÍRIO DO BLOG


Paparaozzo

Que tal essa ex-BBB? Trata-se da sensualíssima Jaqueline Khury. Não é uma gracinha? Pois fique só na brechinha...

DENGUE ACOMETE MAIS CRIANÇAS NO CEARÁ

"O estudante Lucas Souza, 14, teve o diagnóstico de dengue. A mãe do adolescente, Maria Eliane, diz que o filho há mais de uma semana apresenta febre, dores na cabeça e no corpo, tontura e chegou a vomitar sangue. Os exames também comprovaram que as plaquetas estão baixas e diariamente ele tem ido ao hospital verificar se houve melhora. "É muito ruim, não consigo fazer nada por causa do cansaço." Lucas não sabe se sua dengue é do tipo hemorrágica. Mas esse perigo existe. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), este ano, no Ceará, está acometendo mais a população menor de 15 anos. Dos 54 casos de FHD, 33 (67,9%) foram confirmados nessa faixa etária e acima dela, 32,1%. O percentual de casos confirmados de FHD em menores de 15 anos é o maior desde 2001, quando esse índice era 12,5 e nos maiores de 15, 87,5. O menor foi em 2004, com 7,1% dos casos em pacientes com menos de 15 anos. Dor abdominal intensa e continua, vômitos persistentes, hemorragia, pulso rápido e frio, agitação ou letargia são alguns sinais de alerta da FHD. O infectologista Antônio Afonso Bezerra diz que o risco é maior porque a grande maioria dos que tem dengue pela primeira vez, não sabem que tiveram a doença. "É um fator de risco para ter a forma hemorrágica."

Do O POVO, leia mais aqui.

VAMOS NÓS - Por cotna desse quadro, o Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, expediu um Procedimento Administrativo convocando uma audiência pública esta sexta-feira, a partri das 9 horas, no Plenário dos Órgãos Colegiados da sede da Procuradoria Geral de Justiça. Ao justificar a realização da audiência pública, a promotora de Justiça considera o notório aumento dos casos de dengue no Ceará, com o objetivo de evitar surtos epidemiológicos como ocorridos em outros estados. Isabel Pôrto vê “inércia” por parte do secretário estadual de Saúde, bem como do secretário municipal de Saúde de Fortaleza, no que diz respetio a ações definitivas para o enfrentamento da doença.

TSE CASSA PRIMEIRO DEPUTADO FEDERAL POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

"O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou ontem o mandato do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB) por infidelidade partidária. Ele é o primeiro parlamentar federal punido por troca de partido. A decisão foi unânime.Brito era suplente do ex-deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB), que renunciou em 2007 para escapar do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) de um processo criminal. A perda do mandato foi pedida pelo DEM. Brito pode recorrer ao STF. O deputado saiu do DEM em setembro de 2007. Dois meses depois, filiou-se ao PRB e ocupou a vaga. O TSE fixou o dia 27 de março de 2007 como limite para o troca-troca.Brito disse que a troca ocorreu quando era ainda era suplente. Mas os ministros do TSE afirmaram que a regra vale para titulares e suplentes."


(Folha de São Paulo)

TCE PÕE EM XEQUE CONTRATO FIRMADO PELO GOVERNO CID COM ENTIDADE FILANTRÓPICA

"O Tribunal de Contas do Estado (TCE) quer ouvir a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Silvana Parente, o procurador-geral do Estado (PGE), Fernando Oliveira, e outros quatro dirigentes do governo Cid Gomes (PSB) a respeito de uma dispensa de licitação no valor de R$ 830,4 mil para a contratação de serviços de informática, prestados pelo Lar Antônio de Pádua. Os citados têm 30 dias para apresentar defesa ao tribunal contando a partir do dia 6 de março. Caso comprovada alguma irregularidade, os envolvidos podem até ser presos. Segundo o TCE, a contratação do serviço do Lar Antônio de Pádua - entidade filantrópica - "não constitui situação de emergência real". Mais a frente complementa: "trata de emergência ficta ou fabricada". "Não restou comprovado nos autos o mínimo esforço por parte da Seplag a fim de realizar contratação mediante regular procedimento licitatório, ao contrário, nota-se que a dispensa de licitação tornou-se regra para a contratação de serviços de informática", diz o processo da 7ª inspetoria de Controle Externo do Tribunal. De acordo com o relatório, a administração estadual argumentou que não realizou licitação porque havia uma liminar de 2004 impedindo o certame. O TCE afirma, entretanto, que a sentença derrubando a liminar havia sido dada nove meses antes da contratação. O TCE determina o envio do relatório à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). "

Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

ENCHENTES FAZEM PRIMEIRA VÍTIMA NO CEARÁ

"O agricultor Vicente Machado de Araújo, 45 anos, morador do município Abaiara, a 520 quilômetros de Fortaleza, foi a primeira vítima das enchentes no interior do Ceará nos últimos dias. De acordo com informações do cabo Marcolino, da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Brejo Santo, que cobre a região, o agricultor acabou se afogando quando tentou atravessar o riacho baixio para voltar à sua residência, localizada na localidade de Livramento, por volta das 16 horas do último dia 25. O corpo dele foi encontrado preso a uma cerca metros à frente. A delegacia de Abaiara e o sindicato dos trabalhores rurais do município confirmaram a morte. "Ele foi enterrado no último dia 26 em Jamacaru, Missão Velha, onde os pais moravam", destaca Nicolau Teixeira Neto, tesoureiro do sindicato. De acordo com Ioneide Araújo, assessora técnica da Defesa Civil do Estado, ainda não existem, oficialmente, mortes ligadas diretamente às enchentes. Ela diz que vai entrar hoje em contato com a Polícia de Abaiara para confirmar o fato. "O único caso que nos chegou aconteceu em Icó onde um homem (identidade não fornecida) pulou da ponte e quebrou o pescoço, apesar de ter sido advertido de que não deveria pular. Não consideramos este fato como morte em decorrência de enchente", diz Ioneide."

(Jornal O POVO)

CASO DOS CARTÕES - BRAÇO DIREITO DE DILMA TRIA MONTADO DOSSIÊ CONTRA FHC

"A secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, braço-direito da ministra Dilma Roussef, deu a ordem para a organização de um dossiê com todos os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua mulher, Ruth, e ministros da gestão tucana, revela reportagem de Leonardo Souza, Andreza Matais e Marta Salomon publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
O banco de dados montado a pedido de Erenice é paralelo ao Suprim, sistema oficial de controle de despesas com suprimentos de fundos do governo. A interlocutores Erenice se responsabiliza pela decisão de organizar a documentação.
Quando o trabalho começou a ser feito, corriam as negociações no Congresso para investigar gastos com cartões corporativos do presidente Lula. Por pressão de políticos governistas, as investigações recuariam ao período de governo tucano.
Com 13 páginas, o documento, que o governo nega tratar-se de um dossiê, registra com detalhes e fora da ordem cronológica diversos gastos, com ênfase nos feitos por Ruth Cardoso e naqueles envolvendo bebidas e itens como lixas de unha e veludo alemão."

quinta-feira, 27 de março de 2008

TASSO GANHARÁ HOMENAGEM NOS 10 ANOS DE CRIAÇÃO DA ARCE


O senador Tasso Jereissati (PSDB) será homenageado, nesta sexta-feira, durante a solenidade de abertura do evento Arce 10 anos - A Regulamentação dos Serviços Públicos em Debate, que acontecerá, a partir das 9h30min, no Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira Mar). O evento, que ocorrerá durante todo o dia, será desenvolvido com palestras e debates que refletem o propósito da Arce de discurtir e avaliar a importância da regulamentação e a atuação dos entes reguladores no Ceará e no País.
Tasso Jereissati, na qualidade de governador do Estado, criou a Arce, através da Lei 12.768, de 30 de dezembro de 1997, sendo uma das pioneiras no Brasil. Além dele, serão homenageados os integrantes do primeiro Conselho Diretor da Arce: o jurista Hugo de Brito Machado e os engenheiros Jurandir Picanço Júnior e José Bonifácio de Souza Filho; a Agência Nacional de Engenharia Elétrica – Aneel – representada pelo seu diretor- geral, Jerson Kelman, e a Associação Brasileira de Agências Reguladoras – Abar, através do seu presidente Álvaro Machado.
VAMOS NÓS - Que nas próximas décadas, a Arce seja mais atuante na defesa dos direitos dos consumidores cearenses.

HEITOR CONSIDERÁ PRÉ-CONVENÇÃO DESRESPEITO, PROMETE REAGIR E APREGOA CISÃO


Ele faltou à reunião alegando ato solidário

"Eu não acompanho a parte cartorial. Não sei se o partido pode adotar essa decisão. Vou consultar advogado da área eleitroal, porque há um duro desrespeito à direção do diretório municipal", reagiu, nesta quinta-feira, o pré-candidato do PDT à prefeitura de Fortaleza, deputado estadual Heitor Férrer. O parlamentar não compareceu à reunião do diretório estadual que, nesta noite de quinta-feira, por unanimidade, marcou uma pré-convenção para o próximo dia 12 com o objetivo de resolver de vez a peleja em torno das pré-candidaturas dele e da senadora Patrícia Saboya. Heitor disse que não foi à reunião porque tem compromisso em Lavras da Mangabeira: prestar solidariedade aos correligionários que sofrem com as enchentes provocadas pelas últimas chuvas.
Lembrado de que a pré-ccnvenção foi uma decisão unânime, protestou: "Estão atropelando o diretório muncipal. O presidente é Araujo Castro, homem de enorme serviço prestado". Ele lamentou que a maioria já demonstre preferência pela candidatura de Patrícia, no que para ele "criará uma cisão no partido".
Heitor Férrer reiterou que vai brigar dentro do partido e "procurar estabelecer meu território que lutei por ele há 21 anos". Ele acentuou que esperava uma decisão que pudesse tomar uma disputa mais democrática, o que, na realidade, não ocorreu já que "querem que eu vá pra uma pré-convenção onde a cúpula não esconde que prefere Patrícia. Essa cúpula mostra ser tendenciosa", reforçou no protesto.
E se for voto perdido, ao final? Heitor amenizou e disse: "Eu não vou ficar de beicinho e acatarei o que for definido ao final desse processo". Mas insistiu: "Se a pré-convenção não for estatutária, vou para a convenção disputar".

PDT QUER PATRÍCIA DISPUTANDO, MAS ANUNCIA PRÉ-CONVENÇÃO PARA LEGITIMAR NOME


Senadora sai praticamente ungida candidata

O PDT resolveu, por unanimidade realizar uma pré-convenção, com data já marcada: o próximo dia 12, na sede partidária. O objetivo é resolver de vez a questão do nome que disputará a prefeitura de Fortaleza. Esta foi a principal decisão tomada pelo diretório regional que se reuniu nesta quinta-feira na sede pedetista. Toda a cúpula, delegados do Interior e a senadora Patrícia Saboya participaram do encontro. Mais uma vez o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Heitor Férrer, faltou à convocação e não mandou justificativa.
A grande maioria dos presentes não descarta mais que Patrícia Saboya deverá disputar, mas, segundo Papito de Oliveira, da cúpula, a pré-convenção ocorrerá para que Heitor não venha depois ocupar a mídia dizendo que foi boicotado.
Nessa pré-convenção votarão os membros dos diretórios municipal e estadual, vereadores, deputados e senador, movimentos partidários e a executiva estadual.

ACM NETO JÁ É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SALVADOR

"Sem a mesma quantidade de aliados que tinha na época de ouro do carlismo, os políticos do DEM (Democratas) da Bahia convocaram uma tropa de choque que levou a Salvador os principais nomes do partido no cenário nacional. O lançamento da candidatura à prefeitura de Salvador do atual deputado federal ACM Neto atraiu a presença do presidente nacional da sigla, o deputado federal Rodrigo Maia (RJ), o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, os senadores José Agripino Maia (RN), Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA) e o ex-governador da Bahia e presidente regional do DEM, Paulo Souto.
ACM Neto afirmou que Salvador é uma cidade carente nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. Questionado sobre como governaria sem o apoio do governo do Estado, que tem como chefe um inimigo político que é o governador Jaques Wagner (PT) e do governo federal, que também é comandado pelo PT, o deputado disse que o chefe do Executivo municipal não pode fugir das responsabilidades e buscar boas relações institucionais com as outras esferas de governo."

(Portal Uol)

MINISTRO JOSÉ MÚCIO VIRÁ DEBATER COM PREFEITOS SOBRE PAC E REFORMA TRIBUTÁRIA


O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, estará em Fortaleza nesta sexta-feira. Aqui, participará de um encontro sobre Reforma Tributária e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com os prefeitos do Ceará. O encontro terá incíio às 15 horas, no Palácio Iracema, e contará também com a presença do representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF), Alexandre Padilha.
O encontro é organizado pela Associação dos Prefeituras e Municípios do Ceará (Aprece), em parceria com o governo estadual. Faz parte de uma articulação da Secretaria de Relações Institucionais de mobilizar prefeitos para uma participação mais efetiva na agenda federativa. Os prefeitos aproveitarão para debater agena que levarão para a XI Marcha dos Prefeitos, que será realizada de 15 a 17 de abril, em Brasília.

CID GOMES ADERE AO PRONASCI GANHANDO ELOGIOS POR CONTA DO RONDA DO QUARTEIRÃO


Tarso Genro cumprimentando Cid Gomes.

"O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o governador Cid Gomes formalizaram nesta quinta-feira (27), em Brasília, a adesão do Ceará ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Agora, são 12 os estados que passam a fazer parte do Programa e a contar com as 94 ações de prevenção e combate à criminalidade. O Ceará não está entre as federações com maiores índices de homicídio, mas será beneficiado devido às iniciativas que o governo local têm implementado, semelhantes ás idéias do Pronasci. Para o ministro Tarso, trata-se de uma interface com os projetos do Pronasci. “Parabenizo a visão do estado de organizar e implantar o projeto de polícia comunitária”, disse ao governador. “O próprio presidente Lula, em visita ao Ceará, me disse que já existia uma experiência de segurança pública voltada à filosofia do Pronasci”. Tarso Genro comentou, ainda, a possibilidade de o governo federal estender verbas para as outras regiões não contempladas pelo Programa. “É com grande satisfação podermos anunciar sempre a presença de mais um estado no Pronasci”. Segundo o governador Cid Gomes, o programa “Ronda do Quarteirão”, implantado em três municípios cearenses, é um modelo exemplar de policiamento comunitário. Visa quebrar paradigmas de vícios da segurança pública em relação ao comportamento das forças policiais junto à população e trabalha com a auto-estima das corporações."

Do site do Ministério da Justiça, leia mais aqui.

AGENTES PENITENCIÁRIOS DO CEARÁ ENTRAM EM GREVE E EXIGEM CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS

Os agentes penitenciários do Ceará estão em greve. A categoria tomou a decisão nesta quinta-feira exigindo a nomeação imediata dos 259 candidatos aprovados no concurso público realizado pelo governo em maio de 2006. Na pauta, também, elevação do salário-base da categoria de R$ 299,00 para R$ 589,37, valor correspondente à remuneração de profissionais de ensino médio com carga horária de 48 horas. A informação é de César Coutinho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará. Já o secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, anunciou a nomeação de 182 agentes. Sobre a questão salarial, informou que isso depende de parecer da Procuradoria Geral do Estado. Cals pediu trégua de 30 dias para emitir um parecer jurídico sobre o aumento do salário, mas o pedido não foi aceito. O secretário deve contar com apoio de servidores e comissionados para evitar atropelos nos presídios.

PESQUISA CNI/IBOPE - LULA TEM A MELHOR AVALIAÇÃO DESDE SUA POSSE


No Recife, em visita, o presidente soube da pesquisa.

"A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu seu melhor desempenho desde a posse, em 2003, segundo pesquisa encomendada pela CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27 pela Confederação Nacional das Indústrias . O índice de ótimo e bom do governo foi a 58% dos entrevistados na atual pesquisa, referente ao período de janeiro a março. No levantamento anterior, realizado em dezembro, esse percentual era de 51%. Economistas da CNI consideram que esse resultado se deve, basicamente, ao bom desempenho da economia. Em relação ao ano de 2008, porém, a pesquisa mostra que caiu de 36% para 26% o contingente da população que acredita que o ano será muito bom. Para 59%, o ano será bom. Esse percentual era de 52% no levantamento de dezembro. Foram entrevistados 2.002 pessoas. Destes, 30% avaliaram o governo como regular, 11% como péssimoe 1% ruim, não soube responder ou não opinou. A diferença entre o ótimo e bom e o ruim e péssimo atingiu, na atual edição da pesquisa, os 47 pontos percentuais, também a maior desde janeiro de 2003. A aprovação ao governo também teve recuperação na atual sondagem. Ela subiu de 65% em dezembro passado para 73% neste mês. É o segundo maior índice de aprovação desde março de 2003, quando fora de 75%. O levantamento mostra também que 42% das pessoas consultadas esperam aumento da própria renda em 2008, enquanto 40% acreditam que não haverá alteração da renda. Por outro lado, 35% avaliam que a renda geral vai aumentar em 2008 e 21% disseram que ela diminuirá. "

(Agência Estado/Foto - Jornal do Commercio)

PREFEITURA DE FORTALEZA ANUNCIA REAJUSTE

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, neta quinta-feira, a proposta de reajuste dos servidores municipais. O índice ficou em 5%, o que, segundo o secretário da Administração, Alfredo Pessoa, diz respeito à reposição da inflação medida pelo INPC. Alfredo lembrou que há mais 7%, em média de ganhos para várias categorias que estão tendo seus novos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs). A matéria deve ser encaminhada para a Câmara Municipal na próxima segunda-feira, informou o porta-voz da prefeita, jornalista Edvaldo Filho.

Já os servidores municipais marcaram assembléia geral para a próxima terça-feira, às 8 horas, na Praça da Gentilândia. Vão definir que ação a ser tomada contra a Prefeitura. "A greve não é descartada. Mas vamos conversar com toda a categoria e definir como vamos reagir a esta proposta que não nos dá ganho real nenhum", informa o Sindifort,. quie reivindica 17%.

PATRÍCIA SABOYA DIZ QUE A POSIÇÃO DE VICE JÁ ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO PMDB

E a senadora Patrícia Saboya, pré-candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, desembarcou nesta quinta-feira em Fortaleza informando que conversou em Brasília com o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira. Do encontro, conseguiu mais prazo para tentar atrair para o seu lado os peemedebistas. Segundo disse, Eunício estenderá até junho próximo as conversações sobre sucessão, porque quer maior tempo para ouvir as bases da legenda. O prazo que Luizianne Lins informou ter recebido dele para fechar composição política - até´10 de abril - teria sido dado, segundo Patrícia, pela prefeita.
A senadora se disse mais tranquila e com mais "fôlego" para trabalhar uma composição com o PMDB, porque, conforme adiantou, há setores desse partido que são simpáticos ao seu nome para a prefeitura. Patrícia foi mais longe e afirmou que colocaria a posição de vice de sua chapa à disposição do partido de Eunício Oliveira.
A pedetista deu essas declarações acompanhada do presidente regional pedetista, André Figueiredo que, com ela, veio no mesmo vôo procedente de Brasília.

PDT FAZ REUNIÃO E HEITOR FÉRRER PODE SER RIFADO


De André Figueiredo: Quo vadis , Heitor?

Promete a reunião que a executiva estadual do PDT realizará, no começo da noite desta quinta-feira, em sua sede em Fortaleza. A pauta é a indicação de delegados para o Congresso Nacional da legenda, que ocorrerá de 18 a 20 de abril próximo, em Brasília.
Mas, nos bastidores, o que deverá esquentar é a situação da disputa na Capital. São dois pré-candidatos querendo entrar na peleja, a senadora Patrícia Saboya e o deputado estadual Heitor Férrer.
Patrícia cobrou, em recente entrevista à TV O POVO, uma definição, por parte da direção estadual e do próprio Heitor, sobre candidaturas.
O presidente estadual da legenda, ex-deputado federal André Figueiredo, é simpático à idéia de se lançar logo a senadora e já não esconde mais essa preferência. André quer que Heitor apareça nessa reunião para tratar da questão. Há quem defenda no PDT: se o parlamentar faltar ao compromisso, o que tem feito nas últimas reuniões, que seja rifado.

CHOVE FORTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Choveu, nas últimas horas, em 140 municípios do Ceará, segundo relatório divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Maanguape (Regiao Metropolitana de Fortaleza, foi onde mais choveu, anotando 121 milímetros. Confira as 10 maiores precipitações pluviométricas:

Maranguape - 121 milímetros
Caridade - 103 mm
Sobral - 81 mm
Santa Quitéria - 75 mm
Palmácia - 70 mm
Massapê - 60 mm
Forquilha - 56 mm
Caucaia - 55 mm
Iracema - 55 mm
Senador Sá - 54 mm

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ QUER ESPIAR O BBB DA GLOBO

"A Assembléia Legislativa aprovou proposta do deputado estadual Warton Santos (PMDB) para solicitar à TV Globo explicações para saber se está dentro das normas do BBB o prazo de um minuto para desempate entre Gyselle e Rafinha na final do BBB. "Não é possível que em mais de 70 milhões de votos exista empate. A Globo mostrou-se tendenciosa, desde as citações da apresentadora Ana Maria Braga, como também colocar um conjunto de rock todo tatuado, assim como o roqueiro que disputava com Gyselle. Isso é subliminar. Tenho a impressão que Bial criou esse adendo ao regulamento na hora. Porque ele não propôs mais minutos ou dividiu o prêmio? Estamos aqui para defender a Gyselle de todo jeito, quantos sonhos não foram destruídos em uma votação que aparentemente é fútil, mas que é um reality show?", defendeu Warton Santos."


(Portal do Jornal Meio Norte, PI)


VAMOS NÓS - Enquanto a Assembléia Legislativa do Piauí quer saber tudo sobre a votação do BBB, o Legislativo daqui tenta saber com que o governador Cid Gomes viajou para a Europa de jatinho. Guardadas as devidas proporções, e preocupações, a que ponto chegaram os legislativos estaduais. Mas aqui com sobras de crítica para o Executivo.

BARRAGEM DO CASTANHÃO JÁ ESTÁ COM 61% DO SEU VOLUME TOTAL


Foto - Arquivo

A barragem do Castanhão, a maior do Ceará e que se localiza no vale jaguaribano, já atingiu a cota 98.65 e registra volume de água superior a 61%. A informação foi dada, nesta quinta-feira, pelo diretor-gerla do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes. Ele comemorou os dados, adiantando que diariamente a barragem está sendo monitorada. Indagado se chegaria a atingir capacidade total, disse que não há essa possibilidade, mesmo com as boas chuvas anotadas na região. "Essa é uma sirtuação satisfatória", acentuou.
Elias Fernandes adiantou que já açudes administrados pelo DNOCS sangrando nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Citou entre alguns o Coremas (PB) e Armando Ribeiro (RN).
O diretor-geral do Dnocs está em Brasília participando, no Ministério da Integração Nacional, de reunião que avalia o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste e que sestão sob a responsabilidade do órgão.

GOVERNADOR SE ENGAJA NESTA QUINTA-FEIRA AO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA


O governador Cid Gomes (PSB) cumprirá agenda, nesta quinta-feira, em Brasília. Ali, participará do engajamento do Estado no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), no Ministério da Justiça. O ato ocorrerá na parte da tarde, mas Ciro quer também manter alguns contatos relacionados a pedido de ajuda federal para o enfrentamento de problemas resultantes da quadra invernosa. Em municípios como Lavras da Mangabeira e Aurora a situação é de dificuldades e de famílias desalojadas.
Cid Gomes deve retornar ainda nesta quinta-feira. É que à noite, em Forquilha (Zona Norte), ele estará entregando adutora do município.

CIRO GOMES CUMPRE AGENDA EM FORTALEZA


O deputsdo federtal Ciro Gomes (PSB) está em Fortaleza. Chegou no início da madrugada desta quinta-feira procedente de Brasília. As primeirazs informações dão conta de que ele cumprirá agenda particular, mas com participação em um compromisso social. A cada 15 dias, ele vem sempre ao Ceará.

Ciro deve aproveitar estada para manter alguns contatos políticos, já que acompanha as conversações em torno da sucessão da Capital cearense. Ele tem dito sempre que apoiará a senadora Patrícia Saboya, pré-candidata do PDT e sua ex-mulher, mas, também deixado claro que seu partido avaliar o caso da reeleiação de Luizianne Lins (PT).

Por enquanto, e sobre esse tema, Ciro parece querer certa distância estratégica. Há uma certeza: ele quer o PMDB de Eunício Oliveira definindo logo posição no que diz respeito ao processo sucessório da Capital. O PMDB vem conversando com a prefeita Luizianne Lins, mas há peemedebistas garantindo que nada ainda está fechado com o PT.

EX-PREFEITO JURACI MAGALHÃES EVITA AVALIAR GESTÃO LUIZIANNE LINS


E o ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PR), participa, nesta quinta-feira, em Brasília, mais precisamente no Tribunal Superior do Trabalho, da solenidade de posse da desembargadora federal Kátia Magalhães Arruda como ministra do TST.
Juraci madrugou no Aeroporto Internacional Pinto Martins e, antes de embarcar, evitou comentar a administração da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Indagado por três vezes, negou por três vezes e soltou:
"Eu não tenho opinião de nada. Eu agora sou eleitor profissional".

PSDB TEM AZEREDO COMO "PLANO B" EM BELO HORIZONTE SE NÃO FECHAR COM PT

"O PSDB poderá lançar também um candidato próprio à prefeitura de Belo Horizonte, caso fracassem as articulações promovidas pelo governador de Minas, o tucano Aécio Neves, e o prefeito da capital, o petista Fernando Pimentel, em torno de Márcio Lacerda, atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Se o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ceder às pressões da cúpula petista e de setores do PMDB, aceitando concorrer, ele poderá ter como adversário o ex-governador Eduardo Azeredo ou o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG).
Aécio e Pimentel ainda apostam na possibilidade da aliança em torno de Lacerda, do PSB, partido que compõe tanto a base de sustentação do governo Lula como a do governador mineiro. Pimentel disse estar confiante de que garantirá o controle do diretório municipal na eleição do próximo domingo, o que reforçaria a tese da coligação com os tucanos."


(O Globo)

PREFEITURA DEVE ANUNCIAR REAJUSTE DOS SERVIDORES REPONDO INFLAÇÃO

"A Prefeitura de Fortaleza deve anunciar hoje, às 15 horas, na Secretaria da Administração (SAM), a proposta de reajuste para os servidores municipais. Os sindicatos pedem um percentual de 17%, mas O POVO apurou que o índice que será proposto pela Prefeitura deve se limitar a repor a inflação dos últimos 12 meses: 4,5%. Mas a administração municipal vai computar também, no reajuste, os ganhos que o funcionalismo terá com os Planos de Cargos Carreiras e Salários (PCCSs) que vêm sendo implantados desde 2007. Na somatória, o índice chegará, em média, a 12%. No O POVO de ontem, o secretário da Coordenação Política, Waldemir Catanho, já antecipava que o reajuste de 17% não seria viável. Ontem, os servidores fizeram manifestação em frente à SAM. O anúncio do reajuste estava marcado para ontem, mas, conforme O POVO também antecipou ontem, a Prefeitura adiou a divulgação para hoje. Segundo a assessoria da SAM, os secretários da Administração, Alfredo Pessoa, Planejamento, José Meneleu, e Finanças, Alexandre Cialdini, serão os responsáveis por receber a comissão de servidores."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui

CEARÁ ENTRE OS ESTADOS ONDE CRESCE NÚMERO DE CASOS DE DENGUE

"Enquanto no Rio de Janeiro os casos de contaminação por dengue neste ano já superaram, em menos de três meses, os registrados em todo o ano passado, ao menos 12 Estados do país, além do Distrito Federal, tiveram queda nas notificações.
Levantamento feito pela Folha em 20 Estados mostra que houve redução no número de casos registrados em SC, PR, RS, SP, MG, PB, PE, MA, PI, TO, MT e MS. Oito Estados apontam crescimento: ES, AL, BA, RN, SE, CEARÁ, PA e GO.
A maior redução foi em São Paulo, onde houve queda de 98% nos casos confirmados. De janeiro a março de 2007, foram 40.760 casos (90.252 em todo o ano); neste ano, 917.
A Secretaria da Saúde paulista atribui o resultado ao aumento de investimentos e ações conjuntas com municípios, que, em 2007, eram considerados mais problemáticos, como na região de Sorocaba.
Nos outros Estados vizinhos do Rio de Janeiro, a situação é diversa. Enquanto no Espírito Santo houve aumento de 23%, em Minas Gerais, a queda foi de 60,5%."

(Folha Online)

DETALHE - De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, aqui são mais de quatro mil casos de dengue clássica e 13 de dengue hemorrágica. Veja última notícia a respeito da dengue no Estado aqui.

quarta-feira, 26 de março de 2008

FLASH DO ELIOMAR - AS CHUVAS DE MARÇO

ASSEMBLÉIA DO CEARÁ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR DE APOIO À DEFENSORIA PÚBLICA


Será lançada às 15 horas desta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública do Ceará. A idéia de criar a Frente partiu do deputado estadual Artur Bruno (PT), durante pronunciamento na Casa em fevereiro deste ano, e foi acatada pelo presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB). Várias autoriddes foram convidadas. Entre elas, o vice-governador Francisco Pinheiro.
A Frente Parlamentar terá como meta lutar pela valorização dos objetivos do defensor público, como a conquista de remuneração adequada e justa, assim como a das demais carreiras da área jurídica do Brasil. Mas a luta prioritária deve e precisa ser o atendimento da população, no que essa Frente terá que lutar por mais concurso público na área.

PRÉ-CANDIDATO A PRESIDENTE DOS EUA QUER INCLUIR O BRASIL NO G8

"O senador John McCain, pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, disse, nesta quarta-feira, que o G8 (grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia) deveria incluir o Brasil e a Índia, mas excluir a Rússia. A declaração do pré-candidato republicano fez parte de um discurso sobre política internacional realizado por McCain em Los Angeles, na sede californiana do instituto de pesquisas World Affairs Council.
De acordo com o senador, os Estados Unidos precisam lidar com os "perigos representados por uma Rússia revanchista". Uma das maneiras de fazer isso, segundo McCain, seria "garantir que o G8, o grupo de oito nações altamente industrializadas, se torne novamente um clube das principais democracias de mercado: ele deveria incluir Brasil e Índia e excluir a Rússia".

(BBC Brasil, via Portal Uol)

AGORA VAI? SAI VERBA DO BNDES PARA O METROFOR


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reunido nesta quarta-feira, no Rio, aprovou dois financiamentos, no valor total de R$ 176,6 milhões, para as obras de construção e modernização dos metrôs de Fortaleza e do Rio de Janeiro. Em nota, o BNDES informou que financiará R$ 142,3 milhões para o Metrofor, enquanto para o Rio destinada R$ 34,3 milhões. O apoio para o Metrofor, de R$ 142,3 milhões, será destinado à construção do primeiro estágio do projeto - linha Sul, entre as estações de Vila das Flores (Maracanaú) e João Felipe (Fortaleza). O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e está orçado em R$ 804,3 milhões, dos quais o BNDES participará com 17,7%.

VAMOS NÓS - Espera-se que essa injeção de recursos possa fazer o cearense começar a sonhar em viajar um dia nesse metrõ que deveria ter entrado em operações no início de 2000.

(Este Blog, também com Agência Estado)

FAZENDA DO CEARÁ GANHA CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADE LIVRE DA BRUCELOSE


Bessa: Investimento em qualidade

A Fazenda Forquilha, situada no município de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), receberá, nesta quinta-feira, às 9 horas, na superintendência estadual do Ministério da Agricultura (Bairro Damas), a certificação de "Propriedade Livre de Brucelose". O ato será presidido pela superintendente do órgão, Maria Luiza Rufino. Ela entregará a certificação ao empresárioo Bessa Júnior, dono da fazenda e também presidente do Sindicato da Indústria de Rações do Ceará.
Com a certificação, a primeira liberada para o Ceará e a segunda do Nordeste, isso quer dizer que a fazenda está dando passos significativas para atender as necessidades do consumidor no que diz respeito a qualidade. A Fazenda Forquilha produz leite tipo B" e vende o produto para várias indústrias de lacticínios.

O QUE É BRUCELOSE?


A brucelose também conhecida por febre de Malta ou ondulante é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida pelos laticínios não pasteurizados

A REATIVAÇÃO DOS TRENS JÁ!

O Movimento de Articulação Popular (MAP) realizará nesta quinta-feira, partir das 14 horas, no auditório da Assembléia Legislativa, uma audiência pública oara debater tema dos mais interessantes: a reativação dos trens no Ceará. Isso, como forma de contribuir para maior oferta de transporte entre regiões, com preços bem mais em conta.

TJ MANDA PREFEITURA DE INDEPENDÊNCIA REINTEGRAR 127 SERVIDORES

"Por unanimidade de votos, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará determinou a reintegração de 127 servidores à prefeitura do município de Independência, que foram sumariamente exonerados em outubro de 2004, pelo então prefeito Francisco Rodrigues Torres. A decisão, proferida no último dia 17 de março, garante aos servidores a reintegração em seus respectivos cargos, com direito ao tempo de serviço e ao recebimento dos vencimentos a que fariam jus desde o afastamento. De acordo com os autos do processo, em julho de 2001 os servidores foram aprovados em concurso público (Edital nº 01/2001), promovido pelo município de Independência. Eles foram nomeados, empossados e exerceram suas funções até outubro de 2004, quando foram exonerados pelo prefeito Francisco Rodrigues Torres, através do Decreto nº 46/04.
Alegando demissão de seus cargos sem qualquer direito ao exercício do princípio constitucional do devido processo legal, os servidores ingressaram no fórum local com uma Ação Ordinária de Anulação do Ato Administrativo do prefeito. O Município, por sua vez, alegou que as contratações foram ilegais, uma vez que não haviam sido criados os cargos que deveriam ser providos pelos aprovados no referido concurso. "

Do site do TJ, leia mais aqui.

SETOR DO TRIGO TEME DESABASTECIMENTO

O preço de pão e massas alimentícias pode subir não apenas 10% mas 15% em termos de consumidor, segundo informou, nesta quarta-feira, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abip), o cearense Alexandre Pereira. Isso, porque há ameaça de debastecimento no setor. A Argentina, principal fornecedor do trigo para o Brasil resolveu mandar a farinha de trigo para o Brasil, o que deixa vários moinhos em situação difícil. Pereira disse que o caso precisa ser resolvido no ãmbito do governo federal.

PRESIDENTE DO TJ MANTÉM AFASTAMENTO DOS 14 VEREADORES DE CAUCAIA


O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Fernando Ximenes, confirmou, nesta tarde de quarta-feira, o afastamento de todos os 14 vereadores da cidade de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). O afastamento havia sido decidido pelo juiz desse município, baseado em denuncia feita pelo Ministério Público envolvendo todos os vereadores em ato de improbidade. A decisão é de mérito.
Outra informação do TJ: nesta quinta-feira, o Pleno deve votar o novo plano de cargos, carreiras e salários do Judiciário. Há prenúncio de divergência entre desembargadores. Há casos abrindo margem para que servidores de nível médio possam se equiparar a servidores de nível superior, segundo fontes do tribunal.

LULA DIZ NO RECIFE QUE FARÁ SEU SUCESSOR


Foto - Alexandre Aule, direto do Recife.

"Apesar de negar que está em campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, que fará seu sucessor e que, se a oposição pensa que vencerá a disputa eleitoral em 2010 apenas com discurso, "pode tirar o cavalinho da chuva".
A declaração foi feita em discurso de lançamento de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Recife (PE). No palanque estava a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cotada para ser a candidata do PT à sucessão de Lula."Apenas fazendo discurso não vão nos derrotar", disse Lula. "Eles [a oposição] têm que trabalhar mais que nós e dizer o que eles fizeram antes de nós. Eles não são marinheiros de primeira viagem. Eles já passaram 500 anos governando este país", disse Lula."

(Portal Uol)

GOVERNADOR VISITA CIDADES MAIS CASTIGADAS PELAS CHUVAS


Hora do apoio e da solidariedade ao Interior.

O governador Cid Gomes (PSB), acompanhado do comandante do Corpo de Bomberios, coronel Vasconcelos, faz visita, nesta quarta-feria, aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. No roteiro, Aurora, Lavras da Mngabeira e Icó.
Cid Gomes leva não somente a solidariedade às famílias que sofreram prejuízos, como também reforça o apoio e a assistência às famílias desalojadas, segundo sua assessoria.

Sobre o quadro em Lavras da Mangabeira, saiba mais aqui

OPOSIÇÃO ABRE PORTEIRA E EVITA QUE MPs TRANQUEM PAUTA DO CONGRESSO


Arlindo feliz com o acerto fechado com lideranças.

"O projeto que muda a edição e a tramitação de medidas provisórias (MPs) vai acabar com o chamado trancamento de pauta do plenário, mas, em contrapartida, dará tratamento prioritário na votação para as MPs. Esse foi um dos pontos acertados ontem pelos líderes dos partidos na Câmara e no Senado, em reunião durante jantar com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Não houve nenhum acordo quanto à proibição de o presidente da República editar medidas provisórias sobre crédito orçamentário.O acordo prevê que a MP entrará no primeiro item da pauta do plenário depois de ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá dez dias para analisar se ela é constitucional ou não. Com isso, ela passa a ter prioridade na votação no 11º dia e não mais no 45º dia, como é hoje. Pelo acordo, a MP não trancará a pauta, mas para ela sair da posição de primeiro item, os parlamentares terão de aprovar um requerimento para priorizar outros projetos. Não ficou acertado ainda se esse requerimento terá de ser aprovado por maioria dos presentes ou por maioria absoluta, que exige 257 votos favoráveis."É uma espécie de trancamento branco, um trancamento informal, a MP figurar no primeiro item da pauta a partir do 11º dia", afirmou o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), que concordou com a proposta. "Não há porque o governo ter medo de a MP não ser votada", argumentou ACM Neto."

(Agência Estado)

SERVIDORES MUNICIPAIS CONSEGUEM AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Uma comissão dos servidores públicos municipais será recebida às 15 horas desta quinta-feira pelo secretário da Administração de Fortaleza, Alfredo Pessoa. O encontro foi resultado de manifestação que a categoria realizou na manhã desta quarta-feira, em frente à sede da pasta, ocasião em que o trânsito acabou obstruído, exigindo a presença dos agentes da AMC controlando a área.
Segundo Gardênia Baima, do Sindiute - sindicato dos professores -, ficou acertado que os servidores discutirão com o secretário Alfredo Pessoa prioritariamente a questão do reajuste salarial. "Mas nós poderemos incluir também o caso da isonomia questionada pelo PT nacional em nome da prefeitrura junto ao STF, e o caso das férias de alguns docentes, ainda não liberadas", disse para o Blog.

CPI DOS CARTÕES - DILMA NÃO SERÁ CONVOCADA


"A CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos rejeitou nesta quarta-feira - com 14 votos contrários e sete favoráveis - a convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para prestar depoimento à comissão. Na tentativa de aprovar o requerimento, a oposição chegou a propor que o depoimento ocorresse somente no final de abril, depois que a Casa Civil concluísse a sindicância instalada no Palácio do Planalto para apurar o vazamento de informações que teriam dado origem a um suposto dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Já que ela [Dilma] deu 30 dias no Diário Oficial para a sindicância, terminada as investigações, a ministra Dilma viria aqui dar os esclarecimentos", defendeu o deputado Vic Pires (DEM-PA). A Folha Online apurou que o depoimento "tardio" foi uma estratégia da oposição para tentar aprovar o requerimento. A manobra, no entanto, não teve apoio da base aliada do governo, que reúne maioria na CPI."

Da Folha Online, leia mais aqui.

DEPUTADO QUER GOVERNO APOIANDO CLUBES DO FUTEBOL CEARENSE


O deputado estadual Osmar Baquit (PSDB) pediu, nesta quarta-feira, durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, que o Governo do Estado apóie os times do futebol cearense. "Seria uma forma de auxiliar Fortaleza a ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014", observou, lembrando que "com o avanço da cidade de Natal, a nossa capital pode ser preterida quando forem escolhidas as sedes que irão receber as seleções para a disputa".
Baquit disse que os governos da Bahia e de Pernambuco dão apoio aos times e que o assunto precisaria ser debatido por aqui também. Ele propõs uma audiência pública com a participação do secretário de Esportes, Ferrucio Feitosa. Para ele, se houver algum tipo de incentivo, os times locais poderão também crrescer e ganhar destaque nos campeonatos naciionais.

VAMOS NÓS - Essa idéia de Baquit é boa, desde que os clubes também passem por reestruturação e se adaptem a um modelo de gestão profissional, investindo em transparência dos gastos e prestando contas mensalmente. Alguém já viu publicado nos jornais, por exemplo, algum balancete financeiro dos nossos times?

LULA VISITA RECIFE E USA BONÉ DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

O presidente Lula iniciou agenda de visita ao Recife nesta quarta-feira. O primeiro compromiosso: assinou ordens de serviço do PAC no Estado. Lula está acompanhado pelos ministros Geddel Vieira Lima (Integração Regional), Márcio Fortes (Cidades), Hélio Costa (Comunicações) e Dilma Roussef (Casa Civil), também batizada como "Mãe do PAC" pelo presidente, e pela presidente da Caixa Econômica Federal, a pernambucana Maria Fernanda Coelho. O governador Eduardo Campos (PSB) é o cicerone num evento que conta ainda com a presença do prefeito João Paulo (PT).
E João Palo é só sorrisos. É que a primeira pessoa a discursar no evento foi a líder comunitária Rosângela Silva, da comunidade Abençoados por Deus, na Torre. No final da sua fala, ela entregou ao presidente um boné do Orçamento Participativo - programa que é carro-chefe da administração municipal do Recife e menina dos olhos do secretário e pré-candidato à prefeitura João da Costa.
Lula pôs o boné. Só por alguns instantes.
Ainda nesta quasrtaz-feira, Lula estará tendo ao lado o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com quem cumprirá agenda em torno da futura refinaria apoiada pela empresa venezuelana PDVSA.

(Com Blog de Jamido - Jornal do Commercio)

PREFEITURA FARÁ MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE NO MEIRELES

E a Secretaria da Saúde de Fortaleza, através da Secretaria Executiva Regional 2, realizará um amplo trabalho de controle e prevenção da dengue no bairro Meireles. Tudo começa já nessa quinta-feira e se estendendo até sábado, com abertura das ações a partir das 8 horas, na Escola de Saúde Pública. O secretário municipal de Saúde, Odorico Monteiro, participa do ato. Cerca de 200 agentes serão mobilizados.
Esse tipo de atividade, bom lembrar, só dará resultado se a população contribuir e se engajar. Não adianta só boa vontade dos governantes e isso precisa ficar bem claro para todos.

CADÊ AS ESCOLAS DO PADRÃO MEC?


Aula de Buracologia

"A queda de parte do teto de uma sala de aula adiou o início do ano letivo para cerca de 50 alunos da escola municipal Rui Barbosa, no bairro Dom Lustosa. A sala funcionaria nos turnos manhã e tarde, abrigando turmas do 2º ano do ensino fundamental. As aulas, que deveriam começar na última segunda-feira, estão suspensas. Pais e alunos reclamam das condições estruturais da unidade, onde há aproximadamente 450 alunos. A coordenação admite os problemas e, ontem, seria feita uma vistoria por parte da Secretaria Executiva Regional III (SER III). A construção de uma nova escola deve ser concluída até o final do ano. A unidade é de ensino infantil e fundamental, um dos três anexos da escola Dolores Alcântara. A queda parcial do teto aconteceu no recesso escolar, no último dia 14, segundo a coordenadora Heloísa Oliveira. A sala está isolada. "Temos problemas hidráulicos, elétricos, de iluminação. Há infiltrações e passa rato", diz Heloísa. Conforme ela, os alunos dispõem de um único pátio para o recreio e não têm refeitório. "É pouco espaço. Então, algumas resolvem brincar e comer no banheiro", completa. Em algumas salas, a iluminação diminuta compromete o andamento das aulas. As descargas dos banheiros, de acordo com a coordenadora, não funcionam."

Do O POVO, leia mais aqui

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNCAP VIRA NOVELA NADA SUPERIOR?

A distribuição de cotas de bolsas da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap) para os programas de pós-graduação stricto sensu vem rendendo nos bastidores das sinstituições de níverl superior do Ceará muito debate. A Uece, por exemplo, através de alguns cursos, vem lamentando perdas proporcionais para a Unifor, alegando que o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, agora professor dessa Instituição privada, poderia ter avaliado melhor o quadro de bolsas. Confira a carta:

"A FUNCAP, baseada em critérios que absolutamente ninguém da comunidade acadêmica sabe quais são, foi “pouco generosa” com a Universidade Estadual do Ceará, instituição da qual, orgulhosamente, faço parte. Essa distribuição, considerada injusta pelos que fazem a UECE, tem gerado um grande desânimo e até revolta em vários professores e alunos dessa instituição. O programa de mestrado acadêmico do qual também faço parte, por exemplo, recebeu 7 bolsas da FUNCAP em 2007. Em 2008, solicitamos 11 bolsas novas para os alunos que ingressaram no último processo seletivo. Fomos contemplados com 2 bolsas. Isso mesmo, menos 2. Eu explico: nenhuma bolsa nova foi concedida e 2 bolsas antigas foram cortadas.

Minha crítica pessoal não está exatamente nesses números, mas sim na falta de transparência na distribuição dessas quotas. Acho que é direito de todos os que contribuem com os cofres do estado e, indiretamente, com os cofres da FUNCAP, entenderem o porquê dessa distribuição. Suponho que esses critérios existam. Que sejam divulgados então. Eu, particularmente, gostaria de entender os motivos por termos recebido esse resultado. Sem essa informação, não temos nem como trabalhar no sentido de no futuro recebermos notícias mais favoráveis.
Essa falta de transparência dá margens a especulações que em nada contribuem para a resolução dos problemas reais que enfrentamos dia após dia.
Finalmente, quero me ater aos programas de mestrado profissional.

Como é, ou deveria ser, do conhecimento de todos da comunidade acadêmica nacional, os cursos de mestrado profissional são cursos focados na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, dando a esses profissionais a oportunidade de imergir no mundo acadêmico e científico e levar para o mercado os conhecimentos adquiridos a partir dessa experiência. Esses cursos diferem dos mestrados acadêmicos principalmente nessa questão de foco, visto que os programas acadêmicos focam a formação de professores e pesquisadores.
A pergunta que emerge desse contexto é então a seguinte: por que a FUNCAP excluiu do seu Edital de concessão de bolsas os programas de mestrado profissional, inclusive os programas recomendados pela CAPES?
Permitam-me divagar sobre algumas hipóteses:

1) Falta de qualidade: como discutido anteriormente, mesmo os cursos recomendados pela CAPES foram excluídos do processo. Se é a CAPES quem avalia os cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil e ela reconhece vários cursos de mestrado profissional como sendo de qualidade, teria a FUNCAP o direito de alegar a falta de qualidade desses cursos recomendados?

2) Auto-sustentabilidade: de fato os cursos de mestrado profissional são auto-sustentáveis, ou seja, o programa é mantido a partir do pagamento das mensalidades dos alunos. Mas os programas da UNIFOR não são?
Então, por que tantas bolsas para essa instituição ?

3) Relevância: alguém duvida do impacto que um mestre pode gerar ao ser inserido numa empresa tendo sido
atualizado com o que há de mais moderno em termos científicos e tecnológicos ? Alguém duvida da importância
desse tipo de profissional para o desenvolvimento da economia de um estado ?

4) Fatores históricos: mesmo essa hipótese está descartada, por que a FUNCAP já ofereceu bolsas a programas de mestrado profissional anos atrás.
Dado o exposto, eu tenho esperado, sempre ansioso, por uma justificativa que se sustente em algum fato minimamente razoável para explicar a exclusão dos programas de mestrado profissional do processo de concessão de bolsas da FUNCAP.

Termino afirmando o meu respeito pela instituição FUNCAP, e pelas pessoas que a fazem, pela sua contribuição histórica com o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Ceará. Que essas poucas palavras sejam vistas pelo que são, críticas construtivas, e nada mais do que isso.
Professor-doutor Jerffeson Teixeira de Souza
(UECE)

PS.: Que fique claro que essa não é uma crítica a UNIFOR que não tem culpa de ter sido tão bem agraciada.

CHUVAS EM MAIS DE 100 MUNICÍPIOS CEARENSES

Choveu em cerca de 145 municípios cearenses nas últimas horas, segundo relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva foi anotada em Hidrolândia. Confira as 10 maiores precipitações de chuvas:

Hidrolânida - 115 milímetros
Nova Russas - 108 mm
Ipaporanga - 102 mm
Santa Quitéria - 102 mm
Crato 89 mm
Itarema - 87 mm
Camocim - 82 mm
Monsenhor Tabosa - 79 mm
Parambu - 79 mm
Quiterianópolis - 77.3 mm

A Defsa Civil informa que casos de alagamento, enchetes e desabamentos estão se concentrando no Interior e que a Região Sul é a que registra os maiores problemas. Em Fortaleza, não foi anotado situação de maior gravidade, até porque as chuvas são esparsas e de pouca intensidade.

CRAQUE ROMÁRIO VISITA FORTALEZA


Ele vem para a inauguração de restaurante chique.

O tetracampeão mundial Romário desembarca nesta quinta-feira, pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O "baixinho" dos 1.000 gols vem prestigiar a inauguração de novo espaço gastronômico na cidade: o Fagulha Steak House.
Após participar de festa exclusiva para convidados, o que ocorrerá nesta sexta-feira, Romário fará o que, segundo seus amigos, mais gosta: curtirá o fim de semana. Só que em uma mansão próxima ao Beach Park, no Porto das Dunas. em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza).

PREFEITA CHEGA DE BRASÍLIA APÓS CONTATOS COM EUNÍCIO. ACORDO SAI ATÉ DIA 10


E a prefeita Luizianne Lins (PT) desembarcou no começo da madrugada desta quarta-feira em Fortaleza. Veio de Brasília, onde manteve contatos ministeriais e políticos. Ela informou ter mantido encontro com o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, sob olhares do presidente regional petista, Ilário Marques. Luizianne disse que o clima é dos melhores com Eunício e que, até o próximo dia 10, eles poderão já estar fechando a parceria política. Até lá, a ordem é conversar com demais partidos da base aliada e definir também perfil de um novo projeto para a cidade.
Bem tranqüila, Luizianne, em conversa com este Blog, adiantou ainda que o PMDB ficou definido, de recente encontro do diretório nacional petista, como a segunda alternativa para coligações nos Estados, o que lhe dá condições também para estreitar conversações com a cúpula peemedebista.
Ela revelou também que Eunício recebeu de Ilário a certeza de que o PT não será problema no caso dele quiser mesmo disputar uma vaga de senador em 2010. Os dois ficaram de acertar novos encontros até o dia 10.
Luizanne conseguiu assim consertar momento infeliz da semana passada quando , depois de tudo acertar com o peemedebista, acabou dizendo para a imprensa que não fechava acordos políticos a longo prazo. Eunício ameaçara não fechar acordo mais com o PT.
A prefeita ouviu de Eunício ainda um dado: o PMDB de hoje é outro e não o do ex-prefeito Juraci Magalhães, alvo constante de críticas petistas.

TOME COCA-COLA... ATÉ DEBAIXO D´ÁGUA


Foto - Fco Fontenele

Eis a foto de primeira página do O POVO desta quarta-feira. Nela, o morador da cidade de Lavras da Mangabeira, inundada pelo rio Salgado, salva o cachorrinho de estimação. Mas não se esquece de carregar seu refrigerante preferido: Coca-Cola.
Eis um consumidor que toma Coca-Cola até debaixo dágua.

AUMENTA NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM CRIANÇAS NO CEARÁ, ALERTA SECRETÁRIO

O secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, afirmou, nesta quarta-feira, que a situação da dengue no Ceará "é grave". Isso, porque o número de casos de dengue hemorrágica vem crescendo e, principalmente, tanto a clássica como a hemorrágica, atingindo crianças. Houve, conforme ele, uma mudança de foco que até bem pouco tempo atingia mais oà população adulta "e estamos tendo o contrário, mais crianças que são mais suscetíveis à doença". Ele não soube explicar a causa desse tipo de mudança nem declinou dados estatísticos específicos.
João Ananias informou que atualmente a pasta registra mais de quatro mil casos confirmados de dengue clássica e mais 13 casos de dengue hemorrágica, com o caso de uma criança vítima da dengue hemorrágica em investigação.
Ele adiantou que a Secretaria da Saúde está "trabalhando a todo vapor" nas ações de prevenção e combate à doença, mas cobrou maior engajamento da população. "Agora, o problema é que a dengue é uma ação de atenção básica que está nos municípios e nós fazemos uma ação compartilhada. É importante que todos os municípiso fiquem atentos", alertou o secretário, lembrando que, principalmente, nesse período de quadra invernosa, todo cuidado é pouco e a população precisa colaborar atendendo aos apelos de prevenção.
O secretário manterá contatos nesta quarta-feira em Brasília na área de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde. Ali, ocobrará a liberação de mais 10 mil litros do inseticida malation, que combate o aedes aegypti, e mais equipamentos de borrifação. Ele reiterou que todas as atenções devem ser redobradas no período de chuvas porque á tendência é o índice de infestação da doença aumentar.
Em Fortaleza, conforme o secretário, está concentrado o maior número de casos da dengue, o que resxultou na criação de um comitê de crise envolvendo Estado, prefeitrura e várias organizações. Ananias informou que o reforço de inseticida e equipamentos priorizará a Capital cearense que anotra mais de 50% dos casos da doença no Estado.
"Aumentou a infestação, o município tem imediatamente que agir com maior rigor. Tendo mais mosquito, tem mais doença e tendo mais doença tem mais dengue hemorrágica", disse, adiantando que a Secretaria da Saúde, quando procurada, reforça as operações na cidade que
reivindicar o apoio.
"Pra nós, a chuva é uma alegria, mas, ao mesmo tempo, tormento por causa da ameaça de dengue. A população precisa ajudar. Esse controle só se faz com a participação da população", insistiu João Ananias, explciando que é de 85% a 90% a incidência do mosquito nos domicílios.

SINDIUTE GARANTE: VAI FAZER PROTESTO COM CHUVA OU SOL

Gardênia Baima, dirigente do Sindiute, o sindicato que congega docentes municipais, garantiu para o Blog, agora bem cedo, que a manifestação dos servidores públicos marcada para as 9 horas, em frente à sede da Secretaria de Administração de Fortaldeza, vai ocorrer. Aqui, levantamos dúvidas sobre o protesto , por causa das chuvas, mas ela avisou: "Vamos à luta de sombrinha ou guarda-chuva, porque não choveu em nossa horta!"
Os professores estão voltando às aulas, conforme determinou a Justiça a partir de mandado de segurança impetrado pela prefeitura, mas Gardênia disse que a luta no ambito judicial continuará.
"Nós vamos entrar nas próximas horas com duas ações: uma pedindo pagamento dobrado das férias e outra por improbidade administrativa contra a secretária da Educação". Os professores estão repondo aulas depois de terem feito grave e alguns queriam ter férias alegando direito, no que a pasta não teria acatado alegando prejuízos para essa mesma reposição de aulas.
O protesto em frente à Secretaria da Administração reunirá várias entidades dos servidores e, entre as queixase, está o questionamento que o PT Nacional fez, em nome da prefeitura, junto ao STF, contra isonomia salarial ganha na Justiça do Trabalho por cerca de dois mil servidores.

UFA! AMC SUSPENDE CARTÃO ZONA AZUL

"A partir da manhã de hoje a obrigatoriedade da utilização do cartão zona azul foi suspensa. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) foi notificada oficialmente da decisão do juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, da 6ª Vara Fazendária, concedendo liminarmente a proibição da cobrança da taxa de zona azul em Fortaleza. A medida judicial foi determinada no último dia 17 porém, oito dias depois, é que a AMC foi oficialmente notificada. O presidente da AMC, Flávio Patrício, explica que o ofício chegou no início da noite de ontem, e ressalta que cumprirá a decisão judicial de não exigir o cartão zona azul nos mais de 2000 estacionamentos públicos da Capital. "Mas nossa procuradoria já está com uma peça pronta para repassar à Procuradoria Geral do Município e realizar uma contestação bastante inteligente da decisão", destaca Patrício. Ele lembra que a zona azul existe para proporcionar maior rotatividade em áreas mais carentes de vagas de estacionamento. Sem elas, locais como o Centro, Aldeota e a avenida Monsenhor Tabosa, áreas com grande fluxo de veículos, poderão ficar mais congestionadas, devido à maior demora na localização de vagas desocupadas. Infrações como parar em faixa dupla também poderão ficar mais constantes. "Nosso melhor laboratório é a avenida Monsenhor Tabosa, pois muitos proprietários e funcionários das lojas param nos estacionamentos", diz."

( O POVO)

JORNAL O POVO GANHA PRÊMIO NACIONAL DA CNBB

Os cadernos especiais Mares e Desertos do Sertão, escritos pelos jornalistas Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos, Rafael Luis e Fátima Sudário, foram os vencedores do prêmio nacional Dom Hélder Câmara de Imprensa 2008. A premiação é concedida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O prêmio será entregue no dia 7 de maio deste ano, às 20 horas, em Brasília, nos estúdios da Rede Vida de Televisão.

Parabéns a esses profissionais maravilhosos.