sábado, 29 de março de 2008

COGERH ABRIRÁ COMPORTAS DO AÇUDE CASTANHÃO NA SEGUNDA-FEIRA


As comportas do açude Castanhão, o maior do Ceará e situado no Vale Jaguaribano, serão abertas na próxima segunda-feira. A Companhia de Gerenciamnto dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) decidiu adotar essa medida como forma preventiva, já que o açude, por conta das fortes chuvas que caem naquela área do Estado, já acumula mais de 4,5 bilhões de metros cúbicos de água. A capacidade do Castenhão é de 6,5 bilhões de metros cúbicos.
A abertura das comportas ocorrerá por dois motivos: a água do açude Castanhão já está começando a chegar a zona rural do município de Jaguaretama e os moradores do Vale estão apreensivos com a possibilidade de enchentes caso a barragem sangre. A decisão tomada pela Cogerh é para tranquilizar populações ribeirinhas. A água a ser liberada será imediatamente aproveitada pelo Canal da Integração, que reúne várias bacias de outros açudes.
Essa informação foi divulgada neste sábado pela Rádio Vale do Jaguaribe, através do radialista Rosálio Daniel, que apresenta o programa de maior audiência naquela região cearense.

3 comentários:

Anônimo disse...

É bom o DNOCS ficar atento para preservação das Áreas do "entorno à bacia do Açude", de forma que evite invasões, e posteriormente, esses moradores de áreas públicas (desapropriadas) do Castanhão, quiçá de outros reservatório do Governo, venham ter prejuízos e/ou comaprometer ainda mais, a capacidade de Armazenamento D'água, um líquido tão precioso, caro e vital para todos nós.
"É preciso preservar, o solo, a flora, a água, a fauna e respeitar o nativo naquele espaço físico publico tão importante para nós Jaguaribanos e Cearenses.

Eu e a vida do Castanhão!!!!! disse...

SABEMOS QUE A BARRAGEM DO CASTANHÃO,SE SANGRAR, OU ATÉ MAIS TARDE PODE ATÉ DESTRUIR MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ.
E TAMBÉM ESSAS PESSOAS QUE MORAM NESSES MUNICÍPIOS PODEM ATÉ MORRER, POR CAUSA DESSA SÍTUAÇÃO...
(E TAMBÉM SABEMOS QUE A BARRAGEM DO CASTANHÃO ESTÁ MUITO CHEIA E É CAPAZ DE A QUALQUER HORA AS COMPORTAS SE ABRIREM.)
NÓS SABEMOS QUE ANTES DA BARRAGEM DO CASTANHÃO,ERA UMA CIDADE CHAMADA JAGUARIBARA E QUE VÁRIAS PESSOAS E VIDAS ...MORAVAM LÁ,E QUE TIVERAM QUE SAIR DE SUAS CASAS PARA ESTA CONSTRUÇÃO QUE É UMA DAS MAIORES BARRAGENS QUE EXISTE NO MUNDO.
(SABEMOS TAMBÉM QUE OS ESPECIALISTAS FALARAM QUE O CASTANHÃO IRIA ENCHER EM 11 ANOS,MAIS NA VERDADE ENCHEU COM DUAS SEMANAS.)
TEVE ALGUNS COMENTARIOS SOBRE O CASTANHÃO EM VIDEOS E NA TV ...QUE OS MORADORES ESTAVAM SENTINDO TREMORES DE TERRA...
SE O COGERH NÃO ABRIR AS COMPORTAS DO CASTANHÃO A BARRAGEM PODE ATÉ SANGRAR POR OUTROS LUGARES...

Anônimo disse...

Dizia um certo Senhor de idade já avançada isso no ano de 2005, que o Castanhão era uma grande Obra, mas ressaltou que este com 80% de suas aguas, já deveria ser uma preocupação em começarem abrir suas comportas,por que se o inverno fose grande como está acontecendo as cidades vizinhas e até Russas ficaria em situação de calamidades e se não hovesse inverno, ESTE SUSTETARIA SUAS AGUAS sem nenhum prejuíuzo, Lembrou ainda o grande sábio Senhor que O homem é falho em suas experiências e que não poderia confiar.. Pois essa grande obra é de fato exeberante, mas Deus é o Senhor de tudo... E é uma grande verdade... Aposto que os maiores Engenheiros que construiram essa obra já estão pra lá dos Estados Unidos .