sábado, 8 de dezembro de 2007

GRUPO DE EDUARDO CARDOSO NÃO APOIARÁ NEM BERZOINI NEM JILMAR TATTO

"O deputado Ricardo Berzoini (SP) pode encomendar o terno para a cerimônia que em breve marcará sua reeleição para um novo mandato de dois anos como presidente do PT.
O grupo Mensagem ao Partido, liderado pelo ministro Tarso Genro, da Justiça, que apoiou no primeiro turno a candidatura do deputado José Eduardo Cardozo (SP), decidiu liberar seus membros para que votem como quiser no segundo turno. Berzoini, ligado ao ex-ministro José Dirceu, disputará o segundo turno no próximo dia 16 com o deputado Jilmar Tatto (SP), ligado à ministra do Turismo Marta Suplicy.
No primeiro turno, Berzoini teve 131.699 votos (43,42%); Tatto, 61.440 (20,25%), e Cardozo, 57.694 (19,02%). Outros quatro candidatos somaram 52.511 votos (17,31%).
Entre os que apoiaram Cardozo, Berzoini é considerado "um mal menos pior" do que Tatto. É por isso que a maioria votará nele. No manifesto divulgado há pouco, depois de uma reunião em São Paulo, o grupo Mensagem ao Partido diz lá pelas tantas:
- A candidatura Berzoini representa a tentativa de dar continuidade ao modelo partidário implementado pelo antigo campo majoritário, modelo esse que permitiu que se desenvolvesse um ambiente de perda de vitalidade ideológica e política e abriu espaço para alternativas, como a representada por Jilmar Tatto, que não só consideram “normal” como se, vencedoras, aprofundariam todos os aspectos negativos que vemos na prática do partido sob o comando do antigo campo majoritário.
Para em seguida concluir:
- Assim sendo, embora reconhecendo que, nenhuma das alternativas presentes no 2º turno representa a mudança necessária que propugnamos para o PT, a Mensagem, com base nesta análise, convoca a militância a participar ativamente do processo de 2º turno no PED, em todos os níveis, votando de acordo com a sua consciência no que entender como melhor para o PT."


Do Blog do Noblat leia aqui a íntegra do manifesto

PESQUISA DATAFOLHA - MORONI TORGAN LIDERA DISPUTA 2008 EM FORTALEZA


O Datafolha divulga na edição do jornal Folha de São Paulo deste domingo a primeira pesquisa de intenção de voto relacionada a várias capitais, entre elas Fortaleza. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.
Moroni Torgan (DEM) aparece liderando a enquete com 29%.
No cenário com a senadora Patrícia Saboya (PDT), Moroni (DEM) lidera com esse percentual, vindo em seguida Luizianne Lins (PT) com 19%, Lúcio Alcântara (PR) com 17%, Patrícia atingindo 10%, Antônio Cambraia (PMDB) 6%, o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Marcos Cals (PSDB), com 5%, e Renato Roseno, do P-SOL, com 3%.
Em um segundo cenário - sem a senadora, mas com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) -, Moroni chega a 30% das intenções de voto, contra 16% de Luizianne. À frente dela, mas ainda em empate técnico, aparece Lúcio, com 19%.O desempenho de Luizianne só se equipara ao de Moroni entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, em que ambos ficam com 32%, no primeiro cenário. Entre os que têm mais de 35 anos, a prefeita fica atrás de Moroni e de Lúcio, nos dois cenários. Foram entrevistados 415 eleitores, entre 26 e 29 de novembro. O pior resultado de Luizianne, quanto ao grau de escolaridade, é entre os de nível superior, em que ela consegue 11%, contra 20% de Moroni e 17% de Patrícia, no primeiro cenário. Entre os menos escolarizados, com o ensino fundamental, que representam 51% dos entrevistados, Moroni chega a 33%, Luizianne, a 19%, e Lúcio, a 16%, no primeiro cenário. No segundo, o resultado é de 31% para Moroni, 21% para Lúcio e 16% para Luizianne.
Como se observa, a disputa está apenas começando. E com surpresas como é o caso de Lúcio Alcântara aparecendo bem. Ele, no entanto, ainda não disse que é candidato. Moroni é aquele tipo de "cavalo de corrida" que sempre parte na frente mas acaba perdendo o fôlego. Ainda veremos se Marcos Cals (PSB) postulará mesmo, se Patrícia Saboya aceitará disputar e, principalmente, se as obras da prefeita servirão para reverter o quadro que lhe é negativo. Pois é, tudo está apenas no começo e surpresas virão. Essa é a única certeza.

LÚCIO ALCÂNTARA METE A COLHER NA DISPUTA PELO COMANDO DO PT DO CEARÁ


Eis uma nota que o ex-governador Lúcio Alcântara escreveu em seu Blog e que se constitui naquela máxima de cutucar cobra com vara curta:

"Semelhança

A Comissão de Ética do Governo Federal decidiu que o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não pode acumular o cargo com o de Presidente do Diretório Nacional do PDT. Os dois, segundo aquele órgão, são eticamente incompatíveis. Assim, ele terá que escolher um dos dois. O prazo para opção já está correndo.A situação é semelhante a de Joaquim Cartaxo, que preside o PT estadual e é titular da Secretaria das Cidades. E aí, Ilário Marques ?"

TRÊS JOVENS MORTOS A BALA EM FORTALEZA

"Os corpos de três jovens mortos a bala deram entrada neste sábado no Instituto Médico Legal. Um dos casos foi registrado no 7º Distrito Policial (Pirambu), de plantão, como sendo latrocínio. A vítima foi o zelador Francisco Josiel Lima Silva, de 19 anos. Ele foi morto com três tiros disparados por três assaltantes, que fugiram levando da vítima a bicicleta, o relógio, o cordão de ouro e o par de chinelos. o latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu no bairro Edson Queiroz, quando Francisco Josiel seguia para sua residência. A Polícia já identificou os acusados.
No Conjunto Araturi, em Caucaia, foi encontrado o corpo de Charles Menezes de Souza, de 18 anos. O caso está sendo investigado pelo 23º Distrito Policial (Conjunto Nova Metrópole). O terceiro assassinato ocorreu na travessa Solar, no bairro Padre Andrade. A vítima foi Francisco Wellington Amaral de Souza, de 23 anos. Ele foi atingido com dois tiros. Familiares dele informaram que três homens foram os autores dos disparos. O crime ocorreu em frente a residência de Wellington. "

(O POVO)

SÃO FRANCISCO - ROMEIROS FARÃO ATO DE SOLIDARIEDADE A DOM LUIZ CAPPIO


"Romeiros de oito Estados vão se reunir amanhã em Sobradinho (540 km de Salvador) para a maior manifestação de apoio ao protesto do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, 61, contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Espera-se a presença de 10 mil pessoas no evento.A romaria coincidirá com o dia em que o religioso ultrapassará o tempo de jejum do primeiro protesto, realizado em 2005, quando ficou 11 dias em greve de fome.Barracas de lona estão sendo erguidas ao lado da igreja de São Francisco, onde Cappio protesta. Um palco é construído para celebrações ecumênicas, discursos políticos e um show de forró.O MST informou que participará do evento com cerca de 5.000 pessoas. A romaria será encerrada à tarde com um ato público às margens do rio São Francisco."

(Folha de São Paulo)

GOVERNADOR CID GOMES ANUNCIARÁ PACOTE DA INFRA-ESTRUTURA NA PRÓXIMA SEMANA


Neste sábado, Cid estará em Camocim

"O governador Cid Gomes (PSB) anunciará na próxima terça-feira, às 11 horas, no Centro de Convenções, acompanhado de seis secretários, um pacote de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. O pacote envolve recursos de seis secretarias, sendo que a Secretaria da Infra-Estrutura do Estado responde pela maior fatia do bolo (mais de R$ 3 bilhões). A data escolhida, 11 de dezembro, Dia do Engenheiro e do Arquiteto, foi uma forma do governo homenagear essas categorias. Entre as obras, destaque para projetos como a ampliação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o Programa Rodoviário e o Metrofor, este último um dos sonhos do fortalezense acalentado há quase uma década."

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui

DETALHE - Neste sábado, Cid Gomes tratará da formatação de consórcio em favor do trecho turístico Jeri-Delta do Paraníba- Lençóis Maranhenses em Camocim. Num encontro com os governadores Wellington Dis (PI) e Jackson Lago (MA), segundo confirmou neste sábado sua assessoria.

PESQUISA CNT-SENSUS - SE FOSSE CANDIDATO EM 2010, LULA SAIRIA NA FRENTE


"Espera-se que a esdrúxula discussão sobre o terceiro mandato de Lula tenha sido sepultada junto com a derrota de Hugo Chávez. Ainda assim, nunca se havia feito uma pesquisa de opinião para 2010 em que seu nome aparecesse. Bem, se fosse candidato, Lula sairia na frente disparado. É o que revela uma pesquisa nacional realizada por VEJA em parceria com o CNT-Sensus entre os dias 12 e 21 de novembro. Sem apresentação de lista de candidatos, e portanto com citação espontânea, Lula obteve 27% dos votos. José Serra veio em seguida, com 6%. Aécio Neves apareceu com 3,3% e Geraldo Alckmin com 2,8%. Da base governista, só surgiu Ciro Gomes, com 2%. "


(Da Coluna Radar, de Lauro Jardim)

GOVERNO ADMITE ATÉ FAZER UM REFERENDO SOBRE CPMF

"No esforço que realiza para obter os quatro votos que lhe faltam para aprovar a CPMF, o ministro José Múcio (foto), coordenador político de Lula, manteve, pelo telefone, um diálogo revelador. Confidenciou ao presidente de um dos partidos associados ao consórcio governista que o Planalto incluiu no rol de concessões que está disposto a fazer até mesmo a idéia de submeter o imposto do cheque a um referendo. A confidência de Múcio dá uma idéia do drama vivido pelo governo. Ao levar a carta do referendo à mesa, o ministro mira num único voto, o de Geraldo Mesquita (PMDB-AC). Trata-se de um dos dissidentes governistas que a oposição incluiu na lista de 35 senadores que se dispõem a ajudar a enterrar a CPMF.

Na última segunda-feira (3), Mesquita subiu à tribuna para fazer uma declaração de voto. Reiterou em público algo que já admitira em privado: vai digitar “não” no painel eletrônico do Senado. Porém, ele deixou entreaberta a porta da composição. "

(Do Blog do Josias de Souza)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

GRUPO DE CARTAXO RECHAÇA TESE DE RENOVAÇÃO DE ILÁRIO MARQUES


Este Blog abriu o debate sobre a sucessão no PT do Ceará. Estamos, inclusive, com uma enquete. O sindicalista Francisco de Assis Diniz, presidente do Sine-IDT, mas membro da coordenação da campanha pró-reeleição de Joaquim Cartaxo, pede espaços para rechaçar a tese de que Ilário Marques seria a renovação que o partido espera. Confira a nota de Assis:

"Caro Eliomar de Lima, queremos deixar claro que o PT do Ceará tem compromissos com a sociedade e com suas causas populares. Por conta disso, não pode esse partido ter um presidente que venha desestabilizar a aliança vitoriosa construida no Estado, resultado de compromisso firmado com o PSB e demais partidos aliados. O governo estadual tem honrado esses mesmos compromissos, sendo fiel ao que apregoou durante toda a sua campanha. O PT tem responsabilidade com essa relação;

2 - Dizer que o prefeito de Quixadá , Ilário Marques, é renovação não passa de balela. Isso, por três aspectos: foi ele que tentou levar o PT para uma aliança com o PSDB na década de 80, quando do primeiro governo de Tasso Jereissati;

3 - Ilário fala de autonomia, mas essa autonomia não vale para sua Quixadá onde prefeitura, partido e governo se confudem;

4 - Ilário fala em fortalecer diretórios municipais. Ora, por que as bases dele no Sertão Central estão com os diretórios abandonados e desarticulados? O fato de termos uma cultura e tradição do PT não nos permite termos nas nossas relações a política de um homem. Nossa poílitca deve ser do e pelo coletivo;

5 - Ilário tenta buscar desconstituir o bloco político da Assembléia Legislativa. Ameaça com sua postura uma relação do PT com um bloco comprometido em dar sustentabilidade ao governo Cid Gomes e a fazer garantir os avançoes necessários para a construção de um Estado mais digno;

6 - Quem não se lembra de Tasso Jereissati fazendo a campannha de Ilário Marques em 1994. Ele, inclusive, apoiou Tasso quando o PT tinha candidatura própria, no caso a de José Airton, hoje com ele nessa peleja pelo comando do partido.

Por fim, a relação do PT com sua cultura e tradição não permite que vaidades e questões pessoais ultrapassem relações políticas. Não é uma pessoa que teve seus brios feridos e pleitos não atendidos, que vai ameaçar e desestabilizar essa relação política implantada na gestão Cid Gomes. É importante lembrarmos ainda que houve uma relação de Ilário com a direita, na época do então prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães. Naquela ocasião, a hoje deputada estadual Rachel Marques, mulher dele, ocupou cargo, no caso a presidência da extinta Profitec. Isso tudo indica que essa pessoa (Ilário) adota a máxima do faça o que eu digo, mas não faça o que faço.

Sem mais, grato pelo espaço,

Francisco de Assis Diniz.
Comissão Eleitoral Pró-Reeleição Joaquim Cartaxo."

ENTRE CARTAXO E ILÀRIO, LUIZIANNE PREFERE CONVERSAR PRIMEIRO COM AS BASES


A prefeita Luizianne Lins (PT) afirmou, nesta sexta-feira, após assinar ordem de serviço para construção de seis novos conjuntos habitacionais, que ainda não definiu em quem votar no segundo turno das eleições para novo presidente estadual petista. "Ainda não fizemos o debate com nosso grupo para discutir essa situação", disse Luizianne. Indagada se teria alguma preferência pessoal, saiu pela tangente: "Eu pessoalmente gosto dos dois. Nós vamos apoiar aquele que for o melhor para a política do Ceará". Na disputa do próximo dia 16, estão o atual dirigente Joaquim Cartaxo e o prefeito de Quixadá, Ilário Marques.
Luizianne chegou com uma hora de atraso na cerimônia de assinatura de ordem de serviço para novos conjuntos, realizada no ginásio Paulo Sarasate em clima de festa. Com ela, estavam assessores, alguns secretários, o deputado federal José Pimentel (PT) e o senador Inácio Arruda (PCdoB).
No primeiro turno, a prefeita não votou, pois estava em viagem pela Europa onde participou de um encontro internacional de gestão. Ela, no entanto, deixou como postulante a ex-deputada estadual Íris Tavares, diretora da CTC, que, na manhã desta sexta-feira, endossou Ilário Marques, através da fala do deputado estadual Artur Bruno. Isso, durante coletiva dada pelo prefeito de Quixadá, no auditório da Assembléia Legislativa, ocasião em que ele recebeu a adesão de mais dois adversários: Reudson de Souza e Antônio Ibiapina.

DETALHE - Luizianne, ao final do evento, acabou cercada por populares. Alguns pedindo para posar em fotografias via celular; outros, pedindo autógrafos e muitos lhe entregando bilhetinhos. Um senhor ouvido por este Blog disse que havia entregue uma carta pedindo emprego. Uma senhora contou que só queria chegar perto para ver a prefeita "que é linda!".

(Este Blog, com a colaboração de Edwirges Nogueira)

LEÃO VAI LIBERAR O ÚLTIMO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA NA SEGUNDA-FEIRA

"A Receita Federal vai liberar na próxima segunda-feira (10), às 8 horas, as consultas ao sétimo e último lote de declarações de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) 2007, ano base 2006. Os recursos estarão disponíveis para saques no dia 17 de dezembro e terão a correção de 7,4%.O contribuinte poderá fazer a consultas por meio da página da Receita Federal ou ligar para o telefone 0300-789-0300 para saber se está no lote. Os contribuintes que não estiverem neste lote estarão automaticamente incluídos na malha fina. As declarações retidas em malha começam a ser liberadas a partir de janeiro, nos chamados lotes residuais. "
Saiba mais.

QUASE UM NOVO TELECATCH MONTILLA NA ASSEMBLÉIA DO CEARÁ


E aí, quem seria o...deixa pra lá!

"Briga feia entre Lula Morais (PCdoB) e Fernando Hugo (PSDB) hoje pela manhã na Assembléia. Gony Arruda (PSDB) teve que interromper a sessão por causa dos gritos. Foi mais ou menos assim: Lula estava defendendo a CPMF. Fernando Hugo, em aparte, disse que o País não precisava mais desse tipo de mecanismo. O comunista disse que o tucano estava faltando com a verdade. Fernando Hugo respondeu dizendo que não mentiroso porque não era nem do PCdoB, nem do PT e ficou falando.
Lula pediu o direito de falar, mas o tucano não parava de falar. Os dois começaram a gritar um com o outro e não deu para entender direito tudo. Gony interrompeu a sessão e a TV Assembléia parou a transmissão (logicamente). Fernando teria dito, no meio da gritaria, que não discutiria com Lula porque o comunista não tinha família para discutir com ele.
Lula foi na direção de Fernando Hugo. Heitor Férrer (PDT) tentou impedir e levou um pequeno empurrão. "Não fale da minha família", disse Lula com os olhos arregalados. "Não ataque minha família por amor que você tem à sua", reforçou. Fernando Hugo retrucou: "Você tá ameaçando a minha (família)? Pistolagem né aqui não".
Vários deputados e assessores chegaram para apartar. Mas no final ficou tudo "em paz"."

(Daniel Sampaio, do Blog de Política do O POVO)

FLASH DO ELIOMAR - LULA OU RAUL SEIXAS?

HÁ UM GATO NO TELHADO


Será que a novela CPMF sairá mesmo do telhado na próxima semana?

DRT REFORÇARÁ FISCALIZAÇÃO NESTE PERÍODO DE FESTAS DE FIM DE ANO

O titular da Delegacia Regional do Trabalho no Ceará, Papito de Oliveira, reunido nesta sexta-feira, com representantes de 16 sindicatos que integram a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço do Estado do Ceará, garantiu intensificar a fiscalização para evitar abusos que estariam sendo cometidos contra os empregados do comércio e do setor de asseio, conservação e segurança. Segundo Elizeu Rodrigues Gomes, presidente da federação, há comerciários "cumprindo jornada de trabalho de até 17 horas por dia”. Já no setor de serviço, as denúncias são de horas extras não pagas e salários atrasados.
A DRT fiscalizará rigorosamente, também, o pagamento do 13º salário na data que prevê a legislação, prometeu Papito.

PMDB MULHER FARÁ ENCONTRO EM FORTALEZA

O PMDB realizará, a partir das 18 horas, em sua sede regional(avenida Senador Virgílio Távora, 318/ 5o. andar) , encotro das mulheres do partido. O objetivo é discutir a pauta do Fórum Nordeste do PMDB Mulher que será realizado em março de 2008 em Fortaleza. Entre alguns assuntos, a Lei Maria da Penha. A preparação das candidaturas femininas para o ano que vem também consta no programa.
A presidenta nacional do PMDB Mulher, Elvira Salles Ferreira (MG), e a secretária-geral Regina Perondi (RS) comandarão o encontro. Em Fortaleza, elas serão recebidas pela presidenta do PMDB Mulher do Ceará e vogal da Executiva Nacional, Rosangela Felix Aguiar.

Sinceridade, é a primeira vez em longos anos de imprensa que ouço falar me encontrto de PMDB Mulher. E aqui em Fortaleza.

LULA MORAIS: "VOTAR CONTRA A CPMF É UMA INSANIDADE"


O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) defendeu, nesta sexta-feira, na Assembléia Legislativa, a aprovação da prorrogação da CPMF pelo Senado. Ele observou que esse imposto garantirá a manutenção de uma série de serviços públicos destinados principalmente às populações mais carentes do País. Lula disse que o governo Lula planeja ampliar os repasses para a saúde pública na ordem de R$ 23 bilhões anuais, que poderão ficar comprometidos caso a CPMF não seja aprovada. Ele afirmou que a CPMF é uma questão de justiça social e lembrou que também contribui para reduzir a sonegação.
Lula adiantou que quem está contra esse imposto são os grandes grupos que têm que pagar, enquanto os pequenos contribuintes nada sofrem nem sentem o peso da CPMF o bolso. A Receita Federal, revelou o parlamentar, que dos 100 maiores pagadores da contribuição, 68 nunca tinham pago imposto de renda, numa comprovação de que a aprovação irá evitar que haja sonegação fiscal. "Votar contra é um ato de insanidade”, disparou da tribuna o comunista.

Pois é, vivemos agora uma época onde os "Lulas" resolveram fazer mea culpa. O Lula daqui, bom lembrar, era um ferrenho crítica da CPMF.

FEL NO MEL - CASTANHA DE CAJU EM CRISE NO CEARÁ

O ex-presidente do Sindicato dos Produtores de Castanha de Caju do Ceará (Sincaju), engenheiro agrônomo Paulo de Tarso Meyer, prevê uma das piores safras de castanha de caju dos últimos 10 anos no Estado. Em alguns municípios produtores, a quebra chegou a 70% do que produziu na safra passada, de acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
Meyer apresenta duas soluções para amenizar o setor: substituição dos cajueiros comuns, que estão totalmente cansados e improdutivos, por mudas do cajueiro anão precoce; e o aproveitamento do pedúnculo do caju. Sobre essa questão do pedúnculo, ele informa que foi inaugurada a primeira unidade industrial de transformação do suco clarificado do caju em mel do caju. Isso no Sítio Três Irmãos, situado no município de Cascavel. Serão produzidos ali 2.200 litros de mel por mês.

DOM LUIZ CAPPIO E O VELHO CHICO


Dom Luiz Cappio, bispo de Barras (BA), que está fazendo greve de fome contra o projeto da transposição do rio São Francisco ganhou adesão, nesta sexta-feira, do P-Sol da ex-senadora Heloísa Helena.

DETALHE - Somos a favor da tansposição.

PREFEITURA DIVULGA CALENDÁRIO DO PAGAMENTO DA ÚLTIMA PARCELA DO 13º

Os servidores do município de Fortaleza vão receber nos próximos dias 13, 14 e 17 a última parcela do 13º salário. A parcela é referente aos 60% restantes, visto que os outros 40% foram pagos em junho. A informação foi liberada nesta sexta-feira pela assessoria de imprensa da Secretaria de Finanças. Confira:

DIA 13

- Educação
- Inativos
- Pensionistas
- Beneficiários de pensão alimentícia

DIA 14

- Administração direta

DIA 17

- Administração indireta

DETALHE - Em janeiro de 2008, o calendário de pagamento começa no dia 2, para os servidores da Educação, inativos, pensionistas e beneficiários de pensão alimentícia. No dia 3, servidores da administração direta, enquanto no dia 4 é a vez dos servidores da administração indireta. O calendário completo do pagamento de 2008 será divulgado em breve, promete a Sefin.

ILÁRIO MARQUES GANHA ADESÕES CONTRA CARTAXO


Ibiapina anunciando apoio a Ilário Marques (Divulgação)

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, candidato a presidente regional do PT, ganhou, nesta sexta-feira, a adesão de pelo menos dois candidatos derrotados no processo de eleição direta (PED) : os sindicalistas Antônio Ibiapina e Reudson de Souza. Ibiapina foi quem mais conquistou votos dos petistas na Capital, enquanto Reudson é respaldado pelo deputado federal José Airton. Os dois participaram da coletiva de Ilário, no auditório da Assembléia Legislativa, por sinal superlotado.
O deputado estadual Artur Bruno anunciou na ocasião que a candidata derrotada Iris Tavares, ligada à prefeita Luizianne Lins, também engrossará o bolo pró-Ilário contra o atual dirigente partidário, o secretário estadual de Cidades, Joaquim Cataxo. Ao lado de sua mulher, a deputada estadual Raquel Marques (PT), e do deputado federal José Pimentel (PT), Ilário apresentou seus projetos para a legenda e reforçou a tese de que seu nome garantirá maior autonomia para os petistas com relação às ações do governo Cid Gomes (PSB).
Roberto Luque, que também postulou no PED, ainda não se manifestou sobre quem vai apoiar dia 16, quando do segundo turno.

PREFEITA VAI LANÇAR PACOTE DA ÁREA HABITACIONAL


E a prefeita Luizianne Lins (PT) lançará nesta sexta-feira, a partir as 16 horas, durante ato no ginásio Paulo Sarasate, um pacote de obras na área da habitação popular e que conta com apoio do governo federal, através de recusos do PAC da Habitação lançado pelo presidente Lula em julho último.
Luizianne lançará seis conjuntos habitacionais, que deverão entrar em obras no começo de 2008. A ordem é beneficiar mais de seis mil famílias. O custo total: R$ 150 milhões. Confira os conjuntos:

- Lagoa do Papicu

- Lagoa do Uubu

- Campo estrela

- São Cristóvão

- Vila do Mar

DETALHE - O Vila do Mar atenderá aos moradores do Pirambu no trecho do projeto que antes estava sob o controle do governo do Estado e que integrava a chamada Avenida Costa Oeste.

TASSO COMPARA LULA A CHAVEZ E MUSSOLINI


O tucano reage contra "chantagem" pró-CPMF

"O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrando "juízo" dos senadores na votação da CPMF só aumentou a tensão e azedou ainda mais o clima no Senado - onde o governo ainda não tem os 49 votos necessários e a oposição diz ter pelo menos 35. Senadores do PSDB e do DEM criticaram o tom usado pelo presidente, que disse que o governo teria que "ir a cada casa para mostrar quem é o senador responsável por deixar milhões de pessoas sem os benefícios do Bolsa Família". O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que Lula usa táticas hitleristas e quer expurgar aqueles que são contra o governo. - Não posso, nem o meu partido pode, admitir que alguém venha apontar o dedo, como um Hitler, um Mussolini ou um Chávez, e diga: esses ou aqueles que não estão conosco devem ser expurgados! Esse é o odioso vício dos autoritários!, reagiu Tasso. "Imaginem um homem com essa disposição, quando se vê contrariado, com a TV pública na mão. Faço um repúdio veemente a esse tipo de colocação, que só vem a acirrar a situação nesta Casa. O tucano repetiu o argumento da oposição de que parte dos recursos da CPMF é usada pelo governo para manter o superávit primário e que as camadas mais pobres seriam penalizadas porque nos preços dos produtos está embutida a CPMF: "Venha (Lula) para a televisão e diga se esse dinheiro é ou não é para pagar superávit primário também! Diga e explique quanto de arrecadação tem, neste ano, a mais do que o esperado, que poderia suprir uma eventual falta da CPMF e que está indo para pagar emendas de parlamentares comprometidos ou aliciados pelo governo com esses recursos para votar com ele!"

(O Globo)

RELATOR DE PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DA MEDICINA VISITARÁ FORTALEZA

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) será o anfitrião, na próxima segunda-feira, do relator do Ato Médico na Câmara Federal, deputado federal Edinho Bez, que visitará Fortaleza. Aqui, Edinho vai debater, a partir das 9 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremec), com representantes dos vários segmentos da área médica. Gomes de Matos, em seu quarto mandato na Câmara Federal e formado em medicina, atua como mediador nesse processo.
A regulamentação da medicina, geralmente conhecido como ato médico, iniciou-se no Senado Federal. Aprovado naquela Casa, foi encaminhado à Câmara dos Deputados, onde é objeto de Projeto de Lei nº 7.703/2006

E POR FALAR EM LUIZ GONZAGA...


"O jornalista e estudioso da cultura popular Assis Ângelo lançará o livro "Dicionário Gonzagueano, de A a Z" e será figura central de debate sobre a vida e a obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), que completaria 95 anos de idade no próximo dia 13. O lançamento do livro e o debate acontecerão no Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Nordeste (CE), dentro do programa Papo XXI, na próxima terça-feira, 11, às 19 horas. O livro reúne a discografia, bibliografia, filmografia e músicas inéditas de Gonzagão, mostrando ainda que o seu cancioneiro já foi gravado por artistas internacionais como o estadunidense Dizzy Gilespie, o escocês David Byrne e a japonesa Keiko Ikuta, além de ter conquistado intérpretes na França, Espanha e até na Polinésia.De acordo com o Dicionário Gonzagueano, o Rei do Baião gravou originalmente 625 músicas em 125 discos de 78 rpm, 41 compactos simples e duplos de 33 e 45 rpm, e quatro de 12 polegadas. Luiz Gonzaga deixou o registro de sua voz em 266 discos de carreira, além de participações em LPs e compactos de outros artistas. "

(Assessoria de Comunicação do CCBNB)

LIÇÃO DE PACIÊNCIA - CID E PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES SEM ACORDO

"Uma reunião com duração de cinco horas e sem resultados. Foi, assim, o encontro entre representantes dos professores das universidades estaduais que estão em greve há mais de 30 dias e o Governador Cid Gomes (PSB). A reunião, realizada no Palácio Iracema, em Fortaleza, se estendeu até uma hora da madrugada de hoje e, segundo o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Nélson Martins (PT), os professores não demonstram disposição para suspender a paralisação e negociar a proposta de reajuste salarial.
O Governo ofereceu 100% de reajuste em quatro anos, enquanto os professores querem 130%. Cid Gomes reafirmou que só negocia após o fim da greve. Os professores se reúnem, hoje, para discutir os resultados do encontro de ontem com o Governo do Estado.
O deputado Nélson Martins disse que a administração estadual vai atender as reivindicações de melhoria da infra-estrutura das universidades, como a construção de bibliotecas, hospitais veterinários restaurantes."

(Por Luzenor Oliveira, do Portal Ceara Agora)

GOVERNADORES DO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO FECHAM CONSÓRCIO PRÓ-JERI-DELTA-LENÇÓIS


Jackson, Wellington e Cid Gomes

Os governadores Cid Gomes, Wellington Dias (PI) e Jackson Lago (MA) vão se encontrar neste sábado na cidade de Camocim, interior cearense. Ali, os três fecharão uma parceria de olho na formatação de um consórcio voltado para uma melhor exploração do potencial turístico do eixo Jericoacoara-Delta do Parnaíba-Lençóis Maranhenses.

Segundo assessores de Cid, o objetivo é definir estratégias e ações que cada Estado desenvolverá em seu naco turístico, no que diz respeito a infra-estrutura e atração de investimentos nos locais.
Essa região ganhará, incluive, um aeroporto de olho principlamente no mercado externo.

STF VAI INTERROGAR DEPUTADOS MENSALEIROS ANTES DO NATAL

"O ministro do STF Joaquim Barbosa anunciou ontem que os cinco deputados que são réus no processo do mensalão serão interrogados nos dias 17 e 18 de dezembro pela juíza da 10ª Vara Federal em Brasília, Maria de Fátima Costa. O tribunal rejeitou recursos de 11 réus que poderiam retardar a tramitação da ação penal.No primeiro dia, será a vez de João Paulo Cunha (PT-SP) e do ex-presidente do PT José Genoino (SP). No dia seguinte, de Pedro Henry (PP-MT), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Paulo Rocha (PT-PA). No dia 14, a Justiça Federal em Pernambuco ouvirá o deputado cassado Pedro Corrêa (PP-PE)."

(Folha de Pernambuco)

TEM NOVA ENQUETE NO BLOG


Nessa nova enquete pergunamos: Quem seria melhor para o PT do Ceará? Eis as opções para você participar ao lado.


- Joaquim Cartaxo

- Ilario Marqeus

- É tudo igual

- Arriégua

AS 20 TAXAS QUE OS BANCOS PODERÃO COBRAR

O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu para 20 os serviços que podem ser cobrados pelos bancos dos clientes. Estas tarifas estão incluídas numa categoria que o conselho classificou como "serviços prioritários", e estão sujeitas ao enquadramento no sistema de padronização de nomenclatura. Ou seja, todos os bancos têm que usar os mesmos nomes dados pelo conselho àquele tipo de tarifa, que também foi descrito pelo CMN. Os bancos também só poderão reajustar as tarifas a cada seis meses. Os 20 serviços prioritários, que poderão ser cobrados do cliente, estão listados abaixo, juntamente com as siglas correspondentes, que terão de ser as mesmas em todos os bancos:

1. CADASTRO: pesquisa sobre a idoneidade do correntista junto aos serviços de proteção ao crédito e outras informações bancárias ligadas ao cliente, destinada à abertura de conta;

2. RENOVAÇÃO DE CADASTRO: atualização dos dados do cliente, que será cobrada no máximo duas vezes por ano;

3. SEGUNDA VIA - CARTÃO DÉBITO: para nova emissão em razão de roubo, furto ou outro motivo não imputável à instituição emitente;

4. SEGUNDA VIA - CARTÃO POUPANÇA: idem

5. EXCLUSÃO CCF: retira, por solicitação do cliente, seu nome do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF);

6. SUSTAÇÃO/REVOGAÇÃO: pedido de contra-ordem (ou revogação) e oposição (ou sustação) ao pagamento de cheque;

7. FOLHA DE CHEQUE: confecção e fornecimento de folha de cheque, por unidade, além das dez folhas fornecidas gratuitamente todo mês;

8. CHEQUE ADMINISTRATIVO: emissão de cheque dessa categoria;9. CHEQUE TB/TBG: confecção e fornecimento atendendo à solicitação de folha de cheque de transferência bancária;

10. CHEQUE VISADO: registro e bloqueio do saldo em conta-corrente de depósito à vista correspondente ao valor do cheque;

11. SAQUE PESSOAL, SAQUE TERMINAL e SAQUE CORRESPONDENTE: saques feitos além do número permitido gratuitamente por mês;

12. DEPÓSITO IDENTIFICADO: recebimento de depósito com informação para o favorecido sobre a identidade do depositante;13. EXTRATO MÊS: movimentação mensal além do número gratuito;

14. EXTRATO MOVIMENTO: movimentação de um período além do número permitido gratuitamente;

15. MICROFILME: fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado;16. DOC/TED PESSOAL: transferência de recursos por DOC ou TED;

17. DOC/TED AGENDADO;18. TRANSFERÊNCIA DE RECURSO: transferência entre contas na própria instituição por auto-atendimento ou por formas eletrônicas sem intervenção humana, além do número gratuito permitido por mês;

19. ORDEM DE PAGAMENTO;

20. ADIANTAMENTO DEPOSITANTE: levantamento de informações e avaliação para concessão de crédito para cobvertura de saldo devedor em conta-corrente de depósitos à vista e de excesso sobre o limite do cheque especial.

(Agência Brasil)

ANTENADO - PSB FAZ FESTA PARA LANÇAR SITE

O PSB do Ceará realizará nesta sexta-feira, a partir das 18h30min, em sua sede, encontro de confraternização com militantes. Na ocasião, receberá o vice-presidente nacional da legenda, João Capiberibe, que até falará sobre a conjuntura nacional.
A festa terá o comando do presidente regional e atual dirigente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais, e algo bem espcecial: o lançameto do site do partido: http://www.psbceara.org.br/

INÁCIO DEFENDE SARNEY PARA PRESIDIR O SENADO


Seria mais um a seguir estilo "metamorfose ambulante?"

O senador Inácio Arruda (PCdoB) defendeu, nesta sexta-feira, o nome do ex-presidente da República, José Sarney, como a melhor opção para ocupara o lugar de Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan renunciou do cargo de presidente do Senado nesta semana para escapar do processo de cassação e, segundo a imprensa, facilitar o processo de aprovação da prorrogação da CPMF na Casa. Inácio avalia que Sarney no cargo seria bom para o PMDB, pois é nome de consenso e respeitado na legenda e, principalmente, bom para dar clima de tranquilidade à base aliada de Lula Senado. Ele destacou a experiência e competência política de Sarney.

Pois é, pelo que vemos, Inácio está mais do que nunca revendo seus conceitos. No passado, tratava Sarney como filhote da ditadura e não poupava críticas à oligarquia política do maranhense. Mas política, como sempre diz o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, é dinâmica. Inácio é mais um, quem sabe, a adotar o estilo metamorfose ambulante do Lula.

PADRE CHEREGATO CHEGA NESTA SEXTA-FEIRA PARA JULGAMENTO NA JUSTIÇA MILITAR

O padre Severino Cheregato desembarca nesta sexta-feira, procedente de Manaus (AM), para ser julgado na próxima terça-feira terça-feira, num processo que acusa o religioso de ter desviado da Capela de Nossa Senhora do Loreto, da Base Aérea de Fortaleza, cerca de R$ 2 mil para compra de passagens aéreas para um sobrinho.
O advogado de Cheregato assegura que seu cliente não chegou a usar o dinheiro, que seria da Base, e que fez a devolução. João Marcelo se diz confiante na absolvição do padre que também é acusado de envolvimento na morte de dois soldados da Base.
Na madrugada desta sexta-feira, João Marcelo embarcou para Brasília onde, na Auditoria Militar, foi manter contato e ouvir duas testemunhas de defesa do padre Cheregato.

CDL ENTREGA TROFÉU LOJISTA DO ANO AO DONO DA REDE DE LOJAS ZENIR

O empresário José Alves de Oliveira, dono da rede de lojas Zenir, receberá, nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, durante festa no La Maison Coliseu, o Troféu Iracema. Trata-se da maior comenda do setor lojista do Ceará. O troféu é uma homenagem da Câmara de Dirigentes Lojistas a empresários que contribuem para o crescimento econômico do Estado, gerando emprego e renda.
À frente da cerimônia, estará o presidente da CDL, Honório Pinheiro. José Alves, o Zenir, o Lojista do Ano, começou sua rede de lojas pelo Interior cearense. Hoje é um dos mais respeitados na área.

COLÍRIO DO BLOG


Eis Luma Costa, que foi clicada no Paparazzo naquela de pose meio desconsertante. Uma bela mulher. Para o início de um belo fim de semana, não?

DECON DEFLAGRA CAMPANHA PARA BARATEAR MATERIAL DIDÁTICO

"Decon vai deflagrar, a partir da próxima segunda-feira, blitze nas livrarias para apurar preço do material didático e elaborar tabela a ser colocada à disposição dos consumidores. Essa tabela deverá servir de base para que os pais possam detectar exageros nos preços."

Da Coluna Vertical do O POVO, leia aqui

TASSO E MERCADANTE BATEM BOCA EM MEIO A DEBATE SOBRE CPMF

"Em meio ao debate sobre a CPMF, ontem, em Brasília, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) bateu boca no Senado com Tasso Jereissati (PSDB). Tasso acabou irritado e acusou o petista de tentar cortar o tempo da oposição, deu um tapa na mesa e atacou o petista: "É um mal-educado. Vamos para o pau nós dois então. A começar pelo Vedoin, quero saber se o dinheiro do dossiê [contra tucanos] veio da CPMF".
Mercadante reagiu, mas depois contemporizou."
Esse é o segundo episódio do gênero envolvendo os dois que já chegaram a discutir sobre escândalos contra petistas e processo de votação de CPIs.

(Com informaçõs da Folha de São Paulo)

ABACAXI PARA A PREFEITA - PROFISSIONAIS DA SAÚDE PODEM PARALISAR

"Sete categorias da saúde municipal podem fazer paralisação nos dias 24 e 31 desse mês. Os profissionais, que integram o Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) da Saúde, aprovado em agosto, querem aumento do salário-base para R$ 2.280. O valor atual é R$ 542. Ontem, representantes das categorias, que incluem farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e odontólogos, reuniram-se com o coordenador de articulação política da Prefeitura, Waldemir Catanho, e com o superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Wandemberg Rodrigues, para negociações. Segundo a psicóloga do IJF, Luana Leão, esse foi o terceiro encontro com representantes da Prefeitura. Dos oito pontos apresentados, conforme Márcio Batista, farmacêutico do IJF, foram negociadas apenas dois e não foi lançada proposta sobre o salário-base. De acordo com ele, a Prefeitura propôs um calendário de pagamento da gratificação de insalubridade, com possibilidade de início em fevereiro de 2008. Segundo o farmacêutico, muitos profissionais não recebem essa gratificação há seis anos. Outro aceno positivo foi relativo à formação de uma comissão de acompanhamento da efetivação do PCSS, prevista também para fevereiro. "Não há satisfação ainda. Acreditamos que a Prefeitura quer negociar, mas esperávamos uma proposta de vencimento na reunião de hoje", disse Márcio. Hoje, as propostas lançadas pela Prefeitura serão discutidas em assembléia das categorias, que será realizada no Frotinha de Messejana às 9 horas. "

Leia mais aqui

TRANSPLANTES - CEARÁ BATE RECORDE

"O Ceará bateu seu recorde de transplantes realizados em um ano. Até dezembro de 2007, 577 vidas foram salvas por meio da doação. Foram 18 transplantes a mais que em 2004, ano que até então detinha o maior número de cirurgias do tipo, 559. O Ceará aparece em primeiro lugar no Norte e Nordeste em transplantes de coração e rim. O transplante de córnea foi o que mais cresceu, de 318 para 366 graças à ação. O salto fez com que a Central de Transplantes do Estado comemorasse a boa performance antes mesmo do ano terminar. "Todo dia temos notificação de potenciais doadores", diz Rosângela Gaspar Cavalcante, assistente social da Central. O primeiro passo no processo da doação vem sendo incorporado à rotina de pelo menos 15 hospitais cearenses. Neles, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes funciona. "Este ano, elas realmente começaram a trabalhar", diz o presidente da Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet), Wilter Ibiapina. O Ministério da Saúde obriga a existência da comissão em hospitais com mais de 80 leitos, mas a portaria ainda não é cumprida em todas as unidades com esse perfil. "Na entrevista com a família, o profissional tem que estar preparado psicologicamente para abordar, é preciso dar condições para ele fazer isso. Estamos nos reunindo com as comissões mensalmente", diz Rosângela. Para ela, a comoção provocada por Mateus Cariri de Aquino também fez a diferença. O menino de 4 anos teve um câncer que afeta os gânglios linfáticos e inflou em pelo menos 4 mil nomes a lista de possíveis doadores de medula óssea. "Sensibilizou muito para a doação em geral. Mexeu com a sociedade", afirma Rosângela. Coincidência ou não, agosto, auge da campanha em busca de um doador para Mateus, foi um dos meses em que mais se realizou transplantes no ano, 65. A Campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, ficou 30 dias no ar pelo quarto ano, na seqüência da tradicional campanha nacional de setembro."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

LULA: EU QUERO PASSAR WEEKEND COM A CPMF


Em busca da maré mansa financeira em 2008

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçará no fim de semana as articulações em busca de votos para aprovar no plenário do Senado a emenda constitucional que prorroga a vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Lula, que estará no Rio de Janeiro no sábado e em Buenos Aires no domingo, assumiu ontem à noite, durante reunião com a cúpula do PMDB no Palácio do Planalto, o compromisso de participar das negociações. Segundo fontes do governo, ele deverá fazer contatos por telefone com senadores.Os líderes do governo e da oposição avaliam que a emenda seria derrubada se fosse votada hoje. Diante desse cenário pessimista para o governo, a expectativa é a de reverter votos até terça-feira, quando a emenda constitucional deverá ser votada em primeiro turno pelos senadores. Pelas contas dos aliados do Planalto, o governo tem 46 votos, o que é insuficiente para ganhar, pois, como se trata de emenda à Constituição, são necessários 49 dos 81 votos para aprová-la."

(Agência Estado)

PROPOSTA DO ORÇAMENTO 2008 DA UNIÃO JÁ TEM CINCO RELATÓRIOS SETORIAIS APROVADOS


Cinco relatórios setoriais do Orçamento Geral da União 2008 já foram aprovados, segundo informou, nesta quinta-feira, para este Blog o deputado federal José Pimentel (PT). O parlamentar, relator-geral da proposta, disse que foram aprovados os conteúdos das seguintes áreas:

- Agricultura e Desenvolvimento Agário
- Planejamento e Desenvolvimento Urbano
- Justiça e Defesa
- Saúde
- Educação, Cultura Ciência e Tecnologia e Esporte

Restam agora mais cinco relatórios setoriais serem aprovados para que, após isso, toda a proposta orçamentária seja encaminhada para votação em plenário. José Pimentel está otimista e acha que tudo ficará aprovado antes do dia 21, quando o Congresso entrará de recesso.

GOVERNADOR VAI EXPOR POTENCIAL DO PECÉM

O governador Cid Gomes (PSB) levará, nesta sexta-feira, grupo de empresários para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, situado em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza). Ali, apresentará todo o potencial de negócios daquele local, tendo o apoio logístico da Ceará Potos, a gestora do porto
Entre os empresários, estará Maurício Chon, representante no Brasil da Dong Kuk, grupo coreano que com a Vale investirá numa futura siderúrgica no Estado.

COMITIVA DO GOVERNO RETORNA DE MILÃO

O vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro (PT), desembarcou nesta tarde de quinta-feira em Fortaleza. Veio de Milão (Itália), onde participou de um encontro da Câmara do Comércio Brasil-Itália. Com ele, chegaram também a secretária da Ação Social, Fátima Catunda, e a primeira dama do Estado, Maria Célia.
A primeira dama disse que foi muito proveitosa a Feira Internacional do Artesanato realizada em Milão, um dos vários eventos que o grupo visitou nessa viagem.

PT X PT - NA DISPUTA DE SEGUNDO TURNO, ILÁRIO MARQUES DARÁ COLETIVA


O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, candidato a presidente do PT do Ceará, dará entrevista coletiva nesta sexta-feira, às 11 horas, no auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa. Vai expor suas propostas e falar, principalmente, do embate que travará com Joaquim Cartaxo, atual dirigente estadual petista. Os dois vão bater chapa no segundo turno marcado para 16 próximo.
Ilário dirá, por exemplo, que se for ungido presidente estadual trabalhará para que o PT conquiste mais autonomia diante do governo de Cid Gomes (PSB). Ou seja, trabalhará para tentar dar ao PT sobrevida em 2008. O PSB e o PRB, este partido alternativo do Palácio Iracema, prometem engolir a tudo e a todos ano que vem.
Joaquim Cartaxo, bom lembrar, é também secretário estadual de Cidades. Portanto, da casa cidista.

MULTA DE RADAR ELETRÔNICO SÓ VALE SE EQUIPAMENTO ESTIVER VISTORIADO

"Os motoristas infratores podem ficar desobrigados de pagar multas, se o radar eletrônico não estiver vistoriado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A Resolução 141/02 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os meios tecnológicos usados para detectar infrações de trânsito devem ser de modelos aprovados pelo instituto. Além disso, o equipamento precisa ser vistoriado pelo Inmetro a cada seis meses ou quando for danificado. De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a fiscalização e a manutenção dos radares eletrônico são de responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Transito (Detrans) e de órgãos municipais de trânsito. O coordenador de fiscalização do Inmetro de Brasília, Jorge Hessen, afirma que os Detrans que multarem cidadãos flagrados por radares sem a regulamentação do instituto estão cometendo uma infração grave."

Da Agência Brasil, leia mais aqui

Cá pra nós: Descobrir se o radar foi vistoriado será mais um rally a ser enfrentado pelo cidadão motorista.

POLÍCIA FECHA CASAS DE JOGO DE BICHO NO INTERIOR


Cinco promotores de justiça, com apoio da Polícia, realizaram, nesta semana, uma megaoperação que vem fechando casas de jogo de bicho no Interior cearense. A ação já foi realizada em 30 municípios, entre eles Limoeiro do Norte, Russas e Guaiúba, e atingiu a organização União do Cariri, que tem sede em Juazeiro do Norte. O objetivo é combater crimes de lavagem de dinheiro e jogos de azar. Houve apreensão de equipamentos como computadores e bilhetes de jogo.

PERGUNTINHA - Os promotores vão realizar esse mesmo tipo de operação na Grande Fortaleza, onde o jogo do bicho reinaria à vontade?

NELSON PIQUET APROVEITA FORTALEZA ENQUANTO SEU IATE PASSA POR MANUTENÇÃO


Nelson Piquet, tricampeão de Fórmula I, está com seu iate ancorado no pier do Marina Park Hotel. A embarcação, que tem piscina e até academia de ginástica, passa por manuteção. Piquet aproveita a cidade para contatos empresariais e, claro, lazer.

CORTE ESPANHOLA NEGA EXTRADIÇÃO DO DOLEIRO ALEX FERREIRA GOMES

A Corte de Justiça da Espanha composta pelos magistrados Dom Fernando Garcia Nicolas, Dom Angel Furtado Adrian e Dom Julio de Diego Lopes negou por insuficiência de provas o pedido de extradição Nº 29/2006 do cearense Alexander Diógenes Ferreira Gomes. A rejeição foi por unanimidade.
A corte expediu a decisão, no último dia 26, o Auto de Firmeza 72/2006, no qual comunica ao Ministrio da Justicia (subdirección General de Cooporación Juridica International) e ao diretor-geral da Interpol a improcedência do pedido de extradição feito pelas autoridades brasileiras. A decisão dessa Corte não comportaria mais recurso.
Alex Ferreira Gomes é acusado em 12 pocessos por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e também formação de quadrilha. Todos tramitando na Justiça Federal do Ceará. Foi preso na Espanha ano passado quando usava identidade falsa. Estava desaparecido há cerca de quatro anos.
O doleiro teria deixado um rombo com o fisco superior a R$ 1 bilhão. Pelo menos.

O SILÊNCIO DO HEITOR FÉRRER


Por que te calas?

E o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) anda muito calado quando o tema é a peleja que médicos do Instituto Doutor José Frota travam com a prefeita Luizianne Lins (PT) no que diz respeito a plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) . Heitor é médico do município mas, também, parlamentar que sempre se posiciona em todas as questões polêmicas. Essa é uma delas.
Heitor continua calado. Só fala nos bastidores ou em rápidas entrevistas. Muitos dos seus colegas dizem não acreditar que ele vá se omitir e não subir à tribuna do legislativo, one é freqüentar assíuo, para tratar do caso.

TUCANOS VÊEM COM SIMPATIA SARNEY PARA PRESIDIR O SENADO


Sarney, Tasso e Patrícia quando aqui lançou livro

"Apesar de quatro senadores do PMDB terem manifestado o desejo de disputar a presidência do Senado, o nome mais forte entre os governistas e que tem o apoio do Planalto é o peemedebista José Sarney (AP). As articulações em favor do senador ganharam fôlego hoje entre aliados do governo e serão reforçadas até terça-feira, quando a bancada do PMDB voltará a se reunir para definir o candidato ao comando do Senado. Segundo fontes do PMDB, Sarney é a pessoa ideal para ocupar a presidência por um ano, fazer a transição e restabelecer o clima amistoso na Casa."

Saiba mais.

DETALHE

Os tucanos Álvaro Dias e Tasso Jereissati receberam com simpatias o nome de Sarney para presidir o Senado. Tasso, bom destacar, é amigo pessoal do ex-presidente da República que esteve em Fortaleza mês passado lançando o livro A Duquesa vai à missa, no Ideal Clube.

KIRCHNER AUMENTA TARIFAS PÚBLICAS ANTES DE EMPOSSAR SUA MULHER

"Na contagem regressiva para entregar o cargo, o presidente argentino Nestor Kirchner prepara a casa para sua mulher e sucessora, a presidente eleita Cristina Fernández de Kirchner, que toma posse na próxima segunda-feira. Antes de deixar o poder, o governo Kirchner anunciou ajustes de cerca de 20% para passagens de trens, metrô e ônibus e aumentou os impostos de exportação para os setores agrícola e petroleiro, ampliando o caixa do Estado. Além disso, Kirchner ainda garantiu a aprovação, no Congresso Nacional, do orçamento de 2008.
"Kirchner é um maridão. Ele está assumindo várias medidas antipáticas para aliviar o caminho para Cristina", disse, nesta quarta-feira, o repórter de economia Willy Kohan, em seu programa "Somos Nosotros", da rádio América.
Mais tarde, numa entrevista, nesta quarta-feira, ao programa "A Dos Voces", da TV TN (Todo Noticias), Kirchner declarou: "Assumimos um país no inferno (...) e entrego a Cristina um país quase normal". Últimas medidasA medida mais polêmica, no entanto, é o pedido de prorrogação, até dezembro de 2008, da chamada "lei de emergência econômica", enviado ao Congresso. Essa lei autoriza o governo a adotar diferentes medidas sem precisar do aval dos legisladores."


(Portal Terra)

SECRETARIO FAZ BALANÇO POSITIVO DO RONDA E PROMETE AÇÃO CONTRA EXCESSOS NO TRÂNSITO


O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, avaliou, nesta quinta-feia, como "dos mais positivos" os primeiros dias das operações do Programa Ronda do Quarteirão, já implantado em cinco áreas pilotos. Ele adiantou que já está dando para constatar maior procura, por parte dos cidadãos, para fazer queixas sobre pequenos roubos como de celulares, por exemplo, além de anotar redução de casos mais graves como homicídios. Ele não declinou números.

O Ronda do Quarteirão está operando nos bairros Meireles, Centro, Jangurussu, Bom Jardim e no Conjunto Jereissati, este na cidade de Maracanaú (Região Metropolitana), e mobiliza equipes de policiais, viaturas e equipamentos a cada três quilòmetros. É uma das principais promessas de campanha do governador Cid Gomes (PSB) e que só entrou na ativa no fim do mês passado.

Roberto Monteiro anunciou que está sendo formatada uma operação especial para coibir tantos acidentes de trânsito no fim de semana na capital cearense. Informou ter tratado desse assunto, nesta semana, durante reunião do Conselho Superior da Segurança Pública (Secretário, secretário-Adjunto e chefias da PM, Polícia Civil Bombeiros), ocasião em que esteve presente o vereador José Maria Pontes (PT).

Foram discutidos temas como o projeto de lei que proibe venda de bebia alcóolica a menos de 300 metros de escola, a lei que proibe venda de bebida alcóolica em postos de combustíveis e lojas de conveniências e como reprimir motoristas dirigindo com sinais de embriaguez. Prometeu também reforço policial em áreas de caixas eletrõnicos na luta para reduzir o crime da "saidinha".

(Programa Fala Ceará - TV Cidade)

RÉVEILLON 2008 - SECRETÁRIO DESCARTA ÁREA VIP E PROMETE SEGUNDA MAIOR FESTA DO PAÍS


O secretário do Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu, assegurou, nesta madrugada de quinta-eira, que o aterro da Praia do Ideal, local da festa de réveillon a ser promovida pela prefeitura, não contará com área vip como questiona o Ministério Público Federal, através do procurador da República Alessander Sales. Ele informou que a Procuradoria Geral do Município deverá encaminhar ao procurador, no início da próxima semana, as explicações sobre o questionamento.

Mesmo assim, o secretário aproveitou para dar explicações: "Há um engano. Nós temos cerca de 840 convidados que são autoridades, entre senhor e senhora, e mais imprensa, através de diretores e famílias, e não podemos deixar essas pessoas ao desabrigoa. Não podemos deixar um governador ao ponto até de poder ser agredido por alguém que tomou algumas doses a mais. Nós criamos uma área reservada e nada de vip ou especial e de segurança".

Henrique Sérgio disse que a área terá condiçoões de acomodar até dois mil convidados, porque autoridades sempre levam familiares, mas reiterou que não é nada de local vip "porque só teremos ali espaço para 400 pessoas sentadas, enquanto o restante vai pegar em pé. "Eu nunca vi falar em área vip pra pessoar ficar em pé", acentuou, deixando claro que não há invasão de espaço público, mas área reservada e de segurança, o que é norma em qualquer evento.

O secretário infomou não ter dúvidas de que o Réveillon 2008 confirmará o sucesso do ano passado e deverá atrair mais de 400 mil pessoas no aterro e de 10 mil a 20 mil pessoas nas festas dos bairros Conjunto Ceará, Barra do Ceará e Messejana. "Está tudo bem organizado, recursos separados. Falta só a gente construir a estrutura (Empresa Pazzini, de Goás), o que ocorrerá 10 dias antes da festa", adiantou Henrique Sérgio, avisando: "Já somos hoje o segundo maior réveillon do Pais".

ATRAÇÕES

20h30 - Cantor Falcão (Abertura)
22h00min - Grupo Paralamas do Sucesso
23h50min - Show pirotécnico com efeitos especiais, vindo em seguida show com a cantora Alcion e a bateria da Mangueira, o que deve se estender até 2h30min.

* Cantora Alcione e equipe - R$ 200 mil
* Empresa responsável pelos artistas - T'Ai Eventos (da empresária Andréa Reis), a mesma que promoverá show de acrobacias com motocicletas (Mundial de Motocross Free Styler) sábado, no Estádio Castelão.
* Waldonys, Dorgival Dantas e Chico Pessoa estarão puxando shows nos três bairros.
SEGURANÇA - 1.200 homens

* AMC
* Guarda Municipal
* Polícai Militar e Civil
* Corpo de Bombeiros

SAÚDE

* 3 Ambulâncias do SAMU (com UTI Móvel)

TRANSPORTE

* Reforço nas linhas para a área.
* Prefeitura negociará com Sindionibus tarifa especial para a noite festiva.

TCM APRECIA EM SESSÃO DO PLENO DESTINO DO CASO RÉVEILLON 2008 DE FORTALEZA

"O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios fará reunião hoje e apreciará, entre alguns questões, o Réveillon 2008 da Prefeitura de Fortaleza. Durante essa sessão, o caso será distribuído para o conselheiro Pedro Ângelo, que já atua como relator das contas municipais do exercício 2007. Pedro Ângelo poderá adotar três atitudes: 1- Pedir mais informações à prefeitura sobre o certame licitatório; 2- Mandar suspender imediatamente o procedimento licitatório; e 3- Mandar pedir um feito e abrir uma tomada de conta especial. Ontem, saiu a vencedora do pregão para a infra-estrutura da festa. Ganhou a Pazzini, de Goiás, com R$ 1,150 milhão. Dois técnicos do TCM acompanharam o processo e orientaram algumas recomendações. Mas afinal: quanto é mesmo o cachê dos artistas?"

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui

CHÁVEZ: OPOSIÇÃO TEVE "VITÓRIA DE MERDA"

"Primeiro, ele disse que tinha sido uma vitória pífia. Depois, advertiu aos adversários que seria preciso saber administrar o triunfo. Agora, o loquaz presidente Hugo Chávez afirmou que a oposição teve uma "vitória de merda" no referendo de domingo sobre a reforma constitucional na Venezuela.
Depois de admitir, pesaroso, na madrugada de segunda-feira a derrota do projeto que ampliaria seus poderes, Chávez se mostrou mais animado durante um discurso na quarta-feira.
"Estão enchendo de merda (a vitória da oposição), é uma vitória de merda, e a nossa, chamem-na de derrota,...é de coragem, é de valor, é de dignidade", disse Chávez, histriônico, usando uma camisa verde-oliva e rodeado pela cúpula militar do país".


Saiba mais aqui

CONFIRMADO - PT DO CEARÁ TERÁ SEGUNDO TURNO ENTRE CARTAXO E ILÁRIO



"Os ex-aliados Joaquim Cartaxo e Ilário Marques se enfrentarão no segundo turno das eleições do PT no Ceará. O resultado é fruto de um racha entre os grupos petistas dominantes no Estado desde a década de 1990: Democracia Radical e Articulação. O novo confronto nas urnas está marcado para o próximo dia 16. O atual presidente e candidato à reeleição, Joaquim Cartaxo, recebeu no Estado 6.421 votos, equivalente a 44,02% dos votos do Estado. Com isso, o candidato da DR não atingiu os 50% mais um necessários para vencer a disputa em primeiro turno. O prefeito de Quixadá, Ilário Marques recebeu 3.157 votos, ou 21,64% da votação. Os candidatos de oposição ao grupo de Cartaxo usaram o desejo de mudança no partido como principal bandeira de campanha. Mas o resultado do primeiro turno acabou opondo dois candidatos oriundos do chamado Campo Majoritário, que domina o PT no Estado desde a década de 90, o que não deve trazer grandes mudanças na vida petista, mesmo que Ilário vença com o apoio da esquerda petista. Nos últimos três dias, tanto a Democracia Radical quanto a Articulação apresentaram recursos pedindo anulação de votos em diversos municípios. Com isso, a Executiva Estadual da legenda decidiu não divulgar o resultado da votação, até que fossem julgadas as representações. Ontem, no entanto, a Executiva decidiu que os diretórios dos municípios que são alvos dos recursos serão intimados a prestar esclarecimentos, que serão apreciados somente no dia 18 de dezembro, após o segundo turno. "

(Jornal O POVO/Foto - Daniel Roman)

SEFAZ ANUNCIA REDUÇÃO DE ALÍQUOTA DE 20 PRODUTOS

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 20 produtos, entre itens da construção civil, higiene pessoal e hortifrutigranjeiros. O titular da Sefaz, Mauro Filho, observa que este é o começo de um processo de desoneração tributária do Estado. A previsão é que no início de 2008, o consumidor cearense já se depare com produtos mais baratos. A redução da alíquota do óleo diesel, que a prefeita Luizianne Lins afirmou, na última semana, já estar garantida pelo governador deve ficar para depois. De acordo com Mauro Filho, o impacto na arrecadação seria muito grande e a redução ainda está em avaliação. Uma vez que os hortifrutigranjeiros e a castanha de caju são produtos que têm respaldo nos convênios do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a redução dos impostos pode vir apenas com um decreto governamental. Segundo Mauro Filho, o decreto 44/75 já tem a assinatura do governador Cid Gomes e deve ser publicado no prazo de 72 horas. Já os itens da construção civil e higiene pessoal estão contemplados em projeto de lei que será encaminhado à Assembléia Legislativa até a próxima sexta-feira. "Não tenho dúvida que o poder legislativo encontre neste pacote o momento oportuno de melhorar a qualidade de vida do cearense", enfatiza. A expectativa é que a Assembléia aprove o projeto antes do recesso de fim de ano.

(Jornal O POVO)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

CRISE NO IJF - TASSO ARTICULA ENCONTRO DOS MÉDICOS COM MINISTRO DA SAÚDE

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e os médicos Riane Azevedo e Ferreira Filho, da comissão de mobilização da categoria do Instituto Doutor José Frota, estiveram reunidos nesta quarta-feira, em Brasília, com o ministro José Gomes Temporão (Saúde). O encontro foi solicitado por Tasso, que estava convidado para uma audiência sobre CPMF e política de distribuição de medicamos no País. Jereissati aproveitou e pediu ao ministro que recebesse os dois médicos e tratasse da crise no IJF, a maior emergência do Ceará.
Durante o encontro, foram apresentados detalhes da atual situação financeira e administrativa do hospital. Riane e Ferreira Filho mostraram perdas que a categoria anotará a partir da implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Instituto e que atinge diretamente a 382 médicos que tem conquistas salariais via Justiça do Trabalho.
Temporão se disse preocupado e estranhando ter sido o quadro conseqüência de um PCCS. Prometeu mediar a questão junto à prefeita Luizianne Lins (PT).
Será que Tasso vai conseguir descascar esse abacaxi da prefeita?

PADRE CHEREGATO ENFRENTARÁ JULGAMENTO DIA 11 PRÓXIMO


O padre Severino Cheregato será julgado no próximo dia 11, a partir das 14 horas, pela Justiça Militar. Ele é acusado de ter desviado cerca de R$ 2 mil da Capela de Nossa Senhora do Loreto, da Base Aérea de Fortaleza. Isso, para custear passagens aéreas em benefício de um sobrinho, segundo os autos.

Atuará na defesa de Cheregato, que mora atualmente em Manaus, o advogado João Marcelo.
Cheregato também está como envolvido no caso da morte de dois soldados nas dependências da Base Aérea.
Saiba mais aqui

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA VAI À TV CIDADE EXPOR PRIMEIRO BALANÇO SOBRE O RONDA


Como está o desempenho das primeiras equipes do Programa Ronda do Quarteirão, que se desenvolve nas áreas pilotos (quatro em Fortaleza e uma em Maracanaú)? Eis uma das perguntas que o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, responderá durante entrevista ao programa Fala Ceará, da TV Cidade. O programa começa as 7 horas.

SERVIÇO

Fala Ceará
TV Cidade
Horário : 7 horas

NA VONTADE - MAURO BENEVIDES ELOGIA ELEIÇÕES DIRETAS DO PT

O deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE) elogiou, nesta quarta-feira, durante pronunciamento em Brasília, a realização do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores. Ele afirmou em seu discurso que o "maciço" comparecimento dos filiados petistas durante o PED 2007, realizado no domingo (2), “passa a ser exemplo para as demais facções, evitando que a escolha aos cargos partidários se transforme em meros entendimentos de cúpulas, sem que as bases possam influir na importante deliberação”.

Pois é, eis Mauro elogiando a democracia interna do PT naquela, quem sabe, de mea-culpa de quem passou mais de 20 anos comandando o peemedebismo do Ceará.

CID CONFERE LANÇAMENTO DO PAC DA SAÚDE E APROVEITA PARA COBRAR TRANSNORDESTINA

O governador Cid Gomes (PSB) participa de reunião, nesta quarta-feira, em Brasília, com a ministra Dilma Roussef (Casa Civil). Ao lado dos colegas governadores Eduardo Campos (PSB) e Wellington Dias (PI). O mote: governadores querem que a União acelere obras da Ferrovia Transnordestina. Alguns querem assumir desapropriações e outras providências. O encontro terá a participação também da cúpula da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), responsável pelo projeto, e do Ibama, que trata da licença ambiental, ministérios da Integração Nacional e dos Transportes e Dnit.
Cid confere em Brasília o ato de lançamento do PAC da Saúde do governo Lula.

A LA RAUL SEIXAS - LULA SE COMPARA A UMA METAMORFOSE AMBULANTE

De Lula ao defender há pouco a CPMF que como líder da oposição tanto combateu no passado:
- Eu me lembro quando vim a Brasília uma vez. Não era nem deputado, era só presidente do PT. Eu vim convencer os deputados do PT a votarem contra a CPMF. Como eu não tenho vergonha, não tenho razão para dizer que mudo de posição, eu prefiro ser chamado de metamorfose ambulante.
- Eu não tenho a dureza do manifesto de um partido comunista ortodoxo, que diz que tudo já está escrito. Não, tem muita que não está escrita ainda.
- Então eu aprendi com minha mãe e passo pros meus filhos: vocês só saberão o que é ser pai quando tiverem seus filhos. Enquanto são apenas filhos, vocês são oposição. Mas quando casa e têm filhos, na primeira dor de barriga, pensa: Ah!, como meu pai sofreu.
- Quando você chega no governo é assim: ou executa ou não executa. Ou faz ou não faz.

Saiba mais aqui

ASSEMBLÉIA VAI LEMBRAR OS 400 ANOS DA IGREJA CATÓLICA NO CEARÁ


E os 400 anos da chegada da Igreja Católica ao Ceará serão lembrados nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, na Assembléia Legislativa. A iniciativa é do deputado Artur Bruno (PT), que convidou o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, além de outras autoridades da igreja, para o ato. Artur Bruno não perde uma missa. Dizem que esse amor pela Igreja Católica foi despertado em Bruno por seu mais novo amigo, o também deputado José Theodoro, por sinal ex-seminarista. Aliás, o assessor de Theodor é também ex-seminarista, no caso o jornalista Luciano Cléver.


Eita, igrejinha!

DEPUTADO DENUNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SEM LICITAÇÃO

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) denunciou, nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, o governo Cid Gomes (PSB). Conforme o parlamentar, a Casa Civil contratou a empresa de assessoria e comunicação AD2M para serviços na área sem fazer licitação. O preço mensal: R$ 85 mil, com gasto anual superior a R$ 1 milhão.
Já a AD2M enviou para este Blog a seguinte nota:

"Sobre o questionamento feito em relação ao contrato firmado com o Governo do Estado para a utilização do Sistema BoxNet de Monitoramento, Análise e Integração dos Processos de Gestão de Informação e Exposição de Imagem. Informamos que a modalidade de contratação está plenamente de acordo com as características exclusivas do Sistema e dos serviços oferecidos e que o contrato obedece a todas as exigências previstas na legislação.

Atenciosamente,
Djane Nogueira
AD2M Engenharia de Comunicação"


DETALHE - O Estado paga cerca de R$ 85 mil mensais pelos serviços prestados por essa empresa.

PREÇO DO LITRO DO ÁLCOOL DISPARA EM FORTALEZA

E de repente, não mais que de repente, o preço do litro do álcool elevou de preço na bomba dos postos de combustíveis de Fortaleza. O preço, cotado em R$ 1,30 aumentou para R$ 1,85 em alguns estabelecimentos, o que deixou muitos consumidores revoltados. No setor, a explicação: o preço estava em promoção.
Tubo bem, mas aumentar até R$ o,50 é dose. Em todos os sentidos.

EMPRESA GOIANA GANHA PREGÃO PARA MONTAR INFRA-ESTRUTURA DO RÉVEILLON

Dois técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios acompanharam, nesta quarta-feira, o pregão da licitação do réveillon da prefeitura de Fortaleza e que diz respeito à infra-estrutura da festa (camarins, montagem de palco, iluminação, banheiros químicos e contratação de bufês). Ali, entregaram recomendações elaboradas pelo TCM para o pregão e, ao final, assinaram ata.
A vencedora foi a Pazzini Som, de Goiânia, com o preço de R$ 1,150 milhão. O teto máximo era de R$ 1,272 mil. Cinco empresas estavam na conccrrência e nenhuma se manifestou contra o pregão. A Pazzini foi responsável pela estrutura da Praça da Alimentação durante os Jogos do PAN, no Rio.
O réveillon ocorrerá no aterro da Praia do Ideal e em mais três bairros (onjunto Ceará, Barra do Ceará e Messejana). Falcão, Paralamas do Sucesso, bateria da Mangueira e Alcione. Artistas como o sanfoneiro Waldonys e Dorgial Dantas, que estavam no último réveillon, participarão da festa nos bairros.

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL VAI ABRIR CAÇA AOS QUE TROCARAM DE PARTIDO

"Em recomendação encaminhada aos promotores eleitorais do estado, a Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) solicita a apuração dos casos de desfiliação partidária que podem resultar em perda de mandato eletivo. A recomendação vale tanto para as mudanças que envolvam cargos proporcionais quanto majoritários.Com o fim do prazo, no último dia 30 de novembro, para que os partidos políticos questionassem as desfiliações partidárias, o Ministério Público Eleitoral pode formular, perante a Justiça Eleitoral, pedido de decretação da perda do cargo eletivo em caso de mudança partidária sem justa causa.Estão sujeitos a perda de mandato: ocupantes de cargos proporcionais que tenham mudado de partido após o dia 27 de março de 2007; e ocupantes de cargos majoritários que trocaram de legenda depois do dia 16 de outubro deste ano. As regras constam na Resolução nº 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 25 de outubro de 2007.A procuradora regional Eleitoral Nilce Cunha Rodrigues também requisitou aos diretórios regionais dos partidos o encaminhamento da relação dos filiados para que o trabalho seja acelerado. As informações levantadas pelos promotores eleitorais e junto aos partidos vão servir de base para que a PRE/CE requeira a decretação da perda de cargo eletivo nos casos em que for constatada infidelidade partidária."

(Assessoria de Comunicação Do MPF)

MORRE NO RIO EX-DEPUTADA HELONEIDA STUDART


"Morreu Heloneida Studart, cearense de Fortaleza, que migrou para o Rio de Janeiro, onde fez carreira como escritora e política.Teve sete mandatos de Deputada Estadual e escreveu vários livros. Foi, ainda, uma voz importante do movimento feminista no Brasil.Faleceu subitamente após ter se submetido a uma cirurgia cardíaca."

Do Blog do Lúcio Alcântara, leia aqui

CASO RENAN - RELATOR PEDE ARQUIVAMENTO

"O senador Almeida Lima (PMDB-SE) encaminhou ao presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), ofício em que pede o arquivamento da representação número quatro, apresentada pelo PSOL, contra o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “A denúncia é inepta. Não há nada contra o senador Renan. Não consta nenhuma acusação contra ele”, disse o relator, principal aliado do alagoano no órgão disciplinar. Na denúncia, Renan Calheiros é acusado de participar de um suposto esquema de arrecadação ilegal de recursos em ministérios comandados pelo PMDB. O senador nega qualquer envolvimento no suposto esquema. A denúncia é fundamentada em reportagem da revista “Veja”.

Saiba mais.

EQUIPES DO CREA E PREFEITURA FARÃO INSPEÇÃO NO ESTÁDIO PRESIDENTE VARGAS


Uma comissão formada por engenheiros da Secretaria Executiva Regional IV e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), do Ceará vai estar iniciando uma inspeção no estádio Presidente Vargas, a partir das 8 horas desta quinta-feira. Atendendo a uma solicitação do titular da regional, Deodato Ramalho, fará completo levantamento das condições físicas do local. A ação é preventiva, pois não há indicação de qualquer risco, conforme Deodato, que receberá, dentro de 20 dais, o relatório completo sobre o "PV".
A medida é bem-vinda. Recentemente, todos ficamos atônitos com a tragédia no estádio da Fonte Nova (BA), onde parte de arquibancada despencou matando sete pessoas e ferindo mais de 40.

SAI A LISTA DOS AGRACIADOS COM A COMENDA EDUCADOR EDILSON BRASIL SOÁREZ


A "menina" Adísia

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará fará festa, no próimo dia13, a partir das 19 horas, no Ideal Clube, para a entrega da Comenda Educador Edilson Brasil Soárez. A comissão de alto nível formada para selecionar os agraciados mandou para este Blog o nome das quatro personalidades que ganharão a homenagem:

* Professora e jornalista Adísia Sá
* Luiz Campos, jornalista e diretor do IBEU Ceará
* Acrísio Nogueira (In memoriam)
* Irmão Luís (ex-Colégio Cearense)

RÉVEILLON 2008 - PROCURADOR-GERAL REAFIRMA A LEGALIDADE DO PROCESSO LICITATÓRIO


O procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, reafirmou, nesta quarta-feira, que a prefeitura cumpriu todos os pré-requisitos legais no que diz respeito ao processo licitatório do reveillon 2008 de Fortaleza. O Tribunal de Contas dos Municípios, através do seu presidente, Ernesto Saboya, questionou alguns pontos, entre os quais o fato de a administração Luizianne Lins não ter publicado o edital no Diário Oficial do Município. "O edital de licitação foi amplamente realizado na medida em que o município fez publicar no Diário do Nordeste e na Gazeta Mercantil esse aviso. O Diário Oficial do Município preenche o requisito da legalidade e o requisito da publicidade é a ampla circulação, o amplo conhecimento do certame licitatório. Nós consideramos então qu foi satisfeito com publicação em jornais de grande circulação nacional e regional, além, claro, a Internet," explicou.

Martônio considerou outros pontos levantados pelo TCM sobre a licitação como "improcedentes". Citou, por exemplo, o que fala da participação de microempresa: "Todos os pontos levantados pelo TCM estão absolutamente dentro da legalidade. A participação de microempresas é permitida, a realização de pregão para a forma de licitação também é defendida pelo TCU, que já se manifestou nesse sentido". O procurador-geral não quis falar sobre uma possível ação política do presidente do tribunal nesse tema. Disse que a prefeita Luizianne Lins (PT) já havia se manifestado a respeito da questão e que tal posição tinha seu endosso.
Luizianne lamentou que Ernesto Saboya esteja agindo "com falta de postura" e feito um "cabo eleitoral" pró-senadora Patrícia Saboya, pré-candidata do PDT à prefeitura, e ainda agradando ao senador tucano Tasso Jereissati que, quando no governo do Ceará, o nomeou como conselheiro do tribunal.
Martônio deu essas declarqações nesta madrugada, antes de seguir para Brasília. Informou que ali iria acompanhar a tramitação de alguns processos do interesse do município no Superior Tibunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. Não deu maiores detalhes.
* Saiba mais sobre questionamentos do TCM aqui
DETALHE - Pela fala do procurador, ao admitir que o Diário Oficial do Município preenche o requisito da legalidade e que esse não circulou com a matéria no prazo estipulado, pois só houve a publicização em jornais de grande circulaão, estaria o TCM tendo reforçada sua tese de que era necessário publicar no Diário Oficial do Município. Bem que o procurador poderia mandar cópia do DOM onde o edital saiu.

COPA 78 - CARTEL DE CÁLI TERIA SUBORNADO SELEÇÃO DO PERU EM FAVOR DA ARGENTINA

"O cartel de Cáli subornou a seleção peruana de futebol para ajudar a Argentina a conquistar a Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina, e ofereceu US$ 3 milhões para Maradona jogar no América da Colômbia, afirma Fernando Rodríguez Mondragón, filho de um dos chefões do narcotráfico. Rodríguez Mondragón também disse à rádio "Caracol" que o cartel de Cáli forneceu US$ 300 mil para pagar parte do contrato do treinador argentino Carlos Bilardo, que dirigiu no fim da década de 70 o clube Deportivo Cali e, no início dos anos 80, a seleção colombiana que buscava uma vaga para a Copa de 1982, disputada na Espanha.
A Maradona, que começava a brilhar no fim da década de 70, os narcotraficantes colombianos teriam oferecido US$ 3 milhões por um contrato de seis meses, mas a operação não foi concretizada. Tais denúncias aparecem no livro "El Hijo del Ajedrecista 2", que circulará nas próximas semanas e no qual Rodríguez Mondragón revelará supostas ligações da máfia do narcotráfico com o esporte e a política."

Do Portal G1, leia mais aqui

CEARENSES GANHAM A MEDALHA DO CONHECIMENTO


Ariosto é dedicação à educação para o trabalho

Dois cearenses serão agraciados durante cerimônia do Ministério do Desenvolvimento, em Brasília, com a Medalha do Conhecimeto, ûm prêmio a personalidades e organismos que atuam na valorização e expansão do setor tecnológico nacional. São eles: o deputado federal Ariosto Holanda (PSB), atuante na defesa da educação para o trabalho e no plano da expansão do biodiesel como fator gerador de renda e empregos no meio rural; e o professor Expedito Parente, o pai do Projeto Biodiesel
Ariosto e Expedito disseram para o Blog, nesta quarta-feira, que essa homenagem chega como importante incentivo para os dois que reforçarão trabalho em favor principalmente do investimento do governo federal em novas alternativas de energia.

PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA APÓIA REELEIÇÃO DE LUIZIANNE COM VAGA DE SENADOR PARA O PMDB


O presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, voltou a defender, em conversa com este Blog, que seu partido, o PMDB, apoie a reeleição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e que repita assim a aliança vitoriosa de Cid Gomes (PSB) para o governo do Estado. "Esse apoio significa uma parceria com o PT, que é um partido que esteve na composição para o Estado. Ninguém senta à mesa de negociação com posições já definidas, mas, dentro de uma situação dessas, há de ser coniderada a possibilidade real de reeleição da prefeita", acentuou o parlamentar.
Domingos Filho disse que o apoio à reeleição de Luizianne também passaria por um acordo prévio em termos de disputa 2010, no que diz respeito à vaga de senador. Ele observou que o PMDB tem "um projeto majoritário definido" e que se constitui na candidatura do presidente regional do partido, deputado federal Eunício Oliveira, para o Senado.
"O nome do deputado Eunício Oliveira é unânime dentro do partido para essa vaga. É evidente que nós também temos um compromisso com o governador Cid Gomes num processo de reeleição", disse o peemedebista.

SEGUNDO TURNO: BERZOINI E JILMAR TATTO NA DISPUTA PELO COMANDO PETISTA

"Os deputados federais Ricardo Berzoini e Jilmar Tatto vão disputar o segundo turno das eleições para a presidência nacional do PT, no próximo dia 16. Até ontem à noite, com cerca de 99% dos votos apurados, o PT encerrou a contagem com a certeza de segundo turno entre Berzoini e Tatto. Berzoini teve 129.191 votos (43,75%), contra 60.578 de Jilmar Tatto (20,51%). Na terceira colocação segue José Eduardo Cardozo, com 55.891 (18,93%). O PT apurou 317.372 votos e ainda aguardava urnas com cerca de mais 5.000 votos. Em 2005, votaram 314.926 filiados. A expectativa era de que a participação tenha superado 320 mil votos.
A divisão do poder interno sofreu pequenas mudanças: a CNB (Construindo um Novo Brasil), de Berzoini, ficou com 42,91%; o grupo de Tatto com 19,69%, e o de Cardozo com 16,84%. A Articulação de Esquerda, de Pomar, ficou com 11,13%."

(O Globo)

NO CEARÁ

Por aqui, quem fez a campanha de Jilmar Tatto foi o deputado federal José Airton. Essa entrada de Tatto no páreo do segundo turno servirá, com certeza, para amenizar a dor da derrota que Airton sofreu, através do seu candidato, Iran Félix, em Icapuí. Iran perdeu a disputa pelo comando municipal do PT para o deputado estadual e ex-prefeito Dedé Teixeira.

DETALHE

O resultado das eleições do PT do Ceará só será divulgado no fim da tarde desta quarta-feira, segundo a comissão eleitoral. Confira aqui

ACORDÃO. RENAN RENUNCIA E É ABSOLVIDO

"Aconteceu o previsto. Um grande acordo que incluiu o governo, o PT e senadores da oposição deu ontem a segunda vitória ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL) nos processos de perda de mandato por quebra de decoro parlamentar. O acordo previa a renúncia à presidência do Senado em troca da manutenção de seu mandato de senador, e também o apoio do grupo renanzista à prorrogação da CPMF. Renúncia confirmada, absolvição aprovada no plenário. Com um placar ainda mais folgado que no seu primeiro julgamento, Renan foi novamente absolvido, depois de anunciar sua renúncia à presidência, em meio à sessão de julgamento, para atrair votos também na oposição.
Com 48 votos contra, 29 a favor e três abstenções, o plenário rejeitou o relatório do senador Jefferson Peres (PDT-AM) que recomendava a cassação do mandato de Renan, acusado de ter usado laranjas na compra de duas rádios e um jornal em Alagoas. Na votação anterior, Renan escapou por uma margem mais apertada: 40 votos pela absolvição, seis abstenções e 35 pela cassação. O resultado de ontem confirma o acordão pelo qual a base governista, especialmente o PT, ajudaria a salvar Renan em troca do apoio do PMDB à prorrogação da CPMF."

(O Globo)

CARLOMANO MARQUES PODE PEDIR LICENÇA MÉDICA


Sarto e Carlomano quase brigam na Assembléia

"O deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) está prestes a deixar a Assembléia Legislativa. Ele entrou com um pedido de licença de saúde e aguarda apenas a perícia médica decidir pela legalidade da solicitação. O peemedebista pede 125 dias de afastamento. No lugar dele, o ex-deputado Jaziel Pereira (PMDB), o 4º suplente da coligação, assume. Se acatada pela Casa, a licença renderá salário para os dois deputados. Parlamentares próximos a Carlomano contaram que ele estava se queixando de dores na coluna por conta do problema físico que possui na perna. No entanto, fontes informam que a base governista estaria pressionando para que o peemedebista deixasse a Casa.

A confusão com José Sarto (PSB) ainda não teria sido completamente resolvida e estaria causando constrangimentos entre os deputados. A saída teria como objetivo acalmar os ânimos entre os parlamentares. Há duas semanas, Carlomano chegou na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) chamando Sarto de "corrupto" e "canalha". O socialista teria tomado a base eleitoral de Amontada, antes dominada pelo deputado do PMDB. Sarto ameaçou entrar com uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista."

Leia mais aqui

POLÍCIA DO CEARÁ DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NO SUS

"A Polícia Civil deflagrou na tarde de ontem a Operação Paciente Fantasma, que durante quatro meses investigou irregularidades em clínicas e hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado. Os primeiros mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Criminal, foram cumpridos no Instituto de Medicina Infantil, na Parangaba. Três pessoas foram presas em flagrante e um farto material foi apreendido, como guias de internação e prontuários. Segundo as investigações, uma média de 40 crianças teriam sido internadas diariamente sem necessidade ou por prontuários falsos. De acordo com a Polícia, outros mandados deverão ser cumpridos em outras unidades de saúde, nos próximos dias. A Operação Paciente Fantasma é coordenada pelos delegados Andrade Júnior (Defraudações e Falsificações - DDF) e Jairo Pequeno (Departamento de Polícia Especializada - DPE). Hoje pela manhã, na Superintendência da Polícia Civil, no Centro, o superintendente Luís Carlos Dantas apresentará alguns números da ação na Parangaba, diante de uma auditoria nas contas do Instituto. A Polícia acredita que a fraude era praticada há mais de dois anos. De acordo com a Controladoria-Geral da União, as fraudes e desvios na aplicação de verbas do SUS, de janeiro de 2003 a julho deste ano, chegam ao montante de R$ 513,2 milhões. A primeira pessoa a ser presa teria sido a responsável pela triagem das crianças. Franciane de Menezes Rodrigues, 26 anos, disse ao O POVO que há quase dois anos trabalha no Instituto, sem carteira assinada, e que teria sido contratada inicialmente para a função de recepcionista. "Havia uma moça que trabalhava na minha atual função. Ela casou com um italiano e foi embora. Antes de ir embora, ela previu que a coisa estava perto de estourar. Mas não deram atenção. Então me chamaram para ocupar a vaga e foram me ensinando a preencher os formulários", contou. A funcionária afirmou ainda que sabia que seu trabalho ajudava a fraudar o SUS, mas que teria aceito a nova função para não perder o emprego. "Tenho três filhos para criar e preciso trabalhar. Acabei com a minha vida, por necessidade. Nunca ganhei nada com esse esquema, sequer assinaram a minha carteira ou me pagaram mais por isso. Nunca passei do salário mínimo. Sou uma pessoa boa, nunca fiz mal a ninguém. Agora vou ter que encarar a vergonha de uma prisão. Não sei como meus filhos vão receber essa notícia", ressaltou. Segundo a Polícia, o diretor do Instituto, Roberto Rebouças, também foi preso."

(Jornal O POVO)

JORNAL O POVO GANHA PRÊMIO ESSO E É VEÍCULO DO ANO NO CEARÁ


Eis Evilásio Bezerra, Rafael Luís e Cláudio Ribeiro

O jornal O POVO ganhou , nesta terça-feira, o Prêmio Esso de Jornalismo. Depois de mais de duas horas de tensão, acompanhando tudo pelo relato dos repórteres Cláudio Ribeiro e Rafael Luís, acabou o sufoco: o caderno Mares do Sertão ganhou o Prêmio Esso Nacional - Categoria Meio Ambiente. Além desses dois, o caderno teve a participação da pena de Demitri Túlio.
Ainda na noite de terça-feira, O POVO ganhou mais um prêmio: é o Veículo de Comunicação do Ano, segundo anúncio feita na festa anual do Sindicato das Agências de Publicidade (Sindapro). O Grupo de Comunicação O POVO ganhou ainda duas homenagens: jornal pelos 80 Anos. E a Rádio O POVO/CBN pelos 25 anos de existência.

Confira também o caderno em .pdf

Foto - Blog do POVO

ANTIGA SIDERÚRGICA - CID QUER PEDIR RESSARCIMENTO DE GASTOS A DILMA ROUSSEF

"O governador Cid Gomes disse ontem que vai pedir a intervenção da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, junto a Petrobras, para que o Estado do Ceará assegure o ressarcimento dos recursos e financiamentos concedidos nos últimos dez anos, à estatal. Os recursos, estimados por representantes do governo Estadual em R$ 308 milhões, foram dados a título de empréstimos, em contrapartida ao compromisso de fornecimento de gás natural para a Usina Sirerúrgica Ceará Steel - projeto não viabilizado pelo não fornecimento do combustível para o empreendimento.´Estou decidido a não tratar desse assunto exclusivamente com a Petrobras, por isso pretendo pedir à Casa Civil do governo Federal, que nos ajude a mediar essa negociação´, declarou Cid Gomes, ao final da solenidade de lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar 2008. Para o governador, não há ambiente político favorável para tratar da dívida diretamente com a Petrobras. O governador disse, porém, que antes vai pedir um levantamento minucioso do quanto o Estado concedeu de fato à estatal nos últimos dez anos, em incentivos fiscais em troca do gás para a usina. ´Os valores estão sendo criteriosamente levantados. Não ratifico, nem desminto valor algum publicado anteriormente´, anunciou. Ressaltou no entanto, que, contabilizada a dívida, pretende cobrá-la em espécie, em dinheiro vivo. ´O governo deve ser ressarcido de todos os recursos que aplicou em função de um compromisso futuro que seria o fornecimento de gás´, defendeu."

(Diário do Nordeste)