sábado, 10 de novembro de 2007

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA DIZ QUE GOVERNADOR NÃO NEGOCIA COM GREVISTAS

"O governador não negocia enquanto a categoria não retornar ao trabalho", afirmou, neste sábado, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, lamentando a paralisação dos policiais civis que chegou ao seu décimo-dia. Ele apelou ao bom senso do grupo. Já ó comando de greve avisa: só volta quando o governador reabrir o canal da negociação de benefícios cortados quando do aumento concedido pelo Estado em junho último.
Durante todo este sábado, o atendimento continuou precário e fazer um boletim de ocorrência se transformou em verdadeira aventura para muitos cidadãos.

(Jornal da Cidade - TV Cidade)

TASSO NEGA REUNIÃO COM LULA E AVISA: CPMF, SÓ COM REDUÇÃO DE ALÍQUOTA


O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, confirmou neste sábado o que informou para este Blog ontem à noite, no Ideal Clube, após solenidade de lançamento do livro do senador José Sarney (PMDB-AP) : "Eu não sei quem disse que eu teria encontro com o presidente Lula pra tratar de CPMF. Não tem nada agendado. O nosso partido só negocia se houver redução de alíquota" (a atual é de o,38%), afirmou Jereissati, um dos convidados da cerimônia onde o ex-presidente da República lançou o livro A Duquesa vale uma missa, apresentado pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar. O encontro Tasso-Lula foi divulgado ontem, através de nota da coluna Painel, da Folh de São Paulo,

Tasso aproveitou para conversar com Sarney, antes do maranhense tomar a rota de São Luís acompanhado de sua mulher, dona Marly. Já Sarney reiterou que só quer agora se dedicar à literatura e que "não penso em presidir o Senado no lugar do Renan". Para ele, o caso envolvendo Renan Calheiros, acusado de chantagens e usar laranjas para comprar meiso de counicação em Alagoas, está chegando ao fim. Ele só não arriscou qual será o último capítulo.

Jereissati disse também que nesta segunda-feira à tarde já estará em Brasília, pois ocorrerão últimas negociações em torno do relatório sobre a prorrogação da CPMF, tocado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

MORONI DELEGA PODERES ÀS BASES PARA QUE DECIDAM SOBRE MANDATO DE INFIÉIS


Foto - Agência Câmara (Arquivo)

O presidente regional do DEM, ex-deputado federal Moroni Torgan, anunciou, neste sábado, para este Blog, entre um giro e outro por pontos da periferia de Fortaleza, que já definiu uma posição sobre os vereadores infíeis da legenda: "Determinamos que cada um dos nossos diretórios municipais terá liberdade, independência para decidir se pedirá ou não na justiça o mandato de volta". Segundo Moroni, essa é a melhor posição para o DEM, alegando que a cúpula não tem condições de avaliar a situação dos vereadores em cada município "o que fica melhor para as nossas bases".
Moroni Torgan disse estar feliz pelos contatos que vem mantendo na periferia. "O povo não me esquece. Todos pedem que voltemos à disputa e estamos de volta pra ganhar!", acentua o dirigente do DEM. Indagado se ele tem observado qual a situação da prefeita Luizainne Lins na periferia em matéria de aprovação administrativa, tenta evitar o assunto, mas observa: "Ela, mais do que eu, sabe que sua situação não é boa. Mas eu não quero entrar nesse debate".

CPMF - LULA DIZ QUE HOUVE ERRO NAS NEGOCIAÇÕES COM O PSDB

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu neste sábado (10) que houve um erro na condução das negociações do governo com o PSDB a respeito da prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). Na avaliação dele, a negociação se deu por intermédio da imprensa, o que criou "ciumeiras internas" e "debates desnecessários" que acabaram atrapalhando os entendimentos. "O bom acordo é o que se faz em silêncio e depois anuncia o resultado dele da forma consagradora", disse. Nos bastidores do Planalto, corre a avaliação de que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi inábil na condução das negociações. O ponto alto foi a entrevista que ele concedeu para explicar a proposta de dedução da CPMF do Imposto de Renda. Diante dos jornalistas, ele e o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, deram explicações diferentes para o mecanismo, deixando patente o desentrosamento da equipe.

Nos últimos dias, estabeleceu-se entre governo e oposição aquilo que os políticos chamam de "negociação pela imprensa". Nela, em vez de dialogar diretamente, os dois lados "conversam" por intermédio do noticiário. "Eu nunca acreditei na minha vida em qualquer acordo que você faça pela imprensa", disse Lula. "Desde 75, quando eu negociava como presidente de sindicato, se uma notícia saísse antes da negociação, a negociação estaria atrapalhada." No caso da CPMF, a tentativa de entendimento com o PSDB deu em nada.

(Agência Estado)

SEM NOVIDADE - PC DO B DEVE RECONDUZIR PATINHAS PARA O COMANDO DA LEGENDA


O PC do B iniciou, na manhã deste sábado, na Escola do Sesc (próximo ao trilho da Avenida Bezerra de Menezes - Otávio Bonfim), sua convenção estadual para formar a nova cúpula. Neste domingo, a legenda deverá confirmar, mais uma vez, Carlos Augusto Diógenes, o conhecido Patinhas, como presidente. Patinhas assumirá essa condição, segundo setores do partido, pela enésima vez. Terá pela frente um desafio: levar o PC do B a definir posição sobre a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT).
Atualmente, membros do partido vêm defendendo candidatura própria. O deputado federal Chico Lopes já disse que quer disputar, observando que no primeiro turno da disputa - não acredita em vitória de ninguém nessa primeira fase - todas as agremiações precisam marcar presença junto ao eleitorado. O senador Inácio Arruda admite essa candidatura, mas também admite que o PCdo B poderia ocupar a vice de Luizainne Lins. Já Patinhas evita comentar o tem, dizendo estar cedo para definições.

CÚPULA IBERO-AMERICANA TERMINA COM BATE-BOCA ENTRE HUGO CHÁVEZ E REI DA ESPANHA

A 17ª Cúpula Ibero-Americana chegou ao fim no sábado, em Santiago, com uma disputa pública entre o rei da Espanha e o presidente venezuelano, deixando longe a imagem de coesão que o encontro visava. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi protagonista da reunião de três dias no Chile e, durante a sessão de encerramento, irritou o rei Juan Carlos e o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, por haver chamado o ex-presidente da Espanha, José Maria Aznar, de "fascista".
"Por que não se cala?", gritou o rei para Chávez, apontando-o com o indicador, quando o líder venezuelano tentava interromper Zapatero, que pedia respeito por Aznar. O monarca saiu por alguns momentos da sala depois do enfrentamento com Chávez.
"Pode-se discordar radicalmente de tudo, respeitando-se às pessoas", disse Zapatero, provocando o aplauso dos chefes de governo presentes à sessão da cúpula, marcada pela fricção e debates entre os vários governantes.
Como anfitriã, a presidente chilena, Michelle Bachelet, disse em entrevista à imprensa que as disputas refletiram a "diversidade" das posturas e o aspecto "apaixonado" da reunião.
"O debate não tem de assustar ninguém. Não há que se dramatizar os debates", disse Bachelet.
Apesar das brigas, os presidentes ibero-americanos conseguiram fechar acordos e aprovaram a "Declaração de Santiago", que prevê a formulação de ações para aumentar a coesão social entre os países do bloco."

(Portal Uol)

TUDO PRONTO PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Conferência Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, EducaçãoSuperior e Profissional será aberta na segunda-feira, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, pelo governador Cid Gomes e pelo secretário Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira. O evento, que será realizado de 13 a 14, tem como tema central "Construindo o conhecimento para o desenvolvimento do Ceará com inclusão social". Oito conferências regionais preparatórias do evento foram realizadas nas macrorregiões do Estado em outubro e novembro. O processo resultou na eleição de 240 delegados e na indicação das propostas decada dos três segmentos-alvos do debate, que serão consolidadas da Conferência Estadual. O secretário disse que constatou com surpresa a presença da inovação nas pauta de propostas levantadas nas oito conferências regionais, além dos temas de ciência, tecnologia, educação superior e profissional. Os resultados da Conferência Estadual serão entregues ao ConselhoEstadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser instalado no dia 19 de novembro, para serem transformados em políticas públicas de Estado nos anos 2008-2010, acentuou Barreira, que retorna neste sábado de Cabo Verde. Estva engajado à comitiva do governador Cid Gomes que nesse país manteve contatos e intercâmbio.

REVISTA SINGULAR CADA VEZ MAIS PLURAL


Está com ótimas matérias a revista cearense Singular, editada pelo jornalista cearense Eliézer Rodrigues. Uma entrevista com o legista Badan Palhares, aquele que ficou marcado por conta de laudo sobre a morte de PC Farias está entre destaques, além de uma homenagem à memória do querido Eduardo Campos e a coluna bem huorada do companheiro de blogosfera Maurição. Nas bancas.

EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU CRITICA DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS DO O GLOBO

Eis nota escrita neste sábado pelo ex-ministro José Dirceu em seu site:

"Mais uma do Globo

O Globo, cada dia mais conservador e direitista, que apoiou a ditadura militar...
O Globo, cada dia mais conservador e direitista, que apoiou a ditadura militar, sem falar na Rede Globo, diz que há uma ditadura na Venezuela e que para essa nação aderir ao Mercosul, como quer o Chanceler Celso Amorim, deveríamos propor a revogação da cláusula democrática do Mercosul. Pena que o jornal não exigiu a mesma postura para os governos que conviveram e apoiaram as ditaduras militares na América Latina, começando por Pinochet no Chile. Leiam o mini-editorial "Dever de Casa", na página 43 da edição de hoje, e divirtam-se."

BRASIL TELECOM TERIA PAGO PROPINA A POLÍTICOS DO PT E DO DEM


A revista IstoÉ desta semana traz entre os destaques o caso do leite longa vida adulterado e um novo escândalo envolvendo políticos brasileiros e a venda no âmbit da telefonia. No meio do rolo, a Brasil Telecom, o braço italino no País.

"Conexões na linha

Nova testemunha e investigação na Itália indicam que políticos e policiais brasileiros teriam recebido propinas no caso Brasil Telecom

Uma prisão feita na Itália na segunda-feira 5 coloca sob suspeita de receber propinas uma série de parlamentares e policiais federais brasileiros e tem a força de provocar uma reviravolta nas investigações sobre a maior disputa societária já ocorrida no Brasil: o controle da Brasil Telecom. O nome do preso é Angelo Jannone. Entre 2004 e 2006, ele foi o chefe de segurança da Telecom Italia no Brasil e, segundo as investigações feitas por procuradores de Milão, teria comandado um esquema que levou a Polícia Federal a desencadear a chamada Operação Chacal, tendo como alvo o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, e a Kroll, uma empresa de investigações americana. A Operação Chacal acusou a Brasil Telecom de usar a Kroll para espionar autoridades do governo federal em Brasília. Na Itália, Jannone foi preso porque o juiz Giuseppe Gennari concluiu que tudo o que foi “descoberto” por aqui não teria passado de uma grande armação. De acordo com a procuradoria de Milão, foi uma equipe coordenada por Jannone, conhecida como Tiger Team, que teria espionado a Kroll, inclusive invadindo seus computadores e posteriormente editado a gravação de um CD. Essa gravação teria sido entregue à PF e orientado todas as investigações da Operação Chacal. Da equipe de Jannone fariam parte o ex-policial federal João Álvaro de Almeida, o delegado Eloy Lacerda, que, segundo o próprio Jannone, seria sócio oculto de Mauro Marcelo de Lima e Silva, exchefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), e o espião Marco Bernardini. O grupo contaria ainda com a participação de ex-funcionários do Opportunity, entre eles Luiz Roberto Demarco e Marcelo Elias. Os dois últimos, de acordo com depoimentos prestados à Justiça italiana, administrariam propinas a serem pagas para políticos e policiais brasileiros.

A versão defendida pelos procuradores italianos ganhou maior consistência na quinta-feira 8. Em entrevista ao site Consultor Jurídico, Luciane Araújo, que se apresenta como ex-tradutora de Bernardini, acusa diversas autoridades de receberem propinas do grupo de Jannone. Estariam envolvidos no esquema o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o empresário Luiz Roberto Demarco. Luciane também acusa a senadora Ideli Salvatti, do PT catarinense, e o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). Ela afirma que intermediava as conversas secretas de Bernardini com os brasileiros que supostamente recebiam propina, traduzindo para o italiano as respostas dadas pelos brasileiros, e vice-versa. Luciane também revelou que recebia documentos diretamente da Polícia Federal, que eram repassados para a equipe de espiões italianos. “Eram faturas altíssimas. Havia colaborações em torno de US$ 600 mil a US$ 650 mil.” Ainda conforme a tradutora, o português Tiago Verdial, até então considerado um espião da Kroll, estaria, na verdade, trabalhando para a Telecom Italia.

Leia mais aqui

ARRIÉGUA CONTINUA DERROTANDO PREFEITURÁVEIS DE FORTALEZA

Eis o resultado da pergunta "Se você tivesse um negócio, entregaria para Marcos Cals gerir?" feita na ENQUETE DO BLOG:

SIM - 27%

NÃO - 17%

VOU PENSAR - 10%

ARRIÉGUA - 44%

E eis o Arriégua imbatível outra vez. Confira a nova enquete e participa ao lado.

ANVISA INTERDITA LOTES DE LEITE PARMALAT, CALU E CENTENÁRIO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou a determinação da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e determinou ontem (9) a interdição de 19 lotes de leite tipo longa vida UHT integral das marcas Parmalat, Calu e Centenário.
Conforme a Folha Online adiantou na quinta-feira, a interdição foi tomada depois da liberação dos resultados das 19 amostras analisadas pela Fundação Ezequiel Dias, o laboratório oficial do Estado. As análises constataram a "não-conformidade" dos lotes, mas nenhuma das amostras apresentou soda cáustica ou água oxigenada.
A interdição é uma medida cautelar, e os órgãos de fiscalização devem aguardar o pronunciamento das empresas fabricantes das marcas, assim como a manifestação do Ministério da Agricultura quanto às informações referentes à inspeção nessas indústrias.
O laudo confirmou a presença de algumas substâncias fora dos parâmetros de quantidade aceitos pelos órgãos de fiscalização, como o percentual de sódio, a alcalinidade das cinzas e a sacarose, que estavam em desacordo com instrução normativa do Ministério da Agricultura.

LOTES

Os lotes interditados são o seguintes:
- leite UHT (longa vida) integral, marca Parmalat, data de fabricação 29 de agosto de 2007 com validade até 29 de dezembro de 2007, lote I3B 14:00;
- leite UHT integral Parmalat, data de fabricação 24 de agosto de 2007 com validade até 24 de dezembro de 2007, lote B3 16:00;
- leite UHT integral, marca Parmalat, data de fabricação 24 de agosto de 2007, com validade até 24 de dezembro de 2007, lote NB4 15:00;
- leite UHT integral, marca Calu, data de fabricação 07 de setembro de 2007, com validade até 07 de janeiro de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Calu, data de fabricação 22 de agosto de 2007, com validade até 22 de dezembro de 2007, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 08 de outubro de 2007, com validade até 13 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 11 de outubro de 2007, com validade até 16 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 15 de outubro de 2007, com validade até 20 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 20 de outubro de 2007, data de validade 25 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 01 de outubro de 2007, data de validade 07 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 25 de setembro de 2007, data de validade 01 de março de 2008;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 13 de outubro de 2007, data de validade 18 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 06 de outubro de 2007, data de validade 11 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 17 de outubro de 2007, data de validade 22 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação de 22 de outubro de 2007, data de validade 27 de março de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 14 de setembro de 2007, data de validade 18 de fevereiro de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 17 de setembro de 2007, data de validade 22 de fevereiro de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 24 de setembro de 2007, data de validade 29 de fevereiro de 2008, lote não informado;
- leite UHT integral, marca Centenário, data de fabricação 29 de setembro de 2007, data de validade 05 de março de 2008, lote não informado.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

(Folha On line)

NA VEJA, ENTREVISTA COM PRESIDENTE DA CBF


A revista Veja desta semana traz como matéria de capa Pedro II e sua passagem pelo Brasil. Uma entrevista com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, falando sobre a Copa 2014 e outros assuntos também está entre destaques, assim como a sucessão de Renan Calheiros, o inimigo nº 1 dessa publicação. O caso de que o Brasil vai virar um "poço de petróleo" é avaliado como um poço de vaidades, pois tão cedo o brasileiro não aproveitará benefícios do ouro negro.

MÉDICOS DO IJF DECIDEM ENTRAR EM GREVE A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

"Médicos do Instituto José Frota (IJF) decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira. A paralisação foi confirmada, por unanimidade, em assembléia geral realizada na última terça-feira, dia 6, e reafirmada ontem. A greve começa a partir das 7 horas. Ao todo, 500 profissionais de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas atuam no Frotão.As negociações entre os médicos e a Prefeitura de Fortaleza se arrastam há cinco meses. A última tentativa de negociação com o Município aconteceu na tarde de ontem, no gabinete da prefeita Luizianne Lins. Sem sucesso, apesar do superintendente do IJF, Wandemberg Rodrigues dos Santos, considerar a reunião proveitosa. “Expomos nosso ponto de vista e pedimos moderação”, conta.“Cansamos de tentar negociar com a Prefeitura e nada. Estamos no nosso direito e fizemos tudo de acordo com a lei”, afirma o cirurgião plástico Amilcar Ximenes, integrante da comissão de negociação de greve. Segundo ele, o atual piso de R$ 726,00 para 20 horas semanais faz com que o profissional tenham tripla jornada de trabalho para sobreviver.Com o início da greve, apenas os casos de urgência, emergência, ameaça de perda de função e sofrimento intenso serão atendidos. Todas as cirurgias eletivas, exames laboratoriais, de raio X e revisões pós-operatórias estarão suspensas, adianta Ximenes. Uma comissão de triagem vai avaliar todos os casos. “É importante que a população fique informada sobre a paralisação e não venha ao José Frota se não for em caso urgente”, avisa."

(Diário do Nordeste)

CASO BEBERIBE - DONO DE CONSTRUTORA É INDICIADO POR HOMICÍDIO CULPOSO

"Indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e por 17 lesões corporais culposas. É o que consta no inquérito policial que apura as causas do desabamento de uma quadra escolar em Beberibe, com relação a José Randal Mesquita Neto, responsável pela Construtora Santorini Ltda, contratada para fazer a obra. Ontem, ele prestou depoimento ao delegado Marcos Sandro Lira, titular da Delegacia Regional de Aracati, que responde pelo inquérito com as férias do delegado de Beberibe, Flávio Novaes. No depoimento, José Randal Neto assumiu a responsabilidade da obra por parte da Santorini, mas disse que, pela Prefeitura de Beberibe o responsável era o ex-secretário de Infra-Estrutura, Wladimir Carneiro Macambira. Alegou que não entregou a quadra concluída e que, mesmo assim, ela foi inaugurada. "A Construtora (Santorini) ganhou a licitação, recebeu o projeto da prefeitura e cumpriu o que estava no projeto. Porém a obra não foi concluída por causa da mudança de prefeito. O secretário de Infra-Estrutura (Wladimir Macambira) deu ordem para suspender os trabalho", explicou o advogado de Randal Mesquita Neto, José Moreira Lima Júnior. Segundo Moreira, não teve nem termo de entrega, porque ainda faltava a conclusão da quadra coberta. O advogado diz que não era pra ter sido utilizada a área do jeito que estava. "A quadra nem foi recebida pelo doutor Daniel (Daniel Queiroz, prefeito que foi afastado de Beberibe por irregularidades na administração)".

(Jornal O POVO)

SARNEY LANÇA LIVRO DE POUCA TIRAGEM NO CEARÁ

O senador José Sarney (PMDB-AP) lançou, nesta sexta-feira à noite, no Ideal Clube, em Fortaleza, seu mais novo livro "A Duquesa vale uma missa" em clima de pouca festa. Isso, porque quem foi ao local não encontrou livro suficiente. A editora deixou apenas 40 exemplares e aproveitou para oferecer à vontade o encalhe de outros livros do autor, o que foi motivo de protesto por parte de quem compareceu ao ato lançamento, por sinal, não muito concorrido. Alguns políticos participaram da cerimônia como o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), além dos presidentes dos tribunais de Justiça, Fernando Ximenes, e Regional Eleitoral, desembargadora Huguete Braquehais. Sarney chegou a discursar em clima de descontração, destacando cearenses famosos do campo literário, aproveitando para assegurar que não pensa em assumir cargo de presidente do Senado caso Renan Calheiros seja mesmo afastado.

Sobre a CPMF, disse que o PMDB deverá aprovar a prorrogação do imposto por ser uma necessidade para o País. Sarney foi saudado pelo ministro do TCU, Ubiratan Aguiar. À solenidade compareceram o empresário Assis Neto; Pio Rodrigues (Ação Novo Centro); o ex-governador Beni Veras; o presidente do PPS do Estado, Sérgio Braga; a senadora Patrícia Saboya, o jornalista Edilmar Norões entre outros convidados.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

MINISTÉRIO PÚBLICO ACOMPANHARÁ A NOVELA EM TORNO DA BRA


Sonhar com aviões é preciso...

"Com o objetivo de acompanhar os desdobramentos da crise que envolve a companhia aérea BRA e milhares de consumidores prejudicados, o Ministério Público de São Paulo informou que instaurou hoje inquérito civil, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital, para apurar a relação da empresa com as pessoas que já tinham comprado passagens. A iniciativa é do Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho.A ação do MP, além de averiguar os problemas, prevê que sejam adotadas as medidas cabíveis para ressarcir possíveis danos causados aos passageiros por conta do cancelamento de vôos por parte da BRA até março de 2008. Hoje, a companhia informou que irá endossar os passageiros que tinham viagem marcada até 10 de janeiro, mas o MP espera uma solução para os demais, que tinham bilhete aéreo comprado para datas posteriores. Estima-se que cerca de 70 mil passageiros tinham passagens compradas da data em que foi anunciada a suspensão das atividades (terça-feira) até março de 2008.O MP lembra ainda que a BRA solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspensão de suas operações e, ainda assim, envolta em dívidas, continuou comercializando passagens. O MP considerou que a companhia cometeu "graves violações" ao consumidor em relação a informação e assistência, sendo "negligenciados nos aeroportos e nos setores de atendimento". "

(Agência Estado)

DEFENSORIA PÚBLICA REALIZARÁ CONCURSO

"Vem aí concurso público de provas e títulos para 64 vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Defensor Público Substituto do Estado. O edital foi publicado no diário oficial do último dia 5 de novembro. O certame será realizado em Fortaleza, sob a responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). A seleção será composta de prova escrita preliminar objetiva e de provas escritas específicas, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso a realização de uma prova oral, também de caráter eliminatório e classificatório, prova de títulos e entrega de currículo, de caráter classificatório.
Para se inscrever o candidato terá que atender aos requisitos de curso superior de graduação em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência mínima de dois anos de prática profissional como advogado ou em estágio profissional em Direito, oficial e reconhecido. A remuneração inicial é de R$ 5.861,09 (cinco mil e oitocentos e sessenta e um reais e nove centavos)."

SERVIÇO

Confira edital http://imagens.sead.ce.gov.br/pdf/20071105/do20071105p02.pdf

EPA! JUSTIÇA SUSPENDE CONCURSO EM SÃO LUÍS DO CURU

"Está suspenso por irregularidades, no edital e na contratação da empresa organizadora, o concurso público que deveria acontecer no próximo domingo (11/11) em São Luís do Curu, para o provimento de todos os cargos da Prefeitura e da Câmara Municipal daquela cidade. Segundo o promotor Ricardo Rocha, que responde pela Comarca, milhares de inscrições foram efetuadas. As pessoas inscritas devem ser alertadas para não comparecerem ao local, uma vez que as provas não serão realizadas. A juíza substituta da Comarca de São Luís do Curu, Ana Cláudia Gomes de Melo, deferiu, no dia sete deste mês, a Ação Cautelar preparatória de Ação Civil Pública proposta pelos representantes do Ministério Público do Estado do Ceará, promotores de Justiça Ricardo Rocha e Eloilson Augusto da Silva Landim, determinando a suspensão dos efeitos do contrato celebrado entre o Município de São Luís do Curu, cuja prefeita é Marinez Rodrigues de Oliveira, e o Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatística e Social (Instituto Cidades) do concurso público para provimento de todos os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo municipais. O edital foi elaborado em 21 de setembro de 2007.
Para os representantes do MP, a realidade que se evidencia é “muito clara” e tem sido uma “constante” em todo o Estado do Ceará: o Instituto Cidades, após “seduzir” o administrador público com a oferta de seus “serviços”, contrata um “pacote de facilidades”, desde um processo licitatório totalmente forjado, dirigido à sua contratação, até a execução do concurso, que também atende aos interesses pessoais do gestor, tudo em “completa ofensa” ao princípio da moralidade e impessoalidade. No presente caso, contudo, os serviços prestados pelo Instituto Cidades para forjar o processo licitatório foram de tão má-qualidade que deixaram transparecer vícios gritantes."

Da Assessoria do MP-Ce, leia mais aqui

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DIVULGA EM COLETIVA SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA


Tin Gomes durante ato no legislativo municipal

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Tin Gomes (PHS), reúne a imprensa, às 16h30min da próxima segunda-feira, para falar sobre a programação do "Seminário Educação, Ação Social e Segurança Pública - Por Uma Aliança Contra as Drogas e a Violência Urbana" . O evento é uma da Câmara Municipal e ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 deste mês. Na ocasião, Tin Gomes vai expor as peças da campanha publicitária e educativa contra as drogas . Segundo o presidente, o principal objetivo do seminário é discutir o que está sendo feito na área da segurança e apresentar políticas públicas que possam contribuir para mudar o atual quadro de violência da cidade a curto e médio prazo.

FLASH DO ELIOMAR - SEGURANÇA VIRA ALVO

CENTRO DE FEIRAS SERÁ TEMA DE DEBATE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


Por iniciativa do deputado estadual João Jaime (PSDB), a Assembléia Legislativa promoverá, no próximo dia 19, a partir das 11 horas, uma audiência pública para debater o Centro de Feiras do Ceará. O projeto, do governo Cid Gomes (PSB), é um dos destaques da política de atração de investimentos da área do turismo. O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, é um dos convidados. Serão convidados também os dirigentes de entidades do setor como ABIH, ABAV e Abrajet, além de professores e alunos da área do Turismo.
Saiba meandros políticos do projeto aqui

CPMF - MARCO MACIEL ADMITE PRORROGAR POR UM MÊS APRESENTAÇÃO DE PARECER


Marco Maciel (DEM-PE), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, comunicou esta manhã à direção do Senado que prorrogou por mais 30 dias o prazo para que sua colega Kátia Abreu (DEM-TO) apresente parecer sobre a prorrogação até 2011 da cobrança da CPMF. A decisão de Maciel se ampara no parágrafo segundo do artigo 118 do Regimento Interno do Senado. Está dito lá que o prazo inicial de 30 dias poderá ser automaticamente prorrogado por mais 30 desde que não tenha expirado. O prazo expiraria hoje. Estava marcada para a próxima segunda-feira a leitura do parecer de Kátia. Ouvi dela há pouco por telefone que a prorrogação do prazo por mais 30 dias é uma resposta de Maciel à manobra ensaiada pelo governo de esvaziar a reunião de segunda-feira da Comissão de Constituição e Justiça. O governo temia ser derrotado ali. Ameaçava negar quórum para a reunião, provocando assim o exame do assunto diretamente no plenário do Senado.
Mão Santa (PMDB-PI), que neste momento preside a sessão do Senado, tentou ler o comunicado de Maciel. Foi impedido por Cláudia Lyra, Diretora do Senado. Ela alegou que o comunicado só pode ser lido e, em seguida, publicado no Diário Oficial, depois que passar pelas mãos de Tião Viana (PT-AC), presidente em exercício do Senado.
O Regimento do Senado confere a Maciel a prerrogativa de agir como agiu. Sua decisão não está sujeita à deliberação da Mesa do Senado.

Atualização das 12:05 - Maciel disse há pouco a Carol Pires, repórter do blog, que sua decissão de prorrogar por 30 dias o prazo para apresentação do parecer de Kátia Abreu poderá ser revista caso o governo desista da manobra de esvaziar a sessão da próxima segunda-feira da Comissão de Constituição e Justiça.

(Blog do Noblat)

VALDEMAR CARACAS, O CENTENÁRIO MAQUINISTA DO FERRIM


Eis Caracas vestindo camisa do seu Ferrão

O fundador do Ferroviário Atlético Clube, Valdemar Cabral Caracas (O Caracol), comemora, nesta sexta-feira, 100 anos. Valdemar, por sinal, está mais vivo que o próprio "Ferrim": o time encontra-se fora de competições oficiais desde o fim do campeonato cearense, ainda no primeiro semestre deste ano. Há mais de uma década não sabe o que é levantar o troféu de campeão.

Valdemar continua firme, lúcido e, acima de tudo, amigo dos amigos. Sem dispensar o largo sorriso de sempre.

Saiba mais sobre Caracas aqui

ALGO NO AR - BRA PROMETE ENDOSSAR BILHETES ATÉ O DIA 10 DE JANEIRO


"A empresa aérea BRA divulgou nota nesta sexta-feira (9) informando que inicialmente endossará todos os bilhetes emitidos para viagens nacionais até o dia 10 de janeiro de 2008. A orientação é que os passageiros busquem o endosso do bilhete aéreo nas lojas da BRA. Com o endosso em mãos, eles devem se dirigir às lojas da companhia nos aeroportos. No caso de desistência da viagem antes do atendimento em outra companhia aérea, o documento de endosso deverá ser apresentado para as providências de reembolso em qualquer loja BRA. Para as viagens internacionais não iniciadas, a BRA informou que haverá apenas devolução do dinheiro das passagens. Para viagens de volta ao ponto origem, os passageiros devem procurar as lojas da BRA ou atendimento da companhia nos aeroportos. A nota informa ainda que as regras de reembolso anteriormente divulgadas permanecem inalteradas. Essas regras prevêem o prazo de 30 dias para que os passageiros recebam de volta o valor pago pelos bilhetes."

(Agência Brasil)

CIC VAI MOSTRAR NA TV RESULTADOS DE VIAGEM AO CABO VERDE

O resultado da missão empresarial articulada pelo governo do Ceará para Cabo Verde, com apoio do Centro Industrial do Ceará, vai ser apresentado neste domingo, às 19 horas, durante o programa Ciclo de Debates, na TV Ceará. A missão deve encerrar atividades nesta sexta-feira naquele país africano, onde o ritmo é intercâmbio de negócios. No grupo, além do governador Cid Gomes, seis secretários de Estado, empresários e quatro jornalistas. Participamrão do programa televisivo Baltazar Neto e Lenardo de Castro, presidente e vice-presidente do CIC, respectivamente.

LUCRO DA TAM DESPENCA MAIS DE 77%


"A companhia aérea TAM divulgou nesta sexta-feira que encerrou o terceiro trimestre com lucro de R$ 48,5 milhões, recuo de 77,2% na comparação com o resultado obtido um ano antes.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) foi de R$ 313,33 milhões, 45% abaixo dos R$ 568,55 milhões registrados no terceiro trimestre de 2006.
A companhia previu que a demanda do mercado doméstico em 2008 crescerá entre 8% e 12%, depois de avançar 10% a 15% este ano."

(Portal Terra)

CDL OTIMISTA EM MATÉRIA DE VENDAS NATALINAS

O Acordão de Natal tinha uma meta de recuperar créditos de consumidores inadimplentes na ordem de 40%, mas vai ficar mesmo em 30%. Informou, nesta sexta-feira, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Honório Pinheiro, considerando o percentual razoável. Sobre o número de lojas que aderiram à campanha, não falou. Honório está em Brasília, onde participará da eleição da nova cúpula da Confederação Nacional de Câmaras de Dirigentes Lojistas. Mesmo assim, a CDL, conforme Honório, está na expectativa de um bom incremento de vendas na ordem de 10% se comparado a igual período natalino de 2006.

PRESIDENTE LULA E TASSO TERÃO ENCONTRO PARA TRATAR MAIS UMA VEZ DE CPMF

O presidente Lula vai receber, em audiência no Palácio do Planalto, na próxima segunda-feira, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati. Segundo nota da Coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, o mote é um só: acordo para garantir a prorrogação da CPMF até 2011. O PSDB continua botando o pé no freio nessa história, mesmo com alguns tucanos querendo apoiar a matéria. Será a segunda vez neste ano que Tasso trata do tema com o presidente.

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Mel Lisboa, posando de ingênua. Bem diferente da personagem que faz na novela Sete Pecados, onde tenta, a todo custo, ficar rica. Será que ela tem predicados para isso?

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS TERÁ DISPUTA

Vai haver disputa para o cargo de presidente da Associação dos Magistrados do Ceará, cuja eleição ocorrerá dia 14 de dezembro. Paulo Nogueira, atual dirigente da entidade, terá pela frente a juíza Joriza Pinheiro que, inclusive, terá encontro com a imprensa no Café Matisse. Durante almoço, ela divulgará suas propostas.

SUTIÃ DE OURO É DOADO PARA INSTITUTO DO CÂNCER


"Um sutiã de ouro de 18 quilates, pesando 85 gramas, com um design inspirado nas linhas do tecido laicra. Na verdade, uma jóia. Ele foi produzido para a exposição Cem Anos do Sutiã no Salão Lingerie Brasil, que aconteceu em São Paulo no mês de agosto. A peça, não tão íntima, pretendia expressar o sutiã na atualidade. "Deve ser usado sobreposto. Pode ser usado em ocasiões especiais", explica Vacilon Rocha, proprietário da Robia Moda Íntima, empresa que idealizou o projeto. O sutiã de ouro está avaliado em R$ 18 mil, mas o verdadeiro valor da peça foi demonstrado na ação dessa empresa cearense que doou, ontem, o item ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC). "Por ser tão valioso, não quisemos comercializar. Já foi produzido com a intenção de ser doado a uma instituição", afirma Vacilon. A solenidade de entrega contou com a presença das mulheres que compõe a Rede Feminina de Combate ao Câncer e dos proprietários da Robia. Para Beatriz Alcântara, presidente regional da Rede, essa doação mostra que a sociedade está sensível à dor do outro. "Prova que há solidariedade". Segundo a presidente, a famosa peça, que já desfilou em programas nacionais de televisão, deve ser leiloada até o final do ano. O dinheiro será revertido para o projeto Casa Vida que acolhe pacientes e acompanhantes que vem do interior para fazer o tratamento no Instituto. A expectativa de arrecadação é boa. "Queremos quanto? Pelo menos uns R$ 50 mil", diz sorrindo Beatriz Alcântara, ao saber o valor inicial da peça. O dinheiro conseguido no leilão será uma das primeiras doações para concretização das novas instalações da Casa Vida. "A meta é concluir ao novo prédio em nove meses", diz Beatriz."


(O POVO)

OPERÁRIOS DA USINA DE BIODIESEL DE QUIXADÁ CRUZAM OS BRAÇOS

"Quixadá. Cerca de 450 operários da construção da usina de biodiesel da Petrobras, que está sendo instalada em Juatama, a 17km do Centro de Quixadá, entraram em greve, na manhã de ontem. Com a paralisação, o prazo de conclusão da obra, previsto para o início de março do próximo ano, será afetado. Cada dia sem atividades resultará em 10 dias de atraso, segundo informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem Geral no Estado do Ceará (Sintepav), Raimundo Nonato Gomes, ao anunciar o início do movimento de paralisação.A decisão ocorreu após a constatação do que os sindicalistas consideram ser uma série de irregularidades trabalhistas. Algumas delas são salários e horas extras atrasados. Denunciam também a existência de um banco de horas, apontado como um “esquema” utilizado pelas empreiteiras para burlar a legislação. “O operário trabalha as horas a mais e ao invés de receber pelo que produziu, o período extra lhe é devolvido com folgas, dependendo do interesse do patrão”, explica o presidente do Sintepav."

(Diário do Nordeste)

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

EX-PRESIDENTE JOSÉ SARNEY LANÇARÁ LIVRO EM FORTALEZA NESTA SEXTA-FEIRA



O senador José Sarney (PMDB-AP) estará nesta sexta-feira em Fortaleza para lançar seu mais novo livro "A Duquesa vale uma missa". Acompanhado do seu fiel escudeiro, o jornalista Fernando César Mesquita, Sarney fará o lançamento a partir das 19h30min, no Ideal Clube. O ministro Ubiratn Aguiar, do Tribunal de Contas da União, fará a apresentação do autor e da obra. Sarney, só lembrando, tem nome cogitado para assumir o lugar de Renan Calheiros (PMDB-AL), que está de licença depois de tanta surra de mídia por conta, por exemplo, do caso com a jornalista Mônica Veloso e a história de lobista pagando suas contas pessoais. A questão é saber se Tião Viana (PT-SP), o vice, largará o cargo.

Sarney, ex-presidente da República, deverá atrair bom público para o Ideal Clube. Até o senador Tasso Jereissati, presidente nacional tucano, que é amigo particular dele, promete abrir a mão e comprar o livro.

NO DEBATE DOS CANDIDATOS AO TRONO PETISTA, QUEM MAIS APANHOU FOI O GOVERNO LULA

O governo Lula foi o alvo principal dos candidatos a presidente nacional do PT, exceção apenas de Ricardo Berzoini. Os seis candidatos de oposição questionaram a relação do partido com a gestão lulista e alguns não pouparam farpas em Berzoini, que foi ministro da Previdência Social. Caso de Gilney Viana, que disse ser o então Campo Majoritário o responsável pela crise vivida pelo partido em termos de imagem. "O Campo Majoritário foi o princpal responsável pelo desgaste vivido em 2005, 2006 e 2007", acusou Viana.

Berzoini fez a defesa e lembrou que foi o Campo Majoritário que levou Lula à vitória e a ser reeleito. Chegou a acentuar que dificuldades podem ser encontradas em todas as correntes do partido. Mas o alvo foi o governo e a pregação dos opositores a Berzoini foi a de que o PT precisa saber estar equidistante das ações de governo. Jà Berzoini prometeu: se reeleito, instalará a Escola de Formação Política do PT.

O debate durou mais de três horas e superlotou área coberta na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Centro). Nesta sexta-feira, todos os sete candidatos, pois apareceu José Carlos Miranda, pelos movimentos sociais, como postulante, tomarão a rota de mais um debate. Dessa vez no Recife (PE) ainda no horário da noite desta sexta-feira.

COM QUE MEIA??


Os fotógrafos não perdem tempo nem oportunidade de gozar a cara do presidente Lula. Nesta foto, tirada durante 5º Encontro Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural que ocorre até esta sexta-feira, em Brasília, Lula aparece com a meia desfiada - pra não dizermos furada -, cometendo um pecado contra a etiqueta, diria Glorinha Kalil.

MENSALÃO - ACÓRDÃO DO JULGAMENTO DO STF SAI NESTA SEXTA-FEIRA

"Dois meses depois de concluído o julgamento do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) publica nesta sexta-feira, 9, no Diário de Justiça o acórdão do caso com todos os votos proferidos pelos ministros nos quatro dias de sessão. Desde o dia 28 de agosto, quando terminou o julgamento em que os ministros aceitaram a denúncia feita pelo Ministério Público contra 40 envolvidos, eles revisam seus votos e corrigem algum erro que tenham identificado. Somente agora, depois da publicação, a ação penal começa a tramitar. O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação, começa a citar os réus e informá-los oficialmente da existência do processo e designa data para os interrogatórios. Depois, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa.
Posteriormente, os dois lados serão chamados para requerer provas documentais e periciais. Depois de colhidas essas provas, acusação e defesa terão prazo de 15 dias para as alegações finais. Se considerar que as provas são suficientes, Barbosa levará a ação a julgamento no Supremo para os ministros definirem quem é culpado e quem será inocentado."

Da Agência Estado, leia mais aqui

CASO RÉVEILLON - SECRETÁRIO DO TURISMO DARÁ NOVOS ESCLARECIMENTOS NA CÂMARA MUNICIPAL


E o secretário do Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu, estará nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, falando sobre o confuso réveillon do ano passado. Munido de farta documentação, vai expor, com maiores detalhes, tudo sobre a festa que consumiu quase R$ 2 milhões e que teve cachês de artistas questionados pelos ministérios públicos Federal e Estadual, com ação ainda aguardando pronunciamento da Justiça estadual.

Henrique Sérgio levará uma pasta cheia de recibos, esclarecimentos e a disposição de quem espera evitar mais desgastes, pois, como diz, a barulheira foi tanta que prejudicou a atração de patrocínios para a próxima festa. Tudo vai ser bancado pela prefeitura, que deve gastar R$ 2 milhões. O secretário não esconde: é dose estar responde a dois processos. Ele promete deixar tudo esclarecido.

A oposição, no entanto, promete questionar o porquê de a licitação do show pirotécnico estar saindo quase quatro vezes mais cara do que a mesma pirotecnia do último révellon (quase R$ 600 mil).

CANDIDATO AO TRONO DO PT NACIONAL DESDENHA DE CIRO GOMES



De Markus Sokol, candidato ao cargo de presidente nacional do PT, que participa neste momento, no Sindiato dos Bancários do Ceará, em Fortaleza, de debate com demais postulantes ao trono petista, ao ser indagado sobre a virtual candidatura de Ciro Gomes (PSB):

"Que Ciro que nada! Isso não passa. O PT vai ter candidato".

Ciro é da base aliada e já foi ministro da Integração do Governo Lula. Sokol é candidato pela corrente O Trabalho que, no Estado, tem como postulante à direção estadual o sindicalista Roberto Luque.
DETALHE - No debate, de auditório lotado, uma ausência foi bem comentada: a da prefeita Luizianne Lins (PT) que deixou todo mundo curioso pra saber quem ela endossará na eleição direta. Luizianne encontra-se no eixo Bélgica-Espanha em seminários. Deve retornar neste sábado.

ELEVADOR DESPENCA EM OBRA E DEIXA QUATRO FERIDOS

Um elevador utilizado por operários despencou nesta quinta-feira em Fortaleza deixando quatro pessoas feridas. Duas delas em estado grave: José Wilton Pereira dos Santios e Wilton Matias da Silva, foram atendidos no Instituto Doutro José Frota de Messejana. A obra é da responsabilidade da Construtora Mota Machado.

TERMINA GREVE DO PESSOAL ADMINISTRATIVO DA PF

Terminou nesta quinta-feira a greve dos servidores técnico-administrativos da Polícia Federal. A paralisação durou 45 dias e foi encerrada porque o governo federal, através do Ministério da Justiça, reabriu negociação em torno da reestruturação do plano de cargos, carreiras e salários. A categoria é responsável pela emissão de passaporte, prorrogação de vistos e registro de porte de armas.

SETUR ATRAI JORNALISTAS DO SUL E SUDESTE PARA MOSTRAR BELEZAS DO CEARÁ

Um grupo de jornalistas do Sul e Sudeste do País visita o Ceará. Atende a um convite da Secretaria do Turismo do Ceará que quer mostrar o potencial turístico do Estado com o objetivo de reforçar a imagem do Estado nessas regiões do País e, claro, aquecer a próxima alta estação. O grupo conhecerá atrações de Fortaleza e as praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada.

GRUPO DE EXTERMÍNIO TERIA ASSASSINADO MAIS DE 270 PESSOAS SÓ NESTE ANO, DIZ SECRETÁRIO

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, na sede da Superintendência da Polícia Federal, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, deu detalhes sobre a Operação Cia do Extermínio, que cumpriu 21 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão em Fortaleza determinados pelo juiz Jucid Peixoto do Amaral. Ao lado de equipe da PF que realizou a operação e do superintendente da PF cearense, Manoel Dualibe, o secretário informou que as investigações duraram quatro anos, com participação do Ministério Público Estadual e através de gravações telefônicas autorizadas pela Justiça. Na ação, o ex-comandante do Comando de Policiamento da Capital,coronel Carlso Albeto Serra, um comerciante, um empresário e mais nove policiais militares foram presos. Durante a tarde, os militares foram levados para o quartel do 5º Batalhão, enquanto demais integrantes foram mandados para delegacias. Eles deverão permanecer 30 dias presos enquanto se processam as investigações.

O secretário Roberto Monteiro divulgou um dado estarrecedor: o grupo seria responsável pelo assassinato de 272 pessoas só neste ano. Na lista, crimes por encomenda, casos de execução por vingança, casos de execuções por problemas ligados a drogas e outros assassinados por desavenças de outra natureza.

POLÍCIA FEDERAL DIVULGA LISTA DE ACUSADOS PRESOS NA OPERAÇÂO CIA. DO EXTERMÍNIO

Divulgada a lista dos presos, nesta quinta-feira, pela Operação Cia. Extermínio executada pela Polícia Federal, com participação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. As ações foram resultado de quatro anos de investigações. Os acusados são:

Policiais militares:

Francisco José dos Santos, Antônio da Silva Moraes, Marsivaldo de Oliveira Moraes, Edmar Leite de Araújo, Pedro Cláudio Duarte Pena, José Nilton Silva dos Santos, Francisco de Assis da Silva, Daimler da Silva Santiago, Glaydstoni Gama Lopes e, ainda, o comadante do policiamento da Capital Carlos Alberto Serra.

Outros acusados de homicídio:

Sílvio Pereira do Vale Silva, Rogério do Carmo Abreu, o metalúrgico Claudenor Ribeiro Alexandre, o empresário Firmino Teles de Menezes, o segurança Paulo César Lima de Sousa, o pedreiro Francisco de Sousa Vieira, João Ivanilson Soares Cunha e Benevides Pereira Moura, além da dona de casa Gilvanir Castro Gomes.

CPMF - MINISTRO MARES GUIA APOSTA FICHAS NA APROVAÇÃO DA MATÉRIA


Apesar do relatório contrário à continuidade da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, acredita que os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovarão a prorrogação do imposto, na próxima terça-feira (13). Kátia Abreu é relatora da matéria na comissão."A base espera ter uma vitória. Sabemos que o relatório da relatora é contra, mas há uma maioria provável assegurada, que é a favor", disse Mares Guia, depois de se reunir, no Palácio do Planalto, com o Conselho Político, formado por líderes e presidentes dos partidos governistas.O ministro também já contabiliza os 49 votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da CPMF em plenário, equivalentes a três quintos dos 81 senadores. Ele informou, entretanto, que as conversas com os aliados e com o PSDB, da oposição, vão continuar. "Eu acho que vamos aprovar a CPMF com 49 votos. Não me surpreenderá se tivermos mais de 49". E complementou: "Vamos continuar as negociações".A bancada de senadores do PMDB, maior partido aliado, decidiu ontem (6) apoiar a prorrogação do imposto do cheque até 2011. Dos 20 senadores, 18 posicionaram-se a favor da matéria, mesmo com a dissidência de Mão Santa (PI) e Jarbas Vasconcelos (PE). No entanto, o partido quer a redução progressiva da alíquota da CPMF, que hoje é de 0,38%. O PSB e o PDT, outros dois partidos da base, também pleiteiam novas concessões por parte da área econômica.

(Agência Brasil)

FRANCILENE GOMES APROVADA PARA CARGO DE DEFENSOR-PÙBLICO-GERAL DO ESTADO

A Assembléia Legislativa aprovou nesta quinta-feira o Decreto Legislativo 104/07, de autoria da Mesa Diretora da Casa, com base na mensagem N° 6.935, do Governo do Estado, que indica Francilene Gomes para o cargo de defensor-público-geral do Estado. Ela passou na sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e cumprirá mandato de dois anos. Foram 30 votos a favor e apenas três contra. Francilene promete desenvolver um trabalho de interação com a comunidade. "Vamos propor a instalação de pequenos centros de atendimento da Defensoria nas próprias comunidades, e também no interior", disse.

(Este Blog, também com informações da Assessoria de Imprensa da AL)

FILHO DE CIRO GOMES TERIA SOFRIDO AGRESSÃO EM DISCUSSÃO NO TRÂNSITO DE FORTALEZA

Esteve nesta quinta-feira no Instituto Médico Legal de Fortaleza, onde se submeteu a exame de corpo de delito, o universitário Ciro Gomes. Ele é o filho mais velho do deputado federal Ciro Gomes (PSB) e mora em São Paulo, onde faz curso de Cinema. O rapaz teria sido vítima de agressão física resultante de uma discussão no trânsito, mais precisamente na Avenida Santos Dumont (Bairro Aldedota), segundo alguns amigos dele. Um veículo teria trancado o carro de Cirinho, que reclamou. O motorista do outro veículo teria reagido com violência. O 2º Distrito Policial deve abrir inquérito. O secretário-adjunto da Secretaria da Seguraqnça Pública e Defesa Social do Estado, José Nival, acompanha o caso.

PT CEARÁ - BERZOINI ALMOÇA COM CANDIDATO ILÁRIO MARQUES

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que postula reeleição, está almoçando no restaurante do Hotel Brasil (Avenida da Abolição) com o prefeito de Quixadá e candidato a presidente do PT cearense, Ilário Marques. Berzoini, ao desembarcar, evitou dizer nome de preferidos para o comando petista no Estado, mas não escondeu a amizade com Ilário e a deputada estadual Rachel Marques que foram lhe recepcionar no Aeroporto Pinto Martins.

Berzoini chegou no mesmo vôo que trazia o deputado federal José Nobre Guimarães, apoiador do atual presidente estadual Joaquim Cartaxo, que é também secretário de Cidades do governo de Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes que a maioria petista quer ver pelas costas em 2010.

Guimarães estava no terminal aeroportuário meio estranho no ninho, enquanto Ilário e Berzoini papeavam à vontade. Ilário disse até para este Blog: "Vou ganhar essa eleição. Pode anotar!"

TRE DO CEARÁ RECEBE 14 PROCESSOS CONTRA "INFIÉIS" DA TERRINHA

Quatorze processos referentes a perda de mandato de parlamentares cearenses que trocaram de partido após o dia 27 de março último, data estipulada como limite pelo TSE, já estão tramitando no Tribunal Regional Eleitoral. Na lista, 27 parlamentares, 26 vereadores e o deputado estadual Washington Goes. O parlamentar é alvo de processos patrocinados pelo PAN, legenda pela qual se elgeu, e ainda pelo PP, partido no qual estava antes de ir se acomodar no PRB, sigla alternativa do esquema político do governador Cid Gomes (PSB).

Partidos que ajuizaram processos pedindo de volta oo mandato:

- PP
- PAN,
- PMDB
- PPS
- PSDB e
- PTC

Municípios de Origem dos Processos:
- Brejo santo, Campos Sales, Fortaleza, Farias Brito, Itatira, Maracanaú, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pacatuba, Santa Quitéria, Ubajara,. Uruburetama e Salitre.

EX-COMANDANTE DO POLICIAMENTO DA CAPITAL ESTÁ PRESO NA SEDE DA PF

O ex-chefe do Comando do Policiamento da Capital, coronel Carlos Alberto Serra, é um dos PMs presos, nesta quinta-feira, durante operação que a Polícia Federal de Brasília, com apoio da PF do Ceará e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, desencadeou no Ceará. É a chamada Operação Cia do Extermínio. Na sede do órgão, estão presos ainda mais nove policiais militares, empesários e um servidor do Fórum Clóvis Bevilaqua. O grupo é acusasdo de ter executado pelo menso 20 pessoas nos últimos quatro anos, de acordo com investigações dos federais.

Os 10 policiais militares presos na operação, incluindo o Coronel Serra, deverão ser transferidos para o quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado (Centro) nas próximas horas.

PF DE BRASÍLIA PRENDE 10 PMs, EMPRESÁRIOS E UM SERVIDOR DO FÓRUM CLÓVIS BEVILAQUA

A Polícia Federal de Brasíla, em conjunto com o Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, desencadeou na manhã de hoje, 8, a Operação “Cia. Do Extermínio”. Na operçaão, a ordem foi desarticular uma quadrilha envolvida com crimes de homicídio com características de pistolagem, que vem agindo como grupo de extermínio no estado do Ceará há cerca de 4 anos. Segundo as investigações o grupo está envolvido em pelo menos 25 homicídios. Até o momento já foram cumpridos 20 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão. Entre os presos 10 são policiais militares e um é servidor do Fórum de Fortaleza, além de empresários e seguranças. A ação conta com 155 policiais federais.

Os mandados foram expedidos pelo Juiz da 5ª Vara do Júri em Fortaleza. A operação, além de ter o objetivo de prender os integrantes do grupo, busca provas que reforcem a materialidade dos crimes praticados pelo grupo e também a identificação de outras possíveis vítimas.Todo o material apreendido será levado para a sede da Força-Tarefa composta pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, com o acompanhamento do Ministério Público Estadual, e da PF. Detalhes sobre a operação serão fornecidos durante entrevista coletiva, às 17h, com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, juntamente com o Superintendente da Polícia Federal no Ceará e o coordenador da operação.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da PF)

DETALHE - Segundo juristas, Grupo de Extermínio é um conjunto de pessoas que estando ou não integradas ao aparelho do Estado, atuam à margem da lei aplicando a pena máxima, ou seja, pena de morte, sem estar investido nessa competência. Só quem tem competência para aplicar a lei na condição de julgador é o Estado. Fora disso é abuso e ilegalidade. A Carta Magna prevê só um único caso para aplicação da pena de morte: em caso de guerra.

EX-COMANDANTE DO CPC DO CEARÁ PODE ESTAR ENTRE PRESOS EM OPERAÇÃO DA PF

O ex-comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Alberto Serra, estaria entre os 10 PMs presos durante a Operação da Polícia Federal. A informação ainda não foi confirmada.

POLÍCIA FEDERAL DE BRASÍLIA REALIZA OPERAÇÃO NO CEARÁ - NO ALVO, GRUPO DE EXTERMÍNIO

E a Polícia Federal de Brasília desencadeou nesta quinta-feira uma operação especial no Ceará. As informações sobre a ação não foram repassadas ainda, mas a PF estaria cumprindo pelo menos 21 mandados de busca e apreensão possivelmente contra militares e empresários. Na PF, ninguém dá informação. A operação conta com o apoio da federal cearense e há gente presa na superintendência da PF, em Fortaleza. De acordo com agentes federais, uma coletiva será dada para a imprensa a partir das 17 horas. Uma nota sobre o trabalho deve sair ainda nesta manhã.

ATUALIZAÇÃO - (8h20min) - Segundo fontes da Polícai Federal, a ação da PF de Brasília, coordenadas por um delegado do Mato Grosso, tem como alvo militares acusados de participação em grupo de extermínio.

ATUALIZAÇÃO (8h32min) - Gente graúda da área da Polícia Militar do Ceará caiu na rede da operação que a Polícia Federal de Brasília realiza no Estado desde as primeiras horas desta quinta-feira.

ATOR E DRAMATURGO HAROLDO SERRA GANHARÁ HOMENAGEM DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

O ator e dramaturgo cearense Haroldo Serra será homenageado às 15 horas desta quinta-feira pela Assembléia Legislativa. Durante solenidade, Haroldo Serra, que nasceu em Tamboril (Sertão de Canindé), receberá comenda especial da Casa para marcar os 50 anos de existência do grupo teatral Comédia Cearense, do qual ele foi fundador. A Comédia Cearense é considerada instituição de utilidade pública e reconhecida por sua contribuição às artes cênicas e por ações sócio-culturais. A iniciativa é dos deputado Heitor Férrer (PDT) e Artur Bruno (PT) .

SHOW PIROTÉCNICO DO RÉVEILLON VAI CUSTAR PERTO DE R$ 600 MIL

A Prefeitura de Fortaleza vai gastar, com o show pirotécnico do próximo réveillon, três vezes mais que o valor aplicado nesse tipo de espetáculo no ano passado. Na licitação realizada pela Secretaria Municipal do Turismo, o tempo do show, marcado para o aterro da Praia de Iracema, também acabou reduzido: de 10 para cinco minutos. Haverá também queima de fogos em três regionais - Conjunto Ceará, Barra do Ceará e Lagoa de Messejana. O preço ficou em cerca de R$ 600 mil. A prefeitura garante que será um show dos maiores do País, com efeitos especiais e com objetivo de sedimentar a festa como evento turístico. Para o réveillon, deverão ser contratados o cantor Falcão, a cantora Bete Carvalho, o grupo Paralamas do Sucesso e parte da bateria da Mangueira.

Bom lembrar - No ano passado a festa registrou muitos questionamentos, com ação civil pública, depoimentos e suspeitas de superfaturamento nos cachês de artistas. Já o procurador-geral do município, Martônio MoltÁlverne, deu entrevista coletiva apresentando relatório do TCU isentando o município de problemas com o réveillon passado. A Procuradoria da República, através do procurador Alessander Sales, diz que o relatório não isenta a prefeitura. O caso ainda aguarda pronunciamento via justiça estadual.

(Bom Dia Ceará - TV Verdes Mares)

CPMF - LULA RESOLVE CONDUZIR NEGOCIAÇÕES

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados nos últimos dias que o Ministério da Fazenda "conduziu mal as negociações" com os tucanos e que está "irritado" com alguns senadores de sua base de apoio, particularmente do PDT e do PMDB, por estarem pressionando o governo por mudanças na CPMF e por cargos.Lula afirmou ainda estar "preocupado" com o rumo das negociações e que vai retomar as conversas com o PSDB nos próximos dias, sinalizando que vai ceder em novas medidas para garantir a prorrogação do tributo até 2011.O presidente pretende contar com o apoio dos governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) nessa tarefa.Na avaliação de Lula, o ministro Guido Mantega não deveria ter feito reuniões públicas com os senadores tucanos antes de ter certeza de que a proposta a ser oferecida não seria totalmente rejeitada, como aconteceu na última terça-feira. Mantega reuniu os tucanos em almoços no ministério.Segundo o presidente, isso foi um erro de estratégia do Ministério da Fazenda e expôs os senadores do PSDB que estavam propensos a fazer acordo com o governo. Como havia uma pressão interna do partido contra a prorrogação da CPMF e a proposta da Fazenda foi considerada insatisfatória, o grupo que jogaria com o governo acabou tendo de recuar.Além de criticar Mantega, Lula comentou com amigos não ter gostado da posição de Jefferson Peres (PDT), que passou a cobrar redução da alíquota da CPMF depois de acenar ao Palácio do Planalto que estava fechado com a proposta a ser articulada pelo governo."

(Folha de São Paulo)

PREFEITA VAI CRIAR MAIS DUAS SECRETARIAS: ESPORTES E REGIONAL CENTRO

De olho na expectativa de ser sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de Fortaleza enviará à Câmara Municipal, até o fim de novembro, mensagem que cria a Secretaria de Esportes do Município. Também está prevista a criação da Secretaria da Cultura do Município e a transformação da Secretaria Extraordinária do Centro (Sece) em Secretaria Executiva Regional do Centro. O líder da prefeita na Câmara, vereador Guilherme Sampaio (PT), não revelou muitos detalhes da estrutura organizacional das duas novas secretarias, argumentando que o projeto está em fase de conclusão. Também não disse quem serão os titulares. De acordo com ele, a necessidade de um órgão específico para o esporte vem desde o início da atual gestão, mas havia dúvida entre a criação de uma fundação, secretaria ou, simplesmente, atrelar o setor à Secretaria da Cultura. Mas a idéia da secretaria foi reforçada com a possibilidade de Fortaleza ser uma das cidades-sedes da Copa do Mundo. A prefeita Luizianne Lins (PT) foi a única prefeita de Capital a participar, no Rio de Janeiro, do início do processo de habilitação das cidades-sede. Até 2014, porém, ela não será mais prefeita, mesmo que seja reeleita no ano que vem. No entanto, os preparativos começam a partir do momento em que a cidade for escolhida - caso seja - para sediar os jogos.

DANÇA DOS ÓRGÃOS

Antes das duas novas pastas, a prefeita Luizianne Lins (PT) já criou os seguintes órgãos com status de secretaria:
- Secretaria Extraordinária do Centro (Sece) - que será transformada em Secretaria Executiva Regional do Centro Secretaria do Turismo (Setfor)
- Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
- Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Juventude
- Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres
Ainda virão as pastas de Direitos Humanos e Cultura.

(Jornal O POVO)

Vamos nós: Nesse ritmo, é já que a prefeitura toma o lugar do Sine-IDT em se tratando de geração de emprego.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

BERZOINI É AGUARDADO PARA ENDOSSAR REELEIÇÃO DE CARTAXO E TRAVAR DEBATE


O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, desembarca em Fortaleza nesta quinta-feira quando, a partir das 17 horas, na sede estadual petista, dará entrevista coletiva. Berzoini chega como postulante à reeleição ao cargo e participará de debate que o partido promoverá na sede do Sindicato dos Bancários, a partir das 19 horas, com todos os seis postulantes ao trono petista.

Na sede do PT, o dirigente nacional aproveitará para lançar a candidatura à reeleição de Joaquim Cartaxo, que é também secretário de Cidades da administração Cid Gomes (PSB). Um dos cicerones de Berzoini é o deputado federal José Nobre Guimarães.
DETALHE 1 - Pode-se falar de tudo sobre o PT e seus membros, mas um fato ninguém pode negar: a legenda exercita na prática a democracia interna. Qual outro partido promove debate com postulantes a cargos de direção como os petistas?
DETALHE 2 - Lula tem encontrado tempo em sua agenda lotada de viagens e discussões sobre a prorrogação da CPMF para dar uma forcinha na campanha de Ricardo Berzoini à presidência do PT. É um sinal claro de que o temor de que Berzoini seja derrotado existe. (Veja On Line - Lauro Jardim)

MENSALÃO - STF NEGA HABEAS CORPUS PARA GENOÍNO

"O ex-deputado federal pelo PT de São Paulo José Genoino continuará sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) num processo em que é acusado de ter cometido crimes de gestão fraudulenta e falsidade ideológica no caso do Banco BMG, um dos desmembramentos do mensalão. Por 6 votos a 4, os ministros negaram hoje o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Genoino.
A denúncia partiu da Procuradoria da República em Minas Gerais e foi aceita na 4ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, em 18 de dezembro de 2006 – um dia antes da diplomação de Genoino como deputado federal.
Com a posse de Genoino como deputado, o processo subiu para a Suprema Corte, por conta da prerrogativa de foro privilegiado a parlamentares. O relator designado para cuidar do caso foi o ministro Joaquim Barbosa.
A defesa queria suspender a ação, alegando que a aceitação da denúncia por parte do juiz federal foi ilegal, já que a entrada dos documentos só teria sido registrada no dia 19, data da diplomação. Assim, o caso deveria ter sido levado diretamente ao STF.
Os ministros que votaram contra o pedido - Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandovski, Carlos Ayres Brito, Cezar Peluso, Carmen Lúcia e Ellen Gracie – sustentaram que o andamento processual mostra que a entrada dos documentos se deu de fato no próprio dia 18.
José Genoino já é réu no processo do STF relacionado ao mensalão. Neste caso, ele responde pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha."

(Com informações do TSE)

FORTALEZA É SEDE DE ENCONTRO SOBRE A SAÚDE DOS MILITARES E BOMBEIROS

Fortaleza será sede, a partir desta quinta-feira, do II Encontro Nordestino de Saúde das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil. O encontro, com abertura a partri das 19 horas, terá como tema "A Saúde das Instituições Militares Estaduais" e vai se estender até sábado, no Auditório da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará - Esmec (Rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70 - Bairro Água Fria, por trás do Fórum Clóvis Beviláqua). Entre os assuntos em discussão, Situação da Saúde dos Militares Estaduais, Morte Súbita na Atividade Esportiva, Perícias Médicas nas Corporações Militares, Álcool e Drogas nas Unidades Militares, Tratamento de Politraumatismos, entre outros assuntos.

DETALHE - No programa, faltou tema do momento e que, com certeza, mexeria com os policiais militares: a saúde do bolso da Corporação.

DOCENTES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E A GREVE ANUNCIADA

Os professores das instituições de nível superior do Ceará (Urca, UVA e Uece) anunciaram, ensta quarta-feira, após assembléia geral no Campus do Itaperi, que vão paralisar atividades a partir do próximo dia 12. A categoria luta pela implabtação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos prometido pelo governador Cid Gomes ainda em campanha para chegar ao poder. A expectativa é de que quase dois mil docentes entrem em greve, o que deixa o secretário da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado, René Barreira, em clima de saia justa. René deve viajar na comitiva do governador que tomará a rota de Cabo Verde nesta quinta-feira. Vai com a certeza de que, ao regressar, terá que descascar esse abacaxi superior.

DEFENSORA INDICADA POR CID GOMES SERÁ SABATINADA


A defensora pública Francilene Gomes, atual presidente da associação da categoria no Estado, será sabatinada nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia. Primeira da lista tríplice para o cargo de defensor-público-geral e indicada pelo governador Cid Gomes (PSB), passará pelo crivo dos parlamentares conforme a regra. Francilene deverá ser confirmada no lugar de Luciano Simões, atual defensor-público-geral, que permanecerá no cargo até o próximo dia 12. Francilene foi eleita prometendo lutar pela autonomia financeira e administrativa do órgão. A categoria espera isso dela.

DELEGADO É ASSALTADO NA PORTA DE CASA

O titular do 30º Distrito Policial, delegado Carlos Eduardo Rodrigues Júnior, foi assaltado nesta quarta-feira, quando saia de sua residência situada no Bairro Aldeota, área nobre de Fortaleza. Ele foi abordado por dois individuos que lhe tomaram a pistola, carteira e o celular. Carlso Eduardo não reagiu. Ele é mais um membro da segurança pública cearense a sofrer ataques do gênero. Recentemente, o subcomandante, coronel Roberto Cleyton, sofreu duas abordagens em via da Capital cearense.´Só neste ano, em momentos de confronto ou por reagir a ações de marginais, 14 policiais acabaram perdendo a vida.

(Barra Pesada - TV Jangadeiro)

SENADO APROVA PROIBIÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcóolicas em postos de combustíveis e em lojas de conveniência instalados em perímetros urbanos e em rodovias federais. O projeto, de autoria do senador carioca Marcelo Crivela (PRB-RJ) , foi relatado, com parecer favorável, pelo senador Tasso Jereissati. O tucano justificou "não ser admissível que, enquanto o poder público gasta expressivos recursos em campnhas de conscientização para combater a violência no trânsito, haja facilidades de vendas desse tipo de produto para os motoristas".

Tasso afirmou ainda em seu parecer que "a punição dos proprietários de postos de combustíveis proposta pelo projeto do senadoir Crivela é uma forma de reforçar o Código Nacional de Trânsito que alcança somente o motorista". A matéria foi aprovada em caráter terminativo na CCJ, ou seja, seguirá direto para ser avaliado e votado na Câmara dos Deputados.

VAMOS NÓS: Eis um projeto que, sem sombra de dúvida, chega em boa hora. Ou alguém fica satisfeito em conferir, a cada fim de semana e, principalmente, nos feriadões, as estatísticas de acidentes de trânsito com mortes crescerem de forma assutadora? Louvável o parecer do tucano.

PREGANDO NO DESERTO - RAIMUNDO GOMES DE MATOS COBRA NOVA SUDENE


Preocupado com tantas promessas do presidente Lula que, pelo menos para o Ceará, não passaram de conversa fiada, até agora, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara para cobrar a "Nova Sudene". Aproveita o período em que o Congresso Nacional debate o Plano Plurianual 2008-2011 e o Orçamento Geral da União 2008, para alertar a bancada nordina sobre "a necessdade urgente de nos articularmos em favor do projeto e evitar que se agrave, ainda mais, as desigualdades que, a cada dia, penalizam a região."
O tucano lembra que o projeto tramitou na Câmara dos Deputados e no Senado Federal durante três anos e meio, recebendo contribuições "valiosas" que aperfeiçoaram o texto, transformando-se na Lei Complementar nº 125, de 03 de janeiro de 2007, que foi sancionado pelo Presidente da República com a aposiçaõ de vetos a 16 dispositivos da Lei. "Muitos desses vetos acarretarão inúmeras dificuldades ao pleno funcionamento da Sudene e à implementação de planos de desenvolvimento regional, pois alguns deles comprometem fontes de recursos indispensáveis à operacionalização de programas e projetos fundamentais para a região", explica o parlamentar.

CRISE DO GÁS - LULA VIVE DILEMA DIANTE DE DOIS ALTARES


TURISTA ITALIANO TEM MORTE MISTERIOSA EM FORTALEZA

"Um turista italiano, identificado como Sérgio Caponni, morreu, na noite desta terça-feira, na unidade central do Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, com traumatismo craniano. Existem duas versões preliminares sobre as causas que levaram à óbito o turista que estava hospedado em Hotel na Avenida Beira MAr. A primeira versão aponta que o italiano, após o consumo de drogas, teria se jogado no mar nas proximidades do Ideal Clube. A outra versão, surgida nas primeiras informações de testemunhas, indica para agressão de policiais.
O caso aconteceu na noite de ontem e, na madrugada de hoje, as investigações foram abertas. A morte do turista, em princípio está envolta em mistério. Os policiais envolvidos, que abordaram o turista, também já começaram a ser ouvidos. "

(Do Portal Ceara Agora)

(ATUALIZAÇÃO - 19h20min) - A delegada Adriana Arruda, titular da Delegacia de Apoio ao Turista, informa que Sérgio Caponni foi levado não para o IJF, mas para o Hospital Mental de Messejana, pois parecia for de si depois de ter invadido clube elegante de Fortaleza. Em princípio, ela descarta agressão policial contrfa o turista.

ALGOZ DE CELSO PITTA VISITA FORTALEZA COMO CANDIDATO AO TRONO DO PT NACIONAL



Nesta quinta-feira, o candidato à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores pelo grupo político " Mensagem ao Partido ", José Eduardo Cardozo (PT-SP), desembarca em Fortaleza. No programa dele, uma entrevista coletiva às 15 horas, na Assembléia Legislativa. Cardoso é vice-líder do partido na Câmara, filiado desde a fundação do PT. Foi secretário municipal de São Paulo na gestão 1989-1992 e vererador na Capital ente 1995 e 2002 , chegando a presidir a Câmara Municipal. Em 1999, presidiu a CPI da Máfia dos Fiscais na gestão de Celso Pitta, que apurou irregularidades sobre a fiscalização em subprefeituras e culminou com a cassação de vereadores e um deputado estadual. Defende uma "revalorização da militância petista, com maior poder nas discussões internas, bem como um maior avanço do governo Lula nas conquistas democráticas, ampliando os espaços de participação popular". Ele participará, às 19 horas desta quinta-feira, no Sindicato dos Bancários, do debate envolvendo todos os postulantes ao comando nacional petista.

GOVERNO NEGOCIA COM PETROBRAS APOIO PARA IMPLANTAR MINI-USINAS DE ÁLCOOL NO CARIRI


Para tratar sobre a implantação do Centro de Tecnologia da Cana-de-Açúcar da Região do Cariri, um dos projetos estratégicos definidos pelo governo Cid Gomes, encontra-se no Rio de Janeiro, em contatos com a Petrobras, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana. O objetivo é buscar parceria com a estatal para tocar, a partir de 2008, o empreendimento orçado em cerca de R$ 2,5 milhões e que promete recuperar a economia canavieira caririense, a partir da instalação de 10 mini-usinas sulcro-alcooleiras.

"Queremos investir nesse projeto piloto e teremos a Petrobras como parceira comprando a produção. Trata-se de um modelo parecido com o que a estatal vem implantando no Rio Grande do Sul e que apoia, principalmente, a agricultura familiar", explicou Santana.
Nessas mini-usinas, conforme adiantou, a meta é produzir álcool, açúcar mascado da rapadura e cachaça artesanal para gerar emprego numa região que, no passado, tinha esse tipo de cultura como um dos seus maiores potenciais. O Centro virá como o suporte técnico para capacitar e abrir canais de cooperação para o desenvolvimento da produção dessas mini-usinas. "Esse Centro será uma escola para capacitar. O projeto está pronto para ser licitado e a Petrobras entrará garantindo a compra da produção", acentuou o secretário.

SORTE OU AZAR - PROPOSTA DA CPMF SERÁ VOTADA DIA 13, INFORMA TIÃO VIANA

"A proposta de prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) será votada na próxima terça-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A informação foi confirmada hoje (7) pelo presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC)."O Marco Maciel [presidente da CCJ] afirma o encaminhamento para terça-feira na CCJ como relatório preliminar e depois o trâmite regimental em plenário", disse.Na reunião, os senadores vão votar o parecer de Kátia Abreu (DEM-TO), relatora da matéria. Ela já afirmou que apresentará voto contrário à prorrogação da CPMF até 2011. De acordo com a senadora, "não é necessária a continuidade da CPMF para o Brasil continuar crescendo".Tião Viana lembrou que o governo terá dificuldade para conseguir os 49 votos necessários para aprovação da matéria no plenário do Senado. O Democratas, que tem 14 senadores, já fechou questão contrária à matéria. Ontem, o PSDB rejeitou proposta do governo de isentar de CPMF aqueles que têm renda menor que R$ 4.340 e avisou que os 13 senadores do partido também estão unidos contra a prorrogação do imposto."

(Agência Brasil)

E O MC LEOZINHO DIRIA: "SE ELES DANÇAM...NÓS DANÇAMOS!"


Foto - Sebastião Bisneto

E os policiais civis entram, nesta quarta-feira, no sexto dia de greve. Na foto, a descontração de alguns, com direito a passos de forró. Mas, cá pra nós, enquanto eles "dançam", literalmente nós, cidadãos, é que dançamos com a falta que essa turma faz.

PREFEITA LUIZIANNE LINS TOMA A ROTA DE SEMINÁRIOS NA BÉLGICA E ESPANHA


A prefeita Luizianne Lins (PT) tomou a rota do Exterior na madrugada desta quarta-feira. Seguiu para Belgica, onde participará em Bruxelas de encontro internacional intitulado "O Presente e o Futuro da Cooperação entre União Européia e América Latina: qual o papel dos governos e regiões locais? Luizianne terá direito a expor, em painel, a experiência do chamado orçamento participativo de sua gestão. O retorno ao Brasil está programado para o próximo sábado. Após o evento, a prefeita viajará para Barcelona (Espanha), onde é convidada da mesa de trabalhos na abertura solene do Seminário do “Dia do Brasil”, nesta quinta-feira. O evento faz parte do Barcelona Meeting Point, salão que vai destacar oportunidades de negócios imobiliários e turísticos no Brasil para investidores internacionais.

TAM PASSA A ASSUMIR BILHETES DA BRA

"A TAM divulgou na manhã desta quarta-feira um comunicado oficial em que anuncia que, seguindo solicitação da ANAC, vai aceitar em seus vôos os bilhetes já emitidos pela BRA para destinos dentro e fora do país. Esses passageiros, no entanto, serão acomodados de acordo com disponibilidade de assentos, e a empresa não informou como deve feita a troca. Com passagens já vendidas até para vôos em janeiro, a empresa aérea BRA anunciou na tarde de terça a suspensão de todos os seus vôos a partir de hoje, e demitiu todos os 1.100 funcionários, alegando falta de dinheiro. "

(Portal Uol)

ALUNOS RETOMAM DIÁLOGO COM REITOR E DEIXAM PRÉDIO DA REITORIA DA UFC

O grupo de alunos da Universidade Federal do Ceará que ocupava, desde a semana passada, o prédio da reitoria da Instituição, vai deixar o local a partir das 11 horas. Lideranças do movimento aproveitarão a retirada para um ato de protesto contra a falta de diálogo no que diz respeito ao Programa de Reestruturação do Ensino Universitário (Reune).

Os alunos deixarão a reitoria porque conseguiram uma audiência para as 9 horas desta quinta-feira com o reitor da UFC, Ícaro Moreira. Só que a audiência ocorrerá no prédio da Procuradoria da República, que entrou nesse "campus" minado em busca de acordo entre as partes.

Saiba mais sobre o caso aqui

DETALHE - Tomara que esse ato público inclua vassouras e água pra deixar o prédio e os jardins da reitoria limpinhos.

REFRESCO - BANCO DO NORDESTE RENEGOCIA DÍVIDAS RURAIS ATÉ 31 DE DEZEMBRO


Cerca de 60 mil produtores rurais nordestinos que apresentam dificuldades para pagar financiamentos com o Banco do Nordeste do Brasil têm até 31 de dezembro próximo para renegociar dívidas. O alerta foi dada nesta quarta-feira pelo presidente da Instituiição, Roberto Smith, acrescentando que o montante da dívida rural em atraso é superior a R$ 2 bilhões. Essa renegociação está prevista na lei nº 11.322, que oferece vantagens para quem quer rever empréstimos da área.

Segundo Roberto Smith, nesse contingente de produtores rurais "nem todos estão atrasando, mas todos têm direito de renegociar prazos". Para que isso ocorra, devem liquidar 1% do débito e, a partir daí, acertar prazos de desembolso e juros. "Isso deve ajudar bastante àqueles que estão com problemas em consequência até da estisagem registrada em pontos do Nordeste. Isso não é só para adimplente, que pode rever prazos, mas para dar chance a quem não está em dia normalizar sua situação", acentuou o presidente do banco.

Para que faça a renegociação de seus débitos, de acordo com Smith, basta o produtor rural procurar as agências do BNB e avaliar as opções apresentadas. O presidente do banco encontra-se em Brasília, onde despachará com o ministro Mangabeira Unger (Secretaria de Planejamento de Longo Prazo), para expor o planejamento estratégioc do banco no plano do microcrédito.

MATO GROSSO DO SUL AGORA É ÁREA LIVRE DO RISCO DA AFTOSA. CEARÁ CONTINUA NO BREJO


Essa informação é só pra mexer com os brios do governo estadual: o Ministério da Agricultura acaba de reconhecer o Mato Grosso do Sul como "área livre do risco de febre aftosa". na prática, isso que dizer que esse Estado poderá comercializar à vontade sua carne para qualquer parte do País e, claro, com direito a exportações. Desde 2005 que o MTS vinha investindo firme em campanhas de vacinação contra a aftosa.

Por aqui, as campanhas contra a doença prosseguem, mas de forma tímida principalmente porque os donos de fazendas não colaboram como deveriam, segundo as autoridades do Estado. Enquato isso, vai o Ceará perdendo mercado. O secretário Camilo Santana (Desenvolvimento Agrário) diz que nova etapa de vacinação ocorre no Estado, no que ele apela aos proprietários rurais para que se engajem á estratégia.
(Este Blog com Globo Rural - Rede Globo)

PAULO LUSTOSA - DA FUNASA PARA A FIESP


Foto - Folha Imagem

O ex-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, acabar de assumir a condição de membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Ele foi uma indicação do conselheiro e ex-ministro da Fazenda, Delfim Neto. Lustosa, que deixou o comando da Funasa sob tiroteiro de acusações, afirma estar tranqüilo quanto a uma série de denúncias que lhe são imputadas e que, até hoje, nada recebeu de desaprovação da parte do Tribunal de Contas da União. Houve questionamentos, por exemplo, de um projeto de implantação de um canal de TV digital corporativa, sob responsabilidade do órgão, que previa investimentos da ordem de R$ 71 milhões em cinco anos. Acabou barrado.

Lustosa ainda está dando consultoria para a Bolsa de Valores de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF). Sobre política, já que foi deputado federal, disse não ter planos definidos.

RELATOR QUER MANUTENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL


"O movimento sindical ganhou novo aliado no lobby para manter a contribuição que equivale a um dia de salário do trabalhador no ano, o imposto sindical. Ontem, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), relator do assunto na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), sinalizou que é contra o fim do imposto em 2008.
"Tenho que examinar a proposta do governo, as mudanças feitas na Câmara, para depois tomar minha decisão, procurando sempre o entendimento e o consenso. Agora, não pode, no mês de novembro, tirar uma receita a partir do ano que vem. Todos os sindicatos já fizeram suas previsões", afirmou o ex-ministro do Trabalho.
No mês passado, ao apreciar o projeto de lei do governo que regulariza as centrais sindicais, a Câmara aprovou uma mudança no texto, que, na interpretação dos deputados, acabou com a obrigatoriedade do recolhimento do imposto sindical. A alteração foi atacada pelo movimento sindical e pelo governo, que perderão uma arrecadação anual de aproximadamente R$ 500 milhões, segundo dados de 2006."

(Folha de São Paulo)

CID DEVE APROVEITAR VIAGEM A CABO VERDE PARA FECHAR NOVO FDI

"A viagem do governador Cid Gomes e de secretários ao Cabo Verde, de hoje a sábado, servirá para que finalmente seja batido o martelo quanto ao novo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). Confirmando as alterações que lhe serão apresentadas, Cid sanciona o projeto de lei na próxima semana. A proposta de novo FDI, instrumento do Governo para conceder incentivos fiscais às empresas, foi aprovada no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, mas bombardeada por críticas, foi recolhida para ajustes. À mesa com Cid na cidade de Praia, Capital do país, estarão o presidente do Conselho, Ivan Bezerra; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Balhmann; e a secretária do Planejamento, Silvana Parente. O secretário da Fazenda, Mauro Filho, estará ausente. A Coluna apurou que mudanças serão poucas. Todavia, na avaliação do Estado, o suficiente para amainar as insatisfações manifestadas após a apresentação do projeto. Haverá maior pontuação para ciência e tecnologia. As críticas partiram notadamente de professores e pesquisadores do Caen-UFC. Eles chegaram a redigir um documento com críticas. As queixas geraram acadêmicas trocas de farpas entre o grupo e o presidente do Ipece, Marcos Holanda, também do Caen. Dentro do Governo, as ponderações ecoaram na Secretaria do Planejamento."

Da Coluna Vertical S.A, do O POVO, leia mais aqui

Vamos nós: Cid Gomes embarcará nesta quinta-feira para o Cabo Verde, mas, antes, porém, ele fará giro nesta quarta-feira por ministérios, em Brasília. Entre contatos, Integração Nacional, onde fechará apoio a projetos do pacote contra a estiagem lançado nesta semana, durante ato no Centro de Convenções.

CASO IGUATU - CAPITÃO DANIEL SÓ VAI A JÚRI POPULAR ENTRE 2008 e 2009

"O capitão Daniel Gomes Bezerra deverá ir a júri popular entre o período de novembro de 2008 a março de 2009. A previsão é da defesa do militar, acusado da morte dos irmãos Marcelo e Leonardo Teixeira, em março deste ano, no município de Iguatu, a 377 quilômetros de Fortaleza. Segundo o advogado do capitão, Delano Cruz, o caso sofre uma "resistência processual", por conta da interferência do governador Cid Gomes. De acordo com o advogado, o governador se envolveu emocionalmente e politicamente com a família das vítimas para então decretar a expulsão de Daniel Gomes dos quadros da Polícia Militar, em ato no dia 17 de julho, durante sessão itinerante do Governo, em Mombaça. "O governador foi à Missa de 7º Dia dos irmãos e o deputado federal Ciro Gomes, irmão do governador, anunciou na região, 20 dias antes, que o capitão Daniel seria expulso da corporação. Essa decisão do governador foi um ato político, tanto que o capitão continua com sua patente e recebendo seu salário a cada mês", disse o advogado ao O POVO, que informou ainda que o processo chegou ao Tribunal de Justiça, em setembro. Segundo a Coordenadoria Geral de Comunicação do Governo do Estado, o governador Cid Gomes nunca decretou a expulsão sumária do capitão, mas sim assinou um ato de recomendação para a expulsão de Daniel Gomes dos quadros da Polícia Militar. De acordo ainda com a coordenadoria, Cid Gomes decidiu não mais comentar o assunto, desde a recomendação à Justiça."

(Jornal O POVO)

BANDA CABAÇAL RECEBERÁ ORDEM DO MÉRITO CULTURAL DAS MÃOS DE LULA E GILBERTO GIL


"Mais uma vez a cultura do Cariri é reconhecida com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), do Ministério da Cultura. Hoje, em solenidade no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, às 17 horas, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, da zona rural do município do Crato, estará sendo agraciada com a medalha. A banda secular tem um destaque especial entre os grupos do Cariri. Traz um sentido original de montagem da banda, seguindo tradição secular, em família, de mais de 100 anos. A solenidade da Ordem do Mérito Cultural conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Eles farão a entrega das insígnias aos homenageados. Em 2004, a Fundação Casa Grande, do município de Nova Olinda, também teve reconhecido o seu trabalho com a Ordem do Mérito Cultural. Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a condecoração é uma homenagem do governo federal a cidadãos e instituições que, de maneira significativa, destacaram-se na prestação de serviços à Cultura do País.Serão agraciados com a OMC 2007 cantores, atores, escritores, cineastas, compositores, artistas plásticos e outros profissionais que colaboram em larga escala para a promoção e difusão da cultura brasileira. E, ainda, instituições e iniciativas que se destacaram no País. Também receberão homenagens póstumas personalidades que contribuíram para a nossa riqueza cultural.Neste ano se comemora "

(Diário do Nordeste)

MEC REPROVA EDUCAÇÃO DO CEARÁ

"Hoje tem início a Conferência Estadual da Educação no Ceará. Após uma série de reuniões preparatórias, o evento definirá os rumos da educação do Estado nos próximos dez anos. Como resultado da conferência, será elaborado um plano decenal, cuja aprovação depende da Assembléia Legislativa. O desafio é grande. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que avalia a qualidade de ensino no País, revelam que nenhum dos municípios cearenses atingiu a nota 5 nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escala de 0 a 10. O Ceará obteve 3,2 como média, a mesma nota de Fortaleza. O bloco das cidades com o pior resultado é formado por Monsenhor Tabosa (1,7), Salitre(1,8), Ipu (2,2), Lavras da Mangabeira (2,2), Tamboril (2,2), Ipaumirim (2,3), Mauriti (2,3) e Umari (2,3). Entre os problemas enfrentados pelos gestores educacionais destes municípios, destacam-se os altos índices de analfabetismo, a baixa escolaridade dos pais e a falta de infra-estrutura adequada. Esse foi o quadro com que Fátima Chagas, diretora de educação do município de Tamboril, distante 329 quilômetros da Capital, deparou-se ao assumir o cargo, em 2005. Segundo ela, cerca de 42% dos alunos matriculados na 8ª série eram analfabetos. Mesmo assim, a aprovação era automática, sem qualquer controle. Em algumas escolas, afirma, os alunos chegavam a ter 120% de presença, ou seja, tinham mais presenças que o número de aulas no ano."


Do Jornal O POVO, leia mais aqui