sábado, 10 de novembro de 2007

CÚPULA IBERO-AMERICANA TERMINA COM BATE-BOCA ENTRE HUGO CHÁVEZ E REI DA ESPANHA

A 17ª Cúpula Ibero-Americana chegou ao fim no sábado, em Santiago, com uma disputa pública entre o rei da Espanha e o presidente venezuelano, deixando longe a imagem de coesão que o encontro visava. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi protagonista da reunião de três dias no Chile e, durante a sessão de encerramento, irritou o rei Juan Carlos e o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, por haver chamado o ex-presidente da Espanha, José Maria Aznar, de "fascista".
"Por que não se cala?", gritou o rei para Chávez, apontando-o com o indicador, quando o líder venezuelano tentava interromper Zapatero, que pedia respeito por Aznar. O monarca saiu por alguns momentos da sala depois do enfrentamento com Chávez.
"Pode-se discordar radicalmente de tudo, respeitando-se às pessoas", disse Zapatero, provocando o aplauso dos chefes de governo presentes à sessão da cúpula, marcada pela fricção e debates entre os vários governantes.
Como anfitriã, a presidente chilena, Michelle Bachelet, disse em entrevista à imprensa que as disputas refletiram a "diversidade" das posturas e o aspecto "apaixonado" da reunião.
"O debate não tem de assustar ninguém. Não há que se dramatizar os debates", disse Bachelet.
Apesar das brigas, os presidentes ibero-americanos conseguiram fechar acordos e aprovaram a "Declaração de Santiago", que prevê a formulação de ações para aumentar a coesão social entre os países do bloco."

(Portal Uol)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar,

Até que enfim alguém deu um "BASTA" nas asneiras desse bufão candidato a ditador.

VIVA O REI JUAN CARLOS.

Era o que o Lula deveria ter feito quando ele atacou por várias vezes o Brasil e o congresso nacional. Mas elle preferiu baixar a crista e continuar aliado desde facínora, que agora quer se tornar perpétuo no poder. Um falastrão ridículo, que finalmente encontrou um governante que defende a soberania de seu país e não permite ataques a ex-presidentes, foram eleitos pelo povo espanhol que, indiretamente, seria atingido pelas ofensas do porcão chavez.

Bruno

Anônimo disse...

CALA A BOCA, MAGDA!!!

Bem feito. Quem manda falar tanta besteira, né? O Chavez bem que podia ficar sem essa...

Mas ele SE ACHA, pensa que pode falar mal de tudo e de todos na casa dos outros, né? Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

CALA A BOCA, MAGDA!!!