sábado, 2 de maio de 2009

BERZOINI: RESTRIÇÃO NO USO DE PASSAGENS PREJUDICARÁ TRABALHO DA CÂMARA

"O deputado federal Ricardo Berzoini (SP), disse neste sábado (2) as novas regras para o uso de passagens aéreas pelos parlamentares "prejudicam" o trabalho na Câmara com "ativistas e militantes".

Apesar de afirmar que algo precisava ser feito para coibir os abusos, o presidente do PT avaliou que as novas normas contêm restrições exageradas.

"Não acho esse assunto importante o suficiente para rediscutirmos a decisão da Mesa Diretora, mas o fato é que, agora, as regras prejudicam o nosso trabalho com ativistas e militantes de movimentos de moradias", argumentou Berzoini.

*Da Agência Estado, leia mais aqui.

AH, QUE SAUDADES... DO ATAULFO ALVES



Se estivesse vivo, o grande A|taulfo Alves estaria completando 100 anos neste sábado. Vale a pena lembrar daquele que foi um dos maiores cantores deste nosso Brasil.

DNIT INTERDITA TRECHO DA BR-222 NA IBIAPABA

Cerca de três mil famílias do município de Granja estão desabarigadas em consequência das fortes chuvas. A Prefeitura decretou estado de calamidae pública. Também em Moraújo e Coreaú, as prefeituras decretaram estado de calamidade. A Defesa Civil reforçou o apoio às famílias fazendo a distribuição de cestas básicas, lonas, conchões e remédiso em vários pontos do Estado, mas apela à população: continue fazendo doeações pelo fone 199.
Em Tianguá, na BR-222, um deslizamento na serra interditou trecho por quase uma hora. Ainda há risco de deslizamentos em razão das chuvas. O Dnit mobilizou equipes para a Região da Ibiapaba e informou, nesta noite de sábado, que a área permanecerá interditada por precaução.

UFC PROMOVERÁ DEBATE SOBRE GRIPE SUÍNA

"A Universidade Federal do Ceará, por meio do curso de Farmácia, realizará na próxima terça-feira (5), um seminário sobre gripe suína. Vai acontecer das 12 às 14 horas, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aberto a profissionais de saúde, estudantes e público em geral.
A ordem é divulgar informações e aprofundar o diálogo sobre a Influenza Suína entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Seão conferencistas Everardo Albuquerque de Menezes e Aparecida Tiemi Nagao Dias, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC."

SERVIÇO

Fones - 3366.8007 e 3366.8008.

(Com site da UFC)

MORRE AUGUSTO BOAL, O HOMEM QUE CRIOU O TEATRO DO OPRIMIDO

"O dramaturgo e diretor teatro, Augusto Boal, morreu na madrugada deste sábado, aos 78 anos, de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano, no bairro do Botafogo, Rio. Ele sofria de leucemia e estava internado desde o dia 28 de abril. O local e o horário do enterro não foram divulgados. O trabalho do carioca Boal, que também era ensaísta e teórico do teatro, ganhou destaque nos anos 1960 e 1970, quando esteve à frente do Teatro de Arena de São Paulo e criou o Teatro do Oprimido, pelo qual foi internacionalmente reconhecido por aliar arte dramática à ação social. Boal chegou a se formar em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1950, mas viajou em seguida para os Estados Unidos, onde estudou artes cênicas na Universidade de Columbia. De volta ao Brasil, sua primeira peça como diretor do Arena foi Ratos e Homens, de John Steinbeck, que lhe rendeu o prêmio de revelação da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Dirigiu ainda, entre outras peças, Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, e Chapetuba Futebol Clube, de Oduvaldo Vianna Filho. Foi o diretor do espetáculo Opinião, com Zé Ketti, João do Vale e Nara Leão, que passou para a história como um ato de resistência ao golpe militar de 1964."

(Agência Estado)

CIRO ACHA "CRETINO" E "DESUMANO" ABORDAR DOENÇA DE DILMA NAS ELEIÇÕES


"O deputado federal Ciro Gomes (PSB), segundo colocado na mais recente pesquisa Datafolha para a sucessão do presidente Lula, afirmou, em São Paulo, que é "cretino" abordar eleitoralmente o câncer da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o nome mais cotado entre os petistas para 2010.
"É preciso [tratar do assunto] com muito respeito humano antes de qualquer pragmatismo político. (...)
A ministra Dilma teve uma doença que pode acometer a qualquer um de nós. Esse é um dos tipos de câncer de maior taxa de êxito na sua cura. (...) Para mim, é cretino, acho cretino, desumano, cruel, se especular sobre um assunto desse tipo na política."
Ciro participou da festa do 1º de Maio da Força Sindical.
"Em agosto, Dilma estará pronta, firme e forte para qualquer tarefa", afirmou ele."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

OERAÇÃO SATIAGRAHA - NOVO RELATÓRIO ACUSA DANTAS E CÚPULA DO OPORTUNITY DE 5 CRIMES

"Chegou à 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, na noite de quinta-feira (30), o relatório final da segunda fase da Operação Satiagraha. Foi redigido pelo delegado Ricardo Saadi, que sucedeu Protógenes Queiroz no caso. Acusa Daniel Dantas e a cúpula do Opportunity da prática de cinco crimes:

1. Gestão fraudulenta de instituição financeira;
2. Empréstimo vedado pela legislação;
3. Evasão de divisas;
4. Lavagem de dinheiro proveniente de crime contra o sistema financeiro;
5. Formação de quadrilha.

Juntos, os delitos sujeitam os acusados à pena máxima de 37 anos de cana. Na mesma noite, véspera do feriado de 1º de Maio, o titular da 6ª Vara, Fausto de Sanctis, apôs ao relatório da PF um despacho.
Remeteu o papelório para o Ministério Público Federal. A ordem do juiz deve ser cumprida na próxima segunda-feira (4).
Segundo apurou o blog, Rodrigo de Grandis, o procurador que atua no processo, vai acolher as conclusões da PF. Acompanhou de perto o inquérito. Conhece o teor do relatório."

* Do Blog do Josias de Souza, Leia mais.

ROSEANA SARNEY VAI SE AFASTAR DO GOVERNO PARA FAZER MAIS UMA CIRURGIA

"Depois de ganhar na Justiça Eleitoral o direito de governar por mais uma vez o Maranhão e com cerca de 20 meses de gestão até 2010, Roseana Sarney (PMDB) deverá se afastar do comando executivo no fim deste mês. Essa previsão já era feita em abril, quando ficou confirmando que ela se submeterá a 21ª cirurgia de sua vida.Desta vez, Roseana Sarney terá que retirar um aneurisma. A projeção inicial é de que ela ficará longe do Palácio dos Leões por pelos menos um mês. O vice-governador, João Alberto de Souza (PMDB), assumirá as rédeas da administração. Por sinal, é impressionante como os peemedebistas conseguem manter o controle sobre o país. Mesmo com a saída temporária de Roseana, mais um político ligado à legenda fica dirigindo o Maranhão e, assim, mantendo a hegemonia do PMDB nacional."

(Blog da Folha)

XÔ, CASCATA! PROJETO QUER DESVINCULAR AUMENTO DE SALÁRIO DOS DEPUTADOS FEDERAIS DOS ESTADUAIS E VEREADORES

"Na esteira da discussão sobre a reestruturação dos gastos da Câmara, uma proposta que desvincula os salários dos deputados federais, dos estaduais e dos vereadores pode facilitar reajustes futuros e dividir o desgaste político das despesas com as Assembleia Legislativas e as Câmaras Municipais. A proposta retoma a ideia dos constituintes de 1988, que atribuiu aos parlamentares a fixação do salário para o mandato seguinte. Ou seja, os deputados reajustam o valor do salário para os que vão sucedê-los.
"Atualmente, tudo é de responsabilidade do deputado federal. Com a desvinculação, cada um terá de se responsabilizar com o seu eleitorado. Não poderão mais aumentar o seu salário com a desculpa que foram os deputados federais que decidiram", afirmou o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), um dos autores da emenda apresentada nesta semana. "Cada assembleia e cada câmara terá a sua própria repercussão junto à opinião pública."Madeira ressaltou que é contra o aumento salarial dos deputados, mas admite que sua proposta auxiliará na tese do reajuste, com o fim do efeito cascata e do impacto imediato nas contas dos Estados e dos municípios.
"Vão usar, mas, se isso acontecer, não tem problema. Vamos ser contra o aumento de salário", disse Madeira."

(Agência Estado)

VAMOS NÓS - Eis uma medida que, se colocad em prática, seria a glória para Estados e Prefeituras que têm a obrigação de bancar aumentos absurdos com cofres, vez em quando, combalidos. É o tipo da campanha que a sociedade precisa abraçar.

EM CAMPANHA, MOTORISTAS FARÃO PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA NA SEGUNDA-FEIRA

Os motoristas de ônibus de Fortaleza paralisarão na próxima segunda-feira das 16 às 17 horas. A paralisação é uma alternativa à Prefeitura e aos empresários dos setor, já que eles estão no mês que é data-base da categoria. Nesta manhã de sábado, eles rejeitara a proposta de reajuste de salário do empresariado, que ofereceu 6% sem incidir sobre horas extras. Os motoristas lutam por 12% de reposição salarial. É possível que ocorra uma paralisação também na parte da manhã de segunda-feira, justamente no horário do pico: das 7 às 8 horas, segundo lideranças da categoria.
Já a Prefeitura de Fortaleza ainda não decidiu com os empresários como vai ficar o aumento das passagens. Eis um pepino a ser resolvido por Luizianne Lins (PT).

FLASH DO ELIOMAR - E HAJA PANO PRAS MANGAS

SEPLAG E IPECE AINDA VAGOS

O governador Cid Gomes (PSB) deve anunciar na próxima semana o nome que deverá ocupar a Secretaria do Planejamento e Gestão, que ficou vago com a saída de Silvana Parente para, como informou, fazer doutorado em Economia Solidária na Espanha.
Desirré Mota, a adjunta, responde pela pasta, mas há outro nome cotado: o assessor da Seplag, Marcos Fracalossi, técnico que conhece só tudo do setor e que, nos últimos meses, vem acompanhando todas as negociações de grandes empréstimos para o Estado junto a organismos como o BID e Banco Mundial.

OUTRO DETALHE - Cid Gomes parece ter se esquecido que o Instituto de Pesquisas Econômicas do Ceará (IPece) está sem titular há mais de um mês, depois que Marcos Holanda pediu o boné por divergências com setores da Seplag e resolveu virar consultor junto ao Banco Mundial.

LÚCIO ALCÂNTARA: SENADO DEVE SER PRESERVADO, MAS REFORMADO


O ex-governador e ex-senador Lúcio Alcântara é a favor de uma reformulação nas atribuições do Senado. E ele opina em seu Blog como quem já foi senador e sabe de perto que problemas enfrenta aquela Casa. Confira:

"O processo legislativo brasileiro é lento e confuso. O sistema bicameral, por si só, pode ser um fator de retardamento na tramitação dos projetos. Todavia, a existência de competências comuns à Câmara dos Deputados (CD) e ao Senado Federal (SF) contribui para emperrar o fluxo das propostas. O Senado brasileiro é um dos que tem mais atribuições no mundo. É bom? Acho que não. Pode agradar aos senadores individualmente, preocupados em enfeixar poder, pois além das atribuições privativas, o Senado tem todas as competências que a Câmara possui, tais como propor projetos de lei e emendas constitucionais. A primeira consequência disso é que o Senado perde a condição de casa revisora, função que, isoladamente, já justificaria sua existência. Câmara e Senado, no modelo de hoje, iniciam e revisam os projetos que passam de uma casa à outra, nos dois sentidos.Ambas são, portanto, ao mesmo tempo, iniciadoras e revisoras. Com as mesmas prerrogativas dos deputados, e mais as que lhes são próprias, e menos numerosos, transformaram-se em deputados de luxo. Interessados em participar na rotina legislativa, os senadores cumprem mal suas atribuições exclusivas.
Advogo que o Senado perca algumas das competências concorrentes com a Câmara, como por exemplo, a de apresentar projetos de lei, reforçando seu poder revisor, ganhando novas exclusividades. Penso, ainda, que o mandato muito longo resulta na acomodação do titular e seu distanciamento dos interesses do estado que representa. Acredito que seis anos seria o tempo ideal de duração da investidura. Quando fui senador, apresentei proposta nesse sentido que, óbvio, não prosperou. Não acredito que essas ideias venham a ser acolhidas algum dia. O imediatismo individualista induz os políticos a não abrirem mão da menor parcela de poder. Ou do que pensam ser o poder.
Em resumo, o Senado Federal brasileiro deve ser preservado, mas reformado."

CASARÃO DESABA MO CENTRO DE FORTALEZA

Um casarão do século 19 desabou, nesta manhã de sábado, no Centro de Fortaleza. No local, Travessa Baturité com rua Rufino de Alencar, funcionava um depósito de produtos variados, mas não havia ninguém na hora em que houve o desabamento provocado pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Corpo de Bombeiros chegou a isolar a área para avaliar a situação de prédios vizinhos.

CENTRO ADMINISTRATIVO DO CAMBEBA VIRA BURACÓDROMO


Bem que lembra as crateras lunares, não? Essa buraqueira é o cenário hoje predominante nas ruas do Centro Administrativo do Cambeba.
Aqui, só um trechinho de muitos que estão com esse problema em casa, sem que o DER, órgão do Governo Estadual, adote alguma providência. Tudo bem que há chuvas, mas será que não dava nem pra jogar brita ou coisa parecida.
Os servidores que trabalham no Cambeba chegam até a dizer que estão com saudade da época em que o local abrigava a sede governamental.

(Foto - Paulo Moska)

SEIS MPs JÁ TRANCAM PAUTA DO SENADO NA PRÓXIMA SEMANA

"A pauta do Plenário do Senado para a próxima semana inclui sete medidas provisórias (MPs), seis delas na forma de projetos de lei de conversão (PLVs), que trancam a pauta de votações, tendo, portanto, prioridade na votação. As MPs, ou seus PLVs, trancam a pauta quando baixadas há mais de 45 dias.
Está em primeiro lugar na fila para votação o PLV 3/09 (da MP 450/08), que criou o Fundo de Garantia a Empreendimentos de Energia Elétrica (FGEE), cujo objetivo é dar garantia a bancos para a construção de usinas hidrelétricas e de linhas de transmissão de energia, desde que sejam parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)."

* Da Agência Senado, leia mais aqui.

IBIAPINA REGISTRA CHUVA DE 150 MILÍMETROS

Choveu bem em quase todo o Ceará até as 7 horas deste sábado, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Ibiapina, com 150 milímetros. Boas chuvas ainda foram registradas em Jardim, 101 milímetros; Granja, 98 mm; Reriutaba, 91 mm; Quixeramobim, 80 mm; Acaraú, 71.1 mm; Saboeiro, 70 mm; Camocim, 65 mm; Pacoti, 59 mm; Palmácia, 59 mm; Solonópole, 53.2 mm; e Bela Cruz, 51 milímetros.
A Funceme prevê mais chuvas neste feriadão.

BRIGA ENTRE PRESIDIÁRIOS ACABA EM MORTE NO MUNICÍPIO DE CEDRO

Uma briga entre dois presidiários acaba em morte no muncípio de Cedro. Foi ontem à noite, quando Silmar Alves de Oliveira matou a golpes de faca José Carlos Ferreira da Silva. Os dois tinham richa antiga, segundo a Polícia e, quando se encontraram, travaram discussão e luta corporal. Tanto Silmar como José Carlos estavam em regime semi-aberto. Silmar está foragido.

CASAL CEARENSE PARTICIPA DO CONGRESSO DA FRATERNIDADE


Aluízio Nóbrega e Célia - Comunidade Face de Cristo.

Um grupo do Ceará participa, neste feriadão em Bento Gonçalves , interior do Rio Grande do Sul, do Congresso da Fraternidade Nacional. O evento congrega entidades e comunidades católicas que atuam na evangelização e no apoio a comunidades pobres do País.


O casal Aluízio Nóbfega e Célia, que integra a coordenação da Comunidade Face de Cristo, de Fortaleza, participa do encontro que se estenderá até domingo.
Aluízio Nóbrega é um conferencistas.

IPM ANUNCIA MARCAÇÃO DE CONSULTAS SEM FILAS

A partir de segunda-feira, servidores municipais poderão marcar consultas e solicitar exames diretamente nas clínicas e consultórios credenciados junto ao Instituto de Previdência do Município (IPM). A medida, segundo o superintendente do Instituto, Mário Mamede, é para dar um fim às fi las que se formavam a cada início do mês na Central do IPM (Barão do Rio Branco).
Fazi tempo que esse Blog batia nesse absurdo de vermos filas enormes no fim das madrugadas da Capital.
O superintendenten foi sensível e resolveu o problema. Ufa"

PGJ LANÇA SEU PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA"


"A procuradora-geral de Justiça do Estado, Socorro França, firmará convênio com a Caixa Econômica Federal na próxima terça-feira. O convênio, que será assinado às 9 horas, no auditório da PGJ, garantirá acesso ao fi nanciamento da casa própria para todos os servidores do Ministério Público. “Pelo acordo, nossos servidores, promotores e procuradores poderão comprar sua casa com juros de 8,4% ao ano. O pagamento do valor integral fi nanciado poderá ser feito ainda num prazo de 30 anos”, explica a procuradorageral. Eis Socorro França lançando uma espécie de projeto “Minha Casa, Minha Vida” no âmbito do Ministério Público."

(Coluna Vertical, do O POVO/Foto Paulo Moska)

IBOPE AVALIA QUE DOENÇA NÃO MUDA POSIÇÃO DE DILMA NO XADREZ DA SUCESSÃO

Essa é do Blog de Ricardo Kotscho, ex-titular da área de comunicação do primeiro Governo Lula:

"Os pesquisadores do Ibope só irão a campo daqui a uns dez dias para saber o que muda no quadro da sucessão presidencial após a revelação da doença da ministra Dilma Roussef, provável candidata do governo. “Não muda nada”, assegurou-me ontem à noite Carlos Augusto Montenegro, o homem do Ibope, um dos mais antigos e respeitados analistas de pesquisas políticas do país. Em meia hora de conversa, ele me deu o seguinte cenário, mesmo antes de ter em mãos os números desta nova pesquisa. Dilma deve, num primeiro momento, manter os mesmos índices anteriores. A transferência de votos do presidente Lula para ela chegará mais adiante a um patamar de 15%. A partir daí, será difícil conquistar cada ponto a mais.
O mesmo vale para qualquer outro candidato do governo na lista que será pesquisada para saber quem teria mais chances na eleição, caso Dilma seja obrigada a desistir da campanha, e Lula tenha que buscar outro nome. Tarso, Ciro, Palocci, Patrus, Haddad, qualquer um deles receberia o mesmo índice de transferência de votos e teria a mesma dificuldade para crescer a partir daí.
A campanha de 2010 deverá mesmo ficar polarizada entre o candidato do governo e o candidato da oposição. Sem candidato, mais uma vez, o PMDB se dividiria meio a meio entre os dois lados da disputa. Ciro Gomes só seria candidato, em caso de desistência de Dilma, se for apoiado por Lula. Heloísa Helena e Cristovam Buarque desta vez não teriam espaço para suas candidaturas.
O candidato da oposição será o tucano José Serra, do PSDB, que mantém seu amplo favoritismo na corrida presidencial e tem chances de vencer já no primeiro turno. As prévias do PSDB cobradas por Aécio Neves devem mesmo ficar para fevereiro, quando as pesquisas já devem apontar uma clara definição no quadro sucessário.
A análise é a mesma feita antes das eleições municipais de 2008: assim como em 2002 era “a vez de Lula”, em 2010 será “a vez do Serra”, segundo Montenegro, e nada indica uma mudança brusca no cenário.
Para ele, a “Era do PT” acabou no episódio do mensalão, que engoliu suas principais lideranças, embora o presidente Lula tenha mantido e até ampliado seu prestígio de lá para cá. Por isso, acredita que em 2010 não haverá nenhum nome do partido capaz de impedir a vitória de José Serra. Confrontado com os números das pesquisas em fevereiro de 2010, Aécio poderia escolher entre ser seu vice ou se candidatar ao Senado por Minas.
Qualquer que seja o resultado da eleição e o efeito da crise econômica mundial no país, ele acredita que Lula deixará o Palácio do Planalto pela porta da frente, festejado pela população. “Ele já entrou para a História como um dos nossos três maiores presidentes da República, ao lado de Getúlio e Juscelino. Ninguém tem uma história igual à dele e a vida da maioria da população melhorou no governo do Lula, o país mudou”.

E A GRIPE SUÍNA DE BRASÍLIA...


GRIPE SUÍNA - PRESIDENTE DA PETROBRAS CANCELA VIAGEM AOS EUA

"O risco da gripe A H1N1 levou o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e toda a diretoria da empresa a cancelar viagem que fariam neste próximo fim de semana aos Estados Unidos para participar da principal conferência mundial da indústria do petróleo.
"Eles cancelaram, ninguém vai mais", disse uma assessora da Petrobras à Reuters nesta sexta-feira um pouco antes do início da festa de comemoração da primeira extração de óleo do campo de Tupi, na camada pré-sal da bacia de Santos.
A Offshore Technology Conference é realizada em Houston, Texas, e, neste ano, a Petrobras terá um lugar de destaque na feira por conta da descoberta da camada do pré-sal.
Com o cancelamento da viagem da diretoria, a empresa será agora representada no evento por executivo da estatal que trabalha nos Estados Unidos."

(Reuters)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PREFEITRA DE JUAZEIRO DIZ QUE CONTRATAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE É LEGAL

O pronunciamento feito pelo deputado estadual Vasques Landim (PSDB), na Assembléia, quinta-feira, sobre a contratação, com dispensa de licitação, de escritório de contabilidade por parte da Prefeitura de Juazeiro do Norte, repercutiu. A chefe de gabinete do prefeito, Fátima Bandeira, manda a seguinte nota de esclarecimento. O escritório contratado é do irmão dela. Confira:

Pezado Eliomar,

Sobre nota em seu Blog acerca de pronunciamento do deputado estadual Vasques Landim, só posso lamentar a desinformação do mesmo.
Dispensa de licitação é um tipo de licitação. Além disso, o contrato foi temporário para que o Prefeito pudesse receber as contas do gestor anterior. O referido escritório de contabilidade representou uma economia de quase vinte mil reis para a Prefeitura de Juazeiro, se comparadp com os contratos existentes em administrações anteriores, incluindo as que ele apoiou.

Para contratação do escritório que atenderá permanentemente a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o Prefeito Santana, cumprindo seu compromisso de primar pela transparência, realizou um pregão e hoje outra empresa cuida da contabilidade municipal.

Por último, é importante esclarecer que a fonte dessa informação é a prestação de contas entregue à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e está disponível para qualquer pessoa, de vez que não há nenhuma ilegalidade ou imoralidade nesse ato.

Grata pela atenção,

Fátima Bandeira

BERZOINI ALERTA CONTRA EMPRESAS QUE QUEREM A REDUÇÃO DE SALÁRIOS USANDO A CRISE


"O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse hoje (1°) que a crise financeira tem sido usada como pretexto oportunista para algumas empresas tentarem reduzir salários e direitos dos trabalhadores. "Não há razão para reduzir direitos, nem redução de jornada com redução de salário", afirmou. Berzoini participou, com o deputado federal José Genoíno (PT-SP), da comemoração do Dia do Trabalho organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Parque das Árvores, zona sul de São Paulo.
Além de apresentações artísticas, o evento contou com prestação de serviços gratuitos como emissão de carteira de trabalho e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo o presidente da CUT-SP, Sebastião Cardozo, o evento também teve o objetivo de proporcionar diversão para os trabalhadores e suas famílias e de fazer "uma reflexão sobre o momento de crise." Cardozo defendeu a produção voltada ao mercado interno para combater as conseqüências, no Brasil, da crise internacional. "Temos que valorizar o nosso mercado, o nosso povo também é consumidor".

(Agência Brasil)

MINISTRO DO STF EMITIU PASSAGENS PARA FAMILIARES E AMIGOS

"Na mesma semana em que a Câmara dos Deputados se viu pressionada pela opinião pública a acabar com a chamada "farra das passagens aéreas", documentos obtidos com exclusividade por ISTOÉ demonstram que, na Esplanada dos Ministérios, a obtenção de privilégios pessoais ou para parentes, graças à função pública, não estava restrita ao Legislativo. Doze ofícios do Superior Tribunal de Justiça (STJ), emitidos entre fevereiro e dezembro de 2008, revelam que familiares e amigos do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do Supremo Tribunal Federal (STF), tinham acesso a um esquema VIP nos embarques e desembarques internacionais no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Assim, era possível ir a Paris numa classe superior à determinada pela passagem e voltar de Miami sem passar pelos trâmites impostos pela Receita Federal aos cidadãos comuns, que muitas vezes se veem obrigados a abrir as malas nos saguões de desembarque. Familiares e amigos do ministro também não ficavam nas filas que antecedem os equipamentos de raio X da Polícia Federal e tinham franqueado acesso a áreas restritas do aeroporto.
O Superior Tribunal de Justiça tem, no Rio de Janeiro e em São Paulo, representações destinadas a facilitar o deslocamento dos ministros quando estão a serviço da corte. Direito foi ministro do STJ durante 11 anos, mas em agosto de 2007 o presidente Lula o indicou para o Supremo Tribunal Federal. Direito, contudo, continuou a usar a estrutura do outro tribunal para facilitar o trânsito da mulher, dos filhos, da nora e de amigos no Aeroporto Internacional do Galeão.

* Da Revista Istoé Leia a matéria completa.

ATRIZ MARIA FERNANDA CÂNDIDO VIRA "GAROTA NATURÁGUA"


A atriz Maria Fernanda Cândido vai ser a garota-propaganda da água mineral Naturágua, do Grupo Ypióca. Anuncia a diretora Aline Telles.

As peças publicitárias deverão ser veiculadas a partir deste mês de maio e fazem parte da estratégia da Ypióca de reforçar um dos seus melhores produtos, segundo Aline.

LEÃO DIVULGA BALANÇO DE DECLARAÇÕES DO IR NA SEGUNDA-FEIRA

"A Receita Federal vai divulgar na próxima segunda-feira (4) o balanço final das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2009 entregues até a última quinta-feira (30).A divulgação está agendada para as 11h e será feita pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. Ontem, a Receita Federal do Brasil (RFB) já havia divulgado que a expectativa das 25 milhões de declarações foi atingida cinco horas antes da meia-noite.O último boletim da Receita, divulgado às 19h de ontem, informava que 25.010.361 contribuintes apresentaram a declaração de ajuste. O número é 2,9% maior que o do ano anterior, quando 24,3 milhões de contribuintes declararam.Os números comprovam que quem estava obrigado a declarar aceitou o conselho da Receita e correu para cumprir com a exigência dentro do prazo. Quem ficou fora do prazo vai pagar uma multa de pelo menos R$ 165,74 ou de até 20% do imposto devido.Durante o prazo da apresentação do IR, a Receita divulgou vários alertas de que era preferível fazer logo as declarações, mesmo que sujeitas a eventuais retificações por erro, pois não seria cobrada multa por declaração retificadora."



(Agência Brasil)

CEARÁ SEM GRIPE SUÍNA. DOIS CASOS DESCARTADOS

"As duas pacientes que deram entrada na quinta-feira, 30, no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), com possibilidade de estarem com o vírus Influenza A, causador da gripe suína, não estão contaminadas. Em conversa com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), mãe e filha voltaram atrás na informação de que haviam tido contato com um visitante do Canadá. Depois da conversa, a Sesa disse que, durante a investigação epidemiológica, as mulheres admitiram que não tiveram contato com estrangeiros.
Além disso, elas não apresentavam sintomas e nem estiveram em território estrangeiro."

(Portal O POVO Online)

POLÍCIA QUER BARRAR A MARCHA DA MACONHA EM FORTALEZA


Cartaz com eventos preparatórios na UFC

O Comando da Polícia Militar do Ceará marcou reunião para a manhã deste sábado, na sede da Segurança Pública, para discutir a Marcha pela Descriminalização da Maconha, que está prevista para este domingo em Fortaleza.
As autoridades policiais querem barrar a promoção como apoio da Justiça, pois consideram um desrespeito à lei e um incentivo ao consumo da droga.

O evento está marcado para as 16h29min e promete percorrer a avenida Beira Mar, saindo do aterro da Praia de Iracema. Os organizadores avisam: é proibida a participação de menores de 18 anos e também não pode usar maconha durante a marcha.

VAMOS NÓS - Você é contra ou a favor da descriminalização da maconha?

DETALHE - Em São Paulo, a 11ª Câmara de direito criminal do TJ-SP concedeu liminar para suspender a realização da Marcha da Maconha, marcada para ocorrer neste domingo (3/5) no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. A decisão atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo em mandado de segurança. O desembargador Di Rissio Barbosa afirmou que não é possível ignorar “consequência imediata de uma chamada popular com o título ‘Marcha da Maconha’”.

GRIPE SUÍNA - MÉXICO CONFIRMA MAIS TRÊS MORTES

"O último relatório do governo mexicano indica mais três mortes confirmadas pela gripe suína. Com isso, segundo a Secretaria de Saúde do México, já são 15 os mortos, dentre os 348 casos confirmados da doença. Ainda segundo as autoridades mexicanas, 300 desses casos são de pacientes que já tiveram alta do hospital. No Brasil, há sete casos suspeitos, mas nenhuma confirmação.
Os números apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) também tiveram aumento: agora, segundo o órgão internacional, há 367 casos de infecção pela influenza A(H1N1), nova forma adotada para chamar a gripe suína. Esses casos estão distribuídos entre 13 países.
O décimo-quarto país, a Coreia do Sul, deve entrar em breve nos números da OMS. O governo sul-coreano comunicou na noite desta sexta-feira o registro do primeiro caso confirmado por lá -- é uma mulher de 51 anos que retornou recentemente de uma viagem ao México."

* Saiba tudo sobre a gripe suína

(Portal G1)

GRUPO DO CEARÁ CONFERE JORNADA PAULISTA DE CARDIOLOGIA


Jorge e seu filho, o também médico Sérgio Karbaje.

Uma caravana formada por cerca de 30 cardiologistas do Ceará está participando da Jornada Paulista de Cardiologia, considerado hoje o mais importante congresso do setor no País. Ali, pesquisadores do Brasil e convidados do Exterior conhecem novas técnicas detratamento de doenças do coração e os avanços tecnológicos da área.
Segundo Jorge Karbaje, que viajou com seu filho, o também cardiologista Sérgio Karbaje, eventos do gênero são poucos no Brasil e precisam ser conferidos "para que nós cardiologistas estejamos sendo atualizados.
Tanto Jorge como Sérgio Karbaje consideram a Jornada Paulista de Cardiologia bem mais interessante do que o Congresso Brasileiro de Cardiologia, por apresentar temas e cursos bem mais restritos e sem obaoba.

CHUVAS EM SOBRAL PROVOCAM SEIS AFOGAMENTOS

Em Sobral (Zona Norte), o Corpo de Bombeiros divulgou, nesta sexta-feira, o registro de seis afogamentos e uma pessoa desaparecida, consequência das chuvas que provocaram o aumento do nível do rio Acaraú. Há vários bairros alagados no municipio.
Segundo a Corporação, há pontos da cidade sem condições de acesso e há falta de embarcações. O Corpo de Bombeiros só dispõe de seis embarcações e apela a particulares para que ajudem.
Ainda na Zona Norte, o quadro também é difícil em Marco e Bela Cruz.

NO 1º DE MAIO, MULHERES DO PDT LEMBRAM GETÚLIIO VARGAS


A AMT do Ceará em homengem a Getúlio Vargas

A Ação da Mulher Trabalhista do Ceará, corrente ligada ao PDT, prestou uma homenagem à memoria do presidente Getúlio Vargas, neste 1º de Maio, por meio de um ato político, na Praça dos Voluntário, em Fortaleza.
Busto de GV decorado na Praça dos Voluntários.
O grupo decorou com a bandeira pedetista a estátua de Getúlo Vargas, distribuiu panfletos informativo para mulheres, como também rosas.
A presidente da AMT-CE, Sislaine Simões, relantou na ocasião a conquista do voto feminino no Brasil como um dos importantes avanços deixados por Getulio.
(Fotos - Divulgação)

DEPUTADO PAULINHO DIZ TAMBÉM: USOU COTAS DE PASSAGEM COM SINDICALISTAS

"O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical, afirmou que, no entendimento dos parlamentos, as passagens aéreas podiam ser usadas do jeito que cada um quisesse, sem limitações. Assim, ele admitiu ter dado bilhetes para o movimento sindical.
"Quando eu cheguei na Câmara (...), me disseram o seguinte: isso é seu e você faz o que você quiser com isso", afirmou. "Eu acho que houve alguns erros, alguns exageros e tinha muita gente que vendeu passagem e tudo mais, mas havia um entendimento de que essa passagem era dele e ele fazia o que ele queria", acrescentou.
"Todo mundo do movimento sindical que me pedia [passagem aérea], eu dava. Quer dizer, eu avaliava: se fosse de sindicato rico, eu não dava. Eu dei [passagem aérea] para pescador, eu dei para movimento de mulher, movimento jovem, normalmente para fazer protesto lá [Brasília]", disse ele."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

PPS VIVE UM DIA DO TRABALHO DE REORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA


Pereira: PPS disputará cargo majoritário

O PPS do Ceará encerrou, no fim da tarde desta sexta-feira, no escritório da empresa Controller (Aldota), em Fortaleza, seu primeiro encontro de trabalho sob a gestão do empresário Alexandre Pereira. O dia foi de avaliações da legenda e planejamento para a conquista de espaços junto à sociedade civil e elaboração de discursos e ações políticas de olho em 2010.

Alexandre Pereira, presidente da comissão provisória, coordenou o trabalho e, mais uma vez, negou que seja o nome do partido para disputar o Governo do Estrado em 2010. Ele, no entanto, não descarta a possibilidade de o PPS ter um nome entre os que disputarão cargo majoritário.

O encontro reuniu novos militantes e alguns da chamada ala história do PPS e vai prosseguir no mesmo local, neste sábado.

DETALHE - Uma ausência das mais notadas na reunião, a primeira de uma série, foi a do ex-secretário-geral do PPS, o empresário Luiz Gastão. Bom lembrar que ele foi o candidato da legenda à Prefeitura de Fortaleza. Pelo visto, continua magoado por ter sido descartado do comando partidário pelo presidente nacional Roberto Freire.

LULA DIZ QUE QUANDO ERA DEPUTADO USOU COTA DE PASSAGENS COM SINDICALISTAS

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje que, quando era deputado, usou a cota de passagens da Câmara dos Deputados para levar sindicalistas à Brasília. Para ele, não é correto usar os bilhetes para fazer turismo na Europa, mas não é crime usá-las para levar a mulher ou sindicalistas para a capital federal. "Não acho um crime um deputado dar uma passagem para um dirigente sindical ir a Brasília. Quando eu era deputado, muitas vezes convoquei dirigentes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outras centrais para se reunir com passagens do meu gabinete. Graças a Deus, nunca levei nenhum filho meu para a Europa. Mas um deputado levar a mulher para Brasília, qual é o crime?", questionou Lula, depois de participar da inauguração de um hospital de reabilitação da Rede Sarah, no Rio. Para o presidente, a imprensa dá muita importância a um assunto que é banal e poderia ser resolvido pela própria Mesa Diretora da Câmara. "Falam como se fosse novidade uma coisa que é mais velha do que a História do Brasil". "Esse assunto está há um mês na imprensa, e temos coisas mais importantes para discutir", criticou Lula. "Eu ainda vou criar o Dia da Hipocrisia", discursou Lula na inauguração do hospital. "Logicamente, guardar a passagem para ir à França é delicadíssimo, mas levar a mulher ou um sindicalista para Brasília, não vejo onde está o crime. Se esse fosse o mal do Brasil, o Brasil não tinha mal". Lula também classificou como hipocrisia o fato de salários de R$ 8 mil ou R$ 10 mil pagos a servidores públicos serem taxados de altos pela imprensa, enquanto a iniciativa privada paga muito mais. Sem citar o nome do ex-presidente da BR, Rodolfo Landim, o presidente mencionou que a Petrobras era criticada por lhe pagar um salário de R$ 26 mil. No entanto, ele deixou a estatal para dirigir o grupo Pão de Açúcar e ganhar R$ 200 mil por mês, com o pagamento de dois anos de salário adiantado e, seis meses depois, foi contratado por uma outra empresa para ganhar o dobro. "Agora sim ele é marajá", brincou Lula. "O caro não é pagar em função do merecimento. Caro é pagar um monte de incompetente para fazer uma função nobre e ele não conseguir fazê-la corretamente", criticou o presidente, acrescentando que o que mede o profissionalismo de um hospital, por exemplo, não é o número de funcionários encostados no corredor."

(Agência Estado)

DIA DO TRABALHO EM FORTALEZA COM SHOW DE MORAES MOREIRA



Eis o cantor Moraes Moreira, a grande atração do show pelo Dia do Trabalho que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoverá, a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira (Centro), em Fortaleza.
Tomara que não haja muito discurso.

CHUVAS - CEARÁ EM ESTADO DE ALERTA

A Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) informa: do totaldde 131 açudes monitorados, 99 já estão sangrando. A carga em média dos açudes supera os 90%.
Já a Funceme anuncia que a previsão é de mais chuvas neste feriadão em todo o Estado.
A Defesa Civil, por sua vez, reforça apelo em favor dos desabrigados.
Está recebendo doação de colchões, roupas, comida e remédios pelo fone 199.

MAIS DE 10 MIL NA CAMINHADA DO TRABALHADOR NA REGIÃO DO CARIRI


Trabalhadores encerraram ato na Igreja dos Franciscanos

Cerca de 10 mil pessoas participaram nestá sexta-feira da 19ª Caminhada do Trabalhador, realizada a partir da Igreja de São Francisco, no bairro Pinto Martins, no município do Crato. Mesmo sob chuva, os participantes, num percurso de quase três horas, não desistiram do ato que se encerrou com missa na Igreja dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte.
A organização foi da Diocese do Crato, que aproveitou o ato para difundir o tema da Campanha da Fraternidade, que busca reflexões sobre Segurança Pública.
A Caminhada contou ainda com um café da manhã comunitário.

(Com Blog do Tarso Araújo, foto de José Carlos Menezes)

ITAIÇABA - 120 FAMÍLIAS JÁ DESABRIGADAS

O município de Itaiçaba (Vale Jaguaribano) já está com 120 famílias desbrigadas por causa das cheias do rio Jaguribe. A informação foi dada nesta sexta-feira pela Defesa Civil do Estado, que acompanha a situação e oferece apoio.
Escolas, prédios públicos e até fábricas estão servindo para acomodar os atingidos pelas chuvas que, na zona rural do município, já começou a causar perdas na lavoura. Feijão é o produto mais afetado.

JUIZ QUE MANDOU PRENDER DANIEL DANTAS POR DUAS VEZES VISITARÁ FORTALEZA


O juiz Fausto de Sanctis, da 6ª Vra Federal de São Paulo, será um dos conferencistas do Direito 2009, que ocorrerá de 7 a 9 deste mês, em Fortaleza, no Centro de Convenções. Ele falará sobre tema dos mais interessantes e oportuno: "Lavagem de Dinheiro".
De Sanctis é um dos personagens mais discutidos do momento no Pais. Ficou famoso por ter mandado prender o banqueiro Daniel Dantas e, mais recentemente, o caso rumoroso da Camargo Correa, sem falar na relação do Corinthians com a MSI.
A vinda do juiz De Sanctis ao Ceará promete. Ontem ele conseguiu ser absolvido no Tribunal Regional Federal, da 3ª Região (TRF3), que mandou arquivar o expediente administrativo que o envolvia numa suposta desobediência ao Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Satiagraha e sonegação de informação.
O TRF também decidiu arquivar um processso administrativo disciplinar contra o juiz por suposta desobediência ao STF no caso MSI-Corinthians.

PRESIDENTE DA CNI ENTREGARÁ MEDALHA PARA TASSO DURANTE FESTA DA INDÚSTRIA DO CEARÁ


O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Roberto Macedo, confirma: o senador Tasso Jereissati (PSDB) foi escolhida como a personalidade que receberá a Medalha do Mérito Industrial - Personalidade CNI. A entrega ocorrerá durante solenidade festiva pelo Dia da Indústria prevista para 4 de junho, no auditório da Fiec, em Fortaleza.

O senador tucano, que também é controlador do Grup Jereissati (shoppings, imobiliária e grupo de comunicação), receberá a medalha das mãos do presidente da Confederação Nacional da Indústria, deputado federal Armando Monteiro (PTB-PE).

Na mesma solenidade, será entregue a Medalha do Mérito Industrial Ceará. Três nomes já foram definidos: Jocely Dantas, controlador do Café Serra Grande; Fernando Cirino Gurgel, controlador da Durametal e ex-presidente da Fiec; e Pedro Philomeno Gomes (post mortem)

CID RETOMARA GOVERNO ITINERANTE NA PRÓXIMA SEMANA

O governador Cid Gomes (PSB) retomará o seu Governo Itinerante na próxima semana. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Iracema, ele visitará dois municípios, onde deverá lançar e entregar obras.

Na segunda-feira, Cid estará com todo seu secretariado na cidade de Potengi (Região do Cariri), enquanto no dia seguinte levará sua caravana para Aiuaba (Região dos Inhamuns).

SE CORRER OS BICHOS PEGAM...


Charge de Amarildo (Blog do Noblat)

HAJA CHUVA - ESCOLAS DE COREAÚ SUSPENDEM AULAS POR 15 DIAS

(Coreaú) - Por causas das enchentes que se registram em Coreaú (Zona Norte), as escolas das redes municipal e estadual de ensino do município decidiram parar as atividades por 15 dias. Os diretores alegam que, com a as chuvas constantes, as estradas não oferecem condições de tráfego e os alunos da zona rural ficam impossibilitados de assistir às aulas nas escolas da sede. Os professores residentes na sede, que trabalham nas escolas da zona rural, também estão impedidos de se locomover até o local de trabalho.
A expectativa é de que as chuvas amenizem nos próximos dias e os rios e açudes baixem o volume.
Além de Coreaú, outros municípios que integram o CREDE 06, da Secretaria da Educação do Estado, registram problemas na rede de ensino.

(Colaborou Davi Portela, professor)

CGU LANÇA CHAT PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE USO DE RECURSOS PÚBLICOS

"A Controladoria-Geral da União (CGU), dentro do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, lançará mais uma ferramenta para apoiar a participação da sociedade no acompanhamento do uso de recursos públicos pela internet. No Chat do Olho Vivo, conselheiros municipais, lideranças locais, professores e qualquer cidadão interessado poderão tirar dúvidas com especialistas a respeito de temas que envolvam a gestão de verbas provenientes do Governo Federal.
O chat faz parte de um conjunto de iniciativas que a CGU vem desenvolvendo para ampliar a interatividade com a sociedade no cumprimento de sua missão institucional.
O primeiro bate-papo acontecerá no dia 5 de maio, às 15h, e o entrevistado da estréia será o economista Vander Oliveira Borges, atualmente responsável pela Coordenação-geral de Operacionalização do Fundeb, no âmbito do Ministério da Educação. O tema do debate será o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que se destina a financiar a educação básica pública no país, da creche ao ensino médio."

SERVIÇO

* Para participar, bastará acessar o endereço http://www.cgu.gov.br/olho_vivo/Recursos/Chat/index.asp.

(Site da CGU)

FUGA E MOTIM DE PRESOS EM DELEGACIAS DA CAPITAL

Seis presos fugiram na madrugada desta sexta-feira do 2º Distrito Policial, situado no bairro Aldeota. Eles serraram as grade e fugiram pelo telhado. Nest amanhã, durante a recontagem, o permanente percebeu a fuga. A Polícia foi acioinda e, até o fim da manhçã, três foram recapturados. Essa a segunda fuga de presos registrada nos últimos dois dias em Fortaleza.

No 8º DP, que fica no Conjunto Jose Walter, alguns presos se amotinaram e há informações de que alguns que travaram briga dentro do xadrez, sairam feridos.

OMS - CASOS DE GRIPE SUÍNA NO MUNDO CHEGAM A 331

"Subiu para 331 os casos oficiais da gripe suína e “a situação continua a evoluir rapidamente”. Já há registros de dez mortos: um nos Estados Unidos e nove no México. As informações são do boletim divulgado hoje (1) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os dois países registram também o maior número de infectados: 109 nos Estados Unidos e 156 México. Além disso, há casos confirmados na Áustria (1), Alemanha (3), Holanda (1), Nova Zelândia (3), Espanha (13), Suíça (1), no Canadá (34), Reino Unido (8) e em Israel (2).
Hoje começou no México uma paralisação de cinco dias na tentativa de conter o avanço da doença. Segundo informações da BBC Brasil, os serviços considerados não-essenciais foram suspensos, assim setores do comércio como cinemas e restaurante permanecem fechados.
Em nota, a organização alerta que não há restrição a viagens internacionais ou consumo de carne suína, desde que cozida. Mas diz que é “prudente” para a pessoas que estão doentes adiar viagens internacionais e às que apresentam sintomas, procurar atendimento médico."

(Agência Brasil)

VÔO DE ATLANTA DESTE SÁBADO ESTÁ CANCELADO


O vôo da Delta Air Lines deste sábado, que cumpre a rota Atlanta (EUA)-Recife, com escala em Fortaleza entre 8h30nin e 9 horas, foi cancelado. A empresa nada informou, mas fontes da Infraero avaliam que a medida dve ter sido adotada em razão da falta de passageiros, principalmente no trecho de retorno ao território norte-americano.

* Efeito da gripe suína, que registra casos nos EUA.

INQUÉRITO SOBRE UNIVERSITÁRIA QUE SE JOGOU DE PRÉDIO EM FORTALEZA JÁ ESTÁ NA JUSTIÇA

A delegada Rena Gomes, titular da Delegacia da Mulher, já encaminhou para a Justiça o inquérito relacionado ao caso da universitária Rita de Cássia Oliveira que se jogou do segundo andar de um prédio para fugir de um estupro. "Nós encaminhamos o inquérito ontem mesmo para o Judiciário", disse, nesta sexta-feira, a delegada. O fato ocorreu mês passado na Praia do Futuro.
A delegada indiciou dois envolvidos, o empresário Régis Antonio Benevides e o dono do apartamento, Fernando Souza, por tortura e lesão corporal grave.
Já a universitária continua internada no segundo andar do Instituto Doutor José Frota (Centro) desde o último dia 28.
Ela já se submeteu a duas cirurgias e não tem previsão de alta. Ontem à noite, Rita de Cássia se submeteu a uma nova cirurgia no pé direito.

* Mais sobre o caso aqui.

VÁRZEA ALEGRE REGISTRA CHUVA DE 142 MILÍMETROS

Choveu em cerca de 70 municípios cearenses até as 7 horas desta sexta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Várzea Alegre, com 142 milímetros. Ainda choveu bem em Pacujá, 98 mm; Abaiara, 90 mm; Jati, 74 mm; e Brejo santo, 68 milímetros.
A Funceme prevê mais chuvas neste feriadão.

E EM FORTALEZA...


SUPERINTENDÊNCIA DO TRABALHO DÁ PLANTÃO


A Superintendência Regional do Trabalho abriu as portas, nesta manhã de sexta-feira, para atender à clientela. Oferece todos os serviços normais e mais um cafezinho e alguns serviços médicos.
O superintendente Papito de Oliveira diz que essa é uma forma concreta e bem útil de o órgão comemorar o Dia do Trabalho.
O atendimento vai até o meio-dia.
(Foto - Paulo Moska)

TCU VAI FISCALIZAR IMPOSTO SINDICAL

"Os R$ 62,8 milhões que as centrais sindicais receberam de imposto sindical em 2008 foram gastos com compra de sede, pagamento de dívidas, viagens e também aplicados no mercado financeiro. Esse valor, que deve chegar a R$ 75 milhões neste ano e pode ser gasto como as centrais determinarem, deveria ser alvo de fiscalização, segundo o Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União). O procurador Marinus Eduardo de Vries Marsico, que atua junto ao tribunal, vai encaminhar até o final deste mês representação ao ministro relator André Luís de Carvalho para pedir que o TCU investigue como as entidades sindicais gastam essa verba. O imposto sindical é uma contribuição descontada de todos trabalhadores com carteira assinada de forma compulsória e equivale a um dia de salário. Também é recolhido pelas entidades patronais. Cada empresa paga de acordo com seu capital social. Em 2008, a arrecadação total desse imposto chegou a R$ 1,45 bilhão -cerca de R$ 1 bilhão foi para entidades de trabalhadores. As centrais receberam cerca de 10% do total."Essa é uma verba que chama a atenção e deve ser fiscalizada. O trabalhador é obrigado a pagar. Pela Constituição Federal, o TCU tem competência para fiscalizá-la", diz Marsico."

(Folha de São Paulo)

NAJI NAHAS CIRCULA POR FORTALEZA


Nahas com celular na mão.

Circulando em Fortaleza, neste feriado, o investidor Naji Nahas. Ano passado ele acabou preso juntamente com o banqueiro Daniel Dantas na chamada Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Nada vazou de sua agenda.


Só se sabe que Nahas não quer conversar com a imprensa e que está hospedado no Gran Marquise Hotel.

DETALHE - Quando do seu desembarque em Fortaleza, ontem, o motorista que o aguardava estampava pequeno cartaz com as iniciais "N N" para que o investidor o identificasse no aeroporto.

(Foto - Paulo Moska)

PROJETO DE PATRÍCIA INCENTIVARÁ A ABERTURA DE MAIS CRECHES NO PAÍS

O projeto de lei da senadora Patrícia Saboya (PDT) que prevê uma rede de creches e pré-escolas gratuitas em tempo integral, para a população de baixa renda, ganhou adesão do compositor Chico Buarque e da apresentadora Maria Paula (Casseta & Planeta). A senadora e os dois artistas lançarão terça-feira próxima, no Rio, o movimento Educação Infantil e Cidadania. Hoje só 17% das crianças brasileiras, entre zero e três anos de idade, têm acesso à creche. Patrícia quer reforçar a adesão ao projeto, que prevê a utilização de verbas do FGTS e do Fundeb na construção e manutenção de instituições de educação infantil no País. Eis Patrícia dando uma de mãezona em pleno mês de Maio.

(Coluna Vertical, do O POVO)

TRF ARQUIVA PROCESSO CONTRA De SANCTIS

"O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) decidiu nesta quinta-feira (30) arquivar o expediente administrativo contra o juiz federal Fausto De Sanctis por suposta desobediência ao Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Satiagraha e sonegação de informação.
Mais cedo, o TRF também decidiu arquivar um processso administrativo disciplinar contra o juiz por suposta desobediência ao STF no caso MSI-Corinthians.
De Sanctis determinou uma segunda prisão do banqueiro Daniel Dantas, acusado de comandar um esquema de crimes financeiros, após ele ter recebido um habeas corpus para soltura do STF."

(Folha de São Paulo)

ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PELA INTERNET SUPERA ESTIMATIVAS

"O número de contribuintes que enviaram o formulário do Imposto de Renda superou a estimativa da Receita Federal para este ano. Até as 19 horas de hoje (30), 25.010.361 pessoas entregaram a declaração. A Receita previa que 25 milhões de contribuintes entregassem a declaração pela internet. Quem deixar de enviar os formulários até a meia-noite pagará multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. Até agora, o total de declarações entregues à Receita é 3,3% maior que os 24,2 milhões de formulários enviados no ano passado. O balanço final da entrega das declarações só será divulgado na segunda-feira (4). O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informará o número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco em 2009, tanto pela internet como em disquete e em formulários de papel. Adir também divulgará o calendário de pagamento das restituições."

(Agência Brasil)

quinta-feira, 30 de abril de 2009

STF DERRUBA A LEI DE IMPRENSA

"O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira, por maioria, derrubar a Lei de Imprensa. Sete ministros seguiram o entendimento do relator do caso, Carlos Ayres Britto, de que a legislação é incompatível com a Constituição Federal. Três foram parcialmente favoráveis à revogação, e apenas o ministro Marco Aurélio votou pela manutenção da lei. Com a decisão do STF, o relator considera que, nos casos em que for cabível, será aplicada a legislação comum, como o Código Civil e o Código Penal. A ação contra a lei 5.250 foi ajuizada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). O julgamento começou no dia 1º de abril, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela total revogação, argumentando que a lei, editada em 1967, durante o regime militar (1964-1985), é incompatível com a Constituição Federal de 1988. O ministro Eros Grau acompanhou o relator.
Um dos pontos de maior debate entre os ministros foi a questão do direito de resposta. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, fez a defesa mais contundente pela manutenção dos dispositivos da Lei de Imprensa relativos ao tema. "Vamos criar um vácuo jurídico em relação aquele que é o único direito de defesa do cidadão, a única forma de equalizar essa relação, que é desigual", afirmou. "Por que considerar a Lei de Imprensa totalmente incompatível com a Constituição Federal? A liberdade de imprensa não se compraz com uma lei feita com a intenção de restringi-la", afirmou o ministro Menezes Direito, primeiro a votar hoje, seguindo o relator. "Nenhuma lei estará livre de conflito com a Constituição se nascer a partir da vontade punitiva do legislador.""Trata-se de texto legal totalmente supérfluo, pois se encontra contemplado na Constituição", disse o ministro Ricardo Lewandowski. Também votaram nesse sentido os ministros Cesar Peluzo e Cármen Lúcia."

(Folha OnLine)

SINDICATO APEOC DIVULGA NOTA PARA A POPULAÇÃO

Este Blog recebeu, nestra sexta-feira, a seguinte nota oficial do Sindicato Apeoc que trata da luta da categoria por melhores condições salariais. Confira?:

NOTA OFICIAL - Abono provisório, não! Progressão horizontal, sim!

O Sindicato APEOC, como entidade de representação dos professores da Educação Básica do Estado, tem como dever, após tomar conhecimento, através da secretária de Educação, Izolda Cela, que, o chefe do Poder Executivo estaria enviando mensagem à Assembléia Legislativa com proposta de conceder aos professores da Educação Básica, Abono Provisório em substituição a Progressão Horizontal, quebrando, mais uma vez compromisso com a categoria.
Abono esse de 50% do salário base, ou seja, o correspondente a dez meses de Progressão Horizontal (5%), e, posteriormente, com a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério este Abono seria incorporado ao salário-base. Reformulação prometida para julho de 2009. Como acreditar?
Em face do exposto, a direção do Sindicato – APEOC, após consultar a categoria decidiu rejeitar a proposta de Abono Provisório e reafirmar o entusiasmo de luta em defesa da implantação da Progressão Horizontal com os seguintes argumentos:

I. o abono tem essência de caráter provisório (10 meses);
II. o governo fixou data para reformulação do PCCS, sem sinalizar qualquer negociação com a categoria;
III. não desiste de lutar pela reformulação do PCCS com ampliação dos direitos conquistados;
IV. reafirmar a manutenção das manifestações de protestos contra a não implantação da Progressão Horizontal até que o governador estabeleça o que está previsto no Plano de Cargo, Carreiras e Salários do Magistério.

Sindicato APEOC
A Diretoria.

TJ DO CEARÁ GANHA MAIS UMA MULHER COMO DESEMBARGADORA


Nailde discursando durante sessão do Pleno


Várias autoridades conferiram a pose.


A solenidade lotou o auditório.

Uma das posses mais concorridas. Eis o pensamento geral entre autoridades e convidados que conferiram, nesta quinta-feira, a solenidade de posse de Nailde Pinheiro Nogueira no cargo de desembargadora por merecimento. O ato foi presidido por Ernani Barreira, durante sessão do Pleno, realizada no auditório do Palácio da Justiça, em Fortaleza, que ficou pequeno para convidados como a ex-primeira dama do Estado, Renata Jereissati, a procuradora-geral do Estado, Socorro França, os presidentes doas tribunais de contas do Estado, Pedro Timbó, e dos Municípios, Ernesto Saboya, além de parlamentares como Tânia Gurgel, deputada estadual tucana, e Gorete Pereira, parlamentar federal do PR. Familiares e empresários prestigiaram a cerimônia em que a nova desembargadora renovou promessa de defender os interesses do cidadão.
O procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, e o procurador do município, Marcelo Bezerra, prestigiaram o ato. Fernando representou o governador Cid Gomes, enquanto Marcelo estava como representante da prefeita Luizianne Lins.
Dos meios jurídicos, conferiram a solenidade Djalma Pinto, Deodato Ramalho, Paulo Quezado, este representando a OAB, e Francisco Ortávio de Miranda Bezerra, coordenador do curso de Direito da Unifor. A procuradora da República Nilce Cunha também marcou presença, assim como ex-secretários estaduais Pedro Sisnnado, Raimundo Viana e Mônica Clark Nunes.
O jornalista Denísio Pinheiro, irmão da nova desebargadora, puxou a lista dos convidados da imprensa.
(Foto - Paulo Moska)

CAPITAL JAPONÊS PODE FINANCIAR REFINARIA DO CEARÁ

"Na edição desta quinta-feira, o Jornal O Globo anuncia que “Japoneses podem custear US$ 11 bi à Petrobras”, relatando a possibilidade de empresa japonesa financiar a construção da Refinaria Premium do Ceará, no montante de US$ 11 bilhões.
Em nota, a Petrobras informa que esta avaliando diversas alternativas para a o financiamento da construção de novas refinarias, mas que não celebrou até o momento nenhum contrato ou Memorando de Entendimento referente ao financiamento da Refinaria Premium do Ceará.
Efeito da marolinha?"

(Blog de Jamildo - JC)

METROFOR ADIA SUSPENSÃO DO TREM PACATUBA-FORTALEZA

Adiada a paralisação dos trens da Linha Sul do Metrofor para o próximo dia 11. A decisão foi anunciada pela presidência do Metrofor, nesta quinta-eira. A medida deveria entrar em vigor a partir do dia 3 suspendendo assim os trens da linha Pacabuba-Fortaleza, finalizando percurso no Terminal de Passageiros de Parangaba.

O objetivo era dar condições de continuidade às obras do Metrofor. A administração do Metrofor acatou pedido da AMC e Etifor que pediram maior tempo para estudar forma de adaptar o Terminal de Parangaba para receber um contingente de passageiros que está calculado em cerca de 15 mil pessoas/dia.

IDENTIFICADOS ASSALTANTES MORTOS E OUTRO FERIDO NA TENTATIVA DE ASSALTO AO BB DA BR-116


Muitos curiosos ocuparam a área em frente à agência


Várias viaturas policiais foram mobilizadas para o local.
A Polícia já liberou nesta noite de quinta-feira o nome dos dois assaltantes mortos durante tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil situado na BR-116, no bairro Aerolândia. São eles: Mário Cleber Nocrato da Silva ( 36) e Arlange Freitas da Silva (34). Um assaltante que saiu baleado num tiroteio com vigilantes e a PM ja foi identificado. Trata-se de Francisco Hélder Correa Máximo Filho (28). Ele está internado no IJF Centro. Já o policial militar baleado na ação, no caso José Cláudio Mendes, foi atendido e passa bem. A Delegacia de Roubos e Furtos vai apurar o caso. Aguardará que o assaltante internado recebe alta para depor sobre o caso.

DETALHE - O grupo formado por oito assaltantes usava colete a prova de bala e armas. Os coletes eram da Corpvs Segurança e haviam sido roubados em outro assalto.
(Foto - Paulo Moska)

NEY MATOGROSSO FARÁ SHOW EM FORTALEZA



O cantor Ney Matogrosso fará show em Fortaleza. Será no próximo dia, no Centro de Convenções. Bem diferente do formato de recital de “Canto em qualquer canto”, seu último trabalho, o novo show volta à estética de tom performático que marcou o inicio da sua carreira. Ney Matogrosso volta a pisar num palco junto com uma banda de rock, o que não ocorria desde 1974, ano da última apresentação dos Secos & Molhados, grupo no qual surgiu para o mundo.
O cantor promete reacender uma chama adormecida: o gosto pelo gênero que o lançou ao estrelato. Ney abre e fecha o show com versos de Cazuza. “O Tempo Não Para” é o tema de abertura.
A lista inclui “Seda”, de Cazuza, já gravada por Lobão. Ao longo da apresentação, ele alterna as novas com temas conhecidos. “Tem `Mal Necessário´, que é dos anos 80, fez sucesso e nunca mais cantei”. Entre as outras estão “Ouça-Me”, de Itamar Assumpção, “Inclassificáveis”, a música-título do show, que é de Arnaldo Antunes, e “Divino e Maravilhoso”, de Caetano Veloso.

SERVIÇO

Local - Centro de Convenções de Fortaleza
Hora: 21 horas
Ingresso: R$ 150,00; Inteira e R$ 75,00 meia
Venda de ingressos na Fit 4 Fitness Store / Reebok Fitness Equipment - Av. Barão de Studart, 1165 - Aldeota (próximo a Av. Stos Dumont) 3458.1264
Free Lancer - 3261.0665 / 3261.0654.

TENTATIVA DE ASSALTO DEIXA DOIS MORTOS E UM FERIDO NA BR-116

Oito homens usando colete a prova de balas e munidos de armas de grosso calibre tentaram assaltar, no fim da tarde desta quinta-feira, um carro-forte da Corpvs Segurança que iria recolher o dinheiro da agência do Banco do Brasil situada na BR-116, no bairro Aerolândia. Houve tiroteio entre assaltantes e vigilantes, o que resultou em duas mortes. Um vigilante saiu baleado, mas foi socorrido, enquanto dois assaltantes morreram. De acordo com a Policia, os outros seis homens conseguiram fugir em dois carros e nada foi levado.
A Polícia fez o cerco na área e na operação mobilizou mais de 10 viaturas do GATE e da 5ª Companhia.
A tentativa de assalto provocou enorme engarrafamento na BR-116, o que mobilizou a Polícia Rodoviária Federal. Uma multidão ocupou toda a parte da frente da agência do BB.

CID LIBERA 1,2 MILHÃO PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS

O governador Cid Gomes(PSB) anunciou nesta quinta-feira, 30, em Sobral a liberação de 1,2 milhão para apoio aos municípios atingidos pela cheias provocadas pela quadra chuvosa no Ceará.
Essa verba é oriunda dos cofres estaduais e deverá servir para a compra de medicamentos, alimentos, colchões e lonas e outras necessidades para as famílias desabrigadas ou desalojadas.

Cid Gomes passou todo o dia de hoje sobrevoando municípios da zona norte em situação de calamidade. No roteiro Itapajé, Bela Cruz, Santana do Acaraú, Sobral e Granja. Ontem o Ministério da Integração Nacional, por meio de medida provisória liberou para o estado R$ 23 milhões para assistência aos atingidos pela chuvas no Ceará.

PC DO B PROMOVE JANTAR PARA COMPRAR SEDE

O PCdoB começou a vender convites para jantar que promoverá no próximo dia 15, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. O objetivo, segundo informou nesta quinta-feira o senador Inácio Arruda, é fazer caixa para comprar a sede própria do partido.
Inácio adiantou que o PCdoB vive um momento político importante, por estar interado à base aliada de Lula e por ver a gestão federal cumprindo metas e projetos do interesse da população, bem ao contrário do que ocorria no passado, quando tudo girava em torno do neoliberalismo.
O jantar, conforme Inácio, promete ser bem suprapartidário e os convites estão sendo vendidos na seguinte tabela: R$ 100,00, R$ 500,00 e R$ 1.000,00.

VAMOS NÓS - Eis o PCdoB realizando, na prática, o seu programa "Minha Casa, Minha Vida".

GRUPOS CATARINENSES QUEREM INVESTIR NO CEARÁ

O presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra, estará em Santa Catarina na primeira quinzena de maio. Ali, fará contato com empresas da área de confecções que têm interesse em instalar unidade no Ceará.
A informação foi dada nesta quinta-feira pelo secretário-executivo do Cede, Alexandre Adolfo, que retornou de Brasília, onde participou do Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento, onde representou Ivan Bezerra.
Sobre empresas interessadas em investir no Ceará, Alexandre não declinou nomes e informou: Você quer que Pernambuco descubra e vá lá oferecer uma contraproposta?
As negociações envolvem oferta de terreno e isenções fiscais.

POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL INICIA OPERAÇÃO DIA DO TRABALHO

"A Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE) começa a operação Dia do Trabalho. A operação vai intensificar a fiscalização nas estradas federais no feriadão, a partir das 16 horas desta quinta-feira até as 24 horas de domingo. Serão empregados 400 policiais, 80 viaturas e ainda um radar de velocidade, 17 bafômetros, 36 palm tops e cinco cães farejadores para rastrear bagagens em repressão ao tráfico de drogas e entorpecentes. Para melhorar a fluidez do trânsito, caminhões articulados do tipo bi-trem e cegonha serão proibidos de circular em rodovias de pista simples (que possui apenas uma faixa) nesta quinta-feira, 30, das 16h às 22h; sexta-feira, 1º de maio, das 6h às 12h e no domingo, 3, das das 16h às 22h. A PRF recomenda cautela devido às precárias condições nas estradas e, principalmente, por causa das chuvas. No feriado de 1º de maio de 2008, ocorreram 48 acidentes, com 26 feridos nas estradas federais no Ceará. Não houve registro de morte, segundo a PRF."

(Com O POVO Online)

PPS DO CEARÁ AVISA: NÃO VAI FAZER FIGURAÇÃO NA DISPUTA 2010

O PPS do Ceará vai fazer sua primeira reunião de trabalho nesta sexta-feira. Será das 8h30min às 16h30min, no auditório da Controller (Rua Carlos Vasconcelos, 1777 - Aldeota), onde funciona o escritório de um dos militantes da legenda.
Segundo o presidente regional do PPS, Alexandre Pereira, a reunião definirá um cronograma de encontros regionais que a legenda pretende dar início a partir de maio.
Ele garante que o partido entrará na disputa de 2010 disposto a não fazer figuração e que amadurece a tese de ter candidato a um cargo majoritário. Alexandre só evita comentar quando indagado se seria candidato a governador.
A única certeza que ele adianta: "Vamos apoiar a reeleição do senador Tasso jereissati, com Serra presidente".

MALA DESPENCA DE AERONAVE EM FORTALEZA

Há algo no ar além dos aviões de carreira. Por incrível que pareça, uma mala despencou de uma aeronave de pequeno porte - um Sêneca - na manhã desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ao realizar o procedimento de decolagem. A aeronave, de propriedade da empresa Grendene, seguiria para Sobral quando o bagageiro do Sêneca abriu e alguns documentos foram arremessados, caindo sobre o telhado do condomínio Green Park, bairro Cajazeiras, próximo à BR-116, em Fortaleza. A aeronave retornou ao aeroporto, de onde, após ums vistoria, retomou viagem. A Grendene está à busca da mala extriada.

PROJETO DE LEI QUER FIXAR IGPM COMO TETO PARA REAJUSTE DA ENERGIA ELÉTRICA


O deputado federal Marcelo Teixeira (PR) deu entrada em projeto de lei junto à Câmara definindo o IGPM como índice limite para reajuste da tarifa de energia elétrica no País, por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O parlamentar atende a um pleito do setor industrial, por meio da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) que está revoltado com o aumento da energia na área, que ficou em 12,15%.
O projeto, conforme Marcelo Teixeira, começa a tramitar na próxima semana.

Já o presidente da Fiec, Roberto Macedo, afirma que esse reajuste da conta de luz do setor industrial é pesado "principalmente por ser um dos insumos mais importantes e por ocorrer num período de crise e reetração do mercado".

SETOR INDUSTRIAL CONTINUA OTIMISTA COM ECONOMIA DO PAÍS, APESAR DA CRISE

"O setor industrial demonstrou, pelo quarto mês consecutivo, que está mais otimista em relação ao crescimento da economia brasileira. De acordo com pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria aumentou de 77,8, em março, para 84,6 pontos, em abril, uma elevação de 8,7%.Apesar do aumento, o índice se encontra abaixo da média histórica, 99,2 pontos, refletindo o baixo crescimento da atividade econômica, segundo a FGV. Essa pontuação, conforme a metodologia da pesquisa, reflete as expectativas de 1.061 representantes de empresas, que têm faturamento em torno de R$ 543, 3 bilhões, com participação de 23,3% nas exportações.
A pesquisa indica ainda variações favoráveis em outros indicadores. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 8,3%, ao passar de 79,5 para 86,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) subiu 9,2%, de 76,1 para 83,1 pontos. Os dois indicadores atingiram os maiores níveis desde outubro de 2008.A proporção de empresas com expectativa otimista sobre o aumento de vendas cresceu de 27,7% para 31,9%, enquanto a parcela com percepção de que haverá queda subiu de 19,9% para 21,1%."

(Agência Brasil)

EUDES XAVIER SERÁ CONFERENCISTA EM SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A UNILAB


O deputado federal Eudes Xavier (PT) será um dos palestrantes do seminário "Unilab - Integração Brasil África Pela Educação", que o governo federal promoverá dia 4 próximo, n auditório do Bloco A, da Esplanda dos Ministérios, em Brasília. "Tendo em vista a história construída pelo senhor, na defesa da igualdade e pelo respeito às diferenças, muito nos honraria sua presença na mesa", eis o que diz comunicado que chegou ao gabinete do parlamentar cearense, que atuou como relator da matéria. A Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) será implantada em Redenção (66 km de Fortaleza), a primeira cidade a abolir a escravidão no Brasil, em 1883. O projeto da Unilab visa integrar países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e objetiva promover o intercâmbio acadêmico, fomentar pesquisas e ministrar ensino superior público em países como Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e até Macau, região administrativa especial da China.
Os cursos ofertados pela Unilab serão, num primeiro momento, ligados a quatro áreas: Formação docente, Saúde, Gestão e Desenvolvimento agrário. A Unilab ofertará 5 mil vagas - metade delas para alunos estrangeiros de língua portuguesa, principalmente africanos. Metade dos professores também será estrangeira. Os concursos públicos para docentes e servidores técnico-administrativos estão previstos para o segundo semestre de 2009. As atividades acadêmicas serão iniciadas em 2010.

DEPUTADOS DE BRASÌLIA TÊM COTA DE R$ 2,5 MILHÕES PARA GASTAR COM CORRESPONDÊNCIA

"Em plena era digital, os 24 deputados distritais [de Brasília] têm uma quota anual de R$ 2,5 milhões para gastar com correspondências à moda antiga. Em quatro anos, ou seja, em uma legislatura os parlamentares locais podem chegar a utilizar R$ 10 milhões em correspondências.
É mais de duas vezes o permitido na Câmara dos Deputados.
Se os políticos usarem todo quinhão disponível para enviar a chamada carta simples a eleitores, chegarão ao longo de doze meses a postar quase dois milhões e meio de cartas.
A soma equivale a toda a população do Distrito Federal. "

(Correio Braziliense)

SENADORES USARAM COTA DE PASSAGENS AÉREAS PARA VIAJAR AO EXTERIOR

"Registros parciais das companhias aéreas aos quais o Congresso em Foco teve acesso mostram 12 viagens internacionais, sendo sete de ida e volta, para Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Os 19 voos saíram da cota de quatro senadores e beneficiaram parentes e pessoas que não trabalham para os parlamentares. As passagens foram emitidas entre 25 de junho de 2007 e 13 de janeiro de 2009, pela Gol e pela Varig. Oito voos saíram da cota de Alvaro Dias (PSDB-PR), cinco de Geraldo Mesquita (PMDB-AC), quatro de Paulo Paim (PT-RS) e dois de Osmar Dias (PDT-PR). Todos os parlamentares ouvidos pelo site afirmam que agiram dentro da legalidade, mesmo quando transportaram parentes para fins particulares, e que não devolverão o dinheiro gasto. Mesquita, porém, diz que abandonou a prática de viajar com a mulher desde que o Senado mudou as regras de uso da cota de passagens de avião.
Compensação de despesas
Alvaro Dias Filho, filho do senador, fez uma viagem de ida e volta de Curitiba (PR) para Montevidéu, no Uruguai, com escalas ou conexões em Porto Alegre (RS) e São Paulo. O bilhete foi emitido em 1º de setembro de 2008, na companhia Varig. Os voos saíram da cota do pai, Alvaro Dias, assim como a viagem de Alessandra Kussen, Magali da Silva e Alciléia Freitas. Elas foram de Curitiba para Buenos Aires, na Argentina, pela Varig. Os bilhetes foram emitidos em 26 de setembro de 2008. Segundo Alvaro Dias, houve uma compensação de despesas. Ele diz que teve que resolver o problema do filho da mesma maneira que, em alguns finais de semana, teve que usar seu cartão de crédito pessoal para custear suas viagens, dias em que seu gabinete estava fechando e não podia emitir bilhetes por meio de sua cota.
“Não vejo a necessidade de ressarcir o valor pois não há nenhuma irregularidade. E, se eu ressarcir, vou estar assumindo que houve uma irregularidade. Caso a Mesa decida em contrário, eu devolverei”, avalia Alvaro Dias sobre a passagem paga para o seu filho.
As outras três passageiras, segundo o senador, são integrantes do Pequeno Cotolengo do Paraná, entidade que trabalha para o bem estar de pessoas com deficiências múltiplas, paralisia cerebral e outras deficiências. Alessandra Kussen, Magali da Silva e Alciléia Freitas foram para um evento internacional de entidades similares a que pertencem em Bueno Aires.
“Estive na instituição e fiquei emocionado com o trabalho. Como o trabalho da entidade e com a situação de penúria das crianças”, diz o senador do PSDB. “Em um outro momento, quando houve convocação extraordinária, fui lá e entreguei um cheque de cerca de R$ 12 mil”, justifica."


* Do Congresso em Foco, leia mais aqui.

MONTADORA CHRYSLER PEDE CONCORDATA

"A montadora Chrysler anunciará nesta quinta-feira pedido de proteção pelo "Capítulo 11" da Lei de Falências americana --o equivalente à concordata brasileira--, informou um funcionário da Casa Branca nesta quinta-feira. Segundo ele, o anúncio oficial da terceira maior montadora americana será feito pelo presidente Barack Obama às 13h (horário de Brasília).
Pela lei, recorrer ao "Capítulo 11" significa que a empresa reconheceu que não pode quitar suas dívidas e pode ter um prazo para reorganizar suas contas junto aos credores. Caso não consiga quitar suas dívidas por um período pré-determinado, a empresa parte para a falência.
Segundo o funcionário, a empresa preferiu se colocar em concordata depois que um grupo de fundos credores rejeitou a última proposta de reestruturação da dívida feita nesta madrugada --uma das exigências do governo americano para que a montadora não fosse obrigada a recorrer à Lei de Falências."

(Folha Online)

DEPUTADO QUESTIONA CONTRATO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE

O deputado estadual Vasques Landim (PSDB questionou, em pronunciamento feito nesta quinta-feira no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, a contratação de uma empresa por parte da Prefeitura de Juazeiro do Norte (Região do Cariri). Segundo Landim, a prefeitura contratou a empresa Linear, de propriedade do ex-tesoureiro da campanha do prefeito Manuel Santana (PT), André Luis Banderia, atual contador da administração juazeirense. O contrato, conforme Landim, foi assinado no dia 2 de janeiro, no valor de R$ 180 mil, com dispensa de licitação e com validade de três meses. O que o tucano estranha é o período do contrato e objetivos não bem explicitados.

Essa mesma denúncia foi feita no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte pelo vereador Tarso Magno (PSL), que, juntamente com Vasques Landim, avalia o caso como "gravíssimo". Ambos pede providências ao Ministério Público Estadual.

E O 33º DP REGISTRA SEGUNDA FUGA DE PRESOS DESTE ANO

E 12 presos fugiram nesta quinta-feira do 33º Distrito Policial, situado no Planalto Goiabeiras, em Fortaleza. Segundo a Polícia, eles serraram as grades e renderam o permanente e deiaram o local pela porta da frente. No grupo, acusados de assalto, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Na delegacia, estavam 27 presos.
Essa é a segunda fuga de presos no 33º DP neste ano. A primeira ocorreu no dia 23 de janeiro.

ENEM - COLÉGIO DA PM DO CEARÁ É O MELHOR NO RANKING ESTADUAL

Das 110 escolas do Estado que obtiveram os melhores resultados no exame, apenas seis são públicas. O Colégio da Polícia Militar, com sede em Fortaleza está entre elas. O CPM ficou em 1º lugar no ranking das escolas públicas do Estado e entre as federais obteve o 3º lugar, atrás do Colégio Militar de Fortaleza (Exército) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Outra conquista dos alunos do Colégio foi obtida no concurso "Soletrar" promovido pela CDL para incentivar o estudo da Língua Portuguesa. A disputa aconteceu entre 54 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas do Estado e Município. A vencedora foi a aluna Lenara da Mota Serafim, 13, o segundo colocado, Marcus Vinícius Silveira Sampaio, o terceiro, Paulo Rodrigues Lima Neto, e o quarto, Gabrielle dos Santos Marques, todos do Colégio da Polícia Militar.
Neste ano, o Colégio da Polícia Militar também comemorou a aprovação de quase 60 alunos nos vestibulares de universidades públicas e privadas do Estado. Foram 22 aprovados na UFC, nove na Uece, dois no Cefet e 21 em universidades particulares. Além disso, quatro alunos também ingressaram no Concurso do Ronda do Quarteirão.

CPI DOS GRAMPOS - RELATOR PODE RECUAR E PEDIR INDICIAMENTO DE DANIEL DANTAS


"O relator da CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), deve recuar e sugerir o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, no relatório final da comissão. A reportagem não localizou o advogado Andrei Schmidt, que defende Dantas, para comentar o assunto. No texto apresentado à CPI na semana passada, o petista poupou de indiciamentos os protagonistas da Operação Satiagraha, da Polícia Federal - entre eles o delegado Protógenes Queiroz, o ex-diretor geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda e Dantas.
Pellegrino disse, agora, ver indícios de que Dantas tenha realizado escutas clandestinas no país, por isso avalia sugerir o seu indiciamento por interceptações telefônicas ilegais. "No que diz respeito ao Dantas, a gente pode ter mudanças. O delegado Protógenes, eu continuo achando que ele prestou depoimento como investigado, por isso não pode ser indiciado. Quanto ao Lacerda, não acho que ele tenha incorrido em falso testemunho junto à CPI", afirmou."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

HOLANDA CONFIRMA CASO DE GRIPE SUÍNA EM CRIANÇA DE 3 ANOS

"Autoridades sanitárias confirmaram um caso de gripe suína na Holanda, informou a agência de notícias local ANP nesta quinta-feira, citando o Ministério da Saúde. Uma criança de 3 anos contraiu o vírus, disse a ANP. Este é o primeiro caso confirmado na Holanda. Segundo o ministro da Saúde holandês, Ab Klink, que participou de uma entrevista coletiva em Roterdã, as autoridades já tomaram as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que elevou o nível de alerta pela epidemia ao grau cinco. Klink não informou detalhes sobre a criança nem sobre o local de residência do paciente, mas explicou que ela retornou do México à Holanda no último dia 27 de abril, sem apresentar sintomas.
Mais cedo, outro país europeu, a Suíça, também confirmou seu primeiro caso. Trata-se de um homem que esteve no México recentemente. Segundo as autoridades suíças, o seu quadro é estável. "Sim, nós podemos confirmar", disse Jean-Louis Zurcher, porta-voz do Departamento Federal de Saúde. O vírus da gripe suína foi detectado no México, onde mais de 150 podem ter morrido da doença. O governo confirmou oito mortes e 99 casos. Nos Estados Unidos, 91 pessoas foram infectadas e uma morreu. A OMS elevou o nível de alerta para cinco em uma escala que vai até seis."

(Portal Terra)

CEARÁ TERÁ FERIADÃO DEBAIXO DE MUITA CHUVA, PREVÊ FUNCEME


Limoeiro do Norte (foto de Renato Guimarães)

Choveu em mais de 100 municípios cearenses até as 7 horas desta quinta-feira, segundo boletim da Funceme. A maior chuva foi registrada em Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe) com 137 milímetros. Choveu forte também em Itaitinga, 118 mm; Reriutaba, 115 mm; Cariré, 109 mm; Independência, 109 mm; e Ipueiras, 14.3 milímetros.

Segundo Funceme, a tendência é de mais chuva nas próximas 48 horas. Ou seja, feriadão sob as bênçãos de São Pedro no Ceará.

PRAZO PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA ESTÁ ACABANDO

"Esta quinta-feira é o último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2009. Para enviar pela internet, o prazo é a meia-noite, na passagem de quinta para sexta. Se a entrega for por formulário ou disquete, o limite é o horário do Banco do Brasil, da Caixa e dos Correios de sua cidade. Não haverá prorrogação.É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 16.473,72, entre outras situações (verifique as demais condições).
Quem atrasa a declaração paga multa. O valor é de R$ 165,74, se o contribuinte não tiver imposto a pagar. Se houver imposto a pagar, a multa é de 1% ao mês, incidente sobre o imposto devido, ainda que este tiver sido integralmente pago. A multa não pode ser inferior a R$ 165,74 e maior do que 20% do imposto devido."

(Valor Online)

DEFESA CIVIL REFORÇA APOIO À ZONA NORTE DO CEARÁ

A Defesa Civil do Ceará informou, nesta quinta-feira, que já está mobilizada com cinco equipes de apoio às famílias atingidas pelas chuvas na Zona Norte do Estado. Segundo o Capitão Luis Carlos, o trabalho de apoio conta com a distribuição de comida, barracas e alimento numa região que, conforme disse, vem sofrendo as cheias do rio Acaraú. Na Zona Norte, são cerca de 15 mil atingidos.
"Nós estamos atuando nos municípios de Sobral, Granja, Bela Cruz, Itapajé, Marco e em Irauçuba que, nas últimas horas, apresenta vários pontos alagados", disse para o Blog o capitão Luis Carlos. Santana do Acaraú, que neste espaço pediu socorro, por meio da juiza do município, também está recebendo equipe da Defesa Civil.
Em Fotaleza, conforme a Defesa Civil, apesar da chuva que cai desde o fim da noite de ontem, são poucos os alagamentos. O problema mesmo é com o trânsito lento, que provoca vários engarrafamentos.
O governador Cid Gomes vai swobrevoar nesta manhã cidades atingidas pelas chuvas na Zona Norte, confirmou a coordenadoria de imprensa do Palácio Iracema.

EDSON SILVA ADMITE DISPUTAR GOVERNO EM 2010


O deputado estadual Edson Silva (DEM) está disposto a postular para governador em 2010. Ele diz que, embora admire o trabalho de Cid Gomes, toparia a parada. "Eu não me recusaria a entrar na disputa", avisou o parlamentar. "Eu não tenho medo de entrar em disputa. Acho que tenho condições e estou disposto", reitera, afirmando que gostaria de ter o PSDB respaldando seu nome nessa peleja. O parlamentar afirma que o PPS poderia engrossar uma composição com o DEM e o PSDB, embora avalie que Alexandre Pereira, dirigente estadual, sonha com o trono. Detalhe: em termos majoritários, Edson disputou com Ciro Gomes, em 1990, a Prefeitura de Fortaleza e perdeu. Na época, ficou conhecido como "Edson Panelada".




(Coluna Vertical, do O POVO)

CHUVA OU SOL - PROFESSORES CONFIRMAM PROTESTO EM FRENTE AO PALÁCIO IRACEMA

O Sindicato Apeou confirma que, a partir das 14 horas desta quinta-feira, fará ato de protesto em frente ao Palácio Iracema. A odem é pressionar o Governo Cid Gomes a normalizar o pagamento da progressão horizontal da categoria, que vinha sendo paga desde a gestão passada, mas acabou sendo suspensa no começo deste ano, conforme lo secretário-geral da Apeoc, Anízio Melo.
O ato marca também o inicio da campanha salarial dos docentes, cuja data-base é maio.
"Faça chuva ou faça sol, a luta continua!", eis o grito de guerra dos professores estaduais, que se dizem em estado de greve. Já boa parte dos docentes de Fortaleza paralisa atividades reivindicando o cumprimento do piso salarial nacional da categoria, fixado em R$ 950,00.

PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE GANHARÁ BENEFÍCIOS DO PRONASCI

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), e o secretário municipal de Segurança Pública, Cláudio Luz, estão em Brasília. Nesta quinta-feira, eles assinarão protocolo para o fechamento de convênio entre a Prefetiura juazeirense e o Ministério da Justiça que garantirá verbas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para a terra do "Padim Ciço". No Ceará, Juazeiro do Norte e Fortaleza passam a ser as únicas cidades a participar do Pronasci. Em 2009, serão aplicados nas cidades integrantes do Pronasci o total de R$ 1,2 milhão. Juazeiro do Norte receberá recursos para aplicação em quatro programas neste ano, sendo eles para Reaqualificação da Guarda Municipal, Administração e Operacional, Montagem do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e Mulheres da Paz. Com relação ao Pronasci, de acordo com o secretário Cláudio Luz, serão beneficiados, principalmente, jovens com idade entre 16 e 25 anos de idade. Ali, o programa vai trabalhar em duas grandes frentes: a repressão policial e o trabalho com ações sociais.

MULHER DE DETENTO É ASSASSINADA POR VINGANÇA NO CARIRI

Uma mulher foi assassinada a tiros no município de Juazeiro do Norte (Região do Cariri). Foi no fim da noite de ontem quando Maria Lediane Soares Silva (26) acompanhava o seu companheiro, Francisco Severino S. Júnior até a penitenciária regional onde iria pernoitar. Francisco Severino tem envolvimento com drogas e cumpre regime semi-aberto.
Ele iria pernoitar na prisão quando, com sua mulher, foi cercado no bairro Romeirão por homens que deram vários tiros. Severino saiu baleado e está internado em hospital de Juazeiro do Norte. Maria Lediane não resistiu e será sepultada nesta quinta-feira.
A Polícia trabalha com a hipótese de vingança.

CÂMARA APROVA MP DE APOIO ÀS PREFEITURAS

"Depois de um dia de brigas entre PMDB e técnicos do Ministério da Fazenda, governo e oposição construíram na noite desta quarta-feira acordo para votar mudanças na medida provisória 457 - que trata da renegociação de dívidas das prefeituras junto ao INSS -, a fim de dar mais um alívio financeiro aos municípios. Por pressão dos próprios prefeitos e do PMDB, o texto em negociação à noite prevê um encontro de contas entre prefeituras e União sobre o valor real dos débitos previdenciários, e ainda um prazo de carência para começar a pagar os valores renegociados - a MP prevê o alongamento das dívidas em até 240 meses. As 22h15min, a Câmara aprovou o novo texto, ressalvado os destaques.
Na prática, a carência será um período de suspensão dos pagamentos dos débitos junto ao INSS, o que permitirá aos prefeitos manter mais dinheiro em caixa."

(Globo Online)

MENDES E BARBOSA FICARÃO FRENTE A FRENTE NESTA QUINTA-FEIRA



Nesta quinta-feira, é grande a expectativa para o primeiro encontro do presidente do STF, Gilmar Mendes, com o ministro Joaquim Barbosa. Isso, depois do bate-boca que ambos travaram na semana passada.
Sem a presença de Barbosa, quando da abertura da sessão plenária desta quarta-feira (29), os ministros do STF cumprimentaram o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, pelo primeiro ano de gestão, completado no dia último dia 23.

Joaquim Barbosa chegou a dizer que Mendes estava acabando com o Judiciário brasileiro.

PF AUTORIZA PROTÓGENES A TER ACESSO A PROCESSO DISCIPLINAR

"A Polícia Federal autorizou a defesa do delegado Protógenes Queiroz a ter acesso ao processo disciplinar ao qual ele responde na Corregedoria da corporação por ter participado de um comício político em Minas Gerais. Segundo a superintendência da PF no Estado, a autorização foi concedida há cerca de uma semana, mas, até agora, nenhum dos advogados entrou em contato com a PF para ter acesso aos detalhes do processo.O comando da PF decidiu no início do mês afastar Protógenes da instituição até que a investigação seja concluída. O processo pode resultar na demissão do delegado, caso seja comprovada a infringência de normas da corporação, como o ato de falar pela instituição durante o comício político.Protógenes nega que tenha falado em nome da Polícia Federal. De acordo com as normas da corporação, servidores da ativa são impedidos de se envolverem em campanhas políticas. Protógenes é investigado porque teria dado apoio a Paulo Tadeu Silva D’Arcádia, candidato a prefeito pelo PT na cidade de Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais. O comício foi realizado em setembro do ano passado. O processo tem prazo de duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.