quinta-feira, 30 de abril de 2009

HOLANDA CONFIRMA CASO DE GRIPE SUÍNA EM CRIANÇA DE 3 ANOS

"Autoridades sanitárias confirmaram um caso de gripe suína na Holanda, informou a agência de notícias local ANP nesta quinta-feira, citando o Ministério da Saúde. Uma criança de 3 anos contraiu o vírus, disse a ANP. Este é o primeiro caso confirmado na Holanda. Segundo o ministro da Saúde holandês, Ab Klink, que participou de uma entrevista coletiva em Roterdã, as autoridades já tomaram as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que elevou o nível de alerta pela epidemia ao grau cinco. Klink não informou detalhes sobre a criança nem sobre o local de residência do paciente, mas explicou que ela retornou do México à Holanda no último dia 27 de abril, sem apresentar sintomas.
Mais cedo, outro país europeu, a Suíça, também confirmou seu primeiro caso. Trata-se de um homem que esteve no México recentemente. Segundo as autoridades suíças, o seu quadro é estável. "Sim, nós podemos confirmar", disse Jean-Louis Zurcher, porta-voz do Departamento Federal de Saúde. O vírus da gripe suína foi detectado no México, onde mais de 150 podem ter morrido da doença. O governo confirmou oito mortes e 99 casos. Nos Estados Unidos, 91 pessoas foram infectadas e uma morreu. A OMS elevou o nível de alerta para cinco em uma escala que vai até seis."

(Portal Terra)

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!


Assessoria de Comunicação.

Ministério da Saúde