
Umas das presenças mais esperadas no Seminário sobre Desenvolvimento Social (preparatório para o 3º Congresso do PSDB), ocorrido nesta sexta-feira, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, foi o governador de São Paulo, José Serra (na foto com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e seu filho Pedro Victor). Serra encerrou o evento fazendo uma breve explanação do cenário nacional e de suas ações na capital paulista. Um dado alarmante, apresentado pelo governador: o governo federal está desviando cerca de R$ 8 bilhões da saúde para outros setores, a exemplo do Programa Bolsa Família e também da Segurança Pública. "A saúde não é só gasto. Qualidade na economia é eficiência", frisou Serra. Ainda sobre o governo Lula, ele disse que a grande batalha é a de fazê-lo cumprir a PEC 29, emenda constitucional aprovada pelo Congresso e que obriga percentual fixo de gastos para a saúde nos níveis federal, estadual e municipal.
Abordando sobre Educação, Serra lembrou que foi no Governo FHC o período em que todas as crianças iam para a escola. Agora, ressalta, o momento é de investir na qualidade da aprendizagem. Ele informou que em São Paulo implantará, ainda neste ano, mas com vigência a partir de 2008, uma remuneração variável para todos os funcionários da escola que cumprirem a meta estabelecida. É uma espécie de bônus. O governador paulista contou que, uma vez por semana, dá aula para uma turma da 4º série do Ensino FDundamental, onde ensina a garotada a ler jornais, além de fazer gráficos e tabelas.
Ao término de sua fala, entrou Waldonys entoando na sanfona o Hino Nacional para empolgação da platéia que, de quebra, cantou parabéns para o cantor que estava aniversariando. Após o momento de descontração, Serra seguiu direto para o antigo aeroporto (Vila União) na companhiado deputado deputado federal Raimundo Gomes de Matos.