sábado, 15 de setembro de 2007

HISTÓRIA DO PRÊMIO FRAUDADO DA ACI VIRA DESTAQUE NACIONAL



A imagem e a credibilidade de uma entidade manchadas. Eis o resultado do episódio da fraude na entrega do Prêmio de Jornalismo da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Acabou virando destaque nacional do Comunique-se, o site nacional que difunde e discute fatos, idéias e o mundo do jornalismo.

Os laureados de fato e os enganados devolveram os cheques da premiação, no que agiram mais do que correto, em respeito aos demais colegas, diretores que renunciaram e patrocinadores.

Que esse tipo de episódio jamais se repita! Torcemos.

Saiba mais aqui

OLHA O CASTIGO! LULA DIZ EM MADRID QUE NÃO HÁ IMPUNIDADE NO CASO RENAN CALHEIROS


"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, em Madrid, que a votação do Congresso que absolveu o senador Renan Calheiros "não foi impunidade". Segundo ele, a votação ainda demonstrou que "depois do (ex-presidente Fernando) Collor, o Brasil tem instituições sólidas para julgar". Em uma conversa com os jornalistas que acompanham a visita de Estado à Espanha, Lula comentou também que não teme ter a imagem prejudicada por qualquer acusação de apoio pessoal ou do governo ao senador. "O povo me conhece bem. Se tem alguém que me conhece no Brasil é o povo brasileiro", afirmou. "O que foi publicado na imprensa como verdade, vai ser visto como verdade. O que for mentira também. Haverá o dia em que as coisas vão ficar claras para todo mundo".

(Portal Uol - Foto Ricardo Stucker -PR)

GOVERNO LIBERA PARCELA DO SEGURO-SAFRA PARA 121 MUNICÍPIOS

Começa nesta segunda-feira o pagamento da parcela adicional do Programa Garantia Safra, benefício concedido a agricultores que perderam a produção por conta da estiagem . Serão atendidos trabalhadores rurais de 121 municípios cearenses, anotando um total de 157.982 contemplados. O desembolso virá através das agências do Banco do Brasil e em ordem alfabética. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) repassou R$ 17,5 milhões. Agricultores de Madalena e Quixeramobim receberam o seguro sagra primeiro, por conta do quadro crítico.

E AGORA, LULA? CONCESSÃO DAS GRANDES REDES DE TV SE EXPIRA EM OUTUBRO

As grandes redes de televisão do Brasil têm encontro marcado com o governo Lula no mês que vem. Depois de 15 anos de vigência, expiram em 5 de outubro de 2007 as concessões das quatro maiores emissoras do país: Globo, Bandeirantes, SBT e Record. Em administrações anteriores, essas outorgas, que vencem a cada 15 anos, foram renovadas automaticamente. Sob Lula, os aliados do petismo no movimento social e sindical querem subverter a praxe. Entidades como CUT, UNE e MST pressionam o governo para que, antes de restabelecer as concessões, verifique se as emissoras estão cumprindo o seu papel. Querem que o Estado imponha aos meios de comunicação eletrônicos um efetivo “controle social”. E reivindicam o “direito” de participar do debate.

Reunidas sob o guarda-chuva da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), essas organizações programaram para o fatídico 5 de outubro o lançamento de uma campanha nacional “por democracia e transparência nas concessões de rádio e televisão do país”. Farão atos públicos nas principais capitais, incluindo Brasília. A mobilização se estenderá por todo o mês. Pretende-se realizar “julgamentos populares das programações de rádio e TV”. Entre 15 e 21 de outubro, as entidades farão o que chamam de “Semana pela Democratização da Comunicação”.

Do Blog do Josias de Souza leia mais aqui

ISTOÉ TRAZ MATÉRIA SOBRE O MENSALÃO TUCANO


ISTOÉ revela relatório da Polícia Federal com a radiografia do caixa 2 da campanha do PSDB ao governo de Minas Gerais em 1998. Ele compromete um ministro de Lula e um senador. Envolve o governador Aécio Neves, deputados federais e estaduais em um total de 159 políticos de 17 partidos. Os primeiros documentos foram entregues pelo ex-tesoureiro de Azeredo em 2003. Agora, a PF concluiu as investigações e constatou a existência de "organização criminosa"

Nos próximos dias, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma peça jurídica capaz de provocar um terremoto político tão devastador quanto o do Escândalo do Mensalão. É a denúncia contra os políticos envolvidos no inquérito policial 2245-4/140-STF, que investiga o chamado "tucanoduto" - o caixa 2 da malsucedida campanha do senador Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais, em 1998.

Leia mais em Relatório

E NO BRASL, TUDO ACABA EM PIZZA OU PIADA

LULA DEVE RECEBER RENAN NA TERÇA-FEIRA

O presidente Lula quer receber o senador Renan Calheiros em audiência, assim que chegar ao Brasil. Os dois devem se encontrar na próxima terça-feira, segundoinforma a colunista Cristiana Lôbo. Embora o presidente do Senado demonstre intenção de permanecer à frente da Casa e, dessa posição, lutar pela prorrogação da CPMF - projeto fundamental para o governo - assessores de Lula continuam achando que Renan deveria se afastar temporariamente. A estratégia é não confrontar a oposição. Renan teria dito a aliados que tem sido "irretocável" a ação de Lula durante a crise no Senado. O alagoano analisou cuidadosamente todas declarações públicas do presidente e concluiu que ele foi leal do início ao fim. A proposta de prorrogação da CPMF foi aprovada na madrugada de sexta-feira pela Comissão Especial e, agora, deve ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara, antes de chegar ao Senado. Caso aprovada, vai garantir uma arrecadação estimada em cerca de R$ 39 bilhões em 2008. Renan, com a esposa Verônica, passa o fim de semana em local não divulgado.

(Este Blog com Portal G1)

SOCIÓLOGO ROBERTO DAMATTA SERÁ CONFERENCISTA EM SEMINÁRIO DO PR


O sociólogo Roberto DaMatta, conferencista do Seminário Política e Sociedade - Como Restaurar a Confiança, que o Partido da República do Ceará promoverá na próxima segunda-feira, a partir das 8h30min, no Hotel Plaza Suíte, terá compromisso extra. Ele desembarcou neste sábado e incluiu na agenda uma passadinha pelo tradicional Clube do Bode, que congrega, no Flórida Bar, um grupo de escritores. Ciceroneado pelo ex-governador Lúcio Alcântara, DaMatta ali estará em clima de conversas, a partir do meio dia. Terá direito ainda a provar da boa cozinha cearense. O PR quer, com o seminário, abrir a temporada de caça a filiados de olho em 2008, segundo Lúcio Alcântara.

JOSÉ DIRCEU ESTAVA NO MÉXICO E NÃO QUIS SABER DO JULGAMENTO DE RENAN


"Na véspera do julgamento de Renan Calheiros, José Dirceu embarcou para um giro de negócios por América Central e México. São dez dias de viagem. A primeira escala foi na Cidade do México. Nem é preciso dizer que Dirceu foi se encontrar com Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, seu atual patrão. Depois, seguiu viagem para a República Dominicana. Dirceu não se mobilizou na defesa de Renan. Uma espécie de troco: Renan também não moveu uma palha para salvá-lo da cassação. "

(Da Coluna Radar - Veja)

VEJA TRAZ MATÉRIAS SOBRE RENAN, PT E, DE QUEBRA, SOBRE JOSÉ DIRCEU


A Revista Veja desta semana não poupa Renan Calheiros, presidente do Senado, que foi absolvido pelo placar de 40 a 35 e seis abstenções. Também bate duro em José Dirceu, o ex-todo poderoso do primeiro Governo Lula. Confira clicando:

SENADORA PATRÍCIA SABOYA ADMITE TROCAR PSB PELO PSDB PARA DISPUTAR EM FORTALEZA


"Poucos dias antes do fim do prazo para filiações partidárias com vistas à eleição do ano que vem, a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) confirmou ontem, ao O POVO, que sua pretensão de se candidatar à Prefeitura de Fortaleza poderá resultar em sua saída do Partido Socialista. Ela reafirmou sua vontade de disputar o comando executivo da Capital e disse já estar conversando com outras siglas para possíveis filiações. A notícia havia sido divulgada pela coluna de Sônia Pinheiro, no O POVO, de ontem. Patrícia não quis nomear os partidos com os quais pode compor, mas deu indícios de que uma das grandes apostas é o PSDB. Ela, inclusive, esteve presente ontem no seminário promovido pelos tucanos, em Fortaleza.
"Fortaleza precisa ser respeitada, precisa de cuidado. Há várias questões que precisam ser discutidas e me proponho a fazer esse debate. Tive votações expressivas como vereadora, como deputada e como senadora. Se houver a possibilidade, estou disposta a me candidatar", afirmou a senadora. Ela ponderou, porém, que não deve contar com o apoio do PSB. "Uma candidata não se sustenta se isolada. Eu jamais teria uma atitude aventureira", disse Patrícia. O partido da senadora deverá se coligar ao PT para apoiar a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). "Há uma grande dificuldade nisso, porque tenho de levar em conta a palavra do governador Cid Gomes (PSB), que já se comprometeu a apoiar a candidatura de Luizianne. Eu entendo o papel dele e respeito sua decisão", destacou Patrícia."

Leia mais aqui

OPERAÇÃO PEDRA LASCADA - DELEGADO SE APRESENTA E FICA PRESO

O delegado da Polícia Civil Maurílio Oliveira encontra-se preso na sede da Superintendência da Polícia Civil (Centro de Fortaleza). Ele se apresentou ontem à noite espontaneamente, tendo ao lado o advogado Paulo Quezado. Maurílio, que está lotado na Delegacia Regional de Canindé, segundo seu advogado, ficou surpreso com a ordem para prendê-lo, mas não fugiu. "Ele (Maurílio) estava fazendo diligências em Parambu e soube da notícia pela Imprensa", revelou Quezado. Ficará à disposição do Ministério Público Estadual. Pesam sobre o delegado, acusações de ter deixado de identificar nos inquéritos os autores dos crimes de morte em Itapipoca, encaminhando os autos à Justiça sem apontar os criminosos. Esses crimes teriam sid praticados pela quadrilha desarticulado pela chamada Operação Pedra Lascada, da Polícia Federal. A quadrilha está envolvida em assassinatos, concussão, tráfico de drogas, corrupção e prevaricação.

COM MISSA DO CHAPÉU, JUAZEIRO DO NORTE ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Termina neste sábado, ao meio dia, com a tradicional Missa do Chapéu, a festa de Nossa Senhora as Dores, padroeira de Juazeiro do Norte (Região do Cariri do Ceará). O padre Paulo Lemos, administrador do Santuário de Nossa Senhora das Dores, estima que em torno de 400 mil romeiros tenham passado pela cidade nesta romaria, desde o último dia 2 de setembro. O número é maior do que o do ano passado, quando cerca de 350 mil fiéis saudaram a santa. O tema dos festejos que terminam hoje é "Como a Mãe das Dores e o Padre Cícero Somos Discípulos e Missionários de Jesus Cristo". Em Juazeiro, desde as 6 horas, ocorrem ofícios cantados, missas na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e no Santuário de Nossa Senhora das Dores, confissões, atendimento aos romeiros no Santuário, bênção de despedida e procissão.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

JOSÉ SERRA DIZ EM FORTALEZA QUE GOVERNO LULA DESVIA R$ 8 BI DA SAÚDE


Umas das presenças mais esperadas no Seminário sobre Desenvolvimento Social (preparatório para o 3º Congresso do PSDB), ocorrido nesta sexta-feira, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, foi o governador de São Paulo, José Serra (na foto com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e seu filho Pedro Victor). Serra encerrou o evento fazendo uma breve explanação do cenário nacional e de suas ações na capital paulista. Um dado alarmante, apresentado pelo governador: o governo federal está desviando cerca de R$ 8 bilhões da saúde para outros setores, a exemplo do Programa Bolsa Família e também da Segurança Pública. "A saúde não é só gasto. Qualidade na economia é eficiência", frisou Serra. Ainda sobre o governo Lula, ele disse que a grande batalha é a de fazê-lo cumprir a PEC 29, emenda constitucional aprovada pelo Congresso e que obriga percentual fixo de gastos para a saúde nos níveis federal, estadual e municipal.

Abordando sobre Educação, Serra lembrou que foi no Governo FHC o período em que todas as crianças iam para a escola. Agora, ressalta, o momento é de investir na qualidade da aprendizagem. Ele informou que em São Paulo implantará, ainda neste ano, mas com vigência a partir de 2008, uma remuneração variável para todos os funcionários da escola que cumprirem a meta estabelecida. É uma espécie de bônus. O governador paulista contou que, uma vez por semana, dá aula para uma turma da 4º série do Ensino FDundamental, onde ensina a garotada a ler jornais, além de fazer gráficos e tabelas.

Ao término de sua fala, entrou Waldonys entoando na sanfona o Hino Nacional para empolgação da platéia que, de quebra, cantou parabéns para o cantor que estava aniversariando. Após o momento de descontração, Serra seguiu direto para o antigo aeroporto (Vila União) na companhiado deputado deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

TCM INSPECIONARÁ CONTAS DA REGIONAL I DA PREFEITURA DE FORTALEZA

O Tribunal de Contas dos Municípios realizará, a partir de segunda-feira, e dentro de um prazo de 10 dias, uma inspeção nas contas da Secretaria Regional I (SER I), da Prefeitura de Fortaleza. O trabalho será feito por uma equipe técnica que avaliará todas as atividades desenvolvidas pela Regional durante o ano de 2006. Na fiscalização, serão observadas as ações gerenciais, a contabilidade, licitações, contratos, controle interno, pessoal e obras e serviços de engenharia. a Regional I, ano passado, movimentou R$ 65 milhões 050 mil em suas atividades.

ÁREA DA SER I

1 - Titular é Mariano de Freitas (PCdoB);
2 - Engloba as comunidades de Vila Velha, Barra do Ceará, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Pirambu, Carlito Pamplona, Vila Ellery, Monte Castelo, Alagadiço/São Gerardo, Jacarecanga, Moura Brasil e Farias Brito.

PREFEITO DE MARANGUAPE SE FILIARÁ AO PCdoB SOB BÊNÇÃOS DO SENADOR INÁCIO ARRUDA


Neste sábado, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Maranguape (Região Metropolitana de Fortaleza), o prefeito Eduardo Gurgel vai se filiar ao PC do B sob as bênçãos do presidente regional da legenda, Carlos Augusto Patinhas, e do senador Inácio Arruda.

George Valentim, chefe de gabinete de Gurgel, também se filiará e já assumirá a condição de candidato a prefeito de Maranguape. O prefeito e seu chefe de gabinete dão adeus ao Partido Verde comandado por Marcelo Silva que lançará sua mulher, Virgínia Silva, para a prefeitura.
DETALHE - Gurgel será o terceiro prefeito a ingressar no PC do B, que já conta com os de Jati e Aquiraz.

PRESO ACUSADO DO ASSASSINATO DO SUBTENENTE DA POLÍCIA MILITAR

O acusado de ter assassinado na última terça-feira, no Bairro de Fátima, em Fortaleza, o subtenente da Polícia Militar, Rinaldo Lemos Seabra (39), foi preso nesta sexta-feira em Paracuru (Litoral Oestre do Ceará). Trata-se de Manuel Messias de Souza. Após investigações, a Polícia fez a prisão do vigilante que confessou ser o autor do assassinato do subtenente. Messias disse que estava sendo ameaçado pelo policial sob acusação de que teria furtado um celular da filha dele. Messias afirmou ainda à Polícia que o subtenente teria atirado no irmão dele uma semana antes do assassinato. Uma denúncia anônima ajudou a prender o vigilante.

GOVERNADOR CID GOMES EXONERA COMANDO DA POLÍCIA MILITAR

Cai o Comando da Polícia Militar do Ceará. O ato de exoneração foi assinado nesta sexta-feira pelo governador Cid Gomes (PSB), atendendo a uma solicitação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro. A exoneração foi por motivos pessoais e para ajustar a equipe.

No lugar de Adahil Bessa entra como comandante da PM o coronel William Alves Rocha (48), que terá como subcomandante o coronel Roberto Cleiton Rosendo. O coronel William era o coordenador de Segurança Pública da SSPDS, enquanto Cleiton atuava na Diretoria de Pessoal da Polícia Militar.

O Comando do Policiamento da Capital e Comando de Policiamento do Interior deverão ser definidos pelo coronel William Rocha.

Quer dizer: Antes do Ronda, é gente rodando...

GOVERNADOR JOSÉ SERRA CONFIRMADO NO ENCERRAMENTO DE SEMINÁRIO TUCANO


O governador de São Paulo, José Serra, participará da solenidade de encerramento do seminário Educação, Saúde e Assistência Social, que ocorre no Hotel Oásis Atlântico. Ele assiistirá à palestra de encerramento do encontro que será feita pelo presidente nacional tucano, senador Tasso Jereissati. Serra só falará quando dos momentos finais, o que está previsto para as 17h30min.

No mesmo local, às 18 horas, será lançado o livro "Lila Covas: história e receita de uma vida". No ato, a ex-primeira dama Renata Jereissati marcará presença.

Detalhe: a senadora Patrícia Saboya foi convidada para esse lançamento.

OS ALIADOS DA CONTRADIÇÃO

"Santa ingenuidade! Tem gente dentro do Congresso apostando que Renan Calheiros (PMDB-AL) se entenderá com Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara dos Deputados, para que se vote ali rapidinho em segundo turno emenda aprovado em primeiro turno que acaba com o voto secreto no Congresso. E que em seguida ele, Renan, apressará a votação de tal emenda no Senado. Por que Renan fará isso se ele só escapou de ser cassado por que o voto foi secreto? E por que fará isso se tem pelo menos mais dois processos a responder por quebra de decoro? Vai que surge um terceiro processo. Ou um quarto. Negativo. Não contem com ele para isso. E com a oposição dele, dificilmente o voto deixará de ser secreto. Em 2000, quando o senador Tião Viana (PT-AC) apresentou uma emenda que acabava com sessão e voto secretos, só obteve o apoio de 29 senadores. Votaram contra 37. E houve 3 abstenções. Alguns dos que votaram contra formam, hoje, na linha de frente dos que pedem o fim da sessão e do voto secreto, como anotou a jornalista Helena Chagas em seu blog.

São eles: Arthur Virgílio PSDB, (DEM), Tasso Jereissati (PSDB), Eduardo Azeredo (PSDB), Heráclito Fortes (DEM), Garibaldi Alves (PMDB), Gerson Camata (PMDB), Agripino Maia (DEM), Edison Lobão (DEM), Marco Maciel (DEM), José Sarney (PMDB), Mão Santa (PMDB) e Leomar Quintanilha (PMDB)."

DETALHE - Tasso Jereissati será o relator do projeto que quer o fim do voto secreto no Senado. O projeto é de autoria de Paulo Paim (PT-RS).

(Blog do Noblat com Blog de Helena Chagas e Rádio O POVO/CBN))

CASO RENAN - 2º PROCESSO PODE SER ARQUIVADO


"O segundo relatório contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será apresentado já na semana que vem pelo relator João Pedro (PT-AM). E de acordo com o petista, o parecer deve sugerir a absolvição de Calheiros. João Pedro confirmou nesta sexta-feira que usou apenas declarações de Calheiros e a reportagem que apresentou as denúncias contra o senador para fazer seu texto. O trabalho é para descobrir se Calheiros fez lobby em órgãos públicos para beneficiar a Schincariol, após um negócio suspeito da empresa de bebidas com seu irmão Olavo Calheiros.

O relator, no entanto, dá indícios de que não acolherá as denúncias ao dizer que o entendimento não só de senadores, mas também do Supremo Tribunal Federal (STF), é de que reportagens jornalísticas não valem como prova. "Parto da denúncia do Psol. Suscitei também a defesa de Calheiros. Em cima dessas duas peças pretendo tirar minha conclusão", afirmou. "Essa manifestação (de que matérias não valem como provas) não é apenas dos senadores, mas também do Supremo", continuou. João Pedro não descartou a possibilidade de ouvir novas pessoas e fazer outras investigações. Isso, segundo ele, só será feito com o aval dos membros do Conselho de Ética."

(Portal Terra)

NO FRIOZINHO DE GUARAMIRANGA, O CALOR DO TEATRO NORDESTINO


Começa nesta sexta-feira, o XIV Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece até o próximo dia 22. O evento não tem caráter competitivo e ocupará o Teatro Rachel de Queiroz. Mas, nesse clima, haverá espaço para eventos paralelos. No dia 19, por exemplo, às 21h30, na Praça da AGUA (Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga), três livros serão lançados: Teatro em Primeiro Plano, de Marcelo Costa. Coleção Balaio, 410 páginas; Coleção Teatro Nordestino (Volume 2), organização de Racine Santos; Dormir Talvez Sonhar, de Oswald Barroso. Forgráfica Editora, 126 páginas. Livro em formato de bolso. Orelhas de Gilmar de Carvalho e capa de Audifax Rios. O FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi e Molico. Parcerias: SESC, Fecomércio, Sebrae-CE e Senac Guaramiranga Hotel Escola. O apoio institucional é da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. O apoio cultural vem da Oi Futuro, Coelce, O POVO e governo estadual (Secult). Já a promoção é da TV Jangadeiro, com organização a cargo da Via de Comunicação.

SERVIÇO

Ingressos para a abertura: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Para a Mostra Nordeste: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). No encerramento: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Tel (85) 3321 1405 e 3321 1205
Leia mais sobre esse assunto

REDE PÙBLICA DO BRASIL RECEBEU MENOS ALUNOS EM 2006

"Em 2006, a rede pública de ensino no Brasil registrou 311 mil alunos a menos do que no ano anterior. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um encolhimento de 0,7% e equivale à população de uma cidade do porte do Guarujá (SP).A queda foi acentuada especialmente no ensino médio: o número recuou de 8,13 milhões de matriculados para 8,03 milhões. O IBGE aponta que a diminuição pode ser resultado, em parte, de mudanças na estrutura demográfica.O fato é que as escolas particulares, no mesmo período, assistiram ao incremento de 7.000 matriculados nessa faixa - o que sugere que os alunos trocaram de rede de ensino. De modo geral, o número de estudantes de escolas particulares aumentou em 7,5%, com 781 mil estudantes a mais que no ano anterior, ainda segundo informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio)."

(Portal Uol)

CHAPA? - MORONI PARTICIPA DE SEMINÁRIO TUCANO, MAS QUEM GANHA LOAS É PATRÍCIA

Quem teve direito a tratamento vip nesta sextga-feira, quando da abertura do seminário que o PSDB promove até o fim da tarde no Hotel Oásis Atlântico foi o ex-deputado federal e presidente do DEM estadual, Moroni Torgan. Ele foi convidado a ocupar cadeira na mesa que abriu os trabalhos.

Tudo por orientação de Tasso Jereissati que vê em Moroni um nome forte e em condições de derrubar as torres eleitorais da prefeita Luizianne Lins (PT), que vai para a reeleição. Mas Tasso, em sua fala, deixou outra pista sobre sucessão municipal. Depois de chamar os seis senadores que se abstiveram de votar no processo de Renan Calheiros, derramou-se em loas para a senadora Patrícia Saboya (PSB).

Detalhe: Patrícia não estava presente fisicamente, mas espiritualmente.. .

COLÍRIO DO BLOG


Essa é Mônica Veloso, ex-amor do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ela pouco comentou a absolvição de Renan. Prefere seguir sua vida e, claro, torcendo para que em outubro a capa da Playboy bata recorde de vendas. Dá só uma espiadinha nessa foto ai ao lado, que, inclusive, estamos republicando.

GOVERNADOR VISITA HGF, ANUNCIA NOVA EMERGÊNCIA E TESTA POPULARIDADE

A crise na saúde na rede hospitalar cearense parece não ter afetado a popularidade do governador Cid Gomes (PSB). Pelo menos é essa a conclusão de muitos que conferiram nesta sexta-feira a visita que ele fez ao Hospital Geral de Fortaleza. Ali, anunciou a retomada das obras do HGF e anunciou a licitação para a reforma do Setor de Emergência que não estava contemplada no pacote da ampliação.

Cid, aliás, causou o maior frisson pelos corredores do hospital. Parou várias vezes, foi abraçado, cumprimentado e posou para várias fotos. De lá, seguiu para o município do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza, onde com 14 prefeitos do Litoral Leste lançou o SAMU Leste.

TASSO ABRE EVENTO TUCANO CRITICANDO ABSOLVIÇÃO DE RENAN E AVISANDO: XÔ, CPMF!


O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, abriu nesta manhã de sexta-feira, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, o seminário Educação, Saúde e Assistência Social. É mais um dos eventos que o partido vem realizando no País com o objetivo de discutir o País. Ao lado de Tasso, o ex-ministro da Educação (Governo FHC), Paulo Renato, principal conferencista, dirigentes locais da legenda e o presidente do DEM do Ceará, ex-deputado federal Moroni Torgan.

Momentos antes de abrir o encontro, Tasso voltou a lamentar a absolvição do presidente do Senado Renan Calheiros. Qualificou de "vergonha" e disse que esse fato contribui para aumentar cada vez mais o desgaste da imagem da Casa. Confirmou ainda que o PSDB vai votar contra a prorrogação da CPMF. Ainda classificou os seis senadores que se abstiveram na sessão de "covardes" e não dispensou elogios à senadora Patrícai Saboyua (PSB). Mesmo sendo da base aliada, Patrícia " foi exemplar" e respeitou o desejo popular, disse ele.
(Foto - Paulo Sholl)

IBGE DIVULGA - RENDA DO BRASILEIRO MELHOROU


"A renda média do trabalhador brasileiro cresceu 7,2% entre 2005 e 2006 e beneficiou principalmente a metade dos brasileiros que ganham menos. Esse índice foi o maior em um ano registrado desde 1995. Na média, o trabalhador ganhava R$ 824 em 2005, enquanto em 2006 recebeu R$ 883. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. Apesar dos avanços na renda média do trabalhador brasileiro, a diferença entre os que ganham mais e os que têm as piores remunerações ainda é infinitamente desproporcional. Enquanto 10% da população ocupada que recebe os menores salários concentrava 1% do total de rendimentos de trabalho, os 10% com os maiores ganhos ficaram com 44,4% da renda em 2006."

(Portal Terra)

POLÌCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO PEDRA LASCADA NO CEARÁ E ENVOLVE ATÉ DELEGADO

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, no Ceará a Operação Pedra Lascada. O objetivo é desmantelar esquemas de tráfico de drogas e lavazgem de dinheiro entre outras ações criminosas. O Ministério Público Estadual acompanha as ações que se relacionam ao grupo do traficante Tauvanes Tavares (35).

De um total de 27 mandados de prisão, a PF já foram cumpridos sete. Há 10 pessoas presas na sede da Superintendência do órgão em Fortaleza. Entre elas, de acordo com informações liberadas a pouco por federais, seis advogados. Um delgado do Ceará entrou na lista dos envolvidos.

A PF promete uma entrevista coletiva para as 16 horas, em sua sede, quando divulgará todos os detalhes da operação. Ali, a presença também de membros do Ministério Público Estadual e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

INÁCIO ARRUDA CHEGA NA MADRUGADA


Desembarcou na madrugada desta sexta-feira o senador Inácio Arruda (PCdoB), que não chegou a revelar voto no processo de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros. Renan escapou com o placar de 40 a 35 e mais seis abstenbções.
O pessoal que trabalha no Pinto Martins informou para este Blog que Inácio cruzou o terminal rápido feito foguete.

RONDA DO DISCURSO - MORONI CUMPRE AGENDA DE VISITAS À PERIFERIA DE FORTALEZA

O presidente regional do DEM, ex-deputado federal Moroni Torgan, cumprirá, neste fim de semana, em Fortaleza, uma velha agenda: peregrinar áreas da periferia da capital cearense, com direito a gravar vídeos para programa político televisivo da legenda. Vai repetir aquele discurso de cabra macho defensor do povo pobre e oprimido.

Moroni reafirma que é pré-candidato a prefeito e que aproveitará estada para conversar em busca de futuros aliados. Claro que evita dar detalhes. Ele também veio tratar da situação do diretório do DEM de Juazeiro do Norte, onde a expectativa é de intervenção. Controlado pelo ex-governador Adauto Bezerra, o partido vem descumprindo sempre, segundo Moroni, orientações da legenda.

O dirigente do DEM, inclusive, diz até que o grupo de Adauto Bezerra já tem até novo endereço: o Partido Progressista comandado no Ceará pelo deputado federal Padre Zé Linhares.

E NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PRORROGAÇÃO DA CPMF


"A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira (14), por 13 votos a 5, a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação de Mercadoria (CPMF) até 31 de dezembro de 2011, com alíquota de 0,38%.

A aprovação do parecer elaborado pelo deputado Antônio Palocci (PT-SP), com rejeição de todas as medidas apresentadas pela oposição, foi uma vitória do governo, que enfrenta agora o desafio de aprovar o tributo em duas votações na Câmara dos Deputados, antes de ser encaminhada ao Senado Federal.

Para justificar a necessidade de prorrogação do tributo, Palocci fez questão de defender que a CPMF "não é um tributo que atinge mais os pobres, ao contrário do que a oposição vem afirmando". Segundo o deputado, a contribuição é paga por 27 milhões de brasileiros, que representam 14% da população."

(Portal G1)

GOVERNO FECHA QUESTÃO E NÃO NEGOCIA MUDANÇAS NA CPMF

"O governo arquivou o discurso da negociação, adotado no dia anterior, e ontem, durante reunião com os líderes dos partidos de sua base política na Câmara e no Senado, fechou questão pela aprovação, sem mudanças, do parecer do deputado Antonio Palocci (PT-SP), que propõe a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011 com alíquota de 0,38%. ?Vamos votar o parecer do Palocci?, anunciou o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia. ?O ministro Guido Mantega (da Fazenda) ponderou a necessidade de se ter uma postura firme no Congresso.??Fechamos acordo para votar os 0,38%?, confirmou o líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE). Mantega chegou a dizer que não haverá outra negociação. ?Não faremos qualquer alteração seja na Câmara ou no Senado. Não podemos ameaçar o equilíbrio fiscal com a perda de uma contribuição tão importante?, disse."

(Agência Estado)

DEZESSEIS AGÊNCIAS DISPUTAM CONTA DE PUBLICIDADE DO BNB - R$ 25 MILHÕES/ANO

"Oficialmente, começou ontem a corrida pela conta do Banco do Nordeste. Foram abertos os documentos de habilitação e das propostas técnicas, além das propostas de preço. Quem ganhar vai atender o BNB por um ano, podendo ter o contrato prorrogado por mais quatro. Foram habilitadas 16 agências de publicidade. Em duas semanas o Banco julgará as propostas. A verba anual de publicidade do BNB é de R$ 25 milhões. Portanto, no contrato máximo de 60 meses seriam R$ 125 milhões. Do Ceará há quatro agências na disputa. Duas delas já atendem o cliente - Mota e Advance. Há três baianas na concorrência. Uma, a Link, com um pé no Ceará, pois foi licitada no Governo Lúcio, mas continua atendendo o Estado. A verba federal atraiu duas de São Paulo, uma de Minas e uma de Brasília. Confira a lista. QUEM SE HABILITA Link/Bagg Comunicação e Propaganda (BA) SLA Propaganda (BA) Mota Comunicação (CE) Promossel Propaganda Promoção & Mkt Ltda (CE) Idéia 3 (BA) Ampla Comunicação (PE) Arcos Propaganda (PE) Advance (CE) Agnelo Pacheco (SP) Paz Publicidade (SP) EBM Novo tempo (CE) SG Propag (CE) Mart Pet (PE) Mídia Publicidade (SE) Nut Comunicação (MG) Sotaque Brasil (DF)".

Da ColunaVertical S.A. leia mais aqui

CEARÁ DEVE GANHAR MAIS SEIS VARAS DO TRABALHO

"O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, com sede em Fortaleza, deverá ampliar em breve seu número de desembargadores federais. Atualmente, são oito, mas esse número aumentará para 14 quando o projeto de lei de nº 1651 for aprovado pelo Congresso. A matéria tramita na Câmara dos Deputados e tem como relator o cearense Eudes Xavier (PT), favorável à iniciativa por considerar necessária para a melhoria do atendimento e serviço prestados pelo tribunal à classe trabalhadora e empresarial. Para dar maiores detalhes sobre o projeto o parlamentar estará na próxima terça-feira, às 10 horas, na sede da OAB Ceará. Ele atende a um convite do presidente da entidade, Hélio Leitão. Detalhe: isso representa aumento de Varas do Trabalho e, por conseqüência, novos concursos para servidores. "

Da Coluna Vertical do O POVO leia mais aqui

PADRE MARCELO ROSSI SOFREU PRÉ-INFARTO, MAS PASSA BEM

"O padre Marcelo Rossi foi internado na noite de quarta-feira no Hospital Nipo-Brasileiro, no Parque Novo Mundo, Zona Sul de São Paulo. Após passar por exames, os médicos diagnosticaram um pré-infarto. Rossi passa bem e já recebeu alta. Em seu programa Momento de Fé, veiculado na manhã de ontem na Rádio Globo AM, ele comentou sobre seu estado de saúde: "Ontem (quarta-feira), fui internado. Quem me acompanhou na Sônia Abrão (apresentadora de programa na RedeTV!) ontem deve ter percebido que eu estava muito mal. Pensei que fosse uma virose; mas não, foi um pré-infarto do miocárdio". O sacerdote cancelou sua missa da manhã no santuário Mãe de Deus, localizado na avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, também na Zona Sul paulistana. Ele viajou ontem para Porto Alegre (RS) onde seria examinado por seu cardiologista particular, segundo informou a administração do Hospital Nipo-Brasileiro."

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

POLÍTICA - A ARTE DE ENGOLIR SAPOS E SAPINHA


Uma cena inusitada e, para quem estava só assistindo, das mais hilárias. Nesta quinta-feira, desembarcaram do mesmo avião procedente de Brasília, só que cada um na sua, a prefeita Luizianne Lins (PT), o presidente regional do DEM, Moroni Torgan, e João Alfredo, dirigente do P-Sol estadual e ex-deputado federal petista.


Bom lembrar que Luizianne disputou o segundo turno em 2004 contra Moroni, tendo como seu principal articulador de campanha o senhor João Alfredo, hoje ex-amigo da loira. Atualmente, João não engole Moroni, que não engole Luizianne que, por fim, não engole esses dois.

REINAÇÕES DE RENANCISTAS

GOVERNO DO CEARÁ GASTA MAIS DE 70 MIL POR MÊS COM PENSÃO PARA EX-GOVERNADOR

Sabem quanto o Estado gasta com pensão para ex-governadores? R$ 71.191,87. Na lista: Gonzaga mota (R$ 19.403,75), Adauto Bezerra (R$ 19.403,75), Beni Veras (R$ 10.273,12), Chico Aguiar (R$ 22.111,25). E para viúvas de de ex-governadores? R$ 58.963,36. Na lista: Marieta Cals, Nícia de Moraes Marcílio, Maria Luíza Philomeno da Silva e Ilnah Araripe Barbosa, cada uma ganhando R$ 14.740,84. No total, são R$ 130.155,23 mensais. As informações foram cedidas pelo deputado Heitor Férrer (PDT). Ele conseguiu os valores por meio de requerimento enviado a Secretaria de Planejamento e Gestão.

Ontem o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a pensão do ex-governador do Mato Grosso do Sul, o Zeca do PT por considerá-la inconstitucional. A decisão abre jurisprudência para derrubar outras pensões vitalícias. Heitor disse que esperará o julgamento do STF para as demais situações do País para depois tomar uma posição.

(Por Daniel Sampaio, do Blog de Política do O POVO)

FLASH DO ELIOMAR - SALUTE, RENAN!?

ASSALTO A TRANSPORTADORA PAULISTA PODE TER GENTE DO GRUPO QUE FURTOU BC DE FORTALEZA

Os criminosos que plaanejaram assalto à Transportadora Protege Valores podem ser os mesmos que arquitetaram o furto milionário do Banco Central de Fortaleza, fato ocorrido em 2005. A hipótese foi levantada nesta quinta-feira pelo Departmento de Investigações sobre Crime Organizado de São Paulo. O delegado Ruy Ferraz Freitas, titular da Delegacia de Roubos a Bancos informou que a possibilidade não está descartada. Dois assalantes envolvidos no assalto ocorrido na quarta-feira no Bairro Agua Branca, zona oeste paulista foram presos. São eles: Antônio João de Jesus Oereira (28) e Eduardo da Silva, o Du (32).

O assalto à Protege teria envolvido um esquema e logísticas comparáveis ao que foi adotado no BC de Fortaleza. Foram cerca de 60 envolvidos e uma estimativa de R$ 15 milhões levados pela quadrilha. O delegado uy Ferraz, no entanto, não informou que indícios o levaram a admitir ligações entre pessoas nesses dois crimes.

(Radio O POVO/CBN)

MORONI - DEM DE JUAZEIRO SERÁ AVALIADO

O presidente regional do DEM, ex-deputado federal Moroni Torgan, afirmou, nesta quinta-feira, que uma intervenção no diretório do partido em Juazeiro do Norte e que está sob controle do grupo do ex-governador Adauto Bezerra, ainda passará por ampla avaliação. "A Executiva analisará esse processo e temos tempo pra examinar isso e resolver o que for melhor", disse.

Moroni, no entanto, revelou que, baseado em informações recebidas e em constatações locais, concluiu que, muitas vezes, o DEM de Juazeiro não seguiu orientações com aquilo que o DEM nacional recomenda. "Não apoiou candidatos majoritários que nosso partido tinha e, assim, fica difícil. É questão de acomodação. Se quiserem ser oposição ou apoiar nossos candidatos serão bem-vindos".

Sobr a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros, acusado de ter contas pessoais pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior, Moroni lamentou: "Infelizmente, o Senado envergonhou o nosso poo. Espero que possa ainda tomar atitudes que veham trazer orgulho dessa representação". Moroni reiterou sua pre-candidatura a prefeito de Fortaleza. "isso está firme", disse.

PREFEITA LUIZIANNE EVITA OPINIÃO DURA SOBRE ABSOLVIÇÃO DE RENAN


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), regressou do eixo Rio-Brasília nesta quinta-feira. Acompanhada do governador Cid Gomes, esteve na capital carioca com o arquiteto Oscar Niemeyer quando foram discutidos os projetos Muse do Mar (do governo estadual) e um anfiteatro (na área do kartódromo). Os dois discutiram a fusão dos dois empreendimentos em favor do Vila do Mar, antigo Costa-Oeste, como forma de revitalizar o Bairro Pirambu, situado na periferia da capital cearnese.

Do Rio, Luizianne e Cid conversaram com o ministro Tarso Genro (Justiça) sobre a inclusão de Fortaleza no Plano Nacional de Segurança e Cidadania (Planasci). Ambos estão otimistas.

CASO RENAN

Luizianne avaliou que, apesar da absolvição de Renan Calheiros decidida em sessão secreta e fechada, "as coisas no Brasil estão ficando cada vez mais claras e a gente pode dizer hoje que o País não vive mais impunidade. Quem imaginava que o próprio presidente do Senado, pessoa influente e querida entre os senadores, pudesse em alguns poucos meses chegar onde chegou com denúncias e investigações?"

Ela não quis fazer um julgamento a respeito do resultado, preferindo destacar que "a vida pública é uma missão e acho que é essa lição que fica. Não me sinto com capacidade de fazer julgamento, até porque foram investigações que ainda não denotaram, digamos assim, o esfecho final. Mas eu acho que fica isso: agora, as coisas devem ser claras".

Luizianne considerou necessário até se questionar e colocar em debate a questão do salário dos senadores: "Como é que um presidente do Senado com a vida pública que tem, com as obrigações que tem - isso estendo para todos os políticos de maneira geral - viver com salário de R$ 12 mil brutos e caindo para R$ 9 mil líquidos? Ou se enfrenta essas discussões e faz uma discussão de forma honesta com o povo brasileiro ou nós vamos amargar isso depois".

Sobre a acusação de que o PT atuou a serviço da absolvição de Renan, Luizianne disse que há uma suposta fala de que o partido teria articulado a bancada para que se abstivesse. Acho que eles, os senadores, devem ter suas razões a partir da própria casa legislativa, do Senado. Não vou entrar nesse mérito, porque não sei se se confirma isso".

CÂMARA MUNICIPAL JÁ PODE RETOMAR PROJETO DE REFERENDO SOBRE OBRA DO GRUPO JEREISSATI

"A Câmara Municipal de Fortaleza está liberada para retomar a tramitação do projeto de decreto legislativo que prevê a realização de referendo para ratificar ou não a licença concedida pela Prefeitura para a construção da Torre Iguatemi Empresarial. O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Rômulo Moreira de Deus, concedeu hoje liminar anulando o mandado de segurança deferido pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Pires Nogueira, que interrompia a tramitação da matéria. A ação foi impetrada pelo vereador Idalmir Feitosa (PSDB), que questionava o custo financeiro da realização do referendo. O custo estimado pela Justiça Eleitoral seria de R$ 1 milhão. A decisão do desembargador atende a recurso impetrado pelo Município e Câmara Municipal de Fortaleza. Tão logo a Câmara Municipal conclua a apreciação do projeto do referendo, a construção da Torre Iguatemi Empresarial terá que ser interrompida. O empreendimento, uma torre de 15 andares, está sendo construído às margens do rio Cocó."

(Por Beto Almeida, do Portal CearaAgora)

EX-PREFEITO DE MILAGRES CONDENADO A MAIS DE OITO ANOS DE PRISÃO

O ex-prefeito de Milagres, Elosman Sampaio de Lacerda, foi condenado nesta quinta-feira a cumprir oito anos e três meses de prisão, em regime fechado. A decisão foi tomada pelo juiz da Comarca daquela cidade, Gustavo Cavalcante. Elosman é acusado de atento violento ao pudo contra adolescentes de Milagres e essa condenação só diz respeito a um caso que a família levou à frente.

O advogado dele, Paulo Quezado, disse que vai recorrer e qualiicou a conenação como um ato polício-partidário.

SIDERÚRGICA - ANEEL QUESTIONA CONTRATO DA CHESF COM CEARÁ STEEL

"Além da controvérsia em torno do suprimento de gás para a Ceará Steel, a siderúrgica tem agora seu contrato de suprimento de energia contestado. Ele foi firmado em 12 de abril de 2005, com vencimento em 2028, e assinado depois que a Cia. Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) venceu um leilão de compra de 180 MW médios por 20 anos, realizado pela usina cearense. O preço foi fixado em R$ 81,80 por megawatt hora (MW/h), corrigidos anualmente pela variação do IGP-M. O contrato foi denunciado ao Tribunal de Contas da União (TCU) pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e a interpretação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que o documento caducou em outubro passado.O presidente da Fisenge, Olímpio Alves dos Santos, diz que a denúncia foi feita porque os aditamentos ao contrato, que ainda não entrou em vigor, foram feitos mantendo o preço da energia defasado. Segundo a Fisenge, sua manutenção seria indício de favorecimento ao grupo que controla a Ceará Steel (Dongkuk, Danieli e CVRD). Para a Fisenge, o contrato venceu e a Chesf está sendo prejudicada por manter o preço fixado em 2005, mesmo com os aumentos de preço verificados agora, quando a energia é negociada no mercado livre por até R$ 140. " O contrato inicial não tem problemas, mas ele foi aditado várias vezes, sem corrigirem o preço. Hoje a energia custa mais caro e a Chesf está perdendo dinheiro. A Ceará Steel ia ter subsídio da Petrobras no gás e da energia da Chesf " , afirma Santos.

O presidente da Chesf, Dilton da Conti, disse ao Valor que não tem conhecimento de nenhum ofício da agência reguladora. A Aneel informou que as cláusulas indicam que ele espirou e que o segundo aditivo, que estendia o prazo de início do suprimento para outubro de 2008, não pode ser registrado por ser " extemporâneo " . O presidente da Chesf disse que vai entrar com recurso administrativo na Aneel contra a posição da área técnica. Segundo ele, o contrato, assinado depois de um leilão de compra realizado pela Ceará Steel, é válido e está em vigor. " Como o contrato pode ter vencido se ele tem prazo de 20 anos? " , questiona. Ele acha " intempestiva " a interpretação dos técnicos da agência pois o contrato tem validade até 2028. " O aditivo foi feito quando o contrato estava em vigor e colocando cláusulas que nos dão segurança, sem ferir as condições iniciais de competitividade do edital " .

(Valor Econõmico)

MORRE O RADIALISTA PAULO CÉSAR CARIOCA

A crônica cearense esportiva perdeu nesta quinta-feira o radialista Paulo César Carioca, o famoso "PCC", que atuava na equipe do Timão do POVO, da Rádio O POVO/CBN. Além de grande profissional, um amigo valoroso e que primava pelo ecletismo. Foi vítima de parada cardíaca. "PCC" era narrador de futebol, repórter, plantonista, comentarista e, em eventos como coberturas eleiutorais, dava show na divulgação dos boletins.

O sepultamento ocorrerá as 17 horas, no Cemitério Jardim Metropolitana (Eusébio).

ABSOLVIÇÃO DE RENAN - VITÓRIA DA DEMOCRACIA

P-SOL QUER RETOMAR CAMPANHA DO "ABAIXO VOTO SECRETO"

"A Frente Parlamentar em defesa do voto aberto nas sessões da Câmara e do Senado vai retomar a mobilização pela votação da proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto. O deputado Ivan Valente (Psol-SP), coordenador da Frente, disse que a absolvição do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), no primeiro processo de cassação conta ele, ontem, no Senado, "chocou a cidadania brasileira".A proposta de emenda constitucional foi aprovada em primeiro turno, por unanimidade, na Câmara, em setembro do ano passado, mas nunca foi votada em segundo turno. Nos últimos seis meses, a PEC foi incluída na pauta e retirada por algumas vezes. O deputado Chico Alencar (RJ) líder do Psol, disse que o partido vai fazer uma mobilização junto à população para que sejam divulgados os nomes dos 46 senadores que ontem absolveram Renan, votando contra a cassação ou se abstendo."

(Agência Estado)

FRUTAL 2007 DEVE FECHAR COM MOVIMENTAÇÃO SUPERIOR A R$ 20 MILHÕES


Em entrevista ao Agroblog Tropical, nesta quinta-feira, o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel Olinda, projeta uma movimentação de R$ 20 milhões em negócios durante a 14ª edição do FRUTAL, seminário do agronegócio nordestino. O evento se encerra no fim da tarde.

Confira a entrevista de Euvaldo Bringel aqui

JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM: VITÓRIA DE RENAN FOI DERROTA DA IMPRENSA


Essa é do jornalista Paulo Henrique Amorim no seu blog "Conversa Afiada":

"Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.
A absolvição de Renan Calheiros é a maior derrota da imprensa brasileira depois da reeleição do Presidente Lula. A Veja, a Globo, o Estadão, a Folha e O Globo e seus inúmeros e inúteis colunistas jogaram todas as fichas na cassação. Como ensina o professor Wanderley Guilherme dos Santos, a imprensa brasileira se transformou num partido político. E jogou tudo contra um político da base de apoio ao Presidente Lula. Renan Calheiros cometeu todos os crimes que 99,9% dos políticos brasileiros cometem. Renan Calheiros provavelmente pagou a mulher com quem teve uma filha fora do casamento numa operação idêntica à de outro ex-senador de partido da oposição.

Sobre a operação do ex-senador, a mídia conservadora (e golpista !) se cala até hoje.
A mídia conservadora (e golpista !) foi atrás de Calheiros também porque ele é nordestino. E a elite branca (e no caso da elite de São Paulo, também separatista) não gosta de ninguém da base aliada do Presidente Lula e muito menos se for nordestino. Imagine se Renan Calheiros fosse do Piauí... Renan Calheiros não é um santo. Mas, o Senado mostrou que a mídia conservadora (e golpista !) pode enfiar a faca no pescoço do Supremo, mas não enfia a faca no pescoço do Senado.
(E de que adiantou o Supremo deixar os deputados assistirem à sessão ? Nada.) Se a mídia conservadora (e golpista !) tivesse o poder de enfiar a faca no pescoço do Senado, quantas cabeças ficariam em cima do pescoço ? A mídia conservadora (e golpista !) agora vai dizer que Renan Calheiros não tem condições de presidir o Senado. É porque para a mídia conservadora (e golpista !) só valem os 35 votos a favor da condenação.

O Procon tem a obrigação de interpelar a Veja, a Globo, O Globo, a Folha e o Estadão, que transformaram durante um mês e meio Renan Calheiros num cadáver e enganaram seus consumidores".

RENAN - É IMPOSSÍVEL COMPROVAR ACUSAÇÕES DE USO DE "LARANJAS" PORQUE NÃO HÁ PROVAS

presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quinta-feira que será impossível comprovar as acusações de uso de laranjas em empresas de comunicação e associação com lobistas para levar vantagens em ministérios administrado pelo PMDB. Segundo ele, não há provas sobre essas denúncias. Calheiros disse que ainda não pensou e nem pensará sobre seu afastamento do cargo após a votação de ontem no Plenário da Casa. "Não pensei absolutamente nada sobre isso. Hoje, vou me recolher com minha família e descansar um pouco".

"Até porque isso não foi a minha prática. A minha prática foi de absoluta transparência. Eu nunca tive associação com ninguém para levar vantagem em nada, nem no setor público nem no setor privado, de modo que terão muita dificuldade para provar isso. Vai ser impossível provar isso, porque isso jamais aconteceu. E a outra, utilizar lobistas para ter empresa de comunicação. Eu não utilizo lobistas. Nunca utilizei lobistas. O que eu tenho está declarado, eu fiz questão de dizer. Eu não oculto bens", afirmou."

(Rádio Gaúcha - RS)

ASSEMBLÉIA DEBATE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


E a Assembléia Legislativa debaterá, em audiência pública, a partir das 14 horas, no auditório da Casa, o tema Terceirização de Tecnologia da Informação. A promoção é da Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Roberto Cláudio (PHS) e reunirá representantes do governo estadual, empresários da área de tecnologia e segmentos da educação.

O objetivo é examinar ações necessárias para acelerar o processo de inclusão do Ceará como prestador de serviços no plano da tecnologia da informação, nicho forte da economia e com perspectivas de promover, de fato, a inclusão social. O secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, confirma participação.

LÍDER DA JUVENTUDE TUCANA DIZ QUE LULA E PT ENCAMPAM DESONRA NACIONAL

O PSDB inicia, a partir das 15 horas desta quinta-feira, no Hotel Oásis Atlântico, sua programação de debates em Fortaleza, que ficará concluída nesta sexta-feira com a realização de um seminário de caráter nacioinal sobre o tema educação, Saúde e Assistência Social. Nesta tarde, vai ocorrer encontro da juventude tucana. Na pauta, além do tema Participação do Jovem na Política, há expectativa de que o grupo se manifeste sobre a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Kamila Castro, a cearense que preside o PDSB da Juventude, conversou com este Blog há pouco tempo e deixou sua avaliação sobre o Caso Renan: "É uma vergonha! Falta todo tipo de apoio e estímulo à juventude no País, enquanto sobram proteção e apoio aos desonestos que acabam com as Instituições e agridem a sociedade". Para ela, o "governo Lula e o PT encampam a desonra nacional.". À tarde, a juventude tucana deve divulgar manifesto sobre o fato.

PESQUISA APONTA QUE 67,3% DO ELEITORADO DE FORTALEZA É CONTRA REELEIÇÃO DE LUIZIANNE

Pesquisa do Instituto GPP do Rio de Janeiro foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ex-Blog de César Maia e trata da administração da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

A pesquisa foi realizada na semana passada com a seguinte pergunta: "Na sua opinião, Luizianne Lins merece ser reeleita para um novo mandato de mais quatro anos, ou ela já teve sua chance e agora é hora de dar a vez a outro como prefeito?"

a) Merece ser reeleita para um novo mandato de quatro anos?
- 28.8%

b) Já teve sua chance e deve dar luga a outro prefeito?
- 67.3%

c) Não sabe/não respondeu.
- 4%

O GPP fez a pesquisa, mas César Maia no Ex-Blog não divulgou número de eleitores. César é do DEM de Moorni Torgan.

DETALHE - Na enquete que este Blog vem fazendo, a prefeita entre ruim e péssimo anota 71% até agora. Entre Ótimo e Bom dá 28%.

MINISTRO E CID GOMES FECHAM PARCERIAS

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, já está em Fortaleza e despacha neste momento, no Palácio Iracema, com o governador Cid Gomes. Os dois fecham projetos na área do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no plano da Caixa Econômica Federal.

CID GOMES LAMENTA ABSOLVIÇÃO DE RENAN E DIZ QUE O SENADO PAGARÁ UM PREÇO MUITO ALTO


O Senado vai pagar um preço alto e ele (Renan ) não vai ter sossego. Se a vida dele já era um inferno, agora vai ficar mais difícil", afirmou o governador Cid Gomes (PSB), ao comentar a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), definida ontem pelo plenário da Casa com o placar de 40 a 35 e seis abstenções. Renan respondia a processo por quebra de decoro parlamentar em razão de denúncias dando conta de que teria contas pessoas pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior.

Cid Gomes lamentou que a cassação não tenha sido o resultado, observando que esse tipo de medida era o "clamor geral da sociedade" expresso pela mídia.

PARA ESTUDOS NO EXTERIOR, ALUNOS DO CEARÁ OPTAM TAMBÉM POR NOVA ZELÂNDIA

Segurança e liberdade de expressão’ foram um dos itens apontados na pesquisa realizada pelo STB-Student Travel Bureau com pais de estudantes de nível médio, sobre os motivos da escolha da Nova Zelândia (Oceania) para temporadas de intercâmbio. Os destinos Nova Zelândia e Austrália ficaram em segundo lugar entre os mais procurados, no ano passado, atrás apenas dos Estados Unidos. Dos 150 estudantes brasileiros que escolheram a Nova Zelândia, 20 partiram do Ceará. Segundo relatos, lá os jornais não noticiam assassinatos de adolescentes envolvidos com droga, assaltos nos cruzamentos, acidentes de trânsito causados por consumo de bebida alcoólica, porque casos assim não ocorrem. Nesta sexta-feira, três diretores de escolas públicas da Nova Zelândia visitarão os colégio Christus e o CEFET, onde vão trocar informações com alunos e professores. A visita é um novo modelo de intercâmbio, aberto a educadores do Ceará, e faz parte da comemoração dos 10 anos do STB em Fortaleza.

PRESO SUPOSTO CHEFE DE GANGUE DO SERVILUZ

Já está preso na Delegacia de Capturas o indivíduo Márcio Aurélio Andrade (45), conhecido por "Cabeção" e que, segundo o Comando do Policiamento da Capital (CPC), é um dos suspeitos de comandar gangues que aterrorizam o Bairro Serviluz. A prisão ocorreu ontem à noite num bar daquela área da periferia de Fortaleza. Contra Cabeção, havia mandado de prisão não cumprido porque ele se encontrava ausente da Capital.

De acordo com o CPC, que concentrou ações na área nas últimas semanas, Márcio Cabeção responde por assaltos e receptação de mercadorias.

RENAN - ABSOLVIÇÃO EM TROCA DE LICENÇA

"Um acordo patrocinado pelo Palácio do Planalto garantiu ontem a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). (...) A manobra governista, no entanto, prevê o afastamento de Renan do comando do Senado, ainda que não em definitivo. A expectativa é de que a licença de Renan consiga reduzir a tensão na Casa e permita a retomada das votações de interesse do Executivo, entre elas a prorrogação da CPMF. Por esse acordo, o governo deve assegurar que o vice-presidente do Senado, o petista Tião Viana (AC), fique no comando da Casa pelo menos até o fim do ano. A aposta dos governistas é de que, neste período, Renan também consiga se livrar dos outros três processos de cassação que tramitam no Conselho de Ética da Casa.
— Agora temos de deixar a poeira baixar, esfriar os ânimos. Todos terão de ajudar na reconstrução do Senado. A licença é uma questão pessoal do Renan, mas vamos conversar com ele para que se posicione — adiantou o líder do governo no Senado e um dos principais aliados de Renan, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
— Poder sem autoridade não existe. É importante que o senador Renan prove sua inocência, mas depois da absolvição ele terá de se sentar com seus aliados para discutir o que é melhor para a Casa — afirmou o senador Wellington Salgado (PMDB-MG)."

(O Globo)

FILHO DE RENAN AGRADECEU ABSOLVIÇÃO DO PAI AOS PÉS DO PADIM CIÇO


"Enquanto o pai era julgado no Senado, Renan Filho, prefeito de Murici (AL), a terra natal dos Calheiros, rezava para o Padre Cícero, considerado um santo pelos nordestinos. Renanzinho acompanhou um romaria organizada por ele para Juazeiro de Norte, no Ceará. Foram 13 ônibus lotados de fiéis. A ausência do prefeito em Murici, no entanto, não impediu a festa na cidade. Fogos de artifício explodiram na pequena cidade dos Calheiros. Correligionários fizeram carreata pelas ruas do município, que fica a 80 quilômetros de Maceió e onde estão concentradas as fazendas da família, investigada por grilagem de terra.

MINISTRO DAS CIDADES VEM AO CEARÁ TRATAR DE PAC E METROFOR

"O ministro das Cidades, Márcio Fortes, desembarca hoje em Fortaleza para se reunir com o governador Cid Gomes. Vem de jatinho e conversa sobre o Metrofor, a obra inacabada que se arrasta por pelo menos três gestões federais. A visita é reflexo de pressão feita pelo governador em Brasília, quando foi à ministra Dilma Roussef e a Fortes. A vinda foi definida de última hora. Ontem à tarde o Gabinete do ministro informou ao Palácio Iracema. Nem a Caixa Econômica, vinculada a Fortes, fora informada. Além do Metrofor, o ministro vai tratar de tudo o mais que compõe a fatia do Ceará no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não está prevista nenhuma visita ao canteiro de obras do metrô. Deverá ser mesmo uma conversa de gabinete. Cid e a Diretoria do Metrofor."

Da Coluna Vertical S.A, do O POVO, leia mais aqui

BALHMANN ASSUME PRESIDÊNCIA DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO NA SEGUNDA-FEIRA

"O economista Antônio Balhmann tomará posse no cargo de presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) às 10 horas da próxima segunda-feira. O ato ocorrerá no auditório do Palácio Iracema e contará com a presença do governador Cid Gomes, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ivan Bezerra, e da maioria do secretariado, além de parlamentares, prefeitos e empresários. Balhmann informa que a posse não se resumirá a discursos. "Vamos anunciar importantes medidas na ocasião", avisou, sem dar detalhes. Uma certeza: Balhmann lançará o Programa Compras Governamentais, no qual a prefeitura ganhará incentivos do Estado ao fazer suas compras no próprio município."

Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui

CAGECE VAI SUSPENDER FORNECIMENTO DE ÁGUA NESTE SÁBADO


Fortaleza e os municípios de Caucaia, Maracanaú e Eusébio ficarão sem água neste sábado. Isso vai ocorrer no período das 6 às 21 horas, porque a Cagece realizará serviços de manutenção preventiva no sistema de água da Estação de Tratamento (ETA) do açude Gavião. Segundo a empresa, 2,32 milhões de clientes ficarão sem água nesse período. A Cagece fará a substituição de duas válvulas de 1.400 milímetros na Estação Elevatória da ETA, manutenção preventiva na subestação de 69 killowatts (KV) de potência, e também dos painéis elétricos, permitindo a instalação de mais uma bomba reserva no sistema de abastecimento.

SIDERÚRGICA - TUDO COMO ANTES NO QUARTEL DE CID GOMES

"O diretor executivo da siderúrgica Ceara Steel, Giovanni Coassin, representante da empresa italiana Danieli — sócia privada do empreendimento e responsável pelo processo que usa o gás natural para redução do minério de ferro — reforçou ontem o discurso do governador Cid Gomes, de que o projeto original da usina segue o curso normal. Ele nega que haja alterações na matriz energética do empreendimento para carvão mineral.Sem dar detalhes, Coassin informa que as negociações com a Petrobras, em torno dos percentuais de reajuste do preço futuro do gás persistem. Ele falou que não avaliza declarações de que o projeto irá substituir o gás por outro combustível, no caso o carvão.´As negociações (com a Petrobras) se mantêm no mesmo pé de antes´, respondeu ontem, Coassin, ao ser questionado sobre declarações de fontes do governo, de que os sócios do empreendimento - a coreana DongKuk e a brasileira, Vale do Rio Doce, já estariam estudando uma nova fonte de energia para a usina. Entretanto, conforme antecipado pelo Diário do Nordeste, em matéria do dia primeiro deste mês, Coassin reafirmou que a empresa tem tecnologia tanto para redução do minério de ferro a gás como a carvão. "

(Diário do Nordeste)

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

40 RÉUS DO MENSALÃO, 40 PRÓ-RENAN E 40... O NÚMERO DO CIRO PRESIDENCIÁVEL


Renan Calheiros foi absolvido em meio a protestos, socos e tudo o que poderia rechear um bom script de novela mexicana. Mas a grande imprensa não se esqueceu, em meio a tudo isso, sabe de quem? Do deputado federal Ciro Gomes. Confira essa nota publicada por Ricardo Noblat em seu Blog:

CIRO CABALÍSTICO

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está feliz da vida. Quarenta foram os mensaleiros denunciados ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador Geral da República. Quarenta foram os senadores que votaram hoje pela absolvição de Renan Calheiros. Sabe qual é o número do PSB pelo qual Ciro imagina virar candidato à sucessão de Lula?

É isso mesmo - 40.

DEZOITO CIDADES DO CEARÁ VÃO TER RECONTAGEM DE ELEITORES, DETERMINA TSE

E o Tribunal Superior Eleitoral determinou a revisão do eleitorado em 1.128 dos 5.564 municípios do país, o que envolve quase um quarto das cidades brasileiras. Desta forma, 6.812.962 eleitores de 24 estados, entre os quais o CEARÁ, deverão comparecer ao cartório eleitoral de seu município para regularizar a sua situação até o final deste ano. Caso contrário, o título será cancelado. Cada Tribunal Regional Eleitoral vai fixar o período de sua revisão e, por intermédio da Corregedoria Eleitoral, inspecionará os serviços realizados. Não haverá revisão no Amapá, Roraima nem no Distrito Federal. Estão aptos a votar, hoje, 126.498.921 brasileiros. Haverá revisão nos municípios onde:

a) O tribunal constatou que o número de eleitores é superior a 80% da população;
b) O total de transferências de títulos do ano em curso é 10% maior em relação às transferências do ano anterior;
c) O eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somados também os com mais de setenta anos.

DETALHE - Há 108 municípios onde o número de eleitores é maior do que a população.

UF - Quantidade de Município

AC - 1
AL - 6
AM - 1
BA - 57
CE - 18
ES - 12
GO - 79
MA - 27
MG - 175
MS - 11
MT - 40
PA - 8
PB - 75
PE - 23
PI - 68
PR - 107
RJ - 8
RN - 61
RO - 3
RS - 129
SC - 89
SE - 4
SP - 91
TO - 35

TOTAL - 1.128

COMO RENAN VAI COMEMORAR A ABSOLVIÇÃO?

SALUTE!

+ + - = UFA!
Assim fica do jeito que ele gosta, não é mesmo? Um bom churrasco de boi, com cervejinha gelada. Mas com um detalhe imprescindível: ao lado de uma companhia feminina. De preferência... a patroa mesmo.

ALOIZIO MERCADANTE QUER QUE RENAN SE AFASTE DA PRESIDÊNCIA DO SENADO


O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) se absteve de votar na sessão que livrou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da cassação. Mas ele defende que seu companheiro de parlamento se afaste temporariamente da presidência da Casa. Mercadante deu essa declaração após o fim dessa novela para o Blog do jornalista Josias de Souza. Ele revelou que chegou a conversar com alguns colegas para propor um adiamento da votação. Isso, para que as denúncias fossem apuradas com profundidade e todas fossem votadas em bloco. Acabou não propondo. "Defendo que ele (Renan) se licencie até concluir as apurações." Sem essa de renunciar, pois, conforme Mercadante, "isso seria pré-julgamento".

RENAN DIVULGA NOTA À NAÇÃO E DIZ NÃO GUARDAR MÁGOA. NEM RESSENTIMENTOS

Renan Calheiros, através de sua assessoria de imprensa, divulgou uma nota à Nação após escapar da cassação. Confira:

"O resultado da votação de hoje é uma vitória da democracia, mas é também o momento de refletir sobre as perdas que esse processo político provocou. Nesses mais de 100 dias, muitos de nós perdemos algo. Eu perdi mais. Abri mão de momentos de convivência com minha família e amigos. Mas confirmamos que, mesmo com eventuais injustiças e excessos inerentes ao processo democrático, é preciso acreditar nas instituições, fortalecê-las e não perder a confiança de que a verdade sempre prevalecerá.

Não guardo mágoa, nem ressentimentos. O único sentimento que me move é o do entendimento e do diálogo. Esse processo se encerra com a reafirmação do mútuo respeito e da serenidade que sempre caracterizaram a convivência política nesta Casa. A partir da decisão madura e soberana do plenário do Senado, já comecei a procurar os líderes e presidentes de partidos para prosseguirmos na agenda legislativa que de fato interessa ao país, à população. Não tenham dúvidas. Saberei corresponder aos anseios da instituição e aproximá-la cada vez mais da sociedade brasileira".

RENAN DEIXA O SENADO PARA REZAR


'Vou para a igreja rezar", disse Renan Calheiros (PMDB-AL) quando saiu do plenário do Senado, nesta quarta-feira, após ter sido absolvido no processo de quebra de decoro, depois de uma crise que se arrastou há 120 dias. Essa foi sua única frase para a imprensa. Renan escapou pelo placar de 40 a 35, com seis abstenções. O processo era sobre o caso do pagamento de contas pessoais através de lobista da Construtora Mendes Júnior.

O desmbolso era pró-Mônica Veloso que, com essa vitória do ex-amor, corre o risco de ter sua capa na Playboy encalhada. Por praga do alagoano.

Ê, Ê, Ô... VIDA DE GADO, POVO MARCADO. Ê, POVO INFELIZ


40

Eis o número cabalístico da Era Lula no momento. No STF, foram 40 os réus do Mensalão; na absolvição de Renan, foram 40 os votos favoráveis.

Que tal arriscarmos no jogo do bicho? 40 é coelho, mas, de preferência, arrisquemos na vaca?

TASSO: ABSOLVIÇÃO DE RENAN É FRUTO DA RELAÇÃO PROMÍSCUA GOVERNO--CONGRESSO

O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, lamentou "profundamente" o resultado da votação que absolveu, nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (40 a 35). Identificado como um dos principais articuladores pró-cassação do alagoano, Tasso disse agora há pouco: "É uma pena, mas isso tudo é fruto de uma relação muito promíscua e indecente que há entre o governo e o Congresso. O grande desequilíbrio foi o PT e eu não tenho a menor dúvida disso. O processo de desgaste vai continuar e a descrença em nós senadores vai se aprofundar".

Para Tasso, a continuidade dessa crise "é um crime contra a instituição Senado Federal".

ABSOLVIDO, RENAN DEIXA A PRESIDÊNCIA DO SENADO?

Com a absolvição de Renan Calheiros (40 a 35 e 6 abstenções) surge agora a especulação de que ele poderá se licenciar ou renunciar do cargo de presidente do Senado, uma vez que ainda responde a outros dois processos de quebra de decoro parlamentar que tramitam no Conselho de Ética da Casa. Além delas, o PSOL protocolou em 31 de agosto uma quarta denúncia contra o senador, que trata do suposto desvio de dinheiro público junto a ministérios administrados pelo PMDB.

Renan ainda terá que se defender dessas representações, no que para o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), que presidiu a sessão de julgamento, virá mais um período de sofrimento para aquela Casa, o que exigirá dialogo entre os partidos. Indagado se esse resultado sinalizaria como positivo pró-Renan no que diz resptio a essas outras representações, admitiu: "É possível!"

(Este Blog com TV Senado)

RENAN CALHEIROS FOI ABSOLVIDO


O Senado acaba de absolver o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). O placar: 40 votos pela absolvição e 35 contra. Foram anotadas seis abstenções. Ele era acusado de ter contas pessoais pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior.

Para o senador Jefferson Peres (PDT-PA) "ele escapou da cassação e a gente lamenta". Para ele, pesou a articulação governista.

(Rádio O POVO/CBN)

DEPUTADOS "VAZAM" INFORMAÇÕES E HÁ QUEM DEFINA QUADRO COMO FAVORÁVEL A RENAN

E os deputados federais que não estão dentro do grupo de 13 beneficiados pela decisão do STF de permitir acesso à sessão secreta que trata da cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros, estão abrindo o bocão para a imprensa. Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), que saiu do plenário, informou que o clima é favorável a Renan. "A impressão, não só minha, mas de outros que estão lá [no plenário], é que ele [Renan] vai se salvar, vai se safar", afirmou.
De acordo com Paulinho, Renan está sentado do lado esquerdo do plenário, na primeira fileira de cadeiras, destinada ao Estado de Alagoas. Ele disse que os senadores evitam passar perto do local onde está o peemedebista.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que conquistou o direito de acompanhar a sessão secreta, saiu da reunião e fez um longo relato sobre o que acontece lá dentro.
O deputado Barbosa Neto (PDT-PR) afirmou que Renan demonstra tranqüilidade e confiança. No início da sessão, o peemedebista circulou pelo plenário, conversou com os colegas e trocou sorrisos. A sessão, segundo os deputados, é marcada por um silêncio respeitoso. Não há conversas paralelas nem comentários em voz alta.

(Rádio O POVO/CBN)

GOVERNO CID PODERÁ AGORA SUSTAR PAGAMENTO DE PENSÃO DE EX-GOVRNADOR

O jurista Djalma Pinto, ex-procurador-geral do Estado do Ceará, comentou para este Blog a decisão tomada nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal. O STF considerou "inconstitucional" o Bolsa Pijama, a pensão vitalícia que era paga ao ex-governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT. Ele diz que o fato poderá justificar suspensão desse tipo de benefícios em outros estados, inclusive no Ceará onde o governo Cid Gomes questiona, por exemplo, a pensão do ex-governador Lúcio Alcântara. Confira:


"Essa decisao pode fundamentar posições dos governos estaduais que consagrem na sua ordem jurídicao benefício tido por inconsticuonal, no caso a pensão de ex-governador. Mas é bom esclarecer que essa decisão só vale para o Mato Grosso. Agora, a tese nela consagrada justifica o cancelamento do mesmo benefício nos estados como o Ceará por exemplo. O Ceará tem recurso para não pagar essa pensão e, por esse entendimeno, pode rejeitar o pagamento das pensões deferidas pelas leis locais."

STF DEFINE COMO INCONSTITUCIONAL PENSÃO VITALÍCIA PARA EX-GOVERNADOR

"O Supremo Tribunal Federal decretou nesta quarta-feira o fim da chamado Bolsa Pijama (pensão vitalícia para ex-governador), ao acolher ação de inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Os ministros já haviam concedido liminar suspendendo o pagamento da pensão até que a decisão final fosse tomada. Agora, por maioria, resolveram acabar de vez com a mamata do ex-governador Zec a do PT. Isso, depois de dois adiamentos por pedidos de vista. O placar final ficou em 10 a 1. Somente Eros Grau julgou a ação improcedente, em sessão de agosto. Em dezembro do ano passado, dois dias antes de terminar o segundo mandato de Zeca do PT como governador do Mato Grosso do Sul, entrou em vigor no Estado uma emenda constitucional que permitiria a ele, na condição de ex-chefe do Estado, continuar recebendo o salário mensal de R$ 22.100 pelo resto da vida. A Assembléia Legislativa aprovou a emenda em sessão secreta.

Com a decisão, o entendimento da corte deverá valer para ações referentes a casos semelhantes no Ceará, Amapá, Maranhão e em Santa Catarina. Outros sete Estados também pagam pensão a ex-governadores – Acre, Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul."

(Rádio O POVO/CBN)

JUSTIÇA RECONHECE DIREITO DE HOMOSSEXUAL SOBRE IMÓVEL DE PARCEIRA FALECIDA

"Quando for comprovada a formação de uma sociedade homoafetiva (união entre homossexuais) e ficar demonstrada a união de esforços para a formação de um patrimônio, deve acontecer a meação de bens, que indica a relação patrimonial dos companheiros durante sua vida.Foi com esse entendimento que a 17ª Câmara Cível do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) reconheceu o direito de uma comerciante de Patos de Minas, Alto Paranaíba, à metade do imóvel adquirido em parceria com uma auxiliar de enfermagem, sua companheira, já falecida.


De acordo com informações do processo, a comerciante disse que ela e a auxiliar de enfermagem se conheceram há vários anos e namoraram durante algum tempo e, desde o final de 1999, estavam morando juntas, constituindo uma sociedade de fato para adquirirem o imóvel. Ainda segundo a comerciante, a família da falecida jamais reconheceu a união afetiva de ambas, muito menos a sociedade de fato existente entre as duas, cujo patrimônio era composto da referida casa residencial. Com base nesta alegação, ela recorreu à justiça para fazer valer seu direito à meação do referido imóvel, pedindo, em antecipação de tutela, a manutenção da posse do mesmo até o julgamento da ação."


Do site Última Instância leia aqui

LÍDER DO GOVERNO NO SENADO ACREDITA EM RENAN

A líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), pediu a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros, durante sessão secreta que pede a cassação do alagoano. Ela justificou: não acredita no relatório da Polícia Federal que investigou a venda dos bois de Renan que comprovariam a renda declarada. O ex-coveiro Siba Machado, também petista, endossará a absolvição de Renan.

Os pombos-correios entre o Senado e a imprensa estão atuando, apesar de tanto zelo para com o caráter de sessão secreta.

(Este Blog com Blog do Jamildo, do Jornal do Commércio)

DEFENSOR-GERAL PÙBLÍCO DIZ QUE ADMINISTRA COM PULSO FORTE, APESAR DAS DIFICULDADES

E o defensor-geral público do Estado, Luciano Hortêncio, durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Verdes Mares) , nesta quarta-feira, afirmou estar administrando o órgão "com mão firme e pulso forte", o que nos faz considerar absurdas então as várias reclamações que recebemos neste Blog sobre o quadro de pindaíba ali vivido. Pelo que somos informados, na Defensoria Pública faltam, por exemplo, cartuchos, papel, clips e tinta para copiadora e, principalmente, uma política salarial justa. Isso, porque um defensor público recebe por mês R$ 4.500,00, enquanto um promotor de justiça ganha R$ 12.500,00. Ambos exercem funções análogas no Judiciário. Em 2006, o governo estadual destinou para o órgão um orçamento de R$ 17 milhõe, enquanto o Ministério Público Estadual recebeu R$ 117 milhões de orçamento.

Bem, por esse quadro, fica a dúvida: dá para se gerir com mão de ferro, quando o governo trata a Defensoria Pública em clima de mão fechada?

CHINAGLIA - TROCA DE SOCOS MOSTRA DESPREPARO DE SEGURANÇAS


"O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), criticou a troca de agressões ocorrida mais cedo entre seguranças do Senado e alguns deputados que tentavam entrar na sessão que julga o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na opinião de Chinaglia, qualquer tipo de agressão física é inadmissível. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), ao tentar entrar no Plenário do Senado para o julgamento do pedido de cassação de Calheiros, foi impedido por um segurança da Casa. O deputado revidou e os dois trocaram fortes empurrões (veja imagem em post anterior neste Blog). O petista disse não saber detalhes do episódio, mas em sua opinião fica claro que os seguranças do Senado precisam de melhores treinamentos. "Não me convence o argumento de que os seguranças não tinham a informação (da permissão para os deputados entrarem na sessão), até porque em um órgão de segurança existe comando e hierarquia, se lá não há comando e hierarquia também tem que ser investigado", afirmou Chinaglia." (Portal Terra)

CAMINHÃO-TANQUE BATE EM TRANSPORTE ESCOLAR: QUATRO FERIDOS

Quatro pessoas feridas. Eis o resultado de um acidente registrado nesta quartaf-eira, na CE-060, no município de Guaiúba (Região Metropolitana de Fortaleza). Um caminhão-tanque bateu de frente em uma van de transporte escolar que, na ocasião, transportava apenas duas estudantes. O motorista do caminhão disse que o acidente foi provocada por causa de muita fumaça na pista, resultado de uma queimada às margens da rodovia. Perdeu a visibilidade e acabou indo para a contramão. A van seguia para o distrito de Mata Verde, de onde sairia com os alunos. Além de dois estudantes, saíram com ferimentos também os dois motoristas.

NO JULGAMENTO DE RENAN, EMOÇÕES, TRAIÇÕES E ATÉ SOCOS


O julgamento do processo de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros, que transcorre nesta quarta-feira, em Brasília, é digno de rotero de filme: cheio de emoções, traições e até briga com socos e pontapés. Deputados trocaram murros com colegas (Fernando Gabeira e Tião Viana) e seguranças não foram poupados dos ataques de outros (Raul Jugman). O Senado virou um pastelão. Literalmente.

Veja a confusão clicando aqui

PSDB JOVEM PROMOVE ENCONTRO EM FORTALEZA

E não são só os tucanos de bico grosso que participarão do seminário, de caráter nacional, que o PSDB promoverá em Fortaleza nesta sexta-feira, no Hotel Oasis Atlântico. A juventude da legenda realizará, nesta quinta-feira, nesse mesmo hotel, o encontro estadual "Responsabilidade Política: O Jovem como Agente Transformador". O objetivo é incentivar a participação do jovem na política e atualizar a agenda de propostas da juventude tucana para o Brasil e Ceará, segundo organizadores.

A presidente nacional da Juventude do PSDB, a cearense Kamyla Castro, o presidente regional Francini Guedes, e a presidente do PSDB de Fortaleza, Tânia Gurgel, falarão no encontro, que ocorrerá das 15 às 20 horas.

Organizadores esperam incentivar o surgimento de novos militantes no ninho tucano. Ué, e o PSDB tem militante?

MEMBRO DO P-SOL DO CEARÁ DE OLHO NO PROCESSO DE RENAN

Embora não seja mais deputado federal, João Alfredo, da direção do P-Sol do Ceará, encontra-se em Brasília acompanhando o processo de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Sem acesso ao local da votação onde, no entanto, estará a sua líder maior, a presidente nacional do P-Sol, ex-senadora Heloísa Helena.

Heloísa defenderá a tese da representação da legenda contra Renan.

TASSO E PATRÍCIA REAFIRMAM VOTO PELA CASSAÇÃO DE RENAN CALHEIROS

"A maioria dos 81 integrantes do Senado declarou à Folha que votará na sessão fechada de hoje pela cassação do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Se os 41 parlamentares mantiverem, no voto secreto, a posição manifestada publicamente, Renan será o primeiro ocupante do cargo a perder o mandato. Aliados e adversários dele dizem apenas que a votação será apertada, mas não arriscam prognóstico sobre o desfecho.DEM e PSDB orientam suas bancadas a votar pela cassação; PMDB e PT liberaram seus senadores. Reservadamente, Renan reconheceu que sua vantagem vem encolhendo -o processo dura 96 dias. Mas afirmou que "vai dar" para manter o mandato e que irá "trabalhar até a última hora". Na Suécia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou: "O momento do Senado termina amanhã [hoje]."

Vamos nós: Na lista dos 41 senadores, só aparecem a favor da cassação de Renan em termos de Ceará os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Patrícia Saboya (PSB). Inácio Arruda (PCdoB) não aparece.

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO COLMÉIA . CEARÁ É UM DOS ALVOS

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira no Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina a Operação Colmeia. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, a maior em atividade no Estado. Na operçaão, estão mobilizados cerca de 300 policiais, que irão cumprir 52 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão nesses Estados. A PF iniciou em março último as investigações, após a Operação Savana, com a prisão de vários traficantes. Durante esse período, várias cargas foram interceptadas, totalizando aproximadamente 100 quilos de cocaína apreendidas, com alto teor de pureza, além de produtos destinados à preparação e refino, e a prisão em flagrante de 14 pessoas. No Ceará, a PF ainda não divulgou detalhes.

MAU EXEMPLO - DEPUTADO VISTO NO CARRO SEM USAR CINTO DE SEGURANÇA


Um motorista e um passageiro, no Gol de placas NEJ-1010, circulavam na manhã desta quarta-feira, pela Avenida Domingos Olímpio. A cena seria das mais comuns se o passageiro não fosse o deputado estadual Augustinho Moreira (PMN). Ele e o motorista não usavam cinto de segurança, obrigação primordial e exigência do Código Brasileiro de Trânsito.
Mau exemplo, poios vindo de uma autoridade que, aliás, trabalha legislando.
Do Blog da Política do O POVO leia mais aqui

ECONOMIA BRASILEIRA DÁ UMA TURBINADA NO SEGUNDO TRIMESTRE

"A economia brasileira se acelerou no segundo trimestre de 2007 e cresceu 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo divulgou há pouco o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No primeiro trimestre, o PIB havia crescido 4,3%. Os números reforçam as chances de fechar 2007 com um crescimento do Produto Interno Bruto superior a 4,5%, índice projetado pelo governo, no início do ano, ao lançar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Na época, a previsão foi recebida com descrença e considerada ousada demais. De lá para cá, o panorama mudou, com queda de juros, expansão do crédito e elevação do poder de compra. Além disso, uma revisão da metodologia do PIB, anunciada em março, mostrou uma economia maior e mais dinâmica do que a até então conhecida."


(Portal Terra)

FLASH DO ELIOMAR - "O HOMEM QUE VIROU SUCO"

XÔ, ESTIAGEM! GOVERNADOR AUTORIZA LIBERAÇÃO DE PARCELA EXTRA DO SEGURO SAFRA


O governador Cid Gomes (PSB) autorizou, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a liberação de uma parcela adicional do Programa Garantia Safra com recursos exclusivos do tesouro estadual. São R$ 17,5 milhões. Não é bondade. É para evitar uma onda de protestos em municípios que sofrem efeitos da estiagem. Madalena e Quixeramobim, em situação crítica, recebem primeiro.

Em Madalena, 2.687 agricultores recebem a parcela extra (ao todo R$ 295.570,00). Em Quixeramobim, 3.981 agricultores receberão R$ 437.910,00 até amanhã. Na próxima segunda-feira, a SDA vai atender agricultores dos outros 121 municípios cearenses que registraram perda de safra igual ou maior a 50% em 2007. Um total de 157.982 agricultores estão listados. O pagamento será efetuado por ordem alfabética nas agências do Banco do Brasil.

SERVIÇO

Calendário de Desembolso disponível:

- Nas agência do Banco do Brasil;
- Nos escritórios da Ematerce;
- Nas sedes do sindicato dos trabalhadores rurais;
- Nas secretarias de agricultura de cada município.

(Este Blog com Assessoria de Imprensa da SDA)

MEC SUSTA VERBA DA MERENDA ESCOLAR PARA QUATRO MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Na lista do Ministério da Educação, no que diz respeito aos 166 municípios que estão sem receber verbas para a merenda escolar até que resolva pendências, aparecem quatro municípios do Ceará. São eles; Baixio, Palmácia e Ibaretama. Estes por algum tipo de inadimplência para com a União; e Cedro, por não cumprido uma exigência legal, no caso a formação de um conselho municipal para fiscalizar e gerir a verda da merenda escolar. O prazo para legalização já está contando.

Esse assunto foi tratado em post deste Blog.

PGM QUER SUSPENSÃO DE VEREADOR

"Passar mais de dois anos sem bater ponto no trabalho, recebendo salário e sem avisar ao chefe, pode rende apenas suspensão de 30 dias e impedimento de gozar licença prêmio para servidor público do município de Fortaleza. Este foi o resultado do inquérito administrativo sobre o vereador Elson Damasceno (PHS) apresentado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). Damasceno, que também é economista concursado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é acusado de não comparecer ao trabalho na Prefeitura desde 2004. A PGM levou oito meses para encerrar o inquérito. Em janeiro deste ano, a Coluna Política do O POVO denunciou com exclusividade que Damasceno não comparecia ao trabalho há mais de dois anos.

O fato foi reconhecido pelo secretário José de Freitas Uchôa, titular da pasta SDE,, que chegou a pedir punição dura por parte da Procuradoria. Uchôa também afirmou a ação do parlamentar equivale a um "assalto" os cofres públicos. Segundo dados da SDE, Damasceno não batia ponto desde 2004, mas, mesmo assim, recebia por mês R$ 6,2 mil. No total, em dois anos, recebendo inclusive décimo-terceiro, ele ganhou sem trabalhar mais de R$ 161 mil brutos. "Esse dinheiro, sem dúvida, fez falta para muitos projetos", chegou a dizer José de Freitas. O resultado do inquérito administrativo da PGM foi divulgado pela assessoria de comunicação do presidente da Câmara, vereador Tin Gomes (PHS). Elson poderá ser suspenso por 30 dias da secretaria, sem direito a receber salário, e não terá direito a licença prêmio (prêmio por assiduidade que os funcionários públicos tem direito).

(Jornal O POVO )

CASO RENAN - STF AUTORIZA PRESENÇA DE DEPUTADOS NA SESSÃO SECRETA

O Supremo Tribunal Federal decidiu autorizar, no início desta madrugada, a presença de um grupo de deputados federais na sessão secreta, marcada para as 11 horas desta quarta-feira, na qual o plenário do Senado decidirá sobre o processo de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Se os senadores decidirem que houve quebra de decoro, Renan perde o mandato e fica inelegível pelos próximos oito anos. O ministro Ricardo Lewandowski analisou o pedido formulado por deputados do PPS, do PV e do PSOL, que ingressaram com um mandado de segurança pedindo que a sessão fosse pública e que fosse garantida a presença de deputados no plenário do Senado. Lewandowski concedeu liminar (decisão provisória) autorizando a presença em plenário, mas não determinou que a sessão seja pública.

(Rádio O POVO/CBN)

terça-feira, 11 de setembro de 2007

REUNIDO COM GOVERNADORES DO NORDESTE, MANTEGA ADMITE ATRASAR REFORMA TRIBUTÁRIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu, nesta terça-feira, em Brasília, adiar mais uma vez o envio da proposta de reforma tributária ao Congresso para tentar um acordo com os governadores do Nordeste, que resistem à idéia de pôr fim à guerra fiscal. "A reforma tributária só será apresentada quando estiver madura e reunir um consenso. Se isso demandar mais algumas semanas, é perfeitamente razoável", afirmou Mantega, depois de uma reunião com seis governadores e três vice-governadores do Nordeste.A declaração ocorre menos de uma semana depois de o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, ter dito que o governo arbitraria na emenda constitucional suas próprias regras para o fim da guerra fiscal diante do fracasso das negociações entre os Estados no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Governadores do próprio PT criticaram a postura de "ultimatos" adotada pela equipe econômica."O governo federal não pode arbitrar nada. A guerra fiscal só pode acabar por acordo entre os Estados ou pela ação do Supremo", disse o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), referindo-se às ações de inconstitucionalidade contra as leis estaduais que concederam incentivo fiscal sem aval do Confaz.Pela Constituição, um benefício fiscal precisa ser aprovado pela unanimidade dos Estados representados nesse conselho, o que raramente ocorre. Por isso, vários Estados entram no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando os incentivos dos demais."Os governadores do Nordeste não estão na guerra fiscal por opção. Nossa disposição é sair da guerra fiscal e construir um novo modelo, mas é preciso que haja uma transição entre o velho e o novo modelo", disse o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O chefe da Casa Civil do Ceará, Arialdo Pinho, que acompanhou Cid Gomes (PSB) no encontro, informou que o ministro anunciou boa-nova para a saúde: vai aumentar o valor per capita da súde de R$ 84,00 para R$ 110,00, o que aliviará a situação dos Estados da região.