sábado, 14 de março de 2009

HÁ 15 ANOS DOM ALOÍSIO ERA REFÉM NUM PRESÍDIO QUE CONTINUA O MESMO


Dom Aloísio morreu em 2007 em Porto Alegre

"O que aparentemente seria apenas mais uma das várias visitas de dom Aloísio Lorscheider, então cardeal arcebispo de Fortaleza, a um dos presídios do Ceará se tornou um dos fatos mais marcantes na história do País. O caso que chocou milhares de pessoas aconteceu há exatos 15 anos. Era 15 de março de 1994. Além de dom Aloísio, os então bispos auxiliares dom Edmilson Cruz, dom Geraldo Nascimento e o padre Aldo Pagotto foram ao encontro dos presos no auditório do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPSS). Dom Aloísio estava falando quando os presentes perceberam o detento Antônio Carlos Souza Barbosa, o Carioca, subindo ao palco do local. Muitos acreditaram que ele fosse prestar algum tipo de homenagem. Mas, de repente, o presidiário segurou dm Aloísio e o levou com uma faca em seu pescoço. “Aí começou o tiroteio. Uma guerra. A gente só enxergava a fumaça de pólvora e ouvia as balas passando. Eu podia ter tentado me defender e escapado. Mas por instinto, pela união entre nós, a gente seguiu junto com dom Aloísio”, relembra dom Edmilson Cruz, hoje com 84 anos.
Muitos detalhes ainda estão na sua memória. E ele não guarda ressentimento de nada. “Foi chegando gente, o governador Ciro Gomes, o Tasso Jereissati. Começou um diálogo de surdos. Eles armados de um lado e do outro as autoridades e a polícia”. Conforme as notícias da época, eram 13 reféns e 13 detentos numa sala de 25m2. Os presidiários exigiam um carro-forte e armamentos para a fuga. Mário Mamede, que na época era deputado estadual e hoje é presidente do Instituto de Previdência do Município (IPM), também foi feito refém.
“Foi um momento muito marcante. Tivemos um gesto de extrema solidariedade entre nós. Sabíamos que um dependia do outro e por isso, nos protegíamos. Isso tá muito vivo na minha memória, como deve estar na dos outros”. Foram quase 20 horas de sofrimento. O caso teve início por volta de 10 horas da manhã. Somente à noite, os detentos receberam o carro-forte e saíram do presídio. “Eles diziam aos policiais que se as exigências não fossem atendidas, ninguém sairia vivo. Ao mesmo tempo, falavam pra gente que não ia acontecer nada. Uma ameaça constante”, destaca dom Edmilson. Quando o carro-forte chegou, as 26 pessoas ficaram “espremidas” no veículo. À frente, dom Edmilson conta, foram o Carioca, o dom Aloísio e o Fazendeiro, um dos detentos. “Um rapaz bonito, parecia com nosso Jesus Cristo”, detalha. “O resto foi nesse aperto. A luz estava desligada e a sede aumentando”. Até que uma das reféns começou a passar mal e eles decidiram libertar quatro pessoas. Maria Rejane Gomes e seu marido, o então vereador Severino Pires, o fotógrafo do O POVO João Carlos Moura e mais uma refém. “Não tivemos um sentimento de raiva. Eram pessoas que estavam lutando desesperadamente para ter liberdade. Um deles disse que se passasse 24 horas fora do presídio e visse o céu, estaria feliz”, lembra Mário Mamede. Por volta das 4 horas da madrugada seguinte, o carro-forte chegou à casa do Fazendeiro, em Quixadá. “Ele tratou uma criança com ternura e se despediu da mãe. Nós bebemos água e retornamos à estrada”. Pouco tempo depois, quase às 6 horas, a polícia conseguiu alcançar os sequestradores. “Foi um momento muito difícil. Teve tiroteio e, num momento de trégua, a gente conseguiu fugir para um mato”. Para Mário Mamede, depois de tantos anos, o maior sentimento é de frustração. “Perdemos uma grande oportunidade. Esse episódio poderia ter sido o começo de um novo capítulo, mas pouco mudou. Será que vai ser preciso um episódio mais grave ainda para que as autoridades comecem a tomar uma providência?”.



(Jornal O POVO deste domingo)

EXCOMUNHÃO - REPRESENTANTE DO VATICANO CRITICA ATO DE DOM JOSÉ CARDOSO

"Antes de pensar em excomunhões seria necessário e urgente salvaguardar sua vida inocente, devolvendo a ela um nível de humanidade", disse o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, monsenhor Salvatore Rino Fisichella, em artigo publicado pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano com data de domingo, 15/3. As declarações de Fisichella contrastam com a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, que dias após o aborto da menina anunciou a excomunhão de sua mãe, dos médicos e dos integrantes de ONG's envolvidos no caso. "A terrível historia da violência cotidiana" da qual a menina foi vitima, sofrendo abusos frequentes por parte de seu padrasto, "teria passado despercebida com a intervenção do bispo", observa o presidente da Pontifícia Academia para a Vida. Para o representante do Vaticano, a menina brasileira "deveria ter sido defendida antes de tudo", mas "não foi feito isto, lamentavelmente, prejudicando a credibilidade de nossas instruções que, para muitos, parecem marcadas por insensibilidade, incompreensão e falta de misericórdia".
A criança, admite o prelado no artigo, "levava dentro de si outras vidas, tão inocentes quanto a sua, embora frutos da violência, e que foram suprimidas, mas isso não era suficiente para fazer um julgamento que pesa como um machado". O caso da menina ganhou destaque na mídia internacional, em meio a protestos contra a decisão de Dom José. A repercussão se tornou ainda maior pela postura da Igreja Católica em um Estado laico, interferindo diretamente nas decisões judiciais, e porque o padrasto, acusado de violentar a menina de 9 anos e sua irmã, de 14, não foi excomungado.No fim de semana passado, comunidades eclesiais de base italianas afirmaram que a decisão do arcebispo brasileiro demonstram, "mais uma vez, o sentido de distanciamento radical entre a 'Igreja do Poder' e os dramas humanos".Em uma nota emitida na ocasião, as comunidades também criticaram o Vaticano por sua postura, afirmando que a Santa Sé teria apoiado a postura de Dom José."

(Folha Online)

MOVIMENTOS POPULARES INSATISFEITOS COM NOVO PLANO DIRETOR DE FORTALEZA


Lideranças de entidades populares debatendo o Novo Plano Diretor

Um dia após a apresentação da versão final do novo Plano Diretor de Fortaleza, sancionado em fevereiro pela prefeita Luizianne Lins (PT) após muita controvérsia, o Campo Popular de Articulação pelo Plano Diretor Participativo de Fortaleza reuniu-se neste sábado, no Centro Pastoral da Igreja Cátólica (Centro). Na ocasião, debateu os próximos passos relacionados a esse Plano, já que os movimentos e entidades que integram o Nucleo de Habitação e Meio Ambiente (NUHAB) se dizem insatisfeitos com o resultado final do processo. Confira nota do NUHAB:

"Entre as principais reclamações está o fato de que, após anos de debates e de colaborações para a elaboração da nova lei, houve manobras por parte dos poderes Legislativo e Executivo que desconsideraram as dezenas de emendas apresentadas por ocasião das 21 audiências públicas na Câmara Municipal.

A versão final do Plano apresenta artigos considerados ruins para as comunidades e a cidade em geral, que não foram acordados e em alguns casos nem mesmo apresentados durante as audiências. Um deles é o artigo 138, que proíbe a delimitação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do tipo 3 em locais próximos a hotéis, postos de gasolina e outras áreas consideradas perigosas para as famílias.

As ZEIS 3 permite a construção de habitações de interesse social em terrenos vazios. O artigo foi apresentado pelo então chefe do Legislativo, vereador Tin Gomes e aprovado sem conhecimento dos movimentos, “nos 45 do segundo tempo” como dizem os militantes, o que foi considerada uma manobra do setor turístico hoteleiro a fim de evitar a existência de ZEIS em sua vizinhança.

“Desde quando área próxima de hotel traz risco para a vida das pessoas? A medida é excludente, discriminatória e inviabiliza as ZEIS de vazio na Praia do Futuro”, ressalta Igor Moreira do Conselho dos Movimentos Populares.

Outra demanda do Campo Popular não contemplada foi a apresentação do projeto de lei que regulamenta o Sistema de Gestão Democrática da Cidade, que a Prefeitura se comprometeu a encaminhar paralelamente as discussões do Plano Diretor e não o fez.

Estas e outras reivindicações darão o norte das próximas ações do Campo Popular que promete muita mobilização e manifestações públicas para os próximos meses."

VAMOS NÓS - Agora é aguardar para ver os próximos capítulos dessa novela.

MOTOQUEIRO ATIRA CONTRA POLÌCIA DURANTE BLITZ

O motoqueiro Jaílson Soares de Brito (20) foi preso neste sábado após abrir fogo contra uma blitz da Polícia Rodoviária Federal, na avenida Mister Hull, próximo à lagoa de Tabapuá, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Jaílson desceu da motocicleta, segundo policiais, atirando. Deu cinco tiros, quando faltou munição.
Em seguida, foi dominado pelos patrulheiros e levado para a delegacia. Ali, ficou constatado que o motoqueiro, que estava embriagado, não portava carteira de habilitação e ainda tem um mandado de prisão. Ele responde por roubo seguido de morte.

LULA E OBAMA DEFENDEM REFORMAS DO SISTEMA FINANCEIRO


Lula e Obama durante coletiva nos EUA.

"No encontro entre os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, na Casa Branca, neste sábado, os dois defenderam reformas no sistema financeiro para restabelecer a confiança na economia. Em coletiva de imprensa conjunta após o encontro, Obama disse que é importante que todos os países do mundo busquem saídas para manter a demanda, mas também que é preciso "fazer uma reforma no sistema financeiro". O presidente norte-americano afirmou que todos os países têm de manter uma união na regulamentação do sistema ara que essa crise não volte a ocorrer. "Vamos agir de maneira agressiva para que os riscos do sistema financeiro de hoje não existam mais no futuro", disse. Lula por sua vez, afirmou que a "crise econômica pode ser resolvida por decisões políticas". Para ele, é preciso "restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro", "fazer com que o crédito volte a fluir normalmente dentro de cada país" e "facilitar o fluxo comercial entre as diferentes nações". Para Lula, um dos principais problemas enfrentados pelos países emergentes é a fuga de capitais em direção aos Estados Unidos. Essa questão, acha Lula, tem de ser discutida no G20, grupo de países que busca saídas para a crise global. "O Brasil foi o último a entrar na crise e tenho certeza que será o primeiro a sair dela. Não temos problema no sistema financeiro: só temos problema com exportação e crédito porque o dinheiro desapareceu. É urgente restabelecer a normalidade do crédito no mundo", afirmou Lula. Para Obama, caberá aos países, de forma independente, adotar as medidas necessárias, mas a abordagem tem de ser "completa". Segundo ele, a opinião mundial é muito importante na definição dos próximos passos para o combate a crise que começou nos Estados Unidos."



(Folha Onlne)

MANDA QUEM PODE...


DOM JOSÉ CARDOSO E UMA ENTREVISTA NA VEJA PARA ENCERRAR A POLÊMICA


E a entrevista de "Páginas Amarelas" da Veja desta semana é o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso. Confira:

Ao longo de 2 000 anos de história, duas forças, ora conflitantes, ora complementares, moldaram a Igreja Católica: a doutrina do amor e o amor pela doutrina. Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, é sem dúvida um homem da segunda força. Aos 75 anos, pequenino e orgulhosamente teimoso, ele reitera ponto por ponto as declarações que o transformaram na figura mais criticada no caso da menina de 9 anos estuprada pelo padrasto que engravidou de gêmeos e fez um aborto legal. A excomunhão dos adultos envolvidos é exigida pelas leis da Igreja, diz dom José, que considera ter cumprido o seu dever. "Estou tranquilíssimo", repete nesta entrevista, concedida na casa da arquidiocese na presença de outras cinco pessoas – um advogado, uma psicóloga, um médico e sua mulher, e um vigário. "Eles estão me dando apoio", explicou.

Veja - Por que o senhor acha que tantas pessoas, católicas em sua maioria, ficaram revoltadas com a sua posição no caso da excomunhão dos adultos envolvidos no aborto da menina violentada?

Dom José - Em primeiro lugar, nós temos de colocar essa questão no âmbito religioso. Acreditamos em Deus? É sim ou é não. E eu suponho que a grande maioria das pessoas acredita. E acreditar em Deus significa aceitar que Deus é a origem de tudo e é também o nosso fim. Essa é uma verdade fundamental. É premissa importantíssima para dizer que a lei de Deus está acima de qualquer lei humana. E a lei de Deus não permite o aborto. Então, se uma lei humana está contradizendo uma lei de Deus, no caso, a que permitiu a operação, essa lei não tem nenhum valor. Quanto ao que você afirma, sobre as pessoas estarem revoltadas, tenho de dizer que também houve um clamor grande, eu diria enorme, de autoridades de Roma a meu favor. Tenho sido insultado, claro, mas hoje mesmo recebi uma carta de Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos em Roma, em que me elogia.

Veja - O que o senhor diria aos católicos que condenaram sua atitude?

Dom José - Antes de tudo, quero deixar bem claro que não fui eu que excomunguei os médicos que praticaram o aborto e a mãe da menina. Isso é falso. Eu não posso excomungar ninguém. Eu simplesmente mencionei o que está escrito na lei da Igreja, o cânone 1 398, do Código de Direito Canônico, que está aí nas livrarias para qualquer um ler. Por essa lei, qualquer pessoa que comete aborto está excomungada, por uma penalidade que se chama latae sententiae, um termo técnico que significa automática. Então, não foi dom José Cardoso Sobrinho quem os excomungou. Eu simplesmente disse a todos: "Tomem consciência disto". Qualquer pessoa no mundo inteiro que pratique o aborto está incorrendo nessa penalidade – mesmo que ninguém fale nada. Quem é católico sabe que na primeira carta de São Paulo a Timóteo, no capítulo II, está escrito: Deus quer que todos sejam salvos.

Veja - Por que estupradores não são também automaticamente excomungados?

Dom José - A nossa santa Igreja condena todos os pecados graves. O estupro é um pecado gravíssimo para a Igreja, assim como o homicídio. Agora, a Igreja diz que o aborto, isto é, o ato de tirar a vida de um inocente indefeso, é muito mais grave que o estupro, que o homicídio de um adulto. Qualquer pessoa inteligente é capaz de compreender isso. Eu não estou dizendo que o estupro e a pedofilia são coisas boas. Mas o aborto é muito mais grave e, por isso, a Igreja estipulou essa penalidade automática de excomunhão.

Veja - Em que outros casos se aplica a excomunhão automática?

Dom José - No Código de Direito Canônico anterior, promulgado por Bento XV, havia cerca de quarenta motivos para a excomunhão automática. Em 1983, sob a autoridade de João Paulo II, foi publicado um novo Código. O atual os reduziu a apenas nove. São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja; a violência física contra a pessoa do papa; a consagração de um bispo sem a licença do papa; o cisma; a absolvição por um sacerdote do cúmplice de um pecado da carne; a violação direta do segredo da confissão; e a profanação das hóstias consagradas.

Veja - O que a Igreja e o senhor pessoalmente ofereceram à menina, em matéria de apoio material e espiritual, caso não fizesse o aborto?

Dom José - Agradeço muito essa pergunta. Essa criança residia na diocese de Pesqueira, na cidade de Alagoinha, no interior de Pernambuco. Quando aconteceu isso, o bispo de Pesqueira me informou que a menina seria trazida para o Recife. Ele e eu queríamos fazer o que fosse possível para salvar a vida dela e a dos filhos que ela concebera. Nós tivemos várias reuniões com nossos advogados para saber o que poderíamos fazer para impedir o aborto. Pedimos audiência ao desembargador, e ele ligou para várias varas da infância e da juventude para tentar fazer algo. O pai da menina esteve também nesse encontro e declarou ser contra o aborto. Ele é analfabeto, mas repetiu desde o começo que não estava de acordo. Fez até uma procuração para o nosso advogado e assinou. Quer dizer, assinou não, pôs o dedão lá. Então, nós fizemos tudo o que foi possível.

Veja - Foram oferecidos abrigo, sustento material, uma eventual família adotiva?

Dom José - Repito mais uma vez: essa menina é residente em outra cidade, portanto, em outra diocese. O bispo de Pesqueira foi quem acompanhou tudo de perto. O padre de lá deu toda a assistência possível. A menina não tinha nenhum problema de necessidade material nem passava fome. E, se acontecesse o parto, a cidade de Alagoinha iria ajudar. A menina não ficaria abandonada. A nossa santa Igreja iria ajudar. Nós temos aí abrigos para os pobres. Mas eu queria voltar a insistir no fato de que estamos sempre tentando cumprir a lei de Deus. E o quinto mandamento diz: não matar. Então, não é lícito, para salvar uma vida, eliminar a vida de dois inocentes. O fim não justifica os meios. Eu posso ter uma finalidade ótima, salvar a vida daquela menina grávida. O meio para chegar lá pode ser usar todos os recursos da medicina. Mas nunca, jamais, eliminar a vida de um inocente para salvar a vida de outro. O aborto é um crime nefando.
Veja - O senhor esteve com ela alguma vez?

Dom José - Não consegui. Quando eu soube do caso, passei o dia todo, das 7 da manhã às 10 da noite, trabalhando na tentativa de evitar a operação. Mais tarde, eu estava me dirigindo ao primeiro hospital onde a menina foi internada, no interior do estado, para tentar convencer a família a desistir do aborto, e eis que tive uma surpresa. Um médico amigo me telefonou para dizer que um grupo de mulheres chamadas feministas tinha convencido a mãe a assinar um documento em que assumia a responsabilidade pela filha e autorizava a sua alta. Ela então seguiu para outro hospital, no Recife, onde o aborto foi feito já no dia seguinte. Eu fiquei muito angustiado.

Veja - O senhor sabe como era a vida da menina dentro da casa onde ocorriam os estupros?

Dom José - Com licença, esses detalhes eu não sei. Se alguém tiver interesse, o caminho mais curto é ligar para o padre da cidade de Alagoinha e perguntar: Qual é o nome dela?A menina... Como se chama? (A pergunta é dirigida às cinco pessoas que acompanharam a entrevista a pedido do arcebispo; ninguém sabe responder.)

Veja - Como o senhor se sente em face das críticas e dos ataques que vem recebendo?

Dom José - Eu quero dizer que estou com a minha consciência tranquila. Cumpri o meu dever. Não podia prever essa reação em nível nacional e internacional, mas remorso eu sentiria se tivesse ficado em silêncio. Humanamente falando, é muito mais cômodo cruzar os braços e fechar os olhos. Eu estou tranquilíssimo. Espero que os fiéis católicos se conscientizem da gravidade de um aborto. Nós sabemos que no mundo inteiro acontecem 50 milhões de abortos por ano. No Brasil, há 1 milhão a cada ano. Quero lembrar o que aconteceu na II Guerra Mundial. Hitler, aquele ditador, queria eliminar o povo judaico e dizem que ele chegou a matar 6 milhões de judeus. Não podemos esquecer esse delito. Agora, eu pergunto: por que vamos ficar em silêncio quando estão acontecendo 50 milhões de abortos no mundo? Eu chamo isso de o holocausto silencioso. E nós, cristãos, não podemos ficar quietos.

Veja - Do ponto de vista da doutrina da Igreja, qual é a situação da menina?

Dom José - Ela não foi excomungada, porque essa sentença só se aplica a maiores de idade. Essa menina vai ser recebida na paróquia dela para ter instrução religiosa. Eu não sei se fez a primeira comunhão. Se ela tiver consciência de algum pecado, vai se confessar e receber o perdão. Não existe pecado sem perdão para aqueles que se arrependem, inclusive para os que incorrem na excomunhão. A Igreja só aplica essa penalidade para levar a pessoa à conversão ou, se era católica antes, à nova conversão. Se a pessoa se converte, a Igreja tem poderes para absolvê-la.

Veja - Se o senhor ficasse frente a frente com a menina, o que diria a ela?

Dom José - Eu diria: o que aconteceu já passou. Daqui para a frente, procure praticar a religião com os meninos da sua idade, ir para a igreja e aprender o catecismo. Seria tão bom se as criancinhas fossem como antigamente, quando nem tinham uso da razão mas já sabiam rezar o Pai-Nosso e a Ave-Maria.

Veja - Se encontrasse o padrasto que a violentou, o que diria a ele?

Dom José - Eu iria procurar convertê-lo. Iria perguntar se reconhece que errou e se está arrependido. Eu não sei onde ele está, se está preso, sei lá. Mas, se tivesse a oportunidade de visitá-lo, diria a ele que pedisse perdão a Deus. Iria ajudá-lo a fazer uma oração pedindo perdão.

Veja -O senhor acredita que uma educação religiosa poderia ter evitado o estupro?

Dom José - Certamente. E o aborto também. Soube esses dias de um caso parecido, mas que teve um desenrolar muito diferente. É uma menina de 12 anos, do Rio Grande do Sul, que também engravidou assim. A diferença é que o médico dela me ligou dizendo que não vai fazer o aborto. Esse é um exemplo edificante que, infelizmente, não encontra muita difusão na imprensa. Outro exemplo: dia desses, uma mulher da mesma diocese dessa menina (pernambucana), que tinha um filho de 1 ano e meio, engravidou de novo. Ela não queria ter esse segundo filho. Então, foi procurar um médico querendo abortar e levou o menino mais velho junto, para dizer que não tinha condições. Mas o médico era católico e disse à mulher que, já que ela não podia ter dois filhos, ele ia matar o primeiro e ela ficava com o segundo, o que estava na barriga. A mulher, na hora, despertou e não aceitou mais o aborto.

Veja - O senhor já fez sermões contra a pedofilia, contra o estupro?

Dom José - Nós temos na arquidiocese uma rádio católica. Eu tenho um programa diário e estou explicando ao povo o catecismo da Igreja. Leio um parágrafo e faço um comentário. Estou cumprindo o meu dever. E falo sobre todos os pecados. Ninguém pode dizer que dom José não condena a pedofilia e que dom José não condena o estupro. Mas não posso falar diariamente sobre a pedofilia. Vão dizer que estou louco. Eu não omito nenhum tema da lei de Deus.
Os adversários da Igreja são rápidos em reavivar os erros do passado, como a Inquisição e as perseguições religiosas, e projetá-los no presente. A Igreja raramente rebate. Isso significa que ela se desacostumou do embate de ideias? Não. O que acontece é que a doutrina teológica diz que qualquer problema teológico, na história da Igreja, tem de ser escutado para ver quais são as opiniões. A diversidade de opiniões é permitida na Igreja. Agora, quando se trata de dogmas, a Igreja não pode admitir que se discorde. Quem não aceita esses dogmas está fora. E não adianta um católico dizer que, porque uma lei brasileira permite tal coisa, ele pode fazer essa coisa, como é o caso do divórcio, e ficar tranquilo. Fica não.

Veja - O senhor tem mais algo a dizer sobre o caso?

Dom José - Sim, eu lamento não poder ter feito o batizado desses dois bebês. Eu estava planejando uma festa para esse dia, mas não aconteceu.

MP DO PARCELAMENTO DAS DÍVIDAS FEDERAIS ENTRA EM PAUTA NA TERÇA-FEIRA

"O Plenário da Câmara dos Deputados deve começar a discutir a MP das Dívidas (449/08) na próxima terça-feira (17). Ela tranca a pauta e é um dos itens mais polêmicos previstos porque estipula novas regras para o parcelamento de dívidas com o fisco federal. O relator da matéria, deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF), apresentou seu projeto de lei de conversão na quarta-feira (11) e manteve no texto a correção das dívidas pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). O governo defende o uso da taxa Selic e vai tentar derrubar esse dispositivo.O novo parcelamento é permitido inclusive para os devedores excluídos ou que desistiram de programas anteriores de refinanciamento. No cálculo do débito consolidado, serão concedidos descontos que variam de 20% a 100% para as multas (mora, ofício ou isoladas) e para os juros de mora. A MP também perdoa dívidas de até R$ 10 mil com a Receita Federal.Outras mudanças feitas por Filippelli são a concessão de crédito relativo ao PIS/Pasep e à Cofins para os produtores de mercadorias de origem vegetal ou animal destinadas à fabricação de biodiesel; e a ampliação de seis para 18 meses do prazo de carência para o estudante com empréstimo do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) começar a pagar as prestações depois de concluir o curso."

* Da Agência Câmra, leia mais aqui.

LULA PODE VOLTAR EM 2014?


"O presidente Lula considera "uma questão de honra" fazer seu sucessor em 2010 e também se mostra muito preocupado com os efeitos da crise econômica sobre a imagem de seu governo. Essa atitude pode passar a impressão de que suas atenções estão voltadas exclusivamente para a disputa eleitoral de 2010. Mas, na verdade, Lula está olhando mais à frente. A exemplo do que aconteceu com Getúlio Vargas em 1949, quando o presidente foi procurado por políticos no autoexílio para voltar ao poder, Lula acredita que poderá retornar ao Palácio do Planalto em 2014, nos braços do povo. No caso de um oposicionista vencer as eleições presidenciais em 2010, o retorno de lula para disputar o planalto em 2014 é fato consumado. "Se o PSDB estiver no po der, a questão (Lula concorrer em 2014) é líquida e certa", disse à ISTOÉ o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, ainda um dos principais interlocutores do presidente. Se Lula não admite abertamente um eventual retorno depois de deixar a Presidência em 2010, seus planos para os quatro anos longe do poder indicam que o presidente quer ficar o mais próximo possível da política e da vida partidária nacional, para manter seu cacife eleitoral."

(Revista IstoÉ)

CORRUPÇÂO: GEDDEL QUER JARBAS DANDO NOMES


"Um dos principais interlocutores do PMDB junto ao Governo Federal, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), cobrou do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) que o pernambucano aponte mais nomes de peemedebistas que ele considera corruptos. Na entrevista que segue, concedida após vistoria nas obras da Transposição do Rio São Francisco, Geddel Vieira revelou não acreditar - ao contrário de Jarbas - que o PMDB seja corrupto. “Não vejo instituições corruptas (...) O que você pode ter são pessoas que não sejam dignas dessas instituições”, ponderou. Apesar de sua já declarada pré-candidatura ao Governo da Bahia, o ministro também condenou a antecipação do debate eleitoral, afirmando que, ao fazer isso, os políticos estão prestando um desserviço ao País.

Jarbas Vasconcelos
Acho que o senador Jarbas tem todo o direito de fazer sua manifestação, de emitir sua opinião. Agora, eu não creio em instituições corruptas. Eu não vejo instituições corruptas. Você não pode dizer que a Polícia Militar, que o Senado Federal, que o partido político seja corrupto. Até porque as instituições se sobrepõem às pessoas. O que você pode ter são pessoas que não sejam dignas dessas instituições. Evidentemente que me incluo entre os que prefeririam que o senador Jarbas Vasconcelos apontasse nomes e casos específicos até para que nós juntos pudéssemos nos unir, apurar e punir, até com a expulsão do partido se fosse o caso.

Debate antecipado
O que estou observando é que há uma antecipação muito grande desse debate eleitoral. O Brasil vive um momento de dificuldade econômica, dentro desse contexto internacional. Muitas obras estão sendo realizadas. E acreditem, ou não acreditem, a minha preocupação atual é mostrar, sobretudo ao Nordeste e à Bahia, de forma particular, que existe toda uma geração de brasileiros, na qual eu me incluo, que tem capacidade de gestão. De fazer as obras acontecerem, tirá-las do papel. E isso não se mistura com campanha política para mim, agora.

Viagens
São absolutamente naturais as viagens que os governadores tucanos José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, têm feito pelo País com o intuito de se credenciarem na corrida pelo Palácio do Planalto. A ministra Dilma também, que se fala que pode ser candidata do Governo... Ela está viajando para visitar obras. Eu pessoalmente creio que é um equivoco antecipar o debate eleitoral, porque quando você antecipa o debate eleitoral traz a paixão para a discussão. E ao trazer a paixão para discussão, você termina colocando escuridão na vista de todo mundo, sobretudo no momento em que tem crise econômica a ser solucionada, obras a serem concluídas, unidades de tudo o que for possível para evitar que se avance uma onda de desemprego, que tem criado dificuldades nos Estados Unidos e na Europa, que não chegue com tanta força no Brasil. Portanto eu acho que antecipar a discussão eleitoral agora, por mais natural que seja, é um desserviço ao País. Você viajar, trabalhar é um papel importante do homem público, sobretudo aqueles que estão exercendo funções de decisão. Agora, você transformar isso numa antecipação de palanque é um equívoco, sobretudo no momento em que o Brasil vive. A contribuição que eu posso dar é no que diz respeito às minhas legítimas ambições pessoais. Os meus legítimos projetos pessoais eu retardarei o máximo que puder porque acho que, dessa forma, estarei contribuindo mais para a Bahia e para o Brasil.

* Da Folha de Pernambuco, leia mais aqui.

ACQUÁRIO DO CEARÁ É PRIORIDADE?


Imagem ilustrativa

Eis artigo do professor e antropólogo Antônio Mourão Cavalcante, que está na edição do jornal O POVO deste sábado. Ele trata do projeto Acquario do Ceará, o oceanário a ser implantado na Praia de Iracema pelo governador Cid Gomes (PSB). O projeto vai custar R$ 200 milhões. Confira:

Que legal, o Ceará terá o maior aquário da América do Sul. Não é mesmo massa? Os peixinhos nadando e a gente vendo e se divertindo... Aliás, nem sei se nós teremos essa chance. O governo diz que é atração para os turistas... O empreendimento é do Governo do Estado. Serão mobilizados recursos do tesouro estadual. Isto é, aquela grana que nós pagamos, chamada imposto, será aplicada nessa cabulosa construção. Nesse ponto eu começo a divergir da cúpula governamental – sobretudo do pessoal do Turismo que defende esse projeto. Será que não temos outras prioridades mais agudas? Será que isso não deveria ser um empreendimento privado?

Lembro-me da fama de Orlando, na Flórida, com todos aqueles parques temáticos, atraindo milhões de turistas... Las Vegas é outra coisa fabulosa.Tudo passa pela iniciativa privada, investimento de grupos econômicos. Nem precisa ir longe. O Beach Park tornou-se um símbolo de Fortaleza. E, pelo que consta, não foi preciso colocar dinheiro público. Por que, no Ceará, é o governo que deve investir? Por que somos nós contribuintes que vamos arcar com os riscos e as despesas subsequentes? Com a perspectiva até de: se for viável, privatiza. Se der preju, é do Governo... Se o objetivo é incentivar o turismo, nada melhor do que apoiar o que já existe. A menos de quinhentos metros do local onde se projeta inusitada obra, foi erguido o Centro de Cultura Dragão do Mar.

Na época, falou-se que seria um equipamento destinado a alavancar a cultura local. Hoje, quase abandonado, sem vida, começando a se degradar. O tradicional Teatro José de Alencar, apesar do titânico esforço de Violeta Arraes procurando recuperá-lo, agora carece de verbas para sobreviver. A manutenção mostra-se precária e a programação sem recursos, portanto, sem atrativos. Poderia continuar a lista. Teríamos muitas outras obras a recuperar e dinamizar. Mas, cadê as placas? A insistência em erguer novas edificações, promover solenidades e mostrar que fez alguma coisa parecem ser a grande motivação. Nesse caso, a grandiloqüência da obra vira uma peça bufa...

ANTONIO MOURÃO CAVALCANTE
Médico e Antropólogo. Professor Universitário

SEQUESTRADOR DE RICARDO ROLIM EM LIBERDADE

Erismar Mariz de Oliveira, conhecido como "Camilo", acusado de crimes de pistolagem e sequestro, está em liberdade. Ele foi liberado, nas últimas horas, por determinação da Justiça. Estava preso no IPPOO II, situado em Itatinga, desde setembro de 2006. Camilo fazia parte da quadrilha que havia sequestrado ano passsado, em Fortaleza, o empresario Ricardo Rolim, mantido em cativeiro durante 25 dias no município de Itapipoca (136 Km de Fortaleza). Camilo é acusado ainda de crimes como o assassinato do administrador da extinta Policlínica de Fortaleza, Luiz de Souza Pessoa Neto. Mesmo em liberdade, Camilo continua sendo processado pelo sequestro de Ricardo Rolim.

(Este Blog com Jangadeiro Online)

CEARENSE NA CPI DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS



A liderança do PSDB na Câmara dos Deputados indicou o nome de Raimundo Gomes de Matos como membro titular da CPI que vai investigar casos, consequências e responsáveis pelo desaparecimento de crianças e adolescentes no País durante os anos de 2005 a 2007. A CPI dos Desaparecimentos atende requerimento da deputada Andréia Zito (PSDB-RJ). Na proposta, a parlamentar destaca o desaparecimento de 50 mil crianças e adolescentes por ano no país. Desse total, cerca de sete mil não retornam para casa em curto espaço de tempo.
O tucano Gomes de Matos, avalia que o sumiço de crianças e adolescentes se tornou um problema social no país. “A gente precisa reagir contra esse absurdo. Temos que ir fundo nessa história", disse o parlamentar.
A CPI vai apurar denúncias de abuso sexual, adoção ilegal e tráfico de órgãos de crianças desaparecidas. Também questões de violência doméstica, negligência de pais ou envolvimento dos adolescentes com drogas.

(Foto - Paulo Moska)

CID E UMA REELEIÇÃO DE FAVAS CONTADAS?



Esse tópico é da Coluna Política, do O POVO, deste sábado, assinada pelo jornalista Fábio Campos. Para ele, na sucessão estadual 2010, não vai ter pra ninguém: Cid Gomes será reeleito fácil, fácil e ele diz os porquês. Confira:



NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DO CEARÁ

É provável que não exista referência histórica em que o ambiente político no Ceará esteve tão, digamos, modorrento como está agora. No ano anterior às eleições estaduais, já se avalia que o Ceará terá uma candidatura única ao Governo do Estado. Cid Gomes (PSB) será este candidato. Mesmo que não seja o único em quantidade, será o único com chances. Portanto, podemos considerar que a reeleição do governador são favas contadas. Mesmo no ápice de sua popularidade e liderança, o governador Tasso Jereissati teve opositores de peso. Em 1994, por exemplo, Juraci Magalhães, que havia deixado a Prefeitura com uma aceitação altíssima, disputou o Governo contra o tucano. Ainda levou um troféu por vencer Tasso na Capital. Em 1998, o tucano disputou a reeleição como favorito absoluto. Venceu fácil, porém, tinha opositores. Um deles era o ex-governador Gonzaga Mota. Outro foi o petista José Airton Cirilo. Em 2002, Lúcio Alcântara se elegeu governador derrotando Cirilo, Sérgio Machado e Welington Landim. Em 2006, Lúcio perdeu a reeleição no primeiro turno para Cid. Para 2010, avalia-se que somente o senador Tasso Jereissati seria capaz de colocar em dúvida a reeleição de Cid. Porém, nada indica que o tucano percorrerá tal trilha.

AS CHUVAS NO CEARÁ

Choveu em mais de 60 municípios cearenses até as 7 horas da manhã deste sábado, segundo boletuim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Senador Sá com 81 milímetros. Ainda choveu bem em Croatá, 73 mm; Itapipoca, 54 mm; Alto Santo, 49 mm; Fortim, 47 mm; e Moraújo, 43 milímetros.

PREFEITA RECEBE ALTA E DEIXA O HOSPITAL


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) recebeu alta, nesta manhã de sábado, e já está em casa. Ela estava internada desde a última noite de quinta-feira, após ter sofrido um pico hipertensivo durante solenidade de lançamento de um livro no Mercado dos Pinhões. Luizianne sentiu fortes dores de cabeça e foi internada às pressas na UTI do Hospital Regional da Unimed.

Segundo o superintendente do Instituto Doutor José Frota, Wandemberg Rodrigues, que também é médico particular da prefeita, ela passará agora a fazer tratamento contra hipertensão. Ontem, Luizianne foi transferida para o Hospital São Mateus, onde passou por bateria de exames. Os resultados foram positivos, de acordo com Wandemberg.

Luizianne deixou o Hospital São Mateus acompanhada de familiares e de assessores. Estava feliz e se dizia aliviadíssima. A jornalista Lana Roriz, porta-voz da prefeita, informou que não há nada programado na agenda da prefeita para a próxima semana. Tudo dependerá de avaliações médicas.

CID GOMES TERÁ DOIS PRESIDENCIÁVEIS NO ATO DE INAUGURAÇÃO DE ETAPAS DO EIXÃO

Dois presidenciáveis estarão no Ceará, ocupando espaços no mesmo palanque, no próximo dia 19, data em que se comemora São José, o padroeiro do Estado. São eles: o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Nessa ocasião, o governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar os trechos II e III do Eixão da Integração, um canal que leva água do açude Castanhão para reforçar o sistema de abastecimento d’água da Grande Fortaleza que, com mais dois trechos, garantirá o abastecimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Dilma vem ocupando todos os espaços sob o slogan “Mãe do PAC”. Ciro, que deixa Fortaleza com destino ao Rio neste sábado, busca recuperar terreno perdido.

VAMOS NÓS - Cid vai convidar Tasso Jereissati (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR), que deram o pontapé desse projeto?

TV O POVO ESTRÉIA "PORQUE HOJE É SÁBADO"

O charme de Grazy Costa e a alegria de Fábio Monteiro.
E a TV O POVO levará ao ar mais uma atração. Com apresentação dos jornalistas Fábio Monteiro e Grazy Costa, estreará, das 20 às 21 horas, o programa "Porque hoje é sábado". Músicas, entrevistas e reportagens culturais serão os motes do novo programa que, a cada sábado, terá duas atrações musicais, geralmente uma banda e um artista em um solo musical.

O objetivo é abrir mais um espaço de divulgação para cantores e músicos da terra ou não, com direito a bate-papo com a participação da plateia. O programa é uma parceria da TV O POVO com o Sesc Fortaleza e será gravado sempre no Centro Cultural Sesc Senac Iracema.

Na estreía, atrações como Waldonys e a banda de samba-rock Groovytown, além de uma homenagem ao centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré.


DETALHE - O nome do programa não é original, mas significa um importante resgate de uma atração que muito sucesso fez no rádio cearense.

GRUPO CHOCALHO COMEMORA O DIA DA POESIA

O Grupo Chocalho comemora neste sábado, a partir das 11 horas, no Ideal Clube, o Dia da Poesia. No programa, haverá recital, eleição da Musa dos Poetas do Ceará e uma homenagem especial ao poeta José Costa Matos, que morreu nesta semana.
O presidente Auriberto Cavalcante convidou poetas ilustres para o encontro. Políticos como o ex-governador Lúcio Alcântara, que também tem verve de intelectual, estão nessa lista.

CCJ DA CÂMARA APROVA CANCELAMENTO DE SERVIÇOS PELO TELEFONE E SEM INTERVENÇÃO PESSOAL

"A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta semana, em caráter conclusivo, a proposta que obriga a empresa que vende serviços por telefone a disponibilizar aos clientes a possibilidade de cancelamento automático do serviço também por telefone, sem necessidade de qualquer tipo de intervenção pessoal.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Defesa do Consumidor ao Projeto de Lei 589/07, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), e segue para o Senado.A CCJ aprovou o parecer do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), favorável ao substitutivo.

Segundo o relator, ao incluir a proposta no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), o substitutivo corrige o erro de técnica legislativa que havia no projeto original. Leal não analisou o mérito da proposta."

* Da Agência Câmara, leia mais aqui.

AS ÁGUAS DE MARÇO



Que tal começarmos este sábado com "Águas de março"? Tom Jobim e Elias Regina.

sexta-feira, 13 de março de 2009

DIRETOR DO BANCO MUNDIAL DIZ QUE CRISE JOGARÁ MAIS 6 MILHÕES NA POBREZA. AGH!!

"A crise econômica internacional jogará mais seis milhões de pessoas na pobreza em 2009 só na América Latina, afirmou nesta sexta-feira o economista argentino Marcelo Giugale, diretor do Banco Mundial para Redução da Pobreza e Administração Econômica na América Latina e no Caribe.

Segundo ele, quatro milhões dessas pessoas serão de classe média, que acabarão empobrecendo. Os dois milhões restantes são pobres que poderiam ver sua situação melhorar neste ano, mas que serão impedidos disso pela crise econômica, destacou o funcionário.

"Para resgatar esses seis milhões de indivíduos, serão necessários de pelos menos dois anos de crescimento rápido", afirmou Giugale durante a conferência "Oportunidades de desenvolvimento na América Latina", organizada pelo Centro de Políticas Hemisféricas da Universidade de Miami.

(Portal IG)

MANUEL PINHEIRO É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO


A chapa "Compromisso", encabeçada pelo promotor de justiça Manuel Pinheiro de Freitas venceu a disputa pelo comando da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). A apuração acabou nesta noite de sexta-feira. No pleito, foram eleitos os membros da nova diretoria e do Conselho Superior da ACMP para o biênio 2009/2011, com posse em data ainda a ser marcada.
Eis o resultado oficial da eleição foi o seguinte:


- Chapa "Compromisso" - 207 votos;
- Chapa "Älternar Restaurar Avançar" - 178 votos;
- Dois votos nulos
- Um em branco

"Antes de tudo considero que a conquista foi da ACMP, pelo comparecimento em massa dos colegas associados", disse, ao saber do resultado, o presidente eleito Manuel Pinheiro. Do total de 434 associados, 388 votaram.

* NOVA DIRETORIA DA ACMP

Presidente - Manuel Pinheiro Freitas
1o. Vice-presidente - José Wilson Sales Júnior
2o. Vice-presidente - Nelson Ricardo Gesteira Monteiro
1o. Secretário - Haley de Carvalho Filho
2o. Secretária - Vanja Fontenele Pontes
1o. Tesoureiro - Pedro Casimiro Campos de Oliveira
2o. Tesoureiro - Manoel Epaminondas Vasconcelos Costa
Diretor de Relações Públicas e Imprensa - Marcelo Gomes Maia Pires
Representante dos Promotores do Interior - Alessandra Magda Monteiro
Aldeir Nogueira Barbosa - Conselheiro
Eliani Alves Nobre - Conselheira
Francisco Gadelha da Silveira - Conselheiro

(Site da ACMP)

MAIS UM SARNEYSTA DÁ ADEUS AO CARGO

"O diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, pediu, nesta sexta-feira, ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por meio de carta, para deixar a função. Segundo a assessoria do Senado, o pedido foi aceito. Ele anunciou nesta quinta-feira (12) a devolução à Casa de um imóvel funcional no qual moravam apenas seus filhos. Como é servidor efetivo, ele continuará trabalhando na Casa.Ele é o segundo diretor do Senado a cair após uma onda de denúncias contra a Casa. Na semana passada,o então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, deixou a função após ser revelado que ele teria ocultado de sua declaração de renda uma mansão de R$ 5 milhões em Brasília. Em nota divulgada nesta quinta-feira, Zoghbi diz que não é dono de um imóvel no Distrito Federal, mas diz que não estava mais morando no apartamento funcional e sim em uma casa no Lago Sul, registrada no nome de um de seus filhos. O diretor afirma que a família constrói neste terreno do Lago Sul uma casa, ainda inacabada, na qual já estaria residindo."

* Do Portal G1, leia mais aqui.

PF PRENDE 20 TRAFICANTES NO CEARÁ, AMAZONAS E RORAIMA

"Polícia Federal prendeu mais de 20 pessoas envolvidas com tráfico de drogas em uma operação deflagrada nesta sexta-feira, em Roraima. Segundo informações preliminares, 26 pessoas já foram presas na chamada Operação Atalaia. Onze pessoas foram detidas em Roraima e as demais nos Estados do Ceará e Amazonas.
O esquema levava cocaína de Boa Vista para o Nordeste do país - a droga chegava da Venezuela, através da fronteira com Roraima. Os presos são acusados principalmente de tráfico internacional de drogas. De acordo com as informações do jornal local "Folha BV", foram presos traficantes e empresários. As investigações da PF foram feitas durante seis meses com o apoio do Ministerio Público Estadual e da Justiça Estadual."

(Portal Uol)

RIR DA CRISE É BEM MELHOR


OS MAIORES ANUNCIANTES DA WEB BRASILEIRA

"O Ibope Nielsen divulgou nesta sexta-feira (13), a lista com os maiores anunciantes do Brasil na internet. O Bradesco e Itaú puxam a lista das dez marcas que mais apostaram no setor online. Em 2008, essas marcas investiram R$ 1,6 bilhão no setor. Nada mal.


* Confira a lista dos 10 primeiros:

1 - Bradesco (13,9%)
2- Itaú (6,3%)
3 - Ford (4,5%)
4 - Samsung (3,8%)
5 - Fiat (3,7%)
6 - Unilever Brasil (3,4%)
7 - Coca-Cola (3,2%)
8 - Sky Brasil (2,7%)
9 - Volkswagen (2,4%)
10 - Brasil Telecom (2,3%)
11 - Outros do Ranking (53,7%)


(Compilado do Blog Liberdade Digital)

CRISE PODE ADIAR REAJUSTE DOS SERVIDORES, ADMITE PAULO BERNARDO


" O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, admitiu, nesta sexta-feira, que o governo poderá adiar os reajustes salariais dos servidores públicos previstos para este ano. E que o mesmo poderá acontecer com a contratação de pessoas aprovadas em concursos públicos. “O adiamento da reposição salarial já estava previsto em Lei. O reajuste salarial que o governo concedeu tem parcelas que serão pagas em 2009 e 2010. A lei que aprovou estes reajustes prevê que, se houver uma queda muito grande da receita do governo, os reajustes poderão ser postergados”, afirmou.
Paulo Bernardo disse, porem, que nada ainda está definido . “Não tomamos esta decisão ainda, mas existe essa possibilidade. Até o mês de maio teremos uma posição, porque o reajuste é para ser concedido no mês de julho. Vamos decidir a tempo de avisar e ouvir todas as partes interessadas”.
Com relação aos concursos, serão mantidos apenas aqueles considerados absolutamente prioritários para o governo. O ministro citou como exemplo os da área da educação . “Queremos ampliar as escolas técnicas e universidades”, disse. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participou hoje, em Curitiba, da solenidade de inauguração da nova sede do Tribuna Regional do Trabalho da 9ª Região."

(Agência Brasil)

GOVERNO AUMENTA REPASSE PARA O TRANSPORTE ESCOLAR

O governador Cid Gomes (PSB) recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira, a cúpula da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece) e anunciou uma boa-nova: aumento no repasse de verbas para custear o transporte escolar nos municípios. O valor salta de R$ 25 milhões em 2008 para R$ 28 milhões neste ano.
Cid prometeu também transferir, integralmente para, os municípios, o valor repassado atualmente pelo Governo Federal. “Vou procurar melhorar o repasse de forma a deixar o transporte escolar menos oneroso para os municípios”, disse.
Se o valor repassado pelo Governo Federal for preservado - que fica em torno de R$ 11 milhões – e somado aos recursos repassados pelo Estado, os municípios receberão um aumento de aproximadamente 56%, informara assessores do governador..

REUNIÃO DOS PREFEITOS - PGE DIZ QUE LULA E DILMA NÃO FIZERAM CAMPANHA ANTECIPADA


VALEUUU!!

"A Procuradoria Geral Eleitoral afirmou nesta sexta-feira (13) que o presidente Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não fizeram propaganda eleitoral antecipada no encontro com prefeitos. O evento foi realizado em Brasília, em fevereiro, e reuniu mais de 3 mil administradores municipais.De acordo com parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a representação dos principais partidos de oposição ao governo (PSDB e DEM) contra Lula e Dilma deve ser julgada improcedente pela corte eleitoral. (confira a íntegra do parecer do vice-procurador)“O noticiário da imprensa fala de Dilma Roussef como futura candidata a presidente da República, mas ela mesma, em seu discurso, não se apresenta no encontro dos prefeitos como candidata. Os elogios de Lula a sua pessoa, por si só, não configuram propaganda irregular. Esse encontro dos prefeitos, aliás, se constituiu em evento suprapartidário, no qual compareceram prefeitos de todas as legendas partidárias. Há nos autos inclusive a afirmação, não contestada pelos representantes, de que comparecerem ao evento prefeitos das legendas do PSDB e do DEM”, afirma o procurador.“Até o governador José Serra, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), também realizou, em 18/02/2009, encontro com os prefeitos paulistas, sem sofrer os incômodos de uma representação”, complementa."

(Congresso em Foco)

TV CIDADE APRESENTA SÉRIE DE PROGRAMAS SOBRE A DISNEY


Patriolino posa ao lado do Pateta, um dos personagens de Walt Disney.

E o jornalista Patriolino Ribeiro Neto vai mostrar, em seu programa Intensidade (TV Cidade-Canal 8), uma série de quatro programas especiais sobre os parques da Disney (Flórida-EUA) e, principalmente, os bastidores das diversões mais visitados no mundo. O primeiro programa vai ao ar, a partir das 10h45min deste sábado.

Patriolino, um jovem que, com seu jeito descontraído, registra altos índices de audiência no Esporte Cidade, da mesma emissora, apresentará parques como o Animal Kingdom, o Epcot Center, Hollywood Studios e Magic Kingdom.

Ele viajou para essa aventura como convidado de Juliana Cádiz, a Relações Públicas da Disney para a América Latina.

DETALHE - É a primeira vez que uma equipe de TV do Ceará faz esse tipo de cobertura na Disney. O moço promete novas investidas.

BNDES PREOCUPADO COM ACESSO AO CRÉDITO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

"O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, revelou preocupação com as pequenas e médias empresas que estão com maior dificuldade em acessar linhas de crédito. O executivo lembrou que para atender esse público o banco depende da rede de instituições privada. "Pedimos que essas empresas nos procurem. Queremos desobstruir esses canais", disse ele, após evento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O BNDES destinou no ano passado R$ 9,1 bilhões para as micro e pequenas empresas e neste ano o valor deverá ficar entre R$ 13 bilhões e R$ 14 bilhões. Ao incluir as companhias de médio porte, o desembolso no ano passado foi de R$ 22 bilhões, e a expectativa é que esse montante seja maior em 2009. Para Coutinho, o BNDES nos últimos meses precisou reforçar não só o atendimento a esse grupo de empresas, mas também a se preocupar com capital de giro para empresas e operações de pré-embarque. "São tarefas transitórias. Nunca foi nosso objetivo substituir o mercado", disse. O executivo acredita que os R$ 100 bilhões que o Tesouro Nacional injetou na instituição no final do ano passado serão suficientes para o BNDES desempenhar suas funções até o final de 2010, que é quando ele acredita que não haverá mais efeitos da desaceleração econômica na atividade do País. Além disso, Coutinho espera que o mercado de capitais se recupere no quarto trimestre do ano e, nesse caso, as grandes empresas terão mais uma fonte de recursos. No ano passado os desembolsos do BNDES chegaram a R$ 90,878 bilhões, valor 40% superior ao registrado em 2007. Para Coutinho, o aumento dos desembolsos neste ano, caso ocorra, não será necessariamente um fator positivo. "Caso o desembolso neste ano seja muito grande, poderá ser evidência de que a situação dos mercados de capital e de crédito não voltou ao normal", disse.

CARRO-FORTE É ASSALTADO NO CENTRO DE FORTALEZA

Mais um assalto a carro-forte foi registrado em Fortaleza. O fato ocorreu nesta sexta-feira no Centro. Quatro homens armados interceptaram o veiculo e levaram cerca de R$ 266 mil, dinheiro de um malote da agência do Banco Itaú, situada nas ruas Floriano Peixoto com São Paulo. levados. Foi no momento em que os seguranças do carro-forte estavam retirando o malote.
Houve troca de tiros.
O caso é apurado pela Delegacia de Roubos e Furtos.

TRÊS HOMENS ASSALTAM FARMÁCIA E MORREM EM TIROTEIO NA REGIÃO DO CARIRI

Três homens morreram, nesta sexta-feira, numa troca de tiros com a Polícia no município de Porteiras (Região do Cariri). Eles haviam roubado uma farmácia quando policiais foram acionados. Na perseguição, houve tiroteio próximo ao município de Araripe.
Os três foram mortos e um soldado foi atingido de raspão no pescoço, mas passa bem.
Os corpos deram entrada no Instituto Médico Legal, em Brejo Santo.
Dois dos três mortos estavam com documentos: Francisco José dos Santos (24) e Airon Robson de Lira Souza (25), que nasceram em Santa Maria da Boa Vista, interior pernambucano.

O RÁDIO DO CEARÁ EM NOVA EXPOSIÇÃO

Vem aí a II Exposição Temática sobre o Rádio do Ceará. A mostra ocorrerá de 13 a 26 de abril próximo, no Shopping Benfica.
A organização é da Associação dos Ouvintes de Rádio (http://www.aouvir@ibest.com.br/), que está recebendo material para reforçar a mostra.
O presidente da entidde, Djacyr de Souza, promete novidades para o evento que, aos poucos, vai se consolidando na área de comunicação.

MANTEGA DEFENDE EM LONDRES NACIONALIZAÇÃO DE BANCOS


"Para Guido Mantega (Ministro da Faenda), foi positivo o saldo da reunião com representantes do Brics, realizado durante o encontro ministerial do G-20, que terminou agora há pouco em Horshan, nas proximidades de Londres. Mantega disse que o grupo está caminhando para alcançar propostas concretas no combater à crise. Não explicitou nenhuma delas, contudo.
Mantega aponta os "ativos tóxicos" de bancos dos EUA e de alguns países e da União Européia como o principal entrave para a retomada do crédito. E defendeu a nacionalização dos bancos contaminados:
- A resolução desse problema poderia ser feita com a nacionalização dessas instituições, que eu particularmente prefiro, ou pela compra desses ativos. De uma forma ou de outra, a solução deve ser rápida.
Com relação aos estímulos para o crescimento, o ministro ressaltou um plano comum ao Brics, como investimentos em infraestrutura, no aumento da produção e apoio ao desempregado.
- O Brasil foi um dos últimos países a ser atingido pela crise e acredito que será um dos primeiros a sair dela. Vamos crescer em 2009 e estudos já mostram aumento do crédito no Brasil.
Sobre o "vamos crescer": é o que se quer. Mas neste assunto a bola de cristal de Mantega costuma embaçar. Há pouco mais de um mês, ele previa um crescimento de 4% em 2009. Agora, até técnicos da Fazenda dizem que a chance de o Brasil não crescer é cada vez mais provável."

(Coluna Radar - Veja Online)

LULA E OBAMA CONVERSAM NESTE SÁBADO SOBRE CRISE

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (13) que irá debater a falta de crédito internacional com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no encontro que os dois terão amanhã (14), em Washington. Ele disse também que os países ricos precisam “aprender a tomar conta dos seus bancos”.“Tenho uma preocupação que é o reestabelecimento do crédito no mundo. Hoje, o maior problema significa ausência de crédito no mundo, o dinheiro desapareceu. O que quero conversar com o presidente Obama de forma muito franca, é como fazer para reestabelecer o crédito internacional”, disse Lula, pouco antes de embarcar para Washington.Lula disse que os dirigentes dos países parecem ter compreendido que essa não é a hora de discussões técnicas, mas sim políticas, e que é preciso que a crise termine ainda esse ano. Essa crise tem que terminar esse ano, portanto, precisamos fazer algumas coisas urgentes. Sei de alguma coisas que precisam ser feitas e quero conversar com dirigentes e tudo isso só vai ser possível no G-20 [encontro entre dirigentes mundiais que ocorrerá em Londres no mês de abril]”, disse Lula."

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

CRA/CE ENTRA COMO PARCEIRO DO CURSO DE CONTROLE DE CONTAS DO O POVO E TCM


Ernesto Saboys em conversa com dirigentes do CRA/Ceará.

O presidente do Conselho Regional de Administração, regional do Ceará, Reginaldo Oliveira, esteve nesta semana com o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Ernesto Sabóia, para tratarem do apoio e participação do CRA/CE durante os seminários do curso “Controle Social de Gestão Pública”.

O curso faz parte da Universidade Aberta da Fundação Demócrito Rocha e sairá em 10 fascículos veiculados pelo jornal O POVO. Já estão inscritos mais de 20 mil pessoas e destas dois mil serão selecionados para fazer parte de uma rede social de fiscalização.

(Foto - Divulgação)

PROJETO MARANGUAPINHO SERÁ DEBATIDO COM MORADORES DA GRANJA LISBOA

A Secretaria das Cidades e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promovem, na próxima segunda-feira, às 14 horas, uma audiência pública sobre o Projeto Rio Maranguapinho. Marcado para o auditório do Centro de Atenção Integrado à Criança e o Adolescente (CAIC) da Granja Lisboa, técnicos vão responder os questionamentos da população sobre obras de dragagem e urbanização. O projeto, segundo a assessoria de imprensa da pasta de Cidades, tem o objetivo de melhorar as condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento em situação de alto risco, e nas áreas adjacentes ao rio. Entre as ações previstas no projeto estão: construção de barragem para controle das ondas de cheias; dragagem; urbanização das margens; reassentamento de 9.422 famílias, e saneamento na Bacia do Rio Maranguapinho.
O conjunto de intervenções do projeto beneficiará cerca de 350 mil pessoas que residem na Bacia do Rio. Serão investidos cerca de R$ 395 milhões. Esse empreendimento tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e do governo estadual.

FEIRANTES DA SÉ FAZEM ASSEMBLÉIA NESTE DOMINGO PARA DECIDIR ONDE COMERCIALIZAR


Os feirantes da Praça da Sé estiveram reunidos nesta sexta-feira com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Na ocasião, ouviram convite para se transferirem para o Feira Center, um polo de confecções que opera nesse município desde o ano passado e que trabalha com moda.
Roberto prometeu todas as condições de infraestrutura como estacionamento, banheiros e restaurante, além de facilidades no item transporte.

As lideranças dos feirantes disseram que vão se reunir em assembléia geral neste domingo pela manhã em frente à Catedral de Fortaleza para analisar o caso. É que eles também receberam mais duas de local. Além de Maracanaú, podem comerciaizar num terreno que a Prefeitura oferce no Conjunto José Walter, área da periferia de Fortaleza, ou nos galpões da rua José Avelino (Centro). Na segunda-feira, o grupo ainda terá um encontro com vereadores de Fortaleza, durante audiência pública.
(Foto - Divulgação)

CASO BC - JUSTIÇA FEDERAL OUVE MAIS UM ENVOLVIDO NO FURTO MILIONÁRIO

Jorge Luís da Silva, um dos acusados de participação no furto milionário à sede do Banco Central de Fortaleza, negou, nesta sexta-feira, em depoimento na 11ª Vara da Justiça Federal, ser um dos líderes da quadrilha.
Ele disse que apenas montou a firma de grama sintética, da qual saiu o túnel de 82 metros que se destinou até a sede da Instituição.
Segundo termos de audiência, ele confessou ter recebido R$ 2 milhões pelo serviço, mas reiterou que não planejara nem era líder da quadrilha que teve entre articuladores Antônio Jussivan Alves, o "Alemão".
O furtoao BC ocorreu em agosto de 2006, quando foram levados cerca de R$ 164 milhões.

TRF-5ª REGIÃO ELEGE NOVOS DIRETORES DE FORO DAS SEÇÕES JUDICIÁRIAS


"O Pleno do Tribunal Regional Federal - 5ª Região, com sede no Recife (PE), elegeu os diretores de Foro das Seções Judiciárias dos seis Estados que integram a 5ª Região da Justiça Federal (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe). Foram eleitos os juizes federais Élio Wanderley de Siqueira Filho (Pernambuco), Helena Delgado Ramos Fialho Moreira (Paraíba), Ivan Lira de Carvalho (Rio Grande do Norte), José Parente Pinheiro (Ceará), Paulo Machado Cordeiro (Alagoas) e Carlos Rebelo Júnior (Sergipe).
Na ocasião, também foram eleitos os vice-diretores das Seções Judiciárias. São eles os juízes federais Joana Carolina Lins Pereira (Pernambuco), Niliane Meira Lima (Paraíba), Edílson Pereira Nobre Júnior (Rio Grande do Norte), Karla de Almeida Miranda Maia (Ceará), Frederico Wildson da Silva Dantas (Alagoas) e Arthur Napoleão Teixeira Filho (Sergipe)."


(Site da Justiça Federal do Ceará)

DÉFICIT COMERCIAL DOS EUA DIMINUI E CONFIANÇA MELHORA

"O humor dos consumidores norte-americanos mostrou-se menos sombrio em março, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, enquanto o déficit comercial do país diminuiu em janeiro para o menor nível em mais de seis anos. Apesar da melhora, os dados não refletem uma situação econômica robusta. O menor déficit comercial se deu porque as importações caíram, diante da demanda doméstica fraca. Da mesma forma, a confiança do consumidor continua anêmica no geral e perto da mínima histórica. O índice de confiança do consumidor da Reuters/Universidade de Michigan subiu para 56,6 na leitura preliminar de março, ante 56,3 em fevereiro. Economistas esperavam queda para 55,0. A melhora se deu com um aumento da confiança na política econômica do governo, embora muitos consumidores estejam céticos de que Washington possa melhorar as condições financeiras.
A pesquisa de consumidores mostrou que os que acreditam que o governo de Barack Obama está fazendo um bom trabalho subiu para 23%, ante 14% em fevereiro e apenas 7%.
Os sinais inflacionários foram mistos. As expectativas de inflação para um ano subiram a 2,2% em março, frente a 1,9% em fevereiro, enquanto as de cinco anos caíram para 2,8%, ante 3,1% antes. O déficit comercial caiu 9,7%, para 36 bilhões de dólares, ante expectativa de Wall Street de 38 bilhões de dólares. Foi o sexto recuo consecutivo."

(JB Online)

307 CASOS DE DNGUE SÓ NESTE ANO EM FORTALEZA

Caiu 89% o número dos casos de dengue nos dois primeiros meses deste ano, se comparado com igual período de 2008. O índice de infestação, desde o começo do ano, é de 0,68%. O mesmo índice, ano passado, ficou em 0,47%. Esses dados foram apresentados nesta manhã de sexta-feira pelo secretário interino da Saúde de Fortaleza, Alex Mont'Alverne, durante entrevista coletiva em seu gabinete de trabalho. Ele informou que até foram registrados 307 casos de dengue.
O bairro de Messejana ainda é o que registra o maior número de casos da doença. No mometo, são 17.
Ano passado, 33.845 pessoas foram infectadas pela doença.

TRT-7ª REGIÃO INAUGURA POSTO AVANÇADO EM ARACATI

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 7ª Região, instala, nesta tarde de sexta-feira, o Posto Avançado da Vara do Trabalho de Limoeiro do Norte (Vale Jaguaribano). A Vara irá abranger os municípios de Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Palhano. Segundo o secretário-geral da Presidência do TRT, Inocêncio Uchôa, no ano de 2007, o TRT do Ceará propôs a criação de 20 Varas do Trabalho, sendo uma delas em Aracati, mas esse número foi reduzido para 12 pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), e em 2008 para seis, pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ). A criação da Vara de Aracati, juntamente com as outras, ficou prejudicada.
A necessidade da criação da Vara de Trabalho vem desde 2008, quando iniciada a luta para dotar em Aracati uma unidade da Justiça do Trabalho. De acordo com Uchoa, existe uma imensa quantidade de processos da região tramitando na Vara de Limoeiro do Norte, onde cerca de 50% dos mandatos de oficiais de Justiça são cumpridos em Aracati.

DETALHE - O Posto Avançado funcionará como uma Vara própria, ou seja, terá juiz, oficial de justiça, diretor de secretaria e funcionários, todos concursados e residentes em Aracati. O Posto é o primeiro do gênero no Brasil, uma solução de fácil concretização e que não depende de lei federal.

DETALHE 2 - O deputado federla José Airton (PT) é um dos convidados especiais. Teve atuação na implantação desse posto, liberando emenda para obra.

E FIDEL VIRA COWBOY


" O líder cubano Fidel Castro apareceu usando um chapéu de cowboy nas fotografias tiradas durante a visita do presidente de Honduras, Manuel Zelaya. Nas imagens divulgadas pela presidência hondurenha, Fidel, de 82 anos, coloca o chapéu branco, aparentemente um presente de Zelaya, junto com o uniforme esportivo azul escuro registrado nas últimas fotos do ex-presidente.
O presidente hondurenho mostrou as imagens em uma entrevista coletiva na quinta-feira, 12, em Tegucigalpa. Entre outras imagens, aparece ainda o irmão de Fidel, o presidente cubano, Raúl Castro, também experimentando o chapéu. Em outra foto, Fidel está em pé ao lado de Zelaya e sua filha Hortênsia."

(Foto - Reuters)

PREFEITA FAZ EXAMES NO HOSPITAL SÃO MATEUS

A prefeita Luizianne Lins (PT) foi transferida, nesta manhã desta sexta-feira, para o Hospital São Mateus (Papicu), onde se submete a uma bateria de exames. Luizianne foi internada ontem à noite, na UTI do Hospital Regional Unimed, após ter passado mal em consequencia de pressão alta durante um evento no Mercado dos Pinhões, segundo sua assessoria.

Ela foi internada na UTI do Hospital Regional da Unimed, onde foi assistida por equipe médica e acompanhada pelo superintendente do IJF, Wandembeg Rodrigues, e pelo secretário interino da Saúde, Alex Mont'Alverne.
Wandember, inclusive, informou que a prefeita já está sorrindo e que perguntou se daria para cumprir agenda neste sábado. Ela, no entanto, vai continuar internada no São Mateus.

GOVERNADOR VAI INAUGURAR AS PRIMEIRAS ETAPAS DO EIXÃO NO DIA DE SÃO JOSÉ


Cid, Lula e Inácio

O governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar no próximo dia 19, data em que o Estado comemora seu padroeiro, São José, os trechios II e III do Eixão da Integração. Esse projeto, iniciado na administração Tasso Jereissati com a denominação de Canal da Integração, teve licitações e algumas obras realizadas na gestão do ex-governador Lúcio Alcântara. Com esses trechos concluídos, a água do açude Castanhão veio reforçar o sistema de abastecimetno d'água da Grande Fortaleza. Com mais duas etapas em licitação, o Eixão deverá agora abastecer o Complexo Industrial do Pecém.

Cid Gomes quer uma grande festa no Dia de São José. Toda a bancada federal, dirigentes de órgãos federais como o Dnocs e de entidades empresariais e lideranças da área de recursos hídricos do Estado estão na lista de convidados.

O cerimonial do Palácio Iracema também convidou os ministros Geddel Vieira, da Integração Nacional, e Dilma Rousseff (Casa Civil).Mas tenta a vinda do presidente Lula.

LIMOEIRO DO NORTE REGISTRA CHUVA DE 92 MILÍMETROS

Choveu em 98 municípios até o começo desta manhã de sexta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Limoeiro do Norte, com 92 milímetros. Ainda choveu bem em São João do Jaguaribe, 85; Cascavel, 69 mm; Aracati, 64 mm; Alto Santo, 63 mm; Russas, 58 mm; e Tabuleiro do Norte, 51 milímetros.
A Funceme prevê mais chuvas em várias regiões do Interior.

VENDAS NO VAREJO REAGEM NO PRIMEIRO TRIMESTRE

"As vendas no comércio varejista voltaram a crescer no início de 2009 depois de três meses com taxas negativas e em janeiro registraram alta de 1,4% na comparação com dezembro do ano passado. No mesmo período, a receita gerada pelo setor também teve elevação e fechou o mês com acréscimo de 2,1%. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação ao mesmo período de 2008 o volume de vendas cresceu 6,0% e acumulou alta de 8,7% nos últimos 12 meses encerrados em janeiro. Já a receita sofreu elevação de 11,9%, tendo acumulado expansão de 14,7% nos últimos 12 meses. Em janeiro, sete das dez atividades pesquisadas apresentaram avanço no volume de vendas e o setor que mais se destacou foi o de veículos e motos, partes e peças, que avançou 11,1% na comparação com dezembro. Em seguida, aparecem móveis e eletrodomésticos (7,1%), artigos de uso pessoal e domésticos (5,8%) e tecidos, vestuário e calçados (2,2%). O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve expansão de 0,3%, inferior à verificada em dezembro (0,6%). No confronto com o mesmo período de 2008, no entanto, o setor teve acréscimo de 7%, sendo responsável pela principal contribuição (41%) da taxa do varejo. De acordo com o documento do IBGE, esse desempenho foi motivado pelo “aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de salários [8,3% sobre janeiro de 2008, segundo Pesquisa Mensal de Emprego]” e pela desaceleração dos preços dos alimentos no segundo semestre de 2008 (1,5% de julho de 2008 a janeiro de 2009 contra 9,8% no primeiro semestre de 2008, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, do grupo alimentação no domicílio). Segundo a pesquisa do IBGE, em relação a janeiro de 2008, apenas uma atividade teve queda no volume de vendas: tecidos, vestuário e calçados (-4,7%). "


(Agência Brasil

E "TUCANARAM" O VELHO CABARÉ


Esse negócio de cabaré já era. Em Pontalina, interior de Goiás, eis a denominação das mais curiosas que alguém encontrou para esse tipo de "estabelecimento".

(Blog do Macário)

CASO BATTISTI - PROCURADOR-GERAL É CONTRA LIBERDADE DE ITALIANO

"A prisão preventiva do italiano Cesare Battiste não deve ser revogada. Esse é o parecer do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pelo desprovimento do agravo regimental interposto por Battisti contra decisão do ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que indeferiu o pedido de revogação da prisão preventiva para fins de extradição.Battisti sustenta que, com o reconhecimento de seu status de refugiado, não há mais razão para subsistir a prisão preventiva para fins de extradição e, por isso, o processo dever extinto sem julgamento do mérito. Segundo ele, o indeferimento do pedido de liberdade e de extinção do processo traz graves prejuízos ao seu direito de liberdade. Para o italiano, “a decisão que lhe conferiu o status de refugiado não está sujeita ao crivo judicial, pois é expressão da soberania estatal”. Para o procurador-geral, “a mera circunstância do refúgio ter sido concedido por decisão do ministro da Justiça, no exercício de atribuição recursal, e não por deliberação do Conare, não constitui dado distintivo relevante capaz de justificar que esse tribunal, só por isso, adote conclusão diversa daquela estabelecida na Extradição nº 1008”. "

* Do MPF, leia aqui a íntegra do parecer.

EM BRASÍLIA, um grupo do Movimento Crítica Radical liderado pela ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, e a ex-vereadora Rosa daFonseca, faz corpo a corpo junto a organismos da área dos direitos umanos em favor de Batisti.

CIRO FALA EM FORTALEZA PARA AUDITORES FISCAIS


O deputado federal Ciro Gomes (PSB) dá palestra, nesta sexta-feira, dentro de encontro organizado pela Unafisco para auditores fiscais aposentados. A partir das 10h30min, no salão de convenções do Hotel do Beach Park (Porto das Dunas), quando falará sobre A Crise Mundial e Efeitos no Brasil.

Ciro, que já foi ministro da Fazenda (Governo Itamar Fanco) e da Integração Nacional (Governo Lula) , não tem agenda política definida e, segundo assessores, pode retornar nas próximas horas para o Rio de Janeiro.

Esse evento é mais um de quem está com agenda cheia neste semestre, em matéria de conferências, e pensa em recuperar espaços de olho na disputa presidencial de 2010.

TASSO ENTRE SENADORES QUE DEVOLVERAM O "EXTRA". INÁCIO E PATRÍCIA, AINDA NÃO

"Apenas 6 dos 81 senadores pediram formalmente o cancelamento da hora extra recebida pelos funcionários de gabinete durante o mês de janeiro, quando o Senado estava em recesso. O comando do Senado deixou que cada senador decida se devolverá ou não o dinheiro. Já protocolaram a decisão de devolver o dinheiro os senadores José Sarney (PMDB-AP), Aloizio Mercadante (PT-SP), Álvaro Dias (PSDB-PR), Katia Abreu (DEM-TO), Marina Silva (PT-AC) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Outros cinco senadores disseram no plenário que iriam pedir a devolução, mas não formalizaram essa decisão. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a cobrar isso ontem dos colegas, mas disse que a Mesa não irá determinar a devolução coletiva e reduziu o caso a um "problema administrativo" que os senadores desconheciam. "O que há de errado nisso é que, durante o tempo em que tivemos o recesso, foram dadas horas extras. Não foi dado aos senadores, mas à burocracia da Casa. Tomamos conhecimento através das publicações feitas e imediatamente estamos corrigindo. Esse é um fato que não tem essa gravidade que estão tentando dar", afirmou Sarney. A Folha de São Paulo revelou que o Senado gastou R$ 6,2 milhões com o pagamento de hora extra pelo mês de janeiro. O valor pode ter sido maior. O Siafi, que registra os gastos públicos, indica pagamento de R$ 8 milhões. O Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu uma investigação sobre o caso. "

(Folha Online)

VAMOS NÓS - O senador Inácio Arruda ainda não falou se vai devolver o "extra" do seu pessoal. Já a senadora Patrícai Saboya (PDT) está em Alagoas. Ali, participa do Congresso da Mulher promovido pela Câmara Municipl de Maceió, onde receberá homenagem.

CRISE JÁ ATINGE ARTICULAÇÕES PARA CANDIDATURA DE DILMA ROUSSEFF

Apesar de um discurso otimista, a avaliação no Palácio do Planalto é que o agravamento da crise financeira internacional no Brasil pode começar a afetar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ter reflexos, inclusive, na candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.
O temor de uma recessão em 2009, a partir da queda de 3,6% do PIB no último trimestre de 2008, acima do esperado, assustou não só a área econômica do governo, mas também o núcleo político.


(O Globo)

COLÍRIO DO BLOG


Eis Mirella Santos se refrescando no mar carioca. A namorada do cantor Latino desfilou seu corpão pela praia do Pepê, no Rio. É de deixar todo muito com aquele calor. Não é mesmo?

AZALEIA DARÁ FÉRIAS COLETIVAS PARA TRABALHADORES DA UNIDADE DO CEARÁ

"A Azaleia anunciou férias coletivas para 1.580 trabalhadores de Sergipe, Ceará e Bahia. É o segundo anúncio de paralisação de linhas da produtora de calçados neste ano. Em fevereiro, 2.300 pessoas entraram em férias coletivas de cerca de 20 dias.
Antes disso, todos os trabalhadores ficaram afastados entre dezembro e janeiro. As novas férias começaram no último dia 9 para uma parte dos trabalhadores.
A Azaleia divulgou que as férias foram concedidas por causa do aumento da entrada de calçados estrangeiros no país . "

(Folha de São Paulo)

QUADRO DE SAÚDE DA PREFEITA É ESTÁVEL

O quadro de saúde da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), continua estável. Luizianne permanece na UTI do Hospital Regional Unimed, depois de ter sido vítima de um pico de pressão alta durante uma solenidade de lançamento de livro no Mercado dos Pinhões.
A prefeita foi medicada, recebeu familiares e se submeterá, segundo informou agora pela manhã o assessor de comunicação e publicidade, jornalista Demétrio Andrade, a uma bateria de exames durante esta sexta-feira. Luizianne está acompanhada por equipe médica do Hospital Unimed e pelo secretário interino da Saúde, Alex Mont'Alverne, e pelo superintendente do IJF, Wandemberg Rodrigues.
A solenidade de lançamento do Novo Plano Diretor de Fortaleza, marcada para as 10 horas desta sexta-feira, no Paço Municipal, e que teria a prefeita à frente, será presidida pelo assessor especial Waldemir Catanho, conforme o assessor Demétrio Andrade.
Nos últimos meses, Luizianne tem vivido um clima de pressão em todos os sentidos. A administração registra problemas de caixa e perdas de repasses de ICMS e FPM. Só de FPM, o município, perdeu, entre janeiro e fevereiro últimos, mais de R$ 8 milhões, segundo o secretário de Finanças, Alexandre Cialdini.
Há pressões também da parte de servidores municipais por reposição salarial e cobrança de fornecedores, que alegam atrasos de pagamento de mais de cinco meses.
Luizianne vive também um clima de pressão política. Tentar, desde o fim de dezembro de 2008, montar um novo secretariado que concilie interesses da gestão com interesses dos 11 partidos que respaldaram sua reeleição.

SECRETÁRIO APESENTARÁ OBRAS E EVENTOS TURÍSTICO DO CEARÁ PARA GRANDES EXECUTIVOS


O secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, vai apresentar às 13 horas desta sexta-feira, no Gran Marquise Hotel, um calendário de eventos e obras para um público seleto: executivos de 21 grandes empresas nacionais e multinacionais integrantes do Travel Managers Group (TMG). Integram a lista representantes do Bradesco, Banco Santander, Embraer, Nestlé, Petrobrás, Roche, Sadia, Natura, Nívea, dentre outras.

Além de falar sobre as obras em andamento para melhoria da infraestrutura turística do estado, tais como construção e duplicação de rodovias, recuperação do patrimônio histórico, construção e ampliação de aeroportos regionais, o secretário irá exibir imagens e expor dados do projeto do Pavilhão de Feiras, com previsão de ficar pronto em 2010.
Esse encontro conta com o apoio da TAM e do Complexo Turístico Beach Park.
(Foto - Paulo Moska)

SINDUSCON-CE PROMOVE LANÇAMENTO DO NORDESTE INVEST 2009

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), regional do Ceará, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro (ADIT Nordeste) e Câmara de Comércio Brasil-Portugal, reunirá, nesta sexzta-feira, ao meio-dia, na Fiec, empresários cearenses para almoço de lançamento o Nordeste Invest 2009. O evento ocorrerá de 31 de março a 2 de abril, no Centro de Convenções de Maceió (AL) e mais de 100 investidores estrangeiros, a maioria deles fundos de investimentos, já confirmaram presença. O presidente da ADIT Nordeste, Felipe Cavalcante, aproveitará o almoço para convidar as empresas cearenses para participar do evento. Além disso, fará apresentação sobre impactos da crise mundial no Nordeste, e as conseqüências dessa crise financeira no Estado do Ceará.

SERVIÇO

* Para mais informações acesse www.nordesteinvest.com

O PERIGO QUE VEM DOS CÉUS


"Do início do ano até o dia 11 de março mais de 27.770 ocorrências de raios foram registradas no Estado, segundo levantamento da Companhia Energética do Ceará (Coelce), com base de dados da rede Starnet, que implantou um sistema de verificação de ocorrências no Ceará há quase seis meses. É como se, a cada dia, quase 398 raios fossem verificados no Estado nos últimos 70 dias. Os dados apontam que a maior incidência desse tipo de fenômeno acontece nas divisas do Ceará com o Piauí, nas regiões do Litoral Oeste e de Sobral/Ibiapaba. De acordo com o estudo, de janeiro até 11 de março foram verificados no município de Martinópole (334 quilômetros de Fortaleza) 183 descargas atmosféricas durante o período que, devido à sua pequena área, de aproximadamente 298 quilômetros quadrados, gerou uma média de 612 ocorrências por quilômetros no município. São Benedito, na Serra da Ibiapaba, é a segunda cidade em número de descargas por quilômetro, onde 204 raios foram registrados no período, com 603 ocorrências por quilômetro. Santa Quitéria e Granja, foram as que registraram o maior número de descargas, com 1.369 e 1.105,respectivamente. Entretanto, devido ao tamanho - Santa Quitéria possui mais de 4,2 mil km² - a quantidade de raios fica pulverizada. Fortaleza, com uma área de 313 km², registrou apenas 15 descargas no período. Segundo o coordenador da rede Starnet, Francisco Sales Ávila, os raios emitem um ruído, que é captado por um conjunto de antenas espalhados pelo Brasil e outros países. O sistema calcula a distância do ruído para várias áreas e realiza os cálculos. Para o projeto uma das antenas está instalada na Universidade Estadual do Ceará. Ele explica que a expectativa é analisar este tipo de fenômeno no Estado, verificar suas regiões de maior incidência e ser um instrumento útil para empresas e população em geral. O programa de monitoramento de tempestades, apelidado de Zeus, foi financiado pela Coelce e desenvolvido pela Uece em parceria com a Universidade de São Paulo, além de instituições internacionais de ensino, utiliza o sistema para verificar a incidência dos raios sobre e próximo a seus equipamentos.“

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

PROTÓGENES DIZ QUE DARÁ NOME AOS BOIS DA CORRUPÇÃO SÓ NA CPI DOS GRAMPO

O delegado da Polícai Federal Protógenes Queiroz, que comandou as investigações da Operação Satiagraha, deu entrevista, no começo da madrugada desta sexta-feira no Jornal do SBT, para o âncora Carlos Nascimento. Questionado incisivamente sobre a acusações divulgadas na Veja de que teria bisbilhotado a vida de ministros como Mangabeira Unger, Dilma Roussef e até Fábio, filho do presidente Lula, ele reagiu: isso é mentira da revista. Lembrado de que a publicação traz uma série de documentos e 962 cópias de audio de conversas telefônicas, avisou: vai contar e esclarecer tudo no foro adequado, no caso a CPI do Grampos.
Visivelmente calmo, Protógenes assegurou que na CPI vai dizer para a sociedade brasileira sobre muita corrupção espalhda pelo País nos últimos 20 anos. Perguntado sobre nomes de corruptos, ele reiterou que na CPIi vai explicar a conduta de cada um que aparece na Operação Satiagraha. Protógenes garantiu ainda que jamais investigou a vida pessoal da ministra Dilma, a quem considera competente, e que a Veja mentiu na reportagem.
Sempre que indagado sobre o ex-banqueiro Daniel Dantas, do Opotunity, que acabou preso, mas liberado em seguida por ato do presidente do STF, Gilmar Mendes, Protógenes não poupava e o tratava como "bandido". Por várias vezes, ele qualificou a reportagem Veja de mentirosa.

LUIZIANNE CONTINUARÁ INTERNADA NO HOSPITAL UNIMED PARA SE SUBMETER A BATERIA DE EXAMES

A prefeita Luizianne Lins passará a noite na UTI do Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza, sob observação. Por volta das 20h30min, durante solenidade em homenagem ao Dia da Mulher, na Barra do Ceará, ela sentiu fortes dores de cabeça, consequência de um pico de pressão. Luizianne foi internada, recebeu o atendimento, que foi acompanhado pelo secretário interino da Saúde, Alex Mont'Alverne, e Wandemberg Santos, superintendente do Instituto Doutro José Frota, mas deve ali permanecer sob observação e para se submeter a bateria de exames nesta sexta-feira.
No Hospital, ela chegou acompanha ainda do seu braço direito político, o assessor especial Waldemir Catanho, das assessoras de gabinete Nágila Oliveira, Helena Pessoa e do coordenador de Comunicação e Publicidadde, jornalista Demétrio Andrade.
A família de Luizianne só foi avisada depois que ela já estava bem. A mãe dela, dona Luiza, é hipertensa.
Segundo a assessoria da prefeita, a solenidade de lançamento do Novo Plano Diretor de Fortaleza, marcada para às 10 horas desta sexta-feira, no Paço Municipal, não foi cancelada. Deve ocorrer sem a presença de Luizianne.

quinta-feira, 12 de março de 2009

PREFEITA DE FORTALEZA PASSA MAL, É INTERNADA, MAS PASSA BEM

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), foi internada às pressas, nesta noite de quinta-feira, na UTI do Hospital Regional da Unimed. Ela ali chegou com fortes dores de cabeça, segundo familiares. Agora há pouco a assessoria de comunicação da Prefeitura de Fortaleza divulgou a seguinte nota:

Nota de Esclarecimento

A prefeita do município Luizianne Lins encontra-se internada no Hospital Regional Unimed Fortaleza. Luizianne procurou o hospital por volta das 21 horas, por conta de uma forte dor de cabeça. Após diagnóstico inicial, verificou-se que a causz foi um pico hipertensivo.
A prefeita foi medicada e passa bem. Ela está internada na UTI para realização de exames, monitoramento e controle de sua pressão.

Assessorai de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE DIVULGA NOTA PARA ENCERRAR POLÊMICA SOBRE ABORTO


A Arquidiocese de Olinda e Recife preparou uma nota oficial para tratar da polêmica do aborto da menina de Alagoinha. A carta está sendo enviada aos padres pelos Correios, devendo também ser publicada em jornais locais nesta sexta-feira.
Veja em primeira mão o conteúdo:

Declaração da Cúria Metropolitana do Recife
Considerando a ampla divulgação do caso recente, ocorrido na cidade do Recife, de uma menina de apenas nove anos que foi submetida a um aborto, a Cúria Metropolitana declara:

1- Todos os esforços desta Arquidiocese foram no sentido de salvar a vida das TRÊS crianças.
2- Nossa Santa Igreja sempre condenou todas as violações graves da Lei de Deus (por exemplo, injustiças, homicídios, pedofilia, estupro, etc) mas colocou em evidência quais são as violações mais graves, sobretudo o aborto que é a supressão de uma vida de um ser humano inocente e indefeso. Para cumprir mais eficazmente a sua missão de convencer os fiéis a observarem esta lei de Deus, a Igreja estabeleceu a penalidade medicinal da excomunhão Latae setentiae, isto é, que se incorre automaticamente pelo simples fato de cometer o delito.
3- Não foi, portanto, o Arcebispo Dom José Cardoso que excomungou alguém. Depois do fato consumado, o Arcebispo simplesmente mencionou a lei vigente que se encontra no cânone 1398 do Código do Direito Canônico: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão Latae setentiae.
4- Esta excomunhão, aplicada, automaticamente aoa adultos, portanto não à menina de 9 anos, tem como finalidade a conversão de quem praticou o aborto, pois é missão da Igreja levar todos à salvação, já realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, não é uma exclusão defintiva da Nossa Santa igreja Católica, desde que os envolvidos se arrependam de seus atos.
5- Esta disciplina foi estabelecida pela Nossa Santa Igreja em todos os tempos. Recordamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica no número 2271 (promulgado oficialmente pelo Papa João Paulo II: “Desde o século 1, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Este ensinamento não mudou. Continua invariável. O aborto direto, quer dizer querido como um fim ou como um meio, é gravemente contrário à lei moral”.
O Papa cita em seguida as palavras do documento Didaché do I século: Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido.
Em seguida, o catecismo da Igreja Católica cita as seguintes palavras do Concílio Vaticano II: “Deus, senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem. Por isto, a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O aborto e o infanticídio são crimes nefandos”. E acrescenta: “O inalienável direito à vida de todo o indivíduo humano inocente é um elemento constituitivo da sociedade civil e de sua legislação”. Recordemos emfim as palavras dirigidas pelo Papa Bento XVI no passado dia 9 de fevereiro ao novo embaixador do Brasil junto à Santa Sé. “desejo reiterar aqui o desejo de que, em conformidade com os princípios que zelam pela dignidade humana, dos quais o Brasil sempre se fez paladino, se continue a fomentar e divulgar os valores humanos fundamentais, sobretudo quando se trata de reconhecer de maneira explícita a santidade da vida familiar e a salvaguarda do nascituro, desde o momento de sua concepção até o seu termo natural. Pari passu, no que diz respeito às experiências biológicas, a Santa Sé vem promovendo a defesa de uma ética que não deturpe e proteja a existência do embrião e o seu direito de nascer”

Recife, 10 de março de 2009.
Padre Cícero Ferreira de Paula
Chanceler e professor de Direto Canônico.

(Este Blog com Blog de Jamildo - JC)

APESAR DA PARALISAÇÃO DOS GARIS, CÚPULA DA EMLURB GARANTE NORMALIDADE DA LIMPEZA

Eis a nota oficial qie a cúpula da Emlurb mandou, nesta noite de quinta-feira, paraa o Blog. Apesar da paralisaçao de 48 horas do pessoal do órgão, dirigentes garantem que o serviço de limpeza continuará. Confira:

NOTA DA EMLURB

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) informa que a paralisação dos empregados do operacional prevista para hoje e amanhã (13) não afeta os serviços essenciais para a limpeza pública da cidade de Fortaleza, realizada em todos os bairros.

A saber:

- A coleta domiciliar feita três por semana em todos os bairros da cidade continua sendo feita regularmente;

- O programa de intensificação de retirada de pontos de lixo segue seu cronograma normal, e estará nos bairros das Secretarias Executivas Regionais III e II;

- Os serviços de podas e cortes de árvores continuam sendo feitos normalmente, dentro do cronograma de atividades do setor;

- As ações voltadas para o paisagismo de praças, canteiros e demais espaços públicos também seguem seu curso normal;

- A varrição e limpeza do Centro da Cidade continuam regularizadas;

- A varrição da orla marítima também mantém seu trabalho diário realizado normalmente, sem nenhuma interrupção.

A mobilização dos garis afeta somente algumas áreas onde são feitos os serviços de capina, varrição e pintura de meio fio.

Sem mais,

A Direção.

CONCLUSÃO - Vamos torcer para que esse esquema funcione de fato e a cidade não ganhe mais lixo e entulho pelas ruas. Aliás, o melhor instrumento é sempre o diálogo. Desde que colocando tudo em pratos limpos.