sábado, 14 de março de 2009

LULA E OBAMA DEFENDEM REFORMAS DO SISTEMA FINANCEIRO


Lula e Obama durante coletiva nos EUA.

"No encontro entre os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, na Casa Branca, neste sábado, os dois defenderam reformas no sistema financeiro para restabelecer a confiança na economia. Em coletiva de imprensa conjunta após o encontro, Obama disse que é importante que todos os países do mundo busquem saídas para manter a demanda, mas também que é preciso "fazer uma reforma no sistema financeiro". O presidente norte-americano afirmou que todos os países têm de manter uma união na regulamentação do sistema ara que essa crise não volte a ocorrer. "Vamos agir de maneira agressiva para que os riscos do sistema financeiro de hoje não existam mais no futuro", disse. Lula por sua vez, afirmou que a "crise econômica pode ser resolvida por decisões políticas". Para ele, é preciso "restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro", "fazer com que o crédito volte a fluir normalmente dentro de cada país" e "facilitar o fluxo comercial entre as diferentes nações". Para Lula, um dos principais problemas enfrentados pelos países emergentes é a fuga de capitais em direção aos Estados Unidos. Essa questão, acha Lula, tem de ser discutida no G20, grupo de países que busca saídas para a crise global. "O Brasil foi o último a entrar na crise e tenho certeza que será o primeiro a sair dela. Não temos problema no sistema financeiro: só temos problema com exportação e crédito porque o dinheiro desapareceu. É urgente restabelecer a normalidade do crédito no mundo", afirmou Lula. Para Obama, caberá aos países, de forma independente, adotar as medidas necessárias, mas a abordagem tem de ser "completa". Segundo ele, a opinião mundial é muito importante na definição dos próximos passos para o combate a crise que começou nos Estados Unidos."



(Folha Onlne)

4 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Muito Bem. Cabera aos paises adotarem medidas. É o que vai fazer o Obama. Enquanto o Lula anda a defender Hugo Chaves, Fidel Castro, o indio da Bolivia e entrega o Brasil ao Sarney e cia.

Anônimo disse...

(A.Morais/19:16) Que comentário sem pé nem cabeça! Mistura Lula com Obama, Lula com Fidel, Chaves com Evo Morales, Lula com Sarney. Meu amigo, sei não...

Anônimo disse...

(A.Morais/19:16) Que comentário sem pé nem cabeça! Mistura Lula com Obama, Lula com Fidel, Chaves com Evo Morales, Lula com Sarney. Meu amigo, sei não...

Anônimo disse...

Alguma coisa contra os índios, compadre ? Um dia o Brasil ainda poderá ser comandado por um deles ! Mais respeito ! Com todos o respeito ..

Zé Abílio