sexta-feira, 13 de março de 2009

MANTEGA DEFENDE EM LONDRES NACIONALIZAÇÃO DE BANCOS


"Para Guido Mantega (Ministro da Faenda), foi positivo o saldo da reunião com representantes do Brics, realizado durante o encontro ministerial do G-20, que terminou agora há pouco em Horshan, nas proximidades de Londres. Mantega disse que o grupo está caminhando para alcançar propostas concretas no combater à crise. Não explicitou nenhuma delas, contudo.
Mantega aponta os "ativos tóxicos" de bancos dos EUA e de alguns países e da União Européia como o principal entrave para a retomada do crédito. E defendeu a nacionalização dos bancos contaminados:
- A resolução desse problema poderia ser feita com a nacionalização dessas instituições, que eu particularmente prefiro, ou pela compra desses ativos. De uma forma ou de outra, a solução deve ser rápida.
Com relação aos estímulos para o crescimento, o ministro ressaltou um plano comum ao Brics, como investimentos em infraestrutura, no aumento da produção e apoio ao desempregado.
- O Brasil foi um dos últimos países a ser atingido pela crise e acredito que será um dos primeiros a sair dela. Vamos crescer em 2009 e estudos já mostram aumento do crédito no Brasil.
Sobre o "vamos crescer": é o que se quer. Mas neste assunto a bola de cristal de Mantega costuma embaçar. Há pouco mais de um mês, ele previa um crescimento de 4% em 2009. Agora, até técnicos da Fazenda dizem que a chance de o Brasil não crescer é cada vez mais provável."

(Coluna Radar - Veja Online)

2 comentários:

Arthur Silva disse...

Não faz isso nem aqui.

ericodias disse...

kkkkkkk

faça-me rir, depois da "marola" ninguém mais acredita. Todo dia ele manda "recados" pro mercado, nem porisso o mercado sobe.